revista diretor funerário agosto 2011

40
Publicação do Centro de Tecnologia em Administração Funerária Órgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional Leia também ANO XIV Nº 184 AGOSTO 2011 ANVISA PUBLICA NOVA RDC PARA TRATAR DO TRASLADO DE RESTOS MORTAIS. CONTROLE SÓ NOS CASOS DE RISCO À SAÚDE PÚBLICA. funexpo 2011 NEGÓCIOS: Prever Campos Elíseos, de Ribeirão Preto-SP celebra 50 anos. DESENVOLVIMENTO: Marketing para o Setor Funerário é o novo curso de sucesso do CTAF. Cadastramento para a Feira e inscrições para palestras estão sendo realizadas ONLINE

Upload: ctaf-centro-de-tecnologia

Post on 14-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

revista dirigida ao setor funerário nacional

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Diretor Funerário agosto 2011

Publicação do Centro de Tecnologia em Administração FuneráriaÓrgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional

Leia também

ANO XIV Nº 184AGOSTO 2011

ANVISA PUBLICA NOVA RDC PARA TRATAR DO TRASLADO DE RESTOS MORTAIS.

CONTROLE SÓ NOS CASOS DE RISCO À SAÚDE PÚBLICA.

funexpo2011NEGÓCIOS:Prever Campos Elíseos, de Ribeirão Preto-SP celebra 50 anos.

DESENVOLVIMENTO:Marketing para o Setor Funerário é o novo curso de sucesso do CTAF.

Cadastramento para a Feira e inscrições para palestras estão sendo realizadas ONLINE

Page 2: Revista Diretor Funerário agosto 2011
Page 3: Revista Diretor Funerário agosto 2011

A seguradora diferente.

(14) 3815-4057 ou(14) 3814-8007

Defensor do Segurado, Assistência 24 Horas,

Indenização Garantida em 5 Dias Úteis.

Nenhum outro seguro tem tantos itens de série.

Seguro MAPFRE AutoMaisÉ diferente porque é feito por motoristas como você. Por isso, ele é totalmente flexível e oferece as melhores condições de franquias e coberturas. Com ele, você conta com Indenização Garantida em 5 Dias Úteis, Defensor do Segurado, Assistência 24 Horas e condições exclusivas para o setor funerário.Resumindo: quando o seguro é feito por pessoas que se preocupam com você, não tem como não gostar.

out/

2010

a s

et/2

011

Page 4: Revista Diretor Funerário agosto 2011

4 Diretor Funerário | Agosto2011

20

FUNEXPO2011

CURIOSIDADES

• Clipping ......................................... 07

• Cartas ........................................... 09

• Sefesp ........................................... 10

• Abredif .......................................... 12

• Marketing ...................................... 15

• Funeral Shopping .......................... 30

• Legislação ..................................... 34

• Humor & Tal .................................. 38

NEGÓCIOS

EDITORIAL

18

24

20

5

Cadastramento para a Feira e inscrições para palestras estão sendo realizadas online. Garante seu lugar: www.funexpo.com.br.

Grupo Athia part ic ipa das comemorações do Shokonsai. Cerimônia Japonesa celebra os antepassados.

Prever Campos Elíseos, de Ribeirão Preto-SP, celebra junto a dirigentes do setor, colaboradores e fornecedores os seus 50 anos.

ANVISA publica nova RDC para

tratar de traslado de restos mortais. Legislação é mais

flexível e deve ser também mais

eficiente.

Nesta edição

Ano XIV Nº 184 AGOSTO 2011

CAPA

“Marketing e Publicidade para o Setor Funerário” é sucesso e atraiu público de diversas partes do país”. Pág. 27

Sumário

Page 5: Revista Diretor Funerário agosto 2011

5Agosto2011 | Diretor Funerário

EditorialSOLANGE SERAFIM

Orgulho de ser Diretor Funerário

A frase começou a ser dita em alto e bom som em meados da década de 90 e apenas por um grupo de empresários do setor. Com o passar dos anos e a evolução da categoria, mais e mais vozes juntarem-se a esse coro. Uma década e meia depois o orgulho é generalizado e as empresas funerárias do Brasil começam a ter o mesmo status, em algumas situações status superior, ao de outros empreendimentos.

É justo, as funerárias geram muitos empregos, ocupam uma lacuna social deixada pelos serviços públicos, são parceiras dos governos municipais em iniciativas diversas e, na maioria das vezes contribuem para a melhora da qualidade de vida dos habitantes das comunidades onde atuam.

No início de julho a Revista Diretor Funerário participou das comemorações dos 50 anos da Prever Campos Elíseos, de Ribeirão Preto-SP. É o segundo evento no gênero coberto pela reportagem. O primeiro foi a festividade dos 10 anos do Sistema Prever Maringá.

Em 50 anos, é a primeira vez que os Diretores decidiram ser importante comemorar abertamente a data de fundação da empresa e o fizeram de maneira solene, contando com a presença de colaboradores, autoridades municipais, amigos e fornecedores.

Jorge Rosa, sócio proprietário e também membro das diretorias do SEFESP e ABREDIF, lembrou que embora a palavra não estivesse na moda, sofria bulling quando era jovem por exercer a atividade funerária. Quanta diferença, hoje os empresários são membros festejados entre os empreendedores.

Reginaldo Czezacki, convidado nesta comemoração, e agraciado com o título de Empresário do Ano em Maringá, lembrou bem a importância deste tipo de evento: “Temos que comemorar e alardear para todo mundo. Cada vez que um Diretor Funerário celebra uma conquista junto ao publico, contribui para desmistificar o setor. Quando um cresce, todos crescem”.

Com esse espírito de reconhecimento e importância da categoria efetivamente reconhecida iniciamos a contagem regressiva para mais uma FUNEXPO. A 9ª e a maior desde 1996. Tudo está diferente: ampliou-se o leque de produtos expostos; os fornecedores se modernizaram e os Diretores Funerários se profissionalizaram. Talvez a única coisa que permaneça imutável é o espírito de união, que lançou a categoria no espiral de crescimento. O mesmo espírito ressaltado por Czezacki e por todos os Diretores Funerários presentes na comemoração da Prever Campos Elíseos.

Para quem quer continuar crescendo vale se inscrever para as Palestras do Congresso Funerária Brasil. É bom lembrar que as vagas são limitadas e para assistir as 4 palestras o custo é de R$ 250,00 por pessoa. As inscrições são feitas on line: www.funexpo.com.br . Não haverá inscrições para as palestras no local.

Nesta edição outro assunto de grande interesse para o setor é a nova RDC da ANVISA para regulamentação do traslado de restos mortais. Mais branda, a Resolução restringe à fiscalização apenas nos casos de risco para a Saúde Pública. Acompanhe na seção Legislação.

Um grande abraço e até setembro, mês em que nos encontraremos na FUNEXPO 2011!

A Redação

Page 6: Revista Diretor Funerário agosto 2011

6 Diretor Funerário | Agosto2011

Diretor ExecutivoLourival Antonio [email protected]

Diretora AdministrativaDulce Cristina C. Nascimento

[email protected]

Projeto Gráfico, DTP, Web, Marketinge Publicidade

Henrique [email protected]

Departamento Comerciale Treinamento

Leandro da Silva Jerô[email protected]

Redação - Jornalista Responsável Solange Serafim - MTB 23.860

[email protected]

Conselho EditorialMario Fernando Berlingieri

[email protected]

AssinaturasLuciene Medeiros

[email protected]

Conselho EditorialIlso Sanchez Parra

[email protected]

Colaboradores Alaíde E. de Jesus

Leda FleuryMaria José Bueno Rocha

Taísa Berlingieri

EXPEDIENTE

Assinaturas Impressas:Para novas assinaturas. Disque para fone/fax:(55) (14) 3882-0595, envie pedido pelo correio para: Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasil, e-MAil para [email protected]

Atendimento ao assinante:Fone/fax: (55) (14) 3882-0595Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasile-MAil: [email protected]

Na internet acesse:www.funerarianet.com.br

Para anunciar:(55) (14) 3882-0595

Redação:(55) (14) 3882-0595e-MAil: [email protected] ResponsávelSolange Serafim - Mtb - 23.860

Impressão: JOARTE - [email protected]

SERVIÇOS

A Revista Diretor Funerário é uma publicação mensal do Centro de Tecnologia em Administração Funerária, órgão oficial de divulgação do Setor Funerário Nacional.A publicação não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados e em anúncios publicitários.

CARTA AO LEITOR

Caros Leitores

Parabéns!!

Nesta edição queremos parabenizar Maria Regina Nogaroto, de Alta Floresta-MS. Diretora Funerária, assinante e leitora desta Revista, Maria Regina aniversaria no dia 29 de agosto e, por uma falha no cadastro, nunca figurou na lista de aniversariantes da Diretor Funerário.

A ela e a todos os aniversariantes do mês uma grande abraço e votos de saúde e sucesso!!

A coluna dos aniversariantes é muito consultada, seja pelos próprios aniversariantes ou por outros leitores que mantém o hábito de cumprimentar seus amigos na data. Nela figuram Diretores Funerários associados do CTAF, assinantes da Revista, associados do SEFESP e da ABREDIF, porém é necessário que todos os dados estejam corretos no cadastro.

Se você se encaixa num destes grupos e não viu seu nome nas publicações, deve entrar em contato com a Revista para atualizar seus dados.Um grande abraço

A Redação

Page 7: Revista Diretor Funerário agosto 2011

7Agosto2011 | Diretor Funerário

Clipping

Prefeitura de Manaus tem a responsabilidade de fiscalizar atuação das funeráriasO Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) propôs a abertura de uma ação civil pública contra a Prefeitura de Manaus, exigindo o cumprimento da Lei Municipal 1.273/2008, que estabelece as regras para o funcionamento das empresas funerárias da cidade.

Desde que foi criada, a legislação vem sendo alvo de polêmica envolvendo as empresas do ramo, em função das exigências estabelecidas para o exercício da atividade. Uma delas, a proibição da presença de agentes funerários nos plantões de hospitais e Instituto Médico-Legal (IML) à procura de clientela.

A ação - prosposta pela 52ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor, de autoria da promotora de Justiça Ana Cláudia Abboud Daou - visa exatamente exigir que o município cumpra a função de fiscalizar e impedir esses abusos.

A promotoria se baseia em denúncia feita por uma empresa do ramo - a Canaã Serviços Póstumos Ltda. Segundo a denunciante, a maioria das empresas prestadoras de serviços póstumos em Manaus não vem atendendo as exigências da lei.

De acordo com a denúncia, elas (as empresas) mantêm plantões em todos os hospitais locais, agenciados por seguranças e funcionários das unidades. Não realizam o serviço de embalsamamento de forma adequada - muitas vezes dentro da própria funerária -, e sequer possuem alvará sanitário, documentação que deve ser expedida pelo Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A Crítica - Manaus-AMJulho de 2011

NOTA:O Clipping é uma coletânea de notícias do setor funerário publicadas nos jornais de todo o país. Ele é um painel do que está acontecendo no setor e chega para a Diretor Funerário através de um serviço especializado que rastreia tudo o que é publicado na imprensa. A redação apenas transcreve a notícia, dando os créditos dos órgãos de imprensa onde foram primeiramente veiculadas e a data. Não são reportagens realizadas pela redação da Diretor Funerário.

Reforço para os IML’S de Santa CatarinaDepois de mais de um ano de abandono, finalmente a situação do IML em Jaraguá do Sul-SC - vai ser amenizada.

Um auxiliar de medicina legal foi designado para atuar na cidade a partir de 20 de julho. Ele foi nomeado no mês de junho, junto com mais 28 profissionais que serão distribuídos nos IMLs mais críticos do estado. A garantia é do diretor Geral do IGP (Instituto Geral de Perícia), Rodrigo Tasso.

O profissional ficará responsável pelo transporte dos corpos. Ele também irá dirigir o veículo (conhecido como rabecão). A viatura está parada há mais de um ano, por falta de motorista. A expectativa é de uma melhora significativa no atendimento realizado pelo órgão. “Ainda não é o ideal, precisa de pelo menos mais um, mas já vai dar uma aliviada”, afirma o diretor.

Desde o início de 2010, o Instituto vive num estado de abandono. Enquanto não há um auxiliar de medicina legal, o recolhimento de corpos da região é feito pela funerária local. Até então, o quadro funcional era composto apenas por dois médicos legistas. Hoje são três e mais uma funcionária terceirizada que presta atendimento ao público no período vespertino. Pela manhã, o local funciona em sistema de plantão e não é aberto ao público.

Outras cidades - A situação precária ocorre desde 2005, quando o IGP assumiu os IMLs em Santa Catarina. Em Chapecó, por exemplo, diárias são pagas para funcionários do IGP da Capital que se revezam em esquema de plantão para atender a demanda na cidade. Cidades como Mafra, São Bento do Sul, Canoinhas, Porto União e Concórdia também contam com o auxílio de funerárias para o transporte de cadáveres. A situação deve ser amenizada depois que os 28 auxiliares de medicina legal assumirem seus postos.

Correio do Povo - Jaraguá do Sul-SCJulho de 2011

SUSEP vai fiscalizar empresas que atuam como SeguradorasA pirataria no mercado segurador brasileiro acendeu um sinal de alerta no gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Dados mostram que mais de 100 empresas estão operando à margem da lei, enganando e causando prejuízos superiores a R$ 3 bilhões por ano aos consumidores. De acordo com matéria publicada no Jornal Correio Brasiliense, as companhias em questão vendem seguros falsos, sobretudo de automóveis e serviços de auxílio funeral.

A preocupação é tanta que ao nomear Luciano Santanna como novo comandante da Susep, Mantega determinou explicitamente que ele mexa nesse vespeiro, identifique as empresas irregulares e as expurgue do mercado. Santanna colocou como prioridade máxima da sua gestão aprimorar a fiscalização às seguradoras que não cumprem as exigências legais, como manter reservas nos caixas (provisões) para fazer frente a futuras indenizações.

Para cumprir a determinação de Mantega, Santanna dividirá o setor de fiscalização da Susep em áreas especializadas. Cada uma atuará nos ramos de seguros. Ele também pretende estimular a criação de um órgão auto-regulador do sistema, semelhante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável pela fiscalização do mercado de capitais.

De acordo com a reportagem, as funerárias em todo o Brasil estão na mira desta fiscalização, porque, segundo entendimento deles, operam como seguradoras. “Sem regulamentação ou contrato, vendem o auxílio funeral ou planos mútuos, uma espécie de seguro que cobre os gastos do velório e do enterro. Entretanto, são inúmeros os casos de empresas que se negam a atender as famílias do cliente quando surge a necessidade dos serviços. Algumas, principalmente em cidades do interior do país, deixam de existir depois de arrecadar um valor considerável dos consumidores. Em todo o Brasil são mais de 25 milhões de pessoas que usam o serviço. Em vez de formarem poupança para entregar o que prometem, muitos empresários compram carros ou casas”, diz o texto.

Estratégico O setor de seguros é considerado estratégico pelo governo por ser uma das principais fontes de formação de poupança do país. Um dinheiro que irá financiar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Copa do Mundo e das Olimpíadas. O maior temor da Fazenda é de que a pirataria acabe com a credibilidade das empresas sérias e o brasileiro deixe de usar o serviço por receio de cair em armadilhas. O poderio econômico do segmento é tamanho que, apenas em 2010, arrecadou R$ 183,8 bilhões, equivalente a 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas do país). Somente as provisões para ressarcir os clientes somaram R$ 90,4 bilhões no ano passado, um montante que cresceu 13,18%, se comparado a 2009.

Portal SegsJunho 2011

Page 8: Revista Diretor Funerário agosto 2011

8 Diretor Funerário | Agosto2011

Registro

Agora, você assinante, também tem seu espaço para comemorar seu aniversário.E , desde já, desejamos a todos os nossos votos de feliz aniversário.

AGO

STO

SETE

MBR

O

01/08 Elaine Tiva ..........................................Sertanópolis-PR02/08 Ivo Manoel de Brito ......................... Rio de Janeiro-RJ04/08 Domingos Sérgio Tavares ................. Coromandel-MG04/08 Ener Cândido da Silva .................Bom Despacho-MG05/08 Antonio Luciano ................................. Pitangueiras-SP05/08 Hosny Ap. Sbardellini................. Mineiros do Tietê-SP05/08 Paulo Amarildo Catelli ..Santo Antonio da Patrulha-RS06/08 Fernanda Gonçalves Santos ...........................Luz-MG07/08 Maria Adriana Cerri ................................São Paulo-SP08/08 Marcelo F. de Souza .............................. Paranavai-PR08/08 Paulo Lopes de Oliveira ..................Caldas Novas-GO09/08 Evanilda Pedrosa ....................................... Itajubá-MG09/08 Agenor de Matos Junior ....................... Concórdia-SC09/08 Funeraria Taiobeiras ..............................Taiobeiras-MG10/08 Fernando Antonio Vila ....................................Natal-RN11/08 Adriano Mezzaroba ............................... Jacutinga-MG11/08 Antonio Carlos Passos ........................... Fortaleza-CE11/08 Luiz Guilherme Ferracioli Rebelo .....Pouso Alegre-MG11/08 Gisela Cardoso dos Santos .......................Canoas-RS13/08 Rui Copetti ................................................. Sengés-PR13/08 Clécio Anderson Silva ...................................Patos-PB13/08 Sidcley Leandro Pope ........................Alta Floresta-MT13/08 Amarildo Baldo ...................................Arroio Trinta-SC13/08 José Arlindo Totel .................................Santa Rosa-RS

01/09 Nilton Cesar Vieira....................Pindamonhangaba-SP01/09 Odilon Barbosa da Silva ..............Patos de Minas-MG01/09 Diana Paixão Costa de Oliveira ................Manaus-AM03/09 Eder Carlos de Oliveira ........................ Borborema-SP03/09 Renato Almeida Souza .............Senhor do Bonfim-BA04/09 Marcio de Medeiros .................................Mossoró-RN05/09 Benhur Ratachi ..................................... Palmitinho-RS05/09 Lucia Helena de Ol. Silva . Santa Rita do Sapucai-MG05/09 Reinaldo Mendes ................................. Itapuranga-GO05/09 Marcos Valentin Reyinaldo .........................Jundiai-SP06/09 Flavio Silva Nunes de Brito ..................Porteirinha-MG06/09 Dorcemira Nunes de Morais ........Patos de Minas-MG07/09 Ailton dos Santos Silveira ........................ Resende-RJ07/09 Fernanda Antoszczysyn Minski ..........Porto União-SC07/09 Jose Carlos Cintra ...................................Cascavel-PR07/09 Ana Maria Costa .............................. São Gotardo-MG08/09 Manoel Natividade C. Oliveira .................São Luis-MA08/09 Willian Batista .................... São João da Boa Vista-SP08/09 José Aparecido Valério ................. Novo Horizonte-SP09/09 Millena Mickaely M. Rodrigues .............São Tiago-MG09/09 Vera Lucia Alarcom Gonçalves ................Guaraçai-SP10/09 Pablo Jerônimo Mota Matos ....................Manaus-AM10/09 Aderivaldo José Moreira ..........................Inhumas-GO10/09 Olmar Gadineschi ...................................Soledade-RS10/09 Adailton Alvez .................. Santa Helena de Goiás-GO10/09 Luciana Gonçalves Santos ..............................Luz-MG11/09 Tulio Luis Resende ................Entre Rios de Minas-MG11/09 José de Carvalho Melo Junior .................Cascavel-CE11/09 Edson Aparecido Rigamont ........................Ibitinga-SP11/09 Heleno F. Souza .........................................Paulista-PE13/09 Marizeti Ap. Marmirolli Dinato ...................Pedreira-SP13/09 Wiliane Zirke .......................................... Guabiruba-SC

13/08 Darcilene Vieira Santos .............Bragança Paulista-SP14/08 Marcos Vinicius Santos de Moraes .....Curitibanos-SC15/08 Edna dos Santos Batista ................... Porto Alegre-RS17/08 Marcelo Marques da Silva .........................Agudos-SP18/08 Josué de Assis .......................................Imperatriz-MA19/08 Hélio Domingos Picolo ......................Pato Branco-PR20/08 Ilmo Cândido .................................Campo Grande-MS20/08 Eber Leandro Bazzan Lima ....................... Planalto-PR21/08 Nayara Grings .....................................Cunha Porã-SC21/08 João Maria Steklain ..............................Canoinhas-SC22/08 Daniel Silveira Rodrigues ......................São Tiago-MG23/08 Rita de Cássia Z. Pereira ................... Porto Alegre-RS23/08 Tereza de Fátima ....................................... Passos-MG23/08 Rodrigo Pradella ..........................Flores da Cunha-RS25/08 Japarles Eduardo Paes .........................Alto Piquiri-PR25/08 Oscarino da Silva Vieira ........................Cristópolis-BA26/08 Irma Alves Rodrigues ....................... Moreira Sales-PR27/08 José Francisco da Silva ............................Jaraguá-GO27/08 Luis Hernando B. Quintana ............... Porto Alegre-RS28/08 Luciana Ibrahim Vieira .............................Cabreúva-SP28/08 José Afonso do Real ..................... Belo Horizonte-MG28/08 Leonidas da Mota Soares .................... Mogi Mirim-SP29/08 Maria Regina Nogaroto ......................Alta Floresta-MT30/08 Reinaldo de Oliveira ........................... Santa Isabel-SP

14/09 Renniery J. F. de Almeida .... Brejo da Madre Deus-PE15/09 Elessandre dos Santos Silva ........... Alto Araguaia-MT15/09 Roberto Pimentel Goulart ........................Cruz Alta-RS16/09 Aloisio Antonio de Castro Jr .................. Caçapava-SP16/09 Valdir Silva .................................... Pérola do Oeste-PR16/09 Antonio R. Ferrari ........................................ Pinhão-PR17/09 Jociane Tinfel ........................................Canoinhas-SC17/09 Luiz Carlos F. de Souza ......................... Paranavai-PR18/09 Marcelo Agnelo Fabbri .......................Três Lagoas-MS19/09 Maria Adelina Ferreira Castanho ............ Cambará-PR19/09 Deokcelmo Gontijo V. de Carvalho ..........Anápolis-GO19/09 Paulo Henrique Gesualdi ...................................Itaí-SP20/09 Isabel Cristina de F. Pires ............................Ibitinga-SP20/09 Marcelo de Paula Siqueira ........................Barrinha-SP20/09 Joacir Ailva Conceicao ................... Rio de Janeiro-RJ21/09 Claudionor Evaristo de Santana ................Abaeté-MG21/09 José Ribeiro Leite Sobrinho............... Aquidauana-MS21/09 Jairo Divino de Queiroz ...................................Irecê-BA22/09 Guilherme Cardassi ...............................Araçatuba-SP22/09 Izalino Soletti .........................................Espumoso-RS23/09 Leyla Azevedo ........................União dos Palmares-AL23/09 Salvador da Costa ................................Rubiataba-GO24/09 Affonso Passos Neto ............................Araraquara-SP26/09 Edir Spirlandeli Filho ........ São Luiz Montes Belos-GO27/09 Alex da Crus Cardoso ..................... Rio de Janeiro-RJ27/09 Jorge Damiao Braga de Brito ......... Rio de Janeiro-RJ27/09 Joselino queiroz ................................. Aquidauana-MS28/09 Marcelo Gouveia Assis .............................Getulina-SP28/09 Valmir Costa Faria .............. Palmas de Monte Alto-BA30/09 Marcio da Silva ................Santo Amaro Imperatriz-SC30/09 Valdemir Misto ..........................................Orlândia-SP

Page 9: Revista Diretor Funerário agosto 2011

9Agosto2011 | Diretor Funerário

PARTICIPEM:Envie suas perguntas, comentários, sugestões para o e-mail: [email protected];

Ou para o endereço:Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 - Centro - CEP 18602-091 Botucatu-SP

Ao CTAF

Olá amigos poderiam, por favor, me enviar os preços de pacotes para a funexpo2011, e se já começou o período de inscrições, pois já quero garantir minha vaga?

Aguardo

Atenciosamente

Reginaldo Dias

Olá Reginaldo,

As inscrições para a Funexpo já estão abertas sim. O pacote para assistir a todas as palestras fica em R$ 250,00 por pessoa.

Você pode obter maiores informações e fazer as inscrições pelo site www.funexpo.com.br.

Nesta edição temos uma matéria sobre isso.

Abraço. Nos vemos na Feira

A Redação

Boa Tarde

Sou do Rio Grande do Sul, tenho assinatura do Diretor Funerário na organização em que trabalho. Vi o programa do curso de Cerimonial e atendimento e gostaria de saber para quando estão previstas novas turmas. Cordialmente,

Márcio RolimCemitério João XXIII

Olá Marcio,

No segundo semestre de 2011, devido a realização da Funexpo, o CTAF oferecerá seus cursos somente nos meses de outubro a dezembro.

Ainda não temos uma data específica para o Curso de Cerimonial, mas certamente haverá uma turma ainda este ano.

Se preferir você pode também organizar uma turma in company, só para sua empresa, ou englobando também colaboradores de empresas da sua região. Dessa forma você pode realizar o curso na melhor data para a sua necessidade.

Entre em contato com o CTAF para maiores detalhes:e-mail: [email protected] ou (14) 3882-0595.

Um abraço,

A Redação

Cartas

ago/2011 a jan/2012

Page 10: Revista Diretor Funerário agosto 2011

10 Diretor Funerário | Agosto2011

Sefesp

Sindicato das Empresas Funeráriasdo Estado de São PauloRua Saint Martin, 35-65 - Jd. Aeroporto CEP 17043-081 - Bauru-SPFone/fax: (14) 3227-4448e-mail: [email protected]

COMO A LIDERANçA DEvE LIDAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE SUbORDINADOS Diálogo deve basear a relação, cabendo ao líder tentar estimular o melhor de cada um

Motivar, chamar a atenção, garantir resultados. Estes são só alguns dos atributos da liderança que também tem como um dos principais desafios lidar com os diferentes tipos de profissionais.

De acordo com a Headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Emmanuele Spaine, independentemente do tipo do profissional, o diálogo deve basear a relação entre líder e liderados.

O diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marshal Raffa, concorda e lembra que todos os perfis têm lados positivos e negativos, cabendo ao líder tentar estimular o melhor de cada um.

PERFIS - Do puxa-saco ao proativo, os especialistas consultados pelo portal InfoMoney dão dicas sobre como a liderança pode trabalhar com os perfis mais comuns.

Puxa-sacoClássico nas empresas, o puxa-saco concorda com tudo que é proposto pelo líder e tenta o tempo todo se promover. Dessa forma, dizem os especialistas, ele acaba sendo desvalorizado por colegas e pela liderança.

Ao líder, cabe mostrar que esse comportamento não

é o ideal, deixando claro que a pessoa não irá obter benefícios com ele. É ainda necessário salientar que o profissional precisa trazer novas ideias.

InjustiçadoNa maior parte das vezes, trata-se de um profissional que está há mais tempo na empresa e que acredita que merecia uma promoção ou um aumento salarial. Como isso não ocorre, ele tende a se sentir desvalorizado.

Com profissionais nesta situação, o líder deve conversar e apresentar perspectivas de crescimento, não deixando de apontar quais os caminhos que a pessoa deve percorrer para chegar lá. Em outras palavras, o que é esperado do profissional.

ApáticoSegundo os especialistas, o profissional apático merece atenção redobrada da liderança. Isso porque, muitas vezes, a apatia pode ser confundida com insegurança ou mesmo se tratar de um caso de introversão.

Para tirar a dúvida, o líder deve observar cuidadosamente se a pessoa traz ou não resultados para a empresa. Em caso positivo, ele deve mudar a forma de agir com o profissional, tentando trazê-lo para mais perto. Se for avaliado realmente como apático, a saída é investir por um tempo na motivação do profissional.

Dependente O profissional dependente sempre aguarda as resoluções dos

mar a ago/11

Page 11: Revista Diretor Funerário agosto 2011

11Agosto2011 | Diretor Funerário

indeterminado

www.tanatus.com.br Hag

átei

xeira

PROMOÇÃO

GRUPO DE COMPRAS

consulte

Carrinho elétrico para elevaçãode urnas. A Bateria.

Pioneirismo Científico em Tanatopraxia

parceiros, pares ou da liderança, o que demonstra uma grande dose de insegurança.

Primeiramente, o líder deve tentar investigar os motivos que deixam o profissional inseguro e tentar desenvolver nele as características de liderança. Isso porque, dizem, tais profissionais devem aprender a deixar de ser coadjuvantes para assumir as características de liderança em uma eventual necessidade.

Competente demais para a funçãoPara os especialistas, essa é uma característica da geração “Y”. Entretanto, profissionais mais experientes que, por algum motivo, tiveram de assumir cargos com menor responsabilidade do que o que exerciam anteriormente também são acometidos por este sentimento.

Assim, para que este profissional não se desmotive e deixe de entregar resultados, o líder deve apresentar a ele um plano de carreira.

Quer o lugar do chefe:Ao contrário do que se possa imaginar, profissionais

que demonstram querer o lugar do chefe não são mal vistos pelas empresas, desde que, é claro, essa disputa não seja de forma desleal.

Se for de maneira saudável, dizem, é excelente para o líder, pois alavanca a carreira dele, servindo como um propulsor para o chefe, que pode ocupar posições mais altas.

Dessa forma, o líder deve valorizar este profissional, dando sempre feedbacks e trabalhando os pontos negativos.

ProativoValorizado nas empresas, o proativo é aquele que sempre está a frente dos outros e dá ótimos resultados.

Ao líder, cabe tentar mantê-lo motivado e valorizado, não

esquecendo, contudo, de colocar os limites necessários para que a pessoa não exagere e não acabe ultrapassando-os.

Fonte: www.segs.com.br

Page 12: Revista Diretor Funerário agosto 2011

12 Diretor Funerário | Agosto2011

Abredif

Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário

Av. Paulista, 2006 - 9º andar- conj. 903/904CEP 01310-200 - São Paulo-SPfone/fax: (11) 3283-3384 - [email protected]

NOvO TETO DO SIMPLES SERÁ vOTADO ESTE MÊSProjeto prevê reajuste de 50% dos limites e também liberação para parcelamento de débitos das empresas optantes por este regime fiscal

A ampliação dos limites de faturamento para o ingresso das empresas no Simples Nacional, um dos principais pontos do projeto de lei complementar 591/2010, deverá ser votada em agosto, depois do recesso parlamentar. O coordenador da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, deputado federal Pepe Vargas, atribuiu o atraso ao trancamento da pauta de votações no plenário.

Otimista, o parlamentar acredita que o projeto será aprovado ainda neste ano em decorrência do amplo acordo costurado no Congresso Nacional e os avanços das negociações feitas no primeiro semestre.

Um deles trata dos novos limites do Simples Nacional. O texto estabelece um reajuste de 50%. Assim, os limites atuais passariam de R$ 2,4 milhões para 3,6 milhões (empresas de pequeno porte), de R$ 240 mil para R$ 360 mil (Microempresa) e de R$ 36 mil para R$ 48 mil (microempreededor individual).

Outra alteração importante para o segmento - e que, de acordo com Vargas, deve ser aprovada sem problemas - é a possibilidade de as empresas optantes pelo regime simplificado de impostos parcelarem seus débitos. A legislação atual veda o pagamento diluído de dívidas tributárias.

“Cerca de 560 mil empresas estão inadimplentes, principalmente devido à última crise financeira, de 2008. Com o parcelamento elas poderão solicitar reenquadramento no Simples e reduzir sua carga tributária”, calculou Vargas.

A proposta também dá sinal verde para a inclusão de diversas atividades de prestação de serviços no regime tributário, ligadas às áreas de medicina, advocacia, fisioterapia, corretagem de seguros, entre outras. “O projeto é abrangente nesse sentido e esbarra na resistência da Receita Federal. Esse ponto da proposta será negociado com cuidado”, ponderou o deputado.

Outra mudança dependente de negociação com os Estados é uma regulamentação específica da substituição tributária para as empresas optantes do Simples. Esse mecanismo - que concentra a arrecadação em um dos contribuintes do elo da cadeia produtiva - passou a ser utilizado de forma generalizada pelos estados para coibir a sonegação. Ocorre que a sistemática onera as micro e pequenas empresas, anulando parte dos benefícios do Simples Nacional.

O projeto também incentiva as micro e pequenas empresas que vendem para o mercado externo. Pelo texto, caso seja enquadradas no Simples Nacional, elas poderão faturar na exportação até o dobro do montante do seu limite de enquadramento.

avulso

Sílvia Pimentel

Page 13: Revista Diretor Funerário agosto 2011

13Agosto2011 | Diretor Funerário

• Linhacompletademateriaishospitalares,cirúrgicos, ortopédicos e médicos.• Preçoseformasdepagamentosimbatíveis.• DespachamosparatodooBrasilcomagilidade.• TODALINHADEPRODUTOSAPRONTAENTREGA.

CENTRAL DE VENDAS (11) 4991-8022 • 4991-7588 • 4991.5377

internet:www.ortopediacampestre.com.bremail: [email protected]

Page 14: Revista Diretor Funerário agosto 2011

14 Diretor Funerário | Agosto2011

Registro

Antecipamos a relação dos aniversariantes para você não perder a festa.

SETE

MBR

O 01/09 Manoel Messia Correa ........Presidente Bernardes-SP

03/09 Pedro Baliana Neto ................................. Araguari-MG

04/09 Dézia g. da S. Caxeta ............................Rio Verde-GO

05/09 Arany Marchetti ...................................... Sorocaba-SP

06/09 Antenor Martins Garcia .....................Sud Menucci-SP

07/09 Pedro Alves de Lima ......................Dois Córregos-SP

08/09 Abner Pereira de Oliveira ........................... Jacareí-SP

08/09 Gerson Brejão ............................................. Marilia-SP

08/09 Joaquim Azambuja de Souza .................... Teresins-PI

09/09 Mário Formolo ................................. Caxias do Sul-RS

09/09 Célia Rosler Santucci ................................. Jundiaí-SP

10/09 Mario Sergio G. Leite .........................Santo André-SP

15/09 Cláudio Fernandes da Silva ..................... Duartina-SP

15/09 Clebel de Souza Cordeiro .......................Salgueiro-PE

17/09 Antonio Lopes de Amorim ..............Rio de Janeiro-RJ

18/09 Claudia da Silva Henrique ..............Rio de Janeiro-RJ

18/09 Marcelo Aguillo Fabbri ...................... Três Lagoas-MS

19/09 Paulo Henrique Gesualdi .................................. Itaí-SP

20/09 Ilso Sanches Parra ........................................... Jaú-SP

22/09 Antônio Carlos Roma ........................ Votuporanga-SP

22/09 Guilherme Cardassi .............................. Araçatuba-SP

22/09 Antonio Carlos Roma ........................ Votuporanga-SP

22/09 Nair Afonso Rao ..........................General Salgado-SP

23/09 Virginia Mara A. Panico .............. Lençóis Paulista-SP

23/09 Wilson Guedes da Silva ........................ Andradina-SP

25/09 Marcelo Da S. Sampaio ............................Cajamar-SP

25/09 Marcio da Silva Branco ................... Nova Friburgo-RJ

25/09 Rolf Mathias Haas ................................. Blumenau-SC

27/09 Leila A. Baldocchi ...........................Ribeirão Preto-SP

27/09 Marcos B. Martins............................... Itapetininga-SP

29/09 Sonia D. Roma .................................. Votuporanga-SP

30/09 Kátia Miriam de M. Silveira .........................Franca-SP

jan a dez/2011

Page 15: Revista Diretor Funerário agosto 2011

15Agosto2011 | Diretor Funerário

MARKETING

MAIS OU MENOS NãO SOMA NEM MULTIPLICA, SÓ SUbTRAI

Depois de superar algumas dificuldades no trabalho você conseguiu tirar férias e está seguindo viagem, quando o comandante de seu vôo diz:- Não precisam se preocupar com turbulências, o tempo não está bom, mas também não está ruim. Está mais ou menos. Pronto, acabou o sossego!

O stress o levou ao cardiologista, depois dos exames você se encontra com o médico e pergunta: - Doutor como estou?

Ele simplesmente lhe diz:- Mais ou menos.

Certamente essa resposta não irá atender suas expectativas. Insistirá para ter um posicionamento, ainda que lhe diga que está mal e os cuidados que deve tomar.

No restaurante o garçom lhe pergunta:- Como o senhor gostaria de seu bife?

Para ter certeza que virá a seu gosto diria mais ou menos? Certamente que não.

Seu computador tem apresentado alguns defeitos, isso o está deixando irritado. Acabou de comprá-lo. O equipamento fica quinze dias na assistência técnica, finalmente avisam para retirá-lo.

Quando pergunta ao técnico se está tudo resolvido, ele simplesmente responde:- Mais ou menos.

Fico imaginando se saiu de lá satisfeito e quantas vezes mais voltará a procurá-los.

Um dia, refletindo sobre a vida após a morte, você, amigo de seu conselheiro espiritual, lhe pergunta:- Quando morrer irei para o céu?

Ele olha e calmamente responde:- Mais ou menos.

Nesse momento, infalivelmente, sua voz interior gritará: - Mais ou menos?

Mais ou menos estabelece falta de comprometimento ou deixa essa impressão.

Na vida, quanto mais pudermos eliminar o “menos” melhor.

O azar, o fracasso, sempre nos rondam, então não devemos lhes dar oportunidades.

A corda está mais ou menos, não use. O pára-quedas foi dobrado mais ou menos, não salte. O conserto do gás ficou mais ou menos, não acenda o fogo. Tome providências para a palavra “menos” não encontre lugar quando procura resultados.

por Ivan Postigo

Tenho uma vida voltada a projetos, desenvolvi muitos, trabalhei com uma quantidade bastante significativa de pessoas, os melhores resultados obtive quando o conceito do mais ou menos não fez parte.

Aprendi muito com um dos mentores que usava como referência uma velha história:

O funcionário, após horas de trabalho, leva a planilha com seus cálculos para o chefe.

Este lhe pergunta:- Ficou bom?

A resposta é curta:- Mais ou menos.

O chefe:- O que poderia ser melhorado?

O funcionário entusiasmado lhe mostra uma série de detalhes. - Excelente, volte lá e faça esses ajustes, diz o chefe.

E assim o evento se repete até que exausto e sem ter mais o que dizer o funcionário se rende:- Chefe, desculpe, não sei mais o que sugerir. Isso é o máximo que possa fazer.

Satisfeito o chefe responde: - Perfeito, agora sim analisarei o trabalho. Observe que a cada revisão você adicionou informações, em nenhum momento retirou. Com isso multiplicou nossos conhecimentos e os resultados.

O funcionário depois de alguns momentos observa:- Chefe, hoje realmente aprendi uma grande lição. Mais ou menos não soma nem multiplica, só subtrai.

Com freqüência tratamos muitos assuntos mais ou menos e queremos bons resultados.

Precisamos mudar nossa mentalidade de mais ou menos para excelência em desempenho. Esse processo de mudança de mentalidade se chama metanóia.

Formando uma corrente de excelência em desempenho estaremos assegurando o direito à uma vida melhor.

Ou você prefere viver mais ou menos?

Mais ou menos não é só uma frase, mas uma atitude ruim

Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP. Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área

de vendas e diretor da Postigo Consultoria de Gestão.

Page 16: Revista Diretor Funerário agosto 2011

16 Diretor Funerário | Agosto2011

HOMEMTAMBÉMSOFRECOMASPERDAS

LUTOpor Taísa Berlingieri

Todas as mulheres ficam como a mãe. Essa é a tragédia delas.Nenhum homem consegue isso. Essa é a tragédia deles.

Oscar Wilde

Este mês é o mês dos Pais. Por isso gostaria de comentar um pouco sobre o luto masculino e a diferença de enfrentamento de uma perda por homens e mulheres.

Muito se estuda sobre a dor das mulheres e mães que perderam filhos, mas pouco se encontra, nas prateleiras de livros e teses sobre luto, questões referentes ao luto paterno e ao luto masculino.

Em nossa sociedade existem muitos rótulos e paradigmas relacionados ás funções, sentimentos, reações, direitos e deveres de homens e mulheres.

Para cumprir essa premissa os homens tendem a evitar ou inibir a expressão natural do sofrimento da separação e outras emoções. Presume-se que, em situações de perda, isso atrapalhe o processo de luto, atrase a recuperação e pode agravar os efeitos de uma doença preexistente.

Essa relutância em assumir a “dor” e procurar ajuda é o que torna mais difícil para os homens do que para as mulheres obter apoio emocional de suas famílias e grupos de iguais após o enlutamento e explica algumas complicações na elaboração do luto.

Muitos estudos, sugerem que os homens têm maior

Nos mês dos pais, uma reflexão sobre a importancia de oferecer apoio aos homens nos processos de luto

mar a ago/11

propensão do que as mulheres a lidar com o stress adotando um comportamento de controle e resolução do problema. Por outro lado, as mulheres adotam o comportamento de enfrentamento focado na emoção. As mulheres tendem a lidar com o stress compartilhando os sentimentos com seus pares e, quando enlutadas expressam seu pesar. Já os homens podem não demonstrar sentimento, mas lidam bem com os assuntos práticos que enfrentam após o enlutamentom replanejando a vida e dedicando-se ativamente aos problemas de revisão e reestruturação de seu mundo presumido.

Em vista disso, o luto masculino acaba por ser marginalizado e pouco estudado, devido a regras sociais que impõe que os homens não devem demonstrar com lágrimas e emoções o seu pesar. Mas nem por isso os homens deixam de expressar de outras formas suas emoções, e por isso, o luto masculino, deveria merecer mais atenção.

O luto paterno não é, de fato, reconhecido. Como já foi dito, a sociedade espera que um homem seja forte e não demonstre publicamente seu sofrimento. Assim, quando um homem sofre uma perda, muitas vezes, a sociedade e o grupo à sua volta reage como se o homem não sofresse e passa a dedicar seu apoio à mulheres, enquanto o homem se dedica a resolver aspectos burocráticos e concretos relativos à perda.

O problema é que um luto quando não reconhecido pode tornar-se um luto complicado, na medida em que o “enlutado” não pode ou não consegue expressar a sua perda como gostaria e/ou deveria.

Acredito que o impacto da perda de um filho em qualquer idade ou circunstância pode permanecer por anos, e essa é certamente uma das perdas mais devastadoras que um ser humano pode sofrer. Por exemplo, o sofrimento de um pai, por aborto de um filho, dado não ser tão reconhecido, tem o problema de “adiar” o processo de luto. E por quê? Porque como ninguém oferece “ajuda”, o pai tem dificuldade de

Page 17: Revista Diretor Funerário agosto 2011

17Agosto2011 | Diretor Funerário

demonstrar as suas fraquezas publicamente e até, de pedir auxílio, pois isso (eventualmente) seria um sinal de fraqueza face às expectativas colocadas sobre ele.

Ele passa a acreditar então, que as suas perdas não devem incomodar os outros, pois dizem respeito única e exclusivamente a si. Em contrapartida, nesse caso, as mulheres recebem todo apoio, atenção e ajuda, quer pelo núcleo familiar e amigos, quer de acompanhamento psicológico, previsto na lei.

Sendo assim, é necessário ampliar nosso olhar para o luto masculino e disponibilizar escuta e atenção á esse homem que não encontra espaço ou uma rede de apoio que o acolha na expressão de sua dor, medos, angustias e tristezas desse momento.

Por fim, gostaria de alertar, para a importância da educação para a morte na nossa sociedade, para que as pessoas compreendam mais e aceitem todos os tipos de perdas e expressões de luto, evitando por vezes, que pessoas enfrentem lutos complicados e ainda mais dolorosos.

avulso

Além do bom trabalho realizado por inúmeras empresas funerárias em todo o país acerca do luto e de situações pós-traumáticas, é possíivel encontrar apoio e orientação nas seguintes instituições:

SÃO PAULO • 4 Estações Instituto de Psicologia - (11) 3891-2576; • LELU - Laboratório de Estudos Sobre Luto da PUC-SP - (11) 3670-8040 • 3670-8040;• Grupo Fraterno - (11) 5052-1840 • 5052-1840;• Day Care Center (pacientes com câncer e familiares) - (11) 3032-6973 • 3032-6720;

PORTO ALEGRE • Serviço de Atendimento Psicológico da PUC-RS - (51) 3320-3500 ramal 3561;

GOIÂNIA • Grupo de Apoio Pós-Óbito Infantil - Hospital Araújo Jorge - (62) 3243-7023;

BELO HORIZONTE • Clínica SOS à Morte - (31) 9125-7444 • 3282-3090;

RIO DE JANEIRO• INCA - Centro de Suporte Terapêutico Oncológico (pacientes com câncer) - (21) 2577-4125;• Conte Conosco - Oncologistas Associados - (21) 2539-0849 • (21) 2539-0849 • 2539-0193

CURITIBA • Amigos Solidários na Dor do LUTO - AS Oferecem apoio gratuito para quem perdeu uma pessoa querida. Atenção é dada a todos com muito carinho, em especial aos pais que perderam filhos - Email: [email protected]

ONDE PROCURAR AJUDA

Page 18: Revista Diretor Funerário agosto 2011

18 Diretor Funerário | Agosto2011

funexpo2011

CONTAGEM REGRESSIvAEstamos a pouco mais de um mês para a realização da maior Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para o setor funerário e de cemitérios da América Latina

Você já se cadastrou para a Funexpo 2011? Já se inscreveu para as palestras do Congresso Funerária Brasil? Então apresse-se faltam poucos dias (e restam poucas vagas) para o evento que bi-anualmente reúne o que há de melhor no setor funerário e de cemitérios no país.

Este ano, para evitar filas e demora na chegada da Feira, o cadastramento está sendo feito online. O ingresso na Feira é gratuito para Diretores e colaboradores das empresas funerárias, mas é interessante fazer o cadastramento com antecedência, assim, na chegada você, munido apenas do número de seu CPF poderá retirar seu crachá de acesso à Feira.

Já para assistir as palestras do Congresso Funerária Brasil (programação nesta matéria) é necessário se inscrever e há custo por pessoa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta Reais) para todo o evento.

Tanto o cadastramento, como as inscrições para palestra podem ser feitos pelo site www.funexpo.com.br. Quem se inscrever para as palestras terá um boleto a ser pago em qualquer agência bancária. Mas atenção, as vagas são limitadas e as inscrições se encerram em 30 de agosto.

Não será possível se inscrever para as palestras no local.

CAS INDUSTRIAL - Qualidade e confiança

www.casindustrial.com.br - Fone (48) 3652-1337Rua Orleans, 556 - CEP 88890-000 - Grão Pará-SC

Ref. 18x cor 3 envelhecidoAcabamento interno:Cetin liso, babado em cetin e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

Ref. 60 Madona MarfimAcabamento interno:

Cetin drapeado, babado e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:

Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

jul/2011 a jun/2012

PALESTRAS PARA TODOS OS GOSTOSGrande atração da Funexpo, as palestras e debates do Congresso Funerária Brasil agrega os principais temas do cotidiano das empresas funerárias brasileiras, trazendo especialistas e propiciando amplas discussões que provocam mudanças e norteiam os caminhos do setor pelos próximos dois anos.

Em 2011 o Congresso terá palestra Motivacional; Painel sobre o Microsseguro no país; Orientações sobre o mercado financeiro e suas vantagens na administração do negócio e uma explanação sobre as exigências ambientais para implantação de crematórios.

O Congresso acontece também no Pavilhão do MENDES CONVENTION CENTER.

Veja Programação:Dia 17 de setembro10h00 - “David: uma lição de superação, marketing e vendas” Palestrante: David “Camelot” Portes.

16h00 - “Enxergando o Seu Negócio: Planejamento Financeiro - Investimentos e Solidez para o Futuro” Palestrante: Luiz Campos Filho, Gerente de Relacionamento da Funseg DTVM.

Dia 18 de setembro10h00 - “Painel: Os Caminhos do Microsseguro no Brasil” Participantes: Bento Zanzini, vice presidente da BB & Mapfre Seguros, e Antonio Penteado Mendonça, advogado e presidente do Conselho Consultivo da APTS - Associação

Page 19: Revista Diretor Funerário agosto 2011

19Agosto2011 | Diretor Funerário

fev/11 a jan/12

Paulista de Técnicos de Seguro.

16h00 - “Exigência e Licenciamento Ambiental para a implantação de Crematórios” Palestrante: Luis Gustavo Gallo Vilela, geólogo e secretário do Meio Ambiente do município de Votuporanga –SP.

Feira cresceu mais de 40% em relação a 2009A funexpo - maior Feira de produtos, serviços e equipamentos para o setor Funerário e de Cemitérios da América Latina - está em sua 9ª edição. Realizada pelo Centro de Tecnologia em Administração Funerária a cada dois anos, ocupará em 2011 cinco mil m2 do Pavilhão de Exposições do MENDES CONVENTION CENTER, em Santos - litoral de São Paulo, revelando crescimento mais de 45% em relação a 2009.

Mesmo com maior espaço ainda não foi possível atender todas as empresas interessadas. Mais de 50 stands, com fornecedores de urnas, veículos, paramentos, sistemas de gestão, cartões personalizados; fornos crematórios, roupas e acessórios em geral, lápides, artigos para tanatopraxia e reconstituição facial, material ortopédico, fundição e seguros, ocupam o pavilhão.

A Feira é uma oportunidade para que os diretores funerários do setor conheçam as tendências, novos produtos e façam negócios vantajosos, diretamente com seus fornecedores ou conheçam novas empresas. É também um local de encontro de profissionais de norte a sul do país

e de troca de experiências, e ainda, como a Feira é realizada numa cidade litorânea, muitas vezes um momento de lazer e descontração do empresário com sua família.

SERVIÇONo site exclusivo da funexpo você pode encontrar todas as informações para planejar sua viagem e estadia em Santos.

Os hotéis, as opções de hospedagem, alimentação e passeios na cidade e região...

Está tudo lá. Acesse: www.funexpo.com.br.

funeráriaBRASIL2011

Page 20: Revista Diretor Funerário agosto 2011

20 Diretor Funerário | Agosto2011

JORGE FRANCISCO RODRIGUES e CARLOS EDUARDO ROSA, atuais Diretores da Prever Campos Elíseos, de Ribeirão Preto-SP, fizeram um festão para comemorar com seus familiares, funcionários, fornecedores, amigos e autoridades locais, os 50 anos da empresa.

O evento, muito prestigiado, aconteceu na noite de 07 de julho e foi marcado pela emoção das homenagens e pelas muitas lembranças.

A Empresa ofereceu o “Troféu Gratidão” ao idealizador e fundador da funerária, Jorge Rosa Neto - o “Tio mais querido”, assim carinhosamente chamado pelos sobrinhos. “Era um homem emotivo e não se adaptou à natureza dos Serviços Funerários, prestados no momento de dor. Vendeu a Funerária para o irmão Francisco Jorge Reosa e dedicou-se a outras atividades, foi inclusive o organizador da primeira festa de peão de Ribeirão Preto”, contou Carlos Eduardo Rosa.

A matriarca, D. Theresinha, também recebeu a homenagem. Foi lembrada pelos anos de dedicação à empresa e à família. “Criou 6 filhos e tem 16 netos e vários bisnetos. Moramos muitos anos dentro da funerária e mamãe trabalhou em todos os setores da empresa”, citou Jorge Francisco Rodrigues Rosa.

Representante dos funcionários, Rosely Paiva, foi homenageada pelos 32 anos de dedicação ao Prever Campos Elíseos. “Era uma jovem que passou em frente à funerária e se interessou pelo cartaz que anunciava vagas para escriturária. Entrou, conseguiu o emprego, comprou sua casa, casou-se, teve uma filha e a estudou e ainda hoje trabalha na empresa”.

Os fornecedores foram representados pelo proprietário da Gold System, empresa de softwares de gerenciamento integrado com 12 anos de existência e presente em 696 cidades brasileiras. Jean Carlo Daer atende a Prever Campos Elíseos desde 1999 e acompanhou a trajetória de crescimento da empresa, que foi a terceira cliente da Gold System no setor funerário. “Esses anos todos só serviram para reforçamos a primeira impressão que tivemos da

Empresa de Ribeirão Preto está na segunda geração de administradores e emprega mais de 120 pessoas

PREvER CAMPOS ELíSEOS FAz FESTA PARA COMEMORAR50 ANOS

Prever Campos Elíseos: uma empresa sólida, preocupada com a ética e fiel a valores como integridade, amizade, respeito”, detalha Jean.

Vários Diretores Funerários foram também homenageados com o Troféu Gratidão, como os presidentes da ABREDIF, Lourival Antonio Panhozzi e do SEFESP, Mario Fernando Berlingieri, e membros de suas diretorias como Oswaldo Graciani, Reginaldo Czezacki, Ilso Sanches Parra, Rolando Nogueira e Ronaldo Nogueira.

A lembrança aos Diretores Funerários se deu pela mudança de paradigmas comandada por eles na década de 90. “Cada empresário cuidava do próprio negócio. Nos unimos e formamos um grupo em busca do crescimento da categoria. Todo o setor foi privilegiado e se fortaleceu”, lembraram os Rosa, Ilso Sanches Parra, o Voinho personificou estas homenagens. “Ele foi e é companheiro de muitas viagens, muitas lutas, muitas conquistas. Que o protocolo me permita, mas vou beijar esse querido amigo”, declarou Jorge Francisco R. Rosa.

NEGÓCIOS

Page 21: Revista Diretor Funerário agosto 2011

21Agosto2011 | Diretor Funerário

abr

a se

t 201

1

Page 22: Revista Diretor Funerário agosto 2011

22 Diretor Funerário | Agosto2011

NEGÓCIOS

BENÇÃO E RECONHECIMENTOO vice prefeito de Ribeirão Preto, que na ocasião respondia interinamente como chefe do município, Marinho Sampaio, enalteceu o trabalho da Prever Campos Elíseos, ressaltando sua qualidade na prestação de serviços, sua força geradora de postos de trabalho e principalmente sua importante atuação social na comunidade.

Para encerrar a solenidade, pontuada ainda pela apresentação de um vídeo emocionado com depoimentos dos funcionários e familiares dos Diretores da Prever Campos Elíseos, o Padre Cleber Tostes Pedro cantou uma benção, após destacar a atuação da empresa na cidade e região: “a semente, lançada na terra boa está destinada a produzir bons frutos”, afirmou.

A EMPRESAA História da Prever Campos Elíseos começa com o “tio Jorge Rosa Neto”, então um jovem com muito entusiasmo e energia para novos empreendimentos. Depois de atuar em vários setores abriu uma empresa funerária no populoso bairro de Campos Elíseos, mas não tinha perfil para a atividade e vendeu o negócio para o irmão, Francisco Jorge Rosa.

Já sob nova administração, iniciou-se uma etapa de crescimento, sempre com a filosofia de ajudar o próximo. Assim nasceu o Fundo Mútuo, ainda na década de 60.

Lutou pela unificação e fortalecimento da categoria, sendo um dos fundadores da Associação das Funerárias, que depois se tornou o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo - SEFESP.

Na década de 70 inaugurou o primeiro velório particular do interior paulista e exerceu influência na sociedade Ribeirãopretana, tendo sido membro de várias entidades e clubes de serviço.

Dr. Francisco Jorge faleceu em 1982, quando os filhos assumiram a administração do negócio.

Na década de 90 os irmãos Jorge Rosa e Carlos Rosa

participaram ativamente do movimento que quebrou modelos e resultou em grandes mudanças e crescimento para o setor funerário.

Hoje, profissionalizada e moderna, a Prever Campos Elíseos ainda segue fiel os princípios de crescer com qualidade e responsabilidade que sempre a nortearam. Com dois velórios e empresa funerária atua na cidade de Rio Preto, onde emprega mais de 120 pessoas e possui uma frota de 25 veículos.

NOVO EMPREENDIMENTOAinda no segundo semestre de 2011, a Prever Campos Elíseos inaugura em Ribeirão Preto seu mais novo empreendimento, o Crematório Ecológico Metropolitano, que encontra-se em fase final de obras.

Em Guarulhos: Em outubro de 2010, a Prever Campos Elíseos assumiu uma empresa funerária tradicional na cidade de Guarulhos-SP. Sob nova administração (e) muitos investimentos foram realizados e no final de junho inaugurou-se o novo serviço de velórios, que segue o padrão das unidades de Ribeirão Preto.

“Estamos tendo excelente aceitação da população. Agora em julho inicia-se a comercialização dos Planos. Tudo é muito diferente. É um novo trabalho”, comentou Jorge Rosa.

CONVIDADOS E DIRIGENTES AFIRMAM IMPORTÂNCIA DA COMEMORAÇÃO“É prazeroso ver uma empresa brasileira se manter por 50 anos. Ainda mais com crescimento, como é o caso da Prever Campos Elíseos. Trata-se de uma empresa parceira da prefeitura, que exerce seu lado social, que emprega muitos ribeirãopretanos. Então além dos meus parabéns, nós só temos a agradecer a Prever”.

Marinho SampaioVice-prefeito de Ribeirão Preto

“Nós nos conhecemos desde 1970, quando iniciamos com as reuniões do Sindicato. Antes disso as empresas eram muito fechadas, talvez por isso ainda hoje seja bastante raro vermos uma comemoração como esta aqui. Temos que destacar o crescimento da Prever Campos Elíseos e o padrão de qualidade que eles alcançaram”.

Ilso Sanches Parra - o Voinhodo Serviço de Luto Paulista, de Jaú-SP

“Minha empresa tem 53 anos e nunca fizemos uma festa desta. Aliás o Jorge (Rosa) está inaugurando uma nova maneira de entender e pontuar a comemoração junto à comunidade. A festa está ótima e uma excelente oportunidade para rever velhos amigos”.

Mario Fernando BerlingieriPresidente do SEFESP e Diretor da Prever Jaboticabal-SP.

“Sou da segunda geração da família trabalhando na empresa. Comecei

Page 23: Revista Diretor Funerário agosto 2011

23Agosto2011 | Diretor Funerário

out 2

010

a se

t 201

1

cedo com 12 anos. Já aos 14 acompanhava os empresários em viagens e tive a oportunidade de aprender muito. Esta é uma festa que registra o passado e marca o futuro e as próximas conquistas. Os Rosa estão de parabéns pelos 50 anos e pela comemoração”.

Rolandinho Nogueira, Funerária Rosa Mística, Votuporanga-SP

“Eu vejo muitas empresas inaugurando empreendimentos, mas comemorando a história só fui em 2: este e de Campo Grande. É uma festa de grande importância.O setor mudou muito nestes últimos anos e as empresas fornecedoras precisam investir para acompanhar este crescimento. Nós temos mudado nossa ralação com o cliente e investido em maquinários e modernidades. Acredito que estamos acompanhando o crescimento e atendendo bem nossos clientes”.

Benedito Bruschetta,Diretor do Grupo Bruschetta (indústrias de urnas) de Bilac-SP

“O empresário funerário está quebrando paradigmas. É um setor que era marginalizado. Depois começamos a comemorar inaugurações, como todas as demais empresas comemoram. Festejar os cinqüentas anos é importantíssimo. Quantas empresas no Brasil atingem esta marca? Quantas empresas comemoram 50 anos e continuam crescendo, como é o caso da Prever Campos Elíseos? Acho fundamental pontuar isso junto à sociedade”.

Reginaldo Czezacki,Sistema Prever Maringá-PR, que em 2010 fez festa para marcar seus 10 anos de

conquistas.

“Felicito o Jorge e o Carlos Eduardo por comemorar 50 anos em crescimento. É um prazer estar aqui, junto aos amigos de tantas lutas. A festa está prestigiada, o que mostra a importância da empresa funerária na sociedade de Ribeirão Preto”.

Lourival Antonio PanhozziPresidente da ABREDIF e diretor da Aux Seguros.

“Esse momento significa muito para nós. É uma oportunidade de fazer uma reflexão e o balanço revela que quanto mais bem você faz para o seu próximo, mais isso retorna pra você. É isso que norteia nossa relação com o cliente. Fizemos questão de comemorar junto aos nossos colaboradores, porque eles são na verdade uma extensão da nossa família.” Ele cresceu na funerária, cursou advocacia, mas voltou para empresa. “Está no sangue”, ponderou.

Carlos Eduardo RosaDiretor da Prever Campos Elíseos.

“Estamos num momento de transição. Cinqüenta anos é um marco. Olhamos o passado, mas nos preocupamos com o futuro, com quem vai receber o bastão. Este crescimento é fruto do trabalho de muitas mãos. Além de nossos colaboradores e fornecedores, temos que destacar a atuação das entidades de classe. Se não fosse por esta atuação, certamente não teríamos crescido tanto. Foi o intercâmbio de informações que nos permitiu crescer. Nenhum outro setor no Brasil, com exceção da informática, cresceu tanto como o nosso.”

Jorge Francisco Rodrigues RosaDiretor da Prever Campos Elíseos e membro das diretorias do SEFESP e ABREDIF.

Page 24: Revista Diretor Funerário agosto 2011

24 Diretor Funerário | Agosto2011

TRADIçãO JAPONESAGrupo Athia apoia Shokonsai

Culto religioso em homenagem aos antepassados é realizado anualmente no cemitério japonês de Álvares Machado, região de Presidente Prudente, o único da América Latina

Mais uma vez, a comunidade japonesa de todo Brasil participou do Shokonsai - Convite às Almas - realizado em Álvares Machado, na região de Presidente Prudente (SP), dia 10 de julho. O culto que homenageia os antepassados no cemitério japonês da cidade atraiu cerca de 3.000 visitantes. Este foi o 91º Shokonsai e o primeiro com a participação do Grupo Athia.

O gerente-geral do Grupo, Samuel Toledo, conta que funcionários Athia estiveram no local para distribuir água e botões de rosas com mensagens aos visitantes. Eles usaram uma camiseta branca com o ideograma da Paz e soltaram balões brancos.

Toledo ressalta que o Grupo Athia tradicionalmente apoia, em toda a região, as comemorações de

CURIOSIDADESpor Heloísa Miguel

indeterminado

Page 25: Revista Diretor Funerário agosto 2011

25Agosto2011 | Diretor Funerário

dez/2010 a nov/2011

Finados. “Procuramos proporcionar bem-estar e comodidade aos visitantes dos cemitérios e homenagear os finados e seus familiares com ações como a soltura de balões, entrega de água e flores, e “chuva de pétalas” sobre os cemitérios. Fazemos isso há muitos anos como mostra de respeito e valorização às comunidades. Porém, pela primeira vez participamos apoiando o Shokonsai e vivenciando essa experiência cultural e religiosa tão importante. Ficamos gratificados por isso”, afirma Toledo.

Cerimônia budista, homenagens a soldados de todas as nacionalidades mortos na Segunda Guerra, apresentações culturais e o ritual de acender as velas em todo o cemitério marcaram o evento. Durante o Shokonsai, representantes do Consulado Japonês realizaram atendimentos como cadastro de eleitores japoneses e atualização do registro civil japonês.

Curiosidade: em 91 edições do Shokonsai, nunca foi registrado um só dia de chuva.

História: Os primeiros imigrantes japoneses a serem enterrados no cemitério morreram na década de 1920, vítimas de febre amarela. Nascia, então, o único cemitério somente de japoneses na América Latina, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) nos anos 80.

O cemitério de Álvares Machado é considerado o mais importante cemitério japonês fora do Japão por ter o maior número de japoneses sepultados, 783. Há apenas um brasileiro sepultado no local. Ele morreu defendendo uma família japonesa da região contra a ação de jagunços.

O cemitério funcionou até 1942 e foi fechado quando o então presidente Getúlio Vargas adotou medidas contra as comunidades japonesas no Brasil, no período da Segunda Guerra Mundial. A partir de então, os sepultamentos dos imigrantes e seus descendentes passaram ocorrer no cemitério municipal de Álvares Machado.

Sobre o Grupo Athia - O Grupo que completou 85 anos neste ano teve início com a Funerária Athia, uma das mais antigas e tradicionais empresas funerária do País. Ao longo de mais de oito décadas, a

Funerária Athia, cuja sede é em Presidente Prudente-SP, atende a região Oeste Paulista aliando tradição e inovação. Entre os marcos de sua história estão a inauguração de uma das primeiras casas de velório do interior paulista, nos anos 60, e a implantação de um Serviço Social para atendimento às famílias em luto, no início dos anos 90. O trabalho de apoio às famílias enlutadas desenvolvido pela empresa, que inclui grupos de apoio a familiares, é uma referência para o setor funerário em todo o território nacional.

Page 26: Revista Diretor Funerário agosto 2011

26 Diretor Funerário | Agosto2011

A criação da Certidão Negativa dos Débitos Trabalhistas, que aguarda a sanção presidencial, influenciará diretamente o processo de compras do governo, já que, para participar das licitações, as empresas precisarão emitir o documento para comprovar que não têm dívidas trabalhistas.

Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o projeto não deve ser aprovado. Segundo o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, a medida é inadequada.

“O País deve buscar sempre um ambiente de negócios propício ao empreendedorismo, pois a sustentabilidade financeira das empresas é a maior garantia contra a inadimplência trabalhista”.

FIQUE ATENTO

CERTIDãONEGATIvADOSDÉBITOSTRABALHISTASPODESEROBRIGATóRIAEM LICITAçõES

out/10 a set/11

Foto

s M

eram

ente

Ilus

trat

ivas

A entidade destacou ainda que a exigência da certidão prejudica especialmente as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), já que a empresa corre o risco de fechar as portas, demitir empregados e elevar os débitos com os seus trabalhadores, se for eliminada de uma concorrência pública pela falta do documento.

A CNI acrescentou que a nova medida poderá trazer prejuízos aos interesses públicos. Ao desclassificar empresas que cumpram todas as determinações legais, mas tenham algum débito trabalhista, cairá o número de candidatas às licitações, e a tendência é que os produtos e serviços sejam oferecidos a preços mais altos.

Desafogar o judiciário - Já o coordenador da comissão de Novos Advogados do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), João Armando Moretto Amarante, afirma que, além de garantir que as empresas que participam das licitações públicas não tenham débitos trabalhistas, a medida visa desafogar o Poder Judiciário.

“A intenção é desafogar o Judiciário. Geralmente são as empresas de telefonia e bancos que têm maior número de processos trabalhistas. Com a obrigatoriedade, caberá a empresa escolher se ela pagará o débito ou não. É um instrumento de pressão”, disse.

Sobre prejudicar as pequenas empresas, o especialista acredita que isso não deve ocorrer, mas uma empresa deste porte, assim como as demais, terá mais um documento para providenciar.

Karla Santana MamonaPortal Guia Trabalhista

Page 27: Revista Diretor Funerário agosto 2011

27Agosto2011 | Diretor Funerário

DESENvOLvIMENTO

MARKETING PARA O SETOR FUNERáRIOÉONOvOSUCESSO DO CTAF

por Solange Serafim

“Em Marketing não existe o Bonito ou o Feio. Existe o que funciona e o que não funciona. O que é interessante para a minha empresa pode não ser eficaz para a sua”, ensina Luis H. S., Administrador, especialista em Comunicação Empresarial, responsável pelo Marketing do Sistema Prever Maringá há 8 anos e agora consultor do CTAF no curso Marketing e Publicidade no setor Funerário, novo produto a disposição dos Diretores Funerários brasileiros.

A primeira turma do curso aconteceu em São Paulo, na sede da ABREFIF, na última sexta-feira de junho, reunindo participantes de vários estados do país. O grupo, muito seleto e produtivo ouviu conceitos de marketing e propaganda, absorveu noções de como lidar com várias situações e, principalmente, debateu muitos exemplos práticos do próprio setor funerário.

Saber onde investir a verba e como obter resultados eficientes é um desafio e não tem receita pronta. Tudo depende da realidade e do mercado onde está estabelecida a empresa. Manter pessoas com perfil para área ou mesmo um profissional de comunicação nesse papel é uma das dicas para chegar mais facilmente ao sucesso.

O curso falou muito sobre comunicação com o mercado consumidor, mas lembrou que tão importante quanto a publicidade é a efetiva comunicação interna. Colaboradores em sintonia com as estratégias da empresa, com um discurso padronizado e coerente com a realidade é fundamental para o bom desempenho da empresa.

Se fosse para dar somente alguns conselhos, Luis elenca:• Investir / melhora a Comunicação Interna;• Organizar o Planejamento em mídia;• Investir em veículos fortes (o jornal , a rádio a TV líder);• Fazer pesquisa, medir tudo, conhecer o que pensa seu consumidor.

Primeira turma do curso foi realizada no final de junho e reuniu participantes de todo o Brasil

Page 28: Revista Diretor Funerário agosto 2011

28 Diretor Funerário | Agosto2011

DESENvOLvIMENTO

A OPINIÃO DOS PARTICIPANTES“Gostei muito do curso. As dicas do consultor são muito atuais e eficientes”.

João Francisco Zafaneli CubasCuritiba-PR

“Nossa estou vendo muitas novas idéias e tendo uma nova visão sobre a comunicação no setor. Já trabalho no marketing, principalmente com algumas ações pontuais e projetos sociais”.

Fernanda Martins, Plano São PauloPós Vita Assistência Familiar

Carapicuíba-SP

“Temos como objetivo ampliar nossos negócios, então vim para buscar dicas para me comunicar melhor com o mercado e atingir de maneira eficaz o meu cliente. Estou achando o curso ótimo”.

Renan Wolhers de Moraes,Plano Flamboyant, Campinas-SP

PARA PARTICIPARAinda não há data definida para a segunda turma do Curso de Publicidade e Marketing para o setor funerário, mas o segundo semestre, após a funexpo2011, deverá contemplar o tema.

Para participar do curso é necessário investimento de R$ 250,00 por pessoa.

O curso tem duração de 6 horas e acontece em São Paulo, na sede da ABREDIF, na Avenida Paulista.

O objetivo do curso é apresentar os principais conceitos referentes ao marketing e publicidade, assim como as principais técnicas envolvidas.

Page 29: Revista Diretor Funerário agosto 2011

29Agosto2011 | Diretor Funerário

ago a out/2011

Em um mundo altamente competitivo, é fundamental saber posicionar-se no mercado e construir uma marca forte e conhecida pelos consumidores.

Apresentando casos do mercado geral e também do meio funerário, ajudará na reflexão sobre a melhor forma de investir a verba de comunicação disponível, bem como escolher entre profissionais caseiros ou agências de publicidade no desenvolvimento das estratégias de marketing.

O curso também se propõe a apresentar as principais características de cada tipo de mídia e como desenvolver peças para cada uma, desde as mídias mais tradicionais como rádio e TV, até as mais modernas como a internet e suas redes sociais.

ABORDAGEM:• Marketing: conceitos e definições - O que é marketing; - Marketing e suas variações.

• Toda empresa pode desenvolver ações de marketing - ações básicas de marketing; - atenção a novas oportunidades; - Ações de marketing que toda empresa deve fazer.

• Publicidade e propaganda não é marketing - o que é publicidade e propaganda;

- publicidade é alma do negócio?

• Posicionamento de mercado - o que cada público pensa do seu negócio? - trace objetivos para sua marca; - O poder da marca; - Onde sua marca está na cabeça do consumidor.

• Os 4 p´s do marketing - Preço, praça, promoção e produto.

• Marketing interno e externo - a importância de conquistar primeiro o colaborador.

• House ou agência de publicidade?

• Onde e como aplicar sua verba - principais veículos de comunicação; - participação dos principais veículos na verba publicitária; - como desenvolver peças publicitárias para os principais veículos; - custo benefício dos principais veículos publicitários;

Mais informações:CTAF - Centro de Tecnologia em Administração Funerária(14) 3882-0595internet: www.funerarianet.com.bre-mail: [email protected]

Page 30: Revista Diretor Funerário agosto 2011

30 Diretor Funerário | Agosto2011

Funeral ShoppingVE

ÍCU

LOS

SANTANA QUANTUMAno 99/99 - 1.8 Compla - Placa vermelha Conservadíssima - kit funerárioValor: R$ 17.500,00Contato: : (62) 8427-2727email: [email protected]

SAvEIRO FUNERÁRIO08/08 - Adaptação original pela VWÚnico dono - Giroflex e 2 mesas em Inox;Doc. homologado para serviço funerário;Muito nova - Motor 1.6 FlexValor: R$ 40.000,00Contato: Roger(11) 4726-5432

DObLÔ ELX 1.82006/2007 - MPI Flex;Preta - pronta para funeral, c/ 2 mesas;Valor: R$ 30.000,00Contato: Valdemir(18) 9607-2048 - 2101-5574

SAvEIRO 1.6 MI 2008/2009 - FlexCinza - pronta para funeral, c/ 2 mesas Valor: R$ 38.000,00Contato: Valdemir:(18) 9607-2048 - 2101-5574

SAvEIRO FUNERÁRIOAno: 2001/2002 - 1.8 - gasolinaPrata - 65.000 kmValor: a combinarContato: Eduardo(19) 3893-2227email: [email protected]

CHEvROLETS102.2Ano 2000 - AMBULÂNCIABranca - com “giroflex” - impecável;Valor: R$ 31.000,00Contato: Braz(11) 8942-1133

Page 31: Revista Diretor Funerário agosto 2011

31Agosto2011 | Diretor Funerário

Funeral Shopping

SAvEIRO FUNERÁRIA2003 - Motor 1.6 MI - GasolinaTraseira personalizada para funeralValor: R$ 27.000,00Contato: Sandra Candido(15) 3331-7010 - ramal [email protected]

vOLKSWAGEN KOMbI 1.4Ano 2009 - Standard - total Flex, 8V - Branca Com mesa para 2 urnas, revisada;Valor: R$ 35.000,00Contato: Eugênio F. Filho - (12) 3653.3584; email: [email protected]

AMbULÂNCIA FIORINOAno 2006 - Ótimo estado - temos outros modelos;Valor: a combinarContato: Rodrigo Schittini(32) 3753-1702 - [email protected]

Chevrolet S10 FUNERÁRIA2006 - Colina - Diesel 2.8 - 4 x 2 - PrataDuas mesas; capacidade 3 urnas;Valor: R$ 45.000,00Contato: Jefferson(13) 3821-1540 - 8164-5551

VEÍC

ULO

S

MONTANA FUNERÁRIA2009/2010 - 20.000 km, revisada - IMPECÁVEL;Adapt. SAMB com 2 mesas - cabem 3 urnasValor: R$ 42.000,00 - Homologada InmetroContato: Eugênio Freitas Filho(12) 3653.3584 - 3653.3265email: [email protected]

WHATIMOBILE-CORTEJOVeículo para CortejoAno 1990 - Automática - Conservadíssima.Valor: R$ 15.000,00Contato: Braz (11) 8942-1133

Page 32: Revista Diretor Funerário agosto 2011

32 Diretor Funerário | Agosto2011

FORD ROYALEAno 1992 - 2.0 - AmbulânciaValor: R$ 13.000,00; Contato: Braz(11) 8942-1133

SAvEIRO FUNERÁRIAAno/mod 2008 - adapt. Pickup & Cia;Homologada pelo Inmetro - GiroflexValor: R$ 40.000,00 - Aceita financiamentoContato: Roger (11) 4726-5432

FIAT DObLÔ Ano 2002; Modelo Cargo; LINDA;Valor: R$ 22.000,00Contato: Fabiano(18) 9133-7600

Funeral ShoppingVE

ÍCU

LOS

vW SAvEIRO2005/2006 - Modelo ELMAZ;GASOLINA;Valor: R$ 40.200,00;Contato: Darci(51) 3341.6936 - 3341-4833e-mail: [email protected]

CHEvROLETS10DELUXEAno 96 - Motor 2.2;Conservadíssima - completa;Uso em Funeral;Valor: R$ 29.000,00Contato: Braz(11) 8942-1133

SANTANA QUANTUMAno 2001 - 1.8 - Gasolina - DH - ótimo estado;Valor: R$ 11.000,00Contato: Demétrius ou Cassius (11) 4661-5152 - 9686-3917email: [email protected]

Page 33: Revista Diretor Funerário agosto 2011

33Agosto2011 | Diretor Funerário

Funeral Shopping

mar a ago/2011

VEÍC

ULO

S

DUCATO CARGO2007/2008 - Motor 2.8 Turbo Diesel;Preta, uso em Funeral - Direção Hidráulica, Vidros Elétricos, Travas Elétricas;Valor: R$ 55.000,00Contato: Marcelo(11) 4223-3999 - 7542-4545e-mail: [email protected]

SAvEIRO ELMAz FUNERAL2005/2006 - Motor 1.8 City FlexPreta, Super Conservada;Com Direção HidráulicaValor: R$ 35.600,00Contato: Marcelo(11) 4223-3999 - 7542-4545e-mail: [email protected]

Page 34: Revista Diretor Funerário agosto 2011

34 Diretor Funerário | Agosto2011

ANvISA PUbLICA NOvA RESOLUçãO PARA TRASLADO DE RESTOS MORTAISFocadas nos traslados em portos, aeroportos e fronteiras, novas normas atualizam RDC 68/2007

LEGISLAçãO

De acordo com a ANVISA, A Resolução da Diretoria Colegiada, RDC 33, publicada no dia 12 de julho, estabelece que o controle sanitário será feito apenas em casos de emergência ou situações que possam representar risco à saúde.

“Ao acompanharmos a implementação dos controles previstos na norma nos últimos anos não foi constatada nenhuma situação de risco sanitário. Além disso, a necessidade de liberação mediante a entrega de vários documentos trazia dificuldades para os familiares, já bastante consternados com a perda de um ente querido”, informou a agência.

A resolução continua proibindo o translado de restos em que a morte tenha sido causada por encefalite

espongiforme, febre hemorrágica ou outra doença infecto-contagiosa desconhecida, considerada em eventos de saúde pública internacional e determinada pela Organização Mundial de Saúde ou pelo Ministério da Saúde. Para esses casos, será divulgada medida específica de controle.

Segundo dados do órgão, no ano passado foram transladados 4.431 restos mortais entre os estados brasileiros e 749 foram transportados para o estrangeiro ou entraram no Brasil vindo de outros países. Todos esses corpos passaram por um processo de conservação. Segundo a norma, somente os processos de formolização e de embalsamamento são considerados de conservação.

Cinzas resultantes de cremação não estão sujeitas ao controle sanitário por não oferecerem risco à saúde.Acompanhe e guarde a nova resolução:

mai a dez/2011

Page 35: Revista Diretor Funerário agosto 2011

35Agosto2011 | Diretor Funerário

RESOLUÇÃO - RDC Nº 33, DE 8 DE JULHO DE 2011Dispõe sobre o Controle e Fiscalização Sanitária do Translado de Restos Mortais Humanos

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 11 do Regulamento aprovado pelo Decreto Nº 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos §§ 1º e 3º do art. 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria Nº 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 30 de junho de 2011, adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretora-Presidente Substituta, determino a sua publicação:

Art. 1º Fica aprovado o Regulamento Técnico que estabelece os requisitos mínimos para o translado de restos mortais humanos em portos, aeroportos e fronteiras, nos termos desta Resolução.

CAPÍTULO IDAS DISPOSIÇÕES INICIAISSeção IObjetivoArt. 2º Este Regulamento possui o objetivo de estabelecer os critérios para o translado de restos mortais humanos em áreas de portos, aeroportos e fronteiras.

Seção IIAbrangênciaArt. 3º Este Regulamento se aplica ao translado de restos mortais humanos em áreas de portos, aeroportos e fronteiras.Seção IIIDefinições

Art. 4º Para efeito deste Regulamento Técnico são adotadas as seguintes definições:I - Aeroporto: é o aeródromo público dotado de instalações e equipamentos para apoio a operações de aeronaves, embarque e desembarque de viajantes e/ou cargas.

II - Ata de Procedimento de Conservação de Restos Mortais Humanos: documento escrito que tem por objetivo relatar todo o procedimento de conservação de restos mortais humanos.

III - Autoridade Sanitária: Agente público com atribuição de aplicar medidas sanitárias apropriadas, de acordo com as Leis e Regulamentos vigentes em todo o território nacional e Tratados ou outros Atos Internacionais dos quais o Brasil seja signatário.

IV - Conservação de Restos Mortais Humanos: é o emprego de técnica, através da qual os restos mortais humanos são submetidos a tratamento químico, com vistas a manterem-se conservados por tempo total e permanente ou previsto, respectivamente, o embalsamamento e a formolização.

V- Cinzas: resíduos pulverulentos provenientes de incineração (cremação) de restos mortais humanos.

VI - Controle Sanitário: conjunto de medidas caracterizadas por ações de fiscalização, regulamentação, educação e informação que visam prevenir ou minimizar riscos para a saúde pública.

VII - Embalsamamento: método de conservação de restos mortais humanos com o objetivo de promover sua conservação total e permanente.

VIII - Formolização: método de conservação de restos mortais humanos com o objetivo de promover sua conservação de forma temporária.

IX - Restos Mortais Humanos: constituem-se do próprio cadáver ou de partes deste, das ossadas e de cinzas provenientes de sua cremação, excetuadas as células, tecidos e órgãos humanos destinados a transplantes e implantes, cujo transporte deverá obedecer à legislação sanitária pertinente.

X - Risco à Saúde Pública: probabilidade de ocorrência de um evento que possa afetar de forma adversa a saúde da população, com ênfase na disseminação internacional, ou que possa representar um perigo grave e direto.

Page 36: Revista Diretor Funerário agosto 2011

36 Diretor Funerário | Agosto2011

LEGISLAçãO

abr, jun, ago, out, dez/11 e fev/12

funexpo2011

XI - Translado de Restos Mortais Humanos: todas as medidas relacionadas ao transporte de restos mortais humanos, em urna funerária, inclusive àquelas referentes à sua armazenagem ou guarda temporária até a sua destinação final.

XII - Transportador: empresa responsável pelo transporte da urna funerária.

XIII - Urna Funerária: caixa ou recipiente externo em madeira, forrado internamente com folhas de zinco ou outro material que o venha a substituir com as mesmas funções, impermeável e sem visor.

CAPÍTULO IIDAS COMPETÊNCIAS E CUIDADOS RELATIVOS AO TRANSLADO DE RESTOS MORTAIS HUMANOSArt. 5º O controle sanitário do translado de restos mortais humanos em áreas de portos, aeroportos e fronteiras somente será realizado pela ANVISA em casos de emergência em saúde pública ou situações que possam significar algum risco à saúde da população, a critério da Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.

Art. 6º Para o translado de restos mortais humanos em urnas funerárias deverão ser tomados todos os

cuidados necessários a minimizar qualquer risco que possa ser atribuído devendo os documentos relativos ao procedimento estar à disposição da Autoridade Sanitária competente, sempre que solicitado.Parágrafo único. O translado de cinzas não será objeto de controle sanitário.

Art. 7º O translado de restos mortais humanos deverá ser realizado no compartimento de cargas dos meios de transporte utilizados e os restos mortais deverão ter sido submetidos a procedimento de conservação.Parágrafo único. Para efeitos desta norma serão considerados procedimentos de conservação a formolização e o embalsamamento.

Art. 8º É obrigatória a lavratura de Ata de Conservação de Restos Mortais Humanos (Anexo I deste regulamento) sempre que for realizado procedimento de conservação de restos mortais humanos.Parágrafo único. O transportador deverá anexar a Ata de Conservação de Restos Mortais Humanos aos demais documentos relativos ao translado de restos mortais humanos.

Art. 9º O transportador deverá proceder à comunicação de quaisquer acidentes ou anormalidades durante o translado a autoridade sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.

Parágrafo único. Na ocorrência de quaisquer acidentes ou anormalidades no translado de restos mortais humanos em urna funerária previsto nesta norma, a Autoridade Sanitária Estadual, Municipal ou Distrital poderá intervir, em caráter complementar, na falta de Autoridade Sanitária Federal.

Page 37: Revista Diretor Funerário agosto 2011

37Agosto2011 | Diretor Funerário

abr/2011 a set/2011

Confi rmada

Art. 10 Fica vedada, em todo o território nacional, a prestação de serviço de conservação e translado de restos mortais humanos, em que o óbito tenha tido como causa a encefalite espongiforme, febre hemorrágica ou outra nova doença infecto-contagiosa que, porventura, venha a surgir a critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).

CAPÍTULO IIIDAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIASArt. 11 A inobservância ou descumprimento ao disposto nesta Resolução constitui infração de natureza sanitária, sujeitando-se, o infrator, às penalidades da Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das demais sanções de natureza civil ou penal cabíveis.

Art. 12 Os casos não previstos nesta Resolução serão decididos pela área competente da ANVISA.

Art. 13 Fica revogada a Resolução - RDC nº 68, de 10 de outubro de 2007, publicada no DOU nº 197, de 11 de outubro de 2007, Seção 1, pág. 86.

Art. 14 Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Maria Cecília Martins Brito

ANEXO IMODELO DE ATA DE CONSERVAÇÃO DE RESTOS MORTAIS HUMANOS

Aos ..... dias do mês de ....do ano de ..., às...horas, na sala ...do..., sito à rua ..., da cidade...., Estado de ....., devidamente autorizado por......documento (RG, CPF), representante legal do (a) falecido (a) Sr.(a)..... documento (RG, CPF, Título de Eleitor), ...... (nacionalidade), ........ (estado civil), ........ (profissão), ........ (idade), filho(a) de....... e de ......., falecido (a) às ..... horas do dia......de............................de....., certidão de óbito nº....., do......Cartório.....da cidade de......., no Estado de ......... Atestado o óbito pelo médico..................... que deu como causa mortis ............... (causa do óbito) e nada havendo o que contraindicasse o processo de conservação dos Restos Mortais Humanos, o médico......(nome do médico realizador do procedimento de conservação), inscrito no CRM sob o nº. ...... , no Estado de ...., procedeu a conservação técnica que segue:.....................(descrever o que foi realizado)................................ Após o procedimento técnico, os Restos Mortais Humanos foram colocados no interior da urna impermeável, sendo esta, em seguida, lacrada, perante os signatários da ata.

O translado destina-se à cidade de............, no Estado de....,no País.........assegurando-se pelo prazo de ............, desde que mantidas as condições sanitárias previstas neste regulamento.A presente Ata, lavrada em três vias, lida e considerada conforme, é datada de.../..../.... e assinada por:______________________________________Representante da família do falecido______________________________________Médico responsável pelo ato de conversação CRM nº.______________________________________Auxiliar do médico______________________________________Testemunha 1______________________________________Testemunha 2

Page 38: Revista Diretor Funerário agosto 2011

38 Diretor Funerário | Agosto2011

Participem

ENVIE VOCÊ TAMBÉM SUAS PIADASRua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP

Fax para: (14) 3882-0595Envie seus e-mails para: [email protected]

Humor&Tal

MINEIRIMMineirim, miudinho, todo tímido embarca no ônibus de Itapecerica para BH. Seu colega de poltrona, um negão de 1,80 m de altura, com cara de poucos amigos. Negão no maior ronco e mineirim todo enjoado com as curvas da estrada, e as biritas e linguiças fazendo efeito.

A certa altura mineirim não aguenta e vomita todo o jantar no peito do negão.

Mineirim no maior desespero e negão ainda roncando.

Chegando em Betim, negão acorda, passa a mão no peito todo melecado.

Olha indignado e confuso pro mineirim, que imediatamente bate a mão no seu ombro e pergunta:

- Cê miorô?!?!

Colaboração: Erika A. R. Teixeira - Botucatu-SP

O PINTO DO PADRE... ÓTIMA!

O vigário de um vilarejo tinha um pinto como mascote, o Valente.

Certo dia, o pinto Valente desapareceu, e ele achou que alguém o havia roubado.

No dia seguinte, na missa, o vigário perguntou à congregação:

- Algum de vocês aqui tem um pinto?

Todos os homens se levantaram.

- Não, não, disse o vigário, não foi isso que eu quis dizer.

- O que eu quero saber é se algum de vocês viu um pinto?

Todas as mulheres se levantaram...

- Não, não, repetiu o vigário... o que eu quero dizer é se algum de vocês viu um pinto que não lhes pertence.

Metade das mulheres se levantou.

- Não, não, disse o vigário novamente muito atrapalhado.

- Talvez eu possa formular melhor a pergunta:

- O que eu quero saber é se algum de vocês viu o meu pinto?

Todas as freiras se levantaram.

- Esqueçam, esqueçam ....vamos continuar a missa!!!!!!!!!!!!!!!!

Colaboração: Erika A. R. Teixeira - Botucatu-SP

ESPERTINHO

Zezão parou o caminhão na frente da loja do Seu Kaled e falou: - Seu Kaled, tem aqui um caminhão de arroz sem nota pela metade do preço, o senhor aceita? - Claro que Kaled aceita - e vira-se para o filho. - Kaledinho, vai bra esquina e se abarecer fiscal vem corendo avisar babai.

Começam a descarregar e, no meio, aparece Kaledinho: - Babai!... Fiscal vem vindo!- Bára tudo e volta caregar - grita Kaled.

Chega o fiscal: - Venda grande não é seu Kaled? - Ôh ôh, melhor venda do ano que Kaled feiz... - E isso aí tem nota? - Ainda num tem nota borquê Kaled está esberando caregá bra ver quanto mercadoria cabe na caminhon... daí, Kaled tira nota. - Não pode! diz o fiscal. A nota fiscal tem de ser emitida antes de carregar! - Ah!.... Antão bára tudo, que Kaled non qué brobrema com receita!... - Volta, volta, descarega tudo caminhón e guarda lá dentro do loja!....

Colaboração: Maria Lúcia Souza - Botucatu-SP

Page 39: Revista Diretor Funerário agosto 2011

Todos os temas são realizados com turmas abertas e também na modalidade “IN COMPANY”

informe-se:(14) 3882-0595e-mail: [email protected] - www.funerarianet.com.br

*O c

taf o

fere

ce o

s cu

rsos

na

mod

alid

ade

“in c

ompa

ny” n

a cid

ade

do c

ontra

tant

e.

Poré

m, p

ara

que

o tre

inam

ento

sej

a re

aliza

do é

nec

essá

rio u

m n

úmer

o m

ínim

o de

pa

rticip

ante

s e

infra

-est

rutu

ra a

dequ

adas

par

a ca

da c

urso

. Sol

icite

pro

post

a.

• Reparação facial; novo

• Cerimonial: celebração da vida;

• Excelência no atendimento;

• Contabilidade e o momento do Setor Funerário.

• Workshop de Coroas e Arranjos Florais. novo

• Marketing e Publicidade no Setor Funerário. novo

TREINAMENTOSSOB MEDIDAPARA SUAEMPRESA

Page 40: Revista Diretor Funerário agosto 2011

funexpo2011

16 a 18 de setembroMendes Convention Center - Santos-SP

www.funexpo.com.br