revista diretor funerário março 2011

40
Publicação do Centro de Tecnologia em Administração Funerária Órgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional Leia também SEFESP: Categoria se mobiliza para construir, juntamente com a ANVISA, legislação eficaz e praticável no Estado de São Paulo. FUNEXPO2011: CTAF já definiu a primeira atração do Congresso Funerária Brasil , que acontece junto a funexpo, em setembro. ANO XIV Nº 179 MARÇO 2011 GRUPO PREVER MARINGÁ É O PRIMEIRO NO PAÍS A OFERECER TRASLADO AÉREO PRÓPRIO NO AR...

Upload: ctaf-centro-de-tecnologia

Post on 17-Mar-2016

260 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

revista direcionada ao setor funerario nacional

TRANSCRIPT

Publicação do Centro de Tecnologia em Administração FuneráriaÓrgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional

Leia tambémSEFESP:Categoria se mobiliza para construir, juntamente com a ANVISA, legislação eficaz e praticável no Estado de São Paulo.

FUNEXPO2011:CTAF já definiu a primeira atração do Congresso Funerária Brasil, que acontece junto a funexpo, em setembro.

ANO XIV Nº 179MARÇO 2011

GRUPO PREVER MARINGÁ É O PRIMEIRO NO PAÍS A OFERECER TRASLADO AÉREO PRÓPRIO

NO AR...

Arranjos FloraisCoroas &

Data: 25/03Local: Marília-SP

Horário: das 09h às 17hInformações e inscrições:(14) 3882-0595www.funerarianet.com.br

Oficina de

A seguradora diferente.

Seguro MAPFRE PrevVida.

O seguro para viver tranquilo.

O Seguro MAPFRE PrevVida garante a tranquilidade de seus clientes nos momentos difíceis. Indicado para pessoas de 14 a 65 anos, o seguro permite a inclusão automática de cônjuges e filhos, sem custo adicional, além de oferecer cesta básica durante seis mesese traslado do corpo em caso de falecimento do titular.

out/

2010

a s

et/2

011

4 Diretor Funerário | Março2011

24

SEFESP

FUNEXPO2011

• Clipping ......................................... 07

• Cartas ........................................... 09

• Sefesp ........................................... 10

• Abredif .......................................... 12

• Marketing ...................................... 15

• Luto............................................... 16

• Curiosidades ................................. 26

• Legislação ..................................... 36

DESENVOLVIMENTO

EDITORIAL

12

22

18

5

Categoria se mobiliza para, em conjunto com a ANVISA, promover uma legislação eficaz para o setor funerário em São Paulo

Definida primeira atração do Congresso FuneráriaBRASIL, que acontece paralelo à Funexpo, em setembro.

Preparação do corpo é a essência do trabalho funerário.

Tanatopraxia e Reparação Facial capacitam para a tarefa.

Grupo PREVER

Maringá é o

primeiro do país a

disponibilizar traslado

aéreo próprio

Nesta edição

Ano XIV Nº 179MARÇO 2011

CAPA

Historicamente a Torre Eiffel é um dos locais preferidos pelos suicidas. pág. 26

Sumário

5Março2011 | Diretor Funerário

EditorialSOLANGE SERAFIM

A vontade de ajudar pode atrapalhar

Há um ditado popular - é bem chulo, mas não consigo pensar em outra coisa que defina melhor algumas situações e por isso vou citá-lo mesmo assim. Os mais sensíveis que me perdoem!

“Quanto mais mexe, mais fede!”

Vocês imaginam como é legislar para um país de dimensões continentais como é o nosso? Tantas culturas, tantas diversidades naturais, ... lugares ultra-avançados e outros tão carentes de tudo.

Como fazer uma Lei que seja aplicável em todas as instâncias? Que ao invés de atrapalhar, realmente ajude a população, os empresários e todos os envolvidos nela?

Se assim já é difícil, imaginem com tantos órgãos departamentalizados, cada um olhando a sua especificidade, sem se conversar. Imaginem então no Congresso, na Câmara dos Deputados, Câmaras de Vereadores, e outros órgãos legislativos, onde nem todos possuem conhecimentos adequados e muitas vezes não são especialistas em coisa nenhuma.

É mesmo uma colcha de retalhos!

Falo isso pensando num universo bem particular, que é o nosso setor funerário. Nessa edição temos uma notícia sobre o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo - órgão ligado à ANVISA - que pretende regulamentar práticas das empresas funerárias. Fazendo uma pesquisa, um pouco mais a fundo, descobre-se que já foram feitas muitas mudanças, que não se pratica e, que quantas coisas já estão no papel e nem os órgãos regulamentadores conhecem.

Quando perguntados sobre como se deve proceder ignoram completamente, ou divergem entre si.

Será que é possível chegar a algum lugar?

Nós queremos acreditar que sim, sobretudo porque todos os envolvidos – e todos os citados acima - querem no fundo acertar. “Agem, realmente de boa fé”.

SEFESP e ABREDIF se reuniram com os Diretores Funerários de São Paulo no finalzinho de fevereiro (a reunião não tinha acontecido quando fechamos esta edição). O propósito era montar um documento que pudesse ajudar os órgãos competentes a realmente entenderem como funciona o setor e assim colaborar na construção de uma regulamentação eficaz e praticável. Que poderá ser fiscalizada e que protegerá os consumidores.

Outra regulamentação que vem abalando as estruturas desde 2009 é a do tão falado microsseguro. Depois de idas e vindas, as Seguradoras correm por fora e lançam produtos de ensaio, algumas até para comercialização, e procuram se inserir e acostumar com a novidade. O marco regulatório não saiu, mas uma notícia também do finalzinho de fevereiro dava conta de que o Projeto de Lei sobre o assunto seria desarquivado.

Dentro das normas e regulamentações existentes as empresas funerárias continuam inovando. Investimentos em capacitação, como nos cursos de Reparação Facial e Tanatopraxia e, quem diria, o pioneirismo do Prever de Maringá - a primeira empresa do setor funerário brasileiro a oferecer traslado aéreo próprio, estão nas matérias a seguir.

Estou morrendo de vontade de contar (sou fofoqueira por profissão - jornalista), mas não posso: Já está definido o primeiro palestrante do Congresso Funerária Brasil 2011, evento acadêmico que acontece paralelo à funexpo, em setembro, em Santos-SP. A única coisa que minha diretoria permitiu adiantar é que é uma personalidade carismática, que teve uma trajetória de vida semelhante a de muitos diretores funerários e também venceu!

Quem sabe em abril posso contar....

Um grande abraço a todos.

Solange SerafimJornalista

6 Diretor Funerário | Março2011

Diretor ExecutivoLourival Antonio [email protected]

Diretora AdministrativaDulce Cristina C. Nascimento

[email protected]

Projeto Gráfico, DTP, Web, Marketinge Publicidade

Henrique [email protected]

Assinaturas, Depto. Comerciale Treinamento

Leandro da Silva Jerô[email protected]

Redação - Jornalista Responsável Solange Serafim - MTB 23.860

[email protected]

Conselho EditorialMario Fernando Berlingieri

[email protected]

Conselho EditorialIlso Sanchez Parra

[email protected]

Colaboradores Alaíde E. de Jesus

Leda FleuryMaria José Bueno Rocha

Taísa Berlingieri

EXPEDIENTE

Assinaturas Impressas:Para novas assinaturas. Disque para fone/fax:(55) (14) 3882-0595, envie pedido pelo correio para: Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasil, e-MAil para [email protected]

Atendimento ao assinante:Fone/fax: (55) (14) 3882-0595Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasile-MAil: [email protected]

Na internet acesse:www.funerarianet.com.br

Para anunciar:(55) (14) 3882-0595

Redação:(55) (14) 3882-0595e-MAil: [email protected] ResponsávelSolange Serafim - Mtb - 23.860

Impressão: JOARTE - [email protected]

SERVIÇOS

A Revista Diretor Funerário é uma publicação mensal do Centro de Tecnologia em Administração Funerária, órgão oficial de divulgação do Setor Funerário Nacional.A publicação não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados e em anúncios publicitários.

CARTA AO LEITOR

Ficou de Fora

Caros Leitores,

Vou aproveitar este espaço para fazer uma correção. Na edição de janeiro de 2011, falamos sobre a reunião do GRESSOF - Grupo de Estudos do Serviço Social Funerário - que definiu a Diretoria para o período e também o calendário de atividades deste ano.

A reunião foi realizada em Piracicaba-SP e teve como anfitriões o Grupo Bom Jesus e o Grupo Unidas, não mencionado na matéria.

A Assistente Social, Kety Cristina Boralli Biscalchin, que enviou as informações, é colaboradora do Grupo Unidas e um dos membros mais atuantes do GRESSOF e junto com a Assistente Social Silvia Del Carmem, da Bom Jesus, organizou todo o evento.

A Revista Diretor Funerário pede desculpas pela falha e enaltece mais uma vez o ótimo trabalho realizado pela profissional e pelo Grupo Unidas no interior de São Paulo.

Para aqueles que desenvolvem ou pensam em desenvolver atividade social dentro da empresa Funerária o GRESSOF é a melhor referência.

Um grande abraço aos amigos de Piracicaba, Grupo Unidas e Bom Jesus, e a todos os leitores.

Solange Serafim

7Março2011 | Diretor Funerário

Clipping

Produto que deixou mulheres carecas no DF pode ter vindo de funeráriasA polícia fechou uma fábrica clandestina de cosméticos que funcionava em Ceilândia, cidade-satélite do Distrito Federal. As autoridades chegaram até a fábrica pela denúncia de duas mulheres, que perderam os cabelos após fazerem uma escova progressiva com o produto fabricado na falsa indústria.

No local, foram apreendidos 60 litros de formol, cremes, xampus, embalagens vazias e rótulos. Os donos da fábrica clandestina adulteravam os cosméticos e falsificavam os rótulos, inserindo o número de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os produtos clandestinos fabricados pela fábrica tinham uma concentração de formol de até 40%, quando o permitido pela lei é 0,2%.

Sobre a quantidade de formol encontrada no local, a polícia suspeita que o produto era fornecido por funerárias, já que a venda da substância é altamente controlada.

Os envolvidos podem pegar até 15 anos de prisão.O Dia On Line

Fevereiro 2011

NOTA:O Clipping é uma coletânea de notícias do setor funerário publicadas nos jornais de todo o país. Ele é um painel do que está acontecendo no setor e chega para a Diretor Funerário através de um serviço especializado que rastreia tudo o que é publicado na imprensa. A redação apenas transcreve a notícia, dando os créditos dos órgãos de imprensa onde foram primeiramente veiculadas e a data. Não são reportagens realizadas pela redação da Diretor Funerário.

Reforma de velórios em Americana cria impasse políticoA bancada de oposição da Câmara de Americana, interior de São Paulo, quer ter acesso aos termos de doação que comprovem as contribuições feitas pelas funerárias da cidade para as obras de reforma dos velórios dos cemitérios Parque Gramado e da Saudade.

O líder da oposição, Celso Zoppi (PT), disse que, se as doações forem feitas em materiais, é necessário que o poder público apresente os termos de doação. Em caso de doação em dinheiro, a destinação dos recursos teria que ser feita através da apresentação de projeto de lei para a Câmara.

A imprensa apurou que as funerárias contribuíram com a compra dos bancos e do sistema de ventilação ecobrisa dos velórios. As notas de compra teriam sido elaboradas em nome das próprias funerárias e teriam representado um investimento de até R$ 50 mil para cada estabelecimento. As contribuições para as reformas não teriam sido as primeiras feitas pelas funerárias, que também costumam contribuir com custos de manutenção, como produtos de limpeza.

Para o vereador Zoppi “A situação é preocupante porque coloca as funerárias entre a cruz e a espada. Vamos considerar que elas tenham sido convencidas a fazer essa doação. Mas como se deu esse convencimento? Houve pressão e quais seriam as consequências se elas não doassem?”, questionou.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o custo inicial para a reforma do Velório da Saudade seria de R$ 556.620.

As obras do velório deverão contar com detalhes como pisos de porcelanato chinês, vitrais italianos, palmeiras de Dubai, som ambiente e sistema de ventilação especial. As obras deveriam ter sido entregues em outubro do ano passado, mas a previsão agora é início de março. Com as reformas nos dois velórios ao mesmo tempo, a falta de um local adequado para as celebrações fúnebres tem causado transtornos para a população

Burocracia - A sistemática do recebimento de doações pelo Poder Público deve ser feita de forma tão regrada que já chegou a inviabilizar uma doação para o Cemitério da Saudade. Foi o que contou a vereadora Divina Bertalia (PDT) que, no ano passado, tentou intermediar uma doação para a substituição do piso do cruzeiro do cemitério e esbarrou na burocracia.

Ela contou que fez uma indicação para que o piso fosse trocado em função de reclamações de constantes acidentes com pessoas que visitavam o local e escorregavam. Como o Poder Executivo respondeu que não tinha verba suficiente para a reforma, a vereadora propôs intermediar uma doação, já que havia uma pessoa interessada em colaborar com a implantação de um piso antiderrapante.

Como resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que seria necessário elaborar um contrato. Só que os trâmites burocráticos desmotivaram o doador.

O liberal on lineFevereiro 2011

Estelionatário da “morte” continua aplicando golpesOsvaldo de Campos (30 anos), natural de Costa Rica, é o principal suspeito de há anos estar atormentando assistentes sociais e funerárias da região. O estelionatário, liga de telefone público desesperado, dizendo que sua família sofreu gravíssimo acidente e todos morreram e pede ajuda como passagem de ônibus e translado dos mortos.

No ano passado ele atuou em Paraíso das Águas, esteve no Posto de Saúde do distrito e pediu ajuda, dizendo que sua mãe havia sido morta à facadas no município de Aparecida do Taboado/MS. Um vereador solidário, pegou seu veículo e o levou ao Município de Chapadão do Sul e ainda pagou sua passagem até Paranaíba. O estelionatário pediu para que o vereador ao chegar na cidade, solicitasse a funerária local, que buscasse o corpo de sua mãe. O vereador assim o fez, por sorte, a funerária antes de se deslocar fez o que é de costume, ligou na cidade de Aparecida do Taboado, para localizar o corpo e os procedimentos, sendo informada de que nada disto havia acontecido naquela cidade.

Neste ano o estelionatário voltou a fazer vitimas, ligou para a Assistência Social de Jales/SP. Como de costume, desesperado, pedia ajuda para transladar o corpo de seus parentes que haviam sofrido acidente próximo à Paraíso das Águas. A assistente social ligou para a Funerária de Paraíso, onde foi informada de que não tinha havido nenhum acidente nas proximidades de Paraíso das Águas.

A mesma Funerária de Paraíso, recebeu uma outra ligação de um Assistente Social da cidade de Santa Fé do Sul/SP, com o mesmíssimo discurso. A Funerária já sabendo do caso, informou ao Assistente Social de que poderia ser novamente o mesmo homem que estaria tentando aplicar mais uma vez o golpe.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito já foi preso anteriormente por aplicar este tipo de golpe em várias cidades.

O Correio News - Jales-SPFevereiro de 2011

8 Diretor Funerário | Março2011

Registro

Agora, você assinante, também tem seu espaço para comemorar seu aniversário.E , desde já, desejamos a todos os nossos votos de feliz aniversário.

MA

RÇO

ABR

IL

01/03 Pedro Paulo de Carvalho ................................. Itaí-SP03/03 Jones Ravasi ..............................................Miläo-Itália03/03 Jhyrlene Justa de Sá .............................. Fortaleza-CE03/03 Fabiano Imperial ..................................... Cambara-PR03/03 Regiane dos Santos ..........Vargem Grande do Sul-SP03/03 Ezequiel José Cooper ...............................Curitiba-PR04/03 Luiz Antonio Gonçalves Engrazia ..... Porto Alegre-RS04/03 Adriano Nagano ...........................................Bauru-SP04/03 Anita Maria T. Barriquel ............................Xanxerê-SC05/03 Adair Alves do Nascimento ................. Ariquemes-RO06/03 Edson Petry ........................................... Rio Pardo-RS06/03 Kenner Grings ....................................Cunha Porã-SC07/03 Patricia Mayer ................................. Ponta Grossa-PR07/03 Elson Antonio de Mello ....S.Gonçalo do Sapucaí-MG08/03 Maria Edir Martins .................................Rio Verde-GO08/03 Cassius Lineu Cravo Roxo ............... Embu Guaçu-SP09/03 Silmara Tarsitano de Campos ..............Catanduva-SP10/03 Valmir Gustavo Zirke ............................ Guabiruba-SC10/03 Tais Travessoni Martins Pires ............. Borborema-SP10/03 Dimar Eustáquio Barcelos ......................Barreiras-BA11/03 Maria José Chiesa Ribeiro .......................Barretos-SP11/03 Marielza Cristina Tomaz .......Sta. Rosa do Viterbo-SP11/03 Cornelia Maria Marcondes Lemos ............ Guape-MG12/03 Marcelo Silvestre Dayrell ..........................Curvelo-MG12/03 Rodrigo Jose Bazeth Schittini ..............Miradouro-MG13/03 Dilermando Modesto Teixeira .....................Arcos-MG13/03 Jorge Luis Petroneri ............................ São Carlos-SC13/03 Maria Eduarda Gandolfi Leme ......................... Itai-SP

01/04 Francisca Nadja Alves Pereira .................Milagres-CE01/04 Ernani Grings......................................Cunha Porã-SC01/04 Márcio R. Ficagna ..............................Cunha Porã-SC02/04 Delvani Rodrigues ................................ Porto Feliz-SP03/04 Monica Regina Coutinho ..................Rio de Janeiro-Rj03/04 Josue Junior dos Santos .......................Carambeí-PR03/04 Denilson de Melo Lopes ................Caldas Novas-GO04/04 Francisco da Chagas Coura .......................Sousa-PB04/04 Roberto Serra de Souza ............... Capna do Leão-RS05/04 Valmir Ramos Machado .................Nova Granada-SP06/04 Ronaldo Cadiano C. C. Nogueira ......Votuporanga-SP06/04 Elane Barcha ....................................... Araraquara-SP07/04 Luiz Carlos Batista Reis ...................Rio de janeiro-RJ10/04 Edson Alves Farias .............................Guarapuava-PR10/04 Flavio Rogerio Leitão ............................. São Luis-MA10/04 José Luiz Schaumloeffel ....................Dois Irmãos-RS12/04 Rolando Cesar C. C. Nogueira ..........Votuporanga-SP12/04 Paulo Guilherme Nunes .......................Patrocínio-MG13/04 Agnaldo Rogério Juiz .....................................Tatui-SP14/04 Elias Luiz Corso.......................................... Videira-SC15/04 Gilmar Luiz Muniz Barriquel .....................Xanxerê-SC16/04 Celso Luiz Castrequini ................... Rondonópolis-MT

13/03 Gilberto Queiroz ......................................... Capela-AL14/03 Pedro Faria Junior ..........................................Tatuí-SP15/03 Guilherme Davi Alves Cabral ...................Milagres-CE15/03 Jose Barbosa Nunes ...................Patos de Minas-MG16/03 Manoel Geraldo Lages .................. Novo Cruzeiro-MG17/03 Ricardo de Santis .............................Morro Agudo-SP18/03 Gustavo Vaz de Oliveira ............. Barra do Garças-MT18/03 Adriano José Bochnia ..................... Ponta Grossa-PR18/03 Sebastião Ribeiro da Silva ... Presidente Prudente-SP19/03 Alessandro Caldato ...............Sto Ant.Descoberto-GO20/03 Olmar Zottas ..........................................Soledade-RS20/03 Elias do Carmo Souza ............................Ji Paraná-RO21/03 Gilberto Luis Gomes ..................................Bastos-SP22/03 Marcio Roberto Dourado ...................... Redenção-PA24/03 José Ataide Candido Pinto ....Cacimba de Dentro-PB24/03 Fabio Simas Brandão .................................. Niteroi-RJ24/03 Ivani Rodrigues .................................... Promissão-SP25/03 Orestes Carlos S. Carvalho ...São Caetano do Sul-SP25/03 Janilde Cardoso dos Santos .................... Altamira-PA25/03 Edwardes Cezar Santana ............Dores do Indaiá-MG26/03 Marcos Aurélio Cardoso ...... Presidente Prudente-SP27/03 José Miranda Chaves ..........................Rio Casca-MG27/03 Simone Cristina do Nascimento .......... Americana-SP29/03 Camilo de Lelis Amorim ....................Cataguases-MG29/03 Sidnei Braz .................................................. Jarinú-SP29/03 Gilmar Pereira da Silva ...............................Brasilia-DF30/03 Ednalva Alves Roberto ...............................Piritiba-BA31/03 Ricardo Costa Sandes .............................Aracuai-MG

16/04 Amanda Luma Leal Silva ................. Alto Araguaia-MT18/04 Antolino Souza Neto .............................. itamarajú-BA19/04 Edgard Roberto dos Santos ................. Meridiano-SP19/04 Jurandy Soares do Santos .....................Ji Paraná-RO19/04 Agostinho Lopes .........................Dores do Indaiá-MG19/04 Carlos aughusto P. de Souza ............. Porto Velho-RO22/04 Josenilton S. de Oliveira .......Sta. Maria da Vitória-BA23/04 Lázaro de Almeida Flores .........................Santana-AP23/04 Rogério Moreira.......................................Inhumas-GO24/04 Luis Paulo Ferreira ...................................Barretos-SP25/04 Vitor Joaquim Rodrigues Torino Sta. Vitória Palmar-RS25/04 Benedito Theodoro ..................................... Lages-SC27/04 Nilton Lourenco dos Santos.. Ribas do Rio Pardo-MS27/04 Alessandro Araújo Resende ..........................Jataí-GO28/04 Maria Cícera dos Santos ............................Maceió-AL28/04 Fernando de Oliveira Carvalho............... Itaperuna-RJ28/04 Maria das Dores Alves Pereira .................Milagres-CE28/04 Fernando de Oliveira Carvalho...................Itápolis-SP28/04 Alan kardec de Souza .................Santa Terezinha-GO29/04 Charliston Cordeiro dos Santos ...............Anicuns-GO30/04 José Pedro Toledo ...................................Orlândia-SP30/04 Olimpio Herique Adam ..........................Carazinho-RS

9Março2011 | Diretor Funerário

PARTICIPEM:Envie suas perguntas, comentários, sugestões para o e-mail: [email protected];Ou para o endereço:Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 - CentroCEP 18602-091 - Botucatu-SP

Ao CTAF

Olá, boa tarde. Gostaria de uma informação a respeito de uma matéria veiculada nesta revista, acho que em 2007 ou 2008, a respeito da escala 12x24 dos agentes funerários, se possível em qual edição saiu esta matéria.

Aguardo contato.

Obrigado

Olá,A Diretor Funerário falou bastante sobre a Escala especial de trabalho 12X24 ou 12X36, principalmente quando o SEFESP - Sindicato das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo - conseguiu negociar esse ítem com o Sindicato dos funcionários e ofereceu a oportunidade de regularização deste ponto polêmico e de difícil convergência dentro das funerárias.

A Escala é legal, mas para colocá-la em prática é necessário homologar o acordo junto ao Sindicato.

Acredito que a melhor informação você terá junto ao SEFESP, procure pela Ângela, (14) 3227-4448.

As matérias seguem por e-mail.

Boa Sorte,

A Redação

Alerta Importante,

O CTAF recebeu de um Diretor Funerário do Mato Grosso do Sul, que prefere não se identificar a notícia abaixo.

Consideramos importante e resolvemos divulgar. A nota foi publicada no Correio do Estado-MS.

MP notifica 370 empresas de saúde em Dourados-MS

A promotoria de Dourados-MS já realizou 190 notificações aos 370 estabelecimentos de saúde da cidade. O objetivo é fiscalizar os medicamentos que, se descartados inadequadamente, podem prejudicar a saúde da população.

Entre os estabelecimentos fiscalizados estão funerárias, pet shops, clínicas veterinárias, consultórios médicos, de odontologia, hospitais, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Instituto Médico Legal (IML).

A partir da notificação, os locais têm 180 dias para comprovar que possuem plano de gerenciamento dos resíduos de saúde, devidamente aprovado pela Vigilância Sanitária e Instituto do Meio Ambiente.

Cartas

jan a dez /2011

10 Diretor Funerário | Março2011

Sefesp

Sindicato das Empresas Funeráriasdo Estado de São PauloRua Saint Martin, 35-65 - Jd. Aeroporto CEP 17043-081 - Bauru-SPFone/fax: (14) 3227-4448e-mail: [email protected]

VIGILâNCIA SANITáRIA VAI NORMATIzAR SERVIçO FUNERáRIO EM SãO PAULO

Atenção Diretores Funerários, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 11 janeiro uma portaria da Vigilância Sanitária que expõe à consulta pública uma série de normas e regulamentações sobre atividades do Serviço Funerário.

É de interesse de toda a categoria, que deve acessar o site, ler atentamente à resolução. Os Diretores Funerários de São Paulo devem também manifestar suas opiniões sobre a aplicabilidade das normas.

A ABREDIF - Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário - e o SEFESP - Sindicato

Portaria com as novas regras está sob consulta pública desde 11 de janeiro no site www.cvs.saude.sp.gov.br

das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo já falaram sobre a referida Resolução ao segmento em 2010, em reunião realizada em Botucatu-SP. Na ocasião os dirigentes das duas entidades foram até a CVS para se colocar a disposição dos especialistas no intuito de colaborar com a Legislação, na época em confecção.

No último dia 25 de fevereiro, uma nova reunião marcada pela ABREDIF e SEFESP discutiu o assunto, antes do encerramento do prazo previsto para manifestações, que se encerra em 10 de março de 2011.

A Idéia dos Diretores Funerários é organizar um documento que possa colaborar com a CVS para que a legislação seja realmente fiel aos interesses de disciplinar da melhor maneira possível as práticas de empresas funerárias, zelando pela saúde publica e pelo bom atendimento ao consumidor.

O conteúdo da minuta hoje exposto à consulta pública deixa alguns pontos obscuros e pode até inviabilizar alguns procedimentos, comprovadamente necessários, principalmente em relação à preparação de corpos.

O resultado da reunião de 25 de fevereiro e seus desdobramentos junto ao CVS estarão na próxima edição da Revista Diretor Funerário.

A íntegra da portaria do CVS sobre a consulta pública e as normas para o setor funerário pode ser acessada no site: www.funerarianet.com.br

fev a out/11

11Março2011 | Diretor Funerário

MICROSSEGUROS: PROJETO qUE CRIA CORRETORAS ESPECIALIzADAS PODE SER DESARqUIVADO

O CTAF e as entidades de classe da categoria estão atentos a todos os movimentos sobre o M i c r o s s e g u r o . Previsto para entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2010, acabou sendo postergado. A efetiva ação das entidades do setor funerário e também o processo eleitoral do ano passado acabaram por adiar a notícia que o mercado espera, uns com apreensão, outros com curiosidade e alguns (principalmente as Seguradoras) com ansiedade.

As Seguradoras, têm se reunido periodicamente e estudado o assunto com esmero. As maiores, inc lus ive , já possuem produtos para “ensaio” e até

para a comercialização.

CAS INDUSTRIAL - Qualidade e confiança

www.casindustrial.com.br - Fone (48) 3652-1337Rua Orleans, 556 - CEP 88890-000 - Grão Pará-SC

Ref. 18x cor 3 envelhecidoAcabamento interno:Cetin liso, babado em cetin e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

Ref. 60 Madona MarfimAcabamento interno:

Cetin drapeado, babado e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:

Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

jun/2010 a mai/2011

A novidade neste finalzinho de fevereiro é que o Projeto de Lei que considerávamos “enterrado”, está sendo desarquivado.

O deputado Adilson Soares (PR-RJ) solicitou o desarquivamento do Projeto de Lei que prevê a criação das seguradoras e corretoras especializadas em microsseguros, voltados para a população de baixa renda.

A proposta havia sido arquivada por uma norma regimentar da Câmara, antes do início da atual legislatura.

Na Comissão de Finanças e Tributação, o projeto recebeu substitutivo que determina que o microsseguro precisa ter como foco principal a preservação da situação econômica, pessoal ou familiar, da população de baixa renda, contra riscos específicos.

Além disso, essa preservação se dá mediante pagamentos de prêmios proporcionais às probabilidades e aos custos dos riscos envolvidos, em conformidade com a legislação e os princípios de seguro globalmente aceitos.

O projeto de lei está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no qual recebeu parecer favorável do relator, deputado Sandro Mabel (PR-GO).

Fonte: InfoMoney NOTÍCIAS - Fevereiro de 2011

12 Diretor Funerário | Março2011

Abredif

Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário

Av. Paulista, 2006 - 9º andar- conj. 903/904CEP 01310-200 - São Paulo-SPfone/fax: (11) 3283-3384 - [email protected]

VOCê SAbE USAR CORRETAMENTE O

SEU bANCO DE DADOS?

A maioria das empresas não sabe utilizar a grande quantidade de informações dos clientes coletadas durante os atendimentos

realizados. Os dados são dispersos em vários departamentos que sequer falam entre si, desperdiçando oportunidades de novos negócios.

A opinião é do diretor Scott Horwitz, da Fico - empresa, especializada

O Mau uso de informações dos clientes

gera desperdício de oportunidades

indeterminado

www.tanatus.com.br Hag

átei

xeira

PROMOÇÃO

GRUPO DE COMPRAS

consulte

Carrinho elétrico para elevaçãode urnas. A Bateria.

Pioneirismo Científico em Tanatopraxia

13Março2011 | Diretor Funerário

avulso

em gerenciamento de decisão - ao falar no fórum sobre seguros. Para consertar essa perda de oportunidades, o especialista sugeriu que as seguradoras e empresas em geral centralizem os dados no processo de decisões estratégicas.

Horwitz entende que o histórico dos clientes, quando bem trabalhado, permite a criação de produtos e serviços mais adequados e até mesmo a melhor gestão de risco para a própria empresa, uma vez que você pode promover ações para conter sinistros no caso das seguradoras, ou qualquer outra perda, no caso das empresas em geral.

“A conexão dos dados em um centro estratégico de decisão ajuda a gerenciar riscos, a prestar um melhor atendimento ao cliente, a gerenciar ações de marketing coordenadas com todos os departamentos da empresa, além da prevenção de fraude”, defende o executivo. Para ele, no momento do atendimento, um grande aliado do atendente é ter todo o histórico do cliente.

“Um cliente espera que a equipe que o atende saiba o que foi garantido no contrato para agilizar o processo, e não uma conversa marcada pela falta de informação sobre o contrato fechado”, ponderou Scott Horwitz.

Tudo isso vale para as empresas do Setor Funerário. O assunto é muito enfatizado nos Cursos oferecidos pelo CTAF - Centro de Tecnologia em Administração Funerária - principalmente no de Vendas, Excelência no Atendimento, Cerimonial - Celebração da Vida e Reparação Facial.

A importância dos dados do cliente é relevante para todos os envolvidos no processo de atendimento e quanto mais ricos em detalhes, melhor o produto final. Bons softwares de gerenciamento integrado facilitam a tarefa. Bons sistemas de comunicação interna, com uniformização de manuais e procedimentos, também.

Seguradoras - Nesta matéria também chama a atenção a ação das Seguradoras, que embora sem um marco regulatório do Microsseguro, se movimentam para ter produtos a oferecer a esse grande mercado “inexplorado”. É comum simpósios e fóruns sobre o assunto e muitas informações são encontradas nos sites da categoria.

É um grupo formado por técnicos e profissionais de várias qualificações, que está atento aos movimentos econômicos nacionais e mundiais, pautado por administrações profissionalizadas e bem acostumado a calcular riscos.

A informação, de clientes, do mercado ou qualquer outro nível é matéria prima para suas decisões. Deve-se mirar neste exemplo.

Pense nisso: a funexpo2011 vem aí e é uma ótima oportunidade de atualização.

Fonte: Portal Segs - Fevereiro / 2011

Suas salas de Homenagensmerecem o melhor

• Mobiliárioem melamínico texturizado fosco;

• Esculturaemmadeira maciça entalhada à mão.

Da Vinci - Montadora Industrial Ltdae-mail: [email protected]: www.davincimontadora.com.br

VENDAS: (41) 3587.0674

14 Diretor Funerário | Março2011

Registro

Antecipamos a relação dos aniversariantes para você não perder a festa.

ABR

IL 01/04 Carlos Otávio Fratari .................................Ituiutaba-MG01/04 Edna de Fatima P. Fernandes .................... Duartina-SP01/04 Gloria Marques A. Nobrega .......................... Guape-SP01/04 João Baldan ................................................ Guariba-SP02/04 Catia A. Teixeira Rodriguez ...........................Santos-SP04/04 Dirce Graciani Araújo ................................. Mirassol-SP05/04 Carlos Aurélio Busquet .......Cachoeiras de Macacu-RJ05/04 Mario Oswaldo Capellette ......................Piracicaba-SP06/04 Ana Claudia Martins .......................................... Jaú-SP06/04 Lisiani M. Haas Kist ..........................Venâncio Aires-RS06/04 Peterle Foffa .......................................Pirassununga-SP06/04 Ronaldo C. C. Nogueira ...................... Votuporanga-SP07/04 João Mazoti ....................................Santa Fé do Sul-SP07/04 Nelson Seixas ..............................Franco da Rocha-SP08/04 Dirlei Baccili ...................................................... Tietê-SP08/04 Samuel Pereira de Oliveira ........................... Jacareí-SP10/04 Alexandre dos Santos Cazorla .....................Bonito-MS10/04 Maria José Martins Rogério ............ Várzea Paulista-SP12/04 Rolando César Castrequini Nogueira . Votuporanga-SP13/04 Felipe Muller .................................................Corupá-SC

13/04 Luiz Carlos Costa Souza................................ Garça-SP14/04 Maria T. Lima Athia ..................Presidente Prudente-SP17/04 Angelita G. Oliveira Corrêa ......................Comboriú-SC18/04 Antonio Carlos Cunha ........................... Uberlândia-MG18/04 Rogério Marcos de Oliveira .........................Suzano-SP19/04 Alessandra Ferreira Lima ........................... Duartina-SP19/04 Mardoqueu Gonçalves ...........................Bebedouro-SP19/04 Renato Aparecido Bertoletto ..................... Duartina-SP19/04 Sérgio Luis Bignotto ...............................Araraquara-SP20/04 Nicolau Baldan ............................................ Guariba-SP22/04 Antonio Baessa .............................................Lucélia-SP22/04 Fábio André Leier ............................ Jaraguá do Sul-SC22/04 Francisca Wanderly Mota ......................... Itanhaém-SP23/04 José Roberto Alves Silveira ..........................Franca-SP24/04 Ana Maria Mingote ........................................... Tatuí-SP25/04 Eduardo T. de Jesus ...........São João da Boa Vista-SP25/04 Michele Rau ..................................General Salgado-SP27/04 Carlos Eduardo R. Rosa ...................Ribeirão Preto-SP29/04 Reginaldo Czezacki ....................................Maringá-PR30/04 Mário Shiguemitsu Oba ................................ Guairá-SP

fev/11 a jan/12

15Março2011 | Diretor Funerário

MARKETING

VOCê ESTá PREPARADO PARA O ATAqUEDA CONCORRêNCIA?A maioria das empresas está focada nas próprias ações e se esquece de prestar atenção no que seus principais concorrentes estão fazendo. A preparação para não ser atacado pela concorrência é extremamente necessária nos dias de hoje, em que existem menos barreiras de entrada e mais opções de produtos e serviços substitutos. Estar preparado para qualquer ataque da concorrência pode evitar que a sua empresa e suas vendas caiam drasticamente.

John Graham, autor do livro “Marketing da Atração: A Estratégia Rápida para Colocar sua Empresa no Topo”, defende que a única iniciativa prudente é a de “blindar” seu negócio, tornando-o à prova de balas, antes que o tiroteio comece.

Mesmo que o conceito pareça óbvio, poucas empresas estão realmente preparadas quando o tiroteio começa – sejam tiros dos competidores mais agressivos ou de uma economia conturbada. A maioria das empresas simplesmente torce pela melhora das condições. “As coisas vão melhorar”, dizem confiantemente. “Já passamos por isto antes”. Para Graham, essas frases refletem simplesmente a ignorância empresarial, que pode levar uma empresa a fechar suas portas.

Pode parecer um pouco de exagero de sua parte, mas Graham tem razão no que diz, e quem já passou por isso sabe do que estou falando. O mercado é competitivo e os clientes, hoje, têm muito mais opções do que tinham antes. E sua equipe tem de estar preparada para enfrentar e superar essa concorrência.

Existem passos práticos que uma empresa pode dar, para garantir seu futuro. E o que vai acontecer se você respeitar essas estratégias? Nos tempos de vacas gordas, você ganhará dinheiro como nunca. E se um concorrente tentar derrubá-lo, você não será vulnerável. Parece bom? E é! Confira aqui os conselhos de Graham para você montar suas defesas e blindar sua empresa:

por Raul Candeloro

• Nunca pare de se preocupar.

• Nunca tome um cliente por garantido.

• Nunca se contente com o que tem.

• Nunca assuma que você realmente conhece seus clientes.

• Nunca assuma que amanhã será melhor do que hoje.

• Nunca pare de vender sua empresa para seus clientes.

• Nunca dependa da reputação do preço mais baixo.

O trabalho de blindar sua empresa não é mais uma opção. Também não é o tipo da coisa que você deixa para fazer quando tiver tempo e as coisas estiverem mais tranqüilas. Essa blindagem é justamente a base para manter sua empresa forte e crescendo.

Além disso, é uma estratégia que requer planejamento, atenção consistente e intensidade. Mas os resultados sempre valem a pena, como diz o ditado: “Não existe nada mais emocionante do que tentar te atingir e não conseguir”.

Por: Raul CandeloroFonte: www.Administração

mar a ago/11

16 Diretor Funerário | Março2011

PSICóLOGAS TAMbéM SE MObILIzAM PARA

AJUDAR VíTIMAS DAS TRAGéDIAS DO RIO

LUTO

Na edição passada pudemos saber a solidariedade das funerárias para suprir o atendimento aos milhares de mortos

das tragédias no Rio de Janeiro.

Um outro setor se mobilizou e continua seu trabalho nessas regiões. Psicólogas da cidade do Rio de Janeiro e proximidades foram alertadas da necessidade de ajudar e acolher os sobreviventes dessa grande tragédia. O número de voluntários foi grande e esse trabalho continua ainda hoje.

por Taísa Berlingieri

dez/2010 a nov/2011

17Março2011 | Diretor Funerário

Taisa Lúcia BerlingieriPsicóloga Especialista em Intervenções em Perda e Luto

Prever Santa Isabel – Jaboticabal / [email protected]

Imagine uma pessoa ao saber ou presenciar a morte de uma ou várias pessoas de sua família. Acrescente a isso corpos que demoraram ou nem foram encontrados nos deslizamentos. Velórios e enterros feitos coletivamente. Além disso, não ter mais casa, móveis, roupas, documentos..Dá para imaginar ou explicar uma dor como essa?Por isso, para tentar ajudar essas famílias é que psicólogas, em conjunto com a cruz vermelha, estão se disponibilizando para acompanhamento e atendimento dessas pessoas e famílias.

Numa situação como essa o ser humano se sente totalmente desprotegido. Somam-se lutos e sua fragilidade está ao nível extremo.

Seus lutos, muitas vezes são adiados, pois há muito o que correr atrás, para resolver, para se preocupar. Para onde irão agora? Como recuperar tudo que perderam? Documentos, crianças, escola, trabalho, casa?

O principal foco agora é orientar e ajudar, além da parte psicológica, também nos assuntos práticos, pois muitas vezes não é possível elaborar um luto com uma vida cheia de incertezas.

Além disso, o grande prejuízo pode não aparecer agora mas em algum momento mais a frente quando tudo já estiver reorganizado na vida. Os sentimentos não vivenciados agora podem vir á tona trazendo conseqüências mais graves, como traumas, TEPT (transtorno de stress pós traumático), síndrome do pânico, dificuldades de aprendizagem

Avulso

Aproveitem os preços e condições de pagamento!!

• Trabalhamos com toda linha de material hospitalar, cirúrgico, ortopédico e médico em geral;• Despachamos para todo Brasil com muita agilidade e rapidez;• Preços Imbatíveis;• Material a pronta entrega.

CENTRAL DE VENDAS (11) 4991-8022 • 4991-7588

internet:www.ortopediacampestre.com.br

email: [email protected]

nas crianças, e até mesmo o aparecimento de uma doença grave, pois como sabemos, angustias mal elaboradas podem afetar a saúde física do ser humano também.

Enfim, as grandes tragédias também servem para nos mostrar que o ser humano é solidário e se mobiliza em prol dos mais necessitados. Infelizmente, só em momentos críticos vemos isso. Na verdade deveríamos demonstrar isso sempre, em nosso dia-a-dia, em nossa cidade, ao nosso redor.

Um dia chegaremos lá.

18 Diretor Funerário | Março2011

DESENVOLVIMENTO

A ÚLTIMA IMPRESSãOé A qUEFICA

Botucatu sediou a segunda turma do curso de Reparação Facial realizado pelo CTAF em fevereiroO primeiro slide do curso de Reparação Facial, promovido pelo CTAF - Centro de Tecnologia em Administração Funerária - em Botucatu e ministrado pelo Professor João Luís Roveri, da Facial, de Araraquara, aponta: “A Imagem do corpo permanecerá para sempre na memória dos familiares”. Podemos então fazer o trocadilho e, no meio funerário, afirmar que: a última impressão é a que fica, o que torna cada dia mais imprescindível o treinamento e qualificação em duas técnicas que têm como objetivo melhorar a aparência e as condições do corpo para as cerimônias fúnebres ou a última despedida.

Em fevereiro o CTAF realizou mais dois dos tradicionais cursos com essa finalidade: Reparação Facial e Tanatopraxia.

Reparação Facial aconteceu em Botucatu, nas dependências de um hotel, com as aulas práticas no tanatório do Prever “Irmãos Panhozzi”.

O de Tanatopraxia foi realizado em Campinas, no SVO da SETEC, ministrado pelos Professores Doutores pela UNESP - Botucatu, proprietários da Tanatus.

Ambos foram considerados sucesso pelos participantes, que já saem das aulas aptos a aplicar o procedimento, o que torna o investimento de curto prazo.

Novidade - o Curso de Reparação Facial é o segundo a ser realizado em novo formato, com dois dias de duração e 4 módulos diferentes que abrangem ensinamentos nas técnicas de:1 Módulo Reparativo - cuidados leves para mortes naturais e de pessoas internadas;

2 Módulo Construt ivo - cu idados para reconstrução de ossos, tecidos, etc. Para mortes mais traumáticas;

3 Revitalização Facial = injeção facial subcutânea para casos de desidratação ou similares;

4 Aspiração Facial = para os casos de mortes por doenças que deixam marcas como inchaços.

Considerado um sucesso pelos participantes, o curso tem dois importantes trunfos: o primeiro é o fato do docente ser Diretor Funerário e portanto viver a mesma realidade dos alunos, o segundo é sua aplicabilidade. “O curso superou as minhas expectativas. Estou adorando o professor é excelente”, afirmou Luis Carlos Pedroso, do Prever de São Manuel. Na empresa apenas um funcionário tem qualificação para preparar o corpo. Com o curso Luis poderá auxiliar o colega.

Já Tiago de Moraes Carvalho, da Funerária Parque das Flores, Atibaia-SP, quer implantar a técnica na cidade. “Lá isso é uma novidade. A população vai gostar”, disse.

Para o professor João Luis Roveri a Reparação Facial revela a essência do trabalho funerário, que é cuidar do corpo para o funeral. Consiste nessa premissa a ênfase no profissionalismo e no emprego de técnicas, equipamentos e produtos corretos e específicos para cada finalidade.

Roveri destaca que nem sempre é necessário um artifício específico. Simples cuidados como lavar e escovar os cabelos, fazer a barba e

19Março2011 | Diretor Funerário

conversar com a família para saber como era aquela pessoa em vida, já produzem o diferencial.

“A satisfação da família quando conseguimos reparar uma face sofrida pela doença que ocasionou a morte é reconfortante. Assim conseguimos devolver a dignidade daquela pessoa para este último ato social”, revela Roveri durante o curso.

Todo o novo curso é ministrado com aulas teóricas, muito ilustradas com slides e depoimentos e aulas práticas. Os alunos aprendem a reparação facial em moldes de gesso ou uns nos outros. Quando há corpos, as aulas práticas são em tempo e em condições reais.

Até quem não pertence ao setor funerário tem encontrado no curso uma excelente oportunidade de qualificação. “Sou acadêmica de enfermagem e recebi orientação de fazer esse curso num seminário. O docente me aconselhou a procurar essa especificação, pois em São Paulo a demanda é alta e há falta de profissionais. Estou gostando muito do curso. Achei o professor excelente e me impressionei com o grande respeito de todos os colegas com o corpo. Não tinha essa noção”, revelou Maria Amélia Camargo, de Guarulhos-SP.

Promoção - A próxima turma de Reparação Facial será em 25 e 26 de abril e o CTAF está fazendo uma promoção para os 5 primeiros inscritos.

O investimento é de R$ 985,00 (novecentos e oitenta e cinco Reais) e contempla o curso, 1 diária de hotel, material básico para as práticas em sala de aula, EPI (equipamento de

proteção individual) e material didático. O valor pode ser pago de diversas formas, incluindo cartão de crédito com parcelamentos elásticos.

P a r a m a i o r e s i n f o r m a ç õ e s e inscrições acesse o s i t e w w w .funerarianet.com.br ou ligue para (14) 3882-0595.

20 Diretor Funerário | Março2011

indeterminado

DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO CURSO DE TANATOPRAXIA EM 2011Mais 16 alunos passaram pelo curso que é sucesso do CTAF há mais de 15 anos

Em Campinas-SP o Curso realizado pelo CTAF em parceria com a Tanatus e o SETEC é sempre sucesso. A totalidade das vagas é preenchida faltando mais de um mês para realização do curso e a troca de experiências vividas entre os participantes é destaque.

O primeiro curso de Tanato de 2011 aconteceu de 09 a 13 de fevereiro e reuniu 16 participantes de todas as partes do país.

Com carga horária intensa e ritmo de aulas puxado, os alunos se preparam com teoria e prática em corpos, vitimados por vários

tipos de morte, o que abre o leque de aplicabilidade na rotina da empresa funerária.

Os docentes são os Professores Doutores e diretores proprietárias da Tanatus, que demonstram total interação com os alunos e passam os ensinamentos de maneira tranquila, clara e eficaz.

Para quem deseja participar, a próxima turma regular de Tanatopraxia em Campinas, interior de São Paulo acontece

21Março2011 | Diretor Funerário

Star LineLançamento 2011

Da Vinci - Montadora Industrial Ltdae-mail: [email protected]: www.davincimontadora.com.br

VENDAS: (41) 3587.0674

Auto Fúnebre ABSOLUTO

Plataforma Fiat Strada/Fire Working 1.4 FlexEstrutura:Aço/Fibr/Vidros TemperadosCarenagem fixa sem junções ou fixação com perfis de borracha (Capota);Interior:1 mesa básica com 2,20m e 1 mesa superior com 2,05m, ambas em alumínio corrugado com esferas deslizantes;Fixador cabeceira das urnas ajustáveis.

A partir de 48x deR$ 1.235,70 sem entrada

dez/2010 a mai/2011

de 27 de abril a 01 de maio. O investimento de R$ 1977,00 podendo ser dividido no cartão de crédito e outras opções atraentes de pagamento.

Para saber mais acesse www.funerarianet.com.br ou ligue (14) 3882-0595

CURSOS DE TANATOPRAXIA NO NORDESTECTAF, TANATUS e Grupo Bruschetta têm realizado cursos de Tanatopraxia no Norte e Nordeste do país.

Com viabilidade das turmas realizadas fora de Campinas, abriu-se o caminho para que o Curso de Tanotopraxia pudesse também ser realizado In Company, ou seja, para turmas fechadas de um mesmo grupo ou uma mesma empresa e até de um grupo de empresas próximas.

A única exigência para o sucesso das aulas é a existência de um tanatório com boa rotatividade de corpos, para que os alunos possam praticar.

Um exemplo da realização do curso de Tanatopraxia In Company foi

o realizado na Funerária Cosme e Damião, nos Estados da Bahia e de Pernambuco, no final de 2010.

22 Diretor Funerário | Março2011

A funexpo2011 já está desenhada e começa a sair do papel. Até janeiro de 2011, apenas três meses após a apresentação da planta dos stands, 30 empresas confirmaram suas participações na Maior Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para o Setor Funerário e de Cemitérios da América Latina.

O evento será novamente no pavilhão de exposições do MENDES CONVENTION CENTER, em Santos, litoral de São Paulo. O local reúne todas as condições para garantir o sucesso da 9ª edição da Feira, disponibilizando boas salas e um auditório para as palestras do Congresso FuneráriaBRASIL, o próprio pavilhão de exposições, neste ano 30% maior que em 2009 e uma praça de alimentação capaz de atender todos os visitantes com variedade.

A funexpo2011 será realizada de 16 a 18 de setembro, fora da temporada, o que possibilitará melhores condições de hospedagem em Santos e Região.

A direção do CTAF - Centro de Tecnologia em Administração Funerária - organizador da Feira - trabalha constantemente e traz algumas inovações: como a secretária do evento, que neste ano será

totalmente automatizada e o sistema de inscrições para as palestras, que também trará novidades para agilizar e facilitar a participação de todos os interessados. O sistema receberá inscrições antecipadas via internet, a partir do próximo mês.

Falando em palestras. O CTA-F já definiu um dos palestrantes. Ele fala sobre marketing no varejo de um jeito simples e espontâneo. Tem uma trajetória que se assemelha a vivida pelos empresários do setor funerário. Começou do zero (literalmente) e progrediu na escala social usando sua intuição e o conhecimento de seu próprio negócio e, principalmente, de seus clientes. Hoje é exemplo em cursos de graduação de Marketing e palestrante nas principais corporações nacionais.

Com uma atividade marginalizada, ele próprio foi o agente de sua sorte mudando sua condição de vida através de seu trabalho. Investindo no negócio, olhando as reais necessidades dos clientes e acreditando em seu potencial. Ganhou dinheiro e continuou investindo em si mesmo e em seu crescimento.

Além dos ensinamentos básicos de Marketing, o palestrante dá uma injeção de motivação naqueles que andam desacreditados. Tudo isso, costurado com bom humor e carisma.

O palestrante é famoso. Foi entrevistado em quase todos os programas nacionais de televisão e já esteve no David Letterman Show, um dos

mais populares entrevistadores dos Estados Unidos.

Já sabe de quem estamos falando? Então pense mais um pouco. Nas próximas edições você conhecerá esse e outros palestrantes do Congresso Funerária Brasil 2011.

“Nós já passamos por várias fases. Sempre procuramos inovar e trazer para a funexpo atrações que estejam em consonância com o momento que o setor está vivendo. Só para citar os últimos eventos: em 2007 falamos sobre vendas, sucessão familiar e motivação. Em 2009 resolvemos unir a teoria à pratica e mostramos as inovações aplicadas nas principais empresas funerárias do país e como foi o processo de implantação, seus sucessos e fracassos. Agora, entendemos que é o momento do setor olhar a sua volta, entender como outras empresas do mercado estão agindo e como essas tendências podem ser aplicadas a nova realidade da categoria”, explicou a Diretora do CTAF, Dra. Dulce C. Nascimento.

DEFINIDA UMA DAS ATRAçõES

DA FEIRA

Já está confirmada a primeirra palestra do evento acadêmico CONGRESSO FUNERÁRIA BRASIL

Conf rmada

por Solange Serafm

23Março2011 | Diretor Funerário

Todos os temas são realizados com turmas abertas e também na modalidade “IN COMPANY”

informe-se:(14) 3882-0595e-mail: [email protected] - www.funerarianet.com.br *O

cta

f ofe

rece

os

curs

os n

a m

odal

idad

e “in

com

pany

” na

cidad

e do

con

trata

nte.

Po

rém

, par

a qu

e o

trein

amen

to s

eja

real

izado

é n

eces

sário

um

núm

ero

mín

imo

de

parti

cipan

tes

e in

fra-e

stru

tura

ade

quad

as p

ara

cada

cur

so. S

olici

te p

ropo

sta.

• Tanatopraxia;

• Reparação facial; novo

• Técnicas de vendas em planos funerários;

• Cerimonial: celebração da vida;

• Excelência no atendimento;

• Contabilidade e o momento do setor funerário.

24 Diretor Funerário | Março2011

Desde dezembro de 2010 o Grupo Prever Maringá, com empresas em Marília, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, passou a contar com serviço especializado em transporte funerário aéreo, sendo a primeira no país a oferecer esse serviço a seus clientes.

O Grupo Prever firmou parceria com a Taxi Aéreo Vera Cruz, da cidade de Marília, no estado de São Paulo, e passa a oferecer o primeiro serviço especializado em transporte aéreo funerário do Brasil.

O foco é a região Sul e Sudeste, mas pode atender todo o Brasil. O Serviço Aéreo Funerário está disponível para associados Prever, com preços diferenciados, clientes particulares e também outras empresas do setor funerário que necessitarem deste tipo de transporte.

Aeronaves do Grupo Prever estão alocadas nas cidades de Maringá e Marília e somadas as aeronaves da Taxi Aéreo Vera Cruz, tornam o atendimento completo. Para transporte da urna funerária, como também de familiares e amigos, a

NEGóCIOS

PREVER MARINGá é A PRIMEIRA EMPRESA FUNERáRIA DO PAíS A TER TRASLADO AéREO PRóPRIO Grupo, que comemorou 10 anos de atuação no Paraná, não para de crescer e inovar

25Março2011 | Diretor Funerário

estrutura é adequada e a equipe especializada.

O Transporte Aéreo Funerário é mais um serviço que reflete o compromisso do Grupo Prever em oferecer a melhor estrutura aos seus associados, mantendo sempre o respeito e dignidade que todos merecem.

O Comandante Almiro Filho, colaborador da empresa, é o responsável pelo serviço. “Não é uma novidade para mim. Já fiz traslados aéreos na segunda metade da década de 90. É um trabalho muito natural”, informou.

Para os empresários do grupo Wilson Martins Marques, Nilson Martins Marques e Reginaldo Czezacki, cujo lema é “Respeito e dignidade ao alcance de todos”, trata-se mais um beneficio à disposição dos clientes e das empresas funerárias do país.

Pioneirismo - o pioneirismo parece mesmo ser a marca do grupo. O Prever Maringá ainda preparara para este semestre a inauguração do primeiro crematório do interior do Paraná. As obras do Crematório Ângelus, na cidade de Maringá seguem aceleradas e já desenham mais uma silhueta arrojada na paisagem do município.

26 Diretor Funerário | Março2011

CURIOSIDADESpor Solange Serafm

O Bosque de Aokigahara fica no Japão, perto do monte Fuji. É um bosque tão fechado que, quando o sol brilha sobre ele, a luz penetra pelos vãos entre as copas das árvores e forma pilares de luz. Tem um aspecto fantasmagórico. Depois de um tempo caminhando, as árvores fecham-se de tal maneira

que é impossível ouvir algo além dos sons que a natureza faz. O solo é escuro, formado por rochas vulcânicas e frias. Essas mesmas rochas formam cavernas cheias de gelo que não derretem nem durante o verão.

Há pelo menos duzentos anos Aokigahara carrega a fama

O bOSqUE DOS SUICIDAS

nov/10 a abr/11

Um local onde tradicionalmente as pessoas eram mortas e que agora é procurado por quem quer por fim a própria vida

de abrigar os yurei - como são chamadas as almas penadas de gente que partiu antes da hora. Estudiosos em manifestações paranormais dizem que as árvores do bosque dos suicidas têm energia maligna.

Anualmente, cerca de 70 pessoas vão para Aokigahara e nunca mais voltam. A forma mais comum de suicídio é por enforcamento. Isso não é de hoje. Existem registros de que, por volta de 1830, quando o Japão passava por uma grande crise, as famílias de camponeses famintos abandonavam bebês e idosos inválidos no bosque para que eles morressem e, assim, diminuísse o número de bocas para alimentar.

Nesse lugar macabro alguns profissionais trabalham apenas para buscar corpos de suicidas. Pelotões de busca, formados por voluntários e bombeiros, se revezam em turnos e sempre acabam encontrando corpos em diferentes estágios de decomposição. Os cadáveres não estão imunes a animais da área e são encontrados

27Março2011 | Diretor Funerário

out 2

010

a se

t 201

1

parcialmente devorados.

Uma espécie de ritual torna o trabalho mais complicado. Assim que os mortos são trazidos para a base onde ficam os responsáveis por recolher os corpos, eles são levados até uma sala. Nesse ambiente, há duas camas - uma para o cadáver e outra para alguém que dormirá no mesmo lugar. Acredita-se que, se o corpo ficar sozinho nessa noite o yurei vai berrar a noite inteira. Para evitar que isso aconteça, os voluntários tiram a sorte para ver quem é que vai dividir o quarto com o cadáver.

Comunicação positiva - A fama do lugar fez com que as autoridades mudassem a postura. Ao invés de enviar gente para buscar os corpos, o governo designa pessoas para ficar alerta ao menor sinal de atividade suspeita e fazer de tudo para evitar o suicídio.

Também investiu na comunicação ao longo do caminho que leva ao bosque. Placas com dizeres: “por favor, reconsidere” ou “antes de decidir morrer, consulte a polícia”.

Foi mais ou menos isso que aconteceu com personagem que virou tema de uma reportagem da CNN. Ele comprou uma passagem só de ida até Aokigahara e, chegando lá, cortou os pulsos. O corte, no entanto, não foi fundo o bastante para matá-lo. Então, ficou vagando pelo bosque por dias, até não aguentar mais e desabar numa moita, derrotado pela desidratação, fome e hipotermia. Só não perdeu a vida porque um sujeito que fazia trilha encontrou-o e soou o alarme. Ele teria declarado as autoridades estar envergonhado por ter feito o que fez, mas admite que ainda pensa em suicídio.

Índice de morte - O Japão é o país com os mais altos índices de suicídio no mundo e, em números absolutos, Aokigahra só perde para a Golden Gate, conhecida como ponte da morte, em São Francisco (EUA). De acordo com o governo já foram registados 2.645 casos de suicídio num ano. Em janeiro de 2008 a situação foi pior - houve um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A crise econômica foi apontada como culpada pelo aumento no número de suicídios e o governo acendeu uma luz vermelha. A prioridade agora é controlar a taxa de suicídio por meio de programas de conscientização nas escolas e no ambiente de trabalho. A intenção é que, até 2016, esse número seja reduzido em pelo menos 20%.

Você sabe de onde vem a origem dos suicídios?O termo suicídio foi utilizado pela primeira vez em 1737 por Desfontaines. O significado tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) e caederes (ação de matar). Esta conotação especifica a morte intencional ou auto-infligida. Num aspecto geral, o suicídio é um ato voluntário por qual um indivíduo possui a intenção e provoca a própria morte. Pode ser realizado através de atos (tiro, envenenamento ou enforcamento) ou por omissão (recusa em alimentar-se, por exemplo).

O suicídio é a conseqüência de uma perturbação psíquica. A tensão nervosa que envolve, e culmina nos conflitos intrapsíquicos de gravidade acentuada, transtorna a tal ponto que a morte torna-se único refúgio e a inevitável solução dos problemas. Inconscientemente, o suicida tentou depositar a culpa de sua morte nos outros indivíduos que compõem seu ambiente social, principalmente nos familiares. Neste caso o suicídio funciona como um “castigo’’. É como revidar uma agressão do ambiente que o envolve.

Na civilização romana a morte não era significativa, importante era a forma de morrer: com dignidade e no momento certo. Para os primeiros cristãos, a morte equivalia à libertação, pois a doutrina pregava que a vida era um “vale de lágrimas e pecados”.

Nesse momento a morte surgia como um atalho ao paraíso.

Nos séculos V e VI, nos Concílios de Orleans, Braga e Toledo, proibiram as honras fúnebres aos suicidas, e determinaram que mesmo aquele que não tivesse obtido sucesso em uma tentativa deveria ser excomungado. Assim o suicídio passou

28 Diretor Funerário | Março2011

fev a jul/2011

CURIOSIDADES

a ser considerado um crime que poderia implicar na condenação à morte dos que fracassavam. Os familiares dos suicidas eram deserdados e vilipendiados enfrentando os preconceitos sociais. Apenas na Renascença a humanidade dos suicidas foi reconhecida, o romantismo desse período forjou em torno do tema uma determinada áurea de respeitabilidade.

Alguns fatores são comuns aos indivíduos que tentaram ou cometeram suicídio. Por exemplo, é mais freqüente nas idades que delineiam as fronteiras da vida, como a puberdade e a adolescência, e entre a maturidade e a velhice. Porém, a faixa etária compreende genericamente dos 15 aos 44 anos. Dados revelam que o suicídio é mais comum em nações ricas e ocorre com mais freqüência nas classes médias.

Por razões não completamente esclarecidas, as mulheres cometem três vezes mais tentativas de suicídio que os homens. No entanto os homens são mais eficazes. Isto porque o sexo feminino recorre aos métodos mais brandos como o envenenamento. Enquanto os homens usam armas de fogo, tendem ao afogamento, enforcamento ou saltando de grandes altitudes. Quatro entre dez suicídios cometidos por homens entre 40 e 59 anos foram ligados à questões

econômicas.

Entre os jovens (faixa etária que compreende dos 15 aos 24 anos) o suicídio já é a terceira causa de morte, atrás apenas dos acidentes e homicídios.

Razões que a própria razão desconhece - As doenças físicas como câncer, epilepsia e AIDS; ou doenças mentais como alcoolismo, dependência tóxica e esquizofrenia, compõem alguns dos motivos que induzem um indivíduo a atentar à própria vida. Algumas situações sociais também conduzem ao suicídio, como por exemplo o insucesso no matrimônio ou não ser casado, não ter filhos, não ser religioso, isolamento social e o fracasso financeiro.

A depressão também está aliada aos casos de suicídio. Porém, no auge das crises depressivas o indivíduo fica menos vulnerável a tais tentativas. Isto porque a depressão é caracterizada principalmente pela desmotivação, desinteresse e letargia do raciocínio. Nesse momento, o indivíduo não se dispõe a nenhuma atividade, inclusive o ato de se matar. Alcançado este estágio, a tendência é a omissão, que também é considerado uma das formas de suicídio.

Os locais preferidos pelos suicidas no mundo 1º) Ponte Golden Gate, em San Francisco, na Califórnia (EUA). Mais de 1.500 suicídios registrados e média de 30 casos anuais.A Golden Gate é a maior ponte de suspensão em todo mundo e foi inaugurada em 1937. É o símbolo de San Francisco e da Califórnia, reconhecido internacionalmente. A Golden Gate é tida como um ponto

29Março2011 | Diretor Funerário

Partic

ipação

de suicídio por motivos que vão além da imaginação. Pessoas viajam quilômetros para pular ali, chegam de ônibus, de táxi e/ou abandonam carros alugados em estacionamentos próximos. A Golden Gate não tem barreiras contra suicídio e suspeita-se que a taxa de mortes por ali seja muito maior que se imagina. Quem pula de lá tem 98% de chances de morrer na queda. Caso isso não aconteça, a pessoa acaba morrendo por hipotermia (a temperatura da água é em torno de 5º C) ou é arrastada para o mar e ninguém nunca mais sabe dela.

2º) Aokigahara, próximo ao Monte Fuji, no Japão (matéria)

3º) Cataratas do Niágara, fronteira entre Ontário, no Canadá, e Nova York, nos Estados Unidos. O registro de mortes é de 2.780, mas este é um número relativo porque tem gente que se mata lá e ninguém nunca descobre o corpo. O curioso é que Niágara atrai mulheres. Entre os casos de suicídio, 59% são homens e 41% são mulheres. Em geral, o índice de suicídio entre as mulheres nunca passa de 24%.

4º) Beachy Head, em East Sussex, na InglaterraRegistros de 500 suicídios - aproximadamente 20 por ano.Beachy Head é um penhasco que existe na costa sul da Inglaterra, perto de Eastbourne e tem 162 metros de altura. Lá já aconteceram coisas tenebrosas. Houve uma vez, por exemplo, em que a Guarda Costeira estava sofrendo para resgatar um suposto suicida e quase foi atingida por um veículo - o motorista se jogou do penhasco com carro e tudo.

5º) Ponte Clifton, em Bristol, na InglaterraMais de 1.000 suicídios registrados.

A ponte Clifton foi construída em 1864, e liga Bristol e Somerset, na Inglaterra. Apesar da marca assustadora de mais de mil suicídios já registrados, a ponte também construiu barreiras contra suicidas. Um registro curioso no histórico da ponte Clifton é o de uma mulher de 22 anos, chamada Sarah Ann Henley, que sobreviveu à queda porque seu vestido inflou e funcionou como para quedas. Depois disso, ela não pensou mais bobagem e viveu até os oitenta anos.

6º) Viaduto Prince Edward, em Toronto, no CanadáMais de 400 já registrados e, desde 2003, não houve mais nenhum, por causa da instalação de uma barreira que é chamada de “Véu Luminoso”.O viaduto já foi pior. Segundo um boletim de 1997, a coisa era tão feia que, a cada 22 dias, uma pessoa se matava pulando de lá. A reputação de atrair suicidas foi se espalhando e, antes que isso alcançasse proporções mais trágicas, a cidade construiu uma barreira na ponte. Depois disso, a taxa de gente pulando de lá de cima caiu pra zero.

7º) Ponte Coronado, em San Diego, Califórnia (EUA)Mais de 200 suicídios registrados.A ponte que atravessa a baía de San Diego, ligando San Diego a Coronado é a terceira mais perigosa nos Estados Unidos - entre 1972 e 2000 foram cerca de 200 suicídios que aconteceram pro lá.

8º) Torrei Eiffel, em Paris, FrançaEntre 350 e 400 suicídios registrados

A torre que leva o nome do engenheiro que a construiu, Gustave Eifffel, tem 325 metros de altura é a construção mais alta de paris. Ficou pronta em

mar a ago/2011

30 Diretor Funerário | Março2011

out/2010 a mar/2011

CURIOSIDADES

1889 e é o monumento mais visitado do mundo - pelo menos entre aqueles em

que se paga pela visita.

O primeiro suicida a usar a torre não pulou - ele se enforcou em uma das vigas. A polícia e a mídia afirmam que, nas 369 tentativas

de suicídio registradas, uma delas é memorável - uma mulher que pulou do primeiro andar, não morreu porque caiu em cima de um

carro e, mais tarde, acabou se casando com o dono do carro, que conheceu ao tentar se matar. Isso sim é começar uma nova vida.

9º) Ponte Aurora, em Seattle, nos Estados UnidosMais de 230 suicídios registrados.A Aurora foi inaugurada em 1932 e, em 1982, foi incluída no registro de lugares históricos dos Estados Unidos. Antes mesmo de ser aberta ao público, em fevereiro, ela já havia sido palco de suicídio. Um vendedor de sapatos pulou de lá, em janeiro, antes mesmo que a ponte estivesse terminada.

10º) Ponte Jacques Cartier, em Montreal - Canadá143 suicídios registrados.A ponte foi inaugurada em 1930, sobre o rio Saint Lawrence e é a segunda ponte mais movimentada no Canadá, recebendo anualmente um movimento de mais de 35 milhões de veículos. Em 2004, foram instaladas barreiras contra suicidas. Antes disso, a cada ano, a ponte registrava 10 suicídios.

31Março2011 | Diretor Funerário

Funeral Shopping

Chevrolet S10 FUNERáRIA2006 - Colina - Diesel 2.8 - 4 x 2;Azul Marinho; Direção Hidráulica;Valor: R$ 43.000,00Contato: Gustavo Vila(84) 8822-6666 - [email protected]

CHEVROLET S10 DE LUXEAno 96 - Motor 2.2;Conservadíssima - completaValor: R$ 29.000,00Contato: Braz(11) 8942-1133

OMEGA SUPREMA GLSAno 95/95 - motor 2.2 - Cinza metálico;Completa - Ótimo estado; uso particular.Valor: R$ 12.000,00; Contato: Rodrigo - (14) 9652-0817 Carlos - (14) 9782-2702

SPRINTER AMbULâNCIA Ano 98/98 - Modelo 310 - DieselPerfeitas Condições - LINDÍSSIMA;Valor: R$ 38.000,00Contato: Sérgio(14) 3811-8888

Chevrolet S10 FUNERáRIA2006 - Colina - Diesel 2.8 - 4 x 2 - PrataDuas mesas; capacidade 3 urnas;Valor: a combinarContato: Jefferson(13) 3821-1540 - 8164-5551

VEÍC

ULO

S

qUANTUM LIMOUSINE2000/2000 - Gasolina - 2.0 - PRATA;Completa: Ar + DH + Trava, vidro e alarme;Valor: a combinar;Contato: Gabriel(14) 3602-7200email: [email protected]

32 Diretor Funerário | Março2011

Funeral ShoppingVE

ÍCU

LOS

KIT TRANSFORMAçãO S10Teto, pára-choque, mesa e revestimento interno;Valor: R$ 7.000,00Contato: José Carlos: (17) 9791-6655Junior: (17) 9166-0140

SAVEIRO FUNERáRIO08/08 - Adaptação original pela VWÚnico dono - Giroflex e 2 mesas em Inox;Doc. homologado para serviço funerário;Muito nova - Motor 1.6 FlexValor: R$ 42.000,00Contato: Roger(11) 4726-5432

CHEVROLET S10 Ano: 2003/2003 - Motor 2.4 GasolinaCompleta: Ar, Direção, Trava e vridros;Valor: a combinarContato: Gabriel(14) 3602-7200email: [email protected]

SAVEIRO FUNERáRIAAno 2003 - Motor 1.6 - Prata;Gasolina - LindaValor: a combinarContato: José Augusto(15) 3224-4511 • 9784-1376

WHATIMObILE - CORTEJOVeículo para CortejoAno 1990 - Automática - Conservadíssima.Valor: R$ 15.000,00Contato: Braz (11) 8942-1133

CHEVROLET bLAzER 2.2Ano 99/99 - MPFI - 4 x 2 - 8V, GasolinaCompleta - com barra luminosa e mesa inox. Valor: R$ 25.000,00Contato: Sidney: (14) 3496-3000e-mail: [email protected]

33Março2011 | Diretor Funerário

CHEVROLET S10 2.2Ano 2000 - AMBULÂNCIABranca - com “giroflex” - impecável;Valor: R$ 31.000,00Contato: Braz(11) 8942-1133

Funeral Shopping

VEÍC

ULO

S

MONTANA FÚNEbREPreta - NOVÍSSIMA;Valor: 36.000,00 - financiamento em até 60 xContato: Portela Funerárias(51) 7815-7051 - [email protected]

2 WV KOMbI Anos 2006 e 2007;ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO;Valor: a combinar;Contato: Jefferson(13) 3821-1540 - 8164-5551e-mail: [email protected]

FORD ROYALEAno 1992 - 2.0 - AmbulânciaValor: R$ 13.000,00; Contato: Braz(11) 8942-1133

SAVEIRO FUNERáRIAAno/mod 2008 - adapt. Pickup & Cia;Homologada pelo Inmetro - GiroflexValor: R$ 42.000,00 - Aceita financiamentoContato: Roger (11) 4716-5432

FIAT DObLÔ Ano 2002; Modelo Cargo; LINDA;Valor: R$ 22.000,00Contato: Fabiano(18) 9133-7600

34 Diretor Funerário | Março2011

Funeral ShoppingPR

OFI

SSIO

NA

IS

AGENTE FUNERáRIOFERNANDO DE OLIVEIRA CARVALHO31 anos; 8 anos de experiência como agente e Gerente, Tanatopraxista com cursos de auxiliar de necrópsia e Restauração FacialDisponível para qualquer região - início imediato;Contato: (35) 3212-8032 - 8859-4987email: [email protected]

TANATOPRAXISTAMAISA MARTINS MOREIRA29 anos; Com cursos de Auxiliar de Necrópsia, Reconstituição Facial e Tanatopraxia

Disponibilidade para início imediato;Contato: (11) 9944-2731

GERENTE FUNERáRIORICARDO MARTINS12 anos de experiência, sendo 6 como gerente;Experiência também como Diretor de CrematórioDisponível para todo interior paulsita;Contato: (14) 3201-0231 - 9165-0309email: [email protected]

NOTA: Os anúncios aqui veiculados são de responsabilidade de seus anunciantes, estando a Revista Diretor Funerário isenta de qualquer responsabilidade.

GERENTE FUNERáRIOANDERSON FRANCISCO9 anos de experiência com implantação e administração de Planos de Assistência;Experiência em treinamento nas áreas de pós venda, cobrança, atendimento ao cliente e telemarketing;Disponível para qualquer região do país;Contato: (38) [email protected]

CONSULTOR FUNERáRIOCARLOS EDUARDO MASS;6 anos de experiência, habilitação cat. BDisponível para a região de Porto Alegre.Contato: (54) 8412-3889

REPRESENTANTE COMERCIALCELSO DOS SANTOS;Procura por indústria de Urnas para atender na região Centro-Oeste.Experiência de 8 anos no ramo de vendas;Habilidade em negociação, fechamento de negócios e atendimento ao cliente;Localizado em Cuiabá-MT;Disponibilidade para viagens com carro próprio;Inscrito na Junta Comercial de Mato Grosso.Contato: (65) 3641-9092 • [email protected]

mar a ago/11

35Março2011 | Diretor Funerário

AGENTE FUNERáRIOJOÃO OLÍMPIO RIBEIRO FILHO44 anos de idade; 05 anos de experiência como agente funerário; 20 anos como motorista;Experência com ornamentação e serviços funerários em geral. Disponível para a região de Goiás/Brasília;Contato: (62) 9101-3743 ou (62) 9241-4899

TANATOPRAXISTA E AGENTE FUNERáRIOCRISTIANO C. MELO15 anos de experiência na área; Tanatopraxista, curso de necrópsia, Reconstituição Facial, ornamentação, necromaquiagem e embalsamamento;Gerenciamento de funeráriaDisponível para qualquer região do país.Salario: a combinarContato: (75) 9801-8930 ou (67) 9629-5066e-mail: [email protected]

EMPR

ESAS

VENDO CEMITéRIO EM MAUáCEMITÉRIO COLINA DAS AROEIRASNa alça do anel rodoviário (trecho Sul); Trav. da Av. Papa João XXIII; 40.000m2, com 9.350 jazigos com 4 gavetas; Documentação técnica e propriedade aprovadas, inclusive Funerária; Não inaugurado, com canalização, água, luz e outros.Valor: a combinarContato: Nicolae (11) 3222-3244e-mail: [email protected]

IMObILIáRIA bEM VIVERVENDE-SE FUNERÁRIAS E CEMITÉRIOSNos estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e em todo território Nacional;Com planos, ótimas localizações e faturamentos;Valor: consulteContato: Mário (17) 3422-8000 • (17) 9715-8000www.imobiliariabemviver.com.br

TRANSFIRO CONCESSãOTransfiro contrato de concessão de serviços funerários para empresa idônea do ramo;Local: Litoral Norte do Estado de São Paulo;Prazo de concessão: 10 anos, renováveis;Valor: a combinar.Contato: Sra. Patrícia(12) 8187-0002

PRO

FISS

ION

AIS

PASSA-SE FUNERáRIAFunerária da Ponte, em Resende-RJ.30 anos de tradição, mais de 20 convênios;Valor: a combinarContato: Ailton(24) 3354-0792 - 3360-4761 - 9225-5037e-mail: [email protected]

AGENTE FUNERáRIOJOSUEL DE JESUS F. MARTINS14 anos de experiência na área;Disponível para qualquer região do país;Salário: a combinar;Contato: (19) 3863-2555 • 9219-2802

GERENTE FUNERáRIONILTON VITOR ALVES33 anos, 10 anos de experiência no ramo funerário. Aperfeiçoamento em: Tanatopraxia, reconstituição facial, necromaquiagem, preparação de corpos;funerários, embalsamamento, arranjos e coroas.Contato: (35)9848-7585 ou 8847-6443

GERENTE FUNERáRIOJUNIO CÉSAR CAMPANHOLOVasta Experiência em Atendimento ao público;Gerenciamento e administração funerária;Conhecimento geral em práticas de serviços funerários.Contato: (17) 3325-2236 - (17) 9721-5463

URNAS SULAM PROCURALocalizada em João Pessoa-PB,Representante para venda de urnas funerárias, com experiência, habilidade em negociação e atendimento ao cliente. Atuação nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do NorteContato: (83) 3238-6452 • 8827-2942e-mail: [email protected]

AGENTE FUNERáRIOEVEMIR EDUARDO DOS SANTOS31 anos de idade; 5 anos de experiência no setor; Atua com preparação de corpos, ornamentação e como motorista;Contato: (11) 2240-0021 • 8870-6944

36 Diretor Funerário | Março2011

LEGISLAçãO

SEGURO: DONO DE CARRO TEM UM ANO PARA ENTRAR NA JUSTIçA qUANDO CObERTURA é NEGADA Muitas pessoas contratam seguros de automóveis para evitar problemas em caso de roubos e acidentes, mas no final o problema pode ser o próprio seguro.

por Solange Serafm

Há casos em que a seguradora nega-se a arcar com o valor estipulado na apólice ou a dar continuidade ao seguro contratado e pago por muitos anos.

De acordo com o advogado especialista em direito securitário, Luís Nigro, a negativa abusiva de cobertura pode ser questionada na Justiça e o segurado tem um ano para fazer isso.

“Caso não exerça seus direitos em tal prazo, será impossível tomar as medidas cabíveis, devido à decorrência da prescrição”, afirmou Nigro.

Como contar o prazo?Em caso de negativa de pagamento pela seguradora, em virtude de roubo, furto, colisão com perda total ou parcial do carro, o prazo começa a ser contado a partir do momento em que o segurado recebeu a negativa, que geralmente vem em forma de carta. Muitas seguradoras afirmam que o prazo deve ser contado a partir do sinistro, mas essa não é a forma correta.

“Caso o segurado questione tal decisão uma ou mais vezes perante a seguradora visando obter uma mudança de posicionamento, o entendimento predominante é que o prazo de um ano ocorrerá a partir da primeira negativa da seguradora”, explicou Nigro.

avulso

37Março2011 | Diretor Funerário

O prazo de um ano também deve ser contado a partir da citação, quando o segurado, em caso de responsabilidade civil, é acionado para responder à ação de indenização proposta por uma outra pessoa prejudicada.

MAIS DICAS PARA CONTRATAR O SEGURO DO SEU CARRO Os seguros para automóveis são muito comuns. Eles apresentam grande variação de preços, em função de diversos fatores:

• Tipo de carro;(Um automóvel muito visado pelos ladrões costuma ter um seguro mais elevado, um automóvel esporte tem seguro mais caro que um carro familiar);

• O lugar onde fica o carro, no estacionamento ou na rua, na cidade ou no campo, em cidades pequenas ou em grandes centros;

• A frequência com que você dirige. Quanto mais tempo alguém passa dirigindo, maior o risco de acidêntes;

• Perfil do motorista. Um motorista homem e jovem tem maior probabilidade de bater o carro;

• Equipamentos anti-furto. (alarme, trava, etc...)

Lembre-se que esses fatores são apresentados na ficha que o segurado preenche ao fazer um seguro. Apesar dos corretores buscarem

descontos, você deve conferir as informações, pois se na sua ficha você colocou que

é o motorista principal do veículo, e ele sofre um acidênte na

mão do seu filho, existe a chance de você

ter mentido e isso será investigado. Se for o caso, a seguradora poderá recusar o pagamento, e

o desconto terá saído caro.

Outro exemplo é o motorista que coloca na ficha que possui estacionamento para o veículo, e na prática estaciona o carro na rua todas as noites. Será muito fácil para o investigador da seguradora descobrir com porteiros se o carro dormia na garagem, mas ele só vai se preocupar com isso após o furto, e nesse caso, o prejuízo será seu.

A dica é: verifique as informações prestadas na ficha, especialmente quando for renovar o seguro.

Informe a seguradora mudanças de endereço, ou das condições descritas na apólice.

Saiba também que:01 Os veículos segurados envolvidos em acidente devem ser resguardados de forma a não aumentar os prejuízos indenizáveis;

02 As avarias não relacionadas com o acidente ocorrido, tais como ferrugens, mossas e outros, não serão indenizadas pela seguradora, da mesma forma que as peças danificadas pelo seu próprio uso ou desgaste;

03 Os acessórios só terão cobertura mediante pagamento de prêmio adicional correspondente;

04 Para receber indenização por perda total, o segurado deverá comprovar a propriedade do bem através da documentação pertinente;

05 Qualquer alteração no objeto ou local segurado, deverá ser comunicada imediatamente à seguradora;

06 Se você teve seu veículo furtado ou roubado pode solicitar a restituição do IPVA proporcional ao período em que não fez uso do veículo. Esta informação consta do Artigo 4., Par 6 e 7 da Lei nº 8.115, de 30 de dezembro de 1985. A solicitação de restituição do imposto deve ser feita na Secretaria da Fazenda, Guichê do IPVA.

Fonte: InfoMoney NOTÍCIAS – fevereiro 2011 e;Blog Falando em seguros – setembro 2010

avulso

38 Diretor Funerário | Março2011

ParticipemENVIE VOCÊ TAMBÉM SUAS PIADASRua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP

Fax para: (14) 3882-0595Envie seus e-mails para: [email protected]

Humor & Tal

O CORONÉ E O MINEIRIM...Em tempos de eleição, dois candidatos mineiros adversários, um da cidade - o “Coroné” -, e outro caipira - o “Mineirim”, se encontram na mesma barbearia.

Lá sentados, lado a lado, não se falou palavra alguma. Os barbeiros temiam iniciar qualquer conversa, pois poderia descambar para discussão, e o Coroné só andava armado.

Terminaram a barba de seus clientes, mais ou menos ao mesmo tempo. O primeiro barbeiro estendeu o braço para pegar a loção pós-barba e oferecer ao Coroné, no que foi interrompido rapidamente por seu cliente:

- Não, obrigado. A minha esposa vai sentir o cheiro e pensar que eu estive num puteiro.

O segundo barbeiro virou-se para o Mineirim:

- E o senhor? - indagou.

- Uai, popassá, sô! A minha muié num sabe memo como é cheiro de puteiro... Nunca trabaiô pur lá...

Dizem que a barbearia está fechada até hoje, para reforma.

Colaboração: Maria Lucia Souza - Botucatu-SP

IMPOSTO DE RENDA 2011Pergunta do contribuinte:

“Sou Curintianu e pago mensalmente meu carnê de sócio do clube. Estou fazendo minha declaração de Imposto de Renda. Como pago a prestação todo mês, devo lançar o “Corinthias” como meu dependente?”

Resposta dos Auditores da Receita:

“Claro que não. Somente deve lançar dependente na Declaração de Imposto de Renda quem ganhou alguma coisa no ano de 2010. No seu caso, uma simples Declaração de isento é o suficiente”.

Colaboração: Julio Cesar Rodrigues - São Manuel-SP

ERRO DE CÁLCULO

Com menos de um mês de casada a filha única chega a casa da mãe toda roxa:

- Oh! Mamãe, o Zecão me bateu!

- O Zecão? Eu pensei que ele estivesse viajando!

- Eu também, mamãe! Eu também!

Colaboração: Erika A. R. Teixeira - Botucatu-SP

NO VELÓRIO

No velório, o viúvo recebe o abraço dos amigos:- Meus pêsames. Ela vinha sofrendo há muito tempo ?

- Sim. Desde que nos casamos.

Colaboração: Erika A. R. Teixeira - Botucatu-SP

COMUNICAÇÃO É TUDO

O fazendeiro chega na beira do rio com sua criação de vaca e pergunta para o menino que está em cima da cerca:- Este rio é fundo menino?

O menino responde:- Não, a criação do meu pai passa com a água no peito...

Então o fazendeiro passa sua criação e lá pelo meio do rio todas as vacas se afogam. Desesperado ele pergunta para o menino:

- Seu pai cria o quê, moleque F D P ?

- PATOS.

Colaboração: Maria Lucia Souza - Botucatu-SP

39Março2011 | Diretor Funerário

Realização:

Próxima Turma Local:Campinas-SPDe 27/abril a 01/maio/2011

TanatopraxiaUma ótima oportunidade para criar o

diferencial que faltava em sua empresa!

VAGAS LIMITADAS:Informações e Inscrições:

(14) 3882.0595www.funerarianet.com.br

Curso de Extensão Universitária, Teórico-PRático de Tanatopraxia, ministrado em parceria com o Instituto de Biociências da UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Durante o curso são abordados:• Anatomia dos Sistemas Esquelético, muscular, respiratório e digestório;• Anatomia dos Sistemas circulatórios e nervoso;• Dissecação das artérias e veias das regiões mais utilizadas para injeção e drenagem.

funexpo2011

16 a 18 de setembroMendesConventionCenter - Santos-SP