pesquisa profissionais de ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em...

17
Copyright (®) E-commerce School Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br

Upload: others

Post on 07-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Agosto de 2011

http://www.ecommerceschool.com.br

Page 2: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Introdução

2

O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás dessecrescimento há uma força de trabalho cada vez mais preocupada em melhorar suas habilidades para sediferenciar nesse mercado. Além disso, um grande contingente de vagas e oportunidades são abertasdiariamente no varejo digital.

O problema se agrava pois as escolas tradicionais de graduação e formação profissional não conseguemformar profissionais para atender essa demanda, seja por lentidão na mudança de suas gradescurriculares, seja por falta de professores especializados com experiência de mercado e didática.

Tendo isso em vista, a Ecommerce School fez uma pesquisa especial sobre o mercado de trabalho noecommerce brasileiro. A pesquisa foi separada em duas fases: uma qualitativa e uma quantitativa.

Page 3: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Metodologia

3

Na etapa QUALITATIVA a Ecommerce School fez uma desk research em sites de busca, comparação depreços e shoppings virtuais. Também foram usados dados do Banco Central, IBGE, Sebrae, Ministério doTrabalho e entrevistas com plataformas de ecommerce e sites de hospedagem de lojas virtuais, noperíodo de 15/01/2011 a 31/07/2011.

Na fase QUANTITATIVA a Ecommerce School contou com uma parceria com a e-bit, que publicou partedos resultados em sua 24ª Edição do relatório WebShoppers. Foi feito um campo online, onde foramcoletados 282 questionários respondidos por gestores de lojas virtuais brasileiras, no período de20/07/2011 a 05/08/2011.

Page 4: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Fase Qualitativa

Page 5: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Lojas virtuais no Brasil

5

De acordo com dados levantados na pesquisa, existem atualmente 23 mil lojas virtuais no Brasil. Dessas,apenas 30% estão ativas, ou seja, investem em divulgação e realizam pelo menos dez vendas por mês.Estima-se que esse número alcance 45.000 até o final de 2014, mantendo-se a proporção de 30% ativas.

As outras 70% estão no ar, mas foram “abandonadas”, ou seja, não investem e consequentemente nãovendem. O principal motivo pelo qual tantas lojas, são criadas mas poucas dão certo, é que a barreira deentrada no mercado é muito baixa. Com menos de R$ 50,00 por mês é possível abrir uma loja virtual.

Por outro lado, falta de conhecimento e planejamento são empecilhos para continuarem no mercado.

Número de lojas virtuais no Brasil. Fonte: www.ecommerceschool.com.br

* Previsão

Page 6: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Abertura de vagas

6

Ainda de acordo com a desk research da Ecommerce School, até 2014, 34 mil empregos diretos e mais50 mil indiretos serão abertos no ecommerce nacional.

Entre os postos abertos incluem: diretores, gerentes e assistentes de ecommerce, analistas de métricas,links patrocinados, SEO, fotógrafos, designers, gerentes e analistas de marketing digital, empacotadores,atendentes, compradores, estoquistas, programadores, redatores, assistentes de logística, finanças,faturamento, expedição e entregadores.

O expoente das mídias sociais também abrirá cargos de gerentes, coordenadores e assistentes de mídiassociais, assim como diretores e coordenadores de conteúdos.

Page 7: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Fase Quantitativa

Page 8: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Cargos

8

O empreendedorismo é ponto de destaque no ecommerce nacional. Por ter uma baixa barreirafinanceira de entrada, muitas pessoas abrem lojas virtuais para revender produtos. Comrelação à ocupação desses profissionais nas empresas de ecommerce metade dos entrevistadossão sócios-proprietários.

Fonte: www.ecommerceschool.com.br e e-bit Informação. Base: 282.

Page 9: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Contratação

9

Do ponto de vista das lojas virtuais ativas, há grande dificuldade em encontrar mão-de-obra. 63% das lojasentrevistadas contrataram profissionais nos últimos seis meses, sendo que 79% dessas acharam que os candidatos nãoatendiam a todas as habilidades necessárias.

Ainda com relação aos que contrataram nos últimos seis meses, 64% chegaram até os candidatos através de indicaçãode amigos, parentes ou de alguém da empresa. É interessante ressaltar que 11% chegou até os candidatos através deredes sociais.

Depois de contratados, esses profissionais precisaram ser treinados para atuarem no e-commerce. Desses, 73% foramtreinados pelo seu próprio gestor e apenas 3% não precisou de treinamento.

Fonte: www.ecommerceschool.com.br e e-bit Informação. Base: 282.

Page 10: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Contratação

10

Das empresas que contrataram nos último seis meses, 64% encontrou os candidatos atravésde indicação. As redes sociais começam a despontar como forte fonte de contratação,representando 11%.

Fonte: www.ecommerceschool.com.br e e-bit Informação. Base: 282.

Page 11: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Remuneração

11

Com o aumento da demanda por profissionais, o mercado já começa a enfrentar uma rotatividade noscargos de gerenciamento. Para manter esses profissionais, as empresas de médio e grande portes passarama oferecer bônus mais agressivos no atingimento das metas.

A pesquisa revelou que 34% dos profissionais de ecommerce recebe salários acima de R$ 5.000,00. Dosentrevistados, 40% ocupam os cargos de coordenador (10%), gerente (24%) ou diretor (4%). Nessesvalores não foram considerados benefícios e bonificações.

Fonte: www.ecommerceschool.com.br e e-bit Informação. Base: 282.

Page 12: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Habilidades

12

Quanto às habilidades necessárias para esses profissionais, a pesquisa identificou ashabilidades que os profissionais têm. Marketing, vendas e análise de métricas são pontos dedestaque. Dessa forma, pode ser observado um perfil mais comercial e estratégico do quetecnológico ao exercer essa função.

No caso de logística e expedição, apenas 42% dos profissionais declararam ter conhecimentoou muito conhecimento sobre o assunto. Isso pode ser explicado porque a muitas lojas virtuaisterceirizam esse tipo de serviço.

Analisando as habilidades que os profissionais consideram importantes, conhecimentosem atendimento ao cliente, mídia online e marketing digital foram os mais citados. Essespontos são os que abrirão mais oportunidades de trabalho, uma vez que o crescimento daempresa demanda profissionais especializados nesses assuntos.

O competitivo ambiente online requer profissionais aptos a lidarem com a velocidade demudanças ocorridas no canal: agilidade, organização, planejamento, flexibilidade e inovaçãoforam citadas como as principais habilidades necessárias à esses profissionais.

Page 13: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Grau de conhecimento que os gerentes de e-commerce possuem sobre as atividades abaixo hoje em dia.

13

Fonte: www.ecommerceschool.com.br e e-bit Informação. Base: 282.

4%

3%

4%

4%

5%

3%

3%

2%

3%

2%

5%

5%

13%

13%

12%

17%

12%

17%

13%

10%

16%

15%

18%

19%

36%

35%

35%

30%

38%

38%

42%

38%

38%

41%

36%

39%

25%

28%

29%

30%

27%

24%

25%

35%

28%

28%

27%

26%

21%

20%

19%

18%

18%

16%

16%

15%

15%

14%

13%

11%

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Atendimento ao cliente

Técnicas de vendas

Marketing digital

Ferramentas de analytics

Usabilidade de sites

Tecnologia da informação

Controle de estoques

Midia online

Gestão financeira

Logística e expedição

Criação e Webdesign

Redação de textos

Nenhum conhecimento Pouco conhecimento Médio conhecimento Conhecimento Muito conhecimento

Page 14: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Importância das atividades para um gerente de e-commerce.

14

Fonte: www.ecommerceschool.com.br e e-bit Informação. Base: 282.

Page 15: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

O quanto considera importante cada uma das habilidades necessárias aos profissionais de e-commerce.

15

Fonte: www.ecommerceschool.com.br e e-bit Informação. Base: 282.

1%

0%

0%

2%

2%

5%

5%

6%

5%

7%

21%

22%

22%

27%

27%

36%

37%

40%

43%

44%

78%

76%

76%

70%

70%

59%

57%

51%

51%

48%

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Agilidade

Organização e planejamento

Flexibilidade e inovação

Pro-atividade

Foco nos resultados

Empreendedorismo

Negociação e persuasão

Liderança

Espírito de equipe

Visão sistêmica

Nada importante Pouco importante Indiferente Importante Muito importante

Page 16: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Quem somos

16

A Ecommerce School (www.ecommerceschool.com.br) foi fundada em junho de 2007,sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais.Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação de Gerentes de Ecommerce eMarketing Digital, formação de Gerentes de Mídias Sociais, Curso de Ecommerce paraPequenas Empresas e Marketing em Redes Sociais. Em 2011 ganhou como sócio o grupoGS&MD Gouvêa de Souza (www.gsmd.com.br), maior consultoria de varejo da AméricaLatina e membro do Ebeltoft, (www.ebeltoftgroup.com) formado por consultores de maisde 15 países, especializados em varejo, business services e cross channel strategies.Atualmente a Ecommerce School tem dois livros publicados e forma mais de três milprofissionais em ecommerce e mídias sociais por ano, com um quadro docente de 50professores entre os quais, donos de agências, autores de livros, diretores de empresas eexperientes consultores.

Acesse http://www.ecommerceschool.com.br

Contato:

Mauricio Salvador

+55 11 3405-4223

[email protected]

Page 17: Pesquisa Profissionais de Ecommerce · sendo a primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico e mídias sociais. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de formação

Copyright (®) E-commerce School

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Agosto de 2011

http://www.ecommerceschool.com.br