mossoró - rn, 27 de novembro de 2013 - nº 16.501 quarta...

18
R$ 1,50 Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 www.omossoroense.com.br O MOSSOROENSE QUARTA-FEIRA Capa (Cotidiano) Página 6 Dano atingiu sala do chefe de investigação da Delegacia Civil de Ceará-Mirim, que estava no local no momento do incidente. Teto de delegacia desaba pela segunda vez em dois meses Um ano sem o guardião da história de Mossoró Baraúna tem terceiro homicídio em quatro dias Crime ocorrido na “Rua da Vara” vitimou o jovem Valtevan Roques Monteiro, 18, executado a tiros. s s Página 6 Mulher morre atingida por bala perdida Página 6 Em Ipanguaçu Caern parcela dívidas de clientes em até 36 vezes Página 2 (Cotidiano) Problemas na infraestrutura podem resultar na intedição da delegacia IFRN tem média alta no exame Potiguar fará apresentação oficial do elenco Página 7 Negociação Polícia fecha boca de fumo no Santo Antônio Página 6 Investida Onda de violência Memória IFRN de Mossoró tem o melhor desempenho do Enem em 2012 Lista com os 20 melhores resultados tem16 escolas particulares e quatro federais. Página 3 (Cotidiano) Destaque estadual Prefeita admite que prefeitura está “quebrada” Página 3

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

R$ 1,50Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501

www.omossoroense.com.br

O MOSSOROENSEQUARTA-FEIRA

Capa (Cotidiano)

Página 6

Dano atingiu sala do chefe de investigação da Delegacia Civil de Ceará-Mirim, que estava no local no momento do incidente.

Teto de delegacia desaba pela segunda vez em dois meses

Um ano semo guardiãoda históriade Mossoró

Baraúna tem terceiro

homicídio emquatro dias

Crime ocorrido na “Rua da Vara”vitimou o jovemValtevan Roques

Monteiro, 18,executado a tiros.

s

s

Página 6

Mulher morreatingida por bala perdida

Página 6

Em Ipanguaçu

Caern parcela dívidas de clientesem até 36 vezes

Página 2 (Cotidiano) Problemas na infraestrutura podem resultar na intedição da delegacia

IFRN tem média alta no exame

Potiguar fará apresentação oficial do elenco Página 7

Negociação

Polícia fecha boca de fumo no

Santo Antônio

Página 6

Investida

Onda de violência

Mem

ória

IFRN de Mossorótem o melhor

desempenho doEnem em 2012

Lista com os 20 melhores resultados

tem16 escolas particulares e

quatro federais.

Página 3 (Cotidiano)

Destaque estadual

Prefeitaadmite queprefeitura está“quebrada”

Página 3

Page 2: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Opinião2 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

imprensa acostumou os leitoresa uma falsa interpretação do que re-presentam as emendas parlamen-

tares. Quando se fala no assunto vem àmente a ideia de corrupção. Isso é refor-çado por conta dessas emendas serem au-torizativas, dependendo da boa vontadedo Executivo. Fossem impositivas asemendas, esse empecilho seria removi-do. A emenda parlamentar é o instrumen-to que o Congresso Nacional possui paraparticipar da elaboração do orçamentoanual. Por meio das emendas os parla-mentares procuram aperfeiçoar a propos-ta encaminhada pelo Poder Executivo, vi-sando uma melhor alocação de recursospúblicos. É a oportunidade que eles têmde acrescentarem no-vas programações or-çamentárias com o ob-jetivo de atender às de-mandas das comunida-des que representam,por conhecerem me-lhor suas necessidades.

Existe o lado políti-co da emenda. O bomparlamentar pode serconsiderado aqueleque consegue umamaior soma de recur-sos para o seu Estadoe para os municípios onde é votado. Épela emenda que se torna possível o re-curso para benfeitorias como hospitais,presídios, postos de saúde e quadras es-portivas. No Rio Grande do Norte, comoa bancada é de apenas onze parlamen-tares, torna-se mais fácil a negociação dasmenos de vinte emendas coletivas. Háanos que os recursos são distribuídos en-tre as Universidades Federal, do Semi-Árido e Estadual, construção de aduto-ras, barragens e hospitais. As paixões po-líticas são postas de lado e o governadorparticipa das reuniões de bancada opi-nando sobre o que considera mais im-portante ser atendido pelas emendas dosparlamentares. Tudo em benefício do Es-tado.

No último trimestre do ano é comumencontrar prefeitos, lideranças políticase dirigentes de órgãos públicos em Bra-sília, nos gabinetes dos deputados e se-nadores. Querem o compromisso dos par-lamentares para a liberação de recursosdo orçamento federal. Chegam com pro-jetos debaixo do braço, elaborados pelosescritórios especializados. Mesmo com omáximo de rigor, as críticas insistem naatividade eleitoreira e na munição paranegociação de votos para aprovação demensagens presidenciais. E, infelizmen-te, isso chega a acontecer. É comum anotícia da liberação de milhões de reais,em emendas, quando algum projeto nãoconsegue receptividade, mas o governo

tem interesse em suaaprovação. Teorica-mente, essa prática de-verá desaparecer com aaprovação do orçamen-to impositivo, com o go-verno obrigado a liberaras emendas.

A Federação dos Mu-nicípios reuniu os pre-feitos, em Natal, e con-vidou os parlamentarespara o encontro. Foidesfiada a mesma la-dainha de dificuldades.

Mesmo em véspera de eleições, menosda metade da bancada compareceu. Ape-nas quatro deputados federais e um se-nador. Se os prefeitos repetiram suas la-múrias, os parlamentares responderamcom as mesmas promessas, o compro-misso de ajudar na aprovação e poste-rior liberação de recursos. A centrali-zação do orçamento é a grande adver-sária de governadores e prefeitos. En-quanto a reforma tributária não for dis-cutida e aprovada, o quadro continuaráo mesmo, eternamente. Será uma tare-fa difícil. A imprensa continuará levan-tando a possibilidade de corrupção e osprefeitos se agarrando, cada vez mais,com a possibilidade de uma emendinhapara ajudar o seu povo.

[email protected]

MOTOSOntem eu exagerei quando escrevi aqui

que em Mossoró são vendidas 900 motospor mês. Peço desculpas aos possíveis leito-res. Por aqui se vende muita moto, mas nãose chega a tanto.

GREVEEssa greve dos guardas civis de Mossoró

não está querendo conquistar nenhum au-mento salarial. Os grevistas só querem aimplantação prometida pela atual prefeitaCláudia Regina do seu Plano de Cargos e Car-reira e para vigorar apenas em 2014. Só.

LUIZ CARLOSUma proposição procedente essa que foi

feita pelo vereador Luiz Carlos de Mendon-ça Martins. Ele propõe alterar a legislaçãovigente que fixa o período anual de recessona Câmara Municipal atualmente em 92dias anuais para ficar em apenas 55. Va-mos trabalhar que Mossoró está precisan-do.

MINEIROO deputado estadual Fernando Mineiro

foi agraciado com a escolha do seu nome pa-ra o posto de Parlamentar deste ano de 2013.Escolha muito justa e merecida. Todos re-conhecem que Mineiro é um parlamentaratuante.

EMANOELUm ministro do Tribunal Superior do Tra-

balho (TST) está integrando a lista de per-sonalidades que a Câmara dos Deputadoshomenageará este ano com a "Me-dalha do Mérito Legislativo". Trata-se donorte-rio-grandense Emanoel Pereira. A so-lenidade de entrega da honraria está previs-ta para 4 de dezembro vindouro.

DESTAQUENosso conterrâneo Emanoel Pereira vem

se destacando com a sua atuação no TSTcomo aquele ministro de maior produtivi-dade em toda a história da Justiça do Tra-

balho do Brasil. Ele é o que registra o maiornúmero de julgamentos/ano".

FLÁVIO ROCHAO presidente da Câmara Federal, Hen-

rique Eduardo Alves, recebeu ontem emseu gabinete em Brasília o potiguar FlávioRocha para lhe passar às mãos a Medalhaque o Legislativo brasileiro instituiu parahomenagear os constituintes de 1988.Outros parlamentares também recebe-ram a comenda.

SANTA LUZIAA imagem de Santa Luzia vem sendo re-

cebida festivamente nestes dias que ante-cedem aos festejos em sua homenagem quecomeçarão domingo próximo. Ontem, porexemplo, isso se deu na sede da OAB, ondefogos em profusão foram vistos cortando oscéus do bairro Nova Betânia.

COORDENAÇÃOOs padres Walter Collini, vigário de San-

ta Luzia, e Ricardo Rubens, assumiramefetivamente a coordenação dos festejos denossa padroeira neste ano. Eles estão à fren-te de equipes as mais diversas que somamcerca de 600 pessoas.

LOJINHAA assim chamada Lojinha de Santa Lu-

zia foi instalada, mais uma vez, na sala dafrente da residência da arquiteta LavíniaNegreiros ao lado da Catedral. O ambienteé aconchegante e está apresentando mui-tas novidades.

TERCEIRIZADOSObjetivando oferecer maior transparên-

cia à contratação dos terceirizados pela Pre-feitura de Mossoró, o vereador LahyrinhoRosado apresentou na Câmara Municipaluma proposição que dispõe sobre a publi-cação na internet dos nomes das empresasterceirizadas prestadoras de serviços que at-uam junto à Prefeitura Municipal de Mos-soró.

MACHADOJoão Batista Machado assumirá hoje, às 20 horas, a cadeira 32 da Academia

Norte-rio-grandense de Letras, cujo patrono é Francisco Fausto e foi ocupadaantes por Tércio Rosado e João Batista Cascudo Rodrigues (que deve ter sido seuprofessor de História, se não estou equivocado, na nossa época do Colégio Dioce-sano Santa Luzia).

MACHADO IIA saudação a João Batista Machado em nome da Academia será feita hoje à

noite pelo não menos laureado Ticiano Duarte. Só não estarei presente para dar omeu abraço ao nosso "Machadinho" por força de compromissos inadiáveis aqui emMossoró. Que ele receba aqui ao longe o abraço forte do amigo e as homenagensque lhes são merecidas.

RAIBRITOA data de hoje nos faz lembrar que há um ano nós perdemos Raimundo Soares

de Brito. O seu sobrinho Antônio Marcos de Oliveira me mandou um longo escritorelatando a trajetória do nosso pranteado amigo. Infelizmente hoje não me vai serpossível divulgar. Mas, deixo aqui assinalada a minha homenagem à sua memória.

A

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

oje eu vou fazer elogios àquelecom quem convivi no Colégio Dio-cesano Santa Luzia nos idos dos

anos 50/60. Escrevo sobre o assuenseJoão Batista Machado que vai ascen-der a uma cadeira na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Mas, o devidodestaque é dado a João aqui não só por-que seja meu amigo, mas porque prin-

cipalmente é um profissional de impren-sa de grande envergadura que honra edignifica aqueles que conhecem o seu de-sempenho profissional. Além de sua tra-jetória nos grandes jornais potiguares,ele tem publicados vários livros que ilus-tram a história recente do nosso Esta-do e nos traz em detalhes episódios au-tênticos da política potiguar.

HAcadêmico João Batista Machado A guerra das emendas

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

No último trimestre do ano é comum encontrar prefeitos,

lideranças políticas e dirigentes de órgãos públicos

em Brasília, nos gabinetesdos deputados e senadores.

Page 3: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Política 3www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Segundo Marilda Sousa, várias pessoas ouviram Cláudia reconhecendo dificuldades financeiras até com a folha

Marilda revela conversa

Mineiro também foi eleito parlamentar do ano

Cláudia Regina admite em conversa com líder sindical que Prefeitura está “quebrada”

Crise

BRUNO BARRETOEditor de Política

A dirigente do Sindi-cato dos Servidores Pú-blicos Municipais deMossoró (Sindiserpum),Marilda Sousa, revelouque numa conversa a pre-feita Cláudia Regina(DEM) admitiu que aPrefeitura de Mossoró es-tá "quebrada".

De acordo com Maril-da, o diálogo ocorreu naúltima quinta-feira emum evento realizado noCentro de Referência deAssistência Social (Cras)do bairro Santo Antonio.Na oportunidade, o Sin-diserpum estava realiza-do uma manifestação emfavor dos guardas civismunicipais que estão emgreve. "Tinha várias pes-soas em volta. Ela nãodisse somente para euouvir não", revelou.

A sindicalista contouque a prefeita proferiu es-tas palavras: "Marilda,me ajude que a prefeitu-ra está quebrada". A pre-feita foi mais além: "es-tou com dificuldades pa-ra quitar a folha".

A crise administrati-

Mineiro denuncia que 49 mil agricultores estão sem receber garantia safra no RN

A situação de mais de49 mil agricultores do RioGrande do Norte, que es-tão sem receber as par-celas do programa Ga-rantia Safra, foi destaqueem plenário pelo deputa-do estadual FernandoMineiro (PT). O benefícioé concedido pelo GovernoFederal aos agricultorescom perdas de, pelo me-nos, 50% da produção.

O benefício não vemsendo repassado aos po-tiguares pela falta de pa-gamento da contraparti-da de responsabilidadedo Governo Estadual. Ovalor é de R$ 2,5 milhões."É uma contrapartida pe-quena diante do que vaireceber", avaliou. A inde-nização destinada ao RNé de R$ 38 milhões.

"Vivemos uma situa-ção inusitada: o Gover-no Federal querendoajudar os agricultoresdo RN, o Governo do Es-tado não deposita a con-trapartida e os agricul-

Discurso

Luiz Carlos recolhe assinaturas de apoio à emenda que reduzirátempo de recesso parlamentar

O Mandato Luiz Car-los (PT) conseguiu o nú-mero mínimo necessá-rio de assinaturas paraa apresentação do seuprojeto de Emenda daLei Orgânica do Muni-cípio de Mossoró. A ideiacentral da emenda é re-duzir o recesso parla-mentar no âmbito do Po-der Legislativo local de92 dias anualmente, aíconsiderando os reces-sos do meio e do final decada ano, para 55 dias,conforme preleciona aConstituição Federal de1988.

Atualmente, a Car-ta Magna diz em seuartigo nº57 que: "OCongresso Nacional re-unir-se-á, anualmente,na Capital Federal, de2 de fevereiro a 17 dejulho e de 1º de agostoa 22 de dezembro. Por-tanto, são 14 dias de re-cesso em julho que sesomam a outros 41dias, sendo 9 dias emdezembro, 31 em janei-ro e 1 do mês de feverei-ro, o que totaliza os 55dias de recesso totaldentro de 12 meses. Es-te lapso temporal maisreduzido foi viabiliza-do por meio da Emen-da Constitucional (EC)nº 50 de 2006 e está emvigor na esfera federal,valendo para todo o ter-ritório nacional.

Na contramão daConstituição, a Lei Or-gânica Municipal reser-va aos membros do Po-der Legislativo um totalde 92 dias de recessoparlamentar, sendo 31dias em julho, 16 diasem dezembro, 31 dias dejaneiro e 14 dias de fe-vereiro.

Existe uma PEC(Proposta de Emenda àConstituição) estadualvisando adequar os pra-zos dos recessos descri-tos na Constituição doRio Grande do Norte aoconteúdo disposto naConstituição Federal, jáque esta última deveservir de espelho paraas demais Cartas Esta-duais, bem como, para

as demais leis infra-constitucionais do orde-namento jurídico, a fimde evitar ambiguidadese distorções no sistemaque, consequentemen-te, venham a provocarAções Declaratórias deInconstitucionalidade.

O vereador Luiz Car-los entende que o atualnúmero de dias sem ati-vidades na Câmara fe-re o principal documen-to norteador da socieda-de brasileira, ou seja, fe-re a Constituição Fede-ral, vez que, com seus 92dias totais de recesso, aLei Orgânica Municipalestá destoando da reali-dade defendida peloMandato que preza pe-la paridade da Lei "me-nor" com a Lei "maior",ou, em outras palavras,o edil defende o caminhopela equidade e consti-tucionalidade.

"Nossa proposta na-da tem de inconstitucio-nal, pelo contrário, poisachamos que o prazoque temos hoje na LeiOrgânica é muito am-pliado e destoa do pra-zo que a Constituição es-tipulou para a esfera degoverno federal. Segui-mos um entendimentoque os vereadores temtempo demais de reces-so e isso não é bom pa-ra a sociedade, então,defendemos a reduçãodesse recesso para po-dermos trabalharmais", disse Luiz Carlos(PT).

O vereador aindalembra que no últimorecesso do meio do ano,todo o seu gabinete tra-balhou, assim como elepróprio. "Nós temosmuitas demandas e nãoseria justo com o povo fe-char as portas, mesmono recesso, por isso re-solvemos manter tudofuncionando e as portasabertas em julho", fina-liza.

A proposta de emen-da encontrou condiçõespara ser apresentada ede agora em diante vaiaguardar votação naCâmara Municipal.

Câmara

va da Prefeitura de Mos-soró é mantida sob sigilodesde o início do governoCláudia Regina. As difi-culdades não são poucas.Há registros de atrasos nopagamento a empresasterceirizadas que já resul-taram em mais de cem de-missões.

Um servidor munici-pal informou ontem ao OMossoroense que os

médicos plantonistasrecém-contratados paratrabalharem nas unida-des de pronto atendi-mento do Alto de São Ma-noel e Santo Antôniochegarão sexta-feira atrês meses de saláriosatrasados.

Também há reclama-ções de atrasos entre for-necedores. Eventos cultu-rais como o Auto da Liber-

dade tiveram o tamanhoreduzido este ano quandoabriu mão das atraçõesmusicais. Além disso,convênios como o da Fun-dação Vingt-un Rosadoestão sendo atrasados deforma constante.

A Prefeitura tambémchegou a atrasar três me-ses do parcelamento dadívida com o Previ-Mossoró.

tores deixam de receberR$ 38 milhões. Essa si-tuação está se protelan-do", criticou.

Os deputados Herma-no Morais (PMDB) eGustavo Fernandes (P-MDB) contribuíram como pronunciamento deFernando Mineiro e co-braram um posiciona-mento do governo esta-dual sobre o depósito dacontrapartida. O Progra-ma Garantia Safra con-cede indenização de R$738 a cada agricultor poraté seis meses.

HOMENAGEMOs jornalistas que co-

brem as atividades da As-sembleia Legislativa doRio Grande do Norte ele-geram na terça-feira (26)o deputado Fernando Mi-neiro (PT) como Parla-mentar do Ano de 2013.Também foram votadosos deputados Agnelo Al-ves (PMDB), Kelps Lima(SOLIDARIEDADE), Ri-cardo Motta (PROS),Walter Alves (PMDB),Larissa Rosado (PSB) eMárcia Maia (PSB). Fo-ram 32 votos dos profis-

sionais que atenderam aconvocação do Comitê deImprensa da Assembleia.

Essa é a primeiraeleição de Fernando Mi-neiro como Parlamentardo Ano. "Fico muitoagradecido com os jorna-listas que acompanhamos trabalhos da Assem-bleia Legislativa por es-se resultado. Agradeço aminha assessoria quetambém é responsávelpor esse título. Esperopoder honrar e cumpriressa premiação", agra-deceu.

O deputado atribuiu aeleição aos trabalhos de-senvolvidos durante todoo ano na Casa. "Vejo esseresultado como extensivoao meu trabalho na AL. Éuma extensão", disse. OComitê de Imprensa fa-rá a entrega da premia-ção na tradicional confra-ternização de fim de anoentre os jornalistas e osdeputados, no dia 10 dedezembro.

Page 4: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Política4 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

[email protected]

Barreto

IzabelOntem soube que fui citado no pronunciamento da

vereadora Izabel Montenegro (PMDB) durante suaposse na última sexta-feira. Ao bater no promotorEduardo Medeiros, ela disse que tinha entrevistado elee que tinha gravações em que ele afirmava que iria in-vestigar a Prefeitura de Mossoró e a Uern. De fato, eleinvestigou a Uern e a PMM. Após o resultado, ele propôsum Termo de Ajustamento de Conduta para a Uernrealizar os concursos de 2009 e 2010. Com a prefeitu-ra o tema foi o mesmo e o avanço mais lento. Salvoengano, essa conversa foi por volta de 2006 ou 2007.

Mineiro Fernando Mineiro (PT) foi eleito o parlamentar do ano

pelos jornalistas que cobrem a Assembleia Legislativa.Uma escolha justa pelo conjunto da obra.

O mico de Claudionorrônica de um mico anunciado. Estava na

cara que o vereador Claudionor dos Santos(PMDB) iria fazer Mossoró passar vergonha coma subserviente atitude de consagrar a presidenteda Petrobras, Graça Foster, com o título de CidadãMossoroense. Justo ela que na atual gestão temtirado a estatal da cidade aos poucos. Tudo bem: aPetrobras tem direito de ir para onde achar quevai lucrar mais, mas não é o caso de dar o título. Opior é que Claudionor anunciou que ela viria acidade e garantiu isso. O fato só aumenta o mico.Mossoró não merecia ter passado por esta situ-ação constrangedora. A combalida imagem da Câ-mara Municipal poderia ter se poupado de se ex-por ao ridículo.

ImortalHoje, às 20h, o jorna-

lista João Batista Ma-chado se tornará o maisnovo membro da Acade-mia Norte-rio-grandensede Letras. O evento ocor-rerá na sede da entidade,em Natal.

ReconhecimentoNão conheço João Ba-

tista, mas admiro o seutrabalho em preservar amemória política do Esta-do. Ele é autor de um li-vro sobre as eleições de1960 no RN e de outro so-bre a escolha de governa-dores na ditadura.

PesquisaCirculam por Mossoró

pesquisadores do Institu-to Certus. Na pauta deperguntas a avaliação dopresidente da Câmara,Francisco José Júnior(PSD). Está na cara quemé o contratante.

AtrasosNa próxima sexta-

feira completa três mesesde atrasos nos pagamen-tos aos médicos planto-nistas recém-contrata-dos para trabalhar nasduas UPAs que funcio-nam na cidade. Uma pe-na que isso ocorra.

C

AdiadoMais uma vez adiado o julgamento do processo

que envolve a primeira cassação da prefeita Cláu-dia Regina. O juiz Carlo Virgílio, que pediu vistashá três semanas, alegou não ter concluído a análise.Mais um pouco de emoção para quem tem muitosinteresses em jogo.

Solidariedade - A bancada governista ajudoua aprovar moção de aplauso aos padres Talvacy

Chaves (foto) e Vicente Neto (de Santa Cruz) quefizeram críticas ao TRE e à classe política em geral.Um capítulo da crise palaciana ou medo da Igreja?

Polêmica

José Dirceu é contratadopara trabalhar como gerenteem hotel de Brasília

Exame

Laudo afirma que cardiopatiade Genoino não é grave

ANDRÉ RICHTERRepórter da Agência Brasil

BRASÍLIA – A junta mé-dica do Hospital Univer-sitário de Brasília, forma-da para avaliar o estadode saúde do deputado Jo-sé Genoino (PT-SP), con-cluiu que ele é portador decardiopatia “que não secaracteriza como grave”.O laudo foi entregue on-tem ao presidente do Su-premo Tribunal Federal(STF), Joaquim Barbosa.Com a base no documen-to, Barbosa vai decidir seGenoino, condenado naAção Penal 470, o proces-so do mensalão, vai per-manecer em prisão domi-ciliar temporária ou vol-

tará para o Presídio daPapuda.

Foram indicados os se-guintes médicos para fa-zer a perícia: Luiz Fer-nando Junqueira Júnior,professor de cardiologiada Universidade de Bra-sília e presidente da jun-ta; Cantídio Lima Vieira,cardiologista e especialis-ta em perícia médica; Fer-nando Antibas Atik, espe-cialista em cirurgia car-diovascular; AlexandreVisconti Brick, professorde cirurgia cardiovascu-lar, e Hilda Maria Bene-vides da Silva de Arruda,médica cardiologista dohospital universitário.

A defesa do ex-presi-dente do PT e deputado fe-

deral José Genoino (SP)reafirmou que ele não temcondições de permanecerpreso devido ao seu esta-do de saúde. Em nota di-vulgada hoje (26), o ad-vogado Luiz FernandoPacheco diz ter recebidoas conclusões do laudo“com renovada esperan-ça na recuperação” de Ge-noino. “Seguimos, pois,preocupados com sua saú-de, já que, por óbvio, a ca-deia, mesmo em regimesemiaberto, não apresen-ta condições mínimas pa-ra seu completo trata-mento e recuperação”,afirma o advogado.

No laudo de oito pági-nas enviado ao STF, a jun-ta médica descreve os pro-

blemas de saúde de Genoi-no e afirma que não é ne-cessário tratamento domi-ciliar. Os médicos afir-mam que ele deve receberacompanhamento médicoperiódico. De acordo como laudo, Genoino está com“condição patológica tra-tada e resolvida."

No documento, os pe-ritos também afirmamque Genoino é portadorde hipertensão “leve emoderada”, que é contro-lada por medicação. Osmédicos recomendamdieta hipossódica, práti-ca de atividade física, po-rém, concluem que não éimprescindível “perma-nência domiciliar fixa dopaciente”.

Ex-ministro aguarda liberação para exercer função de R$ 20 mil

ANDRÉ RICHTERRepórter da Agência Brasil

BRASÍLIA– Ex-min-istro da Casa Civil, JoséDirceu foi contratado pa-ra trabalhar como geren-te administrativo do Ho-tel Saint Peter, em Bra-sília. De acordo com o con-trato de trabalho assina-do pelo ex-ministro, eledeve receber salário deR$ 20 mil. Segundo a as-sessoria do Supremo Tri-bunal Federal (STF), ca-berá ao juiz da Vara deExecuções Penais do Dis-trito Federal decidir so-bre a autorização de tra-balho externo.

Dirceu foi condenado asete anos e 11 meses de pri-são em regime semiaber-to na Ação Penal 470, o pro-cesso do mensalão. Ele es-tá preso na Penitenciáriada Papuda, em Brasília. Deacordo com a Lei de Exe-cução Penal, os condena-dos em regime semiaber-to podem trabalhar dentrodo presídio, em oficinas demarcenaria e serigrafia,por exemplo, ou externa-mente, em uma empresaque contrate detentos.

Segundo o contrato detrabalho assinado peloex-ministro, ele deverácumprir horário de traba-

lho das 8h às 17h e teráuma hora de almoço. Naficha de solicitação de em-prego, Dirceu afirmou

que se candidatou ao em-prego “por necessidade epor apreciar hotelaria ea área financeira”.

Ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu ganha emprego de R$ 20 mil

Page 5: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Opinião 5www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

RECONHECIMENTO - Adeputada estadual La-rissa Rosado (PSB) foivotada na eleição domelhor deputado esta-dual do RN em 2013,ontem. Ela já conquis-tou o título duas vezes.

ENSINO - Das 20 ins-tituições com as maio-res médias do Enem2012 por escola, apenastrês são do Nordeste(Bahia, Pernambuco ePiauí). Minas Gerais li-dera, com seis escolas.

ESPORTE - Continua atépróximo dia 3 inscriçãopara a II Copa Ufersa deNatação, de segunda-feira a sexta-feira, às17h, na piscina da Uni-versidade. A prova acon-tecerá dia 7.

DENÚNCIAEx-secretária de Desenvolvimento Econômico, a

vereadora Izabel Montenegro (PMDB) explicou o fias-co do que seria o “polo cerâmico” de Mossoró, com ainstalação da Itagrês. A empresa, segundo ela, sa-neou finanças da matriz (SC) com dinheiro da filialmossoroense.

DIVULGAÇÃOA Uern realiza o evento inédito “Um dia no Cam-

pus”, hoje, em Natal, para apresentar os cursos ofere-cidos no PSV, cuja inscrição para 2.180 vagas segue atésexta-feira (6). A iniciativa é para alunos da 3ª sériedo ensino médio de 11 escolas públicas da capital.

ISONOMIA Sobre o laudo médico que negou necessidade de

prisão domiciliar para José Genoino, condenado nomensalão, o senador José Agripino (DEM) defendepunição sem privilégios. “A lei deve ser cumprida pa-ra todos de forma igual”, declarou, ontem.

Quarta-feira (27/11)

REFORÇO - A empresaNazária Distribuidora deProdutos Farmacêuticosfez acordo judicial paradoar ao Ministério doTrabalho um veículo, queserá usado em fiscaliza-ções no RN.

Lola diz a Elisa que não merece Fabrí-cio. Valter conta para Ernest que conseguiudespistar Mundo e que Manfred escon-deu Rosa. Franz comenta com Amélia quese sente culpado por não ter enxergado ascoisas ruins que Ernest é capaz de fazer.Ele afirma para a ex-mulher que vai reavera guarda de Pérola e que romperá com opai. Sílvia diz a Pilar que continuará procu-rando o verdadeiro culpado pela morte deCatarina para provar a inocência de seupai. Sílvia confessa a Viktor que o filhoque ela espera pode ser dele. Rosa procu-ra Valter e diz que precisa de dinheiro.

Joia RaraSofia e Pedro encontram Antônio com

Flaviana na loja abandonada e o rapaz dizque está construindo efeitos especiais pa-ra o musical. Vera acredita que Ronaldoa está traindo. Flaviana tenta beijar An-tônio, que reage de forma violenta. Lucia-na conta para Anita sobre a suspeita detraição de Ronaldo. Maura observa Her-nandez dançando salsa. Bernardete ne-gocia com Abelardo para que ele traba-lhe para ela.

MalhaçãoZélia leva Paulinha e Marlon para uma

festa. Lili finge desmaiar para ajudarWilliam. Paulinha se aproxima de LC. Júliae Flávio combinam de aparecer de surpre-sa na casa de Rafa. Lili fica nervosa quan-do Líder Jorge fala sobre os escolhidos parao treinamento. O "motoboy" segue Lili semque ela perceba. Edu oferece a carga do cam-inhão para Kléber com o valor superfatu-rado. Rafa mostra para Lili a gravação dePaulinha. Guto tenta entrar no computadorde Líder Jorge.

Além do Horizonte

No dia seguinte, na mansão da famíliaAlmeida Campos, Carmen vai ao quarto deGabi para lhe dar os remédios. A vilã, comode costume, coloca uma alta dosagem de cal-mante no suco da moça. No orfanato, Mili fazsua lição de casa e Mosca pede ajuda para aamiga. Vivi observa os dois e se incomoda.Na mansão da família Almeida Campos, Va-lentina entra no quarto de Gabi e estranhaque a moça tenha dormido o dia inteiro. A go-vernanta se desespera ao perceber que Gabiestá desmaiada na cama.

Chiquititas Paloma discute com César. Félixprepara seu currículo e fica horrorizadocom a conversa de Márcia e Rinaldo. Césarnão acredita no que Paloma conta sobreAline e pai e filha rompem relações. Luteropede Bernarda em casamento para Pilar.Bruno conta para Ordália que se separoude Paloma por causa de Aline. Lutero co-menta com Pilar que duvida do caráter deJacques. Michel e Patrícia mandam umagarrafa de champanhe para Guto e Sílvia,que retribuem com outro presente. Félixvai a uma agência de empregos. Aline com-pra medicamentos e diz a Mariah que daráinício à sua vingança.

Amor à Vida

Michele nega ter matado o cunhado,até que Donana diz saber sobre o corpo. Guivolta com a avó para casa e encontra Lau-ra muito preocupada. Laura coloca a mãepara fora de casa e diz para Gui que não oquer perto dela. Stella conversa com Otá-vio e o convence de que ele é mesmo filhode Michele. Patrícia usa vestido do pri-meiro encontro com Carlão, tentando fazercom que ele se lembre dela. A família fazfesta pelo aniversário de Carlão.

Pecado Mortal

complexidade dos pro-jetos de saneamento am-biental exige alianças pa-

ra a gestão dos ativos, serviçose obras nas regiões metropoli-tanas, aglomerações urbanasou num corredor de municípiosque estão ao longo de uma ba-cia hidrográfica, como é o casoda Bacia do Rio Apodi – Mosso-ró. Nessas áreas, os municípiospodem fazer uso comum de re-cursos como rede de esgoto e detransporte de água, estações detratamento, bacias hidrográfi-cas e reservatórios.

O serviço transpõe as frontei-ras das cidades e o atendimen-to às metas de universalizaçãoe de qualidade requer um mo-delo que privilegie a sinergia noplanejamento, execução e ges-tão. Nessa perspectiva, os prin-cípios de governança devem fa-zer parte das propostas incluin-do a sustentabilidade econômi-ca e social do processo e umaalternativa pode ser o consórciode cidades.

Apesar do uso comum de re-cursos, a Constituição Brasilei-ra de 1988 delega aos municí-pios a titularidade dos serviçosde saneamento, e com ela to-das as obrigações e ainda pre-vê no art. 225 a qualidade am-biental para o bem comum. Es-se direito aproxima o poder lo-cal das decisões de investimen-tos, mas pulveriza a prestaçãodos serviços, gerando incerte-zas e atritos, que variam deacordo com a conjuntura polí-tica. Em regiões metropolitanasou numa sequência de municí-pios beneficiados por uma baciahidrográfica, a decisão de umacidade afeta diretamente a ou-tra. O saneamento não pode servisto de forma isolada. Pois asobras infraestruturantes ser-vem para nortear o desenvol-vimento e fortalecer a gestãodas cidades.

O principal desafio é obterconsenso sobre as obras de in-teresse comum e, neste sentido,o Ministério apoia iniciativasplanejadas e propostas pelos go-

vernos estaduais e municipaisque envolvem diferentes cida-des. A seleção dos empreendi-mentos exige a apresentação deum projeto técnico de engenha-ria e a análise considera o mé-rito da iniciativa, seu estágio depreparação técnica e sua ade-rência às prioridades do PAC.Neste caso, o Ministério das Ci-dades exige que a intervençãoseja conduzida pelo Governo Es-tadual, consórcio municipal oupor uma cidade líder, que deveobter anuência formal dos de-mais entes federados envolvi-dos. Sem esse acordo, o em-preendimento fica sem receberdinheiro federal. E é neste pon-to que o projeto de sustentabi-lidade ambiental da Bacia Hi-drográfica do Rio Apodi-Mossoró, desde o município de

Luís Gomes até Porto Franco(Grossos – Areia Branca), pre-cisa ser apoiado e ser coorde-nado pelo município mais po-tencial economicamente, que éMossoró.

A união dos municípios deveestabelecer consórcios, com par-ticipação de todos, para regulare gerir os serviços, além de pla-nejar as intervenções. Apesardas disputas políticas, é neces-sário encontrar equilíbrio parabeneficiar a população. Nessesentido, o Governo do RN deveatuar como aglutinador de in-teresses.

Este modelo considera aatuação de uma agência esta-dual (no nosso caso poderia sera Caern) para regulamentar efiscalizar o setor de saneamen-to ambiental, levando em con-ta as necessidades de todos osmunicípios durante obras, pla-nos de investimentos e presta-ção dos serviços. No caso de sera Caern, ela deve ser neutra enão se tornar um braço do go-verno estadual. A Caern preci-sa atuar como um ente públicocapaz de coordenar interesses eabrir espaço para que cada mu-nicípio participe dos projetos.Outra vantagem da união estáno ganho de escala, benéfico pa-ra reduzir custos com estrutu-ra operacional, para a obten-ção de linhas de financiamentoe melhor gestão de obras. Osinvestidores buscam projetosalinhados e bem elaborados. Aparceria política facilita a atra-ção de recursos.

A Lei 11.445/2007 permite aaliança entre municípios e atéa delegação de titularidade pa-ra o governo ou agência esta-dual. Demoramos 20 anos pa-ra ter uma lei para regular osserviços. Quem tem vontade po-lítica de tocar as obras está apos-tando em parcerias e consórcios.Entre os exemplos, podemos ci-tar a Parceria Público-Privada(PPP) estabelecida entre os 14municípios da região metropo-litana de Recife (PE) e a cidadede Goiana.

O projeto apresentado pelaCompanhia Pernambucana deSaneamento (Compesa) aosprefeitos engloba investimen-tos da ordem de R$ 4,3 bilhões,a serem aplicados no períodode 12 anos. O volume de apor-tes inclui recursos públicos (R$1,1 bilhão dos cofres estaduais)e privados (R$ 3,2 bilhões). Asobras vão beneficiar 3,7 milhõesde pessoas ao ampliar os índi-ces de esgotamento sanitárioem Pernambuco. Sem o acor-do, a Compesa estimou que asobras envolvidas levariam 60anos para serem concluídas.

A

Mossoró precisa liderar questão ambiental da Bacia Apodi-MossoróJOSIVAN BARBOSA – Professor

O principal desafio é obter consenso sobre as

obras de interesse comum e, neste sentido, o Ministérioapoia iniciativas planejadase propostas pelos governosestaduais e municipais que

envolvem diferentes cidades.

Page 6: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Polícia6 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

Problemas estruturais podem gerar interdição do prédio

Teto de delegacia desaba pelasegunda vez em dois meses

Em Ceará-Mirim

Baraúna registra terceiroassassinato em quatro dias

Violência

Na última segunda-feira à noite, a cidade deBaraúna foi palco de maisum assassinato, onde umhomem foi executado a ti-ros em uma área conhe-cida como "Rua da Vara".É o terceiro assassinatoem apenas quatro dias.Desta feita, o jovem Val-tevan Roques Monteiro, o"Júnior Magrão", 18, queresidia na rua ProfessorAmauri Ribeiro, foi exe-cutado próximo a sua re-sidência.

Segundo a PolíciaMilitar de Baraúna, porvolta das 23h moradoresdas imediações ouviram

tiros, mas, por ser umaárea perigosa, ninguémse arriscou a sair para vero que estaria ocorrendo

Nas primeiras horasda manhã de ontem, o cor-po de "Júnior Magrão" foiencontrado com perfura-ções de tiro. Popularesdisseram que ele erausuário de drogas e viviaperambulando pelas bo-cas de fumo da cidade.

Peritos do InstitutoTécnico e Científico de Po-lícia (Itep) de Mossoró ne-cropsiaram o corpo. O ho-micídio será investigadopela Delegacia de PolíciaCivil baraunense.

Uma operação con-junta do Serviço Re-servado e da Força Tá-tica da Polícia Militarresultou ontem na pri-são de um homem acu-sado de traficar dro-gas no bairro SantoAntônio. KennedyMesquita Souza deMenezes, o "Galego",21, foi detido em fla-grante com maconhae crack em uma casana rua Antônio Soaresdo Couto.

Segundo informa-ções repassadas pelaPM, a prisão aconte-ceu após a equipe depoliciais receber de-

núncias que no localfuncionava uma bocade fumo. Na casa ha-via 15 pedras de crack,um tablete grande demaconha, uma balan-ça de precisão e duasmotos.

O acusado e as dro-gas foram encaminha-dos à Delegacia Espe-cializada em Narcóti-cos (Denarc).

As motocicletas fo-ram levadas à Delega-cia Especializada emFurtos e Roubos (De-fur) para serem peri-ciadas, pois há descon-fiança que sejam rou-badas.

Operação policialfecha boca de fumo nobairro Santo Antônio

Flagrante

Na cidade de Ceará-Mirim, região metropo-litana de Natal, parte dasala da Delegacia de Po-lícia Civil desabou na ma-nhã da última segunda-feira (25) e por pouco nãoferiu um dos agentes.

De acordo com a polí-cia, esse foi o segundo de-sabamento do teto emapenas dois meses. A sa-la onde o teto caiu perten-ce ao chefe de investiga-ção da DP, que estava nolocal no momento do inci-dente, mas nada sofreu.

Segundo ospoliciaisque trabalham na unida-de, o teto apresentava al-gumas rachaduras e não

Após 24 assassinatosno último final de sema-na no Rio Grande do Nor-te, a Secretaria de Esta-do de Segurança Públicae da Defesa Social (Sesed)anuncia que vai deflagrarcom urgência uma me-gaoperação para comba-ter a violência. A ação es-tá prevista para começardentro de 10 ou 15 dias,com operações policiaisespecíficas, além do usodo helicóptero Potiguar 1.

De acordo com a Sesed,o Instituto Técnico e Cien-tífico de Polícia contabi-

lizou 24 assassinatos en-tre os dias 22 e 24 destemês, entre eles uma cha-cina no bairro de Igapó,em Natal. As investiga-ções estão em curso pelaPolícia Civil, no entantopara evitar outros crimeso secretário Aldair da Ro-cha disse que serão defla-gradas as seguintes ope-rações: "Avante", "Divi-sa Segura" e "Sertão Se-guro", no interior e na ca-pital.

"Temos que melhoraro policiamento ostensivo,ou seja, pôr a Polícia Mi-

litar na rua, e vamos fa-zer a partir de agora o for-talecimento de três ope-rações que já vinham sen-do desencadeadas, masprecisavam ser fortaleci-das", declarou o secretá-rio, em entrevista à im-prensa natalense.

Para o secretário, achegada de R$ 5 milhõespara a Segurança Públi-ca facilitará a realizaçãodas ações, que serão pro-tagonizadas pelas polí-cias civil e militar.

Em Natal e cidades li-mítrofes, a PM e a Polí-

cia Civil vão atuar na"Operação Avante". Nointerior, homens do Bata-lhão de Operações Poli-ciais Especiais (Bope)atuarão na "OperaçãoSertão Seguro", princi-palmente nos municípiosoestanos, onde a onda decrime tem se propagado.Por sua vez, a "OperaçãoDivisa Segura", na quala Sesed e as secretariasde segurança dos estadosvizinhos, Ceará e Paraí-ba, pretende reforçar afiscalização nas divisaspotiguares.

Sesed anuncia operações policiais para combater crimes no EstadoMedida

Uma mulher morreu eoutras duas pessoas fica-ram feridas na noite da se-gunda-feira (25), na zonarural do município deIpanguaçu, durante umatentado protagonizadopor dois elementos queatiraram contra um gru-po de pessoas reunidas emuma calçada, na comuni-dade de Pedrinhas. Cami-la Navegantes Fernan-des, 21, foi atingida porbalas perdidas e morreuno local, enquanto as ou-tras duas vítimas foramsocorridas por moradorespara o Hospital de Assú.

Segundo informaçõesda Polícia Militar, por vol-ta das 20h, dois elemen-

tos usando capacetes e emuma moto preta se apro-ximaram do grupo e ati-raram. Camila foi atin-gida por dois tiros e mor-reu.

A PM não sabe infor-mar o motivo do atenta-do, mas diz que no iníciodeste mês Camila foi pre-sa junto com o seu compa-nheiro acusada de recep-tação. Não se sabe aindase o motivo do crime te-ria alguma relação com osatos do companheiro davítima.

O corpo de Camila Na-vegantes foi necropsiadopor equipe do InstitutoTécnico e Científico de Po-lícia (Itep) de Mossoró.

Mulher morre vítima de bala perdida na zonarural de Ipanguaçu

Incidente

"Júnior Magrão" (no detalhe), morto a tiros

Desabamento danificou equipamentos

"Galego", preso com drogas.

Luciano Lellys

Luciano Lellys

www.blogdeassis.com.br

aparentava estar em con-dições ruins.

Mesmo após o registrode um incidente similar,

ocorrido nas últimas sema-nas, o trabalho foimanti-do semmaiores alteraçõesaté o registro do novo inci-

dente. Com a queda do te-to o prédio poderá ser inter-ditado e a delegacia remo-vida para um outro local.

Page 7: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

É simplesmente incrível a falta de reconhecimentodos dirigentes de futebol no Brasil. O treinador Kleina aca-ba de recolocar o Palmeiras na Série A, e a diretoria jáacena com a sua dispensa. O Flamengo já fez isso com An-drade depois do título na Série A e, aqui mesmo no RN,em Mossoró, o Potiguar não valorizou o bom treinador ecampeão Celso Teixeira. Povo difícil.

Elenco do Potiguar será apresentado oficialmente hojeEvento

SÉRGIO OLIVEIRA

Largada oficial do Potiguar rumo à temporada 2014,embora o trabalho já tenha iniciado, aliás, não pa-rou, desde janeiro de 2013. Mas em relação à apre-sentação será um momento de aproximar o novo elen-co dos torcedores, já que são muitos os jogadores queestarão pela primeira vez vestindo a camisa do alvir-rubro. O momento é de festa e, ao mesmo tempo, demuita seriedade para que estes que estão chegandoentendam a importância do momento que vive o clu-be mossoroense e suas ambições para o próximo ano,depois de tudo de positivo que aconteceu na atual tem-porada, ou seja, recuar a torcida não permite mais,embora possa admitir uma situação adversa em ter-mos de resultados, pois isso faz parte do futebol. Boas-vindas a todos e sucesso na missão que lhes foi con-fiada.

Profissional ao péda letra, o professorNetinho já estava on-tem pela manhã nasala do estádio No-gueirão cedida ao Po-tiguar para guardarseu material enquan-to se conclui a obra doCT Manoel Barreto.Foi dar uma geral pa-ra saber qual materialtem à disposição, poischegou a Mossoró nanoite da segunda-feira e já quer traba-lhar, sem perder tem-po. Seja bem-vindo,amigo. Substitui Al-lan Frederico, outroque mostrou extremaresponsabilidade namissão.

AMEAÇADO de rebaixamento, Fluminense quer se valer do caso Júlio Baptista.

COMO se sabe, o jogador do Cruzeiro foi flagrado pelas câmeras sugerindo o terceiro goldo Vasco.

BOM, pelo menos essa denúncia ainda não foi devidamente apurada.

O ruim de tudo isso é a falta de credibilidade que passa do nosso futebol. Lamentável.

DECISÃOSai hoje o campeão da Co-

pa do Brasil e mais um repre-sentante brasileiro na CopaLibertadores. O páreo fica porconta de Flamengo e AtléticoParanaense, dois rubro-ne-gros. No primeiro jogo, empa-te em 1 a 1 e vantagem, peloregulamento, para o time doRio de Janeiro que pode atéperder por 1 a 0 e ficará com otítulo. Mas o time paranaen-se é tinhoso e tem qualidade.

ANTECIPANDOA rodada final do Campeo-

nato Brasileiro, que estavaprogramada para o sábado,30, sofreu alterações. O jogo doABC contra o ASA, por exem-plo, foi antecipado para a noi-te da sexta-feira. Aqui se jus-tifica, ou seja, o alvinegro po-tiguar garante permanênciana Série B e o alvinegro ala-goano foi rebaixado.

TREZEO adversário do Potiguar

no primeiro jogo da Copa doNordeste, Treze de CampinaGrande (PB) continua se re-forçando. Pode inclusive des-falcar o América de Natal le-vando o jogador Cascata. Opróprio atleta fez essa decla-ração via redes interativas,aquelas apelidadas, em minhamortal visão, de sociais.

INCRÍVEL

Em evento programa-do para as 19h de hoje, norestaurante Oba Show, naBR-204, saída para Forta-leza (KM-35), a diretoriado Potiguar promoveráuma solenidade de apre-sentação oficial de partedos jogadores que compo-rão o elenco do clube paraa temporada 2014. Só fi-cam de fora do ato aque-les jogadores que estãoemprestados e disputan-do competições.

A entrada será franca,aberta à crônica esporti-va e ao torcedor em geral.Desde ontem, com a che-gada dos primeiros atle-tas, eles já foram subme-tidos a exames médicos,com os primeiros treinossendo realizados amanhã,

dia 28. A parte física do tra-balho ficará por conta dopreparador físico PedroEmídio, o professor Neti-nho, que ao lado do trei-nador Arlando Lira, quechegaram a Mossoró nanoite da segunda-feira.

Ontem pela manhã, oprofessor Netinho já seapresentou para o traba-lho fazendo uma avaliaçãodo material que tem à dis-posição para começar suamissão sem interrupção apartir da quinta-feira. Noevento, o treinador Arnal-do Lira deverá anunciarcomo será o seu trabalhoinicial, com a programaçãose dividindo entre as cida-des de Areia Branca, Mos-soró e Felipe Guerra, noprimeiro momento.

Comissão técnica já avalia condições para iniciar trabalho de preparação para a temporada de 2014

Paulo Júnior marca três vezes e seu time vence na estreiaArtilheiro

O atacante mosso-roense Paulo Júnior sótem a comemorar na par-tida de estreia na OmanSultan Cup, a Copa Na-cional de Omã. O artilhei-ro marcou três vezes nagoleada do Al-Nahda so-bre o Bahla, pelo placarde 6 a 0, em partida rea-lizada nessa segunda-feira (25). Além do hat-trick, o jogador foi eleitoo melhor da partida, pe-la federação local. Com is-so, o craque ganhou umtablet, logo após o con-fronto. PJ comemoroubastante a excelente par-

tida realizada e a classi-ficação do Al-Nahda pa-ra a próxima fase da co-pa.

"Estou muito feliz, portudo que foi conseguido nojogo, pois é fruto de umtrabalho muito pesado, nodia a dia. Nossa torcida foimuito participativa nes-te jogo e tenho que agra-decer o carinho de todose comemorar", declarouo jogador. Paulo Júnior foifundamental para o Al-Nahda decidir a partidalogo no primeiro tempo.Ele criou a jogada que re-sultou no primeiro gol da

equipe e fez os três golsposteriores, todos eles naetapa inicial.

No primeiro gol dele,o segundo da equipe, a bo-la foi cruzada na área e oatacante se antecipou dozagueiro e do goleiro ad-versários, concluindo decabeça, sem dar chancespara a defesa adversáriatirar a bola. O outro gol dePJ foi um lance de opor-tunismo. A cobrança deescanteio passou por todaa defesa e ninguém des-viou. O artilheiro chutoude primeira, com a pernaesquerda, no segundo

pau, fazendo a bola estu-far no fundo das redes.

No último tento do ata-cante, ele recebeu a bolana marca do pênalti e deuum drible desconcertan-te no zagueiro adversário,que passou lotado de car-rinho. Paulo Júnior ajei-tou com carinho e colocoua bola no cantinho. O Al-Nahda volta a jogar napróxima sexta-feira (29),pela Liga Omani. O con-fronto é diante do Mjeese está agendado para as18h15, no horário local, e11h15, no Rio Grande doNorte.

Contra o Bahia,Cruzeiro tenta combater “ressaca”por título antecipado

Fora

Campeão com quatrorodadas de antecedência,o Cruzeiro está vivendoo tradicional período deressaca que atinge mui-tas vezes os clubes queganham título de formaantecipada, como aconte-ceu no Brasileirão. Os úl-timos campeões deixa-ram a desejar e viram odesempenho despencarnas rodadas finais. O de-safio da equipe é voltar avencer para a festa sercompleta no domingo,quando será entregue ataça de campeão.

Das 11 edições doCampeonato Brasileiro,esta é a quinta vez queum time consegue se sa-grar campeão por ante-cipação. A última delashavia acontecido no anopassado, quando o Flumi-nense garantiu a taçacom três rodadas de an-tecedência e depois nãovenceu mais.

A equipe tricolor bateuo Palmeiras fora de casa,por 3 a 2, em PresidentePrudente, pela 35ª roda-da, e abriu dez pontos defrente para o segundo co-locado Grêmio restandotrês jogos para o fim.

Treinador Arnaldo Lira

Lance do atacante Paulo

Júnior em excelente estreia

TRABALHANDO

Nos últimos dias, a presi-dente do Baraúnas, IzabelMontenegro, esteve de certaforma "ausente" da funçãodevido à sua atividade polí-tica com o retorno ao seu man-dato de vereadora na Câma-ra Municipal de Mossoró. Nasequência, participou de umasessão solene do Legislati-vo, mas agora deve retomaro trabalho no tricolor.

Aliás, a sintonia com suavice-presidente Josirene Ri-beiro anda perfeita, pois asduas estavam no evento rea-lizado pela Câmara no Tea-tro Municipal Dix-huit Ro-sado, na segunda-feira. Cer-tamente, dividiram o assun-to entre política e futebol, jáque as duas também são fi-liadas ao PMDB.

UMA APARENTE PARADA

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Brasileirão 2013Série A

PRÓXIMA RODADA

Page 8: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Cur

ta-M

etra

gem

Social8 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

SESSÃO NA CÂMARAA movimentada sessão solene da

Câmara Municipal levou gregos ebaianos ao Teatro Dix-huit Rosa-do nessa segunda-feira. A Câmaraprestou homenagens, conferiu mé-ritos e distribuiu títulos de cida-dania, indicados pelos vereadores,a personalidades que contribuíramcom ideias e trabalho para o desen-volvimento e divulgação da cida-de. Entre os homenageados, o vi-ce-governador Robinson Faria, acontadora Eliete Amaral, o cantorAndré Luvi, o estudante Francis-co Ramon Paiva, os médicos Joa-quim Duarte Júnior e Tanilda Ga-liane Gonçalves, o comercianteMarcos Rosado Batista, o secretá-rio Mairtom França e o jornalistaTuca Viegas, entre outros.

SALDO A PAGARRicardo Lewandowski, relator

no STF do processo sobre a correçãodas cadernetas de poupança pelosplanos econômicos dos anos 80 e 90,está pronto para proferir seu voto,o que deverá acontecer amanhã(28). O ministro tem dito que nãoaceitará pressão do Banco Centrale de bancos privados para adiar adecisão. Colegas acham queLewandowski decidirá a favor dospoupadores. Ministros com a mes-ma tendência dizem que o cálculodo BC de risco de retração de crédi-to de R$ 1 trilhão é "terrorista".

@ Hoje é o dia do aniversário de SaletePaula e João Paulo Araújo. Parabéns!

@ Black Friday,a sexta-feira de grandese tentadores descontos nascida nos EUA,não tem atraído a atenção dos comerciantesde Mossoró. Perde-se uma ótima oportu-nidade de encher a caixinha antes das ven-das do Natal.

@ Parabéns para o deputado estadualFernando Mineiro pela escolha como o Par-lamentar do Ano.

@ Íris Menezes e Isabele Cantídio es-tiveram no Teatro Municipal Dix-huit Rosa-do durante a realização da sessão soleneda CMM. Foram abraçar a amiga TanildaGonçalves, que recebeu a cidadaniamossoroense na oportunidade.

@ Hoje, o Thermas Hotel e Resort reúneimprensa e parceiros para apresentar o mixde atrações preparado para o réveillon 2013,festejar a parceria com o restaurante PingaFogo e lançar os rótulos de vinhos chilenosque integrarão a sua carta de bebidas.Às 19h.

@ O médico cardiologista JoaquimDuarte Júnior chegou na hora marcada pe-lo cerimonial da CMM para receber a Me-dalha Senador Duarte Filho.O doutor Duar-te Jr. estava em São Paulo participando decongresso de cardiologia.

@ A presidente da Associação dos Ma-gistrados do RN (Amarn), juíza Hadja Ra-yanne de Holanda Alencar, foi eleita nessesábado, 23, vice-presidente de Prerrogati-vas da AMB - Associação dos Magistradosdo Brasil.

Deputada LarissaRosado e overeador JórioNogueira com ovice-governadorRobinson Faria

[email protected]

Pinto

Tanilda Gonçalves com as amigas Rose,Mary Ester e Isabele Cantídio

Joaquim Duarte Júnior com o vereador Heró,propositor da homenagem que recebeu

Telefone: 84 9194 5192

OPORTUNIDADEVende-se casa no conjunto Santa Delmira. Residencial Maria Helena. Casa 3 com 2 quartos, ba-

nheiro social com box de vidro, sala, cozinha, área de serviço. Condomínio com piscina, churras-queira, duas vagas na garagem(sendo uma coberta). Valor R$ 120.000,00.

Interessados ligar para: 8811-1275 / 3316-1275

Cai participação deatividades informais eilegais na economia do país

Balanço

BRUNO BOCCHINIAgência Brasil

SÃO PAULO – As ati-vidades econômicas sub-terrâneas – praticadas pe-los setores informais e ile-gais – somaram, ao menos,R$ 760 bilhões em 2013.O resultado representa re-dução de 0,8 ponto porcen-tual em relação ao ano an-terior. O desempenho daeconomia subterrânea, di-vulgado ontem (26), foi me-dido por estudo feito peloInstituto Brasileiro deEconomia da FundaçãoGetúlio Vargas (Ibre-FGV), em parceria com oInstituto Brasileiro de Éti-ca Concorrencial (Etco).Estão incluídos nesse to-tal desde o trabalho dosvendedores ambulantesaté práticas criminosas,como o tráfico de drogas.

O pesquisador da Ibre-FGV, Fernando de Holan-da Barbosa Filho, desta-ca a influência do nível deescolaridade do brasilei-ro e a queda demográficana diminuição da informa-lidade. “Entre 2001 e 2011,houve acréscimo de 22 mi-lhões de pessoas com edu-cação formal. Fatores co-mo o cada vez menor cres-cimento demográfico, com

a consequente redução degente no mercado de tra-balho, influenciam a que-da do desemprego e umataxa de desemprego bai-xa favorece a redução dainformalidade”, disse.

O pesquisador ressalva,porém, que aceleração daqueda da informalidadepode ter raízes em outrosfatores pontuais, como é ocaso da desoneração da fo-lha de pagamento em al-guns setores da economia.Em 2012, a renúncia fis-cal no país foi da ordem deR$ 4 bilhões. Para 2013, es-tima-se que chegue a R$ 18bilhões. Para 2014, a pers-pectiva é R$ 34 bilhões.

“A desoneração da fo-lha, teoricamente, deveter impacto na informa-lidade, mas não há comoafirmar ou fazer umaanálise do impacto dire-to da medida na informa-lidade, ainda”, disse.

Segundo os autores doestudo, a informalidadetraz prejuízos diretos pa-ra a sociedade, cria am-biente de transgressão, es-timula o comportamentoeconômico oportunista,com queda na qualidadedo investimento e reduçãodo potencial de crescimen-to da economia brasileira.

Page 9: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRAProfessor, assessor na Secult/FJA. Sócio correspondente do IHGRN e da Amol

O ciclo da vida é inexorável: nascer,crescer, envelhecer e morrer são fases des-tinadas a todo ser vivo. Feita a passa-gem, seja por saudade ou simplesmentepela ausência, a data sobressai à do nas-cimento, razão pela qual hoje lembra-mos com uma chama de reconhecimen-to, Raimundo Soares de Brito.

Caraubense, sertanejo de todas as ca-racterísticas, foi um homem de vida in-tensa, de atitudes firmes e com passos,às vezes, além de seu tempo.

Em seu currículo profissional ativi-dades múltiplas: comerciante, estabele-cendo-se por Mossoró-RN, Natal-RN eFortaleza-CE; político, com exercício emtrês mandatos de vereador na cidade deCaraúbas-RN; servidor público, tendo ge-renciado a agência dos Correios nas ci-dades de Assu e Mossoró e, ainda, o Mu-seu Municipal Lauro da Escóssia -Mossoró-RN.

Mas, foi como pesquisador que Rai-brito escreveu seu nome na imortalidade.Desempenhando diuturnamente, com de-votamento e prazer, um trabalho de ga-rimpagem, perscrutando a história e agente, especialmente da região Oeste, che-gou a constituir um acervo de grande con-tribuição à história potiguar.

Neste dia 27 de novembro de 2013, te-mos um ano de seu falecimento. Lembra-mos, comovidos, de suas lições, de seusexemplos, de sua luta e até mesmo do te-mor de que seu precioso acervo viesse aser consumido por traças ou se esface-lasse subtraído por divisões ambiciosas.

O ARQUIVO: SEU BEM MAIORAos poucos, desde tenra idade, Raibri-

to, foi juntando documentos, fotografias,recortes de jornais e guardando aquilo

que para outrem eram apenas papéis ve-lhos. Esta "ruma de papéis" o acompa-nhou em sua caminhada em busca de tra-balho e sustento até estabelecer-se nacidade de Mossoró, levando a adquiriruma casa, em anexo à sua, para instalaro acervo que já não cabia mais na sua re-sidência.

Seu trabalho tinha um preceito funda-mental: servir. Atendia a todos que o bus-cavam no interesse por informações asmais diversificadas. Do estudante secun-darista ao universitário, do cidadão sim-ples, ávido e curioso por conhecimentoao professor universitário perquirindo in-formações para seu trabalho. Logo,tornou-se sabido de todos que se precisas-se de um documento, informação de qual-quer tipo, fosse ao Arquivo de Raibrito ese lá não encontrasse, desistisse.

É este o motivo pelo qual temos zelo emmanter seu Arquivo: esta funcionalida-de não pode desaparecer, mesmo com oadvento da web, onde absolutamente tu-do encontramos, o seu Arquivo tem par-ticularidades que não se encontram emoutros lugares e se doarmos isto ou aqui-lo, provocaremos seu esfacelamento comampla probabilidade de não ser encontra-do outra vez.

A CONTINUAÇÃO DE UM SONHO...A convivência com Raibrito, por longos

32 anos, levou-nos a absorver muito dojeito de pensar e fazer com o Arquivo; co-laboramos, à medida do possível, com omaior interesse e consideração ao seu tra-balho, como também o é verdade que nos-sas diferenças ou semelhanças se resol-viam por meio de calorosos debates.

Temos hoje a satisfação imensurávelda perspectiva da continuidade de seu tra-balho, sendo que a isso não se interpreteum direito de hierarquia ou a pretensãode assumir seu lugar. As pessoas são in-substituíveis, o conhecimento não é he-

rança quepossa sertransferi-do e a re-putação é,sobretu-do, umaconstru-ção.

Com-p r e e n -demos ai m p o r -tância doa c e r v ode Rai-b r i t o ,um bemprivado,mas deinteres-se públi-co, quep r e c i s aser pre-servado.

Sonha-mos com umprojeto quenão só preser-ve o documentojá existente, pro-mova sua acessi-bilidade, mas quetambém continue aampliar o espaço, co-mo um centro de docu-mentação da cidade e,por que não, do Estado.

Sou professor de Histó-ria, e, minha responsabili-dade adquire um enormepeso, que, acrescido do pra-zer e da vontade de cuidar desua hemeroteca, haverei deencontrar os meios que via-bilizem sua continuidade.

MemóriaO primeiro ano sem Raimundo Soares de BritoComo pesquisador, ‘Raibrito’ escreveu seu nome na imortalidade

MOSSORÓ-RN - QUARTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2013 EDUCAÇÃOIFRN Mossoró reafirmaqualidade de ensino

e obtém melhor média do Enem no RN

PÁGINA 3COTIDIANO

Nasceu em Caraúbas-RN a 23.04.1920, primogênito filho da numerosa família de José Soares de Brito eRaimunda Saul da Costa. Foi comerciante em Caraúbas, Fortaleza, Natal e Mossoró. Trabalhou como Agentede Estatística em Caraúbas, onde também ocupou o cargo de Juiz Distrital. Foi Agente Postal Telegráfico emJucurutu e Caraúbas e Gerente Postal e Telegráfico em Mossoró e Assu. Foi servidor público da Prefeitura deMossoró.

Casado com dona Dinorá de Oliveira Brito, dedicada esposa, são os pais de Maria do Socorro Brito de FigueiredoPesquisador, autor de mais de 50 títulos, dentre os quais: Caraúbas Centenária (1959) - revista comemo-

rativa ao centenário da cidade; Alferes Teófilo Olegário de Brito Guerra, um memorialista esquecido (1980);Indústria e Comércio do Oeste Potiguar (1982); Legislativo e Executivo de Mossoró (1985); Nas garras deLampião (1996); Ruas e Patronos de Mossoró (Dicionário - 2003); AMOL - seus Patronos e Acadêmicos (2008).

Raibrito integrou várias instituições culturais: Instituto Histórico e Geográfico do RN (Sócio Honorário);Instituto Cultural do Oeste Potiguar; Academia Mossoroense de Letras, Sociedade Brasileira de Estudos doCangaço, e Academia Uruguaiana de Letras (Membro Honorário). Recebeu alguns títulos honoríficos dentreos quais: Doutor Honoris Causa, pela Uern em 1995; Cidadão Mossoroense, Cidadão Natalense, em 2004.

Faleceu em Natal-RN, no dia 27 de novembro de 2012.

RAIM

UNDO

SOA

RES

DE B

RITO

Ap

onta

men

tos

biog

ráfic

os

Fonte: http://www.azougue.org

Caraubas.N

et

Page 10: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Gerais2 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pesos e medidasA oposição apodiense

trata o episódio como fa-vorecimento a partir douso de estrutura públi-ca, o que é bem verdade.Mas o mais grave, semmaiores dúvidas é a fal-ta de preparo da secreta-ria. Se a "inocência" im-pera num assunto tãosimples, o que podemosesperar de temas maiscomplexos?

DefinidoA governadora Rosal-

ba Ciarlini recebeu, natarde de ontem uma li-gação do ministro da In-tegração, Francisco Tei-xeira, informando queo empenho para a cons-trução da adutora de en-gate rápido de Pau dosFerros está garantido.

DimensãoA obra, que pode ser

construída em 60 dias eterá 43 quilômetros de ex-tensão, tem um custo es-timado em R$ 13,5 mi-lhões. Como esta seráuma obra emergencial, osrecursos serão liberadospelo Ministério da Inte-gração. O projeto pode mi-nimizar o colapso d'águano município.

Benefício A adutora a ser construí-

da beneficiará diretamen-te 28 mil pessoas que resi-dem em Pau dos Ferros. Noentanto, vale salientar queo município é polo de outras36 cidades, o que correspon-de a aproximadamente 200mil pessoas que tambémusufruem da água de Paudos Ferros.

DestaqueDuas escolas mossoroenses aparecem em destaque

na média de pontos obtidas pelo Enem em 2012. O IFRNencabeça a lista das 20 melhores médias obtidas no RN.Outro destaque importante se volta para a escola Cea-mo, que obteve o 3º lugar geral. De parabéns as duasinstituições de ensino.

ImortalO assuense João Batista Machado assumirá, às

20h de hoje, a cadeira 32 da Academia Norte-rio-grandense de Letras, cujo patrono é Francisco Faustoe foi ocupada antes por Tércio Rosado e João BatistaCascudo Rodrigues. Imortal à altura da cadeira quepassa a ocupar.

m Apodi seguem as polêmicas ligadas aogoverno da Nova Geração. A mais recente sevolta para a disponibilização de vagas para

serviço temporário da prefeitura divulgadas num grupode discussão fechado do Facebook, composto por inte-grantes da base de apoio do governismo local. A con-vocação foi feita pela própria Secretaria de Finançasdo município que assumiu o erro atribuindo à "purainocência". Flaviano continua a pagar preço alto pelaquebra do seu discurso. Deixou de lado os critériostécnicos para montar um secretariado político. Vive acaminhar num colchão recheado por nitroglicerina.

EInocência preocupante

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Campanha de incentivo à quitação de débitos no ano passado resultou em 18 mil religações

Clientes da Compa-nhia de Águas e Esgotosdo Rio Grande do Norte(Caern) que estão com dé-bitos anteriores a agostode 2012 podem negociaressas dívidas com descon-tos de até 50% nas mul-tas e dispensa de juros pa-ra os pagamentos à vista,podendo optar tambémpelo parcelamento em até36 meses.

A medida visa comba-ter a inadimplência emtodo o Estado e conscien-tizar os usuários de queprecisam pagar pelos ser-viços de forma justa, evi-tando o consumo clandes-tino e o desperdício deágua.

Os interessados emnegociar dívidas devemprocurar um dos escritó-rios da Caern ou seus gui-chês nas Centrais do Ci-dadão até 31 de dezembrodeste ano. O gestor daUnidade de Controle, Ar-recadação e Combate àFraude da Caern, JoãoGabriel Assunção, infor-ma que a oportunidadeconcedida pela empresaatrai os inadimplentes.

“Passada esta fase denegociação com descon-tos atrativos, a empresa,que já vem fiscalizandoas ligações clandestinas,vai intensificar aindamais essas ações com apunição dos infratores”,alertou Gabriel.

A companhia preten-de reativar os serviços pa-ra os clientes que tiveramsuas ligações cortadas eagora querem regulari-zar o atendimento devemprocurar os escritórios ci-tados nas faturas men-sais.

O assessor comercialda Caern, José Dantas,lembra que a campanhade incentivo à quitação dedébitos no ano passadoresultou em 18 mil reli-gações, antes clandesti-nas e irregulares. “Quan-do os usuários pagam pe-lo que consomem, não hádesperdício, a distribui-ção fica justa e não com-promete atendimentoaos demais consumido-res”, destaca.

BENEFÍCIOSQuem cometeu a infra-

ção de fazer ligação porconta própria, na nego-ciação com a Caern, é cal-culado o valor do períodode consumo a partir dadata do corte do serviçoe do total são descontados50% para pagamentos àvista. Se o cliente esco-lher o parcelamento, aempresa está oferecen-do o prazo máximo de 36parcelas mensais, com a

Oportunidade

Caern negocia dívidas de clientes comdescontos e parcelamento em até 36 vezes

Descarte - O Ipem destruiu ontem 10 mil itens apreen-didos em fiscalizações realizadas neste ano. Os pro-dutos irregulares não podiam ser doados por estaremfora dos parâmetros de segurança exigidos pelo In-metro.

entrada mínima de 20%do valor da dívida e par-celas com valor mínimoda tarifa média cobradanas contas mensais.

Encerrado o prazo em31 de dezembro, a Caernvai intensificar a fiscaliza-ção para detectar as infra-ções e o consumo clandes-tino. Constatada a infra-

ção do tipo furto de água,a equipe registra multa epoderá até suprimir o ra-mal de água. Em algunscasos considerados gra-ves, como reincidência, éfeito um Boletim de Ocor-rência para abrir um Pro-cesso Civil, informa Ga-briel Assunção.

Quem tiver interesse

nos benefícios concedidospela companhia, deveprocurar os escritórios daCaern de segunda a sex-ta-feira, das 7h30 às11h30 e das 13h30 às17h30. Se optar por umaCentral do Cidadão, po-derá fazê-lo de terça a sex-ta-feira, das 9h às 21h, eaos sábados, das 9 às 17h.

Page 11: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Gerais 3www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Somente quatro instituições públicas estão entre vinte melhores notas

IFRN Mossoró obteve média 619,10 e destaque estadual

IFRN Mossoró obtém melhor média no Enem 2012 no Rio Grande do Norte

Qualidade

Juizado de Mossoró quasedobra número de sentençase audiências em um ano

Rapidez

O Instituto Nacional deEstudos e Pesquisas Edu-cacionais (Inep) publicouas notas do Exame Nacio-nal do Ensino Médio (En-em) 2012 por escola. A con-sulta pode ser feita no sí-tio do instituto, mas con-sidera somente as escolasque tiveram mais de dezparticipantes e com taxa deadesão dos alunos con-cluintes do ensino médioacima de 50%. O CampusMossoró do Instituto Fede-ral de Educação, Ciênciae Tecnologia do Rio Gran-de (IFRN) ficou com a pri-meira colocação entre asescolas do Estado, segun-do levantamento feito pe-lo Portal UOL, já que o In-ep não divulgou a classifi-cação geral.

O ranking elaborado pe-lo portal de notícias foi fei-to através do cálculo da mé-dia das quatro provas ob-jetivas do exame (lingua-gem, matemática, ciênciashumanas e da natureza).Das 20 escolas que obtive-ram as melhores médias,16 são particulares e qua-tro são federais. Além doIFRN de Mossoró, o deCurrais Novos, o de Natale a Escola Agrícola de Jun-diaí foram as únicas insti-tuições públicas na lista.

O Campus Mossoró doIFRN obteve nota 619,10.A segunda posição ficoucom uma escola privada de

Natal, o Complexo Educa-cional Henrique Castricia-no, com média de 614,30.A terceira colocação esta-dual também ficou comuma escola de Mossoró, oCentro Educacional deAprendizagem Moderna(Ceamo), com a média612,36.

Segundo Hélio Henri-que, diretor substituto doCampus Mossoró do IFRN,o instituto recebe o resul-tado com muita satisfação."É uma satisfação imensareceber este resultado, poisaqui no IFRN não fazemosum trabalho especifica-mente voltado para o En-em. Isso comprova nossoensino sólido de formaçãodos estudantes que, ao lon-go de quatro anos de cur-so, são privilegiados comuma ótima estrutura físi-ca, além de um corpo do-cente formado em suamaioria por mestres e dou-tores, ampliando o campode conhecimento destesalunos", destaca.

Já a direção do Ceamoesclarece que o resulta-do vem coroar a celebra-ção dos 20 anos de funda-ção da instituição, come-morados durante esteano. "O resultado é frutode um trabalho de parce-ria realizado por todos:equipe pedagógica, pro-fessores, alunos, famíliae direção", afirma.

Cacau

O Juizado Especial Cri-minal de Mossoró conse-guiu, em 2013, superar oano anterior no quesito desentenças proferidas e au-diências realizadas. O Tri-bunal de Justiça do RioGrande do Norte (TJ/RN)pôde constatar o fato atra-vés de uma recente correi-ção no órgão. Em dezem-bro de 2012, havia um acer-vo de 1.838 processos. Jáem outubro deste ano, oacervo era de 1.190 proces-sos, o que corresponde auma redução de aproxima-damente 35%.

Em todo o ano de 2012,foram proferidas 920 sen-tenças. Já até outubro des-te ano, já haviam sido re-gistradas 1.683 senten-ças, o que significa um in-cremento de mais de 83%.No ano passado, foramrealizadas 939 audiên-cias. Já em 2013, o núme-ro representa quase o do-bro, 1.803, com 92% de au-mento. Um dos fatos quecontribuíram para a redu-

ção do acervo foi a implan-tação do Projeto "JustiçaUrgente", em março de2013. Na ocasião, foramagendadas 277 audiên-cias com 189 acordos, ouum índice superior a 83%de conciliação.

O objetivo é alcançar aMeta 1 do Conselho Nacio-nal de Justiça (CNJ) pa-ra 2013, que é julgar maisprocessos que os distribuí-dos. Segundo o juiz PauloMaia, auxiliar da Corre-gedoria de Justiça, a sig-nificativa redução do acer-vo tem uma explicação."Foi uma meta alicerça-da em determinações queefetivamente alcançaramo sucesso almejado, taiscomo ampliação da pautade audiências, implanta-ção do Projeto 'Justiça Ur-gente', ampliação daquantidade de transaçõespenais e composições civis,separação e julgamento decausas repetitivas em blo-co e padronização de de-cisões", esclarece.

Mestrado em ServiçoSocial e Direitos Sociaislança edital de seleção

Uern

A coordenação doPrograma de Pós-Graduação em Servi-ço Social e Direitos So-ciais da Universidadedo Estado do Rio Gran-de do Norte (PPGSS/Uern) publicou editaldo processo de seleçãoe inscrição de candida-tos para o curso demestrado. No total, es-tão sendo oferecidasnove vagas destinadasa portadores de diplo-ma de graduação emServiço Social ou áreasafins.

O curso de mestra-do possui duas linhasde pesquisa: ServiçoSocial, Questão Sociale Políticas Públicas;Serviço Social, Direi-tos Sociais e Movimen-tos Sociais. Entre asvagas ofertadas, duas

serão destinadas aosservidores do corpoefetivo da Uern. As ins-crições devem ser efe-tuadas entre os dias 13e 17 de janeiro de 2014,no horário das 7h30 às11h30 e das 14h às17h, na secretaria doPPGSS/ Uern.

A seleção incluiráas seguintes etapas:prova escrita teórica,de caráter eliminató-rio, elaborada deacordo com a biblio-grafia indicada; aná-lise do Projeto de Pes-quisa, de caráter eli-minatório; entrevis-ta, de caráter elimi-natório; análise doCurrículo Lattes, decaráter classificató-rio. O edital está dis-ponível no sítio daUern: www.uern.br.

RANKING ESTADUAL DO ENEM 2012

Page 12: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Gerais4 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

Flash

es V

IPs

- Em Orlando,Estados Unidos,os queri-dos Lisa Luíza Maia e Christian SiegismundWalter estão superfelizes com a visitade amigos made in Mossoró: KarenPraxedes e Rafael Maia,Micheline Fontese Izoares Martins, a advogada German-na Gabriela, Lucivan Fontes e dr.CornélioAlves.

- A ginecologista Nara Diniz ataca deempresária e inaugura no West Shop-ping a loja Mahogany Cosméticos. Naúltima sexta-feira, durante brinde es-pecial, a anfitriã recebeu Nilo Amân-cio,Sânzia Fernandes,Zélia Macedo,ascolunistas Rafaela Costa e Marilene Pai-va, e outros amigos.

FESTIVAL DE CINEMACom exibições e oficinas, o IX Curta

Canoa - Festival Latino-Americano deCinema de Canoa Quebrada movimen-ta a praia de Canoa Quebrada, em Ara-cati. O Curta Canoa terá exibições ao arlivre no Polo de Lazer de Canoa Que-brada, com produções na Mostra Com-petitiva de filmes e vídeos, Mostra Lati-no-Americana, Mostra Infantil e MostraCurta Católica, não competitivas. ASolenidade de Abertura Oficial acontecehoje, dia 27, com homenagem e exibiçãode longa-metragem. O festival aconte-cerá até o dia 1º de dezembro. Saiba mais:www.curtacanoa.com.br.

MELHOR DESEMPENHOA família Ceamo comemora a sua clas-

sificação no ranking do Exame Nacionaldo Ensino Médio - Enem. A escola ficoumais uma vez em primeiro lugar entreas instituições particulares de Mossoróe desta vez alcançou a 3ª posição na clas-sificação geral do Rio Grande do Norte.Este resultado é um presente para to-dos os que fazem o Ceamo, que este anocompleta duas décadas de dedicação àeducação de centenas de mossoroenses.Parabéns pelo desempenho.

MENÇÃO HONROSADurante solenidade na segunda-feira,

25, na Câmara dos Vereadores de Mos-soró, o vereador Francisco Carlos conce-deu o Diploma do Mérito em CiênciasContábeis Bacharel Edmilson Lima Mou-ra da Câmara Municipal de Mossoró àsra. Eliete Amaral, reconhecendo os seusserviços em contabilidade prestados à co-munidade local. Na ocasião, Apollo Jú-nior, conhecido como DJ Balinha, tam-bém recebeu menção honrosa, sendo atra-vés do vereador Francisco José Júnior.

VIVER BEMA Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene) sedia nesta semana as

atividades do programa Viver Bem. Com iniciativa da Prefeitura de Mossoró, atra-vés da Secretaria Municipal de Saúde, o programa é direcionado para os servidoresda saúde e busca melhorar a qualidade de vida desses profissionais. As ações do Vi-ver Bem na Facene começaram ontem e seguem hoje, 27, com atividades a partirdas 8h, que incluem dinâmicas, pilates e massagem relaxante, ergonomia - ginás-tica laboral, avaliação de IMC, várias dicas de saúde e alimentação saudável.

CIDADE JARDIMO bairro Cidade Jardim, em Mossoró, se consolida como

uma das melhores opções de moradia na cidade. Na área, no-vas casas estão sendo construídas pela Contrel, em um ter-reno de 200 metros quadrados, com 55,18m² de área cons-truída. O empreendimento também contempla projeto deexpansão, com a possibilidade de o cliente construir novoscômodos ou até mesmo uma área de lazer privativa em suaresidência. A Contrel garante que entrega os imóveis em atéseis meses após a assinatura do contrato do cliente com aCaixa. Ótimo.

A HORA É AGORA, NATALFãs do sertanejo universitário seguem para a capital po-

tiguar, no próximo dia 30, para conferir o supershow da du-pla Jorge e Mateus, que se apresentará no palco da Vila Fo-lia, ao lado de Israel Novaes, Forró Pegado e Luan Estilizado.Além de um enorme palco, a estrutura montada especialmentepara o evento contará com pista, área VIP e o camarote Pre-mium com acesso exclusivo e boate com animação de DJs. Afesta começará às 17h. Acessos à venda nas lojas OnLine ForMen e na Central do Carnatal. Saiba mais através do telefone(84) 3620-5262.

[email protected]

Lima

Welbb Chaves foi eleito o melhor professor de informática do RN 2013. O jovem talento

conduz a EI - Escola de Informática em Mossoró

Na inauguração da Mahogany Cosméticos, NaraDiniz recebe Nilo Amâncio, Marilene Paiva eSânzia Fernandes para um brinde especial

Diretores do Ceamo comemoram a classificaçãono ranking do Enem. A escola ficou em primeiro

lugar entre as instituições particulares

West ShoppingTelefone: 3422-7170

Page 13: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Gerais 5www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Obras são lançadas hoje, às 18h, no Colégio Mater Christi, por estudantes dos ensinos fundamental e médio

Estudantes apresentam hoje, no Mater Christi, resultado de seis meses de produção dos livros

Hotel VillaOeste receberá evento inédito em Mossoró, no dia 8 de dezembro

Jovens alunos recebem estímulo à literatura na escola e produzem livros de fábulas e contos

Letras

Mossoró recebe pela primeira vez eventode motivação e inteligência emocional

Carreira

Alunos dos ensinosfundamental e médio doColégio Mater Christilançam hoje, 27, a partirdas 18h, no ginásio da ins-tituição de ensino, os li-vros “A floresta das fábu-las” e “Contas como euconto?”, títulos produzi-dos pelos próprios discen-tes, com publicação pelaeditora Queima-Bucha.

Os lançamentos fazemparte do projeto “Eu con-to, tu contas?”, desenvol-vido pelo Mater Christidesde 2011, que objetivaestimular o prazer pelaescrita entre os estudan-tes. “Em 2011, os livros fo-ram lançados em forma-to encadernado, distri-buído somente na escola.No ano passado, já tive-mos a parceria com a

Queima-Bucha, que se re-pete em 2013”, explica aprofessora Débora Praxe-des, coordenadora do pro-jeto.

As fábulas e contospresentes nos livros fo-ram escritas ao longo dadisciplina Produção Tex-tual. Todo o processo, quedurou cerca de seis meses,contou com a participaçãodireta dos estudantes do6º ano A e B (fábulas) e dasquatro turmas do 1º anodo Ensino Médio (contos).“Primeiro, trabalhamos ogênero textual, mostran-do sua estrutura, exem-plos, depois entramos nopasso a passo, culminan-do com a produção dostextos”, diz Débora Pra-xedes.

Conforme a coordena-

dora do projeto, o interes-se dos alunos pela produ-ção dos textos em formade fábulas e contos cres-ce a cada ano na escola.“Tudo é feito por eles, queestão cada vez mais inte-ressados. Eles escrevem,reescrevem e depois agente analisa e aprova omaterial”, explica Débo-ra Praxedes, acrescen-tando que as turmas fo-ram divididas em equipespara correção, ilustração,fotos e capas e edição.

Pela primeira vez, ostítulos produzidos pelosdiscentes recebem o IS-BN (International Stan-dard Book Number), sis-tema que identifica nu-mericamente os livros se-gundo o título, o autor, opaís e a editora. “É uma

Cacau

Usuárias relatam dificuldades em atendimento na UBS do conjunto Santa Delmira

As donas de casa Ma-ria Rita e Maria Antôniaprocuraram a redação dojornal O Mossoroensepara relatar dificuldadesno atendimento da Uni-dade Básica de Saúde(UBS) do conjunto SantaDelmira. Segundo asusuárias, no espaço fal-tam desde materiais bá-sicos até médicos.

“O atendimento é hor-rível. Há uma semanaque tento marcar um exa-me de vista e não consi-go. Não sou tratada comrespeito, acredito que te-nha até preconceito porparte dos funcionários”,diz Maria Rita.

Para Maria Antônia,que há um mês busca,sem sucesso, agendar umprocedimento odontológi-co, é preciso que o aten-dimento seja feito de for-ma igualitária para to-dos. “Tratam umas pes-soas de um jeito e outras

de maneira diferente. Te-nho que obturar algunsdentes e não tem médicohá quase um mês. Eles es-tão recebendo sem traba-lhar, é isso?”, questionaa dona de casa.

Em contato com a equi-pe de reportagem do jor-nal O Mossoroense, adiretora do Departamen-to de Atenção Básica àSaúde da Prefeitura Mu-nicipal de Mossoró(PMM), Danísia Freiras,negou que a UBS do con-junto Santa Delmira es-teja enfrentando proble-mas por falta de materialbásico.

Já em relação à falta deprofissionais, DanísiaFreitas relata que os doisdentistas da Unidade es-tão participando de ativi-dades do Programa Saú-de na Escola (PSE) e porisso não estão atenden-do à população na UBS,temporariamente.

Reclamação

forma de reconhecimen-to, nossos livros agora es-tão cadastrados na Biblio-teca Nacional, estamosmuitos felizes com esseresultado”, relata a do-cente coordenadora do

“Eu conto, tu contas”.Foram confeccionados

200 exemplares de cadalivro, distribuídos entreos alunos. “O resultado fi-nal ficou dignificante, foimuito prazeroso ver que

os nossos estudantestrouxeram também umconhecimento de mundopara a sala de aula, acre-dito que o nosso objetivovem sendo alcançado”,conclui Débora Praxedes.

Você tem a atitude deuma pessoa de sucesso?Quais são as metas e obje-tivos para o seu crescimen-to pessoal e profissional?Como você pode melhorarseu desempenho? Esses eoutros questionamentosestarão presentes no even-to “Coaching e InteligênciaEmocional de Mossoró eRegião”, que será realiza-do pela primeira vez na ci-dade no próximo dia 8 dedezembro, a partir das8h30, no Hotel VillaOes-te.

Organizado pela em-presa Âncora Turismo, oevento terá 10 horas de du-ração, com a presença doMaster Coach João LuizGadelha. “Com palestrasministradas em diversaspartes do país, João LuizGadelha é hoje um dosgrandes nomes do “coa-ching” no Brasil e estarápela primeira vez em Mos-soró”, destaca Ângela Sou-za, uma das organizadorasdo evento.

Ao longo de todo o dia, opúblico presente poderáparticipar de atividades co-mo dinâmicas em grupos,fazer perguntas a JoãoLuiz Gadelha, trocar expe-riências e adquirir conhe-cimentos para alcançar osresultados que espera.“Nosso objetivo é reunirpessoas de todos os níveis,professores, estudantes,advogados, público da ter-ceira idade, enfim, pessoasque queiram mudar de há-

bito. Iremos trabalhar com11 áreas de atuação, des-de o financeiro, passandopelo social, espiritual, fi-lhos, intelecto, até o emo-cional”, explica Ângela Sou-za.

Segundo Wilza Queiroz,que também faz parte daorganização do evento, o“coaching” é hoje uma dasmetodologias mais utiliza-das nas grandes metrópo-les por quem quer mudarde vida, potencializar suascompetências individuais.

“Essa ferramenta propor-ciona qualidade de vidacom crescimento pessoal eprofissional. Os resultadossão instantâneos, e nadamais adequado do que co-meçar 2014 como o melhorano de nossas vidas, atra-vés do ‘coaching”, destaca.

Os interessados em par-ticipar da programação de-vem se inscrever através dosite www.ancoraturismoe-transportes.com.br. A ins-crição custa R$ 250, valorque pode ser parcelado em

até três vezes nos cartõesde crédito. “Até o dia doevento estaremos aceitan-do inscrições. Nossa expec-tativa é reunir um públicode aproximadamente 300pessoas”, relata WilzaQueiroz, acrescentandoque o evento conta com oapoio da imobiliária WestImóveis e que a intenção épromover as sessões de coa-ching a cada três meses emMossoró, assim como jáacontece em cidades comoFortaleza.

SOBRE O “COACHING”

O “coaching” é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências e que usa técnicas da Administração de Em-presas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelera-do e em sua evolução contínua.

A palavra “coaching” significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs,na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, condu-zidos em suas carruagens por cocheiros chamados “coacher”. Por volta de 1830 o termo “coac”h passa a ser utilizado na Universidade deOxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.

Maria Rita e Maria Antônia lamentam problemas em UBS

Page 14: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Cidades6 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

Integração

Encontros apresentam mudanças que estão ocorrendo no setor portuário

Presidente da Codern participade seminários direcionados aintegrantes da cadeia logística

Detalhamento

Andamento das obras de mobilidade urbana é apresentado aos conselheiros do Conplam

Especialistas discutem estrutura do túnel de drenagem

NATAL - O presiden-te da Companhia Docasdo Rio Grande do Norte(Codern), Pedro Tercei-ro de Melo, participou doVIII Seminário SEP deLogística e V Feira Nacio-nal de Logística (Expo-log), realizados pela Se-cretaria de Portos da Pre-sidência da República(SEP) no período de 20 a22 deste mês, no Centrode Eventos do Ceará, emFortaleza. O evento foi di-recionado a todos os ato-res e elos da Cadeia Pro-dutiva de Logística.

Durante os dias de se-minários, os participan-tes tiveram a oportunida-de de discutir sobre temasrelevantes voltados paraa melhoria dos modais lo-gísticos, armazenagem ecomércio exterior do país.Os seminários proporcio-naram ao participante co-nhecer uma visão privile-giada acerca das mudan-ças que estão ocorrendono setor portuário.

O presidente da Co-dern, Pedro Terceiro deMelo, ressaltou a impor-tância do seminário, nãosó para a Companhia,mas para o desenvolvi-mento do Rio Grande doNorte.

“O Seminário SEP deLogística é de extremaimportância para o setorportuário nacional, umavez que reúne os gruposque entendem sobre o as-sunto e nos dá uma visãomais abrangente acercadas mudanças e desafiosque temos pela frente. Es-tamos tratando de assun-tos como competitividadedo Brasil no cenário inter-nacional, impactos do no-vo Marco InstitucionalBrasileiro, a logística e osmodais como fator de de-senvolvimento, entre ou-tros assuntos, temas queinteressam à CompanhiaDocas do RN e ao desen-volvimento do Rio Gran-de do Norte”, disse.

A abertura de canais de

NATAL - O andamen-to das obras de mobilida-de urbana que estão sen-do realizadas pela Prefei-tura do Natal para a Co-pa do Mundo de 2014 eos seus impactos no trân-sito da cidade foram apre-sentados aos conselhei-ros do Conselho Munici-pal de Planejamento eMeio Ambiente (Con-plam), em reunião queaconteceu no último dia20, no auditório da Secre-

taria Municipal de MeioAmbiente e Urbanismo(Semurb).

O encontro contou coma presença do secretário-adjunto de Obras da Secre-taria Municipal de ObrasPúblicas e Meio Ambien-te (Semopi), Caio Pascoal,de representantes do con-sórcio Queiroz Gal-vão/Ferreira Guedes, em-presa responsável pelarealização das obras, e detécnicos da Secretaria de

Mobilidade Urbana (Se-mob) e da própria Semurb.

Depois de uma breveapresentação feita pelovice-presidente do Con-plam, Fabrício de PaulaLeitão, a palavra foi pas-sada para Caio Pascoal,que detalhou a execuçãodos projetos aos conse-lheiros do órgão. De acor-do com o secretário-ad-junto, a obra do lote II quelevará mais tempo paraser concluída é a do via-

duto estaiado, que estásendo erguido no cruza-mento da avenida Pru-dente de Morais com a Li-ma e Silva

A previsão é que o via-duto, que começou a serconstruído no final de ou-tubro, fique pronto emabril do ano que vem. Olote II consta de dois via-dutos, incluindo o estaia-do, seis túneis e duas pas-sarelas, e está orçado emR$ 222 milhões.

Durante o encontrorealizado na capital doEstado, também foi de-talhada a execução dotúnel de drenagem noentorno do Arena dasDunas, referente ao pri-meiro lote de obras.

Estão sendo construí-dos 14 poços de visita aolongo das ruas JerônimoCâmara, Miguel Castro,Caicó, Bom Pastor e

Castelo Branco, com oobjetivo de drenar 33pontos de alagamentoque existem na cidade.

O túnel, que terá12km ao todo e tem umorçamento de R$ 126 mi-lhões, parte das lagoasdo Centro Administra-tivo e termina no rio Po-tengi.

Ao ser questionadopelos conselheiros do

Conplam sobre a possi-bilidade de haver alter-nativas à maneira comos projetos vêm sendoexecutados, que não im-plicassem em um impac-to tão grande ao trânsi-to da cidade, o secretá-rio-adjunto afirmouque, devido à urgênciadas obras, uma soluçãoque interferisse menosseria improvável.

"Mesmo com essas di-ficuldades, conseguimosgarantir que, pelo menosaté agora, não houvessedesapropriações e que to-dos os moradores e co-merciantes das áreas queestão sendo contempla-das com obras tivessemo acesso a suas casas elojas garantido, aindaque restrito", asseverou.

mercado e a realização denegócios e parcerias forama tônica para esta edição,numa relação entre de-manda e demandados. Aconsolidação de redes derelacionamentos, exposi-ção de produtos, equipa-mentos e serviços também

fizeram parte do evento.Na sexta-feira, 22, o

presidente da Codernainda participou de umasérie de seminários e de-bates, de manhã e a tar-de, finalizando às 18h. Às20h ocorreu a solenida-de de encerramento.

Pedro Terceiro de Melo diz que evento é de extrema importância para o setor portuário

Page 15: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Iniciação maçônica: Adriano Pires, George Pereira e convidados Inesquecível padre João

AniversarianteEsdras Thiago,fotógrafo

[email protected]

JorgeMISSA EM MEMÓRIA

Na noite do dia 23 de no-vembro, uma multidão sefez presente na missa emmemória a Waldemar Ve-ras e Antônia Paiva. A mis-sa ocorreu em frente aoHospital MaternidadeGuiomar Fernandes. Foiuma linda homenagem aessas personalidades dahistória alexandriense.

MAÇONARIANo último sábado, dia 23

de novembro, a Loja Ma-çônica Manoel de Sousa nº8 realizou a iniciação de no-vos membros. Após a ceri-mônia, houve um grandejantar de confraternização.Parabenizamos os novosmembros e a Maçonaria.

GRANDE ENCONTRODia 25 de novembro, o

Rotary Club de Alexandriarecebeu a ilustre visita deAlexandre Inojosa, gover-nador do Distrito 4.500.Nesse grande encontro,também estiveram presen-tes Rude Rossi, governa-dor-assistente do RotaryClub de Catolé do Rocha-PB; e Caio, do RotaractClub de Catolé do Rocha-PB. Os visitantes forammuito bem recepcionadosna AABB, onde se confra-ternizaram durante a noi-te.

ANIVERSARIANTES

Felicitamos prosperidade, saúdee sucesso aos aniversariantes:Anderson Andrade- 23/11Nilson Neves- 27/11Esdras Thiago-28/11 Luíza Costa - 1º/11Camila Aquino- 1º/11

Festa anos 60Na praça da Igreja Matriz, haverá uma festa no es-

tilo anos 60. O evento será no dia 30 de novembro eterá participação da Banda Big Boy e Jovem Guarda ecomo promoção será servido um jantar comunitário.As senhas serão vendidas durante a semana. Essa émais uma realização da equipe de organização da Fes-ta de Nossa Senhora da Conceição. Será imperdível.

Vida sacerdotalSemana passada, houve uma missa em Ação de Gra-

ça aos 25 anos de vida sacerdotal do padre João Batis-ta, figura histórica de nossa cidade. Foi realizada na Igre-ja de Nossa Senhora da Conceição, e estiveram presen-tes católicos de Alexandria e de cidades vizinhas, co-mo Pilões e João Dias. Após a missa, houve uma come-moração no salão paroquial com direito a jantar e bo-lo. Parabéns, padre João.

Rotary Club de Alexandria e visitantes

Social 7www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Page 16: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Cidades8 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

Carreata com a imagem da santa padroeira marcará início das atividades no dia 29 de novembro

Matriz de Nossa Senhora da Conceição, local de parte das celebrações

AREIA BRANCA -"Olhando para a Mãe,aprendemos a ser discípu-los e missionários". Este éo tema geral da festa deNossa Senhora da Concei-ção 2013, padroeira do mu-nicípio. A programação ofi-cial dos festejos que vão atéo dia 8 de dezembro foi di-vulgada pela Paróquia deAreia Branca na quarta-feira passada.

A abertura da festa se-rá dia 29, tendo como pon-to alto a carreata com a ima-gem da santa saindo às 17hde Upanema do Farol e fa-

zendo o percurso até a Igre-ja Matriz de Nossa Senho-ra da Conceição. Às 19h,acontecerá a Missa deAbertura celebrada pelopadre Francisco Crisanto.

Dia 30, começará a pe-regrinação da santa pelasigrejas e comunidades ca-tólicas nos diversos bairrosda cidade e na zona rural,com as procissões saindo às5h30. Dia 5 de dezembro,às 19h, na Igreja de MãeRainha, no bairro Nordes-te, haverá missa presidi-da pelo bispo diocesano,dom Mariano Manzana.

Reação

Paróquia de Areia Branca divulga programaçãooficial da festa de Nossa Senhora da Conceição

Com um amplo crono-grama de atividades espa-lhadas por dez dias, o des-taque da programação sevolta para o dia 8 de dezem-bro, data em que se home-nageará a padroeira da ci-dade.

Neste dia, as atividadesreligiosas começarão às 5h,

com uma alvorada “acor-dando a cidade”. Em segui-da, às 6h, Ave-Maria, Ofí-cio do Divino e Café Comu-nitário na Praça da Concei-ção. Às 8h, missa solenecom o padre Heriberto Car-neiro.

No período da tarde, às12h, Ave-Maria, e às 15h,

missa celebrada pelo padreMarcelo de Souza. Às 16h,acontecerá a tradicionalprocissão com a imagem dasanta padroeira pelas ruasda cidade, com animaçãoda Pastoral da Liturgia eos coroinhas.

Diariamente, duranteos festejos, funcionarão

barracas com comidas típi-cas, além de uma exposiçãofotográfica no Centro deEducação Especial (Cees-lauva) e na Biblioteca Pú-blica José Justiniano Solonpela manhã, a tarde e à noi-te. Também haverá even-tos de cunho socioculturalao longo da programação.

Festejo terá ponto alto no dia 8 de dezembro

Associação realizará congresso com rádioscomunitárias do Rio Grande do Norte

Mobilização

Em Santa Cruz, nosdias 29 e 30 de novembro,acontecerá o primeirocongresso da Abraço Po-tiguar, entidade que re-presenta o movimentodas rádios comunitáriasno Estado.

A entidade mobiliza126 rádios comunitáriasdetentoras de outorgasno Rio Grande do Norte,além de entidades par-ceiras como Sebrae e

movimentos sociais detodo o Estado.

Para o coordenadorexecutivo da Abraço, se-nhor Hugo Tavares, seráo momento de as rádiosconhecerem e discutiremo potencial do segmento,além de trocarem ideiase adquirir conhecimen-to com as palestras queserão ministradas.

Em meio às temáticasabordadas, constam a

ida a Brasília em marçopara o congresso na-cional, assuntos comorenovação de outorgas etambém possíveis parce-rias com a instituição,empresas e iniciativa pri-vada.

O congresso começaránesta sexta-feira, a par-tir das 16h, na Escola Es-tadual José Bezerra Ca-valcante, no bairro VilaRica, em Santa Cruz.

Programação discutirá temas importantes para o aprimoramento de emissoras

Evento será realizado na cidade de Santa Cruz

Page 17: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Social 9www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

As gêmeas Luísa e Lígia Nunes

Larissa Cordeiro Evangelista

Cronograma do evento está previamente aprovado para o período de 18 a 21 de fevereiro do próximo ano

Sindicatos escolherão representantes para o9º Congresso Estadual da Fetarn no início de 2014

Definições

ASSÚ – Reunidossábado passado, dia 23,na cidade do Assú, nasdependências do Sindi-cato dos Trabalhadorese Trabalhadoras Ru-rais do município, re-presentantes das 12 ci-dades que compõem oPolo Sindical Rural As-sú-Mossoró aprovaramalguns encaminha-mentos com vistas àrealização do 9º Con-

gresso Estadual da Fe-deração dos Trabalha-dores e Trabalhadorasna Agricultura do RioGrande do Norte (Fe-tarn).

A direção da Fetarnfoi representada peloseu ex-presidente e at-ual tesoureiro, ManoelCândido da Costa. Foidefinido que a progra-mação de assembleiasgerais ordinárias em

cada organização sindi-cal, objetivando esco-lher seus delegados, ti-tulares e suplentes, ao9º Congresso da Fede-ração, transcorrerá de8 a 30 de janeiro do anoque vem. “As assem-bleias terão que acon-tecer dentro desse pra-zo”, declarou ManoelCândido.

O cronograma doCongresso Estadual es-

tá previamente aprova-do para o período de 18a 21 de fevereiro de2014, na sede da Fede-ração, na capital do Es-tado. No último dia doCongresso – 21 de fe-vereiro – acontecerá aeleição da nova direto-ria da entidade esta-dual para um manda-to de quatro anos. O at-ual presidente da orga-nização que agrega cer-

ca de 120 sindicatos detrabalhadores rurais,Ambrósio Lins, deverápostular a reeleição.

ENTENDIMENTODe acordo com infor-

mação prestada peloSindicato dos Traba-lhadores e Trabalhado-ras Rurais de Ipangua-çu, João Batista Mourade Oliveira, “João dasPeças”, está em curso

todo um processo de ar-ticulação política com ointuito de criar um am-biente conciliatório pa-ra que a sucessão da Fe-tarn transcorra de for-ma consensual. “Sehouver disputa, é salu-tar e democrático, masas lideranças sindicaisestão dialogando paraver se há consenso [pa-ra a eleição sucessó-ria]”, registrou.

Meirilande Ricarte

Ivanilde Souza

Ana Sérvula Regalado Whélida Nunes (Curitiba/PR)

Professora Gorete Torres (Frutuoso Gomes)

Parabéns pelo seu aniversário. Desejo agradáveis surpresas

Érica Diniz

Page 18: Mossoró - RN, 27 de novembro de 2013 - Nº 16.501 QUARTA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_27… · tem16 escolas particulares e quatro federais. Página

Cidades10 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fiern tem realizado encontros em cidades-polo do Estado para divulgação da iniciativa

Fernando Antônio de Sá Leitão destaca importância da iniciativa

ASSÚ – Convite assi-nado pelo presidente daFederação das Indústriasdo Rio Grande do Norte(Fiern), Amaro Sales; pe-lo secretário estadual deDesenvolvimento Econô-mico, Rogério Marinho; epelo superintendente doServiço Brasileiro deApoio às Micro e Peque-nas Empresas (Sebrae),José Ferreira de Melo Ne-to, confirma para estaquarta-feira, dia 27, a rea-lização do Encontro Re-gional de apresentação doprojeto Mais RN.

O convite destaca que“o Mais RN está elaboran-do o Plano Estratégico deDesenvolvimento Econô-mico e Oportunidades deInvestimentos e Negóciospara o período 2014-2034.Ele é um projeto financia-do exclusivamente com re-cursos de empresas priva-das que, quando finaliza-do, servirá de base paraações de governo e, prin-cipalmente, para a orien-tação de novos e importan-tes investimentos públi-cos e privados no Estado”.

A Fiern e os parceirosvêm realizando uma sé-rie de encontros emcidades-polo do Estadopara divulgação do refe-

Hoje

Na capitalProjeto do curso de Letras debateráliteratura e linguística na UFRN

Em Santo Antônio

Executivo sanciona lei municipal que dá origem a colegiado de pastores evangélicos

O projeto “Me explica,me ensina” recebe, nodia 29, os professoresAntônio Medeiros, Pau-lo Henrique Duque e An-drey Pereira para umdebate com o tema: “Le-tras: literatura e lin-guística”.

“Me explica, me ensi-na” é um evento mensalpromovido pela Pró-Re-itoria de Extensão daUniversidade Federaldo Rio Grande do Nor-te, em parceria com osdepartamentos de Lín-guas Estrangeiras Mo-dernas e de Letras Clás-sicas.

O projeto é coordena-do pela professora IzabelNascimento e voltadopara os alunos do cursode Letras e para o públi-co interessado em artes.

O debate aconteceráno auditório B do Centrode Ciências humanasLetras e Artes (CCHLA/UFRN), às 19h. A entra-da é livre.

Projeto Mais RN será apresentado em Assú

rido projeto.O gestor do escritório

regional do Sebrae/RN,em Assú, Fernando An-tônio de Sá Leitão Morais,declarou que duranteevento desta quarta-feiraserão abordadas as prin-cipais potencialidades decada região, buscandoidentificar os pontos de es-trangulamento e os prin-cipais riscos enfrentadospelos empresários.

PROCESSOTambém serão discu-

tidas as ações governa-

mentais que podem con-tribuir para o desenvol-vimento dos arranjos pro-dutivos e para a elimina-ção dos riscos e gargalosda produção.

Por fim, os trabalhos seconcentrarão nas oportu-nidades de investimentose de negócios dentro e fo-ra dos setores de atuação.O encontro de empresá-rios na abrangência do es-critório regional do Se-brae-Assú será realizadoem seu auditório, nestaquarta-feira, às 18h30,com um coquetel.

SANTO ANTÔNIO –Está nascendo na cidade deSanto Antônio, localizadana região Agreste do Esta-do, um colegiado que pode-rá acabar servindo de mo-delo para outros municí-pios potiguares. A Lei Mu-nicipal nº 1.340/ 2013, queteve divulgação oficial se-gunda-feira, dia 25, com da-ta de 20 deste mês, assina-da pelo prefeito Luiz Fran-co Ribeiro, “Lula Ribeiro”(PMDB), faz surgir o Con-selho Municipal de Pasto-res Evangélicos de SantoAntônio.

Uma das atribuições docolegiado é estudar, anali-sar, elaborar, discutir,aprovar e propor políticas

públicas que permitam egarantam a integração e aparticipação do evangéli-co no processo social, econô-mico, político e cultural domunicípio.

O órgão também terá po-deres para sugerir ao che-fe do Executivo municipalpropostas de políticas pú-blicas, ou outras iniciativasconsensuais que visem as-segurar e ampliar os direi-tos do segmento evangéli-co.

Também participaráem conjunto com as secre-tarias de Educação, Assis-tência Social e Eventos, es-tudos, debates e pesquisasrelativas à questão da reli-gião evangélica. Também

pode acolher sugestõesoriundas da sociedade e opi-nar sobre assuntos que lh-es sejam encaminhados, noâmbito de suas atribuições,dando ciência ao poder pú-blico, apoiar, acompanhare assessorar projetos de in-teresse da classe.

O colegiado também po-de a cooperação e o inter-câmbio com organismos si-milares em níveis munici-pal, estadual, nacional e in-ternacional.

O Conselho será com-posto prioritariamente porum representante de ca-da igreja evangélica comsede no município e repre-sentante do Poder Legis-lativo e um representan-

te do Poder Executivo mu-nicipal, indicados pelo pre-sidente da Câmara e peloprefeito.

O mandato dos conse-lheiros titulares e respec-tivos suplentes e do presi-dente do Conselho será dedois anos, permitida a re-condução por igual período.

Só poderão concorreraos cargos de presidente evice-presidente os pastoresque tenham o tempo a par-tir de cinco anos regendo amesma igreja, que preci-sam ser registradas e pos-suírem estudos. As compe-tências e atribuições dosmembros da direção serãodefinidas no Regimento In-terno.