confirmaÇÃo foi apresentada pela governadora...

36
GOVERNO ANUNCIA CRIAÇÃO DE MATERNIDADE EM MOSSORÓ Página 4 ENTREVISTA PÁGINA 3 CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI EM CONVENÇÃO QUE RECONDUZIU CARLOS AUGUSTO AO COMANDO DO DEM LOCAL UNIVERSO José Carlos Empresário pau-ferrense fala dos desafios assumidos pelo grupo Garbos em Mossoró. DOMINGO O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 17 de julho de 2011 - Nº 15.798 R$ 2,00 Frio PERSONAGEM PRINCIPAL DE NOVELA É INSPIRADO NO CANGACEIRO PATUENSE JESUÍNO BRILHANTE Maior ícone do cangaço potiguar é destaque em projeto da Rede Globo Capa HISTÓRIA Série D do Campeonato Brasileiro começa com a presença de times potiguares Disputa que envolve 40 equipes conta com a participação do Santa Cruz do Inharé e do Alecrim de Natal. Página 7 (Cotidiano) Futebol Trabalhadores rurais iniciarão campanha de reivindicações em agosto Mesmo com temperatura considerada normal para a época, extensão do período chuvoso tem gerado baixa sensação térmica. Polo sindical do Vale do Açu define calendário de reuniões que antecedem articulações com a classe patronal. Página 2 (Regional) Página 5 (Cotidiano) Preparação Capa (Cotidiano) Pagina 5 EDIÇÃO 2011 DA FICRO ESTREARÁ FESTIVAL GASTRONÔMICO Capa (Regional) LIGA CONTRA O CÂNCER COMPLETA 62 ANOS NO RIO GRANDE DO NORTE Mais TV Petrônio Gontijo se anima com o crescimento de Beto, seu personagem em "Insensato Coração" Conquistador sincero

Upload: hoangminh

Post on 12-Feb-2019

267 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

GOVERNO ANUNCIA CRIAÇÃODE MATERNIDADE EM MOSSORÓ

Página 4

ENTREVISTA

PÁGINA 3

CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI EM CONVENÇÃO QUE RECONDUZIU CARLOS AUGUSTO AO COMANDO DO DEM LOCAL

UNIVERSO

José CarlosEmpresário pau-ferrense falados desafios assumidos pelogrupo Garbos em Mossoró.

DOMINGO

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 17 de julho de 2011 - Nº 15.798 R$ 2,00

Frio

PERSONAGEM PRINCIPAL DE NOVELAÉ INSPIRADO NO CANGACEIRO

PATUENSE JESUÍNO BRILHANTEMaior ícone do cangaço potiguar é

destaque em projeto da Rede Globo

Capa

HISTÓRIA

Série D do Campeonato

Brasileiro começa com a

presença de times potiguares

Disputa que envolve 40 equipes contacom a participação do Santa Cruz do Inharé e do Alecrim de Natal.

Página 7 (Cotidiano)

Futebol

Trabalhadores rurais

iniciarão campanha de

reivindicações em agosto

Mesmo com temperatura considerada normal para a época, extensão do período chuvoso tem gerado baixa sensação térmica.

Polo sindical do Vale do Açu definecalendário de reuniões que antecedem

articulações com a classe patronal.

Página 2 (Regional)

Página 5 (Cotidiano)

Preparação

Capa (Cotidiano)

Pagina 5

EDIÇÃO 2011 DA FICRO ESTREARÁ

FESTIVAL GASTRONÔMICO

Capa (Regional)

LIGA CONTRA O CÂNCER COMPLETA

62 ANOS NO RIO GRANDE DO NORTE

Mais TV

Petrônio Gontijo se animacom o crescimento de Beto,

seu personagem em"Insensato Coração"

Conquistadorsincero

Page 2: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Emery Costa

amos homenagear hoje os democra-tas em convenção. Aí estão numa fotode 1950 duas figuras proeminentes do

DEM potiguar. São eles, o senador José Agri-pino e o ex-deputado Carlos Augusto Rosado.

Os dois tinham apenas 6 anos de idade e ja-mais imaginariam que chegariam onde chega-ram na prática política potiguar. Então, se afoto é de 1950, lá se vão 61 anos no túnel dotempo da história mossoroense.

[email protected]

ÁGUAPelo sim, pelo não, a Caern informa que já

colocou 130 quilômetros de novas tubulaçõespara o sistema de abastecimento de água da ci-dade de Mossoró. Como a coisa está enterra-da não se pode dar o aval total. Apenas acredi-tar na palavra da companhia.

ESTÁDIOApesar dos entraves,da burocracia e do tem-

po que vai demandar a execução de um proje-to final nesse sentido, o que se pode sentir naspalavras do vereador Genivan Vale é que nósvamos ter uma solução plausível para o está-dio Leonardo Nogueira. O que convenhamosé algo muito salutar.

CASUALFoi em verdade um encontro casual. Os ir-

mãos Larissa e Lairinho Rosado estavam numrestaurante de Mossoró para almoço quando seencontraram com o ex-deputado Carlos Augus-to. E este lhes historiou que foi consultado porum circunstante se ele poderia apoiar o projetode Larissa em 2012 para prefeito de Mossoró.

CARLOSCarlos Augusto não se fez de rogado. Dis-

se a esse que o indagou que a hipótese é umadas possibilidades.E eu pergunto:por que não?Diz Lúcio Ney que em política tudo é imagi-nável… Até mesmo um elefante voar.

SINAISAlguns observadores mais atentos enten-

dem que a Prefeitura de Mossoró poderia tercolocado os radares redutores de velocidade notrânsito em operação, mas não sem antes deencetar uma ampla campanha de divulgação pe-la imprensa.Assim por debaixo dos panos é quenão pode.

IMAGENSEm alguns instantes o noticiário da TV ad-

verte aos telespectadores de que vai exibir ima-gens muito fortes sobre crimes, acidentes, etc.Pois, pegando um gancho nessa onda CarlosEscóssia quando vai exibir umas fotos ótimasem seu blog também adverte de que veem pe-la frente algumas das imagens fortes. Só que asde Carlos são de primeira sem segunda.

TEATROPara amanhã a Uern está prometendo anunciar a relação dos grupos classificados para o próx-

imo Festuern, que vai se realizar de 16 a 23 de outubro. Caso a greve até lá tenha sido encerrada,é claro.

JOSÉ DE ALMEIDAComeço hoje rendendo as minhas homenagens à memória do meu sogro, "seu" José de

Almeida, falecido a 28 de dezembro de 1901. Caso ele ainda estivesse no meio de nós comple-taria hoje 110 anos de idade. Nossa saudade.

MIZUDo mesmo jeito que a ex-governadora Wilma de Faria está reivindicando para si a mater-

nidade da consolidação do projeto da fábrica de cimento Mizu, em Baraúna. Ela revela que assi-nou o protocolo de intenções desde 2007 assegurando a criação de 3 mil empregos diretosnaquela unidade.

V

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

"Lá se vão..."

OPINIÃO2 – Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

sta semana vi um amigo criticandoa parcialidade da imprensa mossoroen-se. Eu estenderia o pensamento à mí-

dia de uma forma geral. Alguém acha que a Fo-lha de S. Paulo ou a revista Veja são imparciais?Ou a Carta Capital? Ou a Papangu? Nenhum dostrês jornais diários de Mossoró é imparcial. Háuma diferença, entretanto, na transparência doposicionamento. Há os que dizem ser indepen-dente, que defendem a verdade acima de tudo,mas não costuma ouvir a outra parte e vendeespaços para agressões ao desafeto do pagador.

Nos Estados Unidos, Europa e até no Bra-sil, jornais,por muitas vezes,manifestam em seuseditoriais o candidato ou ideias que defendemem um embate eleitoral. Isso deixa claro para oleitor que aquele veículo apoia determinado par-tido ou projeto, sem, é claro, precisar agredir ouinventar qualquer história a respeito do candi-dato que não recebe seu apoio.

Circulou pela última vez no último domingoum jornal,chamado "News Of The World" (no-tícias do mundo), fundado em 1843.Estava,por-tanto, há 168 anos em circulação em Londres,Inglaterra. O motivo do fechamento foi a des-coberta de que o jornal utilizava espiões paragrampear telefones e violar o sigilo telefônico dequem lhes interessasse.A pressão da opinião pú-blica foi tamanha que o jornal fechou as portase os proprietários e editores agora respondempelos crimes na Justiça.

Vindo para nossa realidade, tivemos na cam-panha de 2008 um caso muito parecido, quan-do uma pessoa com ligações íntimas com oirmão da prefeita de Mossoró organizou uma

armação para fraudar gravações com adver-sários políticos. Alguns jornais da cidade pas-saram semanas estampando em suas manche-tes as acusações. Tudo foi desmascarado tem-pos depois pela Polícia Federal.Os jornais nun-ca se retrataram, muito menos fecharam suasportas.

Mais recentemente, um blog apócrifo, queagredia sistematicamente adversários políticosda prefeita e seus familiares, era escrito por pe-lo menos quatro ocupantes de cargo de con-fiança na Gerência Executiva de Comunicaçãodo município, como foi comprovado pelos pro-vedores de acesso à internet. Alguns destes fun-cionários públicos também mantêm espaços emjornais de Mossoró.Nenhum foi afastado da Pre-feitura ou dos respectivos jornais. Vão respon-der pelos crimes na Justiça.

Observem bem a diferença. O veículo de co-municação pode ter seu pensamento editorialexternado e continuar realizando um serviçode informação profissional, sem mentiras,acha-ques e ouvindo todas as partes envolvidas emuma notícia. Só depende da postura moral e éti-ca de cada um. A imparcialidade total nunca vaiexistir, pois quem escreve a notícia tem sua opi-nião sobre o tema e certamente isso influenciana forma como escreve ou quais palavras usa,mas é possível ser parcial e honesto ao mesmotempo.

Que a imprensa saiba respeitar os limites daprivacidade, a honestidade e o direito dos cida-dãos, entes públicos ou não, e, acima de tudo,respeitem a verdade dos fatos e os leitores, ou-vintes e telespectadores.

EImparcialidade da imprensa

Vereador

Lairinho Rosado

GRACO

Page 3: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

DECISÃO

Rosalba Ciarlini anuncia que estrutura daUnimed será hospital materno-infantil

Lideranças do DEM exaltam clima de uniãoentre integrantes do partido

POLÍTICA Domingo, 17 de julho de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

Governadora afirmou que objetivo é aproveitar espaço para oferecer serviço enquanto busca recursos para hospital-escola

BRUNO BARRETOEditor de Política

Durante a convenção carto-rial que reconduziu o ex-dep-utado estadual Carlos Augus-to Rosado à presidência do di-retório municipal do DEM, agovernadora Rosalba Ciarlini(DEM) anunciou que a estru-tura física onde fica o Hospitalda Unimed,cuja desativação foianunciada há poucos dias, se-rá transformada em um hos-pital materno-infantil custeadopelo Governo do Estado.

Ao final do evento político,a governadora, acompanhadado secretário estadual de Saú-de, Domício Arruda, e da sub-secretária Dorinha Burlama-qui, visitou as instalações doequipamento.

A governadora disse que atéo final do ano o hospital esta-rá funcionando. "Mossoró éuma cidade-polo, e nós temosapenas nos últimos anos a Ma-ternidade Almeida Castro fa-zendo o serviço público e háuma superlotação. Temos queter uma referência para partosde alto risco porque temos ape-nas cinco UTIs neonatais fun-cionando. Tinha essa necessi-

dade e o compromisso",acres-centou.

De acordo com Rosalba,ainda será preciso fazer algu-mas adaptações para que a uni-dade de saúde comece a funcio-nar. "A subsecretária Dorinhajá andou visitando as instala-ções para ver o que tem que fa-zer, e vamos entrar num en-tendimento com os proprietá-rios. Inicialmente iremos alu-gar para poder o mais rápidopossível fazer a parte de pedia-tria e saúde da mulher", con-cluiu.

Apesar da iniciativa anuncia-da ontem,a governadora decla-rou ainda que não desistiu decaptar recursos em Brasília pa-ra a construção do hospital-escola que também ofertaráatendimento materno-infantil."Enquanto nós lutamos pelosrecursos para o hospital-esco-la,vamos aproveitar essa estru-tura, que é uma estrutura mui-to boa para adaptar um hospi-tal materno-infantil de imedia-to para atender a população",frisou.

QUALIFICAÇÃOAinda durante o pronuncia-

mento a governadora afirmou

Rosalba afirma que equipamento de saúde estará funcionando até o fim do ano

que no prazo de uma semanaela estará assinando uma ordemde serviço para a construção de10 centros de qualificação pro-

fissional."Sou governadora doRio Grande do Norte, mas fi-lha desta terra. É claro que va-mos ter um desses centros em

Mossoró", frisou.A governadora disse ainda

que vai implantar o projeto"Mão Amiga", que se destina-

rá ao incentivo para que as pes-soas abram o próprio negócio."Já temos dez milhões ouvin-do a conversa", frisou.

Durante a solenidade quemarcou a recondução de Car-los Augusto Rosado à presi-dência do DEM mossoroen-se, foi ressaltada a união daslideranças da legenda.

O primeiro a discursar foiCarlos Augusto, que deu otom para os demais orado-res. "Nos encontramos aqui

só para cumprir tabela. ODEM é um partido sem di-vergências", acrescentou.

A vice-prefeita Ruth Ciar-lini afirmou que o partido tempeso decisivo no crescimentode Mossoró nos últimos anos."A luta começou com a 'Rosa'e continuou com a prefeita Fa-fá Rosado", concluiu.

Em seguida, discursarampela ordem os vereadoresManoel Bezerra, Cláudia Re-gina e Chico da Prefeitura.Todos destacando que a le-genda marchará unida em2012.

O deputado estadual Leo-nardo Nogueira afirmou queo evento de ontem foi mais do

que uma convenção. "É umademonstração de força denosso partido", frisou.

A prefeita Fafá Rosado dis-se que o objetivo da legendapara as eleições do próximoano é seguir servindo ao po-vo de Mossoró. "Vamos con-tinuar fortes e unidos", des-tacou.

Governadora afirma que sódefinirá candidatos em Natal eMossoró em 2012

A governadora RosalbaCiarlini também falou so-bre política partidária, em-bora tenha feito a ressal-va que só vai tratar do as-sunto no próximo ano.

Com cinco nomes emMossoró para a disputa,Rosalba disse que só pre-tende iniciar as discussõessobre o assunto em 2012porque o momento é decuidar das questões admi-nistrativas. "São tantasquestões que tenho pararesolver que até o próximoano sobre política não te-nho nada a acrescentar.No ano que vem vamosformar uma chapa quemais uma vez vai levarMossoró a vitória", des-tacou.

Em Natal, a governa-

dora disse que gostaria queo DEM tivesse uma can-didatura a prefeito. "Tercandidatos próprios é apretensão do partido emtodos os municípios ouparticipar de alianças on-de a participação do parti-do seja presente e que agente possa ter uma expec-tativa de vitória", frisou.

No entanto, ela nãodescartou o deputado fe-deral Rogério Marinho(PSDB), tendo em vistaque Felipe Maia (DEM)tem descartado a candida-tura. "Isso é uma coisa pa-ra ser discutida no próxi-mo ano. Rogério Marinhojá disse que é pré-can-didato e está nas ruas. Fe-lipe Maia já disse que nãoé candidato", disse.

Membros do DEM afirmam que legenda chegará forte em 2012

Page 4: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

POLÍTICA4 – Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

A deputada estadual Laris-sa Rosado (PSB) confirmouapoio à participação de agri-cultoras de Mossoró na Mar-cha das Margaridas, dias 16 e17 de agosto, em Brasília(DF), que é mobilização na-cional por melhor vida nocampo e antiviolência con-tra a mulher.

Em reunião com lideran-ças do movimento rural, quin-ta-feira (14), em Mossoró, La-rissa recebeu convite para aMarcha e garantiu suporte àmobilização. "Participaremos

mais uma vez para reafirmarnosso repúdio à violência con-tra a mulher", assegurou.

A Marcha das Margaridas érealizada a cada quatro anos,em Brasília, reúne trabalhado-ras rurais de todo o Brasil emagosto, quando aniversaria oassassinato da agricultora Mar-garida Maria Alves, em 1983,na Paraíba,ela que defendia pe-quenos produtores.

REFORÇOLarissa diz se identificar

com a Marcha, já que a Assem-

bleia também combate a vio-lência no campo e contra a mu-lher. Tanto que a Casa deba-teu o problema em sessão so-lene, dia 15 de março, e em au-diência pública, dia 15 de abril,por iniciativa da deputada.

"Nosso mandato tambémapresentou proposições e exe-cutou outras medidas para me-lhorar a vida no campo e en-frentar discriminação e violên-cia contra as trabalhadoras ru-rais do RN", informa a depu-tada, assegurando que o tra-balho continua.

Larissa garante apoio à Marcha das MargaridasParlamentar disse que dará suporte à mobilização de mulherese mossoroenses que vão ao DF participar de manifestação

POSIÇÃO

Senado encerra ações do primeiro semestre amanhãRECESSO

Larissa esteve reunida com integrantes do movimento rural

PAOLA LIMAAgência Senado

O Senado Federal encerraas atividades deste primeirosemestre com uma sessão não-deliberativa às 14 horas de a-manhã. De acordo com aConstituição Federal, o Con-gresso Nacional se reúne de 1ºde fevereiro a 17 de julho e de1º de agosto a 22 de dezembro.Como neste ano o dia 17 caino domingo, os senadores te-rão mais um dia de discursosem Plenário antes do recessoparlamentar.

A agenda de comissões seencerrou na sexta-feira (15)

com reunião da Comissão deAgricultura e Reforma Agrá-ria (CRA). Será o 13º seminá-rio do Ciclo de Palestras e De-bates da comissão, a ser reali-zado na cidade de Ji-Paraná,em Rondônia, tratando de as-sociativismo e cooperativismocomo instrumento de apoioaos produtores rurais da re-gião.

Neste semestre, alguns de-bates tiveram destaque no tra-balho parlamentar dos sena-dores. Entre eles as propos-tas da Reforma Política, elabo-radas por uma comissão es-pecial e, em boa parte, já apro-vadas na Comissão de Cons-

tituição, Justiça e Cidadania(CCJ).

Outra discussão importan-te tratou da votação de medi-das provisórias na Casa.Os se-nadores debateram repetida-mente a necessidade de se termais tempo para apreciar asMPs, após a aprovação na Câ-mara dos Deputados.Por mui-tas vezes, as medida foramapreciadas no Senado em me-nos de uma semana. Para re-solver a questão, está em aná-lise na Casa e deve ser apro-vada no segundo semestre aProposta de Emenda à Cons-tituição (PEC) 11/2011, quealtera o rito de tramitação das

MPs, dando ao Senado maistempo de análise da matéria.

Entre as votações que mar-caram o Senado estão a doProjeto de Lei da Câmara1/2011, que reajustou o salá-rio mínimo e a MP do TremBala (PLV 7/2011), que au-torizou financiamento de atéR$ 20 bilhões do Banco Na-cional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BN-DES) para o Trem de Alta Ve-locidade (TAV) entre Campi-nas (SP) e Rio de Janeiro. Nosúltimos dias, teve destaque aMP da Copa (PLV 17/2011),que flexibilizou as regras delicitação para agilizar as obras

relacionadas à Copa do Mun-do.

O semestre também foipontuado por duas perdas. Noinício de janeiro, faleceu o se-nador Eliseu Resende (DEM-MG),aos 81 anos,vítima de umtumor no intestino. Seis mesesdepois, no dia 2 de julho, o se-nador Itamar Franco (PPS-MG) morreu em decorrência deum Acidente Vascular Cerebral(AVC). O ex-presidente da Re-pública também tinha 81 anos.

Duas senadoras tambémdeixaram a Casa nesse perío-do: Marisa Serrano (PSDB-MS) renunciou ao mandatopara tomar posse como con-

selheira do Tribunal de Con-tas do Mato Grosso do Sul(TCE-MS).Já Gleisi Hoff-mann (PT-PR) licenciou-separa assumir o comando daCasa Civil.A senadora juntou-se aos colegas Garibaldi AlvesFilho (PMDB-RN) e EdisonLobão (PMDB-RN), que dei-xaram o Senado no início doano para assumir os Ministé-rios da Previdência Social ede Minas e Energia, respecti-vamente. No caminho inver-so, o senador Alfredo Nasci-mento (PR-AM) retomou omandato depois de deixar oMinistério dos Transportes,nasemana passada.

REGY CARTE

[email protected]

COBRANÇATem um amigo que sempre que

me encontra vem com uma fraseque para mim já virou bordão: "ra-paz num bata na minha gover-nadora".Sempre respondo que es-tou doido para elogiar a gestão doDEM, mas ainda não encontreimotivos para isso. Veja o caso dagreve dos professores. Em vez denegociar o governo entrou naJustiça inviabilizando o diálogo.Agora vai cortar o ponto, sus-pender os repasses obrigatórios doSinte e contratar professores tem-porários quando deveria era fazerum concurso para a aquisição dedocentes em definitivo.

PROPAGANDAAntes que algum rosalbista

fanático venha me xingar no siteou no e-mail, dizendo que a prop-aganda já está mostrando as açõesda governadora, lembro que tudoaquilo ali é continuidade do gov-erno anterior, o que não deixa deser um ponto positivo. O negati-vo é a tentativa de confundir apopulação "vendendo" o peixe deque é do governo atual o méritopelas conquistas.

O POTENCIAL DE JOSIVANO reitor da Ufersa Josivan Barbosa tem admitido desde o início de 2009 que pretende disputar

um cargo eletivo majoritário em 2012. Falou-se nas prefeituras de Tibau e Caraúbas, mas o pro-jeto é o Palácio da Resistência. Josivan não é um nome conhecido do "povão", mas tem uma bi-ografia que pode lhe levar a uma empatia com essa camada da sociedade: entrou na antiga Esamcomo Auxiliar de Serviços Gerais, se tornou doutor na área de ciências agrárias e o reitor que lev-ou a instituição de ensino superior à condição de universidade federal. Um belo exemplo de quecom estudo é mais difícil, mas é o caminho mais sólido para se vencer na vida. Para a classe mé-dia, ele pode se apresentar como um "craque" na liberação de recursos federais com base embons projetos. Foi assim que ele fez a Ufersa crescer nos últimos anos. O reitor tem biografia ediscurso. Falta-lhe votos.

EXCLUÍDO DAS PESQUISAS

ATUANTESou fã de Romário,o me-

lhor jogador que vi jogar.NaCâmara dos Deputados,após ser flagrado jogandofutvôlei quando deveria es-tar em Brasília,o "Baixinho"tomou jeito.Não faltou a ne-nhuma sessão deliberativa(de votações) e apresentouquatro projetos. É a celebri-dade mais produtiva da Câ-mara à frente até do articu-lado ex-BBB Jean Willys.Além disso, está na lista deparlamentares mais atuantesentre todos os novatos.

BOM VICEA meu ver ainda não é momen-

to para Josivan Barbosa disputar aPrefeitura de Mossoró.O quadro at-ual lhe reserva uma composição co-mo vice na majoritária.É apenas umaimpressão pessoal do colunista.

BOM VICE 2Vejamos: o reitor da Ufersa tem

muito a acrescentar num palanquedizendo que sabe como liberar re-cursos em Brasília e vai ajudar ocompanheiro de chapa. Para com-provar o que diz, ele mostraria asconquistas num discurso que teriatudo para encaixar. Assim ele teriaum papel importante na campanha.

CAMARÃOO ex-deputado federal Itamar

Rocha (PMDB), presidente da As-sociação Brasileira de Criadores deCamarão (ABCC), conseguiu umaimportante vitória no Ministérioda Pesca ao convencer o ministroLuís Sérgio a recuar da liberação daAnálise de Risco de Importação(ARI) do camarão vindo da Ar-gentina.Medida que protege os cri-adores de camarão do Brasil, em e-special do Rio Grande do Norte.

Em nenhum levantamento sobre intenção de votos Josivan foi citado nas pesquisas espon-tâneas nem teve o nome incluído na lista das pesquisas estimuladas. No entanto, ele tem poten-cial para crescer e influir no pleito. Para isso precisa de respaldo político. No PMDB, ele pareciater encontrado isso através do deputado federal Henrique Alves (PMDB), mas o grupo da prefei-ta Fafá Rosado (DEM) tem se movimentado para que ele não chegue a legenda. Já no PSD, queainda não existe formalmente, o quadro é diferente. Ele é bem-vindo pelos vereadores que vãointegrar a sigla.

Page 5: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

omos, por natureza, seresconsumidores e estamos notopo da cadeia alimentar.Lo-

go, consumir é nosso destino natu-ral,o problema são os excessos.Ex-cesso de gente, que já está demais eque continua se multiplicando glo-balmente, embora se reduza em di-versos países e regiões. Cada bocaque nasce demanda por mais re-cursos naturais, que não são infini-tos. Mas existe um excesso aindapior, o da desigualdade social, quepermite que uns poucos possam seapropriar de mais recursos que amaioria, ou seja, não adiantará mui-to diminuir o excesso de gente semtambém diminuir a ganância.

O mundo atual se construiu emtorno da falsa ideia de que o mer-cado será capaz de suprir as neces-sidades humanas, a ponto de acei-tarmos a organização da sociedadeem classes sociais em função do po-der de consumo. Quem pode con-sumir muito pertence às classes al-tas, os remediados, à classe media,e os pobres, às classes baixas. A re-boque do conceito do poder aqui-sitivo surge quase que naturalmen-te a falsa noção de que os que temmuito são mais importantes e commais direitos do que os que não tem,e isso é absolutamente falso,pois so-mos todos iguais em dignidade edireitos.O mercado só consegue sersolução para os que têm dinheiro.Para os demais, é preciso políticaspúblicas.

O problema não está só no co-lapso ambiental, mas no colapsoético e moral que nos põe em ris-co enquanto humanidade e civili-zação muito antes de desaparecer-mos enquanto espécie. Se as pes-soas aceitarem a ideia de uma so-ciedade que valoriza o dinheiro aci-ma dos valores humanos, acumu-lar riquezas pode se tornar um fimem si mesmo em vez de meio devida, aliás, a pró-pria ideia de vidapode se empo-brecer a ponto dese resumir a pro-duzir numa pon-ta e consumir naoutra. Bem longeda ideia de viverem abundância eplenamente. Emvez de nos tornarmos mais soli-dários e cultivarmos bons valorese a cidadania, acabaremos valori-zando muito mais o individualis-mo, o materialismo, a competiçãodesmedida, a insensibilidade comos menos favorecidos.

E tudo isso baseado numa men-tira, a de que se todos alcançaremos mesmos padrões de consumodos mais ricos, será possível haverrecursos naturais para todos. Fazercom que todos acreditem nestamentira é conveniente para os quedominam e controlam os recursose as riquezas, pois em vez de pedirpor mudanças, as pessoas irão que-

rer que tudo continue como estána esperança de que um dia chega-rá a sua vez e que só não chegouainda por que não foram capazes oumerecedores o suficiente. Não é dese admirar que seja tão difícil ser sus-tentável e compatibilizar progres-so e meio ambiente.

Mas não é impossível.Não só outro mundo é possível

como já vemos por todos os ladosos sinais des-sa mudança.Por mais quealguns gos-tem de se ilu-dir com fal-sas promes-sas de con-sumo, elaspe r cebemos sinais de

esgotamento do Planeta. Um no-vo mundo já esta nascendo do ve-lho mundo, e o que assistimos sãoas dores do parto.

Precisamos é de coragem parapersistir nos caminhos da mudan-ça e valorizar escolhas diferentes dasque trouxeram a humanidade à bei-ra do colapso.

Não temos que comprar tudo oque vemos nas prateleiras. Não te-mos de acreditar em tudo o que sediz nas propagandas e devemos du-vidar das informações tendencio-sas, mentirosas e manipuladores.Não temos que seguir a moda e des-cartar um produto que ainda serve.

Não precisamos de nenhum bem deconsumo para amar e ser amados,ou para sermos felizes, ou para nossentirmos importantes e reconhe-cidos socialmente.

Da mesma maneira que temosa liberdade de consumir o que nos-so dinheiro ou crédito a perder devista nos permite, também temosa liberdade de recusar o consumodesperdiçador de recursos. Pode-mos escolher consumir criterio-samente, apenas para atender a ne-cessidades objetivas e realmentenecessárias, preferir produtos so-cioambientalmente responsáveis,recicláveis, que fortaleçam as ca-deias produtivas locais e a criativi-dade de nossos trabalhadores e ar-tesãos. Podemos consumir de ma-neira planejada em vez de agir porimpulso. Temos o poder de dizersim e também de dizer não. Somosnós o poder do mercado.

Não foi o consumismo que nosfez assim. Ele apenas aproveitou aoportunidade por sermos assim eencheu as lojas e prateleiras e nos-sos sonhos e desejos de bugigan-gas e objetos que no final podemnem ser tão importantes para vi-vermos uma vida plena e feliz.

Os inimigos não estão fora denós. Para resolvermos a crise so-cioambiental em que nos metemos,teremos de ter a coragem de ad-mitir que somos uma parte impor-tante do problema - e também dasolução.

OPINIÃO Domingo, 17 de julho de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

INTERNET - O ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva lançouum site na internet onde pro-mete interação com leitores eanuncia que vai iniciar as viagenspelo Brasil, simbolizando suavolta à vida política. A propos-ta inicial da página é ser uma fon-te de consulta oficial aos discur-sos e fotos do ex-presidente. Apágina pode ser acessada no en-dereço www.icidadania.org.

BALANÇO - A Câmara dos De-putados encerrou o primeiro se-mestre com uma avaliação "bas-tante positiva" das atividades, se-gundo o presidente da Casa,Mar-co Maia. Nos seis primeiros me-ses de 2011, foram aprovadas emPlenário 89 proposições, entreas quais 25 medidas provisórias,25 projetos de lei, 35 projetos dedecreto legislativo e 4 projetosde resolução.

PESQUISA - Na semana pas-sada, o secretário municipal daCidadania, Francisco CarlosCarvalho, realizou pelo Twitteruma enquete para saber a opi-nião do público sobre as op-ções de atrações da Festa da Li-berdade, em setembro desteano. Conforme o secretário, aconsulta popular recebeu cercade 2 mil posts.

PESQUISA 2 - Bem que a Pre-feitura de Mossoró poderia apro-veitar a popularidade da rede so-cial para fazer consultas popula-res sobre temas mais relevantespara a sociedade,como a instala-ção da maternidade pública,a rea-bertura do museu, as priorida-des para investimentos públicos.

PESQUISA 3 - Mas pensandobem, sugestão desse tipo não éuma boa ideia para o poder pú-blico municipal. Afinal, ao ques-tionar a população sobre temasimportantes,as respostas não po-dem ser tão agradáveis ao Exe-cutivo como saber que a popula-ção prefere o show de Vanessada Mata e Nando Reis a de Rober-ta Sá e Maria Rita.

EXAME - Mais de 1.800 ba-charéis em Direito farão a pro-va da primeira fase do Exame daOrdem dos Advogados do Bra-sil (OAB) hoje, das 14h às 19h,no RN. Em Mossoró, serão 299candidatos que se submeterãoao Exame, que será realizadona UnP.

IMUNIZAÇÃO De acordo com dados do Ministério da Saúde, a uma semana do

fim da campanha de vacinação contra o sarampo, nenhum dos oitoestados participantes desta etapa alcançou a meta de vacinar 95%das crianças com idade entre 1 e 7 anos. O Rio Grande do Norte es-tá fora desta etapa. A campanha de vacinação no Estado será reali-zada de 13 de agosto a 16 de setembro.

PARCERIA A convite do vice-reitor da Universidade Tecnológica de Riga,

Letônia, sr. Modris Ozolins, o reitor da Uern Milton Marques deMedeiros participou de uma audiência em Natal para discutir parce-ria para estudos projetos de pesquisas.A proposta é desenvolver açõesacerca das tecnologias renováveis.

CABY No final do mês, o radialista e escritor Caby da Costa Lima estará

no Rio de Janeiro para lançar seu mais recente livro "Azouque.com".A festa de lançamento será realizada no dia 30 de julho, às 19h, naBarraca da Chiquita na Feira Nordestina de São Cristóvão, onde háuma concentração grande de nordestinos.

a história do jornalismoeconômico recente nãome lembro de aconteci-

mentos tão marcantes no campo daspersonalidades envolvidas dentro deuma transação bilionária. Normal-mente espera-se nestas situações dis-crição e comedimento das partes en-volvidas.Sobretudo quando homensde negócio respeitados internacio-nalmente estão envolvidos. Atual-mente grande parte das discussõesna mídia se dá em torno da questãodo financiamento a ser bancado pe-lo BNDES de até 4 bilhões de reais.Daria para construir uns cinco está-dios de futebol para a Copa de 2014.Outros têm se focado nas questõespolíticas transversas, como por queum banco social se preocupa tantocom a internacionalização das me-gaempresas brasileiras. Outros fo-cam as questões da livre concorrên-cia o Cade e outras mazelas que agrande concentração do negócio po-derá implicar.

Enquanto discutem-se estasquestões,prefiro lançar um olhar pa-ra a engenharia financeira do negó-cio. Com grande competência iden-tificou-se o problema, foram quali-ficadas as formas para obtenção dosrecursos.Local e internacionalmen-te falando. Parte não menos impor-tante foi a equalização dos interes-ses com o grupo de controle do Car-refour na Europa. Igualmenteprocurou-se adiar a aposentadoriado grande articulador da operação,Abílio Diniz. Para a maioria dos ob-servadores, está nestes fatos a gran-de questão não absorvida pelo só-cio francês do brasileiro. Com baseem acordo de acionistas e não com-petição, assinado em 2005, o grupoCassino prepara-se para assumir ocontrole do Grupo Pão de Açúcarjá no próximo ano.Sabe-se igualmen-te que este grupo vem buscando umaalternativa para a compra por par-

tes de seu grande concorrente eu-ropeu.Caso o plano brasileiro acon-teça, esta possibilidade tem de serarquivada, e em vez de domínio so-bre o concorrente, o grupo Casinoteria de comportar-se em uma civi-lizada coexistência.

“A Guerra dos Roses”, filme degrande sucesso lançado em 1989,re-tratava a situação de um casal que de-cide separar.O filme trabalha as ques-tões emocionais de uma relação quese desfaz. Qualquer situação é mo-tivo para acusações. Tudo alimentao cenário de traição e vingança. Osfilhos como resultado afetivo, emo-cional do relacionamento vão parasegundo plano. O patrimônio em siencerra uma simbologia de poderna relação.A pos-se do patrimônioinduz a uma lutafísica mortal en-tre o casal. Nestanova versão osatores são Jean-Charles Naouriversus Abílio Di-niz. Ambos comgênio forte e umhistórico de de-sentendimentos com os sócios.

Jean-Charles Naouri, nascido naArgélia, não nasceu neste negócio.Teve uma educação formal refina-da com passagem por Harvard(EUA).Trabalhou como chefe de ga-binete do Ministério das Finançasdurante o governo socialista de Fran-çois Mitterrand. Desenvolveu umfundo de investimentos para admi-nistrar empresas com problemas decapital. Nestas circunstâncias che-gou em 1997 ao Casino, onde aca-bou tornando-se seu maior acionis-ta.Sua empresa hoje possui hoje umfaturamento anual de R$ 66 bilhões,11.663 lojas no mundo, das quais9.461 na França e 380 em diferentespaíses fora o Brasil.

Abílio Diniz é uma pessoa do ra-mo.Nasceu neste negócio com o pai.Formou-se na FGV em São Paulo.Especializou-se na compra de con-correntes,sendo suas aquisições maisrecentes, o Ponto Frio, Casas Bahiae Assai. O seu negócio fatura R$ 32bilhões por ano através de 1.822 pon-tos de venda. Ao longo do tempoprovou-se um vencedor e só fez seugrupo varejista crescer. O Casino éseu sócio desde 1999, tendo poste-riormente negociado o controle daempresa com o grupo francês. Re-side nesta decisão do passado seumaior obstáculo para concretizar es-ta operação nos dias atuais.

Assim que as primeiras notíciasdesta operação foram divulgadas no

Brasil, acusa-ções de des-cumprimen-to dos acor-dos assinadose até a alega-ção de umgolpe de esta-do corporati-vo,ocuparamas manchetespor conta do

sócio francês que contratou um es-critório de advocacia local, atravésdo qual procura delimitar o seu ter-ritório. Mostrou sua força econô-mica ordenando a compra de umbilhão de dólares em ações do gru-po. Passou a deter 43,1% docapitaldo grupo,enquanto Abílio dispõe de21%. A compra deste lote obstacu-liza o modelo de negócio como foiconcebido e aceito pelo governo.Poresta atitude poderá vir a ter proble-mas com a CVM no futuro.

A atitude beligerante teve o mé-rito de causar certo distanciamen-to do governo em relação à sua pos-sível participação nesta operação.As questões judiciais envolvidas po-derão levar meses ou anos para se-

rem resolvidas. O transbordamen-to do desentendimento para esferapública traz reflexos negativos deimagem da instituição, além de in-segurança aos seus 200.000 cola-boradores, milhares de acionistas efornecedores. Qualquer que for adecisão final, uma das duas perso-nalidades aqui mencionadas sairámortalmente ferida. Portanto, ogrupo atual ou futuro nunca maisserá o mesmo.

O desfecho do caso ainda é bas-tante incerto. Entretanto, os fatosque deram origem a esta operaçãoestão postos e customizados.Sobre-tudo a questão de origem dos fun-dos para viabilizar o negócio.O pro-blema precisa de uma solução. Por-tanto, se não funcionar com estesatores poderão ser convidados ou-tros grupos econômicos brasilei-ros da área de móveis, eletro, ele-trônicos e do varejo ou atacado dealimentação.Existe pelo menos seisgrandes grupos que preenchem es-tas condições e que já estão se mo-vimentando para entrar no segundotempo deste negócio. Esta novaperspectiva seria muito boa para acompetição deste importante se-tor. Internacionalizaria um novogrupo no varejo, reduziria em par-te a pressão política e concorren-cial do caso. O novo futuro líder demercado já passaria a pressionar for-temente o grupo Casino em sua no-va gestão já no próximo ano.

Vamos aguardar os novos fatose torcer para que os Roses ainda pos-sam ter um desfecho feliz, de inte-gração,entendimento e cooperação,bem diferente do reservado para osatores principais do filme. Caso nãoseja possível, o Brasil poderá come-morar a criação de um novo gruponacional na área com capacidade pa-ra competir interna e externamentee o governo estaria apoiando algoinusitado e bom para os brasileiros.

Para a maioria dos observadores, está nestes fatos a grande questão não absorvida pelo sócio francês do brasileiro.

N

Precisamos é de coragem para persistir nos caminhosda mudança e valorizar escolhas diferentes das que trouxeram a humanidadeà beira do colapso.

A GUERRA DOS ROSES E O PÃO DE AÇÚCAR

CARLOS STEMPNIEWSKIMestre pela FGV, administrador, consultor e professor das Faculdades Integradas Rio Branco

S

FALANDO FRANCAMENTE SOBRE CONSUMO E CONSUMISMO

VILMAR BERNAEscritor e jornalista

Page 6: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Domingo, 17 de julho de 2011

Termos firmados com empresas de telefonia preveeminternet a 5 megabits por segundo até o ano de 2015

AUMENTO

O acordo não prevê metas de cobertura, nem define preços para a oferta de internet a 5 Mbps

As empresas devem disponibilizar internet com velocidade de pelo menos 5 Mbps ao maior número possível de municípios até 2015.

SABRINA CRAIDERepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA – Os termosde compromisso firmados re-centemente entre o governoe as operadoras de telefonia fi-xa para a oferta de banda lar-ga preveem que, além de ofe-recer internet com velocida-de de 1 megabit por segundo(Mbps) a R$ 35 por mês, asempresas devem disponibili-zar internet com velocidadede pelo menos 5 Mbps aomaior número possível de mu-nicípios até 2015.

O acordo não prevê metasde cobertura, nem define pre-ços para a oferta de internet a5 Mbps, apenas diz que as em-presas deverão se esforçar pa-

ra tornar técnica e comercial-mente disponível um plano deserviço de banda larga no va-rejo com esta velocidade. “Éum cenário de uma intençãoconjunta futura de trabalharpara aumentar a velocidade”,disse na sexta-feira o secretá-rio executivo do Ministériodas Comunicações, Cezar Al-varez.

O prazo para que todos osmunicípios brasileiros pos-sam contar com internet de1 Mbps a R$ 35 acaba em de-zembro de 2014, mas as ci-dades que serão sede de jogosda Copa do Mundo e suas re-giões metropolitanas deverãoestar atendidas até a realiza-ção do Mundial.

No fim de junho, as con-cessionárias de telefonia fixa

assinaram um termo de com-promisso com o governo, ga-

rantindo o início da oferta deinternet com velocidade de 1

Mbps a R$ 35 por mês em até90 dias. A vigência do termo

de compromisso extingue-seem 31 de dezembro de 2016.

Page 7: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

BRASIL/MUNDO Domingo, 17 de julho de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Mãe poderá ter mais tempo para alimentar filhoMODIFICAÇÃO

Mais recursos não garantirão melhoriano ensino, avalia especialista na área

CRÍTICA

A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho, que já prevê o benefício para amamentar

Hugo Leal: esses descansos só têm sido concedidos quando o empregador libera ou por acordos coletivos

Deputado Manato afirmaque cobrança é abusiva.

A Câmara analisa o Projeto deLei 329/11, do deputado HugoLeal (PSC-RJ),que assegura à em-pregada o direito a dois perío-dos de descanso de meia hora ca-da um, durante a jornada de tra-balho, para cuidar de seu filhoaté que complete seis meses. Aproposta altera a Consolidaçãodas Leis do Trabalho (Decreto-lei 5.452/43), que já prevê o be-nefício para amamentar o filho.

O autor argumenta que a at-ual legislação limita o direitode mães que não podem ama-mentar ou mães adotantes quenão podem alimentar seus fi-lhos, ainda que se utilizando demamadeiras ou mesmo inician-do a introdução de alimentos.“Devemos pensar nos casosem que, por problemas físicosou mesmo emocionais, a geni-tora não adquire a capacidadede produzir leite,ou mesmo noscasos de adoção.Para essas tra-balhadoras, temos observadoque, apenas em casos de libe-ralidade do empregador ou deacordos ou convenções cole-tivas,esses descansos especiaistêm sido concedidos”, afirma.

ETAPAA matéria será analisada pe-

las comissões de SeguridadeSocial e Família; de Trabalho,de Administração e ServiçoPúblico; e de Constituição eJustiça e de Cidadania em ca-ráter conclusivo.

EM ANÁLISE

A Câmara analisa o Pro-jeto de Lei 1586/11, do de-putado Manato (PDT-ES),que proíbe as empresas decobrar pela emissão e peloenvio de carnê ou boletobancário. O texto inclui es-sa cobrança entre as práticasconsideradas abusivas peloCódigo de Defesa do Con-sumidor (Lei 8.078/90).

De acordo com a propos-ta, o cumprimento da regradeverá ser fiscalizado pelosórgãos de proteção e defesado consumidor em cada es-tado e no Distrito Federal.

Para o deputado, o cus-to da emissão e do envioda cobrança é inerente aonegócio e, por isso, cabe àempresa arcar com ele. “Aprática de repasse dos cus-tos de cobrança ao consu-midor caracteriza abuso,ilegalidade e injustiça”,dis-

Em meio às discussões so-bre a meta de financiamentopúblico da educação previstana proposta do governo que es-tabelece o Plano Nacional deEducação (PL 8035/10), emanálise na Câmara, o especia-lista na área João Batista Oli-veira afirmou na quarta-feiraque o aumento dos recursos dosetor não deve garantir a me-lhora na qualidade do ensinono País. O projeto do gover-no prevê a ampliação do in-vestimento de 5% para 7% doProduto Interno Bruto (PIB)até 2020, mas entidades do se-tor pedem a aplicação de pelomenos 10% em educação.

João Batista Oliveira argu-mentou, em reunião da comis-são especial destinada a ana-

lisar a proposta do governo,que o dinheiro aplicado hojeé quase totalmente destinadoao pagamento de pessoal eque a estrutura atual do siste-ma educacional não garantequalidade. “Jogar mais dinhei-ro nesse sistema que está to-talmente engessado é pioraras finanças e comprometer ofuturo das crianças que deve-rão ter uma educação de qua-lidade”, disse.

O deputado Lelo Coimbra(PMDB-ES), que solicitou areunião, contudo, acredita quea proposta do PNE deve simprever uma meta de aplicaçãofinanceira. “Claro que preci-samos saber bem como aplicaresse dinheiro para termos umprofessor mais qualificado e

uma escola com mais estrutu-ra.No entanto,ao mesmo tem-po, temos que ter garantias doaumento das verbas”, argu-mentou.

Para a secretária municipalde Educação do Rio de Janei-ro, Cláudia Costin, que tam-bém participou do encontro,“é claro que existe hoje desper-dício do dinheiro da educação,mas se não tivesse uma rubri-ca obrigatória para a área, nãoveríamos o avanço que vimosnos últimos anos”.

ENSINO PROFISSIONALO doutor em economia e

autor de várias publicações emeducação Claudio de MouraCastro também reclamou que

o texto inicial do Plano Nacio-nal de Educação não atende aosobjetivos da educação profis-sional no Brasil. Segundo ele,as escolas técnicas hoje são“poucas e frágeis”.

A proposta do governoprevê a duplicação das matrí-culas da educação profissio-nal técnica de nível médio até2020. O ministro da Educa-ção, Fernando Haddad, já si-nalizou que essa meta pode seraumentada. Segundo MouraCastro, contudo, a medida nãoé suficiente. De acordo como especialista, há um desen-contro entre o que as escolasoferecem, os objetivos dosalunos e os interesses do mer-cado de trabalho. “Aprenderé aplicar, mas no nosso ensi-

no não se aplica, apenas se ou-ve falar da prática.O PNE nãodescobriu isso”, disse.

DEFICIÊNCIANa reunião, Cláudia Costin

também criticou outra meta doPNE que prevê a universali-zação do ensino regular para osestudantes com deficiência de4 a 17 anos até 2020. Segundoela, “é um crime” fechar as es-colas de ensino especial.

Cláudia argumentou que al-guns jovens são mais bem aten-didos em classes especiais.“Em certos casos, a dependerdo tipo de deficiência, não dápara dar aula se não tiver umadulto ao lado das crianças”,afirmou. Para o deputado Le-lo Coimbra, que concordou

Projeto proíbeempresa de cobrarpor envio deboleto bancário

se.“O consumidor não de-ve pagar despesas além dovalor do produto ou servi-ço que esteja adquirindo.”

TRAMITAÇÃOO projeto tramita em ca-

ráter conclusivo e será ana-lisado pelas comissões deDefesa do Consumidor; ede Constituição e Justiça ede Cidadania.

João Batista Oliveira:"Jogar maisdinheiro vai piorar as finanças ecomprometer a qualidade"

com a secretária do Rio, essameta trata do tema de formabastante autoritária, “se nãofascista, e deve ser revista”.

Page 8: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

ESTIMATIVA

BRASIL/MUNDO www.omossoroense.com.br8 – Domingo, 17 de julho de 2011

Estudo do Imazon diz que desmatamentona Amazônia aumentará até agosto de 2012

A atual taxa de desmatamento, medida entre agosto de 2009 e julho de 2010, é 6.451km²

LUANA LOURENÇORepórter

da Agência Brasil

BRASÍLIA - Com base nopadrão dos desmatamentosconsolidados, o Instituto doHomem e do Meio Ambienteda Amazônia (Imazon) traçouuma estimativa de novas der-rubadas para a região e con-cluiu que a devastação vai au-mentar entre julho deste anoe agosto de 2012.

O levantamento,divulgadosexta-feira (15) pela Organi-zação Não-Governamental,alerta para a provável derruba-da de 7.134 quilômetros qua-drados (km²) de floresta no pe-ríodo. A atual taxa de desma-tamento, medida entre agostode 2009 e julho de 2010, é6.451km².

Para este ano, os dados ain-da não estão fechados, mas osnúmeros dos alertas mensaisapontam tendência de aumen-to da taxa.Em maio,por exem-plo, o Instituto Nacional dePesquisas Espaciais (Inpe) re-gistrou 268km² de desmata-mento, área 144% maior queno mesmo mês de 2010.

De acordo com a projeçãodo Imazon, os estados do Paráe de Mato Grosso concentramas florestas com maior risco dedesmatamento. As áreas commaior probabilidade de desma-

tamento estão ao longo da BR-320 (Transamazônica), na re-gião da Terra do Meio, e ao lon-go da BR-163 (que liga Pará eMato Grosso), segundo o es-tudo.

Entre os municípios, o riscode desmatamento é crítico na re-gião onde será construída a Usi-na Hidrelétrica de Belo Monte,no rio Xingu, no Pará. Os trêsmunicípios com maior probabi-lidade de desmatamentos futu-ros estão na área de influência doempreendimento: Pacajá, Alta-mira e São Félix do Xingu.

O modelo do Imazon usainformações sobre a localiza-ção da ocorrência de desma-tamento no passado para cal-cular a possibilidade de novosdesmates. A estimativa tam-bém considera variáveis comoproximidade com estradas,rios, distância de áreas prote-gidas e alcance econômico.

Na avaliação por situaçãofundiária da terra sob risco,o Imazon concluiu que amaior parte das áreas vulne-ráveis está em propriedadesprivadas ou em conflitos porposse:65% do total.Os assen-tamentos de reforma agráriaabrigam 24% das florestassob risco. O restante está emunidades de conservação eterras indígenas, onde, teori-camente, não deveria havernenhuma derrubada ilegal.

AGÊNCIA BRASIL

O levantamento alerta para a provável derrubada de 7.134 quilômetros quadrados (km²) de floresta no período

Page 9: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

COTIDIANOMossoró (RN),

17 de julho de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

DOMINGO

FESTIVAL GASTRONÔMICO AUMENTARÁNEGÓCIOS E AGREGARÁ VALOR À FEIRA

Quase todos os estandes já estão vendidos

FicroDe 17 a 20 de agosto pró-

ximo, dentro da programa-ção da 24ª edição da Feira In-dustrial e Comercial da Re-gião Oeste (Ficro), será rea-lizada a 1ª edição do Festi-val Gastronômico, que pre-tende reunir os principaisrestaurantes de Mossoró.

A iniciativa da AssociaçãoComercial e Industrial deMossoró (ACIM), realiza-dora da Ficro, juntamentecom o Serviço Nacional deAprendizagem Comercial(Senac/RN) visa,com a par-ticipação exclusiva de res-taurantes e empresas locais,valorizar todo o sabor e cria-tividade da tradicional co-zinha da região.

Por ser a Ficro eventoconsolidado, e que natural-mente possui um excelentefluxo de visitantes - 60 milem 2010 - o festival visa tam-bém proporcionar melho-res resultados financeirospara os restaurantes e par-ceiros que aderirem ao pro-jeto.

A estrutura a ser monta-da na Ficro será idêntica a di-versos outros grandes even-tos que ocorrem no RioGrande do Norte, como,por exemplo, os festivais deMartins e Currais Novos,além de Pipa, praia próxi-mo a Natal.

O Senac, notadamentepor seu reconhecido “know-how”, oferecerá toda a es-trutura necessária no que dizrespeito à instalação de co-zinha industrial e o forneci-mento de chefs reconheci-dos no Rio Grande do Nor-te, conduzindo todo o pro-cesso técnico para seleçãodos pratos que concorrerãono Festival.

Como o intuito é agregarno festival os principais res-taurantes de Mossoró,serãodisponibilizados oito estan-des com estrutura de restau-rante - medindo 5 metrospor 4 metros (20 metrosquadrados), com 5 metrosde balcão para manipulaçãode alimentos, duas tomadasbipolar, quatro spots e umapia de inox - ao preço de cus-to, direto da empresa res-ponsável pela montagem daestrutura da Ficro.

Empresas que prestamserviços e que também at-uem com produtos relacio-nados à atividade gastronô-mica serão convidadas a fa-zer parte do projeto.

O presidente da Acim,empresário Nilson Brasil, eo gerente da unidade Se-nac/Mossoró,Glauco Cou-tinho, entendem que essainiciativa, além de fomen-tar a atividade gastronômi-

A 24ª edição da Feira Industrial eComercial da Região Oeste (Ficro)será realizada de 17 a 20 de agostodeste ano, no Centro de Exposição eEventos Enéas Negreiros (Ex-pocenter), e quase todos os 320 es-tandes já foram vendidos.

O evento reunirá representantesdos principais segmentos de negó-cios da região. Entre os destaques,o Salão de Automóvel, a segundaedição do Salão de Motos e desfilede moda, a exemplo de anos anteri-ores.

O formato tradicional será man-tido, com visitação aos estandes deforma paralela a palestras, cursos,workshop, oficinas, realizadas du-rante o dia e à noite nos mais difer-entes locais do evento, referênciano interior do Estado.

Um dos setores que marcará fortepresença na Ficro, e responde porparcela significativa do volume denegócios no evento, é o segmentoimobiliário, estimulado pelo cresci-mento do setor nos últimos anosem Mossoró.

A expectativa da organização é deque a quantidade de visitantes superea edição do ano passado, haja vistao crescimento permanente a cadaedição e o aumento do interesse dopúblico e do volume de negócios nafeira.

ca, que vem visivelmentecrescendo na cidade, tam-bém contribuirá para conso-lidação do calendário deeventos de Mossoró, tidocomo um dos mais diversi-ficados e movimentados doNordeste.

O Festival Gastronômi-co é ainda um dos poucos

eventos que não constavamno calendário cultural domunicípio. Para conduçãodo projeto e interlocuçãocom o trade gastronômico,foi designado Oberi Penha,consultor de turismo quali-ficado pela OrganizaçãoMundial do Turismo(OMT), Embratur e Minis-

tério do Turismo, cuja rela-ção com os eventos de Mos-soró é notória.

Oberi Penha e GlaucoCoutinho visitarão a partirde amanhã, 18, as empresasinteressadas para que sejamdefinidos os oito restauran-tes, bem como os parceiros,que terão suas marcas, pro-

dutos e serviços associadosao festival e à maior feira denegócios do RN.

Telefones que estão sen-do colocados à disposiçãodos interessados em parti-cipar do festival: Acim (84)3316.1018, Senac (84)3422.5000 e Oberi Penha(84) 9471.5908.

Edição deste ano promete ser a maior de todos os tempos

LUCIANO LELLYS

Page 10: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Getran inicia implantação do projeto “Faixa Rápida”MUDANÇA

Segundo a Gerência de Trânsito, as mudanças visam melhorar o tráfego e evitar pequenos congestionamentos

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Domingo, 17 de julho de 2011

UFERSA

OPORTUNIDADE

Selecionados devemcomparecer às reuniõespara garantir vagas

Após divulgar a lista de es-pera do Sistema de Seleção Uni-ficada (SiSU) 2011.2, a Univer-sidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) convoca os can-didatos para a reunião obriga-tória para ingresso no CampusMossoró. A reunião ocorreamanhã e terça-feira, dias 18 e19, no auditório Amâncio Ra-malho, no prédio Administra-tivo do Campus (Leste).

A Ufersa orienta que os can-didatos cheguem com antece-dência de 30 minutos para po-der localizar o local da reunião.Para o curso de Ciência e Tec-nologia Integral Mossoró a reu-nião ocorre amanhã, às 8h. Nomesmo dia, sendo que a partirdas 13h30, será realizado o en-contro com os candidatos lis-tados para ingresso nos cursosdo período noturno: Ciência eTecnologia, Administração,Ciência da Computação,Ciên-cias Contábeis e Direito.

Na terça-feira,19,os candida-tos que deverão comparecer àUfersa são os selecionados paraos cursos de Agronomia,Biotec-nologia, Ecologia, EngenhariaFlorestal, Engenharia de Pesca,Medicina Veterinária e Zootec-nia. A reunião ocorre às 8h.

A Pró-Reitoria de Gradua-ção ressalta que é preciso queos candidatos levem cópias eoriginais da carteira de identi-dade, do CPF, da certidão denascimento ou de casamento,do título de eleitor e do com-provante de quitação militar(homens). Além do históricoescolar do Ensino Médio, ori-ginal e cópia, e duas fotogra-fias 3x4, iguais e recentes.

Os candidatos que nãocomparecerem à referida reu-nião ou não apresentarem a do-cumentação necessária paramatrícula serão excluídos dalista de espera e perderão o di-reito de concorrer às vagas.

Inscrições para os cursos de qualificação gratuitosoferecidos pelo Sesc e Senac estão abertas até sexta

O Serviço Social do Comér-cio (Sesc), em parceria com oServiço Nacional de Aprendi-zagem Comercial (Senac),atra-vés do Programa de Compro-metimento e Gratuidade(PCG), está ofertando 65 va-gas em cursos gratuitos.

Conforme a assistente so-cial do Sesc, Raquel Duarte,o PCG é destinado a comer-ciários e dependentes e estu-dantes da rede pública de edu-cação básica que estejam nafaixa salarial de até três salá-rios mínimos exigida peloprograma.

"O objetivo é possibilitarqualificação de mão de obra pa-ra o mercado de trabalho. EmMossoró, os cursos ofertadospelo PCG são Primeiros So-corros com 20 vagas,RelaçõesHumanas no Trabalho com 25e Qualidade na Prestação de

Serviço com 20 vagas. Mas asvagas para Primeiros Socorrosforam preenchidas e as de Re-lações Humanas restam pou-cas", revela Raquel Duarte.

As inscrições seguem atésexta-feira, 22, no Sesc. Já oscursos serão desenvolvidospelo Senac, no período das 7hàs 11h30. Para se inscrever oscandidatos terão que atenderalguns pré-requisitos especí-ficos a cada curso.

"O Programa de Compro-metimento e Gratuidade cobraque os participantes tenham nomínimo 15 anos de idade e ain-da possuam o ensino funda-mental completo. Para parti-cipar do curso de Relações Hu-manos é preciso ter 18 anos eensino médio completo, quedeve ser comprovado com his-tórico escolar",destaca a assis-tente social.

A partir da próxima quarta-feira,20,a Gerência Executiva doTrânsito (Getran) inicia a implan-tação do projeto “Faixa Rápida”na cidade. De acordo com o ór-gão,para reduzir pequenos con-gestionamentos e melhorar o trá-fego será proibido estacionar veí-culos em um trecho de aproxima-damente 4 quilômetros das ave-nidas Diocesana e José Damiãoem horários específicos.

Segundo Jaime Valderrama,titular da Getran, a proibiçãode estacionar nas vias tem co-mo foco facilitar o tráfego nasavenidas Diocesana e José Da-mião, que em alguns momen-tos do dia apresentam peque-nos congestionamentos.

"Essas avenidas são muitousadas e têm fluxo de veículosconsiderável,mas com veículosestacionados geram-se riscos decolisões, além de provocar pe-quenos congestionamentos.Daí a necessidade da faixa deacesso livre", explica o titular.

A partir do dia 20, as placasde sinalização serão fixadas aolongo das vias. "Elas indicarãoa proibição para estacionar nohorário das 6h às 18h. Deve-seressaltar que uma vez implan-tadas as placas de sinalização jáé proibido estacionar.Estamosdivulgando para que os moto-ristas tomem conhecimento damudança", frisa o gerente. Das 6h às 18h, será proibido estacionar veículos nas avenidas Diocesana e José Damião

Ao todo, são 65 vagas e as inscrições encerram na próxima sexta-feira, no Sesc

HABNER WEINER

HABNER WEINER

Page 11: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

GERAIS Domingo, 17 de julho de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

Sindicato avalia que ensino deficiente eestrutura precária afastam alunos da escola

PREOCUPAÇÃO

Pesquisa mostra que um em cada cinco estudantes do ensino fundamental está atrasado em todo o país

OBRAS

Caern substituiu 130 quilômetros de tubos do total de 620 previstos para o município

Segundo ele, esse atraso éprovocado por uma série defatores, sobretudo à inade-quação da forma de estudo noBrasil. "A escola não é um am-biente atraente para o estu-dante,não é um ambiente mo-tivador, o que gera desistên-cias e prejudica a autoestimados estudantes", lamenta Rô-mulo Arnaud.

Ele acrescenta que os pro-fessores são desestimulados, jáque não são valorizados peloEstado, e que esse sentimentoacaba se estendendo aos estu-dantes. "No Rio Grande doNorte, as salas são desconfor-táveis, quentes, a merenda es-colar é de baixa qualidade, tu-do isso afasta o jovem da es-cola", avalia.

Ele defende a reorganizaçãoda estrutura de ensino públi-co no Brasil, que, segundo osindicalista, deve ser formula-da em ciclos, para que o alunoque não obteve desempenhomínimo nas duas primeiras sé-ries do ensino fundamental,por exemplo, não precise serreprovado somente na tercei-ra série.

Após iniciar os trabalhos deampliação do sistema de abaste-cimento de água da cidade em ju-nho do ano passado,a Companhiade Águas e Esgotos do Rio Gran-de do Norte (Caern) prossegueagora com o assentamento de tu-bos em ruas do centro da cidadee dos bairros Paredões,Barrocas,Santo Antônio e Bom Jardim.

Conforme a Caern,em pou-co mais de um ano a nova tu-bulação já foi implantada noAlto de São Manoel, Papoco,Costa e Silva, conjunto Vingt

Rosado, Nova Vida, Liberda-de e Bom Jesus, atingindo cer-ca de 130 quilômetros de tubosassentados do total de 620 qui-lômetros de tubos previstos pa-ra o município.

O fiscal da Caern desig-nado para acompanhar as o-bras em Mossoró, engenhei-ro Clóvis Veloso Freire, dis-se que os trabalhos estãoacontecendo dentro do pre-visto e lembrou que a Com-panhia tem feito todo o es-forço necessário para mini-

mizar os transtornos duran-te a fase das obras.

"Entretanto,a troca de tubu-lação,em alguns momentos,po-de provocar falta de água em de-terminadas áreas, como estáacontecendo em algumas ruascomo Nilo Peçanha,Artur Ber-nardes e Tibério Burlamaqui,onde a Caern está com umaequipe investigando a causa doproblema", ressalta o fiscal.

Ele acredita que em um curtoespaço de tempo os técnicos te-rão uma solução.Clóvis também

informa que a Caern adotou ummétodo de trabalho para diminuiras dificuldades com o trânsito.To-das as escavações são realizadasno turno da manhã e à tarde ostubos são assentados e aterrados.

A reposição do pavimento,diz o engenheiro,acontece nosdias seguintes e dessa forma aempresa evita interdições pro-longadas em vias públicas. Es-se sistema,na opinião do fiscal,está dando certo e ele pede acompreensão dos moradoresdurante a execução de serviços.

Fim da reprovação évista como alternativa

Para o Ministério da Edu-cação, a estagnação é resul-tado do arrefecimento dapolítica de progressão con-tinuada.Muitas redes de en-sino que tinham comoorientação a não-reprovaçãodos alunos nos primeirosanos do ensino fundamen-tal mudaram essas diretrizes.

"Isso provocou uma ma-nutenção da reprovação,quando ela é a causa da dis-torção idade-série. Hoje jáse pensa em políticas de cor-reção de fluxo e de apren-dizagem sem usar a repro-vação, como o reforço es-colar",explicou a secretáriade Educação Básica doMEC,Maria do Pilar Lacer-da, à Agência Brasil.

Apesar da estabilidade nataxa de distorção da idade-série nos últimos anos, Ma-ria do Pilar destaca que naúltima década a redução doíndice foi maior: entre 2001e 2011 essa diferença caiu 16pontos percentuais no ensi-no fundamental e 19 pontospercentuais no ensino mé-dio. Ela acredita que a taxadeve continuar a cair e apon-ta que o patamar adequadoseria entre 3% e 4%.

"Por exemplo, um aluno

com necessidades especiaisàs vezes tem uma adaptaçãoescolar mais difícil,principal-mente quando vêm de umaescola especial. Ou umacriança que deixou a escolapor algum tempo por proble-mas familiares.Você pode teralgum tipo de distorção idade-série,mas ela teria queser sempre traço.Nunca po-deríamos achar que 10% já éum índice bom", avalia.

A taxa de distorção idade-série atinge picos no 6° anodo ensino fundamental, on-de 32% dos alunos estão atra-sados, e no 1° ano do ensi-no médio,quando o proble-ma atinge 37,8% dos jovens.

Segundo Pilar, o MECpreparou um material espe-cífico para trabalhar comalunos de 15 a17 anos queainda estão no ensino fun-damental.Será uma espéciede "curso" especial em queo conteúdo será ministradode forma diferenciada,bemcomo a organização dosalunos. Em 2009, metadedos adolescentes de 15 a 17anos não frequentava a sé-rie adequada para sua faixaetária, segundo dados doInstituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE).

Semana passada,o Ministé-rio da Educação divulgou re-sultado de pesquisa do CensoEscolar 2010 mostrando queum em cada cinco estudantesbrasileiros do ensino funda-mental está atrasado na esco-la e que no ensino médio pelomenos três em cada dez alunostambém estão nessa situação.

Os dados do Censo Esco-lar 2010 são referentes às taxasde distorção idade-série. O in-dicador mede a proporção dealunos que não está matricu-lada na série indicada à faixaetária. Pela legislação que or-ganiza a oferta de ensino nopaís, a criança deve ingressaraos 6 anos no 1° ano do ensi-no fundamental e concluir aetapa aos 14.

Na faixa etária dos 15 aos17 anos, o jovem deve estarmatriculado no ensino médio.De 2008 a 2010, o percentualde alunos fora da série adequa-da para a idade registrou levealta.Em 2008,a taxa era 22,1%no ensino fundamental, pas-sou para 23,3% em 2009 e pa-ra 23,6% em 2010. No ensinomédio, o percentual era de33,7% em 2008,foi para 34,4%em 2009 e chegou a 34,5% noano passado.

Para o coordenador regio-nal do Sindicato dos Trabalha-dores em Educação do RioGrande do Norte (Sinte/RN),Rômulo Arnaud,o resultado épreocupante, revela o fracas-so da educação básica na redepública e exige intervençõesimediatas do Governo Fede-ral para resolver distorções doatual sistema de ensino.

Ambiente não é atrativo para jovens, segundo especialista

Equipes trocaram canos no centro da cidade

ARQUIVO

LUCIANO LELLYS

Page 12: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

4 – Domingo, 17 de julho de 2011 GERAIS

[email protected]

Fernandes

www.omossoroense.com.br

No lançamento da TendaClub Social o triode

colunistas: Georgiano Azevedo, Lizana Lima e

Diego Pinheiro.

Juarez Vale e Vaninha, presenças confirmadas na festa do dia 29 na Tenda Club Social.

É para ele que desejamos felizaniversário nestasegunda-feira,dr. Nixon Batista.Parabéns!

SERVIÇOSPÚBLICOS

Claro que em tudo háexceção,mas os serviçospúblicos estão muito ru-ins. Mau atendimento,demora na solução dosproblemas e tantos pon-tos que deveriam sermais cobrados. Afinal,quem paga o salário de-les somos nós contri-buintes. Isso serve paraalguns funcionários demal com a vida.

ATENÇÃO CASAIS

Na última quarta-feiraaconteceu o lançamen-to do Tenda Club Social,uma nova proposta doempresário Tião Coutoque vai realizar todo mêsuma festa direcionadapara casais. A primeiraserá no próximo dia 29,com a banda RadiolaClub.Muito bom!

QUENTES & FRIAS

Seguem os cumprimentos de aniversário paraEduardo Pedrosa pela sua data na última sexta-feira.Ele é sócio-diretor da Opa Comunicação.

Nunca tinha visto nada igual em plena noi-te de quinta-feira, meio mundo de gente comdestino a balada.A fila para entrar na Tenda Mu-sic Club era enorme.

E muita gente que ficou de fora pede mais umavez o xote de Dorgival Dantas. Ele arrasou na Ten-da Music Club.

Ele é danado mesmo e quando se trata defazer algo do mundo fashion não deixa paraninguém. George Azevedo arrasou com a re-vista Miss RN.

O salão Neném Cabelos está cheio de novida-des. Da melhor hidratação, a mega hair e com mui-tas promoções para deixar as madeixas um luxo.Agende já sua hora pelo 3317 4453.

Na nossa listinha de aniversário estão IgorRosado, Érika Maria e Nixon Batista.

De volta a terrinha para residir a educada Keo-ma Fernandes, para a alegria dos papais Gomes eRosa.

Estão rindo à toa com a visita mais uma vezda cegonha o casal Edson e Michele.

Katia Rejane Oliveira toda em forma e de bemcom a vida inaugura amanhã uma loja de equi-pamentos de segurança no grande Alto de SãoManoel.

O grupo SF inicia nos próximos dias a cons-trução da sua nova sede,projeto arrojado do ar-quiteto Franzé Rodrigues. E em breve anun-cia mais um empreendimento com aquele gos-tinho diferente de sempre.

A semana é cansativa, corrida, mas é muito gra-tificante poder dizer eu tenho um trabalho que amo,que me sinto realizada e feliz. Obrigada Senhor, euma semana de muitos bons frutos para todos.Afinal, quem trabalha Deus ajuda.

Page 13: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

promoções e atividades feitaspela rádio é feita pensando emagradar o ouvinte", diz. Além deuma programação dedicada aoouvinte, a rádio ainda lança di-versas promoções, sorteandoperiodicamente CDs, cortesiaspara eventos, prêmios diários."Essa preocupação, a da FM 93uma rádio popular, atendendosempre os anseios do público",finaliza.

GERAIS Domingo, 17 de julho de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

PRÊMIO

Rádio FM 93, jornal O Mossoroense e E.J Motos ConcessionáriaSuzuki entregam moto 125 Intruder a ganhador de promoção

Arádio FM 93, o jornal O Mos-soroense e E. J. Motos Conces-sionária Suzuki entregaram umamoto 125 intruder da Suzuki aoouvinte Antony Guilherme, deapenas seis meses, o grande ga-nhador da Promoção Acerte eGanhe. O ouvinte, representadopor seu pai Agnaldo Pereira re-cebeu o prêmio na última terça-feira.

O sorteio da Promoção Acer-te e Ganhe, desenvolvida pelaFM 93 e jornal O Mossoroenseem parceria com a E. J. MotosConcessionária Suzuki, foi rea-lizado no dia 1º de julho. Para par-ticipar, o ouvinte tinha que acom-panhar a programação da rádioe preencher o cupom disponí-vel no jornal centenário respon-dendo quantas vezes saiu a cha-mada da promoção no dia nasondas do rádio. Depois, era sórecortar o cupom e entregá-lona rádio.

De acordo com o diretor ad-ministrativo Alvanilson Carlos,cerca de cinco mil ouvintes par-ticiparam da promoção. "Amãedo pequeno ouvinte AntônioGuilherme encaminhou o cu-pom com a resposta correta efoi o grande contemplado comuma moto zero-quilômetro",destaca.

Ele lembra que esta é a quin-ta moto que a FM 93 dá aos seusouvintes nos últimos anos. "Porisso que a FM 93 é conhecidacomo a rádio das grandes pro-moções. Aemissora é a única dointerior do Estado a sortear gran-des prêmios, como motos, di-nheiro e um caminhão de prê-

mios", enfatiza o diretor. Alva-nilson Carlos informa ainda queno mês passado a rádio sorteouquatro salários mínimos entreseus ouvintes e neste mês se-rão sorteados mais quatro sa-lários mínimos na promoção dotelerádio.

Segundo Alvanilson Carlos,pela qualidade e seriedade daspromoções desenvolvidas, otelerádio da 93 FM recebe umamédia mensal de 81 mil liga-ções. Esse valor representa umrecorde proporcional no Esta-do com mais de 2.700 pessoasligando para a emissora todosos dias.

As grandes promoções alia-da a uma programação de qua-lidade faz da rádio FM 93 líderabsoluta em audiência, com 56%da preferência dos ouvintes. "Va-le ressaltar que FM 93 é líder deaudiência na cidade desde a suainauguração", frisa AlvanilsonCarlos. Aprogramação da rádiotem a 94,9% de aprovação do pú-blico, conforme a pesquisa Co-sult e a emissora mantém maisde 168 mil ouvintes fiéis só emMossoró.

A FM disponibiliza sua fre-quência com um transmissor de10kW de potência, o que per-mite a sintonia em 200 municí-pios do Rio Grande do Norte,Ceará e Paraíba, alcançandoum público de cerca de 1,2 mi-lhão de pessoas.

Para Alvanilson Carlos, apreferência conquistada juntoao ouvinte é resultado de umtrabalho feito pensando no ou-vinte. "Toda a programação,

Antony Guilherme, de seis meses, representado por seu pai Agnaldo Pereira recebe prêmio da Promoção Acerte e Ganhe

LUCIANO LELLYS

Temperaturas mínimas registradas nos últimosdias em Mossoró oscilam entre 18°C e 20°C

FRIO

Meteorologista informa que, apesar de sensação térmica baixa, clima está dentro da normalidade para o período

Há alguns dias os mosso-roenses estão com uma sensa-ção de frio que não é comumem nossa região,principalmen-te em nossa cidade, conhecidapelas altas temperaturas regis-tradas. No entanto, apesar dabaixa sensação térmica, o me-teorologista José Espínola afir-ma que as temperaturas regis-tradas estão dentro da norma-lidade.

Segundo o especialista,nosúltimos dias as temperaturasmínimas registradas na esta-ção de climatologia da Ufersaoscilam entre 18°C e 20°C,dentro da média registrada nomesmo período em anos an-teriores.

A estudante de contabili-dade Nathália Dantas afirmaque acordou várias vezes du-rante a noite devido ao frio que

sentira."Nunca senti tanto frioem Mossoró como estou sen-tindo nos últimos dias, ontemdormi sem o ventilador", co-menta.

Já o professor Roberto An-drade disse que sua esposa trou-xe sua filha de seis meses paradormir com eles na cama paraque ela não sentisse tanto frio."Agente se cobriu com um lençole teve que usar o edredom, quenunca havia usado antes aqui emMossoró,porque geralmente fazcalor aqui no centro da cidade,onde eu moro", conta.

José Espínola explica que namadrugada da última sexta-feira (15), apesar de ainda nãoter coletado os dados, a tem-peratura deve ter ficado em tor-no dos 18°C, mas que isso écomum, já que estamos no pe-ríodo de inverno, que vai de ju-

nho a setembro,quando as tem-peraturas ficam mais baixas."Oque tem provocado esse frio,principalmente durante as ma-drugadas, é a sensação térmi-ca baixa,devido à ocorrência dechuvas", ressalta.

De acordo com as explica-ções do professor, a sensaçãode frio sentida na madrugada desexta-feira se deu porque duran-te todo o dia o céu ficou nubla-do, diminuindo a incidência daradiação na superfície.Já duran-te a noite,o céu ficou limpo,semnuvens, proporcionando umamaior liberação de energia, di-minuindo a temperatura.

Ainda segundo o profes-sor, a menor temperatura emMossoró foi registrada no dia13 de agosto de 1971, quan-do os termômetros marca-ram 16,2°C.

LUCIANO LELLYS

Tempo nublado e ocorrência de chuvas causam baixa sensação térmica

Page 14: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Domingo, 17 de julho de 2011

Libertadores é o objetivo de Luxemburgo nesta temporada

NO FLAMENGO

Treinador quer a equipe disputando a competição todos os anos

Comissão técnica já tem um objetivo traçado

O zagueiro Thiago Silva sentiu dores na coxa direita

Thiago Silva sente dores na coxa e vira dúvida

COPA AMÉRICA

O Brasil pode ganhar umdesfalque inesperado para oduelo contra o Paraguai, hoje,às 16h, pelas quartas de finalda Copa América. O zagueiroThiago Silva sentiu dores nacoxa direita e não participoudo treinamento.

Ficará em tratamento nohotel da seleção em Los Car-dales.

Caso não ocorram melho-ras significativas,o camisa 4 se-rá poupado e terá sua escala-ção para o duelo na cidade deLa Plata comprometida.

Luísão é o candidato maisforte para ocupar a vaga deThiago Silva. Outra opção éDavid Luiz, que foi titular nosamistosos do ano passado,an-tes de Lúcio ser chamado. Obeque do Chelsea atuou jus-tamente ao lado de Thiago Sil-va.

Mano pode optar por uma

O técnico Vanderlei Lu-xemburgo tem um objetivotraçado para esta temporada:garantir a classificação do Fla-mengo para a Libertadores noano que vem. Nesse contex-to, o comandante rubro-ne-gro lembrou que a equipe ain-da tem duas oportunidades dealcançar a meta neste ano,sendo pelo Campeonato Bra-sileiro ou pela Sul-Americana.No entanto, ele destacou quea busca primordial é por le-vantar as taças de todos os tor-neios que o clube participar.

"A obrigação do Flamen-go é sempre brigar por títulos,mas queremos a vaga de qual-quer forma. Você tem que fi-car de primeiro até quarto noBrasileirão. O objetivo é a Li-bertadores. Você só ganha seestiver lá. Por isso, o Flamen-go tem que estar disputandoo torneio todos os anos. Umahora acaba entrando.Não é deuma hora para outra. O timetem que se acostumar a dispu-tar esse tipo de competição",comentou o treinador, queainda exemplificou.

"Um exemplo disso é oManchester United. Quan-tas edições de ChampionsLeague o Alex Ferguson jádisputou no comando do ti-

me? Ele tem muitos anos deManchester e só ganhou duas.É complicado. Tem que estarfrequentando aquele espaçoali frequentemente", disse.

De acordo com Luxembur-

go, o atual conjunto de jogado-res do Flamengo já tem uma ba-se sólida formada que já estápronta caso o clube realmenteconsiga a tão desejada classifi-cação para o torneio continental.

"O elenco do Flamengo dehoje tem muitos jogadoresprontos. Se estiverem na Li-bertadores, vão ajudar muitona campanha em busca do tí-tulo", concluiu o treinador.

defesa mais forte e mais expe-riente se utilizar Luísão. ComDavid Luiz, ele ganha em ve-locidade e juventude.

A intenção do técnico gaú-

cho é repetir a mesma escala-ção adotada na vitória por 4 a2 sobre o Equador, na últimaquarta-feira.Assim,o Brasil en-trará em campo com: Júlio Cé-

sar;Maicon,Lúcio,Thiago Sil-va (Luísão ou David Luiz) eAndré Santos;Lucas Leiva,Ra-mires e Ganso;Robinho,Ney-mar e Pato.

Page 15: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Hoje na Seleção Brasileira, um titular que fez por merecer a condição em apenas um jogo. Na lateral direitao jogador Maicon fez a diferença, correu, marcou, atacou, fez lançamento enfim, mostrou o seu talento e, es-pírito de jogador de seleção, doação total.

Campeonato Estadual de Ciclismoterá prova hoje em Mossoró

RANKING

Começa hoje a Série D do Campeonato Brasileiro com 40 times disputando

ABERTURA

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Começamos a coluna de hoje desejando votos de sucesso as equipes Alecrim e SantaCruz(RN) com a rodada de abertura do Campeonato Brasileiro da Série D. No interior do Ceará,

em Juazeiro do Norte, o Santa Cruz enfrenta o Guarani e, em João Pessoa(PB) o Alecrim quetransferiu seu jogo para a capital paraibana, pega o Santa Cruz de Pernambuco. Jogos difíceis,

mas como é início de campeonato, vamos torcer que nossos representantes consigam surpreen-der. Infelizmente, pela crise que passa o futebol de Mossoró, não temos representantes sequer

na quarta divisão nacional. Os investimentos de Santa Cruz(RN) e Alecrim não foi nada deextraordinário, basta um pouco mais de organização que é possível ter uma temporada fechada,

sem a necessidade de recorrer ao futebol amador para tentar sobreviver no segundo semestre.

AGORA NÃO CABEM MAIS ERROS

A Copa América entra na fase daqual, só os mais competentes sobre-vivem. Não se exige sequer o melhor,mas aquela seleção que for mais com-petente. A partir de agora, perdeu, caifora,arruma as malas e volta para o seupaís de origem.

No caso do Brasil, poucos jogado-res viverão, em caso de eliminação, oclima de tristeza, afinal, a maioria re-sidente principalmente, na Europa.Totalmente desligados da realidadebrasileira e, talvez por isso, não de-monstrem tanto empenho dentro decampo. Na nova fase, o Brasil volta apegar o Paraguai.

CICLISMOHoje tem ciclismo em Mossoró,

com a etapa do Campeonato Estadual.Começa às 14h na Av. Rio Branco, noentorno da Praça dos Esportes.A pro-va também vale pelo ranking brasilei-ro e, seletiva para o Norte/Nordesteem Sergipe. Estão confirmados pilosde Mossoró, Natal e Fortaleza.

É verdade quando se diz que o Brasil peca na falta de objetividade. Aqui me refiro à seleção, embora... ZI-CO também mostra ser um craque como apresentador. Tem um programa na TV Esporte Interati-vo. ASSIM como acontece no esporte, até a religião tem gente que usa para entrar na política partidária.

Toque EsportivoBRASILEIRO

Mesmo sendo um domingo de jogo daSeleção Brasileira, a Série A ainda programatrês partidas para hoje. Entre elas o clássicoInternacional x São Paulo. Em caso o Cearáterá a chance de também somar três pontosem cima do América Mineiro e,fechando,temo jogo Cruzeiro x Bahia. Aqui, destaque pa-ra Joel Santana, treinador do Cruzeiro que játrabalho e conhece o time do Bahia.

CÂMARALogo que retome as suas atividades no mês

de agosto, a Câmara Municipal de Mossoróterá uma missão, aprovar a proposta quepermitirá a permuta do estádio Leonardo No-gueira, o seu espaço, por um novo estádio.Como a doação do terreno foi da municipa-lidade, é preciso seguir este caminho.

DÚVIDAA dúvida sobre o retorno de Kleber ao

time do Palmeiras vai demorar mais um pou-co. O fim poderia ser hoje, mas o jogo con-tra o Flamengo foi adiado para a próximaquarta-feira. Até lá, segue a dúvida, ele faráou não a sétima partida pelo verdão paulis-ta ficando assim, impedido de se transferirpara outro time da Série A.

TITULAR

Mossoró que já foi conhe-cida como a “cidade da bici-cleta” continua promovendoeventos esportivos com a uti-lização das populares “magre-las”. Neste domingo a cidadereceberá os ciclistas que parti-ciparão da quarta etapa doCampeonato Estadual de Ci-

clismo,com a prova sendo rea-lizada a partir das 14h30.

A competição acontece naavenida Rio Branco, no bairroBoa Vista, tendo como pista oentorno da Praça dos Espor-tes. Além do Estadual de Ci-clismo,a prova também conta-rá pontos para o ranking bra-

sileiro e servirá como seletivapara a Copa Norte/Nordestede Ciclismo, programada paraacontecer na cidade sergipanade Aracaju.

Para a prova de hoje as dis-putas irão acontecer nas cate-gorias júnior, juvenil, femini-no,master b1,b2 e b3 além das

categorias elite e montain bike.A supervisão será da Federa-ção Norte-rio-grandense deCiclismo (FNC) e terá a orga-nizaqção de Eduardo Carva-lho,com a participação de atle-tas das cidades de Fortaleza,Natal e os anfitriões mosso-roenses.

Corrida contará pontos para o ranking e seletiva Norte/Nordeste

Prova acontece na Av. Rio Branco

ESPORTE Domingo, 17 de julho de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

Neste ano o Santa Cruz che-ga com a moral de ter conquis-tado o Campeonato Pernam-bucano, feito dois bons jogosante o São Paulo na Copa doBrasil, e, por isso, novamenteé considerado um dos favori-tos ao acesso, ao lado de outrotradicional clube do futebol na-cional,o Juventude-RS,que foirebaixado à Série C e vai dis-putar a primeira vez o torneio.

Ciente da pressão que oSanta Cruz-PE vai enfren-tar na competição o técnicoZé Teodoro mostrou qual se-rá o espírito da equipe paraa disputa da Série D. “O gru-po de hoje é praticamente omesmo do Pernambucano,só muda a atitude. Agora osjogadores já sabem da res-ponsabilidade e sabem queprecisam mostrar o ‘algo

mais’. Acho que a gente temcondição de começar bem,mas tem que ser vibrante edeterminado, como foi noEstadual. Nós não vamos jo-gar para dar exibição, vamosjogar para conquistar o aces-so.” A estreia dos pernambu-canos será contra o Alecrimde Natal, em jogo a ser dis-putado em João Pessoa (PB)com mando de campo do ti-

me potiguar. A rodada deabertura desta Série D doCampeonato Brasileiro qua-se foi cancelada nesta sema-na, isso, porque o Tribunal deJustiça do Amazonas (TJ-AM) concedeu uma liminarao Fast Ulbra, vice-campeãoamazonense, obrigando a fe-deração local a indicar a equi-pe, e não o Nacional, a ocu-par a vaga do Estado de Ro-

raima, que desistiu da com-petição.

Porém, na última quinta-feira, o desembargador YedoSimões cassou a liminar conce-dida a um torcedor do Fast Ul-bra.Com isso,o Nacional-AM,que foi escolhido pela Federa-ção Amazonense de Futebol(FAF) por ser o melhor colo-cado do Estado no ranking daConfederação Brasileira de Fu-

tebol (CBF), poderá disputar acompetição novamente. As 40vagas para a disputa da Série Ddo Campeonato Brasileiro sãodivididas da seguinte maneira:os quatro rebaixados da SérieC; os nove primeiros Estadosdo Ranking Nacional das Fede-rações (RNF) terão direito adois representantes cada;os 18demais estados terão um repre-sentante cada.

Neste domingo 40 clubesiniciam a disputa da Série Ddo Campeonato Brasileiro.Entre os clubes de pouca ex-pressão, que tentam trilharum caminho rumo à elite dofutebol nacional, um delesquer recuperar o seu status degrande. O Santa Cruz-PE,que há anos tem uma dasmaiores médias de público doPaís, tenta escrever mais um

capítulo da saga para seu re-torno ao topo.

Uma das equipes mais tra-dicionais do futebol brasileiro,o Santa Cruz-PE foi rebaixadoà Série D e participou da pri-meira edição do torneio, em2009.Desde então a equipe per-nambucana não conseguiu sairdo “fundo do poço”. Todos osanos o tricolor de Recife é con-siderado um dos candidatos ao

acesso, mas sempre acaba de-cepcionando seu torcedor.

Em 2009, o Santa Cruz-PEfoi um verdadeiro fracasso, ter-minou na lanterna de seu grupoe sequer avançou à segunda fa-se.No ano passado a equipe con-seguiu passar da fase de grupos,mas acabou eliminada na etapaseguinte, pelo Guarany de So-bral-CE, que acabou sagrando-se o campeão da competição.

Com título de campeão estadual pernambucano e campanha nacional time ganha moral

CONFIRA OS OITO GRUPOS DESTA SÉRIE D

Grupo A: Penarol-AM, Cuiabá-MT, Nacional-AM, Vila Aurora-MT e Plácido de Castro-ACGrupo B: Trem-AP, Independente-PA, São Raimundo-PA, Sampaio Correa-MA e Comercial-PIGrupo C: Guarani-CE, Santa Cruz-RN, Alecrin-RN, Santa Cruz-PE e Porto-PEGrupo D: Bahia de Feira-BA, River Plate-SE, Treze-PB, Vitória da Conquista-BA e Coruripe-ALGrupo E: Gurupi-TO, Anapolina-GO, Itumbiara-GO, América TO-MG e Gama-DFGrupo F: São Mateus-ES, Volta Redonda-RJ, Sendas-RJ, Vila Nova-MG e Formosa-DFGrupo G: Cene-MS, Oeste-SP, Mirassol-SP, Operário-PR e Cerâmica-RSGrupo H: Brusque-SC, Metropolitano-SC, Juventude-RS, Cruzeiro-RS e Cianorte-PR

Page 16: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Delegacias civis trabalham dobradopara colocar tarefas em dia após greve

TRABALHO

EM APODI

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Domingo, 17 de julho de 2011

Depois de 55 dias de greve,finalmente os agentes e es-crivães da Polícia Civil do RioGrande do Norte se enten-deram com o Governo do Es-tado e retornaram ao trabalhona última quinta-feira. Desdeo retorno, as delegacias vêmtentando colocar a casa em or-dem e adiantar ao máximo pos-sível o trabalho acumulado du-rante a paralisação.

Nas delegacias da capital edo interior, centenas de ocor-rências se amontoam em cimadas mesas, esperando seremlançadas no sistema. Oscartórios das especializadasnunca estiveram tão cheios detrabalho acumulado.

Em Mossoró, as unidadespoliciais da 1ª e 2ª Delegaciade Polícia, Delegacia Region-al,Delegacia Especializada emFurtos e Roubos (Defur) eDelegacia Especializada no A-tendimento ao AdolescenteInfrator (DEA),onde durantea greve funcionaram apenascom 30% dos funcionários,co-mo previsto em lei, estão de-sempenhando verdadeirosmutirões para tirar o atraso.

Uma das mais afetadas coma greve e que necessita de tra-balho redobrado é a Defur,de-vido ao grande número de o-corrências registradas, princi-palmente assaltos, na cidadenos últimos dias. O Boletimde Ocorrência (BO), confec-cionados na Delegacia de Plan-tão, remetidos à Defur, jácomeçou a ser lançado no sis-tema, porém ainda resta bas-tante trabalho para os es-crivães.

Outro problema enfrenta-do pelos profissionais é a

grande quantidade de casos aserem investigados, requeren-do empenho ainda maior de to-da a equipe. "São quase doismeses de serviços atrasados,que tem de ser posto em dia,nem que para isso tenhamosque trabalhar dobrado", expli-cou um agente da Defur.

Na 1ª DP, segundo infor-mações repassadas pelo dele-gado Renato Batista, mais de40 inquéritos estão sobre amesa do escrivão para seremtombados e autuados, inclusivealguns casos de homicídio.

"Esse serviço acumulou de-vido ser um trabalho de com-petência do escrivão que esta-va em greve. Somente ele équem pode tombar os docu-mentos, no que dependia denós, no tocante as investi-gações, perícias junto ao Itepe outras coisas mais, foram to-das dadas continuidade/', ex-plicou Renato Batista.

A mesma situação vive a 1ªDP,que tem à frente o bacharelRubério Pinto e que durante agreve praticamente trabalha-va acumulando diversasfunções. Vários inquéritos es-tão para serem tombados e au-tuados,principalmente crimesde homicídios.Com a retoma-da das atividades dos policiaiscivis, os próximos dias pare-cem ser de bastante trabalho ede longas horas adicionais.

A situação mais cômoda emMossoró é a da Delegacia Es-pecializada em Narcóticos(Denarc), que foi a única ondeos policiais não fizeram greve.Durante esse tempo, o dele-gado Denis Carvalho da Ponte,titular da DP, não deixou oserviço acumular e ainda real-

Com o final da greve na semana passada, o acúmulo de inquéritos e ocorrências tem mudado a rotina dos policiais

A diretoria do Sindica-to dos Policiais Civis (Sin-pol) informou que os 55dias que a categoria parouas atividades, muito traba-lho se acumulou nas dele-gacias e que os próximosdias serão para restabele-cer a os serviços atrasados.Entretanto, mesmo dian-te de um emaranhado deinquéritos e Boletim deOcorrência, nas delegaciastodo movimento foi váli-do e a categoria saiu bas-tante fortalecida.

A assessoria sindicaldestacou que as reivindica-ções foram atendidas e as-seguradas pelo governo,fortalecendo assim a lutados policiais e escrivães ci-vis. "Quero destacar a ca-

pacidade e união da classee dizer que o trabalho foiválido e tivemos os nos-sos pedidos atendidos pe-la governadora, através deseus representantes le-gais", destacou Wilma Ma-rinho, presidente do Sin-pol, em declaração à im-prensa, logo após o fim dagreve.

Vilma Marinho expli-cou que a luta não parou eos policiais vão aguardaro prazo estipulado pelo go-verno no tocante ao cum-primento das medidas."Nós demos um aval deconfiança ao governo, va-mos aguardar o cumpri-mento, por isso retorna-mos ao trabalho", desta-cou a presidente.

Sinpol diz que mesmoacumulando trabalho,categoria saiu fortalecida

O Centro de DetençãoProvisória (CDP) de Apodiimplantou na última quinta-feira o curso de ensino do"Projeto Educando para Li-berdade", que atenderá 10apenados da unidade prisio-nal. O lançamento do proje-to contou com a presença derepresentantes da 13ª Dire-toria Regional de Educação(Dired), Promotoria Pública,diretores de escolas e autori-dades municipais.

Segundo a direção doCDP, o apoio da Dired e daprefeitura foi fundamental

para a implantação do pro-jeto. A sala de aula foi mon-tada no solário do CDP, comcadeiras e quadro, distribuiufardamento e material didá-tico para os apenados, quetambém terá direito à meren-da escolar durante os quatrodias de aula.

O projeto terá 16 horas/au-la, que serão ministradas peloestagiário do curso de Peda-gogia da Universidade do Es-tado do Rio Grande do Norte(Uern/Caraúbas), Luis DiegoMaia.

O diretor do CDP, Airton

Lucena, destacou a importân-cia da implantação dos progra-mas do Governo Federal e Es-tadual, como "Brasil Alfabeti-zado" e "RN Caminhando",junto à comunidade carcerá-ria do Estado, principalmentena unidade prisional de Apo-di. O "Projeto Educando paraLiberdade" tem como objeti-vo mudar a vida dos presos, osencaminhado para uma profis-são definida, principalmentequando deixar a cadeia.

Em Apodi, o projeto seráexecutado através de uma par-ceria envolvendo a Secretaria

"Educando para Liberdade" garante novas perspectivas a detentos

Wilma Marinho considera positivo as conquistas.

Lançamento do projeto no CDP.

Inquéritos se amontoam nas mesas das delegacias.

CEDIDA

CEDIDA

HABNER WEINER

da Justiça e Cidadania (Sejuc)via Coordenadoria de Admi-nistração Penitenciária (Coa-

pi), Centro de Detenção Pro-visória de Apodi (CDP),Secre-taria Estadual de Educação e

Cultura, 13ª Diretoria Regio-nal de Educação (Dired) comapoio da prefeitura local.

izou várias apreensões de dro-gas e diversas prisões.

"Não queremos ser mel-hores do que ninguém e nãoparamos para a greve. É quejá trabalha os com o número de

policiais bastante reduzido epelo bom senso dos agentes,resolvemos continuar com asatividades, mesmo quando to-das as outras estavam paradas",argumentou o delegado.

Page 17: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Formada por cinco unida-des (Centro Avançado de On-cologia - Cecan, Hospital Dr.Luiz Antônio, Policlínica, Ca-sa de Apoio Irmã Gabriela eHospital de Oncologia do Seri-dó), a Liga Norte-Rio-Gran-dense Contra o Câncer, insti-tuição referência em tratamentodo câncer no Rio Grande do Nor-te e no Nordeste, completa 62anos hoje.

Referência também na de-mocratização do atendimentoe ao fácil acesso à medicina es-pecializada,o compromisso so-cial é o emblema que a institui-ção carrega desde 17 de julhode 1949, quando foi fundada.

Dispondo em sua estruturade serviços de radioterapia,me-dicina nuclear, diagnóstico porimagem, quimioterapia, ima-gem molecular, ambulatórios,laboratório de análises clínicas,laboratório de citologia, labo-ratório de patologia clínica,con-sultórios odontológicos, leitosde UTI e internação, salas decirurgia, entre vários outros, otrabalho da instituição vemcrescendo a cada ano e ganhan-do qualidade no atendimento,no corpo clínico e no volumede tratamento. Realizando emtorno de 57 mil procedimen-tos por mês, com a maior par-te de sua clientela pertencenteao Sistema Único de Saúde(SUS) - que em 2010 represen-tou quase 68% dos atendimen-tos -, e com mais de 95% de suaarrecadação oriunda do traba-lho que ela produz, a Liga tem,atualmente,metade dos atendi-mentos destinados a pacientesda capital e a outra parte a pa-cientes dos outros municípiosdo Estado.

Apesar das dificuldades fi-nanceiras inerentes ao seu pro-jeto, que conjuga sofisticaçãotécnica com Filantropia, ediante do problema de endi-vidamento, a Liga tem sem-pre o compromisso com a qua-lidade dos serviços que ofe-rece e é a prova de que filan-tropia não é sinônimo de pre-cariedade.

Comemorando o aniversá-

rio de 62 anos na busca pela ex-celência tecnológica, pode-sedestacar, dentre o leque de ser-viços oferecidos pela institui-ção,o setor de imagem molecu-lar,que posicionou a instituiçãoentre um dos mais avançadoscentros de diagnóstico por ima-gem do Nordeste e um dos pou-cos do país a contar com o ser-viço PET/CT,dispondo de umtomógrafo por emissão de pó-sitrons de última geração quepermite o alcance de uma ima-gem em alta resolução da ativi-dade metabólica do corpo hu-mano e suas células malignas,resultando na considerável me-lhora do diagnóstico e na es-colha mais adequada do trata-mento.

Destaca-se também a aqui-sição de um acelerador linearde última geração, aparelhoque juntamente com outrosdois formam um parque radio-terápico moderno e com ex-celente capacidade de atendi-mento, que além de reduzirtempo de espera para os pa-cientes, traz novos recursosque aumentam a precisão dotratamento de radioterapia,com o setor funcionando das5h às 23h; a instalação de umnovo tomógrafo, equipamen-to que possui o mais moder-no software para manipula-ção de dados adquiridos; osaparelhos de ressonânciamagnética avançada, que tra-zem tecnologia de ponta nasáreas de neurologia, múscu-lo esquelético e abdômen eainda viabiliza outras tecno-logias da Liga, entre elas a ra-dioneurocirurgia; a ultrasso-nografia para tratamento on-cológico; o Depecom, depar-tamento gestor da área de en-sino e pesquisa que vem ofe-recendo desde palestras, cur-sos de técnicas de enferma-gem e cuidados que devem serseguidos no acompanhamen-to a uma pessoa com câncer,direcionado aos familiares dospacientes; cursos de pós-grad-uação, parceria com institui-ções de ensino superior, resi-dência médica, entre outros.

ReferênciaREGIONAL

DOMINGO

Mossoró (RN),17 de julho de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

LIGA CONTRA O CÂNCER COMPLETA 62 ANOS

Estrutura garante atendimento no combate ao câncer ao longo de várias décadas

A mais recente conquis-ta da Liga é o Hospital deOncologia do Seridó, loca-lizado na cidade de Caicó,que traduz o objetivo de in-teriorizar o tratamentocontra o câncer e atendera demanda reprimida depacientes do interior doEstado, beneficiando cer-

ca de 300 mil habitantesdos 25 municípios quecompõem aquela macror-região.

A unidade tem em ple-no funcionamento os seto-res de oncologia clínica(quimioterapia), além doatendimento ambulatorialem mastologia, cabeça e

pescoço, urologia e cirur-gia geral, e terá futuramen-te estrutura completa paracirurgias, com 50 leitos pa-ra internação,dos quais oi-to são direcionados à UTI,estrutura para cirurgia on-cológica, cirurgia cardía-ca, serviço de hemodinâ-mica e alta complexidade

em oncologia e cardiologia.Mesmo sendo uma ins-

tituição de direito privado,o trabalho da Liga NorteRiograndense Contra oCâncer é um bem públicoe segue com a missão deoferecer atenção oncológi-ca de alto nível a todas ascamadas da população.

ATENDIMENTO É ESTENDIDO À REGIÃO DO SERIDÓ

WWW.LIGACONTRAOCANCER.COM.BR

Page 18: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

OPINIÃO2 – Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

Definido calendário de assembleiasreferentes à campanha reivindicatóriade trabalhadores rurais de 2011

Associados serão convidadospara acompanhar negociações

Reuniões acontecerão na primeira semana de agosto

IPANGUAÇU - Os dias 5,6 e 7 de agosto próximo serão re-servados para a realização de as-sembleias de discussão e apro-vação da pauta reivindicatóriados sindicatos de trabalhadoresrurais que compreendem a áreade jurisdição do Polo SindicalRural do Vale do Açu.

Até lá os dirigentes sindicaisvisitarão as empresas do parqueagroindustrial de cada municípioa fim de discutir com os operáriosdo campo os pontos que serão in-cluídos na pauta de reivindicaçõesa ser posteriormente negociadacom os empresários do setor.

O anúncio foi feito pelo pre-sidente do Sindicato dos Traba-lhadores Rurais de Ipanguaçu,João Batista Moura de Oliveira,"João das Peças".

O dirigente sindical rural dis-se que a partir do dia 25 de ju-lho, próxima segunda-feira, osrepresentantes sindicais e mem-bros da direção da Federação dosTrabalhadores na AgriculturaFamiliar do Rio Grande do Nor-te (Fetarn) começarão a visitaros trabalhadores com este ob-jetivo."Esse contato com os tra-balhadores é importante porquesão eles que sabem quais as di-ficuldades que atravessam no tra-balho e que podem nos dizer oque querem que faça parte dapauta de reivindicações", expli-cou "João das Peças". Ele ante-cipou que em Ipanguaçu a as-sembleia geral para deliberaçãoda pauta ocorrerá dia 6 de agos-to.

O líder sindical rural frisou

que, após a etapa em cada sindi-cato, a pauta comum será obje-to de idêntica apreciação e apro-vação na plenária geral da Fetarn,na capital do Estado."Depois daaprovação da pauta comum detodos os sindicatos pela Fede-ração começará o processo denegociação com os patrões",adiantou. Frisou que as conver-sações entre as partes novamen-te contarão com a intermedia-ção da Delegacia Regional doTrabalho (DRT),instalada na ci-dade de Mossoró. "João das Pe-ças" confirmou que a primeirarodada de diálogo está previstapara o dia 23 de agosto, às 10h.Declarou que participarão des-sa rodada os municípios do Va-le do Açu e os sindicatos ruraisda região de Mossoró.

Trabalhadores rurais iniciaram debate das reivindicações no mês agosto

AGENDAMENTOS

O presidente do Sindicatodos Trabalhadores Rurais deIpanguaçu, João Batista Mou-ra de Oliveira,"João das Peças",disse que pretende convidar al-guns associados para acompa-nhar de perto as discussõescom o patronato.

"Todos os anos eu façoquestão de ter a participação detrabalhadores na nossa delega-

ção para que eles possam pre-senciar como transcorrem asaudiências com os represen-tantes dos empresários",disse,frisando que, para tanto, o sin-dicato paga a diária relativa aodia de trabalho perdido pelosoperários que aceitam o convi-te da entidade e ainda custeiaoutras despesas do dia.

Ele lembrou que, além da

questão salarial,a pauta de reivin-dicação dos trabalhadores enu-mera diversos outros pontos.

"O ponto salarial é o quemais chama a atenção, porémquero dizer que nossa pautacontém mais de quarenta cláu-sulas que representam bene-fícios e conquistas para os tra-balhadores", finalizou o lídersindical.

Giro Pelo Estado

A coluna hoje segue em formato diferente do convencional e mostra uma visão só-bria das causas que tem quebrado a estabilidade do governo Dilma nestes primei-ros meses de mandato. O artigo segue assinado por Rolf Kuntz, articulista da Fo-

lha de São Paulo. Vamos à análise que segue na íntegra

[email protected]

"O governo promete para breve uma po-lítica de competitividade, para fortalecer aprodução nacional e favorecer a criaçãode empregos.A presidente Dilma Rousseffpoderia ter adiantado o serviço se hou-vesse promovido uma reforma completano Ministério dos Transportes. Nenhumpaís pode ser competitivo com estradas,ferrovias e pontes como as do Brasil. Masela preferiu manter o assunto sob contro-le do PR e de seu líder de fato, o deputadoValdemar Costa Neto, réu no processo domensalão. A presidente, segundo se dizem Brasília, escolheu o novo ministro,Pau-lo Sérgio Passos, contra a vontade do par-tido. Pode ser, mas o escolhido, seja comofor, pertence aos quadros partidários. Pa-ra os otimistas, a demissão do ministro Al-fredo Nascimento, na semana passada, foium passo para a construção de um novogoverno, moldado segundo os propósitosda atual presidente. Mas falta saber se elatem mesmo objetivos próprios e ambiçãomaior que a de tomar conta, durante qua-tro anos, da cadeira presidencial.

Para comprovar essa pretensão a presi-dente Dilma Rousseff teria de ir muito alémdo projeto de poder - o único elaborado eexecutado por seu partido - e criar um pro-jeto de governo. Na economia, o objetivocentral, síntese de todos os demais, é ob-viamente a competitividade, condição pa-ra o crescimento econômico, a segurançadas contas externas, a criação de empre-gos e a elevação dos padrões de consumo.Uma política com esse objetivo deve incluirprogramas de ciência e tecnologia, esfor-ços para elevação da poupança e do inves-timento e um enorme empenho na for-mação de recursos humanos. Tudo issorequer novos critérios de política fiscal etributária e padrões muito mais eficientesde gestão pública.

Até agora, o governo da presidente Dil-ma Rousseff foi incapaz de implantar no-vidades importantes em qualquer dessasáreas. Os ministros do Desenvolvimentoe da Fazenda vêm há meses prometendouma política de competitividade.Ninguémexplicou, ainda, como será, por exemplo,a desoneração das folhas de pagamento,nem esclareceu como o governo tentarácompensar essa "renúncia fiscal". As pos-sibilidades de uma reforma tributária am-pla e modernizadora permanecem remo-tas e dependentes de negociações difíceiscom Estados e municípios.

Falta um líder,no governo,para coman-dar uma discussão séria e produtiva sobrea reforma. Também falta articulação en-

tre os Ministérios do Desenvolvimento eda Fazenda. Sobra desacordo quanto a ob-jetivos e custos fiscais. Isso emperra, en-tre outras ações, a definição de critérios pa-ra depreciação acelerada.A presidente Dil-ma Rousseff, tudo indica, só acompanhade longe o debate, em vez de orientá-lo.

A sujeição aos esquemas e compromis-sos do ex-presidente Luiz Inácio Lula daSilva restringem claramente suas iniciati-vas. O ministro dos Esportes, OrlandoSilva, permanece no posto, embora se te-nha mostrado incapaz, até agora, de coor-denar os investimentos necessários para aCopa de 2014. O Banco Nacional do De-senvolvimento Econômico e Social (BN-DES) mantém a política autoritária e cus-tosa de criação de "campeões nacionais".Só recuou do envolvimento na fusão en-tre Pão de Açúcar e Carrefour porque aimprensa mostrou os perigos dessa inicia-tiva estapafúrdia. Mas nenhuma ordemfoi dada para o abandono da estratégia im-plantada no governo anterior. Com issose preserva uma orientação incompatívelcom uma política séria de competitivida-de.

A presidente mostra sua fidelidade aosesquemas políticos de seu antecessor tam-bém ao preservar o ministro da Educa-ção, Fernando Haddad, apesar das muitastrapalhadas de seu Ministério. Mais queisso: a política educacional foi por ela clas-sificada como "herança bendita". Com es-sa atitude a presidente apoia o candidatode Lula à Prefeitura de São Paulo, mas dei-xa desprotegida uma área fundamental pa-ra o poder de competição.

O governo tem alardeado a melhora dedesempenho brasileiro no Programa In-ternacional de Avaliação de Alunos (Pisa,na sigla em inglês). Grande melhora: noexame de 2009, o Brasil ficou em 53.º lu-gar em leitura, num conjunto de 65 parti-cipantes. Em todos os testes o País ficoumuito abaixo da média internacional. Ne-nhuma surpresa, Afinal, as prioridades dopresidente Lula foram as ações demagó-gicas na política universitária, como se asvagas criadas ampliassem de fato as opor-tunidades de emprego e tornassem o Bra-sil mais eficiente. Enquanto isso, os gran-des gargalos eram mantidos, com metadedos adolescentes entre 15 e 17 anos forado ensino médio e enormes contingentessem base para receber treinamento no tra-balho. Mantida essa orientação, é ridículofalar de competitividade. Ou a presidenteconstrói seu governo ou cuida dos inte-resses políticos de seu padrinho Lula."

Um governo entalado

MÁRCIO COSTA

Page 19: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

CIDADES Domingo, 17 de julho de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

do InteriorNotíciasALVANILSON CARLOS

VENCENDO OS OBSTÁCULOSJá se passaram seis meses, e aos poucos o governo Rosalba Ciarlini vai superando as dificul-

dades, colocando ordem na casa, deixando o Estado administrável, o que não foi possível noinício em função dos diversos problemas que herdou da outra administração, o que dificultoumuito as ações que pretendia colocar em prática.

Para complicar ainda mais, se deparou com uma avalanche de greves que, embora legítimas,foram inoportunas pelo momento difícil que o governo atravessava, mas depois de muitos de-bates acalorados e a interferência da Justiça, os entendimentos estão sendo possíveis e o Esta-do parece que vai andar com menos tensão.

Agora é esperar que o governo comece a realizar tudo aquilo que planejou, mesmo saben-do que este ano pouca coisa dará para fazer, até porque já perdemos meio ano de gestão e sódeu praticamente para resolver "pepinos". Agora é torcer para que tudo caminhe dentro dasconformidades e que a governadora possa mostrar trabalho, recuperando um pouco do tem-po perdido. Isso é o que desejamos.

E-mail: [email protected]

CRIANDOO prefeito de Frutuoso Gomes teve a ideia de criar o Nú-

cleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que irá prestar im-portantes serviços na área médica nas especialidades (Pedia-tria, Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia). Esse progra-ma será realizado através de um consórcio que terá a partici-pação de quatro municípios:Frutuoso Gomes,Almino Afon-so, Antônio Martins e Lucrécia. O atendimento será feitoem rodízio de médicos nessas cidades, e os custos serão ra-teados por todos, o que será muito bom para a populaçãodesses municípios.

MAIS UM CASOEm Rodolfo Fernandes, vai acontecer a mesma coisa que

ocorre em outros municípios nos quais "a cria se volta con-tra o criador", ou seja, Chiquinho Germano ou um candida-to seu irá enfrentar a prefeita Maria Bernadete Dantas de Quei-roz, que ele ajudou a eleger. Há a possibilidade de o candida-to de Chiquinho Germano ser o empresário Wilton Montei-ro. É mais um município que prova que o poder "é bicho bom"e que em política as palavras se tornam inócuas.

SUCESSÃOSe Gilberto Martins não conseguir até as convenções re-

solver os problemas que o impedem de se candidatar à Pre-feitura de Governador Dix-sept Rosado, a candidata naturaldeverá ser sua esposa, Ailsa Martins. Pelo menos essa seria asaída mais normal, até porque existe o compromisso de Gil-berto ser o candidato da situação. Mas é bom lembrar que is-so é apenas uma conjectura e não tem nada definido. Atéporque nunca conversei com ninguém sobre essa hipótese.

INSEGURANÇAEstá voltando com força total a onda de assaltos na re-

gião do Alto Oeste. Nos últimos dias temos presenciado umcrescimento substancial nesse tipo de delito. Além de váriasagências dos Correios que foram assaltadas, ainda tivemosresidências invadidas e motos tomadas. É preciso que o se-cretário Aldair Rocha olhe mais para o interior, pois é inad-missível que uma delegacia só tenha escrivão uma vez porsemana e funcione com apenas dois policiais. Essa é umarealidade que precisa ser mudada.

É PRECISO MUDARO vereador José Alves Júnior (Júnior de Mourão), do P-

MDB da cidade de Almino Afonso, que deixou recentemen-te a oposição para ir para a base de apoio do prefeito Lawren-ce Carlos, ainda precisa resolver sua situação partidária. Hojedificilmente o partido lhe daria a legenda e se mudar tem a ques-tão da fidelidade partidária. A única alternativa é levar o par-tido para situação ou mudar para o PSD, que é recém-criado.

FORTALECENDO-SEO deputado Henrique Alves mar-

ca mais dois encontros do PMDB,umpara o dia 30 de julho, em Caraúbas,que vai reunir os filiados da regiãoOeste; e outro para o dia 31, em As-sú, que irá reunir os filiados e admi-radores da região do Vale do Açu.Ess-es encontros têm o objetivo de orga-nizar o partido para as próximaseleições e fortalecer o deputado Hen-rique e o ministro da PrevidênciaGaribaldi Filho para pleitos futuros.

VAI MELHORARCom o fim de praticamente to-

das as greves dos servidores es-taduais, a partir de agora o gover-no Rosalba Ciarlini deve ter umamelhoria considerável em suasações, já que esses problemas vin-ham entravando a administraçãoda governadora. Com certeza ogoverno terá uma celeridade maior,já que o Estado, nesse momento,se torna administrável, por isso atendência é que haja uma melhorasubstancial.

INCRÍVELA prefeita do Natal, Micarla de

Sousa, não vem conseguindo revertero quadro negativo de sua adminis-tração. A pesquisa Certus apontou umareprovação de 88% de sua adminis-tração, um índice altíssimo para umgovernante, principalmente de umacapital. Será que na administração deMicarla só existem pontos negativos?

O prefeito de FrutuosoGomes, Lucídio Jácome,criador de um programainovador que vai melhorar a saúde da população do município

ESFORÇANDO-SE PARA DIVULGARA cidade de Areia Branca tem feito um esforço tremendo para divulgar o seu potencial

turístico por todo o país, uma prova disso é o envio de um representante para participar do6º Salão do Turismo, que acontecerá em São Paulo. Iniciativa que poucas cidades do Esta-do fazem para tentar trazer turistas para seus municípios. Nota dez para o prefeito “Souza”,que se preocupa com o desenvolvimento da cidade que administra.

Page 20: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

JÁ VIROU TRADIÇÃOPrimeira semana de setembro tem vaqueja-

da e muita gente bonita no José Rebouças Par-que Show. Grandes atrações, estrutura difer-enciada oferecendo um ambiente que marca p-resença a 7km de Mossoró. Agora você já sabe:na primeira semana de setembro tem vaqueja-da no José Rebouças Parque Show, com maisde R$ 80 mil em prêmios. Essa vai ser um showde vaquejada e uma boiada imperdível, todaNelore.

VERSOS IMPROVISADOSMEU ESPORTE É VAQUEJADALOGO NO INÍCIO DA NOITE EU CHEGUEI DE UMARIZALDE UMA FESTA DE GADOEVENTO SENSACIONALSOU VAQUEIRO E SOU POETAVAQUEJADA É MINHA FESTAUM EVENTO CULTURALAutor: Lalauzinho de LalauMEU ESPORTE É VAQUEJADAAMIGO LALAUZINHOTAMBÉM GOSTO DE VAQUEJADAAGRADEÇO A VISITADESSA BOA RAPAZIADAREPÓRTERES DA TELEVISÃOVEÍCULO DE COMUNICAÇÃOQUE BOTAM O PÉ NA ESTRADAAutor: Jatão Vaqueiro

CIDADES4 - Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

PRIMEIRA CAVALGADA DAS SERRASComeçaram as conversas sobre a 1ª Cavalgada das Serras, pre-

vista para acontecer no dia 30 de julho de 2011. A reunião ocorreusábado (9) no estúdio da FM Fraternidade e contou com as pre-senças do locutor Jadson Xavier (Jatão),o ex-deputado Patrício Júnior,seu filho Patrício José, o advogado Solano de Lucrécia, Erian Leite,o diretor da Rádio Vida de Martins, entre outros. A Cavalgada dasSerras foi idealizada por Patrício Júnior. Sua largada está previstapara acontecer em Patu, com destino a Martins, cidades serranas doOeste potiguar. A Cavalgada das Serras será um evento de cunhocultural, social e de fortalecimento do turismo, visando também oresgate da cultura nordestina dos tempos dos tropeiros, em que osantepassados viajavam grandes distâncias em lombos de animais.

CAMPEONATONACIONAL DA ABQM

O 34º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, pro-movido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quartode Milha (ABQM), será realizado de 15 a 24 de julho, no Parque deExposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, na cidade de Avaré (SP).Estarão em competição 1.750 animais, com a participação de 1.098competidores e 990 proprietários,num total de 4.434 inscritos (3.998pela ABQM e 436 pela American Quarter Horse Association -AQHA).Serão distribuídos nas 18 modalidades, aproximadamente,R$ 550 mil em prêmios. Além das provas, ocorrerão nove leilões daraça, entre eles a oficial ABQM.

HARAS TRAPIÁ REALIZA PROVADE TRÊS TAMBORES

A modalidade equestre de Três Tambores teve um grandeavanço no Ceará com a realização da prova organizada peloHaras Trapiá na cidade de Jaguaribe. O evento ocorreu du-rante a exposição agropecuária de Jaguaribe.Essa nova modal-idade está vindo para ficar no Nordeste, atraindo vários a-paixonados por cavalo.

INTERINO DOUGLAS FARIAS

Page 21: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Comunidade pesqueira de Macau ganhacentro de beneficiamento para o pescadoDistrito de Diogo Lopes ganha unidade equipada com fábrica de gelo e câmara frigorífica

MACAU - Uma parceria fir-mada com a Fundação Bancodo Brasil garante à Prefeiturade Macau, por meio da Secre-taria de Agricultura, Pecuária ePesca e Colônia de PescadoresZ - 41 de Diogo Lopes,a implan-tação de um centro de benefi-ciamento de pescado,fábrica degelo e câmara frigorífica no dis-trito de Diogo Lopes.

Com os recursos assegurados,os trabalhos já foram iniciadosnum prédio localizado na Ruada Praia, alugado e cedido pelaprefeitura em sistema de como-dato,que passará por adequaçõesna sua estrutura, inclusive na re-de elétrica para fornecer a quan-tidade de energia necessária pa-ra um bom funcionamento docentro de beneficiamento.

O secretário de Agricultura,Pecuária e Pesca, Sandro Mo-reti, declarou que é uma gran-de conquista para a classe quelida com a pesca, haja vista quese somará ao caminhão frigorí-fico adquirido por meio de par-ceria do município com o go-verno federal.

Visando melhorar e facilitaro trabalho dos pescadores ar-tesanais, a Prefeitura de Macauconstruirá um galpão para elesrealizarem as suas atividades.

O presidente da Colônia Z-41,conhecido por "Neneo", disseque os pescadores já podem co-memorar essa grande conquista.

"Graças aos investimentosno setor, teremos melhorias eprodutividade consideráveisnos trabalhos, uma vez que es-

CIDADES Domingo, 17 de julho de 2011 – 5www.omossoroense.com.br

Unidade favorecerá beneficiamento do pescado de Macau

"Toninho Cunha" seria o nome com maior potencial para a sucessão municipal

CAPACITAÇÃO

Dirigente de Ipanguaçu anuncia que instituiçãofinanceira voltou a operar por intermédio do Pronaf

RETOMADA

NOVATO

LUCIANO [email protected]

AREIA BRANCA - Se aJustiça Eleitoral permitisse,umforte nome para compor a cha-ma majoritária em 2012, pelosistema governista, seria o dosecretário municipal de Servi-ços Públicos,Obras e Urbanis-mo, Antônio Marcos de Sou-za,"Toninho Cunha".Aconte-ce que ele é irmão do prefeitoManoel Cunha Neto, "Souza"(PP), não podendo, portanto,disputar cargos eletivos naspróximas eleições.

A reportagem fez uma con-sulta mais apurada sobre o ca-so, a fim de deixar o leitor maisinteirado da situação.

A Constituição Federal (§7º do art. 14) tem regra que tra-ta do assunto da sucessão mu-nicipal, com o seguinte teor:"São inelegíveis, no territóriode jurisdição do titular, o côn-juge e os parentes consanguí-neos ou afins, até o segundograu ou por adoção, do Presi-dente da República, de Gover-nador de Estado ou Território,do Distrito Federal, de Prefei-to ou de quem os haja substituí-do dentro dos seis meses ante-riores ao pleito, salvo se já titu-lar de mandato eletivo e candi-dato à reeleição".

Daí, são extraídas inúme-ras considerações: primo doprefeito pode concorrer à suasucessão,porque é parente de-le em 4º grau; o irmão do pre-feito é seu parente em 2º grau,não podendo concorrer à sua

sucessão, mesmo já sendo de-tentor de mandato eletivo (a re-dação da parte final do dispo-sitivo legal acima citado, quan-do diz "salvo se já titular demandato eletivo e candidato àreeleição", aplica-se apenas aocaso de o irmão do prefeito jáser detentor de mandato e con-correr à reeleição; mesmo queo prefeito atual renuncie aomandato, no prazo de 6 meses(ou em prazo superior ou in-ferior), o cônjuge (a esposa) eparentes até o segundo grau(pai, mãe e irmãos) não pode-rão concorrer à sua sucessão.A situação é tão rigorosa, queprevalece até para o caso de óbi-to do prefeito.

Todas essas questões já fo-ram decididas pela Justiça Elei-toral, havendo farta jurispru-dência a respeito.

Além de "Toninho Cunha",o fértil raciocínio dos areia-branquenses que vivem a po-lítica 24 horas, filtra outros no-mes citados aleatoriamente,sem base científica,mas por se-rem os mais lembrados peloeleitor quando mencionado oassunto sucessão municipal.

Lembrando que os nomesda lista representam pessoasque embora participem ou te-nham participado de ativida-des políticas na cidade, diretoou indiretamente,nunca foramtestados nas urnas.

São frutos de aspirações es-pontâneas. Seriam opções pa-ra uma eventual composiçãomajoritária na condição de can-didatos a prefeito ou a vice.

IPANGUAÇU - A con-cessão de crédito rural subsi-diado através do ProgramaNacional de Fortalecimentoda Agricultura Familiar (Pro-naf) foi retomada através doBanco do Nordeste do Brasil(BNB) aos pequenos produ-tores rurais do município deIpanguaçu, região do Vale doAçu. O anúncio foi feito pe-lo presidente do Sindicato dosTrabalhadores e Trabalhado-ras rurais de Ipanguaçu, JoãoBatista Moura de Oliveira,"João das Peças". "Eu estiveesta semana na agência dobanco, em Assú, e tive a in-formação da gerência de queos financiamentos pelo Pro-naf retornaram", declarou.

"João das Peças" explicouque, durante algum tempo, ainstituição financeira inter-rompeu a celebração de con-tratos por meio do programado Governo Federal. A para-lisação se deveu, segundo dis-se, ao elevado índice de ina-dimplência dos empréstimosanteriormente concedidos."O banco está voltando (a at-uar via Pronaf), mas é precisoque os agricultores que aindase encontram inadimplentesprocurem a agência para rene-gociar seus débitos, sob penade o problema voltar a se re-petir mais à frente", advertiuo representante sindical ru-ral. "Peço aos que estão deve-dores que ajam neste sentidopara não prejudicar os outrosprodutores", acrescentou.

Noutra oportunidade o ge-rente do BNB de Assú, GeanAlex de Santana Couto, já ha-via esclarecido que com o pa-tamar alto de dívidas do Pro-

naf tornava-se inviável man-ter a operacionalização doprograma. Ele salientou queo banco oferece uma série decondições amplamente favo-ráveis aos produtores ina-dimplentes para renegociar asdívidas e, inclusive, a partir daíter o direito de pleitear novosinvestimentos. "O banco temse mantido aberto ao diálogoe queremos discutir com osprodutores a melhor forma derepactuar seus débitos do Pro-naf para que o programa con-tinue atendendo a todos", res-saltou o gerente.

PROGRAMA O Pronaf financia proje-

tos individuais ou coletivos,que gerem renda aos agricul-tores familiares e assentadosda reforma agrária.O progra-ma possui as mais baixas taxasde juros dos financiamentosrurais, além das menores ta-xas de inadimplência entre ossistemas de crédito do país.O acesso ao Pronaf inicia-sena discussão da família sobrea necessidade do crédito, sejaele para o custeio da safra ouatividade agroindustrial, sejapara o investimento em má-quinas, equipamentos ou in-fraestrutura de produção eserviços agropecuários ou nãoagropecuários. Após a deci-são do que financiar, a famí-lia deve procurar o sindicatorural ou a Emater para obten-ção da Declaração de Aptidãoao Pronaf (DAP), que seráemitida segundo a renda an-ual e as atividades exploradas,direcionando o agricultor pa-ra as linhas específicas de cré-dito a que tem direito.

Cenário político areia-branquense conta com amplalista de novatos para as eleições municipais de 2012

Antônio Marcos de Souza, "Toninho Cunha" (secretário municipal de ServiçosPúblicos e irmão do prefeito "Souza")

Olivá José (secretário de Gabinete Civil da Prefeitura de Areia Branca)

Luana Bruno (fisioterapeuta, filha do vice-prefeito Bruno Filho)

Hélio Borges (empresário do setor marítimo)

Lidiane Garcia (secretária de Saúde de Areia Branca)

Medeiros Maia (empresário do ramo supermercadista)

Agnese Amorim (servidora pública federal, esposa do empresário Neto Amorim)

Eguiberto Lira (empresário areia-branquense que reside em Natal)

Sebastião Rodrigues Leite (areia-branquense que é Prático de Navegação em Natal, filho do ex-vereador "Quidoca", de Ponta do Mel, e tio do deputado federal Paulo Wagner)

Dr. Martins de Carvalho (médico areia-branquense)

Antônio Carlos (gerente executivo de Transportes e ex-segurança)

CONFIRA OS NOMES MAIS LEMBRADOS PELO POVO NUMA RELAÇÃO COM O PLEITO ELEITORAL DE 2012.

sas conquistas era um sonho,que agora se transformou emrealidade. A vida de todos pes-

cadores e de suas famílias vaimelhorar",disse em tom de co-memoração.

Page 22: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

CIDADES6 - Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

LIXOHá muito tempo que a coluna vem apro-

veitando o espaço para denunciar o crescenteaumento de drogas na cidade, principalmentenos distritos de Diogo Lopes, Barreiras e Ilhade Santana. Informações que chegam a nossacaixa de e-mail dão conta até de empresárioslocais envolvidos com o tráfico. Lamentável.

MERECIDOO jornalista Aluísio Viana anda pra lá de fe-

liz.O bacana foi recentemente promovido a di-retor de jornalismo da FM Universitária.

GIROFLEXO prefeito Flávio Veras (PMDB) se reuniu

recentemente com os vereadores da bancadagovernista (PMDB e PP) e disse que anuncia-rá até setembro a chapa governista à sucessãoque terá como cabeça de chapa o PMDB.Aguar-demos.

MISSA coluna na próxima semana afivela malas

para São Paulo, onde cumprirá agenda a con-vite do Miss Brasil, para acompanhar de pertoo evento que vai eleger a mulher mais bonitado Brasil para represetar o país no Miss Uni-ver, que este ano acontecerá em são Paulo, nomês de setembro. Vamos sim torcer pela nos-sa Miss RN Daliane Menezes. Volto!

EDUCAÇÃOEm Macau continua o impasse entre o go-

verno municipal e os professores. Para sema-na é esperado mais um indicativo de greve.

[email protected] AlmeidaO GRILO FALANTE – MACAU

NOVIDADEA Comissão de Trabalho, de Administração e

Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 4129/08que concede aos catadores de siri e de guaiamumo seguro-desemprego durante o período de defe-so. A proposta foi defendida pela deputada fede-ral Sandra Rosado (PSB), que apresentou parecerfavorável.

COMEMORAÇÃOHá trinta anos entrava em produção o primeiro

poço de petróleo no Vale do Açu. Marco da pre-sença da Petrobras na região, o poço pioneiro estálocalizado no campo de Alto do Rodrigues e conti-nua em atividade.Para comemorar a construção des-ta história, a Petrobras irá realizar uma cerimôniano próximo dia 20.

TURISMOAs cidades de Macau e Guamaré participaram du-

rante toda a semana da sexta edição do Salão do Turis-mo, que acontece em São Paulo, de 13 a 17 de julho,no Pavilhão de Exposições do Anhembi.O evento reu-niu todos os estados brasileiros para mostrar as po-tencialidades turísticas de cada um, num só espaço.

MERCIAgradecendo aos colegas jornalistas que na últi-

ma quinta-feira participaram do jantar pilotado pe-la coluna no restaurante italiano Papriká, onde ano-tamos as presenças de Simone Silva e Edilson, Dr.Abno Farret e Simone,Roberta Pimento,Diego Ne-grellos, Rodrigo Loureiro, Canindé Soares e PauloAraújo.

Angélica, Socorro Sá e Rosy Xavier são fãs da coluna.

FOTO:CLICKTEEN

PONTOMAXIMO.COMPONTOMAXIMO.COM

Joselito Braz articula sua candidatura à Câmara Municipal de Macau. Apoiamos sim.

Festa para Maitê, filha do advogado Demóstenes Andrade e da empresária Magna Loraine

Page 23: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Encontro regional do PMDBdo Vale do Açu é remanejadopara o dia 31 deste mêsEvento contará com delegações peemedebistas de todo o Vale do Açu e região

ASSÚ - Depois de ter sidoanunciado pelo ex-vice-prefeito assuense e ex-coorde-nador regional da FundaçãoNacional de Saúde no RioGrande do Norte (Funa-sa/RN), José Antonio deAbreu, "Zeca", para o últimodomingo, dia 10, foi reprogra-mado o encontro regional doPMDB no Vale do Açu.

O evento foi anunciado ago-ra para o dia 31 de julho, tam-bém um dia de domingo,envol-vendo delegações peemedebis-tas de todo o Vale do Açu e re-giões circunvizinhas.A progra-mação deverá desenvolver-senas dependências da sede doPoder Legislativo municipal deAssú. Entretanto, o local emque o evento ocorrerá ainda nãofoi confirmado oficialmente.

A transferência da data foirevelada pessoalmente pelopresidente do diretório estadualdo partido, o deputado federalHenrique Eduardo Alves."Nosso encontro regional doVale do Açu ficou para o pró-ximo dia 31", declarou Henri-que Eduardo durante visita àAssú na última sexta-feira, 8,em companhia do senador li-cenciado e ministro da Previ-dência, Garibaldi Alves Filho(PMDB) e da governadora Ro-salba Ciarlini (DEM), oportu-

CIDADES Domingo, 17 de julho de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Anúncio foi efetuado pelo ex-coordenador da Funasa, Zeca Abreu

TRANSFERÊNCIA

ASSÚ - Inexistiu qualquerrepercussão, tanto na esfera lo-cal quanto estadual, com rela-ção a decisão aparentemente jáconsumada, do advogado eprofessor universitário Alber-to Luiz de Lima Trigueiro, at-ual vice-prefeito do Assú, dedesligar-se do Partido dos Tra-balhadores (PT).

Um silêncio absoluto seabateu por sobre a questão, tan-to por parte do próprio vice-prefeito,que tem evitado se pro-nunciar sobre o tema, quantopor qualquer outra liderança pe-tista,seja no contexto municipalou em nível de Rio Grande doNorte. Não houve, até aqui,qualquer manifestação por par-te dos diretórios municipal e es-tadual da legenda.

Questões de ordem pessoal

e política teriam levado o vice-prefeito a afastar-se do partidopelo qual exerceu toda a sua tra-jetória política até hoje.Pelo PT,Alberto Luiz exerceu mandatode vereador no município e con-correu a mandatos de deputadofederal e prefeito do Assú, am-bas as vezes sem sucesso.No plei-to eleitoral de 2008 foi conduzi-do pela agremiação à condiçãode companheiro de chapa do at-ual prefeito Ivan Lopes Júnior(PP),dentro de uma aliança inu-sitada que colocou no mesmo pa-lanque adversários até então his-tóricos: o PT assuense e o entãoprefeito Ronaldo da FonsecaSoares (PR, ex-PP).

Fontes do convívio pessoaldo vice-prefeito expuseram al-gumas razões que poderiam tê-lo convencido a se desfiliar do

PT. Um dos motivos seria a de-cepção com o comportamentode alguns filiados que têm ado-tado um comportamento con-flitante com os princípios apre-goados pela sigla ao longo de suaexistência. Aparentemente, ovice-prefeito estaria desaponta-do com alguns militantes petis-tas para os quais os fins justifi-cam os meios. Idêntica frustra-ção existiria com referência à ad-ministração do prefeito Ivan Jú-nior. Alberto Luiz se queixariaa pessoas próximas do comple-to isolamento a que foi subme-tido dentro da gestão, onde ca-rece de espaço e prestígio polí-ticos.

RUMORESInformações ainda oficiosas

dão conta que o vice-prefeito Al-

berto Luiz já teria entregado suacarta de desfiliação do PT à cú-pula do diretório municipal daagremiação. Entretanto, dianteda postura dele próprio de semanter distante de tal questãopublicamente,igual silêncio tempartido dos demais dirigentes dopartido tanto em Assú comono âmbito estadual. Ele não semanifestou sequer sobre se pre-tende continuar na vida públi-ca ou se pretende deixar a polí-tica ao término do mandato at-ual, em 2012. Porém, outroscreem que o vice-prefeito de-verá continuar ativo politica-mente e poderá optar por ou-tro domicílio partidário com es-te objetivo.Ele manifestaria sim-patia por agremiações do cam-po da esquerda,tais como o PC-doB e o PDT.

PT silencia diante de decisão de vice-prefeitodesligar-se da agremiação na cidade do Assú

POSICIONAMENTO

nidade em que procederam vis-ta ao canteiro de obras onde es-tão sedo construídas mais de400 unidades habitacionais porintermédio do programa "Mi-nha Casa,Minha Vida",do Go-verno Federal.

O presidente do diretório es-tadual do PMDB no Rio Gran-de do Norte reiterou que os en-contros se inserem dentro dotrabalho de mobilização e reor-ganização partidária com vistasàs eleições municipais de 2012.Henrique Eduardo disse que oprincipal objetivo dos encon-tros setoriais é discutir com aslideranças e estabelecer um per-manente canal de diálogo com

as bases e os correligionários so-bre a situação política de cadacidade e região e analisar con-juntamente o cenário mais con-veniente para o partido em ca-da realidade.Frisou que há umadeterminação da executiva na-cional do PMDB de que a agre-miação tenha candidatura pró-pria em todas as capitais e dêprioridade às cidades-polo.

PROGRAMAÇÃO A peregrinação do líder pee-

medebista com este propósitoviveu mais um capítulo no últi-mo final de semana. Sábado edomingo passados o deputa-do Henrique Eduardo percor-

reu os municípios de Upanema,Campo Grande, Apodi, Itaú,Riacho da Cruz,Portalegre,Paudos Ferros, Umarizal, OlhoD'Água dos Borges e TriunfoPotiguar.Por ocasião da reuniãopartidária no Vale do Açu po-derá ser formalizado o ingres-so do diretório municipal doPMDB do Assú na base de sus-tentação política do prefeito I-van Lopes Júnior (PP).Este en-tendimento já teria o aval da cú-pula estadual do partido diantedo compromisso de que o P-MDB indicará o candidato avice-prefeito na chapa gover-nista que participará da suces-são municipal de 2012.

DOVALE.ZIP.NET

Page 24: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

DESTAQUES

Luciano OliveiraAREIA BRANCA

Iniciamos a coluna de hoje fa-zendo uma justa homenagem ao ci-dadão Antônio Bezerra de Medei-ros, o popular "Anjinho", que dia12 completou 88 anos de idade."Anjinho" é o nosso jornaleiro, oresponsável pela distribuição diáriado centenário O Mossoroensenacidade de Areia Branca.Incansável,todos os dias ele está lá, no baten-te, fazendo chegar aos nossos assi-nantes o matutino recheado de in-formações. A "Anjinho", que ve-nham outros 88 anos pela frente.

***Depois dos bons serviços pres-

tados na cidade de Patu, o bancá-rio Jamilson Souza Farias assumiuno decorrer da semana a gerên-cia da agência do Banco do Brasilem Areia Branca. No seu contatocom a imprensa, o novo gerentefalou que uma das novidades emnível local é a linha de financia-mento de imóveis que está sendodisponibilizada à clientela. Outraboa notícia é que o banco também

vai negociar dívidas dos servido-res do Governo do Estado.

***Desde o dia 13 uma equipe

coordenada pelo gerente executi-vo de Turismo de Areia Branca,Francisco Melo, se encontra emSão Paulo representando o muni-cípio na 6ª edição do Salão do Tu-rismo - Roteiros do Brasil.O even-to encerra hoje, 17, no Parque doAnhembi, em São Paulo. Nessesseis anos que o evento é realiza-do,a Prefeitura de Areia Branca es-teve presente nas edições mais im-portantes, sempre levando fartomaterial de divulgação do poten-cial da cidade nas diversas áreas.

***O município de Areia Branca

começa a se preparar para recebermais uma etapa do Circuito Petro-bras de Vela. Além da realizaçãode ações socioeducativas, apresen-tações culturais e cursos de estí-mulo ao empreendedorismo,a pro-

gramação do evento será compos-ta por competições esportivas quemovimentarão o nosso litoral. Vi-sando o Circuito que acontece nes-te segundo semestre de 2011,equi-pes da Petrobras e da Prefeitura deAreia Branca estiveram reunidas naquinta-feira, 14, para tratar da pre-paração da estrutura do evento.

***Iniciado dia 13,o primeiro cur-

so de capacitação para os coleto-res ambientais da Associação Ro-tativa.As atividades acontecem to-das as quartas-feiras na EscolaMunicipal Professora GeraldaCruz, numa iniciativa da Prefei-tura de Areia Branca, por meioda Gerência Executiva de Ges-tão Ambiental. Essa capacitaçãoobjetiva orientar os profissionaisresponsáveis pela coleta multise-letiva de resíduos sólidos do mu-nicípio de Areia Branca.

***Estão abertas as inscrições pa-

ra formação de novas turmas noperíodo noturno para os cursosofertados pelo Telecentro de In-formática José Jaime Rolim,da Câ-mara Municipal de Areia Branca.Os cursos são totalmente gratui-tos e oferecem na grade curricu-lar programas como Windows,Word e acesso à internet. As ins-crições estão disponíveis no pró-prio Telecentro, com Mayara Joy-ce, instrutora dos cursos.

***Enquanto fechávamos a co-

luna de hoje,o comando do DEMem Areia Branca preparava a con-venção municipal do partido,mar-cada para ontem, 16, nas depen-dências da Câmara Municipal.Sem dúvidas, o atual presidente,ex-prefeito Expedito Gomes Leo-nez, foi reconduzido ao cargo, as-sim como sua filha Bárbara Leo-nez, na vice-presidência da sigla.

***O gerente executivo de Políti-

cas Públicas e Juventude, da Pre-feitura de Areia Branca,Jocsã Cer-queira Cunha, está em Goiânia(GO) desde quarta-feira, partici-pando do 52º Congresso Nacio-nal da União Nacional dos Estu-dantes (Conune) que será encer-rado hoje,17.Além do município,Jocsã Cerqueira vai representan-do também a Universidade Fede-ral Rural do Semi-Árido (Ufersa),onde faz Bacharelado em Ciên-cia e Tecnologia.

***Além do gerente executivo de

Políticas Públicas e Juventude, daPrefeitura de Areia Branca, JocsãCerqueira Cunha,a cidade salinei-ra tem outro representante da clas-se estudantil participando do 52ºConune, na capital de Goiás. Tra-ta-se de Samuel Lázaro Luz Le-mos, que conclui neste semestreo curso de Administração da Uni-versidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Ele está partici-pando do congresso na condição

de membro do Diretório dos Es-tudantes da referida instituição deensino superior. Samuel é filhodo vereador José Nazareno de Le-mos (PP) e da diretora da EscolaEstadual e do Centro de Educa-ção Especial Professora MariaLauretânia Rolim Bezerra do Va-le, Maria de Fátima Luz.

***A Prefeitura de Areia Branca

está apoiando a implantação doprograma Ronda Escolar no mu-nicípio. O Ronda Escolar chegapara dar mais segurança para pro-fessores, alunos e funcionários.Em nível local, o programa seráinstalado nos próximos dias, in-forma o major da Polícia Militar,Arthur Emílio, comandante daRonda Escolar no RN. O progra-ma consiste em garantir a seguran-ça ostensiva no entorno das es-colas, evitando brigas entre gan-gues, inibindo a venda de drogasnas portas dos estabelecimentos,entre outras ações preventivas.

Zona Franca

Mesmo com atraso a coluna registra o aniversário de 15 anos da belíssima estudante

Lorena Stefanny, comemorado dia 6 passado. Ela é filha do cunhado deste colunista, José Arimatéia,

e Maria Rita Fernandes. Tudo de bom na sua vida, Lorena

Os estudantes Pettrus Rebouças e Priscila Pinheiro conquistaram os respectivos títulos de Garoto e Garota Fashion 2011 de Areia Branca, em evento realizado dia 9 no

Hotel Costa Atlântico, organizado por Afrânio Mesquita

UM ANO DE SAUDADE Sexta-feira, 15, completou um

ano da morte do médico dos pobres,dr. Wilon Alves Cabral. Natural dacidade de Santana do Matos, ondenasceu em 23 de dezembro de 1924,foi em Areia Branca que ele con-struiu toda a sua trajetória comoprofissional da medicina e político,além de ter exercido os mais eleva-dos cargos na área da saúde e no âm-bito da Previdência Social. Casadocom dona Mara Duarte, com quemtivera dois filhos: Odilon Cabral eDuarte Neto. Formado, dr. WilonCabral veio morar em Areia Bran-ca em 1953, atendendo a um con-vite de Dom Nivaldo Monte. Em2010, partiu para a eternidade, masdeixou seu nome nos anais dahistória da cidade.

SHOW DA FÉ Quarta-feira,20,a partir das 16h,o missionário R.R.Soares

estará em Areia Branca. Ele fará uma apresentação aberta aopúblico no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral.Quem puder, pode levar um quilo de alimento não-perecív-el, mas não é obrigatório. O missionário é o líder mundial daIgreja Internacional da Graça de Deus, que em Areia Bran-ca é dirigida pelo pastor Francisco de Assis.

FELIPE VALENTENeste domingo, 17, o cantor evangélico Felipe Valente fará uma apresentação especial no Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema. O

acesso ao evento custa apenas R$ 12. Felipe Valente é reconhecido por seu talento e além da voz inconfundível, possui trabalhos musicais muitoaplaudidos. O show será a partir das19h30.

O empresário Medeiros Maia passou às mãos da felizardacliente Ana Lúcia Bezerra, do conjunto Cohab, as chaves de umFiat Uno 0km que ela ganhou no sorteio comemorativo dos 18anos do Supermercado Show de Preço. Outros cinco clientes

foram sorteados com TVs LCD 32" e uma moto Honda Fan 0km

CIDADES8 - Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

LIANA BRUNO A jovem e competente odontóloga Liana

Bruno é o novo reforço do time de bons profis-sionais da Unidade Básica de Saúde Ana Pauli-no, de Areia Branca. Periodicamente ela viaja aSão Paulo, onde faz especialização. A bela Liana,que se formou em Natal, é filha do vice-prefeitoe médico Bruno Filho e da secretária de As-sistência Social do município, Verônica Cam-pos Pedrosa Bruno.

Page 25: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

NARA [email protected]

A novela Cordel Encantado, exibidapor uma emissora de televisão, vem re-tratando diversos fatos e personagens dahistória e cultura nordestina. No entan-to, Jesuíno, personagem central da trama,papel encenado pelo ator Cauã Ray-mond, é inspirado no maior ícone docangaço potiguar, o cangaceiro JesuínoBrilhante, natural do município de Patu,no Rio Grande do Norte.

A professora Lúcia Maria de SouzaHolanda, pesquisadora da história docangaceiro, confirmou que a personagemfoi inspirada na vida de Jesuíno Brilhan-te. A pesquisadora afirmou que as auto-ras tiveram acesso inclusive a um livro doprofessor potiguar Raimundo Nonato, o-bra mais completa sobre o cangaceiro.

Em seu livro intitulado “Jesuíno Bri-lhante: O Cangaceiro Romântico”, Rai-mundo Nonato, natural do município deMartins/RN, única obra sobre a históriado cangaceiro, cujo cangaço se deu entreos anos de 1871 e 1879, antecedendo opróprio Virgulino Ferreia, Lampião.

A novela aborda diversos feitos histó-ricos de Jesuíno Brilhante presentes naobra de Raimundo Nonato, como a dis-tribuição de alimentos aos colonos da fa-zenda de Timóteo, personagem de Bru-no Gagliasso, e de ataques à cadeia públi-

ca da cidade fictícia de Brogodó para li-bertação de injustiçados.

Como código de honra Jesuíno Bri-lhante dizia: “Quem entra para este gru-po não toca no alheio e aprende a respei-tar a casa das famílias honestas...”, e aprofessora ressalta que a lealdade na éti-ca da cavalaria feudal era um valor ines-timável.

“O código de honra do bando de jus-ticeiros da novela: ‘pelo justo e pelo cer-to’, também remete ao do Jesuíno Bri-lhante, diante de uma polícia inoperan-te e de uma justiça inexistente”, explica.

Outro pesquisador do cangaço deJesuíno brilhante, Epitácio Andrade,autor do livro “A saga dos Limões: ne-gritude no enfrentamento ao cangaçode Jesuíno Brilhante”, afirma que ape-sar da novela não ser um documentáriosobre o cangaceiro natural do municí-pio de Patu/RN, é possível perceber vá-rios elementos históricos da trajetóriade Jesuíno Brilhante.

A professora Lúcia Maria de SouzaHolanda, geógrafa, pedagoga e mestrapela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), defendeu na conclusão do mes-trado a dissertação “Lugares de Memó-ria: Jesuíno Brilhante e os testemunhosdo Cangaço nos sertões do oeste poti-guar e fronteira paraibana”.

Lúcia Holanda explica que entrou emcontato com a assessoria da direção da

novela “Cordel Encantado”, por inter-médio de um amigo paraibano que tra-balha na emissora.

“Eu li em uma revistauma entrevista com o atorCauã Raymond, que estavaestudando a personagem porum livro conhecido como ‘Canga-ceiros, Coiteiros e Volantes’, escrito porJosé Anderson Nascimento, indicado pe-las autoras da novela Duca Rachid e Thel-ma Guedes, como fonte de referência so-bre Jesuíno Brilhante”, explica.

Segundo a pesquisadora, ela enviouuma carta que foi entregue pelo amigo,Márcio Tadeu, para a assessoria da dire-ção da novela, com algumas contribuiçõesque ajudariam ao núcleo do cangaço.

Entre as orientações a professora in-dicou outras bibliografias de obras comleitura menos densa do que o livro cita-do pelo autor na entrevista. Como o já ci-tado livro do potiguar Raimundo Nona-to, e ainda “Flor dos Romances Trági-cos”, de Câmara Cascudo, “A Pedra doReino” de Ariano Suassuna e um filmesobre Jesuíno filmado no Rio Grande doNorte.

“Enviei também a minha dissertaçãode Mestrado, principalmente, o terceirocapítulo onde eu descrevo que o imagi-nário popular atribui ao cangaceiro qua-lidade de cavaleiro medieval”, comenta.

Lúcia Holanda afirma que também re-

latou no contato com a assessoriada direção da novela que ocangaceiro Jesuíno Brilhante éconsiderado pelos escritoresCâmara Cascudo e Raimundo

Nonato, como uma espéciematuta de Robin

Hoodd o ssertões daParaíba e doRio Grande do Norte, du-rante o período de 1871-1879.

“Pelo que estou observan-do na novela, vejo que as au-toras se apropriam de umamatéria que transita noimaginário da região,comparando o sertãonordestino ao mundo me-dieval”, frisa.

A professora conclui a entre-vista concedida ao jornal O Mosso-roense, com uma citação do escritor Ro-semberg Cariry: “O Cangaço é nossoépico por excelência, um universo meto-dológico fundamental para a cultura bra-sileira. Os japoneses têm os samurais, osamericanos têm os cowboys e nós temosos cangaceiros, expressão legítima de re-beldia popular”.

UNIVERSODOMINGO

Mossoró (RN)17 de julho de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

PERSONAGEM PRINCIPAL DE NOVELA É INSPIRADO NO CANGACEIRO POTIGUAR JESUÍNO BRILHANTE

HistóriaUm dos feitos do cangaceiro Jesuíno Brilhante abordados na trama foi o ataque a uma cadeia

Cangaceiro Jesuíno Brilhante

REPRODUÇÃO

Page 26: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Belchior - Um sobralense injustiçado

RECITANDA Caio César Muniz

[email protected]

TRABALHOAna [email protected](São paulo)

O trabalho enobrece o homem.O trabalho traz o perfume.O trabalho traz a paz necessária.O trabalho traz a pessoa amada.O trabalho enriquece a terra.O trabalho desfaz a guerra.O trabalho constrói família.O trabalho manda embora a preguiça.O trabalho comanda o universo.O trabalho está em cada verso,Da estrada da sua alma.O trabalho é a paz amiga,A florescer a cada minuto na sua vida.O trabalho cura suas próprias feridas.O trabalho sempre vai está em mãos amigas.O trabalho está na obra de Jesus.O trabalho é o que conduz.A sermos um ser bem melhor.

LUA ADVERSA Cecília Meireles

Tenho fases, como a lua Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso.

E roda a melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (tenho fases como a lua...) No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua... E, quando chega esse dia, o outro desapareceu...

DANÇA SUICIDA Airton [email protected](Mossoró/RN)

Difícil querer,Insustentável negar a verdadeQuando se quer gritar.Meu querer, é deverasPretensioso, ambicioso.Ansioso, peno por amar-te.É no querer sinuoso de tuas curvasQue derrapam a insensatez De meus sonhos.É na peleja deste sonhoQuase que impossívelQue pago a pena impultadaA todo aquele que se propõeAos delitos do amor!Consetir o amor em si,É assumir todos os riscosNuma dança suicidaDe quem se centencia a morte.

POESIA2 - Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

O REVERSO DO MEU SILÊNCIOClauder [email protected]

O reverso do meu silêncioNão é a raiva, nem o grito.Não, muito menos do que isso.O reverso do meu silêncioNão é a explosão, nem o quisto.Não, muito menos do que isso.O reverso do meu silêncioNão é a bravura, nem o explosivo.Não, muito menos do que isso....O reverso do meu silêncioEstá na palavra amarga, e não proferida,Que me fere e rasga ao não ser dita,Mais cruel e afiada do que uma faca,Uma lâmina, pontiaguda adaga...Ou, insisto, algo mais punhal do que isso.

ão podemos, não de-vemos apagar as pe-gadas do homem pe-

los caminhos da sua história.Mesmo os seus erros, suas

falhas, seu pisar em falso, de-vem ser registrados para queo futuro faça o julgamento quemelhor lhe convier.

Apagaram as pegadas deBelchior pelas ruas de Sobral,sua terra natal - até onde di-zem as biografias oficiais, poisuma teoria dá como certa a suanaturalidade sendo da cidadede Coreaú,esta,há poucos qui-lômetros do chão sobralense,onde lá sim, existem vestígiosda história do grande compo-sitor da nossa MPB, o que re-força a tese.

Belchior, porém, propalaque nascera em Sobral, quesuas influências musicais vêmdos cantadores, violeiros, dasfeiras sobralenses e que ele pró-

prio teria dividido espaço comestes artistas.

Sua biografia, inclusive, dizque trabalhara em uma rádionaquela cidade, sendo então,inaceitável, que não haja umacitação sequer ao seu nome emqualquer espaço de Sobral.

Como falar da cultura da ci-dade sem citar o nome de Bel-chior? Como mencionar Bel-chior sem mencionar seu chãonatal?

É justo e necessário que emalgum lugar daquela cidadefaça-se um memorial onde asgerações de hoje e do futuropossam conhecer os seus filhosdistantes,que levam para além-fronteira a poesia de Sobral.

Enalteçam Belchior ago-ra. Quem sabe assim estegrande cantador das coisasdestas terras latino-ameri-canas não encontra o seu ca-minho de volta?

NRepetindo uma parceria que deu

certo no ano passado, a Coleção Mos-soroense e a Rede Resistência de Co-municação (FM 93 e O Mossoroen-se) se afinam para a próxima Feira doLivro de Mossoró que acontece de 9a 14 de agosto.

Esta semana a cidade-serra deLuís Gomes está em festa devido ascelebrações alusivas a sua padroei-ra Sra. Santana. Uma série de even-tos estão sendo realizados e o pon-to alto é a festa dos filhos ausentes,dia 25 (segunda-feira) com o showdo cantor Flávio José.

Uma pena o fim do belo mural con-feccionado pelo artista plástico Mar-celo Amarelo para a Prefeitura Mu-nicipal de Mossoró em homenagemaos nossos poetas populares. O pai-nel passou o mês de junho no espa-ço chamado Cidadela, ao término dasfestas foi totalmente descartado. É ar-te no lixo.

......eett cceetteerraa ee ccooiissaa ee ttaall......

NÃO ACABAM AS ESPERANÇASLuana Dyane de OliveiraGovernador Dix-sept Rosado

Só queria não me sentir assimNão me sentir malPorque é assim que me sinto no fimSempre provo desse veneno que mais parece letal.É no fim do dia que mais penso em tiQuando a noite apareceE eu já me vou dormirRogando minha prece.E no outro dia novamenteTenho que acordarE me deparar com sua imagem em minha menteEntão as lagrimas venho a esbanjar.O que de mim fezEu já não sei dizerMas, em tu tudo se desfezSó em mim que esse sentimento não vem a perecer.Não importa o lugarA hora e o momentoEstarei sempre a me imaginarNós dois em pensamento.Guardadas estão nossas lembrançasNossos lindos e bons momentosCostumo dizer que não acabam as esperançasEnquanto houver pensamentos.

ORAÇÃO PELA TERRADiógenes da Cunha Lima

Pai Nosso, que do céu olhais,observai o que nos consome,vede como maltratamos Vosso reinocontrariando a Vossa vontade,que vai além da terra e da estufa dos céus.Que não falte o pão de cada diaaos que em nosso mundo resistem.Perdoai as nossas agressõesassim como nós procuramosmitigar os danosà Vossa ecologia.Não nos deixeis cairem mais devastaçãoe livrai-nos do apressadoapocalipse.Amém.

AMORCarlos Eduardo de SouzaPoeta mossoroense

Para Elizabete Cristina

A noite cai, o sono não vemEu não pensei que Um grande amor fosse ter Estava cansado de viver só

A noite chega e também a saudade Rolo na cama trazendo comigo O amanhecer e com ela A alegria de ver você novamente

Meu coração, entregueiVocê me deste a felicidade, a alegriaA cada dia maisTe amo!!!

Page 27: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

VARIEDADES Domingo, 17 de julho de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

GERALDO [email protected]

m 4 de maio de 1881,numa quarta-feira,nas-cia,no subúrbio Barro-

cas, em Mossoró, o Dr. Soa-res Júnior, que foi médico eex-prefeito.

O Dr. Antônio Soares Jú-nior foi o primeiro mossoroen-se a se doutorar em Medicina.Filho legítimo de Antônio Soa-res de Góis e Josefa Soares deGóis. Estudou preparatóriocom o Cel. Bento Praxedes eo Dr. Paulo Loureiro de Albu-querque. Matriculou-se em 7de setembro de 1900 no Colé-gio Sete de Setembro, de An-tônio Gomes de Arruda Bar-reto, concluindo os examesparcelados em janeiro de 1904,quando ingressou na Faculda-de de Medicina, na Bahia. Far-macêutico em 5 de dezembrode 1905. Aspirante ao Inter-nato o Hospital de Santa Iza-bel, na Bahia, em 1907, postoem que serviu até 1909. Nesteúltimo ano, aos 13 de dezem-bro, doutorou-se em Medici-na, defendendo a tese "Ligei-

ras Considerações sobre o Lu-pus William".

Em Mossoró, foi durantemuitos anos chefe político degrande pretígio,prestando inú-meros serviços à comunidadeque o tinha como um dos seusmais credenciados líderes. Se-reno, equilibrado, é um dos al-tos nomes da história políticade Mossoró. Exerceu várioscargos eletivos, tendo sido de-putado estadual nas legislatu-ra de 1913/1916 e 1930. Vice-Presidente da Intendência noperíodo 1917/1919, suplentede Intendente 1920/1922 e In-tendente na legislatura1923/1925. Foi o oitavo pre-feito de Mossoró, após a cria-ção desse cargo, e o sétimo dochamado período revolucioná-rio. Nomeado pelo Interven-tor Mário Câmara, a 20 de se-tembro de 1933, assumiu oexercício no dia seguinte, e go-vernou até o dia 4 de novem-bro de 1935, quando exoner-ou-se.

Quando assumiu a chefia da

municipalidade mossoroense,o clima político no Estado erade exalação extremada e Mos-soró não fugia à regra. Soube,porém, pelas suas qualidadesde cidadão moderado,acalmaros ânimos,sem se deixar envol-ver pelo clima. Quando a ci-dade se desencadeava no agra-vamento de paixões políticas,

e ao saber de qualquer medidapolicial contra adversários dogoverno,pessoalmente a repri-mia,de forma a evitar constran-gimento a comunidade mosso-roense.

No exercício de sua profis-são, conquistou amizades emmeio de seus conterrâneos.Exerceu o magistério como ti-

tular da cadeira de matemáti-ca da Escola Normal de Mos-soró, chegando mesmo a service-diretor do educandário.

Era matrimoniado com do-na Josefina Gurgel Soares, fi-lha do desembargador FelipeNery de Brito Guerra, mem-bro proeminente do Tribunalde Justiça do Estado.

Durante a sua administra-ção como Prefeito de Mosso-ró vários acontecimentos me-receram destaque, como noslembra o historiador Raimun-do Soares de Brito:

"A 16 de julho de 1934 foipromulgada a ConstituiçãoBrasileira,quando Getúlio Var-gas, então na chefia do gover-no provisório, foi eleito pelosdeputados para a Presidênciada República;A equiparação daEscola Normal de Mossoró.A Escola havia sido criada pe-lo Decreto 165, de 19 de janei-ro de 1922, e instalada a 2 demarço do mesmo ano, mas so-mente em 1934,através do De-creto 698, do Interventor Má-

rio Câmara, foi equiparada àsua congênere de Natal; Nes-se mesmo período, deu-se acriação da Escola Técnica deComércio União Caixeiral. AUnião Caixeiral foi criada porFrancisco Izódio e outros, a27 de agosto de 1911. Na pre-sidência de Alcides Fernandesfoi construída a sua sede, so-lenemente inaugurada a 30 deoutubro de 1934 (Dia do em-pregado do Comércio). A 10de fevereiro de 1935, por ini-ciativa de Thiers Rocha, foicriada a Escola de ComércioUnião Caixeiral, da qual foitambém o seu primeiro Presi-dente".

O Dr. Antônio Soares Jú-nior faleceu em 12 de janeirode 1966, também numa quar-ta-feira, deixando um grandecírculo de amizades,principal-mente entre as mulheres,comonos lembra o historiador Lau-ro da Escóssia, dada sua con-dição de obstétrico.Deixou seunome gravado na galeria dasPersonalidades Mossoroenses.

Dr. Soares JúniorE

Para comemorar os vinteanos do “Movimento Escam-bo Popular Livre de Rua”,companhias de teatro reali-zam caravanas por oito dife-rentes estados brasileiros.Evento denominado “Es-cambo em Travessia” contacom o apoio da Rede Brasi-leira de Teatro de Rua.

Um dos articuladores doMovimento Escambo, JúnioSantos, explica que a ideia derealizar esse evento partiu deuma conversa com o tambémarticulador Ray Lima, depoisamadurecida com os demaiscompanheiros.

Segundo informações deJúnio Santos, o “Escambo emTravessia” tem como objetivoprincipal contar a história devinte anos do movimento pe-los estados que possuem gru-pos ligados à Rede Brasileira deTeatro de Rua.

Ao todo serão contempla-dos doze municípios de oito

estados brasileiros, entre elesRio Grande do Norte, Per-nambuco, Bahia, Sergipe, Riode Janeiro, Minas Gerais, SãoPaulo e Espírito Santo. A pro-gramação teve início no dia 2deste mês, no município deJanduís.

Durante a programação,que segue até o dia 12 de agos-to, com o retorno dos gru-pos para o RN, os cinco gru-pos participantes apresentamem cada cidade espetáculosmontados em conjunto. En-tre as apresentações estão apeça “O Casaco de Urdema-les”, e palhaços, música, ce-nopoesia, dinâmicas de gru-pos e bate-papo com gruposligados ao Movimento.

Os grupos participantes do“Escambo em Travessia” sãoa Cia.Ciranduís de Teatro, Jan-duís-RN, Arte e Riso, Uma-rizal-RN,La Trupe,Natal-RN,Pintou Melodia na Poesia,Maranguape-CE, Cervantes

do Brasil, Icapuí-CE,e Vem cá,vem ver, Recife-PE.

“Além do trajeto confirma-do,também faremos ‘paradas i-nusitadas’ em cidades que nãoestão no roteiro.Até o momen-to a avaliação é a melhor possí-vel, o movimento tem obtidoresultados muito positivos e nofinal da caravana editaremos umvídeo com o material coletadodurante o percurso”, comenta.

Os organizadores do mo-vimento ressaltam que a açãoé bancada com recursos dospróprios grupos e apoio degrupos dos estados visitados,contando inclusive com a hos-pedagem solidária.

“Estamos juntos com a Re-de Brasileira de Teatro de Ruaprovocando essa discussão so-bre a arte pública de rua, prin-cipalmente pela necessidade depolíticas públicas,como a liber-dade do uso de espaços públi-cos para apresentações dosgrupos de teatro”, conclui.

“Movimento Escambo Popular Livre de Rua”promove caravana por oito estados brasileiros

ESPETÁCULO

“Escambo em Travessia” conta com a participação de cinco companhias de teatro de rua

Evento em comemoração aos 20 anos do movimento é realizado com parceria da Rede Brasileira de Teatro de Rua

CEDIDA

Page 28: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

O Mossoroense - Você fazparte de uma família com-posta por vários médicos.Qual a sua formação pro-fissional.

José Carlos - Nasci em Paudos Ferros e meu pai trabalha-va na área de algodão.Morei emMossoró, onde estudei no co-légio Dom Bosco, e logo apóseste período meu pai nos levoupara morar em Natal. Chegueia fazer vestibular em medicina,mas fui aprovado em adminis-tração de empresas em Forta-leza.Alguns anos depois fui mo-rar em Brasília. Transferi o cur-so para lá,e terminei na UnB on-de me graduei bacharel.

OM - O início da sua vi-da profissional se deu naárea empresarial?

JC - Iniciei minha vida pro-fissional como funcionário daempresa Guararapes,em Forta-leza. Trabalhei em Brasília co-mo funcionário público no Mi-nistério da Administração ondetive a oportunidade de fazer ocurso de análise de sistemas.Em1993 apareceu a oportunidadede vir morar em Natal. Na épo-ca eu trabalhava no Ministérioda Fazenda e fui transferido pa-ra as delegacia do Ministério daFazenda em Natal. Daí surgiuo meu primeiro empreendimen-to na iniciativa privada, que foina área de telefonia celular.

OM - Quando surgiu o in-teresse pela mudança deárea empresarial da telefo-nia para o setor hoteleiro?

JC - Comecei na área empre-sarial em 1993 com a abertura delojas na área da telefonia celularem Natal, que se estenderam aCaicó,Currais Novos e Mosso-ró. Estas lojas permanecem atéhoje.A partir do ano 2000,quan-do instalei a loja em Mossorópassei a vir à cidade com maiorfrequência.Identifiquei que exis-tia um nicho de mercado quecabia investimento, e este era oda hotelaria. No mercado exis-tiam bons hotéis voltados parao turismo e para negócios, masexistia o espaço para um em-preendimento como o nossoque tem como base o elevado pa-drão de qualidade em atendi-mento e conforto.Mossoró co-mo cidade grande comportariaum novo hotel com conceito depadrão internacional. O proje-to surgiu desta realidade.

OM - Quanto tempo sedeu até que o projeto fosseviabilizado.

JC - Entrei no ramo de te-

lefonia em 2000, mas em 2003a oportunidade foi identifica-da. Iniciamos o estudo, con-segui a integração de um irmãopara o grupo, que me deixoumais livre para trabalhar a par-te operacional do novo proje-to. Após amadurecer a ideia, ecom o projeto em mãos inicia-mos a execução que durou 20meses.

OM - Quais as principaisdificuldades para que o pro-jeto fosse viabilizado?

JC - Quando nós viemospara cá em fevereiro de 2007,Mossoró ainda não contavacom esta quantidade de cons-trutoras que tem hoje. A cida-de não tinha nem 50% da mãode obra que existe hoje, e a queexistia estava empregada.Exis-tia uma carência muito gran-de. Poderíamos ter concluídoa construção em um ano emeio.O grande problema é quenão havia mão de obra qualifi-cada na cidade. De lá para cáforam desenvolvidos progra-mas de capacitação o que tor-na mais fácil executar proje-tos desta ordem. Depois deconstruído o hotel nos depa-ramos com dificuldades parapreencher as vagas funcionais.Apesar da cidade contar comuma boa rede hoteleira falta-vam profissionais qualificados.Daí passamos a contratar con-sultores no Sebrae que forama mola-mestra da instalação donosso empreendimento.

OM - Com o empreendi-mento instalado há 2 anos esete meses qual a avaliação.O mercado tem atendido asexpectativas?

JC - Eu diria que superounossas expectativas.Nosso ho-tel conseguiu atender o nichode mercado esperado. Temosuma ótima taxa de ocupação,dos quais de 8% a 9 % de clien-tes são de origem internacio-nal. Com a presença de clien-tes de várias faixas de classessociais. Temos atendido a ex-pectativa do cliente que querum quarto confortável, bem

equipado, com uma boa comi-da. Estamos surpresos com oretorno. Passamos a ser refe-rência em hospitalidade. Res-peitamos nossa concorrência,mas hoje ocupamos uma fun-ção de referência regional.

OM - Qual a estratégiaaplicada para despertar aatenção deste nicho de mer-cado?

JC - Em primeiro lugarmontamos uma estrutura denível elevado que acabou des-pertando a atenção dos clien-tes.A formatação do empreen-dimento atende em cheio auma importante fatia de mer-cado que é a de executivos. Te-mos um empreendimento ver-tical,com bons quartos,boa es-trutura de apoio, como com-putadores e notebooks dispo-níveis aos nossos clientes. Uti-lizamos uma boa estrutura depublicidade com o uso de veí-culos do Rio Grande do Nor-te e de outros Estados que atraí-ram o público alvo parta co-nhecer o hotel.A partir do mo-mento que esta clientela che-gou ao hotel conseguimos con-solidar nossa carta de clientescom uma boa estrutura e umbom complexo de serviços.

OM - A partir do sucessodo hotel vocês instalaramum segundo empreendi-mento, destinado a acomo-dar eventos.Este projeto es-tava previsto na versão ori-ginal?

JC - Este projeto surgiu de-pois. Constatamos que pelalocalização de Mossoró a ci-dade precisava de uma áreadestinada a acomodar even-tos, feiras, e decidimos criarum centro de eventos que temagregado valor e resultado nu-ma perspectiva de fortaleci-mento da ocupação do hotel.Esta união de interesses émuito comum em grandescentros. Aliamos as forças eestamos conseguindo ampliara nossa ocupação nos fins desemana que era nosso ponto

fraco. De forma paralela dis-ponibilizamos uma nova es-trutura que vem a atender umaoutra fatia eu era carente nacidade.

OM - Qual a expectativapara o fortalecimento destenovo empreendimento dogrupo?

JC - A partir de estudos epesquisas identificamos queem Mossoró o maior espaçoclimatizado destinado a rea-lização de eventos conta como pouco mais de 700 luga-res, trata-se do Teatro Mu-nicipal Dix-Huit Rosado. Nonosso empreendimento con-tamos com dois salões dispo-níveis para realização de doiseventos paralelos. O maiorcom capacidade para 2.200pessoas e o segundo com cer-ca de 400 ou 500 pessoas a

nível de auditório. Nossos es-paços contam com adapta-ções para formaturas, casa-mentos e aniversários. Nos-so espaço é considerado umdos melhores do Nordeste epor que não dizer do país.Nossa capacidade para even-tos sociais é praticamente odobro da maior estrutura dacapital. Estas característicasfavorecerão o fortalecimen-to da nossa estrutura.

OM - Mossoró passa poruma onda de violência nun-ca vista.Qual o impacto des-te cenário nos empreendi-mentos do setor de turismoe eventos?

JC - Toda violência gerauma influência negativa.Mos-soró não é uma cidade só deturismo de negócios. É umacidade que também explora o

turismo de lazer e eventos.Diante deste cenário algumaspessoas temem o reflexo daviolência e isto gera uma res-posta negativa. Precisamoscontar com o apoio da nossasegurança para que esta ondaseja contida e voltemos a con-tar com níveis toleráveis deviolência.

OM - Vocês efetuaramum investimento elevado nacidade. Qual a expectativapara que estes recursos re-tornem?

JC - Todo investimento degrande porte precisa ser mui-to bem planejado e executa-do. Dentro desta ótica conta-mos com uma expectativa mé-dia trabalhada pelos grandesconsultores, de obter este re-torno num intervalo situadoentre cinco e dez anos.

Identifiquei que existia um nicho demercado que cabia investimento, e esteera o da hotelaria

“Todo investimento de grande porte precisa ser muitobem planejado e executado.

POR: MÁRCIO COSTA

Formado em Administra-ção de Empresas pela Uni-versidade de Brasilia (UnB),o empresário José Carlosconseguiu migrar do servi-ço público para o privado

com a consolidação de im-portantes projetos.Após dei-xar suas funções no Minis-tério da Administração, emBrasília, para consolidar umarede de empresas que atuam

na comercialização de apa-relhos celulares no Rio Gran-de do Norte, o empresáriopau-ferrense resolveu inves-tir num novo desafio. Idea-lizador do projeto de cons-

trução do Garbos Trade Ho-tel, o entrevistado desta se-mana mostra as particulari-dades de um projeto inova-dor no segmento turístico deMossoró e região.

José Carlos Rêgo ENTREVISTA4 - Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

Page 29: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Com o objetivo de homena-gear o grande romancista Eu-lício Farias de Lacerda, parai-bano de nascimento e potiguarpor opção, a União Brasileirade Escritores no Rio Grandedo Norte (UBE/RN) lançoua primeira edição do Prêmio Li-terário “Escritor Eulício Fariasde Lacerda”. O prêmio con-templará os escritores do gê-nero literário prosa. Os auto-res podem inscrever seus tra-balhos até setembro.

O presidente da UBE/RNEduardo Antônio Gosson,afir-ma que a realização do prêmioliterário,além de homenagear oescritor Eulício Farias de Lacer-da, tem como objetivo incenti-var a produção literária, princi-palmente, nessa modalidade.Os trabalhos devem ser sobrepessoas, natureza ou costumesprevalentes na cultura do RioGrande do Norte.

Eduardo Gosson ressaltaque em breve será publicadaa biografia do homenageadono endereço eletrônico daUBE/RN. “Estamos resga-tando esse autor, pois enten-demos que morrer não dói, oque dói é o esquecimento”,ressalta.

Entre as obras do escritorhomenageado estão "O Rio daNoite Verde" (Prêmio Câma-ra Cascudo, 1972, editado em1973),"As Filhas do Arco-Íris"(1980) e "Os desertados dachuva" (1981) são marco de suacarreira de escritor.

O resultado do prêmio se-rá divulgado durante o IV En-contro Potiguar de Escritores(EPE), que será realizado en-tre os dias 24 e 26 de outubro,no auditório da Aliança Fran-cesa.

Os escritores e trabalhosvencedores serão contempla-

dos com premiação em dinhei-ro, sendo R$ 1 mil para o pri-meiro lugar e R$ 500 para o se-gundo. O trabalho vencedortambém será publicado, comtiragem de trezentos exempla-res,editorado pela Nave da Pa-lavra, editora da própria enti-dade.Os premiados receberãoainda diploma com a referên-cia da sua colocação.

“A premiação em dinheiroé um incentivo a mais para osescritores inscreverem seus tra-balhos. No entanto, a publica-ção da obra e a impressão ini-cial de trezentos exemplares,são mais importantes, já que omaior incentivo de quem escre-ve é ser lido”, frisa.

As inscrições e os trabalhosdevem ser entregues na sedeprovisória da UBE/RN, loca-lizada na rua Padre Manoel,es-quina com a rua D. Pedro I, noprédio do Memorial da Justiça

Presidente da UBE/RN, Eduardo Gosson, fala da importância do prêmio

VARIEDADES Domingo, 17 de julho de 2011- 5www.omossoroense.com.br

Inscrições de prêmio literário da União Brasileirade Escritores do RN seguem até o mês de setembro

INCENTIVO

Destinado aos escritores de prosa, prêmio é uma homenagem ao escritor Eulício Farias de LacerdaCEDIDA

Diálogo (e confissões) com Nilto Maciellauder Arcanjo - Confissão, Nilto?! As melhores, e maisverdadeiras, confissões de um poeta, meu caro Nilto Ma-ciel, se dão através dos seus textos, quer em prosa, quer

em versos.Nilto Maciel - Sim, os poetas se confessam em seus versos e

nas prosas também. Mas minha crônica será (deverá ser) mais re-al, objetiva. Para tanto, faço-lhe as seguintes perguntas.

Nilto Maciel - Quem primeiro você conheceu nas letras cea-renses (e quando)?

Clauder Arcanjo - Em primeiro lugar, José de Alencar e Ra-chel de Queiroz. Quando? Lá pelos idos de 1974. Na bibliotecado Ginásio Santanense,na minha querida Santana do Acaraú,eter-na Licânia.

Nilto Maciel - Quando você publicou os primeiros versosou contos?

Clauder Arcanjo - Primeiro, nasceu o resenhista nas páginasdo jornal O Mossoroense, seção Autores & Obras, escondidosob o manto do Carlos Meireles, homenagem a Drummond eCecília, dois poetas que sempre leio e releio. O Carlos Meirelesnasceu em novembro de 2002. Em seguida, pôs o pé no mundoliterário o cronista. Com um pouco mais de atrevimento, o debu-te do contista. Isto tudo nos primeiros meses de 2003. O poetanasceu em setembro, numa madrugada singular.

Nilto Maciel - Você consegue fazer amizade com escritores?Clauder Arcanjo - Claro que sim. E, diga-se de passagem, con-

segui fazer grandes amizades no meio literário. Nominarei algu-mas, mesmo com o risco, sempre cruel e irreparável, de cair em fal-ta: a com Antônio Francisco, Fábio Lucas, Olga Savary, Sânzio deAzevedo, Galego do Jucuri, Manoel Onofre Jr., David Leite, Pau-lo de Tarso Correia de Melo, Tarcísio Gurgel, Marcos Medeiros,Lilia Souza, Marcos Ferreira, Paulo Bomfim, Nilto Maciel, Audi-

fax Rios, os inesquecíveis Bartolomeu Correia de Melo e José Al-cides Pinto, Pardal, Pedro Salgueiro, José Lucas de Barros, Chicode Neco Carteiro, Mario Silveira, Francisco Carvalho, Elvia Be-zerra, Nicodemos Sena, Márcia Maia, Rizolete Fernandes, MuriloMelo Filho, Franklin Jorge, José Nicodemos, Demétrio Diniz, Aé-cio Cândido, Dôra Limeira, Ivan Junqueira, Caio Porfírio Carnei-ro,Kalliane Sibelli,Edmílson Caminha,Leontino Filho,Mário Ger-son, Eneás Athanázio, Pedro Simões, Delby Fernandes Medeiros(in memoriam), Carlos Nejar, Patrícia Tenório, Silas Correa Leite,Eduardo Aroso, Edimar Teixeira Diniz, Edgard Telles Ribeiro,Webston Moura,Augusto César,Jessé de Andrade Alexandria,Lus-tosa da Costa, Honório de Medeiros, Vianney Mesquita, Saulo Ra-mos, Miriam Carrilho, Raimundo Carrero, Otávio Oliani, Pedro eTânia Du Bois, Nelson Patriota, Carlos Newton Júnior, SueleideAmorim Suassuna, Luciano Bonfim, Valério Mesquita, RenardPerez, Marco Juno, Cristovão Tezza, Maria da Paz, Deífilo Gurgel,Cicinato Ferreira Neto, François Silvestre, Eduardo Gosson, CidAugusto, Anchella Monte, Jotta Paiva, Gildemar Pontes, RegianePaiva, Pedro Vicente, Zenaide Almeida Costa, Elder Heronildes,Rubens Coelho,Capistrano,Valéria Eik,Virgílio Maia,Luciano Ma-ia, Lúcio Alcântara, Lívio Oliveira, Ítalo Gurgel, Dércio Braúna,Raymundo Netto, Nélida Piñon, Dimas Macedo, Crispiniano, Cí-cera Bruna, Edílson Pinto, Damião Nobre, Ronaldo Correia deBrito, Bené Chaves, Chico Lopes, Maria Maria, Jarbas Martins,Roza de Oliveira, Danúbio Rodrigues, Alencart... Sem falar nosque "convivo" diuturnamente, através dos seus textos, mesmo e-les se encontrando em outra dimensão: Padre Antônio Tomás,Machado de Assis, Lima Barreto, João Cabral, Drummond, Joãodo Rio, Dorian Jorge Freire, Cecília, Rubem Braga, Clarice, Quin-tana, Moreira Campos, Borges, Miguel Torga, Italo Calvino, Mar-tins de Vasconcelos, Alberto Moravia, Shakespeare, Antônio Ma-ria, Sófocles,Paulo Mendes Campos,Fernando Pessoa,Lúcio Car-doso... Um detalhe, faço sempre questão de ressaltar, amigo NiltoMaciel, os escritores são seres especiais, com todas as idiossincra-

sias de uma tribo deveras peculiar. E, como antenas da raça, pen-so eu, merecem toda a nossa consideração. Bem como uma certadose de paciência, por que não?

Nilto Maciel - Quem são seus melhores amigos escritores?Clauder Arcanjo -Você quer me colocar em maus lençóis,Nil-

to! (risos) Digamos que aquele com quem eu esteja conversandoagora. No momento, você. (mais risos)

Nilto Maciel - Desde quando você me conhece?Clauder Arcanjo - Para mim, desde a eternidade. A amizade

não se mede com dias e anos, mas com o metro da identificação.No nosso caso, somos, e estamos, ligados pelo umbigo da empa-tia, da simpatia e da alegria.

Nilto Maciel - Você se irrita facilmente?Clauder Arcanjo - Não. Sou conhecido como um grande

biodigestor. Transformo m... em energia. (risos...)

Nilto Maciel - O que o irrita mais?Clauder Arcanjo - A ingratidão. Fico possesso, numa fúria

incontrolável.

Nilto Maciel - Você bebe (álcool)?Clauder Arcanjo - Não. Minha cachaça é tão somente a lite-

ratura.

Nilto Maciel - Tem nojo de bêbado?Clauder Arcanjo - Não. Convivo bem com os "bebuns".

Apesar de fazer tudo para que eles abandonem amásia tão ultra-jante.

Nilto Maciel - Sonha com o nobel?Clauder Arcanjo - (Risos) Sonho ou pesadelo?

C

CLAUDER [email protected].

Desembargador Vicente Le-mos, das 8h às 16h, até o dia30 de setembro deste ano.

O presidente da entidade

explica que os interessadosem participar do Prêmio Lite-rário devem conhecer o re-gulamento, disposto no qua-

dro de avisos da UBE/RN,que também pode ser acessa-do no site www.ubern.org.br,da entidade.

Page 30: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

[email protected]

VARIEDADES6 – Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

oje me despeço de ti,de mim. Sem acenosmedíocres, nem bei-

jo nas bochechas rosadas, assuas ou as minhas. Adeus tam-bém não levará na sua memó-ria, nem seu adeus a mim, nemo meu a mim mesma. Prefiroesta metamorfose de delíciasque sinto, que tenho, que fan-tasio e que poderei nunca es-quecer. E hoje minha máscarame caiu bem, esta máscara quenão é um mero adereço,ela dis-farça minhas cicatrizes,minhaslágrimas escuras. Não esque-cerei de ti, nem você de mim.Esta transformação de um serem outro, de mim em você, devocê que carrego em meu ba-laio térmico, todos seus delei-tes estarão nele, e de algumaforma estarei em você, talvezpresa numa caixa fosca de pa-pelão, estarei nela mesmo as-sim, cintilada, etérea. Estareinum purpurinado colorido,com letras soltas, recitandopoesias pra você,sim,de algumlugar ainda não definido. Es-tarei em ti, tenho esta certeza,de alguma forma miúda, esta-rei envolvida em teus braços,no meu desassossego, na mi-

nha inquietude perversa, nasminhas manias de só querer.E esse amanhã que nunca che-ga, sim o dia da minha partida,

da despedida nua e crua, sintoum monte de coisas, sinto umafoice me cortar a garganta, sin-to o sangue quente descendo

pelo pescoço. Hoje me despe-ço de ti,agora já é o amanhã quenunca almejei, sem fingimen-tos, sem delícias, deixo-te.

Deixo-te, nossos elos se par-tem, deixo uma parte minha,uma parte invisível e você, fi-ca um pouco em minhas poe-

sias afiadas, as perversas quesaem da minha boca. Minhaboca que tanto mordestes.Hoje me despeço de ti, na ver-dade não querendo ir, mais aparte de mim, a que me do-mina, esta outra parte, erran-te e indiscreta, que se apode-rou do meu lado fraco, estaparte quer sair, fugir, ir. Es-tou indo querendo ficar.Apro-veito este dia, que já é noite,celebrarei meu ritual, esta vo-lúpia ardente e irei, irei por aífeito um avoante de asa parti-da, faltando-me penas. O bai-le de máscaras continua, eunum ápice esfumaçado,parto.Parto "sem eiras e beiras", es-tros, restos e fadigas. Sigo porum caminho que não se vê,não se pode ver e trilhas estrei-tas, um chão impregnado decinzas, de ossos pontiagudos,de mortos. Sem beijo doce equente na face ou nas mãos.Hoje me despeço de ti, na ver-dade de mim, porque minhamáscara de hoje não teve ser-ventia. Ela me aguarda no fi-nal da festa, sua fantasia a maisbela da noite. Ela me ronda,me espera, me envolve no seuperfume barato, a morte.

DespedidaH

Fundada em 2006, a ban-da mossoroense de rock Ar-canjos, que já tem em sua tra-jetória a gravação de CD eDVD com repertório autoral,está promovendo uma espé-cie de turnê de despedida,anunciada pelos seus inte-grantes.

Tendo como formação ba-se o vocalista João Paulo, o ba-terista Kleferson, mais conhe-cido no meio musical comoKessinho, o baixista Yure Al-ves,e Cleber Dimarzzio na gui-tarra e vocal a banda decidiu fa-zer um show de encerramen-to para se despedir dos palcosjunto com o público mosso-roense, que acompanhou to-da sua trajetória.

No entanto, ao anunciar adecisão de parar as apresen-tações, os integrantes come-çaram a receber diversos con-vites para a banda se apresen-

tar pelos palcos por onde pas-sou ao longo dos anos.

“O que era para ser umshow de despedida já se trans-formou em turnê,porque alémdos três shows realizados no fi-nal de semana recebemos vá-rios outros convites e possivel-mente vamos fazer outrosshows”, explica Cleber Di-marzzio.

A decisão tomada em co-mum acordo pelos integrantessurgiu da falta de tempo paraensaiar e com isso a diminui-ção do ritmo de shows.

“Cada um de nós começoua se dedicar a outros projetose a banda Arcanjos começoua ficar em segundo plano nes-se momento de nossas vidas.No entanto, achamos justocom o público e com a própriabanda pararmos sem fazer umshow de encerramento”, jus-tifica João Paulo, que faz ques-

tão de enfatizar, que mesmodecidindo parar, tudo foi feitoem comum acordo, sem ne-nhum desentendimento entreos integrantes,como é comumno meio musical.

A banda Arcanjos conquis-tou seu espaço e público entreos amantes do rock e pop-rocknacional e internacional,princi-palmente mesmo tendo um re-pertório próprio,se apresentan-do em grande eventos como“Domingo na Praça”,em Mos-soró e Natal,e “Canto Potiguar”.

Para os shows de despedi-da a banda montou um reper-tório com clássicos do rock epop rock, além das músicaspresentes no CD e DVD, e osintegrantes garantem que o pú-blico pode esperar os melho-res shows da banda.

“A expectativa para osshows é a melhor possível,muita gente que nos acompa-

Banda de rock mossoroense decide encerrarapresentações e promove turnê de despedida

ARCANJOS

Em clima de nostalgia, uma das bandas mossoroenses mais tradicionais, Arcanjos, está encerrando suas atividadesCEDIDA

Fundada em 2006, banda Arcanjos já lançou CD e DVD

nhou esse tempo todo já ga-rantiu que vai estar presente,em todos as apresentações quemarcarão a nossa despedida.Esem dúvida esse é o melhor

repertório que montamos”,ressalta João Paulo.

Os shows de encerramentoda trajetória contaram com asparticipações do guitarrista Ha-

milton Fonseca, e do tecladis-ta Hélio Filho, ambos da ban-da Mr.Robert, e ainda do gui-tarrista Bel Souza, que já foi in-tegrante da banda Arcanjos.

Page 31: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

GILBAMAR DE [email protected]

ertamente você nãolembra mais das pilhé-rias, das zombarias,

das piadas, e nem faz tantotempo assim que as esbrave-java irônico à minha chega-da. Você quase sempre em-briagado, eu semeando umavida abstêmia de alcool. Eupercebia sim, parecia existiruma verdadeira aversão de suaalma em relação à minha, deseu coração no tocante a meu,de sua agitação cotidiana emrelação ao meu pacato exis-tencialismo. Eu percebia oquanto era do seu mais supre-mo agrado ser sarcástico co-migo porque você levava a vi-da na farra, e eu não, tudo como específico intuito de espezi-nhar, magoar ou ao menostentar angustiar-me de algu-ma forma e o mais possível.A meu respeito suas palavrasvinham sempre no triste for-mato da crítica, da indiferen-ça, do implacável desprezo.Você se regozijava em pisar-me utilizando-se do método

mais cruel e infame, as frasespronunciadas em tons e fre-quências capazes de penetrarcom ímpeto e profundidadeno mais recôndito do meu eu.O problema é que você dis-cordava, absoluto e sintético,do meu estilo de vida, me xin-gava, às vezes fazendo uso decalculada sutileza, porquemeu comportamento seguiasempre o padrão do cidadãoexemplar,do pai de família cu-ja educação dada aos filhos fu-gia à orientação declinada porseu comportamento e sua ma-neira de ser. Você envereda-va pelo alcoolismo e queriaque todos o seguissem, nãoadmitindo que outros pudes-sem pensar de maneira dife-rente, que alguém discordas-se de sua maneira de viver.

Eu bem gostaria de sabê-lo lendo esta mensagem, defazê-lo relembrar cada ins-tante de outrora. Ah, gosta-ria de presenciar a surpresaestampada no seu rosto anteo inesperado do que aqui en-

contraria, isso com certezanão me surpreenderia, bemsabemos como o tempo e ossofrimentos transformam ocaráter dos seres humanos. Opassado, é óbvio, provavel-mente já encontrou refúgioem algum porão sombrio deseu cérebro e afogou-se nasentranhas do esquecimento.Contudo, não pereceu de vezestou deveras ciente disso, eas lembranças, que inevitavel-mente estarão lá em serenodormitar, sempre desperta-rão e serão reavivadas portextos reveladores vislum-brados por seus olhos. Seuolho direito, diria melhor,porque o esquerdo a doençaconsumiu levando de sua vi-são uma parte colorida domundo. Tudo por causa da vi-da que outrora você levavasem imaginar que o futuropoderia cobrar caro seus fol-guedos regados a muita bebi-da e certamente também mui-tos cigarros.

Sabe, creio mesmo ser o

ressentimento algo tal qualágua da chuva arrastando-sechãos afora até aos rios, e daíseguindo lentamente para omar até desaparecer por intei-ro misturada ao interminávelfluxo para ali direcionado detodos os lados. Vejo a vida eseus reveses assim. A dor de-saparece à medida que o tem-po passa e aquele ou aquelaque a infligiu se torna dignode misericórdia por parte desua vítima.Assim também co-migo, bem assim decerto emvirtude do que você tem su-portado ao longo dos últimosanos.Passeio agora por velhasrecordações dolorosas tão-somente para que reveja pe-quenos tópicos com vistas ase tornar claro aos seus sen-timentos o que o tempo po-de fazer com as mudançasocorridas em nossas vidas.Talvez, se pudesse, acreditoque você desfaria ou refariatantas coisas que disse ou fez,não? Voltar no tempo vinteanos seria suficiente para al-

terar seu hoje estado de en-fermidade para o alívio de âni-mo e saúde? Piamente ousoacreditar nessa hipótese, atéporque seu estilo de vida ha-veria de ser alterado, nãoaconteceriam mais as homé-ricas farras, uma reeducaçãoalimentar evitaria a diabetes,o entupimento das coronáriase as possibilidades alarman-tes de infarto repentino. Suavisão continuaria perfeita esaudável. Naturalmente en-traria em sua rotina o exercí-cio físico ao menos três ve-zes na semana e é certo quevocê se sentiria outra pessoa.O que se foi, todavia, se tor-nou indelével, só restarão asconsequências inevitáveis.Cada um para pelas suas, nin-guém duvide.

Agora,no entanto,é impos-sível passar uma esponja nosacontecimentos registradospelo livro da vida humana, jáforam escritos e não tem retor-no. Voltar e deletar as pegadasdo ontem não é possível,

tornou-se tudo irreversível, in-delével.Dar-me-ia razão no at-ual estágio de sua existência,oupermaneceria sem entregar obraço a torcer, irredutível? Op-to por conjeturar que o bomsenso o faria refletir e apresen-tar a mão à palmatória.Eu nun-ca me atrevi a dizer-lhe para dei-xar o vício da bebida, nem pa-ra cuidar do corpo e da alma,mas você, pelo meu mutismoou distanciamento em relaçãoao seu modus vivendi,dispara-va seus petardos mortíferospor eu ser abstêmio e procu-rar levar minha existência nosparâmetros do axioma menssana in corpore sano. E comojogava pesado! Por instantes as-sisto a dois simultâneo perío-dos de seu viver em minha me-mória, o ontem e o hoje, e per-gunto: valeu a pena o desper-dício de sua vida para ser o quenisso você se transformou?Deixo no ar a indagação. Nos-sos erros precisam servir de li-ção para os que ainda não er-raram tanto quanto nós.

C As águas passaram

VARIEDADES Domingo, 17 de julho de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

DICAS [email protected]

Continuamos a série de expressões curiosas que começamos há ummês. Vejam as curiosidades apresentadas anteriormente: de mãobeijada; dar uma canja; cuspido e escarrado; de meia-tigela; cabra dapeste; céu de brigadeiro; culpa no cartório; a pressa é inimiga da per-feição, bode expiatório, o pomo da discórdia, pôr a mão no fogo, ro-dar a baiana, o calcanhar de Aquiles, navegar é preciso, viver não épreciso, é de tirar o chapéu, vá plantar batatas, virar a casaca, tirar ocavalo da chuva, segurar vela, jurar de pés juntos, motorista bar-beiro, enfiar o pé na jaca, do tempo da onça, à beça, dar com os bur-ros n’água, ok, guardar a sete chaves, pensando na morte da bezer-ra, onde Judas perdeu as botas, rasgar seda. Hoje veremos outras.PARA INGLÊS VERA expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiuque o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. Noentanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim,essas leis eram criadas apenas "pra inglês ver". Daí surgiu o termo.

O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VEREm 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vi-cent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea em umaldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época,menospra Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado como mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muitomelhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foiacabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa eentrou pra história como o cego que não quis ver.A DAR COM O PAUO substantivo "pau" figura em várias expressões brasileiras. Estaexpressão teve origem nos navios negreiros. Os negros capturadospreferiam morrer durante a travessia e, pra isso, deixavam de com-er. Então, criou-se o "pau de comer" que era atravessado na bocados escravos e os marinheiros jogavam sapa e angu pro estômagodos infelizes, a dar com o pau. O povo incorporou a expressão.

Continuação do tópico acima...

CONTO DO VIGÁRIODuas igrejas de Ouro Preto receberam uma imagem de santa comopresente.Para decidir qual das duas ficaria com a escultura,os vigárioscontariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro. O negó-cio era o seguinte: colocaram o burro entre as duas paróquias e oanimalzinho teria que caminhar até uma delas. A escolhida peloquadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que,mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o bur-ro. Desse modo, conto do vigário passou a ser sinônimo de falca-trua e malandragem.VOTO DE MINERVAOrestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe.No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusaMinerva o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minervaé, portanto, o voto de desempate ou o voto decisivo.

VÁ SE QUEIXAR AO BISPODurante o Brasil Colônia, a fertilidade de uma mulher era a-tributo fundamental para o casamento, afinal, a ordem era povoaras novas terras conquistadas. A Igreja permitia que, antes docasamento, os noivos mantivessem relações sexuais, únicamaneira de o rapaz descobrir se a moça era fértil. E adivinha oque acontecia na maioria das vezes? O noivo fugia depois darelação para não ter que se casar. A mocinha, desolada, ia sequeixar ao bispo, que mandava homens para capturar o tal es-pertinho.CASA DA MÃE JOANANa época do Brasil Império, mais especificamente durante a mi-noridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavamno país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro,cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens man-davam e desmandavam no país, a frase casa da Joana ficou con-hecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

RAPIDINHAS

CURIOSIDADES

* Verbos terminados em -uar fazem a segunda e a ter-ceira pessoa do singular do presente do indicativo e a ter-ceira pessoa do imperativo afirmativo em -e e não em -i.Observe: “Eu quero que ele continue assim.” “Efetue es-sas contas, por favor.” “Menino, continue onde estava.”

* Continuando o item anterior, devemos lembrarque os verbos terminados em -uir devem ser escritosnaqueles tempos com -i, e não -e. Veja: “Ele possuimuitos bens.” “Ela me inclui entre seus amigos deconfiança.” “Isso influi bastante nas minhas de-cisões.” “Aquilo não contribui em nada com o pro-gresso.”

* De encontro a designa choque,oposição.Ex:“O alunofoi de encontro às ideias do professor.” Ao encontro deindica situação favorável. Ex: “Os reajustes vieram ao en-contro das necessidades dos comerciantes.”

* Existem palavras que só devem ser empregadasno plural. Veja: os óculos, as núpcias, as olheiras, osparabéns,os pêsames,as primícias,os víveres,os afaz-eres, os anais, os arredores, os escombros, as fezes,as hemorroidas, etc.

* Cuidado: Eu caibo dentro daquela caixa. A primeirapessoa do presente do indicativo assim se escreve porqueo verbo é irregular.

* O certo é alugam-se casas, e não aluga-se casas.Mas devemos dizer precisa-se de empregados, trata-se de problemas. Observe a presença da preposição(de) após o verbo. É a dica pra não errar.

* Lembra-se, caro leitor, dos verbos defectivos que tan-to abordamos neste espaço? Vamos ver mais um: falir. Nopresente do indicativo só apresenta a primeira e a segundapessoa do plural: nós falimos, vós falis. Já pensou em con-jugá-lo assim: eu falo, tu fales...

CURIOSIDADES II

Page 32: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

Dois municípios da regiãoOeste potiguar estão dentro doroteiro do projeto “Xilogravu-ra nas Escolas”. Idealizado pe-lo produtor cultural Erick Li-ma, o projeto já está em suasegunda edição.Os municípiosde Mossoró e Pau dos Ferrosestão entre os dez contempla-dos pelas oficinas.

A xilogravura é uma arte mi-lenar que possibilita elabora-ção de gravuras em relevo so-bre madeira. A técnica é mui-to utilizada para ilustrar as ca-pas dos folhetos da literaturade cordel. Segundo o coorde-nador do projeto as oficinas,ministradas gratuitamente emescolas do RN, tem como ob-jetivo principal difundir essa ar-te que é utilizada por sertane-jos há mais de cem anos.

“Essa técnica singular dasartes visuais é um importantepatrimônio nordestino e poti-guar, que precisa ser perpetua-do”, explica.

A segunda edição do pro-

jeto “Xilogravuras nas Esco-las”visitará dez municípios po-tiguares. Além de Mossoró ePau dos Ferros, na região Oes-te, a ação percorrerá cidadesdas regiões metropolitana deNatal e Seridó.Na primeira fa-se, executada no ano passado,Erick Lima passou por onzecolégios de Natal, Ceará-Mir-im, Extremoz, Macaíba, Par-namirim e São Gonçalo.

Com o apoio do ProgramaBanco do Nordeste de Cultu-ra – Parceria BNDES, o pro-jeto terá início no final de ju-lho visitando uma escola da ca-pital potiguar, se estendendopor dez meses.Nesta etapa cer-ca de dois mil alunos serão con-templados.

“Consideramos a escolaum espaço privilegiado de en-contro e diálogo. Desse mo-do, as oficinas contribuirãopara formar e informar estu-dantes, além de inserir os pro-fessores no estudo da culturalocal”, disse.

Segundo Erick Lima, aideia surgiu da necessidade deresgatar e divulgar as tradi-ções regionais. “Observei afalta do conteúdo sobre a cul-tura popular nos colégios,mesmo entre os professoresque trabalham com a discipli-na voltadas para a cultura. Porisso, resolvi dar minha con-tribuição a partir da xilogra-vura”, afirma.

Cada encontro terá duraçãode cinco horas e a seleção dasescolas ocorreu de acordo comcontatos anteriores de institui-ções e educadores que tinhaminteresse no tema.O coordena-dor informa ainda que, ao finaldo circuito, será publicado umcordel xilográfico. As imagensque comporão o material se-rão escolhidas pelos alunos queelegerão as duas melhores gra-vuras de cada oficina. “A ideiaé estimular quem tiver interes-se em continuar”, comenta.

De acordo com o professor,as oficinas serão realizadas uma

Municípios da região Oeste serão contempladoscom instalação do projeto Xilogravura nas escolas

ARTE

Estudantes de Mossoró e Pau dos Ferros serão contemplados com as oficinas de xilogravuraCEDIDA

Produtor cultural Erick Lima coordena o projeto

8 - Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.brTECNOLOGIA

vez por mês, período em quea escola terá para inserir o as-sunto durante as aulas.

Produtor cultural e profes-sor, Erick Lima é artista auto-

didata, começando a produzirxilos em 2007, por influênciade cordelistas. Filho do poetapopular Abaeté, proprietárioda Casa do Cordel,onde apren-

deu a técnica. Localizada noCentro de Natal, a loja contacom mais de cinco mil títulosem seu acervo e já editou maisde mil folhetos.

ARGOLANTE LOPESTECNOLOGIA

[email protected]

A câmera Alpha NEX-C3 da Sony,é a menor câmera digital do mundocom lentes intercambiáveis,possui ain-da, sensor de imagem APS-C (23,4 x15,6 mm) de 16,2 megapixels, capaci-dade de gravar vídeo em alta defini-ção (HD), disponível em diversas co-res, pesa apenas 225 gramas, pode serutilizada em modo manual ou automá-tico, tela LCD de 3” com alto contras-te, recursos como foto 3D/Panora-ma 3D/auto HDR entre outros, supor-ta cartões de memória SD/MemoryStick PRO-HG Duo HX.

NOVA ALPHA NEX-C3 DA SONY

O Flip-It carregador USB inova ao permitirque o usuário conecte qualquer dispositivo USBsem ter que sacrificar uma tomada. Ele possuium conector estilo flip que para usar basta girare conectar junto com o plug de tomada de outroaparelho/carregador. O conector bivolt (100-240V) pode ser rotacionado em até 270º e fun-ciona em redes elétricas de 50 e 60Hz. Disponí-vel no site do fabricante, Idea Active (http://www.flipitusb.com/flipit.html), por USD$ 15.99.

CARREGADOR USBCOMPARTILHA TOMADAFOI HACKEADO?

O serviço online "Should I Chan-ge my Password" (https:// shouldi-changemypassword.com/) analisa sesua conta de e-mail foi invadida.Bas-ta acessar o site e digitar o endereçode e-mail na busca.

EU SÓ FIZ AMORComo se não bastassem as redes

sociais que dão conta de onde o usuá-rio de celular está e o que ele está fa-zendo, a novidade agora é o serviço"I Just Made Love" (http://ijustma-delove.com/). Nele, o usuário podeinformar onde acabou de ter umarelação sexual, se usou camisinha ounão e até dar uma nota para o par-ceiro. O serviço usa um mapa doGoogle para mostrar o termômetrode atividades sexuais nas diferentesregiões e permite fazer a pesquisaaté por cidade e bairro. Em rápidapesquisa foram encontrados sete re-gistros para Mossoró.

BANDA LARGA?A banda larga popular, promovi-

da pelo governo, oferecerá acessode 1Mpbs por R$ 35. Mas o usuáriosó tem permissão de baixar 300MBde arquivos por mês.

CAPA ILUV COM CAIXA DE SOMA iLuv anunciou uma capa para i-

Pad com caixa de som integrada, quepromete melhorar bastante a qualida-de e o volume de som do tablet da Ap-ple. A “ISP210 Portable Stereo Spea-ker Cases” além de proteger de riscos earranhões, também dá uma solução aopéssimo som do iPad. A capa precisade duas pilhas AA para funcionar e es-tará disponível em 10 cores diferentes.Uma versão para os tablets Galaxy daSamsung também vai estar disponível,mas apenas em duas cores.

Page 33: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

MAIS TV

Petrônio Gontijo

EM CENA8 Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

As cenas inéditas de destaque da próxima semana nas novelas

Marina Ruy Barbosa e Narjara Turetta

Glória Pires e Gabriel Braga Nunes

Vanessa Gerbelli e Leonardo Vieira

MAIS TV

Domingo, 17 de julho de 2011 - Caderno do jornal - O MOSSOROENSENão pode ser vendido separadamente

Conquistadorsincero

""Malhação" Globo - 17:30 HClima de mistérioPedro e Catarina até

começam a acreditar queRaquel possa ter morridoem "Malhação". Mas umavisita dos dois ao cemité-rio muda a opinião de am-bos sobre o caso. Eles de-cidem visitar o túmulo damãe da menina desapare-cida e se espantam aoconstatarem que alguémesteve ali recentemente,deixando flores. A cenavai ao ar nesta sexta.

"Rebelde" Record - 19 H Chega de mistérioO sonho de Márcia fi-

nalmente se torna realidadenesta semana, em "Rebel-de". A órfã descobre, nocapítulo de quinta, queLeonardo é seu pai biológi-co. E, depois de muito re-fletir e ouvir a posição dopai biológico sobre o as-sunto, decide dar uma se-gunda chance para ele. Tu-do começa quando Diegoouve uma conversa entre opolítico e Sílvia e decide o-brigá-lo a contar a verdade.

Nathalia Dill e Cauã Reymond

Adriana Garamboneressalta sua entrega

física para personagemem "Rebelde"

PÁGINA 2

Comicidaderevelada

"Insensato Coração" Globo - 21 h

Coisas do coraçãoA vingança de Norma começa a dar sinais de

fraqueza nesta segunda, em "Insensato Cora-ção". A enfermeira percebe que não para depensar no canalha e sente mal com isso. E talcomportamento acaba fazendo com que ela

perceba que, mesmo tentando aparentar ser du-ra com o empregado, não está disposta a

entregá-lo para a polícia.

"Morde & Assopra" Globo - 19:15 h

Laços de sangueAlice tem uma grande decepção em "Morde & As-

sopra". Acostumada a se referir a Lílian como vira-la-ta, a "patricinha" descobre que, na verdade, a empre-gada é sua mãe biológica. Mas a menina ensaia uma

redenção na trama: nesta quinta, depois de descobrirporque os pais a entregaram para Minerva, resolve semudar para a casa deles. E, é claro, é humilhada por

Guilherme quando este a vê na mercearia.

DE OLHO NA MÍDIAPOR GILSON CARDOSO

"Vidas em Jogo"Record - 22:15 h Dura separação

Divina até se declara para Ernestonesta semana, em "Vidas em Jogo", maso carroceiro decide partir em busca docolega Ivan em Belém. Nesta quinta, amulher de Severino encontra o amante

e, apesar de deixar claro o quanto oama, faz questão de deixá-lo livre para

fazer o que quiser. E ele embarca para oNorte, mas é perseguido por Cléber.

"Cordel Encantado" Globo - 18:20 h Troca de casais

Açucena tem uma triste decepção nesta sex-ta-feira, em "Cordel Encantado". A jovem princesa vêJesuíno e Dora aos beijos. Mas isso não significa que a

moça se afaste de seu amado. Ao contrário. Ela e ocangaceiro se reconciliam, mas preferem manter tudoem segredo, para proteger a relação dos dois. Enquan-

to isso, Dora não resiste e beija Felipe.

Page 34: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

s traços marcantes do rosto de AdrianaGarambone se destacaram nos comerciaisde tevê desde que esta carioca foi descober-ta no concurso "Supermodel of The

World", que revelava talentos para a moda no finalda década de 80. De lá para cá, a atriz de 41 anos quevive a irreverente cantora Eva, em "Rebelde", nãoparou mais. Começou a atuar em peças profissionaisaté estrear na Globo, na novelinha "Caça Talentos",há 15 anos. Depois de personagens bissextas naemissora, em tramas como "Salsa e Merengue" e"Esplendor", Adriana foi para a Record em 2005,onde estreou em "Essas Mulheres". Sempre compersonagens intensas e fortes, agora a atriz vive suaprimeira personagem mais histriônica na emissora."Eva é diferente de tudo que eu já tinha interpreta-do. Faço uma voz fina, mais alta. Uma coisa maisaguda mesmo, para ela ter esse tom acima", explica.

2 Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.brMAIS TV

P - A maioria de suas persona-gens na tevê era séria, distante dacomédia. Como tem sido viver aEva, um papel cômico, uma su-perstar cheia de exageros?

R - Me encantou fazer uma per-sonagem engraçada, para cima. Omais divertido dela é essa abordagemde ser famosa, como ela se vê, sem-pre querendo aparecer a todo custo.Ela é meu oposto. Sempre fui muito"low profile", tenho uma vida muitoreservada. A Eva é o contrário, querexpor a vida inteira, quer que todomundo saiba o que ela está fazendo.Mas é interessante, porque é um per-fil muito comum,que a gente vê o tem-po inteiro por aí. Ela retrata a falta dematuridade, o egocentrismo e a ca-rência de muitas atrizes e cantoras. Ébem divertido.

P - Onde você buscou referên-cias para essa composição?

R - (risos) Não vou dar nomes,masme inspirei em pessoas que eu já co-nheci, que adoram a mídia e amamaparecer. Tem gente que se vê de fo-

ra, como se fosse o próprio público.Isso gera consequências na vida dapersonagem. Ela destrói os namorosporque coloca os namorados na mí-dia.Essas pessoas que agem assim sãomuito egoístas, né? Só veem o mun-do delas.Não se preocupam com maisnada nem ninguém.Construí ela meioadolescente, sem amadurecimentoemocional.

P - Você sentia falta de seguirmais a linha do humor?

R - Gosto muito de variar. A Mau-ra, de "Poder Paralelo", tinha uma fi-gura apagada e a Eva é expansiva. Aspessoas comentam muito como eu fa-zia a Maura e a Eva.Elas são totalmen-te diferentes. Não penso em fazer ooposto.Vou construindo a atitude queestá no texto e convivendo da me-lhor forma com as emoções que elasme passam.

P - Essas emoções chegam a in-fluenciar sua vida durante o perío-do em que você vive determinadopersonagem?

R - Falar como Eva, por exemplo,

me desgasta, é cansativo. Eu vivo deverdade essa mulher.Não dá para che-gar em casa e fingir que nada aconte-ceu. Eu fico um tempo acelerada atévoltar ao normal. Com a Maura, queera mais deprê, ficava para baixo umtempo. O corpo não sabe que é brin-cadeira. Ele vive as emoções de ver-dade. Em uma cena de ataque histé-rico, você fica tremendo, suando.Quando comecei a reparar isso, en-tendi que o físico não sabe que vocêestá brincando. Falei que nesse tra-balho ia fazer uma coisa leve, umanovela adolescente, que iria brincar.Quando tenho 10 cenas com a Eva,chego em casa exausta e vou diretodormir, nem consigo comer. Imagi-na 15 cenas de uma pessoa ligada novolume 10? A Maura ficava sentadano sofá tomando cafezinho.Era maisfácil (risos).

P - Você começou sua carreiracomo bailarina, trabalhou comomodelo de comerciais, estreou natevê há 15 anos e hoje se divide en-tre a Record e a atuação em musi-

cais. Como avalia essa trajetória?R - Fico feliz em poder diversifi-

car. Terminei de protagonizar "Gyp-sy" no teatro e entrei direto em "Re-belde". O mercado de musicais estácrescente, mas ainda não dá para seviver no Brasil de uma coisa só. Nemapenas de musicais ou de televisão.Não dá para ser como nos EstadosUnidos, que os atores conseguem seespecializar em só fazer musicais.Masessa é uma rotina dura demais. Nãosei como tem gente que aguenta vi-ver só disso.Você não pode falar mui-to, beber álcool, estar em lugar comfumaça, tem de dormir muito e levaruma vida de sacerdócio. Dá para vi-ver assim por um ano. Mais que isso,você vira monge. É dificílimo. Temhora que gosto de dar uma relaxada,chamar amigos para minha casa, fa-lar alto. Outro dia vivi uma situaçãoassim. Minha família veio de outracidade e não pude sair com ela porquenão podia falar para poupar a voz. Opreço é alto, mas é maravilhoso, ummegaevento.

5 PERGUNTASComicidade revelada

por Mariana TrigoTV Press

Adriana Garambone ressaltasua entrega física para

personagem em "Rebelde"

O

Domingo, 17 de julho de 2011 7www.omossoroense.com.br MAIS TV

REBELDE Record - 19 h

INSENSATO CORAÇÃO Globo – 21 h

Segunda (18/07) - Os rebeldes tentam achar uma so-lução para os ensaios. João pede a Jonas que autorize a saí-da de Diego para ir à reunião dos alcoólicos anônimos.Leila diz a Tomás que conseguiu sua guarda. Pilar vê Pe-dro, Tomás e Diego preocupados e fica feliz. Vicente eGenaro tentam convencer Jonas a alugar o porão. Artur sediverte com Leila. Jonas vê e não gosta. Diego e Pedro le-vam Alice, Roberta, Carla e Tomás para encontrar Gena-ro. O italiano entrega a chave do porão aos rebeldes e dizque eles poderão ensaiar lá.

Terça (19/07) - Diego conta a Roberta que irá a umareunião dos alcoólicos anônimos. Franco diz a Helena quevai casar com Eva. Pingo desabafa com Teresa sobre seupeso. Leila e Eva saem com Roberta, Alice e Márcia paracomprar um vestido. Carla fica chateada por não ter sidoconvidada.Celso mostra fotos dele na cama com Silvia pa-ra Leonardo.Tomás,Carla,Diego,Téo e Márcia vão ao ca-

samento. Pilar diz a Jonas que Luisa está de agarramentocom um aluno e os dois flagram a menina beijando Guto.Leonardo briga com Silvia. Diego escuta o papo e exigesaber quem é sua irmã.

Quarta (20/07) - Jonas diz a Luisa e Guto que irá ex-pulsar a bolsista. João e Vitória vão ao cinema. Diego vêLeonardo olhando para Márcia e percebe que ela é a filhadele. Leonardo conta a história ao filho. Tomás quer dor-mir na casa de Carla, mas Leila não deixa e o rapaz fica cha-teado. Franco diz a Alice que a ama pela primeira vez e apatricinha fica emocionada. Diego leva Márcia para casa eexige que Leonardo lhe conte sobre sua paternidade.

Quinta (21/07) - Márcia fica assustada ao saber que Leo-nardo é seu pai. Márcia e Diego conversam sobre serem ir-mãos. Franco surfa com Pedro e Alice fica chocada. Már-cia desabafa com Téo. Pilar escuta. Os rebeldes relem-

bram o primeiro dia que se encontraram. Vicente evitaDébora, que fica irritada e pergunta se ele não quer ficarmais com ela. Os rebeldes tocam no bar do Genaro emforma de gratidão. Eva, Leila e Silvia curtem o som dosadolescentes. Leonardo e Franco ficam irritados ao veremseus filhos cantando em um bar.

Sexta (22/07) - Leonardo obriga Diego a ir embora.Franco diz a Alice que quer conversar com ela. Leonardodeixa Diego de castigo. Leonardo diz a Silvia que ela teráde se passar por mãe de Márcia. Leonardo convence Már-cia a dar uma chance para ele.Diego sente ciúmes dos dois.Márcia conta a Roberta que Pilar fez Luisa ser expulsa. Pi-lar implica com os rebeldes. Jonas vê e não gosta. Jonasbriga com Pilar e a manda pedir desculpas a Luisa. Oféliaencontra Leila, que diz que ela tem 24 horas para sair da ca-sa de seu filho. Pilar pede perdão na frente de todos da sa-la. Os alunos não acreditam.

VIDAS EM JOGO Record - 22:15h

Segunda (18/07) - Francisco e Patrícia discutem. Fá-tima implora para não se desculpar com Welligton. Patrí-cia volta para o apartamento de sua mãe, que manda a fi-lha voltar para a casa de Francisco. Daniel diz que não vaise meter no casamento de seus pais e pede que Divina fa-ça o mesmo em relação a seu namoro. Regina deixa Pa-trícia ficar. Todos se preparam para prestigiar a inaugura-ção do novo campo do Cariocas. Paulinho, o jogador queBelmiro foi buscar no morro, convence um bandido a a-companhá-lo ao jogo. Cleber e seus capangas se aproxi-mam se aproximam da empresa de Andrea.

Terça (19/07) - Cleber e seus capangas começam aatirar em todos. Carlos revida. Lucas entra na van comAndrea para fugir. Cleber segue Lucas. Lucas e An-drea sofrem um acidente. Cleber mata Duda. Mariali-ce conta para Jorge que transar na confeitaria é suafantasia erótica. O ex-dublê concorda e o casal decideir à Doce & Dança à noite. Augusta e a pessoa miste-

riosa se encontram no escritório da confeitaria. Nisso,Jorge e sua namorada chegam ao local. Marialice fla-gra Augusta com a pessoa misteriosa.

Quarta (20/07) - Marialice fica escondida ouvindo aconversa e descobre quem é a pessoa misteriosa. Clebermarca um encontro com Carlos. Jorge conta para Fran-cisco que Patrícia quer forjar a morte de Edmundo eMarcolino. Elton mente para Margarida, se declarando.Carlos e Cleber se encontram. Augusta demite Adalber-to e ele sai do apartamento. Francisco recebe Patrícia emsua mansão. Ardilosa, ela diz que havia contratado dete-tives para procurar os irmãos de seu namorado. A jovemafirma ter descoberto que Edmundo e Marcolino mor-reram. O milionário a encara com ódio e a xinga.

Quinta (21/07) - Francisco expulsa Patrícia de suamansão. Marialice espalha a fofoca sobre a pessoa mis-teriosa que se encontra com Augusta e Vinícius fica cho-

cado. Elton ajuda Margarida em sua dieta. José, Mari-zete e Jorge preparam um almoço para Francisco. Osambista fica emocionado ao ver seus amigos. Divinase declarar para Ernesto e o deixa livre para fazer oque quiser. Margarida e Elton chegam ao restaurante.Severino demite o garçom. Vinícius pressiona Augus-ta e pergunta sobre a pessoa misteriosa.

Sexta (22/07) - Augusta decide contar sua históriapara Vinícius. Margarida convence Elton a morar emsua casa. Cleber se prepara para viajar até Belém, atrásde Ernesto e Ivan. Severino e Divina transam. Ernes-to chega à Belém. Cleber o segue de longe. Rita rece-be uma intimação para prestar depoimento sobre osequestro de Patrícia. Ernesto encontra a barraca deMariana. Ivan corre ao ver o carroceiro. Ernesto o al-cança e tenta se explicar. Adalberto vai ao restaurantepara conversar com Severino, que diz que já sabe daagressão contra Zizi. Adalberto o xinga.

Segunda (18/07) - Wanda se desculpa com Marina eRaul. Apolônio fica maravilhado com os bolinhos de Fa-bíola e Gabino a beija. Norma pensa em Léo e fica irrita-da por ainda gostar dele. Sueli chora ao ver Eduardo demalas prontas. Xicão desiste do pedido de demissão. Pau-la conversa com Eduardo e propõe que eles reatem. Dul-ce convida Douglas para ir à Barão da Gamboa. Léo im-põe uma condição para ficar novamente com Norma.Carol conhece Hugo. Leila convida André para jogar si-nuca e Carol se afasta. Douglas não entende o motivo dadiscussão entre Dulce e Bibi na boate.

Terça (19/07) - Carol é abordada por um homem napista de dança. Eunice vê Cecília e Rafa juntos. Norma ficaindignada com os comentários que Léo faz sobre ela. Euni-ce não se conforma por Cecília ter sido convidada para ojantar de noivado de Marina e Pedro. Raul e André trocamfarpas durante o jantar de noivado de Marina. Norma co-meça a falar sobre Léo e Bibi reclama por ter perdido di-nheiro ao banco de Cortez. Léo se irrita por ter de servir ojantar para Jandira e Ismael. Beto tenta contar a verdade pa-ra Alice, mas desiste. Norma conversa com Raul sobre Léo.

Quarta (20/07) - Norma fica abalada com os co-mentários de Raul sobre Léo. Daisy conta toda a verda-de para Alice. Natalie se anima com a possibilidade deCortez sair da cadeia. Eunice fica abalada ao confirmarque Léo foi o culpado pela morte de Luciana. Dulcemanda Douglas decidir entre ela e Bibi. Norma tentadisfarçar o que sente por Léo. Roni convence Douglas anão desistir de sua carreira. Natalie e Paula torcem paraque Cortez seja libertado. Eunice exige que Rafa se afas-te de Cecília. Um agente revela a Clécio a decisão sobreo habeas corpus de Cortez.

Quinta (21/07) - Cortez se revolta com a decisão judi-cial. Gabino fica enciumado ao saber que Fabíola se envol-veu com um rapaz na Bahia. Raul surpreende Carol ao de-fender André. André prepara um jantar para Carol e eles sereconciliam.Léo tenta convencer Norma de que Raul men-tiu sobre a sua relação com Pedro. Daisy pede demissão eBeto fica perplexo. Dulce impõe que Douglas não se apro-xime de Bibi para continuar a carreira. Vinícius amedrontaQuim ao vê-lo conversar com Rafa. Marina flagra Júlio eEunice mexendo no computador de Renata.

Sexta (22/07) - Eunice inventa uma desculpa para justi-ficar sua atitude para Marina.Norma confessa a Jandira queainda é apaixonada por Léo. Leila esquece seu portfólio namesa de Paula. Vinícius, Marcos, Zé Paulo e Lucas se revol-tam com Hugo. Bibi ironiza a coleção de Paula e ela decideusar os desenhos de Leila. Pedro é absolvido e acredita queconseguirá recuperar sua permissão para voar. Vinícius de-cide jantar em casa ao ver Olívia e Serginho fica irritado.Eu-nice pensa em depor contra Cortez.Paula pede dinheiro pa-ra Natalie. Norma ameaça mandar Léo para cadeia.

Sábado (23/07) - Léo se faz de vítima na frente deNorma e Wagner. Lucas, Marcos e Zé Paulo hostilizamEduardo no quiosque de Sueli. Paula demite Leila, masentrega as fotos que tirou do portfólio dela para uma cos-tureira. Alice fica furiosa com William ao descobrir queele conhece Beto. Rafa chama Cecília para morar com ele.Norma tranca a porta de seu quarto para que Léo não en-tre. Bibi beija um homem pensando que é Douglas. Zu-leica conversa com Eunice e ela resolve procurar Pedro.Wanda e Raul encontram Carol e André numa loja de alu-guel de roupas para casamento.

Page 35: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

CORDEL ENCANTADO Globo – 18:00 h

RESUMO DAS NOVELAS6 Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

MALHAÇÃO

MAIS TV

Globo – 17:15 h

Segunda (18/07) - Dulce e Guilherme levam Ama-deu para casa. Ícaro pede para Aquiles arrumar umemprego para Guilherme. Marcos briga com Josué e oexpulsa de casa com Natália. Natália se hospeda nohotel e propõe um negócio a Janice. Guilherme rece-be uma oferta para trabalhar de gari. Alice dá de caracom Guilherme varrendo a rua e o humilha. Wilsoninterroga Isaías sobre o desaparecimento de Virgínia eele lhe dá uma pista falsa. Alice discute com Lilian e ademite. Lilian não se conforma em se afastar de Alicee conta que é sua mãe.

Terça (19/07) - Alice não acredita em Lilian. Guilher-me conta para a mãe que está trabalhando de gari. Renatodiz a Alice que aconteceu algo estranho durante a sua inter-nação, mas precisa confirmar a informação antes de lhecontar. Cleonice comenta que Natália está morando nohotel e Marcos desconfia. Marcos procura Natália e fica sa-bendo que ela fez uma sociedade com Janice. Alice retornaao hospital com Renato e, olhando sua ficha, descobre queé filha de Lilian.

Quarta (20/07) - Alice decide procurar Lilian.Áureo ten-ta confortar Alice, mas ela o rejeita. Janice aconselha Natá-lia a lutar pelos seus direitos na separação. Wilson diz a Me-lissa que se sente atraído por ela, mas a secretária se esqui-va. Ícaro vai levar Rafael para fazer seu tratamento e Aman-da se oferece para acompanhá-los. As mulheres do spa dis-putam Cristiano. Irene tranca Cristiano e Carolina na sau-na. Ícaro diz a Júlia que, se revelar a verdade a Wilson, Nao-mi poderá ser acusada da morte de Pimentel. Alice despre-za Minerva e Isaías.

Quinta (21/07) - Alice decide morar com os pais bio-lógicos. Renato é demitido. Alice é acolhida por Lilian eMoisés, mas tem de dormir no sofá. Guilherme vai com-prar leite para Amadeu e dá de cara com Alice na mer-cearia.Lilian conta que Alice é sua filha e Guilherme zom-ba dela. Dulce deixa Guilherme cuidando de Amadeu evai trabalhar. Áureo promete aos pais trazer Alice devolta. Ícaro pergunta a Naomi se ela matou Pimentel eAmanda ouve escondida. Amadeu começa a chorar eGuilherme se desespera.

Sexta (22/07) - Dulce leva Amadeu com ela para o tra-balho e Anecy pede para cuidar do neto. Guilherme vai to-mar café na mercearia e humilha Alice. Renato se oferecepara continuar cuidando das cicatrizes de Alice. Wilsonexibe a foto de Élcio na delegacia. Élcio procura Augusta epede ajuda para despistar Wilson. Natália conversa com oadvogado sobre sua separação e passa mal. Áureo contapara Celeste que fará um show na cidade, cantando as mú-sicas que gosta. Áureo procura Alice e tenta convencê-la avoltar para casa.

Sábado (23/07) - Áureo não consegue convencer Alicea voltar para casa e Minerva fica furiosa. Renato leva Alicepara sair. Amadeu chora sem parar e Guilherme nina o fi-lho. Lílian pede para Alice ajudar na limpeza da casa. Natá-lia descobre que está grávida.Zariguim ouve Rafael chaman-do Amanda de mãe.Elaine/Élcio trama roubar sua foto dadelegacia. Ícaro leva Naomi ao escritório de Aquiles parafazer a doação da casa quando Júlia surge. Melissa aceita oconvite de Wilson para sair. Minerva procura Alice e pedeque ela volte para casa.

Segunda (18/07) - Timóteo obriga Açucena a acom-panhá-lo ao casamento de Antônia. Paçoca é rendido porAugusto, que foge com seus companheiros. Antônia se ca-sa com Batoré. Timóteo se enfurece ao saber da fuga dosprisioneiros e decide punir Tibungo. Herculano se preocu-pa com o sumiço de Cícero. Úrsula faz Timóteo acreditarque ele pode ser o rei de Seráfia.Benvinda se preocupa coma empolgação de Jesuíno ao falar de Dora. Timóteo anun-cia ao povo de Brogodó que será coroado o novo rei de Se-ráfia e se casará com Açucena.

Terça (19/07) - Padre Joaquim tenta falar com Timóteoe acaba destituído da igreja. Florinda e Virtuosa avisam aAugusto que o coronel disse que será o novo rei de Seráfia.Lilica e Efigênia cuidam de Tibungo. Miguézim devolve atiara de Cristina a Augusto. Augusto e Maria Cesária se re-conciliam. Timóteo manda Zóio-Furado capturar Virtuo-sa e prendê-la no quarto com a filha. O falso cardeal de Se-ráfia chega a Brogodó. Timóteo informa a Açucena queBaldini irá buscá-la para a cerimônia de coroação e noiva-do. Damião escuta Jesuíno dizer que vai atacar Timóteo.

Quarta (20/07) - Jesuíno vê Timóteo conduzindo Açu-cena até o altar. Dora avisa a Virtuosa para se preparar pa-ra fugir.O falso cardeal de Seráfia abençoa o noivado de Ti-móteo e Açucena. Bel e Ventania rendem os cocheiros dacarruagem e Jesuíno e Felipe assumem seus lugares. Timó-teo se nomeia rei de Seráfia. Timóteo se assusta quando oscangaceiros interceptam sua carruagem e resgatam Açuce-na. Herculano prende Timóteo. O falso cardeal de Seráfiaencontra os cocheiros amarrados e conta para Úrsula e Bal-dini. Herculano anuncia sua vingança contra Timóteo.

Quinta (21/07) - Tibungo decide abandonar a fazenda.Jesuíno impede que Cícero atinja Timóteo. Bartira cuida dedoutor Sérgio e desagrada Farid. Neusa decide ir ao cinemasozinha. Timóteo assina os termos do acordo para que oscangaceiros poupem sua vida.Timóteo finge desmaiar e Au-gusto e Jesuíno acreditam.Neusa tenta seduzir Quiquiqui nocinema, mas se irrita quando ouve o rapaz pedir Téinha emnamoro. O secretário da presidência não acredita no pedidode ajuda de Batoré e desliga o telefone.Felipe contraria as or-dens de Herculano e solta Timóteo, que o ameaça.

Sexta (22/07) - Jesuíno fica inconformado de ter de aca-tar as ordens de Timóteo. Tibungo pede perdão a Migué-zim. Sérgio diz a Damião que a doença que ele tem nos ol-hos é genética e pode atingir um de seus filhos. Herculanoatende à exigência de Timóteo para fugir,mas Jesuíno e Do-ralice conseguem imobilizá-lo e libertar Felipe. Açucena vêJesuíno e Dora se beijando.Herculano pede para Bel dar umrecado para Úrsula. Augusto procura Maria Cesária. Zóio-Furado e Ternurinha se beijam. Tenente Arueira chega aopalácio do governo, deixando Úrsula e Baldini satisfeitos.

Sábado (23/07) - Dora não resiste ao beijo de Felipe. Je-suíno e Açucena se beijam e decidem manter a reconcilia-ção em segredo. Lilica se insinua para Fausto e Carlota ficaenciumada. Açucena convence Cícero a ajudá-la a partici-par da invasão ao palácio. Nidinho encontra sua certidãode batismo e fica curioso para saber quem é seu pai. Augus-to, Petrus, Zenóbio e Felipe chegam a Brogodó disfarça-dos. Florinda fica constrangida quando Zenóbio a beija nafrente de Petrus. Açucena se veste de homem para a inva-são e Cícero a batiza de Cocada.

"MORDE & ASSOPRA" Globo – 19:15 h

Domingo, 17 de julho de 2011 3www.omossoroense.com.br MAIS TV

RÁDIO RURALA emissora da diocese,a Ru-

ral AM, retoma sua programa-ção local amanhã depois de unsdias instalando novos equipa-mentos e se transferindo parao prédio da Cúria Diocesana,ao lado da igreja Coração de Je-sus. Vale destacar aqui a quali-dade dos novos equipamentosque a Rural adquiriu, todos deponta realmente.

RICHIEUm dos grandes nomes da

música nacional nos anos oi-tenta,o cantor Richie tem showagendado para Mossoró nopróximo dia 30,no Seleto.Hitscomo ‘Menina Veneno”, “AVida Tem Dessas Coisas”,“Transas” são lembrados atéhoje.Realmente deverá ser umótimo show.Promoção 93 FM.

TCMO diretor de jornalismo da

TCM,Moisés Albuquerque,emférias, deixa no seu lugar a nãomenos competente Clarisse Pai-va. Com isso, Sara Cardoso as-sume apresentação do Jornal daTCM e Renato Severiano o Jor-nal 95 - edição da manhã. Tudoem boas mãos e gente capaz.

SINAL TV MOSSORÓDepois de uns 15 dias sem

o sinal na grade da TCM, a TVMossoró voltou a ser captadano canal 34. Vez ou outra aemissora da Fundação VingtRosado fica com o seu sinalprejudicado no “cardápio” daTCM, e o pior é que nenhumadas partes se pronuncia.

CANAIS TVColaborador deste espaço,

Alcimar Bispo nos informa

que o site da Anatel diz que acidade tem reservas de doiscanais de caráter educativo deuma mesma empresa. Emtempo: em relação à licitaçãode um canal comercial, nun-ca mais se falou nada do as-sunto.

MUSIBOLUm dos programas mais

antigos do rádio mossoroen-se, Musibol, apresentado pe-lo cronista esportivo Dias-sis Linhares, chega aos seus35 anos em plena forma. Pa-ra comemorar a data, o can-tor Wando, que também es-tá completando 35 anos decarreira, faz show no ObaRestaurante, dia 27 de agos-to próximo.

FUTEBOLAlguns desportistas locais

veem de maneira errada a for-ma como alguns dos nossoscronistas esportivos criticamo futebol local. Segundo eles,ao invés de só criticar, queapresentem ideias junto às crí-ticas.Conheço até uns que aju-dam aos clubes, mais há ou-tros que só fazem descer a le-nha.Realmente o torcedor es-tá certo.Vamos levantar o nos-so futebol.

SAÚDE ANIMALDepois do quadro o Advo-

gado da Comunidade, o nos-so programa da TV Mossoróestreia amanhã o Saúde Ani-mal, que será apresentado pe-la médica veterinária Andres-sa Suênia, a cada 15 dias. An-dressa participa todos os sá-bados no programa FM SeteHoras com o Carlos Cavalcan-te na 93 FM.

DE OLHO NA MÍDIAPOR GILSON CARDOSO

==O salário mínimo de 2012 será 616 reais.==A nossa cidade apareceu novamente na mídia nacional, mas, in-

felizmente, dessa vez com a tragédia do voo da NoAr.==O amigo Sueldo Antônio segue colhendo assinaturas para

solicitar das autoridades um Restaurante Popular para o bairroSanto Antônio.

==Já no ar o site da Associação de Rádios Comunitárias: www.abra-copotiguarcom.br

==Chegamos a marca de 19 cadeiras de rodas entregues no nos-so programa da TV Mossoró junto com o Atacadão Vieira.

===O amigo Luciano Silva apresenta programa gospel ao meio-dia, aos sábados, na TV Mossoró.

=== As TVs Educativas do país terão que abrir espaço paraum programa onde serão divulgadas as ações do Ministério da De-fesa – leia-se Exército, Aeronáutica e Marinha.

==2,5 milhões de reais é o que Neymar vai ganhar da Claro para sergaroto-propaganda.

==Estamos no twitter: www.twitter.com/gilsoncardoso93===De forma muito estranha estamos vendo a computação de

acessos no www.radios.com.br. Fato!==Como explicar uma cidade crescer e seu estádio de futebol

diminuir?

RÁPIDAS

J. BELMONTPodemos classificarcomo um acidentedoméstico o que levou o nosso queridoJ. Belmont a ficar hospitalizado algunsdias. No blog já podemos acompanharsua escrita, e ao rádio ele retornará brevemente. Belmontdeverá ser candidato a vereador nas próximas eleições.

Segunda (18/07) - Pedro tenta explicar sua proximidadecom Babi para Maicon,mas o goleiro fica furioso.Lorelai con-ta para Railda que Kátia está saindo com Lúcio. Rejane con-ta para Babi que foi ela quem pegou sua pulseira. Eric nãoentende por que Josiane reclama de ter sido presa no quarto.Babi se desculpa com Maicon. Lúcio fala com Marcos quesó está com Kátia para irritar Theo e Railda. Lurdes conta aPedro que doutora Luiza ligou para falar sobre Raquel. Nel-son instrui Laís a chamar a atenção do goleiro e Babi fica fu-riosa. Pedro avisa a Lurdes que Vinícius topou se encontrarcom ele.

Terça (19/07) - Lurdes se preocupa com o encontro dePedro e Vinícius. Lurdes pede a Pedro para não ir ao encon-tro com Vinícius e esquecer Raquel. Railda discute com Ká-tia por causa de Lúcio. Josiane volta a participar do grupo deestudos. Laís rouba um beijo de Maicon, Nelson fotografa eNair publica uma matéria comprometedora. Pedro tem um

pesadelo com Raquel. Luiza pergunta se Pedro está mesmopreparado para conversar com Vinícius. Pedro se encontracom Vinícius.

Quarta (20/07) - Pedro pergunta para Vinícius o que acon-teceu com Raquel. Vinícius conta que Raquel pediu uma ca-rona e depois trocou de roupa em uma loja. Marcos comen-ta sobre a conversa de Pedro e Vinícius e Lúcio fica tenso.Odilon e Tereza acreditam que a matéria que saiu no jornalsobre Maicon é sensacionalista. Pedro conta para Luiza suaconversa com Vinícius. Iara pede para Maicon abrir mão dapaternidade de seu filho com Babi. Pedro diz a Catarina queacredita que Raquel esteja morta.

Quinta (21/07) - Catarina fica triste com a conclusãode Pedro. Maicon pede para Iara sair de seu quarto. Cata-rina chora e Duda a ampara. Laís diz a Maicon que o quesaiu no jornal não foi dito por ela. Maicon leva Babi para

falar com Laís. Lúcio incentiva Kátia a se voltar contra afamília. Josiane decide usar Artur para causar ciúme emEric. Laís emociona Babi ao falar de Maicon. Eric fica en-furecido ao ver Josiane estudando com Artur e empurra omenino, que, sem querer, derruba um computador. Babise declara para Maicon. Pedro, Duda, Catarina e Fred cho-ram por causa de Raquel.

Sexta (22/07) - Eric culpa Josiane por sua reação comArtur. Theo discute com Kátia por causa de Lúcio. Pedro sereconcilia com Maicon. Duda e Milena pedem a Cadu paradar dicas de comportamento para Eric. Luiza chama Faustopara conversar sobre Raquel. Iara confessa a Babi que temeser deixada por Milton, caso não consiga ter um filho comele. Josiane termina o namoro com Eric.Babi se revolta con-tra Iara.Catarina desconfia ao encontrar flores no túmulo damãe de Raquel. Luiza questiona Fausto sobre quando con-tará a verdade sobre Raquel.

Page 36: CONFIRMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA GOVERNADORA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_170711.pdfgoverno anuncia criaÇÃo de maternidade em mossorÓ página

"Insensato Coração" está no ar há seis me-ses,mas para Petrônio Gontijo,começou bemdepois. Só nos últimos três meses da novela,o personagem do ator passou a se envolverem uma história de destaque no folhetim deGilberto Braga e Ricardo Linhares. "Não foiuma surpresa. Eu sabia que o papel iria de-morar para engrenar", conta o intérprete doatrapalhado Beto. Com cada vez mais falaspara decorar e cenas para gravar, Petrôniopôde mostrar outra faceta do advogado: umsujeito romântico,mas desiludido com o amordepois da traição de Úrsula, de Lavínia Vla-sak.Atualmente,Beto se vê em meio a um triân-gulo amoroso completado por Alice, de Pa-loma Bernardi,e Dayse,de Isabela Garcia."Eleé um cara sincero. Não fica nessa de jogui-nhos amorosos.Porém,para não sofrer mais,decide agir como um garanhão e acaba se me-tendo em confusão", conta, aos risos.

No decorrer da trama, Beto começou aouvir os conselhos de André, de Lázaro Ra-mos, e passou a usar uma aliança na mão es-querda,uma tática para não ter de se envolverde verdade com ninguém.Só que ele acaba seapaixonando por Alice, e pede a ajuda de suasecretária,Dayse,para desfazer a mentira.Noentanto, a ajudante acaba se apaixonando pe-lo patrão. "Isso acontece de verdade. Conhe-ço pessoas que usam aliança com esse objeti-vo. Mas o personagem é meio carente e nãoconsegue ir em frente", diverte-se. Além dainspiração em amigos e conhecidos, Petrô-nio colheu as principais informações para opapel no texto e no contato com os outrosatores de seu núcleo. "É um aprendizado.Re-centemente,passei o dia inteiro gravando coma Isabela Garcia e saí com algumas noçõesnovas sobre atuar na tevê", elogia.

O trabalho na atual novela das nove promo-

ve o reencontro do ator com o texto de Gil-berto Braga,com quem já havia trabalho na po-litizada "Pátria Minha", de 1994. "Me sintoum ator mais maduro agora", ressalta. O con-vite para "Insensato Coração" surgiu quandoPetrônio ainda era contratado da Record, noinício do ano passado. Para não criar nenhumconflito em sua relação com a emissora con-corrente,ele aceitou o chamado do autor,maspediu para que sua participação na trama sófosse confirmada depois do encerramento doantigo contrato.É por isso que Beto só apare-ceu no folhetim alguns capítulos depois doinício da trama."Atuar é o meu trabalho.Gos-to de manter uma boa relação com meus em-pregadores.A direção Record sabia que eu que-ria fazer a novela do Gilberto e não criou em-pecilhos para o meu desejo", revela.

Este ano,Petrônio completa 20 anos de car-reira, iniciada ao lado de Patrícia Pillar, comoprotagonistas de "Salomé",em 1991."Foi mui-ta responsabilidade. Mas passada essa em-polgação inicial, mergulhei no teatro", relem-bra. Enquanto emendava projetos teatrais,com reconhecidos diretores como Fauzi Arape José Possi Neto, o ator acumulava persona-gens em diferentes emissoras de tevê. Du-rante os anos 90, teve uma breve passagempelo SBT. E, mais recentemente, fez cinconovelas seguidas na Record, onde destacou-se pelo viciado em drogas Rudi, de "PoderParalelo", folhetim escrito por Lauro CésarMuniz, de 2009. "É muito bom ter essa varia-ção. E retornar à Globo para um trabalhocom o Gilberto meio que celebra o bom mo-mento da minha carreira",evidencia Petrônio,que já está cheio de planos após o fim de "In-sensato Coração". O principal é uma voltaaos palcos em uma adaptação do filme "RainMan", de Barry Lavinson.

Domingo, 17 de julho de 2011 5www.omossoroense.com.br

por Geraldo BessaTV Press

Petrônio Gontijo se anima com o crescimento de Beto,seu personagem em "Insensato Coração"

MAIS TV

Conquistador sinceroPERFIL

4 Domingo, 17 de julho de 2011 www.omossoroense.com.brMAIS TV

Assim como não mede palavras para falar so-bre seus personagens, Petrônio também nãocansa quando o assunto é música. Sempre comseu Ipod em mãos, o ator não esconde que, alémdo texto e de suas experiências de vida, aconstrução de seus papéis também conta com oauxílio de algumas canções. "Ouço de tudo, mas

tenho minhas preferências. Na música brasileira,acho que o cara que mais me ajudou a comporpersonagens foi o Erasmo Carlos. Adoro o tomconfessional das músicas dele", derrete-se.

Atualmente, além dos álbuns do Tremendão,o ator está ouvindo muito samba. Ritmo que, se-gundo Petrônio, tem tudo a ver com o universo

de "Insensato Coração". Por isso, ele tratou deinserir em sua "playlist" músicas de Zeca Pagod-inho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão. "A aberturae o núcleo do Bar do Gabino deixam isso bemclaro. No caso do Beto, acho que o samba podedefinir bem esse misto de malandro e bonzinhoque ele é", enfatiza.

HOMEM-MÚSICA

FILMES DA SEMANA Jogos douradosPOR ANA DOERZAPFF

TV Press

DOMIN

GOSEG

UNDA-

FEIRA

QUARTA

-FEIRA

QUINTA

-FEIRA

SEXTA-

FEIRA

TVCINE

Desafiando Os Limites(Band, 21 h)

The World's Fastest Indian, de Roger Do-naldson. Com Anthony Hopkins, Juliana Bellin-ger e Chris Bruno. EUA/Nova Zelândia, 2005,

cor, 127 min. Classificação Etária: Livre.Drama - Nascido em uma pequena cidade da

Nova Zelândia, em 1899, Munro sonhava emescrever seu nome na história como o homem

mais rápido do mundo. Em 1967, ele finalmenteembarca em uma viagem para os Estados Uni-dos para participar de uma corrida. Já idoso, eleconsegue realizar seu sonho e torna-se um herói

nacional em seu país de origem.

O Ladrão Aventureiro(Band, 1:45 h)

The Thief of Paris - Le Voleur, de Louis

Malle. Com Genevieve Bujold, Jean-Paul Bel-mond e Marie Dubois. França/Itália, 1967, cor,

121 min. Classificação Etária: 12 anos.Comédia - Na Paris do final do século XIX,

Georges, um jovem burguês, deserdado pelo tioe abandonado pela prima que ama, começa a

roubar. Em Londres, fugido da polícia, ele reen-contra a prima, falsifica o testamento do tio

recém-falecido e recebe uma grande fortuna.

A paixão pelo futebol faz parte da cultura brasileira. Mas,apesar disso, a maioria dos filmes que têm o jogo como temacentral não abordam a questão que realmente importa: o en-volvimento dos que são loucos pela arte de jogar bola com oesporte. "Boleiros - Era Uma Vez o Futebol", que a Globoexibe nesta segunda-feira, ao contrário, consegue mostrar asdiferentes facetas e trajetórias de quem lida profissionalmen-te com o futebol. As poucas cenas de jogo são a maior provade que o que importa ali são os jogadores e não a bola.

O longa-metragem apresenta um cenário mais do quecomum: amigos em um bar falando sobre futebol. De-pois de criar um ambiente íntimo e divertido, logo sepercebe que os homens que estão ali são ex-jogadoresprofissionais, árbitros e jornalistas que sempre tiveramuma relação muito próxima com o futebol. Entre rela-tos sobre grandes felicidades, dinheiro, miséria, precon-ceito e frustrações,eles vão revelando as verdades por trásdessa grande paixão nacional.

Relembrando as glórias do passado, os amigos mos-tram ao espectador como era o futebol de antigamente, queempolgava os torcedores e estava muito longe do "glamour"de hoje. Os veteranos na história fictícia são também vete-ranos mais do que ilustres da tevê brasileira. No elenco, Ro-gério Cardoso, Otavio Augusto, Flávio Migliaccio e LimaDuarte brilham com suas interpretações naturais e alegres.Com uma narrativa simpática e simples,o longa sobre os ami-gos boleiros é, realmente, um gol do diretor Ugo Giogetti.

Pinocchio 3000(Globo, 16:20 h)

Pinocchio 3000, de Daniel Robinchaud. Elen-co não informado. Canadá/França/Espanha,

2004, cor, 80 min. A emissora não informou clas-sificação indicativa.

Animação - Gepetto é um genial inventor quecria Pinocchio: um pequeno robô com a persona-lidade de um menino de verdade. Pinocchio é ale-

gre, criativo, curioso, mas também muito inocentee está disposto a qualquer coisa para realizar seu

sonho: se transformar em um menino de verdade.

Motoqueiro Fantasma(Globo, 22:20 h)

Ghost Rider, de Mark Steven Johnson. ComNicolas Cage, Eva Mendes e Wes Bentley. EUA/Australia, 2007, cor, 114 min. A emissora não in-

formou classificação indicativa.Aventura - Para salvar a vida do pai, o motoci-

clista Johnny Blaze faz um pacto e acaba virandoum justiceiro. Todas as noites, ele vaga pelas ruascomo o motoqueiro fantasma, caçando almascondenadas e levando-as para o inferno. Mas o

destino lhe traz de volta seu grande amor e ele de-cide lutar contra as forças demoníacas para ganhar

de volta a liberdade.

Didi, O Cupido Trapalhão(Globo, 16:20 h)

Didi, O Cupido Trapalhão, de Paulo Aragãoe Alexandre Boury. Com Renato Aragão, Jacke-

line Petkovic e Tadeu Mello. Brasil, 2003, cor, 84min. A emissora não informou classificação in-

dicativa.Comédia - Após atazanar a vida de Deus, Di-

di é enviado para a Terra como cupido com umamissão: fazer um casal se apaixonar para poderretornar ao Céu. Porém, o casal escolhido darámuito trabalho ao recém-empossado cupido.

TERÇA-

FEIRA

Mamãe Saiu Com Um Vampiro(Globo, 16:15 h)

Mom´s Got A Date With A Vampire, de Ste-ve Boyum. Com Caroline Rhea, Matthew

O´Leary e Robert Carradine. EUA/ Canadá,

2000, cor, 85 min. A emissora não informou clas-sificação indicativa.

Comédia - Adam e seu melhor amigo têm in-gressos para o show do ano e a irmã dele marcoude sair com o garoto dos seus sonhos. O proble-

ma é que todos estão de castigo. Para burlar a leida mãe durona e divorciada, eles arrumam umencontro para ela. Só que quando o misterioso

Dimitri chega, o irmãozinho caçula repara que ocandidato a padrasto é, na verdade, um vampiro.

Em Busca da Princesa dos Mitos(Globo, 16:10 h)

Princess, de Mark Rosman. Com Nora Ze-hetner, Kip Pardue e Nicole Gale Anderson.

Canadá, 2008, cor, 90 min. A emissora nãoinformou classificação indicativa.

Infantil - Quando William vai a um eventobeneficente organizado pela bela e exótica

princesa Itaca, surge uma bonita relação. Atéque ele descobre que ela é uma verdadeiraprincesa encantada e, como tal, precisa ser

resgatada.

Ciência Travessa(Globo, 16 h)

Wicked Science, de Grant Brown. Com An-dre De Vanny, Briget Neval e Ben Schmideg.Australia, 2003, cor, 95 min. A emissora não

informou classificação indicativa.Aventura - Toby Johnson é um estudante

que trava lutas diárias com as tarefas do colé-gio. Elizabeth Hawke é a preferida da profes-sora e não gosta de ninguém da escola, além

de Toby. Um dia, Toby e Elizabeth são alcan-çados por um pulso magnético que altera pe-quenos detalhes. Assim, descobrem que am-

bos se transformaram em dois gênios daciência.