hrtm atende média de vinte prévia da inflação vítimas de...

16
R$ 1,50 Mossoró - RN, 23 de julho de 2015 - Nº 16.998 www.omossoroense.com.br QUINTA-FEIRA Luiz Carlos propõe parcelamento menor para reajuste dos servidores Página 3 (Cotidiano) Página 3 (Cotidiano) Página 4 Alternativa Prefeito interino propôs ajuste salarial de 6,41% dividido em quatro parcelas durante reunião com sindicato. Professor Lemuel Rodrigues eleito presidente da Aduern Página 3 (Cotidiano) Transição Previsão Estatística Em alta Votação de chapa única confirma nome do docente para mandato de dois anos. Falta de prisão feminina leva juíza a soltar mulher acusada de furto Página 6 Decisão Estado tem apenas três unidades prisionais provisórias aptas a receber mulheres. Usuários denunciam fechamento de UBS em pleno horário de expediente Cacau O MOSSOROENSE Licitação para reforma de aeroporto deve ser aberta em 5 de agosto Página 5 (Cotidiano) Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada em Apodi Página 6 Polícia acusa 31 por crimes dentro e fora de presídios do Seridó Página 6 Governo publica lei com reajuste escalonado na tabela do Imposto de Renda MPF aceita reclamação contra procurador que abriu investigação sobre Lula Página 4 Prévia da inflação oficial já é de 9,25% Página 4 HRTM atende média de vinte vítimas de acidentes por dia Capa (Cotidiano) Página 3 Câmara divulga informação errada sobre reajuste nas passagens de ônibus Projeto que será votado hoje trata de concessão de subsídio para meia-passagem e não do aumento do preço conforme anunciado por assessoria. Lemuel assumirá entidade Situação da UBS do Bom Jesus prejudica especialmente gestantes e crianças

Upload: others

Post on 15-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

R$ 1,50Mossoró - RN, 23 de julho de 2015 - Nº 16.998

www.omossoroense.com.br

QUINTA-FEIRA

Luiz Carlos propõeparcelamento

menor para reajustedos servidores

Página 3 (Cotidiano) Página 3 (Cotidiano)

Página 4

Alternativa

Prefeito interino propôs ajuste salarial de 6,41% dividido em

quatro parcelas durantereunião com sindicato.

Professor Lemuel Rodrigueseleito presidente

da Aduern

Página 3 (Cotidiano)

Transição

Previsão Estatística Em alta

Votação de chapa única confirma nome dodocente para mandato

de dois anos.

Falta de prisão feminina leva juíza

a soltar mulher acusada de furto

Página 6

Decisão

Estado tem apenas três unidades prisionais

provisórias aptas a receber mulheres.

Usuários denunciam fechamento deUBS em pleno horário de expediente

Cacau

O MOSSOROENSE

Licitação para reforma de aeroportodeve ser aberta em 5 de agosto

Página 5 (Cotidiano)

Suspeita de superfaturamento em combustíveis é

investigada em Apodi

Página 6

Polícia acusa 31 por crimes

dentro e fora depresídios do Seridó

Página 6

Governo publica lei com reajuste

escalonado na tabelado Imposto de Renda

MPF aceita reclamação contra procurador que abriu investigação sobre Lula

Página 4

Prévia da inflação oficial já é de 9,25%

Página 4

HRTM atende média de vintevítimas de acidentes por dia

Capa (Cotidiano)

Página 3

Câmara divulga informação erradasobre reajuste nas passagens de ônibusProjeto que será votado hoje trata de concessão de subsídio para meia-passagem e não do aumento do preço conforme anunciado por assessoria.

Lemuel assumirá entidade

Situação da UBS do Bom Jesus prejudica especialmente gestantes e crianças

Page 2: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Opinião2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

[email protected]

OFICINASDia seis de agosto começará uma no-

va etapa das Oficinas de Oração e Vi-da.Desta feita, às 19 horas e 30 minu-tos, no Salão de Festas do edifício Resi-dencial Dorian Jorge Freire, na aveni-da Mota Neto, 1305 - primeiro andar.

FREIRASVêm aí as comemorações pelos 103

anos do Colégio Sagrado Coração de Ma-ria, 85 anos de vida da Irmã FranciscaNerialba Saldanha Brasil, 60 anos de vi-da consagrada (Bodas de Diamante) daIrmã Francisca Nerialba Saldanha Bra-sil. Tudo reunido no dia primeiro de agos-to às 17 horas, na quadra do CSCM.

TAMA partir de setembro a empresa aérea

TAM vai suspender os voos diretos en-tre Natal e Rio de Janeiro. Concordo in-teiramente com o Francinaldo Rafael:nossa opção de voos é embarcar em For-taleza (CE), pois para chegar ao aeropor-to de São Gonçalo do Amarante pelo aré até fácil, mas por terra, não dá.

REPETECOAqui e acolá Carlos Augusto Rosado,

um arguto planejador da política tupi-niquim, repete gestos, atitudes, compor-tamentos. Agora ele se apega, mais umavez, ao Instituto de Pesquisa IpespeE pa-ra aferir a tendência do eleitorado mos-soroense com vistas a 2016. As indaga-ções são as mesmas de sempre.

CONGRESSOA delegação da Comissão Pastoral

da Terra da diocese de Mossoró retornouentusiasmada do Congresso da CPT emPorto Velho, Rondônia. Foi enviada pe-la diocese uma delegação de nove inte-grantes todos cheios de ideias novas pa-ra o seu trabalho daqui por diante.

DILMAEu não vejo motivos muito claros que

justifiquem a detonação de Dilma Rous-seff do cargo de presidente. Caso nãosurjam motivos sobejamente justificá-veis para sua derrubada do cargo de pre-

sidente, eu vejo como coisa de golpis-tas de plantão isto que está sendo vis-to nos dias atuais. Deixem a mulhergovernar.

AÉCIONúmeros que não foram destacados

na recente pesquisa efetuada avalian-do o cargo de presidente da República.Neste levantamento 47,4% acham quese Aécio tivesse sido eleito o governo de-le estaria pior ou igual ao de Dilma. Is-so não foi dito à maioria do povo brasi-leiro.

KARATÊNossa representante nos Décimos Sé-

timos Jogos Pan-Americanos em Toron-to (Canadá), Aline de Paula Kumite, dis-puta hoje a medalha olímpica no Kara-tê. Vamos acompanhar e torcer a partirde 15 horas pela Rede Record de Televi-são.

FIGURASUma intervenção de um facebookia-

no ontem me fez recordar que nos anos50 a cidade de Mossoró registrava emsuas ruas perambulando nas calçadasfiguras folclóricas como: Maria Pata Cho-ca, Cizinho, dona Maria o Boi Bebeu, Lu-lu, Manoel Cachimbinho, Zé Alinhado,Benício Gago, Pedro da Rebeca e algunsoutros.

MISTURANesse meio dessas figuras que povoa-

ram Mossoró do passado havia deles che-gados a ingerir álcool, outros de "para-fuso frouxo" (eram doidos) e até deles quenem bebiam nem eram doidos, como é ocaso de Pedro da Rebeca. Todos eles com-puseram a história de Mossoró de ou-trora.

UERN/IFRNMediante convênio firmado com o

IFRN a Uern irá capacitar, em nível demestrado, servidores do Instituto Fe-deral de Ciência, Educação e Tecnologia.Serão 30 vagas distribuídas em 5 pro-gramas de pós-graduação. É a Uern ser-vindo a toda a nossa região.

VAZIOUm retrato fiel da crise que assola Mossoró: o vazio no setor comercial da cidade.

O que mais se vê nas lojas são funcionários de mão no queixo e braços cruzados. Acoisa está feia. Não só feia, horrorosa.

DIÁRIASComo é que se deseja modernizar o nosso aparelho policial do Rio Grande do Norte

dando-lhe um tratamento como esse? As suas diárias operacionais não são rea-justadas há cinco anos. Mesmo assim ainda insistem com a Ronda Cidadã.

DIOCESANOO Colégio Diocesano Santa Luzia enviou a Gramado (RS) as educadoras Val-

cione Alves e Rosilene Ramos para o Sétimo Congresso Internacional de Educação.Essa participação das duas coordenadoras neste certame é mais uma etapa do Pro-grama de Educação Continuada com o objetivo de aperfeiçoar a prática docente, umadas principais responsáveis pela melhoria da aprendizagem dos alunos.

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

ão há representatividade maior.A Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil (CNBB) conseguiu

coletar mais de um milhão e quinhen-tas mil assinaturas se posicionando afavor de uma Reforma Política no Brasil.Repito: não há maior representativi-dade numa questão do que essa. O

presidente da Conferência Nacional dosBispos do Brasil, dom Raymundo Dam-asceno Assis, arcebispo de Aparecida(SP), diz que a CNBB está cumprindoo seu dever cooperando com a sociedadepara construir o bem comum. Esta é queé uma autêntica proposta de iniciativapopular.

NO povo e a Reforma Política

Emery Costa

Jornal

Graco

Estatuto da Igualdade Racialcompleta cinco anos nesta segun-da-feira, 20 de julho de 2015. Pro-

mulgado em 2010, o documento garan-te a implementação de políticas públi-cas para a população negra, possibilitan-do a correção de disparidades históri-cas no acesso a direitos que ainda nãosão plenamente desfrutados por toda po-pulação brasileira.

Apesar dos avanços já conquistados,os números não deixam dúvidas de queainda estamos longe de superar o abis-mo racial que existe no Brasil. Bastaconstatar que dois terços dos pobres nopaís são negros; metade da populaçãonegra vive abaixo da li-nha da pobreza; as mu-lheres negras são asmais atingidas pelo de-semprego; as taxas deanalfabetismo são duasvezes maiores entre ne-gros, e um jovem bran-co tem três vezes maischance de chegar à uni-versidade do que um jo-vem negro. Esses dados,entre outros, revelamque a população negracontinua enfrentandodificuldades no acessoa bens e serviços públi-cos, ao mercado de tra-balho e ao ensino superior.

Para superar as diferenças, o gover-no federal tem investido nas políticasde ações afirmativas, que já demons-traram ser capazes de impulsionar asbases da construção da igualdade ra-cial. É o caso do sistema de cotas nasuniversidades, que nos últimos doisanos assegurou 200 mil vagas para ne-gros e negras em instituições de ensi-no superior e institutos federais de to-do o país. Nesse período, as universi-dades e institutos atingiram, respec-tivamente, 56% e 77,5% das metas es-tabelecidas na Lei.

Com a promulgação do Estatuto, apromoção da igualdade racial ganhou o

alicerce jurídico necessário para que es-sas ações se transformem em políticasefetivamente de Estado. Nesse sentido,o documento instituiu o Sistema Nacio-nal de Promoção da Igualdade Racial, oSinapir, que tem por meta estabeleceruma rede, com a participação dos esta-dos e municípios, voltada à igualdadede oportunidades, à defesa de direitos eao combate à discriminação racial.

Para aderir ao Sistema, o ente fede-rado deve ter um órgão de promoção daigualdade racial em sua estrutura, alémde um conselho, que garanta a partici-pação da sociedade civil na construçãoda agenda local. Com isso, o Sinapir es-

timula a instituciona-lização da política emtodo o Brasil, além dedemocratizar o acessoaos recursos, uma vezque os projetos apresen-tados são selecionadosem chamadas públicas.

Outra regulamenta-ção, elaborada pela Sep-pir em parceria com ou-tros ministérios a par-tir do Estatuto, foi a ins-tituição de cotas no ser-viço público, que já ga-rantiu o ingresso de 600profissionais negros enegras desde a publica-

ção da Lei, em junho de 2014. Com isso,pretende-se que a composição do servi-ço público passe a representar a diver-sidade da sociedade brasileira, o que cer-tamente produzirá efeitos positivos noenfrentamento ao racismo e na manu-tenção da democracia.

Esses são exemplos dos avanços de-correntes do Estatuto, que especifica, emLei, as obrigações do poder público nastrês esferas governamentais com a pro-moção da Igualdade Racial. Um desafioque não pode ser atribuído apenas ao Es-tado, mas que deve ser abraçado por to-dos os que sonham com um país verda-deiramente democrático, socialmentejusto e orgulhoso de sua diversidade.

Para superar as diferenças, o governo federal tem

investido nas políticas de açõesafirmativas, que já

demonstraram ser capazesde impulsionar as bases da

construção da igualdade racial.

OCinco anos do Estatuto da Igualdade Racial

ArtigoNILMA LINO GOMES - Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de

Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Doutora em Antropologia Social pela USP

Page 3: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Política 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Teor da matéria foi retificado pela Casa, que informou anteriormente que o projeto previa um reajuste na tarifa

Vereadores apreciarão hoje seis projetos de lei

CMM analisará projeto que propõe subsídiode 33% na tarifa de ônibus para estudantes

Debate

A assessoria da Câma-ra Municipal de Mossoró(CMM) retificou infor-mação repassada na úl-tima terça-feira sobre oprojeto de lei do Execu-tivo nº 1.169, que trata dapassagem de ônibus, queserá apreciado hoje emsessão extraordinária.Em vez de reajustar a ta-rifa, como informado an-teriormente pela Casa, amatéria propõe o subsí-dio de 33% no valor dapassagem.

O projeto autoriza oPoder Executivo a sub-vencionar até 33% do va-

lor da passagem de ôni-bus dos estudantes. Osubsídio representa umadespesa mensal em mé-dia de R$ 88 mil. O pro-jeto ainda prevê a altera-ção e a revogação de ar-tigos da Lei Municipal nº1.843/2003.

Além desse projeto,serão analisados outrostrês projetos de autoriado Executivo: o projeto1.164/15, que institui oSistema de Estaciona-mento Rotativo Eletrôni-co nas vias e logradou-ros públicos de Mossoró;o Projeto nº 1.168/15, que

trata do Plano Municipalde Educação; e o Projetode Lei Complementar nº115/15, o qual institui oPrograma de Recupera-ção Fiscal (Refis).

Também serão avalia-dos dois projetos de auto-ria do Legislativo. O pro-jeto nº 195/2013, que dis-põe sobre a presença docuidador nas escolas darede municipal de ensi-no de Mossoró e o proje-to que cria o Estatuto daFundação Vereador Al-denor Evangelista No-gueira, que irá gerir a TVCâmara.

O Partido Verde (PV)realizará seu terceiroEncontro Regional, naCâmara Municipal deMossoró (CMM), emagosto. Conforme os di-rigentes estaduais da le-genda, paralelo ao con-gresso, também serárealizado o I Encontrode Mulheres do PV, queabrirá espaço para a alafeminina do partido.

Segundo RivaldoFernandes, o encontrodo PV vem como formade reafirmar a políti-ca do partido e apre-sentar ao Estado o mo-

delo de gestão ecos-sustentável defendidopela legenda. Tam-bém na oportunidade,o político João Gentilassume a presidênciado PV Mossoró pelopróximo período.

O dirigente explicouque o Rio Grande do Nor-te tem vivenciado umagrave crise ecológica,com a escassez de suasreservas hídricas e como agravamento da secaem todo o Estado. Paraele, são necessárias du-ras políticas públicas pa-ra mudar o preocupante

cenário do meio ambien-te na região.

"Vamos apresentarpara a cidade, o PlanoCelso Furtado, projetode desenvolvimentopara o Estado e para osmunicípios que se ba-seia na nossa políticade desenvolvimentocom respeito ao meioambiente e à socieda-de. Contaremos com apresença de parlamen-tares e autoridades queconstroem o PV, que le-gitimarão este impor-tante espaço", afirmouRivaldo.

Projeto

Partido Verde realizará 3º EncontroRegional em Mossoró

Legislação

Governo sanciona projetos de leique autorizam cortes no Judiciário

O governador Robin-son Faria sancionou duasleis complementaresdecorrentes de projetosencaminhados pelo Tri-bunal de Justiça, quetratam da adequação dascontas do Judiciário à Leide Responsabilidade Fis-cal. O ato foi publicadoontem no Diário Oficialdo Estado.

Uma das leis san-cionadas determina quea Gratificação de Téc-nico de Nível Superior(GTNS) deixa de servinculado ao vencimen-to na forma de per-centual e não sirva debase para o cálculo dequalquer outra van-tagem remuneratória.A segunda trata da cri-ação do cargo de Chefede Secretaria, em sub-stituição à função de Di-retor de Secretaria.

Balanço

Processos julgados pelo TCE determinam restituição de R$ 1,035 milhão ao erárioO Tribunal de Contas

do Estado (TCE) julgou1.235 processos no segun-do trimestre deste ano edeterminou a restituiçãode R$ 1,035 milhão ao erá-rio. Os dados constam doRelatório de Atividadesentregue esta semana àAssembleia Legislativado Rio Grande do Norte(AL/RN).

O relatório traz o re-

sumo das atividades detodas as diretorias e se-tores do Tribunal de Con-tas do Estado no períodode maio a julho de 2015."Trata-se de um instru-mento que permite, à Ad-ministração do Tribunal,o acompanhamento e aavaliação do seu desem-penho na execução do pro-cesso de controle externo,no âmbito da sua jurisdi-

ção, bem como se consti-tui em iniciativa assegu-radora de atendimento aimperativo de naturezalegal", aponta o presiden-te do Tribunal, conselhei-ro Carlos Thompson.

Segundo dados presen-tes no relatório, o TCE te-ve 49 sessões plenáriasdurante o segundo tri-mestre. Além disso, jul-gou 1.235 processos, sen-

do 1.005 no Pleno, 127 naPrimeira Câmara e 103na Segunda Câmara.

As atividades do TCEresultaram, além das de-terminações de restitui-ção ao erário, que totali-zaram R$ 1,035 milhão,R$ 522 mil em sançõesimpostas a gestores e or-denadores de despesasflagrados em irregulari-dades.

A Inspetoria de Con-trole Externo instruiu40 processos no segundotrimestre, enquanto quea Diretoria de Despesasde Pessoal instruiu 142processos. A Diretoria deAdministração Diretaanalisou, por sua vez,119 processos, e a Dire-toria de AdministraçãoIndireta analisou 268processos.

Dentre todos essesprocessos, vários abor-daram temas de granderelevância social, como orepasse de recursos pa-ra o atendimento daatenção básica na saúde,a cessão de agentes de se-guranças dentro do Exe-cutivo estadual, o acom-panhamento das refor-mas no sistema prisio-nal, entre outros.

Projetos tratam da adequação das contas do TJ/RN

Conforme o presidentedo TJRN, desembargadorCláudio Santos, outrasduas leis aprovadas naAssembleia Legislativaestão sob apreciação daControladoria Geral doEstado e deverão ser en-

caminhadas ao gover-nador até sexta-feira (24).Os textos tratam da revo-gação do Adicional porTempo de Serviço (ATSou anuênio) e a substitu-ição da gratificação pagaa servidores cedidos.

vozdeareiabranca.com.br

Page 4: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

INTERINO

Política4 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

Posicionamento

MPF aceita reclamaçãocontra procurador que abriuinvestigação sobre Lula

Passo

Governo publica lei comreajuste escalonado databela do Imposto de Renda

Avaliação

Prévia da inflação oficial acumula alta de 9,25% em 12 meses

[email protected]

BarretoBruno

Fetos delinquentes lguém escreveu certa feita que a redução damaioridade penal é o maior 171, em alusão,

logicamente, ao número da PEC que tramita noCongresso Nacional. A possibilidade de punir ado-lescentes como se fossem adultos cairia para 16anos, depois para 14 e nesse passo, dois em dois,precisaríamos de maternidades de segurançamáxima. O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF),entusiasta das teorias lombrosianas, defende o abor-to compulsório de fetos delinquentes. Segundo ele,em entrevista ao jornal inglês The Guardian,"chegaremos a um estágio em que será possíveldeterminar se a criança no útero tem tendênciascriminosas" e, na hipótese, "a mãe não será autor-izada a dar à luz". Com parlamentares assim, nãose admire se a Câmara dentro em breve aprovar apena de morte para espermatozoides marginais.

A

Confúcio"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quan-

do vires um homem mau, examina-te a ti mesmo".

PREFEITÁVEL - O apresentador José Luiz Datena, quecomanda o Brasil Urgente na TV Bandeirantes, pode ser

candidato a prefeito de São Paulo. "Sou honesto. Não souvagabundo e não roubo, ao contrário do que existe por aí",

disse ele ao admitir o projeto ao colunista Flavio Ricco, do Uol.

Processamento da reclamação foi determinado pelo corregedor do MP

ANDRÉ RICHTERRepórter da Agência Brasil

O Conselho Nacional doMinistério Público abriuuma reclamação discipli-nar para apurar a condu-ta do procurador ValtanTimbó Mendes Furtado,da Procuradoria da Repú-blica no Distrito Federal,responsável pela aberturade procedimento investi-gativo criminal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lu-la da Silva, por suposto trá-fico de influência.

O processamento da re-clamação foi determina-do pelo corregedor do Mi-nistério Público, Alessan-dro Tramujas Assad, apóspedido feito pela defesa doex-presidente. A partir deagora, o procurador temdez dias para apresentardefesa. Procurado pelaAgência Brasil, ValtanTimbó disse que não foi no-tificado sobre a aberturada reclamação e que, porisso, não vai se manifestar.

A abertura de investi-gação sobre Lula foi deter-minada no início do mêspor Valtan Furtado quan-do este substituía a pro-

Lula pode ser investigado por tráfico de influência

Inflação segue acumulando alta

curadora titular do caso,Mirella de CarvalhoAguiar, que estava de fé-rias.

A defesa de Lula alegouque Valtan Furtado violouos direitos funcionais ao“interferir na apuraçãopreliminar” da procurado-ra, que não tinha determi-nado a abertura da inves-tigação, porque aguarda-va informações dos advo-gados do ex-presidente.

Por causa disso, os advoga-dos entraram com recla-mação disciplinar contrao procurador.

De acordo com a Procu-radoria da República, umanorma interna prevê asubstituição do titular emcaso de férias e, além dis-so, Furtado entendeu quenovas diligências eram ne-cessárias para a investiga-ção.

Segundo o procedimen-

KELLY OLIVEIRA Repórter da Agência Brasil

O governo publicou noDiário Oficial da União deontem a lei que estabele-ce reajuste escalonado natabela do Imposto de Ren-da. O governo já havia de-finido o escalonamento pormeio de Medida Provisó-ria (MP), em vigor desdeabril deste ano. A MP foiaprovada pelo Congressoe convertida em lei.

Com a correção, quemganha até R$ 1.903,98 es-tará isento do imposto. Nafaixa entre R$ 1.903,99 eR$ 2.826,65, o contribuin-te pagará 7,5% de Impos-to de Renda. A alíquota de15% passará a incidir so-bre as rendas entre R$2.826,66 e R$ 3.751,05. Naquarta faixa, estão os con-tribuintes que ganham en-tre R$ 3.751,06 e R$4.664,68, que pagarão im-posto de 22%. A maior alí-quota, de 27,5% passa a seraplicada a quem recebe apartir de R$ 4.664,69. A

lei estabelece que, nasduas primeiras faixas sa-lariais, o reajuste é 6,5%.Na terceira faixa, o reajus-te é 5,5%; na quarta faixaserá reajustado em 5%; e,na última faixa – que con-templa os salários mais al-tos –, será reajustado em4,5%.

Os reajustes surgiramde negociações do gover-no com o Congresso paramanter o veto da presiden-ta Dilma Rousseff ao rea-juste linear de 6,5% na ta-bela.

Na lei publicada ontem,a presidenta vetou duasisenções de tributos incluí-das no Senado. Uma dasmedidas previa a isençãode imposto na aquisição delivros por professores eseus dependentes, que po-deria chegar a R$3.561,50. Também foi ve-tada a emenda que isenta-va o óleo diesel do Progra-ma de Integração Social(PIS) e da Contribuição pa-ra o Financiamento da Se-guridade Social (Cofins).

NIELMAR DE OLIVEIRA Repórter da Agência Brasil

A prévia da inflação ofi-cial medida pelo ÍndiceNacional de Preços ao Con-sumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,59% em ju-lho, desacelerando 0,40ponto percentual em rela-ção ao mês anterior. Em ju-nho, o índice foi 0,99%. OIPCA-15 dos primeiros se-te meses do ano fechou comalta acumulada de 6,9%. Ainflação dos últimos dozemeses totaliza alta de9,25%.

Os dados do IPCA-15 fo-

ram divulgados ontem, pe-lo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística(IBGE). A taxa de julhodeste ano foi a mais eleva-da desde julho de 2008,quando atingiu 0,63%.

O acumulado do ano fi-cou acima dos 4,17% domesmo período do ano an-terior. Já o índice de 9,25%,referente ao acumuladodos últimos 12 meses, su-perou a taxa de 8,8% do pe-ríodo anterior. O índice foio mais elevado em 12 me-ses desde dezembro de2003, quando atingiu9,86%.

LamentávelA assistente social e poe-

tisa Maria Leide de MouraBarros não trabalha maisno Fórum Dr. Silveira Mar-tins. Uma pena, pois o Ju-diciário local deixa de con-tar com os préstimos deuma das suas servidorasmais simpáticas e prestati-vas.

LarissaO esforço do grupo polí-

tico do prefeito FranciscoJosé Júnior para "ofuscar"o aniversário da ex-dep-utada estadual Larissa Ro-sado produziu episódios de-primentes, mas despertouna opinião pública um ques-tionamento: por que o me-do de Larissa?

PregoA quebradeira dos ôni-

bus da "nova frota" mu-nicipal tornou-se coisatão corriqueira que logoperderá o interesse jor-nalístico. Ontem foi a vezde um que faz a linha doAlto de São Manoel porculpa, logicamente, dasforças do atraso.

FormaturaA Faculdade de Ciên-

cias e Tecnologia MaterChristi realiza hoje cola-ção de grau das turmasde Administração, Ciên-cias Contábeis, Direito eSistemas de Informação.Será às 19 horas, no Gi-násio PoliesportivoEmerson Azevedo.

to investigatório criminalaberto no último dia 8, o ex-presidente “teria obtidovantagens econômicas daempreiteira Odebrecht, apretexto de influir em atospraticados por agentes pú-blicos estrangeiros, nota-damente dos governos daRepública Dominicana ede Cuba, neste caso, em re-lação a obras financiadaspelo Banco Nacional doDesenvolvimento Econô-mico e Social e por agen-tes públicos federais bra-sileiros”.

Furtado solicitou cópiade documentos da Opera-ção Lava Jato que façamreferência a obras execu-tadas fora do Brasil finan-ciadas com recursos dire-tos ou indiretos do bancode desenvolvimento ouque tenham relação comLula. O procurador pedeainda aos investigadoresda Lava Jato cópia de da-dos bancários relativos apossíveis depósitos feitospelas empreiteiras inves-tigadas na conta do ex-presidente, do InstitutoLula ou da empresa LILSPalestras e Eventos e Pu-blicidade.

ProcessoO vice-prefeito Luiz Carlos Martins habilitou-se

como interessado nos processos do TSE nos quais Cláu-dia Regina tenta recuperar o cargo de prefeita de Mos-soró. A ideia dos ocupantes do Palácio da Resistênciaseria, com essas e outras medidas, provocar o adiamen-to de qualquer medida que devolva a democrata aopoder.

AlimentaçãoA Organização para a Alimentação e a Agricultura

das Nações Unidas (FAO) promove discussão on-linesobre como a alimentação escolar e atividades de nu-trição podem promover hábitos alimentares saudáveisao longo da vida. Quem desejar contribuir, basta escre-ver para [email protected].

Page 5: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Opinião 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Notas da Redaçã[email protected]

A NECESSIDADE DE APOIO DO ESTADO À AGRICULTURA FAMILIAR NO CAMPO POTIGUARRogério Cruz - Professor do Departamento de Economia da UFRN

m recente artigo publicadoneste Jornal [O Mossoroense,07/01/2015], Joacir R. de

Aquino - economista e professor daUERN/Assú - apresentou uma dis-cussão sobre o modelo de desen-volvimento capitalista vigente nocampo brasileiro, na atualidade.Segundo ele, em breves linhas, essemodelo pode ser caracterizado pelaexistência de dois projetos distin-tos - Agronegócio (AN) e Agricul-tura Familiar (AF) -, segmentos quese encontram em busca de “recon-hecimento e legitimidade política”.Nesse contexto, esse autor defendea tese de que a agricultura famil-iar é um setor viável “para reduzira desigualdade no campo e assegu-rar a produção de alimentossaudáveis”, ao contrário dos efeitosgerados pelo agronegócio.

Com essa tese, esse autor asso-cia-se a tantos outros nomes da lit-eratura nacional e dos movimen-tos sociais que pensam em favor dodesenvolvimento da AF, ao con-trário da tendência existente.Naquele caso é possível citar - den-tre tantos outros -, seja o presidentenacional da Comissão Pastoral daTerra (CPT), Dom Enemésio Laz-zaris, seja o Ministro Patrus Ana-nias, do Desenvolvimento Agrário,ou, ainda, intelectuais ligados à U-niversidade brasileira, tal como oprofessor Sergio Schneider(UFRGS).

No presente texto acrescenta-se uma breve discussão sobre essatese, que se espera não seja óbvia,pois muito se tem dito sobre a AF.Propõe-se, então, uma reflexão apartir de referências selecionadasda literatura disponível, bem como,observações feitas junto ao cotidi-ano contido na economia agrícolado semiárido potiguar. Ou seja,propõe-se um olhar sobre a partic-ularidade desta região situada noestado do Rio Grande do Norte(RN).

Assim, a economia do Nordestesemiárido, a partir do final dos anos1970, observou o início de uma mu-dança em seu perfil produtivo tradi-cional. Este se reduzia à prevalên-cia da produção de algodão e a práti-ca da pecuária (em geral pelosgrandes produtores) mais culturasde subsistência (levada a cabo pe-los pequenos produtores). Hoje,aquela economia se vê diante daintrodução da modernização agrí-cola - leia-se mecanização e uso deagrotóxicos - que tem provocado

uma mudança, não somente no per-fil produtivo, como também na pro-dução. Assim, deu-se a emergên-cia e ampliação do cultivo de: melão,abacaxi, mandioca, melancia ecana-de-açúcar. E, dessa cesta debens, o melão e a cana-de-açúcar se-riam os principais e mais repre-sentativos integrantes da agricul-tura moderna e/ou agronegócio -que produz principalmente para ex-portação -, contra os demais - quesão produtos de mesa, cultivadospredominantemente por agricul-tores familiares. Essa mudançapode ser observada a partir de da-dos contidos na Sinopse Estatísti-ca do Banco do Nordeste, de 2014.

Dessa maneira, embora aquelamoderna agricultura irrigada e-mergente - expressão do agronegó-cio do RN -, seja endeusada pelosseus ideólogos e imprensa em ger-al, é preciso relativizar esse podercriador de emprego e renda, obser-vando que ela pode ou não ser exi-tosa. Segundo dados coletados jun-to ao IBGE, entre 2006 e 2010, a fru-ticultura irrigada de Assú (RN) ex-portou, em 2010, aproximadamente10% (dez por cento) do que expor-tou em 2006. Em oposição, emBaraúna, as exportações mais doque dobraram. Este é um indícioda necessidade de novos estudosque busquem saber as razões doêxito de uma e do não êxito da out-ra. Portanto, essa evidência sug-ere que a defesa da agricultura mod-erna deve ser, no mínimo, rela-tivizada, ou ainda, melhor obser-vada. E, ainda sobre este tópico,deve-se lembrar que, é uma agri-cultura industrializada que exigemuitos recursos naturais parapoder produzir em escala que a-tenda a demanda comercial. Então,se há água em Assú (RN) para talrealização, pode ser que isso não o-corra necessariamente em Baraú-na (RN), tal como ocorre neste mêsde julho de 2015.

Nesse contexto, para se contra-por a uma produção de produtos quecontém sementes transgênicas(produzidas em laboratório) e pro-dutos com elevado teor de venenoquímico, surge a necessidade de es-tímulos a uma produção saudávelde alimentos, que, idealmente, podeficar principalmente a cargo da AF,tal como também defende o Movi-mento dos Trabalhadores Sem-Ter-ra (MST). Nesse sentido, nos diasatuais, devido à falta e/ou ausên-cia de regulação do Estado

brasileiro, não se sabe ainda a mag-nitude dos efeitos funestos, provo-cados pelos agrotóxicos, seja paraa saúde humana, seja para o meioambiente, tal como resumiu - re-centemente - a agrônoma FranPaula dos quadros da Federaçãode Órgãos para Assistência Sociale Educacional - FASE.

Todavia, neste quesito, tambémhá problemas com a AF, que nemsempre pode assegurar produção dealimentos totalmente saudáveis,uma vez que os produtos químicossão uma solução mais rápida decombate às pragas contra soluçõesambientalmente sustentáveis, quesão lentas e/ou mais trabalhosas,além de serem menos onerosas. E,em função disso, deve-se cobrar,também, uma conscientização dosagricultores familiares, após o ex-ercício de uma extensão rural maisefetiva divulgando a necessidadede redução no consumo desses pro-dutos que degradam a natureza.E, mostrar opções naturais e maisbaratas, tal como já existem ex-periências em todo o país.

Em síntese, a agricultura famil-iar existente no campo potiguar sedefronta com inúmeros problemas,desde naturais até econômicos. To-davia, a AF poderá se tornar umsetor viável “para reduzir a de-sigualdade no campo e assegurara produção de alimentossaudáveis”, caso possa contar - so-bretudo - com regulação do merca-do, por parte do Estado, em in-úmeros itens, tais como: crédito,comercialização, assistência téc-nica, etc. Em nível de RN, essa ori-entação poderá beneficiar, direta-mente, uma população aproxima-da de 700 mil pessoas, que viviamno campo potiguar no ano de 2010,segundo números do IBGE. Essemontante ainda não considera osimpactos sociais dessa medida, jun-to ao meio urbano. Portanto, essaé a amplitude e utilidade social demedidas que visem proteger a ex-istência e expansão de uma Agri-cultura Familiar.

Então, senhor Governador e de-mais autoridades agrícolas estad-uais, além de organismos de classee Universidades, vamos pensar edialogar sobre a atual situação daAF, de modo a poder propor e ain-da implementar medidas de ordempública que estejam orientadaspara a defesa desse importante seg-mento da economia agrícola po-tiguar.

E

RESUMO DAS NOVELAS

Os paramédicos levam Dandara parao hospital e Gael a acompanha. Duca rev-ela que Nat salvou Dandara e Karina pedeque a lutadora os acompanhe ao hospi-tal. BB e Lírio desconfiam quandoJoaquina entra em um carro com mo-torista. Dandara volta para casa. Karinaafirma a Pedro que não gosta de comem-orar seu aniversário. Delma se preparapara o encontro com seu pretendente vir-tual e estranha a demora do rapaz.

Malhação

Quinta (23/7)

Emília revela a Lívia que ela é netade Vitória. Felipe conversa com Massi-mo sobre vinhedos e Salomé o convidapara o chá que oferecerá a Vitória. Alexe Felícia combinam de brincar escondi-dos com Chico. Emília é operada às pres-sas. Melissa disfarça o desagrado com adecisão de Felipe em ficar em Campo-bello. Melissa e Dorotéia comentam so-bre a possibilidade de Alex não ser filhode Felipe.

Além do TempoBenjamin defende a permanência de Iz-

abelita na Pilartex. Clarice insinua que Maripode não ser filha de Tomás e exige que elafaça um teste de DNA. Sem saber que Ben-jamin é enteado de Gabo, Jávai conta parao arquiteto que foi o executivo da Pilartexquem deu sumiço em Grego. Tadeu senteciúmes de Lilica ao vê-la beijando Máximo.Gabo ameaça mostrar para Grego a gravaçãode seus encontros amorosos com Ximena,se ela não colaborar com o empresário.

I Love ParaisópolisDeus conversa com Arão e diz para o

hebreu ir ao encontro de Moisés, quevoltará ao Egito para libertar o seu po-vo. Joquebede diz a Oseias que ele pre-cisa se afastar de Ana, por ela ser filhade Apuki. Arão conta para sua família so-bre a conversa com Deus e deixa todossurpresos. Jetro acalma Zípora, que es-tá nervosa com o contato de Moisés comDeus. Zípora surpreende Moisés ao diz-er que irá partir junto com o marido.

Os Dez Mandamentos

Fernando explica que Geraldo passou bem pela cirurgia. Omédico que atendeu Diego explica que o garoto perdeu muitosangue e precisa de uma transfusão. Andreia e Junior dizemque são do tipo O, mas o médico explica que o garoto possui tiposanguíneo B, o que significa que um dos pais precisaria ter o tiposanguíneo B também. Junior discute com Andrea e vai tirar sat-isfação com Fernando, que confessa a falsificação do exame deDNA de Diego. Carol tira Junior da sala de Fernando. Andreapede desculpa para o doutor. Em casa, Junior diz para Carol queacabou se apegando a Diego e que Andrea brincou com os senti-mentos de todos. Mili leva Maria para rever Miguel.

Chiquititas

CERTAME - A Caern de-cidiu prorrogar por doisanos o concurso públi-co realizado em 2013para provimento decargos. O ato foi publi-cado no Diário Oficialdo Estado (DOE).

INICIATIVA - Todo tercei-ro domingo do mês asigrejas da diocese de Mos-soró promovem a campa-nha "Domingo da Solida-riedade". A ideia é arre-cadar alimentos e produ-tos de limpeza e higienepessoal para projetos so-ciais da diocese.

PRÊMIO - A professoraShirlene Santos, do De-partamento de Filosofiado Campus de Caicó, se-rá uma das homenagea-das pela Fapern, atravésdo prêmio Mulher Pes-quisadora. Ela será lau-reada na categoria Jo-vem Cientista.

PIS A Caixa Econômica Federal iniciou ontem o paga-

mento do PIS para os nascidos no mês de julho. Con-forme o calendário de pagamento, receberão o bene-fício este ano os nascidos entre julho e dezembro.

CAPACITAÇÃOO Sebrae-RN realiza a Oficina Sei Controlar o Meu

Dinheiro nos municípios de Riacho da Cruz, Lucré-cia e Frutuoso Gomes. O curso iniciou ontem e pre-tende capacitar cerca de 60 pessoas nas três cidades.

POSIÇÃO O prefeito interino Luiz Carlos anunciou apoio

aos servidores municipais em greve, mas na hora daação deixou a desejar. Em reunião realizada ontemcom a categoria, praticamente manteve a propostaanteriormente rejeitada pelos trabalhadores.

MOVIMENTO - A sessãoextraordinária da Câma-ra Municipal promete serbastante movimentadahoje. Representantes so-ciais preparam mobiliza-ção nas galerias durantea votação.

Page 6: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Polícia6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

Durante a ação, 31 pessoas suspeitas de serem integrantes de uma organização criminosa foram presas

PC cumpre 29 mandados de prisão em Caicó"Operação Dominó"

Nas primeiras horasde ontem, a Polícia Ci-vil do Rio Grande doNorte, com o objetivo decumprir mandados deprisão contra integran-tes de uma organizaçãocriminosa que agia nomunicípio de Caicó e emvárias outras cidades daregião do Seridó, defla-grou uma das etapas da"Operação Dominó". Aotodo, foram cumpridos29 mandados de prisãocontra pessoas suspei-tas de praticarem homi-cídios, roubos, furtos,tráfico de drogas e asso-ciação criminosa.

Segundo informaçõesrepassadas pela Delega-cia Geral da Polícia Civil(Degepol), entre os man-dados de prisão cumpri-dos, 21 foram executadoscontra condenados que jáestavam presos e oitomandados resultaramem prisões de suspeitosque viviam em liberdade.Além do cumprimento demandados, foi efetuada aprisão em flagrante deuma mulher por tráficode drogas.

O delegado LenivaldoPimentel, diretor-ad-junto da Diretoria de Po-lícia do Interior (D-PCIN), salientou que aSesed não mediu esfor-ços para que a operaçãofosse exitosa. "Diante daefetuação dos crimespraticados por esse gru-po,estamos aqui paramostrar que a Polícia Ci-vil prende e que vamos

Justiça manda soltar mulher acusadade furto por falta de prisão feminina

Absurdo

As investigações da"Operação Dominó" ini-ciaram em novembro de2014 com o intuito de de-sarticular um grupo decriminosos que ditava or-dens de dentro de presí-dios do RN para a práti-ca de crimes na região deCaicó.

A primeira etapa daoperação aconteceu emjaneiro deste ano e foi ba-tizada com o nome de "Pi-râmide". "Nós descobri-mos que o grupo tem apro-ximadamente 44 pessoasenvolvidas e que os prin-cipais articuladores mes-mo estando detidos, noPresídio de Alcaçuz, noPresídio Provisório Rai-

mundo Nonato, na Peni-tenciária Estadual do Se-ridó e no Complexo Pe-nal Estadual AgrícolaMário Negócio, estavamcomandando as ações cri-minosas", revelou o dele-gado Helder Carvalhal,titular da 3ª DelegaciaRegional de Caicó.

As prisões dos inte-grantes do grupo, quegravaram vários vídeoscomemorando crimes, co-meçaram a ser efetuadasdesde fevereiro. A PolíciaCivil já conseguiu pren-der 22 suspeitos de par-ticiparem da organizaçãocriminosa e apreendeusete adolescentes en-volvidos nos crimes.

Presos em flagrante

Foram presos em flagrante, ontem:- André Santos Lopes da Silva, o "Mimoso";- Tiago Santos Lopes da Silva, "Tiago Baiano";- Jorge Ivan Martins Pereira;- Thalyse de Assis Miranda;- Wellington Epifânio de Andrade;- Caio Eduardo Oliveira dos Santos;- Karla Michele Santos de Melo;- Mateus Limeira de Azevedo; - Pedro Henrique Mayalyson Santos Pereira

Investigações apontamque presos ditavamordens de crimes dedentro das prisões

Na tarde da últimaterça-feira, a Justiçaapodiense mandou sol-tar uma mulher que es-tava presa, acusada defurtos no mercado públi-co, por não ter vagas nasunidades prisionais.

Segundo informa-ções da Polícia Civil, aacusada já responde poroutros delitos, em ou-tras quatro cidades daregião. A ordem de sol-tar a presa partiu da jui-za Kátia Guedes, titularda Comarca do Apodi,que na sua decisão ex-plicou se tratar de umcrime leve, não pesouem nada na sentença."Se fosse um crime maisgrave, como homicídio,

por exemplo, a decisãoseria a mesma", desta-cou.

Para a magistrada,a soltura da mulher sedeu devido a cidade nãoter um local adequadopara abrigá-la e que afalta de unidades prisio-nais femininas é umproblema enfrentadoem todas as cidades doRio Grande do Norte.

Em todo o Estado,apenas três unidadesrecebem mulheres deti-das provisoriamente: oCentro de Detenção Pro-visória(CDP) femininode Parnamirim, naGrande Natal; a Peni-tenciária Estadual doSeridó, em Caicó; e o

Câmara Municipal éalvo de investigaçãodo Ministério Público

Em Apodi

Uma ação conjunta doMinistério Público doRio Grande do Norte e daPolícia Militar, no finalda tarde da última terça-feira, apreendeu váriosdocumentos na CâmaraMunicipal de Apodi. OMP investiga superfatu-ramento nas despesas daCasa, depois que denún-cias foram feitas indi-cando as irregularida-des.

A ação foi coordena-da pelo promotor de jus-tiça Sílvio Brito, titular

da Promotoria Públicado Apodi, que deu cum-primento a um manda-do de busca e apreensãoexpedido pela Justiçado Rio Grande do Nor-te.

As apreensões serãousadas em um inquéri-to criminal que apura osuperfaturamento dedespesas. Foram recolhi-dos documentos, anota-ções e um malote com in-formações contábil e fi-nanceira.

Durante a ação, foi ne-

cessário arrombar algu-mas portas e gavetas quenão puderam ser abertaspelos policiais militaresque davam suporte àoperação. O promotorSílvio Brito explicou quejá existia uma investiga-ção sobre o superfatura-mento e que a investiga-ção criminal foi um des-dobramento dos fatosconstatados pelo MP. Aoperação contou comapoio do Grupo TáticoOperacional (GTO) doApodi.

Presos durante a “Operação Dominó”

prender todos aquelesque estão envolvidos comesta organização crimi-nosa", destacou a dele-gada Sheila Freitas, ti-tular da Divisão Espe-cializada de Combate aoCrime Organizado (Dei-cor).

A operação foi coorde-

nada pela Delegacia Mu-nicipal de Polícia Civil deCaicó e teve apoio da Po-lícia Militar e do helicóp-tero Potiguar 1, da Secre-taria Estadual da Segu-rança Pública e DefesaSocial (Sesed). Participa-ram da ação aproxima-damente 160 policiais,

entre civis e militares. APolícia Civil enviou equi-pes de delegacias espe-cializadas de Natal eequipes de delegacias re-gionais e municipais. APolícia Militar partici-pou com grupos especia-lizados e outros oriundosde equipes táticas.

Degepol

Complexo Penal Es-tadual Agrícola Má-rio Negócio (C-PEAMN), em Mosso-ró. Na capital, o Com-plexo Penal EstadualJoão Chaves é parapresas condenadas.

Acusada de furto é solta

Page 7: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Da semana passada até hoje, com apoio do jornalistaFidel Nunes, sempre antenado, divulgamos cincomossoroenses que se destacam no esporte no Brasil e fo-ra do país. Tivemos ciclistas, caratecas, árbitros de artesmarciais e, mais dois nomes vitoriosos no mundo das lu-tas. É o retrato, repito mais uma vez, que temos talento,só falta apoio mais consistente. Público e privado.

Mossoroense faz história e conquista segundo cinturão no Limo Fight ChampionshipCampeão

Vendendo fantasia. As investigações, com al-gumas prisões, que já alcançou grandes em-presários, políticos importantes e agora parecehaver chegado pra valer no futebol, precisa serampliada para algumas entidades que vendemfantasia de organizadas, mas se afogam em ummar de falta de competência, responsabilidadee respeito por seus filiados ou, aqueles que ten-tam se filiar. Isso vale para entidades de classeimportantes. O país, que vive um momento dotipo, passa o rodo nos administradores ou diri-gentes descomprometidos, precisa ampliar oleque de alcance destas ações que tem como ob-jetivo moralizar a nação, via suas instituições,sejam públicas ou privadas. Você faz a sua parte,mas, se do outro lado a recíproca não for ver-dadeira, o prejuízo estará posto.

Elas estão com tudo no Pan de Toronto. As atletasbrasileiras se aproximam da metade de todas as medal-has conquistadas pelo Brasil no Canadá. Os atletas ma-chos que se cuidem, pois as meninas estão chegandorapidamente à meta de 50% de todas as medalhas. Al-iás, como foco, o Brasil tenta voltar de Toronto superan-do as 141 conquistadas em 2011.

BOTAFOGO-RJ muda de treinador, mas não segurajogadores. Assim fica difícil.

ONTEM, em amistoso, treinador Toninho teve oportu-nidade de avaliar o ABC. E agora?

GANSO continua no São Paulo.Time recusou propostaamericana.

ACABOU o boicote. Craque Falcão e seus orientadosvoltam à seleção de futsal.

AVALIAÇÃOTomando como base aquilo que

foi dito no site do Potiguar, pareceque sua comissão técnica anda sat-isfeita com o rendimento da equipeno Campeonato Estadual Sub-19.O importante é que os novos tal-entos continuem recebendo boascondições de trabalho, já que o fo-co central é revelar jogadores e, tí-tulo, por enquanto, é consequên-cia, ou seja, se vier, melhor, masnão tem pressão por isso.

RETORNOSe o time vai bem em campo, o

retorno é certo nas arquibancadase, consequentemente, na bilhete-ria. Por isso, o Fortaleza, na SérieC, foi o time que mais arrecadouna temporada 2015, até o mo-mento. É o resultado da boa cam-panha do “Tricolor do Pici” em sualuta de conseguir o acesso para dis-putar a Série B do CampeonatoBrasileiro. A arrecadação brutanos jogos do Fortaleza é de R$452,5 mil, sem computar o jogoem que venceu o Botafogo-PB por3 a 0. Público médio de 9.636 milpor partida.

TRABALHOPreso na Suíça como parte da

investigação de corrupção no fute-bol, o brasileiro José Maria Marinrecebeu proposta de trabalho, tu-do para ocupar o tempo na cadeia.Lhe foi oferecido um trabalho deetiquetagem para o serviço dos cor-reios ou, assistente de cozinheiro.Isso é bom, o trabalho, como dizem,dignifica o homem.

DESTAQUES

O lutador mossoroen-se Amaury Júnior fez his-tória no fim de semana aoderrotar Jefferson Spiderpor decisão unânime e con-quistar o segundo cinturãodo Limo Fight Champions-hip (LFC). O evento acon-teceu no Ginásio Munici-pal de Morada Nova-CE.Antes do combate, Amau-ry já era dono do título dacategoria galo, até 61 kg.Agora, o mossoroense daequipe Brazilian TopTeam (BTT) também é do-no do cinturão do peso-pe-na, até 66 kg.

Essa é a primeira vezque um nordestino conse-gue manter dois cinturõesda mesma organização emcategorias diferentes. O

LFC é considerado o prin-cipal evento de MMA doNordeste e um dos prin-cipais do Brasil. Com doistítulos em mãos, AmauryJúnior vai ter muito tra-balho pela frente, poismuitos adversários vãoquerer os seus cinturões.

Confira os resultadosdas lutas do LFC 16:JoséMaria "No Chance" ven-ceu Edson Jabá por deci-são unânime (cinturão in-terino peso-mosca); Mar-cos Babuíno venceu Pau-lo Guerreiro por nocautetécnico (desistência) no 1°round. Amaury Júniorvenceu Jefferson Spiderpor decisão unânime (cin-turão peso-pena). Augus-to Matias venceu Iamik

Furtado por finalização(triângulo) no 2º round.Epaminondas Jr. venceuGeilson Souza por nocau-te técnico (desistência) aos3:33 do 2º round. MabellyLima venceu Débora Oli-veira por decisão unâni-me. Júnior Desequilibra-do venceu Pedrão Ivo pornocaute técnico (desistên-cia) no 3° round. Íta-lo Camaleão venceu Alanpor finalização no 1º roun-d. Evandy Badboy venceuFabrício Ganso por fina-lização (guilhotina) no 3ºround. Lucas Amorimvenceu Diego Tubarão porfinalização no 1º round(triângulo).Pintinho fina-lizou Fabrício Nascimen-to no 3º round.

Amaury Júnior agora acumula as categorias galo e pena

Em evolução, Potiguar tem defesa como destaque no Sub-19É um paredão. A defe-

sa do “Time Macho” é a me-lhor do grupo A e a segun-da melhor do Estadual. Osnúmeros mostram que otime é um dos menos va-zados da competição, comapenas cinco gols sofridosem cinco jogos disputados.Dos cinco gols sofridos pe-lo alvirrubro, sua rede foivazada em apenas três jo-gos: contra Santa Cruz vi-tória 3 a 2, na derrota proAmérica/RN por 2 a 1 e naúltima partida contra oPalmeira de Goianinha,por 1 a 1.

Além das belas atua-ções do goleiro Yuri, ou-tro destaque no setor de-fensivo do clube é o za-gueiro Marinho, que é ca-pitão do “Time Macho”."Acho que se temos essamédia boa na defesa é por-que isso vem começandolá do ataque, marcandoajudando na defesa todomundo, cumprindo o de-ver tático. A partir daí vãoaparecendo às caracterís-ticas individuais no de-correr do campeonato",observa Marinho.

Com uma média de 8

desarmes por partida, ojogador é uma peça fun-damental pro treinadorEdinho Cardoso. Cientedisso, Marinho mostrouque não está para brin-cadeira: "Trabalho forte eme dedico todos os dias,procuro sempre melhorare não me acomodar. Vejoque no decorrer das par-tidas estou conseguindodesempenhar meu me-lhor papel e procuro sem-pre me destacar nos jo-gos". Finalizou. (Fonte: si-te potiguardemosso-ro.com.br).

Ataque nãodecepciona, naavaliação dopróprio clube

Paredão

Se na defesa osnúmeros trazem uma boaapresentação para o Po-tiguar, no setor ofensivoos números também nãodecepcionam. São 5 gols,marcados pelos ata-cantes: Thiago (2), Jef-ferson, Neto e Jú (1 gol ca-da). E se depender da mo-tivação do grupo, essenúmero ainda pode au-mentar significativa-mente até o fim da com-petição.

O Potiguar está em 4°lugar no grupo A, são 6pontos, 1 vitória, 3 em-pates e apenas uma der-rota na competição. Nes-ta sexta-feira (24) o “TimeMacho” viaja a SantaCruz para enfrentar otime na casa no estádioIbelezão, às 15 horas,onde tem a missão devencer o vice-líder docampeonato o SantaCruz/RN com 10 pontos.

Nos confrontos contraa equipe da região doTrairi o alvirrubro levavantagem no certame dacategoria sub-19. Na úni-ca vez em que se en-frentaram, abrindo ocampeonato em seu 1ºturno, tendo como localo estádio Nogueirão emMossoró, a vitória foi doPotiguar, pelo placar de3 a 2, o que deve forçar otricolor jogar no ataqueamanhã, para tentar de-volver a derrota. (Com in-formações do site poti-guardemossoro.com.br).

RESPEITO SERIA O SUFICIENTE

Quando existe respeito, mesmo entre competidores oupartes divergentes, desnecessário se faz recorrer aos pa-péis para assinar acordo ou pactos. Quando a vaidade é maisforte, e some o respeito, de nada vai adiantar recorrer aospapéis para acordo ou pactos. Punição, existem leis postasnos papeis para diminuir ou, repelir por completo.

O parágrafo acima é para ilustrar a informação deque os pilotos Lewis Hamilton e Nico Rosberg, de Fórmula1, teriam assinado um pacto para evitar polêmicas entreos dois na pista. Se na pista vencer, dentro das regraspostas, aquele que melhor aproveitar a situação, nenhumproblema existirá. A questão é a vaidade e o dinheiroque transcendem a disputa esportiva. Nesse ponto, temsempre alguém querendo atropelar o outro. Respeitomútuo seria o suficiente.

ELAS

Esporte 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Amaury Junior (esq.) com o cinturão de campeão.

Zagueiros se destacam no alvirrubro

SÉRGIO OLIVEIRA

[email protected]

Esportivo

cedida/divulgação

Yran Victor/assessor Potiguar

Page 8: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

Social8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

ILUSTREO compositor Jards Maca-

lé é uma das presenças con-firmadas na 6ª. edição doFestival Literário da Pipaque acontecerá nos dias 6,7 e 8 de agosto. Autor de tri-lhas sonoras para cinema eteatro e, de músicas íconesque marcaram as gerações60's e 70' como Vapor Bara-to e Movimento dos Barcos.Vale conferir!

CONFIANTEPra não ser pega de sur-

presa, a ex-prefeita CláudiaRegina Azevedo trabalhanomes que comporão umprimeiro escalão, imprová-vel mas não impossível, naPrefeitura de Mossoró. No-mes que já estiveram com-pondo a equipe no seu qua-se um ano à frente do Exe-cutivo Municipal estão nalista de prováveis secretá-rios. Outros, não. CláudiaRegina acredita que a deci-são do TSE, já em agosto, areconduzirá ao cargo parao qual foi eleita.

@ Mudam de idade hoje e recebem oscumprimentos da coluna: Célia Pinheiro,André Rosado, Sônia Paiva, ThábataMendes,Leila Torquato e Euzim Alves dosSantos. Parabéns!

@Dayvid Almeida e Giannini Alencarestarão juntos no palco da Noite das Ami-gas amanhã, 24, no Tenda Music Club.

@ Que mossoroenses gosta de umbarzinho é fato. Pois irão se deliciar como Matuto Lounge Bar que tem inauguraçãomarcada para o dia 1º de agosto.

@ Vá, Coloque um Vigia, o livro perdi-do da escritora Harper Lee( O Sol é paraTodos) consegue a façanha de desbancarGrey, da série erótica Cinquenta Tons deCinza, da primeira posição entre os maisvendidos.Na primeira semana,a publicaçãovendeu 1,1 milhão de exemplares.

@Comemorações em torno daaprovação da primeira fase do Examede Ordem (OAB) pontuaram a semanain Facebook.

@A versão10 do sistema operacionalWindows estará disponível no próximo dia29. #expectativa.

"Dolcefarniente"de Daniel VictorFerreira e Catari-na Alves.

Thábata Mendes,aniversariante do dia.

Christianne

Tibério

Telefone: 84 9194 5192Telefone: 84 9194 5192

Page 9: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Casos envolvendo motocicletas foram mais de 70% do total de atendimentos na unidade hospitalar

O Hospital RegionalTarcísio Maia (HRTM)divulgou balanço ofi-cial com o número deatendimentos a aci-dentados no trânsitodurante o primeiro se-mestre deste ano. Deacordo com os dadosapresentados, foramregistrados 3.566 aci-

dentes entre janeiro ejunho deste ano, o querepresenta uma médiade quase 20 acidentespor dia.

O levantamentoaponta que do total deacidentes, 2.629, ou73,75%, envolveramcondutores de motoci-cletas e motonetas.

Ainda destacam-se osacidentes de carro(423 casos) que repre-sentaram 11,86% donúmero de atendimen-tos e os atropelamen-tos (165), que foram4,62% do geral. Aindaforam listados os aci-dentes envolvendo bi-cicletas (127 casos),

capotamentos (89) eincidentes com veícu-los de tração animal(17).

O balanço avaliaque os homens são delonge os principais per-sonagens dos aciden-tes de trânsito em Mos-soró. Dos casos levan-tados, 2.505 ou 70,24%

do total envolvem con-dutores do sexo mascu-lino, as mulheres, porsua vez, estiveram en-volvidas em 1.061 aci-dentes, o que represen-ta 29,76%.

A faixa etária maisenvolvida com os aci-dentes no trânsito foia de condutores com 18

a 40 anos, que regis-trou 2.245, um equiva-lente a 62,95% dos ca-sos. Em seguida, mo-toristas com mais de41 anos foram respon-sáveis por 132 aciden-tes ou 24,40%, condu-tores menores de ida-de participaram de 60casos (11,09%).

BalançoHRTM atende em média 20 vítimas de acidentes por dia

COTIDIANOQUINTA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2015 PROBLEMA

Usuários reclamam de falta profissionais paraaplicar vacinas em UBS

PÁGINA 3

O número de acidentesregistrados pelo HRTM per-maneceu tão alto quanto osdados registrados pelo hos-pital no ano passado. Apesardas inúmeras campanhas desegurança no trânsito e do en-durecimento da fiscalizaçãonas estradas, mais de 3.500

condutores se envolveram emum caso em frente ao volanteeste ano.

No ano passado os dados dohospital mostram que entreos meses de janeiro e maioforam registrados atendi-mentos de 3.439 vítimas deacidentes de trânsito. Os

números mostravam que asocorrências com motos lider-aram as estatísticas no perío-do com 2.593 casos, corre-spondente a 75,53% do quan-titativo total.

Durante todo o ano de2014, o número de atendi-mentos no HTRM a vítimas

de acidentes de trânsito foi de7.807, 176 casos a mais do queem 2013. O maior número deatendimentos no ano passa-do se deu com envolvidos emacidentes de moto (5.802,),seguido por acidentes de car-ro, 928 registros. Acidentesenvolvendo motocicletas cor-

responderam a 73,34% do to-tal de atendimentos no hos-pital.

O hospital atende ascidades de Mossoró, Baraúna,Assú, Upanema, Areia Bran-ca, Governador Dix-septRosado, Apodi, Martins,Umarizal e Grossos.

Número de acidentes mantém média registrada no ano passado

Acidentes envolvendo moto representam maioria dos atendimentos desta natureza no HRTM

Page 10: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Interligação do poço da Caernna praia de Upanema podeser concluída antes do prazo

Gerais2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

RegionalizaçãoDando continuidade

ao processo de regionali-zação da saúde no RioGrande do Norte, os mu-nicípios de Caicó e Paudos Ferros realizam en-contros para discussãoda Rede Regional deSaúde do Seridó e AltoOeste. Em Caicó a reu-nião aconteceu ontem, eem Pau dos Ferros ocor-rerá hoje.

Participação Participam os secre-

tários municipais desaúde, técnicos das se-cretarias municipaisresponsáveis pelas re-des temáticas, profis-sionais das universida-des, além de prefeitos evereadores. A conduçãodas reuniões fica a car-go das próprias Unida-des Regionais de Saú-de Pública (Ursaps) já aSesap tem o papel deapoiadora institucio-nal.

SiteA Companhia Docas

do Rio Grande do Nortelançou seu novo site, maismoderno, interativo e fá-cil de navegar. O novoportal foi redesenhadopela Quadra Digital. Olançamento do novo sitefaz parte do processo demodernização pelo qual aempresa vem passando, eatende as normas do Go-verno Federal, atravésdos Ministérios de Portose Comunicação.

FormatoO novo projeto amplia

sua área de atuação, comoferta de serviços maismodernos e adequadosàs necessidades atuaisdos cidadãos e das em-presas, principalmentena área digital. O portal,que pode ser visto emportuguês, inglês e espa-nhol, ainda interliga apresença dos feeds da pá-gina da Codern no Face-book, Twitter e Youtube.

Aniversário Ontem foi dia de festa para Larissa Rosado que

recebeu o calor dos admiradores durante todo o dia,de forma paralela a atitudes condenáveis que mos-tram o quanto a política é injusta e cruel. Que a so-ciedade possa fazer julgamentos cada dia mais jus-tos e seletivos das articulações executadas com ointuito de anular lideranças. Respeito é básico emtudo na vida, até mesmo em ambientes nas discor-dâncias.

ErroA Câmara Municipal de Mossoró cometeu um er-

ro grave ao divulgar detalhes dos projetos que se-rão apreciados em sessão extraordinária marcadapara hoje. Num primeiro momento destacou queseria votado um reajuste, num segundo, um subsí-dio. E neste clima o projeto será apreciado em ses-são agendada para hoje que deverá ser marcadapor polêmica.

om objetivo de promover ações conjuntasde apoio à agricultura e ao agronegócio, aSuperintendência Regional da Compan-hia Nacional de Abastecimento (Conab) no

Rio Grande do Norte firmou Termo de Cooper-ação Técnica com os órgãos estaduais de agri-cultura e inspeção rural. O termo foi assinadona Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuáriae Pesca (Sape), com a presença de representantesdos demais órgãos envolvidos: Instituto de As-sistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grandedo Norte (Emater/RN) e Instituto de DefesaAgropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn).Entre as atividades conjuntas previstas na parce-ria estão ações de certificação do cadastro do Pro-grama de Vendas em Balcão, pesquisas e levan-tamentos de safras agrícolas, coleta de preços,acompanhamento dos programas de apoio àagricultura familiar e oferta de espaço físico paraestocagem de produtos agrícolas durante a re-forma das unidades armazenadoras da Conab.

CCooperação

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Prazo estipulado para execução do projeto da adutora é de 180 dias

Areia Branca

Começam obras de readequação de prédio deescola para instalação do Campus da Uern

Em Caicó

AREIA BRANCA - ACompanhia de Águas eEsgotos do Rio Grande doNorte (Caern) avança comas obras de instalação dosistema adutor que cana-lizará a água do poço 2, lo-calizado no conjunto San-ta Amália, na praia deUpanema, para o reserva-tório elevado da compa-nhia, onde está instaladoo poço que abastece a zo-na urbana.

O prazo estipulado pa-ra execução do projeto daadutora é de 180 dias, in-cluindo a abertura de va-la por onde passa a tubu-lação e a interligação dosistema aos dois poços.Mas pelo ritmo dos servi-

ços, a empresa responsá-vel poderá entrega a obraantes do prazo determina-do.

A obra está completan-do um mês (foi iniciada nodia 26 de junho) e já foi con-cluída quase a metade darede encanada. Os servi-ços estão sendo supervi-sionados pela técnica daCaern, Carla Fernanda, etodo o projeto está orçadoem R$ 1,28 milhão.

De acordo com a Caern,a interligação do novo po-ço ao reservatório da ci-dade viabilizará a ofertade uma reserva de 220m³/h de água para a po-pulação.

Há cerca de 40 anos, a

cidade de Areia Branca éabastecida por apenas umpoço. Segundo explica o ge-rente de Projetos daCaern, engenheiro Ricar-do Varela, isso deixava apopulação em situação derisco, caso qualquer im-previsto acontecesse e for-çasse a suspensão do abas-tecimento com a água dopoço. "Por isso, a Caern ce-lebrou um convênio como Governo Federal paraque um novo poço funcio-nasse como garantia doabastecimento", frisou Ri-cardo Varela.

O novo poço, localiza-do na praia de Upanema,vai ser agora interligadoao reservatório da cidade,

com a implantação de3.620 metros de tubulaçãode 300mm.

Além da interligaçãodos poços, a Caern estu-da a possibilidade de umdeles alcançar outras lo-calidades do município, co-mo Santa Amália, Upane-ma de Cima, Upanema doFarol, Paraíso, Pedrinhas,Arraial e Baixa Grande.

O governo municipaldefende que a água daadutora beneficie tambéma zona rural, especifica-mente para abastecer Pe-drinhas e a vila-praia deBaixa Grande, solucio-nando o problema da es-cassez de água nessas lo-calidades.

CAICÓ - Começaramas obras de readequaçãodo prédio da antiga Esco-la Joaquim Apolinar, emCaicó, onde irá funcionaro Campus Avançado daUniversidade do Estado doRio Grande do Norte(Uern). Na segunda-feira,20, o vice-reitor da institui-ção, professor Aldo Gon-dim, visitou a obra, juntocom equipe técnica daUern e o engenheiro civilJosé Augusto de FreitasRêgo, diretor da empresavencedora da licitação.

O professor Aldo Gon-dim informou que serãorealizados serviços estru-

turais, pintura, restaura-ção da parte elétrica e dosbanheiros. "Iremos deixaro prédio pronto para rece-ber a estrutura do campus.Um bloco será reformado,para receber as seis salasde aula que hoje funcio-nam na estrutura do Ca-ic, banheiros e a bibliote-ca, além da administra-ção", explicou.

O prefeito Roberto Ger-mano também acompa-nhou o início da obra. Eleapoiou a iniciativa detransferir o campus daUern para a estrutura daescola que não era maisutilizada, inclusive no pro-

cesso de transferência deposse do terreno que per-tencia à prefeitura, paraa Uern. "A gente entendeuque era importante desig-nar esse espaço para aUern e ter condições deoferecer uma melhor edu-cação para os alunos e me-lhor comodidade para osprofissionais. É uma con-quista não só para a Uernmas para toda a populaçãode Caicó e do Seridó", afir-mou o prefeito.

O diretor do Campus deCaicó, professor Álvaro Li-ma, expressou o sentimen-to dos professores e alunosdo Campus com o início

da obra. "Está sendo a con-cretização de um sonho,principalmente em verque a obra iniciou em umritmo acelerado. Estamosansiosos para poder final-mente ter nosso espaçopróprio em Caicó", disse odiretor.

Atualmente o CampusAvançado de Caicó funcio-na com os cursos de Enfer-magem, Filosofia e Odon-tologia, além do curso deGestão Pública, em parce-ria com a Escola de Gover-no. O prazo para a conclu-são da obra é de 120 diase o investimento de R$274.333,62.

AVISO DE LICITAÇÃOO Município de Taboleiro Grande/RN, por intermédio do Presidente da Comissão Permanente de Licitação, torna públi-

co que às 15:00 horas do dia 10 de agosto de 2015, fará realizar licitação na modalidade TOMADADE PREÇOS Nº 2/2015-0002, tipo menor preço global, sob o regime de empreitada por preço unitário, para contratação de empresa especializa-da na prestação de serviços de Engenharia Civil, visando proceder à execução dos serviços de roço e limpeza das faixasde domínio de estradas vicinais do Município de Taboleiro Grande, conforme especificações técnicas e quantitativos e preçosconstantes do Projeto Básico, Anexo I do Edital, de conformidade com o que determina a legislação vigente, a realizar-sena Sala da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN.

O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alteraçõesposteriores que lhe foram introduzidas.

O Edital e seus Anexos se encontram à disposição dos interessados na Sala da Comissão Permanente de Licitação, lo-calizada na Avenida Alexandre Soares, nº 96, Centro, Taboleiro Grande/RN, a partir da publicação deste Aviso, no horáriode expediente.

Taboleiro Grande/RN, 23 de julho de 2015.

_______________________Andreilton Alves de Souza

PRESIDENTE DA CPL

Page 11: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Gerais 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Executivo reafirma proposta de aumento salarial de 6,41%, dividida em parcelas

Nova rodada de negociação foi realizada ontem

PMM propõe reduzir parcelas de reajustedos servidores de quatro para seis meses

Negociação

Representantes do Sin-dicato dos Servidores Pú-blicos Municipais de Mos-soró (Sindiserpum) e daOrdem dos Advogados doBrasil (OAB), subseçãoMossoró, se reuniram on-tem com o prefeito emexercício Luiz Carlos pa-ra falar da greve da cate-goria. A administraçãomunicipal reafirmou aproposta de reajuste sa-larial de 6,41% aos traba-lhadores, alterando ape-nas o parcelamento do au-mento para quatro parce-las em vez de seis.

A presidente do Sindi-serpum, Marleide Cunha,afirma que a propostaapresentada pela PMMnão atende às reivindica-ções da categoria, que plei-teia aumento de 13%, se-melhante ao concedido aosprofessores municipais es-te ano. Ela conta aindaque, com o aumento par-celado em quatro vezes, acategoria só receberia o sa-lário totalmente ajusta-do em novembro desteano.

Assessoria

Problema

Usuários reclamam que não há profissionaispara aplicar vacinas na UBS do Bom Jesus

Moradores do bairroBom Jesus reclamam dafalta de médicos e profis-sionais para aplicar vaci-nas na Unidade Básica deSaúde (UBS) Doutor An-tônio Soares Júnior.Usuários relatam passarpor peregrinação em bus-ca de vacinação devido àfalta de profissionais nasunidades, ocasionada pe-la greve dos servidores pú-blicos municipais, que jádura 53 dias.

"Procurei a UBS parafazer meu pré-natal, masfui informada que não hámédica disponível por

causa da greve. Estou gas-tando com consultas e te-nho medo de, por não fa-zer o pré-natal na UBS dobairro, também não pos-sa fazer meu parto peloSistema Único de Saúde(SUS)", disse a moradoraWanessa Rodrigues.

A diretora da UBSDoutor Antônio SoaresJúnior, Andréia Fernan-des, afirmou que o proble-ma da falta de médico naunidade foi causado pelagreve dos servidores. Elaconta que só há uma equi-pe do Programa de Saú-de da Família (PSF) aten-

dendo no local. Entretan-to, ela afirma que há umaenfermeira disponível naUBS e que as gestantespodem procurar a unida-de às terças-feiras para fa-zer o acompanhamentopré-natal.

Questionada sobre asuspensão na aplicação devacinas nas UBSs, a as-sessoria de comunicaçãoda Secretaria Municipalde Saúde informou que oproblema foi ocasionadopela falta de enfermeirasnas salas de vacina, con-forme determina o Conse-lho Regional de Enferma-

gem do Rio Grande doNorte (Coren/RN).

"Com os enfermeirosafastados devido à greve,as salas de vacina de al-gumas UBSs tiveram deser fechadas, mesmo ha-vendo técnicos de enfer-magem habilitados. Noentanto, a população po-de procurar as unidadesdos bairros Alto da Con-ceição, Abolição I e II, edo Sumaré, além da Ma-ternidade Almeida Cas-tro, onde foi montadoponto de vacinação emer-gencial", informa a asses-soria em nota.

Pleito

Professores da Uern elegem diretoria sindicalA Associação dos Docen-

tes da Universidade do Es-tado do Rio Grande do Nor-te (Aduern) realizou ontemeleição para a escolha desua nova diretoria. O plei-to, que foi realizado simul-taneamente em todos oscampi, referendou o nomedo professor do Departa-mento de História (DHI),Lemuel Rodrigues, que era

candidato único, como no-vo presidente da Aduern.

Compareceram às ur-nas em Mossoró persona-lidades importantes pa-ra a trajetória da Univer-sidade, como o padre Sá-tiro Cavalcante Dantas,ex-reitor da Uern; o docen-te Lúcio Ney, duas vezespresidente da Aduern; eo reitor Pedro Fernandes,

que estiveram na sede daAduern logo pela manhãpara sufragarem seus vo-tos.

A chapa "Valorizar e nãoPrecarizar o Trabalho Do-cente" ainda conta com osdocentes Gautier Falconie-re (vice-presidente); Alci-van Nunes Vieira (secretá-rio); Patrícia Barra (se-cretária-adjunta); Alex-

sandro Donato (tesourei-ro); Josenildo Morais(tesoureiro-adjunto); Alys-son Mendes (diretor de cul-tura, esporte e lazer); JoãoLima (diretor-adjunto decultura, esporte e lazer);Francisco Otília Neta (di-retora do setor de aposen-tados) e Raimundo Braz(diretor-adjunto do setor deaposentados).

"Os trabalhadores jávem tendo perdas salariaispela falta de reajuste esteano. Ao finalizar o aumen-to em novembro, a Prefei-tura vai fazer a categoriater perdas ainda maioresporque terá passado qua-se o ano todo com saláriodefasado. Esta reunião

serviu para deixarmos cla-ro que falta o prefeito cum-prir o acordo firmado nagreve da saúde do ano pas-sado", disse a presidente.

Marleide Cunha afirmaque o prefeito em exercí-cio se comprometeu em en-viar, até a próxima sema-na, proposição ao sindica-

to para os pontos do acor-do firmado durante a gre-ve do ano passado, como aantecipação da data-basepara o mês de março. Ho-je, após caminhada de pro-testo, os servidores devemse reunir para discutir o re-sultado da reunião de on-tem na PMM.

Page 12: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

É para nossa eterna guerreirinha Larissa Rosado que cantamos e desejamos

feliz aniversário pela sua data!

Qun

tes

e Fr

ias

[email protected]

Fernandes

Por trás de umagrande e lindafesta existesempre umagrande equipe.Parabéns sem-pre aos grandesprofissionaisWalterlin Lopes,Fausto Maia, Ed-uardo Kennedy,KarenineFernandes , So-corro Paiva,Luzete Andrade,Heronildo eLiane Perreira.

As empresárias Lucienide Dias,Leleta Ferreira e o esposo Antonio

sempre em destaque na nossa sociedade.

NOSSA ESTRELINHA Hoje às 15h, na Rede Re-

cord, vamos assistir os JogosPan-Americanos em Torontona modalidade Karatê, ondenossa estrelinha Aline dePaula representará nossoBrasil e estaremos aqui natorcida.

VAMOS SEXTAAmanhã a Tenda Music

volta com dois nomes consa-grados em Mossoró. DayvidAlmeida e Giannini Alencarfazem a festa até o amanhe-cer. E pra abrir a pista o DjJuninho quebra tudo com asmelhores da música eletrôni-ca. E não esqueça que mulheracompanhada de uma ami-ga só paga R$10 até a meia-noite. Noite das Amigas, che-gue cedo e garanta entrada.

A ORDEM É Ser feliz, fazer feliz, sen-

tir feliz e espalhar a tal da fe-licidade sempre!!!

Social4 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

A visita da cegonha dessa vez foi parao casal Narjara Souza e Flavio Massad.

Segundo patrulheiros, Grace Torquatoe Marina Fagundes passaram por ajustesna silhueta e nos próximos dias aparecerãocom os corpinhos de Barbie e mais lindas

Estão na nossa listinha de aniversari-antes Larissa Rosado, Bruno Garcia, Vi-viane Teodoro, Wanderlânia Lima,Frederico Rosado,Thabata Mendes,Cris-tianny Cardoso, Nildo Nunes, AndréRosado,Everton Nascimento,Pedro Hen-rique Amorim, Melina Carlos e Yara Celi,Jota Ribamar, e Aglair Abreu.

Reatadíssimos o casal Nazareh Gurgele Italo Maia só curtindo o filho lindo Matheus.

E todo cardápio para o casamento deLorna Rosado e João Marcelo tem sidopreparado pela mamãe dele Socorro Pai-va que, com todo requinte, tem recebidomuitos elogios por onde passa.

Tereza Fernandes foi recepcionadapelas amigas com um grande jantar nasua casa no último domingo depois de par-ticipar durante três dias do Cursilho deCristandade.

No mundo fitness encontramos comdr. Halisson Castro, Vilmar Segundo,Diego Couto, Eveline Soares, RafaelaFormiga e Lorena Medeiros já no proje-to verão 2016.

Já mudou o estado civil para namoran-do com Roberto Morais e de sorriso maisescancarado para a vida a apresentado-ra Liliam Martins.

Uma imensa tranquilidade, paz deespírito sinto sempre que encontro comYogo Rosado.Suas verdadeiras palavrasnos engrandecem como ser humano.Obrigada e parabéns por neste mundotransmitir o que mais estamos precisan-do. PAZ!

Pelas lentes de Ricardo Lopes e produção de Eduardo Pedrosa os arquitetos PriscyliannaGondin e Diogo Almeida preparam campanha

publicitária para sua Galleria.

Page 13: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Gerais 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Colunista e embaixador do Vale do Açu, JotaRibamar é o grande aniversariante da semana

Festa e felicidades para Lélia Castro, comemorandoidade nova com a sempre Miss Zélia Pinheiro

FranciscoPereira, overeadorLampião, comemorandoseu niver com asua Edite Pereira

oas novasO ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu na terça-feira (21), a

proposta de reconstrução do Teatro Hianto de Almeida de Macau. O projeto orça-do em R$ 2 milhões foi apresentado pelo prefeito Kerginaldo Pinto. "A prefeituranão pode tocar a obra sem parcerias, chegou de bater na porta do ministro Hen-rique pela sua história de compromisso com as causas de Macau", justificou o prefeitoKerginaldo Pinto.

[email protected]

Almeida

B

ExemploO vereador Ely Nobre (Ely Montador),

entregará no dia 30 de julho, 45 jovens qua-lificados na profissão de Montador de An-daime, que concluirão o curso gratuito ofe-recido pelo seu gabinete, iniciado no dia1º de julho na sede da empresa Emac, quecedeu os instrutores para a realização doprojeto “Trabalho e Cidadania”, que temcomo objetivo humanizar, socializar, pro-fissionalizar e garantir o direito ao mer-cado de trabalho do jovem macauense.

CliqueCelebrando o Dia Mundial da Fotogra-

fia, a Associação Potiguar de Fotografia(Aphoto) apresenta a exposição “CenasMacauenses”, que será realizada a partirdo dia 19 de agosto, no barzinho culturalBardallo’s, na Cidade Alta, em Natal. A ex-posição apresenta imagens que são ver-dadeiros poemas visuais, louvando a ci-dade de Macau. As fotografias de LaínePaiva são convites à contemplação do chãosalgado visto de forma singular por essamacauense feita de sal e carnaval, apai-xonada por sua terra.

PesarEm tempo de registrar votos de pesar à

família do ex-prefeito Afonso Lemos pelapartida da ex-primeira-dama e também ex-vereadora Elizabeth Lemos. A PrefeituraMunicipal de Macau decretou luto oficialde três dias pelo falecimento da ex-vereado-ra Maria Elizabeth Bezerra Lemos, ocor-rido nas primeiras horas da madrugada daúltima sexta-feira, 17 de julho, em Natal.

MaisElizabeth foi servidora pública es-

tadual e municipal, primeira-dama do mu-nicípio de Macau e vereadora, na época amais votada do pleito. Também disputousem êxito a Prefeitura de Macau. Atual-mente, aposentada, se dedicava ao tra-balho social da Fundação Afonso Lemos edo Centro de Idosos Afonso Solino.

ApoiamosA reconstrução do teatro municipal é um

pleito dos moradores e turistas que visitamMacau, desde que o espaço foi desativadona gestão passada. O novo prédio e aaquisição dos equipamentos para a reaber-tura do teatro, segundo o prefeito Kerginal-do, são fundamentais para as atividades cul-turais do município que é um dos principaisdestinos turísticos da região salineira.

RegistroA emoção tomou conta da noite da últi-

ma sexta-feira, 17, no distrito de Baixa doMeio, em Guamaré, onde foi celebrada umamissa pela passagem do segundo aniversáriode morte do ex-prefeito João Pedro Filho.Autoridades, amigos, familiares e popularesprestigiaram a celebração em praça públi-ca. Os deputados estaduais José Adécio eRicardo Motta e o prefeito Hélio Mirandaforam prestar solidariedade aos filhos e àviúva, dona Socorro Pedro, que ainda sofrema perda inesperada do patriarca e homempúblico.

InteraçãoA Natura abriu a nova jornada do Cocrian-

do, programa de inovação aberta em rededa companhia. O desafio da vez será lança-do em parceria com a marca SOU, que convi-da o público em geral a colaborar com aquestão: “Como podemos inspirar e mobi-lizar para reduzir o desperdício do dia a dia?”.Todos que se identificam com o tema podeminteragir até o dia 7 de setembro na platafor-ma on-line do Cocriando Natura:http://cocriando.natura.com.br.

Projeto para reativar aeroporto está orçado em mais de R$ 485 mil

Aeroporto passará por reparos nas partes externa e interna

Populares se reuniram para alinhar mobilização

DER deverá lançar licitação para reforma do aeroporto Dix-sept Rosado

Reestruturação

Moradores do conjuntoVingt Rosado cobramsegurança para a área

Encontro

De acordo com infor-mações do Departamen-to de Estradas de Roda-gem do Rio Grande doNorte (DER/RN), a licita-ção para a reforma do Ae-roporto Governador Dix-sept Rosado será abertano próximo dia 5 de agos-to na sede do órgão, emNatal. O projeto está or-çado em R$ 485.309,80 eprevê reparos na parteexterna e interna do ae-roporto, desativado há oi-to anos.

Em nota, o DER infor-ma que, na área internado aeroporto deve ser fei-to trabalho de instalaçõeselétricas e hidrossan-itárias, além dos reparosnas paredes e pintura. Jáa parte externa passarápor revitalização do ba-lizamento da pista depouso e decolagem, alémde reconstrução da cercade proteção.

O DER não informoua previsão de liberação daordem de serviço para queas obras sejam iniciadas

e nem a previsão de térmi-no dos reparos. O depar-tamento informou que,com a reforma, o aeropor-to se adequará às normastécnicas operacionais daAgência Nacional de

Aviação Civil (Anac) e po-derá operar com aerona-ves tipo ATR-72.

A companhia Azul Li-nhas Aéreas já firmouacordo com o Governo doEstado para operar voos

comerciais em Mossoródentro de até 60 dias apósa reestruturação do ae-roporto. Inicialmente, de-vem ser priorizadas as co-nexões com as cidades deRecife, Natal e Fortaleza.

Moradores do con-junto Vingt Rosado sereuniram ontem paratraçar estratégia a fimde reivindicar solu-ções para a falta de se-gurança na área. Se-gundo os populares, oíndice de inseguran-ça no bairro está ele-vadíssimo.

Além das reuniões,a população prepara

um abaixo-assinadopara entregar às au-toridades competen-tes. No documento,também será reivin-dicado a reativação doposto policial do con-junto, inaugurado em2002 e abandonadohá mais de três anos,a fim de reforçar asações de combate àviolência.

Cacau

Page 14: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

PEGADÃO 360ºContagem regressiva para a

festa que vai ser diferente e comuma estrutura top na Arena Ca-sa Branca, em Pau dos Ferros. Oprimeiro lote promocional para oevento "Pegadão 360" estará àvenda a partir da próxima sema-na ao preço de 15,00 reais na Far-mafórmula. Agende aí, dia 1º deagosto, para curtir os shows deJoão Neto Pegador e Lucas Lima.

VÔLEIO time de vôlei da Faculdade

Evolução foi campeão do Jurns(Jogos Universitários do RioGrande do Norte) e agora está clas-sificado para a competição nacio-nal! Como campeão, o time garan-tiu sua vaga para o Jubs (JogosUniversitários Brasileiros) queacontecerá em Uberlândia/MG.nossos parabéns aos campeões!

FILARMÔNICAO município de Rafael Fernan-

des/RN foi um dos selecionados pa-ra receber investimentos para acriação da Banda Filarmônica. Aassinatura do convênio ocorreu naterça-feira, 21, em Natal, em umaparceria do RN Sustentável e aprefeitura. O prefeito Nicó Jr. par-ticipou da solenidade e comemo-ra mais essa conquista que irá va-lorizar a cultura da cidade.

Fique

por

Den

tro

Final de semana maravilhoso em Tibau ondefomos hóspedes do casal dr. José Nery Fer-nandes/Ariele Costa que receberam amigos

e familiares na sua residência.

Ontem o dia foi de festa para o contador Aldair Leite. Aqui no clique

com a esposa Meirinha Jácome. Parabéns e felicidades!!!

@ - Eu uso e recomendo as ca-misas polos da San Lorenzo. A mar-ca tem estilo e oferece conforto euma infinidade de tons para vocêescolher ou colecionar a sua polopreferida.Passe no Shopping Liber-dade, em Mossoró, e confira as no-vidades da loja.

@ - Os mossoroenses vão ganharmais uma opção noturna. Trata-sedo Matuto Lounge Bar sob a dire-ção do empresário Diego Araújo.A inauguração está agendada pa-ra 1º de agosto, com show de Gian-nini Alencar, João Neto Pegadão,Forró com Ela e Mozão de Luxo.

@ - O colunista social Lisboa Ba-tista está nos preparativos da 7ª Edi-ção do Chá Social, que será reali-zado no dia 25 de outubro, em Paudos Ferros. O evento beneficentepromete movimentar a sociedadeda cidade e da região. Volto comdetalhes.

@ - Ontem, na Igreja de SãoJoão, em Mossoró, a ex-deputadaLarissa Rosado participou de missaem ação de graças pelo transcursodo seu aniversário.

@ - Hoje estamos em festa pelapassagem de aniversário de Bárba-ra Paiva, Felipe Grilo, Luzimar Fon-tes,Thábata Mendes,Marcksuel Oli-veira, Thomas Guerra e GiordanoBruno.

@ - Antecipamos os parabénspara os aniversariantes do fim desemana: Aníbal Fernandes, Walla-ce Jácome,Janaílson Lopes,Yone La-ra, Thalita Borghini, Maurício Costae o advogado Chiquinho Lobo.

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

Social6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

Em tempo, parabenizamos a ex-deputada Larissa Rosado,

aniversariante de ontem.

Bárbara Paiva, aniversariante de hoje, aquino clique com o esposo Círios Vannuci.

Felicidades!!!

REFLITA: O passado é de todos, o futuro de ninguém, e apenas o presente lhe pertence. Segure-o com garra ou a vida acabará passando

por você sem que dela tenha noção.

Page 15: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

NATALÍCIOÚltimo sábado, 18, fomos celebrar a vi-

da da ilustre professora Coeli Magno. Umalinda homenagem emocionou esta pessoaencantadora que foi uma das pioneirasda educação em nossa cidade, trazendotambém a primeira escola privada chama-da "Educandário Mundo da Criança". Naocasião, muitos ex-alunos foram abraçara nobre anfitriã e agradecer por tamanhacontribuição para o legado educacionalde todos ali representados pela grandemaioria. Ainda sim, renovo as felicitaçõese envio abraço singelo de muito obrigadapelo aprendizado.

PELEJANo próximo sábado, todos os olhares se

voltam ao sítio Peleja para mais uma edi-ção do arraiá mais esperado do ano. O Ar-raiá do Peleja este ano traz atrações de dei-xar qualquer um viajando com os mara-vilhosos forrós das antigas ao som de Ca-valo de Pau e Circuito Musical. A noite con-ta ainda com a participação de João Net-to Pegadão. Com certeza ninguém vai fi-car de fora. À frente do evento a amiga Afil-za Freire.

HUMOREm 8 de agosto, véspera do Dia dos Pais,

a Maçonaria de Apodi traz um grande showde humor para uma noite bastante anima-da. Paçoca e Fubá, campeões do "Se viranos 30" do Faustão, com certeza levarátoda a plateia a rir com o show Farinhado Mesmo Saco. A partir das 21h e aindacom uma apresentação de música ao vi-vo. Reservas de mesas (84)99628-4797/99129-4939.

Aparecida Duarte e Hildo Filho estiveram na noitede tia Coeli.

Vivas para a aniversariante dasemana, Patrícia Lorena, aqui comirmã Poliana Raposo. Felicidades!

Presenças do aniversário de dona Coeli, as ilustres Neci

Noronha e Nair Pinto.

A anfitriã da noite do último dia 18, tia Coeli Magno recebendo o carinho do

sobrinho-neto Wilson Filho.

Família linda:Mário Willis e a es-posa Adriana, Mar-iany, Aline Freire e

o esposo Arlan.Afilza Freire e o pa-

triarca Alfeu. FATO

S &

BO

ATO

S...

@ Hoje tem início o fim de sema-na musical do Planeta Água do Ho-tel Thermas e a estreia é na voz deElizabeth Freitas. Amanhã, ForróMais Eu e sábado Eugênio Black en-cerrando a agenda.Tudo a partir das20h, sócios com passaporte e hós-pedes têm acesso livre.

@ A amiga Eliana Oliveira,da Des-taque Brindes, avisa que em breve aloja estará em novo endereço e commuito mais novidades em brindes pravocê que já está se preparando pa-ra formatura, aniversários e eventosem geral.

@ Lourdinha Mota, empresáriachique da Maison Alta Estação, con-vida a todos para visitar seu maisnovo espaço.Tudo perfeito,vale mui-to a pena conferir!

[email protected]

Maia

Social 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Convênio da ordem de R$ 19,9 milhões tem como meta a implantação e recuperação de 153 sistemas

Secretário Mairton França destaca investimento na recuperação de equipamentos

Semarh investe em dessalinizadores para amenizar efeitos da estiagemAlternativa

A Secretaria Estadualdo Meio Ambiente e dosRecursos Hídricos (Se-marh) está investindo namanutenção, instalaçãoe recuperação de dessa-linizadores em comuni-dades no interior do Es-tado.

Através da Coordena-doria de Hidrogeologia(Cohidro), a Semarh con-cluiu recentemente a ma-nutenção de 68 sistemasde dessalinização, im-plantados pelo Governodo Estado, em 40 muni-cípios, beneficiando maisde 6.000 famílias.

Para o secretário doMeio Ambiente e dos Re-cursos Hídricos, MairtonFrança, os dessalinizado-res são obras estruturan-tes para se conviver coma falta de água no semiá-rido. De acordo com ele,a Semarh vai iniciar umprocesso de recuperaçãode mais 55 máquinas nointuito de deixar em fun-cionamento os 125 siste-mas que são de respon-sabilidade do Estado.

“Como as previsões cli-máticas continuam des-favoráveis, estamos fa-

zendo todo esforço paradotar o Estado de obrasque ajudem o sertanejo ater acesso à água e o des-salinizador é uma das al-ternativas”, disse Mair-ton. “Estamos investindo,com recursos próprios,meio milhão de reais, nes-sas 55 recuperações eatravés do ProgramaÁgua Doce (PAD), do Mi-nistério do Meio Ambien-te, também serão implan-tados 68 sistemas até ofinal do primeiro semes-tre de 2016”, finaliza.

O convênio firmado en-tre o MMA e a Semarh novalor de R$ 19,9 milhõestem como meta a implan-tação, recuperação e ges-tão de 153 sistemas dedessalinização. De acor-do com Ieda Cortez, coor-denadora do PAD/RN esecretária adjunta da Se-marh, das 68 comunida-des que estão sendo bene-ficiadas na primeira eta-pa do convênio, sete já re-ceberam a tecnologia emais três obras já estãoem andamento.

“É uma satisfaçãoenorme entregar os des-salinizadores nas comu-

nidades e saber que ago-ra a população tem aces-so a uma água de excelen-te qualidade”, frisou Ieda.

Das obras entregues,duas são projetos pilotosque o MMA escolheu im-plantar no Estado do RN:O sistema de dessaliniza-ção alimentado por ener-gia solar, na comunida-de Maria da Paz, em JoãoCâmara, e a recuperaçãodo sistema de dessalini-zação da comunidade Ca-tinga Grande, onde fun-ciona um sistema de pro-dução formado por cria-ção de tilápias e produçãode erva-sal (atriplex),com gestão integrada eparticipativa.

Ieda ressaltou aindaque os diagnósticos so-cioambientais, de todasas comunidades que se-rão beneficiadas, já estãoprontos, o que adiantamuito o trabalho de im-plantação da obra física.“É importante ressaltarque o PAD/RN produziuum banco com 284 diag-nósticos e que estes po-dem ser usados para ou-tros projetos e outros pro-gramas, de outras insti-

tuições, pois é um docu-mento público”.

Os equipamentosatenderão aos municí-pios, de acordo com o cri-tério adotado pelo MMAque é o Índice de Condi-ções de Acesso à Água(ICCA). Este índice levaem consideração os se-guintes fatores: pluvio-metria, intensidade depobreza, taxa de mortali-

dade infantil e o Índice deDesenvolvimento Huma-no (IDH).

As comunidades querecebem o abastecimen-to por meio de dessalini-zador normalmente têmdificuldade em obterágua porque os manan-ciais e poços têm água sa-lobra. São comunidadesde difícil acesso e disper-sas nas zonas rurais dos

municípios. A água quechega aos dessalinizado-res é oriunda de poços.O dessalinizador é im-portante por garantir asfamílias acesso à água demelhor qualidade, alémde promover autonomiae o uso consciente daágua com o gerenciamen-to da própria comunida-de do equipamento des-salinizador.

Page 16: HRTM atende média de vinte Prévia da inflação vítimas de ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Suspeita de superfaturamento em combustíveis é investigada

Cidades8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 23 de julho de 2015

Comércio aguarda data com boa expectativa

Segundo a pesquisarealizada pela Fecomér-cio, em Mossoró, 59,6%dos entrevistados afir-mam que pretendemcomprar presentes paramarcar o Dia dos Pais.Roupas (57,7%); perfu-mes e cosméticos (13,8%);calçados e acessórios(12,8%); eletroeletrôni-cos (2,7%); e joias (1,3%)foram os produtos maislembrados como opção depresente.

A maioria dos consu-

midores (64,4%) devecomprar à vista, com pa-gamento em dinheiro oucartão de débito. Os ou-tros 33,6% devem utili-zar o cartão de créditopara pagar suas com-pras.

Na Terra de Santa Lu-zia, o comércio de rua se-rá o local preferido paraas compras (60% dos mos-soroenses citaram estaopção), seguido do shop-ping (30,4%). A exemplodo que ocorreu em Natal,

a internet foi o local me-nos lembrado para reali-zação da compra do pre-sente, com citação de ape-nas 4% dos pesquisados.A pesquisa revelou aindaque a maioria dos entre-vistados pretende passaro Dia dos Pais em casa(82,2%).

Os gastos da maiorparte dos consumidoresde Mossoró (40,9%) de-vem ficar na faixa de pre-ços entre R$ 51 e R$ 100;30,5% deles devem gas-

tar entre R$ 101 e R$ 200;20,1% pretendem desem-bolsar até R$ 50; somen-te 5% dos entrevistadosdevem gastar mais de R$300; e apenas 3% irãocomprar algo entre R$201 e R$ 300. A média degastos com o presente,para a cidade de Mosso-ró, deve ser de R$ 109,23.

O IPDC ouviu 652 pes-soas em Natal, entre osdias 6 e 9 deste mês; e 500pessoas em Mossoró, en-tre 1º e 4 deste mês.

Economia

Dia dos Pais será decompras à vista e presentescom valor médio de R$ 100

Levantamento mostra que 59,6% dosmossoroenses pretendem presentear os pais

Pesquisa que detalha a intenção de compras foi realizada pelo IPDC

O Dia dos Pais, que se-rá comemorado no próxi-mo 9 de agosto - deverárender um bom movimen-to para o comércio em to-do o Estado. Levantamen-to realizado pelo Institu-to de Desenvolvimento ePesquisa da FecomércioRN, IPDC, junto aos con-sumidores de Natal eMossoró revela que maisda metade da populaçãodas duas cidades deve pre-sentear os pais, maridos,avós e sogros.

Em Natal, 60,3% da po-pulação devem ir ao co-

mércio nas próximas se-manas, principalmentenos dias que antecedemà data: 67,9% das pessoasentrevistadas devem pro-curar o presente de últi-ma hora. O comércio derua deverá ser escolhidopor 52,6% dos consumido-res como local de compra;seguidos do shopping(37,4%), e da internet, quefoi citada por apenas 3,1%dos participantes da pes-quisa.

Com uma média esti-mada de gastos em R$102,63, a maior parte

(44,9%) dos consumidoresda capital pretendem in-vestir entre R$ 51 e R$ 100na compra do presente.Outros 25,6% planejamgastar entre R$ 101 e R$200. Já os mais contidos,que representam 21,5%dos entrevistados, preten-dem comprar um presen-te de até R$ 50. E a me-nor parte (7,2%) deve in-vestir mais de R$ 200 nopresente.

Roupas (48,6%); perfu-mes e cosméticos (17,8%);calçados e acessórios(14,5%); eletroeletrônicos

(4,1%); e joias e relógios(2,5%) são os itens maislembrados como opção depresentes. A forma de pa-gamento escolhida pelamaioria (60,3%) deve serà vista (em dinheiro oucartão de débito). Já acompra no cartão de cré-dito, para o vencimento dafatura ou parcelado, seráa opção de 37,4% das pes-soas. Com relação à come-moração, grande partedos entrevistados (79,7%)pretende apenas presen-tear e fazer alguma come-moração em casa.