trajetória de sucesso nos palcos de em amor eterno amor m...

36
R$ 2,00 DOMINGO Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização de dívidas. Falta de pagamento pode resultar em leilão de casas do conjuntos Abolição I, II, III, IV, Santa Delmira I e II e Liberdade. Universo Página 4 Capa Sequestradores colecionam casos de insucesso no Estado Capa (Cotidiano) Entrevista André Luvi Cantor pernambucano fala da trajetória de sucesso nos palcos de Mossoró e região. Promotor Olegário Gurgel move ação contra a Prefeitura de Mossoró após constatar presença de crianças no Lixão das Cajazeiras. Página 2 (Cotidiano) MP aciona prefeitura por trabalho infantil em lixão Reação ‘Colégio das Irmãs’ Página 2 (Cotidiano) Passeio ciclístico abre programação do centenário Série D Página 7 (Cotidiano) Baraúnas tenta recuperação em partida fora de casa Página 8 (Cotidiano) Governo pode tomar mais de 2 mil casas em Mossoró O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 29 de julho de 2012 - Nº 16.104 Página 4 Mais TV Na pele de uma psicóloga espiritualizada, Carolina Kasting avalia carreira e atuação em "Amor Eterno Amor" De corpo e alma Artistas denunciam descaso com a cultura de Mossoró Ameaça Página 3 (Cotidiano) Falta de infraestrutura e clandestinos comprometem sistema de ônibus

Upload: others

Post on 03-Aug-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

R$ 2,00DOMINGO

Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularizaçãode dívidas. Falta de pagamento pode resultar em leilão de casas doconjuntos Abolição I, II, III, IV, Santa Delmira I e II e Liberdade.

Univ

ers

o

Página 4 Capa

Sequestradores colecionam casos de insucesso no Estado

Capa (Cotidiano)

Entrevista

André LuviCantor pernambucano fala da

trajetória de sucesso nos palcos deMossoró e região.

Promotor Olegário Gurgel move ação contraa Prefeitura de Mossoró após constatar

presença de crianças no Lixão das Cajazeiras.

Página 2 (Cotidiano)

MP aciona prefeitura por

trabalho infantil em lixão

Reação

‘Colégio das Irmãs’

Página 2 (Cotidiano)

Passeio ciclístico abre

programação do centenário

Série D

Página 7 (Cotidiano)

Baraúnas tenta recuperação

em partida fora de casa

Página 8 (Cotidiano)

Governo pode tomar mais de 2 mil casas em Mossoró

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 29 de julho de 2012 - Nº 16.104

Página 4Mai

s TV

Na pele de uma psicólogaespiritualizada, Carolina

Kasting avalia carreira e atuação em "Amor Eterno Amor"

De corpo e alma

Artistas denunciam descaso com a cultura de Mossoró

Ameaça

Página 3 (Cotidiano)

Falta de infraestrutura e

clandestinos

comprometem

sistema de ônibus

Page 2: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Emery Costa

stamos vendo aquilo que me pareceser o ato inaugural da Casa de SaúdeSanta Luzia.Este hospital já nem exis-

te mais. No lugar dessas instalações hoje fun-ciona a clínica do Dr. Cure de Medeiros. Mas,Mossoró daquele tempo, como aliás por to-dos as épocas afora, tem sido sempre uma ci-dade cheia de filhos idealistas. E a Casa de Saú-de Santa Luzia surgiu exatamente desse idea-lismo daquela época encetado pelos médicosvistos aí,da esquerda para a direita:Milton Mar-ques de Medeiros,Vicente de Paula Morais (queacaba de completar 80 anos), Sueldo Câmara

(já falecido); o agente do então INPS da épo-ca,João Wilson; extinto ex-deputado Vingt Ro-sado (que participava de todos os bons em-preendimentos que viessem para Mossoró deentão):o Dr.Clóvis Miranda (que acaba de com-pletar 89 anos), o saudoso padre Américo Si-monetti e o não menos saudoso Leodécio Fer-nandes Néo.Na outra ponta,a enfermeira e ges-tora do hospital que se inaugurava (também jáfalecida) Doninha Pessoa.Eu não sei exatamen-te quantos anos já se passaram, mas já foramvárias dezenas deles realçando Mossoró notúnel do tempo.

[email protected]

DIÁRIASEm diárias, o governo de Rosalba Ciarlini já

gastou nos sete primeiros meses deste ano na-da menos do que 30 por cento a mais do que gas-tou no ano de 2011. Só nestes primeiros mesesdeste ano foram 7 milhões de reais em diárias.

VELHOSUm leitor me remeteu uma foto do nosso

companheiro Jota Belmont ao lado do cantorFagner na festa inaugural do Supermercado Re-bouças do Alto de São Manoel. E grifou umapergunta logo abaixo da foto: qual aquele queparece mais velho dos dois?

DEVOLUÇÃOTodo dia é devolução de dinheiro em ban-

da de lata decretada pelo Tribunal de Contasdo Estado do Rio Grande do Norte.Se esse po-vo estiver mesmo devolvendo é dinheiro em ro-jão que a gente nem sabe mesmo onde bote tan-ta grana.

LIVRESAs autoridades da Secretaria de Agricul-

tura do Estado, à frente nosso conterrâneoBetinho Rosado, estão bastante otimistas deque agora nós iremos finalmente nos ver li-vres da área de risco iminente da febre afto-sa. Amém.

SANTA CLARAA festa de Santa Clara, comandada pelo pa-

dre Sátiro Dantas, só começará dia primeirode agosto e irá até o dia onze do mesmo mês.Uma programação bastante intensa no bairroDom Jaime Câmara.

ÔNIBUSFruto do entendimento do reitor Milton

Marques com a governadora Rosalba Ciarlini,dentro dos próximos dias dois ônibus deverãovir para serem incorporados à frota da Uern.Confirmadíssimos.

DIX-SEPT ROSADONa última sexta-feira, a Casa de Saúde Dix-sept Rosado equilibrou a sua situação perante to-

dos os seus funcionários. Aquele hospital colocou em dia todos os pagamentos que ainda esta-vam pendentes. Para chegar a tanto foi feita uma operação de crédito da ordem de 600 mil reaisrepassados pela Caixa Econômica Federal. Tudo certo e a direção e os funcionários da Dix-septRosado respiram aliviados.

PAZPeço permissão aos possíveis leitores para fazer coro hoje aqui com o pessoal do Terço dos

Homens: "Eu quero é paz. Nós queremos paz. Esse grito eu não vou calar, como não calo a mi-nha oração". Eu quero é paz.

ERA O QUE FALTAVAO casal Carla Ubarana/George Leal está agora ameaçando pedir asilo político numa dessas

embaixadas: França, Estados Unidos, Canadá ou Suíça. Assim é muito bom. Encheram as turrascom dinheiro alheio e agora vão curtir noutras plagas.

E

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

"Lá se vão..."

OPINIÃO2 – Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

“stalking” ou perseguição compul-siva,que tem o seu sentido literal em “vi-giar”, “ficar à espreita” e deriva do ver-

bo inglês “to stalk”, pode finalmente virar deli-to. Está em trâmite no Congresso o anteproje-to apresentado pela Comissão de Reforma doCódigo Penal que tenta incriminar tal prática.

“Stalking” que é nada mais nada menos queuma espécie de assédio muito conhecido nosmeios conjugais, ou melhor, após o término darelação,também poderá ser caracterizado em ou-tras esferas como na relação de trabalho, noscasos de assédio moral por exemplo.

É um termo inglês que designa forma de vio-lência na qual o praticante invade repetidamen-te a esfera de privacidade da vítima, empregan-do táticas persecutórias e meios diversos, taiscomo ligações telefônicas, envio de mensagens,publicação de fatos ou boatos, remessa de pre-sentes, espera de sua passagem nos lugares quefreqüenta, entre outros, o que resulta em danoà sua integridade psicológica e emocional, res-trição à liberdade de locomoção ou lesão à re-putação.

Se for aprovado, o projeto irá acrescer maisum parágrafo ao artigo 147 do Código Penal queprescreve o crime de ameaça.

Isto posto, o crime terá sua denominação de“perseguição obsessiva ou insidiosa” e trará co-mo pena a aplicação de prisão de dois a seisanos e multa.Podendo ser considerados vítimas,tanto homens como mulheres com a objetivi-dade jurídica de proteção a integridade física epsicológica do agente passivo.

A tipificação do “stalking” é abrangente po-dendo ocorrer, também como já dito, na esferado ambiente laboral através da prática infeliz-mente ainda muito comum do assédio moral. Aconhecida vigilância excessiva,por exemplo,pra-ticada por uma chefia, pode caracterizar assé-dio moral e acabar criminalmente caracterizan-do o “stalkink”.

A prática do “stalking”até então,era uma con-travenção prevista como “perturbação à tran-quilidade”.

Caso seja criminalizado, as vítimas poderãomover a ação através de representação, isto por-que geralmente o agente ativo é uma pessoapróxima, o que dá a ele a oportunidade de ana-lisar bem se valerá à pena processar o agentepraticante.

O “stalking”também pode ocorrer na via ele-trônica, onde sua prática pode se tornar muitocomum nas redes sociais, assim como por meiode mensagens curtas (SMS), através de enviosreiterados e persistentes à vítima ou toda e qual-quer outra forma inconveniente de perturba-ção à integridade psicológica ou física da mes-ma.

A prática caso seja tipificada, poderá tam-bém agravar ainda mais a situação do agenteque cometeu algum delito prescrito na Lei Ma-ria da Penha, uma vez que não restará afastadoo concurso da prática delituosa.

Em suma, a intenção do legislador é muitoboa, oportuna e poderá ser amplamente utiliza-da no combate a inúmeros assédios e persegui-ções nos diversos meios.

O

Artigo

A prática de “stalking” e sua criminalização

LUCAS POLYCARPO - advogado

GRACO

Page 3: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

vernadores Eduardo Campos(Pernambuco) e Cid Gomes(Ceará). Cid está construindo140 escolas profissionalizan-tes. Ninguém vai sair da esco-la sem saber fazer alguma coi-sa.Essa parte profissionalizan-te é sincronizada com a ativi-dade produtiva para o local on-de ela está sendo atraída. Essamesma estratégia de capacita-ção humana de garantir que oempreendimento privado,o jo-vem da comunidade garanta asua oportunidade de trabalhopara evitar que esses empreen-dimentos tragam a mão-de-o-bra da sua origem porque nãocontam com mão-de-obra lo-cal. Escola de tempo integralé fundamental e um padrão doPSB e das suas oportunidadesde gestão. Isso é essencial por-que além de qualificar garanteao empreendedor privado se-ja bem munido. A proporçãoque você qualifica e gera asoportunidades de empregonós temos que admitir,por for-ça da realidade,que numa cida-de de porte médio como Mos-soró e outras cidades do Nor-deste ela certamente vitimaaqueles que não foram treina-dos. Quem faz campanha po-lítica e anda nas periferias dascidades vê jovens entre 17 e 25anos nas esquinas sabe queaquele cidadão não aprendeua fazer nada e isso leva a juven-tude a fugir na lombra da dro-ga por falta de estímulos paradesenvolver as suas capacida-des.

OM:O Ceará conseguiu,de forma eficiente, interio-rizar o turismo. No RN nãovimos isso da mesma forma.Mossoró está em torno devárias cidades que têm po-tencial turístico.Como o se-nhor analisa esse quadro?

AB:Estudei com muito de-talhe Mossoró como sendocentro de um complexo turís-

tico que não há nada asseme-lhado na América Latina. Vouexplicar porque: Mossoró e asua região que tem um litoralque vem desde a divisa com oCeará envolvendo Areia Bran-ca, Grossos, Ponta do Mel atéMacau. É o único litoral quetem águas termais.Essa é a úni-ca localidade do mundo quevocê pode ter complexos turís-ticos na beira da praia com águatermal, inclusive utilizando in-fraestruturas que estão dispo-níveis. Se você for na Serra doMel vai ver lá em cima muitospoços cavados de águas ter-

mais a exemplo do que vemosno Thermas.Podemos ter par-ques termais utilizando a pla-nialtimetria a partir da Serra doMel utilizando diversos níveisde temperatura. Essa é umaoportunidade fantástica. Essaregião é única na América La-tina. Santa Catarina tem algosemelhante, mas a água termalde lá tem muito enxofre e porconsequência um mau cheiro.

OM: Nos últimos mesesaqui no Rio Grande do Nor-te houve uma fuga de em-presas para outros Estadospor falta de incentivos.O se-nhor acredita que os gover-

nos e prefeituras têm con-dições de reverter esse qua-dro?

AB: Veja bem: não sei se otermo adequado seria fuga,mas a competitividade dos mu-nicípios de atrair investimen-tos privados perde a propor-ção que os outros Estados in-vestem em infraestruturas quesão essenciais. Vou dar umexemplo claro hoje: são doisgovernos do PSB extrema-mente agressivos em suas pos-turas administrativas que é o deEduardo Campos e o de CidGomes onde os dois estados semuniciam de infraestruturaspoderosíssimas em termos detransformações econômicascomo estrutura portuária e viá-ria e,principalmente, ferroviá-ria. Há que se incluir o RioGrande do Norte e eu falo es-pecificamente da região deMossoró com essa cidade sen-do a capital desse processo.Osimpactos positivos que essesestados geram é bom para ou-tras regiões.Há um vazio de lo-gística que Mossoró tem queresolver. Quando isso for su-perado ela se interconecta a es-sas áreas de desenvolvimentomais rápido, não sei se o ter-mo seria esse.Houve coisas queno passado a cidade já teve enão tem mais como linhas fer-roviárias. Temos que promo-ver a conexão de Mossoró atransnordestina como elemen-to essencial para o seu desen-volvimento. Isso não é um so-nho mirabolante de um tres-loucado não. É uma visão es-tratégica em função do dese-nho que o Nordeste tem hojecom vocações exportadorasmuito importantes. Mossoróhá de ter um aeroporto queatenda as suas demandas atu-ais e as que podem ser induzi-das. Também é preciso pensarna questão portuária onde a ba-se dessa logística deve ser Mos-

ENTREVISTA

"O processo de transformação de Mossoró pode ser muitomais rápido que o de atualmente", diz Antonio Balhmann

POLÍTICA Domingo, 29 de julho de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYSDeputado federal cearense é estudioso do desenvolvimento municipal e analisa quadro no Rio Grande do Norte

O Mossoroense: O se-nhor veio a Mossoró paraministrar as experiênciasadministrativas de sucesso.Qual a sua experiência nes-se setor?

Antonio Balhmann: Nóstemos uma experiência muitogrande porque tivemos essamissão desde o governo Tas-so (Jereissat, governador doCeará entre 1987 e 91) e per-maneceu no governo do Ciro(Gomes, governador do Cea-rá entre 1991 e 94) na mesmafunção.Mais recentemente nóscriamos e dirigimos a Agênciade Desenvolvimento do Cea-rá, ADESC, que foi uma agên-cia criada no governo de CidGomes (governador do Cea-rá desde 2007) que teve a mis-são de atrair os investimentosestratégicos para o Estado doCeará. É uma longa experiên-cia de esforço no sentido depromover a geração do empre-go, incorporando o capital pri-vado com as outras fontes derecursos da comunidade, dosmunicípios no sentido de pro-mover uma revolução naque-las áreas.

OM: Qual a estratégiamais adequada para atrairinvestimentos para uma ci-dade de médio porte comoMossoró?

AB: Há uma questão mui-to importante hoje que é o ges-tor ter qualidade de perceberas oportunidades porque hojeas variáveis do macro ambien-te nacional, local e internacio-nal se alternam de uma formamuito rápida. Os fenômenosse promovem e a proporçãoque eles ocorrem geram opor-tunidades e ameaças ao mes-mo tempo. Temos o exemplorecente da grande crise da Eu-ropa de outubro de 2008 queé um exemplo típico desses fe-nômenos.É uma crise que seismeses antes era impensável.Quem poderia um dia imagi-nar que a GM pudesse quebrar.Era impensável que os grandesbancos pudessem quebrar.Seismeses depois todos estavamquebrados.Quem salvou a GMfoi o governo americano. Aomesmo tempo que essa primei-ra crise gerou essas mudanças,ela redirecionou os fluxos decapitais para outras áreas domundo e em especial o Brasil.Ao mesmo tempo que a crise

da Europa foi de grande pro-fundidade,os capitais privadoseuropeus que estavam sadiospor muitas razões procuraramoutros destinos para implantarseus investimentos e o Nordes-te brasileiro hoje tem umagrande oportunidade em fun-ção dessa crise.Estamos levan-do uma siderúrgica de aço pla-no num investimento de US$1 bilhão agora em setembroque são capitais espanhóis,portugueses, italianos...empre-sas que não foram na enxur-rada da crise não querem maisinvestir na Europa. Um ges-tor de qualidade transforma avida do município de uma for-ma relativamente rápida naproporção que percebe essasoportunidades. Por outro la-do existem vocações econômi-cas que são tão poderosas doponto de vista de geração deempregos e incremento da ren-da que elas por si só podemser multitransformadoras.

OM: E Mossoró nessequadro?

AB:Mossoró é um tradicio-nal produtor de sal, o maiordo Brasil com mais de 90% dosal do Brasil. Aqui tem petró-leo, fruta para exportação comknow-how de muitos anos.Aqui é um corredor logísticode muita importância. É umaárea cimenteira cujo polo seráMossoró.Quando você come-ça a raciocinar e avaliar as linhasestratégicas de uma gestão mo-derna conclui claramente queo processo de transformaçãode Mossoró pode ser muitomais rápido que o de atualmen-te.

OM: Qual o peso da qua-lificação profissional nesseinvestimento?

AB: É vital. A proporçãoque você atrai um empreendi-mento ou uma atividade que acomunidade ainda não tem ex-pertise para operar aquele ti-po de cadeia produtiva é pre-ciso garantir ao empreendedorprivado que ele vai ter a mão-de-obra qualificada para queele seja competitivo num ní-vel que o mercado exige.É pre-ciso um conjunto de ações emque a questão da profissiona-lização da mão-de-obra é mui-to importante. Isso é uma ca-racterística do PSB nas gestões.Temos como exemplos os go-

"Há um vazio de logística que Mossoró tem que resolver", diz deputado Balhmann

soró. Há de se pensar, aí co-mo uma questão de Brasil, es-sa duplicação da rodovia Na-talMossoró e Mossoró/Forta-leza.

OM: Era nesse assuntoque íamos entrar. Como oRio Grande do Norte e oCeará podem se integrareconomicamente e em ter-mos de logística?

AB:A integração passa poressa palavra: logística.Ela é es-sencial para dar velocidade aodesenvolvimento econômico.

OM: Investir ou austeri-dade. Qual o melhor cami-nho para um governo enca-rar uma crise?

AB: O conjunto dois. Ascrises foram criadas pela for-ma perdulária com que os go-vernos gastaram os seus recur-sos.A crise é de gestão.Por quea crise europeia teve essa inten-sidade? Porque são muitospaíses com uma moeda únicae gestões independentes. Osbancos da Alemanha passarama emprestar de uma forma pe-sada aos países ibéricos (Por-tugal e Espanha) e Itália e es-se dinheiro depois que teve queser pago. Agora foi a hora deapresentar a conta e os paísesnão têm como se municiar.Não havia mercado depois queforam feitos investimentos,naEspanha não existe ninguémsem casa. Eles precisavam selançar a mercados fora de Eu-ropa. Por que a Alemanha foimais resistente? Porque é umdos maiores exportadores doplaneta. A Espanha não é. AItália é um grande exportador,mas é muito europeizado o seumercado.Quem tivesse se lan-çado fora da Europa não en-frentaria essa crise. Num paíscomo o Brasil a oportunidadeé de investir e promover o am-biente econômico para que suaindústria possa se desenvolverde forma competitiva.Não po-demos, por exemplo, pagar aenergia mais cara do mundo.Essa energia que está nos ilu-minando aqui (aponta para oteto e mostra a lâmpada) tem36% de imposto.Esse seu gra-vador tem 42, a TV 42 e o car-ro tem outro tanto. O país nãoé competitivo. O gás forneci-do para a indústria, e Mosso-ró pode através dessa energiase tornar o segundo maior pro-dutor de cerâmica de revesti-mento, porque o gás aqui temuma relação com a Petrobrasque favorece um custo menorpara cá. Nesse cenário é asduas coisas: rigor na aplicaçãodos recursos e usar as sobraspara investimentos.É uma jun-ção das duas coisas.

O deputado federal Antonio Balhmann (PSB/CE) é umparlamentar totalmente integrado às questões econômicasdo Nordeste. Apesar de atuar politicamente no Ceará, eletem ligações com a região do entorno de Mossoró que con-sidera de grande potencial. Nesta entrevista, ele aborda aspotencialidades da região e fala sobre a palestra que ministrouem Mossoró na última sexta-feira, quando abordou as ex-periências de sucesso na administração municipal.

Quem faz campanhapolítica e anda nas periferias das cidadesvê jovens entre 17 e 25anos nas esquinas sabeque aquele cidadãonão aprendeu a fazernada e isso leva ajuventude a fugir nalombra da droga porfalta de estímulos paradesenvolver as suas capacidades.

EDUARDO KENNEDY

Page 4: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

POLÍTICA4 – Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Erros em ofício da prefeitura atrasam envio de recursos da UPA do Belo Horizonte

No mesmo dia, candidata vota a favor de reajuste da Uern e participa de caminhada nos bairros da cidade

Larissa recebe cumprimento e palavras de apoio em caminhada no centro da cidade

Larissa concilia atividades de campanha com ALCOMPROMISSO

FALHA

BRUNO BARRETOEditor de Política

Após idas e vindas em tor-no da Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA) do bairro BeloHorizonte,o Ministério da Saú-de enviou ofício informandoque a Prefeitura de Mossorónão cumpriu ainda as exigên-cias para receber os recursos pa-ra a compra de equipamentosao contrário do que vem sen-do divulgado há vários meses.

A deputada federal SandraRosado (PSB) pediu a Coor-

denação Geral de Urgência doMinistério da Saúde informa-ções a respeito da situação daUPA do Belo Horizonte no to-cante aos investimentos.A par-lamentar também cobrou a li-beração dos recursos.

O documento enviado a par-lamentar mostrou que a Prefei-tura de Mossoró, em ofício en-viado no dia 18 de julho de2012, levou em consideraçãoapenas a Portaria 1074 GM de29 de maio de 2008.

Por conta disso, o Ministé-rio da Saúde enviou à Prefeitu-

ra de Mossoró nove exigênciaspara firmar o convênio. O do-cumento é assinado por Harol-do Lupion Poleti consultor téc-nico da Coordenação Geral deUrgência e Emergência,do De-partamento de Atenção Espe-cializada do Serviço de Aten-dimento à Saúde do Ministé-rio da Saúde (CGUE/DAE/SAS/MS).

Eis as exigências do Minis-tério da Saúde para firmar oconvênio: 1) Justificar a solici-tação de equipamentos paraos ambientes: sala de drena-

gem,Sala de procedimentos in-vasivos e Sala de recuperaçãopós-anestésico, tendo em vis-ta que a Unidade não possuí taisambientes cadastrados noCNES; 2) Retirar bebedouroelétrico de aço inox com 3 tor-neira, tendo em vista que omesmo não consta da lista deequipamentos do Fundo Na-cional de Saúde; 3) Justificar aquantidade de bomba de infu-são solicitada para a sala de ob-servação pediátrica, tendo emvista que a Unidade só possui4 (quatro) leitos cadastrados no

CNES;4) Justificar a quantida-de de cadeiras solicitadas parao quarto de repouso/planto-nista feminino, quatro de re-pouso/plantonista masculinoe Sala de Inalação; 5) Retiraras mesas de exames solicitadospara a sala de emergência; 6)Justificar a quantidade de lan-ternas clínicas solicitadas parao posto de enfermagem;7) Jus-tificar a quantidade de longa-rinas solicitadas para a Sala deEspera; 8) Justificar a quanti-dade solicitada de oftalmos-cópio,de otoscópio e de supor-

te de hamper para os consul-tórios médicos, tendo em vis-ta que a Unidade só possui 4(quatro) consultórios médicoscadastrados no CNES; 9) Jus-tificar a quantidade de Supor-te de Soro solicitadas para to-dos os ambientes.

A reportagem do O Mos-soroense fez vários contatoscom o gerente executivo daSaúde,Benjamim Bento,e coma secretária municipal da Cida-dania, Jacqueline Amaral, quenão atenderam nem retorna-ram as ligações.

A deputada estadual Laris-sa Rosado (PSB), candidata aprefeito de Mossoró, continuadesempenhando atividadesparlamentares,apesar da inten-sa agenda de campanha emMossoró. Anteontem, na As-sembleia Legislativa, ajudou areajustar salários dos profes-sores e técnicos administrativosda Universidade do Estado doRio Grande do Norte (Uern).

Larissa votou a favor do pro-jeto, em sessão extraordinária,por considerá-lo justo à catego-ria. "Fiz questão de participarda votação e votar favorável,porque defendemos mais va-lorização salarial aos servidoresda Uern, a exemplo de todas ascategorias do funcionalismopúblico, como temos feito nes-

ses dez anos na Assembleia Le-gislativa, há dez anos", justifi-cou.

CAMPANHADepois da sessão, Larissa

participou de reunião nos bair-ros Quixabeirinha e caminhadano Alto de São Manoel, ao la-do do povo, ouvindo a popula-ção e recebendo apoio de fa-mílias mossoroenses e amplian-do ainda mais a aceitação dasua candidatura. O mesmoaconteceu nas caminhadas nocentro da cidade,ontem de ma-nhã,e no bairro Boa Vista,à noi-te.

O clima nessas mobilizaçõesé de frustração do povo compromessas não-cumpridas,pro-blemas antigos e que continuam

sem solução, moradores dosbairros desencantados com aatual administração e mostran-do desejo de mudança, numatendência verificada em toda acidade e que tem caracterizadoesse início de campanha elei-toral em Mossoró.

LULAAmanhã,Larissa participará

de café da manhã com o ex-presidente Luiz Inácio Lula daSilva, no hotel Mercure do Ibi-rapuera, em São Paulo. E comoutros candidatos a prefeito decidades estratégicas para o Par-tido dos Trabalhadores (PT),aoqual é filiado o professor Josi-van (candidato a vice), que per-manecerá em Mossoró, fazen-do campanha.

[email protected]

CONCLUSÃOA conclusão sobre as notas do

lado direito da coluna é a de que to-dos esses caciques não estão preo-cupados em fazer política pelo bemcomum, mas em acomodar inte-resses que hora convergem, horadivergem.Eles pulam de galho emgalho para manter-se “por cimada carne seca”. Se o governo queeles apoiam vai mal eles logo en-contram um alento na eleição se-guinte apoiando de “primeira ho-ra” o favorito da ocasião ou ade-rindo mais à frente ao novo go-vernante.

CONCLUSÃO 2Essa prática está disseminada

desde as eleições de 2002, quan-do a terceira via comandada porWilma de Faria rompeu com o ci-clo oligárquico que revezava Alvese Maias desde os tempos da Are-na e do MDB.

CONCLUSÃO 3O povo sempre fica de fora des-

sas decisões. As bases idem. Tudoisso contribuiu para que a políticapotiguar seja confusa com caciquessendo aliados e adversários ao mes-mo tempo.

DE GALHO EM GALHOA vitória de Wilma de Faria (PSB) para o Governo do Estado, em 2002, contra tudo e contra to-

dos ainda causa efeitos profundos na política do Rio Grande do Norte.O abalo no sistema oligárquicopotiguar ainda é grande. Desde que Wilma chegou ao poder os caciques do PMDB (feudo dos Alves)e do DEM (feudo dos Maias) não conseguem fazer um consanguíneo prefeito ter ao menos condiçõesde almejar governar a capital. Aí o leitor pergunta: e Carlos Eduardo não é um legítimo representanteda família Alves? É, mas ele chegou à prefeitura da capital em projeto à parte dos seus primos e seguerumo ao Palácio Felipe Camarão mais uma vez sem o endosso dos caciques do PMDB. Desde queWilma chegou ao poder os Alves e Maias precisaram recorrer a terceiros para chegar ao poder. Em2008, o senador José Agripino (DEM) apoiou Micarla de Sousa (PV) numa eleição em que a pevistavenceria com ou sem o apoio dele. Outros caciques também estiveram ao lado do demista nesse pro-jeto: o deputado federal João Maia (PR) e o então presidente da Assembleia Legislativa, RobinsonFaria (à época no PMN). Os Alves ficaram com a petista Fátima Bezerra na disputa.

CONTINUA

AGRIPINOO senador José Agripino

apoiou Wilma no segundoturno em 2002 (chegou até afazer um comício em Natalpedindo votos para Lula na-quele ano),mas dois anos de-pois rompeu porque Wilmanão quis Felipe Maia como vi-ce de Carlos Eduardo. Agri-pino aguentou quatro anoslonge do poder e nesse pe-ríodo fez a aliança “água eóleo”com os Alves.Nas elei-ções de 2008 abriu uma pe-quena dissidência e endossouMicarla, mas como o gover-no dela ia mal arrumou umadesculpa qualquer e rompeucom ela.Em seguida seus apa-drinhados desembarcaramno governo Rosalba.

JOÃO MAIAO deputado João Maia fez parte

do governo Wilma, mas não apoioua candidata dela a prefeito de Natalem 2008. Prefiriu ficar com Micar-la.Em 2010,ele apoiou Iberê que foiderrotado nas urnas. Como o go-verno de Micarla estava ruim pediudesculpas ao povo por tê-la apoia-do e rompeu com a pevista. Mesesdepois estava no também desgasta-do governo Rosalba.

ROBINSONO vice-governador Robinson Fa-

ria esteve no governo Wilma,apoiouMicarla e depois rompeu com as d-uas. Fez parte da chapa majoritáriaque elegeu Rosalba, mas entrou emconflito com ela. Agora apoia Car-los Eduardo em Natal.

PRIMOS ALVESO deputado federal Henrique Al-

ves e o ministro Garibaldi Filho pas-saram um tempo com a governa-dora Wilma de Faria,mas preferirammarcar um duplo em 2010: Henri-que ficou com Iberê e Garibaldi comRosalba. Eles apoiaram Fátima em2008, mas deram um “tempo” nogoverno Micarla. Agora estão jun-tos com a “Rosa”.

A eleição da capital, como todos sabem, foi vencida por Micarla. O governo dela começouruim e assim se manteve. Nesse período ela perdeu o apoio dos aliados de 2008 que embarcaramna candidatura da então senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado e fez aliança com Hen-rique Alves (PMDB) que estava fora do poder com a derrota de Iberê Ferreira (PSB) para o Go-verno do Estado em 2010. Preste atenção na sincronia: os caciques que estavam com Wilma (e de-pois Iberê) migraram para Micarla e depois saltaram ao governo de Rosalba. Cada um a seu tem-po. Robinson Faria antes das eleições, João Maia depois da “Rosa” ser empossada, Henrique Al-ves idem. (continua ao lado direito o relato caso a caso).

EDUARDO KENNEDY

Page 5: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

OPINIÃO Domingo, 29 de julho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

CONGRESSO - A partirde amanhã será realizado oVI Congresso de GestãoPública do RN. O encon-tro reunirá gestores públi-cos de todo o RN para dis-cutir temáticas que visamotimizar a administraçãopública nos municípios.

ELEIÇÃO - Em 106 muni-cípios brasileiros os eleitoresterão no dia 7 de outubro ape-nas uma opção de candidatona disputa para a prefeitura.Pelas regras eleitorais, nes-sas cidades, para sair vitorio-so, o candidato precisará ape-nas de um voto.

PROPAGANDA - Em Na-tal, a Justiça Eleitoral con-vocou partidos políticos eemissoras de rádio e televi-são da capital para partici-parem de uma reunião napróxima quinta-feira.O en-contro tem o objetivo de ela-borar o plano de mídia pa-ra a propaganda eleitoralgratuita, a fim de garantirisonomia aos candidatos.

PROPAGANDA 2- O horá-rio eleitoral gratuito come-ça a ser veiculado a partirdo dia 21 de agosto, 47 diasantecedentes às eleições, evai até 4 de outubro,três diasantes do pleito. Em cidadesonde houver segundo tur-no, a data limite para o co-meço da veiculação é o dia13 de outubro (faltando 15dias para o pleito), deven-do se encerrar dois dias an-tes, no dia 26 de outubro.

CONCURSO -As inscriçõespara o concurso da ReceitaFederal encerram-se hoje.Asinscrições devem ser feitaspelo site www.esaf.fazen-da.gov.br, até as 23h59. Sãooferecidas 750 oportunida-des, destas 700 são destina-das à área geral e 50 para áreade informática As taxas departicipação vão de R$ 100 aR$ 130.

POSTURA - É inegável ocomportamento exemplar deLarissa e professor JosivanBarbosa. Os dois conversamcom o povo, levam propos-tas e plantam a felicidade e aunião das famílias. Tem sidoassim e será sempre, mesmodiante da campanha de agres-sões e boataria que o DEMfaz. A população reage ecombate a usina de boatosconduzida pelo coordenadorGustavo Rosado.

PROPOSTA A Câmara analisa proposta de criar o Fundo Nacional de

Valorização do Professor da Educação Básica. O Fundo serádestinado exclusivamente ao pagamento de bônus aos docentesda rede pública que efetivamente estejam exercendo o mag-istério em sala de aula.

DIÁRIASNos primeiros sete meses de 2012 o Governo Rosalba Ciar-

lini gastou quase R$ 7 milhões em diárias. No comparativo como ano passado, o Executivo gastou 33% a mais do que o mesmoperíodo de 2011.

RETORNO Depois de oficialmente duas semanas de recesso parlamentar,

a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) retoma as atividadesna próxima quarta-feira, 1º. A sessão ordinária que marca oinício dos trabalhos será às 9h.

uando faleceu FlávioShogo Ishii,o “Japo-nês”,da Banca do Ja-ponês, em Vitória,

Dona Lourdes,a viúva,e suas fi-lhas continuaram a tocar a ban-ca para a frente,num belo exem-plo de fidelidade ao trabalho.

Agora falece Dona Lourdes,notícia que li através da colunade Leonel Franca, n’A Gazeta.

Sempre fui freguês da Ban-ca do Japonês. Mas depois quemudei da Praia do Canto para aPraia da Costa,deixei de ser fre-quentador diário. Mas é lá quecontinuei comprando o “SeteDias”, de Cachoeiro de Itape-mirim, e algumas outras publi-cações ausentes das bancas emgeral.

Sempre vi o senhor Flávio esua esposa Dona Lourdes comoum casal paradigma, em maté-ria de amor ao trabalho. A Ban-ca estava sempre aberta, desdeo alvorecer até o romper da noi-te.

Seu Flávio e Dona Lourdesconheciam os fregueses e sa-biam das manias individuais.Havia um jornal que eu compra-va uma vez por mês por causade um suplemento. Havia ou-tro jornal que só me despertavaatenção num dia da semana pa-ra ler a colaboração habitual deum determinado articulista.Eu

não precisava me preocupar. Ocasal tinha um computador nacabeça.E ainda sabia dos assun-tos que interessavam a seus fre-gueses.A mim mais de uma vezfoi dito, com um ar de inocên-cia, quase de ternura, para nãoparecer indiscreto:“tem uma re-portagem em tal jornal ou em talrevista que eu acho que é de seugosto”.

A “Banca do Japonês” é umexemplo da chamada “pequenaempresa”, es-ta que, a meuver,é a mais im-portante para ofuturo do Bra-sil. A pequenaempresa asse-gura a distri-buição da ri-queza. Sua am-pla difusão émuito mais re-levante do queo ilusório cres-cimento do Produto InternoBruto. De que vale um imensoPIB nas mãos de poucos ou nasmãos de empresas estrangeiras?

Gosto de ler jornais. Nos diasúteis, quase sempre só dá tem-po para a leitura dos locais.Nossábados e domingos, os locaise os nacionais. Gosto tambémdas revistas e jornais alternati-vos, ainda indispensáveis, mes-

mo nestes tempos em que háliberdade de imprensa.

Não tenho o hábito de ler jor-nal pela Internet. Acesso alguns,criteriosamente escolhidos.Masnada substitui o prazer de pe-gar o papel,sentir o cheiro da tin-ta, dobrar o jornal, virar as pá-ginas ouvindo o doce ruído domanuseio. Sou,decididamente,um apaixonado por jornais.

Vejo um pouco de televisão,quase sempre de pé, em posi-

ção defensi-va.Na televi-são, quemindica a im-portância ouirrelevânciada matéria éo editor.Cinco minu-tos para umtema quenão me inte-ressa. Cincos e g u n d o s

para um assunto que me desper-ta a máxima atenção.

No jornal, eu sou o dono domeu interesse. Posso despre-zar a manchete de primeira pá-gina,em letras garrafais,e ler,cui-dadosamente,um artigo ou umanota não destacada da quinta pá-gina.E o mais interessante:pos-so interromper a leitura, levan-tar-me e dizer a minha mulher.

Olhe aqui, veja isto, vou ler altopara você.

Nós não poderíamos teracesso aos jornais, se não hou-vesse a figura do jornaleiro.

Os jornais,pelas mãos de seuFlávio e Dona Lourdes, tinhamsabor de artesanato. Os jorna-listas escrevem os jornais,os grá-ficos imprimem,um mundo deprofissionais trabalha para quetenhamos nossos jornais circu-lando. Pessoas foram presas,mortas ou torturadas para sal-vaguardar a liberdade de im-prensa.

Mas tudo seria incompleto senão houvesse o toque humanoe direto do jornaleiro.ornais e re-vistas aproximam-se do públi-co, conquistam seu interesse esimpatia pelas mãos dos jorna-leiros.

Minha homenagem póstu-ma a Dona Lourdes,por sua vi-da, seu trabalho, sua dedicação.

Parabéns jornaleiros do Es-pírito Santo e do Brasil. Para-béns,pequenos jornaleiros,me-ninos que gritam pelas ruas o no-me e as manchetes dos jornais.

Vocês, meus caros amigos,ajudam a politizar o povo, des-pertar consciências, distribuircultura, prazer e recreação.

Sem jornais livres,não se fazHistória. Sem jornaleiros os jor-nais não circulam.

A “Banca do Japonês”é um exemplo da chamada“pequena empresa”,esta que, a meu ver,é a mais importantepara o futuro do Brasil.

Q

HOMENAGEM AOS JORNALEIROSJOÃO BAPTISTA HERKENHOFF

Professor da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo e escritor

les se conheceram emuma das inúmeras pa-radas de ônibus deNatal. Ela, com 15

anos,vendia bombons e chicle-tes e era ajudada por sua irmãmenor, de nove anos. Ele, com17 anos, também vendia chicle-tes e balas de gengibre. O localdas vendas e os clientes eramos mesmos: o interior dos cole-tivos e os cansados passageirosque se espremiam dentro dosveículos.

Ela e a irmã eram natalensese moradoras do bairro do BomPastor. Ele era paulista, compouco tempo em Natal e mo-rador de um cortiço no centroda cidade. Ela se chamava Jés-sica. Ele se chamava Alex. Am-bos eram bonitos, com corposbronzeados pelo sol de Natal eespertos como todos os jovenscriados nas ruas.Possuíam umasensualidade que saia pelos po-ros do corpo e atingiam até omais distraído transeunte quecruzasse o seu caminho.

Ela tinha pernas bem tornea-das, bunda arrebitada e seios detamanho correto. Nada de exa-geros ou medidas formuladasem academias ou por remédiosimportados. A sua genética e otrabalho diário formataram a be-la adolescente.Ele também pos-suía uma boa aparência. Comdentes limpos, cabelo bem cor-tado e um corpo magro. Os ol-hos dos dois tinham as mesmasexpressões: uma firmeza e aomesmo tempo uma ternura.Uma ingenuidade e ao mesmo

tempo uma malícia.Os dois faziam parte do exér-

cito de meninos que todos osdias acordavam cedo e logo seaboletavam nos ônibus da ci-dade. Com as suas inseparáveiscaixas de doces e o repertóriobatido e apresentado diariamen-te para uma platéia pouco recep-tiva e sem muita paciência. Uminterminável sobe e desce. De-pendentes da boa vontade demotoristas e cobradores.

Entre umaviagem e outraeles se conhe-ceram melhor.Conversarampor mais tem-po e descobri-ram afinida-des.Descobri-ram a tensãosexual pertoum do outro.Despertaramo monstroadormecido. Com toda a sualoucura e prazer.

No mesmo dia, um sábado,resolveram tomar umas cerve-jas em alguma birosca e con-versar mais sobre essas afinida-des.Largaram as suas caixinhasde balas e confeitos nas mãosde colegas, que estranharam asaída de ambos,conhecidos porserem trabalhadores e por fica-ram até mais tarde nos ônibusda cidade. O desejo não bateponto e nem espera anoitecer.O desejo é imediatista. É veloz.

Foram para um boteco noAlecrim e pediram uma cerve-

ja e churrasquinhos de carne,pa-ra ele, e queijo, para ela. Com aPresidente Bandeira e os seuscarros como testemunhas, sebeijaram pela primeira vez. Seabraçaram pela primeira vez. Ecom o pouco dinheiro recolhi-do durante o dia, fizeram a pri-meira loucura juntos: Ao invésde levar para casa e comprar opão e leite,investiram a grana emuma espelunca próxima que exi-bia na fachada o nome Motel Lo-

ve. Se nãofosse a pro-x i m i d a d ecom o bar,e-les teriamt r a n s a d onos becosescuros ouentre os car-ros estacio-nados.O de-sejo não res-peita à horado jantar ou

a rua movimentada.Depois dessa tarde/noite,e-

les ficaram inseparáveis. Mes-mo entrando em linhas de ôni-bus diferentes para venderemos seus produtos, a ligação deambos era notória. Os beijosmolhados, os amassos, a malí-cia no olhar e o carinho eram oque se destacava naqueles doisgarotos sem roupas de marca,sem calçados confortáveis esem a falsidade de muitos. Oamor era rasgado. Gritado.Louco.

Com o tempo, os olhares demaldade de alguns colegas in-

jetaram o líquido sujo do ciú-me em ambos. Alex passou adesconfiar do riso gostoso deJéssica, e a jovem passou a sus-peitar de escapadas do garotocom outras mulheres. Ambos,tocados pelas garras do mons-tro.Tocados pela sua inseguran-ça e individualismo.

Tempos de cólera nas calça-das de Natal. Gritos e insultospara todo mundo ouvir.Que sefodam! Tempos de choro e mú-sicas românticas repetidas nopequeno toca CD na casa doBom Pastor. Tempos de cacha-ça queimando o juízo em umcortiço do Centro.

Os venenosos que plantaramo ciúme no coração dos jovensforam os mesmos que informa-ram a Jéssica sobre a partida deAlex.Voltou para São Paulo pa-ra cuidar da mãe doente e ten-tar algo melhor.Quem sabe,co-mo embalador de um supermer-cado qualquer e com carteira as-sinada.

A tristeza pela perda do se-xo gostoso. Pelo carinho. Peloamor perdido.

A realidade que deve ser en-carada. Que não espera a cica-trização da dor. Que cobra agi-lidade, ação e alegria (mesmoque ela seja irreal). A vida den-tro dos ônibus da cidade devecontinuar. O repertório devevoltar a ser anunciado aos qua-tro ventos.

A vida, com todos os seusatropelos,deve seguir.Deve pas-sar.

Apesar da dor.

Os dois faziam parte doexército de meninos que todos os dias acordavam cedo e logo se aboletavamnos ônibus da cidade.

E

AMORES BRUTOSPAULO CORREIA

Jornalista

Page 6: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Domingo, 28 de julho de 2012

Companhias projetam aumento do PIB maior que 2,3% EM 2012

O percentual esperado, entretanto, é menor que a faixa entre 3% a 3,5%, projetada em dezembro de 2011

Presidente da Abrasca, Antônio Castro

ALANA GANDRARepórter da

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - Pes-quisa divulgada quinta-feira(26),no Rio de Janeiro,pela As-sociação Brasileira das Com-panhias Abertas (Abrasca),confirma a expectativa de altado Produto Interno Bruto(PIB),este ano, já sinalizada emsondagem feita no final do anopassado. O percentual espera-do, entretanto, é menor que afaixa entre 3% a 3,5%, proje-tada em dezembro de 2011.

A pesquisa constatou quequase 63% das companhiasconsultadas apostam que o au-mento do PIB em 2012 serámaior que 2,3%.Essa era a pre-visão feita pelo Banco Centralem junho passado, quando olevantamento foi feito.Já no úl-timo boletim Focus,divulgadoesta semana, os analistas do

mercado diminuíram para1,9% a estimativa de cresci-mento do PIB no ano.

A pesquisa mostra um oti-mismo moderado,“em um ce-nário pior do que 3%”, desta-cou o presidente da Abrasca,Antonio Castro,e leva em con-ta que o primeiro semestre foifraco.Observou,por outro la-do, que essa é a visão de uma“elite de empresas”, que têmgrande peso na economia.En-tre elas, estão a Petrobras, Va-le, Gerdau, Souza Cruz e osprincipais bancos brasileiros.

Atualmente, 191 empresassão associadas à Abrasca. Elasrepresentam 85% do valor demercado das empresas listadasna Bolsa de Valores (Bovespa),o que equivale a US$ 1,1 trilhão.Responderam à pesquisa 53que concentram 50% do va-lor de mercado das ações ne-gociadas na Bovespa.

A boa notícia apontada pela

pesquisa é que 46,3% das com-panhias entrevistadas acreditamem aumentam dos investimen-tos próprios no segundo semes-tre. Na pesquisa anterior, esseíndice era 36%.Isso se deve,dis-se Castro, a uma visão de longoprazo.“Mostra que a empresa es-tá confiante com relação ao fu-turo. Ela espera que nos próxi-mos anos os negócios vão ca-minhar bem. E sabe que, se nãoinvestir,perde fatia do mercado”.

Já em relação ao emprego nosetor, predomina o indicadorde estabilidade (56,1%),embo-ra o número de empresas comexpectativa de alta no empre-go tenha subido de 22%,em de-zembro, para 26,8% agora.

A notícia ruim indicada pe-la pesquisa da Abrasca se re-fere à inflação medida pelo Ín-dice de Preços ao Consumi-dor Amplo (IPCA):68,6% dosconsultados acreditam em ele-vação da taxa este ano em tor-

no de 5%, portanto acima docentro da meta de 4,5%.Segun-do Castro, “há um ceticismogrande em relação à ideia de es-tabilidade”. O empresário,acrescentou, sente a inflaçãointerna, no seu negócio, e issopesa nas suas decisões.

O dado surpreendeu o pre-sidente da Abrasca. Segundoele, a expectativa de aumentoinflacionário deriva da conju-gação de dois fatores: o efeitopsicológico da queda dos jurose o aumento dos custos, espe-rado por 66,7% das empresas,

contra 22% na pesquisa ante-rior. Esse aumento não pode-rá ser repassado para os pre-ços do setor, cuja projeçãomostra estabilidade para45,2% das companhias. Sig-nifica que haverá menos mar-gens para as empresas.“As em-presas estão admitindo umacompressão nas margens”.

Sobre a taxa básica de juros(Selic), a análise de 70% dascompanhias abertas é que atéo final do ano ela se estabiliza-rá em torno de 7,5%,porque es-taria chegando muito perto deum limite para cair. “O merca-do espera que haja ainda umaredução em torno de 0,5 pon-to percentual”. Hoje, a taxa dejuros básica está em 8% ao ano.Somente 6% das empresasapostam em queda dos jurosabaixo do patamar de 7,5%.Emcontrapartida, 24% acreditamna elevação da taxa.Na pesqui-sa anterior,esse número era 8%.

Page 7: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

BRASIL/MUNDO Domingo, 29 de julho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Ações contra à Aids no Brasil perderamintensidade, diz especialista estrangeiro

SAÚDE

A opinião é do coordenador de Aids/HIV da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), Massimo Ghidinelli

O aumento da pressão degrupos religiosos aliado e a re-dução das campanhas de pre-venção junto às populações demaior risco são a maior amea-ça ao programa brasileiro anti-Aids, até hoje considerado umdos mais bem-sucedidos domundo. A opinião é do coor-denador de Aids/HIV da Or-ganização Panamericana daSaúde (OPAS), Massimo Ghi-dinelli.

"O caso parece ser que, nosúltimos anos,grupos religiososficaram mais fortes e há umamenor intensidade na maneirapela qual o programa lida comquestões de homofobia e sexua-lidade",disse Ghidinelli à BBCBrasil,na Conferência Interna-cional da Aids, realizada nessasemana em Washington, nosEstados Unidos.

"O programa brasileiro cer-tamente precisa mudar e seadaptar rapidamente a esses no-vos desafios da epidemia e man-ter um grande enfoque nas po-pulações vulneráveis,o que exi-girá um trabalho muito fortede promoção de políticas",acrescentou.

Os últimos números do maisrecente Boletim Epidemiológi-co publicado pelo Ministério daSaúde apontam para um au-mento dos casos de contami-nação pelo HIV em todas asregiões do país,com exceção da

região Sudeste,nos últimos dezanos.

Para especialistas ouvidospela BBC Brasil, tal crescimen-to está ligado, entre outro fa-tores, ao comportamento dapopulação.

Segundo eles, apesar de oprograma brasileiro continuara ser um referencial no âmbitoglobal, seu sucesso pode tê-lotornado "uma faca de dois gu-mes".

Isso porque,como a síndro-me passou a ter um caráter crô-nico e os casos de morte se tor-naram mais raros, as pessoasficaram menos cautelosas emrelação aos mecanismos de pre-venção à doença.

REPAGINAÇÃOSegundo os especialistas, as

vítimas desse novo cenário epi-dêmico são os jovens, particu-larmente do sexo feminino ehomossexuais.

Por essa razão, durante aconferência, representantes deONGs chamaram a atenção pa-ra a necessidade de o Progra-ma Nacional de DTS/Aids bra-sileiro se adaptar à nova realida-de da epidemia no país.

Eles também se queixaramde que, nos últimos anos, o en-foque nas populações-chave di-minuiu e houve comprometi-mentos políticos com o lobbyde grupos conservadores que

passaram a ser mais atuantes."O senso comum é sempre

muito conservador, mas nossaobrigação é tomar decisões combase em evidência", afirmou àBBC Brasil Dirceu Greco, di-retor do departamento de DST,Aids e Hepatites Virais.

NÚMEROSApesar das críticas,o progra-

ma de prevenção à Aids no Bra-sil ainda é considerado um su-cesso entre os especialistas.Pro-va disso foi que,nos últimos 12anos, a mortalidade em decor-

rência da Aids no Brasil apre-sentou uma queda de 17%.

Outra grande conquista foia drástica diminuição em 55%dos casos de infecção no gru-po de crianças menores de cin-co anos. Em 2000, foram re-gistrados 863 casos de crian-ças pequenas com Aids. Em2011, apenas 482 casos foramregistrados. Isso comprova aeficácia da prevenção de trans-missão vertical, de mãe parafilho.

No entanto, alguns profis-sionais de saúde afirmam que

isso não é suficiente."Não adianta nada (a preven-

ção de transmissão vertical) se,na adolescência, o jovem vaiser contaminado",diz Edmun-do Cardoso,chefe do Grupo deAtendimento à Aids Pediátrica(GAAP) do Hospital Concei-ção, de Porto Alegre.

É por causa desse argumen-to que especialistas estrangei-ros dizem que a abordagem doprograma de Aids/HIV do paísdeve assumir um teor mais so-ciológico.

"A epidemia não é um pro-

Para Massimo Ghidinelli, grupos religiosos ficaram mais fortes nos últimos anos

blema puramente médico",dis-se à BBC Brasil, Marco Vito-ria,médico assessor do progra-ma de HIV-Aids da Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS)de Genebra.

SOLUÇÕESEntre as soluções que de-

vem ser implementadas ao pro-grama brasileiro de combate aAids,especialistas sugerem ummaior envolvimento da socie-dade civil, o investimento emcampanhas de conscientizaçãocom respeito a práticas sexuaisseguras e o maior envolvimen-to da mídia,focando grupos es-pecíficos, como adolescentese homossexuais.

Outra abordagem impor-tante é a realização de mais pes-quisas multidisciplinares queestudem o comportamentodos grupos mais vulneráveis.

No entanto,os representan-tes das principais organizaçõesinternacionais de saúde aindadizem que,mesmo com os no-vos desafios,o Brasil ainda con-ta com um dos melhores pro-gramas de combate à Aids domundo.

"A região da América Lati-na é a que tem maior cobertu-ra em termos de tratamento, eo Brasil e a Argentina, em par-ticular,continuam sendo exem-plos para a região e o mundo",disse Vitoria.

Page 8: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

SOCIAL8 – Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

@ Parabéns para Ana Paula Santos e LeilaEscóssia. Vivas!

@ A deputada-candidata Larissa Rosa-do vai a São Paulo amanhã. Tem encon-tro marcado com o ex-presidente Lula.

@ O programa Ponto de Vista com Nel-son Freire irá ao ar hoje, às 11h30, na SIMTV,vai tratar do tema: O juiz eleitoral e as regrasdo jogo.

@ Recebemos a cobertura fotográficada inauguração da loja do Rebouças Su-permercados no Alto de São Manoel fei-ta pelo fotógrafo Eduardo Kennedy. Tra-balho de qualidade.

@ Bruno Coutinho e Djamara Frota mu-dam de endereço. O casal vai morar em SãoPaulo, onde ele fará residência no Hospitaldo Coração. Na despedida hoje, na casa dospais-sogros em Tibau,comemoração tambémpelo aniversário de Betinha Coutinho e deDjamara.

@ Pelos corredores do Fórum Mu-nicipal Dr.Silveira Martins o nome do juizaposentado Francisco Dantas Pinto élembrado com carinho por muitos fun-cionários. O doutor Chico Pinto, comoera carinhosamente chamado, foi dire-tor do Fórum.

[email protected]

PintoCURTA-METRAGEM

Laíre Rosado eMichelson Frotana inauguraçãoda loja 3 doRebouças Supermercados.

Júnior Rebouçasrecebe em sua

nova loja o amigo-cantor

RaimundoFagner.

Alvanilson Carlos e Genivan Vale na festa de inauguração da nova loja de Júnior Rebouças.

O PAÌS DAS MARAVILHAS DE NICOLEHoje o dia vai ser de muita comemoração para Nicole Fro-

ta, filha de Nicholas Cavalcanti/Michely Frota, que vai festejarjunto dos seus queridos familiares e amigos o seu aniversáriode 12 anos. Com o tema "Alice no País das Maravilhas", a fes-ta terá deliciosos doces feitos por Fábia Soares e bolo assinadopela doceira de mão cheia Teresa Cristina. Os salões do KiKo'sEventos serão contagiados pela felicidade da aniversariante!

O CARIBE É AQUINa coluna Canal Zap,da Tribuna do Norte,o jornalista Gabriel

Sobreira informou que a atriz Grazi Massafera é a mais cotadapara o papel da heroína da novela que será gravada em Natal. Anovela, em fase de pré-produção, já tem o título de "O Caribeé Aqui".É um folhetim de Walther Negrão,protagonizado porum piloto da Aeronáutica chamado Floriano. As filmagens de-vem começar em novembro, na base aérea de Parnamirim, eabordará a questão dos soldados americanos que criaram abase durante a Segunda Guerra, assunto que foi a nossa re-portagem principal da edição 11 da Glam. Lembram? Outrafeliz coincidência que mostra como nossa revista está sintonizadacom o universo da arte e a cultura. O diretor é Jayme Mon-jardim e a estreia está prevista para março de 2013. Da colunade George Azevedo.

FOTOS: EDUARDO KENNEDY

Page 9: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

A Companhia de Proces-samentos de Dados (Data-norte) iniciou o enviou de umcomunicado extrajudicial pa-ra moradores de conjuntoshabitacionais no município.O objetivo é regularizar pen-dências referentes aos imó-veis e evitar a tomada de me-didas drásticas,como a desa-propriação da casa.

Conforme o gerente doescritório regional da Data-norte, José Zenóbio de Me-deiros, o motivo do enviodas correspondências é

convocar os mutuários quereceberam as casas pelaCompanhia HabitacionalPopular do Rio Grande doNorte (Cohab-RN),ou o at-ual morador, para que com-pareçam e resolvam todas aspendências e documentosdesse imóvel.

Por enquanto, foram no-tificados os conjuntos Abo-lição I, II, III e IV;Santa Del-mira I e II; Liberdade. JoséZenóbio informa que nãotem como precisar quantasresidências têm pendências

a resolver e nem o montan-te do valor devido pelos mu-tuários das respectivas áreas.

"Foram aproximadamen-te duas mil cartas. Mas exis-tem outras residências comproblemas na documenta-ção, questões contratuaisque ainda não foram notifi-cadas.Não sei precisar quan-to em valor financeiro essaspendências representam,mas posso garantir que éuma quantia bastante eleva-da", explica o gerente.

José Zenóbio destaca que

a proposta da Datanorte éresolver essas questões damaneira amigável e evitarações judiciais. "A conse-quência de retomada doimóvel é a última possibili-dade para aqueles que nãoquiserem resolver as pen-dências existentes", diz.

O gerente alerta que todosos imóveis que tenham pen-dências financeiras e que nãoapresentem solução corremrisco de ser desapropriadose levados a leilão público. ADatanorte informa que, pa-

ra evitar essa medida, a em-presa está buscando os mu-tuários para regularizar a si-tuação,disponibilizando des-contos e parcelamento de dé-bito.

A intenção é solucionartodos os entraves e entre-gar o documento final dequitação do contrato doimóvel. Ele esclarece que olevantamento das residên-cias com este tipo de proble-ma foi feito no ano passadoe as notificações estão sen-do feitas a partir deste ano,

de forma gradativa.José Zenóbio orienta que

quem já recebeu ou quemmora em residências dosconjuntos da Cohab e ain-da não receberam essa cor-respondência deve procuraro Escritório Regional da Co-hab-RN,hoje Datanorte,narua Dix-sept Rosado, 273,no Centro.Os mutuários de-vem levar seus documentospessoais para tomar ciênciada situação do imóvel e che-gar a uma solução dos pro-blemas.

GOVERNO AMEAÇA TOMAR MAIS DE DUAS MIL CASAS EM CONJUNTOS DA COHAB

COTIDIANODOMINGO

Mossoró (RN),29 de julho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

InvestidaMoradores dos Conjuntos Abolição, Santa Delmira e Liberdade já foram notificados

Page 10: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Domingo, 29 de julho de 2012

Ministério Público entra com ação civil para coibir trabalho infantil no "Lixão das Cajazeiras"

MEDIDA

Corrida ciclística marca início das comemorações pelo centenário do Colégio Sagrado Coração de Maria

PROGRAMAÇÃO

Promotor presenciou em vistoria crianças e adolescentes trabalhando em um ambiente impróprio

O Ministério Público Es-tadual entrou com pedido deliminar através de Ação CivilPública contra a Prefeitura Mu-nicipal de Mossoró (PMM) pa-ra coibir o trabalho infantil nolixão localizado nas proximi-dades do bairro Santo Hele-na, conhecido como "Lixãodas Cajazeiras".

Durante inspeção realizadapelo promotor Olegário Gur-gel Ferreira Gomes, foi cons-tada a presença de crianças eadolescentes trabalhando emmeio ao lixão, em um ambien-te propício para a obtenção dedoenças.

O promotor destaca, naAção Civil Pública, que a áreaem que se encontra o lixãotambém é utilizada como ro-ta entre bairros vizinhos, au-mentando ainda mais a proba-bilidade de um maior núme-ro de pessoas estarem expos-

tas a uma área de risco.O Lixão das Cajazeiras, co-

mo é popularmente conheci-do,além de expor pessoas a ma-lefícios, também acarreta da-nos ao meio ambiente, como adestruição da flora benéfica aosolo, compactação e diminui-ção da cobertura vegetal, ha-vendo ainda poluição das águassuperficiais e do aquífero.

Diante dos fatos, o MP de-termina ao município de Mos-soró que promova em 48 ho-ras o resgate de todas as crian-ças e adolescentes que traba-lham e frequentam o lixão rea-lizando exame médico em to-das; além disso,pede a implan-tação no prazo de 10 dias umplano de rondas periódicas pe-la área do conjunto Santa He-lena e que promova a inclusãosocial dos filhos e filhas dos ca-tadores de lixo em programassociais.

Será aberta hoje, 29, a pro-gramação em homenagem aocentenário do Colégio Sagra-do Coração de Maria (CSCM),o tradicional Colégio das Ir-mãs.As atividades serão inicia-das com uma corrida ciclística,a partir das 8h, destinada aosprofissionais que atuam na es-cola e aos alunos, com largadana própria instituição.

Nesta segunda-feira,30,umshow com a presença do pa-dre Nunes será realizado na es-cola, a partir das 20h, com en-trada gratuita. No dia 1º deagosto, será celebrada umamissa no cemitério São Sebas-tião, com o intuito de home-nagear todas as pessoas queparticiparam da história da ins-tituição.

Além da missa,a programa-ção da quarta-feira tambémcontempla um jantar de con-fraternização dos ex-alunos doColégio das Irmãs, evento quetem como tema “Reencon-trando com alegria no Coraçãode Maria”. A reunião aconte-ce na quadra da CSCM,às 18h,

sendo que as senhas são limi-tadas para 500 pessoas, e po-dem ser adquiridas ao valor deR$ 35, no Kiko’s Eventos.

No dia do centenário, cele-brado no dia 2 de agosto,a par-tir das 6h30, as irmãs, profes-sores, pais, alunos e ex-alunosse reúnem nas imediações docolégio para a realização de umabraço coletivo, momento es-se que promete ser um dos maisemocionantes das comemora-ções pelos 100 anos do CSCM.

Após o abraço, um café damanhã será oferecido aos pre-sentes. A programação segueaté a sexta-feira,3,quando umamissa solene em ação de gra-ças será celebrada na própriainstituição de ensino, às 17h.

A programação também ce-lebra as mudanças ocorridasdurante esses 100 anos de tra-jetória no Colégio Sagrado Co-ração de Maia,que incluem,en-tre outros pontos,melhorias naestrutura física e metodologiade ensino, que se adaptou aoavanço tecnológico que estásendo presenciado por todos.

Órgão pede a retirada das crianças do lixão

Colégio celebra 100 anos na próxima quinta-feira

LUCIANO LELLYS

CEDIDA

Page 11: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

GERAISwww.omossoroense.com.br Domingo, 29 de julho de 2012 - 3

Falta de infraestrutura nas ruas e transportes clandestinos comprometem o sistema de ônibus

DIFICULDADES

Empresas afirmam que inúmeros problemas prejudicam a qualidade e a eficácia na prestação do serviço na cidade

Empresas revelam que não há interesse de ampliar a quantidade de linhas de ônibus

Atualmente circulam emMossoró 34 ônibus,distribuí-dos em 12 linhas, serviço es-se oferecido por duas empre-sas. A cidade possui um dospiores sistemas de transportede passageiros, quando é fei-to o comparativo com outrosmunicípios de porte equiva-lentes do interior nordestino,ficando atrás de cidades comoCampina Grande, na Paraíba;Caruaru e Petrolina, no Per-nambuco;além de Juazeiro doNorte, no Ceará. Os gruposque atuam em Mossoró afir-mam que inúmeras dificulda-des comprometem a qualida-de e a eficácia na prestação doserviço.

De acordo com o engenhei-ro de manutenção da empresaCidade do Sol, Márcio Viliam,entre os principais obstáculos en-frentados pelas empresas está oalto número de transportes clan-destinos e falta de infraestrutu-ra nas vias de acesso a determi-nados bairros do município.

"A falta de fiscalização re-ferente aos taxistas é um gran-de problema.Hoje existem cer-ca de 10 táxis para cada ôni-bus,veículos que estão sempreperto das linhas dos coletivos.Além disso, ainda há a ques-

tão da gratuidade para os ido-sos, e a meia-passagem paraos estudantes, que formam amaior demanda dos ônibus.Sópara se ter uma ideia, 30% dospassageiros da nossa empresapossuem o direito à gratuida-de", diz Márcio Viliam.

Quanto à deficiência da viasde acesso, o engenheiro relataque em bairros como o Liber-dade e o Sumaré, a inexistên-cia de calçamento prejudica osautomóveis,uma vez que com-promete itens como os pneusdos veículos."Além disso,per-demos tempo, gastamos maiscombustível, é um problemasério", conta.

O engenheiro revela aindaque não existe interesse da em-presa em ampliar a quantida-de de linhas na cidade. "En-quanto não houver melhorescondições para desenvolver-mos o nosso trabalho, não co-locaremos mais carros em cir-culação", sintetiza.

Enquanto isso, quem sofresão os usuários, que lamentama falta de qualidade dos servi-ços prestados.É o caso da apo-sentada Marinete Freire, quemora no conjunto Vingt Rosa-do e precisa se deslocar quaseque diariamente ao centro da

Jaime Balderrama, Gerente Executivo de Trânsito

Melhorias previstas no Plano de Mobilidade Urbanaainda não começaram a ser sentidas pela população

Sancionado pelo PoderExecutivo municipal em 18 denovembro de 2011, o Planode Mobilidade Urbana deMossoró (PMUM) ainda nãocomeçou a surtir os efeitos es-perados pela população. Amedida, que prevê uma sériede ações para solucionar osinúmeros problemas consta-tados no transporte públicono município, especialmenteno setor de transporte coleti-vo, ainda não saiu efetivamen-te do papel.

O Plano foi elaborado combase em trabalho científico daempresa Start Pesquisa Con-sultoria Técnica Ltda.,que for-matou as mudanças a partir depesquisa de opinião pública po-pular, consultas à GerênciaExecutiva de Trânsito (Getran)e em audiências públicas.

O PMUM estabelece comoum dos seus principais pon-tos a ampliação do sistema deônibus da cidade, que deveráser composto por diversas li-nhas funcionando de forma in-tegrada, ou seja, permitindoque os usuários utilizem maisde uma linha, com pagamen-to de apenas uma fatura. Noentanto, não há previsão con-creta de quando esse trabalhoserá executado.

Uma das ações previstas noPMUM é a realização de licita-ções destinadas à operação dosserviços de transporte coleti-vo urbano, onde a concessãoseria realizada pelo município.A primeira licitação nesse sen-tido até foi lançada, em marçodeste ano, mas nenhuma em-presa participou do processo.

"Pela primeira vez um edi-

tal que previa a concessão denovas linhas de ônibus atravésde licitação foi apresentado,mas,apesar de algumas empre-sas demonstrarem interesse,não houve apresentação depropostas. Estamos fazendouma avaliação desse edital, ve-rificando os pontos fracos,pa-ra compreender o porquê deo edital ter ficado deserto", ex-plica o titular da Getran, Jai-me Balderrama.

Segundo o gerente, algunsfatores podem ter contribuí-do para o insucesso da aber-tura do processo licitatório,dentre eles, a exigência de itensconsiderados importantes pa-ra os veículos de transporte co-letivo.

"Cada empresa deve ter ti-do o seu motivo, mas acredi-tamos que, possivelmente, de-

vido à exigência de ar-condi-cionado nos ônibus,os empre-sários não tenham achado atra-tivo o edital, uma vez que esseponto poderia encarecer aspassagens.Por isso,estamos es-tudando se o edital será modi-ficado,com a retirada de algunsitens, ou se será lançado nova-mente com o mesmo forma-to", destaca.

Dessa forma, a intenção doPlano de tornar mais eficienteo sistema de transporte públi-co, reduzindo, por exemplo, afrequência média entre as via-gens, que hoje é de 25 minu-tos, para 14 minutos, está dis-tante. "O Plano prevê ações acurto, médio e longo prazo.Nossa intenção é incentivar ouso dos coletivos, combaten-do os clandestinos", acrescen-ta Balderrama.

WALKIRIA RODRIGUES

cidade. "A gente tem que es-perar muito tempo na parada,e quando os ônibus chegamainda somos mal atendidos, éum absurdo", pontua.

A estudante Jainny Kellytambém reclama do sistemade transporte coletivo deMossoró. Ela conta que osproblemas começam na pró-

pria estrutura dos veículos,que, na visão dela, estão su-cateados. "Os ônibus sãopéssimos. E ainda tem aquestão da superlotação.

Muitas vezes o espaço fica lo-tado, aumentando o calor noambiente, tornando os car-ros locais infernais", concluia discente.

Page 12: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Quentes & Frias

GERAIS4 – Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Feliz aniversário segue ho-je para dr. Bernardo e a filhaRoberta Rosado; Ana PaulaSantos e Aline Fabrícia; Ka-tia Rejane de Oliveira, LizaLuzia Maia, Ana Paula San-tos e Darliane Couto.

Kézia Porcino feliz da vidacomemora a volta de Popó Por-cino e recomeça a vida com no-vo visual.

A bela Jussana Porcino co-memora o sucesso da inaugu-ração do espaço Dsju em Na-tal e anuncia que já está de ol-ho em um point para uma fi-lial em Mossoró.

Mais uma Jornada de Anes-tesiologia de Mossoró e a XIXJornada Norte-rio-grandensede Anestesiologia acontecerá de2 a 4 de agosto, no Hotel Ther-mas.

A arquiteta Claudiny Ca-valcante é responsável peloprojeto do espaço de Lia Ba-by. E nós vamos lá conferir.

Wanderlânia Lima juntou asua turma da resistência em umanoite feliz na última quinta ebrindou a vida.

A colunistaMarilene Paiva

muito bemrecepcionada porMiguel Vieira e o

marqueteiro Jozeildo Rodrigues

no Villa real.

Sempre fazendo o bem sem olhar a quem,padre Flávio de Melo e o Walterlin Lopes.

DE OLHO NA POLÍTICACandidatos, eleitores vamos respei-

tar os adversários, vamos fazer uma cam-panha limpa, sem agressões, todos sãodignos de respeito. A justiça eleitoral es-tá de olho em quem descumprir a lei.

LINDO DE VIVERChegou todo cheio de guloseimas o

convite de Lia Baby e Home para brin-dar o novo visual. Muitas novidades se-rão apresentadas à imprensa e convida-dos na próxima quarta-feira, às 19h30, narua Felipe Camarão 1607, Centro.

EM GRANDE ESTILOO grupo idealizador do Villa Real Fa-

zenda e Resort recebeu clientes e par-ceiros no último sábado (21), no HotelThermas, para um momento descontraí-do, onde aconteceu a entrega dos con-tratos e do lançamento da 2ª etapa.

Educada, linda, inteligente e feliz. Sheyna, a amada do juiz Herval Jr. colorindo nosso domingo.

Em festa por mais um ano de vida,Lisa Luiza Maia comemorando ao lado do amado Cristian Walther.

Page 13: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

lizado a estrutura para se es-conder e posteriormente co-

meter atos delituosos. Os as-saltos se tornaram constan-

tes por aqui. Soube que umacasa foi arrombada pela ma-

Foram iniciadas em junhodo ano passado as obras de re-cuperação das praças OliváMarques de Medeiros e a dolargo da Capela de Mãe Rainha,ambas localizadas no conjun-to Ulrich Graf. No entanto, areforma está parada há um ano,o que traz diversos transtornosà população que mora próxi-mo aos locais.Segundo os mo-radores, os tapumes que cir-cundam as áreas têm favore-cido a ação de criminosos e aocorrência de acidentes au-tomobilísticos.

O morador Luís Humber-to disse que os habitantes dobairro estão fazendo um abai-xo-assinado para solicitar àPrefeitura Municipal deMossoró (PMM) a retirada dostapumes, uma vez que a gradeque deveria ser de proteçãotem trazido muitos problemas.

"Muitos infratores têm uti-

GERAIS Domingo, 29 de julho de 2012 - 5 www.omossoroense.com.br

Obras no bairro Ulrich Graf estão paralisadas háum ano e causam diversos prejuízos à população

DESCASO

As áreas isoladas para reforma têm contribuído com a ação de criminosos e o depósito irregular de lixo

Tapumes na área das praças têm favorecido a ação de criminosos

LOUIS MELL

nhã. Além disso, muitos mo-radores têm utilizado a estru-tura para depositar lixo", ex-plicou Luís.

A estudante Ana Paula dis-se que um dos grandes afeta-dos pela paralisação das obrasforam os usuários da Capela deMãe Rainha,uma vez que os ta-pumes dificultam a ventilaçãodo local e as pessoas precisamentrar pela porta dos fundos.

"Só existe uma pequenaentrada na parte de trás daigreja. A gente passa por to-dos os cômodos da capela pa-ra poder chegar ao salão prin-cipal. As poucas pessoas quea gente vê trabalhando na áreanão fazem parte da reforma;elas estão fazendo alguns re-paros na igreja.Estão pensan-do em reativar a associação demoradores do bairro.No mo-mento, não foi possível devi-do ao não-pagamento de al-guns impostos. Mas estão tra-

balhando para que esse pro-blema seja resolvido e o gru-po retorne em breve", relatoua estudante.

O gerente de Infraestrutu-ra, Carlos Cley, informou queas obras foram paradas devi-do ao não-repasse de recur-so por parte do Ministério deTurismo para a Caixa Econô-mica.

"Recebemos a autorizaçãopela Caixa Econômica para co-meçar as obras das praças hácerca de um ano. Todo traba-lho executado só é pago me-diante aprovação da Caixa,queatua nesse caso como interme-diador. Começadas as obras,após a realização da primeiramedição, descobrimos que ogestor, que neste caso é o Mi-nistério do Turismo,não repas-sou os recursos. Estamos bus-cando com a ajuda dos mora-dores do bairro uma soluçãopara este problema".

Page 14: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Domingo, 29 de julho de 2012

Ponto forte na era Dunga, defesa viramaior preocupação de Mano na Olimpíada

FUTEBOL

Neymar é 5º colocado em "lista olímpica" dosmais populares nas redes sociais; LeBron lidera

ENQUETE

Neymar é frequentador assíduo nas redes sociais, interagindo com seguidores e postando fotos

No período de Dunga comotreinador,a seleção brasileira nãoexibia um futebol vistoso, masera eficiente principalmente pe-la força defensiva. Agora, naOlimpíada de 2012, principaltorneio desde que Mano Mene-zes assumiu o comando, a reta-guarda surge como o ponto fra-co da equipe.

"Essa é uma equipe com pou-ca rodagem",diz Mano para ex-plicar apagão no 2º tempo.

Técnico do Egito diz queNeymar é habilidoso, mas querse exibir e deveria jogar para otime.

Nos últimos seis jogos (cin-co amistosos),o Brasil levou dezgols, uma média de um gol so-frido a cada 55 minutos, aproxi-madamente.Na estreia pelos Jo-gos de Londres, o duelo com oEgito parecia fácil, com umavantagem de três gols logo noprimeiro tempo,mas os apagõesdefensivos no segundo culmina-ram com uma vitória apertadapor 3 a 2.

“Não existe uma defesa quese comporte bem se a equipe nãose comportar bem. A defesa é aúltima instância de uma equipe”,comentou Mano, após a estreiaem Cardiff, na última quinta.

"Voltamos para o segundotempo achando que o jogo jáestava ganho. Esse foi o fatorprincipal, mas não sabemos ex-plicar direito. A desatenção foigeral, não foi só do ataque, domeio ou da defesa. Foi de todomundo", ponderou o capitãoThiago Silva.

Com Dunga, o Brasil sofreuapenas 11 gols em 18 rodadaspela eliminatória sul-americanapara a Copa de 2010. Na Olim-píada de Pequim, a seleção foivazada três vezes quando en-frentou Messi e Riquelme na se-mifinal.Nas demais partidas,nãotomou nenhum gol sequer.

Na avaliação de Mano,duas falhas de marcação nosegundo tempo permitirama reação do Egito: o posicio-namento dos volantes e o ím-

A popularidade de Neymarnas redes sociais é algo impres-sionante e reconhecida atémundialmente. Prova disso éque o astro da seleção brasi-leira de futebol ocupa o 5º lu-gar em uma lista dos "mais po-pulares" atletas que participamdos Jogos Olímpicos. Em umlevantamento que envolve se-guidores de Twitter e Face-book, o atacante soma quase11 milhões de fãs.

À frente dele,apenas astrosdo basquete americano e doisdos maiores tenistas de todosos tempos. LeBron James, do"Dream Team" americano debasquete, lidera a relação,com17.440.665 seguidores, segui-do por Kobe Bryant (13.661.511). O suíço Roger Federeré o terceiro colocado da lista,com 11.215.772, e o espanholRafael Nadal, que ficou forada competição devido a umalesão, é o quarto, com11.061.150.

Curiosamente, Roger Fe-derer ocupa a 3ª posição mes-mo sem ter um perfil no Twit-ter.Porém,a página oficial de-le no Facebook é seguida pormais de 11 milhões de pessoas,entre torcedores e admirado-res do esportista.

Neymar aparece à frente deesportistas renomados, comoo tenista Novak Djokovic, quechegou a liderar o rankingmundial recentemente,a golei-ra (e musa) americana HopeSolo, e até que o lendário pu-

gilista Muhammad Ali.A relação inclui ainda no-

mes de esportistas já aposen-tados,como o ex-pivô Shaquil-le O'neal e o próprio Ali, oude atletas que não estão nosJogos, como o zagueiro espa-

nhol Carlos Puyol.O segundo brasileiro na lis-

ta é o ex-jogador Neto, atualapresentador da Rede Bandei-rantes, que aparece na 35ª co-locação da lista, com "apenas"1.354.339 seguidores.

peto ofensivo dos laterais.“Ficaram bastante claros os

problemas.Taticamente a úni-ca questão é que os volantesjogaram abertos. Precisa terum volante central quando é

atacado”, apontou.“Se o Marcelo e o Rafael es-

tão voltando correndo para fe-char, já tem algo errado. Não épara dois atacarem ao mesmotempo.

TORNEIRO MECÂNICOEMPRESA DO SETOR DE MANUTENÇÃO ESTÁ RE-

CEBENDO CURRÍCULOS PARA CONTRATAÇÃO DETORNEIROS.

PRÉ-REQUISITOS:

.EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 2 ANOS COMO TORNEIROMECÂNICO;

. ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

.CURSO DE FORMAÇÃO FORNECIDO PELO SENAI OUOUTRA ENTIDADE DE RECONHECIDA CAPACIDADETÉCNICA

OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR CURRÍCULOPARA: [email protected]

À frente dele, apenas astros do basquete americano e dois dos maiores tenistas de todos os tempos

Page 15: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

INDIVIDUALISMOO treinador Mano Menezes viu o que todos viram, só diminuiu a lista dos culpados. Isentou a defesa

e criticou o individualismo. Eu acrescentaria também o setor defensivo como ponto falho. Mas o piormesmo tem sido o individualismo, afinal o futebol é um esporte coletivo, não tem uma bola para cada jo-gador, é uma para ser tocada até o gol.

Baraúnas tenta reverter situação jogando em Pernambuco SÉRIE D

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Esquema de jogo modificado, não importa, o que interessa mesmo hoje ao time do Baraúnas é ven-cer. No primeiro jogo passou fácil pelo Ypiranga, mas lembramos que a partida aconteceu em Mossoró

e hoje é na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, interior de Pernambuco. Claro, o time da casa temsuas vantagens, mas este será mais um detalhe a ser enfrentado e derrotado pelo representante mosso-roense que precisa vencer para continuar dependendo dos seus próprios resultados. O empate, que fo-ra de casa poderia parecer um bom resultado, a essa altura do campeonato pode ser também um gran-

de prejuízo. Então, vencer ou vencer para seguir no páreo pela classificação.

CONFRONTO DE LÍDERESNa rodada de hoje do Campeonato

Brasileiro da Série D tem confronto delíderes no Grupo A3, no qual se en-contra o Baraúnas. Em Campina Gran-de, na Paraíba, o Campinense que as-sumiu a dianteira com 7 pontos, rece-be o Horizonte que tenta recuperar aposição, e hoje soma 6 pontos.

Aqui, para beneficiar o Baraúnas, obom seria o Campinense vencer e, dis-parar na frente ou, na pior das hipóte-ses, um empate. Claro, tudo isso só va-lerá apena se o tricolor somar três pon-tos em Pernambuco. Lembrando queo segundo confronto do Baraúnas con-tra o Horizonte, será em Mossoró.

RECEPÇÃOA festa já foi preparada e amanhã é

o grande dia.Voltando campeão dos Es-tados Unidos, Pesos Galo da MMA, opotiguar Renan Barão será recepcio-nado em Natal por familiares e ami-gos. Merece todas as homenagens quepoder receber dos seus conterrâneos.

NOS treinos da Fórmula 1 Bruno Senna andou aprontando e ficando em terceiro. Queremosisso nas corridas. NA terça-feira tem América de Natal na Série B do Brasileirão. DORIVAL Júnior,quer Adriano como opção no Flamengo.

Toque EsportivoPOSSIBILIDADE

Com quatro pontos na soma geral da clas-sificação, na penúltima posição, lembro maisuma vez que o time do Ypiranga pode se tor-nar um adversário perigoso para o Baraúnashoje. A equipe pernambucana, se vencer en-tra na briga por uma das duas vagas que clas-sificam para a sequência do campeonato.

AVALIAÇÃOO basquete brasileiro não poderia ser me-

lhor avaliado. O técnico da seleção dos Esta-dos Unidos,que pratica o melhor basquete domundo, disse que a seleção do Brasil é incrí-vel e tem chances de medalhas. Que assimseja.

ARTILHEIROSSe os atacantes Fabinho Cambalhota e Gil-

mar estiverem em uma jornada feliz podemlevar o Baraúnas à vitória. Vamos acrescen-tar também o jogador Índio, que apesar dezagueiro sempre aparece entre os artilheirosdo tricolor com seus gols de falta ou apro-veitando de cabeça os cruzamentos na áreaadversária.

Vivendo uma situação dife-rente da semana passada,quando entrou na rodada li-derando o seu grupo, A3, noBrasileiro da Série D,o time doBaraúnas embarcou para o es-tado de Pernambuco onde jo-ga hoje, a partir das 16h, noestádio Otávio L. Alves, na ci-dade de Santa Cruz de Capiba-ribe, em Pernambuco. A vitó-ria recoloca o tricolor no cami-nho da classificação e, depen-dendo dos resultados da ro-dada, poderá reconquistar aliderança.

Para tentar retornar à zonade acesso à próxima fase,o trei-nador Wassil Mendes resolveumodificar o esquema de jogopara a segunda partida do tri-color contra o Ypiranga nocampeonato.No primeiro con-fronto, em Mossoró, os mos-

Situação do tricolor poderá ser alterada positivamente só em caso de vitória no jogo de hoje

Segunda divisão movimentada comjogos em Currais Novos e Parnamirim

CLASSIFICAÇÃO

ESTADUAL

Depois de um domingo ele-trizante com a disputa de doisclássicos,o Campeonato Esta-dual da segunda divisão do RioGrande do Norte retorna ho-je com mais uma rodada dupla.Em campo o líder Potyguar deCurrais Novos vai tentar somarmais três e se fixar na diantei-ra da corrida por uma vaga noestadual da primeira divisão na

temporada de 2013.A equipe currais-novense

treinada pelo técnico PedrinhoAlbuquerque vive este ano,desde o seu rebaixamento, amelhor campanha na segundo-na,tenta o seu retorno.Para ho-je a equipe deixa o Seridó via-jando até Parnamirim para en-frentar o Potiguar local. O jo-go no estádio Gonzagão come-

ça às 17h e terá a arbitragemde Carlos José da Silva, auxi-liado por Gerson Kelly Gomesdos Santos e José Ubirajara Sil-va Costa, ficando Rodrik Ken-nedy Oliveira Santos na con-dição de quarto árbitro.

A outra partida domingo se-rá no estádio Bezerrão, quan-do o time do Currais Novos Es-porte Clube,vice-líder do cam-

peonato, entra em campo bus-cando a vitória e torcendo portropeço do seu rival. O Cur-rais Novos enfrenta o VisãoCeleste, de Parnamirim, a par-tir das 15h, com arbitragem deEdson Oliveira de Lima, auxi-liado por Vinícius Melo de Li-ma e Alan Lopes de Oliveira.O quarto árbitro será Josenil-do Lopes da Silva.

Atacante Fabinho Cambalhota

ESPORTE Domingo, 29 de julho de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

Depois de conquistar a lide-rança do Grupo A3,a equipe doCampinense da Paraíba terá ho-je a oportunidade de se firmarna ponta e seguir rumo à classi-ficação para a próxima fase doCampeonato Brasileiro da SérieD. Em casa, a “Raposa” estaráenfrentando o Horizonte, doCeará, já na segunda partida en-tre as duas equipes na competi-ção.

O jogo da sexta rodada co-meça às 16h no estádio Ami-gão e,embora em seus domínioso Campinense terá que enfren-

tar a disposição do Horizonteque tenta reconquistar a lideran-ça e permanecer na zona de clas-sificação.Os paraibanos somam7 pontos contra 6 dos cearen-ses, na primeira e segunda po-sições.

Correndo por fora estão,mascom fortes possibilidades de en-trar no páreo já partir dos re-sultados da rodada de hoje, Ba-raúnas e Ypiranga que se enfren-tam no interior de Pernambu-co.No quadro a classificação ge-ral do Grupo A3 do Brasileirãoda Série D.

Campinense eHorizonte fazem o jogo dos líderes do Grupo A3

soroenses levaram a melhorvencendo de virada, por 3 a 1,jogando no esquema 4-4-2.

Para hoje, no campo doadversário, o Baraúnas vol-ta ao esquema inicial do cam-

peonato no esquema 3-5-2,contando sempre na linha defrente com os atacantes Fa-binho Cambalhota e Gilmarque estão se entrosando me-lhor a cada partida. No meio,

além da presença de Pauli-nho responsável pela criação,tem as presença de RobsonLima e Sorato, este últimoentrando no lugar de Ri-chardson.

Page 16: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Segundo o delegado Clayton Pinho, em todos os casos as forças policiais prenderam os envolvidos

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Domingo, 29 de julho de 2012

Polícia contabiliza quatro casos desequestros envolvendo mossoroenses

"A polícia do RN está preparada para combater sequestradores,a prova é a libertação de Popó", diz subsecretário da Sesed

"O sequestro pode ser prevenido sim", diz especialista em segurança pessoal e empresarial

"O Rio Grande do Norte temuma das polícias mais bem pre-paradas do Brasil.Usamos o quetemos de melhor em temos detecnologia investigativa e esta-mos preparados para combatera ação das quadrilhas,sejam quaisforem. A prova é a libertação dePopó Porcino, que ocorreu estasemana, sem pagamento de res-gate e ileso", explicou o secretá-

rio Silva Júnior,adjunto da Secre-taria Estadual de Segurança Pú-blica e Defesa Social (Sesed) du-rante entrevista ao O Mosso-roense.

De acordo com o secretário,a resposta que as polícias civile militar deram à sociedade, nocaso Popó Porcino,mostra co-mo o trabalho de investigaçãosurtiu efeito. "Primeiro deixa-

mos a família à vontade para ne-gociar o caso, depois mon-tamos a nossa estratégia de açãoe em um trabalho paralelo co-meçamos a rastrear os passosda quadrilha e esperar o mo-mento certo de agir, sem colo-car em risco a vida do rapaz",contou.

Para Silva Júnior, a tecnolo-gia empregada no caso pela Po-

lícia Civil é uma das melhoresdo país, que permitiu monito-rar e rastrear ligações telefôni-cas dos bandidos,que eram fei-tas para a família de Popó Por-cino. "As escutas foram fun-damentais para o trabalho po-licial. E para ter mais uma pre-cisão, passamos a usar agentestreinados e bem qualificadosnesse tipo de crime", concluiu.

VIOLÊNCIA

Secretário Silva Júnior, adjunto da Sesed.

Especialista em segurançapública, pessoal e empresarial,Marcy José de Campos Verdepublicou em sua página na in-ternet,essa semana,alguns cui-dados práticos e tecnológicossobre a questão de sequestro.Ele alerta que existem muitasmaneiras de se evitar raptos eaconselha como o cidadão de-ve proceder.

De acordo com Marcy Jo-sé, não existe barreira intrans-ponível, ela apenas retarda oudificulta a ação de um intruso.Toda barreira física pode ser ul-trapassada, desde que haja de-

terminação, tempo suficiente,ferramentas eficazes e habili-dade no seu uso.

O planejador deve elaborarum sistema antissequestro emprofundidade,aliando as barrei-ras físicas, eletrônicas e huma-nas de tal forma que o somató-rio dos tempos de retardo,de ca-da barreira, dê o resultado es-perado,de modo que a detecçãoe a reação possam acontecer.

Para ele existem três metasfundamentais em plano de se-gurança:proteção às vidas,pro-teção da propriedade e a restau-ração de atividades e operações

normais. Já em relação aos ti-pos de sequestradores que exis-tem no Brasil, o fator motiva-cional é o dinheiro, ou seja, vi-sam arrecadação de numerário.

O perfil do alvo em poten-cial geralmente é o do executi-vo de um grande grupo de em-presas familiares. Com a entra-da no mercado dos sequestrasdos grupos criminosos profis-sionais, este perfil pode sofrermudanças, tendo em vista osobjetivos dos seus autores.

Geralmente,para os seques-tros, os fatores riqueza, filoso-fia de pagamento,segurança (fa-

cilidade de acesso) e a proximi-dade com o alvo (maior será amobilização para o pagamen-to do resgate) são os pontos dealavancagem para a seleção.

A vítima pode ficar vendadae acorrentada, outras vezes po-de ficar encapuzada.A vítima po-de ser agredida ou sofrer vio-lência psíquica ou física (muti-lação da orelha, dedo, etc.), sen-do que isto pode ser gravado emfitas de vídeo e enviadas à famí-lia para que as negociações sejamencerradas rapidamente e o va-lor do resgate seja pago ou paraque a vítima forneça mais deta-

lhes sobre a estrutura da empre-sa, em relação ao sequestro, sehouver,e quem efetivamente vaiautorizar o pagamento.

"O levantamento da rotinado alvo engloba basicamentehorários de entrada e saída, tan-to da residência como do tra-balho ou outros locais usual-mente frequentados, itinerá-rios, condutas de seus empre-gados.São feitos testes de con-duta para verificar as respec-tivas reações, como por exem-plo simular um acidente detrânsito, simular uma pessoapedindo esmola, se passar por

um ambulante", destaca.Ainda de acordo com o es-

pecialista,as estatísticas dos lo-cais onde os sequestros ocor-rem, demonstram que a maiorincidência é durante o trajetoresidência-escritório-residên-cia, ou em pontos de lazer daeventual vítima."São locais co-tidiano, que a vítima relaxa epensa que está a salvo".

"Quando ocorre um seques-tro, a melhor coisa a se fazer pe-la família da vítima é deixar quea polícia atue, mesmo que este-ja sendo pressionada pelos ban-didos", concluiu.

Durante a semana que pas-sou, os veículos de comunica-ções trouxeram noticiários so-bre o sequestro que envolveuo empresário Porcino Fernan-des Segundo, o "Popó Porci-no", 19, filho de Porcino Jú-nior, um empresário de Mos-soró.Ele havia sido sequestra-do na madrugada do domin-go, 17 de junho, num parquede vaquejadas em Ceará-Mir-im e libertado na manhã da úl-tima terça-feira, durante açãodas polícias civil e militar, queo resgatam com grande êxito,sem nenhum ferimento e sempagar resgate.

No entanto, casos envol-vendo sequestros em Mosso-ró não são mais novidades.Outros três empresários já ha-viam sido raptados por quadri-lhas, de acordo com registrosda Polícia Civil.

Segundo informações re-passadas pelo delegado Clay-ton Pinho, titular da DelegaciaRegional da Polícia Civil deMossoró,um dos mais dramá-

Clayton Pinho destaca o trabalho policial no sequestro de ... ... Popó Porcino.

ticos que ocorreu foi o do em-presário Francisco de AssisNeto, conhecido como "Assisda Usibras",que passou 35 diasem poder de uma quadrilhacearense.

Assis foi pego pela quadri-lha no dia 16 de dezembro de2004, na época com 61 anos,quando fazia cooper no bair-ro Aeroporto, em Mossoró,nas proximidades do Posto

Brasil, localizado na Avenidado Contorno. Ele só foi li-bertado 36 dias depois, no dia21 de janeiro de 2005.

"Durante o tempo em queesteve em poder da quadrilha,ele ficou acorrentado em pre-cárias condições na comunida-de rural de sítio Ribeiro, imó-vel comprado previamente pe-lo grupo de sequestradores,nacidade de Potiretama,proximi-

dades de Fortaleza" relembrao delegado.

Assim como Popó Porci-no, Assis da Usibras foi li-bertado mediante ação conjun-ta das polícias do Rio Grandedo Norte e Ceará, que estou-raram o cativeiro e prenderamos acusados.

"Quando a polícia invadiu ocativeiro foram presos o baia-no César Almeida de Andra-

de, o "César Alemão", líder dobando,que mesmo se locomo-vendo em uma cadeira de ro-das chefiou o sequestro. CelsoAlmeida de Andrade (irmão deCelso Alemão) e o cearenseAlexssandro Fabrízio BragaMaia. O José Carlos de Lima,natural de Pernambuco, e Sil-vânio Soares da Silva, de To-cantins, foram presos antes,noAeroporto Pinto Martins, em

Fortaleza, quando se prepa-ravam para fugir", destacouClayton Pinho.

Os arquivos do MinistérioPúblico dão conta que poste-riormente, em março de 2005,o policial civil cearense Jucierde Oliveira Soares, responsá-vel pela logística da quadrilha,também foi preso.

Na época do sequestro, osbandidos pediam um resgatede U$S 1,5 milhão de dólares,equivalente à época a algo su-perior a R$ 4 milhões, valorque, segundo a família,não foipago.

Ainda de acordo com o de-legado Clayton Pinho, todosos quatro sequestros envol-vendo mossoroenses os mar-ginais foram presos. "Nos ca-sos envolvendo sequestro emMossoró, a polícia agiu bri-lhantemente e conseguiu co-locar na cadeia os responsáveise isso é uma coisa boa para apopulação, que não tem por-que não confiar na qualidadeda polícia", concluiu.

DIVULGAÇÃOLUCIANO LELLYS

FOTO: DIVULGAÇÃO / SESED

Page 17: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Uma equipe tendo à fren-te o secretário municipal deAgricultura e Pesca, enge-nheiro agrônomo Ari Félixda Silva,esteve na última se-mana no município de Ol-ho D´Água do Borges, pa-ra conhecer o sistema de rea-proveitamento da água, de-nominado de Projeto Bioá-gua Familiar, implantadonaquela localidade.

Além de Ari Félix, inte-graram a equipe o gerentede abastecimento do muni-cípio, técnico agrícola LuizRolim;Moacir Januário, téc-nico do Instituto de Assis-tência Técnica e ExtensãoRural do Rio Grande doNorte (Emater); e Ademil-ton,da Secretaria Municipalde Agricultura e Pesca.

O objetivo da visita foiconhecer o projeto e suametodologia com base narealidade do semiárido, vi-sando uma possível implan-tação em Areia Branca. Acomitiva areia-branquensefoi recebida pelo prefeitoJackson Queiroga e por re-presentantes do Sindicatodos Trabalhadores Ruraisdaquele município.

Ao fazer um relato sobrea viagem a Olho D´Água doBorges, o secretário Ari Fé-lix disse que o projeto Bioá-gua introduz um sistema dereuso da água em proprie-dades rurais.

Em Olho D´Água doBorges, município escolhi-do como piloto para o pro-jeto,com a instalação do sis-tema de Bioágua o produtorrural está conseguindoaproveitar toda a água cin-za proveniente de seu con-sumo doméstico para irri-gar hortaliças.

O trabalho idealizado pe-lo Projeto Dom Helder Câ-mara conta com o apoio doMinistério do Desenvolvi-mento Agrário e do FundoInternacional de Desenvol-vimento da Agricultura.

Por meio desse sistemaquase toda a água das casaspode ser reaproveitada demaneira segura.

Até o momento três es-truturas deste tipo foraminstaladas no semiárido

nordestino. O funciona-mento é simples, toda aágua da casa é escoada porsomente um cano e depoisdirecionada a um filtro comcamadas de diferentes ma-teriais: seixos, brita, areia

lavada, serragem e húmuscom minhocas.

Após passar pela etapade filtragem, a água é dire-tamente encaminhada à ir-rigação. O sistema passoupor diversos testes até ser

finalizado com a garantia deque a reutilização da águaé segura e atende aos pa-drões de qualidade estipu-lados pela Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária(Anvisa).

Projeto BioáguaREGIONAL

DOMINGO

Mossoró (RN),29 de julho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

Produção de hortaliças ganhou força com o sistema de reaproveitamento da água

TÉCNICOS VISITAM OESTE PARACONHECER SISTEMA DE REUSO DA ÁGUA

Iniciativa foi idealizada pelo Projeto Dom Helder

Page 18: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

OPINIÃO2 – Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Secretaria do Tesourodivulga valor do 3º decêndiodo FPM neste mês

DEFINIÇÃO

Giro Pelo [email protected]

cidadão que pesquisar na internet oandamento das proposições em análisena Câmara Federal terá acesso mais fácil

a diversas informações - inclusive conteúdos mul-timídia - relacionadas às propostas. Tudo em ape-nas uma tela,apresentado de forma simples.O no-vo recurso, denominado Proposição Multimídia,insere-se em um conjunto de ações da Câmara vol-tado para a cidadania, com base no princípio datransparência. O site da Câmara possui uma ex-tensa coleção de informações sobre as proposi-ções apreciadas na Casa, que vão além dos dadosde sua tramitação. As informações estavam espa-lhadas pelo portal, obrigando o usuário a fazerdiversas buscas.Com o Proposição Multimídia, oacesso a esses dados passa a ser feito de forma di-reta, tornando desnecessária a navegação por uma

série de páginas.Para encontrar as informações deuma proposição - projeto de lei, medida provisó-ria, proposta de emenda à Constituição etc -, bas-ta que o usuário coloque o número da proposta,seguido do ano de sua apresentação. A tela se-guinte mostrará toda a tramitação do texto, alémde discursos parlamentares sobre o tema e notí-cias - inclusive áudio e vídeo, caso a rádio e a TVCâmara tenham realizado coberturas do assunto.Há ainda a opção de buscar novas informaçõessobre a proposição em outros órgãos, como oSenado Federal.Nessa pesquisa,caso o usuário nãosaiba o número da proposição, deverá optar peloitem Pesquisa Completa. Na nova tela, deve-sepreencher o quadro Pesquisa por Assunto, como tema a ser pesquisado (por exemplo, "fator pre-videnciário", "trabalho escravo").

COMUNICAÇÃO A candidata do PT à prefeitura de Janduís,Nail-

ka Alencar Saldanha, lançou o seu blog oficial paraas eleições 2012. O blog traz as fotos, os vídeose as notícias da coligação Paz e Trabalho, forma-da pelos partidos PT, PRB, PC do B e PMN. Oblog também traz o Plano de Governo da candi-data petista para governar o município de Janduís,nos próximos quatro anos.

BOA NOTÍCIA A falta de água em Mossoró parece estar com

os dias contados. A Caern anunciou que vai efe-tuar investimentos para melhorar o sistema decaptação para garantir continuidade noabastecimento de água na segunda maior cidadedo RN.

ESTRUTURAEm Mossoró, onde 70% do abastecimento e

realizado através de poços tubulares profundos,o sistema tem quebrado o fluxo de abasteci-mento de forma contínua por problemasnos equipamentos. Para evitar isso, a companhiaafirma que vai adquirir 14 novos conjuntos mo-tobombas.

CONTEMPLADOS Os equipamentos vão atender além de

Mossoró, às cidades de Areia Branca, Tibau,Grossos e Governador Dix-sept Rosado. O in-vestimento de R$ 1 milhão facilitará o trabalhode manutenção das unidades de captação.

EM VIAGEM A candidata Larissa Rosado diminui o ritmo

da campanha em Mossoró neste domingo.Laris-sa arruma as malas rumo a São Paulo onde teráencontro com o ex-presidente Lula nesta se-gunda-feira. O encontro marcado para a manhãserá realizado no Hotel Mercury no Ibirapuera.

NAS RUASMas enquanto Larissa segue o rumo de São

Paulo, o candidato a vice, Josivan Barbosa, en-cabeçará as mobilizações deste começo de sem-ana na cidade. As programações serão realizadassem muitas alterações.

DEBATEEm Umarizal,a noite do último sábado foi mar-

cada pela realização do primeiro debate entre oscandidatos a prefeito da cidade oestana. O de-bate organizado pela Escola 11 de Agosto mo-bilizou a cidade e foi transmitido pela emissorade rádio da cidade.

CONDENÁVEL A reação de alguns eleitores nas imediações

da escola foi apontado como o único defeito dainiciativa.Motoqueiros impediram que boa parteda programação fosse assimilada pelas pessoasque não tiveram como acompanhar o debate nointerior da escola.

PROPOSTASMesmo assim ficam os parabéns pela iniciati-

va e principalmente pela disponibilidade dos can-didatos que não se esquivaram e partiram para odebate de ideias e propostas. Umarizal precisade iniciativas como esta. Discutir soluções paraos problemas é uma iniciativa louvável para a es-colha do melhor nome para assumir o comandodo município.

DIVISÃO A cidade de Pau dos Ferros se dividiu para

grandes realizações.Ontem foi dia de passeata en-cabeçada por Fabrício Torquato. Hoje as ruas dacidade estão 'reservadas' para Bráulio Figueiredo,que realizará a 'Passeata do Imposto' numa sáti-ra à fórmula de governo adotada pelo prefeitoLeonardo Rego.

OAvanços na transparência

SEM GRAÇA Definitivamente, acompanhar as Olimpíadas pela Rede Record é algo sem graça. Com todas as

manipulações e direcionamentos, a Rede Globo continua a ser a emissora oficial para grandeseventos. Triste, mas verdadeiro.

LABORATÓRIO E por falar em Olimpíadas, a realizada em Londres se mostra com uma importância extrema

para o Brasil. Sede da próxima Olimpíada, este será o último laboratório antes da chegada damegaestrutura a ser montada no Rio em 2016.

MAQUIAGEMA semana chega ao fim com as operadoras de telefonia móvel dando 'sangue' para convencer a

Anatel de que os sistemas serão melhorados. Se levarmos em consideração o exemplo do RN,teremos mais uma sessão de maquiagem destinada a manter a fanfarra com o dinheiro dos usuários.Uma pena.

Repasse será efetuado nesta segunda-feira

Depois de ter lançado umaprevisão de valores na últimaquarta-feira, 25, a Secretaria doTesouro Nacional divulgou nasexta-feira, 27, o valor oficialdo terceiro decêndio do Fundode Participação dos Municípios(FPM).

Nesta segunda-feira, 30, serácreditado nas contas das prefei-turas brasileiras, o último repas-se do mês, de R$ 1.280.944.890,em valores já descontados a re-

tenção do Fundo de Manuten-ção e Desenvolvimento da Edu-cação Básica e de Valorizaçãodos Profissionais da Educação(Fundeb).

Em valores brutos, incluin-do a retenção do Fundeb o mon-tante é de R$ 1.601.181.112.

O repasse efetivo será 26,6%maior que a previsão divulgadana última quarta-feira pela Se-cretaria de Tesouro Nacional(STN).

O presidente da Confedera-ção Nacional de Municípios(CNM), Paulo Ziulkoski escla-rece que mesmo acima da pre-visão, o total do mês de julhofechou 10,6% menor, em ter-mos nominais,que julho do anopassado.

"Em termos reais, a queda éde 14,7% e no acumulado doano o FPM não apresenta cres-cimento real em relação ao anopassado", conclui.

Paulo Ziulkoski afirma que valor está abaixo do ano passado

AGÊNCIA BRASIL

Page 19: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

CIDADES Domingo, 29 de julho de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

do InteriorNotíciasALVANILSON CARLOS

QUE JUSTIÇA É ESSA Não tenho procuração para defender ninguém, mas fazendo uma análise jornalística dos fatos ve-

jo com preocupação as decisões que são tomadas na Justiça Eleitoral.Não entendo as diversas interpretações que os juízes possuem sobre um mesmo caso. Ora! Se a lei

é para todos, por que um mesmo processo com as mesmas características e argumentações tem des-fechos diferentes? Essa é uma pergunta que muitos gostariam de obter a resposta.

Falo isso devido as diversas decisões que foram tomadas sobre a questão da Fidelidade Partidáriacassando vários vereadores e alguns prefeitos e ao mesmo tempo absolvendo outros pelo mesmo mo-tivo.

Se a lei prevê que só se pode mudar de partido aquele que for à Justiça e conseguir sua autorizaçãoapós provar que foi perseguido ou sofreu humilhação pública etc., não deveríamos ter outra alterna-tiva a não ser essa. O problema é que muitos mudam por conveniência política para se adequar a mel-hor opção confiando somente em forças ocultas.

O correto seria se a lei fosse interpretada da mesma forma para todos, o que não vem acontecen-do, pois as diversas interpretações prejudicam inocentes e beneficiam muitas vezes aqueles que estãono poder, principalmente os chamados "caciques políticos" que mandam nos partidos. Assim é a vi-da e temos que continuar acreditando e respeitando essas decisões, já que existe um ditado que "de-cisão judicial não se discute, cumpre-se".

E-mail: [email protected]

NO DETRANO ex-deputado estadual Willy Saldanha, que tem fortes ligações com a ci-

dade de Almino Afonso, foi nomeado para comandar o Detran-RN. Willytem experiência e relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Norte. Ga-nha o governo e a população com a indicação, pois Willy é um homem sérioe competente e deve desenvolver um bom trabalho à frente daquele órgão.

ORGULHANDO ALMINO AFONSOO jovem Danilo Bezerra continua chamando a atenção pela sua iniciativa

de montar uma Biblioteca Rural com o nome de JK. Virou celebridade, poisjá participou do programa Cidadania da TV Senado e gravou participação noPrograma de Fátima Bernardes da TV Globo. A paixão pelo ex-presidentecomeçou através de um trabalho de História idealizado pela professora Julia-na Blakeley. Juliana inclusive foi citada por Danilo na entrevista depois que osenador Cristovão Buarque perguntou qual o professor que lhe propiciou co-nhecer a história de JK.

SEM NOVIDADESA confirmação da cassação do prefeito de Frutuoso Gomes, Lucídio Já-

come, que estava "pendurado" numa liminar", não foi novidade alguma. Jáhavia adiantado aqui neste espaço que ele corria esse risco. Agora, Lucídiotenta conseguir uma nova liminar para não entregar o cargo ao presidente daCâmara Municipal,Tonny Charles (Tonny de Buta). Se não conseguir Lucídiopode ficar sem o mandato e ainda ter o seu registro de candidatura negado.Vamos aguardar os próximos capítulos!

INSTABILIDADEEssa instabilidade política em Frutuoso Gomes só prejudica à população

que deixa de receber os benefícios da prefeitura devido o prefeito passar otempo todo se preocupando com processos na Justiça, tendo inclusive que fa-zer um esforço tremendo tanto administrativo quanto financeiro para mantero cargo. Vamos ver até aonde vale a pena se endividar tanto para continuar nopoder. Enquanto isso, quem sai mais prejudicada é a cidade.

ESPERADOA absolvição do vereador Antônio Regicélio que havia mudado de parti-

do em Almino Afonso já era esperada, haja vista que outros vereadores coma mesma situação tiveram o mesmo resultado. Já em Serra do Mel, o vereadorJosé Elpídio de Souza Filho (Zé da Pipa) não teve a mesma sorte e perdeu omandato. Agora só resta a Zé tentar voltar ao Legislativo recorrendo ao Tri-bunal Superior Eleitoral (TSE),como fez outros tantos que ficaram sem man-dato.

CIDADE POLOA cidade de Patu depois de ganhar uma agência do INSS agora deve rece-

ber novas instalações do Cartório Eleitoral. Patu é uma cidade que aos pou-cos vai ocupando espaço e centralizando instituições governamentais que es-tão atendendo à população de outros municípios. Com isso, vai conseguindoo status de cidade polo.

ABSURDOEnquanto a maioria dos brasilei-

ros sofre para ganhar um saláriomínimo tem servidor do Estado eda Justiça recebendo salários de 35mil a 170 mil reais, o que é uma dis-crepância muito grande, principal-mente para quem se aposenta comesses valores, já que o teto para ostrabalhadores da iniciativa privada éde apenas de 3,6 mil reais. É por is-so que existe desigualdade social emtoda parte. Enquanto uns recebemgordos salários outros vivem comrenda de 200 reais/mês graças aosprogramas do governo. Uma ver-gonha!

SUCESSÃO DE LUCRÉCIAO Instituto Consult, um dos

mais respeitados do Estado, reali-zou em parceria com o jornal OMossoroense pesquisa sobre a su-cessão na cidade de Lucrécia, a qualapontou o atual prefeito ValterAraújo (Valtinho) com 56,38% dasintenções de voto contra 26,56% deFernando César Pimenta na estimu-lada. Já na espontânea: Valtinho te-ve 38,75% contra 15,31% de Fer-nando.

RETORNOO vereador José Nunes de Araú-

jo (Fi de Zé Buchudo) conseguiuliminar para retornar ao cargo de ve-reador de Almino Afonso, que ha-via perdido no Tribunal RegionalEleitoral (TRE). Fi espera agora aJustiça comunicar de forma oficialao presidente da Câmara Municipal,José Adécio, para ter o mandato devolta, pelo menos é o que temos demomento. Isso acontecendo, Au-gusto Queiroz voltará à suplência,mas fica dependendo da Justiça pa-ra retornar também. Infelizmenteessa é a nossa Justiça, nunca sabe-mos o que vai acontecer realmente.

Gilson Cardoso,Valmir Mendonça,Júnior Rebouças esua esposa Lilian;Di Rocha e sua esposa Socorrona inauguraçãodo Rebouças noAlto de SãoManoel.

Page 20: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

CIDADES4 - Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

RESULTADO DE TABULEIRO

CATEGORIA PROFISSIONAL COM 49 SENHAS BATIDAS.

1° Lugar - Bozó de Tatu e RatinhoParque Valeu Boi (CE) - Fortaleza-CE2° Lugar - Dedé Moia e Ivan (CE)Representação Rações Integralmix/Guarautos - Fortaleza-CE3° Lugar - Ledilson e CompanheiroRepresentação Tempero Cheiro Verde - Apodi-RN4° Lugar - Renato Tobias e Carlinhos TimóteoHaras Mastruz com Leite - Caucaia-CE5° Lugar - Cláudio Malveira e VandeilsonRepresentação César Maia Costa - Limoeiro do Norte-CE6° Lugar - Márcio Bezerra e Ualison BezerraRepresentação Comercial RR Rabelo - Morada Nova-CE7° Lugar - Diuan e BuruHaras Ferreira Ranch - Tabuleiro do Norte-CE8° Lugar - Ronaldo Anastacio e AnizioRepresentação Exprovet Shop - Russas-CE9° Lugar - Ernesto e Louro FaçanhaParque José Rebouças - Mossoró-RN10° Lugar - Dedé Moiá e Ivan (CE)Representação Rações Integralmix/Guarautos - Fortaleza-CE

CATEGORIA AMADOR COM 58 SENHAS BATIDAS

1° Lugar - Renan Tobias e Carlinhos TimóteoHaras Mastruz com Leite - Caucaia-CE2° Lugar - Ronaldo Nunes e RatinhoHaras RN Carvalho Dantas - Caucaia-CE3° Lugar - Kakazinho (RN) e ErnestoHaras 3 Irmãos (CE) - Caucaia-CE4° Lugar - Fred Cacote e Manoel de TatuRepresentação Colégio Luíza Távora - Fortaleza-CE5° Lugar - Panaro e Carlinhos TimóteoRepresentação PVC Construtora - Fortaleza-CE6° Lugar - Buru e Luís AnastácioParque Luís Ferreira de Lima - Morada Nova-CE7° Lugar - Rochael e OcélioParque João Maria Peixoto - Jaguaretama-CE8° Lugar - Ronaldo Anastácio e AnízioRepresentação LL Seguros - Russas-CE9° Lugar - Francisco (PB) e Companheiro10° Lugar - Ademir - NeldoParque Almeida de Oliveira - Morada Nova-CE11° Lugar - Toinho e RatinhoParque Martins - Tabuleiro do Norte-CE

TABULEIRO-CEComo sempre tem acontecido, a vaquejada do Parque Martins, em Tabuleiro do Norte-

CE, foi um sucesso, e Gilmário Martins recebeu nossa equipe de braços abertos e mostrouque sabe fazer festa de gado de verdade.

A CAIPIRASe você gosta de comer galinha caipira de verdade, é só fazer sua encomenda pelo tele-

fone 8764-3458 e falar com Wilson Jr. ou Helena. Vendemos galinhas vivas e abatidas.

POPÓComo me falou bem um dia desses minha querida ami-

ga Tereza Glícia: "Senhor, não sou digno que entreis emminha morada, mas dizei uma só palavra e Popó será sal-vo", e como previa, o amigo Popó foi libertado depois deum belo trabalho das nossas gloriosas polícias Civil e Mil-itar.

POPÓ IIApós 37 dias em cativeiro, Porcino Segundo foi libera-

do depois de uma ação bem-sucedida das polícias Civil eMilitar, que com muito profissionalismo desvendaramesse que é um dos crimes mais hediondos que conheço.

POPÓ IIIO Grande Arquiteto do Universo iluminou o caminho

da volta e providenciou o retorno para o seio da família dorapaz Porcino Segundo (Popó), que aos poucos retomasua vida normal. O camarada, em entrevista ao programaClube do Vaqueiro, na última quarta-feira, afirmou que es-tará em breve nas pistas de vaquejada do Brasil. Força,amigo, e vamos a mais essa vitória.

CIRCUITO CLUBE DO VAQUEIROHoje, o José Rebouças Parque Show faz seu último dia

de festa de gado para você que ainda não foi ver a boiadaselecionada ser derrubada por vaqueiros de todo o Brasil.A premiação é grande, e a disputa promete ser maior ain-da, até porque o prêmio de R$ 180 mil faz qualquer um b-otar boi no chão de verdade.

CIRCUITO CLUBE DO VAQUEIRO IISerão distribuídos R$ 180 mil em prêmios, e a boiada

de primeira corre de 27 a 29 de julho. A promoção para osvaqueiros amadores com a carteira do Circuito Clube doVaqueiro é muito boa e você pode aproveitar. Quem com-prar o boi de reposição da primeira senha ganhará o da se-gunda. Informações do Circuito com Wilson Jr. 9964-3833 (Tim) e na Crop Agrícola com Cassiano 3316-3267.

Popó Porcinoao chegar emcasa depois de37 dias emcativeiro

Page 21: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

CIDADES Domingo, 29 de julho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Parceria institucional garantirá formação deaquaviários no estado do Rio Grande Norte

PROFISSIONALIZAÇÃO

Moradores da cidade de Areia Branca buscam qualificação em outros Estados

REFORÇO

Acordo firmado com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários facilitará treinamento

AREIA BRANCA -"Areia Branca é a primeira ci-dade portuária no Brasil ondeos habitantes têm vocação na-tural para a profissão de marí-timo".

A declaração foi feita porquem entende do assunto,o pre-sidente da Federação Nacionaldos Trabalhadores em Trans-portes Aquaviários (FNTTAA),Ricardo Goulart Ponzi, duran-te sua vinda ao município nosdias 17 e 18 deste mês para par-ticipar de um seminário voltadopara a classe aquaviária.

No encerramento do even-to o prefeito de Areia Bran-ca,Manoel Cunha Neto,"Sou-za" (PP), assinou um convê-nio com a Federação que vaiampliar os benefícios aosaquaviários locais. A parceriapossibilitará que a prefeituraofereça cursos de formação de

aquaviário, em nível local.A ideia dessa parceria, se-

gundo o prefeito "Souza",par-tiu da necessidade de realizarcursos com mais frequência nomunicípio, com o objetivo deatender principalmente aosmarítimos/aquaviários queprecisam mudar de categoriase atualmente enfrentam difi-culdades para ter acesso a es-ses cursos.

O presidente da Federação,Ricardo Ponzi, disse que esta-va feliz com a iniciativa do pre-feito "Souza", pois os areia-branquenses têm essa carac-terística única, onde os habi-tantes têm vocação natural pa-ra a profissão de marítimo.

"Depois de Areia Branca sóconheço Cabedelo, na Paraí-ba, com essa tendência. MasAreia Branca é incomparável",reforçou.

Seguindo essa tendêncianatural para o setor aquaviá-rio, mais pessoas do municí-pio estão partindo para ou-tras cidades, procurando se

qualificar na área marítima.Este mês, mais cinco areia-

branquenses se integraram aocurso de 2º Oficial de Náuticae Máquinas da Marinha Mer-

cante, no Centro de InstruçãoAlmirante Braz Aguiar (Ciaba),em Belém (PA).

O curso tem duração de 1 ano,acrescido de mais 1 ano de está-

gio. Os cinco filhos de AreiaBranca estão nesta corrida parasuprir as vagas geradas pelo pré-sal. Esse curso tem a finalidadede formar profissionais oficiais

da Marinha Mercante,uma áreaem franca expansão no país.

Os cinco futuros Oficiais deNáutica, oriundos de AreiaBranca que foram a Belém em

busca de qualificação,são os se-guintes: Robson Azevedo,Adolfo Menezes, Roberto Mi-randa, Michael Wanderley eHugo Câmara.

Grupo de areia-branquenses que está em Belém fazendo curso para Oficial de Náutica

Convênio entre Sesed e Seturn garantirá maissegurança aos passageiros de ônibus na capital

A Secretaria de Estado daSegurança Pública e da Defe-sa Social (Sesed) e o Sindicatodas Empresas de TransportesUrbanos de Passageiros doMunicípio do Natal (Seturn)assinaram, na última sexta-

feira,convênio de parceria pa-ra a implantação do sistemade dispositivo de segurançanos ônibus para viabilizar umamaior proteção aos passagei-ros, motoristas e cobradores.

A solenidade aconteceu no

Centro Integrado de Opera-ções de Segurança Pública(Ciosp),nas dependências doQuartel do Comando Geralda Polícia Militar, na av. Ro-drigues Alves, no Tirol.

Cerca de 300 veículos já cir-

culam, em caráter experimen-tal, dotados do equipamentoe pelo menos mais 350 ganha-rão o serviço que, ao ser acio-nado, avisa, por meio de umalarme sonoro e visual, à Polí-cia Militar a localização da ocor-

rência, o que facilitará a che-gada de viaturas mais próximas.

Participarão do evento agovernadora Rosalba Ciarli-ni, o secretário de Estado daSegurança Pública e da De-fesa Social, Aldair da Rocha;

o comandante-geral da Polí-cia Militar, coronel Francis-co Canindé de Araújo Silva;o presidente do Seturn,Agne-lo Cândido, e o diretor de co-municação do Sindicato, Au-gusto Maranhão.

CEDIDA

Page 22: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

CIDADES6- Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

CHUVAEm meio a muita politicagem pelas ruas salga-

das da terra de Gilberto Avelino, os últimos diasforam registrados por chuvas amenizando o calorna cidade em que temperatura anda para lá de alta.

FÉA Igreja Evangélica Assembleia de Deus em

Macau,presidida pelo pastor Josafá Lourenço,rea-lizou grande festa na última quarta-feira, 25 dejulho, com a entrega das obras do templo e dosanexos totalmente reformados. O evento con-tou ainda com a presença do cantor Eliezer Ro-sa, do estado do Pernambuco.

BREGAFaltam cinco dias para a maior festa brega do

Brasil. Macau já se prepara para receber no dia 4de agosto esse evento que já é tradição no calen-dário da cidade. Jerry Adriani, Leonardo Sulli-van, Genival Santos, Carlos André, Simara Melo,Luiz Almir e Jorge do Acordeom serão as atraçõesque vão embalar os corações dos apaixonadospela música romântica.

INICIATIVAAconteceu na cidade de Macau, na tarde do

último dia 26, a 1ª caminhada em comemoraçãoao Dia Mundial de Preservação dos Manguezais.O evento foi realizado por alunos da Escola Mu-nicipal Edinor Avelino, em parceria com estu-dantes do IFRN que realizam pesquisas sobre oscaranguejos na região salineira.

CIDADANIAA Câmara analisa o Projeto de Lei Comple-

mentar 141/12, do deputado Domingos Dutra(PT-MA), que obriga o presidente da Repúbli-ca, os governadores e prefeitos a entregaremao sucessor eleito um amplo relatório de ges-tão que deverá contar informações sobre di-versos pontos. O relatório de transição deveráser entregue até o final do mês de novembro doúltimo ano de mandato.

REENCONTROEm tempo de registrar a festa do reen-

contro da Rua do Cruzeiro. Festa boa parareunir seus ilustres moradores, com direitoa seresta, papo na calçada e resenha das me-lhores que não poderia faltar.

CELEBRATIONO Polo Costa Branca está no aguardo da

festa Celebration, em comemoração ao 2ºaniversário do Bangalô, que acontece dia18 de agosto, em Porto do Mangue, sob achancela do amigo e empresário Rodrigo Al-meida. Para comemorar em grande estilo,Rodrigo traz como atrações a cantora Cris-tina de Holanda, uma das vozes mais co-nhecidas da capital do Estado, além da ma-cauense Hermênia Costa.

Grande macauense Ciro Pedroza aproveitando dias de férias em Milão

Gente que queremos maior bem:dona Rosarinho e sua grande amiga-irmã Amália Trindade

No nosso porta-retrato deste domingo,a professora Gracilde Avelino

LarissaSilveira, amais nova estudante de Ciências Biológicasda UFRN

Recordar é viver: Bloco da Macaca de Zé Badalo - arquivo de Getúlio Teixeira

Page 23: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Coral de Assú cuida depreparativos para participarda edição de 2012 do FIC Festival Internacional de Corais será realizado em Belo Horizonte

ASSÚ - Programado parao período de 13 a 30 de setem-bro em Belo Horizonte, capi-tal de Minas Gerais, o 10º Fes-tival Internacional de Corais(FIC) deverá contar com a par-ticipação de um representan-te potiguar:o grupo "Vozes DuCampus", composto por mú-sicos, acadêmicos, ex-univer-sitários e docentes do CampusAvançado Prefeito Walter deSá Leitão, da Universidade doEstado do Rio Grande do Nor-te (Uern), em Assú.

O FIC será realizado em di-versos locais da capital minei-ra. Seu objetivo é promover aintegração entre coralistas,maestros, músicos e público,sempre com a participação deartistas convidados e oferta deoficinas relacionadas ao canto.

O festival realiza-se em es-paços públicos e turísticos comacesso inteiramente gratuito.Outras informações sobre oFIC podem ser obtidas na in-ternet pelo site www.festival-decorais.com.br.

Segundo informação pres-tada pelo professor e maestroo grupo assuense, AkailsonLennon Soares, este ano o FIChomenageará os 110 anos denascimento do poeta mineiroCarlos Drummond de Andra-de. O festival reunirá, além degrupos de cântico do Brasil, re-presentações de outros países.Ele frisou que, durante a pro-gramação, "dezenas de coraisfarão apresentações em locaisabertos de Belo Horizonte".

Akailson Lennon registrou

que as exibições oportunizarãoainda um passeio cultural pelo"rico conjunto arquitetônicoda capital mineira". "Assim, ogrande público poderá acom-panhar canções eruditas e po-pulares entoadas por corais egrupos vocais que garantirãoapresentações memoráveis emhomenagem a Drummond",completou. A presença do co-ral "Vozes Du Campus" asse-gura a única participação doRio Grande do Norte no even-to.

CIDADES Domingo, 29 de julho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Akailson Lennon Soares comanda o grupo assuense

EM MINAS GERAIS

Além do público egresso dacomunidade acadêmica,o gru-po de coral assuense é consti-tuído também por pessoas co-muns e músicos da cidade.

Akailson Lennon informaque esta será a quarta apariçãodo grupo coral assuense numfestival deste porte.

"O 'Vozes Du Campus' tem

um estilo próprio de fazer suasperformances e não segueuma linha específica do can-to, mas procura unir o bomda música em todos os estilosao interpretar o cênico",exemplificou.

OBSTÁCULOS - Descre-veu que o grupo desenvolvesuas atividades coreografando

as letras das músicas e dandoum toque bem regional nassuas exibições, "recheadas debom humor e diversão".

Porém,apesar da importân-cia e exposição,o grupo tem di-ficuldade de atrair patrocínio.Contou que "pouco é feito nes-te sentido, uma vez que o gru-po não conta com o devido res-

paldo daqueles que serão re-presentados e enaltecidos numevento de renome internacio-nal como o FIC".

Por esta razão, registrou, ogrupo viajará à MG desfalca-do, pelo fato de alguns inte-grantes não terem condiçõesde custear as despesas para taldeslocamento.

Grupo assuense é formado poruniversitários, egressos e músicos

ALUGA-SEAluga-se um apartamento no con-

domínio West Garden, localizado naavenida Francisco Mota,99,apto.402-A, Mossoró-RN, 59.625-300.

Apartamento com 2 quartos, umavaga de garagem coberta e guarita comsegurança 24h.

CONTATO Ocísio Alves - 9972-0315

DIVULGAÇÃO

Page 24: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

FINAL DO CAMPEONATONeste domingo, a partir das 14h30, os portões do estádio "Fernandão"

estarão abertos para a grande final do Campeonato Municipal de Futebol2012, de Areia Branca. As equipes do Somoban e Upanema disputam o tí-tulo da divisão principal, enquanto na preliminar haverá a final do Sub-18. OSomoban chega à final invicto.

DESTAQUES

Luciano OliveiraAREIA BRANCA

Cientistas, analistas, marque-teiros,observadores,palpiteiros,farofeiros,sonhadores,insanos...São alguns dos muitos persona-gens que ilustram o agitado ce-nário político em Areia Branca,onde dois candidatos disputama sucessão do prefeito ManoelCunha Neto, "Souza" (PP). Seantes a dúvida era em torno dequem seriam os candidatos,a dis-cussão agora é de quanto será amaioria. Isso vale para ambos oslados, já que tanto os defensoresdos candidatos governista a pre-feito,Bruno Filho (PMDB), co-mo da oposicionista Iraneide Re-bouças (DEM),dão como certaa vitória no dia 7 de outubro.

***Essa salutar "guerra de ner-

vos" revela que a campanha elei-toral deste ano revive embatespassados,com o duelo polariza-do entre "bacurau" e "bicudo".De uma coisa a oposição não po-de reclamar: a divisão do grupo

como aconteceu em 2008,quan-do as principais lideranças polí-ticas da oposição abandonaramo barco capitaneado pelo hojecandidato a vice-prefeito de Ira-neide Rebouças, o comercianteFrancisco Antônio de Macedo(PR),que levou uma sova daque-las do prefeito "Souza" nas ur-nas,que venceu o pleito por maisde 2 mil votos de maioria.

***A favor do governismo tem

um histórico de conquistas nasurnas a partir das eleições de 1996,quando o hoje vice-prefeito e can-didato a prefeito, Bruno Filho,quebrou a sequência de vitóriase uma hegemonia política de qua-se três décadas,dos "bicudos".De96 para cá, Bruno (prefeito duasvezes) e "Souza" (prefeito duasvezes) vêm se revezando no co-mando da prefeitura.

***Nos próximos dias, a Pre-

feitura de Areia Branca estaráiniciando a reconstrução dapraça Dix-sept Rosado, maisconhecida como Praça do "Pôrdo Sol", onde serão investidosmais de R$ 400 mil.Na sequên-cia dessas obras, será construí-do um pórtico turístico noacesso a Ponta do Mel.

***Falando em prefeitura, a

partir do dia 1º de agosto esta-rá sendo instituído processo deisenção do Imposto Predial eTerritorial Urbano (IP-TU/2012) para os contribuin-tes areia-branquenses.Os inte-ressados devem comparecer aoSetor de Tributos munidos deCPF,RG e comprovante de re-sidência. Quem já tiver rece-bido o boleto de pagamento doIPTU/2012, leve-o também.

***A Câmara Municipal de

Areia Branca será palco, no dia

4 de agosto, de um importanteevento.Trata-se de um seminá-rio que a Seicho-No-Ei estarárealizando nesta cidade.Com otema "Todos podem ter suces-so", o seminário terá como pa-lestrante Marie Murakami,pre-letora da Sede Internacional daSeicho-No-Ie e diretora-pres-idente da Seicho-No-Ie do Bra-sil.Ela mora em São Paulo (SP).

***O consultor imobiliário

Ubiraci Seixas, que tambémé presidente da Câmara de Di-rigentes Lojistas (CDL) deAreia Branca, esteve em Por-to Alegre (RS) participandode um treinamento de Coa-ching em Vendas Aplicado aoMercado Imobiliário.O even-to aconteceu de 23 a 27 des-te mês. O coaching é um ser-viço prestado por profissio-nais com grande capacitaçãoteoria e prática, voltado aomundo dos negócios e foca-

do apenas no mercado imo-biliário.

***Iniciado na sexta-feira,segue

amanhã e será coincluído naterça-feira o pagamento dos sa-lários referentes a julho, para osservidores públicos municipaisde Areia Branca.O secretário deAdministração, Paulo CésarGarção, disse que o cronogra-ma é o mesmo dos meses ante-riores, com o desembolso sen-do efetuado nos três últimos diasúteis do mês trabalhado.

***Reafirmando sua política de

valorização da mulher areia-branquense, o prefeito "Souza"emplacou mais duas mulheresno comando de secretárias im-portantes no seu governo. Noinício da semana passada,ele em-possou a assistente social Fran-cisca Batista como a nova secre-tária de Assistência Social do mu-

nicípio.Na quinta-feira,foi a vezde a técnica em edificações e tu-rismóloga Michele Lins Rebou-ças assumir a titularidade da Se-cretaria de Serviços Públicos,O-bras e Urbanismo.

***O secretário municipal de

Agricultura e Pesca, engenhei-ro agrônomo Ari Félix da Sil-va, foi ao município de OlhoD´Água do Borges conhecero sistema de reaproveitamen-to da água, denominado deProjeto Bioágua Familiar, im-plantado naquela localidade.Ele foi acompanhado do ge-rente de abastecimento do mu-nicípio, técnico agrícola LuizRolim; Moacir Januário, técni-co do Instituto de AssistênciaTécnica e Extensão Rural doRio Grande do Norte (Ema-ter); e Ademilton, da Secreta-ria Municipal de Agricultura ePesca. Ficaram empolgadoscom o que viram.

Zona Franca

O presidente do PMDB e empresário Cleodon Bezerra sempre foi um homem muito reservado. Até quando

a campanha eleitoral está "pegando fogo", ele mantém seu estilo de trabalho à mineira, nos bastidores. Do seu birô,

ele atua mais politicamente do que muita gente imagina

O prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza", empossou na quinta-feira a técnica em edificações Michele Lins Rebouças

como a nova titular da Secretaria de Serviços Públicos,em substituição a "Toninho Cunha", que pediu afastamento

do cargo para tratar de alguns projetos pessoais

Muita festa para Marja Oliveira, a nova advogada de Areia Branca.O baile de formatura teve a presença do seu pai, o também advogado Marcelo Araújo, que é procurador do município de Fortaleza. A lojista Janaína, da Maíne Modas, mão de jovem

advogada, não escondia a alegria pela conquista familiar. Sucesso!

RETORNO FESTIVO O presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Aldo Dantas, recebeu

o abraço carinhoso da sua mãe Cacilda Dantas, no seu retorno a Areia Branca,na quinta-feira, depois de ter sido submetido a uma cirurgia para redução do es-tômago, procedimento realizado em Natal. Aldo foi recebido festivamente porfamiliares, amigos e correligionários.

ROSE NASCIMENTO Dia 4 de agosto, a Quadra de Esportes Nazir Pereira Júnior, na Cohab,

será palco do show gospel mais esperado do ano, com a cantora Rose Nasci-mento. O show começa às 19h, com participação dos Filhos de Davi, Car-los Skarlack, Kelly Nascimento e Mércia Costa. Ingressos R$ 10,00. RoseNascimento nasceu no Rio de Janeiro, sendo filha do saudoso pastor MárioManoel do Nascimento, que era músico e maestro. Rose é uma abençoadaserva de Deus, com uma voz impressionante.

CIDADES8 - Domingo, 29 de julho de 2012

NOVO EMPREENDIMENTO Empreendedores de sucesso,os empresários Me-

deiros Maia e a esposa Marceana estão preparando olançamento de mais uma loja agregada à rede de su-permercados Show de Preço. A loja de variedadesserá instalada no Areia Branca Center, piso superiordo Show de Preço do centro da cidade.

www.omossoroense.com.br

Page 25: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

UNIVERSODOMINGO

Mossoró (RN),29 de julho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

No últimodia 20, um

grupo de artistas deMossoró protestou

contra o não-uso doMuseu Municipal Lau-ro da Escóssia e do

Teatro EstadualL a u r o

Monte Filho,fazendoo sepultamento sim-

bólico dos equipa-mentos e divulgando

manifesto, para decretar"estado de calamidade pú-blica da cultura mosso-roense e do estado do RioGrande do Norte." O do-

cumento expõe as principais in-satisfações do segmento com apolítica cultural em Mossoró.

O manifesto é assinado pe-los grupos Arruaça de Teatro,Companhia Escarcéu de Teatro,Companhia Mythus, Compa-nhia Xaréu de Teatro, Grupo deTeatro O Pessoal do Tarará,Gru-

po Fo-

cart,Cole-tivo Juízo Tor-

rado RealizaAções, Pau e Lata, Nú-

cleo de Dança Nilson Torres,Grito dos Excluídos, e pelos ar-tistas Carlos José, Rogério Diase Walter Silva.

Segundo o texto, a atual situa-ção cultural em Mossoró "é vexa-tória, humilhante, desprezível,cruel e discriminatória", denun-ciando que "os fazedores de cul-

tura de Mossoró-RN estão sen-do maltratados pelos poderes pú-blicos municipal e estadual".

O diretor do Grupo de Tea-tro O Pessoal do Tarará, Dioní-sio do Apodi, um dos articula-dores do manifesto,diz que a Pre-feitura tenta que a população, eaté mesmo os próprios artistas,acreditem que Mossoró é umacidade que respira arte e que pos-sui um movimento cultural apoia-do pela municipalidade. "Mas nósestamos aqui para contestar,pro-testar e dizer que todo este alar-de não passa de uma grande men-tira", esclarece.

Segundo o manifesto dos ar-tistas, Mossoró hoje possui ape-nas uma política de eventos, ca-racterizada pelos grandes espe-táculos ao ar livre e pelo total des-prezo aos que fazem espetácu-los de teatro, de dança, de músi-ca,publicam livros,dançam qua-

drilhas juninas, os povos de ter-reiros, os capoeiristas, os das ar-tes plásticas e visuais.

Esses artistas,conforme o do-cumento, realizam seus traba-lhos de forma independentedentro de seus grupos artísti-cos, e até mesmo os que traba-lham individualmente, denun-ciando que o acesso aos even-tos como "Chuva de Bala no Paísde Mossoró" e "Auto da Liber-dade" "se dão apenas mediantea preferência e gosto pessoaisdos que comandam politicamen-te a cidade".

O movimento dos grupos ar-tísticos denuncia que o MuseuLauro da Escóssia, mesmo sen-do o único da cidade, encontra-se fechado desde 2000; que a Bi-blioteca Pública Ney PontesDuarte tem acervo atrasado eainda usa máquina de datilogra-fia para registrar novos filiados

e que a Coleção Mossoroense,que já ostentou o título de maiorpublicadora de livros do país,ho-je sofre por falta de apoio.

Ainda conforme o manifes-to, as quadrilhas juninas forampraticamente exterminadas dosbairros da cidade,"em função deum evento que atualmente con-ta apenas com as duas últimas re-manescentes".

E vai além ao reclamar "dacondição dos pequenos artesãosque precisam de espaço adequa-do para comercialização de seusprodutos;da situação de coadju-vantes que se encontram os mú-sicos da cidade,que assistem co-rais,bandas e profissionais de ou-tras praças protagonizando osgrandes eventos promovidos pe-lo poder público mossoroense,com pouquíssimo direito de par-ticipação".

ARTISTAS DENUNCIAM DESCASO PÚBLICO COM CULTURA DE MOSSORÓ

Manifesto

LUCIANO LELLYS

Artistas em protesto contra abandono do Museu, no último dia 20

Page 26: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Documento lamenta subutilização deTeatro Municipal e praças

O manifestodo denominado

movimento deartistas inde-pendentesde Mossorótambém la-menta a "espe-

ra das escolasde samba, quesão enganadascom um preten-

so apoio para umcarnaval que nãoexiste, mas que amídia patroci-nada pelo po-der faz acredi-tar que exista;

do descaso com opatrimônio históri-co de Mossoró, que

está sendo destruídosem dó nem piedade,acabando com os úl-timos resquícios denossa memória ar-quitetônica".

Sobre o funcionamento daEscola de Artes, recém-criada,o documento denuncia "quese caracteriza como espaçoeleitoreiro, sem condições mí-nimas para a formação artís-tica nas áreas que contempla".E reclama também do acessoao Teatro Dix-huit Rosado,que apesar de manter uma pro-gramação regular de espetácu-los, principalmente de fora,ainda não foi devidamenteapropriado pelos artistas mos-soroenses.

E menciona ainda praças,feiras e outros logradouros pú-blicos, que muitas vezes dei-xam de receber o trabalho dosartistas, e o formato atual doPrêmio Fomento, "que contaapenas com 160 mil reais divi-didos para todos os segmentosartísticos, e que só acontecede acordo com a vontade dosadministradores".

O documento também rei-vindica a ampliação e a valori-

zação do Prêmio de Fomentoà Cultura; editais para escolhados diretores de teatro dos au-tos mossoroenses; apoio paraas manifestações artísticas rea-lizadas nos bairros, como for-ma de descentralizar as açõesda Prefeitura, que hoje se con-centra apenas no chamadoCorredor Cultural;

"(...) Exigimos a valorizaçãodos grupos e artistas de Mos-soró,e respeito aos nossos pro-fissionais; exigimos que a Es-cola de Artes de Mossoró sejadevidamente equipada com ta-blados para dança e sala parateatro e tratamento acústicopara as salas de música", diz otexto do manifesto.

A equipe de reportagem dojornal O Mossoroenseentrouem contato com a Gerência deCultura de Mossoró e Gerên-cia de Comunicação Social daPrefeitura para que comentas-sem o manifesto dos artistas,mas não obteve retorno.

POESIA2 - Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Vende-se um paísVende-se uma terraVende-se uma vidaPerdida no comércio de guerra.

Vende-se a palavraVende-se a atitudeVende-se a personalidadeVende-se a honra, sua plenitude.

Vende-se o sossegoVende-se a pazVende-se até a morteSeu túmulo onde jaz.

Vende-se tudo nessa loucuraNesse mundo sujo de terror,Comercializados por maníacosComo objetos sem valor.

ÁLBUM DA SECAClauder [email protected]

Para Alfredo Pérez Alencart

O falaz vento nordeste pegou-me pela mão,Pelos olhos, pelo tato, cheiro e pela sequidão.Conduziu-me por essas secas paragens,A lembrar-me da morte das antigas aragens,A render-me como ex-voto de longínquasPromessas, obras de conselheiros, iníquasHeranças do sol e da desgraça; outorgaDe cacimbas sequer imaginadas, outrora.

O audaz vento nordeste pegou-me pela mão,Pelos olhos, pelo tato, cheiro e pela sequidão.Na moleira mole, sanguessugas da ribanceira,Memórias de proscritos, enterrados sem canseira,Sem rezas, nem eito, sina de ribeirinhos, na féDas novenas infindas, caudalosas vazantes a ré.Visagens, assombrações, reinanças mil acobertamDesatinos, dobres, promessas que, em mim, vegetam.

O capaz vento nordeste pegou-me pela mão,Pelos olhos, pelo tato, cheiro e pela sequidão.Em prenhezes de água, sal no batismo da carne,Gravou álbum: genealogia dos restos que ardem.

MUNDO COMERCIALIZADOJéssica Lima

Poeta

DEPENDENDO DE TILindomarcos Faustino

O meu corpo está se alimentando do teu cheiro e do teu amorPois são essas duas substâncias que me dão energia,Por isso, meu bem, que nesta vida te dou tanto valorQue esqueço totalmente o que se passa num dia.

A única droga que sempre está me drogandoSão os teus beijos que quero sempre receber,Quando não estou pensando em ti estou sonhandoPois minha felicidade estou de ti a depender.

Estou dependendo de tudo de ti, minha princesaPois espero que me ame por todo teu viver,Eu te amo há muito tempo com certezaQue tu és tudo que sempre irei querer.

HOMEM MORENO Luana Dyane de OliveiraGovernador Dix-sept Rosado

Homem moreno Da pele maciaDos olhos negrosInspira-me poesia.

Homem morenoDo sorriso sinceroDo abraço apertadoA quem eu tanto quero.

Homem morenoDa voz apaixonanteDas mãos suavesQue me deixa radiante.

Homem morenoDo olhar serenoDo riso sedosoTorna tudo ameno.

Homem morenoDo corpo prazerosoDo cheiro fascinanteEis tão amoroso.

Homem morenoTu cometeste pecadoDo roubo de meu coraçãoPara sempre será culpado.

AMANHÃ INCERTOAciele Felipe dos [email protected]ó/Rn

Essa vida é uma incógnita.Traz consigo a ingratidão...A pobreza, a desgraçaE a grande omissão.

Onde fica o amor?Alegria, a verdade?Se escondem atrás do dinheiroE da falsa liberdade.

Que humanos somos nósSó pensamos na riquezaEsquecemos que dessa vidaSó levamos a incerteza.

Voa, passarinho,Leva a minha indignaçãoNão esquece, traz o ninhoE os filhos que prosperarão.

COM AMOR SEM AMAR!Amanda Graziely da [email protected]

O amor é um sentimentoIncompleto, inacabadoIndeciso, exageradoUma duvida sem cessarSe existe o verbo amar No brilho do arrebolNa força do pôr do solSe retorce o verbo amar.

Na essência tão serenaTão macia e eficazNo charme de uma pequenaSeu olhar doce demaisE as teias tão trabalhadasEntrançadas, enlinhadasNas tortas formas de paz.

No vento frio da noiteNo degrau do pensamentoNas esquinas de lamentoSe descobre o verbo amar Que nas noites de luar Traz a resposta tão cruaQue só o brilho da luaÉ capaz de apagar.Como amor sem amar?!Como amar sem amor?!Como falar sem querer?Como brincar sem pudor?Como conjugar amarSem se lembrar do amor?Como querer se gostar?Como gostar sem rancor?Como viver da incertezaDa dor mais falha do amor?

Como viver no segredoDo amor sem o amar?Como escrever o enredo"um amor pra recordar"Como viver sem ter medoDe amar, amar e amar?

SERÁ ESSA MINHA CANÇÃO?Mikele Santos da SilvaMossoró/RN

Minha terra não tem palmeiras,Pois alguém está a derrubar,Não vejo nenhuma belezaE nada mais tem para apreciar.

Queria ver as palmeirasQue um dia eu parei para admirar Sinto falta daquela belezaQue meus olhos adoravam contemplar.

Hoje, sem palmeiras.Busco um novo horizonteÁrvores, flores, pássaros,Onde estão?

Quase tudo desapareceuE o maior causador somos nósO homem está em questão.

SONECAAriany do ValePoeta

Ei, relaxePra que essa correriaEssa agoniaEsse empasse?As coisas acontecemSem pressãoDo jeito que sãoA vida como éDo jeito que éAs pessoas como são.

CONTINUAÇÃO CAPAFOTOS: LUCIANO LELLYS

Grupos culturais “sepultaram” o Museu Lauro da Escóssia

Page 27: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Os vencedores do VI Prê-mio Cosern Literatura de Cor-del não serão mais conhecidosna abertura da Feira do Livrode Mossoró, dia 8 de agosto,como previsto. A organizaçãodecidiu adiar o término das ins-crições de trabalhos de 9 des-te mês para 13 de setembro, ea divulgação do resultado pa-ra dia 23 de outubro, na Feirade Livros e Quadrinhos de Na-tal (Fliq), com entrega da pre-miação dia 25 de outubro.

Membro da equipe de pro-dução da Feira do Livro deMossoró, Betânia Lima expli-ca que o adiamento ocorreu de-vido à intenção de receber maisobras de cordel para o concur-so, principalmente de alunosdos ensinos médios e funda-mental, já que esse recebimen-to foi comprometido pelas fé-rias de julho, mês inicialmenteprevisto para as inscrições.

"O objetivo é envolver mais

os estudantes e receber maistrabalhos, daí, a prorrogaçãodo prazo de inscrições paramobilizarmos o aumento daparticipação", justifica Betânia,esclarecendo que a literatura decordel continuará com espaçoprivilegiado na Feira do Livrode Mossoró, com oficinas eparticipação de escritores,comAntônio Francisco, dia 12 deagosto.

FORMATOO VI Prêmio Cosern Lite-

ratura de Cordel é dividido emtrês categorias - Ensino Fun-damental,Ensino Médio e Ca-tegoria Livre -, tem como te-ma este ano "O que é ser cida-dão" e distribuirá aos vencedo-res troféus e mais de 4 mil reaisem prêmios.

Além da premiação, comonos anos anteriores,os três me-lhores trabalhos de cada cate-goria serão reunidos em um li-

vro, cuja distribuição será fei-ta entre as bibliotecas da redepública de ensino do Rio Gran-de do Norte.

Além dos poetas cordelis-tas, enquadrados na categoria"livre", o concurso envolve acomunidade escolar norte-rio-grandense, formada por estu-dantes e professores do ensinofundamental e médio.

Literatura de cordel, tam-bém conhecida no Brasil comofolheto, é um gênero literáriopopular escrito frequente-mente na forma rimada,originado em relatos o-rais e depois impressoem folhetos.

Para inscrevertrabalhos, o candi-dato deve impri-mir a ficha deinscrição, napágina na inter-net www.premio-cordel.com.br, e

encaminhá-la à rua Pastor Je-rônimo Gueiros, 1400, CEP59020-620,bairro Tirol,Natal,endereçada a Prêmio Co-sern de Literatura deCordel.

Evento é transferido para Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq)

Prêmio Cosern Literatura de Cordel deixa grade da Feira do Livro de Mossoró

avia uma necessida-de no lugar e foramreclamar ao bispo.

Fazia-se mister que Mossorópossuísse um colégio de en-sino religioso para os rapazesdaqui e das redondezas. Al-iás, Mossoró era o municípiomais desenvolvido do interiordo Rio Grande do Norte. Um"empório comercial", comose dizia na época, por ser da-qui que se abasteciam os mu-nicípios vizinhos, além de par-te do Ceará e da Paraíba. Efoi assim que aproveitando avinda do bispo dom AdautoCâmara em sua 1ª visita pas-toral a Mossoró, no dia 30 dejaneiro de 1900, uma comis-são dos mais influentes da ci-dade a ele se dirigiu e "expres-saram o desejo de possuíremuma casa de educação mol-dada nos princípios evangé-licos". E obtiveram do bispoa promessa, que logo seriacumprida.

Para que o sonho se tor-nasse realidade, havia neces-sidade de preparativos pré-vios. Para tanto, formou-se

uma comissão que deveriapreparar o local onde funcio-naria o futuro estabelecimen-to. A comissão agiu rápido,adquirindo a importância ne-cessária para a aquisição decinco casas que ficavam nomesmo local onde hoje se en-contra a sede do Branco doBrasil, próximo à Catedral deSanta Luzia. Ali, naquelas cin-co velhas casas, foi plantadaa semente de uma árvore quea mais de 100 anos vem es-palhando os seus frutos pelaregião, frutos esses que de-sabrocham nas mais diversasáreas do saber.

O campo estava pronto.Ne-cessário se fazia de alguém pa-ra plantar a semente e cuidar daseara. Para essa missão, domAdauto escolheu um soldadoda paz e do saber, "uma das in-teligências mais fulgurantes doClero de sua Diocese: Cône-go Estêvão Dantas."

E assim, em 22 de fevereirode 1901 chegou a Mossoró ocônego Estêvão Dantas, "coma missão de fundar e dirigir umcolégio de instrução primária

e secundária, que além das le-tras,ministraria aos moços des-

ta terra e dos Estados vizinhos,a formação moral, cívica e re-

ligiosa".Nascia,pois,o ColégioDiocesano Santa Luzia".

Estêvão José Dantas nas-ceu no Engenho "Olho

d'Água", próximo à cidade deSão José de Mipibu, no RioGrande do Norte, no dia 13de agosto de 1860. Era filholegítimo do capitão MiguelAntônio Ribeiro Dantas e ded. Joana Evangelista dos Pra-zeres Dantas.

Iniciou os seus estudos pri-mários em São José de Mipi-bu com a prima d. AméliaLeocádia Ribeiro Dantas eprofessor Manuel Onofre Pi-nheiro. Com o padre JoaquimSeveriano Ribeiro Dantasaprendeu latim, adquirindopor esse idioma tanto gostoque veio a se tornar depois umdos mais peritos e apaixona-dos latinistas e uma das maio-res autoridades regionais nasletras clássicas.

Seus estudos teológicos seiniciam em Roma e são con-cluídos no seminário de For-taleza.Em 30 de novembro de1884 recebe a ordenação sa-cerdotal das mãos do bispodiocesano d. Joaquim JoséVieira.

No dia 19 de dezembro de1884 cantou a sua primeira mis-

sa na Igreja Matriz de São Jo-sé de Mipibu. Iniciava assim asua vida sacerdotal.

Atendendo a solicitação dedom Adauto Câmara, dirigiuo Colégio Diocesano SantaLuzia de 2 de março de 1901até 17 de fevereiro de 1907,quando dele se afastou paracuidar de sua saúde. "Serviu aoColégio e a Mossoró com so-licitude inexcedível e abnega-ção sem par, durante seis lon-gos anos". E dele Mossorónunca esqueceu.

No dia 29 de julho de 1929,uma notícia abalou o povomossoroense: morria em Na-tal o cônego Estevão Dantas,aos 69 anos de idade. E Mos-soró chorou a sua morte. Ho-mem culto, operoso e hones-to, dedicou sua vida ao saber.Um homem que podia dizer,como disse São Paulo na cartaa Timóteo, "combati o bomcombate","pois conseguiu en-caminhar muitas inteligênciaspara as grandes pugnas do sa-ber", nas palavras do seu bió-grafo o cônego Francisco deSales Cavalcanti.

VARIEDADES Domingo, 29 de julho de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

GERALDO [email protected]

Cônego Estevão DantasH

BAIXA

Mossoroense AntônioFrancisco estará naFeira do Livro, dia 12

HABNER WEINER

Page 28: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

O Mossoroense: Comoteve início sua relação como universo musical?

André Luvi: Aos 17 anostentei aprender a tocar cavaqui-nho, pois era um dos admira-dores do movimento do sam-ba que estava se reciclando na-quele momento e despontan-do como ritmo musical para ju-ventude no final da década de90. Daí, comprei meu primei-ro violão e comecei a estudarcom alguns amigos que já to-cavam,e surgiram então os pri-meiros acordes, mas eu já gos-tava de cantar. Minha primei-ra expêriencia profissional veioalguns anos depois em umshopping na capital pernam-bucana.

OM: O desejo de traba-lhar profissionalmente commúsica, como ocorreu? Vo-cê possui na família alguémque tenha ligação com a mú-sica? Houve influência dealguém?

AL: A música é algo apai-xonante e o desejo surgiu na-turalmente, com o passar dosanos a música foi ganhandomais importância em minha vi-da, se tornando algo cada vezmais constante, me dandomais prazer e me exigindo maise mais tempo. Daí comecei aver que aquilo que achava tãofantasioso, tão distante da mi-nha realidade poderia um diavir a ser real, de poder me de-dicar integralmente à músicae poder viver bem dela.Na mi-nha família apenas eu segui poreste caminho, apesar de acharque a artista da família é mi-nha irmã, Marcela, que cantamuito bem. A influência hou-ve, mas não direta, até por queno início as pessoas da minhafamília eram contra a música,por conta do pensamento an-tigo de que música é para va-gabundo, pois homem que éhomem precisa trabalhar.Ho-je graças a Deus consegui mu-dar isso e mostrar que a músi-ca é um oficio muito digno emuito bonito,motivo de orgu-lho para seus profissionais, fa-miliares e amigos.

OM: Conte-nos detalhesdo início de sua carreira.Onde e quando você come-çou a cantar profissional-mente?

AL: Ainda estou no início.Comecei a cantar profissional-mente no ano de 2001 em Re-cife,graças a uma amiga minhaque pediu a um cara que se

apresentava em um shoppingda cidade para que eu desseuma "canja" e pudesse mostrarmeu trabalho. Depois esse ca-ra,Rubens Mendes,me ajudoumuito, me ensinou muito e co-mecei os meus primeiros pas-sos na profissão.

OM:Quais foram às prin-cipais dificuldades que vo-cê enfrentou nesse período?

AL:Ah,são várias,mas umadas mais evidentes,pelo menosna minha vida, é o fato de nãopoder viver da música, de terobrigatoriamente que ter umoutro oficio para poder susten-tar dignamente, a mim e aosmeus, pois os cachês imple-mentados na cidade ainda sãomuito aquém do ideal para aprofissão.E pela falta de incen-tivo público e reconhecimen-to a estes profissionais.

OM: Então viver só demúsica em Mossoró não épossível atualmente?

AL: Sobreviver sim, viverbem ainda é muito complica-do.Mas diria que é possível, to-cando,dando aula,gravando pa-ra terceiros, produzindo. Co-nheço algumas pessoas que rea-lizam todas estas atividades pa-ra poder sustentar suas famílias.

OM: Hoje você um doscantores mais requisitadospara apresentações emMossoró. A que você atri-bui esse reconhecimento?

AL: Atribuo isso aos nos-sos amigos, que desde sempre

acreditaram em nosso trabalhoe que nos apoiam comparecen-do as nossas apresentações; aqualidade da minha banda edos meus músicos, pois semeles não seria nada e a Deus quecomo grande arquiteto do uni-verso nos uniu com este pro-pósito de levar alegria às pes-soas através da nossa arte.

OM: Você gravou recen-temente seu primeiro CD.Jáexiste uma previsão dequando ele será lançado?

AL: Sim, no início do mêsde setembro.

OM: E quais as suas ex-pectativas para esse traba-lho?

AL: Nosso primeiro traba-lho é tratado como um pai deprimeira viagem trata seu filho,é tudo novo, experiências no-vas,sinceramente não sei o quevirá pela frente, mas sei queestou aproveitando demais es-te momento e trabalhando du-ro para que estes não sejamapenas os nossos 15 minutosde fama.

OM: Você deu uma gui-nada na sua carreira, mu-dando o gênero musical.Que tipo de música você to-cava antes, e como define oseu trabalho atualmente?

AL: Sempre toquei de tudo,todos os estilos populares, co-mo sou um cara que fui criado nosbares, tocando na noite, tocavavários estilos que iam do MPBclássico ao pagode, brega, pop,internacional e agora estamos nosdefinindo com um estilo maisdançante e animado, que temmais a ver com o nosso momen-to. Não sei que nome posso darpara sintetizar esse gênero, masdiria que é um estilo mais dançan-te de Musica Popular Brasileira.

OM:Para concluir,comovocê avalia o cenário musi-cal em Mossoró hoje?

AL: O cenário hoje é me-lhor que o vivenciado há algunsanos, porem ainda está muitoaquém do ideal.Locais melho-res e mais bem estruturados,que invistam mais e melhor emaparelhos de som, luz e estru-tura, dando ao artista a quali-dade que ele merece e precisapara fazer seu trabalho de mo-do cada vez melhor ainda sãopoucos na cidade e creio que aremuneração destes profissio-nais também passa longe de sera ideal, mas isso já está melhorque a pouco tempo atrás.

“Sinceramente não seio que virá pela frente,mas sei que estouaproveitando demaiseste momento e tra-balhando duro”

““A música é algo apai-xonante e o com o pas-sar dos anos a músicafoi ganhando mais im-portância em minhavida, se tornando algocada vez mais cons-tante”

POR: MARICELIO ALMEIDA E MÁRCIO COSTA

Pernambucano de nas-cimento e mossoroense decoração, o cantor AndréLuvi é a sensação do mo-mento no cenário musicalda cidade. Aos 24 anos, eleacaba de gravar seu primei-ro CD, e acumula convites

para apresentações em inú-meros eventos.

Na entrevista da sema-na, o cantor revela quais asprincipais dificuldades queenfrentou, e enfrenta, nacarreira, avalia o segmen-to musical mossoroense e

destaca a falta de incenti-vo e reconhecimento porparte do poder público pa-ra os profissionais queatuam na área.

André Luvi ainda con-ta como teve início sua re-lação com o universo mu-

sical, e destaca a mudançaque realizou em seu estilomusical.“Estamos nos de-finindo com um estilo maisdançante e animado, quetem mais a ver com o nos-so momento”, relata.Acompanhe.

ANDRÉ LUVIENTREVISTA4 - Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

CEDIDAS

Page 29: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Agosto reserva pa-ra Mossoró apresen-tação de um dosgrandes nomes da

nova geração daMPB: Zeca Ba-leiro, que faráshow na cidadedia 5 de agos-to, às 20h,noTeatro Mu-nicipal Dix-

huit Rosa-do. O es-petáculoterá ain-da parti-cipaçãodo artis-ta mos-soroen-se Zé Li-ma.

A produção do artista adian-ta que Baleiro trará a Mossoróum show acústico,acompanha-do de seu violão e de Tuco Mar-condes (guitarras,violões e vo-cais), reunindo antigos suces-sos, que se já se tornaram clás-sicos, e novas canções.

"Baleiro garante boas sur-presas ao longo do show,tocan-do um repertório que reúne hits,faixas menos conhecidas deseus discos e novas do cd O Dis-co do Ano", revela a produçãona página do cantor na rede so-cial Facebook, na internet.

O artista nasceu José Riba-mar Coelho Santos, em Arari,no Maranhão, em 11 de abrilde 1966 e se transferiu para SãoPaulo, onde lançou sua carrei-ra. Baleiro canta, toca violão ejá teve suas composições inter-

pretadas por Simone, Gal Cos-ta, Elba Ramalho, Vange Mil-liet,Adriana Maciel,Luíza Pos-si, Rita Ribeiro, Renato Braz eCláudia Leitte.

Sobre a origem do apelido,conta na sua página oficial naWeb: "Sempre fui um implacá-vel consumidor de doces, ba-las e toda sorte de guloseimas.Quando ingressei na Universi-dade,entre uma aula e outra,sa-boreava minhas balas. Comojá era sabido que eu sempre ti-nha, quando alguém desejavacomer uma, vinha a mim. Daípara começarem a me chamarde Baleiro foi um passo".

Já Zé Lima, a atração local,é cantor e compositor mosso-roense, com vários CDs, LPse DVDs gravados.O artista temvários "jingles" publicitários to-

cando nas rádios da cidade epossui mais de 70 músicas pró-prias gravadas para outros ar-tistas.

Os shows do artista desta-cam-se pela declamação de poe-mas e os relatos de "causos" doscantadores de viola.Entre o re-pertório do artista, destacam-se "Mar de Lama", sucesso na-cional no começo dos anos 90(época da queda do então pre-sidente Fernando Collor),"Fes-tival no inferno","Terra de Nin-guém", entre outros.

O cantor chegou a participardo MPB Shell da Rede Globo,em 1981, e já ganhou três ve-zes seguidas o prêmio Forra-ço, do Rio Grande do Norte.Vendas de ingressos para oshow pelos telefones 3315-2970.

VARIEDADES Domingo, 29 de julho de 2012- 5www.omossoroense.com.br

PEQUENAS FICÇÕES XLIV EDAPOESIA

Para Leda Maciel(in memoriam)

Ao nascer,um choro em de-cassílabo. "Bela como um cis-ne!" - pensou a mãe; sempreafeita às coisas da arte. Dito is-to, de forma natural, brotou onome sobre os lençóis do par-to: Leda.

Com o tempo, o engatinhare a melopeia infante. "- Lê, Lê,Lê...". Nas primeiras letras, adescoberta: Lê, do verbo ler.

Por entre as páginas dos li-vros, o chamego dos poemasclássicos,a paixão pela poesia.E,um certo dia, o amor de Lê sefez carne, recitando uma sauda-ção em rimas toantes.O céu ban-hou-se de mais azul, e uma re-voada de pássaros saudou a pri-mavera nos lábios da pequena.

Veio a juventude e, com ela,o primeiro soneto.A gaiola dosquatorze versos não era prisãopara tanto canto. Seguiram-seos haicais, as quadras, os terce-

tos,os cordéis,além de um cor-dão gracioso de versos livres.

A cidade se acostumou como ritmo, o engenho e o grace-jo rimático de Leda. "- O me-lhor remédio para a alma";pro-fessoravam todos.

Mas,um dia,Leda viu-se en-ferma, a doença a minar-lhe asforças, a calar-lhe a voz. A me-dicina nada poderia fazer, oshomens de branco deixarambem claro.A ciência fazia-se le-tra morta.

No entanto,os poetas da pro-víncia resolveram prescreveruma injeção de poesia diaria-mente, direto na veia dos ouvi-dos de Leda. Desde então, pas-saram a varar dias e noites jun-to ao seu leito. E Leda resistia,até que... dormiram, exaustos.

Ao acordarem, só tiveramtempo de ver Leda subindo aoscéus, a recitar um lindo poe-ma para Cristo.

- Entra,poetisa, a casa é tua.- saudou o Senhor.

E uma legião de anjos e ar-

canjos anunciou, em versos, achegada de um novo queru-

bim: a divina Ledapoesia.

***ASCENSÃO E QUEDA

Com a posse, janeiro rodea-do de novos amigos, o brami-do da excelsa saudação:

- Excelentíssimo meritíssi-mo ilustríssimo honorífico dig-

nitário senhor doutor...Além das mesuras, um fes-

tival de salamaleques e rapapés,e,é claro,os intermináveis abre-portas-e-abaixa-cabeça. Umacomezinha gente, sempre so-lícita, disponível e prestativa.

Findo o mandato, passadaa faixa, o suspiro aliviado.

- Enfim longe de tanto bur-burinho. A bendita paz dossimples.

No sábado seguinte, comode costume, a visita à livraria.

Após entrar, pondo força pa-ra abrir a porta pesada: o ge-rente fingiu não vê-lo, os ven-dedores lhe deram as costas,e a moça do café não mais lhepreparou o "cappuccino" pre-ferido.

A única mesura adveio deum desconhecido, dando-lheum protocolar bom-dia. En-

goliu tal sobejo, junto com asaliva grossa, antes de rumarpara a inumerável fila do cre-diário.

REFLEXÃO DOMINGUEIRA XCIII

Testemunho de fé só ad-vém, verdadeiramente, dosdescrentes.

REFLEXÃO DOMINGUEIRA XCIV

Venerava tanto a mesqui-nhez que fez da senhora Mes-quinharia a madrinha orienta-dora de todos os seus filhos.

REFLEXÃO DOMINGUEIRA XCV

CRENÇA (QUASE)HE-RÉTICA XXIX ? Em verda-de, em verdade, todos aquelesque creem, de vergonha, reco-nhecem a força redentora doPecado.

L

CLAUDER [email protected].

Cantor e compositor fará show na cidade dia 5 de agosto no Teatro Dix-huit Rosado

Zeca Baleiro trará a Mossoró misturade hits e músicas de seu novo CD

ACÚSTICO

Zeca Baleiro, um dos grandes nomes da MPB, fará show em Mossoró

Page 30: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Obra do jornalista João Batista Machado, será lançada em Mossoró dia 9

''Política em Atos e Fatos" reúne artigos e perfis sobre políticos brasileiros

O jornalista e escritor JoãoBatista Machado lançará emMossoró "Política em Atos e Fa-tos", seu novo livro, dia 9 deagosto,às 20h,na Feira do Livro,que este ano será realizada noCentro de Exposições e Even-tos de Mossoró (Expocenter).Anoite de autógrafos terá ainda de-bate sobre literatura e jornalis-mo político, com a participaçãodo jornalista Emery Costa, co-lunista do jornal O Mossoroen-se e apresentador do ProgramaObservador Político (TV Mos-soró) e do Ponto por Ponto (Rá-dio Rural de Mossoró).

Recentemente lançado emNatal, "Política em Atos e Fa-tos" retrata situações, cenáriose personagens da política doBrasil e do Rio Grande do Nor-te. "Neste livro, reúno artigos eperfis de políticos brasileiros.Acredito que é um retrato do

quadro político do país ondeabordo também os aspectosamorais nas três esferas de go-verno: o Executivo, o Legislati-vo e o Judiciário",conta João Ba-tista Machado.

Sobre o momento do lança-mento,o escritor e jornalista jus-tifica ter escolhido o períodoeleitoral para que as pessoas pos-sam conhecer um pouco maissobre o tema e contribuir de cer-ta forma para que possam ana-lisar melhor cada candidato.

Carinhosamente chamado deMachadinho, o autor acrescen-ta que a obra é uma coletâneade artigos, abordando temas re-lativos ao momento político na-cional e à crise moral instaladanos três poderes da República.

O livro tem apresentação dePaulo Tarcísio e prefácio de Ro-berto Guedes. "Quando termi-narem de ler 'Política - Atos e

Fatos', vocês compreenderãoporque este livro me surpreen-deu tanto, e tão agradavelmen-te,quando devorei todas as suasletras, linhas e páginas", prefa-cia Guedes.

Sobre a visão contemporâ-nea da política, o jornalista la-menta que "por conta de tantacorrupção e safadeza no cená-rio político brasileiro os jovensbrasileiros empreendedores equalificados não querem se de-dicar à política.Porque não que-rem vincular seu nome e suaimagem a um segmento tãomanchado.E assim abrem espa-ço para os pilantras, aproveita-dores e oportunistas. Agora, is-so também é inadmissível emum país que a economia estádando certo. Se a classe políticacontinuar assim,o Brasil não vaipra frente".

João Batista Machado ini-

ciou suas atividades pro-fissionais na década de60, na Tribuna do Nor-te, depois trabalhou noDiário de Natal e foi cor-respondente do jornal OGlobo no Rio Grande doNorte.Assumiu a Secre-taria de Imprensa do go-verno do Estado, na ad-ministração do governa-dor Tarcísio Maia (anos70) e nas gestões de Jo-sé Agripino Maia, RadirPereira (anos 80) e Vival-do Costa (anos 90).Atualmente,é coordena-dor de Comunicação So-cial do Tribunal de Con-tas do Estado e, recen-temente, foi eleito imor-tal da AcademiaN o r t e - r i o -grandense de Letras(ANL).

inda falando sobre asreflexões em torno dasérie de TV Being Hu-

man (Ser Humano), temosmuito que falar, na verdade,temos muito que pensar, prin-cipalmente no que temer. Serhumano. Temos muitas coisaspara falar desta espécie. Coi-sas boas e coisas ruins. Pensonos mortos, penso nos vivos...O que realmente herdaremos?Ponho-me a refletir no que vemdepois.Se realmente houver es-te depois.Procuro palavras pa-ra me acalmar, para preencheresta lacuna cheias de dúvidasem minha vida. Morte. Ela fazparte de nós,no começo,meio?No fim."Toda cultura tem suaprópria forma de se despedir.Confortar nos rituais que pre-param os vivos para a morte.Facilitam a jornada para o vemdepois. Mas ao fim, a morte éuma jornada que você trilha so-zinho. Para alguns de nós, taljornada leva a um atalho se-creto, através de uma florestasombria, onde ao contrário derespostas,só encontramos umanova série de perguntas". So-

mos todos monstros ou real-mente humanos? Se formostão humanos assim, o que nostornam diferentes? E será quehá uma mudança? "Uma dasmaiores habilidades humanasé o poder de mentir.Se por bemou mal, benefício ou sobrevi-vência.Nós distorcemos a ver-dade.É uma habilidade que ad-quirimos cedo e aprimoramoscom o tempo. Encobrimos osolhos dos nossos pais, profes-sores ou chefes, até mesmo osnossos. Dizemos a nós mes-mos que perderemos o peso,pararemos de fumar, e que, aofim do dia, seremos boas pes-soas. O que acontece quandonão conseguimos nos conven-cer que, lá no fundo,não somosmaterial de pesadelos?" Real-mente somos o que somos, fa-zemos o que fazemos e ao fi-nal não sobrará muito que per-doar. "A única constante na vi-da é a mudança.Pessoas,comouma espécie, estão em meta-morfose contínua. Quandonos acostumamos a engati-nhar,ficamos de pé.Nosso ins-tinto é resistir à mudança,temê-

la. Então, embrulhamos comuma palavra bonita, como"evolução", e esperamos quetorne a pílula...Mais fácil de en-

golir. A questão é... A mudan-ça não liga se você a ama ouodeia. A mudança é indiferen-te. Difícil de lidar. E ela nuncaserá negada". Então podemos

mudar de alguma forma, issoé muito bom, para todos nós.Estamos tão preocupados commuitas outras coisas, que es-

quecemos que sempre existeuma parte boa, algo bom quesempre acontece. Não pode-mos ficar esperando somente.Temos de percorrer os cami-

nhos, mesmo estando cheiosde espinhos. Será realmenteque não estamos todos já mor-tos? Bem lá no fundo, sei quepensamos nisto, por isto luta-mos tanto em viver? Sentimospoucas vezes uma calmaria noar,uma quietude.Mas sentimosquando uma tempestade estápara se formar em nossa vida."Quando se sabe que terá umamorte violenta,quando é a úni-ca forma possível de morrer...É tudo uma questão de espe-rar pela última tempestade. Sea espera não te matar primei-ro".E vamos vivendo...Adqui-rindo novos modos de sobre-viver. Somos todos únicos ecom muitos motivos para que-rer subir sempre degraus maisaltos, e não temos um tempocerto para ir embora.E sempredeixaremos uma marca, umaimportância especial. Somoshumanos, e isso funciona, nãoé? E só o que nos destrói é umsegredo. Tudo pode dar erra-do, ter um efeito contrário doque planejamos. "É feito cóle-ra...Sombria,corrosiva.É umalonga história, a maior parte

inacreditável. Mas está fora devocê saber a verdade. Agoraque não tenho mais nada a per-der. Quando eu for embora,quero que ao menos saiba o queeu era.E o que você é pra mim.Nada mais importa. Nãomais". Então não podemosdeixar para o fim, a transpa-rência do que somos agora.Tudo faz parte de um planomaior que nós. Incrivelmen-te estamos nesta existênciapara um bem maior e sei quepodemos ser humanos de ver-dade. Deixar embutido estefantasma que nos rodeia, es-te vampiro que nos consomee este lobo que nos atormen-ta. Somos mais fortes que es-tes personagens em nossamente, este tipo de monstrocruel que nos ataca insana-mente, constantemente. E es-te ser cruel que nos mantém,ainda sem rosto ou nome, po-demos torná-lo invisível ouaté mesmo arrebatá-lo denossa vida, sei que existe umaforma amável de sermos so-mente um ser. Podemos ser...humanos.

[email protected]

VARIEDADES6 – Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Ser Humano_Parte 3A

LANÇAMENTO

Livro conta a história política do Brasil e do RN

DIV

ULG

ÃO

Page 31: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

m dia exatamenteigual como outroqualquer. O vento,

impassível e brando, passeiapelas ruas e dobra esquinas,da manhã incipiente os raiossolares espantam o frio, o ne-voeiro se foi, desceu para orio, no rumo dos colégios jáseguem as lindas meninas. Es-voaçam as folhas das copasfrondosas, uns frutos já caemestando maduros, laboriosase incansáveis, as formigas vãoà labuta. No céu, aglomeram-se centenas de nuvens for-mando figuras, lagartos se ar-rastam, os olhos escuros, agraúna se alegra bicando afruta.

Farfalham em serena sinto-nia as borboletas comendo jar-dins, enquanto, por seu turno,os ternos beija-flores, em êx-tase, se enamoram de jasmins.Um bando de pássaros gorgeiaintermitente saudando o alvo-recer em algazarra, mas no la-maçal dos açudes secando o ga-do tenta beber a água que não

existe,protagonizando uma ce-na bizarra.

Brotam flores aqui e ali,ape-

sar da chuva escassa, cães e ga-tos viralatas chafurdam nos li-xões da cidade brigando com

mendigos e abutres por algumsobejo de alimento emporca-lhado para matar a fome no

desjejum,contudo os políticoscorruptos continuam dormin-do em suas mansões compra-

das com dinheiro roubado dopovo, se lixando para os indig-nados que se ocupam, em vão,em denunciá-los diariamente.As flores, os lixões, os mendi-gos miseráveis,os políticos cor-ruptos também amanhecem evem o sol,mas estes últimos us-am óculos escuros se protegen-do dos raios ultravioletas quecegam os pobres.

Esse novo dia trará outrasdesgraças e violências,assaltos,homicídios,emoções,tristezas,dores, saudades, recordações,melancolias,amores renascen-do, sorrisos fluindo ou se apa-gando,corpos se amando,mu-lheres engravidando,patifes dapolítica enricando, beijos rou-bados ou escondidos, meigui-ce, raiva, ira, ódio, vinganças,perdões, despedidas e chega-das, feras dilacerando suas pre-sas indefesas, e tudo continua-rá como sempre foi desde queo mundo é mundo e os seres vi-vos fazendo de tudo e muitomais para sobreviver.Dói,masé verdade.

GILBAMAR DE [email protected]

ASSIM SÃO OS DIASU

VARIEDADES Domingo, 29 de julho de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

DICAS [email protected]

Diferenças entre homens e mulheresAté onde vão as diferenças entre os sexos? Quando se fala na di-ferença entre homem e mulher, dois pontos são levantados: inte-lectualidade e sentimentalidade. Diversas pesquisas já foram reali-zadas abordando a diferença entre homens e mulheres no requisi-to inteligência. Para alguns estudiosos essa diferença é explicadageneticamente, para outros há diversos fatores envolvidos, princi-palmente o comportamental.A psicologia popular estabeleceu umadiferença crucial entre os sexos: os homens são mais rápidos no ra-ciocínio matemático e espacial, já as mulheres são melhores com aspalavras. Essa ideia se baseia em estatísticas, onde a média das mu-lheres é ligeiramente melhor que a dos homens em raciocínio ver-bal. Já a média masculina é ligeiramente melhor do que a femininanos testes de habilidade espacial. Essa diferença só é detectada namédia, isso significa que tem muitas pessoas, homens e mulheres,que possuem habilidades verbais e espaciais semelhantes. Alémdisso, a diferença da média é muito sutil.

RAPIDINHAS

CURIOSIDADES

* Os leitores às vezes se deparam com a palavrasite que comumente é usada em inglês, mas quetambém pode ser aportuguesada. Vamos entender: apalavra site em inglês tem exatamente o mesmo sig-nificado de sítio em português, pois ambas derivamdo latim situs ("lugar demarcado, local, posição") e,primariamente, designa qualquer lugar ou local deli-mitado (sítio arquitetônico,sítio paisagístico,sítio his-tórico, entre outros). No português do Brasil, a pala-vra sítio designa, com maior frequência, uma pro-priedade rural de área modesta, frequentemente usa-da para lazer ou lavoura.

* Continuando a nota acima. Em português, surgiramtrês vertentes para a tradução do conceito. A mais difun-dida em Portugal respeita a dualidade do termo original, etraduz site por sítio - ou, se o contexto não for suficientepara o entendimento, por sítio na Internet, sítio eletrôni-co, sítio na Web, sítio Web ou, ainda, websítio (exatamen-te como no inglês).

* A segunda vertente, mais comum no Brasil, ado-tou simplesmente o estrangeirismo site, sem altera-ções, para se referir aos sítios virtuais, mantendo sí-tio para os reais.A terceira vertente,que tem entre seusadeptos o escritor brasileiro Millôr Fernandes, é sai-te, que tem como vantagens a identificação imediatacom a palavra usada em inglês e a dispensa da grafiaem itálico.

* É muito comum ouvir algo do tipo "Sinto uma dó quan-do a vejo chorando". Mas esse dó (sentimento de pena) ésubstantivo masculino. Exatamente! "Sinto UM DÓdele" ou "O DÓ que eu sinto é pela perda dele".

* Muita gente que eu conheço escreve e fala se euver... O correto é "se eu vir", quando a frase contémo verbo "ver", embora pareça um pouco estranho.Caso o verbo seja "vir", a frase com o verbo conjuga-do no futuro do subjuntivo é "se eu vier". Ex.: “Só es-tarei contente assim que eu vir os resultados.”

* Aproveitando as notinhas curtas tem mais uma.As pes-soas insistem em falar ou escrever duzentas gramas de quei-jo... Em se tratando de pesos e medidas, a forma correta é"duzentos gramas", uma vez que o substantivo "grama",nesse contexto, é do gênero masculino. Ex.: “Vou com-prar trezentos gramas de queijo”.

CURIOSIDADES IIDiscutindo o sexo dos anjosUma expressão que remonta a autoridade exercida pela Igreja nostempos medievais. Ao longo do período medieval, o processo deorganização da Igreja Católica determinou a formação de umacomplexa hierarquia normatizadora das atribuições delegadas a ca-da um dos membros de tal instituição.A criação das ordens religiosasdeterminava a formação de um clero que tinha como função pri-mordial estabelecer o espalhamento do cristianismo em todo ocontinente europeu.Nesse processo,a Igreja acabou por ocupar nãosó a posição de mais importante e influente instituição dos temposmedievais. A formação oferecida pelos membros do clero traçavaum enorme contraste junto a uma população que, em sua maioria,vivia no ambiente rural e estava afastada do universo letrado. Porserem os poucos a terem acesso à leitura e a escrita, os padres, mon-ges, bispos e cardeais da Igreja passaram também a ocupar o lugarda elite intelectual daqueles tempos. Uma grande parte das con-cepções e explicações oferecidas à população era fruto daquilo queos membros da Igreja determinavam como sendo verdadeiro.

Os dogmas ou as tais “verdades eternas” eram abraçados pelos fiéisna condição de uma explicação segura sob os mais diversos aspectosda vida. Toda vez que uma nova questão aparecia, os clérigos de maiorexpressão se reuniam nos chamados concílios.Nessa situação,o podere o respaldo da Igreja se alargaram a tal ponto que os membros destapassaram a discutir questões, no mínimo, estranhas. No século XV,por exemplo, uma reunião de autoridades clericais acontecia na cidadede Constantinopla.Enquanto debatiam diversos temas de ordem teológ-ica e religiosa, os turco-otomanos empreenderam os violentos ataquesque determinaram a perda daqueles territórios controlados por reinoscristãos. Em uma situação destas, muitos poderiam imaginar que osclérigos estavam ali enclausurados para decidir questões de grande urgên-cia e relevância. Contudo, os documentos da época revelaram que, en-tre outras coisas, os religiosos ali presentes discutiam se os anjos tin-ham ou não tinham um sexo. Ao fim do embate, ninguém conseguiuchegar a uma conclusão segura. Não por acaso, a expressão “discutir osexo dos anjos” ainda é bastante empregada para definir aquelas dis-cussões que parecem nunca chegar a um fim!(Colaboração do sítio Brasil Escola)

Muitos confundem a média estatística com o valor individual, ouseja, a média de mulheres que tem mais habilidades com as palavraspode ser superior da média masculina, mas isso não significa quenão haja homens com a mesma habilidade. Pode ser que essa dife-rença seja determinada biologicamente, como também seja ligada auma predisposição, uma facilidade maior para uma coisa ou paraoutra, mas pode ser também uma determinação cultural. Pois sevocê não estuda matemática obviamente terá maior dificuldade doque alguém que estuda, isso funciona para homens e mulheres, seum sexo pratica mais do que o outro as atividades ligadas ao racio-cínio matemático, isso acarretará numa diferença entre eles. Já as di-ferenças emocionais podemos dizer que são bem mais claras. En-quanto o homem é mais frio a mulher é mais emotiva; enquanto ohomem não gosta de se prender a um relacionamento, a mulhergosta de uma relação duradoura; enfim, são inúmeras as diferençasentre o homem e a mulher. Seria basicamente o que muitas pessoasdizem: “O homem pensa com o corpo e, a mulher com o coração”.

Page 32: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

O projeto Agosto da Alegria2012 homenageia este ano opoeta e pesquisador DeífiloGurgel, falecido em abril pas-sado. Com o tema "É Festa pa-ra Deífilo",a iniciativa é um con-junto de eventos em Mossoró,Natal e Caicó e foi apresenta-do pela Secretaria Extraordiná-ria de Cultura (Secultrn/FJA),quarta-feira (25), na capital.

Na sua segunda edição, oprojeto será realizado de 8 deagosto a 2 de setembro e mo-bilizará cerca de 160 gruposfolclóricos e 18 mil participan-tes. A programação será divi-dida 11 eixos temáticos e seespalhará por 35 pontos de Na-tal,além de contar com progra-mações nos municípios de Cai-có e Mossoró.

Serão cerca de 600 eventosdivididos entre exposições fo-tográficas e de artes plásticas,

mostras de audiovisual, pales-tras, peças de teatro, gruposfolclóricos e parafolclóricos,lançamento de publicações eapresentações musicais de no-mes como Martinho da Vila,Tulipa Ruiz e Khrystal.

A ideia, segundo a organi-zação do evento, é reunir dife-rentes manifestações culturaise expressões artísticas em umamesma festa,onde a cultura po-tiguar é o destaque, ao mesmotempo em que se alimenta da di-versidade de outras linguagens.

O Agosto da Alegria contacom parcerias da Universida-de Federal do Rio Grande doNorte (UFRN), UniversidadePotiguar (UnP),Serviço Brasi-leiro de Apoio às Micro e Pe-quenas Empresas (Sebrae),Serviço Social do Comércio (S-esc), Forró da Lua, Funarte eFundação Joaquim Nabuco.

Iniciativa será realizada de 8 de agosto a 2 de setembro, nas cidades de Natal, Caicó e Mossoró

Projeto realizado pela Secult/FJA homenageia esteano o poeta e pesquisador potiguar Deífilo Gurgel

''AGOSTO DA ALEGRIA"

8 - Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.brTECNOLOGIA

WWW.CARITO.ART.BR

ARGOLANTE LOPESTECNOLOGIA

[email protected]

Deífilo Gurgel deixou legado sobre cultura do RN

No ano passado, o projetoevidenciou, durante mais de 30dias de atividades, riqueza e di-versidade da cultura popular doRio Grande do Norte e de es-

tados convidados, numa vastaprogramação, distribuída emlinguagens que contemplaramdiversas vertentes como apre-sentações folclóricas e parafol-

clóricas, audiovisual, artes vi-suais, discussões acadêmicas,música e artesanato. Estima-seque 100 mil pessoas participa-ram das manifestações culturais

da primeira edição do evento.

O HOMENAGEADONatural de Areia Branca,

Deífilo Gurgel foi pesquisador,professor, escritor e poeta, fa-lecido em fevereiro aos 85 anos.Circulou pelo interior do RioGrande do Norte entre 1985e 1995, registrando tudo o quepodia. Sua obra é consideradaverdadeiro tesouro que imor-taliza um apanhado significati-vo da sabedoria popular do RN.

Seu trabalho reúne cerca de300 romances cantados,decla-mados e versejados por mes-tres como dona Militana, deSão Gonçalo do Amarante;Pe-dro Ribeiro, de São Pedro doPotengi;dona Maria de Aleixo,de Nísia Floresta; dona JovinaMonteiro; e dona Maria de Vi-to, da praia de Caraúbas, emMaxaranguape.

A receita global demídias sociais deve al-cançar US$ 16,9 bi-lhões neste ano,um au-mento de 43,1% comrelação ao ano passado,afirmou a empresa deconsultoria Gartner.Segundo o relatório, apublicidade continua-rá sendo a maior fontede receita, alcançandoum total de US$ 8,8 bi-lhões.

SUPERÁVIT DAS MÍDIAS SOCIAISA Panasonic apresenta um novo conceito de

câmera digital que interage com smartphones,com-putadores e até Smart TVs via rede sem fio no mo-delo Lumix SZ5. A Lumix DMC-SZ5 é uma câ-mera de bolso com Wi-Fi 802.11b/g/n integrado.Vem equipada com um sensor CCD de 14,1 me-gapixels + sensor Venus Engine, a DMC-SZ5 vemequipada com uma objetiva Leica DC Vario-El-mar com zoom óptico de 10x (equiv. 25-250mm)formado por 9 elementos (sendo quatro deles aes-féricos) em 7 grupos.

PANASONIC LUMIX SZ5

VAZAMENTOA Microsoft estima que 20%

dos logins de usuários de seusserviços on-line podem estar nasmãos de crackers. O problemaé que muita gente usa um mes-mo login e senha para diferen-tes serviços.

SKYPEPense bem nas mensagens

que você anda enviando viaSkype. Uma falha no programafez com que mensagens dirigi-das a um contato sejam enviadasa outro usuário aleatório.

NOKIADepois do ano lucrativo em

2010, a empresa perdeu US$ 1,4bilhão em 2011 e acumula US$2,4 bilhões de perdas neste ano.A empresa já valeu mais de US$300 bilhões e vale hoje cerca deUS$ 6,75 bilhões - e no cami-nho que anda, vai terminar en-golida por outra do setor, só pe-las patentes.

TOCA-DISCOS HITECHO toca-discos V12 Viella da

AMG utiliza máquinas CNC comsoftware de CAD, corpo de alu-mínio com espessura de 25mm, tu-bagem de alumínio anodizado nointerior que garante controle deressonância muito mais elevada, to-da a fiação é feita em cobre para ga-rantir maior condutividade e a par-te externa é feita em madeira comacabamento homogêneo. Preço:USD$ 16.000, podendo aumentardependendo da customização.

Page 33: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

MAIS TVEM CENA8 Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

As cenas inéditas de destaque

da próxima semana nas novelas

MATEUS SOLANO E LUIZA VALDETARO

ADRIANA ESTEVES

MAIS TV

Domingo, 29 de julho de 2012 - Caderno do jornal O MOSSOROENSENão pode ser vendido separadamente

De corpo e alma

CAROLINA KASTING

OLÍVIA TORRES, BERNARDO MARINHO,MARIANA MOLINA, ADELAIDE DE CASTRO,MIGUEL RÔMULO, MARINA RUY BARBOSA:

Edgard Miranda avalia asmudanças em "Máscaras"após assumir a direção datrama que era conduzida

por Ignácio CoqueiroPÁGINA 2

Jogo de risco

"Avenida Brasil"Globo - 21 h

A máscara caiAs maldades da diabólica Carminha começam a transpare-

cer para aqueles que nunca desconfiaram dela, como Tufão etoda a sua família suburbana em "Avenida Brasil". Finalmenteeles percebem lentamente que Carminha pode ser uma grandemegera. Apavorada com o que Nina já sabe, a cada dia a louraplatinada está mais nervosa e seus planos começam a ir por

água abaixo. Nesta terça, toda a família estranha o comporta-mento perturbado da vilã. Para piorar, com os nervos à flor dapele, ela fica completamente impaciente com Ágata. Como senão bastasse, a malvada ainda vai ser repreendida por Nina.

"Rebelde" Record - 19 H

Beco sem saídaO malandro Binho vai ficar nas mãos da ex-namorada nesta semana, em "Rebelde". Após encontrar

as provas roubadas por ele, Pilar vai até Binho e agora será a vez de ele ser o perturbado da vez.Para deixar o ex em suas mãos, nesta terça ela mente para Miguel e diz não ter encontrado as pro-vas. Ela faz Binho pedir desculpas a Miguel. Mas, como a atitude não é típica do aluno, Zimmer

estranha. A desconfiança fica ainda maior quando Binho pede perdão mais uma vez, dessa vez paraPedro. A ameaça serviu para o bem.

"Gabriela"Globo - 23 h

Alerta vermelhoNesta semana, em "Gabriela", uma grande

tragédia apavora o casal Gerusa e Mundinho. Is-so acontece quando o casal apaixonado Osmun-

do e Sinhazinha não consegue mais ficardistante e acaba sendo assassinado pelo furiosoJesuíno, marido de Sinhazinha. Mundinho chega

até a aconselhar Osmundo a não se encontrarcom sua amada até a data da fuga dos dois. Mas,com a paixão falando mais alto, ele não escuta oamigo e o que era amor vira sangue para o susto

de Gerusa e a preocupação de Mundinho.

"Malhação "Globo - 17:15 h

Mentiras no altarO dia mais sonhado da vida de

Cristal não será o conto de fadasque ela sempre desejou. Esta se-

mana, em, "Malhação", Alexia es-tá de volta ao Brasil e revela o se-gredo de Cristal minutos antesdo "sim" no altar. Enquanto os

convidados chegam ao casamen-to, Alexia e Natália encontram

uma barriga de espuma no armá-rio da noiva de Gabriel. Ao che-gar na igreja, Alexia não exita emmostrar a todos que a gravidez deCristal não passa de uma grandearmação para afastá-la de vez do

seu amado Gabriel.

"Cheias de Charme"

Globo - 19:15 h Filha do patrão

Sarmento terá de revelar umsegredo que, durante anos, foi

guardado a sete chaves em"Cheias de Charme". De coadju-vante na casa dos Sarmento, Ci-da assume o comando da man-são nesta terça. A ex empregadadoméstica é fruto de uma '"fugi-dinha" de Sarmento com a fale-cida mãe de Cida. Indignados

com a revelação, Sônia, Isadorae Ariela não aceitam que a em-preguete more com elas. Mas,

sem status algum para ir contrao destino, elas ficam sem saída esão obrigadas a aceitar Cida no

comando da família.

"Amor Eterno Amor" Globo - 18:20 h

Traição à vistaApós tantos conflitos entre pais e filhos, a paz começa a reinar na ca-

sa de Beatriz e Gabriel em "Amor Eterno Amor". As antigas inimigasGabi e Cris agora convivem como irmãs no novo quarto. Mas a alegriaentre o grupo de amigos fica em risco nesta semana. Bruno e Juliana,

que vivem sempre entre beijos e abraços, brigam e o rapaz busca conso-lo nos braços de Cris. Revoltado com a discussão que teve, Bruno não

resiste aos encantos da bela Cris e beija a amiga de sua namorada. DE OLHOPOR TULIO RATTO

PÁGINA 5

NA MÍDIA

Page 34: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

JORNAL O MOSSOROENSE

O ritmo acelerado de Edgard Miranda não está apenas nas sequências deação dirigidas por ele em "Máscaras". Apaixonado e orgulhoso de seus 23anos de carreira como diretor de tevê, este carioca formado em Jornalismo e

Marketing disseca cada sequência de ação da trama da Record como quem degustauma rara iguaria. Falante e rodeado de pôsteres raros de clássicos do cinema em seu e-scritório na emissora,Edgard analisa as mudanças da direção da trama de Lauro CésarMuniz após ser chamado às pressas para substituir o diretor Ignácio Coqueiro háquase dois meses. Ao receber a direção geral da trama, Edgard, que está em sua quin-ta novela na Record,encabeçou alterações radicais,como a contratação de um novo di-retor de fotografia, a inserção de diversas cenas de ação e implantou um ritmo bemveloz na história. A trama até ganhou em qualidade estética, mas ainda sofre com mé-dia de cinco pontos na audiência - e tem previsão de ser encurtada e terminar em out-ubro deste ano. "Estou dirigindo como se a novela não tivesse fim. Pego o touro coma unha a cada dia. É um trabalho para virar o jogo e mostrar qualidade", valoriza.

2 Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.brMAIS TV

P - Como você reagiu quando foichamado para substituir o Ignácio Co-queiro na direção de "Máscaras"?

R - Foi um baque. Ele é um amigo des-de os tempos da Globo, um querido. Maseu já estava acompanhando todo processo.O resultado da novela me deixava muito in-comodado. Tinha vontade de perguntar sepodia meter a mão. Queria entrar e dar umasacudida, colocar a novela com uma carabonita. Sempre ouvia falar que era a últimatrama do Lauro César Muniz e pensava: "Ocara vai fazer a última novela e eu não tra-balhei com ele!". Ao mesmo tempo em quefoi um baque substituir um amigo em umahora ruim, fiquei feliz em trabalhar com oLauro e contribuir porque sabia que podiamexer na novela com a urgência que eranecessária. Sabia exatamente o que poderiatrocar.Em um curto espaço de tempo,con-seguimos algo em termos de qualidade. Al-guns jornalistas já compararam a textura danovela com "Amor Eterno Amor" e "Aveni-da Brasil". O ibope vai ser consequência. Éo boca a boca, a divulgação que fazem isso.O problema mais sério da novela é entrarno ar tarde, entre 23:30 h e meia-noite.

P - O que você alterou na produção,além da textura e da luz? E como foi as-sumir uma produção com atores insat-isfeitos,já que muitos até alegavam o de-sejo de sair da novela?

R - Mudei a fotografia inteira. Troquei a

luz de cenário e o ritmo da edição,que ficoumais dinâmico. Não podíamos nos dar aoluxo de ter pausas gigantes em uma tramaque entra tão tarde. Coloquei boas sequên-cias de ação e criamos passagens de tempo.A história está mais focada em núcleos de-cisivos. Com relação aos atores, quandocheguei tinha um banzo no ar no primeirodia. Mas fui muito bem acolhido. Falo quetelevisão é minha Disney.Contamino as pes-soas com isso. Os atores perceberam o re-sultado em uma semana, com as sequên-cias de perseguição, e todo mundo se sentiuem um parque de diversões. Os atores es-tão felizes e com orgulho da novela.

P - Você trabalhou 16 anos na Globo,foi assediado pela Record duas vezespara mudar de emissora, mas só saiuquando a Record implantou o RecNov,o complexo de estúdios no Rio deJaneiro. Foi quando você estreou na di-reção de "Prova de Amor". Como issoaconteceu?

R - Tudo que eu sempre sonhei a Recordme deu. Nunca me foi negado nada. Sem-pre estimularam meu lado criativo e acabeisendo promovido a diretor geral. As duasvezes que a Record havia me sondado foicom o Herval Rossano,ainda em São Paulo.Foi para "Escrava Isaura" e "Essas Mul-heres". Mas eu tinha uma relação de amorabsurda com a Globo, que tinha sido meuprimeiro e único trabalho na vida. Eu já era

diretor lá e essa mudança tinha de ser poralgo realmente significativo.Foi quando a di-reção da Record me disse que queria me pro-mover a diretor geral e quando houve maiorinvestimento da emissora em elenco.Eu nãorecebia "nãos" na Globo, mas a capacidadede crescimento na Record era visivelmentemaior. Quando cheguei, em "Prova deAmor", recebi cenas decisivas.

P - Em 23 anos de carreira você nun-ca dirigiu em cinema e agora acumulatrês projetos.Como está a produção doslongas "Armação Ilimitada - O Filme","Se Eu Puder Fechar os Olhos" e "OPior Você Não Sabe"?

R - Não fiz cinema antes por total faltade tempo. Trabalho em televisão desde os18 anos de idade. Fiquei 16 anos na Globo,sem parar,uma novela atrás da outra em umaépoca que se trabalhava direto, inclusivefins de semana e feriados. Foi uma opçãominha.Disse adeus para as festas em Búzios,Itaipava e Angra e parti para o meu sonho.Mas sou cinéfilo assumidíssimo.Estava pro-duzindo os três filmes até entrar em "Más-caras". O longa "Armação Ilimitada - OFilme" vai ser com todo elenco original doseriado. Não dá para colocar atores jovensfazendo.Eles tinham um tempo de atuaçãoporque eram os próprios personagens.Como Edney Silvestre, vou filmar o livro dele,"Se Eu Puder Fechar Os Olhos",que é a min-ha menina dos olhos, o projeto dos meus

sonhos. E "O Pior Você Não Sabe" é umprojeto com meu amigo José Carvalho. Ostrês estão em fase de captação.

P - O que o levou a seguir a carreirade diretor e o que você mais destaca emsua trajetória na Globo?

R - Minha mãe, Maria Alice Miranda,foi a primeira mulher a produzir em televisão.Fez grandes sucessos, como "Roque San-teiro" e "O Salvador da Pátria". Fora isso,eu já tinha uma paixão pelo cinema e min-ha mãe disse que tinha um diretor na Globoque fazia televisão com cinema na veia. Erao Luiz Fernando Carvalho. Através do Ed-uardo Figueira, que me deu o primeiro es-tágio na Globo, comecei a estagiar com oLuiz Fernando. Virou cachaça e não pareimais. Ele me ensinou que tevê não é umacoisa e cinema é outra. A gente podia fazercinema na tevê.Com ele eu aprendi o capri-cho, a erudição, a preocupação com a fo-tografia, o tempo de direção de ator difer-enciado.Foi o primeiro cara que eu vi levandodiretor de fotografia de cinema para a tevê.Depois, com o Alexandre Avancini, apren-di a inovar em cenas de ação. Ele tem umacarpintaria muito rebuscada em ação.Pegoutodo o referencial dos melhores filmes amer-icanos e me deu para assistir. O Avancinime trouxe o pé no chão e a riqueza de de-talhes nas cenas de ação. Hoje as sequên-cias de ação são meu carro chefe.Fico orgul-hoso do que eu faço.

5 PERGUNTASJogo de risco

POR MARIANA TRIGOTV Press

Edgard Miranda avalia as mudanças em"Máscaras" após assumir a direção da trama

que era conduzida por Ignácio Coqueiro

P

Domingo, 29 de julho de 2012 7www.omossoroense.com.br MAIS TV

Segunda (30/07) -Suelen tenta seduzir Roni na noitede núpcias. Diógenes se insinua para Dolores. Tufão vaiembora de Cabo Frio para encontrar Carminha. Muricye Leleco ficam juntos e Ivana repreende os pais. Tufãoestranha a visita de Max a Carminha.Roni acorda da noitede núpcias e percebe que passou a noite toda com Sue-len. A família de Tufão resolve voltar para casa, mas ocarro enguiça na estrada. Os pais de Tufão se afastam dogrupo, vão para uma trilha e ficam juntos novamente.

Terça (31/07) - Ivana diz a Max que sente a faltadele, mas o marido afirma que só reata o casamentoquando tiver sucesso em seus negócios. A família deTufão estranha o comportamento de Carminha. Déb-ora conversa com Iran sobre a possibilidade de a mãedo rapaz comprar um apartamento na zona sul. Jorgin-ho fica com ciúme dos dois.Carminha é impaciente comÁgata e Nina a repreende. Tessália tenta seduzir Lele-co, que aproveita a chegada de Darkson para se desven-cilhar dela. Débora comenta com Verônica que está in-teressada em Iran.

Quarta (01/08) - Nina consegue aumento de saláriopara Janaína e Zezé e as duas comemoram. Ivana diz aMax que Carminha convenceu a família a não investirem sua agência de propaganda. Cadinho se esconde dastrês mulheres em seu escritório. Iran confessa para Mon-alisa que gosta de Débora. Silas comenta com todos o ó-dio de Carminha por Nina e Muricy desconfia. Max per-gunta a Nina por que ela obrigou Carminha a voltar a-trás na decisão de investir em sua agência de propagan-da. Nina dá mais dinheiro a Max.

Quinta (02/08) -Jorginho procura Lucinda.Carmin-ha manda Nina ao mercado. Jorginho quer saber a ver-dade sobre o passado de Nina, mas ela não cede. Lean-dro marca encontro com Beverly. Carminha aproveita aausência de Tufão e foge da mansão.Alexia propõe a Cad-inho que ele crie uma escala para ficar com as três mul-heres. Max leva Nina à força para o seu barco. A famíliade Tufão estranha a demora da empregada. Nina diz aMax que Carminha lhe prometeu muito dinheiro e quedará a ele toda a quantia.

Sexta (03/08) - Nina tenta convencer Max de queCarminha o engana. Jorginho vai até Betânia para sabermais sobre o passado de Nina. Zezé confessa a Tufãoque ajudou Carminha a sair da mansão. Carminha in-vade o quarto de Begônia. Darkson vê Leleco e Muricyjuntos. Monalisa conversa com Dolores e Beverly sobrese mudar para a zona sul. Beverly provoca Olenka e Silasao falar de Monalisa. Carminha liga para Max. Alexia eCadinho ficam juntos.

Sábado (04/08) - Sob pressão, Nilo revela a Jorgin-ho que Lucinda se relacionou com Santiago. Leandroprovoca Suelen. Silas trata Olenka como dona de casa eDarkson o repreende. Leleco implora que Darkson nãoconte para Tessália sobre sua traição com Muricy.Noêmiae Verônica decidem aceitar a proposta de Alexia e di-vidir o tempo com Cadinho. Jorginho cuida de Picolé edescobre novas informações sobre Santiago. Carminhachama Nina até seu quarto. Alexia, Noêmia e Verônicaestabelecem suas regras para dividir Cadinho. Jorginhovai ao hospital de bonecas de Santiago.

REBELDE Record - 19 h

Segunda (30/07) - Leila expulsa os rebeldes doporão. Tadeu, Marcelo e Cris jantam juntos. A profes-sora gosta do ciúme de Marcelo. Binho e Miguel se de-sentendem. Carla vê Lucy em seu quarto vestindo suasroupas. Binho flagra Miguel mexendo em suas gavetase desconfia do rival. Pedro, Diego e Tomás acreditamque as provas estejam nas lixeiras do colégio. A fax-ineira recolhe o lixo onde Binho jogou as provas dosrebeldes fora. Pilar desconfia dele e segue os passos doex. Pilar acha as provas e vai até Binho dizer que ele es-tá nas mãos dela.

Terça (31/07) - Pilar mente e diz a Miguel que nãoachou as provas. Zimmer desconfia, mas finge acredi-tar. Jonas chega de viagem. Os alunos ficam sabendoque Binho dedurou os rebeldes para Leila. O grupotrama um plano para usar o porão. Raul diz a Bia queestudará no Elite Way. Pilar diz ao ex que já sabe o quequer em troca de silêncio.Binho pede desculpas a Miguel,

que estranha. Jonas demite Bruna e Marco. Binho pededesculpas a Pedro e Miguel fica ainda mais intrigado.Binho vai até o quarto de Pilar e Miguel chega. Binhose esconde e Miguel intima Pilar a contar a verdade.

Quarta (01/08) - Tomás e Carla conseguem pegara chave do porão. Marcelo convida Tatiana para jantare Cris finge não se importar com a situação. Os alunosestranham a mudança de comportamento de Binho.Car-la fica assustada com Lucy.A Zimmer continua imitandotudo o que ela faz. Vicente fica nervoso em dar aulapara as turmas novas. Leila e Jonas estão em clima deromance. Tatiana assiste o vídeo de Lucy dormindo ese assusta. Binho e Miguel se encontram no quarto dePilar. Tomás tenta devolver a chave e Leila o flagra.

Quinta (02/08) - Os novos alunos reclamam dacomida do colégio. Lucas e Aline se desentendem. Ta-tiana descobre que Lucy é sonâmbula.Binho tenta men-

tir para Pilar, mas ela não acredita. Maria diz que vai de-scobrir o segredo de Miguel. Bernardo insiste em con-quistar Vitória. Pilar destrata Binho. Marcelo fica per-dido com a nova turma de crianças. Diego procuraMiguel para saber a verdade entre Pilar e Binho. Diegotem certeza que Pilar está escondendo as provas. Pilarconfessa à Miguel que está com as provas e pede a aju-da dele. Alice e Pilar brigam no colégio.

Sexta (03/08) - Lucy rouba um selinho de Tomás.Leila e Pingo separam a briga entre Alice e Pilar. Miguelse preocupa ao ver Lucy vestida como Carla. Pedro dis-trai Pilar enquanto as rebeldes procuram as provas noquarto dela. Leila as flagra e elas dizem que Pilar a-chou as provas. Maria tenta descobrir o que está a-contecendo entre Binho e Pilar. Os rebeldes ensaiamno porão. Leila flagra os rebeldes namorando à noiteno porão. A vice diretora mexe na bolsa de Pilar e en-contra as provas.

Editora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207

[email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Carta Z NotíciasTextos e fotos

Walkiria MartinsDiagramação

GABRIELA Globo – 22 h

AVENIDA BRASIL Globo – 21 h

Terça (31/07) - Sinhazinha consegue disfarçar ademora.Gabriela não cede às investidas de Tonico.Melkproíbe João de vender livros para Malvina. Berto ten-ta seduzir uma menina, apesar das advertências de Fa-gundes. Malvina diz a Juvenal que não gosta de Bertopor suas atitudes com Lindinalva. Melk avisa a Malv-ina que encontrou um noivo para ela. Lindinalva seatira no mar e Juvenal tenta salvá-la. Jesuíno percebeque Neia usa um vestido de Sinhazinha e exige expli-cação da mulher. O padre diz a Nacib que não podecasá-lo com Gabriela.

Quarta (01/08) - O padre diz a Nacib que precisaconsultar a opinião das mulheres da sociedade de Il-héus sobre o casamento com Gabriela. Jesuíno de-sconfia dos presentes que Sinhazinha dá para Neia.

Mundinho aconselha Osmundo a não se encontrar comSinhazinha até a data da viagem e entrega as passagenspara o amigo. Juvenal salva a vida de Lindinalva, quereage com hostilidade. Ele demonstra interesse pelamoça. Ramiro repreende Juvenal por não estar ao la-do de Gerusa. Neia é torturada por capangas e acabaconfessando a Dorotéia que Sinhazinha é amante deOsmundo.

Quinta (02/08) - Dorotéia diz para Neia não con-tar nada sobre os machucados.Dorotéia impede o padrede realizar o casamento de Nacib e Gabriela. Manoeldas Onças conta para Anabela que Mundinho arrema-tou toda a sua safra de cacau. O padre avisa a Nacibque as mulheres de Ilhéus não aceitam seu casamentona igreja. Tonico promete ajudar Nacib. Dorotéia con-

ta para Jesuíno que Sinhazinha é amante de Osmundo.Jesuíno se dirige para a casa de Osmundo para sur-preender a esposa com o dentista.

Sexta (03/08) - Jesuíno atira em Sinhazinha e Os-mundo. Mundinho pede a Pelópidas que providencieo velório de Osmundo e Sinhazinha e orienta Douglasa noticiar as mortes no jornal. Jesuíno fica indignadoquando o delegado diz que abrirá um inquérito contraele. Maurício se oferece para ser o advogado de Je-suíno. Malvina diz que Sinhazinha e Osmundo tinhamo direito de serem felizes e Marialva a agride. Berto l-eva uma surra dos pais da menina que ele tentou seduzir.Malvina comparece ao velório de Sinhazinha e Os-mundo. Gabriela pergunta a Nacib se ele tiraria sua vi-da caso fosse traído.

Page 35: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

RESUMO DAS NOVELAS6 Domingo, 29 de julho 2012 www.omossoroense.com.brMAIS TV Domingo, 29 de julho de 2012 3www.omossoroense.com.br MAIS TV

MALHAÇÃO Globo – 17 h

Segunda (30/07) - Angélica se emociona e perde ossentidos ao ver a foto de Rodrigo na revista. Gabi reclamada implicância de João. Francisco provoca Zilda. Kléber ePriscila começam a namorar. Angélica diz à freira que pre-cisa rever seu filho. Rodrigo confessa a Beatriz que nãoquer acreditar que Angélica estava envolvida em seu se-questro. Rodrigo lembra de um homem entrando em seucativeiro, mas não enxerga o rosto. Priscila procura Laura.Josué repreende Tobias por reclamar de Jacira. Angélicadescobre que Virgílio está na casa de Rodrigo.

Terça (31/07) - Angélica consegue o número do tele-fone de Virgílio. Gil consola Laura. Miriam tenta falar comPriscila. Angélica liga para Vrigílio. Melissa ouve a consultade Rodrigo. Zenóbio surge ao lado de Melissa. Gabriel sepreocupa com o estado de saúde dela.Priscila pede ajuda paraKléber. Melissa manda Regina dar andamento ao plano ecumprir suas ordens.Virgílio conta para Melissa que Angéli-ca entrou em contato com ele e ela conta para Dimas. Ro-drigo se surpreende com Elisa.

Quarta (01/08) -Elisa diz que mudou para começar seutrabalho na ONG.Melissa manda Dimas avisá-la caso Angéli-ca apareça. Gracinha diz à Valéria que tem novo plano paraconquistar Pedro.Pedro descobre que a falsa carta de Angéli-ca sumiu e avisa a Rodrigo.Virgílio recebe Laudelino e Chicona mansão. Elisa cozinha para Rodrigo e Teresa e Antônioestranham. Rodrigo expulsa Laudelino e Chico de sua casa.Melissa inventa mentiras anonimamente de Beatriz na inter-net. Rodrigo lê as notícias plantadas por Melissa sobre suasconsultas na internet e acredita que Beatriz o tenha traído.

Quinta (02/08) - Rodrigo fica revoltado com Beat-riz. Virgílio avisa a Melissa que foi expulso da casa de Ro-drigo. Beatriz descobre sobre a divulgação do conteúdodas sessões de Rodrigo. Ele diz a Elisa que vai abandonara terapia. Miriam tenta tranquilizar Beatriz. Angélica seexercita por conta própria. Miriam consola Priscila. Claravê Zenóbio ao lado de Melissa. Gabi e Cris convivem co-mo irmãs no novo quarto. Regina conversa com Melissa.Beatriz decide falar com Rodrigo.

Sexta (03/08) - Beatriz tenta se explicar para Rodrigo.Melissa orienta Fernando a se livrar das provas da invasão aocomputador da psicóloga. Pedro vasculha o computador deBeatriz.Regina flagra Fernando de pé.Marlene fica apavora-da ao ver Laís com Edu.Henrique chega à casa de Laura e es-tranha ao vê-la com Gil. Kléber convence Priscila a sair parajantar. O casal chega ao bar de Carmem e se depara comJáqui. Pedro avisa a Miriam que vai se encontrar com umantigo funcionário da empresa para conversar sobre Juca.Rodrigo estranha ao saber que Elisa usa lentes de contato.

Sábado (04/08) - Jáqui cumprimenta Kléber e Priscila.Bruno e Juliana brigam e ele beija Cris. Edu dá um prazopara Marlene contar a verdade sobre ele para Laís. Elisa se-duz Rodrigo, mas não o impede de ir para a fazenda. Fer-nando segura a mãe de Miriam e finge ter conseguido voltara mexer os dedos do pé. Juliana volta para casa. Regina con-ta a Fernando que Beatriz não chamará a polícia para descobrirquem invadiu seu computador. Josué beija uma modelopara fazer um comercial e Valéria se enfurece.

CHEIAS DE CHARME Globo – 19:15 h

Segunda (30/07) - Sarmento faz revelação sur-preendente para Cida. Samuel combina encontro comAlana no Chopeokê. Penha aconselha Cida a não acredi-tar no arrependimento de Sarmento. Romana encontraporta-retrato com foto de Rosário na gaveta de Inácio.Rosário recebe novo presente de seu admirador.Cida procu-ra Sarmento. Sandro pensa em começar a pagar a pensãode Patrick para acalmar Penha. Rodinei conta para osgrafiteiros que o vídeo da Borralho Crew fez sucesso emBerlim.Sarmento pede para Cida voltar para a mansão comele. Sarmento anuncia para a família que Cida é sua filha.

Terça (31/07) - Sônia, Isadora e Ariela se revoltam enão aceitam que Cida more com elas. Lygia busca Samuelno hospital. Conrado defende Cida e Isadora se irrita. Sôniaexpulsa Sarmento do quarto.Cida decide voltar para a man-são. Lygia conta para Samuel a verdade sobre o pai. Conra-do tenta se aproximar de Cida. Chayene manda Socorro s-abotar o próximo show das Empreguetes. Elano fica re-voltado ao saber que Cida voltou a morar com Sarmento.Chayene afirma que se casará com Fabian.

Quarta (01/08) - Elano termina com Cida. Romanaimplica com Dinha. Sônia tenta pagar o serviço de Sandrocom um dos ternos de Sarmento. Inácio afirma a Dinhaque não gosta mais de Rosário. Elano fala para Penha quenão vai mais esperar por Cida. Samuel procura seu pai pelainternet. Chayene tenta beijar Fabian, mas desiste por causadas câmeras do reality show. Cida contrata uma nova em-pregada para a mansão. Alejandro assedia Brunessa. O ad-mirador de Rosário propõe um jantar. Lygia percebe o cli-ma entre Otto e Penha.

Quinta (02/08) - Cida e Rodinei provocam Sônia. Ci-da destrata Isadora. Otto pensa em abrir um escritório deadvocacia.Chayene se aproveita das câmeras do reality showpara beijar Fabian. Samuel descobre que Liara está com asfotos antigas de Lygia. Tom avisa que as Empreguetes irãoparticipar do reality show de Chayene. Sandro conta paraRuço que vai piratear o DVD das Empreguetes. Elano afir-ma que seu envolvimento com Cida acabou.Samuel encontraa foto de seu pai e pede ajuda para Alana. Epifânia ouveChayene confessar que não está grávida.

Sexta (03/08) - Simone e Fabian estranham a movi-mentação no quarto de Chayene. Alana pede para Penhadeixar Samuel viajar em seu lugar. Socorro esconde a iden-tidade de Cida. Samuel fala com Lygia sobre a viagem comas Empreguetes. Penha avisa que Otto vai jantar com elas eIvone fica feliz. Sandro descobre que Penha o colocou najustiça. Tom aparece para jantar com Rosário, mas ela nãopercebe que ele é seu admirador. Otto e Penha se beijam.Fabian exige que Chayene faça ultrassonografia na frentedas câmeras.

Sábado (04/08) - Chayene simula um desmaio e to-dos ficam nervosos. Otto avisa a Penha que não desistirádela. Fabian descobre a farsa de Chayene. Sônia se recusaa falar com Sarmento. Conrado tenta se insinuar para Ci-da,mas ela o afasta.Tom chega ao apartamento de Rosáriocom novo visual. Cida dá um vestido usado para Isadora.Cida percebe que está sem documento e volta para casa.Elano ouve a mensagem de Cida, mas decide não se des-pedir dela. Cida se atrasa e Tom quer saber se as duas em-preguetes vão viajar sem ela.

AMOR ETERNO AMOR Globo – 18 h

EXPOSIÇÃOLembrar aos amigos mos-

soroenses que na próximaquinta-feira, a partir das19h30,abriremos a nossa ex-posição de caricaturas em3D.A mostra é livre - com di-versos segmentos da socie-dade - será no Memorial daResistência,sala Joseph Bou-lier,contará com mais de 100quadros. Ficaremos lá até odomingo (5), e a entrada se-rá 1kg de alimento não-perecível. Conto com a pre-sença de vocês.

SATISFAÇÃOOLÍMPICA

O ''Jornal Nacional'' deusatisfação ao telespectadorsobre as Olimpíadas em edi-torial lido por William Bon-ner quando mostrou imagenscedidas pela Record - únicaemissora de TV aberta a de-ter os direitos de transmis-são dos Jogos de Londres."Na cobertura das Olimpía-das,o 'Jornal Nacional' segui-rá as regras do Comitê Olím-pico Internacional, que limi-ta o uso de imagens do even-to pelos não detentores dosdireitos de transmissão",dis-se o jornalista.

DESEJO OLÍMPICO

A Record quer porque querque a Globo fique divulgan-do as Olimpíadas. A emisso-ra do bispo Macedo não con-segue. Então, o tal espíritoolímpico está se arrastando,

tenta chegar. Mas sem a Glo-bo fica difícil.

TUDO AINDACOM ANTES

Por essas bandas onde ovento faz a curva, os telefo-nes continuam ruins e a inter-net capenga. Serviços essen-ciais com empresas sem res-peito ao cliente. Aí a gente vêo presidente da Tim no Bra-sil,em horário nobre da TV,di-zendo que vai tudo muito bem.

ABANDONOTenho visto nos últimos

dias em algumas colunas dejornais e blogs que fulano dei-xou de apresentar seu progra-ma na rádio porque foi traba-lhar para um candidato. Quesicrano não vai apresentar seuprograma na TV temporaria-mente devido a um contratocom uma coligação. Diga aíse um profissional desses temrespeito pelo seu telespecta-dor/ouvinte?

Abraço para o casal deamigos libaneses Ibra-him/Amal, que inaugura napróxima semana a loja Char-me. Fica ali ao lado da Igre-ja de São Vicente.

DESILUSÃOA apresentadora Sabrina

Sato disse à revista "Gla-mour Brasil" do mês deagosto que seu namoro como deputado federal FábioFaria não terminou por "fal-ta de amor, mas por expec-tativas frustradas".

DE OLHO NA MÍ[email protected]

- O programa Mossoró Notícias, da TV Mossoró, conta agoracom a jornalista Samara Cibelly.

- A jornalista Danielle Silveira agora na telinha com o gen-te boa Nilton Giacomelli, todas as manhãs, no Canal 10 (TVCabo Mossoró).

- A Sim TV voltando a ser captada em Mossoró.- Todos os vivas para o grupo mossoroense Samba Nobre,

que comemora seus 9 anos de trabalho e sucesso. Abraçopara essa galera animada.

- O jornalista Aclecivam Soares continua firme e forte com o men-sário jornal Central.

- O jornalista Rodrigo Rodrigues já pode ser lido na inter-net no endereço rodrigorodriguesrn.blogspot.com.

- Quem conhece Raquel Pacheco? Pois ela tem um blog no Uol.Sabe quem é? Está bom, nem eu sabia. Ela ficou famosa comoBruna Surfistinha. Raquel comenta sobre tudo no http://blogda-raquel.blogosfera.uol.com.br.

RÁPIDAS

FEIRADe 8 a 12 de agosto, começa a Feira do Livro de Mossoró. Os or-

ganizadores Rilder Medeiros e Osni Damásio conseguiram o recon-hecimento do Ministério da Cultura. Isso significa que a Feira doLivro realizada aqui entra para o Circuito Nacional das Feiras de Livros.Parabéns, Rilder e Osni.

Segunda (30/07) - Carmem consegue pista do para-deiro do filho. O CD de Jefferson e Dieguinho é lançado.Débora dispensa Bernardo. Moisés orienta Carcará a che-car se Cristal conseguiu o bebê. Alexia volta ao Brasil e seencontra com Natália. Gabriel lamenta ter de se casar comCristal. Alexia e Natália encontram a barriga de espumadentro do armário de Cristal. Todos chegam para o casa-mento, Natália orienta Babi a impedir a cerimônia, a tempode que ela chegue com Alexia. Alexia invade a igreja e expõea falsa barriga de Cristal.

Terça (31/07) - Gabriel cancela o casamento. A im-prensa registra tudo. Beatriz passa mal. Babi conforta Tere-sa e procura por Cristal. Moisés volta escondido para a co-munidade e se irrita ao descobrir que o seu dinheiro não es-tá mais no cofre.Gabriel não se conforma com o retorno deAlexia e Natália o aconselha a conversar com a ex-namora-da. Cristal implora pela ajuda de Teresa. Carcará dá o ende-

reço de Cristal para o homem que iria lhe entregar o bebê.Cristal pede ajuda a Moisés,mas ele a ignora.Fabiano e Lau-ra se aproximam, mas Carmem corta o clima. Gabriel hesi-ta em perdoar Alexia.

Quarta (01/08) - Gabriel resiste a Alexia. Fabiano nãodeixa Carmem dizer as pistas que descobriu sobre o filho.Laura garante que vai esperar por Fabiano. Gabriel e Alexianão se entendem. Cristal jura vingança contra Alexia. Moi-sés convoca reunião na comunidade e Aparecida o enfren-ta. Moisés ameaça Natália. Babi fica surpresa com todas asmentiras que Cristal inventou. Carmem conta para Fabianoque seu filho foi adotado por uma família do Espírito Santoe ele fica surpreso. Um homem chega à casa de Cristal paralhe entregar o bebê e os dois são surpreendidos pela polícia.

Quinta (02/08) - Cristal é detida pela polícia após sus-peita de sequestro do bebê.Débora e Bernardo furtam uma

lanchonete.Natália avisa a Alexia que Moisés foi solto.Cris-tal pede ajuda a Moisés,que aciona Moreira para defendê-la.Kiko se irrita com o assédio a Timtim. Jefferson e Diegui-nho comemoram com Bertoni o sucesso do CD.Moreira li-vra Cristal da delegacia. Moisés ameaça Alexia. Moreira re-colhe os pertences de Cristal na casa dela e Natália o reco-nhece. Fabiano liga para Laura. Betão sente dor no ombro,mas disfarça. Gabriel e Alexia se reconciliam.

Sexta (03/08) - Gabriel e Alexia fazem planos para ofuturo.Laura consola Débora,que sofre por causa de Jeffer-son.Moreira diz a Moisés onde Cristal está hospedada.Moi-sés ameaça Cristal. Todos se preparam para assistir a luta deBetão. Luísa diz à mãe que entrará em contato com o agio-ta. Moisés convence Fôjo a enfrentar Aparecida nas elei-ções para presidente da ONG. Mesmo com dores no om-bro,Betão vence a luta e se classifica para a final do campeo-nato. Babi visita o ex e os dois acabam se beijando.

Page 36: trajetória de sucesso nos palcos de em Amor Eterno Amor M ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Datanorte envia comunicado aos mutuários cobrando regularização

Carolina Kasting está em total sinergiacom sua personagem em "Amor EternoAmor". Há anos a atriz é interessada por p-sicanálise e agora,vive Beatriz,uma psicólogadedicada e totalmente espiritualizada na tra-ma da Globo. Com um semblante sempresereno, que contrasta com o olhar destemi-do e forte, a atriz traça diversos elos de i-dentificação com a personagem.Afinal,Beat-riz alcança cada vez mais destaque na históriacom sua relação harmoniosa com o céticoGabriel, de Felipe Camargo. Para a atrizcatarinense, Beatriz simboliza um marcoem sua carreira. Foi com ela que Carolinacomeçou a perceber que o público não se ref-ere mais a ela nas ruas como se fosse umade suas personagens, como era comum noinício de sua carreira. "Diversos atores sãoconfundidos com seus papéis. Comigo issonão ocorre mais. Não lembram nem daRosana,de 'Terra Nostra'! Deve ser pela min-ha intensidade e minha doação como atriz",avalia.

Mas, para atingir esta tal intensidade comuma personagem tão branda e de atitudesgenerosas, Carolina não usou apenas a intu-ição, como costuma fazer com grande partede suas personagens. A atriz pesquisou so-bre líderes religiosos, como Gandhi eParamahansa Yogananda, um dos maioresmestres zen-budistas da história. "Busqueipessoas iluminadas e que têm uma luzenorme, que se doam para a espiritualidadee não dão bola para coisas mundanas. Memantive muito mais nesse astral do que natécnica para interpretá-la", explica.

Além da religião, a atriz diz que tambémse identifica com a profissão da personagempor fazer psicanálise há anos e levanta a ban-deira dessa discussão nas novelas. "Antiga-mente as pessoas diziam que não precisavamfazer terapia porque não eram loucas. Hoje,

independentemente da classe social, o públi-co está mais esclarecido. Até minha de-piladora vai à psicóloga", compara Caroli-na, que vibra por fazer personagens cadavez mais alternados nos últimos anos.

Antes mesmo da descontrolada e sub-missa Jamile Hayalla, em "O Astro", Caroli-na viveu uma vilã obsessiva em sua últimatrama de Elizabeth Jhin, a bipolar Judite de"Escrito nas Estrelas", e também a alcoóla-tra Mariana, de "Coração de Estudante",um de seus melhores personagens na tevê."Todos esses trabalhos exigem muita forçainterpretativa. Isso acontece porque me en-trego 100% em cena. Sou preto no branco.Não me preservo e nem economizo", anal-isa, apertando os puxados olhos castanhos.

Mas nem tal comprometimento com o tra-balho impediu que Carolina participasse deum projeto que não chegou ao fim na extin-ta Manchete, em 1998. Em sua primeira pro-tagonista, o papel-título da novela "Brida",adaptação do livro de Paulo Coelho, Caroli-na e toda a equipe da produção se frustroucom o término abrupto da trama, com afalência da emissora. "Esse episódio foi ruimpara a história da teledramaturgia. Eu esta-va no lugar errado, na hora errada", lamen-ta.

No entanto, no ano seguinte, quandovoltou para a Globo,Carolina finalmente teveseu primeiro papel de maior destaque na tevê,mesmo sem ser protagonista. Foi a Rosana,de "Terra Nostra", onde começou a ganharvisibilidade como atriz. "Nessa época, opúblico chegava a me confundir com aRosana. Hoje conquistei um amadureci-mento, fruto de 16 anos na tevê, que me per-mite sair do estúdio com a alma lavada apósgravar cenas em que me entrego por inteira.Nunca fui de resistir às emoções das per-sonagens", observa.

Domingo, 29 de julho de 2012 5www.omossoroense.com.br

Por MARIANA TRIGOTV Press

Na pele de uma psicóloga espiritualizada, CarolinaKasting avalia carreira e atuação em "Amor Eterno Amor"

MAIS TV

De corpo e alma

PERFIL

Bailarina formada pelo conceituado TeatroGuaíra, em Curitiba, Carolina Kasting saiude casa cedo para se profissionalizar em dança.Pouco tempo depois, foi fisgada pelo merca-do da moda ao ser uma das finalistas do badal-ado concurso da Ford Models,em 1995.Sem-

pre preocupada com a consciência corporal,principalmente depois que seguiu para o Riopara investir na carreira de atriz,Carolina nun-ca se descuidou do corpo. "A dança é muitoimportante para mim.O corpo tem memória.Voltei a fazer balé na escola de dança da min-

ha filha,mas agora pratico ioga e costumo cor-rer no mínimo três vezes por semana", expli-ca a atriz, que ainda pedala sempre que podepelo Rio. "Não gosto de academia. É precisoencontrar o exercício que se gosta de praticarpara ser feliz", destaca.

NA PONTA DOS PÉS

4 Domingo, 29 de julho de 2012 www.omossoroense.com.brMAIS TV

FILMES DA SEMANAOs excluídos

POR CAROLINE BORGESTV Press

DOMIN

GOSEG

UNDA-

FEIRA

QUINTA

-FEIRA

SEXTA-

FEIRA

TVCINE

Marley & Eu(Globo, 13:50 h)

Marley & Me, de David Frankel. Com Owen Wil-son, Jennifer Aniston e Eric Dane. EUA, 2008, 115 min.

Comédia - John e Jenny eram jovens, apaixonados eestavam começando a vida juntos, sem grandes preocu-

pações, até levarem para casa Marley, uma bolinha depêlo que logo virou um cachorrão desajeitado e incorri-gível. O cachorro arrombava portas, arranhava paredes,

babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e aboca-nhava tudo que pudesse, transformando a vida do jo-vem casal em um pesadelo, mas conquistando seus co-

rações com pureza e lealdade.

Violação de Privacidade(Globo, 0:55 h)

Final Cut, de Stephen Woolley. Com Leo Gregory,Paddy Considine, David Morrissey. EUA, 2004, cor, 95

min. A emissora não informou a classificação etária.Drama - Entre 1962 e 1969, Brian Jones se tornou

uma lenda da música depois de criar os Rolling Stones,um dos maiores e mais famosos grupos de rock de to-dos os tempos. Um verdadeiro popstar que ditava a

moda, Brian era também um mulherengo que fazia usode drogas. Este filme é sobre o mistério que envolve a

sua morte, que na época foi considerada acidental, logoapós a saída de Brian da banda.

''X- Men: O Confronto Final'' transporta a ideia cen-tral do filme para um dos maiores dilemas da sociedade:o preconceito. Na sinopse, o governo americano de-scobre uma "cura" para os mutantes. Ao longo de todoo roteiro, são apresentadas questões que envolvem ospercalços que as minorias, representadas pelos mutantes,sofrem e sofreram durante o percurso.

Com a reunião de um elenco de primeira,o filme gan-

ha em suas imbatíveis cenas de ação e aventura.Além dis-so, mostra uma acertada combinação entre direção eroteiro. Ian McKellen, que vive o Magneto, e RebeccaRomijn, que interpreta a Mística, confirmaram o bril-hantismo na atuação segura, altiva e com toques de hu-mor em seus personagens. Já outros que não tiveram achance de brilhar nos últimos dois filmes da série, co-mo Halle Berry, que vive a Tempestade, poderam, fi-

nalmente, mostrar a que vieram. Mas em um filme comum elenco extenso,às vezes, alguns personagens acabamperdendo espaço e sendo apagados. Foi o caso do An-jo, interpretado por Ben Foster. Apesar das cenas insti-gantes e aflitas logo nos primeiros minutos do filme, oator não conseguiu segurar o papel e perdeu espaçopara tramas mais envolventes e dinâmicas, ficando emsegundo plano durante toda a produção.

Motoqueiros Selvagens(Globo, 16:05 h)

Wild Hogs, de Walt Becker. Com Tim Allen,John Travolta e Martin Lawrence. EUA, 2007, cor,100 min. A emissora não informou a classificação

etária.Comédia - Quatro amigos veteranos se vestem

como motoqueiros radicais, mas estão longe disso.

No entanto, em busca de aventura, eles resolvempegar a estrada, mas se metem em encrencas quan-do encontram uma violenta gangue de motoqueiros

conhecida como Del Fuegos.

Os Mercenários(Globo, 22:25 h)

The Expendables, de Sylvester Stallone. Com

Sylvester Stallone, Jason Statham e Jet Li. EUA,2010, cor, 103 min. A emissora não informou a clas-

sificação etária.Ação - Um grupo de mercenários americanos

parte para a América Latina para derrubar um cruelditador. Lá, se tornam dispensáveis para quem os

contratou e passam a usar todas as suas habilidadespara sobreviver.

O Diário da Princesa (Globo, 15:55 h)

The Princess Diaries, de Garry Marshall. Com JulieAndrews, Anne Hathaway, Hector Elizondo. EUA,

2001, cor, 115 min. A emissora não informou a classifi-cação etária.

Comédia - Em São Francisco, Mia, uma jovem de15 anos, que sempre viveu com a mãe, descobre que é a

herdeira de um pequeno principado europeu. Sua avó,que até então a jovem desconhecia, chega à cidade para

conhecê-la e transformá-la em uma princesa deverdade.

TERÇA-

FEIRA O Amor é Cego

(Globo, 15:50 h)Shallow Hal, de Eter Farrelly e Bobby Farrell.

Com Jack Black, Gwyneth Paltrow e Jason Alexan-

der. EUA, 2001, cor, 114 min. A emissora não informou a classificação etária.

Comédia - Um homem que busca namoradasde acordo com o tipo físico é hipnotizado

de forma a visualizar apenas a beleza interiordelas. Até que ele se apaixona por uma

mulher obesa que, aos seusolhos, é simplesmente linda.

Monstros S.A(Globo, 16:05 h)

Monsters, Inc, de Peter Docter/ David Silverman.Elenco não informado. EUA, 2001, cor, 92 min. A

emissora não informou a classificação etária.

Animação - O astro do susto, Sulley, e seu assis-tente, Mike, trabalham na Monstros S.A., a maior

fábrica de processamento de gritos de Monstrópo-lis, onde a principal fonte de energia são os gritos

das crianças humanas. Os monstros, no entanto, a-

creditam que elas são perigosas e entram em pânicoquando uma menina invade seu mundo. Sulley eMike fazem de tudo para levar a menina de voltapara casa, mas enfrentam grandes desafios pelo

caminho.

Click(Globo, 16 h)

Click, de Frank Coraci. Com Adam Sandler,Kate Beckinsale, Christopher Walken. EUA, 2006,

cor, 107 min. A emissora não informou a

classificação etária.Comédia - Arquiteto "workaholic" e estressado

está decidido a conquistar a aprovação de seu chefepara que possa ser nomeado sócio da empresa. Poresta razão, deixa sua família em segundo plano. Cer-

ta noite, irritado quando não consegue descobrirqual de seus controles remotos liga a tevê, ele buscaum controle universal e recebe de um vendedor ex-cêntrico um controle que permite que ele avance no

tempo de sua vida.

QUARTA

-FEIRA