mossoró - rn, 22 de fevereiro de 2013 - nº 16.274 sexta...

24
Estrada de Tibau interditada em protesto contra desapropriações Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o impasse que pode desalojar mais de 200 famílias. SEXTA-FEIRA R$ 1,50 Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 O MOSSOROENSE www.omossoroense.com.br Lutador areia-branquense estreia em evento internacional Programa “Do Sertão para o Mar” traça roteiro que inclui áreas com plantio de melão, apiários e salinas. Página 5 (Cotidiano) Capa (Cotidiano) Interiorização Sebrae incentiva exploração do turismo em áreas rurais Página 5 (Regional) Página 8 (Cotidiano) Página 3 Política Tomaz Neto cotado para ser líder da oposição na Câmara Página 3 (Cotidiano) Oficialização Comitê da Bacia do Rio Apodi/Mossoró empossa membros Página 8 (Cotidiano) Violência Pedreiro morto a facadas em bebedeira Encontro em Assú mobiliza metade dos municípios filiados ao colegiado que representa a região. Capa (Regional) Mobilização Prefeitos tentam reativar entidade de representação no Vale do Açu Denarc apreende maconha, cocaína e crack no Santo Antônio Polícia localizou a droga em boca de fumo durante operação Operação reforçará policiamento no Centro e áreas periféricas Página 8 (Cotidiano) Eleição da Uern tem denúncia por propaganda irregular Página 3 (Cotidiano) Motoristas reclamam de obras do Complexo Viário da Abolição na entrada do Santa Delmira Página 2 (Cotidiano) Marcos Lima Marcos Lima

Upload: others

Post on 21-Sep-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Estrada de Tibau interditada emprotesto contra desapropriações Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o impasse que pode desalojar mais de 200 famílias.

SEXTA-FEIRA R$ 1,50Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274

O MOSSOROENSEwww.omossoroense.com.br

Lutador areia-branquense estreia em evento internacional

Programa “Do Sertãopara o Mar” traça

roteiro que inclui áreascom plantio de melão,

apiários e salinas.

Página 5 (Cotidiano)

Capa (Cotidiano)

Interiorização

Sebrae incentivaexploração

do turismo emáreas rurais

Página 5

(Regional)

Página 8 (Cotidiano) Página 3

Política

Tomaz Neto cotadopara ser líder da

oposição na Câmara

Página 3 (Cotidiano)

Oficialização

Comitê da Bacia do Rio Apodi/Mossoró empossa membros

Página 8 (Cotidiano)

Violência

Pedreiro morto afacadas em bebedeira

Encontro em Assú mobiliza metade dos municípios filiados

ao colegiado que representa a região.

Capa (Regional)

Mobilização

Prefeitos tentamreativar entidadede representaçãono Vale do Açu

Denarc apreende maconha,cocaína e crack no Santo Antônio

Polícia localizou a droga em boca de fumo durante operação

Operação reforçará policiamento no Centro e áreas periféricas

Página 8 (Cotidiano)

Eleição da Uern tem denúncia por propaganda irregular

Página 3 (Cotidiano)

Motoristas reclamam de obras do Complexo Viário da Abolição na entrada do Santa DelmiraPágina 2 (Cotidiano)

Marcos Lima

Marcos Lima

Page 2: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Opinião2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[email protected]

MULHERESObserva-se que nos seus primórdios

não havia mulheres em meio ao corpodocente ou diretivo da Escola Técnica deComércio União Caixeiral. Eram únicae exclusivamente homens.

MÃE RAINHADomingo próximo o Quinto Encontro

de Espiritualidade do Terço dos Homensde Mossoró. O local será a Casa da MãeRainha da paróquia de São José. Tudo co-meçará às 8h da manhã com a acolhidaaos participantes seguindo-se a progra-mação com uma palestra do padre Seve-rino e uma missa com o padre Eliseu.Encerramento ao meio-dia. A participa-ção é gratuita.

EXPOFRUITUm produtor de frutas veio à redação

indagar se neste ano haverá a Feira deFrutas Tropicais também chamada deExpofruit. E eu transfiro a pergunta pa-ra o Segundo Paula.

SEMENTESAs sementes de feijão, sorgo e algo-

dão para o plantio nesse período que seespera seja de chuvas vão ser distribuí-das nos municípios de conformidade como ritmo das chuvas que forem caindo. Mas,é certo que tudo começará por Pau dosFerros.

JOÃO SABINOJoão Sabino segue orgulhoso com a no-

va roupagem que está imprimindo ao seuHotel no Alto de São Manoel. Na sema-na que vem ele vai receber outro grupode jornalistas e autoridades locais paramostrar as dependências do Hotel. Mui-to bem, João Sabino, e toca prá frente.

CANCELAMENTOO presidente do Superior Tribunal Fe-

deral, ministro Joaquim Barbosa, rece-

beria hoje o nosso conterrâneo AdersonSilvino, presidente do Tribunal de Jus-tiça do Estado do Rio Grande do Norte.Mas, posteriormente o próprio Barbosacancelou a audiência prevista para hojeem Brasília.

EMPRENDEDORO Sebrae-RN, unidade de Mossoró,

programou a Semana do Empreende-dor que vai se desenvolver em todos osmeses deste ano. Com a atividade o Se-brae imagina fornecer capacitação e con-sultoria às nossas empresas. Mais infor-mações pelo telefone 3317-8800.

ESCALÃOO escalão precursor da Presidência

da República desembarcará em Mosso-ró neste dia 26 de fevereiro. Virá prepa-rar a visita da presidenta Dilma Rousseffao Rio Grande do Norte. E esta visita sedará nos dias 7 e 8 de março.

COTAÇÃOO Dr. Herval Sampaio está com a sua

cotação altíssima para ser o próximo de-sembargador do Tribunal de Justiça doestado do Rio Grande do Norte. Aguar-demos.

ENCONTRODois conterrâneos se encontraram.

Carlos Augusto de Souza Rosado, se-cretário-chefe do Gabinete Civil do gover-no do Estado e o desembargador JoséRego Júnior, presidente do Tribunal Re-gional do Trabalho. Com pauta não di-vulgada.

DESISTÊNCIAAlguns jornalistas natalenses, outros

blogueiros, etc. insistem na tese de quea governadora Rosalba Ciarlini poderáterminar desistindo de disputar a ree-leição. Mas, eu lhes asseguro: Carlos Au-gusto é duro na queda e não desiste fácil.

JOSÉ ROMEROJosé Romero de Araújo Cardoso escreveu o "Ementário dos Contadores em

1943". Lá se vão 70 anos. E começa realçando o corpo docente da Escola Técnica deComércio União Caixeiral daquele tempo. Eram só nomes de proa do nosso ensino.

CORPO DOCENTENão me contive e decidi nomeá-los. Vejam só: Raimundo Nonato da Silva, Abel

Coelho, Solon Moura, Carlos Borges de Medeiros, José Romualdo de Souza, MárioNegócio de Almeida e Silva, José Clementino Bessa, Zacarias Gurgel Cunha, Guio-mar de Oliveira e Silva, Licurgo Ferreira Nunes, João Damasceno da Silva Olivei-ra, Ewerton Dantas Cortez e Gerson Dumaresq. Só cobra.

ANTESMas, a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral veio antes dessa turma. Ela

é de 1935 fundada por Alcides Fernandes e José Thiers Rocha. Na verdade, sua ori-gem vem desde 1911. E funcionava neste prédio que serve de séede hoje à Bibliote-ca Municipal Ney Pontes Duarte.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda. Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207

[email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

u caminho a passos lentos na in-formática. E acho mesmo até umavanço muito grande eu estar me

servindo dela. Mas, como eu dizia, vouaos poucos acompanhando a sua evolu-ção. Não tenho pressa. Enquanto muitoshoje já estão na era do Twitter (até pa-dre Sátiro já aderiu) eu ainda estou dan-do os primeiros passos no Facebook. Voudevagar, repito. Determinada época daminha vida eu trabalhei na Uern. E meenvergonhava porque por lá todos ope-ravam computadores e eu ainda estava

na era da máquina de escrever. Um diacontratei um professor, não disse a nin-guém, para que ele me ensinasse a usarum computador. E disse comigo mesmoque eu não iria dizer a ninguém, pois ti-nha medo de não aprender e passar umadecepção. E se assim acontecesse a coi-sa ficava só comigo. Graças a Deus,aprendi a dar os primeiros passos. E ho-je já estou no Facebook. É um avanço demilhares de quilômetros. Mas, o Twit-ter me aguarde. Quem sabe, daqui a unsdois ou três anos...

EO intrincado mundo da informática

Emery Costa

Jor-

e uns anos para cá, as pessoas comdeficiência ganharam maior aten-ção, em boa parte graças à mobili-

zação da mídia e das organizações so-ciais. Leis de incentivo à inclusão nasescolas e no mercado de trabalho me-lhoraram as condições de vida e a au-toestima de milhões de pessoas. Polí-ticos utilizaram o apoio aos deficien-tes como plataformas de campanha ealguns até se elegeram com essa ban-deira. Mas, apesar dos avanços, há ain-da muito por fazer. Deacordo com o Censo de2012, existem 45,6 mi-lhões de pessoas comalgum tipo de deficiên-cia no país – o queequivale a 23,9% dapopulação. Destrin-chados, os dados doIBGE indicam que61% dessas pessoascom mais de 15 anosnão têm instrução ouensino fundamentalcompleto. Se compa-rado com a população geral (38,2%), oíndice é extremamente alto, apontan-do para mais um grave aspecto das de-ficiências do sistema de ensino. Pormais que existam programas de inclu-são, ainda há despreparo das institui-ções de ensino para realmente integraresses alunos, com ausência de tecnolo-gia específica, condições de acessibili-dade e profissionais capacitados.

Dados recentes divulgados em For-taleza, por exemplo, mostram que ape-nas 3,3% das crianças e adolescentes

com algum tipo de deficiência frequen-tam a sala de aula na capital cearen-se, a quarta mais populosa do país. Abaixa ou inexistente escolaridade pro-duz outro efeito pernicioso: mesmodispostas a cumprir as cotas obriga-tórias para deficientes, muitas empre-sas não conseguem preencher as va-gas por falta de profissionais capaci-tados. Fato que agrava outras estatís-ticas levantadas pelo IBGE: 53% daspessoas com deficiência em idade ati-

va não trabalhamnem estudam e, dosque exercem ativida-de laboral, apenas40% possuem cartei-ra assinada, ante49% da população ge-ral – o que os privade direitos assegura-dos por lei, como oFGTS, férias e 13º sa-lário. Sempre volta-do à inclusão profis-sional, sem qualquerexceção, o CIEE

mantém há 15 anos o Programa Pes-soas com Deficiência, que inclui o en-caminhamento a vagas de estágio,aprendizagem ou mesmo emprego efe-tivo. É bom esclarecer que não se tra-ta de caridade, mas de oferta de opor-tunidade e ação de responsabilidadesocial. Afinal, é fato comprovado quea capacitação prática é um mecanis-mo importante para integrar esses jo-vens na sociedade, possibilitando quedesenvolvam seus talentos e demons-trem seu valor.

DInserção total

Em Fortaleza, por exemplo, apenas

3,3% das crianças e adolescentes com algum

tipo de deficiência frequentam a sala...

LUIZ GONZAGA BERTELLI Presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

Artigo

Page 3: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Bancada

Outro nome cotado é Genivan Vale, que está em situação indefinida por causa do Partido da República

Vereador Tomaz Neto poderá ser líderda oposição na Câmara Municipal

Fundo de economiasolidária poderáser criado no RN

BRUNO BARRETOEditor de Política

O vereador Tomaz Ne-to (PDT) é o nome maiscotado para assumir afunção de líder da oposi-ção neste começo de legis-latura.

O pedetista é aponta-do pelos colegas de ban-cada como o nome para as-sumir a função. Até a le-gislatura passada o líderera o vereador GenivanVale (PR). Ele seria tam-bém outro nome em condi-ções de ser o líder da ban-cada. No entanto, o qua-dro de indefinição políti-ca em torno do republica-no o torna inviável para afunção no momento.

A favor de Tomaz Netopesa o fato de ele ser con-siderado um político expe-riente, que já foi vereadorentre 1993 e 2005, e a ca-pacidade de articulação.

Outro aspecto favorá-

Até a próxima se-mana, a minuta doprojeto de lei criandoo Fundo Estadual deEconomia Solidáriaserá entregue à gover-nadora Rosalba Ciar-lini e até o final demarço o projeto deve-rá ser encaminhado àAssembleia Legislati-va para apreciação.Esta foi a garantia dosecretário de Ação So-cial e Trabalho do RN,professor Luiz Eduar-do Carneiro, na pri-meira audiência pú-blica de 2013 realiza-da pela Casa, que dis-cutiu especialmenteesta temática.

O debate ontem foiuma iniciativa do de-putado Fernando Mi-neiro (PT) e contoucom a presença maci-ça de representantesdos trabalhadores,sindicatos e associa-ções engajados na eco-nomia solidária emnosso Estado. O parla-mentar, que é inte-grante do Fórum deEconomia Solidária noRN, alertou para a im-portância da criaçãoda lei de sua autoria.

Segundo o secretá-rio de Ação Social, oRN terá disponíveiscerca de R$ 7 milhõespara o setor, que serãorepassados pela Se-cretaria Nacional deEconomia Solidáriaassim que o projeto forconcluído. "Temos osrecursos, mas preci-samos que a lei sejacriada até junho pa-ra que no orçamentode 2014 eles possamser destinados aoFundo de EconomiaSolidária. Isso com afinalidade de que, quequando chegar a pro-posta orçamentáriade 2014, em setembro,possamos destinar

estes recursos", escla-receu.

O secretário deAção Social reconhe-ceu que o conceito deeconomia solidáriaainda é uma novida-de não somente no cor-po interno do governo,mas na gestão públicaa nível nacional. Re-presentando o conse-lho estadual, LidianeFreire de Jesus disseque a discussão e acriação da lei são ummarco significativo,haja vista a grande ecrescente demandadesse setor no Estado."A lei estadual cria apolítica de fomento aoestado do RN e propõea criação do fundo",disse, entregando aosecretário um kit comuma minuta da lei euma cartilha. A minu-ta continha centenasde assinaturas de ins-tituições que aderi-ram à reivindicaçãodurante o processo demobilização feito pe-la militância do Fó-rum Potiguar de Eco-nomia Solidária e Re-de Pardal.

A Lei 8.798, de au-toria de Mineiro, temcomo diretriz funda-mental a promoção daeconomia popular so-lidária e o desenvolvi-mento de grupos or-ganizados autoges-tionários de ativida-des econômicas, vi-sando sua integraçãono mercado e a au-tossustentabilidadede suas atividades. Ofomento às atividadesé através de progra-mas específicos, pro-jetos, parcerias coma iniciativa privada eorganizações não go-vernamentais -ONGs, convênios eoutras formas legal-mente admitidas.

vel a Tomaz é o conheci-mento acumulado pelassuas duas profissões:advogado e professor. Eletambém é respeitado pe-la capacidade de oratória.

Na prática, Tomaz Ne-to já agiu como líder da opo-sição ao tomar a frente nosprotestos contra o acúmu-lo de cargos do líder do go-verno Manoel Bezerra

(DEM). Tomaz não aceitouque o demista comandas-se a bancada e presidissea Comissão de Constitui-ção e Justiça, a mais im-portante da Casa.

Tomaz Neto poderá ser o líder da oposição

Assembleia Legislativa cientifica governo sobre derrubada de 13 vetos

Em ofício encaminha-do ontem (20), a Assem-bleia Legislativa cientifi-cou formalmente o Gover-no do Estado sobre a der-rubada de 13 vetos do Exe-cutivo a projetos de lei deiniciativa da Casa e apro-vados em plenário.

Com isso, o Governotem 48 horas para pro-mulgá-los e, se não o fizeraté amanhã (22), a Assem-bleia o fará, e os projetosvirarão lei e terão que ser

colocados em prática. En-tre eles, dois da deputadaestadual Larissa Rosado(PSB).

Um é o Projeto de Lei(PL) 083/11, que cria oPrograma de Proteçãoaos Servidores da Educa-ção Pública do RN, e o ou-tro o PL 147/11, que tor-nam obrigatórias, nas es-colas, carteiras adapta-das para portadores dedeficiência.

AVANÇOSA deputada Larissa ex-

plica que o Programa deProteção aos Servidoresprevê apoio para profissio-nais da educação vítimasde agressões e ameaças,oferecendo assistênciapsicológica e até proteçãopolicial em situações derisco.

"Queremos protegermais o educador, tornarmais harmônica a relaçãocom o aluno, integrar po-

lícia e comunidade esco-lar, enfim, estimular cul-tura de paz na escola e nasociedade como um todo",justifica.

Já a obrigatoriedadede carteiras para porta-dores de deficiência, aparlamentar consideraavanço para a educaçãoinclusiva. "Precisamosoferecer oportunidadesiguais para todos, tantono ensino quanto na vi-da", defende.

Proposta

Atitude

Rosalba Ciarlini nomeia o terceirosecretário de comunicação em 3 anos

O Diário Oficial do Es-tado publica hoje anomeação do jornalistaEdilson Braga para o car-go de secretário estadual deComunicação Social doGoverno do Estado.

Braga assume o lugardo atual secretário, PauloAraújo, que aceitou con-vite para trabalhar em

São Paulo na RevistaPoder, dirigida pela jor-nalista Joyce Pascowitch.

Aos 64 anos, EdilsonBraga é professor aposen-tado do curso de Comuni-cação Social da Universi-dade Federal do RioGrande do Norte (UFRN).

Foi diretor de redaçãoda Tribuna do Norte, edi-

tor de Política do Diário deNatal, editor-chefe do OJornal de Hoje, coorde-nador de Pauta da TVCabugi (afiliada RedeGlobo), diretor de jornal-ismo da TV Universitáriae, por 13 anos, assessor deimprensa da Federaçãodas Indústrias do Estadodo Rio Grande do Norte

(Fiern), da qual tambémfoi chefe de gabinete.

Ele será o terceiro se-cretário de comunicaçãodo governo Rosalba. Du-rante os dois primeirosanos o jornalista Alexan-dre Mulatinho esteve àfrente do cargo. PauloAraújo ficou na pasta porapenas 40 dias.

Governo

Política 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Page 4: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Política4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Projeto

Viagem

Alterações do FPEficam para março

Dilma Rousseff cumpreagenda na Guiné Equatorial

A presidenta DilmaRousseff embarcou on-tem para Malabo, capi-tal da Guiné Equatorial,onde participará hoje da3ª Cúpula América doSul-África. O encontro vaireunir 54 países africanose 11 sul-americanos. OParaguai ficará de foraporque está suspenso daUnião de Nações Sul-Americanas (Unasul).

O foco das conversasserá o fortalecimento demecanismos de coopera-ção entre a África e a Amé-rica do Sul. O comércio bi-lateral entre as duas re-giões cresceu 75% em seisanos - desde a criação dogrupo - e movimentouUS$ 39 bilhões em 2011,segundo o Ministério dasRelações Exteriores. So-mente com o Brasil, essevolume atingiu US$ 26 bi-lhões em 2012.

Dilma discursará ho-je na abertura da cúpu-la. Em seguida, participa-rá de almoço com chefesde Estado e, à tarde, da

plenária em que os paísesdiscutirão estratégias emecanismos para a coo-peração Sul-Sul, princi-pal tema do evento. Eladeve ter reuniões bilate-rais com presidentes depaíses-membros do gru-po ao longo do dia.

Após a cúpula na Gui-né Equatorial, Dilma se-guirá para a Nigéria, naprimeira visita ao país co-mo chefe de Estado. A pre-sidenta será recebida naState House, sede do go-verno nigeriano, na ma-nhã de sábado (23). Alémde encontro privado como presidente Goodluck Jo-nathan, participará dereunião ampliada e faráuma declaração à im-prensa.

Os dois presidentes de-verão discutir temas daagenda internacional e doContinente Africano, co-mo a crise no Mali. Naocasião, o Brasil e a Ni-géria deverão adotar me-canismo de diálogo estra-tégico, que amplia as re-

lações diplomáticas entreas duas nações.

Na tarde de sábado, apresidenta discursará noencerramento de um se-minário comercial entreo Brasil e a Nigéria. O paísé o principal parceiro doBrasil no ContinenteAfricano. Em 2012, o co-mércio entre os dois paí-ses movimentou US$ 9 bi-lhões.

A presidenta retorna-rá ao Brasil na noite de sá-bado. Esta será a segun-da visita de Dilma à Àfri-ca desde o início de seu go-verno. Em outubro de2011, ela visitou Moçam-bique, Angola e a Áfricado Sul. Ainda em 2013,Dilma deve retornar àÁfrica duas vezes: emmarço, para a Cúpula doBrics (grupo que reúne oBrasil, a Rússia, Índia,China e África do Sul), emDurban, na África do Sul;e em maio, para as come-morações dos 50 anos daUnião Africana, em AdisAbeba, capital da Etiópia.

Anúncio foi feito pelo senador Romero Jucá

MARCOS CHAGASAgência Brasil

BRASÍLIA - O Sena-do deve votar em 19 demarço o projeto de lei quealtera os mecanismos detransferência dos recur-sos do Fundo de Partici-pação dos Estados (FPE),informou ontem o se-gundo-vice-presidenteda Casa, Romero Jucá (P-MDB-RR), depois de par-ticipar da reunião da me-sa diretora.

As novas regras terãocomo base o parecer dorelator Walter Pinheiro(PT-BA). Entretanto, Ju-cá ressaltou que, na vo-tação em plenário, outraspropostas poderão seragregadas ao texto do re-lator.

O senador destacou,por exemplo, propostasque venham a ser apre-sentadas pelos governa-dores na reunião previs-ta para 13 de março."Não existe acordo sobreo texto", acrescentou Ro-mero Jucá. Ele disseainda que o governo fe-deral não participa dodebate.

A mesa diretora aca-tou proposta de Jucá pa-ra que autoridades dasagências reguladores se-jam obrigadas a compa-recer anualmente ao Se-nado para prestar contas

do trabalho feito. Cabe-rá ao segundo-vice-pres-idente, agora, apresentaro projeto de resolução queserá analisado em novareunião da mesa direto-ra e pelo plenário.

Senador Romero Jucá confirma data de votação

[email protected]

Barreto

PropagandaO Ministério Público Eleitoral está engolindo corda. É que a TV Tropical, de

José Agripino (DEM), está fazendo propaganda política extemporânea do deputa-do federal Felipe Maia (DEM), ainda explorando que ele é “o melhor deputado doBrasil”. Além de ferir a legislação, a iniciativa deturpa os fatos. Na verdade, Felipese destacou em um de dez aspectos analisados pela revista Veja. Felipe foi con-siderado o parlamentar que mais colaborou para tornar o Brasil um país mais com-petivo e está de parabéns por isso. Mas existem leis que devem ser respeitadas. Sefosse na TV Mossoró o mundo estava desabando.

DisputaSetores do PSD mossoroense lambem a rapadura para pegar o comando do par-

tido tirando proveito das contradições políticas de Francisco José Júnior (PSD). Noentanto, o desejo é contido. O tempo será dado para que o vice-governador Robin-son Faria decida o futuro da legenda em Mossoró.

Guardas municipaisTenho ouvido muitas queixas de guardas municipais portando armas. Confesso

que nunca presenciei tal cena, mas cabe o aviso: em Natal, um guarda municipalsem porte de arma assassinou uma pessoa. É preciso fazer uma reflexão a respeitodisso. A Prefeitura de Mossoró precisa tomar medidas preventivas para que fatoscomo esses não ocorram aqui.

A blogueira e o exageroais do que nunca a hipocrisia está dominando a mídia nacional esta se-mana. Estão transformando a blogueira cubana Yoani Sánchez num

símbolo do ativismo pelos direitos humanos. Ela tem os méritos dela. Combateuma ditadura ultrapassada, mas qual o motivo para tanta celebração? Elabate de frente com um regime socialista. Se fosse um jornalista que combate oshorrores praticados pelos Estados Unidos mundo afora ninguém daria a mes-ma importância. Não vejo o mesmo tratamento com o jornalista australianoJulian Assange, do WikiLeaks. Ele denunciou os desmandos dos EUA e ninguémo tornou um símbolo da liberdade de expressão. Pelo contrário, divulgam in-formações distorcidas. Dizem que ele é perseguido pela polícia por ter estupra-do duas mulheres na Suécia quando na verdade ele fez sexo sem camisinha (émeio estranho, mas na Suécia é crime). Se viesse ao Brasil, Assange teria destaque,mas não seria tratado como um santo pela mídia local.

AcordouO senador mineiro Aécio Neves (PS-

DB) acordou. Finalmente exerceu opapel de oposição que se espera deum candidato a presidente tucano. Noentanto, pecou na forma como discur-sou para apontar 13 fracassos do PT.Seu discurso foi desconstruído pelo co-lega do Rio de Janeiro, LindembergFarias (PT). Ele cobrou a presença daspalavras povo, inclusão social, empre-go e miséria. Foi certeiro.

ContradiçõesO senador José Agripino (DEM) faz

o maior furdunço com a presença deYoani Sánchez. Mas no RN o compor-tamento é diferente. Ele faz vista gros-sa aos mais de 50 processos movidospela ex-prefeita Fafá Rosado e asse-clas contra também o blogueiro CarlosSantos.

Contradições 2Agripino é um político capaz de num

dia chamar Hugo Chávez de ditador pornão renovar uma concessão de TV e nooutro defender que o DEM com falsifi-cação de assinatura e tudo tente fechara TV Mossoró.

CaprichoA indicação de Manoel Bezerra

(DEM) para a presidência da CCJ foi umcapricho palaciano. Não tinha a menornecessidade disso, tendo em vista queele já é o líder da bancada governista.

DesprestígioO fato mostra apenas que não há con-

fiança do Palácio com a bancada. Claudio-nor dos Santos (PMDB) ficou com a Co-missão de Orçamento. Outro nome pode-ria ficar com a prestigiosa CCJ, mas a pre-feita impôs a vontade dela e a bancada,claro, aceitou de forma dócil, sem reclamar.

Sem currículosExiste um grupo de sem currículos no

secretariado de Cláudia Regina. Pelo me-nos foi o que vi no site da Prefeitura deMossoró. Não sei se foi falha da comunica-ção ou desinteresse dos sem currículos ementregar o documento.

ContrapesoEstão na lista o subsecretário de Trân-

sito e Transporte, Marlos Ciarlini; o sub-secretário de Desenvolvimento Rural, Be-tinho Segundo; e o chefe da Guarda Muni-cipal, Edward Smith. Os dois primeiros sãofilhos de políticos.

M

“Estreia”Parece que em pleno rompe não rompe do PMDB finalmente um secretário

do partido vai ter o que fazer no governo de Rosalba Ciarlini (DEM). Luís Ed-uardo Carneiro, secretário de Trabalho e Ação Social, disse ontem em audiênciana Assembleia Legislativa que dispõe de R$ 7 milhões para o fundo de econo-mia solidária. A questão é que a iniciativa depende do governo enviar um pro-jeto para o Legislativo. Aí a “estreia” pode demorar mais um pouco.

Page 5: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

efletir sobre a missão so-cial do advogado é a preo-cupação deste texto. Mas,

na verdade, ao refletir sobre amissão do advogado acabamospor enveredar por outros ca-minhos. Tratamos, por exem-plo, da luta pela sacralidadeda pessoa humana. Cuidamosdos Direitos Humanos e doscompromissos concretos quedecorrem da decisão existencialde optar por essa causa.

Figuras sagradas da advoca-cia, nem sempre conhecidas pe-los jovens como deveriam ser,são mencionadas com reverên-cia.

Num mundo e numa épocaem que se perdem os referen-ciais éticos, os mais velhos têmo dever de ajudar os mais jovensa buscar o sentido essencial dascoisas.

Ex-alunos que se tornaramadvogados e alunos de hoje quese preparam para um dia ser-vir ao Direito, como advogadosou mesmo noutros misteres li-gados ao mundo jurídico, fre-quentemente me interpelamsobre o que entendo deva ser ofundamento da ética profissio-nal.

Destaco três pontos na éticado advogado: seu compromis-so com a dignidade humana;seu papel na salvaguarda docontraditório; sua independên-cia à face dos poderes e dos po-derosos.

Em primeiro lugar, creio queé a luta pela dignidade da pes-soa humana que faz da advo-cacia, não uma simples profis-são, mas uma escolha existen-cial.

Se nos lembramos de RuiBarbosa, Sobral Pinto, HelenoCláudio Fragoso, qual foi a es-sência dessas vidas?

Respondo sem titubear: aconsciência de que a sacralida-de da pessoa humana é o núcleoético da advocacia.

Esta é uma bandeira de re-

sistência porque se contrapõe à“cultura de massa” que se in-tenta impor à opinião pública,no Brasil contemporâneo.

A “cultura de massa” inocu-la o apreço “seletivo” pela dig-nidade humana. Em outras pa-lavras: só algumas pessoas têmdireito de serem respeitadas co-mo pessoas.

Há um discurso dos DireitosHumanos que é um discursodas classes dominantes. Na-ções poderosas pretenderam epretendem “ensinar” direitoshumanos. Esquecem-se essasnações que o imperialismo po-lítico e econômico é talvez amais grave violação dos Direi-

tos Humanos.Os Direitos Humanos que

propomos aos jovens como “op-ção de vida” não são, obviamen-te, os Direitos Humanos dos po-derosos da Terra, dos que fazemdessa causa um instrumento damentira.

Preferimos buscar noutrasfontes a seiva dos Direitos Hu-manos. E, a nosso ver, a maisrica seiva são os movimentospopulares.

De minha parte, não foi so-mente nos livros que aprendiDireitos Humanos. Suponhoque aprendi muito mais na prá-tica, ao me comprometer coma luta dos oprimidos. Não foi um

esforço solitário, mas, pelo con-trário, coletivo. Companheirosque aprendiam e ensinavam –partilhavam – na Comissão“Justiça e Paz” da Arquidioce-se de Vitória. Aprendemos Di-reitos Humanos: nas prisões;nas chamadas “invasões”; naCatedral de Vitória, que foiaberta aos “sem teto”, quandoocorreram “despejos em mas-sa” na capital do Espírito San-to; nas margens do Rio Doce, on-de famílias estavam desabriga-das, por causa das enchentes dorio.

A apropriação dos DireitosHumanos pelos movimentospopulares não significa despre-zar a construção dos DireitosHumanos a partir de outros re-ferenciais e outras origens.

Se o objetivo é a dignidade dapessoa humana, é a ruptura detodas as formas de opressão,as vertentes acabam por en-contrar-se e os militantes hãode comungar as mesmas lutas.

Nosso segundo ponto lembraque o advogado salvaguarda ocontraditório, isto é, o embatede teses e provas que se defron-tam perante o juiz. Já Sênecapercebeu a necessidade do con-traditório quando afirmou que“quando o juiz após ouvir so-mente uma das partes senten-cia, talvez seja a sentença jus-ta. Mas justo não será o juiz”.

Finalmente, vejo a indepen-dência em face dos poderes e dospoderosos como atributo ine-rente ao papel do advogado.Não tema o advogado contra-riar juízes, desembargadoresou ministros. Não tema o ad-vogado a represália dos que po-dem destruir o corpo, mas nãoalcançam a alma. Não tema oadvogado a opinião pública.Justamente quando todos que-rem “apedrejar” aquele que foiescolhido como “Inimigo Públi-co Número 1”, o advogado, nafidelidade à defesa, é o Supre-mo Sacerdote da Justiça.

RESUMO DAS NOVELAS

R

Missão social do advogadoJOÃO BAPTISTA HERKENHOFF

Juiz de Direito aposentado

Sexta (22/02)

Fátima sobe o morro com Zé Maria pa-ra assistir a uma roda de capoeira. Isa-bel conta a Afonso que vai ao cartório re-gistrar Elias com Albertinho. Celinha eGuerra se casam. Alzira reúne os fun-cionários do teatro e revela a todos queLuciano não é filho de Manoel Loureiro.Laura, Edgar e Isabel promovem umafesta surpresa para comemorar o casa-mento de Celinha e Guerra. Laura pedeEdgar em casamento.

Lado a LadoPaulina tenta tranquilizar Lia. Fati-

nha ignora Bruno no evento da ONG. Ax-el pede para Marcela autografar seu pôs-ter. Lorenzo repreende Lia por ter lido acarta de Raquel. Fatinha dispensa Bruno.Tatá fala para Lia que Raquel recebeudinheiro dos holandeses para fazer a cre-che. Bruno beija Fatinha. Rosa questio-na Vitor sobre seu inquérito. Filó trancaa creche sem saber que Bruno e Fatinhaainda estão lá dentro.

MalhaçãoNando fala para Juliana que não quer

magoar Roberta. Felipe é acusado de asse-diar Carolina. Felipe foge da discussão en-tre Charlô, Roberta e Juliana. Veruska e Ne-nê pegam a chave do bagageiro. Carolina nãogosta de viajar sem Felipe. Vânia não con-segue se concentrar no trabalho e procuraUlisses. Nando flagra Vânia e Ulisses jun-tos. Carolina ouve uma conversa entre Char-lô, Roberta e Juliana. Nenê e Veruska con-seguem abrir o bagageiro no aeroporto.

Guerra dos Sexos

Olívia diz para Graça que está aman-do e mostra o site de relacionamento emque está navegando. Mário escuta tudoatrás da porta da sala da diretora. Fir-mino e Renê entram na sala e, junto deGraça, incentivam a diretora a ir a umencontro com um de seus pretendentes.Olívia vai bem vestida até uma lancho-nete para seu encontro. Chega o homemque ela esperava, mas para sua surpre-sa se trata de Jurandir.

CarrosselWaleska se revolta com Rosângela por

causa de Morena. Berna cobra expli-cações de Mustafá. Zyah deixa Morenaem sua caverna. Drica discute com Helô.Ayla acredita que Bianca voltou para aTurquia e está na caverna de Zyah. More-na conta a Mustafá que está grávida.Demir descobre que Zyah e Mustafá es-tão ajudando Morena. Clóvis não acred-ita que Lurdinha encontrará sua irmãpor meio da foto de sua pulseirinha.

Salve JorgeÁlvaro garante a Eduardo que não vai

descansar enquanto não encontrar Pau-lo. Abigail e Danilo se acusam para ten-tar melhorar a imagem de Isabel diantedo delegado, que decide liberá-los. Isabelpede para retomar a parceria com Mire-la, que vibra com a notícia. Celina pergun-ta para Rafael sobre o futuro do documen-tário, diante da morte do protagonista.Mauro descobre o endereço de Paulo e pe-de que Álvaro o repasse para Eduardo.

Balacobaco

Num mundo e numaØpoca em que se

perdem os referenciais Øticos, os mais velhos tŒm o dever de ajudar

os mais jovens a buscaro sentido essencial

das coisas.

Notas da Redaçã[email protected]

PREPARAÇÃO - Os mu-nicípios do RN têm atéhoje, 22, para convocaros seus eventos prepa-ratórios à ConferênciaNacional das Cidades.A Conferência será rea-lizada no período de 20a 24 de novembro, emBrasília.

DESTAQUE - A turma do“Keké Isso na TV” foi des-taque ontem no programaBalanço Geral, por causado sucesso do vídeo com amúsica de Flávio PisadaQuente. Em menos de ummês, o clipe "O Cara do Fi-at Uno" já obteve mais de2 milhões de acessos.

SECRETÁRIO - O DiárioOficial do Estado publi-ca hoje, 22, a nomeaçãodo jornalista EdilsonBraga para o cargo deAssessor de Comunica-ção Social do Governo doEstado. Braga assumeo lugar do atual secretá-rio, Paulo Araújo.

PROGRAMAA professora Amanda Gurgel, eleita vereadora de

Natal com votação recorde, deverá atuar como co-mentarista em um programa televisivo do Estado. Oprojeto ainda está em desenvolvimento.

EVENTOO Departamento de Comunicação Social (Decom)

da UFRN promoverá o "I Workshop interpretaçãopara TV e Cinema". O evento ocorrerá nos dias 28deste mês e 1º de março.

BRASÍLIAO presidente da Câmara dos Deputados, Henrique

Alves (PMDB), dispensou atenção especial às cole-gas Sandra Rosado (PSB) e Fátima Bezerra (PT), nolançamento do Programa Brasil sem Miséria, an-teontem, e prestigiou a parlamentar do PSB durantea reunião da bancada feminina da Casa, ontem.

DECISÃO -O TSE deter-minou que a prefeitacassada de TabuleiroGrande, Klébia Bessa(PSB), retornasse aocargo. O TRE/RN haviadecidido o afastamentode Klébia por suspeitade captação ilícita de vo-tos, em outubro.

Page 6: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Economia6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Após derrubar juros, Banco do Brasil eCaixa batem recordes e ganham mercado

Pesquisa

Os bancos públicos fe-derais, Banco do Brasil eCaixa, ganharam a dispu-ta por mercado contra osmaiores bancos privadosdo país, Itaú Unibanco,Bradesco e Santander,após a queda da taxa bá-sica de juros.

O governo pressionouos bancos estatais a au-mentarem a oferta de cré-dito e a baixar os juros pa-ra incentivar o consumo,em meio à desaceleraçãoda economia.

Tanto o Banco do Bra-sil quanto a Caixa regis-traram lucros recordes noano passado, de R$ 12,2 bi-lhões e R$ 6,1 bilhões, res-pectivamente. Enquantoisso, Itaú, Bradesco e San-tander viram seus ganhosdiminuírem o ritmo nomesmo período.

Com queda de 7%, o I-taú ainda foi o banco quemais lucrou no país, R$13,594 bilhões. Logo atrásvem o Bradesco, com ga-

nhos de R$ 11,381 bilhões,o único entre os privadosque aumentou o lucro noperíodo (alta de 3%). Já oSantander teve um recuode 5%, chegando a R$6,329 bilhões.

CARTEIRA DE CRÉDITOOutro fator importante

nessa disputa, a carteirade crédito, também mos-tra ampla vantagem dosbancos públicos.

A Caixa Econômica Fe-deral anunciou que suacarteira cresceu 42% noano passado, avanço qua-se cinco vezes maior do quea taxa média de seus prin-cipais concorrentes priva-dos.

A carteira de crédito doBanco do Brasil, incluindooperações no exterior,cresceu 24,9% em 2012.

Os bancos são obrigados,por determinação do Ban-co Central, a oferecer umasérie de serviços gratuitos

O governo pressionou os bancos estatais a aumentarem a oferta de crédito e a baixar os juros para incentivar o consumo

aos clientes. Este e outrosdireitos, no entanto, muitasvezes não são conhecidospelos consumidores, o quepode resultar em gastosdesnecessários. Especialis-tas ouvidos listam a seguirdireitos que muitas vezesnão são informados pelosfuncionários dos bancos.

INADIMPLÊNCIAUm dos pontos de maior

preocupação com a quedana taxa de juros, a inadim-plência dos bancos públi-cos ficou menor do que amédia do setor no país.

O índice de pagamentosatrasados há mais de 90dias do BB ficou em 2,05%em dezembro de 2012, en-quanto a média geral dosbancos é de 3,64%.

A Caixa também ficouabaixo da média dos calo-

tes, com 2,08% de emprés-timos não pagos com maisde três meses de venci-mento.

QUEDA DOS JUROSNo ano passado, o go-

verno adotou várias me-didas para estimular a eco-nomia diante da crise eco-nômica global, com redu-ção de impostos e juros.

A presidenta DilmaRousseff criticou por di-versas vezes os juros co-brados pelos bancos e pe-diu para que as institui-ções diminuíssem seus ga-nhos para ''níveis civiliza-dos''.

A taxa Selic determi-na o nível de consumo dopaís, pois influencia os ju-ros de todas as operaçõesna economia.

Os juros baixos são im-portantes para a maioriada população, que pagacrediários menores, e osempresários, que encon-tram mais facilidadespara vender sua produ-ção e expandir negócios,pois fica mais baratocomprar máquinas, porexemplo.

Por outro lado, os ju-ros altos podem influen-ciar uma alta da inadim-plência e diminuir o inte-resse de investidores,que passam a ter um re-torno menor.

Prefeita visitou o bairro na manhã dessa quinta-feira e inspecionou qualidade de serviços na área

Moradores do Abolição II sugeremações à prefeita Cláudia Regina

Os moradores da Abo-lição II receberam a visitada prefeita Cláudia Regi-na na manhã desta quinta-feira, dia 21 de fevereiro.A chefe do executivo mu-nicipal chegou ao bairroacompanhada dos auxilia-res da área de desenvol-vimento urbano, do Ouvi-dor da Prefeitura e de umacomitiva de parlamentaresda Câmara dos Vereado-res de Mossoró.

O mutirão foi montadocom o objetivo de vistoriaros serviços oferecidospelo município naquelaregião da cidade, além deabrir espaço para o con-tato direto com a comu-nidade, como forma deouvir as necessidadesdos moradores. A prefei-ta começou a caminha-da na Igreja de Nossa Se-nhora de Fátima e percor-reu as proximidades daAbolição II.

“O município tem gran-des trabalhos nas Aboli-

ções e é importante quea Gestão esteja próximapara averiguar o anda-mento dos nossos servi-ços”, defendeu o subse-cretário de Desenvolvi-mento Territorial, JailsonFreire. Já o titular da se-cretaria de Desenvolvi-mento Urbano, AlexandreLopes, ressaltou que avistoria “é uma recomen-dação da prefeita CláudiaRegina que sempre es-tejamos acompanhandoo andamento, de forma aaprimorarmos a qualida-de do que é ofertado à po-pulação”, destaca o se-cretário.

A prefeita conversoucom os moradores de ca-sa em casa, bem comocom os comerciantes daregião. Todas as suges-tões e colaborações pro-postas foram encaminha-das para os secretários deresponsabilidade no as-sunto. Cláudia Reginatambém sugeriu aos mo-

Visita

radores que procurassemos vereadores para que osparlamentares providen-ciassem encaminhamen-tos sobre o pleito.

“Vamos trabalhar como apoio de todos: comu-nidade, secretários e ve-readores. A população

tem contribuições impor-tantíssimas e precisamosestar próximos para aten-der as necessidades etambém acompanhar aqualidade dos nossos ser-viços prestados”, ressal-tou a prefeita Cláudia Re-gina.

A visita ao bairro tam-bém foi o primeiro compro-misso do Ouvidor da Pre-feitura de Mossoró, cujonome do engenheiro e ad-vogado Jorge Henrique foiconfirmado na última quar-ta-feira (20). “A ouvidoriaserá um caminho a dispo-

sição da população paracolaborar com a gestão doMossoró Para Todos atra-vés das sugestões, recla-mações, e contribuiçõespara o planejamento eações do nosso mandato”,justificou a prefeita Cláu-dia Regina.

Prefeita conversou com moradores e ouviu sugestões de serviços Vereadores acompanharam a visita da prefeita

Page 7: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Presos fazem greve de fome por TV, sanduicheira e ventilador nas celas de presídios do Ceará

Movimento

GIRO PELO MUNDO

Segundo a secretaria, as direções e comissões de negociação das unidades receberam a lista de reivindicações dos presos.

Preso tem acesso às chaves das celas para ajudar trabalho dos agentes penitenciários do presídio ProfessorAníbal Bruno, no Recife; com três vezes mais detentos que a capacidade, presídio está sendo considerado pe-lo Conselho Nacional de Justiça a pior penitenciária do Brasil

Presos de cinco unida-des do Ceará iniciaramuma greve de fome orga-nizada, na tarde da últi-ma terça-feira (19), pa-ra fazer uma série de rei-vindicações às autorida-des. Entre os pedidos dospresos, está a inclusão desanduicheira, TV e ven-tilador em cada uma dascelas. O Estado não aca-tou o pedido.

Segundo a Sejus (Se-cretaria da Justiça e Ci-dadania do Estado doCeará), das cinco unida-des, quatro encerraram agreve de fome até a ma-nhã dessa quinta-feira(21). A única que aindamantém o protesto é a Ca-sa de Privação Provisóriade Liberdade 1, onde cer-ca de mil presos não co-mem há mais de 36 horas.

Em duas das unida-des, os presos aceitaramcafé da manhã nessaquinta-feira. Já em ou-tras duas, a greve de fo-me foi encerrada na noi-te dessa quarta-feira(20).

Segundo a secretaria,as direções e comissõesde negociação das unida-des receberam a lista dereivindicações dos pre-sos. A pauta exige TV,ventilador, sanduicheirae ponto de energia em ca-da uma das celas; melho-ria na entrada de visitase na alimentação forne-cida pelo Estado; e visi-ta às quartas-feiras parapresos provisórios.

Para a Sejus, porém, agreve de fome estaria li-gada ao "grande aumen-to de apreensões de arti-gos irregulares nas uni-dades, com a intensifi-cação de vistorias e revis-tas nos visitantes, a aqui-sição de novos aparelhos(câmeras de vídeo, ra-quetes, raios X, bodys-

Brasil/Mundo 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Campanha pede que cardeal queencobriu casos de pedofilia nãoparticipe de escolha do papa

O cardeal Roger Ma-hony tem 76 anos e, por-tanto, é um dos chama-dos a escolher, sob a cú-pula da Capela Sistina,o próximo papa. O proble-ma é que Mahony temum passado muito sujo.Durante seus 26 anos àfrente da arquidiocese deLos Angeles, o cardealencobriu 129 padres acu-sados de abusos contramenores de idade. Entreoutras manobras, ele ostransferia de diocese pa-ra ajudá-los a escapar àação da Justiça, ou evita-va que fossem à terapiapara que os psiquiatrasnão pudessem avisar asautoridades. Agora, a re-vista italiana "FamigliaCristiana" e a organiza-ção americana CatholicsUnited acabam de pôr emquestão a conveniênciade que o cardeal Mahonyviaje a Roma para parti-cipar do conclave. Um pa-pa deve ser eleito com ovoto de quem, em vez deutilizar seu poder parasocorrer as vítimas, se si-tuou do lado dos agres-sores?

A resposta parece cla-ra, menos para Mahony.Através de seu blog, o car-deal declarou que preten-de pegar o avião e plan-tar-se no Vaticano. Masantes - no dia 23 - terá quecomparecer diante do tri-bunal americano que ins-trui o caso de mais de 12mil páginas que detalhaa atuação dos 129 sacer-dotes. Em 31 de janeiropassado, depois da leitu-ra das acusações, o atu-al arcebispo de Los Ange-

les, José Gómez, disseque havia sido uma expe-riência "brutal e doloro-sa", que o que ali se rela-ta é "triste e malvado", eem consequência decidiudestituir o cardeal de to-dos os seus cargos. Ma-hony está proibido deexercer tanto trabalhosadministrativos quantoaqueles ligados à sua con-dição de cardeal - confir-mação de fiéis ou ordena-ção de presbíteros. Masele conserva o direito departicipar da eleição donovo papa. Fará isso?

Através de seu site, a"Famiglia Cristiana"convida os católicos a semanifestarem contra, e,para lhes dar anteceden-tes, reproduz tanto o quepensa do cardeal Ma-hony a imprensa dosEUA - "tem sorte de nãoestar na prisão", publicou"The Washington Post"- como as ações tomadascontra ele pelo atual res-ponsável pela arquidio-cese, monsenhor Gómez:"Ele ocultou 129 casos, eum dos que protegeu foium sacerdote mexicanoque abusou de 26 crian-ças em 1987".

canner) e a formalizaçãodo Grupo de Apoio Peni-tenciário --grupo de eliteformado por agentes pe-nitenciários, para fins devistorias, contenção demotins e escolta."

Segundo o órgão, asvistorias resultaram naapreensão de 3.158 ce-lulares em 2012. Sobrea entrada de objetos ir-regulares, a secretariadisse que está se esfor-

çando "na contenção dosfatores que os provo-cam", com a demissão dequatro agentes peniten-ciários envolvidos emtransgressões discipli-nares.

Instalações modernas no complexo penitenciário, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BeloHorizonte, o primeiro presídio privado do país. Trata-se de uma parceria entre o governo de Minas Gerais ea iniciativa privada

O cardeal aposentado RogerMahony, em foto de 2007. Ele éacusado de participação em umescândalo de pedofilia nos Es-tados Unidos

Page 8: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Social8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

NADA, NADA, NADA...O rei Roberto Carlos é o artista

mais assediado para fazer shownas inaugurações dos estádios

que estão sendo construídos pa-ra a Copa do Mundo 2014. As

propostas são "indecentes" atépara os padrões do Rei Roberto.

Nenhuma das propostas apre-sentadas o "balançou". Mas cer-

to é que ficaremos, mais umavez, com os requebros e cacare-jos de forrozeiros, sertanejos e

"axezeiros". Que peninha!

PÓDIOJosé Morais coloca mais um

item de valor em seu currículoprofissional. O gerentão do

BNB- agência Mossoró - chegouao primeiro lugar no ranking2012 de gerentes de Negócios

das Carteiras de Micro e Peque-nas Empresas de todas as agên-

cias do Banco do Nordeste doBrasil. Parabéns!

DESEJOJá virou desejo: é só dar uma

olhada nas joalherias mais ba-canas para ver que os "earcuffs"- brincos que envolvem a orelhatoda - saíram da passarelas in-

ternacionais, como Chanel eYves Saint Laurent, e prome-tem ganhar o gosto dos mais

fashionistas. Entre as marcasbrasileiras que apostam na ten-

dência, estão Jack Vartanian,Guerreiro, H. Stern e Silvia

Furmanovich.

VereadorLahyrinho Neto

recebe vivas porseu aniversário

hoje. Aqui com afilha Maria e a esposa

Polianna

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

Sandra Rolim posa de "mestre-cuca" nafesta do seu aniversário

Carlos Augusto e Viviana - Carnaval "fora de época" no CCAA

@ Hoje é dia de enviar parabénspara o vereador Lahyrinho Rosado, Zé"Monalisa Fartura" Maria, ÂngelaBerth, imortal Crispiniano Neto e pa-ra o doutor Paiva Lopes, que aniversa-riam. Parabéns!

@ O amigo Francisco Mota nos liga pa-ra avisar que volta a morar em Natal. Deixaa morada à beira-mar de Tibau para atenderexigências da profissão.

@ Fotos do prefeito de Baraúna,Isoares Oliveira, de sheik e pelas areiasdo deserto ilustraram ontem a sua pá-gina no Facebook.

@ Projeto de lei de autoria da deputa-da federal Sandra Rosado estabelece avalia-ção de gestão fiscal e responsabilidade so-cial no poder público e que aguarda despa-cho para tramitar na Câmara dos Deputa-dos, ganhou destaque na mídia nacional.

@ O Sélect Nouveau faz festa pa-ra comemorar o seu segundo aniversá-rio com um programa de "de fazer gos-to". Sexta-feira (1º de março).

@ Amanhã tem Carnaval "fora de épo-ca" nos jardins da escola de idiomas CCAA.Para pular, dançar e rebolar com a música doDJ Balinha. Acessos disponíveis na secreta-ria da escola.

@ O presidente e corregedor doTribunal Regional do Trabalho da 21ªRegião (TRT-RN), desembargador Jo-sé Rêgo Júnior, anunciou nessa quar-ta-feira (20), em Mossoró, a criação,até o final de 2013, de mais uma Va-ra (4ª) do Trabalho.

Page 9: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

MOSSORÓ-RN - SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013 ESPORTE

Moradores da comunidade Lagoa deSalsa, localizada na RN-013, interdita-ram ontem pela manhã a estrada quedá acesso a Tibau. Os manifestantes bus-cam, através do protesto, impedir a de-socupação da área, uma vez que a medi-da vai afetar cerca de 200 famílias quevivem na região.

A representante da manifestação,Cledenise Oliveira, disse que aguardaum posicionamento da Secretaria de Es-tado dos Assuntos Fundiários e Apoio àReforma Agrária (Seara), Federação dosTrabalhadores na Agricultura do Esta-do do Rio Grande do Norte (Fetarn), en-tre outros órgãos, sobre o assunto.

"Recebemos apenas um comunicadoinformando sobre a reintegração de pos-se da área por um antigo proprietáriochamado Antônio Nóbrega. Depois dis-so, as autoridades não nos disseram maisnada", informa a representante.

Cledenise destaca que os moradoresda comunidade Lagoa de Salsa estão te-merosos quanto aos seus destinos, apósdeixarem o assentamento. "Vivemos naregião há mais de 15 anos. Hoje mais de200 famílias das comunidades Lagoade Salsa, Vila Nova e Ariza habitam o es-paço. Não temos outro local para irmos,nossa vida é aqui. Esse protesto foi aúnica forma de chamar a atenção dosórgãos para o problema".

Ela complementa explicando que o do-cumento entregue aos moradores solici-tando a desocupação da área apresentadiversas irregularidades. "Nosso advo-gado informou que o documento apresen-ta muitos erros, um dele diz respeito aodirecionamento que não foi feito a cadaum dos moradores. Caso nenhuma pro-vidência seja tomada para solucionaressa situação, faremos outro protesto".

Tribunal diz queCorinthians pode ser punido por morte de torcedor,mas não crê em exclusão

PÁGINA 6

Manifestantes buscam alertar autoridades e impedir a desapropriação da área por mais de 200 famílias

ProtestoCOTIDIANO

Moradores da comunidade Lagoa de Salsa interditam RN-013

Titular da Seara informa que liminar de reintegração de posse está temporariamente suspensa

Mobilização impediu a passagem de veículos pela via que dá acesso ao município de Tibau

O problema teve início na se-mana passada, quando a juízaUefla Fernanda Duarte Fer-nandes, da Comarca de AreiaBranca, garantiu, através de li-minar, a reintegração de umaárea de quase 10 mil hectaresao proprietário cearense An-tônio Nóbrega. Com a decisão,

cerca de 200 moradores que vi-vem na região terão de sair desuas casas.

Diante da situação delicada,o secretário da Seara, RodrigoFernandes, informou que foirealizada uma reunião com ajuíza de Areia Branca, que emi-tiu a decisão de desapropriação

do terreno, e, no momento, es-ta medida está suspensa.

"Resolvemos marcar umareunião para o dia 18 de marçopara que todos os órgãos envol-vidos nesse processo, como é ocaso da Polícia Militar, Procu-radoria do Estado, secretaria,entre outros, possam buscar

juntos uma solução para essasituação", afirma Rodrigo Fer-nandes.

O secretário ressalta que areunião visa discutir uma so-lução para a questão que nãoprejudique os moradores da co-munidade. "Temos que ter emmente que a situação na comu-

nidade mudou nestes 13 anos,hoje vivem na área mais de 200famílias, proprietários investi-ram recursos através de finan-ciamentos, desta forma temosque encontrar um caminho me-nos traumático para que esseproblema seja resolvido", expli-cou Rodrigo.

Marcos Lima

Page 10: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Motoristas reclamam sobreproblemas do trânsito na BR-304

Transtorno

Mudanças na sinalização exigem atenção redobrada de motoristas, principalmente à noite quando a visibilidade do trecho é reduzida

Motoristas que trafe-gam pela BR-304, no pro-longamento da avenidaRio Branco em direção aoconjunto Santa Delmira,queixam-se sobre o trân-sito no local. Devido àsobras de construção do via-duto, eles alegam que a si-nalização está confusa, di-ficultando a passagem pe-lo local e aumentando aschances de acidentes,principalmente à noitequando a via fica sem ilu-minação.

A condutora Ana Pau-la disse que antes dasobras já era difícil circularpelo trecho devido à faltade iluminação, agora oproblema se intensificouem decorrência das obras."Trafegar pela área é mui-to confuso, sempre queposso evito fazer esse tra-jeto", relata a estudante.

Já a estudante Ra-phaelle Gurgel argumen-ta o transtorno se faz ne-cessário para a implanta-ção de melhorias no local.

"Não acho que estejatão ruim, temos que en-tender que o local é umcanteiro de obras no mo-mento, mas mesmo com

Novo semáforo foi instalado a fim de ajudar quem trafega pelo local

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mossoró celebra a 9ª edição do Carnapae

Comemoração

A Associação de Paise Amigos dos Excepcio-nais (Apae) de Mossorórealiza hoje, às 8h, na se-de da instituição, no con-junto Abolição II, a 9ªedi-ção do Carnapae. Esteano o evento tem como te-ma 'baile à fantasia' econtará com a participa-ção de aproximadamen-te 150 crianças.

A assessora da ApaeVanessa Soares destacaa importância do eventopara as crianças. "A mú-sica é muito importantepara o tratamento e so-cialização dos nossos alu-nos. Durante toda a se-mana trabalhamos o te-ma com as crianças, mos-tramos vídeos sobre asformas de comemoraçãonas diversas cidades dopaís, falamos sobre os as-pectos culturais e o sur-gimento da festa".

o transtorno de a passa-gem estar fechada, no sen-tido bairro-centro, o senti-do contrário está bem si-nalizado e instalaram umnovo semáforo. Além dis-so, colocaram aqueles co-nes de concreto para deli-mitar as passagens praentrar no bairro ou seguircaminho na BR", explicoua estudante.

Ela complementa di-zendo que no momento oque se faz necessário éuma maior atenção porparte dos motoristas quetrafegam pelo local. "Achoque as medidas de segu-rança cabíveis foram to-madas, mas o motoristatem que redobrar atençãopara evitar que futuros in-cidentes aconteçam".

Assessora da Secreta-ria de Infraestrutura,Kallyne Ninotcha expli-cou que antes do iníciodas obras do viaduto foifeito um estudo de des-vio de tráfego para quemedidas fossem tomadasa fim de minimizar osefeitos trazidos pela in-terdição de trechos davia.

Marcos Lima

Marcos Lima

Os alunos foram preparados durante toda a semana para o baile carnalesco

Gerais2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DICA DE LIVROS1- Princípios de rela-

cionamento de Jesus -Tom Holladay

2- Apologética cristãno século XXI - PaulThorson

3 - 90 minutos no céu- Don Piper

A SUAVE MÃO DE DEUS AO SEU LADO (lições de vida)

Quando as dificuldades batem à porta, a primeira per-gunta é: por que eu, Deus? Certamente, neste momento, aúnica coisa que vem à sua mente é a tristeza de uma vidasem paz e muitas vezes sem amor, o que quase sempre nosleva ao desespero, pois situações inesperadas ocorrem pa-ra todos. A diferença está em como você vai enfrentar essassituações.

Em alguns casos, certamente as pessoas logo vão pen-sar que Deus está lhes punindo por alguma falta ou falha,mas, às vezes, Deus apenas está tentando lhes ensinar do-ces lições da vida. E nestas lições, que implicam em solidão,é comum pensar que Deus lhe abandonou.

Neste momento, é necessário lembrar que você não é aúnica pessoa passando por dificuldade; pelo contrário, exis-tem várias pessoas que estão em situações piores que asua, mas a diferença está na forma de como você vai apro-veitar esse momento para crescer como pessoa humana, oumelhor, crescer espiritualmente.

Os grandes heróis da Bíblia não receberam logo seu tro-féu, mas sempre levaram a cruz pesada para receber poderdos céus, e, ao receber poder, saíram pelo mundo como men-sageiros do Senhor, com coragem e amor profundo anuncian-do Cristo, o salvador dos homens. Não esqueça: as mais be-las canções foram feitas em momentos de grande provação.Esse sentimento de abandono vai passar. Essa dor, essaangústia, vai ter fim. Pois o próprio Deus promete ajudá-loao dizer: "Não temas, estou contigo; não te espantes, souteu Deus. Eu te guardo e te ajudo".

Portanto, você precisa urgentemente saber o quanto Deuslhe ama, o quanto você é especial para Deus, o quanto eleespera que você lute, mesmo que aparentemente você te-nha fracassado. Ele espera que você se levante do chão, cheiode coragem e erga um clamor, pois assim Ele anuncia: "Es-tarei com você até a consumação dos séculos".

MARCHAEle ensinava aos seus discípulos que era necessário que ele fos-

se diminuindo e o Senhor fosse crescendo, a voz de João exprime overdadeiro sentimento daqueles que amam ao Senhor. O seu dese-jo era fazer com que todos conhecessem o Deus vivo, pois essa erasua maior glória. Ele sabia que todos os serafins cobrem o rosto di-ante Dele, para refletirem a sua glória e lá dos santos dos santos, afumaça cobria João e somente os olhos do Senhor podiam vê-lo. Avaidade e o orgulho não tinham nenhum valor para ele.

Precisamos desse tempo de fé de João, onde a graça é o que bas-ta a cada homem e o seu prazer seja a presença de Deus, pois vive-mos tempos difíceis, onde os religiosos querem estar nas primeirasfilas, dentro dos grandes palácios de mármore. O amor à riquezatem superado o amor ao próximo e a presença de Cristo deixou deser o maior prazer da igreja. Não esqueça: a presença de Jesus, oCristo, deve ser sempre o maior prazer de um homem.

PROPOSTA DO PASTOR SAMUEL CÂMARA PARAPRESIDÊNCIA DA CGADB (ELEIÇÕES 2013)

11-Rádio, Televisão e InternetUsar todos os meios de comunicação para:a) Integrar e mobilizar os milhões de assembleianosb) Evangelizar e discipular o povo brasileiroc) Formar a Rede Assembleia de Deus de Comunicação12-Impacto Evangelístico e Missionário nos estados e

no BrasilVamos promover impactos em todos os estados. Con-

vidaremos os assembleianos de todo o Brasil para orar eapoiar o trabalho daquele Estado durante o mês, usan-do para isto jornal, revista, rádio e televisão.

Fonte - Site:www.cgadbpratodos.com.br

RICARDO [email protected]

MÁXIMAS TEOLÓGICAS"A oração não é um

meio de remover elemen-tos desconhecidos e im-previsíveis da vida, masuma forma de incluir odesconhecido e o impre-visível nos atos da graçade Deus em nossa vida".Ray Anderson

PORTAS ABERTASA Igreja do Evangelho

Quadrangular, que está so-bre o pastore-o do queridoamigo pastor Marcelo Me-nezes, vem promovendo umgrande desenvolvimentoevangelístico na cidade deMossoró, assim comoministrando seminários co-mo o da colheita do fruto fielque sempre ocorre no mês deagosto durante os dias 24 a26 do referido mês. Para-béns, homem de Deus.

MÚSICA GOSPELO cantor Álvaro Tiro esta-

rá em Mossoró no fim destemês e início de março. Elecumprirá agenda em váriasigrejas evangélicas locais e decidades circunvizinhas.

ReflexõesTeológicas

Um dos diferenciaisda festa deste ano dizrespeito à utilização deadereços fornecidos pe-las escolas de samba domunicípio, além disso osalunos tiveram a oportu-nidade de confeccionarsuas próprias máscaras,usando muitas cores,

brilhos, entre outros en-feites.

"Durante o evento se-rão eleitos o rei e a rai-nha do carnaval, tambémserá escolhida a melhorfantasia. Os alunos irãoanimar a festa de carna-val através de instrumen-tos", falou Vanessa.

O Carnapae é voltadoaos alunos, pais e profis-sionais que atuam na ins-tituição, no entanto, qual-quer pessoa que queira vi-sitar a Apae ou contribuirpara a festa ou outras opor-tunidades basta se dirigirà sede do órgão ou ligar pa-ra o telefone 3315-2666.

Page 11: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Professor Gilton Sampaio alega que foi confeccionado pela chapa da situação um tipo de propaganda não permitida

Comissão Eleitoral recebeu representação

Comitê é composto por membros do poder público, sociedade civil e usuários de água

Consuni recebe representação contra candidatossituacionistas a reitor e vice reitor da Uern

Eleições

A Comissão Eleitoralque rege o pleito para oscargos de reitor e vice-re-itor da Universidade doEstado do Rio Grande doNorte (Uern) recebeu re-presentação eleitoral con-tra os candidatos PedroFernandes e Aldo Gon-dim. A representação foiapresentada pela chapaencabeçada pelos candi-datos Gilton Sampaio eLúcio Ney, na tarde de on-tem. Segundo a assesso-ria jurídica da chapa, hou-ve uma transgressão àResolução do ConselhoUniversitário (Consuni),que regulamenta as elei-ções na Uern.

"Foi confeccionado e

distribuído um tipo depropaganda que não épermitida pelas regrasdas eleições. Segundo aresolução do Consuni, apublicidade que pode serimpressa é a carta-pro-grama e bottons. No en-tanto, a chapa encabeça-da pelos candidatos PedroFernandes e Aldo Gon-dim produziu panfletos",esclarece Herbert Mota,assessor jurídico.

A representação elei-toral pede que seja apli-cada uma penalidade pe-la Comissão Eleitoral."Pedimos que seja aplica-da uma multa no valor de5 mil Ufirs (Unidade Fis-cal de Referência) e que

seja destinada às residên-cias universitárias daUern. Em caso de novatransgressão, que a mul-ta seja dobrada. O que nósqueremos é que seja ga-rantida a isonomia dopleito", afirma.

Secretária da Comis-são Eleitoral, VerônicaCarlos afirma que o docu-mento será apreciado pe-lo órgão e depois a respos-ta será encaminhada àchapa. A assessoria dachapa encabeçada peloscandidatos Pedro Fer-nandes e Aldo Gondim ex-plica que estava sabendoda representação e que oscandidatos só irão se pro-nunciar após notificação.

Marcos Lima

Luciano Lellys

Posse dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró é realizada na Estação das Artes

Membros do Comitê daBacia Hidrográfica do RioApodi-Mossoró (CBHApodi-Mossoró) toma-ram posse em solenida-de ontem na Estação dasArtes Elizeu Ventania.No total, o Comitê é com-posto por 30 membros ti-tulares e 30 membros su-plentes, eleitos entre po-der público, sociedade ci-vil e usuários de água.

O professor RamiroCamacho é ex-secretáriodo Comitê Provisório eagora membro como re-presentante da Universi-dade do Estado do RioGrande do Norte (Uern).Segundo ele, a posse dosmembros fecha um cicloimportante que foi o deinstalação do Comitê."Houve uma verdadeiramobilização da sociedadenesse período em que rea-lizamos as plenárias nosmunicípios polo", esclare-ce o professor.

Ainda segundo Rami-ro Camacho, agora oCBH Apodi-Mossoró po-derá definir as priorida-des para a Bacia. "Vere-mos quais são essasemergências e o que se-rá feito. Se é o tratamen-to dos resíduos sólidos oueducação ambiental. En-fim, serão definidas asprioridades. Ao todo, são52 municípios que inte-gram a Bacia, de LuísGomes a Areia Branca eGrossos", afirma o pro-fessor.

O representante daPrefeitura Municipal deMossoró e subsecretárioda Gestão Ambiental,Mairton França, esclare-ce as expectativas. "Mui-ta gente tem a ideia deque o Comitê irá despo-luir o rio Apodi-Mossoró.Não é isso, mas já é umgrande avanço. Os resul-tados serão percebidos amédio e longo prazos. Es-

sa Bacia é muito grandee engloba 30% do territó-rio do Estado. Todas asdecisões precisam ser en-caminhadas ao ConselhoEstadual de Recursos Hí-dricos", destaca MairtonFrança.

O secretário estadualde Recursos Hídricos, Gil-berto Jales, explica queagora que o Comitê estáformado, os membrospassarão por capacitaçãopara começarem a atuar."Essa instância é muitoimportante porque é par-ticipativa e conta commembros do poder públi-co, sociedade civil e usuá-rios de água", afirma.

Os membros do Comi-tê participam hoje de umaoficina sobre o funciona-mento de comitês de ba-cia, ministrada por umtécnico da Agência Nacio-nal de Águas (ANA). Lo-go após, acontece a pri-meira reunião ordinária

Meio ambiente

Juiz ministrará palestra sobre direito coletivo do trabalho na Ufersa O juiz José Maurício

Pontes Júnior, da PrimeiraVara do Trabalho de Mos-soró, ministrará palestrasobre coletivo do trabalho,na Universidade Federal

Rural do Semi-Árido (Ufer-sa). O evento será realizadona próxima terça-feira, 26,às 19h, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

A palestra é uma ativi-dade de extensão promo-vida pelos alunos da dis-ciplina Direito do Traba-lho I, do curso de Direito dainstituição. O evento é

coordenado pela professo-ra Samara Maria Moraisdo Couto.

De acordo com a organi-zação da palestra, o magis-trado, dentro da temática

proposto, abordará ques-tões relacionadas a direitode greve, organização sin-dical e instrumentos cole-tivos de negociação.

Serão disponibilizadas

70 vagas para o público emgeral. Os interessados po-derão se inscrever gratuita-mente no auditório daPROPPG, antes do início daexposição do magistrado.

Evento

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

do colegiado. A diretoriado CBH Apodi-Mossoróserá eleita e empossada.Também haverá aprova-ção do Regimento Inter-no do Comitê.

O diretor da ANA,Paulo Varela, estevepresente à solenidade deposse. "O Brasil temuma legislação das maisavançadas sobre a ges-

tão das águas. O Comi-tê é um órgão descentra-lizado, participativo ecompartilhado entre osusuários", comenta Pau-lo Varela.

Page 12: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Social4 www.omossoroense.com.br

A publicitáriaLílian Françafesteja hojemais um anode vida e festeja com a equipe da ElevareComunicação.Ela é demais O vereador Lahyre

Rosado Netoaniversaria hoje erecebe os vivas dacoluna. Aqui, com a esposa PolyannaSimas. Parabéns

Comissão de formatura do curso de Enfermagem da UnP Mossoró. Amanhã é dia de grande baile nos salões do Requinte Buffet

Flash

es V

IPs

FORRÓ FEST MOSSORÓAcabado o Carnaval da Arena, a Gondim & Garcia anuncia o I Forró

Fest Mossoró, trazendo em sua programação grandes atrações para realizaro encontro mais aguardado do ano, no dia 22 de março. O evento contarácom shows de Wesley Safadão & Garota Safada, Flávio & Pizada Quente eBonde do Brasil, que irão se apresentar no palco do Espaço VillaOeste. Asvendas de acessos serão divulgadas em breve. Quem aguarda ansioso portodas as novidades do Forró Fest pode ficar atento ao Twitter e ao Face-book da organização do evento. Contagem regressiva.

[email protected]

Lima- A Elevare Comunicação hoje come-

mora o aniversário da publicitária LílianFrança. Também de idade hoje: GabrielAndrens, Rummening Azevedo, LucyanoCardoso, Claryce Machado, Isabela Aires,Arthur Mendes, Samara Nogueira, Mayt-ta Paiva e Ângela Berth. Vivas.

- Ainda nesta sexta-feira, os festejosrolam soltos em torno do vereador Lahy-rinho Rosado, que comemora a data es-pecial ao lado da esposa Polyanna Si-mas, a filha Maria e demais familiares.

- De volta ao gramado nos EmiradosÁrabes Unidos, o jogador Paulo Júnior fezuma excelente estreia no segundo turno daliga "UAE". Seu time Al Fujarah venceu oplacar de 5 a 0 para o Al Rams. O primei-ro gol da partida foi de Paulo Júnior. OFujairah segue na 5ª colocação. Sucesso.

- Sarah Gurgel, Rafael Pinheiro, Ale-xandre Oliveira, Isaac Cavalcante e inú-meros outros fãs de Jorge e Mateus con-firmam presença no showzão da dupla,em Macaíba/RN, no próximo dia 2.

- Falando em grandes eventos, a Are-na do Imirá, em Natal, receberá o showde Djavan, no dia 4 de maio. Trata-se daprimeira apresentação do seu novo disco"Rua dos Amores", em Natal. O evento te-rá atrações locais a serem confirmadas euma superestrutura. Volto com novidades.

- Mariana Santos, herdeira de Fernan-da Santos e Frank Dantas, é uma das con-cluintes no curso de Enfermagem - UnP,que festeja amanhã com baile no Requin-te Buffet. Desejamos sucesso.

- Após alguns dias na capital paulista-na, a proprietária do Requinte Buffet, So-corro Paiva, volta para Mossoró com abagagem recheada de novas tendênciasdo universo gastronômico. Por lá, partici-pou de curso ministrado pelo renomadochefe de cozinha Álvaro Rodrigues. Muitobom.

CONCLUSÃO DE CURSOMais uma conquista será cele-

brada nos salões do Requinte Buffet.Neste sábado, acontecerá o baile deformatura da turma de enfermagemda UnP Mossoró, marcando o encer-ramento da caminhada acadêmicados alunos. A festa terá início às 22h.Todo o evento recebe assinatura daMaster Produções e Eventos. Apóso cerimonial, os convidados serãoanimados ao som das bandas Sal-salada, Forró dos 3 e DJ Balinha, queprometem agitar a festa até o dia a-manhecer.

SETOR HOTELEIRODurante a abertura do Workshop

& Trade Show da CVC, no Expo Cen-ter Norte, em São Paulo, o ministrodo Turismo, Gastão Vieira, anunciouque os empresários do setor hoteleiroque, de forma abusiva, aumentaremos preços das diárias devido à Copadas Confederações, Copa do Mundoe Olimpíadas, serão punidos pormeio de mecanismos do governo.Para impedir que abusos como es-ses ocorram, órgãos governamentaisse unem para impedir que os pro-blemas registrados e solucionadosdurante o Rio+20, no Rio de Janeiro,aconteçam. Esperamos, pois.

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Page 13: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Conforme a entidade, a ação desponta como alternativa viável para promover passeios turísticos no interior

Sebrae desenvolve projeto de roteiro rural "DoSertão para o Mar" para potencializar turismo

Iniciativa

Com o objetivo de de-senvolver a atividade tu-rística na região Oestepotiguar, o Serviço Bra-sileiro de Apoio às Microe Pequenas Empresas doRio Grande do Norte (Se-brae/RN) desenvolve oprojeto de roteiro rural"Do Sertão para o Mar".A ação desponta como al-ternativa viável para in-teriorização do turismo.

Partindo da cidade deMossoró, "Do Sertão pa-ra o Mar" beneficia em-preendimentos ligados àatividade rural nas cida-des de Serra do Mel, Ti-bau e Areia Branca. A di-versidade de atrativospresentes no roteiro in-clui apiários, salinas,plantios de melão e arte-sanato local, constituin-do duas rotas.

Estudantes e repre-sentantes de instituiçõesde ensino, que compõemo chamado turismo peda-gógico, são a principal ca-tegoria de visitantes. Emseguida, vêm os turistasconvencionais. É o que re-vela o diagnóstico traça-do pelo Setorial de Turis-mo do Sebrae-RN.

O diagnóstico tambémapresenta números ex-pressivos de aceitação doroteiro e de visitantes.Em 14 meses, mais de600 pessoas já visitaramos atrativos que integramo destino. O índice deaprovação dos empreen-dedores beneficiados coma ação chega a 90%.

Em 21 de fevereiro de1945, os então combaten-tes da Força Expedicioná-ria Brasileira (FEB) toma-ram de assalto o MonteCastello, marcando a pre-sença do Brasil na Segun-da Guerra Mundial. Ho-je, 68 anos depois do mar-co histórico, a data é moti-vo de festa e comemora-ção para os ex-combat-entes de Mossoró.

Os ex-combatentes re-lembram com orgulho es-sa fase importante da

história do país. Paramanter viva a memóriadeste episódio, os eternossoldados guardam obje-tos e lembranças daque-le tempo no Museu dosEx-Combatentes

O acervo é compostopor autógrafos, publica-ções, medalhas, capace-tes, granada, espada e di-versos utensílios que re-metem à luta dos mosso-roenses na 2ª GuerraMundial. O museu tam-bém conta com exposição

de fotos dos expedicioná-rios vivos e mortos.

A Batalha de MonteCastello foi travada ao fi-nal da Segunda GuerraMundial, entre as tropasaliadas e as forças doExército alemão, quetentavam conter o seuavanço no Norte da Itá-lia. Ela arrastou-se portrês meses, de 24 de no-vembro de 1944 a 21 defevereiro de 1945, duran-te os quais se efetuaramseis ataques. Nesse com-

bate, milhares de solda-dos da FEB tiveramgrande importância noscampos de batalha, porisso a data é comemora-da fervorosamente pelosex-combatentes queatuaram no conflito.

A batalha teve a par-ticipação de 228 soldadosmossoroenses; destes, so-mente oito estiveram noscampos de batalha em so-lo italiano, e os demais fo-ram combatentes no lito-ral do Estado.

Raimundo Lira e Louro Branco realizam show decantoria hoje à noite no conjunto Vingt Rosado

Cultural

Ex-combatentes celebram os 68anos da tomada de Monte Castello

Memória

Gerais 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Salinas fazem parte do roteiro turístico

Arquivo

Os amantes da tradi-cional cantoria de violaterão a oportunidade deapreciar este estilo mu-sical, o repente, amanhã,a partir das 22h, quandoos repentistas RaimundoLira e Louro Branco pro-moverão um show no Barda Macambira, localiza-da na terceira etapa doconjunto Vingt Rosado.

Segundo RaimundoLira, o objetivo do show émanter viva a tradição derepentistas e cantorias nacidade, além de ser umaforma de divulgar cadavez mais a cultura do re-pente, que utiliza a artedo improviso para encan-tar públicos de várias ge-rações.

De acordo com Raimun-do Lira, todas as pessoasda comunidade que apre-ciem o estilo podem com-parecer ao evento. Segun-do ele, não será cobrado umvalor específico para a en-trada, uma vez que o in-gresso será cobrado na tra-dicional cantoria de ban-deja, onde os participantesdepositam o valor que de-sejar para os artistas.

Conforme RaimundoLira, o show terá um re-pertório bastante diver-sificado. Todas as canto-rias irão falar de assun-tos diversos da atualida-de e outros que o públicodesejar. "Serão cerca detrês horas de apresenta-ção, ou mais, dependendodo que o público desejar.Nós já fizemos outrosshows nesse mesmo lu-gar, e nossa intenção é depromover esse evento pe-lo menos uma vez pormês, no conjunto VingtRosado", destaca o repen-tista.

Há 40 anos nesse ra-mo, Raimundo Lira jágravou diversos CDs, ten-do participado de grava-ções ao lado de grandescantadores nacionais."São quatro décadas dededicação à cantoria, éminha paixão", diz, com-plementando que quemquiser conhecer um pou-co mais de seu trabalhopode adquirir o material(CD, DVD, MP3) que se-rá disponibilizado duran-te o show, no valor de R$10.

Os empreendedoresque mantêm atividadesinseridas no destino es-tão otimistas com os re-sultados. É o caso do pro-dutor de mel de abelhaGiomar Neves. Para oapicultor, a criação do ro-teiro rural trouxe novasperspectivas e abriu a

oportunidade de novosnegócios e aumento derenda.

No ano passado, Gio-mar Neves recebeu a vi-sita de sete grupos de tu-ristas e já há procura pa-ra agendamento de visi-tação para os próximosmeses. "O roteiro está

sendo muito bom paranós, que trabalhamos naatividade rural. Nossosprodutos estão ficando co-nhecidos em todo o Esta-do, e estamos ganhandomais com a venda, que au-mentou bastante. Já te-mos visitas agendadas",anima-se.

Page 14: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

O Corinthians podeser punido pela morte dotorcedor boliviano de 14anos na partida dessaquarta-feira contra o SanJosé em Oruro, na Bolí-via. Mas a equipe dificil-mente será excluída daCopa Libertadores de2013. Esta é a opinião deum dos membros do tri-bunal da Conmebol (Con-federação Sul-Ameri-cana de futebol) que irájulgar o caso.

“A exclusão é mais emcasos de ações do próprioclube, como corrupção ouabandono de campo. Porato da torcida é imprová-vel”, falou o membro dotribunal, que pediu paranão ser identificado. Ele,entretanto, acredita queexiste a possibilidade depunições referentes à tor-cida, como a perda demando de campo ou aobrigação de jogar emportões fechados.

A punição aplicada pe-la Conmebol aos envol-vidos no episódio que re-sultou na morte do tor-cedor boliviano será deci-dida por um tribunal dedisciplina da entidadeapós analisar o que foi re-latado pelo delegado dapartida. A confederaçãocriou o Tribunal de Disci-plina e Câmera de Apela-ções este ano para resol-ver questões de discipli-na nos jogos, infrações econdutas antidesporti-vas a pedido da Fifa.

A comissão é formada

Esporte6 w w w.omossoroense.com.br

Punição

Tribunal diz que Corinthians pode ser punidopor morte de torcedor, mas não crê em exclusão

Volta por cima

Léo Moura é ''poupado'' em esquema de Dorival,corre menos e revê bom futebol no Flamengo

A punição aplicada pela Conmebol aos envolvidos no episódio que resultou na mortedo torcedor boliviano será decidida por um tribunal de disciplina da entidade

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Kevin Douglas Beltran Espada, boliviano morto em jogo do Corinthians na Libertadores

por cinco membros, sen-do um deles o brasileiroCaio Rocha, vice-presi-dente do STJD (SuperiorTribunal de Justiça Des-portiva). Caio não poderáparticipar da decisão porser brasileiro e ter ligaçãocom uma das partes en-volvidas. O comitê será di-rigido pelo uruguaio Adri-an Leiza, vice-presidente.Caso haja um empate dedois votos, será Leizaquem definirá a punição.

Ainda não foi entreguepara a Conmebol o relató-rio do jogo pelo delegadoda partida. Em comuni-cado do assessor NéstorBenitez, a entidade dis-se apenas que a questão

cabe à comissão discipli-nar, que não recebeu in-formações oficiais sobre o“lamentável” assunto.

O representante do tri-bunal afirmou que o pra-zo para o julgamento é"curto" para que a puni-ção seja aplicada aindadurante a atual edição daLibertadores. O trâmite éos membros do tribunalreceberem a súmula e re-latório da partida e ana-lisarem. Depois disso, ins-talam procedimentodisciplinar e notificam aspartes envolvidas paraque montem sua defesa.

Hildo Nejar, represen-tante brasileiro na Con-mebol, foi procurado pe-

la reportagem e afirmouque somente a comissãomesmo pode decidir quetipo de punição será apli-cada. Mas diz não crer emalgo punitivo para os clu-bes.

“Eu não posso anteci-par o que eu não sei. So-mente esse tribunal po-de decretar o que vai ocor-rer. O delegado vai enca-minhar o que viu e vãoanalisar. Mas no meu en-tendimento problema detorcida é uma questão desegurança nacional.Quem tinha que evitar is-so era a polícia boliviana.Mas quem tem que defi-nir isso é o tribunal”, fa-lou Nejar.

Problemas físicos, le-sões musculares e atua-ções irregulares são coi-sas do passado para LéoMoura. Após um ano de2012 complicado peloFlamengo, o veteranolateral direito deu a vol-ta por cima neste iníciode temporada e recupe-rou o bom futebol de ou-tros tempos que o tornouum dos principais ídolosda torcida rubro-negra.

E o reencontro com obom futebol passou,principalmente, pelo no-vo esquema tático ado-tado pelo técnico Dorival

Júnior. Com atacantesabertos pelas pontas docampo, o lateral de 33anos foi “poupado” de al-gumas subidas pela la-teral direita e viu seu rit-mo de jogo consideravel-mente diminuído, cor-rendo menos e facilitan-do o seu preparo físico.

“Com certeza o esque-ma tem sua parcela decontribuição. O fato deter jogadores rápidos àminha frente me dámais opção de jogada eapoio. Tem sempre al-guém para me auxiliarno ataque e também na

defesa”, destacou o joga-dor.

“Também tive muitosproblemas em sequênciano ano passado. Aindanão havia passado porisso no Flamengo, massabia que era algo pas-sageiro. Mantive a fé emDeus, a confiança nomeu trabalho, e tudo vol-tou aos eixos. Agora éprocurar dar sequênciaao trabalho e fazer o pos-sível para dar o máximode alegrias para essatorcida que tanto amo”,completou Léo Moura.

Além da fé e do esque-

ma de Dorival Júnior, olateral moicano atri-buiu o sucesso ao iníciode temporada sem le-sões. “São vários fatoresque contribuíram paraeu voltar a jogar da ma-neira que estou habitua-do, mas acredito que osprincipais deles são o fa-to de eu ter iniciado oano completamente cu-rado dos problemas fí-sicos e muito bem men-talmente, com tudo emsintonia, tanto profis-sionalmente quanto naminha vida pessoal”, ex-plicou.

Page 15: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Esporte

Hoje os treinadores Samuel Cândido do Potiguar e Hugo Sales no Baraúnas darão umcaminho dos times que colocarão em campo no derby mossoroense. Claro, nesse tipo de jogo ocomum é o treinador fazer certo mistério, mas os treinos denunciam, a menos que os portõesdo local sejam fechados.

Público do Nogueirão para Baraúnas e Potiguarnão passará do autorizado no último clássico

Capacidade

SÉRGIO OLIVEIRA

É, temos que respeitar a opinião dos profissionais qualificados para o assunto queestão emitindo os laudos interditando todo aquele lance de arquibancada, aliás, terri-velmente isolado do restante do estádio por dois muros. Era desejo da diretoria do Ba-raúnas ampliar a capacidade para seis mil pessoas. Só tem uma saída, outro laudo depessoas também tecnicamente qualificadas. Quem sabe, confrontando, caso exista, ava-liações divergentes se possa usar melhor o estádio. Agora, não adianta nós, na condi-ção de leigos, simplesmente dizer que a estrutura é boa, afinal, faz tempo que se falanas ruínas do Nogueirão e ele continua de pé. Lembro que em 2004 queriam até inter-ditá-lo para que o Potiguar não jogasse a final contra o América. Jogou, o estádio lotoue sequer balançou. Mas, repito, continuo respeitando a avaliação de quem executou e,para rebatê-la, que apareçam engenheiros dispostos a encarar essa luta.

O torcedor do Baraúnas, inexpli-cavelmente, mesmo com seu time sem-pre brigando nas primeiras posições, nãoapareceu como deveria aos jogos do seutime. Por outro lado, até quando o Po-tiguar estava lutando contra o rebaixa-mento, o seu torcedor se fez presente e atéapoiou, talvez também por isso o time ten-ha conseguido reagir.

No entanto, para domingo, estamosfalando de clássico, aquele jogo que nen-hum dos dois quer sair de campo derro-tado. Por este motivo, acredito, as duastorcidas estarão lotando os espaços aelas reservados no estádio. Previsão deuma bonita festa, afinal, os dois timesestão na briga pelo turno e as vagas naCopa do Brasil.

NO Engenhão, Luxemburgo deu o chamado nó tático com o Grêmio em cima do Fluminense.Resultado, gaúchos 3 a 0. LEMBRANÇA. A McLaren criou um site para homenagear Ayr-ton Senna. UM torcedor do Corinthians usa sinalizador em jogo da Libertadores e mata meni-no de 14 anos. E agora?

ARBITRAGEMComo os sorteios parecem ser dire-

cionados, torcemos que o árbitro ou ár-bitros que irão trabalhar em Mossorósejam o que tem de melhor nos qua-dros da Comissão Estadual de Arbi-tragem. O confronto Baraúnas e Poti-guar de domingo tem caráter decisivoe precisa ser dirigido com pulso firme.

SEGURANÇAAté aqui o trabalho da Polícia Mili-

tar nos jogos do Nogueirão tem sidoexemplar. Inclusive foi assim no primei-ro clássico do ano. Por isso, temos a cer-teza de que o tenente Rabelo, respon-sável pelo trabalho, vai cuidar para quea paz continue reinando no estádio Leo-nardo Nogueira. Aos vândalos, os rigo-res da lei e firmeza na abordagem.

CAINDOParece uma situação inevitável um

novo rebaixamento do Potyguar de Cur-rais Novos. As notícias que chegam nãosão boas. Até jogador dispensado con-tinua na cidade por não ter dinheiro pa-ra viajar. Vencendo ou perdendo, fute-bol profissional é coisa séria, e dirigen-te incapaz de cumprir com sua respon-sabilidade que saia do caminho.

EQUIPES

Para o clássico dopróximo domingo contrao Potiguar, a diretoria doBaraúnas já sabe que nãopoderá mexer muito nacapacidade do estádio No-gueirão, como pretendia.O próprio presidente tri-color Eudes Fernandesanunciou que não serápossível aumentar o espa-ço para o público diferen-te do que foi permitido napartida anterior, quandoo mando de campo era doalvirrubro.

Parcialmente interdi-tado, o estádio Nogueirãoestá oficialmente libera-do pelas autoridades desegurança para receberum público de 3.500 pes-soas. Porém, no primeiroclássico do ano a diretoriado Potiguar conseguiuautorização para vender4.500 ingressos e para ojogo de domingo, pela mo-tivação, os dirigentes doBaraúnas pretendiamampliar esse número pa-ra 6.000.

No entanto, essa pro-posta já foi descartadapelos representantes doCorpo de Bombeiros lo-cal que considera perigo-so utilizar parte das ar-quibancadas interdita-das. Como no jogo ante-rior a carga de ingressosesgotou antes mesmo doseu início, existe a previ-são de que o mesmo vol-te a acontecer no domin-go, deixando muita gen-te do lado de fora do es-tádio.

Corpo de Bombeiros local veta pretensão do “Leão do Oeste” para o confronto do próximo domingo

Uma marca alcançadano Campeonato Esta-dual, ainda em seu 1º tur-no, já desperta atenção ecuriosidade daqueles queacompanham os númerosdo certame no Rio Gran-de do Norte. A perguntaque se faz é se esse já éum recorde no futebol lo-cal, em relação ao goleiroRoberto do Potiguar quehá 540 minutos, exatosseis jogos, não toma gol.

Depois de assumir a

condição de titular da ca-misa 1, Roberto tem aju-dado com suas defesas otime alvirrubro a alcan-çar a condição de vice-líder do campeonato, de-pois de passar pela zonado rebaixamento. Ele, noentanto, lembra, além desua dedicação pessoal,das orientações recebi-das do preparador de go-leiros e da boa posturados seus zagueiros e la-terais.

Em declarações da-das ao site do Potiguar,ele lembra que assumiua condição de titular noclássico quando venceupor 2 a 0. A partir daí, abola não passou mais."Estou muito feliz, os re-sultados são frutos deum trabalho sério, ve-nho me dedicando paraconseguir fazer o meudever dentro de campo,e graças a Deus estouconseguindo. Vou conti-

nuar trabalhando forte,os treinos realizados pe-lo professor Magno Ra-mon (preparador de go-leiros) vem me ajudan-do muito. Tambémagradeço ao trabalho co-letivo, nossa defesa bempostada e sempre temoso apoio do pessoal dafrente. Vamos trabalharmais forte, por que te-mos um clássico impor-tante no domingo", dis-se o goleiro.

Goleiro alvirrubro Roberto chegaaos 540 minutos sem sofrer gol

No Potiguar

ATACANTEDepois de abrir negociação com o Potiguar,

ouvir proposta do Baraúnas e dizer que que-ria voltar ao time do Assu, o atacante Gilmarjá admite permanecer no CSA de Alagoas. Éo que noticiava a imprensa alagoana antesda rodada de ontem em que o jogador aindadefenderia o CSA. Pelo que fiquei sabendo, oalvirrubro já desistiu. Correto, sem essa deentrar em leilão de jogador.

AS DUAS TORCIDAS NO ESTÁDIO

[email protected]

Esportivo

7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nogueirão segue com público limitado.

Goleiro Roberto, seis jogos sem sofrer gol

Page 16: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Polícia8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PM deflagra "operação MossoróSegura" contra a criminalidade

Segurança

Agricultor morre vítimade choque elétrico nazona rural de Janduís

Eletroplessão

Ontem pela ma-nhã, o agricultor Filo-balde Arruda, 27, queresidia na comunida-de Morada Nova, zo-na rural de Janduís,morreu vítima de cho-que elétrico quando li-gava uma motobom-ba dentro de um açu-de perto de sua casa.Ele ainda chegou a serlevado ao Hospital deCaraúbas, mas nãoresistiu.

Segundo informa-ções repassadas porum cunhado da víti-ma, por volta das 6h,Filobalde se dirigiu aoaçude, no intuito de li-gar o motor para abas-tecer a sua casa. Pas-

sou um tempo e elenão voltou, o que dei-xou sua mãe preocu-pada.Ela resolveu irao reservatório equando chegou ao lo-cal encontrou o filhose debatendo dentroda água. A mãe reti-rou o filho e o levou auma unidade médica,mas não foi possívelsalvá-lo.

O corpo do agricul-tor foi necropsiado eperitos do InstitutoTécnico e Científicode Polícia (Itep) cons-tataram que a morteteria sido causadapor uma parada car-díaca, ocasionada pe-lo choque.

Pedreiro esfaqueado emorto em briga de bar na cidade de Pendências

Homicídio

Jovem assassinado com tiro nacabeça na Favela das Malvinas

Violência

Denarc apreende maconha, cocaínae crack no bairro Santo Antônio

Ação

Uma bebedeira, naquarta-feira (20), na cida-de de Pendências, resul-tou em uma briga e con-sequentemente na mortedo pedreiro José Melo An-tunes, 47, que residia narua Pedro de Melo, bair-ro Pendências de Cima.Ele foi morto a golpes defaca, nas dependência deum balneário, às mar-gens do Rio Açu.

Segundo informações

da Polícia Militar, vítimae acusado teriam uma ri-xa antiga e quando se en-contraram no balneárioresolveram "acertar ascontas" em uma briga defaca. José Melo foi golpea-do no abdômen e chegoua ser socorrido para o hos-pital local, mas não re-sistiu.

A PM fez diligências,mas não conseguiu lo-calizar o acusado.

Barreiras serão montadas em pontos diferentes da cidade

Ação da PM acontece em locais alternados.

Em resposta ao avan-ço da criminalidade emMossoró, a Polícia Mili-tar iniciou ontem a "Ope-ração Mossoró Segura",que realizará aborda-gens no centro da cidadee em bairros periféricos.O reforço da PM mobili-za 76 policiais e 22 via-turas dos do 2° e 12º Ba-talhões de Polícia Militarda cidade (2º e 12º BPMs)e o Departamento de Po-lícia Rodoviária Esta-dual (DPRE).

Segundo informaçõesrepassadas pelo tenente-coronel Alvibá Gomes

Ferreira, comandante do2º BPM, a operação au-menta a presença da PMem todas as áreas dacidade para inibir a crimi-nalidade, em específico otráfico de drogas e homi-cídios.

O oficial acrescentaque esse tipo de operaçãovai continuar em dias ehorários alternados, econclama a população acontribuir com a PM,através de denúncias, pe-lo telefone 190, do Cen-tro Integrado de Opera-ções de Segurança Públi-ca (Ciosp).

Agentes da DelegaciaEspecializada em Narcó-ticos (Denarc) realizaramontem uma operação po-licial no bairro Santo An-tônio, onde em uma resi-dência apreenderam ma-conha, crack e cocaína. Oproprietário da boca de fu-mo, identificado apenascom "Bobila", conseguiufugir do cerco policial e es-tá sendo procurado.

Segundo informaçõesrepassadas pela Denarc,à boca de fumo, localiza-da na rua Chico Tinoco, jáestava sendo investigadahá algum tempo, onde de-núncias da população da-vam conta que no local onúmero de viciados pro-

curando comprar drogasera intensa.

Quando os policiaischegaram na residênciahavia vários elementosque fugiram quando avis-taram a viatura. Quan-do os agentes entraramna casa encontraram dro-gas espalhadas por várioslocais, inclusive pendura-da em um coqueiro noquintal.

Foram apreendidosum quilo de maconhaprensada, três pedrasgrandes de crack e cincopapelotes de cocaína. Oentorpecente estava sen-do preparado para comer-cialização e a Denarcacredita que a droga ha-

Luciano Lellys

Marcos Lima

Reprodução

Filobalde Arruda, vítima de choque.

Droga apreendida pela Denarc pertence a “Bobila” (no detalhe).

via chegado há poucotempo na boca de fumo.

Os delegados Rafael

Arraes e Denys Carvalhoda Ponte lavraram o fla-grante.

O jovem DallysonNayrak Soares Barreto,o "Gaspar", 20, que resi-dia na rua Rosa Dália,conjunto Parque das Ro-sas, bairro Dom JaimeCâmara, em Mossoró,morreu na tarde de on-tem no Hospital Regional

Tarcísio Maia (HRTM),onde estava internadodesde a noite da quarta-feira (20), quando foi ba-leado na Favela das Mal-vinas.

De acordo com a PM,por volta de 21h "Gaspar"sofreu um tiro na cabeça

quando conversava comamigos em um banco dapraça. A família contou àpolícia que o acusado se-ria um vizinho da vítima,com quem já havia discu-tido várias vezes.

O titular da DelegaciaEspecializada em Homi-

cídios (Dehom), RobertoMoura, disse que ouviráos familiares da vítimae amigos que estavam emsua companhia, para po-der entender como tudoaconteceu e assim pro-ceder com o inquérito po-licial.

Page 17: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Os prefeitos da regiãodo Vale do Açu e muni-cípios membros do Con-sórcio Intergestores Va-le Unido estiveram reu-nidos na tarde dessaquarta-feira (20), no au-ditório da Floresta Na-cional do Assú (Flona),atendendo convite doprefeito do Assú, IvanJúnior, com o propósi-to de avançarem na dis-cussão pela consolida-ção da entidade.

De um total de dozeprefeitos, seis estive-ram presentes ou repre-sentados: Jackson Be-zerra (Afonso Bezerra),Ivan Lopes Júnior (As-sú), Luizinho Cavalcan-te (Carnaubais), Leo-nardo Oliveira (Ipan-guaçu), Licélio Guima-rães (Itajá) e, ainda, oprefeito Ivan Padilha(Pendências), que emviagem a Brasília dele-gou a presença a um re-presentante .

Temas como gestãode resíduos sólidos e apromoção de cursos etreinamentos direcio-nados aos servidoresdos municípios por ór-

O encontro manti-do entre os prefeitosda região foi o primei-ro do ano e teve a opor-tunidade de reunir osgestores eleitos nopleito de 2012 e aosque continuaram nagestão.

Último presidenteda organização muni-cipalista, "Luizinho"

indicou Ivan Júniorpara ser o próximopresidente da entida-de, convite que foiaceito pelo gestor as-suense. A próximareunião do colegiado,na qual deverá ocor-rer a composição detoda a nova diretoria,ficou pré-agendadapara o dia 6 de março,

uma quarta-feira, às10h.

Essa próxima agen-da dos administrado-res vinculados ao cole-giado intermunicipalprovavelmente acon-tecerá na Câmara deVereadores da cidadedo Assú.

Neste mesmo dia 6de março está planeja-

da a posse dos prefei-tos como presidentesde Juntas do ServiçoMilitar, cerimônia quetrará à cidade um re-presentante do Exér-cito Brasileiro prove-niente de Natal parao mencionado aconte-cimento solene.

Os prefeitos pre-sentes saíram do en-

contro motivados a ca-minharem na buscapela consolidação daentidade como o me-lhor caminho para fo-mentar o desenvolvi-mento da região tra-tando coletivamenteos problemas de cará-ter comum aos muni-cípios como gestão dosresíduos sólidos, segu-

rança, saúde, entreoutros.

Os município mem-bros do Consórcio Inter-gestores Vale Unidosão: Assú, Afonso Bezer-ra, Alto do Rodrigues,Carnaubais, Ipangua-çu, Itajá, Guamaré, Ma-cau, Pendências, Portodo Mangue, São Rafaele Serra do Mel.

REGIONALMOSSORÓ-RN - SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013 XCXXXXXXXXXXX

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PÁGINA 7

Prefeitos discutem consolidação doConsórcio Intergestores Vale Unido

Encontro realizado quarta-feira colocou em pauta assuntos de interesse de toda a região do Vale do Açu

Próxima reunião deve definir composição da diretoria

Mobilização

Reunião convocado por Ivan Lopes busca reativar entidade

gãos como a Controlado-ria-Geral da União

(CGU), seccional do RN,dominaram a pauta.

No entanto, a maiordiscussão teve como

base a proposta de re-tomada das reuniões

e atividades da enti-dade.

Page 18: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Cidades2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SubstitutaDurante os dias que ficou afastada do

cargo, assumiu a Prefeitura a presidenteda Câmara, Iracema Galvão (PMDB).Em Taboleiro Grande a guerra entregovernistas e oposicionistas parece queainda renderá e muito.

ReforçoA governadora RosalbaCiarlini con-

clui neste sábado (23), a entrega dos 146novos ônibus escolares que vão reforçara frota da educação estadual neste iní-cio de ano. Em Caicó, serão entregues24 ônibus para 22 municípios da regiãodo Seridó.

OesteEm Pau dos Ferros, 33 municípios

do Alto e Médio Oeste receberão 35ônibus. Em Mossoró, 23 ônibus serãorepassados a 19 municípios da regiãoOeste e Vale do Açu. A programaçãocomeça por Caicó, a partir das 9h, na Es-cola Estadual Senador Guerra.

LocalJá na cidade de Pau dos Ferros, a en-

trega dos ônibus ocorrerá às 15h, naPraça de Eventos Nossa Senhora daConceição. Em Mossoró, a entrega seráàs 18h, na Praça de Eventos, da aveni-da Rio Branco.

Já entregues No último dia 14, 53 novos ônibus já

haviam sido encaminhados para 45 mu-nicípios da Grande Natal, Agreste,Trairi e Mato Grande. Outros 10 ônibusforam entregues aos municípios de Bre-jinho, Itajá, Jandaíra, Pedro Velho,Viçosa, Jucurutu e Pau dos Ferros en-tre o final de 2012 e o início de 2013.

Em MossoróE por falar em Rosalba, a gover-

nadora esteve em Mossoró ontem no fim

da tarde para a posse dos membros doComitê da Bacia Hidrográfica do RioApodi-Mossoró. Em contato com agovernadora indaguei sobre a saída dosecretário de comunicação do Estado,Paulo Araújo.

EsclarecendoRosalba confirmou a saída de Paulo

da função que exerce há poucas sem-anas e fez questão de eliminar qual-quer ligação com crise. A governado-ra destacou que a saída de Paulo sedeu a partir de um convite para ocu-par a função de editor de uma revistaem São Paulo.

Substituto Para a função, foi nomeado o jor-

nalista Edilson Braga.Aos 64 anos,Edilson Braga é professor aposenta-do do curso de Comunicação Social daUniversidade Federal do Rio Grandedo Norte (UFRN) e tem passagem pordiversos órgãos de imprensa do RioGrande do Norte.

CurrículoBraga foi diretor de redação da Tri-

buna do Norte, editor de Política doDiário de Natal, editor-chefe do O Jor-nal de Hoje e terá a missão de começaro trabalho de comunicação do Estadodo zero. Braga é o terceiro nome a ocu-par a função.

PedidoA deputada federal Fátima Bezerra

(PT) solicitou ao presidente da Caixa,Jorge Hereda, a ampliação de mais noveagências para atender à população doRio Grande do Norte. As cidades quepoderão ser contempladas são Parelhas,Parnamirim, Canguaretama; São Paulodo Potengi; Umarizal; Alexandria;Caraúbas; Ipanguaçu e São Miguel doGostoso.

PrazoOs pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nas escolas da rede esta-

dual de Natal têm até hoje para apresentar os documentos necessários às secreta-rias das escolas e efetivar a matrícula.

PerdaAqueles que perderem o prazo terão a matrícula cancelada, abrindo espaço pa-

ra os estudantes que estão na lista de espera das escolas mais procuradas. No atoda efetivação, é necessário a apresentação de três fotos 3x4 recentes, histórico es-colar ou declaração da escola anterior, cópia do registro de nascimento ou RG e có-pia do comprovante de residência.

Forró FestO empresário Tácio Gondim anuncia seu próximo grande evento. Trata-se do For-

ró Fest que reunirá numa única noite Flávio Pizada Quente, Garota Safada e Bondedo Brasil. O evento está marcado para o dia 22 de março no Espaço VillaOeste.

prefeita de Tabuleiro Grande, Klébia Bessa (PSB), cassada na semana pas-sada por captação ilícita de votos nas eleições de outubro, garantiu dire-ito de retomar o cargo a partir de uma decisão temporária que valerá até

julgamento final do mérito pelo TSE. Klébia, que já tem o direito de reassumir aprefeitura garantido, ainda não o fez por que está na estrada. O medo de avião fezcom que a prefeita seguisse até Brasília de carro, o que impediu sua chegada aomunicípio oestano em tempo hábil para reassumir a prefeitura. Caso se manten-ha à frente da prefeitura oestana, a população da pequena Taboleiro Grande sabeque não poderá contar com muita ajuda vinda de Brasília. Diante desta realidade,não creio que a prefeita percorrerá os corredores dos ministérios com muita fre-quência. Surreal.

ANo "Fiat Uno"

Márcio Costa

Giro pelo [email protected] Ajustes

Mudança possibilitou maior espaço à Organização de Procura de Órgãos

Central de Transplantespassa por adaptações

Estado amplia processo de captação de órgãos

O Centro de Notifica-ção, Captação e Distribui-ção de Órgãos (CNCDO)do Rio Grande do Norte,está funcionando, desde oúltimo dia 7, no 2º andarda sede da Secretaria deEstado da Saúde Públi-ca (Sesap).

Com início de suas ati-vidades de captação emmarço de 2002, no Hos-pital Walfredo Gurgel, aCentral de Transplantespassou por essa mudançade endereço, a fim de pro-piciar uma melhoria naqualidade dos serviçosprestados à população.

A mudança possibili-tou um maior espaço à Or-

ganização de Procura deÓrgãos (OPO), que fun-ciona, desde fevereiro de2010, no Walfredo Gur-gel, com o objetivo de iden-tificar possíveis doadoresde órgãos e tecidos paratransplante.

Para isso, a equipe,composta por cinco en-fermeiros, um coordena-dor e um médico, reali-za a busca ativa presen-cial em plantões de 24h,em 20 hospitais públicose privados. O trabalhotem mostrado resulta-dos satisfatórios e, nosúltimos três anos, jáconseguiu zerar a fila depacientes que aguarda-

vam um transplante decórnea.

Com recursos do Insti-tuto do Bem, foram inves-tidos R$ 20 mil para as rea-dequações de antigos espa-ços e criação de outros. Comprevisão de conclusão em15 dias, as obras OPO in-cluem uma nova sala admi-nistrativa, de arquivo, alade refrigeração das solu-ções para conservação deórgãos, uma copa, e uma sa-la exclusivamente destina-da ao acolhimento familiar,possibilitando um melhoratendimento às famílias depotenciais doadores - pes-soas que tiveram o diagnós-tico de morte encefálica.

A atividade de capta-ção de órgãos no RN temavançado nos últimosanos. Conforme dados daAssociação Brasileira deTransplante de Órgãos(ABTO), em 2009, o nú-mero de notificações depotenciais doadores era90 e o de doadores efeti-vos correspondia a 2,6 pormilhão da população.

Já em 2012, esses nú-meros passaram, respec-tivamente, para 151 e

16,1. Isso representa umcrescimento de 519%quanto aos doadores efe-tivos.

Segundo a subcoorde-nadora da CNCDO doRN, Andréa Santos, o au-mento das notificações foiresultado de ações educa-tivas desenvolvidas pelaCentral junto a profissio-nais de saúde, com a fi-nalidade de conscientizarsobre a importância doato. Além disso, conforme

a subcoordenadora, foidesenvolvido um traba-lho de sensibilização jun-to à população em geral,quanto à relevância dadoação de órgãos.

"A Central tem contri-buído não só para a que-bra de preconceitos refe-rentes à doação, mastambém para o exercícioda cidadania, visando aobem-estar da popula-ção", afirmou a subcoor-denadora.

Page 19: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Projeção

Ciclistas

Entidade reúne associadospara discutir reestruturação

A Associação dos Ci-clistas do Rio Grande doNorte [Acirn] convida osciclistas e seus associa-dos para participar nodia 16 de março, sábado,às 15h, para eleger suanova diretoria. Entre asnovidades, serão criadasas diretorias de Cultura,Comunicação e Direto-rias de Articulações dePolos Municipais.

A entidade foi funda-da em 2010 com o obje-tivo de divulgar o ciclis-mo no Estado, promoveras questões e debates so-bre as infraestruturaspara o uso da bicicleta,promoção da paz, da ci-dadania e da inclusão so-

cial com respeito à pre-servação e conservaçãodo meio ambiente.

Ao longo deste perío-do a Acirn promoveu reu-niões na capital, comotambém em Mossoró, pa-ra discutir sobre os in-teresses do uso da bici-cleta e participou de fó-runs e debates sobre di-versos assuntos.

Entre as mais impor-tantes, podemos desta-car que ocorreu umamaior integração e par-ticipação entre os ciclis-tas; o surgimento de umexpressivo número depessoas andando de bici-cletas; criação de váriosgrupos de ciclistas na ca-

pital e no interior; ex-pansão e abertura de no-vas lojas de bicicleta emtodo o Estado e a elabo-ração, criação e aprova-ção da lei cicloviária dacapital.

A Acirn terá uma di-retoria cultural para tra-tar dos assuntos direcio-nados como a Mostra In-ternacional de Cinemasobre Bicicleta, que temcomo objetivo estimulara produção de audiovi-sual sobre o uso da bici-cleta nos seus mais va-riados aspectos e impres-sões positivas que esseextraordinário veículopromove.

Serão criadas, além da

Diretoria Cultural, a Di-retoria de Comunicação,os Diretores de Articula-ção Municipal, que com-preenderá os seguintespolos de diretorias: Na-tal, Mossoró, Caicó, JoãoCâmara e Macau, pastasmuito importantes paraaproximar os ciclistas dointerior; Criação das se-guintes Assessórias: Ju-rídica, de Jornalismo eAssessoria de Associati-vismo Nacional.

O local da reunião pa-ra a Assembleia Geralserá no edifício AlfredoXavier, nº 3631, localiza-do na rua Des. Túlio Be-zerra de Melo, Candelá-ria, Natal/RN.

Cidades 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

RN na rota de exibição do programa "AutoEsporte" e da novela "Flor do Caribe"

Imagens do Estado serão destaque na novela

Drama que substituirá "Lado a Lado" tem como foco a história do piloto de caça da Base Aérea de Natal

NATAL/INTERIOR -O secretário de Turismo deNatal (Seturde), Fernan-do Bezerril, confirma pa-ra o próximo domingo, 24,no programa "Auto Espor-te", da TV Globo, a maté-ria feita em Natal sobre aorigem do buggy e, a par-tir do dia 11 de março (se-gunda-feira), a estreia danovela "Flor do Caribe" namesma emissora, a ser exi-bida às 18h.

A novela, que substitui-rá "Lado a Lado", tem co-mo foco a história do pilo-to de caça da Base Aéreade Natal (Henri Castelli)com a bugueira (GraziMassafera).

Como presidente doNatal Convention Bu-reau, Fernando Bezerrilapoiou a realização das fil-magens da novela e agora,como secretário de Turis-

mo de Natal, atuou na rea-lização dos dois eventos."Natal ficará na vitrine damídia nacional e interna-cional com a exibição doprograma "Auto Esporte"e da novela "Flor do Cari-be", que ficará oito mesesna grade de exibição da TVGlobo, uma senhora divul-gação, que conseguimos acusto zero", ressalta o se-cretário.

Sobre a matéria para o"Auto Esporte", a escolhade Natal, segundo o produ-tor do programa, TiagoTorricelli, se fez óbvia pe-la beleza da cidade, sua"cultura bugueira", a ori-gem desse meio de trans-porte e pela simpatia e aco-lhimento do seu povo. Na-tal hoje conta com 720 bu-ggies cadastrados que at-uam em passeios turísticospelas dunas de seu litoral.

A novela contém cenasgravadas na base aéreade Natal, e ao ar livre naregião da Costa Branca,mais especificamente emPonta do Mel e em Portodo Mangue, nas Dunas doRosado.

Após as gravações emAreia Branca, a equipepartiu para as praias dePipa, Pitangui, Praia doAmor e Currais Novos.Após as cenas na praia,foram gravadas cenasnas cidades potiguares.

A trama conta a histó-ria de amor entre Cassia-no (Henri Castelli) e Es-ter (Grazi Massafera),dois jovens que se conhe-ceram na infância e que,na adolescência, desco-briram o amor verdadei-

ro. Das brincadeiras in-fantis na fictícia Vila dosVentos às juras de amorna fase adulta foi um pu-lo.

Ela, guia turística quefaz passeios de buggy pe-las praias deste paraíso,

não vê a hora de se casarcom seu amor da juventu-de, hoje, um piloto de ca-ça da Aeronáutica.

Tudo seria perfeito, senão fosse por Alberto (Í-gor Rickli), amigo do ca-sal, que, para conquistar

Ester, será capaz de tudo.É neste momento que a vi-da colocará no caminho deCassiano uma série de de-safios, que o obrigará aprovar se pode superá-lospara ficar com seu gran-de amor.

Belezas naturais do Rio Grande do Norte serviram de cenário para novela global

Cedida

Page 20: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

[email protected] Caraúbas

RodriguesRozenice

Mello,formanda do

curso de Pedagogia

na cidade deCampo

Grande, aquem desdejá parabeni-

zo pela conquista.

Ela merece!

Aniversariantefesteja do dia é a queridaShamyraAlmeida Jácome. Tim-tim!

Social4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PARABÉNS PRA VOCÊ

Nesta data querida:hoje, 22/2, Shamyra Al-meida Jácome, Shirley

Targino; amanhã, 23/2,Lílian Rodrigues; do-mingo, 24/2, Dacildo

Andrade, Ivanildo Viei-ra, Marcel Praxedes;

segunda-feira, 25/2, Fe-lipe Góis. Muitas felici-dades, muitos anos de

vida!

DOM MARIANO NO MÉDIO OESTE

Duas cidades do Mé-dio Oeste recebem a vi-sita do bispo diocesano

dom Mariano Manzanaa partir do dia 24 de fe-vereiro, se estendendo

até o dia 3 de março.São elas Patu e MessiasTargino. Na programa-ção, estão visitas a ins-tituições, cafés da ma-

nhã e muitos momentosde fé.

NATÁLIA RECEBECom discoteca das

melhores e jantar, aquerida Natália Mu-

rielly, ao lado da mãeBranca Dias e dos ir-

mãos Moisés e Nayara,recebe muitos e bons na

noite de amanhã paracelebrar a vida. Tudoacontece a partir das

19h, em sua residência,no bairro Dr. Sebastião

Maltês. Vamos, sim!

Eis aqui a prima Lílian Rodrigues, que festeja o dom da vida amanhã e hoje antecipamos os vivas. Desejamos tudo de bom!

Eu apresento os novos pedagogos que recebem o grau hoje pelaUniversidade Vale do Acaraú, aqui na terrinha. Parabéns e sucesso a todos!

Estil

o que

m a

cont

ece

CARAÚBAS PEDE PAZMais uma vez a secretária municipal de Saúde, Juliana Carlos, fazendo valer a

pasta, manda convidar a todos para, no dia 27 de fevereiro, participar do lançamento do projeto Caraúbas pede Paz, que acontecerá a partir das 14h30, na

Câmara Municipal. Desde já agradecemos o convite e desejamos sucesso!

@ Dia 23 de março, a terrinhaé só festa com Bonde do Brasil naAABB, em mais uma promoçãocom assinatura de Vinícius Amo-rim e Miltinho Câmara. Oba!

@ A ex-prefeita de Messias Tar-gino foi nomeada assessora espe-cial junto ao Gabinete Civil para ten-tar negociar a aproximação dos pre-feitos do Médio e Alto Oeste juntoao Governo do Estado.

@ A médica Velúzia Gurgel deLima volta a atender no PSF do bair-ro Leandro Bezerra. Bem-vinda!

@ Ainda vale parabenizar o ga-rotinho Ayrton Farias Fernandes, fi-lho do casal Beto Farias e Vênus Fer-nandes, que residem em Belo Hori-zonte e são leitores do nosso espa-ço. Parabéns, Ayrton!

@ Logo mais às 16h acontece,na I Igreja Batista, a solenidadede Colação de Grau dos Forman-dos em Pedagogia pela Universi-dade Vale do Acaraú (UVA). Entreos formandos, estão minhas ami-gas Adriana Rocha, Daíza Alvese Robsilene Ramalho. Parabéns,pedagogas!

@ Quem cumpre agenda em For-taleza, no Ceará, é a professoraFátima Costa. Ela é fina!

Page 21: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Cidades 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AREIA BRANCA -Durante toda a semana,o assunto nos quatro can-tos da cidade se volta pa-ra a estreia do lutadorareia-branquense Tali-son Soares da Costa numevento de artes marciaisnacional, o Jungle Fight49, que acontecerá hoje,no ginásio da AABB daLagoa, no Rio de Janei-ro. Ao todo serão sete lu-tas na competição.

O canal Combate (ca-nal 135 da Sky) transmi-te o Jungle Fight 49 aovivo, a partir das 20h45,para todo o Brasil. EmAreia Branca, os aman-tes da modalidade quevão torcer por TalisonSoares terão a opção deassistir à luta por telão,ao vivo, que será instala-do na praça Luiz Batistada Costa.

Segundo João de Cas-tro, da Focalize VídeoProduções e Canal AreiaBranca (WEB TV), a ideiado telão é reunir o maiornúmero de pessoas possí-veis, à noite, na praça

Luiz Batista, "para dar aideia de que estamos lá,acompanhando a luta aovivo, torcendo e transmi-tindo nosso calor e incen-tivo ao grande lutador Ta-lison Soares, que a par-tir de amanhã assinaráseu nome ao lado de gran-des nomes das artes mar-ciais", explica João deCastro.

Na principal luta doJungle Fight 49, o ame-ricano Sean ''Cubby'' Pe-ters e o tocantinense Lú-cio Curado duelarão pelocinturão da categoria dosleves, até 70kg. Outra cu-riosidade dessa edição se-rá a participação de qua-tro lutadores que surgi-ram do Jungle Comuni-dade, torneio à parte, or-ganizado pelo Jungle, po-rém voltado apenas paraatletas de comunidades.

Além da disputa decinturão, o baiano e es-pecialista em finalização,Alexandre Capitão retor-nará à Arena Jungle con-tra o potiguar TalisonSoares, em outra luta de

1 - Lúcio Curado (Popó Team) e Sean "Cubby" (SylvioBehring - USA) disputam do cinturão 70kg

2 - Alexandre "Capitão" (Orion Fight Camp) xTalison Soares (Areia Branca / Brasa RN) 66kg

3 - Tiago "Trator" Silva (Orlando Júnior) x FábioQueiroz (Manimal Team) 70kg

4 - Júnior "Abedi" (Relma Team) x Marcos Vinícius''Cabecinha'' (Cleyton Mangueira) 57kg

5 - Ederson "Lion" Macedo (XGYM) x Rodolfo"Buda" (CT Rodolfo Buda - Araruama) 84kg

6 - Salomão Diego Ribeiro (Team Nogueira) x FábioCésar Marongiu (Mangueira / Machado Team) 84kg

7- Ary Santos (Nova União Campos / 7 Bala Team) xGuilherme Sawaya (VTT / Macaco Chute Boxe) 70kg

IPANGUAÇU - Hou-ve realmente devolução derecursos públicos utiliza-dos erroneamente por par-te de ex-gestores públicosde Itajá ao erário munici-pal? Em busca de respos-ta a esta indagação, a re-presentante do MinistérioPúblico Estadual (MPE)da comarca judicial, sedia-da em Ipanguaçu, KalineCristina Dantas Pinto Al-meida, vai procurá-la ofi-cialmente na forma de In-quéritos Civis Públicos

instaurados com este ob-jetivo.

Os procedimentos fo-ram concebidos atravésde portarias publicadasno dia 8 de fevereiro cor-rente por intermédio doDiário Oficial do Estado(DOE). Configuram-seem alvo da investida daPromotoria de Justiça osex-prefeito e ex-presi-dente da Câmara do mu-nicípio de Itajá, GilbertoEliomar Lopes (DEM) eDjailson Viega Lopes

(DEM), respectivamente.Ambos foram punidos àrestituição de recursospelo Tribunal de Contasdo Estado do RN (TCE).

A Portaria nº 065/2013criou o Inquérito Civil nº062/2013 com o intuito deapurar se, de fato, o en-tão prefeito Gilberto Lo-pes devolveu ao tesouromunicipal a importânciausada de forma irregularconforme julgamento doTCE, correspondente adespesas referentes ao

exercício de 1999. O ques-tionamento da fiscal da leifoi endereçado ao próprioTCE, que deverá informa-la do assunto dentro de 30dias contados a partir dapublicação da medida.

O outro ato similar -Portaria nº 066/2013, quefez surgir o Inquérito Ci-vil nº 063/2013 - adotaidêntico procedimento emrelação ao então presiden-te do Legislativo, DjailsonLopes, também pertinen-te a despesas irregulares

referentes ao ano de 2004.Em caso de o ressarcimen-to não ter sido consuma-do, a promotora requereuinformações ao TCE sobrese é necessária interve-niência do MPE com estepropósito a fim de garan-tir a restauração do danoao erário.

FALHASA fiscal da lei registrou

que, no caso de ser preci-so a ação do organismoministerial, pleiteou ao

órgão de controle de con-tas do Estado que reme-ta cópia dos processos quetratam dos casos "de pre-ferência por meio de mí-dia digital, a fim de ins-truir a ação de ressarci-mento a ser ajuizada". Odelito atribuído ao ex-prefeito se refere a gas-tos públicos não compro-vados, enquanto sobre oex-presidente da Câmararecai a contratação ilegalde assessorias jurídica econtábil.

Expectativa

Areia Branca se mobiliza para torcer por lutadorde MMA que estreia em competição internacional

Ipanguaçu

MPE quer saber sobre ressarcimento de recursoao erário por parte de agentes políticos municipais

Confira o card do Jungle Fight 49

Canal Combate transmitirá o Jungle Fight 49 ao vivo, a partir das 20h45, para todo o Brasil

O lutador areia-branquense Talison Soares vem de cinco vitórias

destaque. Talison vem decinco vitórias consecuti-vas e fará sua estreia naorganização.

O presidente do JungleFight, Wallid Ismail, pro-mete um evento de gran-de nível. ''Será um espe-táculo e tanto. Teremosa disputa de cinturão en-tre as duas principais po-tências do esporte, Brasil

e Estados Unidos, quepromete dar o que falar.Além disso, é muito bomver o card principal doJungle Fight importandolutadores que foram des-cobertos no Jungle Comu-nidade e saber que, porconta disso, eles conse-guirão dar melhores con-dições às suas famílias'',avaliou o empresário.

Page 22: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Cidades6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Gestora anunciou que nos próximos dias o setor educacional estará sendo contemplado com ações e benefícios diretos

Anunciados benefícios para a rede de ensino eaquisição de quase três mil livros para bibliotecas

Areia Branca

AREIA BRANCA -Na sua saudação aos edu-cadores, na abertura daSemana Pedagógica 2013da rede municipal de en-sino, na segunda-feira,18, a prefeita Luana Bru-no (PMDB) não só desta-cou a importância do tra-balho dos profissionais daeducação, como aprovei-tou a oportunidade paraanunciar uma série de be-nefícios para o setor.

Segundo Luana Bru-no, apesar dos avanços ve-rificados no setor nos úl-timos anos, há muito oque fazer. Partindo des-se princípio, a gestoraanunciou que nos próxi-mos dias o setor educacio-nal estará sendo contem-plado com ações e benefí-cios diretos.

Ela disse que na pri-meira quinzena de marçoa prefeitura, por meio daSecretaria Municipal deEducação, estará fazen-do a distribuição de kitsescolares com o alunado

da rede municipal. Tam-bém será ampliado o nú-mero de computadores in-terativos nas escolas dazona rural, numa parce-ria do município com o go-verno federal.

Outra boa notícia dadapela prefeita Luana Bru-no, foi com relação ao au-mento do número de esco-las incluídas no ProgramaMais Educação. Ela disseque atualmente 10 estabe-lecimentos de ensino sãoatendidos pelo programae que até o mês de agostoestará sendo implantadoem mais duas escolas.

A prefeita explicou queo programa foi criado pe-lo governo federal e emAreia Branca é desenvol-vido pela prefeitura como objetivo de aumentar aoferta educativa nas es-colas públicas por meio deatividades optativas queforam agrupadas em ma-crocampos como acompa-nhamento pedagógico,meio ambiente, esporte e

lazer, direitos humanos,cultura e artes, cultura di-gital, prevenção e promo-ção da saúde, educomuni-cação, educação científi-ca e educação econômica.

A meta da atual ges-tão, com o Mais Educação,é trabalhar a redução daevasão escolar, aumentaro número de matrículase uma maior integraçãoda família com o ambien-te escolar.

A gestora ainda anun-ciou que vai ampliar oacervo das bibliotecas dasescolas e também da Bi-blioteca Municipal JoséJustiniano Solon. Quase3 mil exemplares estãosendo adquiridos pelaprefeitura por meio deparceria com as grandeseditoras.

Na primeira remessa,segundo a gestora, o mu-nicípio estará receben-do 1.600 livros que serãodistribuídos em todas asescolas. A segunda re-messa será de 1.200

exemplares, destinadosà ampliação do acervo da

Biblioteca Municipal. Nototal, serão disponibili-

zados à população 2.800títulos.

Prefeita Luana Bruno anuncia benefícios para a educação na abertura da Semana Pedagógica

Page 23: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Cidades 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Inovação

Proposta inovadora será implantada por parlamentar estreante

Vereador cria Ouvidoriapara ampliar integraçãoentre a sociedade e o seumandato legislativo

Sistema deverá garantirmais transparência às ações

AREIA BRANCA -Aos 23 anos de idade, obacharel em Direito,João Paulo Borja (PC doB), além de ser um dosmais jovens vereadoresda atual legislatura naCâmara Municipal deAreia Branca, é tambémo mais criativo e inova-dor.

Isso ele deixou claroquando instituiu comoprimeiro ato como legis-lador, a compra de umveículo que transformouem ambulância para ser-vir ao povo mais neces-sitado de atenção na áreada saúde.

Agora, o vereador JoãoPaulo inova com a criaçãode uma Ouvidoria, quesegundo ele, representaum posto de escuta, à me-dida que possibilita à co-munidade expressarseus anseios, sendo umaimportante ferramentaque contribui para o efe-tivo controle social dasatividades desenvolvidaspelo vereador.

A criação de uma Ou-vidoria foi justificada pe-lo vereador João Paulopor ser um órgão respon-sável por receber mani-festações, como reclama-ções, denúncia, elogios,crítica e sugestões dos ci-dadãos, instituições, en-tidades entre outros,quanto aos serviços eatendimentos prestadosno município.

"Baseado nessas opi-niões nortearemos nosso

Ainda de acordo com overeador João Paulo, aOuvidoria tem como ob-jetivo ampliar a inte-gração entre a sociedadee o seu mandato, objeti-vando melhorar a quali-dade dos serviços.

"Além de evidenciartransparência nas re-lações com cidadãos da

nossa cidade e acolherreclamações, denúncias,elogios, críticas esugestões do povo areia-branquense", acrescenta.

A Ouvidoria contribuitambém para o efetivocontrole social das ativi-dades desenvolvidas pelovereador. "Na prática, is-so significa defender os di-

reitos e interesses docidadão areia-bran-quense, no Poder Leg-islativo. Tenho certeza deque juntos conseguire-mos obter bons resultadospara nossa queridacidade", reforça.

Concluindo, o vereadorJoão Paulo espera contarcom a contribuição de to-

dos para que sua inicia-tiva possa surtir o efeitoesperado. Para expressarsua opinião, sugestão,reclamação, crítica ouelogio basta acessar oe-mail da Ouvidoria noseguinte endereçoeletrônico: e-mail: ouvi-d o r i a j o a o p a u l o v e r [email protected]

trabalho na Câmara Mu-nicipal, levando para oplenário os temas abor-dados pelos cidadãos e ex-traindo subsídios para osrequerimentos, propos-

tas e projetos que apre-sentaremos, nos propon-do buscar sempre o ade-quado atendimento ao di-reito e à necessidade docidadão, fazendo gestões

junto aos dirigentes e ór-gãos para o aprimora-mento do serviço públicoe o incentivo ao exercíciodos direitos da popula-ção", afirma.

João Paulo, que possui ambulância própria para atender à população, cria Ouvidoria

Page 24: Mossoró - RN, 22 de fevereiro de 2013 - Nº 16.274 SEXTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Moradores da comunidade Lagoa de Salsa cobram solução para o

Cidades8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SÃO RAFAEL - Se-gundo definido no edital deconvocação do citado pro-cesso de seleção pública,nesta sexta-feira, dia 22,será publicado o resultadofinal do certame que tevepor fim recrutar candida-tos ao cargo de bolsista al-fabetizador que atuem co-mo intérpretes da LínguaBrasileira de Sinais (Li-vras), na alçada do progra-ma Brasil Alfabetizado,em São Rafael, região doVale do Açu.

O penúltimo estágio daseleção transcorreu se-gunda e terça-feira, com arealização das entrevistascom os candidatos inscri-

tos no âmbito da Secreta-ria Municipal de Educa-ção. O edital acerca da se-leção pública foi veicula-do no Diário Oficial do Mu-nicípio de São Rafael do dia28 de dezembro de 2012.O programa no âmbitomunicipal terá uma dura-ção de oito meses a partirda data de ativação dasturmas no Sistema BrasilAlfabetizado (SBA).

A ação tem como pro-posta: contribuir para su-perar o analfabetismo noBrasil; a universalizaçãoda alfabetização e do en-sino fundamental de jo-vens, adultos e idosos; acontinuidade dos estudos

em níveis mais elevados,promovendo o acesso àeducação como direito detodos, em qualquer mo-mento da vida, por meio daresponsabilidade solidáriaentre a União, os estados,o Distrito Federal e os mu-nicípios.

Os bolsistas seleciona-dos irão atuar em turmaspertencentes a comuni-dades rurais e urbanas deSão Rafael. O programaatenderá jovens com 15anos ou mais, adultos eidosos não alfabetizados;voluntários alfabetizado-res; voluntários tradu-tores-intérpretes de Li-bras que atuarão em tur-

A secretária-adjuntade Estado da Saúde Pú-blica, Kátia Mulatinho,participou, no Hotel Rifó-lis, em Ponta Negra, doacolhimento aos novossecretários municipaisde Saúde do Rio Grandedo Norte, realizado peloConselho de SecretariasMunicipais de Saúde doEstado do Rio Grande doNorte (Cosems/RN).

O objetivo do evento éapresentar aos novos ges-tores as atribuições, fina-

lidades e competênciasdo Cosems (Conselho deSecretarias Municipaisde Saúde) e da CIB (Co-missão Intergestores Bi-partite). Além de forta-lecer as instâncias cole-giadas do Sistema Úni-co de Saúde (SUS), mos-trando o seu funciona-mento de forma triparti-te (Federal-Estadual-Municipal).

Para a secretária-ad-junta Kátia Mulatinho, oCosems tem sido estraté-

gico na construção das Po-líticas Públicas da Saúdeno Estado. "A gestão SUSé tripartite, e o estado doRio Grande do Norte temse empenhado em fortale-cer as ações pactuadascom os entes federativos",disse a secretária.

No evento também foirealizada a posse da no-va presidente doCosems/RN, Salete Cu-nha, que estará à frentedo Conselho nos próxi-mos dois anos. Diante dos

secretários municipais, apresidente reforçou a ne-cessidade da melhoriados indicadores e da u-nião de todos os gestores.

"Todos nós temos umpapel fundamental naconstrução do SUS, pa-ra fazermos não o SUSque temos, mas aqueleque nós queremos, reven-do questões de financia-mento e recursos huma-nos, que são hoje os maio-res desafios", falou Sale-te Cunha.

Definição

Programa Brasil Alfabetizado anunciarálista com bolsistas selecionados hoje

Reunião

Sesap participa do acolhimento dos novossecretários municipais de Saúde do RN

Estrutura será mantida com recursos do FNDE

Programa será desenvolvido na cidade de São Rafael

Iniciativa no âmbito municipal terá uma duração de oito meses a partir da data de ativação das turmas

Os bolsistas serãopagos pelo Fundo Na-cional de Desenvolvi-mento da Educação(FNDE), do Ministérioda Educação.

O desembolso segui-rá a seguinte tabela re-muneratória: classe um,R$ 400,00 mensais parao alfabetizador e para o

tradutor-intérprete deLibras que atuam emuma turma ativa; classedois, R$ 500,00 mensaispara o alfabetizador queatua em uma turma ati-va de população carcerá-ria ou de jovens em cum-primento de medidas so-cioeducativas.

Classe três, R$

600,00 mensais para oalfabetizador e tradu-tor-intérprete de Librasque atuam em duas tur-mas de alfabetizaçãoativas; classe quatro, R$600,00 mensais para osalfabetizadores-coorde-nadores de cinco turmasde alfabetização ativas;e bolsa classe cinco, R$

750,00 mensalmentepara o alfabetizador queatua em duas turmasativas de estabeleci-mento penal ou de jo-vens em cumprimentode medidas socioeduca-tivas.

REGRAMENTODe acordo com infor-

mação prestada pela as-sessoria de comunicaçãosocial da Prefeitura deSão Rafael as vagasexistentes no edital sãodistribuídas de acordocom o estabelecido noPlano Plurianual da Al-fabetização 2012 enca-minhado ao FNDE.

O processo seletivo

seguiu o seguinte crité-rio: cinco alfabetizadose um coordenador deturmas para atuar emtodo o setor urbano/su-burbano; e 15 alfabeti-zadores e três coorde-nadores de turma quecompreenderão todo operímetro rural do mu-nicípio.

mas com pessoas comsurdez ou com deficiência

auditiva, usuárias de Li-bras; voluntários alfabe-

tizadores; e coordenado-res de turmas.

www.turismopelobrasil.net