viatura da guarda municipal cai em rio durante polícia...

24
SEXTA-FEIRA R$ 1,50 Mossoró - RN, 31 de agosto de 2012 - Nº 16.133 O MOSSOROENSE PRESIDENTE DA CÂMARA DO ASSÚ PRESO ACUSADO DE HOMICÍDIO Viatura da Guarda Municipal cai em rio durante perseguição a assaltantes em Guamaré Página 8 (Cotidiano) Polícia Civil apreende 33 toneladas de argamassa comprada por quadrilha de estelionatários Página 8 (Cotidiano) VEREADOR ODELMO RODRIGUES, UM DOS INVESTIGADOS PELA OPERAÇÃO MALASSOMBRO, FOI PRESO ONTEM POR FORÇA DE MANDADO JUDICIAL. UnP denunciada por atraso de salários Página 3 (Cotidiano) Página 5 (Cotidiano) Expectativa Artistas articulam novo protesto em defesa da cultura Supervisores ainda não receberam proventos referentes ao primeiro semestre de 2012. Publicação elaborada em parceria com o Senac divulgará serviços e calendário de eventos. Mapa turístico de Mossoró será lançado em setembro Página 3 (Cotidiano) Drogas, armas,munições e dinheiro foram encontrados com dupla que atuava no Vale do Açu Operação policial prende acusados de traficar drogas Página 8 (Cotidiano) Capa (Cotidiano) Página 8 (Cotidiano) Prorrogação do IPI deve aquecer venda de veículos em 40% LUCIANO LELLYS

Upload: buianh

Post on 09-Feb-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SEXTA-FEIRA R$ 1,50Mossoró - RN, 31 de agosto de 2012 - Nº 16.133

O MOSSOROENSE

PRESIDENTE DA CÂMARA DO ASSÚPRESO ACUSADO DE HOMICÍDIO

Viatura da Guarda Municipal cai em rio durante

perseguição a assaltantes em Guamaré

Página 8 (Cotidiano)

Polícia Civil apreende 33 toneladas de argamassa

comprada por quadrilha de estelionatários

Página 8 (Cotidiano)

VEREADOR ODELMO RODRIGUES, UM DOS INVESTIGADOS PELA OPERAÇÃO MALASSOMBRO, FOI PRESO ONTEM POR FORÇA DE MANDADO JUDICIAL.

UnP denunciada

por atraso

de salários

Página 3 (Cotidiano)

Página 5(Cotidiano)

Expectativa

Artistas articulam novo protesto em defesa da cultura

Supervisores ainda nãoreceberam proventosreferentes ao primeiro

semestre de 2012.

Publicação elaborada em parceria com o Senac divulgará serviços e calendário de eventos.

Mapa turístico de Mossoró será lançado em setembro

Página 3 (Cotidiano)

Drogas, armas,munições e dinheiro foram encontrados com dupla que atuava no Vale do Açu

Operação policial prende acusados de traficar drogas

Página 8 (Cotidiano)

Capa (Cotidiano)

Página 8 (Cotidiano)

Prorrogação

do IPI deve

aquecer venda

de veículos em 40%

LUCIANO LELLYS

Emery Costa

ntem um grupo de mossoroenses discu-tia a presente campanha eleitoral emMossoró.Foi quando entrou na pauta uma

coisa surpreendente.Um dos presentes revelou quetem conhecimento de causa de que determinadogrupo político local ainda está no tempo do bum-ba com a prática condenável de comprar os votosdas pessoas.Mas não se entenda,por favor,que com-prar votos não é só meter a mão no bolso e de-sembolsar determinada quantia em dinheiro e en-tregá-la em troca do voto.A compra de votos se dá

de diversas maneiras. A corrupção política é umacoisa inaceitável.Nós não nos conformamos nemaceitamos que, numa cidade que se diz avançada,progressista, moderna, cantada em prosa e versospelo seu desenvolvimento, ainda conviva com es-sa prática inaceitável e condenável por todos os as-pectos, da compra de votos. Mas essa pessoa queparticipava da nossa discussão assegurou que exis-tem pessoas na nossa comunidade que insistem comessa prática ignominiosa. Vamos escorraçar essesque atentam contra a nossa cidadania.

[email protected]

EDGARDOPoucos ou quase ninguém conhece (ou co-

nhecia) a veia poética do médico Edgardo Be-navides. Ontem fui surpreendido num encon-tro casual com o médico amigo quando ele memostrou uma composição musical que ele fezem homenagem à deputada estadual LarissaRosado.

CENPEXNeste final de semana, nas salas Tibau e

Serra do Mel, do Hotel Garbos, em Mossoró,a empresa Cenpex reunirá cerca de 50 estu-dantes de graduação e pós-graduação emtreinamento direcionado a profissionais desaúde. Os eventos acontecerão hoje, das 19hàs 22h, e amanhã, das 8h às 14h.

NORSALNo sábado, dia 1º de setembro, será a vez

de a empresa Norsal ocupar as dependênciasda Sala Tibau, no Hotel Garbos, quando 25colaboradores da empresa estarão reunidosnum curso de capacitação oferecido por aque-la empresa. O curso será ministrado das 8h às12h e será encerrado com um almoço nopróprio hotel.

DIA DO NUTRICIONISTANo domingo, as empresas Qualivita, WT

Distribuidora e Nestlé comemorarão o Diado Nutricionista, quando realizarão das 8h às12h, no Hotel Garbos, precisamente na SalaAreia Branca, uma reunião com 30 profission-ais dessa área. O dia propriamente dito é hoje,mas as empresas decidiram celebrar no domin-go, para possibilitar a participação de todos.

DESGUARNECIDASAs praças de Mossoró, que um dia foram

fortemente guarnecidas por vigilantes con-tratados pela Prefeitura, hoje estão abandon-adas. Totalmente abandonadas, o que é pro-fundamente lamentável. Os guardas sumirampor quê? Ninguém sabe.

TRANQUILIMRealmente o teor da proposta que a Prefeitu-

ra encaminhou à Câmara Municipal e que aprópria PMM tratou de difundir pelos meiosque lhes estão à mão que era para urbanizar aFavela do Tranquilim, em nenhum momentoo texto fala explicitamente em Favela do Tran-quilim. Não faz a menor menção.

VERBASO vereador Genivan Vale disse que a sua

Comissão de Justiça deseja saber é de onde virãoessas verbas transferidas que a PMM botou noprojeto que hoje dizem que é para urbanizar aFavela do Tranquilim. Genivan Vale quer s-aber a origem desse dinheiro. Mas diz que vaivotar a favor do projeto na próxima semana.

FAVELAO fato que intriga é que a Favela do Tran-

quilim está no mesmo lugar há muito tempo.E somente agora a Prefeitura de Mossoró de-scobriu a existência dessa favela e decidiu ur-banizá-la em pleno período eleitoral. Mistériosda meia-noite.

HENRIQUEO deputado federal Henrique Alves botou

no bestunto que deseja ver a todo custo a du-plicação da BR-304 no intervalo entre Natal eFortaleza. Numa audiência de 50 minutos coma presidente Dilma Rousseff, Henrique pediua inclusão dessa via no Programa de Aceleraçãodo Crescimento - PAC.

OABQuem andava por Mossoró ontem em bus-

ca dos votos dos colegas para se eleger presi-dente da OAB do Rio Grande do Norte era Sér-gio Freire (não é o nosso empresário da SF.Trata-se de homônimo). A eleição é apenasem novembro. E por enquanto ele se nega afalar na composição de sua chapa. Apenas a-dianta que ela terá mossoroenses na sua con-stituição.

IBERÊO ex-governador Iberê Ferreira de Souza es-

tará retornando hoje de mais uma circuladapor São Paulo, onde foi cuidar da saúde. Osmédicos que o assistem estão otimistas. Háseis meses que a doença que acomete Iberênão tem se manifestado.Desta maneira,ele vol-ta e se engajará logo na campanha do filho, Jo-ca, candidato a vice-prefeito de Santa Cruz.

SOLIDARIEDADEO secretário Benito Gama recebeu pelo

menos uma solidariedade em Mossoró pelo seuato intervindo no partido cujo controle ele de-tém. Foi no Expocenter por ocasião da aber-tura da Ficro.Um empresário local o encontroue lhe deu parabéns pela medida.

SARAIVAEle não é daqui, mas nós, mossoroenses, aprendemos porque conhecemos o seu jeito de ser. Ex-

ercendo nesta cidade o ofício de juiz, o dr. Francisco Saraiva Dantas Sobrinho se conduziu com o re-speito que o seu cargo merecia. Logo sabíamos que ele seria promovido, chamado para tarefas maisimportantes.

SARAIVA IINão deu outra. Ele chegou a desembargador e depois foi eleito para presidir o Tribunal Regional

Eleitoral. Seu mandato no TRE terminou ontem, e ele deixou o cargo, mais uma vez, com a con-sciência tranquila do dever cumprido. Assumiu a presidência do TRE um nosso vizinho, dr. JoãoBatista Rebouças, de Areia Branca. Também a competência em pessoa.

VICECoadjuvando o dr. João Batista Rebouças no TRE está um mossoroense. O desembargador

Amílcar Maia, que também foi juiz em Mossoró (assim como o dr. João Batista), igualmente assum-iu o novo posto no dia de ontem. Nossos cumprimentos aos dois, dr. João Batista Rebouças e dr.Amílcar Maia.

O

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Ainda existe isso?

OPINIÃO2 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

Discutir a relação é algo comum não apenas emrelacionamentos amorosos, mas também nas rela-ções empresariais e profissionais.É comum ficarmoshoras tentando entender quem é o responsável pe-las problemáticas que nos deparamos sempre queestamos em convívio com outras pessoas. A saídamais rápida é olhar para o outro como o que funcio-na diferente da forma que sempre sonhei. O outronão age assim ou não me compreende nestes aspec-tos. No entanto, os relacionamentos que escolhe-mos viver são ótimas oportunidades de nos enxer-garmos mais de perto.

As pessoas que cruzam nossos caminhos nos mos-tram características nossas quer sejam elas fáceis deassimilar, já conscientes ou profundamente rejeita-das. Já deve ter acontecido de você encontrar difi-culdade em conviver com alguém que é muito dife-rente de você. Pode ser uma situação de organiza-ção, por exemplo. Você pode ser extremamente or-ganizado e achar que o desleixo de outro pode serum descaso. Você pode achar que é mais flexível emseus planejamentos e achar que o outro é rígido de-mais. Nas duas situações a saída mais confortável éapontar o dedo para o outro sinalizando o quantoele está inadequado.

Saber identificar o que compõe nossa essênciamais pura é fundamental para buscarmos uma vidainteira. Ano após ano temos oportunidade de enca-rarmos nossas facetas de perto, porém, não é fácil,pois isso requer abandonar nosso modelo mental pra-ticado há décadas e herdado de nossos amados pais.Contudo, manter um padrão não funcional e apenaslógico é muito pouco para alcançar uma vida de rea-lizações.

É longa a jornada deste mergulho em nossa es-sência e também sabido que poucos conseguem ini-ciar de maneira consciente este projeto. Um ótimocomeço é olhar para o outro como um espelho gi-gante. Todos são nossos espelhos. Um espelha oque eu gosto de ver em mim. Ele espelha minha ca-pacidade de ser x ou y e eu já sei disso. Ah, comoadoro a amizade com esta pessoa, o casamento comela ou trabalhar com ela. Mas, como a vida é sábia, enosso inconsciente também, outro espelhará meuspiores deslizes, minhas falhas secretas até de mim

mesmo, aquilo que mais repudio num ser humano,mas que habita todo o meu ser. Quer seja em poten-cial para eu trazer à tona ou pela minha necessidadede enfrentar e me aproximar do meu oposto.

Muito se fala no caminho do meio, pois o segre-do está na dose. E o que acontece é que às vezes nosapaixonamos por crenças que não sabemos viver semelas e acreditamos que qualquer coisa fora disso éerrada.

Uma executiva com uma carreira de sucesso meprocurou para um coaching com um pedido especial:quero que me ajude a consertar as pessoas. Respireifundo algumas vezes e iniciamos o trabalho.Ela já ha-via conquistado muitas coisas, mas achava que to-dos ao seu redor estavam errados e ela já estava can-sada e doente,hipertensa,pré-diabética,acima do pe-so, com insônia e, sobretudo, infeliz.

Aprofundamos o entendimento sob toda estainsatisfação. Constatamos que ela, por ser a mais ve-lha entre os irmãos, amadureceu cedo com a ausên-cia do pai que viajava muito a trabalho. Sua mãeadoeceu e ficou debilitada por dois anos ainda emsua adolescência. Seus dois irmãos mais novos pas-saram a depender dela financeira e emocionalmen-te. Não dá para ser adulto quando se é criança ouadolescente.Como ser feliz com crenças de que é pre-ciso controlar tudo para que todos estejam seguros?

Todos temos nossas crianças que precisam serolhadas, entendidas e autorizadas a crescerem e es-colherem crenças mais saudáveis. Todos temos nos-sos entraves e é cômodo responsabilizar o outro,mas acontece que o outro também tem seus entra-ves e construímos relações enganchadas: meus en-traves e os seus.

Discutir a relação passa por conversar com as crian-ças que compõem nossa história, colocá-las no co-lo, reconhecer que foi o melhor que pudemos fazernaquela situação e agora é fundamental entenderque todos que cruzam nosso caminho trazem umaoportunidade de conhecermos mais sobre nós mes-mos e fazermos escolhas diferentes.Não dá para con-trolar tudo. Ter pessoas "erradas" ao redor pode serapenas um convite para olhar que não temos o po-der de consertar o outro, mas sim todas as ferra-mentas para nossa cura pessoal.

GRACO

Vamos discutir a relação?

MARI CORDEIRO Consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano

Artigo

TRANQUILIM

Genivan Vale afirma que projeto enviado porPrefeitura não trata de erradicação de favela

CAMPANHA

Larissa intensificareta final do pleito

POLÍTICA Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, não existe moradia digna sem acabar com barracos

O presidente da Comissãode Constituição e Justiça da Câ-mara Municipal de Mossoró,Genivan Vale, afirmou que oprojeto que a prefeita Fafá Ro-sado (DEM) enviou ao Legis-lativo em nenhum momentotrata da erradicação da Favelado Tranquilim.

Em entrevista ao “Obser-vador Político”, ele disse que,se o texto for aprovado do jei-to que está, a comunidade cor-re o risco de morar em ruas cal-çadas cercadas de barracos."Querem oficializar a favelaconstruindo ruas calçadas,masa favela ia estar do mesmo jei-to. Se eu morasse numa fave-la, eu primeiro iria querer teruma casa digna e depois iria lu-tar para urbanizar. Erradicarfavela é derrubar barracos econstruir casas. O povo nãoaceita mais essas velhas práti-cas", lamentou.

Questionado a respeito dademora para a colocação doprojeto em pauta (o governis-mo afirma que o texto chegoudia 6 de junho, e a oposição dizque foi no dia 13),Genivan de-clarou que a matéria foi rece-bida quando estava tramitandoa Lei de Diretrizes Orçamen-tária (LDO),que se torna prio-ridade como determina o Regi-mento Interno da Câmara."Quando o projeto chegou,es-távamos na discussão da LDOe isso se torna prioridade porcausa do regimento. A própriaPrefeitura enviou o projetocom atraso e quando voltamosdo recesso,houve falta de quó-rum em várias sessões porqueos vereadores governistas fal-taram.Causa estranheza os ve-readores falarem em demora,

A coligação Mossoró Felizviveu um dia marcante nessaquarta-feira (29), abrangendoas áreas mais estratégicas dacidade, através de 40 mobili-zações em diversos bairros pa-ra marcar os 40 dias restantesà eleição de 7 de outubro.

As atividades englobaramreuniões com lideranças,comí-cios-relâmpagos, debate commoradores, discussões técni-cas, conversas de calçada, vi-sitas, reuniões setoriais, mo-bilizações da juventude e demulheres, entre outras.

A programação mobili-zou as campanhas majoritá-ria e proporcional, integran-do ainda mais os candidatosLarissa e professor Josivane os postulantes a vereador,num “rush” até então nun-ca visto na sucessão mosso-roense.

ÁPICEO ponto alto foi à noite,com

carreata e comícios-relâmpa-gos no bairro Quixabeirinha,Abolição I,II,II e IV,Santa Del-mira, Integração, Redenção,Santo Antônio, Paredões, Ilhade Santa Luzia e Boa Vista.

Nos comícios,Larissa reafir-mou compromissos com o po-vo, como no Abolição IV, on-de reiterou construção de umaUnidade de Pronto Atendimen-to (UPA), e no Redenção, ondese comprometeu em cobrir a ga-leria pluvial do conjunto.

"Realizamos essa progra-mação especial para lembrarque faltam 40 dias para vo-tarmos no 40, e permitir mu-danças que incluirão todos nocrescimento de Mossoró eque farão um governo preo-cupado com as pessoas", afir-mou Larissa.

EM NATAL

Novos presidente e vice do TRE/RNtomam posse hoje em solenidade

O novo presidente do Tri-bunal Regional Eleitoral do RioGrande do Norte (TRE/RN),desembargador João BatistaRebouças, toma posse às 17hda próxima sexta-feira (31), noauditório do Centro de Ope-rações da Justiça Eleitoral (Co-je). Na mesma solenidade, se-rá empossado o novo vice-presidentee corregedor regio-nal eleitoral, desembargadorAmílcar Maia. Os dois estarão

à frente da administração da ins-tituição no biênio 2012-2014.

João Rebouças,que coman-dará o processo eleitoral queculmina no dia 7 de outubro,nasceu em Areia Branca, nooeste do Estado. É graduadoem Direito pela UFRN, pós-graduado em Direito Públicoe mestre na área de pesquisaPolítico-Jurídica.Foi juiz de Di-reito das Comarcas de Pendên-cias,Martins,Mossoró e Natal.

Foi nomeado desembargadordo Tribunal de Justiça do Es-tado do Rio Grande do Norte(TJ/RN) em novembro de2004.Atualmente é diretor emexercício da Escola da Magis-tratura do RN e presidente daComissão Examinadora doConcurso Público para o pro-vimento de cargos efetivos doQuadro de Pessoal Permanen-te do TJ/RN.

Amílcar Maia é natural de

Mossoró.Foi nomeado juiz deDireito em dezembro de 1990para a Comarca de AlminoAfonso. Em seguida, assumiuas comarcas de Patu, Mosso-ró e Natal.Em outubro de 2008foi nomeado desembargador eatualmente integra a PrimeiraCâmara Cível.

O Coje localiza-se na Rua daTorre,s/n,Tirol,próximo à en-trada do Parque das Dunas,an-tigo Bosque dos Namorados.

8h- Visita a empresas9h30 - Visita a empresas10h30- Visita a empresas18h- Marcha do Abraço nos conjuntos Redenção, Integração, Par-

que das Rosas e Santa Delmira

7h Visita a Empresas;8h Visita a Empresas;9h Visita o comércio da Presidente Dutra (Início: praça Duque

de Caxias);11h Visita a Empresas;16h Caminhada no Dom Jaime Câmara (rua Raimundo Uchoa,

início da rua próximo a FLA LANCHES);

Não enviou agenda

9h Visitas no Centro Comercial de Mossoró.15h30 Visita 28 no Vingt Rosado 3ª Etapa e conjunto Novo.19h Gravação de programas para o horário político.

Não enviou agenda

Genivan esclarece informações sobre projeto

HABNER WEINER

se eles mesmos estão faltando.A gente até entende que esta-mos em período de campanha,mas eu também estou buscan-do votos e não estou faltando",acrescentou.

Para Genivan, o Palácio daResistência tentou induzir aprópria bancada a cometer umerro. "Os vereadores da situa-ção foram impelidos ao erro.Zé Peixeiro chegou a usar a Tri-buna para agradecer a prefeitaFafá Rosado pela erradicaçãoda favela", declarou.

O parlamentar relatou a es-tratégia usada pela candidata aprefeito de Mossoró CláudiaRegina (DEM) nos bastidoresantes da votação do projeto."Avereadora Cláudia me procu-rou dizendo que o Minha Ca-sa,Minha Vida iria construir ascasas, mas a gente sabe que oprograma não dá casas. Ele dásubsídios.Em favela tem famí-

lias inteiras que não ganhamum real, como vão pagar pe-las casas?", esclareceu.

Em outro aspecto do pro-jeto, Genivan Vale apontouuma contradição.É que dos R$45 milhões, R$ 44 milhões sãoprovenientes de convênios eapenas R$ 1 milhão de exces-so de arrecadação. No entan-to,artigo 2° do projeto diz:"Asfontes de recursos necessáriosà abertura do crédito a que serefere o artigo anterior são pro-venientes do excesso de arre-cadação, especificadas no ane-xo de I a VII, integrantes des-ta Lei". O republicano estra-nhou a incoerência."A mensa-gem diz que é excesso de arre-cadação,mas praticamente to-do o dinheiro vem de convê-nio. Estamos tratando de 45milhões de reais. Estamos ze-lando pelo dinheiro público",acrescentou.

O vereador lembrou ain-da que a Câmara Municipalnunca autorizou a Prefeituraa contrair empréstimo com aCaixa Econômica para obrasde drenagem. "Não aprova-mos esses recursos de 29 mi-lhões para serviços de drena-gem que constam no projeto",frisou.

No final da entrevista, Ge-nivan disse que depende de ex-plicações da prefeita Fafá Ro-sado para decidir quais emen-das vai apresentar no relató-rio."Se a gente aprovar um pro-jeto obscuro com erros, quemvai pagar o ‘pato’ é a CâmaraMunicipal, que ficaria passívelde uma ação do Ministério Pú-blico. Pedimos explicações àprefeita.Tipo:de onde vêm es-ses 44 milhões? Tenho certe-za de que não vamos ter. Gos-taria de apresentar emendas",concluiu.

POLÍTICA4 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

Ayres Britto acompanha relatório de Joaquim BarbosaPresidente do Supremo Tribunal Federal acompanhou de forma integral o voto do relator do processo

Débora Zampier e Heloisa CristaldoAgência BrasilBrasília - O presidente do

Supremo Tribunal Federal,mi-nistro Carlos Ayres Britto,acompanhou integralmente ovoto do ministro-relator, Joa-quim Barbosa, no julgamentoda Ação Penal 470, conhecidocomo processo mensalão.Com a sustentação de AyresBritto,o plenário concluiu a vo-tação do Item 3 da denúncia,que tratou da acusação de des-vio de dinheiro público.

"Eu concluo que as provasconfirmam a trama delitiva pa-ra um esquema de desvio [dedinheiro] público […]. O MP[Ministério Público Federal]conseguiu desempenhar a con-tento o seu ônus de provar, emjuízo, as imputações feitas aosréus desta ação penal no Item3 da denúncia", argumentouAyres Britto na sessão de on-tem.

Com o voto do magistrado,o deputado federal João Pau-lo Cunha (PT-SP) foi conside-rado culpado também pelo cri-me de lavagem de dinheiro.João Paulo já havia sido conde-nado anteontem (29), pelamaioria dos ministros da Su-prema Corte, por corrupçãopassiva e peculato.

O ex-diretor de Marketingdo Banco do Brasil (BB) Hen-rique Pizzolato recebeu con-

denação unânime por corrup-ção passiva e duas vezes por pe-culato. Em relação ao crimede lavagem de dinheiro, ele foiabsolvido por Marco AurélioMello e o plenário ainda aguar-da o voto de Rosa Weber.

Os réus envolvidos tanto noepisódio da Câmara dos Depu-tados quanto do Banco do Bra-sil (BB), participantes do nú-cleo publicitário - Marcos Va-lério, Ramon Hollerbach eCristiano Paz - foram conde-nados por corrupção ativa (d-uas vezes) e por peculato (trêsvezes).

Para Ayres Britto, "a provaconstante dos autos não deixadúvida de que as posições fun-cionais ocupadas por João Pau-lo Cunha e Henrique Pizzola-to foram decisivamente usadaspara beneficiar ilicitamente asempresas de Marcos Valério[…]. De tudo que se contémnesse processo, não tem mar-gem para dúvida quanto àsações de Valério e seus sóciospara confirmação de desviopúblico da Câmara e do BB".

Ao analisar a questão do bô-nus de volume, o magistradofoi enfático ao condenar osréus Henrique Pizzolato e Mar-cos Valério e ressaltou que"houve, sim, desvio de dinhei-ro público"."No referido con-trato,previa que a agência con-tratada não teria direito a qual-quer desconto […]. A prova

pericial, judicialmente colhida,não deixa dúvida de que o des-falque feito por Marcos Valé-rio e Henrique Pizzolato foilesivo ao patrimônio públicoe aos recursos do Banco doBrasil. Não dá para aceitar atese que os recursos eram sim-plesmente privados.Um recur-so público não se despublici-za", disse Ayres Britto.

Como os demais ministros,ele absolveu o ex-ministro daSecretaria de Comunicação So-cial da Presidência da Repú-blica, Luiz Gushiken.

Durante a votação, o presi-dente do STF comparou o es-quema de desvio de dinheiropúblico com o patrimonialis-mo descrito pelo padre Antô-nio Vieira no Sermão do BomLadrão, citando o trecho: "Es-se avanço no patrimônio pú-blico e o fazer do patrimônioum prolongamento da casa,dacopa, da cozinha"."Tudo issoé coisa antiga neste Brasil",complementou Ayres Britto.

Ele também citou a frasedo ministro Cezar Peluso que,ontem, ao votar, disse que acondenação tem "gosto amar-go". Ayres Britto concordoue completou: "[condenação]Tem gosto de jiló".

Ao todo, o julgamento domensalão é dividido em sete ca-pítulos.A seguir,a descrição doquadro de votação relativo aoterceiro capítulo.

Presidente do Supremo acompanha relator

MENSALÃO

AGÊNCIA BRASIL

Terceiro capítulo - Desviode dinheiro público

1) Câmara dos Deputadosa) João Paulo Cunha- Corrupção passiva (rece-

ber R$ 50 mil para favorecer aSMP&B)- 9 votos a 2 pela con-denação. (Divergência: Ricar-do Lewandowski e AntonioDias Toffoli)

- Peculato 1 (contratoSMP&B) - 9 votos a 2 pela con-denação. (Divergência: Ricar-do Lewandowski e AntonioDias Toffoli)

- Peculato 2 (contrato IFT)- 7 votos a 4 pela absolvição.(Divergência: Joaquim Barbo-sa, Luiz Fux, Cármen Lúcia eMarco Aurélio Mello)

- Lavagem de dinheiro(ocultar recebimento de R$ 50mil) - 6 votos a 4 pela conde-

nação. (Divergência: RicardoLewandowski , Antonio DiasToffoli, Cezar Peluso e MarcoAurélio Mello). Ainda não vo-tou nesse item a ministra Ro-sa Weber

b) Marcos Valério, Cristia-no Paz e Ramon Hollerbach

- Corrupção ativa (pagar R$50 mil para favorecer SMP&B) - 9 votos a 2 pela condena-ção. (Divergência:Ricardo Le-wandowski e Antonio DiasToffoli)

- Peculato (contratoSMP&B) - 9 votos a 2 pela con-denação. (Divergência: Ricar-do Lewandowski e AntonioDias Toffoli)

2) Banco do Brasila) Henrique Pizzolato- Corrupção passiva (rece-

ber R$ 326 mil para favorecer

DNA) - 11 votos pela conde-nação

- Peculatos 1 e 2 (bônus devolume e fundo Visanet) - 11votos pela condenação

- Lavagem de dinheiro(ocultar recebimento de R$ 326mil) - 9 votos a 1 pela conde-nação (Divergência: MarcoAurélio Mello). Ainda não vo-tou nesse item a ministra Ro-sa Weber

b) Marcos Valério, Cristia-no Paz e Ramon Hollerbach

- Corrupção ativa (pagar R$326 mil para favorecer DNA)- 11 votos pela condenação

- Peculatos 1 e 2 (bônus devolume e fundo Visanet) - 11votos pela condenação

c) Luiz Gushiken- Peculato (fundo Visanet):

11 votos pela absolvição

[email protected]

GUAMARÉA sofrida cidade de Guamaré

caminha para ter vários prefeitosnos próximos quatro anos.Os doispostulantes já foram enquadradosna Lei da Ficha Limpa. Em vez debuscar uma solução decente a tur-ma da política de lá prefere insis-tir nas barras da Justiça. A pobrecidade rica corre risco de chegar aodia 7 de outubro com dois candi-datos inelegíveis.

DECADÊNCIAEx-governador de São Paulo,

José Serra (PSDB) vai pagar o mi-co do ano na política nacional.Emvez de se preservar para 2014, elese aventurou na eleição paulista-na mesmo com índices de rejei-ção na casa dos 35%. Ele já foi ul-trapassado por Russomano e vêHadadd começando a se aproxi-mar. Serra está em queda livre.

A DOMICÍLIOA prefeita de Natal, Micarla de

Sousa (PV), está despachando emcasa por conta de uma queda de es-cada na casa de praia dela na pra-ia de Pirangi.De tornozelo esquer-do machucado ela está sem con-dições de andar.

O BOM E VELHO “FATO NOVO”Ao contrário do que se propaga, viradas em campanhas não são comuns. Desde a rede-

mocratização só registramos duas viradas em eleições para governador (1986 e 2006), duaspara prefeito de Mossoró (1988 e 1992) e duas para prefeito de Natal (1992 e 2004). Geral-mente essas viradas são resultantes de um “fato novo”. Pode ser uma denúncia (como o casoda Ibiza da Afim que servia de carro particular para Rosalba e Carlos Augusto em 1992) ouuma marca negativa do adversário pouco explorada anteriormente (leia-se venda da Coserninclusa em profundidade no debate do pleito de 2006). Em Mossoró, o governismo sabe quesem um fato novo não vira a campanha. A prefeita Fafá Rosado e a governadora Rosalba Cia-rlini estão com avaliação negativa e a candidata governista tem percentuais de votossemelhantes ao do número de pessoas que aprovam as gestões do DEM. Por isso foi planeja-do o surgimento de um fato novo na semana em que a pesquisa Certus está sendo realizada.Tudo à régua e compasso. O tema escolhido foi a Favela do Tranquilim, uma das maioresmazelas de Mossoró. A ideia é atacar o principal discurso da oposição: o da inclusão social.

TÁTICA VELHA PARA O “FATO NOVO”

TÁTICA A tática usada no caso da

Favela do Tranquilim é amesma que o chefe de Ga-binete Gustavo Rosado temusado nos últimos tempos.Foi assim que ele inventouuma tal mensagem modifi-cativa para alterar um orça-mento cheio de emendas daoposição no final de 2010.Por causa disso, Mossoróiniciou 2011 sem orçamen-to. Foi assim que ele articu-lou a modificação do planode cargos dos professoresmunicipais para que elesabrissem mão do cumpri-mento do piso nacional dacategoria. A tática é semprea de confundir a opinião pú-blica de forma passional.

MÍDIACom um exército de seis rádios,

três jornais, blogs e uma TV a seuserviço, o Palácio da Resistência es-palhou que a oposição “melou”a er-radicação da Favela do Tranquilim.

REDES SOCIAISOutra medida foi instigar um

exército de militantes nas redes so-ciais para vender a ideia de uma vi-lania oposicionista. Um festival deleviandades de quem nem ao me-nos conhece o rito de tramitação deum projeto nem leu a matéria doExecutivo.

CARRO DE SOMOutra medida: colocar no dia se-

guinte um carro de som dentro dafavela dizendo aos moradores queeles perderam as casas por culpa daoposição. Está na cara que o “fatonovo” foi maquinado.

O FATO VERDADEIROQuem assistiu eu ler o projeto on-

tem no Observador Político viu quea Favela do Tranquilim não é citadano projeto. Agora fica uma popula-ção miserável sendo usada como jo-guete político.Um povo sofrido quesonha com uma moradia decente.

No primeiro programa eleitoral da candidata Cláudia Regina (DEM) ela foi à Favela do Tran-quilim dizer que numa eventual gestão dela, a mazela será erradicada. O passo seguinte foi enviarum requerimento de urgência à Câmara Municipal para votar a abertura de crédito suplementarao Orçamento. Foi aí que morou o perigo: o Executivo mandou a base aliada dizer que era paraerradicar a Favela do Tranquilim, mas não colocou isso no projeto. Jogou a isca para a oposiçãoreclamar. Deu certo. A oposição, que tem maioria na CCJ, conseguiu arquivar o requerimentopara pedir mais explicações ao Executivo. Estava montado o “fato novo” que o Palácio da Re-sistência queria. Daí foi tomar as “providências”. (Continua à direita).

o julgamento sé-culo, para variar, es-tá encaminhando

para acabar em pizza, comotudo neste país. O mensalão,um dos maiores escândalosde corrupção do Brasil, emtodos os tempos, está em jul-gamento, mas não dá para es-perar muito de todo esse cir-co que se formou, pois a pró-pria Justiça brasileira está fa-lida, e não é de agora.

Os advogados dos acusa-dos apresentam as desculpasmais deslavadas e os juízes pa-rece que estão acatando. Nãoaceitaram, por exemplo, in-vestigar o ex-presidente Lu-

la. Acreditam, portanto, queele não sabia do mensalão. Pa-rece brinca-deira, mas éisso mesmo:Lula sai co-mo inocentedisso tudo,quando naverdade to-dos sabemque a histó-ria não ébem assim.Outros personagens atuantesno mensalão também foram“esquecidos”: BMG, DanielDantas, Fernando Pimentel,Romero Jucá etc.

Levou sete anos, desde queo mensalão parou de funcio-

nar (pa-rou?), paraacontecer ojulgamento.E o que ve-mos é a Jus-tiça passan-do a mão nacabeça dosprotagonis-tas do fami-gerado epi-

sódio de extrema vergonha econstrangimento para a na-ção.

Que Justiça é essa, que nãovê crime na intensa corrup-

ção e impunidade que grassano país? O resultado do jul-gamento não deve demorarmuito. Mas já sabemos qualdeve ser. A Olimpíada, bar-reira usada para desviar aatenção do julgamento, pas-sou, mas as barbaridades con-tinuam.

A impunidade continua-rá, indefinidamente? Vamoscontinuar aceitando que con-tinuem promovendo a falên-cia de nosso país? Estamosvendo a derrocada da saúde,da educação,da segurança, atéda Justiça neste Brasilzão deDeus (ou dos corruptos?). Is-so precisa mudar.

nosso dia a dia es-tá cada vez mais ace-lerado. As pessoas

buscam otimizar o tempo,por-que “tempo é dinheiro”, val-oriza-se a praticidade e assimos recados são instantâneos,ospagamentos são feitos via in-ternet, as fotos chegam em umpiscar de olhos para todos osamigos de uma rede social, ea sociedade caminha não se sa-be bem para onde,mas até quese sabe como:cada vez mais rá-pido.

E em meio a isso tudo, umgrupo de pessoas aparece comvontade de mudar, de cons-truir,de ajudar.Mudar realida-des, construir coisas boas, aju-dar pessoas:os voluntários.E-les têm a grande capacidade deolhar para o lado, olhar para ooutro, enquanto a massa olhapara frente, porque olhar parao lado pode ser perda de tem-po. É, dinheiro eles não ga-nham, e isto está na lei. Mastudo indica que a solidarieda-de e o altruísmo tragam na sua

bagagem ganhos subjetivos eemocionais incalculáveis,por-que vão além do concreto, dopalpável, do digamos expres-so em números.

Certa vez um voluntário daDurval Paiva discorreu emuma reunião sobre a importân-cia de servoluntáriona sua vida.O fato é queele como-veu a todosos partici-pantes aofalar que ot r a b a l h onão só fazcom que elese sinta útil, mas também comque ele ocupe seu tempo comos outros e para os outros, eisso renova suas energias dia-riamente: “minha vida sem es-tar aqui ajudando não tem sen-tido”, ressaltou.E não tem fór-mula mágica, o voluntariadoé capaz de fazer com que umapessoa se sinta bem e ainda

contribua para melhorar a suasaúde física, mental e emocio-nal.

Diversos estudos sobre osbenefícios proporcionadospelo altruísmo do trabalho vo-luntário indicam uma clara re-lação de causa e efeito entre

ajudar os ou-tros e ter boasaúde. E estarelação fun-ciona da se-guinte forma:a realizaçãodeste tipo detarefa provo-ca o aumentoda sensaçãode bem-estar

e, consequentemente, apre-senta uma redução nos níveisde estresse e maior equilíbrioemocional. O simples ato depensar em fazer o bem já ati-va o sistema de recompensa docérebro e libera uma substân-cia envolvida na sensação debem-estar, a dopamina.

E assim constatamos que

o voluntário que ingressa nainstituição, é aquele que seidentifica com a causa do cân-cer infantojuvenil e que, é cla-ro, pretende ajudar no que forpreciso dentro das atividadesdesenvolvidas em prol do pa-ciente e sua família. Mas, mui-tas vezes, o voluntário nempercebe que está ganhandouma satisfação inexplicávelpor estar fazendo o bem.

Embora saibamos que o vo-luntário é uma pessoa comumque trabalha,estuda, tem famí-lia, amigos,contas a pagar,a di-ferença está no fato de ele acre-ditar que ainda assim podecontribuir com uma tarefa ouatividade em que esteja ajudan-do o próximo e,com isso, tam-bém ganhar qualidade de vi-da,saúde,bem-estar,experiên-cia, novas amizades, abraçosde gratidão, entre tantos ou-tros benefícios.Que sirvam deexemplo para muitos que ain-da esperam algum estímulo pa-ra iniciarem suas atividades so-lidárias.

OPINIÃO Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

Gilson e Penha se desen-tendem. Cida se abala com oque Isadora lhe diz sobre Con-rado. Penha encontra um bil-hete de Gilson em seu carro esente-se culpada por tê-lotratado mal. Chayene fica ten-sa com o empenho de Socor-ro para cantar com ela. Lygianão gosta quando Samuel dizque Gilson ficou interessadoem uma mulher na praia.Gilson e Penha pensam um nooutro. Sarmento recebe umamá notícia sobre seu processo.Rosário beija Fabian/Inácio,que se surpreende.

CHEIAS DE CHARME

Chocado com a revelação,Jorginho desiste de contar para Tufãosobre o namoro com Nina. Carminha manda Max voltar para amansão. Jorginho não revela para Nina sobre os sentimentos deTufão. Muricy espera Tessália sair e se encontra com Leleco.Carminha percebe que o marido não gosta mais dela. Jimmy ex-pulsa Cadinho da empresa.Cadinho avisa que está falido e Verôni-ca diz que não ficará com ele. Max e Ivana reatam o casamento.Jorginho revela para Leleco que é o namorado de Nina. Tufãopede a separação a Carminha.

AVENIDA BRASIL

Sexta-feira (31/8)

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

ESCLARECIMENTO 2 - Lai-rinho Rosado destaca queapenas os parlamentares daCCJ, Genivan Vale, CláudiaRegina e Jório Nogueira, vo-taram a matéria. Ele destacaque toda a Mossoró conheceseu posicionamento em defe-sa dos interesses dos mais hu-mildes e lamenta que o povodo Tranquilim, que há anosaguarda pelo direito à mora-dia digna, seja usado para ma-nipular os fatos para se tirarproveito político disso.

CAMINHADA -Cerca de 200agentes de segurança públi-ca, representantes da PolíciaMilitar,Polícia Civil,Corpo deBombeiros, Itep, PolíciaRodoviária Federal, PolíciaFederal, Exército, Marinha,Aeronáutica e Abin, partici-parão da 1ª CaminhadaEcológica. O evento será re-alizado amanhã, 1º, em Na-tal, a partir das 7h.

OPORTUNIDADE - Os es-tudantes de graduação daUfersa têm mais uma chancede concorrer às bolsas doPrograma Ciência sem Fron-teiras. Dessa vez as novaschamadas para a graduaçãosanduíche são oferecidas naAustrália,Alemanha,Canadá,Coreia do Sul, Estados U-nidos, Holanda e Reino U-nido. Os interessados podemse inscrever até 14 de setem-bro.

SALÁRIO - A propostado governo federal para oOrçamento de 2013, divul-gada ontem, prevê um rea-juste de 7,9% para o saláriomínimo no próximo ano,quepassará a valer R$ 670,95. Osalário mínimo é reajustadoseguindo uma fórmula quesoma a variação da inflaçãodo ano anterior mais a varia-ção do PIB de dois atrás.

VAGAS - A Justiça do Tra-balho em Pernambuco e noRN poderá ser autorizada acriar 76 cargos efetivos naárea de Tecnologia da Infor-mação.Os projetos de lei quepreveem essa possibilidadeforam aprovados pela Co-missão de Constituição, Jus-tiça e Cidadania (CCJ) da Câ-mara dos Deputados. Osprojetos seguem para vota-ção em regime de urgência noPlenário do Senado.

PRESENÇA O Portal Terra destacou a visita do governador de Per-

nambuco, Eduardo Campos (PSB), a Mossoró. O presidentenacional do PSB estará amanhã, 1º, em terras potiguares, ondeparticipará de comício da candidata Larissa Rosado.

MANDATO Para marcar o término do seu mandato na presidência do

TRE-RN, o desembargador Saraiva Sobrinho recebeu ontem,30,familiares,amigos e magistrados na missa em Ação de Graçaspelo encerramento da sua gestão. Ainda ontem ele participouda sua última Sessão Ordinária.

HOMENAGEM Alunos, professores e servidores estiveram ontem, 30, no

auditório da Faculdade de Serviço Social da Universidade doEstado do Rio Grande do Norte (Fasso/Uern) prestando umahomenagem póstuma à professora Wálbia Carlos. Na ocasião,foi apresentada uma exposição virtual de fotos que contarama relação dela com a Fasso.

ESCLARECIMENTO - Overeador Lairinho Rosadoencaminhou uma nota es-clarecendo que não par-ticipou da votação que resul-tou no arquivamento do re-querimento de urgência paraa votação do Projeto de Lei1.088/2012, que trata daabertura de crédito suple-mentar na ordem de R$ 45milhões. O parlamentar in-forma que o documento nemsequer foi analisado peloplenário.

Os advogados dos acusados apresentam as desculpas maisdeslavadas e os juízes parece que estão acatando.

E“

JULGAMENTO DO MENSALÃO. JULGAMENTO?LUIZ CARLOS AMORIM

Escritor

O simples ato de pensar emfazer o bem já ativa o sistemade recompensa do cérebro e libera uma substânciaenvolvida na sensação debem-estar, a dopamina.

““

Ju afasta Dinho, que ficasurpreso. Alice elogia Ju edeixa Dinho pensativo. Liagosta de saber que a amiga re-jeitou o rapaz. Nando ouveMorgana reclamar dele. Pil-ha entrega o dinheiro que re-cebeu por passear com os ca-chorros para Rosa. Dinho vaià casa de Ju. Lia fica contenteao saber que ele está interes-sado na amiga. Nando afirmaa Tizinha que mudará seucomportamento. Orelha vê afoto antiga que Rita tem deMathias. Dinho pede Ju emnamoro.

MALHAÇÃO

O

MAS O QUE EU GANHO SENDO VOLUNTÁRIO?JULLIANA MACÊDO

Psicóloga da Casa Durval Paiva

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Guido Mantega diz que, apesar de queda da Selic,bancos ainda cobram juros inadequados

OPINIÃO

Para o ministro, a economia começa se aquecer e a prioridade do governo é aumentar o nível de investimentos do país, sobretudo em infraestrutura

YARA AQUINORepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA -O ministro daFazenda,Guido Mantega,dis-se ontem (30) que – apesar daredução da taxa de juros, a Se-lic, de 8% para 7,5% ao ano,anunciada pelo Banco Central– os bancos ainda cobram umataxa de juros inadequada. Se-gundo ele, no entanto, com adiminuição da Selic, o Brasilatinge um patamar “quase ci-vilizado” da taxa básica de ju-ros, o que a coloca em um pa-tamar mais adequado para es-timular a produção no país.

“Essa mudança de patamarde juros causa impacto ex-traordinário na economia bra-sileira, uma mudança estrutu-ral profunda que vai fazer comque a produção seja privile-giada em relação à aplicaçãobrasileira.Você canaliza a pou-pança do país para a produ-

ção”, disse o ministro ao par-ticipar da 39ª reunião do ple-no do Conselho de Desenvol-vimento Econômico e Social(CDES),no Palácio do Planal-to.

Segundo o ministro, a re-dução da taxa de juros é a boanotícia e a má notícia é que aqueda do spread não atingiuos níveis esperados. “Houvetambém queda do spread, po-

rém, ainda não estamos comuma taxa de juros adequadapraticada pelos bancos de mo-do que possa estimular o con-sumo”, disse.

Para Mantega, a economia

brasileira começa se aquecer ea prioridade do governo é au-mentar o nível de investimen-tos do país, sobretudo em in-fraestrutura.

O ministro da Fazenda ini-

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, iniciou o discurso na reunião dizendo que a situação da economia internacional continua ruim

AGÊNCIA BRASILciou o discurso na reunião di-zendo que a situação da econo-mia internacional continuaruim. Segundo ele, os paísesavançados permanecem “em-purrando com a barriga” seusproblemas e o cenário não se-rá resolvido a curto prazo.“Emtermos de gravidade, o que es-tá acontecendo em 2012 é pi-or do que o que estava aconte-cendo em 2009. Estamos emuma fase pior da crise do queestávamos em 2008, em 2009.É uma crise mais prolongadaque tem causado mais danos.”

Ontem, o Comitê de Polí-tica Monetária (Copom) doBanco Central (BC) fez a no-na redução consecutiva da Se-lic. Após a reunião em que foidecidida a queda a taxa básicade juros,os diretores do BC di-vulgaram nota informandoque optaram, por unanimida-de, manter a política de afrou-xamento do processo mone-tário.

SOCIAL Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

CURTA-METRAGEM

@ Hoje é dia de enviar parabéns para Chrys-tian de Saboya e para o jurista Marcos Araú-jo, que aniversariam. Vivas!

@ Jean Reis recebeu o carinho dos seus ami-gos e do rol de fãs quarta-feira, dia do seu aniver-sário. Rolou vinho e muitos brindes celebrando adata. Parabéns pra você!

@ Refimosal, empresa criada por SeverinoPraxedes, completa 35 anos e festejou a data,quarta-feira, com culto em frente à sua sede,na rua Benjamin Constant.A empresa referên-cia na área de produção e refino de sal mari-nho hoje é comandada pelos herdeiros do fun-dador.

@ Os irmãos Jaílson e Juliana Fernandes pro-movem mais uma edição do Sámbado, amanhã, apartir das 17h, no 144 Lounge Bar. O Sámbadomistura sábado e samba e acontece quinzenalmen-te, movimentando as tardes de sábado do 144.Como da primeira vez, a atração será o grupoSamba Nobre, no comando do cantor e compo-sitor André da Mata.

@ A Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ)inaugurou o seu Núcleo de Pós-Graduação eExtensão em Mossoró. A instituição de ensi-no superior se instalou na rua Prudente de Mo-rais, bairro Santo Antônio, no mesmo prédioonde funciona o Centro de Ciências e Tecno-logia Meta. Bem-vindo!

@ O cantor André Luvi agenda hoje, 31 de agos-to, o lançamento do seu primeiro CD no SélectNouveau, a partir das 22h. Entre nessa festa!

[email protected]

Pinto

Gutemberg Diase André Santa Rosa na festa

Noite de Charme

Marilene Paiva com Carlos Araújo e Viviana Cláudia,cheios de charme

MAQUETE VIRTUALO Governo do Estado também disponibilizou

o vídeo oficial com a maquete virtual do projetoda Arena das Dunas, em construção onde era oantigo Machadão.O vídeo foi produzido pelo con-sórcio responsável pela realização da obra.Na ma-quete virtual produzida e já apresentada ante-riormente pela empresa responsável pela cons-trução do estádio, é possível mostrar os locaisque vão abrigar os vestiários, arquibancadas, ca-marotes, lounges específicos para convidados etambém os acessos internos do estádio. Alémdisso, também é exibida a forma como a Arenadas Dunas poderá ser utilizada para receber showsde grande porte. DaTribuna do Norte.

NOITE DE CHARMEMarilene Paiva reuniu um montão de gente bem

bacana no último sábado, no Requinte Buffet,na Noite de Charme. Como divulgou para seusfãs e leitores, a Noite de Charme encantou pelaqualidade da música, surpreendeu pelos saboresdo cardápio, alegrou os mais de duzentos convi-dados presentes que cantaram vivas para a ani-versariante do mês e deram boas-vindas ao novoprograma “Presença”.

MODA MINEIRAO Minas Trend Preview, um dos melhores

eventos de moda do país e pioneiro em apresen-tar a prévia da próxima estação, vem aí com sua11ª edição. Será de 20 a 23 de novembro, no Ex-pominas, em Belo Horizonte/MG, com a parti-cipação de 250 expositores que juntos trazempara o salão de negócios as novidades da modafeminina, calçados e acessórios.

BRASIL8 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

Manual sobre redação do Enem custaráquase R$ 1 milhão para o governo

PROJEÇÃO

Em maio deste ano, o Ministério da Educação anunciou mudanças nos critérios de correção do texto

O Inep (Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Edu-cacionais) vai desembolsar R$908,9 mil para a confecçãodo manual com orientaçõessobre critérios de avaliação daredação do Enem (ExameNacional do Ensino Médio).

O material será distribuídoa alunos de escolas públicase já está disponível na inter-net para todos os estudantes.Serão impressos 1,73 milhãode guias com exemplos de re-dação que conquistaram no-ta máxima na última edição doEnem,análise dos textos e de-talhamento sobre cada umadas competências avaliadas.

A empresa vencedora da li-citação foi a gráfica e editoraPosigraf.

Em maio deste ano, o Mi-nistério da Educação anun-ciou mudanças nos critériosde correção do texto.

Pelo novo sistema de cor-reção da redação, a prova se-rá corrigida por dois avaliado-res independentes. Se a notafinal dada por eles tiver umadiferença de até 200 pontos,o resultado será a média arit-mética entre elas.

Se a discrepância entre asnotas for de mais de 200 pon-tos, a redação seguirá para umterceiro corretor. Hoje, essadiferença deve ser de, no mí-nimo, 300 pontos. Caso a di-ferença continue a ser maiorque 200 pontos, a prova pas-sará por uma banca formadapor três professores, que irádeterminar o resultado finaldo aluno.

No Enem do ano passado,a última etapa de revisão danota era o terceiro avaliador.Com as novas regras, uma re-dação poderá ser avaliada poraté seis corretores.

Material será distribuído a alunos de escolas públicas está na internet

O governo anunciou naúltima quarta-feira (29) aprorrogação, até 31 de de-zembro, do Imposto sobreProdutos Industrializados(IPI) reduzido para produ-tos da linha branca e mó-veis, painéis laminados e lu-minárias. O desconto foimantido também para osveículos, porém, por tem-po menor, apenas dois me-ses. Após a aprovação damedida, as concessionárias,

bem como as lojas de mó-veis e eletrodomésticos deMossoró, esperam mantero nível das vendas, que nes-tes últimos meses tiveramum aumento entre 30 e40%.

Gerente de uma loja deeletrodomésticos, TatianeFernandes explicou que aredução do IPI tem con-tribuído para o crescimen-to no volume das vendas.

"As promoções já des-

pertam o interesse dos clien-tes. Com a queda aindamaior dos preços devido àredução do imposto, essesse sentem mais estimuladosem vir à loja. Entre os pro-dutos mais consumidos, es-tão o fogão, o refrigeradore o bebedouro refrigerado",informou a gerente.

A consultora de vendasSheila Farias disse que coma prorrogação da reduçãodo IPI a expectativa para os

meses de setembro e ou-tubro é de que o número decarros vendidos supere amédia, ou seja, cerca de 150veículos.

"Apesar de as vendas te-rem sido boas, agosto nãoatingiu as expectativas. Pormais que muita gente se an-tecipasse nas compras, te-mendo o fim do preço re-duzido, muitas pessoas ain-da se confiaram na prorro-gação da medida e resolve-

ram aguardar. Alguns me-ses conseguimos superar amédia de veículos vendidos,alcançando a faixa de 170carros, porém o que se per-cebe é a manutenção da mé-dia, isto é, a venda de algoem torno de 150 automó-veis", relatou Sheila.

Ela complementa dizen-do que um dos problemasenfrentados por algumasconcessionárias de Mosso-ró em relação ao aumento

da demanda foi o númerode carros do estoque.

"O esperado é que coma extensão do prazo as fá-bricas ganhem estímulo pa-ra produzir mais veículose abastecer as lojas de for-ma adequada. Como a pro-cura foi muito grande, per-cebemos que o número decarros tornou-se insufi-ciente para atender os con-sumidores", destacou aconsultora.

PRORROGAÇÃO DO IPI REDUZIDO DEVE GERARCRESCIMENTO DE 40% NOS PRÓXIMOS MESES

COTIDIANOSEXTA-FEIRA

Mossoró (RN),31 de agosto de 2012

Caderno do jornal O Mossoroense

ExpectativaComerciantes de Mossoró comemoram a prorrogação da medida que reduz o IPI sobre carros e produtos da linha branca

ARQUIVO

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Populares reclamam de problemasnos serviços oferecidos por UBSinstalada no centro da cidade

Economistas orientam que quitar dívidas é uma boa forma para investimento do 13º

Moradores relatam dificuldades para ter acesso à vacinação e curativos na Unidade

Pacientes do Centro Clíni-co Evangélico Edgard Bula-marqui reclamam do serviçooferecido pela Unidade Bá-sica de Saúde (UBS), bem co-mo da falta de infraestruturado local. Eles alegam que ospais precisam ir diversas ve-zes ao posto para conseguirvacinar os filhos, pois, alémda falta de profissionais, nãoexiste um horário definidopara realizar esse tipo de ação.

A dona de casa RoseaneCosta disse que foi à unida-de de saúde diversas vezes pa-ra imunizar seu filho, porémnão teve sucesso.

"A sala de vacinação ficafechada pela manhã. Muitasmães têm filhos que estudamà tarde, desta forma o únicoperíodo livre para realizar avacinação é nas primeiras ho-ras do dia. Quando conseguiir à tarde, me disseram que aauxiliar de enfermagem nãose encontrava. Existe um de-sencontro de informações.Além disso, os pacientes quese dirigem ao centro com oobjetivo de tirar os pontosou fazer algum curativo nãoestão tendo acesso ao servi-ço. O que anda acontecendoé um desrespeito com ascrianças e adultos que preci-sam da unidade", destacouRoseane.

Profissionais que atuamno órgão e que preferiram não

A sala de vacinação do posto fica fechada pela manhã

O Instituto Nacional do Se-guro Social (INSS) de Mosso-ró deu início na última segun-da-feira (27) ao pagamento do13º salário para cerca de177.545 aposentados e pensio-nistas.Aqueles que vão recebera antecipação começam a fa-zer planos com o dinheiro re-cebido, tais como quitar dívi-das, guardar na poupança, in-vestir em reformas na casa etc.Os economistas apontam quena hora de usar o montante re-cebido não é só o financeiro queconta, deve-se dar ênfase tam-bém a questões relacionadas àqualidade de vida.

O economista Auris Martinsde Oliveira explicou que exis-tem três possibilidades de usopara o 13º salário.

"Se o pensionista está en-dividado,alguns financiamen-tos dão excelentes descontospor quitações antecipadas. Senão está endividado, é, sim, omomento de investir em la-zer, viagens e aproveitar comqualidade de vida a aposenta-doria. Outra questão que nãopode passar despercebida éque muitas pessoas hoje con-quistam a aposentadoria emplena capacidade laboral,e nãoparam de trabalhar, desta for-

ma surge a necessidade de in-vestir em um negócio próprio,e aqui nestes casos, sim, ine-vitavelmente o 13° deve seraplicado".

Ele ainda destaca que osaposentados e pensionistas de-vem ter cuidado na hora de uti-lizar o dinheiro, e que se tudofor feito com planejamento, aaposentadoria tem tudo paraser uma recompensa por anose anos de muito trabalho.

"De fato o aposentado oupensionista que não tenham dí-vidas devem ter cautela no usodo 13°. O 13° é uma oportuni-dade anual e deve ser tratado

como tal.Antecipar as comprasde fim de ano nem sempre éuma boa ideia, até porque nãose observa uma perspicácia doscomerciantes em atrair estespotenciais compradores compromoções efetivas e agressi-vas neste período do ano", es-clareceu Auris.

A gerência executiva do IN-SS no município, que engloba89 municípios, informou quea expectativa para este perío-do é de que cerca de R$ 53 mi-lhões sejam incrementados naeconomia a partir do pagamen-to dos vencimentos adicionaisaos beneficiários.

LOUIS MELL

se identificar, disseram queas alegações não correspon-dem à realidade. Eles expli-caram que a unidade de saú-de possui duas auxiliares de

enfermagem, porém uma de-las está de férias.

Segundo os profissionais,no momento a vacinação es-tá ocorrendo no período da

tarde e os curativos são reali-zados pela manhã, pois, deacordo com determinaçõesmédicas, esses não podem serefetuados de forma conjunta.

EM BUSCA DE TALENTOS - Soltesua voz. A 1ª Igreja Batista de As-sú /RN realiza a 8ª Noite de Tal-ento no dia 8/9, na própria igre-ja. A inscrição custará R$ 10,00.Premiação será até o 3° lugar.Ven-ha e participe.

EM COMEMORAÇÃOO conjunto juvenil Marana-

tha,que louva o nome do Senhorna Assembleia de Deus da BoaVista I, rua Coelho Neto, 700,bairro Boa Vista, completa 25anos de adoração e louvor, comgrande comemoração entre osdias 1º/9 e 9/9. Encerramentocom grande culto festivo na A.D.Boa Vista, às 19h.

A.D. CRISTO SALVA EM FESTAEstá em Mossoró o pastor-

presidente da A.D. Cristo Salva,pr. Márcio Monteiro, nos dias 1ºe 2 de setembro, vindo da capitalFortaleza, para comemorar comum grande culto festivo o cresci-mento da igreja, que se localizana av. Alberto Maranhão, 3055,bairro Bom Jardim.

PARNAMIRIM EM FESTAA A.D. de Parnamirim real-

iza o 35º Congresso da Umadep- entre os dias 6 e 9 de setembro2012, com o tema “Jovens Avi-vados Fazendo uma Grande O-bra”.Preletores:pr.Elinaldo Ren-ovato, pr. Rubens Franco, pr.Maurinho Ferreira; no louvor aOrquestra Louvores de Sião,grande conjunto Umadep, Min-istério Diante do Rei Jesus e can-tores locais.

LANÇAMENTOEm breve em todas as livrarias

de Mossoró e região: “Reflexõespolíticas e sociais de um teólogo,”livro que trata diretamente da re-lação entre a religião e a políticaem uma visão cristã.

PROGRAMA GOSPEL NA TV A TV Mossoró,no canal 7,ap-

resenta todos os sábados,das 11hàs 12h, o belíssimo programa e-vangélico “Tempo gospel”,de al-to índice de audiência, comanda-do por Márcia Morgana e Carol.

A IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VISÃO MISSIONÁRIATodos os domingos, às 19h,

na rua Rodrigues Alves,524,San-to Antônio, grande culto de ado-ração e louvor a Deus, presençade banda,conjunto de jovens,can-tores locais e a pregação da boapalavra de Deus.Venha e traga to-da a sua família.

A VISÃO DO REINO Ainda tenho em minhas lembranças a forma como o evangelho

foi anunciado e como aprendi as doutrinas. Lembro-me que falar empolítica era um tabu, e muitos diziam que a política não vinha de Deus,incrível como a fé e o conhecimento andam acoplado, após anos deestudos, compreendemos que a Bíblia é um livro político, pois trata daimplantação do reino de Deus na Terra.

Cristo veio para Israel e pregou sobre o reino.Ele disse "...Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" (Mat 3:2).

Levante sua cabeça, eleve os seus olhos e veja o reino de Deus queestá entre nós, o Espírito Santo tem anunciado a presença deste reino,ele intercede por você, ama você, quer lhe ajudar em um caminho depaz. Veja as promessas de Deus para o seu povo na Terra em todos ostempos: "E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarásem cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhorteu Deus, que hoje te ordeno, para guardá-los e cumprir".(Deuteronômio 28:13)

Não desista, é tempo de luta, é tempo de vitória, é tempo de ver-mos o reino de Deus implantado no coração dos homens.

DIA DO SOBRENATURAL A Igreja Pentecostal Unificados

na Fé,que tem como presidente min-isterial o pr. Marcos e que se localizana rua Delfim Moreira, n° 530, bair-ro Bom Jardim,promove grande en-contro do Dia do Sobrenatural,coma presença do pr.Valdir de Souza,quenão tem língua e fala.Um fenômenomundial. Nesta sexta-feira, 31/8,venha com sua família.

ReflexõesRICARDO ALFREDO

Teoló[email protected]

CONGRESSO - A Igreja Evangé-lica Assembleia de Deus, Deserto,área missionária IV, realiza de 13 a15 de setembro o 3° Congresso deIntegração Infantil, com o tema aArca de Noé, participação da ban-da de fantoche e peça teatral.

SETEMBRO FESTIVOA congregação Pousada

das Termas, em Mossoró,promove o 13º Aniversáriodo conjunto de MocidadeCântico dos Anjos,com o te-ma “Eu lhes dou a vida eter-na”(João 10:28),nos dias 22e 23, presença do cantorevangélico Robinson Mon-teiro e do preletor pr. Rob-son Viana.

INSATISFAÇÃO

OPINIÃO

Supervisores do curso de Enfermagem da UnPdenunciam atraso de pagamento salarial

PROBLEMA

Profissionais informam que ainda não receberam os salários do primeiro semestre deste ano

Profissionais que atuaramcomo supervisores do curso deEnfermagem da UniversidadePotiguar (UnP) procuraram aredação do O Mossoroensena manhã de ontem, 30, paradenunciar o atraso no paga-mento dos serviços prestadosdurante o primeiro semestredeste ano.

De acordo com o enfermei-ro Danillo Lima, até agora os20 preceptores que desenvol-veram suas atividades de feve-reiro a junho não receberamseus salários. “O contrato queassinamos estabelecia que o pa-gamento deveria ser efetuadoaté o quinto dia útil de cada mês,mas não recebemos nada atéagora.Todos os preceptores do

curso de Enfermagem estãonessa situação”, relata.

Segundo Danillo Lima, osprofissionais decidiram espe-rar até o mês de agosto pelo pa-gamento, mas como não hou-ve um retorno positivo por par-te da UnP,eles optaram por de-nunciar a situação. “Espera-mos julho, agosto, mas já estáchegando setembro e o paga-mento não foi efetuado,por is-so iremos nos reunir com umadvogado e acionar a Justiça”,revela.

Conforme o enfermeiro,por diversas vezes o grupo depreceptores entrou em conta-to com a direção do curso, quenão emitiu uma justificativaaceitável para o atraso no re-

passe dos salários.“Eles dizemque não têm previsão de quan-do vai sair, que não têm pers-pectiva. Pediram para entrarem contato com Natal e a res-posta é a mesma”, diz.

Danillo Lima ainda contaque, apesar do atraso no paga-mento,alguns preceptores ten-taram renovar o contrato coma instituição de ensino por maisseis meses, mas todos foramexcluídos do processo seletivo.“Não houve uma justificativaformal, apenas disseram que aUniversidade não tinha a inten-ção de estabelecer vínculo em-pregatício com os superviso-res”, acrescenta.

A equipe de reportagem doO Mossoroense entrou em

UnP preferiu não se posicionar sobre o assunto

Mapa será distribuído gratuitamente na praça Bento Praxedes

GERAIS Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Mapa de Informações Turísticas de Mossoró terá dadossobre os principais serviços e calendário de eventos

Elaborado em parceria como Serviço Nacional de Apren-dizagem Comercial do RioGrande do Norte (Senac/RN),será distribuído até a segundaquinzena de setembro o Ma-pa de Informações Turísticasde Mossoró, documento quecontém dados referentes aosprincipais serviços e equipa-mentos turísticos da cidade eque tem como principal obje-tivo atrair visitantes para o se-gundo maior município do Es-tado durante a Copa do Mun-do de 2014.

Além de conter indicaçõesde pontos turísticos, o Mapa

também aponta as principaisedificações da cidade e o calen-dário de eventos, assim comotambém serão informados da-dos socioeconômicos de Mos-soró. Serão divulgados aindaa localização de hotéis e pou-sadas, restaurantes, lanchone-tes, buffets, locadores de veí-culos,shoppings,entre outros.

O Mapa, que terá validadepara 2012-2013, será distribuí-do gratuitamente no balcão deinformações turísticas da pra-ça Bento Praxedes,sendo tam-bém direcionado para feiras,congressos, workshops e en-contros de negócios, bem co-

mo para operadoras e agên-cias de viagens, aeroportos ecompanhias aéreas.

“Com a realização da Copado Mundo no Brasil em 2014,sendo Natal e Fortalezacidades-sedes e estando equi-distante das duas capitais nor-destinas, Mossoró deverá sepreparar e inserir-se no contex-to do maior evento futebolís-tico do mundo, criando ins-trumentos de informação e co-locando na prateleira das ca-pitais que já citei o maior even-to popular do Rio Grande doNorte: o Mossoró Cidade Ju-nina,e assim atrair visitantes do

Brasil e do mundo, no perío-do da Copa”, afirma o consul-tor de turismo responsável pe-lo Mapa, Oberi Penha.

Segundo o consultor, o guiaserá uma forma de colocar a ci-dade em destaque durante a Co-pa, uma vez que Mossoró nãofoi escolhida pelo Ministério doTurismo com um dos 184 des-tinos turísticos para a competi-ção. No Rio Grande do Norte,as cidades contempladas foramTibau do Sul,Vila Flor,Cangua-retama,Baía Formosa,Barra doCunhaú,Galos,Galinhos,Por-to do Mangue, Macau, Tourose São Miguel do Gostoso

Iniciada na quarta-feira, 29,será encerrada hoje, 31, a pro-gramação da Semana do Ad-vogado do Oeste Potiguar,evento promovido pela Subse-ção de Mossoró da Ordem dosAdvogados do Brasil (OAB),no auditório João Soares doAmorim, sede da entidade nacidade.

Entre as atividades que se-rão desenvolvidas hoje está à

palestra “Jurisdição Constitu-cional entre os sistemas sociaisjurídicos e político”, com en-foque na união estável de ca-sais homossexuais,que será mi-nistrada por Leonardo Martins,professor titular da Universi-dade Federal do Rio Grande doNorte (UFRN). Na ocasião, odocente também lançará trêsde suas obras:“Liberdade e Es-tado Constitucional”, “Teoria

Geral dos Direitos Fundamen-tais”, e “Direito ProcessualConstitucional Alemão”.

Serão abordados ainda aolongo da programação do últi-mo dia do evento promovidopela OAB, temas relacionadosaos direitos humanos, em pa-lestra proferida pelo advoga-do e professor da Universida-de Federal Fluminense, Cláu-dio Pereira de Souza Neto.

A partir das 19h40, o con-selheiro federal da OAB de Ala-goas,Marcelo Henrique BraboMagalhães, discutirá com ospresentes pontos referente àpropaganda eleitoral nas redessociais, encerrando o ciclo depalestras da Semana do Advo-gado do Oeste Potiguar.

O vice-presidente da Subse-ção de Mossoró da OAB, AldoFernandes, avalia como positi-

va a realização do evento. “Essaé uma iniciativa bastante alvis-sareira. Conseguimos colocarmais de 300 pessoas em nossoauditório,público esse compos-to por advogados,estagiários,es-tudantes de direito”, destaca.

O ciclo de palestras da Se-mana do Advogado já faz par-te do calendário de eventos ju-rídicos do Rio Grande do Nor-te,e é realizado anualmente pe-

la Comissão de Eventos daOAB de Mossoró e tem comoobjetivo atualizar os advoga-dos e estudantes de gradua-ção e pós-graduação. “O ad-vogado precisa estar sempreatualizado, se não ele fica ob-soleto em relação ao que estáocorrendo na área do direito,por isso eventos como essessão importantes”, conclui Al-do Fernandes.

DIVULGAÇÃO

Semana do Advogado do Oeste Potiguar será encerrada com ciclo de palestras e lançamento de obras jurídicas

PROGRAMAÇÃO

ARQUIVO

LUCIANO LELLYS

contato com o departamentode marketing da UnP,setor res-

ponsável pelo atendimento àimprensa, que informou que

não se posicionará sobre o as-sunto no momento.

IRMÃOS CONRADOSDepois do sucesso do estande na Ficro, os irmãos Conra-

do Júnior, André e Marcelo Conrado já confirmam a presen-ça da Topcom Máquinas e Equipamentos na Finecap, emPau dos Ferros. Na ocasião, vão apresentar a XGMA, umadas maiores fabricantes e exportadoras de máquinas pesadasdo mundo. A Topcom, pertencente ao grupo Contrel, é res-ponsável pela distribuição exclusiva de máquinas e equipa-mentos XGMA no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Pa-raíba.

DOIDOS POR FUTEBOLCarlos Augusto Araújo e Viviana Cláudia prometem uma

megafesta para seu filhão Bernardo, que completou idadenova esta semana e vai comemorar com a turma de amigosamanhã, no Espaço Maracanã, no bairro Nova Betânia. Umcampeonato de futebol vai marcar o início da manhã. Logoem seguida será servido um café da manhã a seus convida-dos. Bom demais.

GRANDE ROCKEstá agendado para amanhã o lançamento do IV Rock

Grande do Norte, no Sélect Nouveau. A festa terá comoatração principal a banda Retrato Ventura, um dos melhoresgrupos covers de Los Hermanos na região Nordeste. A fes-ta também será contemplada com shows de Alfredo & OsCaras, Trinta de Outubro, T3, Arcanjos, Fino Reciclado eWalter Silva. Agende com a galera.

TECNOLOGIA E SABERA Universidade Federal Rural do Semi-Árido lança a Bi-

blioteca Virtual Universitária 3.0 para o Sistema de Bibliote-cas da Ufersa, oferecendo um acervo digital com 1.500 títu-los de 40 áreas do conhecimento. Todo o material estará dis-ponível para visualização e download na internet durante 24horas por dia, 7 dias por semana, e poderá ser acessado emtablets que utilizam os sistemas operacionais Android ouiOS. Respeitando os direitos autorais, o usuário poderá tirarcópia de até 50% do conteúdo das obras disponibilizadas.Maisde 10 editoras disponibilizadas.

SOCIAL4 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

Bernardo Augusto, filho de Viviana Cláudia e Carlos Augusto, comemora

aniversário amanhã, no Espaço Maracanã

Nas lentes do Trafegando, Maycon Andrews e sua musa Débora Carlos

nos embalos do Sélect Nouveau

Energias positivas em torno da querida Liliana Almeida, aniversariante VIP de hoje.

A coluna envia as felicitações

- Liliana Almeida, Wandalla de Sá, Raphael Régis,Leopoldo Motta, Vanessa Batista, Manu Souza e ajornalista Danielly Marques, da Personal Market-ing, completam idade nova hoje. Parabéns.

- Jânio Medeiros já está reservando os a-partamentos do seu Hotel Portal da Serra parao tão esperado feriado da Independência. Pa-cotes excelentes para o período de 7 a 9 de setem-bro, em que os hóspedes aproveitam ainda paravisitar os pontos turísticos da cidade de Por-talegre.

- Os médicos Flávio Miranda e Maria HelenaSaldanha,do Centro de Olhos de Mossoró - CEOM,seguem em setembro para Milão (Itália), onde par-ticipam de congresso internacional da área.

- Samba Nobre é a atração que está agitan-do as tardes do Sambado, no 144 Lounge Bar.Toda a badalação no point de Jaílson Fernan-des,misturando sábado e samba,começa às 17he ocorre quinzenalmente. A parceria traz o rit-mo mais tocado do bairro da Lapa para a Vences-lau Brás.

- A Gondim & Garcia Produções acaba de lançaro seu site. Atualizado com todas as novidades sobreo Mossoró Mix 2012, interatividade e muito mais.Acesse já: www.gondimgarcia.com.br.

- Após longos dias na capital paulistana,KésiaPorcino e Ana Paula Santos retornam a Mossoró.Na bagagem, trouxeram as principais e atuaistendências para o Salão Ângela Santos Visual,na Casa Porcino.Cores de mechas,cortes, trata-mentos especiais.Tudo que as antenadas amam.

GERAIS Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Segundo Dionízio do Apodi, manifestação faz parte da série de mobilizações de grupos independentes

Dionízio do Apodi, um dos organizadores do protesto

Inauguração da atual sede foi realizada na quarta-feira

Artistas farão novo protesto hoje na Praça deConvivência denunciando falhas na cultura

ATO PÚBLICO

Uern divulga cronograma de matrículasdo PSV/2012 para o segundo semestre

CALENDÁRIO

REFORÇO

Grupo de artistas indepen-dentes de Mossoró realiza maisum protesto contra a políticacultural do município, hoje, às19h, na Praça de Convivência,denominado “Uivo dos Alua-dos”, para reclamar da formacomo artistas são tratados pe-lo poder público,com frases co-mo “De luto pela cultura das mi-galhas” e “Cultura não é even-to”.

O ato faz parte de mobiliza-ção de grupos artísticos e quejá realizou outras manifesta-ções, como o enterro simbóli-co do Museu Municipal Lauroda Escóssia e do Teatro Esta-dual Lauro Monte Filho, emmeados de julho. No protestode hoje, os artistas estarão ves-tidos de preto e com lanternas.

Um dos articuladores da mo-vimentação, o diretor do gru-po teatral O Pessoal do Tarará,Dionízio do Apodi,explica queo protesto será um grito con-

tra “a grande mentira que é a po-lítica cultural de Mossoró”, e émais uma da série de mobiliza-ções nesse sentido,que incluematos públicos e apresentaçõesculturais em espaços de arteociosos em Mossoró.

“Participam dessa mobiliza-ção diversos grupos insatisfei-tos com o atual modelo,em quea Prefeitura Municipal de Mos-soró (PMM) propaga e passa aimagem de que tudo está bem,mas isso não é verdade”,denun-cia,acrescentando que a ocupa-ção de espaços ociosos repre-senta a luta por uma política cul-tural democrática e ações cultu-rais decididas em conjunto coma categoria.

Segundo ele, falta apoio pa-ra artesãos,músicos,atores e ou-tros artistas terem o espaço quemerecem em Mossoró. “Faltainvestir em quem faz tudo issoacontecer, os artistas. Precisa-mos de investimentos no micro

para termos um macro mais vis-toso. E este micro somos nós”,afirma.

Dionízio acrescenta que sefala muito nas grandes coisas deMossoró,nos grandes espaços,nos grandes teatros,e esquecemdos pequenos. “Vou citar oexemplo dos arraiás juninos quetínhamos nos bairros de Mos-soró há alguns anos.Não temosmais.A prioridade foi o Mosso-ró Cidade Junina, que acaboumatando aquilo tudo. Quantasquadrilhas juninas tínhamos (Sópra nós, Explosão Nordestina,Sensação, dentre tantas). Hojenos restringimos a fazer umconcurso junino para as quadri-lhas do Ceará, porque Mosso-ró só tem duas quadrilhas. Nãosou contra o Mossoró CidadeJunina, mas a prioridade deve-ria ser invertida”, analisa.

E continua “Não adiantauma cidade ter um grande su-permercado no Centro e aca-

A Pró-Reitoria de Ensino deGraduação (PROEG), da Uni-versidade do Estado do RioGrande do Norte (Uern),divul-gou o cronograma e os proce-dimentos para a matrícula ins-titucional e matrícula curricu-lar nos cursos de graduação pa-ra o semestre letivo 2012.2.

As matrículas dos candida-tos aprovados no Processo Se-letivo Vocacionado (PSV),comingresso no semestre letivo2012.2,serão realizadas nos dias

23 e 24 de outubro de 2012.A matrícula curricular para

os alunos regulares veteranosdos cursos do Campus Centrale Campus Avançados será rea-lizada de 19 a 23 de novembrode 2012,de acordo com a situa-ção curricular do aluno e datasestabelecidas em edital.

A matrícula institucional e amatrícula curricular dos alunosvinculados ao Campus Centrale Campus Avançados serão efe-tuadas nas Unidades Universi-

tárias/Departamentos Acadê-micos, com o acompanhamen-to direto do Departamento deAdmissão e Registro Escolar(DARE/PROEG).

As matrículas dos alunos vin-culados aos Núcleos Avançadosde Educação Superior (NAES)serão requeridas no respectivonúcleo e efetuadas pelas Uni-dades Universitárias/Departa-mentos Acadêmicos de vincu-lação do Curso, com o acom-panhamento direto do Dare.

Faculdade do Vale do Jaguaribe expande atividades em MossoróA Faculdade do Vale do Ja-

guaribe (FVJ), que tem sede nacidade de Aracati (CE), inaugu-rou na última esta quarta-feira,29, mais um núcleo de Pós-Graduação. A solenidade foirealizada na nova sede a insti-tuição.

Participaram da cerimônia,o Diretor Geral da FVJ,Eduar-do Neto; o Diretor Adiminis-trativo-Financeiro, DerociAguiar; a Coordenadora Ge-ral dos Cursos de Pós-Gradu-ação, Silvana Gois, a Coorde-nadora do Núcleo de Pós-Graduação Mossoró, Iara Li-nhares, e o Sócio-proprietário

da META - Centro de Ciên-cias e Tecnologia, Rafael De-metrius.

Em seu discurso, o diretorEduardo Neto agradeceu a to-dos que contribuem para a FVJem Mossoró e lembrou das ori-gens da Faculdade,que foi fun-dada por mossoroenses e se ex-pandiu pelo Ceará. "E agora,está se expandindo no RioGrande do Norte", destacou.

Na oportunidade, a profes-sora Iara Linhares falou da fir-meza dessa parceria entre asinstituições e da importância deunir necessidades com sonhose de uma construção com

sugestões, acolhimento etrabalho. Finalizando, RafaelDemétrios destacou que a ME-TA, espaço onde será instala-da a nova sede, dispõe de oitosalas de aula,auditório para 300pessoas, cursos livres, cursostécnicos e Pós-Graduação emparceria com a FVJ.

O núcleo localizado no pré-dio da META, que fica na RuaPrudente de Morais,976 - Bair-ro Santo Antônio, terá cursosnas áreas de Educação, Audi-toria, Controladoria,

Psicopedagogia, GestãoAmbiental, Gestão de Pessoase Nutrição.

bar com as pequenas vendas(bodegas) nos bairros. Foi is-so que Mossoró fez,priorizouo seu Corredor Cultural, no

sentido literal da palavra, poisreduziu a um corredor, e en-terrou diversas manifestaçõesque existiam espalhadas pelos

bairros, que davam amplitu-de à nossa cultura. E isso vaiser dito no protesto de hoje”,conclui.

Vasco tem o maior jejum após 15 meses esofre com má fase de astros em início de crise

NO BRASILEIRÃO

NO ATLÉTICO

O vento definitivamente vi-rou na Colina. Com a derrotapara o Grêmio por 2 a 0, naúltima quarta-feira, no está-dio Olímpico, o Vasco com-pletou cinco jogos sem triun-far.A última vez que a sequên-cia negativa aconteceu foi há15 meses. A situação incomo-da e o time enfrenta obstácu-los para impedir a crise.O prin-cipal envolve a má fase dos as-tros, casos de Fernando Prass,Felipe, Carlos Alberto e Alec-sandro. Uma vitória sobre aPortuguesa,sábado,às 21h,emSão Januário, é imprescindí-vel para aliviar a pressão so-bre o comando do futebol emanter a equipe no G-4 doCampeonato Brasileiro.

Em 2011, ano do título daCopa do Brasil,o Vasco empa-tou com Náutico (0 a 0), Fla-mengo (0 a 0), Atlético-PR (2a 2 / 1 a 1), além do Avaí (1 a1). A última partida foi dispu-tada no dia 18 de maio. Destavez, a equipe coleciona trêsderrotas consecutivas. Fla-mengo (1 a 0), Fluminense (2a 1) e Grêmio (2 a 0). O revéspara o Atlético-MG (1 a 0) e oempate com o Coritiba (2 a 2)completam a sequência.

Voltando a conviver comum retrospecto negativo, oCruz-maltino enfrenta obstá-culos para encerrar o mau mo-mento.O time perdeu jogado-res na janela de transferências

O returno do CampeonatoBrasileiro não começou da ma-neira que esperava o Atlético-MG,campeão simbólico da pri-meira fase com antecedência.Oalvinegro mineiro,pela primei-ra vez nesta competição, com-pleta dois jogos sem triunfo,mas não perdeu a liderança,porcausa do empate do Fluminen-se,no Engenhão,em 1 a 1,con-tra o Corinthians.

E o clube paulista, que o au-xiliou a se manter na primeiracolocação, com 44 pontos, uma mais que o Fluminense, quefecha a 20ª rodada com 43, po-derá fazê-lo perder a liderançano final de semana, quando osdois times se enfrentam em SãoPaulo.

Enquanto o Atlético-MGdesafiará o Corinthians, comovisitante, o Fluminense terá jo-go também fora de casa, emFlorianópolis, contra o Figuei-

rense, atual lanterna da com-petição nacional.

Para o lateral esquerdo Jú-nior César, o Atlético-MG temde fazer a sua parte,sem se preo-cupar com os jogos do Flumi-nense ou de qualquer outroconcorrente. “Temos de con-tinuar fazendo o nosso traba-lho independente do que acon-tecer com os outros times”,des-tacou.

A primeira rodada do retur-no marcou ainda a aproxima-ção do Grêmio, que venceu oVasco, por 2 a 0, e beneficiou-se dos empates de Atlético eFluminense.Dessa forma,o tri-color gaúcho foi a 40 pontos,três a menos que o time cario-ca e quatro abaixo da equipeatleticana.

Cuca acredita que o returnoserá mais equilibrado do que foia primeira etapa. “Campeona-to não vai ganhar assim quan-

A situação incomoda e o time enfrenta obstáculos para impedir a crise

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cuca evita tratar empate com Ponte Preta como ''tropeço'' e diz que não é hora de "rever conceitos"

Alecsandro e Felipe tentam levar o Vasco ao ataque em mais uma jogada frustrada

Cuca diz que não há razão para fazer cobranças sobre os jogadores

e não repôs à altura.Os contra-tados começaram bem e caí-ram de rendimento, casos deAuremir e William Matheus.Os principais atletas vivemuma má fase, e a equipe nãodá mostras de reação, já que nãoconsegue apresentar o padrãoconhecido desde a conquistada Copa do Brasil. A insatisfa-ção da torcida é outro proble-ma.

Consequentemente,a pres-são é grande sobre o trabalho

do departamento de futebol.As críticas de conselheiros noscorredores de São Januário sãointensas, e a insatisfação semostra cada vez mais clara a ca-da jogo sem vitória.As opçõesda diretoria na janela de trans-ferências são os principais al-vos dos questionamentos. Sóuma vitória sobre a Portugue-sa pode amenizar o clima des-favorável na Colina.

“Chega, não é? Os resulta-dos que tivemos nas últimas

cinco partidas não foram o queesperávamos. A única forma ésuperar e buscar cada vez maisaplicação. Precisamos respirarbastante e fazer os três pontosna próxima rodada. Tambémestou chateado,mas nesse mo-mento é preciso dar força.Pre-cisamos mais do que nunca datorcida.Quem quer cobrar quefique em casa. Precisamos queacreditem no Vasco”, afirmouo presidente Roberto Dinami-te à Rádio Tupi.

VASCO.COM.BR

do quiser,ninguém quer perder,mas ninguém vai ganhar apenasporque quer,quando quer”,ob-servou.

E o treinador atleticano querevitar a consequência negativasobre o elenco pelas duas par-tidas consecutivas sem vitórias,com empates diante de Cru-zeiro e Ponte Preta, ambos por2 a 2. “Se for agir assim comoestá falando, pois empatou d-uas partidas,vai ter de rever con-ceito,conversar com os jogado-

res, cobrar e não é assim”, sa-lientou Cuca.

O Atlético-MG fez 19 par-tidas, obtendo 13 vitórias, cin-co empates e perdendo apenasuma vez.“Perde-se dois pontosaqui, busca-se às vezes três,quando se imagina que vai bus-car um. O campeonato é duro,a Ponte Preta já tinha ganho fo-ra de casa do Cruzeiro, do Bo-tafogo, defende muito bem,marca individualmente e trazmuitas dificuldades”, analisou.

PERMUTAO candidato à reeleição Genivan Vale disse que continuará defendendo a tese de permuta do estádio

Nogueirão. Embora existam outras propostas, inclusive de construção de um novo estádio, ele manteve odiscurso da permuta vivo.

Baraúnas luta por vaga na Copa do Brasil,mas a CBF poderá decidir pelo Potiguar

INDEFINIÇÃO

PROBLEMAS

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

A diretoria do Baraúnas não gostou nada da informação de que a CBF poderia facilitar a vidado seu maior rival, o Potiguar, e ofertar a terceira vaga do Rio Grande do Norte na Copa do Brasilao time melhor posicionado em seu ranking. Isso acontecendo, entra o alvirrubro, mas os tricol-ores querem que seja usado como critério o resultado do último Campeonato Estadual, no qual

a equipe terminou em terceiro. Pelo anúncio, a briga promete com o Baraúnas inclusiveameaçando, se necessário, buscar até mesmo o auxílio da Justiça Comum, assim como fez o

Treze da Paraíba, que acabou derrotando a CBF e ficando com a vaga na Série C do CampeonatoBrasileiro. Por sua vez, como a confusão esquentou, a Federação Norte-rio-grandense de Fute-

bol (FNF) vai saindo de fininho dizendo que essa é uma questão a ser resolvida pela CBF.

FALTA DE SORTE ENOS DETALHES

Os treinadores dos dois representantespotiguares no Campeonato Brasileiro daSérie B parece até que estão ficando sem ar-gumento. No empate com o penúltimocolocado Ipatinga, o treinador do ABC,Ademir Fonseca, disse que faltou sorte. Afalta não seria de competência?

Já o treinador do América, esse exager-ou, disse que perdeu o jogo para o Goiásnos detalhes. Não ficou apenas no detal-he,e sim em vários.Sorte e no detalhe é umadose bastante forte para justificar fracas-sos em uma competição do nível do Campe-onato Brasileiro.

APITOO árbitro potiguar Ítalo Medeiros de

Azevedo será o responsável pelo apito napartida envolvendo Treze(PB) eSalgueiro(PE) válido pelo Brasileiro daSérie C. Na partida do domingo, ele terámais dois potiguares na assistência, Louri-val Cândido das Flores e Luiz Carlos Câ-mara Bezerra.

ATLÉTICO, Fluminense e Grêmio acirram disputa pela liderança na Série A. O Baraúnas vai com-pleto para o primeiro jogo das oitavas. AMBIENTE tenso na Vila. Torcida pressiona Ganso eele responsabiliza a diretoria do Santos.

Toque EsportivoÔNIBUS

Jaedson Freitas, da 93 FM, colocou umônibus à disposição dos torcedores doBaraúnas que quiserem viajar domingo àcidade de Sousa(PB). Tem água e refriger-ante de graça, e sistema de TV mostrando acampanha do tricolor na Copa do Brasil eoutros documentários sobre o futebol.

ENCICLOPÉDIANo dia 5 de setembro, em Fortaleza, a-

contecerá o lançamento da Enciclopédiado Rádio Esportivo Brasileiro, um trabal-ho das jornalistas Nair Prata e Maria Cláu-dia Santos. O trabalho reuniu jornalistas detodo o país. Do Rio Grande do Norte, Fabi-ano Morais participou da equipe de pesquisa.

EXPLICAÇÃOMais um treinador resolveu tentar ex-

plicar a má fase do seu time. Dessa vez, nãoteve explicação. Foi assim mesmo que otreinador Felipão falou da fase ruim doPalmeiras, dizendo simplesmente que nãotem como explicar. É, esse pelo menos nãose queixou da falta de sorte ou dos detalh-es.

A possibilidade da CBF in-dicar o terceiro representante doRio Grande do Norte na Copado Brasil,através do seu ranking,irritou a diretoria do Baraúnas.Se a entidade nacional confirmaressa medida, a vaga ficará como Potiguar e não com o tricolorque foi o terceiro melhor time datemporada estadual em 2012.

A postura firme e vitoriosa dadiretoria do Treze de CampinaGrande, que enfrentou a CBFna Justiça Comum,depois de es-gotadas todas as tentativas de dis-putar a Série C do CampeonatoBrasileiro, via Justiça Desporti-va,motivou a diretoria do Baraú-nas a tomar uma decisão.Dianteda indefinição da Federação

Norte-rio-grandense de Fute-bol (FNF) sobre que time ocu-pará a terceira vaga do RioGrande do Norte na Copa doBrasil, o tricolor pode adotar amesma posição.

A diretoria já se reuniu e opresidente do clube Eudes Fer-nandes orientou seus advogadosno sentido de se buscar, casonecessário, a vaga via JustiçaDesportiva. Não havendosucesso a saída deve ser mes-mo a Justiça Comum, mesmoconsciente da possibilidade depunição por parte da Fifa. Mas,como até agora nada aconteceucom o time paraibano, o casopode terminar mesmo no âm-bito da Justiça Comum.

Presidente do “Leão do Oeste” quer a vaga, mas a CBF poderá indicar o representante pelo ranking

Sousa perde dois jogadores para oprimeiro jogo das oitavas de final

Na véspera da estreia dotime nas oitavas de final doCampeonato Brasileiro daSérie D, o time do Sousa éobrigado a conviver comdesfalques importantes emrelação ao time que vinhajogando e conseguiu a clas-sificação. O goleiro Geni-valdo é um deles, depois dehaver recebido o terceirocartão amarelo na partida

contra o Feirense.Junto com ele também

estará de fora do confron-to contra o Baraúnas o jo-gador Misso, esse desfal-cando o meio de campo nafunção de volante. Para oseu lugar pode acontecer avolta de Daniel, entregue aodepartamento médico cui-dando de contusão na coxa,mas existe também a opção

de Ricardo Mamborê.Em relação ao goleiro, o

treino de hoje definiráquem começa no lugar deGenivaldo, com a comissãotécnica dispondo das op-ções de Bel e Danilo. O con-fronto entre Sousa e Baraú-nas será amanhã no estádioMarizão, com bola rolan-do a partir das 16h. (Cominformações da net.com).

ALVINEGRO

Treinador do ABC se queixa dafalta de sorte do seu time

Em meio aos treinos da se-mana para a partida de aman-hã contra o Joinville, em San-ta Catarina, o empate contra oIpatinga ainda faz parte do co-tidiano do ABC, que tinha co-mo certo mais três pontos nojogo contra o penúltimo colo-cado.Quem mais se queixa, in-clusive da falta de sorte, é otreinador Ademir Fonseca.

Como o argumento de queseu time criou várias oportu-

nidades de gol, o treinadorAdemir Fonseca acredita queàs vezes a equipe precisa deum pouco mais de sorte."Quem acompanhou o jogoviu que o adversário chegoucom chances reais duas vezese marcou dois gols. Nós cri-amos diversas chances, colo-camos bola na trave e não en-tra. Temos que seguir trabal-hando, mas às vezes falta umpouco de sorte para a nos-

sa equipe",declarou ao site doclube.

Na rodada do sábado o ABCviaja para jogar em Santa Cata-rina e o treinador afirma que vaitrabalhar para dar a volta porcima. "O torcedor tem toda arazão de ficar chateado.São cin-co jogos sem vitórias, mas nãovamos baixar a cabeça. Temosque ter força para reagir e va-mos buscar a recuperação commuito trabalho".

Eudes Fernandes, presidente do Baráunas

ESPORTE Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Presidente da Câmara do Assúpreso acusado de homicídio

Por força de mandado ju-dicial expedido pela 3ª VaraCriminal de Assú, a políciaprendeu o presidente da Câma-ra Municipal de Assú,Odelmode Moura Rodrigues, acusadode homicídio.

Segundo informações dapolícia, a prisão faz parte da"Operação Malassombro"coordenada pela Divisão dePolícia Civil do Oeste (Divi-poe) com participação demembros e integrantes doGaeco.

Detalhes da prisão serão re-passados à imprensa, hoje, pe-

lo Ministério Público e a Polí-cia Civil em entrevista coletiva.A "Operação Malassombro"foi deflagrada em maio desteano, sob o comando do dele-gado Odilon Teodósio, ondeforam cumpridos 21 mandadosde busca e apreensão, com ob-jetivo de combater a pistolagemem Assú e Guamaré.

O vereador Odelmo Rodri-gues também chegou a ser pre-so por porte ilegal de arma eencaminhado a Mossoró, on-de pagou fiança equivalente a30 salários mínimos e foi libe-rado.

MANDADO

Na última quarta-feira (29),agentes da Delegacia Especia-lizada em Furtos e Roubos (De-fur) de Natal prenderam em fla-grante no bairro Dix-sept Ro-sado, Aldy de Lima Damasce-no, o "Aldy Tubarão", 29, acu-sado de praticar diversos assal-tos e foi preso após trocar tiroscom a polícia. O acusado foiferido com um tiro no rosto esocorrido para uma unidademédica.

Segundo a Defur, a prisãoaconteceu quando a equipe daDefur se deparou com uma pi-cape L-200,de cor branca,pla-

ca JVA-6037, com as mesmascaracterísticas de um veículoque estaria sendo utilizado pa-ra prática de crimes de "saidi-nha de banco". O carro estavasendo dirigido por Aldy, queno momento da abordagemempreendeu fuga e passou aefetuar disparos contra a via-tura policial.

Houve troca de tiros e Aldyperdeu o controle do veícu-lo, subiu o canteiro e bateunum telefone público. Naação, ele acabou sendo atingi-do com um tiro no rosto econduzido ao Pronto-Socor-

TIROTEIO

Defur prende homem acusado de cometer assaltos em Natal

FLAGRANTE

Operação da Polícia Civil prendedois por tráfico de drogas em Assú

A Polícia Civil de Assú comapoio da Divisão de Polícia doOeste (Divipoe) e policiais mi-litares do 10º BPM prenderamontem duas pessoas acusadasde tráfico de drogas.

A "Operação Jellystone",como foi batizada a ação po-licial, teve como objetivo cum-prir dois mandados de prisãotemporária e três mandadosde busca e apreensão.

Segundo informações re-

passadas pela Delegacia Geralde Polícia Civil (Degepol), naação foram presos: FranciscoFernandes Neto, o "Catatau",19, e Damião Campos da Sil-va.Na residência de "Catatau"foram apreendias drogas, umrevólver calibre 38, 600 gra-mas de crack,R$ 97 em dinhei-ro fracionado,munições de ca-libres 38 e 12, uma balança deprecisão além de sacos plásti-cos para embalar a droga.

A operação faz parte de umtrabalho de investigação fei-to pela equipe da Polícia Civilde Assú, com a finalidade decombater o tráfico de drogasna região.

O delegado Emerson Va-lente explicou que a apreen-são do revólver calibre 38 po-de inclusive ajudar a esclare-cer um homicídio ocorrido noúltimo mês de junho, que vi-timou um homem identifica-

do como Genilson Clementi-no da Rocha. "Acreditamosque essa possa ter sido a ar-ma utilizada no crime", reve-lou.

O nome da operação foi da-do em virtude de "Jellystone"ser um parque do desenho ani-mado "Zé Colmeia",onde umdos personagens chama-se"Catatau". Ao todo 30 poli-ciais participaram da opera-ção.

Odelmo Rodrigues foi detido por força de mandado judicial

Odelmo Rodrigues, preso em Assú.

Material apreendido com "Aldy Tubarão" (no detalhe).

DIVULGAÇÃO

DEGEPOL

Um carregamento de 33toneladas de argamassacomprada de maneira frau-dulenta pela quadrilha deestelionatários presa nasexta-feira (24), durante a"Operação Outras Faces",foi recuperado ontem poragentes da Polícia Civil. Acarga que veio de Paulista(PE) tem um valor estima-do em R$ 23.347,00 e foiadquirida pela empresa"fantasma", aberta pelogrupo no município de Pa-razinho (RN), sob o nomede Distribuidora Lustosae Paiva.

Segundo a Degepol,Gleice Kelly de AlmeidaAraújo, irmã de Clóvis Al-berto Almeida de Araújo,o chefe da quadrilha, eraquem se passava por pro-prietária da distribuidora e

a responsável por realizar ascompras fraudulentas nocomércio, cujos pagamen-tos não eram efetuados. Apolícia aponta que a cargaseria repassada para recep-tadores com custo bemabaixo do valor de mercado.

Além da empresa quevendeu a argamassa para aquadrilha, a transportado-ra responsável pelo frete dePernambuco até o RioGrande do Norte tambémfoi vítima do grupo. Todoo material recuperado serádevolvido à empresa de ori-gem.

A “Operação OutrasFaces” resultou na prisãode oito pessoas acusadas defraudar cartões de créditoem nome de falecidos, eaplicar golpes em empresase instituições financeiras.

OPERAÇÃO

Polícia apreende 33 toneladasde argamassa comprada porquadrilha de estelionatários

Na cidade de Guamaré,doisguardas municipais evitaramum assalto a uma agência ban-cária na madrugada de ontem,quando oito elementos plane-javam assaltar o Banco do Bra-sil local. Os criminosos foramsurpreendidos pelos guardase empreenderam fuga, no en-tanto, durante a perseguição ocarro utilizado pelos guardascaiu no rio Aratuá, lesionan-do levemente a dupla.

Segundo informações dapolícia de Guamaré, por voltadas 3h20 uma quadrilha que es-tava dividida em dois veículos,um Sandero branco e um Trac-ker preto,utilizando armas lon-

gas, rendeu um vigilante quetrabalha na rua da agência ban-cária.Em seguida,o bando cir-culou a cidade para analisar sehavia policiamento, momen-to em que se deparou com osoutros vigilantes, dando iní-cio a perseguição.

Os bandidos abriram fogocontra os guardas. Na ação, osguardas perderam o controledo veículo quando passavampelo rio Aratuá, e o carro caiu.Os bandidos conseguiram fu-gir.

Já era de manhã quando aPM localizou o Tracker pretoabandonado no conjunto Sole-dade, na Zona Norte de Natal.

PERSEGUIÇÃO

Guardas municipaiscaem em rio após evitarassalto em Guamaré

Argamassa apreendida em poder da quadrilha.

DEGEPOL

ro Clovis Sarinho.Com Aldy Tubarão foram

apreendidos uma pistola 9mm

da marca Ruger, de uso restri-to e com numeração raspada,além de um revólver calibre 38.

AREIA BRANCA - Oi-tenta crianças na faixa etáriade 6 a 12 anos estão sendoatendidas pelo Programa deCriança Petrobras, desen-volvido em Areia Branca emparceria com a entidade O-bras Sociais Dom Bosco(OSDB), ligada à ParóquiaNossa Senhora da Concei-ção. Embora as atividadestenham iniciado há menosde um mês, o lançamentooficial do programa em ní-vel local aconteceu na quar-ta-feira, 29, às 16h, no Cen-tro Juvenil Dom Bosco.

O evento contou com apresença do gerente doAtivo de Produção Mosso-ró, da Petrobras, Adelbal-do de Oliveira Silva, e dogerente de Comunicaçãoda estatal na região, JoséFlávio Eleotério Gomes.De Areia Branca, partici-param do ato o prefeitoManoel Cunha Neto, "Sou-za" (PP), e o secretário deEducação do município,Raimundo Lacerda, alémde representantes de con-selhos e de programas e en-tidades sociais.

A cerimônia iniciou umaapresentação cultural dosalunos do projeto. Na fasede discursos, o vice-presi-dente das OSDB, ThomasMagnum, falou da impor-tância da parceria da Petro-bras com a entidade, opor-tunizando a ampliação dotrabalho desenvolvido emfavor da comunidade.

O prefeito "Souza", nasua fala, lembrou que há doisanos vinha viabilizando jun-to à Petrobras a instalaçãodo programa em AreiaBranca, visto que contem-pla municípios onde a em-presa atua.

O gestor falou ainda da

REGIONALSEXTA-FEIRA

Mossoró (RN),31 de agosto de 2012

Caderno do jornal O Mossoroense

PROGRAMA DE CRIANÇA PETROBRASPASSA A ATENDER 80 BENEFICIÁRIOS

No litoral

Alunos matriculados em escolas do município são beneficiados pelo programa

sua satisfação em ver o pro-grama em franca atividadeno município,com uma me-todologia parecida com oEscola de Tempo Integral,já implantado e que está sen-

do ampliado para mais dezescolas municipais.

O gerente do Ativo deProdução Mossoró, Adel-baldo de Oliveira Silva, pa-rabenizou o prefeito "Sou-

za" pelo seu empenho paraa vinda do benefício.Ele des-tacou que o Programa deCriança Petrobras tem o ob-jetivo de contribuir para amelhoria da qualidade de vi-

da e ampliar o campo daspossibilidades educacionais,culturais e existenciais dascrianças e adolescentes as-sistidos.

O gerente enalteceu o tra-

balho dos educadores e ins-trutores responsáveis peloprograma em Areia Branca,beneficiando 80 crianças eadolescentes matriculadosna rede pública de ensino.

OPINIÃO2 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

TRE garante registro paracandidatura de Hélio Willamyà Prefeitura de Guamaré

DEFINIÇÃO

Candidato a prefeito deGuamaré, Hélio Willamy Mi-randa da Fonseca (PMDB) te-ve o seu registro de candidatu-ra deferido pelo Tribunal Re-gional Eleitoral na última quar-ta-feira, 29. Com o placar de 6a 1, a maioria do TRE-RN aco-lheu o pedido de registro decandidatura de Hélio Willamy,o que reverte a decisão de pri-meira instância quando foiquestionado o grau de paren-tesco do candidato, com o ex-prefeito de Guamaré, Auricé-lio Teixeira.

Agora, as atenções se vol-tam para a conclusão do jul-gamento do registro do can-didato de oposição,ex-prefeitoMozaniel Rodrigues, que teveseu registro indeferido pela jus-tiça local.

Mozaniel, que é filho do ex-

prefeito João Pedro, enfrentadificuldades devido a Lei "Fi-cha Limpa". Ele tem condena-ção em colegiado por crimeeleitoral e também no Tribu-nal de Contas do Estado (TCE-RN).

A oficialização da candida-tura de "Helinho" se deu porunanimidade na convençãomunicipal do PMDB,assim co-mo a da sua companheira dechapa,a ex-vereadora Maria deSouza Costa da Silva, a "Preti-nha",candidata a vice-prefeito.Juntos,Helinho e Pretinha for-mam a chapa "puro sangue" doPMDB na eleição de Guama-ré e lideram uma coligação quetem 12 partidos ao todo: alémdo PMDB,PT,PTN,PSD,PC-doB,PDT,PTdoB,PSDC,PPS,PV, PR, PRB e PRTB.

O prefeito Emilson de Bor-

ba Cunha (PTN), o "Lula",também empresta seu apoio aocandidato do PMDB,assim co-mo o ex-prefeito Auricélio Tei-xeira (PTB).

"Ninguém melhor que He-linho e Pretinha para dar con-tinuidade ao trabalho que co-meçou com a administração doprefeito Auricélio e se prolon-ga na nossa, no esforço de me-lhorar a qualidade de vida dopovo de Guamaré", destacouLula, no pronunciamento quefez na convenção.

E é ao lado da população,da candidata Pretinha e doscandidatos a vereador que in-tegram sua coligação que He-linho quer chegar agora à Pre-feitura de Guamaré. "Esperoser eleito e ir para a Prefeituranos braços do povo", acreditao candidato Hélio.

Giro Pelo [email protected]

Ministério da Integração Nacional,pormeio da Secretaria Nacional de Defe-sa Civil, publicou ontem, no Diário

Oficial da União, Instrução Normativa que es-tabelece procedimentos e critérios para decre-tos de situação de emergência ou estado de ca-lamidade pública pelos municípios, estados eDistrito Federal. A ideia é agilizar a decretaçãopor meio de formulários padronizados. Neles

serão inseridos informações a respeito do de-sastre e a documentação necessária para a trans-ferência obrigatória de recursos. A medida foiestimulada pela lentidão do atual processo. Ocrescimento na incidência de desastres natu-rais tem ocasionado na formação de filas paraque os processos sejam oficializados. Ajustesque podem facilitar a vida de muitas cidades eEstados que sofrem com a seca no Nordeste.

SELEÇÃO A Universidade Federal Rural do Semi-Ári-

do, Ufersa, em conjunto com o Núcleo deEducação a Distância, abriu inscrições parao processo de seleção de tutores presenciaispara os pólos de apoio da UAB nos municí-pios de Caraúbas, Grossos e Natal.

CURSOS Nestas cidades são ofertadosos cursos de

Licenciatura em Matemática a distância.Asinscrições estão sendo realizadas pelo siteno período de 27 de agosto a 05 de setem-bro de 2012, pelo site do NEaD/Ufersa(www.ufersa.edu.br/nead).

REQUISITOS Os candidatos concorrentes à vaga de-

vem preencher alguns requisitos exigidos noedital, tais como: residir no município do pó-lo, ou em municípios próximos; possuir, nomínimo, formação de nível superior em ma-temática, bacharelado ou licenciatura; e ex-periência mínima de um ano no magistériodo ensino básico, além de outros requisi-tos.

RESULTADO Os candidatos selecionados na primeira

etapa serão comunicados através do site doNEaD e deverão comparecer à Coordenaçãodo Núcleo de Educação a Distância para en-trevista nos dias e horários previamente agen-dados.

LIBERADOEm Guamaré, o candidato Hélio Willamy

conseguiu aval do Tribunal Regional Eleito-ral para concorrer a prefeitura local. Até en-tão a cidade se mantinha sem candidatos, jáque a oposição também enfrenta problemascom o registro e aguarda decisão de recur-sos.

DETIDO O presidente da Câmara da cidade de As-

sú foi preso ontem por força de mandadode prisão expedido pela Justiça. Odelmo Ro-drigues está sendo acusado de homicídio. Oproblema está sendo investigado desde a rea-lização da Operação Malassombro, realiza-da há alguns meses no Vale do Açu.

EDUCAÇÃO Iniciado em março, o trabalho de educa-

ção ambiental realizado pela Companhia deÁguas e Esgotos do Rio Grande (Caern) nosbairros Alecrim e Quintas, em virtude darealização da obra de recuperação e amplia-ção do Coletor Tronco (CG3), que atende aosdois setores, já mobilizou 2.500 estudantesde cinco escolas.

ABRANGÊNCIA Esta obra de esgotamento sanitário está

em andamento e vai atender, quando estiverconcluída, uma população de 70 mil pessoasresidentes nesses bairros. O investimento to-tal neste projeto, previsto para ser concluí-do em 2013 é de R$ 6,7 milhões.

TARARAO Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará

depois de um período no Rio de Janeiro, como espetáculo Aurora Boreal, retorna a Mos-soró, com uma série de parcerias que vemenriquecer a trajetória do grupo, que em no-vembro próximo chega aos seus 10 anos deexistência.

RETORNO A passagem pelo Rio de Janeiro rendeu

muitos frutos e o grupo já tem retorno ga-rantido para um pequena temporada de apre-sentações na segunda quinzena de outubro,no Centro Cultural Correia Lima, no bairrodo Catete.

OMudança nas 'regras'

MIXPara quem já vive em clima de expectativa para a realização de mais um Mossoró Mix é bom

correr para adquirir o kit de acesso com valor promocional. O evento que contará com a presen-ça de atrações como Aviões do Forró e Ivete Sangalo, será marcado pelo retorno da banda Biqui-ni Cavadão a Mossoró.

RESTARTE por falar em festa, a banda Restart incluiu Mossoró em sua tour pelo Nordeste que será rea-

lizada no próximo mês. O show de Mossoró será realizado no dia 15 de setembro num 'san-duiche' com as cidades de Natal e Fortaleza.

PERIGO As queimadas seguem com força na região Oeste, num cenário preocupante. A união de seca

com ações desastrosas para 'limpeza das terras' tem gerado um prejuízo ecológico incomensurá-vel. O risco de acidentes graves é imenso.

Atenção se volta para julgamento do registro do candidato da oposição

Hélio Willamy está liberado para a disputa

CIDADES Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Polo Costa das Dunas debate melhoriasda orla e projeto da construção de estádioEncontro discute ordenamento entre Baía Formosa e Pedra Grande, com ênfase no balizamento de áreas nas praias e açudes

NATAL - A 59ª reunião doConselho de Turismo do PoloCosta das Dunas apresentaráa proposta para ordenamentoda orla potiguar e informaçõesatualizadas sobre as obras doestádio Arena das Dunas.O en-contro será no Hotel Praiamar,em Ponta Negra, a partir das14h30, e é aberto ao público.

Na pauta de apresentações,

o capitão-tenente da Capitaniados Portos do RN, José Iná-cio Pereira, discute o ordena-mento da orla entre os muni-cípios de Baía Formosa e Pe-dra Grande,com ênfase no ba-lizamento de áreas nas praiase açudes dos 18 municípiospertencentes ao polo.

Em seguida,o presidente doConsórcio Arena das Dunas,

Charles Maia, falará das infor-mações mais recentes sobre aconstrução do estádio da Co-pa de 2014. Haverá ainda oagendamento do roteiro de vi-sitas aos sistemas de esgota-mento sanitário de Pirangi,Co-tovelo,Pium e Redinha,e a rea-tivação do Comitê de Seguran-ça do Polo Costa das Dunas.

Durante a reunião, o Con-

selho do Polo realizará home-nagem a José Maria Vilar da Sil-va, ex-superintendente esta-dual do Banco do Nordeste noRN. Vilar coordenou, pelobanco, as ações do ProdeturNordeste I e II no Rio Gran-de do Norte, e durante o pe-ríodo de 1999 a 2003 esteve àfrente do Conselho de Turis-mo do Polo Costa das Dunas.

Encontro deverá discutir informações atuais sobre o projeto de estruturação do Polo Costa das Dunas

EM PAUTA

O Ministério Público Esta-dual, por intermédio da 78ªPromotoria de Justiça da Co-marca de Natal,ajuizou a AçãoCivil Pública n° 0805081-42.2012.8.20.0001, que trami-ta desde ontem na 4ª Vara daFazenda Pública, contra o es-tado do Rio Grande do Nor-te, para que a Justiça determi-ne a conclusão das obras deconstrução da sede própria do

campus universitário da Uni-versidade do Estado do RioGrande do Norte (Uern) emNatal.

As obras foram paralisadasem novembro de 2010,após 18meses de execução,em virtudeda decisão do Governo do Es-tado em não mais disponibili-zar recursos suficientes parasua continuidade.

O campus universitário da

Uern na capital conta comquatro cursos de graduaçãoe contempla uma comunida-de acadêmica de aproximada-mente 800 alunos, funcionan-do em sede provisória situa-da na avenida Ayrton Senna,em Neópolis. A sede própriada Uern aguarda sua constru-ção na avenida João Medei-ros Filho, na zona Norte, aolado do Complexo Cultural.

A representante do MP naação ajuizada defende que pa-ra a conclusão da construçãoda sede própria do campus daUern em Natal é necessário queo Poder Executivo seja obri-gado a disponibilizar recursossuficientes para o Fundo daUern com vistas ao términoda obra, já que não há previ-são orçamentária para esse fimno atual exercício de 2012.

Agricultores de Governador Dix-septRosado já podemsacar o Seguro-Safra

LIBERADO

MP pede à Justiça que Estado concluaobras do campus da Uern em Natal

REIVINDICAÇÃO

A Prefeitura Municipalde Governador Dix-septRosado, através da Secreta-ria Municipal de Agricultu-ra, informa que os agricul-tores do município já podemsacar o Seguro-Safra. A pri-meira parcela do benefícioestá disponível nas agênciasda Caixa Econômica.

O secretário de Agricul-tura, Sanimarcos Firmino,informa que mais de 300agricultores foram benefi-ciados com os recursos. OSeguro-Safra será pago emcinco parcelas,sendo quatrode R$ 135 e uma de R$ 140,totalizando R$ 680. O va-lor ajudará as famílias pre-judicadas com a seca.

De acordo com o secre-tário Sanimarcos Firmino,oSeguro-Safra é de suma im-portância para os agriculto-res,em especial neste ano deseca em que a maioria dostrabalhadores perdeu toda

a sua colheita. "No municí-pio, a perda da colheita foiquase 100%", informa o se-cretário.

Para ter direito ao Seguro-Safra, os agricultores preci-sam estar incluídos na agri-cultura familiar, conformedefinido no Programa Na-cional de Fortalecimento daAgricultura (Pronaf); terrenda familiar mensal infe-rior a um salário mínimo emeio,e estar inscrito no Pro-grama Garantia-Safra.

A adesão deve ser antece-dente ao início do plantio.No documento de adesão,deve constar a área total a serplantada com as culturas(feijão, milho, arroz, man-dioca ou algodão), não po-dendo superar dez hectares.O secretário de Agriculturalembra que aqueles que nãose enquadram nestes quesi-tos ficarão de fora do rece-bimento das parcelas.

CIDADES4 - Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

PARABÉNS PRA VOCÊNesta data querida: hoje, 31/8, doutora

Norma Miriam Fernandes, Giltônio Fernan-des, Vinícius Costa; amanhã, 1º/9, Sara RíziaCâmara e Silva, Vânia Solano Benevides Ma-rinho; domingo, 2/9, Maria Angélica Gurgel,Cláudio Aladim; segunda-feira, 3/9, KarinaArruda. Muitas felicidades, muitos anos devida!

BEM CASADONa noite de amanhã,acontece o enlace ma-

trimonial dos queridos Alyssandra Rodriguese Eliflávio Maia na Igreja de São Vicente, pa-ra a alegria de seus pais Francisco Vicente Ro-drigues/Terezinha de Jesus Rodrigues (ela),Antônio Bezerra Maia/Eliete Emília MoraisMaia (ele) e demais familiares e amigos. Des-de já desejamos felicidades mil ao casal!

FICHA TÉCNICAAlyssandra e Eliflávio recrutaram um time

de gente competente. Cerimonial: Graça Pai-va. Decoração e doces: Fábia Soares. Foto-grafia: Pacífico Medeiros. Bolo: Luzete Duar-te. Sandro Coquetéis. Banda Solaris. Ilumina-ção de Castelo Casado. Cris Anne Floricultu-ra. Recepção e buffet do Garbos Recepções& Eventos. Hair Make-up de Marinaldo Ro-cha. E a noiva veste um modelo Marluce Ele-gance. Um arraso!

FEIRA MUNICIPAL DE SAÚDECom cerimonial de abertura, apresenta-

ções teatrais, abertura dos estandes e de-mais atrações, acontece desde ontem,na pra-ça Aproniano Martins de Sá, a Feira Muni-cipal de Saúde.Os profissionais da saúde irãoabordar temas diversos relacionados às suasáreas de atuação. Desde já agradeço o con-vite à secretária Juliana Carlos e ao prefeitoAlcivan Viana. Participem!

@ Dia 15 de setembro,na Qua-dra da Maçonaria,acontece Pago-dão Mix com Amaré do Brasil,Jú-nior Lima e Forró Novo Estilo.Bom que só!

@ Sempre buscando novosconhecimentos no que faz,Francisco de Assis Brito par-ticipou de 26 a 29 deste mêsdo 19º Congresso Brasileirode Contabilidade, em Belémdo Pará.

@ Hoje tem mais uma ediçãodo Barraco do Tadeu, na Casa deCultura Popular Manoel do Vio-lão. Vamos lá!

@ A professora Iara Linha-res anda feliz após inaugurara nova sede da UniversidadeVale do Jaguaribe, em Mosso-ró. Ela é uma das coordena-doras da instituição. Fina!

@ Hoje a Personal Marketingestá em festa com o aniversário daquerida Daniely Marques. Tim-tim, gente fina!

@ Para o casamento deAlyssandra e Eliflávio, seguecomitiva das melhores aquida terrinha, e eu, claro, voucom Micherlane Rodriguese Ênio Maia.

A fina caraubense Fábia Soares, decoradora das melhores,posando com a chef Luzinete Veiga, que por

20 anos foi fiel escudeira de Ana Maria Braga. Chique!

Eis aqui os noivos deamanhã Alyssandra Rodrigues e EliflávioMaia. Desejamosfelicidades mil ao casal!

Fina, a doutoraNorma MiriamFernandes é aaniversariante do dia, e nósbrindamos adata. Tim-tim!

ESTILO QUEMACONTECE

RodriguesApolionCARAÚBAS ACONTECE

Câmara sedia encontro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-MossoróReunião faz parte das mobilizações que ocorrerão em 52 municípios

MEIO AMBIENTE

AREIA BRANCA -Foirealizado na manhã de ontemna Câmara Municipal de AreiaBranca, uma importante re-união do comitê da baciahidrográfica do rio Apo-di/Mossoró, órgão que temcomo objetivo tomar de-cisões, estabelecer normas eemitir avaliações para geren-ciar as águas na bacia ondeatua.

Esse colegiado, do qualAreia Branca faz parte, é for-mado por representantes dopoder público federal, es-tadual e municipal,usuários deágua e sociedade civil.

Em Areia Branca, a orga-nização do encontro contoucom o apoio da prefeitura,pormeio da Secretaria da Agricul-tura e Pesca,tendo ainda a Fun-dação da Universidade do Es-tado do Rio Grande do Norte(Fuern) como uma das re-sponsáveis pelo trabalho demobilização e organização dasplenárias.

O encontro fez parte docronograma de mobilizaçõesque ocorrerão nos 52 municí-

CIDADES Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

PUNIÇÃO

TCE determina restituição deR$ 1,6 milhão à Prefeitura de Guamaré

Câmara Municipal foi palco do encontro do comitê reunindo representantes da região

Inspeção extraordináriarealizada pela Inspetoria deControle Externo do Tribu-nal de Contas em Guamaré,re-ferente ao período de 2007,constatou a existência de gra-ves irregularidades, destacan-do-se fraudes em processos li-citatórios, mediante fraciona-mento do objeto, burla da de-vida publicação dos editais econluios em empresas licitan-tes com direção da licitação dalicitação para a empresa pré-es-colhida.

Diante das irregularidades,foi acatado o voto pela restitui-ção de R$ 1.686.406,34,decor-rente de serviços pagos e nãoexecutados.O processo foi re-latado pelo conselheiro Mar-co Antônio de Moraes RêgoMontenegro na sessão de quin-ta-feira, 30.

Marco Montenegro relatouainda processo de Serra de SãoBento, inspeção extraordiná-ria dos exercícios de 2005 e2006, gestão do Sr. FranciscoErasmo de Morais. O voto foipela irregularidade, com resti-

tuição de R$ 876.374,74 pelanão comprovação das despe-sas realizadas.Da prefeitura deRafael Godeiro, prestação decontas relativa ao exercício de2004, a cargo do Sr. Abel Be-larmino de Amorim Filho.

O voto foi pela irregularida-de, com restituição de R$11.453,55, em face da conces-são irregular de diárias e paga-mento indevido de taxas e jurossobre o saldo devedor. Da pre-feitura de Pedra Grande, pres-tação de contas relativa ao 3° bi-mestre de 2002, sob a respon-sabilidade do Sr. Francisco Vi-tor Sobrinho. O voto foi pelarestituição de R$ 22.000,00,de-corrente de irregularidades ob-servadas no pagamento de ser-viços.

A conselheira Adélia Salesrelatou processo da CâmaraMunicipal de Luís Gomes,prestação de contas do exercí-cio de 2005, sob a responsabi-lidade de Agostinho Bernardode Araújo. O voto foi pela ir-regularidade, com restituiçãoao erário da quantia de R$

16.086,29,decorrente do paga-mento de despensas indevidase com encargos bancários.

De Olho D´Água do Bor-ges, processo de apuração deresponsabilidade pelo atrasono envio das prestações decontas. O voto foi pela aplica-ção de multa no valor de R$77.920,00,sendo R$ 31.200,00a José Gonzaga de Queiroga,relativo aos atrasos nas entre-gas das prestações de contas bi-mestrais,dos relatórios de ges-tão fiscal de 2004 a AntonioWilson Gonzaga a multa de R$45.120,00, pelo atraso na en-trega da documentação de2005.

Da Câmara Municipal deArês, apuração de responsa-bilidade dos exercícios de 2006a 2008, sob a responsabilida-de de Ludovico Pessoa dosSantos.O voto foi pela restitui-ção de R$ 16.600,00,em face dadesobediência no que tange àpublicidade dos relatórios Re-sumidos de Gestão Fiscal e deExecução orçamentária dos re-feridos períodos.

TAIPU

MP ajuíza açãopor improbidadecontra prefeito

A Promotoria de Justiçada Comarca de Taipu, pormeio do promotor DavidCosta Benevides, ajuizouAção Civil Pública por atode improbidade administra-tiva contra o prefeito Sebas-tião Ambrósio de Melo. AAção se refere ao uso indis-criminado das cores do par-tido político ao qual o pre-feito é filiado, nas fachadasde prédios públicos.

Na bandeira do PSB,par-tido ao qual o prefeito é fi-liado, as tradicionais coressão o vermelho e amarelo.Abandeira do município, noentanto, tem como tradicio-nais as cores azul e branca.

Ocorre que sempre emépoca de eleições, o prefei-to determinou a pintura depraticamente todos os imó-veis utilizados pela adminis-tração municipal nas coresde seu partido. E até mes-mo os uniformes utilizadospor crianças matriculadasnas escolas municipais sãoconfeccionados nas coresdo partido político.

A Promotoria de Justiçade Taipu já havia encami-nhado Recomendação aochefe do Executivo muni-cipal, no ano de 2008, a qualo prefeito acatou.Porém,noano corrente, as cores dopartido novamente volta-ram a ocupar os prédios pú-blicos.

O MP pede,portanto,pa-ra que a Justiça defira limi-nar, de forma a obrigar oprefeito Sebastião Ambró-sio de Melo a retirar imedia-tamente as pinturas nas co-res do PSB dos prédios pú-blicos citados, começandopela Prefeitura Municipal deTaipu.

As novas pinturas deve-rão ser realizadas às própriascustas do prefeito e somen-te nas cores oficiais do mu-nicípio. O representante doMP pede também à Justiça,entre outros, que o chefe doExecutivo se abstenha derealizar qualquer tipo de pin-tura em bens públicos comas cores de seu partido po-lítico.

CEDIDA

Assu, Mossoró, Água Nova, Alexandria, Almino Fonso, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca,Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guer-ra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, JoãoDias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino,Olho D'água do Borges, Paraná, Paraú, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes,Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste,São Miguel, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias,Umarizal, Upanema, Vinha Ver e Viçosa.

pios da Bacia Hidrográfica doRio Apodi/Mossoró para de-bater o conteúdo programáti-co da iniciativa.

O Rio Grande do Norte jápossui os comitês das baciashidrográficas do Piranhas-Açu, Pitimbu e Ceará-Mirim.

A bacia hidrográfica do rioApodi/Mossoró possui umaárea de 14.276 quilômetrosquadrados.

MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO APODI/MOSSORÓ

CIDADES6 – Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

Em clique exclusivo e celebrando a vidaesta semana, a mais querida Alinny Aragão

Dedicamos nossa colunahoje à eterna Mara Estela

Quemtambém fez

festa esta semana foi

WeygaMarcelino,

que celebroua data ao lado

de amigos efamiliares

A peça "A Botijados Punhais",

do multiartista Atson Suassuna,

fez sucesso no TCP,em Natal, pelo

Agosto da Alegria

Hudson [email protected]

HolandaPATU EM NOTÍCIAS

ACONTECENDO

MARAEsta semana, nossa cidade emudeceu

diante do trágico falecimento da jovem Ma-ra Estela Santos em um grave acidente au-tomobilístico. Força, competência, juven-tude ativa e intelectualidade eram as suas mar-cas, além de sua desmesurada capacidadede ir além e conquistar seus sonhos que fo-ram interrompidos pela imprudência de ou-trem. Sua partida gera uma discussão sobrea implantação de leis severas de trânsito emnossa cidade e a aplicação do uso de capa-cete obrigatório, visto os últimos acidentesfatais que aqui ocorreram. Nossa coluna ho-je é dedicada a esta jovem garota e à sua fi-losofia de vida, paz e bem à família.

Quem fez festa esta semana foram os mais que-ridos Weyga Marcelino,Jonathan Clemente,Már-cia Dantas e a sempre fina Alinny Aragão.

Patu já se prepara para ''setembrear''.Estão se aproximando a 235ª Festa deNossa Senhora das Dores e a 29ª Feirada Cultura, e já temos várias atrações con-firmadas.

A programação religiosa tem como tema"Bendita aquela que acreditou" (Lc 1,45) e acon-tece entre os dias 6 e 15 de setembro.

Já a parte sociocultural envolve diver-sas apresentações culturais, feira de livros,exposições e shows na Praça de EventosOliveira Rocha.

Em meio às atrações, temos shows com asbandas Feras, Ferro na Boneca, Forró na To-ra, Os Nonatos, Grafith, Forró dos Três, For-ró Pegado e Saia Rodada, tudo entre os dias 7e 14 de setembro.

A Feira da Cultura está chegando,e a Di-Marca Bijoux e Lord Boutique já estão re-pletas de novidades para as fashionistasde plantão. Corre lá!

Câmara antecipa encerramentodo período aprovando LDO/2013e aumento de subsídiosLegislativo realizou duas sessões ordinárias na última terça-feira

ASSÚ - Num único dia -terça-feira última, 28 de agos-to - a Câmara Municipal do As-sú promoveu a realização deduas sessões plenárias,medidaque antecipou o término dostrabalhos relativos ao 2º e pe-núltimo período ordinário de2012.

Pelo calendário de sessõesaprovado no início do ano,a úl-tima sessão aconteceria ontem,quinta-feira, dia 30. A anteci-pação dos trabalhos atendeurequisição formal feita por doisparlamentares-mirins.

O pedido,acatado pela me-sa diretora, partiu do líder dogoverno na Casa, vereadorHeliomar Cortês Alves (P-MDB), e pelo líder do PP,par-tido também da base gover-nista,vereador João Batista deBrito.

A pauta consistiu da votaçãoem 1º e 2º turnos dos projetosde lei que versaram sobre a Leide Diretrizes Orçamentárias(LDO) para 2013 e a elevaçãodos subsídios dos próximosprefeito, vice-prefeito, verea-dores e secretários municipaisa partir de 2013.

A mensagem que tratou daLDO/2013 foi deferida porunanimidade de votos, segun-do informação prestada pelo se-cretário-geral do Legislativo,Renato Cabral da Silva.Já o pro-

CIDADES Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Vereador João Wallace da Silva (PRB) votou contra o ajuste

DEFINIÇÕES

Prefeito do Assú passará a ganhar R$ 18 mil A partir da aprovação na Câ-

mara Municipal do Assú, as ma-térias aprovadas nesta semana se-guem agora para a sanção oficialdo Poder Executivo municipal.

Com o deferimento da men-sagem que eleva os proventos

mensais dos agentes públicosdo Assú, a faixa remuneratóriaa partir do exercício de 2013 pas-sa a contar com nova tabela.

Segundo a nova tabela, oprefeito assuense passará a ga-nhar mensalmente R$ 18 mil.

O vice-prefeito passará a ga-nhar R$ 9 mil; cada vereador,R$ 8 mil; e cada secretário mu-nicipal, R$ 6 mil.

Informação extraoficial cir-culante no Palácio Ulysses Cal-das, sede do parlamento as-

suense, dá conta que existiu aexpectativa de que projeto si-milar propondo aumento pa-ra os servidores da Câmara pu-desse ser apresentado, o queacabou não se confirmando naprática.

jeto que elevou a remuneraçãodos agentes públicos a partir doano que vem registrou placarde oito votos contra dois.

A posição contrária partiudos dois vereadores de oposi-ção: João Wallace da Silva(PRB) e o presidente da Câma-

ra, Odelmo de Moura Rodri-gues (PSD).

Os números favoráveis àaprovação vieram da base de si-tuação composta pelos vereado-res João Batista de Brito, Wed-son Nazareno da Silva,Francis-co Xavier de Medeiros Filho e

Manoel Ferreira Targino, "Ma-noel Botinha" (todos do PP);Heliomar Cortês Alves e Eri-valdo Medeiros de Oliveira,"Di-di" (ambos do PMDB); e JoãoPaulo Primeiro Fernandes deCastro e Francisco de Assis Sou-to, "Tê" (os dois do PMN).

ARQUIVO

CIDADES8 - Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 www.omossoroense.com.br

Coordenador expõe balanço positivo de etaparegional dos Jerns realizada na cidade AssúDesfecho da etapa ocorreu terça-feira última, dia 28, com a realização das provas de atletismo

ASSÚ - Responsável pelacoordenação geral da 6ª etaparegional dos Jogos Estudan-tis do Rio Grande do Norte(Jerns), ocorrida em Assú, eque envolveu mais de dois milestudantes/atletas de 57 esta-belecimentos escolares do Va-le do Açu e região Central, oprofessor de Educação FísicaTúlio César de Medeiros Al-meida julgou satisfatoriamen-te a realização.

O desfecho da etapa ocor-reu terça-feira última, dia 28,com a realização das provasde atletismo,que ocorreram noestádio de futebol Edgard Bor-ges Montenegro,"Edgarzão",em Assú.

As competições haviamcomeçado dia 8 de agosto eforam concluídas na terça-feira. A etapa regional dosJerns foi realizada nas seguin-tes modalidades esportivas:atletismo, capoeira, futebolde areia, futebol de campo,futebol society, futsal, hande-bol, natação, pesca, tae-kwon-do, tênis de mesa, vô-lei de dupla, vôlei de quadrae xadrez. Túlio César acre-dita que até o início da pró-xima semana poderá divulgaro balanço geral com o quadrode medalhas por escolas par-ticipantes.

A etapa reuniu representa-

Disputas mobilizaram equipes de várias cidades

AVALIAÇÃO

ASSÚ - Recém-alçado àpresidência da Câmara de Di-rigentes Lojistas (CDL) de As-sú,o empresário Edmilson Al-bino dos Santos elegeu comoprimeira grande prioridade desua gestão procurar viabilizar,ainda em 2012, a realização da9ª Feira de Negócios do Valedo Açu.

Em princípio, segundo re-velou,o planejamento está sen-do traçado para que o eventopossa ocorrer durante a primei-ra quinzena do mês de novem-bro vindouro.

O dirigente lojista anunciou

que, com este propósito, ini-ciou conversações com empre-sários da cidade e região e po-tenciais parceiros da realização.Ressaltou que tem encontra-do uma excelente receptivida-de à ideia.

"Entramos em contato comalguns parceiros e eles estãode pleno acordo [com a reali-zação da Feira] porque enten-dem que ela é de grande impor-tância para o nosso comércioe da região" declarou o empre-sário.

Ele instruiu os empresáriosque tenham interesse em par-

ticipar do evento que anteci-pem sua confirmação. A fina-lidade dele é ter uma noção doslojistas e empresários que sepropõem a engajar-se à Feira.

De posse destes números,Edmilson Albino avançará nosentendimentos junto à Federa-ção das CDLs do Estado(FCDL/RN),Sistema Federa-ção do Comércio, Bens e pres-tação de Serviços do Estado(Fecomércio/RN) e o próprioGoverno do Estado.

EXPECTATIVA"Na hora que a gente sou-

ber a quantidade de empresá-rios que querem participar [daFeira] e pretendem adquirir umestande,teremos mais força pa-ra levar essa reivindicação àfrente",opinou o presidente daCDL.

Ele crê que será possível tra-balhar no projeto nas próximassemanas. Acredita que, supe-rado o atual instante eleitoral,haverá condição de a questãofluir de forma mais rápida.Ed-milson Albino espera que, setudo der certo, a 9ª edição daFeira poderá ocorrer em no-vembro.

Colegiado tutelar faráesforço para "zerar"pauta de processosem setembro

Presidente da CDL pretende viabilizarrealização da 9ª Feira de Negócios doVale do Açu em novembro

INTENÇÃO

MOBILIZAÇÃO

ASSÚ - Questão subme-tida à deliberação de todosos cinco membros do órgão,a proposta de "pauta zero"foi aprovada no âmbito doConselho Tutelar dos Direi-tos da Criança e do Adoles-cente na cidade do Assú. Aideia, segundo informaçãoantecipada pelo coordena-dor do colegiado,AlexandreDouglas de Souza,é esvaziara pauta completamente portodo o mês. Para tanto, dis-se ele, haverá um esforçoconcentrado de todos osmembros.

O coordenador explicouque o objetivo é principal-mente atender a grande de-manda registrada por inter-médio do Disque 100. Ouseja, não se tratam de ques-tões que têm origem no pró-prio Conselho, e sim, sãoformalizados por telefone,onde as reclamações podemser feitas anonimamente."Acidade do Assú possui umademanda muito grande pe-lo Disque Denúncia", regis-trou Alexandre Douglas.Porconta disto o órgão mudaráseu funcionamento.

As ligações telefônicas

formalizam casos de viola-ção de direitos de crianças eadolescentes e infrações co-metidas por este público in-fantojuvenil. O coordena-dor revelou que, a partir dodia 1º de setembro, haveráuma mudança na sistemáti-ca de expediente do cole-giado justamente com o ob-jetivo de permitir tempo econdição para os conselhei-ros cumprirem a propostade "pauta zero". A altera-ção será previamente comu-nicada à população.

MODIFICAÇÃODentro do calendário que

foi aprovado pelos cincoconselheiros tutelares do mu-nicípio a realização de au-diências normais e de rotinaacontecerá sempre nos diasde segunda e terça-feira."Nos dias de quarta, quintae sexta-feira o colegiado vaideliberar exclusivamente aanálise e encaminhamentodos processos decorrentesdas ligações para o DisqueDenúncia",descreveu o diri-gente. "Nossa intenção é es-vaziar as ocorrências até o fimde setembro", registrou.

CEDIDA

ções escolares de cidades soba jurisdição das 8ª e 11ª Dire-torias Regionais de Educação(Direds), instaladas respecti-vamente em Angicos e Assú."Foi um grande desafio [orga-nizar o evento], mas creio queconseguimos obter um bomresultado no final e tudo acon-teceu mais ou menos dentrodo previsto", disse, aliviado.

Ele agora trabalha na con-fecção do relatório geral da eta-

pa que será encaminhada àCoordenadoria de Desporto(Codesp), da Secretaria Esta-dual de Educação e Cultural(Seec), em Natal.

JERNINHOSSuperado este estágio, Tú-

lio César informa que há ou-tra missão pela frente: tentarrealizar a etapa dos "Jerni-nhos", competição semelhan-te, mas que se volta para alu-

nos de até 11 anos de idade eque estejam cursando até o5º ano.

As inscrições foram aber-tas dia 27 de agosto e sequen-ciarão até o dia 4 de setem-bro.A inscrição é feita pela in-ternet no site da Codesp. "Po-dem participar alunos do 1ºao 5º ano do Ensino Funda-mental I nascidos até 2001",comunicou o professor deEducação Física.