um corpo que cai - ultra safe comercio, importacao e ... internos/um corpo que cai toolsafe...

3
A QUEDA DE OBJETOS DE ALTURA É REALMENTE A SEGUNDA MAIOR CAUSA DE MORTES NO AMBIENTE DE TRABALHO? Informações extraídas de texto publicado no Linkedin em 24 de maio de 2016 - Autor: Rick Salisbury UM CORPO QUE CAI www.ultrasafe.com.br 11/2017 Um corpo que cai Rev. 0 Pág. 1 de 3 Infelizmente essa informação é correta: de acordo com estatísticas divulgadas na Austrália sobre trabalho seguro, a queda de objetos foi identificada como a segunda maior causa de mortes no ambiente de trabalho entre 2010 e 2014. Este fato decepcionante destacou a necessidade de todos os profissionais de altura de atualizar seus métodos trabalho para controlar o risco da queda de objetos e implementar novos procedimentos que irão mudar estas estatísticas no futuro. AS ESTATÍSTICAS Entre 2010 e 2014 a queda de ferramentas e outros objetos causaram: • 125 vítimas fatais no local de trabalho; • 15.410 acidentes com afastamento de trabalhadores. “ Uma reclamação trabalhista grave acaba gerando um pedido de compensação ante a Justiça do Trabalho. Esta reivindicação dos trabalhadores é geralmente aceita e envolve uma ou mais semanas longe do trabalho.” Fonte: Fatalidades por lesões traumáticas na Segurança do Trabalho - Austrália - 2010 a 2014. Tipo de incidente 2010 2011 2012 2013 2014 TOTAL Acidente com veículos 26 28 24 65 71 382 Queda de objetos ou ferramentas 30 26 28 24 17 125 Quedas de altura 27 22 30 24 20 123 Movimentação de objetos 26 19 28 21 21 115 QUEDA DE FERRAMENTAS: REALMENTE SEU IMPACTO É TÃO FORTE ASSIM? Fonte: Base Nacional de Dados sobre Estatísticas de compensações– Segurança do Trabalho - Austrália Porque uma simples ferramenta se transforma em um projétil contendo energia dinâmica e letal? A força dinâmica em torno de uma ferramenta em queda pode ser facilmente subestimada. No entanto, estudos recentes evidenciaram ainda mais a natureza mortal da queda de objetos. • Uma chave inglesa de 220 gramas caindo de uma altura de 23 metros gera uma força de impacto de 50 kg. Isso equivale a uma caixa de ferramentas completa! • Uma chave de 2 kg caindo de uma altura de 6 metros gera uma força de impacto de 117 kg Quase 5 sacos de cimento! • Um alicate de 1 kg caindo de uma altura de 10 metros gera um impacto de 199,20 kg, ou seja, 200 vezes superior a seu peso! Um capacete terá pouca eficiência contra esse impacto devido a tamanha energia gerada.

Upload: vuongnhan

Post on 27-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A quedA de objetos de AlturA é reAlmente A segundA mAior cAusA de mortes no Ambiente de trAbAlho?

Informações extraídas de texto publicado no Linkedin em 24 de maio de 2016 - Autor: Rick Salisbury

um corPo que cAi

www.ultrasafe.com.br11/2017 Um corpo que cai Rev. 0 Pág. 1 de 3

infelizmente essa informação é correta: de acordo com estatísticas divulgadas na Austrália sobre trabalho seguro, a queda de objetos foi identificada como a segunda maior causa de mortes no ambiente de trabalho entre 2010 e 2014.

Este fato decepcionante destacou a necessidade de todos os profissionais de altura de atualizar seus métodos trabalho para controlar o risco da queda de objetos e implementar novos procedimentos que irão mudar estas estatísticas no futuro.

As estAtÍsticAsentre 2010 e 2014 a queda de ferramentas e outros objetos causaram:• 125 vítimas fatais no local de trabalho;• 15.410 acidentes com afastamento de trabalhadores.

“ Uma reclamação trabalhista grave acaba gerando um pedido de compensação ante a Justiça do Trabalho. Esta reivindicação dos trabalhadores é geralmente aceita e envolve uma ou mais semanas longe do trabalho.”

Fonte: Fatalidades por lesões traumáticas na Segurança do Trabalho - Austrália - 2010 a 2014.

tipo de incidente 2010 2011 2012 2013 2014 totAl

Acidente com veículos 26 28 24 65 71 382

queda de objetos ou ferramentas 30 26 28 24 17 125

quedas de altura 27 22 30 24 20 123

movimentação de objetos 26 19 28 21 21 115

quedA de FerrAmentAs: reAlmente seu imPActo é tÃo Forte Assim?

Fonte: Base Nacional de Dados sobre Estatísticas de compensações– Segurança do Trabalho - Austrália

Porque uma simples ferramenta se transforma em um projétil contendo energia dinâmica e letal? A força dinâmica em torno de uma ferramenta em queda pode ser facilmente subestimada. No entanto, estudos recentes evidenciaram ainda mais a natureza mortal da queda de objetos.

• Uma chave inglesa de 220 gramas caindo de uma altura de 23 metros gera uma força de impacto de 50 kg. Isso equivale a uma caixa de ferramentas completa!• Uma chave de 2 kg caindo de uma altura de 6 metros gera uma força de impacto de 117 kg Quase 5 sacos de cimento!• Um alicate de 1 kg caindo de uma altura de 10 metros gera um impacto de 199,20 kg, ou seja, 200 vezes superior a seu peso!

Um capacete terá pouca eficiência contra esse impacto devido a tamanha energia gerada.

www.ultrasafe.com.br11/2017 Um corpo que cai Rev. 0 Pág. 2 de 3

Projeção após o impactoTambém é necessário observar que na queda de objetos, eles não caem de forma reta para baixo. A pesquisa mostrou que uma ferramenta de 3,7 kg, caindo do 22º andar de um edifício e atingindo uma estrutura com 6 metros de altura acima do chão, pode projetar-se até 127 metros, atingindo uma velocidade máxima de mais de 130 km/h! Áreas de risco de queda e o seu respectivo isolamento são procedimentos em grande parte ineficazes neste tipo de cenário. questÕes de segurAnÇA enVolVendo o uso de FerrAmentAs em AlturA - o que diZ A lei

A legislação - gerenciamento de riscos de queda de objetos

Em resposta às estatísticas alarmantes, a legislação sobre Queda de Objetos foi introduzida nas Normas de 2011 sobre Saúde no Trabalho e Segurança, art. 55 – Diminuição do Risco Associado à Queda de Objetos.

A área de Segurança no Trabalho da Austrália publicou uma matéria sobre “Queda de Objetos em 2012”. Conforme o estabelecido no site www.comcare.gov.au do governo australiano, “a pessoa ou empresa responsável por uma atividade em um local de trabalho deve gerenciar os riscos para a saúde e segurança associado a uma ferramenta ou objeto caindo sobre uma pessoa: se um objeto cair, é razoavelmente suscetível de ferir uma pessoa”.

Esta legislação coloca claramente a responsabilidade no empregador para fornecer a todos seus funcionários uma proteção adequada contra os riscos decorrentes da queda de ferramentas ou objetos. No entanto, apesar destas orientações e as implicações jurídicas claras, as estatísticas atuais indicam que em muitos casos estas medidas adequadas não estão sendo adotadas.

os desAFios enFrentAdos PelA indústriA

Os desafios para a indústria em decorrência destes requisitos são muito reais e tendem a dificultar a política de prevenção de queda de ferramentas e procedimentos a serem implementados. Algumas das razões para hesitação e preocupações mais comuns estão listadas abaixo:

cultura: a Prevenção de Queda de Ferramenta tem sido negligenciada em muitas indústrias e possivelmente não é tão fácil de ser compreendida como alguns dos mais reconhecidos riscos industriais. As conseqüências da queda de objetos não são “eloqüentes” como o perigo de queda de um trabalhador de altura; torna-se necessária uma educação adicional em todos os níveis de gestão da empresa.

Falta de sensibilização para os riscos: a maioria de nós convive com o risco de queda de objetos nos locais de trabalho durante a vida. Isto tende a construir uma atitude de complacência, no entanto, as estatísticas estão mostrando claramente que se trata de uma perspectiva muito perigosa, com conseqüências potencialmente mortais.

Funcionalidade restrita da ferramenta: Historicamente muitos dispositivos de prevenção de queda têm inibido a funcionalidade da ferramenta e, portanto, afetou o desempenho no trabalho. Se esses dispositivos são obstrutivos e reduzem a produtividade, os trabalhadores podem descartá-los.

diversidade de ferramentas: a vasta gama de ferramentas que são usadas em altura fornece um ambiente muito desafiador para que uma política de prevenção de queda seja adotada. Uma abordagem de ‘tamanho único’ não tende a ser sustentável e invariavelmente tem pouca aceitação.

www.ultrasafe.com.br11/2017 Um corpo que cai Rev. 0 Pág. 3 de 3

A soluÇÃo PArA A segurAnÇA de FerrAmentA em AlturA

A ultra safe, como fornecedora especializada das maiores empresas de construção, da indústria, de energia e projetos de recursos e instalações, tem como objetivo mudar as estatísticas atuais de queda de ferramentas e objetos.

A longa experiência como fabricante de equipamentos e a parceria com especialistas da área, tem nos ajudado para criar a tool safe, um sistema de prevenção de queda de ferramentas e objetos que atende aos seguintes requisitos:• Sistema adaptável a 95% de ferramentas manuais;• Leva somente minutos para sua aplicação e não requer conhecimentos técnicos;• Não requer que as ferramentas sejam modificadas mecanicamente ou danificadas de alguma forma.

A tool safe fornece um sistema completo e integrado que inclui:• Elementos para criar pontos de ancoragem nas ferramentas;

• Retentores para conexão nos pontos de ancoragem das ferramentas;

• Equipamentos para conectar os retentores com ferramentas ao corpo do trabalhador (ferramentas de até 2 kg) ou à estrutura (ferramentas com peso superior a 2 kg)

• Porta ferramentas diversos e Balde de Segurança para movimenta- ção vertical de ferramentas

• Todos os elementos que compõem o sistema tool safe possuem etiquetas individuais com o peso máximo permitido para cada ferramenta.

maiores detalhes sobre o sistema tool safe podem ser consultados no site ultrasafe.com.br/linha-toolsafe

VAmos comeÇAr!Se você gostaria de voltar a discutir o perigo de queda de ferramentas e objetos, reserve uma demonstração no local ou peça um mostruário grátis. não hesite em entrar em contato com ultra safe para mais informações!