empresÁrio afirma que foi preso por participar de...

24
TERÇA-FEIRA EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE REUNIÃO NA PREFEITURA Página 8 (Cotidiano) R$ 1,50 O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 5 de junho de 2012 - Nº 16.058 PÁGINA 3 Justiça libera os cinco que estavam na PF de Natal Revogada prisão do presidente da Câmara Municipal de Mossoró Vereador se defenderá no plenário do Legislativo Adolescente assaltado em porta de escola no Boa Vista Alcivan Viana será empossado prefeito de Caraúbas Vice-prefeito assume comando nove dias após cassação de Ademar Ferreira da Silva, por infidelidade partidária. Página 2 (Regional) Falta de medicamentos no Unicat prejudica pacientes da região Unidade sofre com falta de recursos Moradores plantam árvore para sinalizar buraco na rua Epitácio Pessoa Cerca de 3,2 mil pessoas sofrem com problema existente há pelo menos três meses. Página 3 (Cotidiano) Descaso Greve na Uern pode chegar ao fim ainda esta semana Governo aguarda julgamento de recurso para retomar negociação com grevistas. Página 2 (Cotidiano) Expectativa VIOLÊNCIA Página 8 (Cotidiano) Quadrilha faz arrastão no comércio de Grossos INSEGURANÇA Página 8 (Cotidiano) Vaqueiro encontrado morto na zona rural de Mossoró EXECUÇÃO Página 8 (Cotidiano) Motociclista morre ao colidir com muro em Tibau Página 3 (Cotidiano) Página 3 (Cotidiano) Médico assumirá Secretaria Estadual de Saúde amanhã Ex-miss potiguar é vítima de acidente na região do Seridó Geísa Carmem saiu ferida da colisão que deixou três mortos e três feridos na RN-288. Página 8 (Cotidiano) “Operação Vulcano” JOAQUIM MARCELINO

Upload: others

Post on 13-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

TERÇA-FEIRA

EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO PORPARTICIPAR DE REUNIÃO NA PREFEITURA

Página 8 (Cotidiano)

R$ 1,50

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 5 de junho de 2012 - Nº 16.058

PÁGINA 3

Justiça libera os cinco queestavam na PF de Natal

Revogada prisão do presidenteda Câmara Municipal de Mossoró

Vereador se defenderá no plenário do Legislativo

Adolescente assaltado em

porta de escola no Boa Vista

Alcivan Viana será

empossado prefeito

de Caraúbas

Vice-prefeito assume comandonove dias após cassação de

Ademar Ferreira da Silva, porinfidelidade partidária.

Página 2 (Regional)

Falta de medicamentos

no Unicat prejudica

pacientes da região

Unidade sofre com falta de recursos

Moradores plantam árvore para

sinalizar buraco na rua Epitácio Pessoa

Cerca de 3,2 mil pessoas sofremcom problema existente

há pelo menos três meses.

Página 3 (Cotidiano)

Descaso

Greve na Uern pode

chegar ao fim

ainda esta semana

Governo aguarda julgamento de recurso para retomar

negociação com grevistas.

Página 2 (Cotidiano)

Expectativa

VIOLÊNCIA

Página 8 (Cotidiano)

Quadrilha faz arrastão

no comércio de Grossos

INSEGURANÇA

Página 8 (Cotidiano)

Vaqueiro encontrado morto

na zona rural de Mossoró

EXECUÇÃO

Página 8 (Cotidiano)

Motociclista morre

ao colidir com

muro em Tibau

Página 3 (Cotidiano)Página 3 (Cotidiano)

Médico assumirá

Secretaria Estadual

de Saúde amanhã

Ex-miss potiguar

é vítima de acidente

na região do Seridó

Geísa Carmem saiu ferida da colisão que

deixou três mortos e trêsferidos na RN-288.

Página 8 (Cotidiano)

“Operação Vulcano”

JOAQUIM MARCELINO

Page 2: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

Emery Costa

sociedade brasileira teve sempre a dis-criminação como um dos seus pilares.A escravidão, que desqualificava, aomesmo tempo, os negros e o trabalho

- atividade de uma raça considerada inferior - foiconstrutiva no Brasil, como economia, como es-tratificação social e como ideologia.Uma sociedadeque nunca foi majoritariamente branca, teve sem-pre como ideologia dominante a da elite branca.Sempre presidiram o país,ocuparam os cargos maisimportantes nas FFAA,nos bancos,nos ministérios,

na direção dos clubes - em todos os lugares em quese concentra o poder na sociedade, estiveram sem-pre os brancos. A elite paulista representa melhordo que qualquer outro setor,esse ranço racista.Nun-ca assimilaram a Revolução de 30, menos ainda ogoverno de Getúlio. Foram derrotados sistemati-camente pelo Getúlio e pelos candidatos que eleapoiou. Atribuem essa derrota aos "marmiteiros" -expressão depreciativa que a direita tinha para os tra-balhadores, uma forma explícita de preconceito declasse".

[email protected]

TRABALHADOR"Não bastasse sua imagem de nordestino, de tra-

balhador, sua linguagem, seu caráter, está sua mão:Lula perdeu um dedo não em jet-sky, mas na máqui-na,como operário metalúrgico,em um dos tantos aci-dentes de trabalho cotidianos, produto da superex-ploração dos trabalhadores. O dedo de uma mão deum operário, acostumado a produzir, a trabalhar namáquina, a viver do seu próprio trabalho, a lutar, aresistir, a organizar os trabalhadores, a batalhar porseus interesses. Está inscrito no corpo do Lula, nosseus gestos, nas suas mãos, na sua origem de classe.É insuportável para o racismo da elite paulista".

RACISTA"Essa elite racista teve que conviver com o su-

cesso dos governos Lula, depois do fracasso doseu queridinho - FHC, que saiu enxotado da presi-dência - e da sua sucessora, Dilma. Tem que convi-ver com a ascensão social dos trabalhadores, dosnordestinos, dos não brancos, da vitória da esquer-da, do PT, do Lula, do povo".

ÓDIO"O ódio a Lula é um ódio de classe, vem do pro-

fundo da burguesia paulista e de setores da classemédia que assumem os valores dessa burguesia. Oantipetismo é expressão disso. Os tucanos são suarepresentação política".

DISCRIMINAÇÃO"Da discriminação, do racismo, do pânico dian-

te da ascenção das classes populares, do seu desa-lojo da direção do Estado, que sempre tinham exer-cido sem contrapontos. Os Cansei, a mídia paulis-ta, os moradores dos Jardins, os adeptos, do FHC,do Serra,de Gilmar,dos otavinhos,derrotados,des-preparados, racistas, decadentes" (por Emir Sader- revista Carta Maior - contribuição do nosso leitorAntônio Capistrano).

CORPO DE CRISTOA diocese de Mossoró celebra a presença do Cor-

po de Cristo Sacramental neste dia 7 de junho,quin-ta-feira, às 17 horas, com a Santa Missa presididapelo bispo diocesano dom Mariano Manzana e con-celebrada por vários padres, em frente à igreja ma-triz do Alto da Conceição, em Mossoró. Após a ce-lebração, dezenas de fiéis caminharão ao lado deJesus Sacramentado no rumo do Santuário do Co-ração de Jesus.

TAPETESVários tapetes ornamentais, em homenagem ao

Senhor que vem visitar o seu povo, serão confec-cionados defronte à matriz do Alto da Conceição,capela de São Vicente e Santuário do Coração deJesus pela Catequese, Coroinhas e jovens das vá-rias paróquias.

CANGAÇONo transcorrer dos 85 anos da resistência de Mos-

soró ao ataque do bando cangaceiro de Lampião,es-tará acontecendo aqui simultaneamente o DécimoQuarto Fórum do Cangaço. O tema do fórum nes-te ano será "a violência nos sertões do Nordeste notempo do cangaço". Local: UnP.

LAURONo recente primeiro de junho um dos patro-

nos de um dos teatros de Mossoró se vivo aindaestivesse estaria completando 79 anos de idade.Refiro-me a Lauro Monte Filho, nascido nestamesma data no ano de1933 e falecido a 7 de ju-lho de 1976.

DIX-HUITGostei do conteúdo do programa "Mossoró de

todos os tempos" conduzido por Milton Marquescom a participação de Sebastião Almeida, GeraldoMaia e o fotógrafo José Rodrigues. O tema era a ce-lebração dos 100 anos do nascimento de Dix-huitRosado. Foram válidos todos os depoimentos, masprincipalmente os de Sebastião Almeida que viveuos últimos dias de vida (poder-se-ia dizer as últimashoras) do velho alcaide.

BANCOPrefeito de Baraúna,Aldivon Nascimento amea-

ça levar todas as contas bancárias do Executivo pa-ra a Caixa Econômica Federal caso o Banco doBrasil decida fincar pé para não reabrir a sua agên-cia que foi dinamitada pelos bandidos naquela ci-dade. Muito bem.

HAROLDO DUARTEO médico urologista Haroldo Duarte confir-

mou a sua ausência das lides mossoroenses no pe-ríodo de 6 a 10 de junho. Ele vai atualizar conhe-cimentos no Quinto Congresso Norte-Nordestede Urologia que vai se realizar em Teresina, noPiauí.

IDEOLOGIA"A ideologia separatista de 1932 - que considerava São Paulo "a locomotiva da nação" - o setor

dinâmico e trabalhador, que arrastava os vagões preguiçosos e atrasados dos outros estados - nunca deixoude ser o sentimento dominante da elite paulista em relação ao resto do Brasil. Os trabalhadores imigrantes- que construíram a riqueza de São Paulo, eram todos baianos ou cabeças chatas, trabalhadores que sobre-viviam morando nas construções - como o personagem que comia gilete, da música de Vinícius e de Car-los Lira, cantada por Ari Toledo, com o sugestivo nome de pau-de-arara, outra denominação para os imi-grantes nordestinos em São Paulo".

ELITE"A elite paulista foi protagonista essencial nas marchas das senhoras com a igreja e a mídia,que prepararam

o clima para o golpe militar e o apoiaram, incluindo o mesmo tipo de campanha de 1932, como doaçõesde joias e outros bens para "a salvação do Brasil" - de que os militares da ditadura eram os agentes sal-vadores".

DITADURA"Terminada a ditadura, tiveram que conviver com Lula como líder popular e o Partido dos Trabal-

hadores, para o qual canalizaram seu ódio de classe e seu racismo. Lula é o personagem preferencialdesses sentimentos, porque sintetiza os aspectos que a elite paulista mais detesta: nordestino, não branco,operário, esquerdista, líder popular".

“A

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

O dedo de Lula

OPINIÃO2 – Terça-feira, 5 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

GRACO

dição histórica ou edição para saudosistas?As duas coisas, creio eu. Ao completar 60anos de atividade no país, a Editora Globo

desta semana chega com duas capas. Em uma delas,baseada em 1952, Getúlio Vargas e a luta pela cria-ção da Petrobras. Na outra, uma face pintada com abandeira do Brasil e matérias recentes,como a de umaedição normal. Muita coisa que aconteceu naqueladécada é muito semelhante ao que acontece nos diasde hoje. A página do "O amigo da Onça" traz o con-selho de quem só quer prejudicar, mas se faz de ami-go; a eterna expectativa do servidor público emobter aumento salarial. Em 1952, a oposição incon-sequente de Carlos Lacerda a Getúlio, a luta pela va-cina contra a pólio, a aterradora bomba de hidrogê-nio e a escolha da primeira miss Universo e a con-quista do inédito ouro olímpico por Adhemar Fer-reira da Silva. Vale a pena reler tudo isso.

Deve-se chamar a atenção dos jovens de hoje quecontam com mais instrumentos de pesquisa e de in-formações. Até pouco tempo, estudava-se em livrosde história que não contavam a realidade, mas a in-terpretação dos fatos de acordo com os interessesdo que dominavam a política. Depois do golpe mi-litar de 1964 e durante todo tempo em que o regimeimperou no Brasil, distorciam-se os fatos, delibera-damente, para que a realidade dos fatos não chegas-se ao conhecimento da população. Houve inúmerasações para massacrar lideranças,como João Goulart,reveladas no livro biográfico de autoria de Jorge Fer-reira. Guardando as devidas realidades, João Gou-lart esteve para o trabalhismo de Getúlio Vargas o queapóstolo Paulo foi para o Cristianismo.

Quem gosta do poema de Jessier Quirino, reme-morando utilidades domésticas de épocas passadas,encontrará as publicidades de 1952, como a Geladei-ra Consul Q300, funcionando à base de querosene;"é econômica e tem os cantos arredondados"; ou aTV Philips Holland, com 17 polegadas, feita de ma-deira por for a e que demora apenas 1 minuto depoisde ligada para começar a mostrar as imagens. Pode-se ver ainda o rádio Telefunken Mignon funcionan-do em3 faixas, "um dos mais modernos do mundo,podendo ser usado como alto-falante para vitrola".Tem ainda o Cadillac conversível, sem uso de mani-velas. No lado artístico, o adeus ao Rei da Voz, Fran-cisco Alves,falecido em acidente automobilístico."Vai-se um dos maiores ídolos da música brasileira - e ficaum alerta sobre o perigo das estradas precárias".

Antes,costumava colecionar livros,discos,depoisLPs, CDs e tudo o mais. Hoje, talvez, morar em apar-tamento tornou-me a vida mais prática.Os livros,pas-so logo a alguém que imagino gostar do tema. Osdemais itens, depois de algum tempo sem utilizá-los, também passo adiante. Pelo amor de Deus nãopensem que é publicidade, pois a revista não precisadisso. Mas, vou fazer a leitura de modo mais lento,para avaliar realmente o que mudou, lembrando Giu-seppe Tomasi de Lampedusa,escritor italiano,em “OLeopardo”, a única mudança permitida é aquela su-geria pelo príncipe de Falconeri: tudo deve mudar pa-ra que tudo fique como está. No filme “O Leopar-do”, a trilha musical é uma valsa inédita de Verdi, emminha opinião, uma das mais lindas já compostas.Bem, até mesmo as opiniões divergem. Entretanto,fica a recomendação.

EÉpoca 1952/2012

laí[email protected]íre Rosado

Page 3: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

REAÇÃO

Empresário José Mendes declara que foi preso porter participado de reunião na Prefeitura de Mossoró

POLÍTICA Terça-feira, 5 de junho de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

DIVULGAÇÃO

ALEX COSTA

Em programa de rádio, empreendedor explica como foi tratado pela Polícia Federal e fala em “tortura”

Participar de uma reunião naPrefeitura de Mossoró. Foi es-se o motivo revelado pelo em-presário José Mendes no pro-grama radiofônico apresenta-do por ele na Rádio Difusora.

Ele disse que o encontro emquestão sequer tratou de pos-tos de combustíveis como Mi-nistério Público e Polícia Fede-ral dizem na "Operação Vulca-no". "Estou sendo acusadoporque participei de uma reu-nião na prefeitura para defen-der as causas de Mossoró.Nãofomos falar de posto. Fomoscom o reitor (Josivan Barbo-sa, que já deixou a direção daUfersa) falar daquele problema

de trânsito da rua FranciscoMota", acrescentou.

O empresário acrescentouque nos interrogatórios os po-liciais não mostraram provasque comprovem que a reuniãotratou de cartel de combustí-veis na cidade. "Fui acusadopor ir a uma reunião. Não dis-seram nem do que se tratouessa reunião", relatou.

Ele disse considerar a prisãoum absurdo. "Foi uma prisãoarbitrária", comentou.

Sobre as evidências de car-telização dos postos de com-bustíveis em Mossoró, JoséMendes fez um desafio: "Euentrego os meus postos para

quem quiser por 90 dias. Aquem quer que seje (sic). Vocêvai comprar e vender e com 90dias você vai tirar a prova sehá cartel".

O empresário reclamou ain-da da carga tributária."Eles cri-am instituições só para criar ta-xas", declarou.

Ele disse ainda que acredi-ta ter sido alvo de conspiraçãopolítica tramada em Brasília."Tem político com essa histó-ria de mudar a lei para benefi-ciar A ou B. Nós vamos inves-tigar se essa história tem fun-damento. Tem político lá emBrasília denunciando que emMossoró tem cartel",disparou.

O empresário revelou quese sentiu torturado pelo tra-tamento que recebeu na Polí-cia Federal. "A gente saiu da-qui para Natal numa van ve-lha, toda manchada. Quandoparamos em Santa Maria pen-saram que eram os marginaisque arrasaram Baraúna. Cor-reram a 130 quilômetros coma sirene aberta e ultrapassan-do todo mundo vendo a horadar uma virada. Fomos tortu-rados. Tortura não é só quan-do leva peia não. Tivemos queficar nus para sermos revista-dos. Fomos tratados como sefôssemos de alta periculosida-de", acrescentou. José Mendes diz não entender motivos da prisão

Rosalba escolhe novo secretário de Saúde

Francisco José Júnior tem pedidode prisão revogado pela Justiça

ESCOLHA

Governo define médico GerinoVilela como secretário de Saúde

O juiz Cláudio MendesJúnior, da 3ª Vara Criminalde Mossoró, revogou a pri-são preventiva do presiden-te da Câmara Municipal,Francisco José Júnior (PSD).

Com a decisão ele nãocorrerá o risco de ser presoao desembarcar no Brasil noretorno previsto para o pró-xima quinta-feira."Ele com-parecerá voluntariamente àPolícia Federal para prestar

esclarecimentos assim quechegar ao Brasil", frisou oadvogado Marcos Araújo,que defende o presidente daCâmara neste caso.

De acordo com o causídi-co, com o fim do período deprisão temporária de cincodias concluído não havia ne-cessidade de manter o pedi-do de prisão preventiva deFrancisco José Júnior. "Todomundo já tinha prestado de-

poimento e as provas já tinhamsido recolhidas. Não tinhamais necessidade de mantero pedido de prisão",declarou.

Das oito pessoas que ti-veram pedido de prisão de-cretada por conta de um su-posto cartel na venda decombustíveis em Mossoró,apenas Francisco José Júniornão foi preso. Na quarta-feira passada ele estava emviagem de lazer ao México.

Claudionor e empresários são liberadosapós fim do prazo de 5 dias de detenção

As sete pessoas detidas du-rante a "Operação Vulcano"foram liberadas na noite do úl-timo domingo após cum-prirem o prazo da prisão pre-ventiva decretada pelo juiz da3ª Vara Criminal,Cláudio Men-des Júnior.

A reportagem do O Mos-soroense tentou fazer conta-to com o vereador Claudionordos Santos (PMDB), mas eleestava com o telefone celulardesligado.

O advogado dele, Jeferson

Freire, explicou que o parla-mentar dedicou o dia de on-tem à família e que iria à Câ-mara Municipal hoje fazer umpronunciamento. "Ele vai rea-firmar sua inocência", acres-centou.

O defensor dos interessesde Claudionor dos Santos ex-plicou que ele participou dereuniões e articulou votaçõessobre as delimitações no mer-cado de venda de combustíveisem Mossoró."Ele não pode sercriminalizado por sua ativida-

de parlamentar", destacou.Também foram liberados

os empresários Otávio Augus-to Ferreira da Silva,da rede Fan;ex-vereador Pedro EdilsonLeite Júnior, dono do postoSanta Luzia;Robson Paulo Ca-valcanti,dono do posto Nacio-nal;Carlos Otávio Bessa e Me-lo,do posto Nova Betânia;Sér-gio Leite de Souza, do postoOlinda. Eles são defendidospelo advogado José Luís. A re-portagem tentou contato,masele não atendeu às ligações.

O médico Isaú GerinoVilela da Silva aceitou oconvite da governadora Ro-salba Ciarlini para assumira Secretaria de Estado daSaúde Pública - Sesap. Aposse acontecerá amanhã,às 17h,no Auditório da Go-vernadoria.

Cirurgião-geral formadoem 1978 pela Universidade

Federal do Rio Grande doNorte - UFRN -, Isaú Geri-no foi diretor do HospitalDr. José Pedro Bezerra(Hospital Santa Catarina)por dois períodos e diretoradministrativo do HospitalProfessor Luiz Soares (Po-liclínica) por 3 anos.

Isaú Gerino é especialis-ta em Administração Hospi-

talar pela Escola Nacional deSaúde Pública Brasil/Fran-ça; pós-graduado em Medi-cina do Trabalho; membrodo Conselho Estadual deSaúde Pública e foi presiden-te da Comissão de ParecerTécnico da Sesap na gestãode Ivis Bezerra, quando es-te esteve à frente da Secre-taria.

Page 4: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

POLÍTICA4 – Terça-feira, 5 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

[email protected]

SEM CHARME A má fama da governadora Ro-

salba Ciarlini não se limita ao no-ticiário. O assunto já chegou a no-vela “Cheia de Charme”.Numa ce-na em que uma das protagonistas,Chaiene, vai a cartomante e ouveque uma mulher lhe tirará tudo.Aí ela sapeca: “É aquela trairanha(sic) de Rosalba”. Segundo umamigo noveleiro, a personagemsempre troca o nome de suas em-pregadas e quando falou em “trai-ção” veio Rosalba na cabeça.

TITINAPor coincidência, a cena foi ao

ar justamente na semana em que aatriz potiguar Titina Medeiros,queparticipa da novela, veio a públi-co detonar a política cultural doGoverno do Estado e da Prefei-tura do Natal.

CONFRARIAO ex-jogador de futebol em ati-

vidade Ronaldinho Gaúcho é o no-vo reforço do Atlético-MG. Lá elese encontrará com o também ba-ladeiro Jô. O time do “Galo” ago-ra se tornou uma confraria de pa-pudinhos.

NEM MORRER PODEMOSMuito cuidado antes de sair de casa. Se você sofrer um acidente ou assalto e vier a falecer, cor-

re o risco de ficar exposto por horas a céu aberto ou ficar dias no mármore de uma câmara fria.O comentário pode soar como algo macabro para algum integrante da meia dúzia de leitores dacoluna, mas o clima de filme de terror que percorre os corredores do Itep não tem nada de fic-ção. O Itep de Mossoró atende mais de 100 municípios com estrutura que não dá conta nem dademanda de Mossoró. Um sujeito pode ser assassinado e ficar com o corpo estendido no chãoesperando que o rabecão volte de Macau. A situação sinistra não para por aí. É comum escutarreclamações que o órgão fica sem médico legista. Corpos ficam dias esperando pela liberação, au-mentando ainda mais o sofrimento das famílias traumatizadas pela perda de um ente querido.Além disso, o Itep sucateado não ajuda em nada às investigações. Corremos diariamente o riscode termos um crime escabroso sem solução por falta de um Itep decente para fazer uma períciaesclarecedora. Culpa só da governadora Rosalba Ciarlini? Não. É dela, que já teve um ano parafazer algo, e de seus antecessores.

SEM DISCURSO

EM VÃOO diretor do Procon Es-

tadual, Araken Farias, inter-feriu no PSL mossoroensepara que a legenda coman-dada por ele no Rio Grandedo Norte estivesse no palan-que do DEM. O esforço te-ve a finalidade de garantir ocargo dele após tomar umachave de roda de Carlos Au-gusto Rosado. Pois bem. Oesforço pode ter sido emvão. Já corre por aí a infor-mação de que a advogadaRafaela Dantas, filha de Chi-co da Prefeitura, poderá fi-car com o cargo de Araken.Se a boataria se confirmar te-remos mudanças no cargo.

MOBILIZAÇÃOOntem durante o Twittaço que

levou a tag #emdefesadauern ao se-gundo lugar na lista dos assuntosmais comentados no Twitter provo-quei o deputado federal HenriqueAlves a usar o prestígio dele parasolucionar o problema da Uern. Eiso que ele respondeu:“@Barreto269Preocupado c quadro atual UERN.Conversei com Gov sim. E sugiromobilização p reunião toda banca-da ,UERN e Gov.Ampliar dialogo”.Que estas palavras se convertam emações.

HOMICÍDIOSEm meio a tanta notícia ruim, o

Governo do Estado ao menos temalgo a comemorar:caiu o número dehomicídios no RN. Em Mossoró,num comparativo entre os mesesde maio de 2011 e de 2012, houveuma redução de 76%.

EVENTOA OnG DNA (Defesa da Natu-

reza e dos Animais) realiza mais umaedição da Semana de Meio Ambien-te de Mossoró. O evento transcor-re de hoje até o dia 8 no Teatro Dix-huit Rosado,sempre a partir das 19h.

“Fui prefeita e nunca precisei do governo para fazer a saúde funcionar”. A frase é da gover-nadora Rosalba Ciarlini numa arenga com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa. Com essas pala-vras, Rosalba ficou sem discurso quando apelar para dizer que não consegue fazer nada por fal-ta de ajuda do Governo Federal. De fato a governadora têm dificuldades para dizer isso. Nuncatantos ministros vieram ao Rio Grande do Norte em tão pouco tempo de administração. Rosal-ba vive em Brasília de pires na mão e sem projetos. Depende dos aliados do PMDB para liberarrecursos. Rosalba poderia ter ficado sem essa.

MP do “ Código” próxima de 200 emendasTRAMITAÇÃO

Presidente do Senado disse não acreditar que empresa reverta quebra de sigilo na mais alta corte do país

Sarney confiante em CPMI

Sarney diz duvidar que Delta vença no STF“CPMI DO CACHOEIRA”

A definição de um novoCódigo Florestal para o Bra-sil retoma hoje a agenda doCongresso, com a escolha dosenador Luiz Henrique da Sil-veira (PMDB-SC) para assu-mir a relatoria na comissãoespecial mista destinada aanalisar a viabilidade consti-tucional, jurídica e admissio-nal da matéria. Quase 200emendas já haviam sido apre-sentadas à medida provisória(MP) enviada ao Parlamentopela presidenta Dilma Rous-seff a fim de recompor os ve-

tos ao texto aprovado peloscongressistas.

O fato de ser um tema deinteresse de partidos da opo-sição e da base e de ser tra-tado em um ano eleitoral éum complicador a ser con-tornado tanto nas negocia-ções com os deputados e se-nadores, ambientalistas e ru-ralistas quanto nas deman-das levadas ao governo. Ofuturo relator minimiza aspressões e considera que jána comissão especial serápossível construir um texto

de consenso entre Senado eCâmara.

Ele destacou que o alto nú-mero de emendas já apresen-tadas (quase 200) não repre-senta problemas. "Acreditomuito na capacidade criativados parlamentares. Quem sa-be por meio de uma dessasemendas a gente encontre mo-tivo de superação das diver-gências", disse o parlamentar.

Para ele, os pontos "maistraumáticos" foram resolvi-dos quando o projeto de lei doCódigo Florestal tramitou no

Senado e pela MP. Luiz Hen-rique ressaltou que a presiden-ta Dilma Rousseff preservou,na medida provisória, a maiorparte do texto aprovado pelossenadores o que, necessaria-mente não significa qualquerfacilidade.Ao contrário, a ma-téria foi praticamente toda al-terada pelos deputados quan-do retornou à Câmara paraque fosse revista.

A flexibilização do códigoem vigor aos pequenos produ-tores e agricultores, inclusivefamiliares, pode ser uma des-

sas vantagens na negociaçãoparlamentar. Dilma Rousseff,lembrou o senador, definiuque essas pessoas terão que re-compor apenas 5 metros daárea ripária - matas ciliares -quando as propriedades tive-rem até 1 módulo fiscal. Já nosimóveis de 1 a 2 módulos es-sa recomposição será de 8 me-tros e de 15 metros para os quetenham de 2 a 4 módulos.

Ele também citou o resta-belecimento de área de pro-teção permanente (APP) em100 metros para os rios mais

largos como fator que ajuda-rá nas negociações com osambientalistas e ruralistas. "Is-so favorece um espectro de95% dos agricultores brasilei-ros", ressaltou Luiz Henrique.

De qualquer forma, o se-nador reconheceu que não se-rá fácil a busca desse enten-dimento. A partir da aprova-ção da matéria, com as reco-mendações de mudanças ounão no mérito da MP, a maté-ria será apreciada, separada-mente, pela Câmara e pelo Se-nado.

MARCOS CHAGASRepórter

da Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidentedo Senado,José Sarney (PMDB-AP), não acredita que a empre-sa Delta Construções tenha êxi-to no pedido apresentado ao Su-premo Tribunal Federal (STF) depreservar os sigilos bancário,fis-cal e telefônicos solicitados pelaComissão Parlamentar Mista deInquérito (CPMI) do Cachoeira.

Na última sexta-feira, advo-gados da empresa deram entra-

da no STF com um mandadode segurança para tentar im-pedir a quebra desses sigilos.A relatora do caso é a ministraRosa Weber.

Sobre o andamento dos tra-balhos da CPMI, Sarney disseque a comissão mantém um rit-mo normal e já apresenta al-guns resultados. Ele destacouque foram realizados de-poimentos e quebrados sigilos,inclusive o da Delta nacional.

Sarney ponderou que, porse tratar de um "assunto com-plexo", não se pode ter pressa

nas investigações, mas, tam-bém, deve-se evitar que os tra-balhos retrocedam ou parem.

No mandado de seguran-ça, a defesa da Delta alega quea CPMI não fundamentou de-vidamente a decisão de violaros sigilos da empresa. "A cita-ção de reportagens jornalísti-cas sobre o suposto crescimen-to financeiro da empresa Del-ta, por si só, não é fundamen-to para se devassar as ligaçõestelefônicas efetivadas pelos 30mil funcionários", argumen-tam os advogados.

Page 5: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

arra o evangelistaMarcos (Cap.X,v.13 a16) que, certa feita,

discípulos repeliram com pala-vras rudes as crianças apresen-tadas ao Mestre. Jesus, vendo is-so, lhes disse para que as deixas-sem aproximar-se e não as repe-lissem.Asseverou que o reino doscéus é para aqueles que se asse-melham a elas.

A comparação de Jesus é deuma beleza magnífica. É impres-sionante a pureza de coração deuma criança.Quando brigam comum amiguinho, pouco tempo de-pois fazem as pazes e voltam a brin-car juntos. Caso irritem-se comalguma coisa, logo passa. Uma li-ção para nós adultos, que costu-mamos muitas vezes carregar o

lixo da mágoa, do ódio, da amar-gura.

Nos seres humanos, o perío-do biológico da infância é o maislongo, para que a aprendizagemse fixe muitomelhor. Acriança, ape-sar da consti-tuição frágilque enxerga-mos, podeser um Espí-rito muitoa n t i g o .Reencarna-do muitasvezes, é pos-sível que ainda carregue imperfei-ções de existências anteriores.Mascomo tudo tem uma razão de ser

nas obras de Deus, a criança nãose mostra tal como é logo cedo. Apartir do nascimento suas ideiassão retomadas gradualmente, namesma medida em que seus órgãos

se desenvol-vem.

Durante osprimeiros anos,o Espírito temseu caráterador mecido,proporcional afragilidade docorpo. Em vir-tude dessa flexi-bilidade, é maisacessível ao

processo educativo dado pelospais. Sua natureza pode ser modi-ficada domando as más inclina-

ções, fazendo-o progredir. O pe-ríodo infantil, em sua primeira fa-se, é o mais importante para to-das as bases educativas.Daí,a gran-de responsabilidade dos genitores,que em nenhuma hipótese deveencarar com indiferença essa eta-pa. É a família, o primeiro edu-candário do Espírito, alicerce so-bre o qual se edifica a sociedade.

Então, com a sabedoria dequem já atingiu a perfeição, Jesusnos dá a criança como modelo deverdadeira pureza. Vestindo a tú-nica da inocência, apesar da ante-rioridade da alma,a criança é exem-plo para que tomemos consciên-cia da necessidade de exercitarmosa humildade e simplicidade, com-panheiras inseparáveis do coraçãopuro.

Durante os primeirosanos, o Espírito tem seu caráter adormecido,proporcional afragilidade do corpo.

OPINIÃO Terça-feira, 5 de junho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

NOTAS DA REDAÇÃO

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

N

a primavera de 2005 a So-ciedade de Neurociêncianorte-americana anun-ciou que o Dalai Lama

iria se apresentar como atração deabertura do encontro anual de neu-rocientistas que iria acontecer emWashington DC.

Sua santidade o Dalai Lama iriaproferir uma palestra sobre “me-ditação budista”para uma plateia deespecialistas, médicos e cientistasque se debruçariam sobre os mis-térios da consciência e do cérebrohumano.

Antes que o evento se realizas-se, um grupo de cientistas assinouuma petição em oposição à presen-ça de um líder espiritual em um con-gresso científico, afirmando que atal meditação budista seria “um pou-co mais do que conversa fiada”.

Os assinantes da petição escre-veram: “é irônico que neurocien-tistas forneçam fórum a favor,e comisso endosso,a um líder religioso cu-ja legitimidade se baseia na reen-carnação”.

O confronto, descrito acima, ecitado no livro de Mario Beauregarde Denyse O´Leary (O cérebro es-piritual), traz consigo não apenasimplicações políticas, reforçandomais um capítulo da pseudodispu-ta envolvendo ciência e religião,res-

suscitada por alguns intelectuais doséculo XIX ainda na ativa nesse co-meço de milênio.Ele também mos-tra que ainda há muito de precon-ceito e dogmatismo,mesmo em am-bientes científicos, que, em tese,deveriam ser os locais mais livres eabertos para a experimentação e pa-ra a pesquisa.

O livro de Beauregard e O´learynão faz jus ao que se propõe no tí-tulo, ou seja, a fornecer uma “ex-plicação neu-rocientíficapara a exis-tência da al-ma”.Na ver-dade o livrotraz maisuma críticab a s t a n t ebem argu-mentada a al-gumas ideiascorrentes no mundo da neurociên-cia que servem para explicar as cha-madas “experiências místicas”.

Muitos dos neurocientistas cri-ticados por Beauregard, que pro-tagonizou estudos na Universitéde Montreal e na University of Te-xas, parecem padecer daquilo queKarl Popper chamou de “materia-lismo promissório”:a crença (de ba-se metafísica) de que, como se sabe

de antemão que só existe no uni-verso matéria e energia, então aconsciência, se é que ela existe, de-ve ser algo que se reduza à matériaou à energia.Algo que possa ser me-dida e avaliada a partir de ferramen-tas da física.

Outro aspecto desse tipo de pos-tura é a redução de fenômenos re-ligiosos a um conjunto de sinto-mas de algum tipo de distúrbio oudoença.Um resultado,quando não

da mera pica-retagem, dealguma dis-função deorganismoshumanos al-t a m e n t ecomplexos.

Mas o li-vro não sepresta ape-nas a apontar

os problemas das pesquisas de neu-rocientistas que tentam reduzir a ex-periência mística à existência de um“gene de Deus”, de algum tipo deepilepsia nos lobos temporais oumesmo algum tipo de módulo deDeus que se manifesta no cérebro.Beaugard também empreendeuseus próprios estudos com freirascarmelitas e aponta para a existên-cia de fenômenos cerebrais multi-

dimensionais complexos,mediadospor várias áreas do cérebro,respon-sáveis pela emoção,cognição,repre-sentação corporal e autoconsciên-cia atuando no campo da experiên-cia místico-religiosa.

As dificuldades do estudo tam-bém são levantadas.Como estudarum fenômeno raro como a expe-riência mística? Como entender osefeitos empiricamente observadosno comportamento e na vida de pes-soas que passam por esse tipo de ex-periência? Como é possível não le-var em consideração que esses efei-tos modificam substancialmente omodo de ser e de viver dessas pes-soas e qualificar esses fenômenoscomo simples alucinação, doençaou mesmo charlatanismo?

A ciência é uma ferramentamuito significativa na aventura hu-mana na terra. Ela é muito boa pa-ra demonstrar como as coisas fun-cionam no mundo e para resolveralguns problemas práticos.A ques-tão é que, muitas vezes, cientistaspodem derrapar nas suas própriaspreconcepções e crenças sobre arealidade quando tentam oferecerrespostas filosóficas para os dile-mas humanos.

Pois é,amigo velho,se você só temum martelo, é bom começar a tratartudo como se fosse um prego.

O livro de Beauregard eO´leary não faz jus ao que sepropõe no título, ou seja, a fornecer uma “explicaçãoneurocientífica para a existência da alma”.

N

O CÉREBRO ESPIRITUAL

“PABLO CAPISTRANO

Escritor, professor de filosofia do IFRN

A PUREZA DO CORAÇÃO INFANTIL

Gabriel luta contra o ca-panga que anuncia o supos-to assalto e é filmado sem queperceba. Alexia destrói o al-tar de Moisés em sua home-nagem e enfrenta Cristal, quefinge passar mal. Alexia de-cide deixar o Brasil para queMoisés deixa Gabriel em paz.Laura não concorda com adecisão de Alexia de ir para oCanadá. Babi avisa a Gabrielque Cristal está sumida.

MALHAÇÃO

Chayene arma um escânda-lo com Rosário na gravação doclipe.Fabian rompe seu namo-ro midiático com Chayene. Acantora descobre que as Em-preguetes vão ao programa daAna Maria Braga. Lygia e Sô-nia são convidadas para o ca-fé da manhã com as Empre-guetes. Rosário, Cida, Penha,Sônia, Lygia e Chayene se en-contram no programa de AnaMaria Braga.

CHEIAS DE CHARME

Rodrigo diz a Beatriz que a-credita ser o homem retrata-do na pintura do farol. Mauroe Marlene vibram com os tele-fonemas de mães agradecidas.Elisa reconhece Rodrigo na ca-pa da revista. Gabi ouveGabriel conversar com Mau-rício sobre a obra no aparta-mento.Miriam volta para o Riode Janeiro e Priscila avisa Ro-drigo. Elisa procura Pedro naredação da revista.

AMOR ETERNO AMOR

Carminha suborna Neide.Jorginho pressiona Neide a con-tar a verdade. Nilo conta a Ni-na o que sabe sobre Neide. Jor-ginho reconhece Carminha emsuas lembranças de criança.Dé-bora implora que Nina lhe con-te o que sabe sobre Jorginho.Alexia revela a Noêmia e Verô-nica que elas são casadas com omesmo homem. Jorginho per-gunta a Lucinda se Carminha ésua mãe biológica.

AVENIDA BRASIL

Terça-feira (5/6)

NA GLOBO - O jornalistaRoberto Guedes noticiou nanota "A esculhambação dasaúde" que o programaProfissão Repórter da RedeGlobo abordará os proble-mas que o setor enfrenta noRio Grande do Norte.

PUBLICAÇÕES - A RevistaDireito e Liberdade (RDL),da Escola da Magistratura doRN, está recebendo artigosaté 30 de junho de 2012, cu-ja publicação será até 30 de de-zembro de 2012. Os interes-sados podem encaminhar ostrabalhos para o e-mail [email protected].

ESPERA - A Secretaria deEstado da Justiça e Cidadaniaainda aguarda a nomeação dosecretário. Para posse do de-legado da Polícia Federal Kér-cio Pinto no cargo falta ape-nas a liberação do Departa-mento da PF. Atualmente,Kécio Lima atua na PolíciaFederal de Sergipe.

EDUCAÇÃO - O RN nãocumpriu o mínimo de inves-timento na educação em 2010,segundo levantamento feitopelo Siope. O estudo apon-tou que, além do RN, o RioGrande do Sul também nãocumpriu o investimento de25% de arrecadação de IPTUe ICMS no setor.

ATRASO - De acordo comum balanço feito pelo Gov-erno Federal, Natal é uma dascidades-sedes mais atrasadasno cronograma das obras demobilidade para a Copa doMundo de 2014. Das quatroobras de mobilidade para oMundial, apenas uma foi ini-ciada.

NOMEAÇÃO A Secretaria de Saúde terá em breve um novo titular. O car-

go está ocupado interinamente pela professora Dorinha Burla-maqui,desde a exoneração do médico Domício Arruda,em maio.Agora, a pasta deverá ser ocupada pelo médico Isaú Gerino, queé diretor do Hospital Doutor José Pedro Bezerra, conhecido co-mo Hospital Santa Catarina.

ERRATA A direção da Rádio Difusora entrou em contato com o jornal

O Mossoroense para informar que quem se referiu a CarlosAugusto Rosado como governador do RN não foi o radialistaJota Nobre, mas, sim, Rui Maurício. Este último alegou que odeslize foi fruto de erro de digitação.

MULTA O deputado estadual Fernando Mineiro, pré-candidato a

prefeito do Natal pelo PT, foi multado pela Justiça Eleitoraldevido a mensagens postadas no Twitter. O parlamentar teráque pagar R$ 5 mil e ainda desativar o perfil @amigosdemineiro.

PARABÉNS - O jornalistaAdneison Severiano é o maisnovo contratado do portalG1 Amazonas. A equipe dojornal O Mossoroense de-seja ao ex-colega de redaçãomuito sucesso nesta nova e-tapa profissional.

Page 6: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Terça-feira, 5 de junho de 2012

Aluízio Ferreira de Araújo, 66 anos, artífice no bairrode Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ) - O que a senho-ra pode fazer para tornar digno o atendimento médico-hospitalar da rede pública para a maioria dos brasileiros?

Presidenta Dilma - Estamos trabalhando firme para isso,Aluzío, para garantir atendimento de qualidade a todos osusuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em novembropassado, por exemplo, iniciamos o programa de atendimentodomiciliar, o Melhor em Casa, que reduz a lotação dos hospi-tais e dá atendimento mais humanizado, junto à família.No mu-nicípio do Rio de Janeiro já há 10 equipes, que atendem 600pacientes por mês. E desde janeiro enviamos a Carta SUS aospacientes, para saber como eles foram tratados durante a in-ternação.Criamos também as Unidades de Pronto Atendimento(UPAs 24 Horas), que podem resolver 97% dos casos que re-cebem.O seu Estado tem 53 UPAs,e está também no programaSOS Emergência, que vai melhorar os hospitais Miguel Coutoe Albert Schweitzer. E ajudamos os Estados a aumentar onúmero de cirurgias eletivas, o que fez os mutirões crescerem65%, passando de 209,6 mil cirurgias, em 2010, para 345,8 mil,em 2011.Só as cirurgias de catarata aumentaram 96,4% no perío-do. Desde 2011 também distribuímos medicação gratuita parahipertensão e diabetes, que você pode retirar nas 20 farmáciasdo seu bairro credenciadas no Aqui Tem Farmácia Popular.Emtodo o País, são 20 mil farmácias, que já atenderam 10 milhõesde pessoas, sendo 1,5 milhão no seu Estado. São exemplos,Aluízio,do esforço permanente para melhorar a saúde no Brasil,e que terá continuidade.

Afonso Miranda de Araújo, 76 anos, lavrador em O-liveira dos Brejinhos (BA) - Todos os povoados ao redorde onde eu moro (Grama) já receberam o Luz para To-dos. Será colocada luz no meu povoado? Será que aindavou ver luz?

Presidenta Dilma - Afonso, a luz está programada parachegar à sua casa em 2013. A ligação da localidade em quevocê mora está prevista no projeto da região de Mulungu, se-gundo informações da Coelba. O projeto já foi aprovado pe-lo Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos daBahia e vai atender a 58 famílias, como parte das metas acor-dadas entre o governo federal e a Coelba, que realizará mais104 mil novas ligações na Bahia, até 2014. Desde 2003, Afon-so, o programa já beneficiou 2,9 milhões famílias em todo oBrasil, sendo 480 mil ligações somente na Bahia, que é o esta-do mais favorecido pelo programa. Ao garantir a chegada daenergia à casa dessas famílias, estamos fazendo uma verdadeirarevolução no Brasil. Com a energia, melhora a qualidade de vi-da das pessoas e aumenta a sua capacidade de produção. Paraalcançar pontos isolados, como a região Amazônica, temos u-tilizado várias alternativas, aliando tecnologia e sustentabili-dade, como sistemas de geração de miniusinas fotovoltaicas edistribuídas por minirredes. Utilizamos também materiais co-mo cabos subaquáticos e postes de fibra de vidro, que podemser transportados mais facilmente, até em canoas, para con-templar ilhas fluviais e oceânicas. Nosso objetivo é levar ener-gia a todos os brasileiros, como você, Afonso, que em breveterá luz em casa.

Ronaldo Botelho Gomes, 24 anos, advogado em BeloHorizonte (MG) - O programa Ciência sem Fronteirasoferece bolsas para pós-graduação lato sensu?

Presidenta Dilma - Não, Ronaldo, o Ciência sem Fron-teiras não oferece bolsas para pós-graduação lato sensu, quesão programas de especialização que conferem ao aluno certi-ficados. O foco do programa é oferecer bolsas de graduação,doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado nasáreas de ciências exatas, médicas e tecnológicas. Esta opçãodeve-se à necessidade de nosso país investir em áreas que per-mitam acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias eprocessos de inovação no Brasil. Até 2014, vamos enviar 101mil estudantes ao exterior. Neste ano, haverá 20 mil bolsaspara estudantes de física, química, matemática, biologia, ciên-cias médicas e da computação e em todas as áreas de engen-haria. Instituições de excelência, como a Universidade Har-vard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Esta-dos Unidos, oferecem vagas para nossos bolsistas. O critériode escolha do Ciência sem Fronteiras é o mérito, levando emconta o desempenho do estudante no Enem, o que dá opor-tunidade para todos, inclusive alunos de famílias pobres quejamais poderiam estudar no exterior. Os interessados devemfazer a inscrição na página do programa www.cienciasem-fronteiras.gov.br.

Conversa com a

COLUNA SEMANAL DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

[email protected]

Endividamento de consumidores e “financeirizaçãoda pobreza” preocupam especialistas do sertor

ALTERNATIVA

Relator da MP da Poupança mantémproposta do governo e inclui mudançaspara portabilidade do crédito mobiliário

AVALIAÇÃO

Sem alterar os percentuais propostos pelo governo, o relator mexeu em outros pontos do texto

Relator da Medida Provisória (MP) da Poupança, deputado Henrique Fontana (PT-RS)

GILBERTO COSTARepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA – A alternativaescolhida pelo governo de es-timular o crescimento do Pro-duto Interno Bruto (PIB) pormeio do consumo pode trazerconsequências preocupantes,alertam especialistas.

Para a socióloga Cláudia Sci-ré,autora do livro Consumo Po-pular,Fluxos Globais,o que es-tá ocorrendo é uma “financei-rização da pobreza”e não a efe-tiva ascensão de uma nova clas-se média ou nova classe C, co-mo apontam série de estudoslançados nos últimos anos pe-los economistas Marcelo Néri(Fundação Getúlio Vargas) e Ri-cardo Paes e Barros (Secretariade Assuntos Estratégicos da

Presidência da República).“É preciso prestar mais aten-

ção nesse processo de financei-rização da pobreza”, recomen-da Cláudia,destacando que é ne-cessário “olhar para mais itens”.“Eles deixaram de ser pobres?O acesso a bens culturais e à edu-cação [de qualidade] continuamuito difícil. O consumo sozi-nho não pode ser parâmetro”,critica, questionando a susten-tabilidade da ascensão e o endi-vidamento das camadas da po-pulação que tiveram aumentode renda e consumo na últimadécada.“A gente não sabe o quevai acontecer de fato.”

A incerteza sobre a capaci-dade de endividamento e da efi-cácia do estímulo ao consumotambém preocupa o economis-ta Fábio Giambiagi,um dos au-tores do livro Além da Euforia

- Riscos no Plano Econômico.“Apesar de os juros estaremcaindo,esse endividamento nosoutros países se dá com jurosmuito inferiores aos brasileiros.De tal forma que o mesmo en-dividamento tende a gerar,aquino Brasil,um comprometimen-to da renda com o pagamentomaior que nos outros países.”

Giambiagi pondera sobre adecisão do Ministério da Fazen-da de estimular o consumo (pormeio de isenção de impostos,como no caso do carro popu-lar) para melhorar o Produto In-terno Bruto (PIB) do país.“Es-se pacote recente do governoaponta no sentido de estimularo consumo no sentido de me-lhorar o PIB este ano. A genteentende pela lógica do curtoprazo.Mas,para o médio e lon-go prazo, o conselho seria au-

mentar os canais de investimen-to público e privado”.

A mesma receita foi utiliza-da de forma eficaz pelo gover-no, em 2009, para minimizar oimpacto da crise financeira in-ternacional que tevê o ápice emsetembro de 2008. Além do re-sultado macroeconômico,o au-mento do consumo entre as ca-madas mais populares “recon-figurou as hierarquias dentro dafamília”, disse Cláudia Sciré sereferindo à diminuição e até in-versão da submissão nas rela-ções entre marido e mulher etambém entre pais e filhos.“Es-ses [os filhos] começam a traba-lhar e passam a ter maior auto-nomia perante as decisões deconsumo.A mesma coisa ocor-re entre mulher e marido,quan-do ocorre de ele estar com o no-me sujo”, exemplificou.

MARIANA JUNGMANNRepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - O relator daMedida Provisória (MP) daPoupança, deputado Henri-que Fontana (PT-RS), apre-sentará, no dia 12, o relatóriosobre a medida enviada pelogoverno para alterar as regrasde remuneração da caderneta.

Apesar de rejeitar 21 das22 emendas sugeridas peloscolegas parlamentares,Fonta-na substituiu a MP por um pro-jeto de lei de conversão no qualpropõe o acréscimo de um ar-tigo e acata parcialmente umaemenda proposta ao texto.

Em seu relatório,o deputa-do basicamente mantém o tex-to do governo, instituindo quequando a taxa básica de jurosda economia, a Selic, for me-nor que 8,5%, a remuneraçãoda caderneta de poupança se-rá 70% da Selic mais a Taxa Re-ferencial (TR). Para quem ti-nha dinheiro na caderneta an-tes de 2 de maio,quando a me-dida provisória foi editada, equando a taxa básica de jurosda economia estiver acima de8,5%, a remuneração da pou-pança segue o critério anterior,de 6% ao ano mais TR.

Fontana considerou que aproposta do governo mantématrativa a realização de depó-sitos na tradicional caderne-

ta, sem causar desequilíbriosno mercado financeiros emfunção de uma possível “de-manda artificial por uma mo-dalidade de aplicação que re-munera mais em decorrênciada lei e não das condições dejuros vigentes no momento daaplicação”.

Além disso, o relator com-parou os rendimentos médiosda poupança em relação à Se-lic nos últimos dois anos e che-gou à conclusão de que a cader-neta têm rendido, em média,menos que os 70% da taxa bá-sica de juros prevista na pro-posta do Poder Executivo.“Verificamos que o percentualde 70% situa-se superior à mé-dia que vinha recebendo o pou-pador, e não tão distante dopercentual máximo que rece-beu quando as taxas estavam

mais baixas”,disse Fontana emseu parecer.

Sem alterar os percentuaispropostos pelo governo, o re-lator mexeu em outros pon-tos do texto. Ele acolheu aemenda que impõe ao BancoCentral o anúncio todo mês so-bre quanto será o rendimentoda poupança,uma vez que a Se-lic é variável.

Além disso, o deputadotambém incluiu no texto mu-danças nas regras para a por-tabilidade do crédito imobi-liário. Pela proposta do rela-tor, a instituição financeira pa-ra onde será migrado o finan-ciamento ficará encarregadade cuidar da documentação,evitando que o mutuário pre-cise ir ao seu banco anteriore ao cartório para cuidar daparte burocrática. Ele tam-

bém procurou diminuir o cus-to dessa transação incluindono texto a permissão para queuma averbação na troca decredores seja suficiente paramudar a garantia hipotecáriaou alienação fiduciária doimóvel

Atualmente, o mutuário játem o direito de migrar seufinanciamento imobiliário pa-ra um banco que ofereça ta-xas e condições mais vanta-josas para o pagamento. Noentanto, para fazer isso, eleprecisa pegar o empréstimocom a nova instituição finan-ceira, quitar o financiamentocom o banco anterior, ir aocartório fazer o registro doimóvel e depois fazer a aliena-ção fiduciária. A averbação,segundo Fontana, tem umcusto menor que o registro.

Page 7: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

BRASIL/MUNDO Terça-feira, 5 de junho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

País deverá ter o maior investimento da históriaem telecomunicações, diz Paulo Bernardo

PREVISÃO

Mais da metade dos brasileiros tem conta bancária, diz Fecomércio/RJ

EM ALTA

NIELMAR DE OLI-VEIRA

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - Osinvestimentos do setor pri-vado em telecomunicaçõesdeverão atingir o recorde his-tórico de cerca de R$ 25 bi-lhões neste ano, R$ 1 bilhãoa mais do que o total investi-do em 2001, logo após a pri-vatização do setor.

A informação foi dada pe-lo ministro das Comunica-ções, Paulo Bernardo, queparticipou ontem (4) de entre-vista coletiva de uma empre-sa do setor que oferecerá ser-viço na Conferência das Na-

ções Unidas sobre Desenvol-vimento Sustentável, aRio+20.

Paulo Bernardo lembrouque as empresas de telecomu-nicações vêm mantendo nosúltimos dez anos uma médiade investimento no setor daordem de R$ 17 bilhões porano.

“Eu tenho dito de uma ma-neira geral que nós [governofederal] queremos aumentarainda mais estes investimen-tos.Queremos ainda fazer umaintensificação do uso das tec-nologias da informação e datelecomunicação:celular,ban-da larga, TV por assinatura”.

Para que esta massificação

possa ocorrer, no entanto, oministro acredita ser necessá-rio, também, baratear os cus-tos. “Esta questão das áreasde tarifação,por exemplo,nósjá solicitamos à Anatel [Agên-cia Nacional de Telecomuni-cações] estudar uma revisãono número hoje existentes”.

O ministro lembrou queexistem hoje, no país, 4,2 miláreas de tarifação diferentes.“Antigamente existiam difi-culdades e necessidades téc-nicas, que tornavam razoáveisque este número elevado deáreas. Hoje, com o avanço datecnologia no setor, essa di-ferenciação não faz mais sen-tido”.

ALANA GANDRARepórter da Agência

Brasil

RIO DE JANEIRO - Opercentual de brasileiros comconta bancária subiu de 37%para 51%,entre 2008 e 2012,rev-ela pesquisa divulgada ontem (4)pela Federação do Comércio do

Estado do Rio de Janeiro (Fe-comércio/RJ).A pesquisa foi fei-ta em abril com mil pessoas em70 cidades brasileiras, incluindonove regiões metropolitanas.

“Avançou a conta bancária,mas avançou mais ainda o usodo cartão de crédito, que pas-sou de 18% para 41%. Ou seja,mais do que dobrou”, disse à

Agência Brasil o economista daFecomércio/RJ, ChristianTravassos.

Para ele, trata-se de um a-vanço compatível com oprocesso de formalização domercado de trabalho. “É aber-tura de postos de trabalho comcarteira assinada. Isso signifi-ca depósitos em conta-corrente

por parte das empresas, comabertura de conta para os fun-cionários,maior acesso do fun-cionário a ferramentas de crédi-to,como o cartão.É um proces-so positivo para o brasileironesses quatro anos, de formal-ização do mercado de trabal-ho”.

Travassos destacou ainda o

avanço, do rendimento médiodo trabalhador, o que con-tribuiu para o maior acesso aocrédito.

A sondagem mostra que em-bora as transações bancárias se-jam cada vez mais comuns en-tre os brasileiros, 68% dos cor-rentistas ignoram quanto pagamde tarifas aos bancos.Para 59%,

esse custo não tem interferên-cia na escolha do banco ondepretendem abrir conta.

Do total de entrevistados,37% disseram estar pagando al-gum tipo de compra a crédito.O percentual de renda compro-metida com parcelamentos pas-sou de 24%,em 2008,para 27%,em 2012.

A informação foi dada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo

Em avaliação do segmento, o ministro lembrou que existem hoje, no país, 4,2 mil áreas de tarifação diferentes

Page 8: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

BRASIL8 – Terça-feira, 5 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

Anvisa publica novas regras para protetores solaresRESOLUÇÃO

Qualidade da água é boa em 75% dos pontos analisados pela ANAMONITORAMENTO

As novas regras aumentam ainda os níveis de testes exigidos para comprovar a eficácia do produto

PAULA LABOISSIÈRERepórter

da Agência Brasil

BRASÍLIA – Resoluçãopublicada ontem (4) pela Agên-cia Nacional de Vigilância Sa-nitária (Anvisa) define que o va-lor mínimo do Fator de Pro-teção Solar (FPS), que mede aproteção contra os raios UVB,vai passar de 2 para 6. Outraalteração prevê que a prote-ção contra os raios UVA teráque ser, no mínimo, um terçodo valor do FPS declarado noproduto.

As novas regras aumentam

ainda os níveis de testes exigi-dos para comprovar a eficáciado protetor. Alegações comoresistência à água terão que sercomprovadas por metodolo-gias específicas definidas notexto. Os fabricantes só pode-rão indicar nos rótulos as ex-pressões "resistente à água","muito resistente à água", "re-sistente à água/suor" ou "re-sistente à água/transpiração"se comprovarem a caracterís-tica.

O rótulo dos protetores so-lares também apresentará mu-danças nas informações obri-gatórias. A orientação sobre a

necessidade de reaplicação,porexemplo, será obrigatória pa-ra todos os produtos – mes-mo os mais resistentes à água.Além disso, fica vedada qual-quer alegação de 100% de pro-teção contra as radiações so-lares ou a indicação de que oproduto não precisa ser rea-plicado.

O prazo para a adequaçãodos fabricantes à norma édois anos. As novas regras, deacordo com a Anvisa, seguemos novos parâmetros paraprotetores solares adotadospelos países-membros doMercosul.

CAROLINA GONÇALVES

Repórter da Agência Brasil

BRASÍLIA – Os recursoshídricos no país apresentaramboas condições em 75% de qua-se 2 mil pontos de monitora-mento de recursos hídricosacompanhados pela AgênciaNacional de Águas (ANA).Deacordo com o documento deconjuntura apresentado ontem(4), pela agência reguladora dosetor, apenas 6% dos pontosmonitorados mostraram águaem ótimas condições. Em 1%

deles, os recursos hídricos es-tavam em péssimas condições.

O relatório Conjuntura dosRecursos Hídricos é elabora-do desde 2001. A cada ano, oestudo é atualizado e informa-ções sobre novos pontos demonitoramento vão sendoacrescidas. Considerando ape-nas os pontos analisados des-de o início da série histórica, aconclusão é a de que em 86%dos locais monitorados,a situa-ção manteve-se estável, en-quanto em 7% os recursos hí-dricos pioraram e em outros 7%a qualidade da água melhorou.

“A qualidade das águas me-

lhorou nas bacias onde houveinvestimento em saneamento,como, por exemplo, na baciaRio das Velhas [Minas Gerais]e a do Alto Paraíba, onde fo-ram feitos investimentos emtratamento de esgoto conti-nuados”, explicou o superin-tendente de Planejamento daANA, Ney Maranhão.

Por outro lado, regiões co-mo a do Rio Ivinhema,em Ma-to Grosso,e Mogi-Guaçu e Pa-rá, em Minas Gerais, registra-ram piora da qualidade dos re-cursos hídricos.“São bacias on-de houve crescimento popula-cional grande e implantação de

empreendimentos que atraírampopulações e aumentaram lan-çamento de efluentes nessesrios.Se houve investimento,foiinsuficiente para equiparar-seàs transformações nessas re-giões”,acrescentou Maranhão.

A piora do estado das águasem algumas regiões aparece co-mo contradição em relação às im-portantes evoluções apontadaspelo relatório da ANA. Em umcenário geral,o documento apre-sentado pela ANA mostrou queo índice de tratamento de esgo-to melhorou,passando de 21%,em 2000, para 30%, em 2008.

Aliado a isso,o estudo apon-

tou que, até dezembro do anopassado, todas as unidades daFederação já tinham leis de re-cursos hídricos.O levantamen-to mostrou ainda que 51% doterritório nacional são cober-tos, hoje, por planos de bacias,e 16 estados já elaboraram osplanos estaduais para o setor.

“Os estados têm políticas derecursos hídricos, mas o gran-de problema é que os órgãosgestores são muito frágeis. Aexecução dessa política acabase fragilizando.Em um impor-tante estado brasileiro, porexemplo,existe apenas um úni-co trabalhador voltado para a

gestão de recursos hídricos”,lamentou o diretor-presidenteda ANA, Vicente Andreu.

Para ele, a qualificação dosórgãos gestores de recursos hí-dricos é um dos principais de-safios da política do setor nopaís.Andreu disse que,nos pró-ximos dias,a ANA vai anunciaro Pacto Nacional de Gestão dasÁguas. Pelo programa, a agên-cia vai subsidiar e financiar osestados para que se reestrutu-rem e produzam informaçõesadequadas. Segundo ele, serãoinvestidos na execução do pac-to de gestão das águas R$ 20milhões por ano.

O prazo para a adequação dos fabricantes à norma é dois anos

DIVULGAÇÃO

Page 9: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

As comemorações em tornodo Dia Mundial do Meio Am-biente trazem à tona assuntosrelacionados diretamente coma conservação da natureza e osproblemas deste setor. No mu-nicípio, quando se fala em pro-blemasambientais, inevitavel-mente a difícil situação do rioApodi-Mossoró é lembrada.

A poluição do rio Mossoróé um problema que se arrasta hámais de 20 anos, prejudicandomoradores de regiões ribeiri-nhas e a população em geral.

Nesse tempo, alguns projetose iniciativas de universidadestêm juntado forças para tentarreverter o quadro,no entanto asações pouco tiveram avanço.

Hoje,o rio Apodi-Mossoróvive em um estado lamentá-vel. O leito ganhou a colora-ção verde. As águas dão lugara uma imensidão de aguapésque tomam conta do leito eprejudica ainda mais o estadodo recurso natural.

De acordo com o gerenteexecutivo de Gestão Ambien-

tal, Mairton Figueiredo, omaior problema enfrentadopelo rio Mossoró atualmentediz respeito ao despejo irregu-lar de esgoto proveniente dasresidências. "A maior fonte depoluição do rio são os esgotosclandestinos domésticos. Aprefeitura, junto a órgãos, co-mo a vigilância de saúde,Com-panhia de Águas e Esgotos doRio Grande do Norte (Caern),buscam identificar de ondevêm esses esgotos, mas é umtrabalho muito difícil,o que di-

ficulta até a autuação desses in-divíduos", explicou o gerente.

Outro problema encontra-do no rio é o despejo de lixo."Hádois meses a Gerência reiniciouo trabalho de limpeza do leitodo rio Apodi-Mossoró.No mo-mento foi realizado um traba-lho manual de retirada de lixo eaguapés no trecho compreen-dido entre a barragem centrale o bairro Alto de São Manoel.Grande parte dos resíduos re-tirados é garrafas pet, pneus eplástico,como por exemplo,sa-

colas", enfatizou o gerente.Segundo a estudante Claris-

sa Linhares, que mora nas pro-ximidades do rio, grande par-te dos problemas relacionadosao afluente, como odor, surgi-mento de mosquitos e até o ala-gamento de alguns trechos de-vido às chuvas foi soluciona-do com o aterramento de al-gumas áreas alagadas."Antiga-mente um dos nossos grandesproblemas era o odor trazidopelo rio,mas com o aterramen-to essa realidade diminui e mes-

mo com as chuvas os transtor-nos decorrentes dos alagamen-tos também acabaram", dissea estudante.

A dona de casa Alcione Aze-vedo frisou a importância de serealizar a limpeza do rio Mos-soró. "A gente que mora per-to do rio sabe quais os proble-mas trazidos pela falta da ma-nutenção deste. Temos crian-ças brincando perto dessa área,portanto qualquer risco, co-mo doença ou surgimento demosquitos, deve ser evitado".

COTIDIANOMossoró (RN),

5 de junho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

TERÇA-FEIRA

DiscussãoDos resíduos retirados do rio Mossoró, a maioria é garrafa, pneu e sacolas plásticas

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE LEVANTADEBATE SOBRE POLUIÇÃO DO RIO MOSSORÓ

LUCIANO LELLYS

FOTOS: JOAQUIM MARCELINO

Page 10: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Terça-feira, 5 de junho de 2012

Desfecho para greve poderá sair esta semanaUERN

RESPOSTAS

A secretária da Educação disse que o governo aguarda a posição do Judiciário para reabrir negociações

Internautas externam insatifação com a situação da Uern

Câmara Municipal de Mossoró realizou primeiro concurso público

Gabaritos do concurso da Câmaraestão disponíveis na internet

Os gabaritos oficiais pre-liminares do concurso públi-co da história da Câmara Mu-nicipal de Mossoró (CMM)estão disponíveis no ende-reço eletrônico www.com-perve.ufrn.br, que hospedaa página da Comissão Perma-nente do Vestibular da Uni-versidade Federal do RioGrande do Norte (Comper-ve/UFRN), que aplicou asprovas, anteontem de manhã.

No sítio virtual,estão dispo-níveis os gabaritos das provaspara os cargos de nível médio:agente administrativo, técnicoem informática e digitador. Epara cargos de nível superior:advogado, administrador, as-sistente social,contador,enfer-meiro, jornalista, psicólogo erevisor de textos. Os gabaritos

foram divulgados anteontem.A página oferece ainda links

Agenda do Candidato,Consul-tas e Extratos, Demandas eEstatísticas,Documentos, Edi-tal e Normas,Fiscais, Informa-ções Gerais, Inscrições,Local de prova, Programas dasDisciplinas, Provas, Recursos,Validação das inscrições, quenorteiam os candidatos nos mo-mentos anteriores e posterioresàs provas.

As avaliações foram apli-cadas com normalidade em vá-rias escolas.Cada candidato te-ve, no máximo, três horas pa-ra responder as provas e preen-cher a Folha de Respostas. Oscandidatos portadores de ne-cessidades especiais tiveramuma hora a mais para realizara prova, conforme direito as-

segurado pela legislação brasi-leira.

No total, são 3.690 candi-datos disputando 39 vagas ofe-recidas pelo Legislativo muni-cipal.O cargo de maior concor-rência é o de agente administra-tivo,com 2.972 inscritos dispu-tando as 14 vagas oferecidas pe-lo edital, concorrência médiade 205 candidatos por vaga.

Na segunda posição estáo de enfermeiro, com 151candidatos pleiteando a úni-ca vaga oferecida. Em segui-da vem o cargo de assistentesocial, que tem uma vaga sen-do disputada por 126 pessoas.Como o concurso precisa serhomologado até o dia 30 des-te mês, o resultado oficial daseleção deverá ser divulgadoagora em junho.

REIVINDICAÇÃO

Comunidade pede limpeza de lixo em rua do bairro Aeroporto

O serviço de limpeza públi-ca de Mossoró continua cau-sando insatisfação a morado-res, que reclamam da morosi-dade do trabalho em váriosbairros. É o caso do bairro Ae-roporto, na rua Ricardo Gui-lherme de Lima. Morador dolugar há 30 anos, João Rosa deOliveira, "Manga Rosa", recla-ma do lixo acumulado há váriassemanas perto da sua casa.

Ele relata que a persistênciado problema causa indignaçãoem toda a vizinhança. "Fiz opedido há dois meses e até ago-ra o setor responsável da Pre-feitura não apareceu para fa-zer a limpeza. Enquanto isso,entulho e lixo doméstico seacumulam aqui na rua", recla-ma o morador, reiterando oapelo pela resolução do pro-blema.

Segundo “Manga Rosa”, avizinhança teme a proliferaçãode pragas urbanas, como bara-tas e ratos, o que ameaça a saú-de da comunidade, além da su-jeira prejudicar o aspecto ur-banístico e desvalorizar visual-mente o lugar. Ele também re-clama da qualidade do calça-mento, deteriorado há muitotempo e também sem manu-tenção.

"Mas, mesmo sem prestaro serviço que deveria em con-trapartida aos impostos quepagamos, a Prefeitura conti-nua cobrando IPTU (Impos-to Predial e Territorial Urba-

Em entrevista ao progra-ma RNTV primeira edição, daInterTV Cabugi (afiliada RedeGlobo no Rio Grande doNorte), ontem, a secretária es-tadual de Educação, BetâniaRamalho, disse esperar atéamanhã desfecho judicial so-bre a greve na Universidadedo Estado do Rio Grande doNorte (Uern), que completouum mês sábado (3).

A expectativa é quanto aorecurso do Governo do Esta-do à decisão de caráter liminardo Tribunal de Justiça do Es-tado, considerando legal aparalisação. O Executivo bus-ca conseguir na Justiça a ile-galidade do movimento. Betâ-nia Ramalho entende que aposição judicial determinará osrumos da greve e a postura daspartes envolvidas.

"A greve está judicializada.

Houve um ganho de causa paraos professores.O Estado recor-reu, certamente até amanhãsairá um resultado e,a partir daí,acredito que sentaremos no-vamente para uma negoci-ação", disse a secretária. Paraela, decisão favorável ao Esta-do levará ao fim da greve paraposterior reajuste salarial.

Professores e técnicos-ad-ministrativos da Uern estão emgreve em protesto ao des-cumprimento de acordo, fir-mado em setembro de 2011para fim da paralisação de 106dias do ano passado, que pre-via reajuste de 10,65% em abrildeste ano. O impasse é que oGoverno alega não ter previsãode quando honrará o compro-misso, e os servidores queremuma data.

O Executivo justifica o adi-amento do reajuste ao limite de

gasto com pessoal determina-do na Lei de ResponsabilidadeFiscal (LRF), assegurando quepagará quando o Estado sairdessa situação. Os servidores,por sua vez, argumentam queessa condição não está previstano acordo, e só aceitam termi-nar greve mediante garantia re-al do pagamento.

MOBILIZAÇÃO VIRTUAL Ontem pela manhã, a Uern

voltou a ser um dos temas maiscomentados na rede de mi-croblogs Twitter. A palavra-chave (hashtag) #emdefe-sadaUERN chegou aos tópi-cos de maior repercussão emmenos de vinte minutos apóso início do "twitaço", no qualvários internautas comentamo tema simultaneamente.

O movimento foi organi-

zado pelo Comando de GreveUnificado, formado pela As-sociação dos Docentes daUniversidade do Estado do RioGrande do Norte (Aduern),Sindicato dos Técnicos-Ad-ministrativos da Uern (Sin-tauern) e Diretório Central dosEstudantes (DCE) com obje-tivo de tornar públicas asreivindicações da comunidadeacadêmica.

E não é a primeira vez queo tema #emdefesadaUERN setorna um dos assuntos maiscomentados no Twitter noBrasil.O mesmo aconteceu nagreve de 2011, quando o as-sunto foi para o Trend Topics(TTs) - mais comentados - noâmbito nacional, mostrandopara todo o Brasil a opiniãode estudantes, professores eoutras categorias sobre a situ-ação da Uern.

Rua Ricardo Guilherme de Lima está tomada pelo lixo

Moradodores reclamam que entulhos prejudicam o cotidiano

REPRODUÇÃO

JOAQUIM MARCELINO

JOAQUIM MARCELINO

JOAQUIM MARCELINO

no). Como pode cobrar IPTUse não leva benefício aos mo-radores?", questiona o mora-

dor, acrescentando que esse éo sentimento de vários mora-dores da área.

O movimento no Twitterfaz parte da série de mobiliza-ções que o Comando de GreveUnificado está realizando estasemana.Amanhã,às 9h,haveráato público em Caicó. Sába-do, 9, os servidores farãoprotesto no "Pingo da MeiDia", no Corredor Culturalda avenida Rio Branco, porocasião da abertura doMossoró Cidade Junina.

Em cortejo, servidores e es-tudantes percorrerão as ruascomponentes do trajeto da fes-ta, denunciando à sociedade oestágio da Universidade e co-brando do Governo do Esta-do providências para o fim dagreve.Objetivo é justificar pub-licamente o motivo da paral-isação,a fim de se entenda o sac-rifício da greve em prol do for-talecimento da Uern.

Page 11: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

GERAIS Terça-feira, 5 de junho de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Mais de três mil pessoas estão sendo prejudicadas com o problema

Medicamentos para pacientes com mal de Parkinson e asma estão em falta na Unidade

Ação objetiva amenizar os transtornos causados pelo buraco na via

Usuários da Unicat estão sem receber medicamentos

DIFICULDADE

Balanço da campanhade vacinação contra a febre aftosa deverá ser divulgado amanhã

EXPÉCTATIVA

INUSITADO

Aproximadamente 3,2 milusuários da Unidade de Agen-tes Terapêuticos (Unicat) es-tão sem receber medicamen-tos distribuídos em Mossoró.Pacientes que necessitam deremédios como Sifrol, utiliza-do no tratamento para o malde Parkinson, e Alênia, indi-cado para aqueles que sofremcom asma, estão sendo preju-dicados há mais de três me-ses.

De acordo com a coorde-nadora da Unidade, RobertaLícia,a Unicat já solicitou à Se-cretaria de Estado da SaúdePública (Sesap) o reabasteci-mento dos medicamentos queestão indisponíveis à popula-ção, mas não há previsão dequando eles serão entregues.

“Nós não temos poder decompra.Toda medicação é ad-quirida em Natal e repassadapara nós.O que nos é informa-do é que o processo de com-pra está sendo realizado e queexistem algumas dívidas comfornecedores de laboratóriosda capital. Infelizmente temosque aguardar”,diz a coordena-dora.

A Unicat atende pacientes

A Gerência de Agricul-tura encerrou na últimaquinta-feira a primeira eta-pa da campanha de vacina-ção contra a febre aftosa. APrefeitura de Mossoró in-vestiu R$ 50 mil para vaci-nar 6.500 animais. O espe-rado era que cerca de 10 milanimais fossem vacinados,porém, devido à seca e àvenda dos animais, esse nú-mero foi bastante reduzido.

De acordo com o geren-te de Agricultura,Rondinel-li Carlos, a campanha de va-cinação contou com a par-ticipação efetiva dos agri-cultores e criadores de ani-mais.

“Durante toda a campa-nha pudemos perceber umagrande mobilização da co-munidade que divulgava aimportância da vacinação,ajudava aos proprietários degado a reunir os animais pa-ra serem medicados. Apóso fechamento da campanha,que ocorrerá amanhã (6),nós teremos um raio-x pre-ciso da situação da doençaem nossa região e o espera-do é que estejamos erradi-cados da febre aftosa”, des-tacou Rondinelli.

Ele também informouque ao final da capitação dosdados estes serão entreguesao Instituto de Defesa e Ins-peção Agropecuária do RN(Idiarn) para que o órgão fa-

ça um cruzamento com asinformações colhidas noano passado e verifique sehouve uma redução do nú-mero de animais em nossaregião e se existem criado-res que não realizaram a va-cinação.

“Caso o Idiarn verifiqueque proprietários perderamo prazo da vacinação, estesserão autuados e multados.A Gerência doou as vacinaspara os pequenos produto-res, isto é, aquelas pessoasde possuem até 25 reses.Es-ta medida é importante,poismuitos desses indivíduosnão têm condições de arcarcom as despesas da vacina-ção.A medicação parece serbarata, mas existem outroscustos como deslocamen-to para a área rural que emMossoró é bastante exten-sa, abrangendo mais de 130comunidades rurais, paga-mento de veterinário, entreoutros”,esclareceu o geren-te.

A vacinação é aplicadaa partir do terceiro mês deidade do animal e deve serrepetida a cada 6 meses.Dessa forma, a segundaetapa da campanha de va-cinação ocorre ainda esteano, com previsão para co-meçar no dia 1º de novem-bro e se encerrar no dia 30do mesmo mês, sem pror-rogação.Moradores da rua Epitácio Pessoa plantam

árvore em buraco para sinalizar problemaMoradores da rua Epitácio

Pessoa, no bairro Barrocas,usaram a criatividade para ame-nizar os problemas ocasiona-dos por um buraco existentena localidade. Os residentesplantaram uma árvore no es-paço,fazendo com que os con-dutores que transitam pela viaevitem a cavidade.

De acordo com o vigilanteJúnior Moura, o buraco exis-te há cinco meses. “Primeirohavia um cano estourado nolocal, que foi consertado, po-rém o buraco ficou, e para queos prejuízos não fossem maio-res colocaram essa árvore hámais ou menos três dias”, des-taca.

Segundo a dona de casa Ma-ria do Socorro, devido ao pro-blema, alguns acidentes já fo-ram registrados na rua. “Umamoto caiu no buraco. Isso émuito ruim para quem passapor aqui, mas com a árvore oscarros agora circulam do lado,

porque as pessoas estão ven-do”, comenta.

O fato inusitado chama aatenção de quem passa pela via,uma vez que a árvore está ins-talada praticamente no meio darua. “Dessa forma, as pessoasnão estão sendo tão prejudi-cadas, pois antes elas não vi-am o buraco e acabavam da-nificando o próprio veículo”,complementa Júnior Moura.

A reportagem do jornal OMossoroense entrou em con-tato com o gerente regional daCompanhia de Águas e Esgo-tos do Rio Grande do Norte(Caern) em Mossoró,NehiltonBarreto, para buscar informa-ções a respeito do problema re-latado pelos moradores. Con-forme ele,a gerência ainda nãohavia sido comunicada sobrea situação.

“Identificamos um buracona rua Epitácio Pessoa que jáestá sendo consertado, sendoque a demanda para esse tipo

LUCIANO LELLYS

LUCIANO LELLYS

de oito municípios da regiãoOeste,o que agrava ainda maisa situação. “São muitos usuá-rios que procuram esses doismedicamentos, mas não foinos repassado quando eles se-rão reabastecidos”, enfatizaRoberta Lícia.

Segundo a coordenadora,oproblema atingia também ou-

tros medicamentos, mas a si-tuação foi solucionada recen-temente com o reabastecimen-to de remédios utilizados parao controle de colesterol, porexemplo.

Em contato com a equipedo jornal O Mossoroense,Dorinha Burlamaqui,que res-ponde interinamente pela Se-

sap, informou que o proces-so licitatório do Sifrol já foiconcluído e que o medicamen-to deve ser entregue breve-mente. Em relação a Alênia,a secretária destacou que a li-citação do remédio ainda es-tá em andamento e que esseprocesso só será finalizado emum mês.

de serviço é grande. Esse ou-tro buraco ainda não tinha to-mado ciência, mas vamos ten-

tar resolver esse problema omais breve possível”, concluiNehilton Barreto.

Page 12: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

MARKETING E VENDASO Hotel VillaOeste sedia hoje o Mossoró Marketing e

Vendas, com a presença de palestrantes renomados como Cé-sar Frazão e Sílvio Ígor. O evento começa às 19h e tratará devários temas, entre eles: As Técnicas de fechamento de negó-cios, Abordagens vendedoras, Como evitar o fracasso nasvendas. As inscrições continuam abertas no site www.qualida-dedevenda.com.br.

PORTAL DA ALEGRIAA beleza da Cachoeira do Pinga, o passeio no Terminal

Turístico da Bica, a simpatia do povo e a temperatura agradá-vel. Turistas que conhecem a cidade serrana de Portalegre seencantam. A receptividade e a estrututa do Hotel Portal daSerra também compõem o cenário atraente que o turista po-de desfrutar quando visitar a região. Prova disso é que no últi-mo final de semana o empreendimento teve os seus 43 leitoslotados. Maior parte dos hóspedes, direto de Mossoró.

TRISTEZA NO SERTÃOPassando por várias cidades do Alto Oeste potiguar no úl-

timo fim de semana, presenciei a seca que atinge a região. Mo-tivo justo pelo qual muitos prefeitos decretaram Estado deEmergência em seus municípios e por isso cancelaram qual-quer tipo de festividade junina como ocorriam tradicionalmen-te todos os anos. Entre as cidades, destacamos: Severiano Me-lo, Itaú, Francisco Dantas, Riacho da Cruz, Frutuoso Gomes,Venha-Ver e Rodolfo Fernandes. São Pedro colabore.

EXPOFRUIT 2012Já está sendo montada no Expocenter, no Campus da

Ufersa, a estrutura da Feira Internacional de Fruticultura Tro-pical Irrigada - Expofruit2012, que ocorre de 13 a 15 de ju-nho. Um dos minicursos que será realizado no evento é o dePaisagismo e Conforto Ambiental, ministrado pelo professorLarry Barbosa, voltado para estudantes e profissionais da ar-quitetura ou agronomia, paisagistas e ainda pessoas que lidamcom arborização de vias públicas. Vale a pena conferir.

SOCIAL www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

O advogado Ígor Licurgo completa idadenova hoje e comemora com os pais Doralice

Medeiros e Licurgo Quinto. Parabéns

Ao lado da amada Talizy Thomas, o queridoJânio Medeiros recebeu os hóspedes do

Hotel Portal da Serra, em Portalegre

A agitada Galera do Pão e amigos conheceram a Cachoeira do Pinga durante final de semana em Portalegre. Todos hóspedes do Hotel Portal da Serra

- Aniversariando hoje: Nogueira Dodoca, PabloValença, o advogado Rafael Maia, Vânia Maciel, Ju-liana Paiva, que festeja a data na Argentina; DanielleRebouças,Arilucy Ferreira,a jornalista Edileusa Mar-tins e o advogado Ígor Licurgo, filho de DoraliceMedeiros e Licurgo Quinto. Vivas.

- A coluna também está em festa pela passa-gem do aniversário de Ítalo Rebouças. O amadode Maria Gabriela Ferreira comemorou antecipa-do durante o final de semana em Portalegre/RN.

- Assim como Ítalo Rebouças e Gabriela, todosos integrantes da agitada Galera do Pão também es-tavam hospedados no Hotel Portal da Serra. Maisde 15 casais desfrutam o final de semana no estabe-lecimento que conta com total administração de Jâ-nio Medeiros e sua mãe Ivonete.

- O radialista Alcindo Júnior e a esposa Ivanil-ma Amorim também escolheram o Hotel Portalda Serra para descansar no final de semana. Esta-vam com sua filha Poliana e inúmeros familiares.

- A Petrobras e a Associação de Amigos Mora-dores do Sítio Guamoré e Adjacências assinam hojeo contrato de patrocínio do projeto Amigo Verde.Idealizado pelo Ministério Público do RN, o proje-to beneficiará 120 famílias produtoras da comuni-dade do Gramorezinho, em Natal.

- Amanhã, véspera de feriado, o Sélect Nou-veau comanda o arraiá da noite mossoroense comas bandas Forró Arroxa e André Luvi. A badala-ção começa às 22h e sem ter hora para terminar.

4 – Terça-feira, 5 de junho de 2012

Page 13: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

GERAISwww.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de junho de 2012 - 5

Farmácias Populares da cidade distribuemde forma gratuita medicamentos para asma

Distribuição dos remédios visa atender prioritariamente crianças com até seis anos

SAÚDE

Medicação também pode ser comprada a preços abaixo do custo nas drogarias do “Aqui Tem Farmácia Popular”

Medicamentos estão sendo distribuídos desde ontem

Desde ontem, 4, as Farmá-cias Populares de todo o paísestão ofertando, gratuita-mente, medicação para trata-mento de asma. Em Mosso-ró, as Farmácias ofertam osulfato de salbutamol, emforma de xarope ou compri-mido.

Já as drogarias credencia-das no programa ''Aqui TemFarmácia Popular'' disponi-bilizam à população, a preçosirrisórios, isto é, R$ 0,25 ouR$ 0,88, os remédios brome-to de ipratrópio e diproprio-nato de beclometasona.

Segundo o farmacêuticoSodré Rocha, as farmáciaspopulares de Mossoró pos-suem a quantidade suficien-te de medicamento para su-prir as necessidades da popu-lação. "No momento a pro-cura por esse tipo de medi-cação ainda é pequena, masacreditamos que a distribui-ção gratuita do remédio vai

aumentar a demanda", pon-tuou Sodré.

Ainda de acordo com ele,qualquer paciente que apre-sente um documento com fo-to, o CPF e a receita médicadentro do prazo de validadepoderá ter acesso às medica-ções.

"Apenas deve-se alertarque algumas dessas medica-ções podem causar tremo-res, nervosismos palpita-ções. Entre aqueles que uti-lizaram o salbutamol é maiscomum a ocorrência de ta-quicardia e palpitações. Des-ta forma as pessoas que pos-suem arritmia cardíaca, de-vem passar primeiramentepor uma avaliação médica,para saber se podem ou nãotomar as medicações. Os pa-cientes que desenvolveramalergia a algum desses remé-dios também devem redo-brar a atenção", destacou ofarmacêutico.

O Ministério da Saúde in-formou que a decisão de dis-ponibilizar gratuitamente osmedicamentos tem o objeti-vo de atender, prioritariamen-te, crianças com até 6 anos,já que a asma está entre asprincipais causas de interna-ção nessa faixa etária.

Em 2011, do total de 177,8mil internações no SistemaÚnico de Saúde (SUS) em de-

corrência da doença, 77,1 milforam crianças com essa ida-de. Além disso, cerca de 2,5mil pessoas morrem por anopor causa da asma.

O médico Dixon FradikLima observa que grande par-te das pessoas com asma temataques separados por perío-dos sem sintomas. "Os ata-ques podem durar por dias ese tornam perigosos quando

o fluxo de ar fica muito res-trito", alerta.

Os principais sintomas daasma são tosse com ou semprodução de escarro e defi-ciência respiratória.

Dixon acrescenta que a as-ma não tem cura, "mas como tratamento adequado amaioria das pessoas com as-ma consegue levar uma vidanormal".

VENDE-SE :

UM CORSA HATH MAXX

Ano Mod.: 2010 Cor: Bege 5 portas

Placa: NNO1079/RNOpcionais: Direção Hidráulica, Trava, Vidro e Somcom aproximadamente 20.000KM rodados.Valor: R$ 26.000

LIGAR PARA (84) 8834-8717/ (84) 3321-6747

JOAQUIM MARCELINO

Page 14: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

Único pendurado, Luís Fabianorecorre a estilo ''reclamão'' e vira motivo de preocupação

NERVOSO

Dedé entra na mira do Milan e pode ser substituto de Thiago Silva, diz jornal

MERCADO

O atacante Luís Fabianoconseguiu controlar os seusímpetos com o passar do tem-po. Mas nesta temporada, eletem se caracterizado pelo es-tilo “reclamão”, prática quelhe rendeu vários cartõesamarelos, o deixou pendura-do no Brasileirão e causapreocupação no técnicoEmerson Leão.

Na última partida do SãoPaulo (vitória por 1 a 0 contrao Bahia), Luís Fabiano fez ogol do triunfo do Tricolor,maslevou amarelo por reclamação,fato que desagradou Leão."Àsvezes o atleta está em campoe esquece as coisas.Precisamostrabalhar a irritabilidade", jus-tificou o comandante são-paulino na ocasião.

No duelo inicial contra o Bo-tafogo (derrota por 4 a 2 noRio de Janeiro), a história já ha-via sido a mesma – Luís Fabia-no reclamou do lance do pênal-ti de Paulo Miranda e levou ocartão amarelo da arbitragem.

"Já conversei com o Fabia-no e vou continuar conversan-do todos os dias. Ele sabe dasua importância e já decidimosum campeonato sem a presen-

Prática rendeu ao atacante são-paulino vários cartões amarelos na temporada

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Terça-feira, 5 de junho de 2012

Luís Fabiano levou cartão amarelo nas duas partidas que disputou neste Brasileirão

ça dele", falou Leão depois dojogo contra o Bahia.

O treinador do São Paulose referiu ao Paulistão desteano. Luís Fabiano levou car-tão amarelo contra o Bragan-

tino e ficou de fora da semifi-nal contra o Santos, jogo per-dido pelo Tricolor por 3 a 1 –Willian José atuou no seu lugar.

A preocupação de Leão fazsentido.Luís Fabiano atuou em

17 partidas pelo São Paulo nes-te ano, e marcou 15 gols, o quedá uma alta média de 0,8 porjogo.Sem o “Fabuloso”,o Tri-color perde a sua principal re-ferência ofensiva.

SAOPAULO.COM.BR

O zagueiro Dedé ganhou acapa de um dos principais jor-nais esportivos da Itália.O Cor-riere dello Sport informou nes-sa segunda-feira um suposto in-teresse do Milan na contrata-ção do jogador. O clube rosso-nero vê o jogador do Vasco co-mo uma opção interessante nomercado, caso Thiago Silva se-ja negociado. O capitão da se-leção brasileira interessa a Bar-celona e PSG e pode deixar o fu-tebol italiano.

De acordo com o jornal,De-dé seria o herdeiro de Thiago Sil-va no Milan. O diário lembra asconvocações do defensor paraa seleção e também o proble-ma físico que o acompanha nasúltimas semanas:um edema ós-seo na perna esquerda.

Dedé pode aproveitar o es-paço deixado por Thiago Silvano Milan.Ele sofre assédio for-

te, é um dos nomes mais espe-culados após fim da tempora-da europeia e está perto de dei-xar a Itália. O Barcelona estáatento,mas ganhou um concor-rente para fechar a contrataçãodo brasileiro.

No último domingo, o PSGconfirmou interesse em ThiagoSilva.O clube francês,por meiodo seu treinador Carlo Ancelot-ti, entrou em contato com a di-reção da equipe rossonera parasondar a possibilidade de con-tratar o defensor.O homem for-te do futebol milanista,AdrianoGalliani, confirmou o contato,segundo a imprensa italiana.

De acordo com a imprensaitaliana, o Milan aceitaria nego-ciar o zagueiro, de 27 anos, porum valor entre 40 milhões e 50milhões de euros (entre R$ 101,2milhões e R$ 126,5 milhões).O lucro seria muito grande, já

Dedé pode aproveitar o espaço deixado por Thiago Silva

que Thiago foi contratado em2009 por cerca de R$ 25,3 mi-lhões – seu vínculo vai até 2016.

Sobre Dedé, o Corriere delloSport não fala sobre valores danegociação com o Vasco.

Page 15: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

O piloto Felipe Massa, uma promessa do automobilismo brasileiro que ainda não vingou com título naFórmula 1, fala em mudança radical. Disse não ter certeza se continuará na F-1 caso deixe a Ferrari. Oumelhor, ser trocado por outro piloto. Será que tomaria o rumo de Barrichello, a Fórmula Indy?

Governadora do RN reafirma celeridade em obra e pode ampliar turno de trabalho

ESTÁDIO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Acredito que todos já perceberam a forma silenciosa como a Federação Norte-rio-grandense deFutebol (FNF) trata do assunto Campeonato Brasileiro da Série D. O Brasileirão ainda não começou

e tem gerado prejuízo ao Baraúnas. Alguém poderia perguntar, e o que a FNF pode fazer? Eu res-pondo: muito. O simples gesto de uma nota protestando contra o atraso e os atos daqueles que pro-vocaram o problema, já seria uma atitude de quem quer o melhor para seus filiados, além da justa

atenção dispensada às equipes ABC e América. Poderia também enviar ofício à CBF cobrando umaatitude no sentido de que o campeonato seja iniciado, enfim, se movimentar. A única atitude que não

poderia tomar era silenciar.

SERÁ QUE ERA FOGO DE PALHA?

No último domingo, sobre os amistososda seleção brasileira e as duas primeirasvitórias,vencendo e convencendo,andei son-hando, porém questionando. Sonhei que osbons tempos do jogador vestindo compaixão, não de interesses pessoais ou pe-quenos grupos, a camisa da seleção estavade volta.

Questionei, no entanto, se tudo não pas-saria de reação fogo de palha, que queimarápido. Eis que surgiu o México e essa dúvi-da só aumentou após a derrota de domin-go,2 a 0.Por enquanto,coloquemos na con-ta dos "acidentes de percurso" e esperemosa Argentina e os Jogos Olímpicos.Uma coisaé certa, os críticos de Mano Menezes gan-haram novo fôlego.

SURPRESADepois de três jogos, dois em casa e um

fora,com igual número de vitórias,não se podemais falar em surpresa em relação ao aproveita-mento do América de Natal na Série B doBrasileirão. A vitória, 2 a 0, contra oGuaratinguetá(SP) se coloca bem na palavrainicial do seu treinador, Roberto Fernandes,de que o alvirrubro iria enfrentar cada jogocom se fosse uma decisão de campeonato.

O voleibol masculino do Brasil começou a Liga Mundial com derrota e se recuperou. No entanto, ainda nãoconvenceu. ESPERA-SE sempre do voleibol brasileiro um alto nível. E isso não acontece no momen-to. ATÉ aqui, como consumidor, nada mudou. O combustível continua caro e com preço igual em Mossoró.

Toque EsportivoDÍVIDA

A dívida do ABC aumentou no Brasi-leiro da Série B. Em pleno Frasqueirão, otime da cartilha acabou derrotado no fi-nal de semana pelo São Caetano,1 a 0,pro-porcionando assim uma reação dos pau-listas que apareciam apenas entre aque-les já ameaçados pelo rebaixamento. Nasequência, vai a Fortaleza encarar o Cea-rá.

TRICOLORSem jogo oficial para disputar, o Ba-

raúnas segue trabalhando com o treina-dor Wassil Mendes tentando aproveitar,de modo mais positivo, a suspensão doCampeonato Brasileiro da Série D.Aguar-demos nos próximos dias torcendo pornotícias positivas em torno da questão.

OPINIÕESFaltou competência, como disse o jo-

gador, ou o Brasileiro da Série B é difícil,pegando a fala do treinador? Como mos-tra a matéria nesta edição sobre a derro-ta do ABC,as opiniões parecem divergen-tes, porém os dois lados entendem que otime precisa aproveitar melhor as opor-tunidades que surgem no jogo. Para isso,tem que ter competência e muito treino.

FUTURO

Aproveitando o programa"RN Agora" levado ao ar dia-riamente através do rádio pa-ra anúncio oficial de ações doseu governo, a governadoraRosalba Ciarlini focalizou on-tem as obras do estádio Arenadas Dunas, palco da Copa doMundo Brasil 2014 em Natal.De acordo com a chefe do Exe-cutivo estadual, as obras con-tinuam em excelente ritmo. Is-so apesar da preocupação daprópria Fifa de que os traba-lhos podem não ser concluídosaté o período dos jogos.

"A obra da Arena das Du-nas está agora na fase de im-plantação dos pilares externos,que vão sustentar os pavimen-tos e as arquibancadas do es-tádio. É uma boa notícia, quefica ainda melhor porque esta-mos começando essa etapa 45dias antes do prazo inicialmen-te previsto. O que significa di-zer uma coisa: mais do que es-

tar dentro do prazo, a obra daArena está sendo antecipada",afirmou a governadora.A pre-visão oficial é de que o está-dio será entregue, pronto, nofinal do próximo ano.

A governadora acreditaque esse ritmo de trabalho po-de ser acelerado ainda mais."Hoje temos mais de 700 ope-rários trabalhando na Arenadas Dunas e esse número vaicrescer progressivamente coma extensão do turno de traba-lho até as 22h.A previsão é quenos próximos meses tenha-mos quase o dobro do núme-ro de trabalhadores na obra,o que é uma garantia extra documprimento do prazo, alémde ser uma oportunidade detrabalho para muita gente",afirmou.

Em relação às obras e aosprojetos de mobilidade asso-ciados à Copa do Mundo Bra-sil 2014,que estão sob respon-

A previsão é de que o estádio Arena das Dunas será entregue, pronto, no final do próximo ano

ESPORTE Terça-feira, 5 de junho de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

BARRADÃO

ABC

Após a vitória por 2 a 0 so-bre o Guaratinguetá, os joga-dores do América de Natalrealizaram apenas um treino,no domingo, e já estarão emcampo hoje mais uma vez pe-lo Campeonato Brasileiro daSérie B. Ontem pela manhã ogrupo viajou e hoje enfrentao Vitória, em Salvador(BA),

a partir das 21h, no estádioBarradão.

A meta é procurar mantera campanha de 100% de apro-veitamento, agora defenden-do a vice-liderança do cam-peonato, com nove pontos, fi-cando atrás do seu homôni-mo, América Mineiro, que li-dera com doze pontos. Co-

mo a temporada tem sido de"quebra de jejum" o alvirru-bro potiguar tem mais um pe-la frente hoje.

Dentre aquelas equipesconsideradas de porte médiodo futebol brasileiro, que dis-putam a Série B, o Vitória daBahia, de acordo com levan-tamentos feitos pelo radialis-

ta e blogueiro natalense Mar-cos Trindade, enviando maisuma vez os números ao jor-nal O Mossoroense, é umdos poucos que não foramderrotados pelo América.Co-mo o momento é favorável, asua torcida espera que hojemais essa fase da história pos-sa ser modificada.

Vice-líder da Série B, América defende posição hoje em Salvador

A primeira derrota do ABCno Campeonato Brasileiro daSérie B, expôs opiniões dife-rentes na avaliação do seu re-sultado. Enquanto teve joga-dor dizendo que faltou com-petência, o treinador preferiutomar o caminho de dizer oquanto é difícil disputar a se-gunda divisão do futebol bra-sileiro.

O lateral Murilo disse quea equipe foi bem, mas faltoucompetência."O resultado nãofoi o que queríamos.Entramosem campo determinados, fize-mos uma boa partida, mas, in-felizmente, não conseguimosconcluir em gol todas as chan-ces que criamos. Eles chega-ram ao nosso gol três vezes emarcaram. Futebol é compe-tência",destacou Murilo.O la-

teral falou que agora é pensarno próximo compromisso enão ficar lamentando o que jápassou.

Já o treinador Márcio Goia-no analisou o jogo e destacouas dificuldades em se disputaruma Série B. "Acredito que fi-zemos um bom jogo. Criamosdiversas oportunidades demarcar, bem mais que o ad-versário, mas não definimos,não marcamos os gols. Fize-mos alterações para tentar au-mentar o poder ofensivo, masem uma decida rápida,eles aca-baram achando o gol. A SérieB é uma competição bastanteequilibrada e difícil, e não po-demos perder tantas chances",comentou o técnico. Márciodiz que agora é treinar duro pa-ra encarar o Ceará/CE.

Jogador diz quefaltou competênciae treinador falaem dificuldades Governadora diz que as obras da Arena das Dunas estão adiantadas

sabilidade do Governo do Es-tado, Rosalba Ciarlini diz quetambém estão caminhandobem. "Tudo que depende doGoverno, em termos de mo-bilização e tomada de decisão,está sendo feito na hora certapara assegurar que a Copa do

Mundo 2014 cumpra o seu pa-pel de divulgar o nosso Esta-do para o mundo, atrair turis-tas, deixar obras importantes,gerar trabalho e renda e aju-dar a fazer o Rio Grande doNorte maior", finalizou a go-vernadora.

WWW.RN.GOV.BR

Page 16: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

Assaltantes tomam carro de aluno em porta de colégio Menor que conduzia o veículo foi rendido na porta do colégio e em seguida levado por dupla como refém

VIOLÊNCIA

Motocicleta colide com muro em Tibaue piloto adolescente morre no acidente

NA MADRUGADA

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Terça-feira, 5 de junho de 2012

Movimentação na casa do adolescente.

Veículo recuperado pela PM.

Na tarde de ontem,um ado-lescente de 16 anos foi vítimade assalto na porta de um colé-gio, no bairro Boa Vista, emMossoró. Dois elementos ar-mados tomaram de assalto umGol, de cor branca e placaNNZ-9401, que era dirigidopelo menor. Ele foi levado co-mo refém e só foi libertado pe-los bandidos quase duas ho-ras depois.

Segundo informações daPolícia Militar, o adolescenteresidente na rua Dom HelderCâmara, no Carnaubal, che-gava ao Colégio Gurilândia, lo-calizado na rua Princesa Iza-bel, quando foi surpreendidopor dois elementos que toma-ram o veículo e o levaram co-mo refém.

Na ocasião, os dois crimi-nosos entraram no veículo doadolescente e o renderam, as-sumiram o volante e fugirampor uma estrada carroçável daBR-110, sentido município deUpanema. A PM foi mobili-zada para tentar localizar os as-

saltantes, que foram reconhe-cidos nas imagens das câmerasde segurança da escola.

Por volta das 14h30, umaviatura do 12º BPM,comanda-da pelo sargento Alberto, au-xiliado pelos soldados Noguei-ra e Muniz, localizou o carroroubado em uma estrada da co-munidade de Olho D'água,on-de pouco tempo antes os cri-minosos teriam libertado oadolescente.

Na abordagem aos suspei-tos houve troca de tiros e oselementos fugiram para den-tro do mato, depois que o Golfaltou gasolina. "Os marginaisconseguiram fugir com a aju-da de um outro carro que da-va apoio aos assaltantes equando nós conseguimoschegar próximo eles já tinhamescapado", disse o sargentoAlberto.

O veículo recuperado foiconduzido à Delegacia Espe-cializada em Furtos e Roubos(Defur), que se encarregará dainvestigação. O jovem saiu ile-

so e foi entregue ao pai.Do veículo, os criminosos

conseguiram levar apenas al-guns acessórios de som.

Sábado (2), de madrugada,por volta das 3h30,um adoles-cente de 17 anos foi vítima fa-tal em um acidente de motona cidade de Tibau. WhykliffChralles Waynne Nascimen-to Cruz, que residia na traves-sa Padre João Venturelle, cen-tro, morreu após colidir suamotocicleta contra um muro.

Segundo a polícia a vítimaparticipava de uma bebedei-ra, quando retornava para ca-sa pilotando uma moto Fa-zer YS 250, de placa HHC-5082/Pirajuba (MG), tendo

perdido o controle do veícu-lo, batendo de frente com ummuro e batido com a cabeçana parede, morrendo aindano local.

O corpo do adolescente foiencaminhado ao InstitutoTécnico e Científico de Polícia(Itep) de Mossoró para ne-cropsia.

RN-015Ainda no sábado (2), por

volta das 12h30, em um tre-cho da RN-015, uma colisãoenvolvendo um Santana e

uma mercedinha causou amorte de um homem. O San-tana, de placa MYP-5280, queera conduzido por Luis Lin-demberg de Lira, o "Belga",34, vítima fatal, que residia nacomunidade de Riacho Gran-de, em Mossoró, enquantoque a mercedinha, placaNNK-1651, era dirigida porEdgley Miguel de Souza, re-sidente na comunidade de Ju-remal, em Baraúna.

Segundo o DPRE, o aci-dente foi causado pelo moto-rista do Santana.

Ex-miss Rio Grande do Nortesofre acidente na região do Seridó

COLISÃO

Na região do Seridó, quatropessoas perderam a vida em aci-dentes de trânsito durante o fi-nal de semana. Três pessoas fo-ram vítimas fatais em uma coli-são em São José do Seridó,e umhomem morreu vitimado porqueda de moto em Jucurutu.

Uma colisão seguida de ca-potamento, por volta da 1h40,do domingo (3),na estrada queliga São José do Seridó a Cai-có, trecho da RN-288, matoutrês pessoas e deixou outrasduas feridas. Mário Sérgio,Diogo Vitor Pereira e PolianaJéssica da Silva foram as víti-mas fatais.

De acordo com as informa-ções,um Gol e um Siena de pla-ca NNU-32080, colidiram, es-te último incendiou,matando omotorista Mário Sérgio,que era

natural e residente em Caicó.Po-liana Jéssica e Diogo Victor, re-sidiam em Timbaúba dos Ba-tistas, eram passageiros do Gol,que também conduzia a ex-missRio Grande do Norte Geísa Car-mem de Araújo, 24 anos, e Zê-nio Araújo de Oliveira, 16, queescaparam com vida.

Policiais militares do 3º D-PRE, do Destacamento de SãoJosé do Seridó,homens do Cor-po de Bombeiros e Itep estive-ram no local.Os Bombeiros res-gataram ainda três pessoas des-se acidente para o Hospital Re-gional em Caicó. Eles foramatendidos e passam bem. Esca-param:Jussicleide Basílio Quei-roz, 22; Tâmara Fabiana Silvade Medeiros, 23, e Hugo Wen-dell Maia, 24. Os três últimosestavam no Siena.

Vaqueiro encontrado morto porespancamento na zona rural de Mossoró

HOMICÍDIO

O vaqueiro Francisco dasChagas Freitas Sobrinho, 52anos, foi encontrado mortona manhã do sábado (2) emuma estrada carroçável que dáacesso ao assentamento Re-canto da Esperança, na co-munidade de Alagoinha,zonarural de Mossoró. A vítimaapresentava hematomas pe-lo corpo e estava sem docu-mentação, sendo reconheci-

da posteriormente pelos fa-miliares.

Segundo a polícia, porvolta das 5h populares en-contraram o corpo próximoa um abrigo de passageirose acionaram a PM, quedeslocou uma guarnição aolocal. Peritos do InstitutoTécnico e Científico de Polí-cia (Itep) foram chamadospara remoção do cadáver.

Um perito contou que haviamarcas de espancamento emvárias partes do corpo, in-clusive na cabeça do vaque-iro, onde as pancadas erammais intensas.

Francisco das Chagas tra-balhava como vaqueiro na Vi-la Maranhão,na Serra do Mel.O crime será investigado pela1ª Delegacia de Polícia Civilde Mossoró.

Quadrilha faz arrastão no centro comercial de GrossosOUSADIA

Quatro elementos armados,em duas motocicletas, realiza-ram um arrastão na cidade deGrossos na manhã do últimosábado. Eles assaltaram umaloja e uma casa lotérica no cen-tro da cidade. A quadrilha rou-bou R$ 12 e mais aparelhos ce-lulares e eletrônicos de doisestabelecimentos comerciais.

Segundo informações da Po-lícia Militar, por volta das 11hos bandidos chegaram na ruaonde ficam os estabelecimentoscomerciais e invadiram uma lo-ja,que além de vender aparelhos

celulares recebe pagamentos detítulos bancários, em seguida sedeslocaram à casa lotérica e l-evaram o que tinha no caixa.

Da casa lotérica eles conse-guiram levar um aparelho te-lefônico sem fio e R$ 2 mil, en-quanto na loja de celular foramlevados cem celulares e R$ 10mil. Das vítimas, os bandidosainda levaram relógios e cor-dão de ouro.

PRISÃOA polícia iniciou as diligên-

cias logo após ter assistido as

filmagens das câmeras de segu-rança, onde vítimas do assaltoreconheceram um sujeito quemora na cidade, identificadocomo Eliel Evangelista.Ele foipreso em sua residência e, deimediato, confessou aos poli-ciais sua participação no assal-to. Ele disse que os três com-parsas fugiram com destino aMossoró levando,inclusive,suaarma, um revólver calibre 32.

A polícia já tem a identifica-ção de um dos integrantes da qua-drilha, que mora no bairro Mal-vinas em Mossoró. Policiais

Eliel Evangelista, preso em flagrante.

PASSANDO NA HORA

JOAQUIM MARCELINO

JOAQUIM MARCELINO

procuram o acusado, mas até omomento ele não foi encontrado.

Eliel Evangelista foi condu-zido à Delegacia de Plantão e

apresentado ao delegado Tei-xeira Júnior.

Page 17: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

REGIONALTERÇA-FEIRA

Mossoró (RN),5 de junho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

“Reprovado”RIO GRANDE DO NORTE NÃO CUMPRE REGRA DE INVESTIMENTO MÍNIMO EM EDUCAÇÃO

AMANDA CIEGLINSKIAgência Brasil

BRASÍLIA - A Constituição Fede-ral determina que estados e municí-pios devem investir em educação pelomenos 25% de sua arrecadação com oImposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) e o Imposto sobre Circulaçãode Mercadorias e Serviços (ICMS).Le-vantamento feito por meio do Siste-ma de Informações sobre OrçamentosPúblicos em Educação (Siope) mostraque em 2010 pelo menos dois estadose 52 municípios não cumpriram a re-gra.Eles aplicaram percentuais inferio-res ao que estabelece a lei. Há ainda 60cidades que não informaram os dadosao sistema, administrado pelo FundoNacional de Desenvolvimento da Edu-cação (FNDE),e que também são con-sideradas em situação irregular. Os da-dos de 2011 ainda não foram consoli-dados.

Na lista dos estados que não cum-priram o mínimo em 2010 estão o RioGrande do Sul e o Rio Grande do Nor-te. De acordo com a secretária de Edu-cação do Rio Grande do Norte, Beta-nia Ramalho, até a gestão anterior osgastos com aposentados eram com-

putados no cálculo feito pelo estado, oque não é permitido pelas regras do Sio-pe. Por isso, em 2010 o patamar de in-vestimento ficou em 22,4%.

“A partir de 2011,nós desagregamosesses dados e identificamos que isso fe-ria uma demanda da Constituição.Nes-te ano, já estamos retirando os apo-sentados do cálculo, mas isso será fei-to em escalonamento”, explicou a se-cretária.

O Rio Grande do Sul foi o estadoque aplicou o menor percentual emeducação em 2010: 19,7%. O secretá-rio de Educação, Jose Clovis de Aze-vedo, culpa o governo anterior. Segun-do ele, houve um decréscimo dos in-vestimentos na área entre 2008 e 2010.“Em 2011, já sabemos que investimos28%, recuperando um pouco a perda.Certamente em 2012 o investimentoserá ainda maior”, disse. A conta queo estado gaúcho fez para 2011, entre-tanto, inclui os gastos com aposenta-doria que não são contabilizados peloSiope. De acordo com Azevedo essametodologia é aceita pelo Tribunal deContas do estado. Em outras unida-des da Federação também há diver-gência sobre a inclusão dos aposenta-dos no cálculo e não há um entendi-

mento comum sobre a regra, apesarde o governo federal não considerar es-se gasto um investimento direto emeducação.

Para a presidenta da União Nacio-nal dos Dirigentes Municipais de Edu-cação (Undime),Cleuza Repulho,as 52cidades que não investiram o mínimoconstitucional nas suas redes de ensi-no representam um número pequenose for considerado o total de prefeitu-ras no país: 5.565. Ela avalia, entretan-to, que o problema não pode ser des-prezado.“O percentual é pequeno,maspara as crianças desse município [queinvestiu menos] significa muito.A nos-sa maior preocupação é que as crian-ças não podem dar a sorte ou o azar denascer em um município onde o ges-tor se preocupa mais ou menos comeducação; A vinculação é necessária eprecisa ser cumprida”, defende.

Para Cleuza, o problema ocorre, emmuitos casos,pela má gestão do dinhei-ro. A maioria dos secretários de Edu-cação não é o gestor pleno dos recur-sos para a área,que acabam administra-dos pelas secretarias de Finanças ou Pla-nejamento. Dessa forma, é mais difícilter um controle rigoroso do que é apli-cado. “Com isso, o grau e a importân-

cia [dos recursos da educação] se di-luem na administração pública”.

Na lista dos municípios “inadim-plentes”, a maioria é do Rio Grandedo Sul (nove), Paraná (sete), de MinasGerais (sete) e São Paulo (seis). O res-tante das prefeituras que não cumpri-ram a regra é do Acre, de Alagoas, doAmazonas, Amapá, da Bahia, do Cea-rá, Espírito Santo, de Goiás, do Mara-nhão, Pará, de Pernambuco, do Piauí,Rio de Janeiro, de Roraima e Sergipe.

As informações incluídas pela pre-feitura ou pelo verno estadual no Sio-pe são declaratórias e a veracidade dosdados é de responsabilidade do ente fe-derado. Quando o FNDE detecta queum município aplicou menos do quedetermina a Constituição, as informa-ções são automaticamente enviadas aoMinistério Público Federal (MPF) queas encaminha a um promotor de justi-ça do estado. “O governo municipalou estadual terá a chance de se defen-der e pode ser aberto um inquérito ci-vil público”, explica o coordenador doSiope, Paulo Cesar Malheiros. O entefederado também pode ficar impossi-bilitado de receber recursos de trans-ferências voluntárias do governo fe-deral.

Veja o percentual de investimento em educação de cada estado em 2010

Acre – 26,21%Alagoas – 25,61%Amapá- 32,04%Amazonas – 25,78%Bahia – 26,28%Ceará – 29,20%Distrito Federal – 29,28%Espírito Santo – 30,57¨%Goiás – 27,48%Maranhão – 26,72%Mato Grosso – 26,01%Mato Grosso do Sul – 32,51%Minas Gerais – 27,25%Pará – 25,33%Paraíba – 26,54%Paraná – 31,79%Pernambuco – 26,45%Piauí – 27,27%Rio de Janeiro – 27,17%Rio Grande do Norte – 22,40%Rio Grande do Sul – 19,70%Rondônia – 26,21%Roraima – 25,65%São Paulo – 30,18%Santa Catarina – 26,19%Sergipe – 28,31%Tocantins – 25,90%

Há ainda 60 cidades que não informaram os dados referentes ao sistema educacional, administrado pelo FNDE, e que também são consideradas em situação irregular

Page 18: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

OPINIÃO2 – Terça-feira, 5 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

Câmara empossará novoprefeito em Caraúbas

CONFIRMADO

Secretária Municipal de Saúde deixacargo e prefeito anuncia novo titular

AREIA BRANCA

Será realizada hoje, na ci-dade de Caraúbas, a solenida-de de posse do vice-prefeitoAlcivan Viana para o cargo deprefeito.

A solenidade está marcadapara as 10h, na sede da Câma-ra de Vereados.

A solenidade será apenasparte da programação destina-da a marcar a transição do po-der no município.

Além da oficialização donome de Alcivan Viana comoprefeito, serão realizados umamissa em ação de graças naIgreja Matriz de São Sebastiãoe o plantio de mudas de "Ca-

raubeiras" em frente ao Jardimde Infância Hugolino D'O-liveira.

Alcivan assume o governouma semana após a cassaçãodo prefeito Ademar Ferreirada Silva por infidelidade par-tidária.

Com trajetória política mar-cada por uma longa passagempelo PCdoB,Alcivan Viana mi-grou para o PMDB, onde con-solidou sua vaga para a com-posição majoritária na últimaeleição.

Empossado prefeito paraum mandato-tampão que de-ve ir até dezembro deste ano,

Alcivan deverá se posicionarquanto à disputa eleitoraldeste ano. Com direito à ree-leição, o novo prefeito de Ca-raúbas poderá fazer a dife-rença no cenário político quese formata a partir da cassa-ção de Ademar Ferreira daSilva.

A posição de Alcivan quan-to à equipe de secretários po-derá ser determinante para sa-ber se a atual composição go-vernista será mantida ou se acidade acompanhará novasmudanças na distribuição daslideranças para a disputa que seaproxima.

AREIA BRANCA - Emato administrativo realizadoontem, 4, às 10h30, no plená-rio da Câmara Municipal deAreia Branca, a secretária deSaúde do município, LidianeGarcia,se desincompatibilizoudo cargo e foi anunciado o no-vo titular da pasta,o médico (clí-nico geral), Jean Falcão.

A cerimônia foi concorridae contou com a participação ex-pressiva dos profissionais dasaúde.Entre as autoridades pre-sentes,além do prefeito ManoelCunha Neto, "Souza" (PP), edo vice-prefeito José Bruno Fi-lho (PMDB), prestigiaram oevento o presidente da Câma-ra Municipal, vereador AldoDantas (PMDB); empresárioMedeiros Maia;procurador domunicípio, advogado AndréLuiz; vereadores, secretários egerentes da administração mu-nicipal, dirigentes de partidospolíticos,representantes dos di-versos segmentos e o povo emgeral.

Primeiro a discursar, o ve-reador Aldo Dantas exaltou otrabalho realizado pela enfer-meira Lidiane Garcia frente àSecretaria de Saúde, transfor-mando as ações do órgão nu-ma gestão de qualidade.O par-lamentar elogiou o prefeito"Souza" pela escolha do subs-tituto da ex-secretária,afirman-do não ter dúvidas que o dr.JeanFalcão saberá conduzir comcompetência a missão lhe con-fiada.

Na sequência dos discursos,o médico e vice-prefeito Bru-no Filho usou a palavra parafalar da experiência de ter sido

prefeito em duas oportunida-des, sendo que no primeiromandato herdou um sistema desaúde pública sucateado, osprofissionais da área desmoti-vados, um verdadeiro caos."Trabalhamos muito enquan-to gestor para melhorar a estru-tura da saúde que estava total-mente destroçada. Não con-seguimos fazer tudo que pre-tendíamos, mas avançamos, aatual gestão avançou e a secre-tária de Saúde Lidiane Garciadeu a sua honrosa contribuiçãopara que isso acontecesse",dis-se, acrescentando que no co-mando do dr. Jean Falcão o se-tor está em boas mãos.

Para o médico que atua naUnidade Básica de Saúde AnaPaulino, Jean Falcão, foi umasurpresa muito grande ser es-colhido pelo prefeito "Souza"para substituir Lidiane Garciana titularidade da pasta da saú-de. "Nunca me imaginei secre-tário de Saúde, mas uma vezescolhido para o cargo, reafir-mo meu compromisso com asaúde pública no município eo bem-estar coletivo. Agrade-ço ao prefeito pela confiançadepositada na minha pessoa eparabenizo Lidiane Garcia pe-la excelente gestão à frente daSecretaria de Saúde", afirmou.

O prefeito "Souza" iniciouseu discurso falando em avan-ços numa das pastas mais com-plexas do seu governo,que exi-ge investimentos contínuos ededicação dos profissionais en-volvidos. Ele destacou a com-petência de Lidiane Garcia co-mo um dos fatores que contri-buiu para as conquistas conta-

bilizadas ao longo dos anos e,breve,com a conclusão e entre-ga de novas unidades de saú-de, Areia Branca dará um saltode qualidade no atendimentoà população e será um dos mu-nicípios melhor atendidos emtermos de estrutura hospitalare material humano.

O gestor enalteceu a ex-se-cretária Lidiane Garcia, "umapessoa extremamente compe-tente, que certamente galgaráêxito nos seus projetos futu-ros", ressaltou. Sobre o novosecretário de Saúde, "Souza"disse ter a certeza que fez a es-colha certa, por se tratar de umprofissional que além de com-promissado com a saúde, é re-conhecido pelo trato com aspessoas, sendo assim, admira-do por todos.

Oficializando sua saída daSecretaria de Saúde, LidianeGarcia disse que o sentimentoera de gratidão e ao mesmo tem-po, deixava a pasta com a sen-sação do dever cumprido. "Sótenho a agradecer pela confian-ça que vocês depositaram emmim, a começar pelo prefeito"Souza", vice-prefeito BrunoFilho, os colegas secretários egerentes e todos os meus com-panheiros de secretaria e dasunidades de saúde", disse.

"Sinto-me honrada por tu-do isso. E mais: deixo a pastaanunciando que novos proje-tos virão pela frente, novos be-nefícios já conquistados estãochegando à cidade e, breve, asinaugurações do sonhado hos-pital e de unidades de saúde pa-drão no bairro Navegantes e emPonta do Mel", acrescentou.

Giro Pelo [email protected]

im de semana com discurso harmônicoentre os que fazem a formação de opiniãodo governismo pau-ferrense. Numa coin-

cidência de gerar espanto no ser humano menos céti-co, foi possível ver uma defesa fervorosa e uníssonaem torno de um tema polêmico: a interrupção deeventos em decorrência dos efeitos da seca. A mo-bilização espontânea levanta o discurso de que "Épreciso realizar eventos para manter a economia aque-cida".Coincidentemente,Pau dos Ferros é uma dasúnicas cidades alto-oestanas que ainda mantêm pro-gramação junina confirmada mesmo diante das re-comendações oficiais de que os festejos sejam sus-pensos.A posição adotada mantém uma explicaçãomais do que lógica.Pau dos Ferros é o município com

uma das menores zonas rurais do Estado. Aliada aesta condição,está o fato de que o município trabalhacom um rigoroso planejamento que não será alter-ado pela atual condição de seca. O município man-tém uma atuação de apoio social fraca, e uma zonarural ínfima,e não terá sua rotina alterada em funçãoda estiagem.Daí a força para manter a realização deeventos como o Cidade do Forró e a Finecap. Mes-mo tendo suas razões para ''espernear'', Pau dosFerros poderá ir de encontro a uma realidade moralincontestável.O momento é de desastre natural.Sol-idariedade e apoio aos necessitados é obrigação quevai além de interesses pessoais ou futilidades. Reali-dade que poderá manchar a imagem de muita genteboa com pretenções regionais.

INTERLIGAÇÃOA tentativa de Pau dos Ferros manter o Cidade

do Forró perde força a partir da aplicação de tesede que se trata de um evento tradicional. O even-to foi criado há poucos anos, mas caso não sejarealizado, comprometerá um objetivo aindamaior: a realização da maior Finecap da história.

IMPREVISTOA Finecap 2012, que foi planejada e já com

parte da execução no ano passado, é tida como ocoroamento de eficiência dos oito anos de co-mando do prefeito Leonardo Rego, que almejavoos mais altos. Leonardo fez tudo certo. Só nãocontava com o bloqueio moral gerado pela maiorseca das últimas décadas. E agora. O que fazer?

REMANESCENTESO certo é que outros grandes eventos continu-

am agendados. Mossoró, Assú, São Miguel e Paudos Ferros permanecem inertes em relação às re-comendações de não investir recursos próprios narealização de grandes eventos. Resta saber comoestas cidades vão se comportar nos próximos dias.

''SEM EDUCAÇÃO''Pelo menos duas cidades figuram na lista ap-

resentada ontem pelo MEC como as cidades quemenos investem em educação em todo o país. Alista conta com 43 cidades que estão investindoabaixo do recomendado, incluindo Major Salese Umarizal.

DESTAQUE NEGATIVO A situação de Umarizal é de fazer pena. Dos

mais de 4.900 municípios brasileiros que repas-saram informações ao MEC, Umarizal fica atrásapenas de três cidades. Uma maranhense, umaparaibana e uma rondoniense. Situação preocu-pante que merece a atenção de todos.

IMPACTOA cidade de Umarizal encontra-se num foco

de violência crescente, estimulado, entre outrascoisas, pelo desenfreado consumo de drogas. In-vestir em educação é algo que deixou de ser pro-tocolar.A cidade precisa urgentemente mudar suapolítica de investimentos. A cidade padece.

NA SALINÉSIA Em Areia Branca,a secretária de Saúde do mu-

nicípio Lidiane Garcia renunciou ao cargo nestefim de semana.Para a função foi empossado JeanFalcão. A saída de Lidiane deixa claro que ela dis-putará cargo eletivo na eleição de 2012.Resta ago-ra saber qual cargo Lidiane buscará.

RUMOVereadora,vice-prefeita ou prefeita? Qualquer

uma das vagas poderá contar com a presença deLidiane na disputa após o virtual distanciamen-to gerado entre o prefeito “Souza” e o vice-prefeito Bruno Filho. Pelo menos nas fotos daposse os dois continuam juntos.

REVIRAVOLTAMas a aproximação entre PR e PMDB poderá

gerar uma grande reviravolta no cenário políticolocal. Lidiane, que era tida como candidata a viceindicada por “Souza”, caminha a passos largospara consolidar o seu nome na disputa pelaprefeitura.

POSSEE após uma semana de espera, eis que chegou

a hora. A cidade de Caraúbas acompanharáhoje a posse do prefeito Alcivan Viana, que ocu-pava o cargo de vice-prefeito e tomará possecomo prefeito em decorrência da cassação doex-prefeito Ademar Ferreira da Silva. A cer-imônia será realizada na Câmara de Vereados.

FUma realidade desejosa

DESISTÊNCIANo mesmo dia que foi confirmada a posse de Alcivan, o empresário Júnior Praxedes anunciou que

está fora da disputa pela prefeitura caraubense. JP, que é genro de Ademos Ferreira e era apontado co-mo pré-candidato, destaca que priorizará projetos pessoais e os cuidados com a saúde.

ENQUANTO ISSO...O governismo promete para esta semana a definição dos nomes que formarão a chapa majoritária

governista em Caraúbas. Em meio às conversas de calçada, falam na maior composição política já for-mada na terra das caraubeiras. Vamos aguardar.

COMEMORAÇÃO No último fim de semana, rápida passagem pela cidade de Pau dos Ferros para acompanhar a festa de

50 anos de Edvaldo de Lima. Por lá, os convidados foram recebidos pelo trio ‘Tomara que Lasque’, e mui-ta animação. Como presente de aniversário, Edvaldo recebeu a confirmação de que a filha Cintya Mirelle,estudante de Farmácia da Ufrn, foi convocada para um ano de estudos em Portugal. Um bom presente.

Programação contará com missa e plantio de mudas

Page 19: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

Semarh lança Plano de Gestão de Resíduos SólidosDocumento está dividido em dez produtos, que vão desde o diagnóstico até a implantação de um consórcio

EM NATAL

Empresas devem fazer pedido decredenciamento para utilizar POS móvel

LIBERAÇÃO

O Plano Estadual de Ges-tão Integrada de Resíduos Só-lidos do Rio Grande do Nor-te é um documento elaboradopara nortear as ações do Esta-do nesta área.

Para divulgar este docu-mento, o Governo do Estado,por meio da Secretaria de Es-tado do Meio Ambiente e dosRecursos Hídricos (Semarh),está lançando a versão impres-sa do Plano. O lançamento se-rá às 10h de hoje, Dia Mundialdo Meio Ambiente, no audi-tório da Governadoria.

Na oportunidade o Institu-to de Desenvolvimento Sus-tentável e Meio Ambiente- Ide-ma estará entregando licençasambientais aos piscicultores.Asolenidade integra a Semana doMeio Ambiente 2012, inicia-da no sábado (1º).

O objetivo do Plano Esta-dual de Resíduos Sólidos é fa-zer chegar aos interessados,

prefeituras, escolas, institui-ções públicas e privadas, entreoutros, as informações sobreresíduos sólidos.

O documento está dividi-do em dez produtos, que vãodesde o diagnóstico até a im-plantação de um consórcio.Deacordo com o secretário de Es-tado do Meio Ambiente e dosRecursos Hídricos, GilbertoJales, o importante do plano éseu caráter inovador da forma-ção de consórcios públicos re-gionais."A iniciativa do Gover-no em apoiar e fomentar estetrabalho é visto com muita sa-tisfação por órgãos ligados àárea," destaca.

No mês de maio, o secretá-rio esteve reunido com repre-sentantes nacionais da Funda-ção Nacional de Saúde paraacompanhamento do convê-nio que destina R$ 22 milhõespara construção de dois ater-ros sanitários, um na região do

Seridó e outro no Alto Oeste.Na reunião foram passadastambém informações referen-tes ao Plano do RN.

A reunião foi exitosa, poisa Funasa reconheceu e para-benizou o trabalho desenvol-vido.O RN está fazendo o de-ver de casa, tendo em vista queplaneja ações com base noplano de resíduos, está traba-lhando o projeto executivopara três sistemas de aterro sa-nitário, fomenta a criação deConsórcios Públicos Regio-nais e assegurou recursos pa-ra construir sistemas de ater-ros sanitários.

A região do Alto Oeste jápossui o consórcio formado,inclusive com o Cadastro Na-cional de Pessoa Jurídica (C-NPJ). Assim como, o Consór-cio do Seridó possui seu CN-PJ, retirado recentemente.Com este documento, estesconsórcios estão habilitados a

Os donos de bares, restau-rantes e similares que têm o in-teresse em inserir em seus es-tabelecimentos o uso do POSmóvel, precisam antes realizaro pedido de credenciamento naSecretaria de Estado da Tribu-tação (SET).

Essa é a condição dada pe-lo Governo do Estado paraque os empresários possam seadequar a esse terminal eletrô-nico de pagamento. As orien-tações sobre como realizar es-

te procedimento encontram-se na página da SET -www.set.rn.gov.br.

"O Governo do Estado fezsua parte assinando na últimaquarta-feira (30 de maio) o de-creto que permite a normati-zação do uso de POS (Point OfSales) nos bares, restaurantese similares. Agora é a vez dosdonos dos estabelecimentosnos ajudarem a colocar isto emprática.Para isso,é preciso queeles realizem o credenciamen-

to",disse o secretário da Tribu-tação, José Airton da Silva.

POS MÓVELÉ o terminal eletrônico de

pagamento (maquineta decrédito e débito) sem fio e quepode ser levado até a mesado cliente para pagamento defaturas. O POS (Point Of Sa-les) Móvel possui as mesmasfunções do modelo fixo, po-rém garante mais conveniên-cia e agilidade para o consu-

midor. Além disso, passar ocartão na presença do clien-te transmite mais confiançaao portador.

O terminal POS Móvel uti-liza as redes de telefonia móvele radiofrequência. Esse tipo deequipamento é voltado para es-tabelecimentos comerciais co-mo bares, restaurantes e simila-res, nos quais o cliente não pre-cisa ir ao caixa para efetuar opagamento - ele pode pagar semsair da mesa ou do veículo.

Conselho Municipal de Agricultura se reúne para discutirconcessão do Seguro-Safra em Governador Dix-sept Rosado

AMADURECIMENTO

O Conselho Municipal deAgricultura de GovernadorDix-sept Rosado se reuniu se-mana passada para discutir aconcessão do Seguro-Safra. Oencontro atende a uma orien-tação do Ministério de Desen-volvimento Agrário (Mada) eobjetiva analisar a situação dealguns agricultores que apre-sentaram problemas nos dadosque pode comprometer o re-cebimento do benefício.

Conforme o secretário mu-nicipal de Agricultura, Sani-marcos Firmino, o Ministériopede que seja analisada a situ-ação de alguns agricultores domunicípio que diante de cruza-mentos de informações colhi-dos pela pasta descaracterizamo benefício. São desencontrosem informações como o Rais,renda superior a um saláriomínimo e meio, entre outros.

Diante o pedido do Mada,

os representantes do Consel-ho Municipal de Agricultura sereuniram para averiguar as re-comendações do órgão feder-al. O Conselho analisará cadaum dos casos para posterior-mente elaborar um relatório dasituação e enviar para o Min-istério.

O Seguro-Safra é de sumaimportância para os agricul-tores, em especial neste anode seca onde a maioria dos

trabalhadores perdeu toda asua colheita, segundo infor-ma o secretário SanimarcosFirmino.

Para ter direito ao Seguro-Safra,os agricultores precisamestar incluídos na agriculturafamiliar,conforme definido noPrograma Nacional de Fort-alecimento da Agricultura(Pronaf); ter renda familiarmensal inferior a um e meiosalário mínimo, e estar inscrito

no Programa de Garantia-Safra.

A adesão deve ser an-tecedente ao início do plantio.No documento de adesão,deveconstar a área total a ser plan-tada com as culturas (feijão,milho, arroz, mandioca ou al-godão), não podendo superardez hectares.

O secretário de Agriculturalembra que aqueles que não seenquadrem nestes quesitos fi-

carão de fora do recebimentodas parcelas.Para receber,aque-les que tenham plantado e suacolheita tenha sido prejudicada.

O Conselho Municipal deAgricultura é composto pari-tariamente tendo represen-tações da Emater,Câmara Mu-nicipal de Governador Dix-sept Rosado, igrejas, Sindica-to Rural, Ceacru, fórum de as-sociações, sociedade civil epoder público.

CIDADES Terça-feira, 5 de junho de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

Plano permitirá formação de consórcios para manuseio de resíduos sólidos

ARQUIVO

O melhor peixe da Barragem SantaCruz, em Apodi, com ótimo atendimen-to, você encontra na Peixaria SantaCruz, telefones: 9921-0913 / 9431-4540.

Organização: Erivaldo Nobre e Mazinha

buscar recursos junto ao Go-verno Federal. O Vale do Açu

é a terceira região do Estado aconstituir o seu Consórcio, o

que ocorreu no final de mêsde maio deste ano.

PEIXARIA SANTA CRUZ

Page 20: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

CIDADES4 - Terça-feira, 5 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

SEMANA AMBIENTAL Terá início nesta terça-feira, 5, e se estende

até o dia 8 de junho a III Semana Ambiental dePau dos Ferros - SAP, que apresentará o tema:Meio Ambiente - Consciência hoje, resultadoamanhã. Segundo a secretária de Meio Ambi-ente de Pau dos Ferros,Fátima Araújo,a III SAPvem com uma programação bastante diversifi-cada, que vai atuar como forma de levar umamensagem de conscientização a todos osmoradores, da responsabilidade e importânciada participação da comunidade no zelo à na-tureza.

CARNAPAU 2012Realizado no período de 20 a 22 de julho, o

Carnapau 2012 vem com uma série de inovaçõesque promete incrementar ainda mais o maiorcarnaval fora de época da região do Alto Oeste.Segundo a direção da Lynder Produções, du-rante os três dias o folião contará não apenascom a superestrutura em torno do bloco Zor-ra, mas também com todo um aparato à parte.Neste sentido, uma das novidades será o corre-dor da folia que vai ser montado ao longo dopercurso da micareta, composto de camarotes,palco,banheiros químicos,praça de alimentação,bares e ambulância e muitos mais.

ATRAÇÕES Todos os dias serão duas atrações, além da

atração do trio, que deverá levar milhares defoliões pelas ruas de Pau dos Ferros, a micare-ta contará com shows no palco e o percurso doevento também sofrerá alterações. "Estamosapenas aguardando a liberação por parte daPrefeitura de Pau dos Ferros para fazer o anún-cio das mudanças", adiantou a direção do even-to. Além das bandas Grafith e Inala, o Carna-pau 2012 contará com a presença da banda ba-iana Jammil, agora com nova formação e comdiversos sucessos na boca do povo.

Monalisa Costa, Arthur Lima e Janaína Costa no abraço ao aniversariante Edvaldo

Edvaldo no clique com acunhada Lizete Costa

Edvaldo de Lima recebendo os parabénse o carinho do filho Arthur, da esposaLeides e da filha Cínthia. Felicidades

Leides no clique com as suasirmãs Cristina Costa e Elizabeth

no aniversário de Edvaldo

FIQUE POR DENTRO @ - No sábado, dia 2, Manoel Edvaldo

de Lima recebeu familiares e amigos naChácara Luís Lima para comemorar seus50 anos. Casado com Antônia Leides, eleé pai de Arthur da Costa Lima e de Cín-thia Lima. A festa foi decorada em home-nagem ao centenário de Luiz Gonzagadando vida e alegria ao ambiente. 50 anosé uma data privilegiada para aqueles quea completam. É um momento ímpar demuitas alegrias, que foi celebrado ao somda boa música do forró pé de serrá do gru-po "Tomara que Lasque" com direito àparticipação especial do aniversariante,que cantou várias músicas para os convi-dados.

@ - O jornalista Márcio Costa, o seu paiJoão Costa e as irmãs Monalisa e Janaína fo-ram abraçar o aniversariante Edvaldo,na Chá-cara Luís de Lima.

@ No aniversário de Edvaldo, regis-tramos a presença de Verônica, que esta-va acompanhada do filho Janeson Vidal,Elizebeth Costa, Cristina Costa, LizeteCosta, Leonardo Rêgo - prefeito de Paudos Ferros, Alberoni - prefeito do Encan-to, e vereadora de Pau dos Ferros ItaiciraAires, conhecida por "Bolinha".

@ - Sua empresa presta serviço em Mos-soró ou região? O Hotel Garbos, em Mos-soró/RN, está com uma grande promoçãocorporativa. Faça já o cadastro da sua em-presa e obtenha descontos especiais. Infor-mações e reservas no e-mail: [email protected], site: www.hotelgar-bos.com.br, telefone/fax: (84) 3064 1000 /3064 1006.

Page 21: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

CIDADES Terça-feira, 5 de junho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Igor Licurgo Freitas Nunes aniversaria hoje.Na foto, posando com a amada Karol Nogueira.

A coluna deseja sucesso ao advogado!

Geânea Leite toda feliz ao lado de seu filho Manoel Gustavo, aniversariante

do dia 2 de junho.Felicidade!

Prefeito da cidade deVenha Ver, ExpeditoSalviano sendo entrevistado pelaInter TV Cabugi parao projeto Criança2000, que aconteceráno seu município.

DONA ROSALook feminino,bolsas, carteiras e de-

mais acessórios estão disponíveis namais nova loja da nossa cidade. A DonaRosa é uma loja de encher os olhos dequalquer mulher. Segundo a empresáriaLourdes Neves, a Dona Rosa é uma lo-ja completa onde as mulheres poderãoencontrar tudo que elas precisam quan-do o assunto é moda. Nossos produ-tos são os que elas mais querem.Dê umapassadinha na loja e confira as novi-dades para as festas juninas. A loja ficana rua Antonio do Rego Leite, 43 - SãoMiguel.

CRIANÇA 2000No próximo dia 16, o município de

Venha-Ver/RN receberá, na EscolaMunicipal Pedro Trajano Torres, o Pro-jeto Criança 2000, cujo principal obje-tivo é contribuir para a melhoria daqualidade de vida das crianças e ado-lescentes diminuindo o alto índice decárie; prevenindo e tratando patologiaspediátricas e ginecológicas de adoles-centes; melhorando a qualidade do en-sino público do município, despertan-do gestores municipais e empresáriospara importância da implantação emanutenção de atividades preventivase educativas, saneamento básico e deProgramas de Responsabilidade So-cial no município. O projeto é real-izado pelo Sesi, com o apoio da InterTV Cabugi, Prefeitura Municipal deVenha-Ver, Sociedade de Pediatria,UFRN, UnP, Associações Brasileiras deOdontologia e de Distrofia Muscular,além da Pastoral da Criança e do Grupode Apoio à Criança com Câncer (GAC).

EM ALTA

# Ainda é tempo de parabenizar ZoraideAzevedo. A bacana ganhou festa surpresapelo o seu aniversário no dia 30 de maio,no Requinte Buffet, com direito a bolo deTereza Cristina Fernandes. Este colunistarenova os parabéns e deseja felicidades a Zo-raide.

# Chegando convite para celebrar os78 anos de Naninha Penaforte.A bacanavai reunir amigos e familiares no próx-imo dia 9, às 19h nos salões de Ari Dec-orações.

# Os prefeitos de Coronel João Pessoae Venha-Ver, Pachica e Expedito Salviano,respectivamente, cancelaram os festejosjuninos deste ano devido aos efeitos da se-ca. As duas cidades já decretaram situaçãode emergência.

# Amanhã, véspera de feriado, oBoteco na Trave realizará a primeiraedição do "Pagode do Boteco". Pontode encontro da galera que curte futebolsociety com os amigos. O Boteco naTrave fica na rua Hipólito Cassiano,próximo ao Cantinho Peças.

# A colunista Karenine Fernandes estáa mil por hora com os preparativos para oseu chá comemorativo de aniversário, queacontecerá na próxima sexta-feira, no Gar-bos Recepções e Eventos. A anfitriã rece-berá amigas e a imprensa ao som do cantorAndré Luvi.

# Nilton Júnior será responsável peladecoração no chá de Karenine Fernan-des e promete um ambiente sofistica-do de muito bom gosto. As delícias danoite ficam por conta de Lizete Andradeque servirá os convidados à francesa.Já a talentosa Luzete Duarte estápreparando um bolo que é uma ver-dadeira obra de arte. Sucesso!

GuidaRenêSÃO MIGUEL EM ALTA

Page 22: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

CIDADES6 - Terça-feira, 5 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

PARABÉNS PRA VOCÊNesta data querida: hoje, 5/6, Mienda Mirelli Farias,

Vanuza Praxedes,Ígor Licurgo,Éricka Gurgel;amanhã,6/6,Cecília Gurgel, Joira Oliveira,Gisele Oliveira,Diássis Araújo(Diá); quinta-feira, 7/6, Anchieta Batista, Rudávia Costa.Muitas felicidades, muitos anos de vida!

BELEZA A TODA PROVANa última sexta-feira, seguimos rumo à cidade do Assú

juntamente com Cácio Santos e Raimundo Gonçalves,ondeparticipamos da escolha da Miss Mundo Assú 2012, queelegeu a linda Mara Rúbia como tal e claro contou aindacom a participação das belas Lissa Figueiredo Miss Assú 2011e Késsia Cortez Miss Mundo RN 2011, tudo coordenadopor Francisco Oliveira e Charles Degole, por lá ainda en-contrei: Edna Lúcia Lilás no cerimonial, Ricardo Santos, daEntre & Vista, Judson Medeiros, Dailson Machado, XavierSilva, Wild Diniz e muitos outros que também fizeram partedo júri. Foi show!

OLHO D'ÁGUA PARK HOTELDesde o último sábado o Hotel e Balneário Olho d'Água

do Milho chama-se Olho d'Água Park Hotel. O anúncio foifeito por Michael Charles, consultor de Marketing do hotel,na presença do secretário de Turismo do Estado RenatoFernandes,prefeito Alcivan Viana,colunistas Wandilson Ra-malho/Tica Soares, blogueiros Gidel Morais, Leysson Car-los e demais autoridades presentes no evento, além dos a-gentes de viagens e trade de Mossoró. Desde já agradeço agentileza do casal Júnior Alves e Denise Cavalcante para como colunista.

ESTILO POSSEChega convite do Bethel #004 - Lírios de Jó, da cidade

de Caraúbas, para participar no próximo dia 16 da cerimô-nia de instalação e posse das oficiais e do coral da XXVIIIGestão Administrativa, onde será empossada como Hon-orável Rainha a linda Wisla Rayane Praxedes Guimarãesem ato solene que acontece a partir das 16h30 nas de-pendências da Loja Maçônica Dr. Antônio Gentil Fernan-des. Desde já agradeço a gentileza do convite a GeruzaGomes, Guardiã do Bethel, e Wisla Guimarães, rainha elei-ta. Desejo sucesso!

@ Mesmo em atraso,quero cumprimentar a queri-da amiga Indira Alves Gurgel, que celebrou a vida nasemana que passou e também Cácia Saldanha, daClothes Design, aniversariante VIP de ontem. Tim-tim, queridas!

@ Muito bom reencontrar no jantar do Olhod'Água Park Hotel o secretário dr. Canindé Fre-itas/Sara Amorim Barbalho, o prefeito AlcivanViana/Josilene Bezerra, Renato Fernandes, se-cretário estadual de Turismo, presidente CDLHaroldo Gurgel/Isabel, as belas Jéssica e LudmilaAmorim,Michael Charlles,Pablo Marcel,Ísis Kadí-gia, Aldilene Pereira, Edu Licurgo, Jovanildo Lin-hares/Rosângela e,claro,melhor ainda dividir mesacom os amigos Wandilson Ramalho e Tica Soarese os anfitriões do evento,o casal Júnior Alves/Denisecom os filhos Cecília e Pedro Lucas,tudo isso ao somde Luiz Everton e Assis Blênio,voz e violão.Chique!

@ Sempre bom rever os amigos na cidade de Jan-duís:Geraldo/Rita Batista,Valdécio Fernandes/FátimaOliveira, Neto Filho/Martilene Costa, Nailka Saldanha,Cácio Santos,Neto Gonçalves,Adriano Araújo,RosanaMedeiros,Leandro Tomé,Jório Targino,vereadores RênioGurgel e Braga, Rogério Silva, João Gurgel/Margarete,Edileusa Gurgel,Antônio Estevam/Gilma,entre muitosoutros que encontrei na solenidade de entrega das novasinstalações dos Correios.

@ No domingo fomos até a residência da ami-ga Dapaz,saborear um delicioso almoço.Fomos re-cebidos com o carinho de sempre de Aliciana e Cata-rina e ainda pudemos desfrutar da companhia dedona Alice, avó das meninas. Só faltou o banho depiscina,não foi,Aliciana? Em breve,já combinamos.Adorei!

@ Próximo sábado tem Arraiá Maçônico na LojaMaçônica Dr.Antônio Gentil Fernandes,com Forró Fer-ruado e Leonardo Sales e seu Forró Chegado, e os en-saios de quadrilha começam amanhã à noite, lá mesmona quadra da Maçonaria. Participem!

@ Segue a festa de Santo Antônio de Pádua,padroeiro do Leandro Bezerra,conjunto Maia Ban-deira e São Paulo de Alípio, e na programação ain-da terá: Noite Italiana, dia 8; Leilão, dia 9; Batiza-dos e Festival de Prêmios, no dia 10. Bom demais!

Ladeada pela Miss Mundo Rio Grande doNorte 2011 Késsia Cortez e a Miss Mundo Assú 2011 Lissa Figueiredo, a linda Mara

Rúbia, eleita Miss Mundo Assú 2012. Lindas!

Linda Cecília Gurgel é a aniversariantefestejada de amanhã e hoje claroentoamos o coro de vivas. Viva!

Aniversariante de hoje,o bacharel em Direito Ígor Licurgo ao lado dos pais Licurgo Quinto

e Doralice Medeiros.Parabéns, amigo!

Querida Indira Alves Gurgel aniversariou e hoje recebe o brinde

da coluna. Tim-tim, gente fina!

ESTILO QUEM ACONTECE

RodriguesApolionCARAÚBAS ACONTECE

Page 23: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

Governo fará entrega de licenças ambientais para piscicultores do RNSerão entregues treze autorizações emitidas pelo Idema

O Governo do Estado faráhoje, Dia Mundial do MeioAmbiente, a entrega de li-cenças ambientais para em-preendimentos de piscicul-tura.

A solenidade será realiza-da no auditório da gover-nadoria, às 10h, e contará coma presença de representantesda Cooperativa de Piscicul-tores do Rio Grande do Norte- Coopirn.

Ao todo, serão entreguestreze licenças ambientais emi-tidas pelo Instituto de Desen-volvimento Sustentável e MeioAmbiente do RN (Idema) paraa produção de alevinos emtanques-redes.

Os empreendimentos li-cenciados, depois de implan-tados, funcionarão de formaexperimental, para que osórgãos ambientais possamavaliar,na prática,se a atividadecausará algum impacto ambi-ental ao meio.

Em função disso, os proje-tos serão desenvolvidos emreservatórios não utilizadospara o abastecimento humano.Após o término do períodoprobatório, será possível de-terminar se a atividade gera al-gum impacto ao meio e se amesma poderá ser definitiva-mente implantada nos demaisreservatórios estaduais.

"A atividade será inicial-mente desenvolvida nos reser-vatórios em que já temos umprévio conhecimento do uso e

CIDADES Terça-feira, 5 de junho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Documentos permitirão a produção de peixe em tanques-redes

LIBERAÇÃO

FELIPE GUERRA

A Promotoria da 35 ª ZonaEleitoral,em Apodi,denunciouà Justiça Eleitoral os políticosLuiz Agnaldo de Souza,OtonielMaia de Oliveira, Haroldo Fer-reira de Morais e o ex-presidenteda colônia de pescadores Z-63Lidiano Bezerra da Nóbrega,por crimes de corrupção elei-toral e formação de quadrilha.

As acusações,que dizem res-peito às eleições municipais de2008, apontam o uso eleitorei-ro do programa cheque-refor-ma na cidade de Felipe Guerra.A denúncia foi recebida em 22de maio pela Justiça Eleitoralde Apodi.

A ação penal foi ajuizada em2009,pelo MP Eleitoral.Segun-do o inquérito da Polícia Fede-ral, entre junho e julho de 2008,os três políticos denunciados,que eram candidatos a cargoseletivos em Felipe Guerra, ofe-receram e proporcionaram a di-versos eleitores acesso facilita-do ao programa social de mo-radia denominado cheque-re-forma, com objetivo de captarvotos. Para tanto, foi constata-do que eles contaram com o au-xílio de Lidiano Bezerra da Nó-brega,então presidente da colô-nia de pescadores Z-63 creden-ciada pelo Governo do Estado

para realizar o cadastramento noprograma.

A investigação policial reve-lou que pelo menos 30 pessoastiveram o cadastramento noprograma social realizado porintermédio dos três então can-didatos. Para o promotor elei-toral Antônio Cláudio Linha-res Araújo,que assina a denún-cia, fica evidente a utilizaçãoeleitoreira do cheque-reformanas eleições municipais de2008.

O promotor eleitoral des-taca, ainda, que "tais casos de-vem ser tomados como exem-plificativos de uma prática cri-

minosa que certamente resul-tou no cadastramento de mui-to mais pessoas, pois a investi-gação dá conta de que 100 pes-soas foram cadastradas em2008 para receber o benefício,que somente não foi efetiva-mente concedido em virtude dasuspensão do programa decor-rente de ordem judicial, justa-mente em razão da utilizaçãoeleitoreira."

Ao receber a denúncia,em 22de maio de 2012, a juíza eleito-ral Ana Clarisse Arruda Pereiradeterminou a citação dos acusa-dos para oferecer defesa preli-minar no prazo de 10 dias.

MP denuncia uso eleitoral do cheque-reforma

da qualidade atual de suaságuas. Se ao final do prazo es-tabelecido não forem con-statados impactos nestes sis-temas, a atividade poderá serampliada para os demais reser-

vatórios estaduais", analisa odiretor-geral do Idema, Gus-tavo Szilagyi.

A atividade de pisciculturaem tanque-rede ou gaiola foinormatizada conforme a Lei

nº 8.769/2005 e InstruçãoNormativa - Semarh nº001/2008 e a previsão é de queaté o final deste ano os proje-tos experimentais entrem emoperação.

ALUGA-SEAluga-se um apartamento no con-

domínio West Garden, localizado naavenida Francisco Mota,99,apto 402-A, Mossoró-RN, CEP 59.625-300.

Apto com 2 quartos, uma vaga degaragem coberta e guarita com se-gurança 24h.

CONTATO Ocísio Alves - 9972 0315

Page 24: EMPRESÁRIO AFIRMA QUE FOI PRESO POR PARTICIPAR DE …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · TRABALHADOR "Não bastasse sua imagem de nordestino,de tra-balhador, sua

CIDADES8 - Terça-feira, 5 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

Delegado do Corecon em Assú anunciainscrições para o 12º Prêmio RN de EconomiaParticipantes poderão inscrever projetos de graduação em Ciências Econômicas aprovadas nos 12 meses anteriores à inscrição

ASSÚ - O economista eprofessor/mestre da Univer-sidade do Estado do Rio Gran-de do Norte (Uern),sendo che-fe do Departamento de Eco-nomia do Campus AvançadoPrefeito Walter de Sá Leitão,em Assú, Raimundo Inácio daSilva Filho, delegado do Con-selho Regional de Economiado Rio Grande do Norte (Co-recon/RN),em Assú, informaque a entidade lançou o 12ºPrêmio RN de Economia.

Raimundo Inácio infor-mou que o concurso é umaparceria entre o Corecon/RNe o Conselho Federal de Eco-nomia (Cofecon) e tem a fina-lidade de estimular a pesqui-sa científica, incentivandoeconomistas recém-forma-dos a desenvolverem estudospara o conhecimento da rea-lidade econômica. O delega-do regional do Corecon/RNdeclarou que as inscrições es-tarão abertas até o dia 29 dejunho.

Os participantes poderãoinscrever as monografias degraduação em Ciências Econô-micas que tiverem sido apro-

vadas nos 12 meses anterioresà inscrição deste concurso, eminstituições de ensino superiordo Rio Grande do Norte reco-nhecidas pelo ministério daEducação. A monografia queobtiver a primeira colocação es-tará automaticamente inscritano Prêmio Brasil de Economiae receberá um prêmio em di-nheiro no valor de R$ 1.800,00.

REGULAMENTOOs 2º e 3º colocados tam-

bém serão contemplados comum prêmio em dinheiro no va-lor de R$ 900,00 e R$ 450,00,respectivamente. O regula-mento completo do 12º Prê-mio RN de Economia pode servisualizado através do portaleletrônico do Corecon/RN nainternet.

O representante do Core-con/RN na região explicouque o objetivo da premiação éestimular o aperfeiçoamentoda pesquisa científica, incen-tivando economistas recém-formados a desenvolverem es-tudos voltados para o conhe-cimento da realidade estadual,regional ou nacional. Monografia com temática econômica que obtiver a primeira colocação estará inscrita no Prêmio Brasil de Economia

PREPARAÇÃO

ASSÚ - O presidente daOrdem dos Advogados doBrasil no Rio Grande doNorte (OAB/RN), Paulo E-duardo Teixeira, visitou aconstrução da estrutura físi-

ca da subseção na cidade doAssú, juntamente com opresidente da Subseccionalinstalada na cidade, advoga-do Ivanaldo Paulo Salusti-no e Silva, no dia 25 de maio.

As obras de edificação doprédio sede da OAB em As-sú já se encontram em faseconclusiva e de acabamentoestrutural e a previsão de queo ato de inauguração venha

acontecer no dia 18 de jun-ho, uma segunda-feira.

Há uma expectativa pos-itiva de que a cerimônia deinauguração possa contarcom a participação do pres-

idente nacional da institu-ição, advogado Ophir Cav-alcante.

A sede da OAB/RN emAssú se situa no bairro No-vo Horizonte, setor urbano

da cidade, com ampla prox-imidade com as represen-tações de instituições comoa Justiça do Trabalho, JustiçaComum e Ministério Públi-co Estadual.

Sede da OAB será inaugurada dia 18 de junhoPEDIDO

O terreno onde a sede daOAB de Assú está sendo cons-truído foi doado pela gestãopública municipal.Assú é umadas cinco subseções que aOAB/RN mantém no Estado.

As outras quatro estão dis-tribuídas nos municípios deMossoró,Pau dos Ferros,Cai-có e Macau. O presidente daOAB potiguar frisou que foifirmado um compromisso

com os presidentes destassubseções no sentido de cons-truir as sedes de cada uma.Paulo Eduardo disse que aconstrução da sede da subse-ção em Assú significa um mar-co da administração de Ivanal-do e da direção estadual daOAB.

O presidente da OAB/RNdestacou que o investimentofinanceiro é compartilhado

pela própria direção estadual,a subseção e o Conselho Fe-deral da OAB.

O dirigente estadual reite-rou que é desejo da adminis-tração estadual presentear ca-da subseção com sua sede pró-pria.Ressaltou que será um lo-cal no qual os advogados comatuação na região possam seencontrar e dispor de um es-paço adequado para desenvol-

ver as atividades da advocacia.Na avaliação do presidente daOAB/RN, Paulo Eduardo,com o advento da sede pró-pria das subseções, cria-seuma nova perspectiva para odesempenho da OAB/RN,especificamente no contextosocial.

BENEFÍCIOSEle observou que, com a

edificação dessas sedes,o pro-jeto de atender a sociedade sealarga, porque haverá um es-paço físico maior. A seccionale as subseções têm comissõesque trabalham em prol da so-ciedade norte-rio-grandense.

No caso específico dasubseção de Assú, assim quefor concluída esta obra, ainstituição pretende direcio-nar sua atividade também

para a assistência judiciáriagratuita.

A unidade própria tam-bém permitirá atendimentoem diversos setores sociais,como a Comissão do Con-sumidor e de Direitos Huma-nos, entre outras. Explicouque são comissões que traba-lham não só para a Advoca-cia, mas para toda a socieda-de do Estado.

Entidade mantém cinco representações no Estado

LUCIANO LELLYS