mossoró - rn, 27 de julho de 2012 - nº 16.102 sexta-feira...

24
GAROTA ESTRANGULADA POR EX-AMANTE DA MÃE Página 3 PSDB tem 9 dos 11 registros de candidaturas impugnados Impedimento envolve todos os filiados que assinaram ficha no partido a partir de 2009. R$ 1,50 Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 Preso sexto integrante da quadrilha que sequestrou Popó Equipes do Itep e Corpo de Bombeiros se mobilizaram para remover o corpo da garota Cíntia Livia morta por Poliano Cantareli (No Detalhe) Página 2 (Cotidiano) Página 8 (Cotidiano) FPM deve encerrar o ano com índice de repasse negativo Capa (Regional) Lixo acumulado prejudica moradores do Ulrich Graf Problema com a coleta impede recolhimento de resíduos há mais de 15 dias nas proximidades da capela da Mãe Rainha. SEXTA-FEIRA Página 5 (Cotidiano) CENTRO DE ONCOLOGIA PRORROGA INSCRIÇÕES PARA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA O MOSSOROENSE Coluna Reflexões Teológicas estreia hoje no O Mossoroense Rainha Elizabeth II abre Jogos Olímpicos pela segunda vez na história Página 2 (Cotidiano) PRF retira mais de 500 animais das estradas federais no primeiro semestre Capa (Cotidiano) Barreira Página 3 Câmara discutirá cumprimento de lei da informação após recesso Presidente do Legislativo, Francisco José Júnior afirma que parlamento cumprirá a lei. Posicionamento Página 5 (Cotidiano) Aumento no salário dos servidores da Uern será apreciado hoje Lei complementar deverá ser votada em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa. Autorização Captura Estimativa Página 8 (Cotidiano) Cíntia Lívia, 12, que estava desaparecida desde o último sábado, foi localizada sem vida num cacimbão em Tibau. Acusado do crime, Poliano Cantareli de Lacerda, 35, foi preso durante fuga e confessou ter matado a vítima após tentativa frustrada de estupro. LUCIANO LELLYS Página 6 (Cotidiano)

Upload: others

Post on 19-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

GAROTA ESTRANGULADA POR EX-AMANTE DA MÃE

Página 3

PSDB tem 9 dos 11 registros de candidaturas impugnados

Impedimento envolve todos

os filiados que assinaram ficha

no partido a partir de 2009.

R$ 1,50Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102

Preso sexto integrante daquadrilha que

sequestrou Popó

Equipes do Itep e Corpo de Bombeiros se mobilizaram para remover o corpo da garota Cíntia Livia morta por Poliano Cantareli (No Detalhe)

Página 2 (Cotidiano)

Página 8 (Cotidiano)

FPM deve encerrar o anocom índice de

repasse negativo

Capa (Regional)

Lixo acumuladoprejudica

moradores doUlrich Graf

Problema com a coleta

impede recolhimento de

resíduos há mais de 15

dias nas proximidades da

capela da Mãe Rainha.

SEXTA-FEIRA

Página 5 (Cotidiano)

CENTRO DE ONCOLOGIA PRORROGA INSCRIÇÕES PARA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O MOSSOROENSE

Coluna ReflexõesTeológicas estreia hojeno O Mossoroense

Rainha Elizabeth IIabre JogosOlímpicos pelasegunda vez nahistória

Página 2 (Cotidiano)

PRF retira mais de 500 animais das estradas federais

no primeiro semestre Capa (Cotidiano)

Barreira

Página 3

Câmara discutirácumprimento de

lei da informaçãoapós recesso

Presidente do Legislativo,

Francisco José Júnior afirma

que parlamento cumprirá a lei.

Posicionamento

Página 5 (Cotidiano)

Aumento no saláriodos servidores da Uern será

apreciado hoje

Lei complementar deverá ser

votada em sessão extraordinária

da Assembleia Legislativa.

Autorização

Captura Estimativa

Página 8 (Cotidiano)

Cíntia Lívia, 12, que estava desaparecida desde o último sábado, foi localizada sem vida num cacimbão em Tibau. Acusado do crime,Poliano Cantareli de Lacerda, 35, foi preso durante fuga e confessou ter matado a vítima após tentativa frustrada de estupro.

LUCIANO LELLYS

Página 6 (Cotidiano)

Page 2: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

Emery Costa

prefeita Fafá Rosado não vai renovaro seu mandato.Até mesmo porque a le-gislação eleitoral não o permite.Em ter-

mos eleitorais, ela poderia muito bem ter assu-mido o desgaste perante o funcionalismo pú-blico,postergando o pagamento, conforme é di-reito seu, líquido e certo, de receber o seu FGTS.Resultado:a prefeita não fez isso (e não dará maistempo que o faça) e ainda por cima jogou a pe-teca para os desgastados vereadores.Os edis caí-ram como uns anjinhos na sua armadilha.A ban-cada que dá sustentação a Fafá Rosado na Câ-

mara Municipal fez de tudo para chutar o as-sunto do FGTS mais para adiante. Hoje, essesvereadores estão nas ruas pedindo votos, e a pre-feita Fafá assistindo a tudo de camarote,pois nãoé candidata a nada. Os vereadores que são can-didatos à reeleição (à exceção de Cláudia Regi-na e Chico da Prefeitura), estes sim, vão ter quese rebolar para explicar perante o funcionalis-mo por que não aprovaram um empréstimo pa-ra quitar as dívidas do FGTS, e a prefeita Fafánão tem, obrigatoriamente, nada a lhes dizersobre o assunto.

[email protected]

REBOUÇASA festa inaugural da loja da Rede de Supermer-

cado Rebouças no Alto de São Manoel no dia deontem teve o dedo,na sua organização e execução,da marquetóloga Andréa Estevam. Andréa já háalgum tempo é da equipe de Júnior Rebouças.

EXPLICAÇÃOEncontrada por experientes observadores a

primeira explicação para justificar o marasmoem que está metida a campanha eleitoral em Na-tal. Ela está morna demais. É que, com a desis-tência de Micarla de Sousa de disputar a reelei-ção, todos os candidatos tiveram que redirecio-nar os seus planos de campanha que antes esta-vam montados como se a prefeita Micarla fossecandidata à reeleição.

ANTIGAMENTEO DEM de Mossoró na campanha eleitoral des-

te ano de 2012 emite sinais de que está profunda-mente apegado ao passado.Os mentores desse par-tido, seus líderes e "estrategistas" estão colocandona prática algumas coisas,repetindo comportamen-tos das campanhas passadas, que podem até terdado certo naquele tempo, mas que estão inteira-mente em desuso nos dias atuais.

BOATOSE uma dessas "estratégias" é uma espécie de cen-

tral de boatos criada intramuros no DEM. Podemprestar a atenção que todo dia tem disparates osmais diversos, dois, três boatos, todos saídos dacozinha ravengariana. Esses boatos geralmente, éclaro, dizem respeito aos adversários desse agru-pamento político.

OBJETIVOO objetivo, está claro, é desestruturar os adver-

sários do DEM, mexer com os seus brios, deixá-los nervosos. Só que essa "estratégia" já não fun-ciona, não vai dar certo, porque todos já detecta-ram a forma de agir desse povo, já conhecem o seu"modus operandi".

PHABIANOUma prova insofismável dessa prática ultrapas-

sada foi o boato difundido anteontem dizendoque o publicitário Phabiano Santos havia abando-

nado as hostes da campanha eleitoral de Larissa Ro-sado. E iguais a estes, outros tantos boatos conti-nuam sendo difundidos. Esse pessoal está mesmoem outra dimensão.

MARCELOO odontólogo Marcelo Fernandes Duarte, que

dirigiu com rara competência o Hospital RegionalTarcísio Maia, conseguiu um feito impressionan-te. Foi aprovado para um curso de Medicina e emsegundo lugar. Agora vai colocar em prática assuas habilidades na área médica. Parabéns.

SUSPEITOEsse sequestro de Popó Porcino ainda vai reve-

lar lances que a nossa vã filosofia jamais chegaria aimaginar. Ontem a polícia pediu a prisão preventi-va do estudante cearense Luiz Eduardo Maga-lhães, que também integrava a quadrilha. E se-guem as investigações.

KATHARINAKatharina Gurgel, produtora cultural, está tra-

zendo a Mossoró Sônia Ramos, escritora e estu-diosa do poder da mente humana.Neste 11 de agos-to ela vai dirigir um seminário de autoconheci-mento num lugar muito especial: a recém-inaugu-rada área verde do Hotel VillaOeste.

INFORMAÇÕESQuem desejar mais informações com Kathari-

na Gurgel sobre esse seminário de autoconheci-mento pode acionar os telefones celulares 8839-6321 ou o 9631-5000.

ASSIS SILVAEm 23 de outubro próximo o professor Assis

Silva, homem que era ligado às letras em Mossoró,se vivo estivesse,estaria completando 100 anos.Seusfamiliares e amigos pretendem fazer programa-ção especial, o que é muito justo.

LEIEstão fazendo no âmbito do município de

Mossoró uma verdadeira contrainformação coma Lei de Acesso à Informação. Está um disseme disse desgraçado. Não há quem consiga na-da. Mas, mais dia, menos dia, tudo virá à tona.Aguardemos.

DINHEIROMas o episódio do FGTS dos servidores municipais tem outras nuances. A prefeita Fafá pro-

curou todos os remédios jurídicos à mão para botar esse pagamento para o próximo prefeito ouprefeita. Não queria desfalcar os cofres de sua gestão com os 50 milhões de reais que serão neces-sários para isso.

CALÇAMENTOA prefeita Fafá Rosado se nega a pagar o FGTS do funcionalismo, mas se dispôs a tomar em-

prestado mais de 30 milhões de reais à Caixa Econômica Federal para, no apagar das luzes de suagestão, tentar fazer uma média com o eleitorado mossoroense, promovendo a pavimentação dediferentes ruas da cidade. É tudo uma questão de opção, de preferência.

ROSALBAA governadora Rosalba Ciarlini dará uma entrevista de duas horas de duração hoje a uma emis-

sora local, falando, especificamente, de suas decisões governamentais. Com esse gesto, imaginaalavancar eleitoralmente a situação dos seus candidatos em Mossoró.

A

JORNAL O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208

Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Vereadores assumiram o desgaste

OPINIÃO2 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

GRACO

Brasil ultrapassou a Índia e é hoje o2º país com mais usuários no Facebook- 46 milhões - atrás apenas do disparado

líder, Estados Unidos, com 157 milhões de ca-dastrados. No Twitter, nossa situação é similar:ultrapassamos o Japão e, desde fevereiro, somosvice no número de usuários: 33 milhões na rededo microblog.

Em média, cada brasileiro destina 5 horas doseu dia às redes sociais, sem mencionar as com-pras on-line: em 2011 foram R$ 18 milhões de fa-turamento no e-commerce (ainda longe do co-mércio virtual americano,R$ 18 bilhões).Com nú-meros tão volumosos, grande parte das empre-sas já percebeu a importância de estar presentenas mídias sociais.O que elas não sabem,na maio-ria das vezes, é como fazê-lo.

Se nas mídias convencionais (TV, rádio, revis-tas e jornais), as empresas tinham total controlesobre o que era divulgado sobre elas, hoje qual-quer fan page no Facebook pode se tornar umaporta de comentários nem sempre favoráveis.Comreceio de tornarem-se vulneráveis, marcas pe-quenas e grandes se mostram relutantes quanto aouso correto das mídias sociais, e assim não se per-mitem aprender a lidar, de maneira democráticae transparente, com seu público-alvo e, princi-palmente, com seus consumidores mais ativos.

Gigantes como a Etna Móveis e Decoração,porexemplo,com mais de 8 mil fãs no Facebook,per-dem uma preciosa oportunidade de "ouvir" seusconsumidores e usar seus comentários para iden-tificar pontos falhos e recorrentes em seus servi-ços. Em casos como o da Etna, a empresa perdea oportunidade de aprimorar e peca ao não respon-der a seus seguidores com a devida atenção.

Muito além de divulgar seus produtos, as em-presas devem considerar que as mídias sociais

são ambientes que oferecem informações gene-rosas sobre seus produtos e consumidores.Quemcompreender o poder e a dimensão dessas redese usá-las corretamente certamente terá encontra-do uma eficiente fórmula de marketing que mui-tos ainda não conseguem vislumbrar.

A partir daí, será possível não apenas venderprodutos ou criar relacionamentos: a empresaestará fortalecendo sua marca, definindo o pro-pósito de seu produto, gerando valores que esta-rão muito além do comércio de bens materiais.Uma fábrica de pão,por exemplo,deixará de ven-der apenas pão e passará a ser sinônimo de saúdee boa nutrição.

No Brasil, lemos 90% das notícias nas redessociais,e interagimos,aproximadamente,entre 5%a 10% das vezes. Se a média de cada perfil no Fa-cebook é de 300 amigos e se considerarmos umafan page com 5 mil fãs, estamos falando num al-cance potencial de 1,5 milhão de pessoas com umaúnica notícia. Fazendo as contas, é fácil concluirque uma boa repercussão na rede de Mark Zuc-kerberg certamente renderá boas vendas, bommarketing e bom relacionamento.

Tendo em vista tamanha responsabilidade, fi-ca evidente a necessidade de um bom planejamen-to nas redes sociais, bem como um monitora-mento atento e gerenciamento eficaz, capaz detransformar possíveis crises em fidelização e sim-ples comentários em portas para melhorias de pro-dutos e desenvolvimento de novas ideias.

Parece complicado, mas não é. Apenas exi-ge a importância que qualquer vitrine merece.Uma marca que investe em tecnologia, mão deobra especializada, pesquisa de mercado ematéria-prima de boa qualidade deve investirtambém na mais nova filosofia de marketing:a interatividade.

OO mundo de possibilidades das mídias sociais

ACÁCIA LIMAJornalista

Artigo

Page 3: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

POSTURA

Francisco José Júnior garante que Câmaracumprirá a lei da informação após recesso

POLÍTICA Sexta-feira, 27 de julho de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

Presidente da mesa diretora afirma que a Casa já vem digitalizando informações sobre leis e gastos

BRUNO BARRETOEditor de Política

O presidente da CâmaraMunicipal de Mossoró, Fran-cisco José Júnior (PSD),anunciou que tão logo o Le-gislativo retome os traba-lhos ele convocará os vereado-res e técnicos para discutiremo cumprimento da Lei deAcesso à Informação.

Segundo o parlamentar,nãohá qualquer motivo para nãocumprir a lei. "Quem faz leistem que cumpri-las", justifica.

Ele disse ainda que as con-tas do Legislativo municipaljá estão disponibilizadas na Câ-mara e que em breve ele tam-bém colocará as movimenta-ções da verba de gabinete.

Outra medida em curso é acolocação das leis municipais no

ELEIÇÕES

PSDB tem nove de seus 11 candidatos a vereador com registros indeferidos

O PSDB de uma tacada te-ve indeferidos nove dos 11 re-gistros de candidaturas a ve-reador em Mossoró. Foram e-les: Alexandre Alves, AntoniaÍris, Francisco Kin-kin, Ka-liana Pinheiro, Alessandra deAlmeida, Tassio Araújo, Vi-viane Mendonça, Yara Goes

e Zugneide Ferreira.De acordo com o presi-

dente do diretório municipaldo PSDB, Tassio Araújo, oproblema que resultou nosindeferimentos foi causadopor uma falha no sistema daJustiça Eleitoral. "Quem sefiliou ao PSDB de 2009 pa-

ra cá não foi registrado noTRE (Tribunal RegionalEleitoral). O trânsito dessesistema demora um pouco",explicou.

O tucano garantiu que o as-sunto será resolvido o mais rá-pido possível. "Estamos coma defesa pronta para reverter

o quadro. Temos todas as atasconfirmando que as filiaçõesocorreram dentro dos prazos",garantiu.

Além dos nove tucanostambém tiveram os registros decandidaturas indeferidos SaraMatias (PSDC) e FranciscoBarbalho (PSB).

EVENTO

Larissa Rosado prestigia lançamento dacandidatura à reeleição de Jório Nogueira

A candidata a prefeito La-rissa Rosado (PSB) prestigiouo lançamento da candidaturaà reeleição do vereador JórioNogueira (PSD), no conjuntoAbolição IV, também com apresença do professor Josivan(candidato a vice-prefeito) elideranças de vários bairros.

Jório reiterou confiança navitória. "Larissa será uma pre-feita que não virará às costaspara o Abolição IV, como feza atual, que fechou o centroclínico do bairro", lembrou overeador, que lançará sua can-didatura semana que vem emoutro reduto dele, bairro Pa-redões.

Josivan elogiou a postura deJório em favor do povo, comono rompimento dele com o go-vernismo por não concordarcom atos da Prefeitura. Afir-mou que intermediará benefí-cios federais para o bairro, co-mo Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA) e saneamentobásico.

Larissa acrescentou outrasprioridades para o Abolição IV."Vamos erradicar a Favela doFio, contribuir para mais se-gurança, ajudar a melhorar oabastecimento de água, inves-tir no social, enfim, tirar o con-junto do esquecimento a queestá submetido", assegurou.

HERÓA postulação a prefeito de

Larissa (coligação Mossoró Fe-liz) conquistou mais um refor-ço no bairro Santo Antônio.O candidato a vereador Hero-nildes Alves da Silva, "Heró"(PT do B), apresentou a can-didata aos seus correligioná-rios.

Embora filiado a partidoda coligação Larissa/profes-sor Josivan, Heró era rema-nescente de alinhamento aoPalácio da Resistência, e ago-ra se incorpora ao projetooposicionista. A decisão foiexternada à militância em suaresidência, lotada, onde tam-

bém funciona comitê.O encontro de amigos se as-

semelhou a um comício devi-do à energia e animação do am-biente."Larissa,o Santo Antô-nio está com você, de verda-de. A passeata de sábado aquimostrou isso, e estou ao seulado nessa caminhada, que se-rá vitoriosa", declarou Heró.

Larissa destacou o potencialeleitoral do candidato pelo servi-ço prestado ao bairro,elogiando-o como simples e batalhador."OSanto Antônio e Mossoró pre-cisam do trabalho de Heró na Câ-mara,e seu apoio certamente se-rá fundamental para nossa vitó-ria", frisou.

9h Visita a empresas10h30 Visita a empresas16h Macha do Abraço no Belo Horizonte/Carnaubal20h Reunião com a militância do Vereador Flavinho (no Clube

Peixinho Dourado, Abolição I)21h Inauguração do comitê do candidato a vereador Abraão Du-

tra (rua Seis de Janeiro, 420, bairro Santo Antônio)

Não enviou

7h - Café da manhã no Vuco-Vuco (feira popular)9h - "Visita da Resistência 27" ao Sindicato dos Servidores da Saúde

- Sindsaúde12H - Almoço no Restaurante Toinho de Bahia - Pereiros 17h - "Caminhada da Resistência 27" com o povo dos Pereiros- concentração na casa de Toinho de Bahia20h - Lanchonete Thais Lanche

9h - Divulgação de música de campanha no bairro Teimosos.10h - Divulgação de música no Walfredo Gurgel.15h Visita amiga no Walfredo Gurgel.19hVisitas no bairro Teimosos em apoio ao candidato a vereador "Toin-

ho"

17h Caminhada Mossoró Feliz no Alto de São Manoel (início:rua Dr. Amaury com a rua José de Souza. Término: Delmiro Rochacom São Luiz);

19h Debate com o Povo na Quixabeirinha (Residência deCleonice, à rua José Targino Dantas, 125; Quixabeirinha);

21h Posse de Narciso Souto no Lions;

EVENTO

Palestra abordadesenvolvimentode municípios

O Hotel VillaOeste traz ho-je, às 18h, o deputado federalcearense Antonio Balhmann.Ele vem a Mossoró ministrara palestra "Experiências Vito-riosas de DesenvolvimentoMunicipal".

Apesar de ser um evento or-ganizado pelo hotel, ele trans-correrá no auditório da subsec-cional de Mossoró da Ordemdos Advogados do Brasil(OAB), localizado a rua Duo-décimo Rosado.

Em mais de 20 anos de car-reira política, Antonio Balh-mann ocupou os seguintes car-gos:diretor-superintendente doSebrae de Fortaleza (1982-1989); secretário de Estado deIndústria e Comércio (1988-

1991); secretário de Estado deIndústria,Comércio e Turismo(1991-1994); inventariante daSudene (2003-2004); gerente-geral da Unidade de Gerencia-mento de Financiamento doMinistério da Integração Nacio-nal (2004-2006); diretor-presi-dente da Agência de Desenvol-vimento do Estado do CearáS.A (2007-2010).

Graduado em EngenhariaMecânica pela UniversidadeFederal do Ceará (UFCE) epós-graduado em Consulto-ria Empresarial pela Universi-dade Federal de Pernambuco(UFPE) o deputado fez váriosestudos sobre as potencialida-des econômicas e crescimen-tos das cidades.

portal da Câmara Municipal."Jácolocamos as leis dos últimos cin-co anos. Agora vamos colocardos outros dez", acrescentou.

Além da Câmara Municipal,

a Prefeitura de Mossoró aindanão cumpriu o trecho da Lei deAcesso à Informação que dis-ponibiliza os salários dos ser-vidores públicos.

O Governo do Estado e oTribunal de Justiça do RioGrande do Norte (TJ/RN) jádivulgaram quanto recebe ca-da um dos seus servidores.

Francisco José Júnior garante cumprimento de lei

LUCIANO LELLYS

Page 4: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

POLÍTICA4 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Presidenta Dilma Rousseff recebe garantias

de lealdade de comandante do PRB nacionalMarcos Pereira afirmou que a negociação com PSD e PSDB em São Paulo não atrapalha relações com Planalto

O presidente nacional doPRB,Marcos Pereira,sinalizouontem à presidenta DilmaRousseff que o partido se man-tém fiel ao governo no Con-gresso.

Pereira conversou com Dil-ma ontem, em Londres, seisdias depois de negociar com oprefeito de São Paulo, Gilber-to Kassab (PSD), e o candida-to do PSDB à Prefeitura de SãoPaulo, José Serra, um possívelacordo na disputa pelo gover-no municipal.

"O governo não precisa sepreocupar com o PRB. O par-tido sempre foi fiel na base,em Brasília", disse Pereira.

O dirigente partidário, quefoi vice-presidente da RedeRecord, acompanhou a visitada presidenta Dilma ao cen-tro de mídia da emissora, em

Londres,voltado para a cober-tura da Olimpíada.

O PRB assumiu na gestãoDilma o comando do Ministérioda Pesca, com Marcelo Crivel-la. Pereira relatou que a conver-sa com a presidenta sobre aseleições foi rápida."Perguntei seela vai participar das eleições eela disse que não pretende se en-volver por enquanto nas dis-putas onde há mais de um can-didato da base, como em SãoPaulo. Mas disse que se houverpolarização, ela intervirá", rela-tou o presidente do PRB.

O dirigente negou um a-cordo formal entre o candida-to do PRB, Celso Russoman-no, e o PSDB, para poupar ocandidato José Serra. "Não ex-iste isso de acordo. Vamos di-alogar com todo mundo",disse.

O presidente nacional do

PRB aposta que o PT ficaráfora do segundo turno na dis-puta pela prefeitura paulistana."Nós disputaremos com o Ser-ra", comentou.

Pereira afirmou que aindanão teve nenhuma conversacom o comando da campan-ha do PT, de Fernando Had-dad, e disse que não pretendeprocurá-lo.

"Quem está na frente naspesquisas somos nós.Não soueu que tenho de procurá-los,mas sim eles que têm que nosprocurar."

Segundo pesquisa Datafol-ha divulgada no sábado, Serratem 30% das intenções de vo-to e está empatado tecnica-mente com Russomanno,com26%. O petista Haddad tem7% e o candidato do PMDB,Gabriel Chalita, tem 6%. Dilma recebe garantias de lealdade do PRB

EM LONDRES

CONVOCAÇÃO

Mulher de Carlinhos Cachoeira irá depor em CPMI que investiga maridoNo retorno das atividades da

Comissão Parlamentar Mista deInquérito (CPMI) do Cachoeira,o primeiro depoimento a sertomado será o de AndressaMendonça, mulher do em-presário goiano Carlos Augus-

to de Almeida Ramos,conheci-do como Carlinhos Cachoeira.

Cachoeira foi preso emoperação da Polícia Federal (PF)sob a acusação de liderar umaorganização criminosa que teriacooptado empresários e políti-

cos. O depoimento de Andres-sa foi marcado para o próximodia 7 de agosto.

De acordo com o calendáriodivulgado pela assessoria dopresidente da CPMI, senadorVital do Rêgo (PMDB-PB),no

mesmo dia a comissão tambémpretende ouvir esclarecimen-tos de Joaquim Gomes ThoméNeto,suspeito de fazer escutasclandestinas a mando de Ca-choeira. Essas gravações, deacordo com investigações

feitas pela Polícia Federal, teri-am auxiliado o empresário emnegócios ilegais.

No dia 8, a comissão agen-dou o depoimento da em-presária Andréa Aprígio, ex-mulher de Cachoeira.Além dela,

os deputados e senadores dacomissão querem também ou-vir na mesma data o depoimentode Rubmaier Ferreira de Car-valho,contador de empresas defachada que teriam sido usadaspor Cachoeira no esquema.

[email protected]

BarretoBrunoPALESTRA

O Hotel VillaOeste organiza ho-je, às 18h, a palestra “ExperiênciasVitoriosas de Desenvolvimento Mu-nicipal” ministrada pelo deputa-do federal cearense Antonio Bau-mann, autor de pesquisas sobre aexploração de potencialidades eco-nômicas e de crescimento das cida-des.O evento ocorre na sede da OAB.

MAQUETEO Governo do Estado disponi-

biliza no Shopping Midway Mall,emNatal, as maquetes física e eletrôni-ca da Arena das Dunas. Uma belainiciativa para aproximar o cidadãonatalense da Copa do Mundo.Melhor mesmo era que o Mundialtrouxesse investimentos para o nos-so Estado.Pena que deixará somen-te um “elefante branco”.

OLIMPÍADAHoje teremos a cerimônia de

abertura dos Jogos Olímpicos.Atéaqui os ingleses só colecionarammicos, maus-tratos a turistas e ga-fes históricas como a troca da ban-deira da Coreia do Norte pela daCoreia do Sul. Fosse no Brasil es-tariam dizendo que somos despre-parados.

UMA VIDA POR NADAEstou revoltado com o caso da menina Cínthia Lívia. O que leva um sujeito a fazer um mal a uma

criança inocente? É isso que me pergunto desde que soube do desfecho trágico de um drama fami-liar que durou cinco dias. Após encontrar o corpo num cacimbão, a polícia cumpriu a obrigação dedescobrir o autor da monstruosidade. Está de parabéns. Melhor mesmo era que tivesse salvado acriança antes do crime ser cometido, mas pelo visto não houve tempo. Qual a culpa que uma garotade 12 anos tem no fato de a irmã dela não querer mais manter um relacionamento com um homemcasado que horas depois do corpo ser encontrado confessou o crime. Para nós, pais, fica a reflexãodo cuidado que devemos ter com nossos filhos. Temos que encontrar um equilíbrio entre a liberda-de total e a superproteção, mas em casos como esse de Cínthia fica o sentimento de impotência. Ape-sar disso é impossível afirmar que a família dela foi negligente. Quem poderia adivinhar que um vizi-nho seria capaz de matá-la por conta de um ato de rejeição da irmã. Cá deste espaço expressamos onosso sentimento de solidariedade. Numa hora dessas a família precisa ter força.

MENTALIDADE

ESTRATÉGIAO vereador natalense

Adenúbio Melo (PSB), quetinha uma das reeleiçõesmais certas na capital,desis-tiu de disputar a reeleição.A notícia estranha logo te-ve uma explicação: eleapoiará a esposa JanderreMelo (PV). Adenúbio jus-tifica que tomou a decisãopara não perder espaço naCâmara Municipal, tendoem vista que ele é suplentede deputado federal e disseter a expectativa de assu-mir a vaga. Desculpa esfar-rapada. Adenúbio tememesmo é pela inelegibilida-de por conta do julgamen-to da “Operação Impacto”da qual ele foi condenadoem primeira instância.

EMBROMAÇÃOAinda sobre a Lei de Acesso à

Informação, a coluna tomou co-nhecimento de que a Prefeitura deMossoró cogita a possibilidade desó divulgar os salários dos servi-dores depois das eleições comoforma de evitar desgastes contraa candidatura da vereadora Cláu-dia Regina (DEM) a prefeito deMossoró. A coluna, particular-mante, não acredita em tal vilania.

ESPÓLIOO deputado estadual Herma-

no Morais (PMDB), candidato aprefeito de Natal, segue benefi-ciando-se do espólio da prefeitaMicarla de Sousa (PV). Agora foia vez do ex-chefe de gabinete dagestão da “Borboleta” e candi-dato a vereador Kalazans Bezer-ra, que num trocadilho com o no-me já fora apelidado de o “Cala-zar de Micarla”.

MÍDIAA mídia da capital anda na

bronca com a governadora Rosal-ba Ciarlini (DEM).Acusa-a de tra-tamento diferenciado para forta-lecer um grupo que por lá irá seinstalar.

O Rio Grande do Norte pela primeira vez sente o gosto de fiscalizar os seus representantes gra-ças à Lei de Acesso à Informação. Depois de séculos assistindo os representantes fazendo e acon-tecendo sem que soubéssemos de nada a Lei de Acesso à Informação é revolucionária e traz consi-go a expectativa de conhecer os proventos pagos pela Prefeitura de Mossoró, Assembleia Legisla-tiva e Câmara Municipal que ainda permanecem sob o mais absoluto sigilo. A zoada terá impacto porum tempo, mas depois ninguém falará mais no assunto de tão normal que será saber quanto ganhamos nossos representantes e quem são os barões do serviço público. O problema residirá na apatiade permitir certas injustiças. O brasileiro com o tempo sempre se acomoda.

Page 5: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

oda pessoa que veja oMuseu Iberê Camargode Porto Alegre, proje-tado pelo genial Álvaro

Siza, dar-se-á conta, imediata-mente, de estar ante magistral o-bra arquitetônica e um edifício ex-traordinariamente bem construí-do, a partir de um pressupostosuperior ao de um prédio con-vencional. Porém, a efetiva razãode sua qualidade é que ela advémda atitude das pessoas que par-ticiparam do processo.

Em recente conversa com o ar-quiteto José Luiz Canal, respon-sável por sua impecável execução,ele confirmou algo que se deve es-perar no Brasil e em qualquer lu-gar: o custo de construir bem nãoé necessariamente superior ao deconstruir mal. Uma arquiteturabem projetada e bem edificada nãosó pode ser menos onerosa co-mo mais econômica e socialmentemuito rentável.

Barcelona é um bom exemp-lo nesse aspecto da qualidade,quepode ser útil neste momento emque o Brasil realiza grandes obras

para a Copa do Mundo de 2014 ea Olimpíada de 2016. Considerobastante positiva a aposta que acidade espanhola fez na planifi-cada transformação estratégica ede qualidade. Todo o conceito deurbanismo que permeou suatransformação nasceu com o tra-balho de Cerdápara a primeiraexpansão (Eix-ample) dacidade, onde ainsistência naqualidade temsido promovi-da e apoiada nasúltimas décadaspela adminis-tração pública ea sociedade.

Tão inspi-radora quantoo caso de Barcelona é a experiên-cia do Cais Mauá de Porto Ale-gre, no Rio Grande doSul, que re-cupera para a cidade uma áreapública de muita importância paraa sua transformação e que farácom que o centro entre em con-

tato com o cais do rio Guaíba. Acapital gaúcha aproveita in-teligentemente a circunstância deser sede da Copa do Mundo parapotencializar a capacidade regen-eradora de uma operação urbana.

A reincorporação ao centro dacidade de um terreno inacessível

até agora paraos cidadãos éo objetivofundamentaldo projeto. Anossa pro-posta para at r a n s f o r -mação doporto, junta-mente com ogrande ar-q u i t e t ob r a s i l e i r oJaime Lerner,

foi feita para uma concessão, maspensando exclusivamente no in-teresse público, criando umpedaço de cidade para todos e pen-sando acima de tudo no futuro.Esperamos que a evidente prior-ização do interesse público,a pro-

funda reflexão sobre a multipli-cidade de atividades, o desenhodos novos edifícios e a proteçãodo patrimônio façam do Cais deMauá uma nova referência de re-vitalização de frente portuária ca-paz de superar, se não em vol-ume,ao menos em qualidade con-ceitual e arquitetônica ao nãomuito distante e bem-sucedido ex-emplo do Porto Madero, na Ar-gentina.

Impressiona a alguém, comoeu, que tenha trabalhado emmuitos projetos similares na Es-panha, onde com frequência astransformações políticas tornamimpossíveis projetos importantes,o quanto em Porto Alegre todosos órgãos públicos alinharam-se,independentemente da sua ori-entação político-partidária, paranão perder uma oportunidade ex-cepcional. Assim, em poucosmeses deverão ser iniciadas obrasde um projeto que recorda algu-mas das transformações deBarcelona dos últimos anos, acomeçar pelo essencial apoiopopular.

Em recente conversa com o arquiteto José Luiz Canal,responsável por sua impecávelexecução, ele confirmou algoque se deve esperar no Brasil e em qualquer lugar: o custode construir bem não é necessariamente superior ao de construir mal.

OPINIÃO Sexta-feira, 27 de julho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

NOTAS DA REDAÇÃO

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

INCLUSÃO - A Câmara dosDeputados analisa o Projetode Lei 3.524/12, que inclui amoradia como direito básicodas pessoas com deficiência edá prioridade a esses cidadãosem programas habitacionaispúblicos ou subsidiados comrecursos governamentais.EmMossoró, já existe uma lei, deautoria do vereador LairinhoRosado, que garante 10% dosconjuntos habitacionais parapessoas com deficiência.

FIDELIDADE - O prefeito“Souza” (PP), de Areia Bran-ca, sabia das dificuldades deBruno Filho para conseguir re-gistro na Justiça, mas mesmoassim manteve a palavra deapoiá-lo. Muita gente queriaque ele convencesse Bruno deretirar a candidatura, mas“Souza” permaneceu firme.Hoje,o que se vê é a dúvida emtorno do registro do candida-to do PMDB, causando enor-mes prejuízos eleitorais.

CONCURSO - O Pleno doTJ/RN decidiu realizar oconcurso público,de provase títulos, destinado ao pro-vimento de 60 vagas do car-go de Juiz Substituto do Tri-bunal. A empresa que orga-nizará a seleção será a FUB.

MONSTRUOSIDADE - Umdia depois da baixaria pro-movida em escolas particu-lares da cidade pela patotada marselhesa, com agres-sões à candidata a prefeitoLarissa e seus familiares, osdemos voltaram a atacar.

MONSTRUOSIDADE 2 - On-tem,comissionados da Prefei-tura, especialmente da Gerên-cia da Saúde, tendo à frenteuma neonazista,promoveramataques covardes a Larissa nasredes sociais pelo fato de elaestar grávida.

MONSTRUOSIDADE 3 -Pen-se bem: engendrar o fecha-mento de maternidades eofender mulher gestante porsua condição, como se a ma-ternidade não fosse um domde Deus, só pode ser coisa dodemo.

REDUÇÃOO presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande

do Norte, prefeito de Brejinho, João Batista, confirmou que49 municípios potiguares estiveram com valor zerado no re-passe do Fundo de Participação dos Municípios, referente àsegunda parcela do mês de julho. Com isso, muitas prefeiturasterão dificuldade de fazer o repasse às Câmaras Municipais.

REPETINDOCombater a baixaria nas campanhas políticas é um ato de

inteligência e de cidadania. Levante essa bandeira.

GRANDIOSIDADEAs estruturas dos candidatos a vereador Alex Moacir (P-

MDB) e Francisco Carlos (DEM) estão fazendo inveja à ma-joritária. É de um gigantismo que impressiona, e a suspeita deque é tudo montado e saído da costela da Prefeitura. Numa es-cala menor aparece Arlene Souza (DEM), a preferida da can-didata a prefeita.

T

termo B2B (do in-glês business to busi-ness) é usado para tro-ca de informações,

compra e venda de produtos e deserviços entre empresas atravésda internet, incluindo-se aqui,portanto, as mídias sociais. Nes-te ambiente de negócios, ao in-vés de conversar com o típicocomprador final (um consumidorde cosméticos ou refrigerantes,por exemplo), a empresa se rela-ciona virtualmente com outra em-presa, e ambas então desenvol-vem negócios essenciais para odesenvolvimento de suas ativi-dades,quer uma para a outra,querpara o desenvolvimento conjun-to de produtos visando outrosconsumidores.

Com relação às mídias sociais,uma dúvida persiste dentro doB2B: se "estar" nestas mídias re-presenta uma incógnita para amaioria das empresas - e para aspequenas esta dúvida é aindamaior - quando elas são voltadasa oferecer serviços exclusivamen-te a outras, será que ter uma pági-na no Facebook,por exemplo, se-ria capaz de lhe trazer resultados?

Em pesquisas que realizo se-manalmente, tenho observadoinúmeros erros quando uma em-presa divulga suas atividades B2Bna internet, e nestes casos acredi-to que a primeira pergunta que o

empresário que atua neste meiodeveria se fazer é: "como devousar corretamente as mídias so-ciais para gerar negócios para mi-nha empresa?".

Este questionamento é fun-damental,pois uma comunicaçãoconfusa e mal direcionada nestesmeios, não apenas não provoca oresultado esperado, mas, princi-palmente, pode não transmitir oobjeto e os produtos de seu ne-gócio com a lin-guagem, meto-dologia e, tal-vez,sequer coma seriedade ne-cessária.

A pequenaempresa nor-malmente nãoreserva umaverba mensalpara investir emdivulgação es-pecializada,me-nos ainda quan-do se trata demídias sociais.O pequeno empre-sário acredita que ele próprio po-de publicar alguns posts por se-mana ou designar um funcionáriode qualquer área para divulgar no-tícias em suas páginas on-line.Sen-do assim, é comum observar "fanpages" sem identidade, que nãocomunicam qual é o negócio daempresa e que repetem continua-

mente a mesma mensagem, mui-tas vezes até a mesma imagem. Oerro mais frequente, porém, é oempresário usar o perfil da empre-sa para uso pessoal, como fotosfamiliares,vídeos de sua preferên-cia, mensagens religiosas etc.

Trabalhar as mídias sociais pa-ra "vender o peixe" exige profis-sional especializado, ou, no míni-mo,bem treinado,como qualqueroutro departamento da empresa,

próprio outerceirizado.Mesmo pe-quenos escri-tórios de ad-vocacia,con-s u l t o r i a s ,corretoras,clínicas e ou-tros devemusar as redespara comu-nicar-se,rela-cionar-se e,sobretudo,para atrair e

concretizar negócios.Se, por um lado, confundir a

rede social da empresa com a re-de pessoal do empresário não de-ve acontecer, por outro, um em-preendedor que trabalha bem onome de sua empresa separada-mente de suas opiniões pessoaisgera confiança e agrega clareza equalidade a seus negócios, e por

consequência, aumenta as suaschances de conquistar novosclientes.

Aliás, uma pesquisa realizadapela consultoria americana Brand-Fog, especializada em mídias so-ciais, concluiu que uma empresacujo dono participa de mídias so-ciais gera mais confiança a poten-ciais novos clientes. Trazendo es-ta constatação ao B2B, mostra-seainda mais importante que as em-presas divulguem bem seus ne-gócios, cuidando, entretanto, pa-ra que sua imagem não se con-funda com as opiniões de seus do-nos, mas que ambas (a imagemda empresa e a imagem do dono)coexistam de forma separada e,aomesmo tempo, harmoniosa.

Dessa forma, a conclusão aqual chegamos é que a internet,se-ja para B2C (business to customer)como também para o B2B, é a mí-dia mais democrática e ao alcancede qualquer empresa - e tem apre-sentado uma importância cada vezmaior para o desenvolvimento dosnegócios atuais, independente dotamanho da empresa. Para tanto,e em se tratando de mídias sociais,a empresa deverá desenvolver suacomunicação com objetividade ecom o apoio de um profissional es-pecializado, garantindo-se, assim,a sobrevivência e crescimento deseus negócios no ambiente da in-ternet.

O erro mais frequente,porém, é o empresário usar o perfil da empresa para usopessoal, como fotos familiares, vídeos de sua preferência, mensagens religiosas, etc.

O

“A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO B2B

ACÁCIA LIMA Jornalista

ARQUITETURA, PORTO ALEGRE E BARCELONAFERMÍN VÁZQUEZ

Diretor da b720 Arquitectos, com escritórios na Espanha (Barcelona e Madri) e no Brasil

Inácio e Dinha tomam café da

manhã juntos. Sandro leva Patrick

para jogar futebol. Patrick cai no fu-

tebol e Socorro corre para levá-lo

ao hospital. Chayene obriga todos

em sua casa a participar de um rea-

lity show. Isadora, Ariela e Sônia en-

tregam suas roupas para Brunessa

vender. Alana diz ao Samuel que ela

e Beatriz vão ao Chopeokê. Simone

e Fabian provocam Chayene no rea-

lity show.Penha dá uma geladeira pa-

ra Penha. Sidney flagra Inácio e Di-

nha se beijando.

CHEIAS DE CHARME

Elisa pede para falar com Miriam.

Zé e Josué tentam convencer Tobias

a perdoar Jacira. Valéria comemora

o adiamento do casamento de Ro-

drigo e Carmem a repreende.Gabriel

e Beatriz chegam de surpresa em casa.

Melissa se enfurece com Virgílio e o

ameaça. Fernando dramatiza sua

situação para que Miriam fique com

ele. Valéria fica furiosa com a pre-

sença de Danusa na inauguração da

birosca.Laura fica irritada com Hen-

rique.Elisa diz a Rodrigo que voltará

para Minas Gerais.

AMOR ETERNO AMOR

Babi e Natália ouvem Cristalmandar Tomás embora. Carmemencontra uma antiga empregada dacasa de seu pai. Gabriel é convida-do para protagonizar uma novela.Natália conta para Alexia que Cris-tal mentiu para se casar com Ga-briel. Fabiano prefere ir ao casa-mento de Gabriel e Carmem fica ir-ritada por ter que procurar o filhosozinha. Os moradores da comu-nidade torcem para que Moisés nãovolte. Gabriel fala para Babi quetem um plano para seu casamentocom Cristal.

MALHAÇÃO

Lúcio chega à mansão de Tufão.

Noêmia recebe mensagem de Cadin-

ho e disfarça na frente de Verônica.

Alexia reclama ao saber que Cadinho

vai sair para jantar fora. Verônica de-

scobre que Noêmia vai se encontrar

com Cadinho e avisa a Alexia. Roni

se preocupa com o estado de Leandro.

Suelen pensa na lua de mel com Roni.

Verônica conforta Alexia. Jorginho

lembra de fatos do passado e toda a

família comemora.Verônica diz a Cad-

inho que contou para Alexia que ele a

estava traindo com Noêmia.

AVENIDA BRASIL

Sexta-feira (27/7)

Page 6: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012

Índice Nacional de Custo da Construçãodiminui para 0,85% em julho, diz FGV

QUEDA

A maior elevação do INCC-M foi registrada em Brasília (de 1,68% para 3,41%), puxada pelos reajustes salariais

Na média, contratar os serviços de um engenheiro ficou 1,42% mais caro

MARLI MOREIRARepórter da

Agência Brasil

SÃO PAULO - O ÍndiceNacional de Custo da Cons-trução – M (INCC-M), medi-do pelo Instituto Brasileiro deEconomia (Ibre) da FundaçãoGetúlio Vargas (FGV), fechouo mês de julho em 0,85%. Oresultado, no entanto, é infe-rior ao registrado em junho(1,31%). No acumulado doano,houve aumento de 5,87%e, nos últimos 12 meses,7,31%.

Medido em sete capitais, oINCC-M é um dos três com-ponentes do Índice Geral dePreços do Mercado (IGP-M),utilizado no cálculo do reajus-te do aluguel, entre outras cor-reções. O indicador é forma-do pela variação dos preços demateriais, equipamentos e ser-viços, cuja taxa subiu de 0,3%

para 0,63%,e do custo da mãode obra, que teve um decrés-cimo, passando de 2,28% pa-ra 1,05%.

Na média, contratar os ser-viços de um engenheiro ficou1,42% mais caro. No mês an-terior, a alta tinha sido aindamais expressiva (2,67%). Nocaso dos pedreiros, o índicepassou de 2,09% para 1,13%e, de ajudantes, de 2,67% pa-ra 1,02%.

A maior elevação do IN-CC-M foi registrada em Bra-sília (de 1,68% para 3,41%),puxada pelos reajustes sala-riais. Nessa localidade, a mãode obra teve alta de 6,54%,em decorrência da data-base.Em Salvador, também foi pe-ríodo de correção do paga-mento dos trabalhadores,comalta de 0,29%, influenciandoo INCC-M (de 0,34% para0,47%).

O segundo maior índice foi

observado em Porto Alegre(de 0,27% para 2,03%), ondehouve um acréscimo de 3,16%

no custo da mão de obra. Nacapital paulista, embora o ín-dice tenha apresentado de-

créscimo (de 2,23% para0,39%), a mão de obra apre-sentou leva alta de 0,04%, o

os técnicos da FGV atribuemà maior concorrência na con-tratação de profissionais.

Page 7: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

BRASIL/MUNDO Sexta-feira, 27 de julho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

PAC 2 concluiu obras em cerca de 900quilômetros de rodovias em todo o país

AVANÇO

Foram finalizadas, no último quadrimestre, três obras de dragagem e aprofundamento nos portos de Santos, Natal e Fortaleza

PEDRO PEDUZZI E DANIEL LIMA

Repórteres da Agência Brasil

BRASÍLIA – A segunda fa-

se do Programa de Aceleração

do Crescimento (PAC 2) já con-

cluiu obras em 909 quilômetros

(km) de rodovias, e contabiliza

mais 6.299km de obras em an-

damento – sendo 2.100km des-

tinados a obras de duplicação e

adequação e 4.199 a de constru-

ção e pavimentação. Ao todo,

o eixo de transportes já rece-

beu R$ 24,4 bilhões em inves-

timentos.

Na área de ferrovia, o quar-

to balanço do programa, anun-

ciado ontem (26) no Ministé-

rio do Planejamento,Orçamen-

to e Gestão, informa que há

3.061km de obras em andamen-

to.Na Ferrovia Norte-Sul estão

em obras 1.301km; na Nova

Transnordestina, 874km, e na

Ferronorte, 247km.

No balanço, consta que os

dois estudos de viabilidade pa-

ra o prolongamento norte da

ferrovia Norte-Sul e para sua co-

nexão com a Transnordestina

foram concluídos em maio.Fo-

ram finalizadas, no último qua-

drimestre, três obras de draga-

gem e aprofundamento nos

portos de Santos (SP), Natal e

Fortaleza.

O programa Porto sem Pa-

pel já está operando de forma

plena nos portos baianos de Sal-

vador, Aratu e Ilheus e de For-

taleza e Pecém,no Ceará.O pro-

grama já estava funcionando

nos portos de Santos, Vitória e

Rio de Janeiro.O programa tem

beneficiado, também, o trans-

porte por hidrovias. Na Região

Norte,67% das obras em 20 ter-

minais foram concluídas.

Foram concluídas ainda 12

obras em aeroportos. Entre

elas, o segundo Módulo Ope-

racional,no aeroporto de Bra-

sília, e a restauração das pistas

do aeroporto de Curitiba. Se-

gundo o balanço,com as obras

já feitas, a capacidade dos ae-

roportos brasileiros aumentou

em 8,4 milhões da passagei-

ros por ano.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, faz o 4º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2)

Page 8: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

SOCIAL8 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

@ Parabéns para Francisco Alves "Titico" Maia,Laura Cristina de Paula e Luiz Soares. Vivas!

@ O humorista cearense Karimã faz show hoje no Bu-teco do Momon, às 22h.

@ O cantor José Orlando, o pistoleiro do amor, émais uma das atrações confirmadas no Mossoró dasAntiga. Dia 10 de agosto, no Ôba Restaurante.

@ Zé Carlos Rego, o homem Garbos Hotel, recebeuvivas por seu aniversário, quarta-feira. A sua amada Bethfoi a responsável pela lista dos convidados para a sessãoparabéns.

@ No fim de semana, todos os caminhos levam aTibau. Por acontece o Aviões Beach, mais uma apos-ta dos inventivos produtores da Gondin & Garcia eseus parceiros.

@ A Associação Cultural e Desportiva Apodiense/AC-DA, o lendário "clube social" da cidade do Apodi, com-pleta 55 anos. Para marcar a data, um festão com a bandaTremendões.

@ A equipe de futsal masculino do Colégio Dio-cesano Santa Luzia participa dos Jogos Interdioce-sanos do Nordeste. A competição acontece na cida-de de Caruaru/PE e se estende até domingo próxi-mo. Seiscentos alunos/atletas de vinte colégios par-ticipam do evento esportivo.

[email protected]

Pinto

CURTA-METRAGEM

David

Evangelista e

Tarsila Medeiros

no lançamento

da segunda

etapa do

Villa Real

João Fernandes e Kelly Fonseca,

a Miss RN, no churrasco do Villa Real

MOÇO BONITO!A famosa cena da pipa, eternizada pela atriz Sônia Braga

na primeira versão da novela Gabriela, não rendeu o espera-do. A atriz Juliana Paes, intérprete da personagem na versão2012, não conseguiu imprimir a inocente sensualidade des-crita pelo escritor Jorge Amado, autor da obra adaptada pa-ra a televisão.

CHICSer chique é marca registrada de Glória Kalil. Não é fra-

se de efeito, ela está regulamentando o uso por terceiros damarca Chic, lançada nos anos 90 com seus guias de estiloChic e Chic Homem (Editora Senac), que venderam cercade 200 mil exemplares. Tudo indica que repetirá a façanhacom o novo Chic[érrimo], em que define as normas de con-vívio deste início de século.

Seca prossegue no Nordeste, provocandoperda de 87% na safra de grãos do Ceará

ESTIAGEM

YARA AQUINORepórter

da Agência Brasil

BRASÍLIA – Sem chuvasregulares desde o segundo se-mestre do ano passado,os esta-dos do Nordeste contabilizamperdas na agricultura e na pecuá-ria.No Ceará,houve redução de87% na safra de grãos de 2012,em comparação com 2011. NaBahia, a produção do leite jáapresenta queda de quase umterço, representando diminui-ção de 1,5 milhão de litros pordia. Produtores de Pernambu-co também enfrentam perdas.

Desde setembro de 2011,não chove regularmente no Se-miárido nordestino. A seca at-ual já é considerada a pior dosúltimos 30 anos e atinge cercade 8 milhões de pessoas na re-gião, de acordo com dados doMinistério da Integração Na-cional. Um total de R$ 2,7 bi-lhões foram liberados pelo go-verno federal para serem apli-

Alguns estados nordestinos estão sem chuvas regulares desde o segundo semestre do ano passado

IRLANDA CARLOS

MARILENE PAIVA

Região sofre com a falta d’água e perda quase total da safra.

cados em ações emergenciaispara amenizar as consequên-cias da estiagem.

Atualmente,cerca de 700 milagricultores distribuídos por 800municípios nordestinos rece-

bem recursos do Bolsa Estia-gem,que paga R$ 400,00 a cadafamília, em até cinco parcelas.

Dos 178 municípios doCeará, 162 tiveram perda demais de 50% na produção degrãos, segundo dados do Co-mitê de Assistência Técnicae Extensão Rural (Emater)do Ceará. Os grãos mais cul-tivados no estado são feijão,milho, mamona, arroz e algo-dão.

A pecuária também vem so-frendo as consequências da es-tiagem prolongada no Nordes-te. Sem chuva, os pastos seca-ram e falta alimento para os ani-mais.Os mais prejudicados sãoos pequenos produtores nor-destinos que praticam a pecuá-ria semiextensiva. No Ceará,o volume de chuvas entre osmeses de março e junho no se-miárido foi, em média, 47%menor que em 2011 e os pas-tos secaram.

Na Bahia, a Federação daAgricultura e Pecuária do Es-tado da Bahia (Faeb) avalia quea pecuária de corte, além dasperdas da pecuária de leite, dá

sinais fortes de redução deoferta de animais para abate.A previsão é que, em 2013,ha-verá uma menor oferta de boisprontos para o abate, devidoà antecipação de animais quesó seriam ofertados no pró-ximo ano.

A Faeb estima ainda perdasignificativa nas safras de feijãoe milho, por falta de condiçõesde plantio. O prejuízo é senti-do também nas culturas perma-nentes,a exemplo da cacauicul-tura e da fruticultura.

Em Pernambuco,as perdasna produção de carne chega-ram a R$ 824 milhões, além demais R$ 32 milhões na pecuá-ria de leite, entre os meses demarço e abril, totalizando R$856 milhões, de acordo comdados da Agência de Defesa eFiscalização Agropecuária dePernambuco. A estimativa deperda de peso dos animais nes-ses três meses é de 30% paraos bovinos e de 15% para oscaprinos e ovinos.

HERMANOSDesde o dia 7 de julho, os professores da Universidade Federal Rural do Semi-Ári-

do - Ufersa - Nildo da Silva Dias e Patrícia Lígia Dantas estão ministrando duas disci-plinas nos programas de Pós-graduação da Facultad de Agronomía de la UniversidadMayor de San Andrés, na cidade de La Paz, Bolívia.Enquanto o professor Nildo é oresponsável pela disciplina de "Calidad del agua para riego y uso de aguas salinas emzonas árida y semiáridas" para estudantes do curso de mestrado em 'Ingeniería de Rie-gos', a professora Patrícia ministra a temática "fisiología postcosecha" para estudantesdo curso de mestrado em 'Producción Vegetal'.

Page 9: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

COTIDIANOMossoró (RN),

27 de julho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

SEXTA-FEIRA

PRF CAPTUROU CERCA DE 550 ANIMAIS

NAS ESTRADAS DO RN NESTE ANO

AumentoSão registrados periodicamente acidentes envolvendo animais na região

Todos os anos a Polícia RodoviáriaFederal (PRF) de Mossoró realiza aapreensão de diversos animais que sãoencontrados nas proximidades das BRsque cruzam o município. Esta semanaforam recolhidos mais de 40 bichos nasestradas,em sua grande maioria jumen-tos. Dados fornecidos pelo órgão de-monstram que o número de apreensões

realizadas até junho deste ano, 550, jácorrespondem a mais da metade de to-dos os animais recolhidos em 2011.

De acordo com o chefe da Delega-cia da Polícia Rodoviária Federal emMossoró,Aliathar Gibson,tem sido ex-cessivo o número de animais recolhidosnas rodovias apenas nesse primeiro se-mestre do ano. Desde 2009 o número

de bichos apreendidos tem crescido.Em2009,foram 668;no ano de 2010,a PRFrealizou 814 apreensões;e,em 2011,cer-ca de 966 bichos foram confiscados.

"Realizamos ações contínuas envol-vendo a retirada desses seres das estra-das, pois acontecem constantementeacidentes automobilísticos em decor-rência de animais soltos nas pistas. Os

bichos recolhidos,em sua maioria equi-nos, são levados para áreas devolutasda união. Estamos fazendo um estudopara viabilizar um local adequado parapôr estes seres".

Gibson explicou que são dois os prin-cipais motivos que levam esses animaisa ficarem vagando nas vias: o primeirodeles diz respeito aos proprietários ru-

rais que criam os animais soltos, destaforma como existe muita pastagem naspistas os bichos acabam se dirigindopara essa direção em busca de alimen-tos. O segundo motivo diz respeito àtemperatura das rodovias, que por se-rem quentes espantam os insetos que fi-cam em volta dos jumentos e cavalos,dentre outros.

Segundo os órgãos de trânsi-to, o condutor deve estar aten-tos aos limites de velocidade esinalização. Além disso, devemter cuidado com locais próximosa pequenas comunidades à beirade rodovia, pois animais domés-

ticos podem escapar e invadir apista.

Outro alerta dado pelos agen-tes de trânsito é que os motoris-tas devem procurar, sempre quepossível, viajar durante o dia, umavez que a falta de visibilidade é um

dos fatores cruciais para causaracidentes.

Os "picos" de acidentes ocor-rem geralmente das 18h às 4h,quando a visibilidade do condu-tor é menor. Desta forma, o con-dutor deve estabelecer uma velo-

cidade que permita desviar ou f-rear sem capotar ou colidir comoutros veículos.

A PRF informou que em casode flagrante,quando o dono do ani-mal também é recolhido, é lavra-do um Termo Circunstanciado de

Ocorrência (TCO), onde o pro-prietário é encaminhado à Delega-cia de Polícia Civil. A pena esta-belecida para o crime varia de seismeses a um ano de reclusão, quepode ser revertida em pagamentode multa e prestação de serviços.

ATENÇÃO NA ESTRADA PODE EVITAR ALGUNS ACIDENTES

Page 10: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012

Acúmulo irregular de lixo prejudica

moradores do bairro Ulrich Graf

SEM COLETA

Gerência de Esporte dá início à

5ª edição dos Jogos da Juventude

INTEGRAÇÃO

População diz que a quantidade de resíduos tem crescido nas últimas duas semanas

Moradores do bairro UlrichGraf reclamam do acúmulo ir-regular de lixo nas proximida-des da Capela de Mãe Rainha.Eles alegam que os resíduostêm se amontoado no local hámais de quinze dias, e, mesmoapós contato com o órgão delimpeza, Secretaria Municipaldos Serviços Urbanos,Trânsi-to e Transportes Públicos (S-esutra), nenhuma medida foitomada a fim de sanar o pro-blema.

Um dos residentes da áreadisse que o problema começouapós uma limpeza mal reali-zada por parte da Sesutra, queapós finalizar a coleta do lixo,não o levou consigo, deposi-tando-o na rua, estimulandooutros cidadãos a contribuircom o ato.

"Algumas pessoas começa-ram a utilizar a área para de-positar lixo. Sentindo-se pre-judicados,os moradores entra-ram em contato com a Prefei-tura, mas até agora nenhumaatitude foi tomada. A situaçãojá persiste há quinze dias e nãohá uma previsão de quando se-rá realizada uma nova limpe-za na região", falou João Car-los.

A dona de casa Maria dasNeves relatou que seu maridojá foi pessoalmente à Secreta-ria de Serviços Urbanos soli-citar a limpeza do local, po-rém ninguém esclarece quan-do será recolhido o lixo.

A Gerência da Juventude,Esporte e Lazer de Mossoródeu início,nessa segunda-feira(23), às competições da 5ª edi-ção dos Jogos da Juventude deMossoró. Ao todo foram ins-critas 98 equipes, que contamcom a participação de mais de2.000 jovens,entre 15 e 29 anos.

De acordo com o coorde-nador do evento, Brígido Al-ves, os jogos têm como obje-tivo proporcionar a união e in-teração dos jovens da região.

"É importante dar umaocupação para os jovens,prin-

cipalmente quando essa estárelacionada a práticas espor-tivas que estimulam hábitossaudáveis, estimulam o traba-lho em grupo, ajuda a tirá-losdas drogas. Além disso, atra-vés dos jogos, podemos des-cobrir novos atletas locais",destacou o coordenador.

A competição é dividida emcinco modalidades, futsal, vô-lei, handebol,basquete e fute-bol de salão, sem haver distin-ção de categorias. Participamda disputa jovens de diversossegmentos, tais como escolas

públicas e privadas, clubes,centros comunitários, gruposreligiosos, entre outros. Cida-dãos de municípios vizinhose de comunidades rurais tam-bém estão participando,como,por exemplo,Passagem de Pe-dra, Barrinha e Suçuarana.

"O projeto completou cin-co anos. Mesmo ainda dandoos passos iniciais,percebemosque a procura tem aumenta-do em relação aos anos ante-riores.O público também temse feito mais presente, todosos dias são contabilizados cer-

ca de 250 pessoas assistindoaos jogos. A expectativa é quemais jovens abracem essaideia", explicou Brígido Alves.

A disputa, que teve inícioneste mês de julho, segue atéo dia 8 de setembro. Os fina-listas receberão troféus,e aque-les que ficarem em 1º e 2º lu-gares ganham medalhas. Asequipes femininas e masculi-nas campeãs serão tambémcontempladas com ternos.Osjogos estão acontecendo noGinásio de Esporte Engen-heiro Pedro Ciarlini.

Restos de plantas e móveis são apenas alguns dos itens depositados na pilha de lixo

LOUIS MELL

"Quando ele foi falar sobrea situação, um dos responsá-veis pelas reclamações até dis-se que tinha recebido muitasqueixas sobre o assunto,porémnão explicou mais nada. Nãodisse se enviaria uma equipe pa-ra o local, quando seria feito orecolhimento dos resíduos.

Muita gente corta as plantas ejoga os restos aí. Estamos demãos atadas e ficamos aquiapenas vendo a quantidade dematerial jogado aumentar".

Ao entrar em contato coma Secretaria Municipal dos Ser-viços Urbanos, Trânsito eTransportes Públicos,a equipe

de reportagem foi informadaque existe uma ordem pre-definida para realizar a limpe-za semanal nos bairros, por is-so demora um pouco para alimpeza retornar a um mesmolocal,porém seria enviada umaequipe ao local para a retiradado lixo.

LOUVOR - A cantora Alice Ma-ciel é a convidada do I Arena Gos-pel, que acontece neste sábado,28, no Porcino Park, a partir das19h. O evento terá ainda as par-ticipações da banda Apocalipse21 e Elshaddai. O preletor seráo pastor e cantor Cícero Men-des. O ingresso custa R$ 10,00 epode ser adquirido antecipada-mente.

SHOW -A cantora Rose Nas-cimento se apresenta em AreiaBranca, no dia 4 de agosto. Seráno I Louva Areia Branca, queacontecerá na Quadra de Espor-tes da Cohab.O evento terá a par-ticipação do radialista, jornal-ista e cantor evangélico CarlosSkarlack. A venda de ingressosestá acontecendo em vários lo-cais de Areia Branca.

THALLES - A Ele 3°Music deFortaleza (CE) prepara o showdo cantor Thalles Roberto. Oevento está marcado para o dia16 de agosto, no Porcino Park.Todos os detalhes estão sendodefinidos pelo empresário Ed-son, da Elo 3Music. A previsãoé de recorde de público no maiorshow gospel do Brasil na atuali-dade.

MARCHA - Mossoró tem vi-vido dia especial na presença deDeus, com a realização de maisuma Marcha para Jesus.O even-to é coordenado pelo pastor Neye a pastora Procácia,da Igreja Re-nascer em Cristo, e terá uma sé-rie de novidades. Uma delas é aMarcha Kids,formada por crian-ças. A Marcha para Jesus acon-tece a partir das 16h,neste sába-do, dia 28, na avenida Presiden-te Dutra.

INFORME: POLÍTICO CRISTÃOA candidata a prefeito Larissa

Rosado tem se reunido com repre-sentações do segmento evangéli-co de Mossoró, onde tem expostoseu projeto e, ao mesmo tempo,recebido o apoio importante de li-deranças e irmãos,comandando es-te grupo de pastores está o pastorAnselmo Rodrigues, secretariadopor Ricardo Alfredo e vários ou-tros grandes nomes do segmentoevangélico de Mossoró.

AVANÇO - O pastor FranciscoMiranda,da Igreja Evangélica As-sembleia de Deus, inova. E pelaprimeira vez a denominação faza apresentação oficial dos candi-datos a vereador que são evangé-licos. Como maior denominaçãoevangélica de Mossoró, Assem-bleia de Deus tem vários postu-lantes.

ENCONTRO CRISTÃO: I° Esa-dasm - Encontro de Senhores daAssembleia de Deus,no Alto de SãoManoel, de 12 a 19 de agosto, comseguinte tema: Porquanto o povose ofereceu voluntariamente, lou-vai ao Senhor. Com vários prele-tores, sendo que dia 19 de agosto,no encerramento, usará a tribunao pastor Wendel Miranda, nossoamigo e irmão em Cristo.Tambémteremos a participação dos conjun-tos de Senhores de Grossos, Serrado Mel e Mossoró.

OBRIGADO, DEUS! Irmãos em Cristo, a paz do Senhor Jesus. É com orgulho que es-

tamos estreando a coluna Reflexões Teológicas, espaço onde sem-analmente estaremos abordando temas bíblicos. Em primeiro lugaragradecemos a Deus pela oportunidade de falar de Seu Reino. Igual-mente externo minha gratidão ao comando do jornal O Mossoroense

pelo convite para ocuparmos este espaço. Ao mesmo tempo em queabrimos a coluna aos irmãos evangélicos de Mossoró e região paraque divulguem seus eventos, reafirmamos nosso compromisso detransformar este espaço em uma tribuna de proclamação do evan-gelho de Jesus Cristo e a justiça de Deus.

CONTATOMeus irmãos em Cristo Jesus, eis uma porta aberta para anúncio

das coisas justas e perfeitas da parte de Deus, de antemão já agradeçotodos aqueles que sempre leram com amor e zelo os artigos que lan-cei em outro veículo de comunicação. Esta coluna está aberta aos ir-mãos evangélicos de Mossoró e região, para que noticiem seus even-tos. Reafirmamos nosso compromisso de transformar este espaço emuma tribuna de proclamação do evangelho de Jesus Cristo e a justiçade Deus. Eis os e-mails para comunicação: [email protected] ou teó[email protected].

NOVIDADEA cidade de Mossoró tem a felicidade de receber o mais novo

ministério de pregação e anúncio do Reino de Deus, a Igreja E-vangélica Assembleia de Deus Visão Missionária, localizada na ruaRodrigues Alves, 924, bairro Bom Jardim, que tem como seu co-mandante o conhecido cantor e pastor Francisco Florêncio da Sil-va, o qual Deus tem enchido da sua graça.

ReflexõesRICARDO ALFREDO

Teoló[email protected]

CRUZADA - Nos dias 31 deagosto e 1° de setembro a Igre-ja Pentecostal Unificados naFé, que terá sua nova sede narua Delfim Moreira, bairroBom Jardim, promoverá a IConcentração do Sobrenatu-ral. O pregador será o pastorValdir de Souza, que é o únicohomem do mundo que nãotem língua, mas fala.

Page 11: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

dade em geral.As senhas antecipadas pa-

ra o musical estão sendo co-mercializadas na Livraria Rai-

nha da Paz (Centro) e na Co-munidade Católica Shalom,nobairro Doze Anos. Os ingres-sos estão sendo vendidos ao

preço simbólico de R$ 16,00(inteira) e R$ 8,00 (estudante).Mais informações pelo telefo-ne (84) 3314-1453

A Comunidade CatólicaShalom celebra os seus 30anos de fundação com o mu-sical "Encontro". O eventoserá realizado nos dias 1° e 2de agosto, no Teatro Munic-ipal Dix-huit Rosado, a partirdas 20h.

Conforme a organizaçãodo evento, o espetáculo "En-contro" conta com estéticamoderna e linguagem joveme aborda a vida no mundo con-temporâneo. O enredo narrao cotidiano de um jovem quea cada encontro é introduzi-do a uma nova fase de sua his-tória.

Amor, amizade, relaciona-mentos, conflitos interpes-soais, até mesmo a morte sãotemas abordados com simpli-cidade e beleza, digna da Ar-te Cristã no espetáculo "En-contro". No musical, o gru-po da Comunidade Católicamostra que cada dia é uma no-va experiência e uma novaoportunidade para um encon-tro com os ensinamentos doevangelho.

Além de um momento deevangelização,a programaçãode aniversário de 30 anos dacomunidade católica represen-ta um momento de confrater-nização entre todos os mem-bros da comunidade e a socie-

GERAIS Sexta-feira, 27 de julho de 2012 - 3 www.omossoroense.com.br

Comunidade Católica Shalom celebra 30 anos de

fundação na cidade com o musical "Encontro"

Caern abre inscrições para estudantes participarem de Prêmio de Redação

Ipem realiza operação

para verificar qualidade de

cronotacógrafos de veículos

COMEMORAÇÃO

INICIATIVA

FISCALIZAÇÃO

Espetáculo terá estética moderna e linguagem jovem, e aborda a vida no mundo contemporâneo

A Companhia de Águas eEsgotos do Rio Grande doNorte (Caern) está com ins-crições abertas para o concur-so que irá premiar os melho-res textos sobre "Água: o de-safio do século XXI".Estudan-tes de escolas públicas e priva-das de todo o Estado podem

enviar textos para o PrêmioCaern de Redação.

O prêmio está dividido emtrês categorias: do 5º e 6º anosdo Ensino Fundamental; 7º ao9º ano do Ensino Fundamen-tal; e 1º ao 3º ano do EnsinoMédio. Conforme o regula-mento do concurso, cada ins-

tituição deve mandar uma re-dação para cada uma das cate-gorias em disputa.

Segundo o professor Ro-semberg Ramalho,da equipe decorreção das redações, os alu-nos do Ensino Fundamentaldeverão elaborar textos quecontenham o mínimo de 20 e

o máximo de 30 linhas. Já paraos alunos do Ensino Médio, aredação deve conter o mínimode 30 e o máximo de 40 linhas.

"Entre temas que podem sertrabalhados pelos alunos estãoas questões ambientais relacio-nadas à preservação dos cor-pos hídricos; a questão da se-

ca que atingiu o Rio Grandedo Norte, por exemplo", su-gere o professor.

A ficha de inscrição,que deveser encaminhada para a assesso-ria juntamente com o texto da re-dação, está disponível para im-pressão no sítio do certame(www.premiocaern.blogs-

pot.com). Outras informaçõespodem ser obtidas pelo sítio daCompanhia (www.caern.com.br),e ainda pelo telefone da Assesso-ria de Comunicação da Caern (84)3232-4161.

Os trabalhos devem ser en-tregues até as 17h do dia 17 desetembro.

Evento será realizado nos dias 1º e 2 de agosto, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado

LUCIANO LELLYS

O Instituto de Pesos e Me-didas do Rio Grande do Nor-te (Ipem-RN) realizou ontemuma operação de fiscalizaçãode cronotacógrafos, equipa-mento que funciona comouma espécie de caixa-preta doveículo. A iniciativa contoucom parceria da Polícia Rodo-viária Federal (PRF).

A operação foi realizada noPosto da Polícia Rodoviária Fe-deral de Mossoró, localizadono quilômetro 48 da BR-304,na saída para Natal, das 8h às12h.Conforme balanço divul-gado pelo Ipem,do total de veí-culos verificados,76% estavamcom o equipamento irregular.

O equipamento registra,dentre outras informações, avelocidade em função do tem-po atingida por um automóvel.De acordo com o Instituto Na-cional de Metrologia,Qualida-

de e Tecnologia (Inmetro), oequipamento deve ser verifica-do a cada dois anos.

Segundo o chefe da regio-nal de Mossoró do Ipem-RN,Luís Antônio Caldas,foram ve-rificados os equipamentos deveículos em trânsito com car-ga bruta acima de 4.536 qui-los;de passeio,com mais de dezlugares;veículos que transpor-tam carga perigosa; e veículosescolares.

"O objetivo da operaçãoera checar se os cronotacógra-fos dos veículos continham averificação periódica, que éobrigatória.Esse equipamen-to é importante porque, atra-vés dele, pode-se obter infor-mações sobre a velocidade emque o veículo se encontrava nomomento de um acidente,porexemplo", explica o coorde-nador.

Page 12: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

POSSE DO LIONSA sessão solene de posse para o Conselho Diretor do Li-

ons Clube Mossoró será realizada logo mais às 21h, no Ho-

tel Thermas. O empresário Narciso Ferreira Souto Filho vai

ser reconduzido à presidência da entidade, para mais um ano

de gestão. Autoridades, familiares e convidados confirmam

presença. Na ocasião, serão anunciados alguns trabalhos que

serão desenvolvidos na sua próxima etapa, entre eles, a res-

tauração do prédio da antiga escola. Muito sucesso.

ÁREA FARMACÊUTICAO Hotel VillaOeste vai sediar programação científica atra-

vés do Conselho Federal de Farmácia (CRF/RN), em torno

do Programa de Educação Farmacêutica Continuada para

os farmacêuticos da Região Oeste do Estado. O evento

acontece no dia 10 de agosto, às 19h, e terá como tema "Aná-

lise de Líquor em Urgência" com a presença do palestrante

dr. José Alcemir Lopes. Volto.

ATRATIVO TURÍSTICOO Hotel Serrano continua realizando o seu Festival de

Fondue, e é uma oportunidade excelente para conhecer os

pontos turísticos da região serrana de Martins. A programa-

ção acontece em todos os finais de semana de julho e agos-

to. O hotel oferece pacotes especiais e apresenta um cardá-

pio com entrada de frios, fondues de queijo, carnes e choco-

lates, além de degustações de vinhos finos e música ao vivo

no restaurante. Reservas através do telefone: (84) 3323-

0800.

FAZENDA MAISAA fábrica da antiga fazenda Maisa, que passou nove

anos fechada, voltou a funcionar há dois anos e agora se-

rá ampliada, com produção estimada em 72 mil tonela-

das/ano e investimentos de R$ 30 milhões. O Governo

do Estado confirma a instalação de uma fábrica de sucos

e outros derivados de frutas, do grupo General Brands,

de São Paulo. Na oportunidade, serão gerados 500 em-

pregos diretos na fábrica e aproveitados 10 mil trabalha-

dores rurais. Muita expectativa.

SOCIAL4 – Sexta-feira, 27 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

O empresário Leomberg Dantas recebe o jornalista Will Vicente nas novas instalações da sua Optica Impacto

Janilde Alves toda feliz com a visita deCeição Fernandes, que foi conhecer o novo

conceito da Optica Impacto

Davi e Tarsilla Medeiros, clientes do Villa Real, entre as modelos da Tráfego Models

no churrasco do empreendimento

Fernandinho, Miguel Vieira e Giovanni Pizzato, diretores do Villa Real, no lançamento

da 2ª etapa do empreendimento

- A coluna está em festa com a passagem do ani-

versário da empresária Kátia Rejane Oliveira, Samir

Melo, Magnos Alves Domingos e Lisa Luíza Maia

Lima, que festeja a data em Gramado.

- Continua rolando no Mossoró West Shop-

ping a ação "Férias Olímpicas" para crianças

de 4 a 12 anos. O circuito de tarefas acontece das

16h às 22h, e é dividido em quatro espaços: cor-

rida de obstáculos, salto, ambiente virtual e cria-

tividade. A iniciativa acontece até o dia 31 de ju-

lho.

- O escritor e orador espírita mineiro Haroldo

Dutra Dias vai ministrar a palestra espírita "Paulo e

Estevão", no Requinte Buffet, às 20h. A entrada é

grátis e não é necessária a inscrição prévia.

- A agenda do Seléct Nouveau para este fim

de semana está definida. Hoje, sobem no palco

as bandas Forró com Ella e Forró Mais Eu. Os

lutadores Rony Jason e Gasparzinho, que estão

em Mossoró, onde participam do evento Fort

MMA, já confirmaram presença no badalado

point.

- Já neste sábado,os amantes da boa música do can-

tor Lobão podem conferir a homenagem que será rea-

lizada no Seléct, através do cantor Emerson Delano

e sua banda cover "Big Lobo".

- Para a mulherada que vai curtir o Aviões

Beach amanhã, a loja Toli, no Liberdade Shop-

ping, recebeu a prévia da coleção verão 2013 e

deixa sua vitrine colorida e atraente. Dicas es-

peciais para quem quer montar um look sofis-

ticado e muito confortável para a grande festa

do litoral.

Page 13: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

Centro de Oncologia de Mossoró prorroga

inscrições para Bolsa de Iniciação Científica

EXTENSÃO

Programa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas com resultados na prática oncológica

O Departamento de Educa-ção,Ensino e Pesquisa do Cen-tro de Oncologia e Hematolo-gia de Mossoró (COHM) pror-rogou até domingo (29) o pra-zo de inscrições para o Progra-ma Institucional de Bolsas deIniciação Científica,pela Inter-net no site www.cohm.com.br.

A data-limite para liberaçãodas cartas de anuência, contu-do, terminou ontem. De acor-do com o edital,poderão se ins-crever no Pibic estudantes degraduação regularmente matri-culados em cursos da saúde ouáreas afins,de qualquer institui-

ção de ensino superior, atual-mente instaladas neste muni-cípio.

O programa tem por obje-tivo estimular e apoiar o de-senvolvimento de pesquisas emdiversas áreas, agregando co-nhecimentos e estudos, cujapremissa primordial dos estu-dos seja respostas que possibi-litem a aplicabilidade rápida dosresultados na prática oncoló-gica, no que constitui o grandedesafio do programa. Os pes-quisadores selecionados farãojus a uma bolsa de estudo, con-cedida pelo CNPq.

Os projetos, obrigatoria-mente, deverão se caracterizarcomo um trabalho de pesqui-sa e integração com as áreas te-máticas da oncologia e/ou he-matologia e possuir méritocientífico, clareza na proposi-ção da investigação, viabilida-de técnica e exequibilidadequanto à execução no períodode 12 meses.

As propostas científicas queatendam a necessidade de sub-missão ao comitê de ética de-vem apresentar o Certificadode Apresentação para Aprecia-ção Ética (CAAE).

Assembleia Legislativa deverá votar

hoje reajuste de servidores da Uern

Está marcada para hoje, às10h, no plenário da Assem-bleia Legislativa, a votação doProjeto de Lei Complementarque regulamenta reajuste dosservidores da Universidade doEstado do Rio Grande doNorte (Uern). Agendada pa-ra anteontem,a aprovação nãoocorreu devido à insuficiênciada presença mínima de depu-tados no plenário para inícioda sessão.

O agendamento para hojefoi feito pelo Colégio de Lí-deres da Assembleia Legisla-tiva, que reúne os líderes dospartidos e representantes dasbancadas.Segundo a Assesso-ria de Comunicação do Parla-mento Estadual, a votação damatéria,hoje,garantirá reajus-te dos salários dos servidoresem vigor já na folha de paga-mento referente a julho.

A votação de hoje faz par-te de acordo para encerramen-to da greve dos professores etécnicos administrativos, no

último dia 29 de junho, após57 dias de paralisação. Paraacabar com o movimento, oGoverno do Estado garantiuenviar regulamentação do rea-juste este mês à Assembleia,que,como está de recesso,pre-cisou ser convocada, em ca-ráter extraordinário.

A proposta prevista paraser votada hoje regulamentareajuste em 3,5% em julho de2012, mas com efeito retroa-tivo a junho de 2012; 5% emsetembro de 2012; 9% emmaio de 2013; e 10% em maiode 2014. Os reajustes não es-tão vinculados à Lei de Res-ponsabilidade Fiscal, confor-me acordo entre os servidorese o Governo do Estado.

O presidente da Associa-ção dos Docentes da Uern(Aduern), Flaubert Torqua-to, diz esperar que haja quó-rum mínimo de deputados eque a votação realmente ocor-ra hoje, a fim de que o reajus-te possa ser incorporado à

próxima folha de pagamen-to, como foi acordado com acategoria para pôr fim à gre-ve deste ano.

Apesar da conquista do rea-juste e o fim da paralisação, odirigente da Aduern frisa queo movimento em defesa da U-niversidade terá continuida-de para que os problemas deorçamento, infraestrutura efuncionamento sejam solucio-nados. "Inclusive, iremos rea-tivar o Fórum Permanente deDiscussão sobre a Universida-de", afirma Flaubert.

O movimento engloba ser-vidores e estudantes, com par-ticipação do Sindicato dosTécnicos Administrativos(Sintauern) e Diretório Cen-tral dos Estudantes (DCE), etem como prioridades auto-nomia financeira plena da ins-tituição, política permanentede valorização salarial, aumen-to investimento em infraestru-tura, pesquisa e extensão, en-tre outros.

Ações visam melhorar o atendimento no Centro de Oncologia

Nonato Santos, diretor da peça

GERAIS Sexta-feira, 27 de julho de 2012 - 5 www.omossoroense.com.br

REGULAMENTAÇÃO

Teatro universitário encena conflito

alegórico entre o bem e o mal

Estreou ontem,para convi-dados,o espetáculo teatral "To-domundo", no Auditório daFaculdade de Educação Físi-ca (Faef), localizado no Cam-pus Central da Universidade doEstado do Rio Grande do Nor-te (Uern). Hoje, às 19h, a apre-sentação será aberta ao públi-co.

A peça é realizada pelo Gru-po de Teatro Universitário(Grutun), com direção de No-nato Santos, e faz parte de doisespetáculos em montagem nainstituição. O outro, de dança,é "A Alma e a Matéria", dias 3,10 e 17 de agosto, no Memo-rial da Resistência de Mossoró.

A dança é a cargo do Gru-po de Dança Universitário deMossoró (Grudum) e tem di-reção de Sadraque Tavares.

Sobre o Grutun, NonatoSantos diz que em "Todomun-do" os personagens Todo-mundo,a Beleza,os Cinco Sen-tidos, o Poder, a Inteligência,são alegóricos e personificam

ideias abstratas "para poderpregar uma moral simples,po-rém poderosa,pela forma dra-mática que lhe é dada".

Segundo ele, o conflito en-tre o bem e o mal é dramatiza-do pela interação entre estaspersonagens. É que a peçamostra não somente como to-dos os homens deveriam mor-rer,mas também viver.Nela,aspersonagens são abstraçõespersonificadas de vícios ou vir-tudes do homem, que travamuma luta pela posse da alma hu-mana na hora da morte.

A alegoria é uma narrativana qual os personagens e a açãotêm dois níveis de significado.O primeiro nível é literal - umhomem que está fazendo umaviagem - e um segundo nívelque é simbólico - a vida é umaviagem desde o nascimento atéa morte, e todo homem faz es-ta mesma viagem.

O texto da peça é de um au-tor inglês desconhecido e es-crito na Idade Média. O elen-

GRUTUN

HABNER WEINER

co é composto por Ilês dosSantos (Todomundo); MárciaSilva (Boas Ações); DinahChristina (Morte e Sabedoria);Wanessa Lidiane (Anjo e Cin-co Sentidos) e Mário César Lei-te (Anjo).A concepção foi fei-ta de forma colaborativa pe-los integrantes do Grupo deTeatro da Uern; a confecçãodas máscaras, por DinahChristina;e os adereços,DinahChristina e Márcia Silva.

Page 14: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012

Rainha Elizabeth II presidirá abertura dos

Jogos Olímpicos pela segunda vez na história

LONDRES 2012

Seleção brasileira sofre apagão no segundo

tempo, mas vence o Egito por 3 a 2

OLIMPÍADAS

Rafael, Leandro Damião e Neymar marcaram os gols que deram a vitória ao Brasil

Jogador Rafael (ao centro) comemorando o primeiro gol da seleção brasileira na estreia das Olimpíadas

Tradição familiar é mantida e rainha Elizabeth II presidirá cerimônia de abertura dos Jogos pela segunda vez

A abertura dos Jogos Olím-picos de Londres ocorrerá ho-je. Pela segunda vez na histó-ria a rainha Elizabeth II – atu-al monarca do Reino Unido –terá a honra de presidir a ceri-mônia, algo que já virou umatradição na história da famíliareal.

A rainha também havia si-do encarregada de tal tarefa em1976, nos Jogos de Montreal,no Canadá, uma ex-colôniabritânica, quando era a chefede Estado. Na ocasião, ela ti-nha 50 anos, e agora, em 2012,tem 86.

A família real, no entanto,já está bem acostumada comisso.Jorge VI,pai da rainha Eli-zabeth II, teve a mesma hon-ra e protagonizou a aberturada última edição londrina dosJogos Olímpicos, em 1948.

Parecia que seria fácil, comtrês gols logo no primeiro tem-po.Entretanto,a seleção olím-pica do Brasil sofreu apagõesna defesa no segundo e passousufoco,mas conseguiu vencero Egito por 3 a 2 na estreia naOlimpíada de Londres, emCardiff (País de Gales).

Rafael, Leandro Damião eNeymar marcaram os gols, eo time de Mano Menezes te-ve chance até de ampliar nos45 minutos iniciais. A vanta-gem obtida foi importante pa-ra compensar os vacilos da de-fesa e a insegurança do golei-ro Neto no segundo tempo,quando Aboutrika e Salah di-minuíram para os egípcios.

No outro confronto doGrupo C,o Belarus ganhou daNova Zelândia por 1 a 0. Por-tanto, o Brasil larga na frentena chave,por ter anotado maisgols. No domingo, às 8h (deBrasília), a equipe do técnicoMano Menezes encara os eu-ropeus em Manchester.

Diante de um time tecni-camente fraco, a seleção pen-tacampeã mundial se impôs apartir dos 16 min, quando Ra-fael tabelou com Oscar, rece-beu na área, se livrou da mar-cação e bateu de canhota, nocanto direito do goleiro Els-henawi.

Aos 25 min, mais uma vezOscar cumpriu o papel de gar-çom. O camisa 10 ganhou na

corrida, driblou o goleiro e ro-lou para o meio da área. Lean-dro Damião apareceu sozinhoe estufou a rede.

Aos 30 min foi a vez de Ney-mar entrar em cena e puxar ocontra-ataque pelo meio.O ca-misa 11 rolou para Hulk, quedevolveu com perfeição para opróprio Neymar cabecear eampliar a vantagem.

Apesar de o ataque egípcioestar inoperante na etapa ini-cial, o estreante goleiro Neto,que virou titular por conta da

lesão de Rafael, deu um sustonos brasileiros aos 12 min,quando o placar ainda apon-tava 0 a 0. A bola foi recuadapara o camisa 18, que se atra-palhou para repô-la e chutouem cima do atacante Meteab.Por sorte a bola subiu e foi porcima do gol vazio. Seria umagrande lambança.

Os egípcios tentaram voltar pa-ra o jogo logo aos 6 min do se-gundo tempo.A bola foi cruzadana área,bateu na trave e,no rebo-te,Aboutrika tocou no canto.

Antes dos 15 min, o timedo Oriente Médio teve duaschances claras de fazer o segun-do, em vacilos da defesa brasi-leira, porém desperdiçou.

Aos 30min, a bola foi lança-da, Juan se atrapalhou e o ca-misa 11 Salah bateu colocado,no canto de Neto. O time daÁfrica foi para cima, principal-mente com bolas alçadas naárea, mas não atingiu o empa-te. Enquanto isso, o Brasil qua-se fez o quarto no contra-ataque, com Neymar.

FLAMENGO.COM.BR

Além disso, o seu avô,Eduardo VII, foi quem inau-gurou a primeira das três edi-ções outorgadas a Londres,em1908. Na época, os Jogos er-am apenas um projeto com 12anos de existência e estavammuito abaixo do grandiosoevento mundial atual.

O Palácio de Buckingham– residência oficial da rainha –já confirmou que ElizabethII estará acompanhada de seumarido, o príncipe Felipe deEdimburgo. Este é outro quejá participou anteriormente deuma abertura olímpica, a de1956, em Melbourne, na Aus-

trália – outra ex-colônia bri-tânica.

Outras autoridades locaisprestigiarão a cerimônia deabertura. Inclusive a presiden-ta do Brasil, Dilma Rousseff,que já está em Londres eacompanhará de perto oevento.

Page 15: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

ESPORTEEsse é um período no qual os bairros da periferia de Mossoró e as comunidades rurais devem aproveitar para discutir e

reivindicar mais espaço para a prática de esporte. Não apenas um terreno, mas toda a estrutura de equipamentos para serde lazer e, quem sabe, preparação e revelação de novos atletas no esporte amador. Veja quais candidatos a prefeito(a) ouvereador tem essa proposta.

Mossoró sedia hoje a Fort MMAChampionships no Pedro Ciarlini

NO GINÁSIO

Campeão Renan Barão chegaa Natal na segunda-feira

A VOLTA

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

O Rio Grande do Norte também entrou na onda do MMA pra valer. Principalmente depois da conquistade Renan Barão nos Pesos Galo o esporte ficou mais forte e hoje, para atender a curiosidade do leitor, esta-mos trazendo detalhes do evento que acontece em Mossoró, como também informações sobre o retorno docampeão a sua terra natal. Hoje tem sete lutas no Ginásio Pedro Ciarlini com a presença de figuras impor-

tantes no cenário nacional desse esporte, como cita a matéria. E, na próxima segunda-feira Barão chegará aNatal. Muitos torcem o nariz para o nível de violência visto nas lutas, porém quem participa diz que tudo se

realiza dentro de certo controle, por atletas altamente preparados para essa situação. O certo é que muitagente vem fazendo a vida na MMA, principalmente no aspecto financeiro. Então, respeitemos quem deseja

se arriscar e entrar no octógono. Afinal, como disse Chico Xavier, todos são responsáveis pelos seus atos,embora se tornem escravos de suas consequências.

ARRUMANDO O TIME PARA VENCER

Claro, sempre que o treinador trabalha aformação tática do seu time é pensando navitória. Mas, quando a vitória se torna o úni-co resultado que interessa,não havendo maisespaço para empate e, pior ainda, derrota, épreciso que se cerque de todos os cuidados.

Assim tem feito nos últimos dias otreinador Wassil Mendes, no Baraúnas, po-dendo inclusive voltar a utilizar o sistema comtrês zagueiros,reforçando a pegada pelo meioe liberando os laterais para o ataque.Domin-go em Santa Cruz do Capibaribe o confrontocom o Ypiranga volta a ser de vida ou quasemorte, dependendo dos demais resultados.

VOLTANDOQuem volta ao time do Baraúnas e já rea-

pareceu como titular no meio-campo foi ovolante Sorato. Ele cumpriu suspensão nodomingo e agora retorna no lugar de Richard-son.Pelo menos foi assim no primeiro treinoda semana.Outra mudança foi na lateral,comNininho se recuperando de contusão.Quemapareceu como titular foi o experiente Iza-quiel, que nos bons tempos mais atacava doque se defendia. E atacar é o que precisa otricolor em Pernambuco.

KLEBER fez o gol da vitória do Grêmio contra o Fluminense, mas aprontou e foi expulso. Problemático.SEM razão, Luxemburgo reclamou do árbitro. Deveria impor disciplina ao seu jogador. TEVE atletaaparecendo com uma barriguinha saliente em Londres. Disso eu entendo e não tem condições de medalha.

Toque EsportivoVISITAS

Esta semana encontrei, ao chegar emcasa, o ex-jogador Raério fazendo visitasna vizinhança.É, tem que andar muito,poisvoto é mais difícil do que correr atrás dabola e fazer um gol. Os adversários sãomuitos e fortes, e é preciso driblar muitasdificuldades para se chegar ao eleitor e con-vencê-lo.

APOIOConfesso que não detectei nenhuma no-

ta ou gesto de apoio dos que fazem aFederação Norte-rio-grandense de Fute-bol (FNF) ao seu filiado Baraúnas que teveproblemas, inclusive com um jogadorgravemente agredido em jogo do Campe-onato Brasileiro da Série D. Cuida-se tri-color, estais por conta e risco de suaspróprias forças.

POSSIBILIDADEO time do Ypiranga, que no próximo

domingo enfrentará o Baraúnas em SantaCruz do Capibaribe(PE), ainda vislumbraa possibilidade de classificação. Com qua-tro pontos, terá que vencer este jogo parachegar aos sete e ficar com a mesma pon-tuação que hoje tem o líder Campinense.Isso pode aumentar o grau de dificuldadespara o tricolor mossoroense.

Seguindo a proposta de mu-dar o cenário local do MMA,oesporte ganha mais uma ediçãodo "Fort MMA Champions-hips". Dessa vez, o evento se-rá realizado em Mossoró e con-tará com a presença dos atle-tas do UFC,Rogério Minotou-ro e o recém-contratado JussierFormiga; além dos ex-partici-pantes do TUF Brasil, RonyJason e Anistávio Gasparzinhona plateia. As lutas serão reali-zadas hoje, a partir das 18h30,no Ginásio de Esporte PedroCiarlini.

No Fort MMA 2 sobem aoringue 14 lutadores que estãodespontando no esporte pa-ra disputar as sete lutas da noi-te. Os competidores são doRio Grande do Norte e da Pa-raíba,representando as acade-mias Team Nogueira/PitbullBrothers,Brazilian Top Team,Mossoró Combat, EduardoTeam, Kimura/Nova União,Semear Fight/V8 MMA eBrasa.

De acordo com o organi-zador Matheus Aquino,o gran-de objetivo do evento é valori-zar os atletas da região, reco-nhecendo o potencial destes lu-tadores para que eles possamconseguir mais apoio e patro-cínio. "O evento vem para for-talecer o MMA no Estado,umesporte que está em alta, masaqui temos mais talentos do quese conhece de fato. Queremos

O evento, segundo o organizador, pretende valorizar lutadores locais

ESPORTE Sexta-feira, 27 de julho de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

que estes recebam a publicida-de e destaque que merecem, oque a organização pretende aju-dar a partir de agora", declara.

Esta é uma das justificati-vas de o evento ser realizado emMossoró, pois a cidade é ber-ço de muitos dos potiguaresque são destaques no MMA."Aexemplo dos mossoroenses Pa-trício "Pitbull" Freire e seu ir-mão Patricky "Pitbull" Freire,além dos atletas do UFC Glei-son Tibau e Rony Jason, que éradicado na cidade,diversos ou-tros atletas vieram da região",explica.Os ingressos estão sen-do vendidos no Bambinos, dobairro Alto de São Manoel,e naSurfline. As vendas antecipa-das estão com o preço promo-cional de R$ 15,00 individual eR$ 100,00 a mesa.

Uma semana depois do tí-tulo interino no UFC, o luta-dor Renan Barão se preparapara voltar a sua cidade Na-tal. E, para fazer uma recep-ção digna ao primeiro cam-peão potiguar do maior even-to de MMA do mundo, fãs,amigos e familiares dele pre-param uma grande recepçãono aeroporto Augusto Seve-ro,onde Barão desembarca às13h da segunda-feira (30).

"Já falamos com o pessoalda Kimura Nova União e fa-miliares e amigos de Barão,mas nossa intenção é levar omaior número de pessoas pos-sível ao aeroporto para recep-cionar o nosso campeão",afir-ma Jair Lourenço, técnico dopotiguar e líder da academiaKimura, onde ele treina emNatal. Após a chegada, inclu-sive, a comitiva do campeãodo UFC segue em carreata atéa academia Kimura, localiza-da na Cidade Alta, próximo aCatedral Nova.

A vontade de voltar a Na-tal, por sinal, já foi revelada

algumas vezes pelo campeão,que nesta semana ficou no Riode Janeiro para cumprir com-promissos do UFC, e da pa-trocinadora,a Pretorian Hard,além de dar várias entrevis-tas. "É muito bom esse reco-nhecimento todo que tenhorecebido, mas confesso quenão vejo a hora de voltar a Na-tal e reencontrar meu amigos,familiares", revela o campeão.

VITÓRIASCom um cartel de 33 lu-

tas,sendo 31 vitórias,uma der-rota e uma luta sem resulta-do, o potiguar Renan Barãonasceu,cresceu e mora até ho-je no bairro das Quintas, umdos mais humildes de Natal."É das Quintas para o mun-do", costuma dizer o lutadorda categoria galo,até 61,8 qui-los, que na madrugada de do-mingo (22) se consagrou co-mo campeão interino, apósvencer o americano Urijah Fa-ber na cidade de Calgary, noCanadá, na luta principal doUFC 149.

Serão 14 lutadores no octógono esta noite

Barão, com seu cinto de campeão, retorna ao RN

LUCIANO LELLYS

PROGRAMAÇÃO DAS LUTAS:

- Leandro Higo (9-2; Team Nogueira/Pitbull Brothers - Mossoró/RN)x Janailson "Kevin" de Lima (34-12; Delfim - Rio de Janeiro/RJ)

- Amaury Junior (6-2; Mossoró Combat - Mossoró/PB) x Johnathan daSilva (3-1; Eduardo Team - João Pessoa/PB)

- Ronaldo Junior (10-5; Pitbull Brothers - Natal/RN) x Allison Jansen (2-1-1; Eduardo Team - João Pessoa/PB)

- Talison Soares (3-1; Brasa - Areia Branca/RN) x Jefferson "Jeffinho"Oliveira (4-0; Eduardo Team - João Pessoa/PB)

- Bethe Correia (1-0; Pitbull Brothers - Natal/RN) x Daniely dos San-tos Matias (0-0; Eduardo Team - João Pessoa/PB)

- Wagner "Mossoró" Santos (2-0; Kimura/Nova União - Mossoró/RN,Natal/RN) x José Airton (1-2; Semear Fight/V8 MMA - Fortaleza/CE);

- Jefferson "Jeffinho" Dantas (5-4; Pitbull Brothers - Natal/RN) xIramar Frota(4-4; Semear Fight/V8 MMA - Fortaleza/CE)

CEDIDA

Page 16: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012

Menina desaparecida em Tibau é encontrada morta

O corpo da estudante Cín-

tia Lívia de Araújo, 12, que re-

sidia na rua Padre João Ven-

turele,em Tibau,foi encontra-

do já em avançado estado de

decomposição, na manhã de

ontem, dentro de um poço ar-

tesanal localizado no muro de

uma casa da rua Ocivan Flo-

rêncio Pereira, 22,na praia das

Emanoelas. O crime está sen-

do atribuído a um vizinho da

família, identificado como Po-

liano Cantareli Fernandes de

Lacerda, 35, que foi preso ain-

da na manhã de ontem e con-

fessou o crime.

Cínthia Lívia havia desapa-

recido na noite do último sá-

bado, quando saiu de casa por

volta das 19h, para comprar

chiclete, e foi abordada pelo

acusado, em uma motocicle-

ta, que convenceu a garota a

subir na garupa,com o pretex-

to de levá-la para ajudar em

uma tarefa.

Segundo informações do

delegado Renato Batista, que

investiga o caso, o corpo foi

achado por volta das 7h30,pe-

lo caseiro da residência,no mo-

mento em que ele foi fazer a

limpeza do imóvel e ligou a

CRIME HEDIONDO

Depois que a notícia da lo-

calização do corpo da menina

Cínthia Lívia se espalhou pela

cidade de Tibau,populares co-

meçaram a dar informações à

polícia que Poliano Cantareli

poderia estar envolvido na

morte,por ele ser bastante che-

gado à família e durante todo

o sumiço da garota não ter si-

do visto com frequência na ci-

dade.

A partir de então, a polícia

identificou que a residência on-

de o corpo foi achado fica em

frente a uma casa que o sus-

peito toma conta e por esse mo-

tivo tinha conhecimento que

o local passa a maior parte do

tempo fechado. "Passamos a

montar uma estratégia para

prender o Poliano e espalha-

mos agentes por várias ruas,po-

rém tomamos conhecimento

que ele havia fugido em um tá-

xi com destino a Mossoró.En-

viamos uma equipe e o prende-

mos na entrada de Mossoró.

Ele não reagiu à prisão e con-

tou detalhes sórdidos de co-

mo tudo aconteceu",disse o de-

legado Renato Batista.

Levado à DP Regional de

Mossoró,Poliano Cantareli dis-

se que cometeu o crime ainda

às 20h do último sábado,depois

que a garota reagiu quando ele

tentou manter relações sexuais

com ela. "Tentei abusar sexual-

mente dela,mas ela reagiu,pas-

sei então a espancá-la e enfor-

cá-la, momento que ela des-

maiou ou morreu. Depois abri

o poço e joguei o corpo dela

dentro",disse o suspeito duran-

te seu depoimento.

Poliano Cantareli conta detalhes de como

matou a criança e jogou corpo no poço

A população da cidade de Ti-

bau, revoltada com o crime he-

diondo,se dirigiu à residência do

acusado e tentou queimar a ca-

sa e linchar um adolescente de

14 anos,filho de Poliano,que es-

tava no imóvel.

O linchamento só não foi

concretizado porque a polícia

interveio, enviou guarnições

da Rocam e do destacamen-

to local da PM para conter a

fúria da multidão. O adoles-

cente teve de ser conduzido

juntamente com a mãe, que

está grávida, e com uma irmã

para Mossoró.

No entanto, a população

prometeu voltar depois para

queimar a casa.

População enfurecida tenta linchar adolescente filho do assassino confesso de Cínthia Lívia

Agentes da Divisão de

Investigação e Combate ao

Crime Organizado (Dei-

cor), comandados pela de-

legada Sheila Freitas, pren-

deram na última quarta-

feira Luiz Eduardo Lima

Magalhães Filho, 24, sus-

peito de integrar quadrilha

que sequestrou Porcino

Fernandes Segundo, “Po-

pó Porcino”.

O suspeito é amigo de

infância de Paulo Victor

Lopes Monteiro,apontado

como líder da quadrilha.

Ele foi preso no mesmo

prédio em que outro acu-

sado, o José Orlando, mo-

rava,em Pitimbu,Zona Sul

de Natal.

O mandado de prisão

preventiva em desfavor do

suspeito foi expedido na

manhã de ontem, pela co-

marca de Ceará-Mirim.Em

seu depoimento,na sede da

Deicor, o suspeito contou

que sabia do sequestro e do

cativeiro na praia de Pitan-

gui, mas afirmou que nun-

ca havia visitado o local.

"Ele nos disse que seu papel

era de transportar o acusa-

do que morreu durante o

resgate,identificado apenas

como "Cabeça", de Natal

para Fortaleza/CE e vice-

versa, que chegou a fazer o

trajeto em três oportunida-

des e que ao término de tu-

do receberia 10 mil reais".

Ele é o homem que apa-

rece em imagens feitas por

uma emissora de TV local

num veículo Fox de cor ver-

melha. Ele já confirmou

participação no crime.

TRANSFERIDOS

Dois dos cinco suspei-

tos de envolvimento no se-

questro de Popó Porcino

foram transferidos para a

Cadeia Pública de Nova

Cruz.Bruna de Pinho Lan-

dim foi levada para o Cen-

tro de Detenção Provisória

de Parnamirim (CDP), en-

quanto Anderson de Sou-

za Nascimento segue hos-

pitalizado.

A Secretaria Estadual de

Justiça e Cidadania transfe-

riu para a Cadeia Pública de

Nova Cruz, Paulo Victor

Lopes Monteiro, filho de

um coronel aposentado da

Polícia Militar do Ceará, e

José Orlando Evangelista

da Silva (42), que foi preso

no Pitimbu no dia da ação

que libertou Popó Porcino.

Anderson de Souza Nas-

cimento, que foi baleado

durante a operação,está em

tratamento no Hospital

Santa Catarina, enquanto

Bruna de Pinho Landim

(22), namorada de Paulo

Victor, foi para o CDP de

Parnamirim.

MANDADO

Polícia prende mais

um envolvido no

sequestro de Popó

Cínthia Lívia estava desaparecida desde a noite do último sábado. Corpo foi localizado dentro de um poço

Cínthia Lívia(no detalhe), encontrada morta dentro de um poço artesanal. Luiz Eduardo, preso pela Deicor.

LUCIANO LELLYS

LUCIANO LELLYS

DIVULGAÇÃO/DEGEPO

motobomba para encher a cai-

xa, exalando um cheiro forte

de podre na água."Ao ver o que

teria provocado o odor, o ca-

seiro quando retirou a tampa

do poço viu o corpo boiando.

Imediatamente ele acionou a

polícia, tendo a notícia se espa-

lhado e os populares que foram

chegando identificaram logo

que seria a garota desapareci-

da, que também foi reconhe-

cida superficialmente pelos fa-

miliares", destacou o delega-

do durante uma coletiva.

Equipes do Corpo de Bom-

beiros e do Instituto Técnico

e Científico de Polícia (Itep)

compareceram ao local para re-

moverem o corpo de dentro do

poço. "Foi preciso o Corpo de

Bombeiros explodir a tampa

do poço para facilitar a remo-

ção do cadáver", disse.

O corpo da menina teve que

ser enviado ao Itep de Natal pa-

ra exames mais detalhados.

"Nós enviamos o cadáver a Na-

tal devido o Itep de lá ter me-

lhores condições para realiza-

ção de exames. Além da ne-

cropsia, solicitamos também

exames patológicos (sangue,

urina, conjunção carnal), que

devido ao tempo de decompo-

sição não podemos fazer a co-

leta aqui", explicou Valentim

Martins, diretor o Itep Mos-

soró.

O retorno da equipe envia-

da pelo Itep a Natal estava pre-

visto para a madrugada de ho-

je e o laudo com a causa da

morte deverá sair na próxima

semana.

Poliano disse que já teve

um caso amoroso com a mãe

da menina, com uma irmã de-

la e iria tentar ter também um

caso com Cínthia Lívia.

"Quem sustentava a família

dela era eu, então me fizeram

raiva e resolvi ter relações com

ela também", ressaltou em ou-

tra parte do seu depoimento

à polícia.

Na casa do acusado os po-

liciais encontraram várias fo-

tos e DVDs com mulheres pe-

ladas, inclusive menores de

idade.

Poliano Cantareli confessou o crime.

Page 17: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

Prefeitos de todo o Bra-sil estão preocupados como novo ciclo de redução queo Fundo de Participaçãodos Municípios está regis-trando. "Fica evidente queestamos diante de um pe-ríodo de recuo do FPM quejá é o maior desde a crise fis-cal de 2009", afirma o pre-sidente da ConfederaçãoNacional de Municípios(CNM), Paulo Ziulkoski.

Parte dessa redução é de-vida a concentração da res-tituição do Imposto deRenda (IR) no mês de ju-lho, mas segundo a confe-deração, fica evidente a mu-dança para uma tendênciade recuo do Fundo. O Go-verno Federal acaba de di-vulgar (avaliação fiscal do3º bimestre) redução de3,4% em sua previsão pa-ra o FPM deste ano.

"Mesmo com a novaprevisão, a CNM conside-ra essa estimativa altamen-te otimista e fora da novarealidade econômica doPaís, desconsiderando, porexemplo, as novas desone-rações concedidas para oIPI", destaca Ziulkoski.

A previsão para o últimodecêndio de julho é de R$1.011.835.000,00 em valoresjá descontados a retenção do

Fundo de Manutenção e De-senvolvimento da EducaçãoBásica e de Valorização dosProfissionais da Educação(Fundeb). Em valores bru-tos, incluindo a retenção doFundeb,o montante é de R$1.264.793.750,00.

Dessa forma, julho devefechar com um repasse to-tal de R$ 3,85 bilhões, va-lor que é 17,78% menor emtermos nominais que julho

do ano passado. Em ter-mos reais, é 21,51% menor.

"É o pior resultado doFundo desde quando esteiniciou sua recuperação dacrise fiscal do ano de 2009em janeiro de 2010", lem-bra o presidente da CNM.

O valor acumulado noano entre janeiro e julho jáé menor, em termos reais,que o acumulado no mesmoperíodo do ano passado.

Segundo Ziulkoski, "is-so indica que a previsão doGoverno Federal, de ini-cialmente R$ 73,8 bilhõese agora R$ 70,6 bilhões,ainda está superestimada,a não ser que seja registra-da uma espetacular recu-peração do FPM daqui pa-ra frente, o que não é o ce-nário que se desenha paraos próximos meses doano", adianta.

Em quedaFPM DEVE ENCERRAR ANO

COM ÍNDICE NEGATIVO

REGIONALSEXTA-FEIRA

Mossoró (RN),27 de julho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

Medidas como a redução do IPI de automóveis geram impacto na formatação do FPM

Page 18: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

O Ministério Público divul-gou ontem nota esclarecendoa representação contra a juízada Vara Criminal da Comarcade Ceará-Mirim pelo fato des-ta ter atendido pedidos da de-legada Sheila Freitas, titular daDivisão Especializada em In-vestigações e Combate ao Cri-

me Organizado (Deicor), deforma célere, para apurar o re-cente caso de extorsão median-te sequestro do jovem Porci-no Fernandes da Costa Segun-do, Popó Porcino.

Segundo o MP,sequer hou-ve oferecimento de represen-tação contra qualquer magis-

trado no presente caso, massim o manejo de um recursoprocessual,previsto em lei,de-nominado Correição Parcial,com o objetivo de questionaralguns prontos do processo,algo perfeitamente normal ecomum dentro do devido pro-cesso legal.

OPINIÃO2 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

MP emite nota esclarecendo

ação contra juíza de Parnamirim

CASO POPÓ

Ministério Público reconhece importancia da celeridade

Giro Pelo [email protected]

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Se-sap), por meio da Subcoordenadoria de Vi-gilância Epidemiológica realizou, entre os

dias 25 e 26 deste mês, em Mossoró, uma capacita-ção para manejo clínico da doença de Chagas.A ca-pacitação foi realizada no auditório da II UnidadeRegional de Saúde Pública (Ursap), para 52 profis-sionais de saúde,entre médicos e enfermeiros.No Bra-sil, dezoito estados são considerados área endêmicada doença de Chagas e o Rio Grande do Norte estáentre eles. Os municípios de Pau dos Ferros, Mosso-ró e Caicó são considerados áreas endêmicas no RioGrande do Norte.De acordo com a técnica da Vigi-lância de doença de Chagas da Sesap, Vânia Brito, es-

tas áreas são consideradas endêmicas porque apresen-tam condições ambientais propícias para a sobrevi-vência do vetor,o inseto barbeiro.Em 2011 foram no-tificados 30 casos da doença de Chagas no Rio Gran-de do Norte. Destes números, oito casos estão regis-trados na II Ursap, com sede em Mossoró.Os prin-cípios da prevenção da doença de Chagas baseiam-se fundamentalmente em medidas de controle ao bar-beiro,dificultando e/ou impedindo a sua proliferaçãonas residências e em seus arredores. É fundamental aadoção de medidas socioeconômicas como melho-rias na moradia e educação sanitária, evitar a cons-trução de casas próximos das matas e erradicar ascasas de taipa.

'FOCOS'Segundo o coordenador do Programa de Con-

trole da Doença de Chagas da II Ursap,Roberto Pai-va, os municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guer-ra e Mossoró são considerados de alto risco emdoença de Chagas. Atenção redobrada.

TRÁGICOO caso da garota Cíntia Lívia chegou ao fim

com desfecho trágico. A localização do corpo dagarota, de apenas 12 anos de idade, pôs fim a umaetapa de sofrimento da família que mantinha bus-cas desde a noite do último sábado. Crime bárbaroque mostra o tamanho da crueldade do ser hu-mano.

FRIEZAPreso ontem, o acusado do crime destacou o

que o teria levado ao crime. Pollyano Cantareli, quemanteve caso amoroso com a mãe e uma irmã davítima, afirmou que teria tentado estuprar a garota,sem sucesso e desta forma resolveu matá-la estran-gulada. Fim de um drama, começo de um outroainda maior.

NO ESTALEIROO presidente da Câmara de Areia Branca, Aldo

Dantas, iniciou a campanha rumo à reeleição emprocesso de recuperação pós-cirúrgico. Aldo pas-sou por cirurgia bariátrica, destinada à redução deestômago,e aguarda a liberação para iniciar sua cam-panha. O primeiro mês já se foi. Faltam dois.

BEM ASSESSORADO Se o candidato Bráulio Figueiredo não vencer a

disputa pela Prefeitura de Pau dos Ferros levará aomenos o prêmio de melhor assessoria. A estruturacontratada tem dado um show de profissionalis-mo.

PECADOA campanha de Fabrício Torquato tem pecado

neste aspecto. Pouco se sabe sobre as movimen-tações organizadas pelos governistas,salvo exceçõespelas redes sociais. Ser oposição sempre é mais fá-cil do que ser governista. Com assessoria falha, estecenário se agrava ainda mais. A campanha deFabrício parece desarticulada. Uma pena.

REAÇÃOAproveitando o vácuo de uma boa assessoria, a

ala de oposição realizará neste domingo a 'passea-ta do imposto' numa alusão a conduta adotada pe-lo prefeito Leonardo Rego no decorrer dos últi-mos anos. Com um governo bem avaliado, Leonar-do tem contribuído pouco para anular as investi-das dos opositores.

SEMINÁRIOA ministra de relações institucionais, Ideli Sal-

vatti, confirmou participação, como palestrante,no Seminário sobre Licitações, Contratos e Encer-ramento de Mandatos de Prefeitos, promovidopela Associação Brasileira de Municípios (ABM)no próximo dia 31 de julho (terça-feira), na sede aentidade em Brasília.

EM PAUTAVoltado a gestores públicos, o evento discutirá

aspectos da Lei das Licitações 8.666/93, com apresença de integrantes do governo federal,Legislativo, TCU, CGU, Sebrae, Banco do Brasil eCaixa Econômica Federal e terá como resultadoum elenco de sugestões para apresentar ao SenadoFederal, onde tramita projeto de alteração desta lei,já apreciado pela Câmara dos Deputados.

NOVIDADEO procurador do Trabalho Rosivaldo da Cun-

ha Oliveira, que integra o Ministério Público doTrabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), einspetores da Polícia Rodoviária Federal, PauloGuto e Cristiane Machado, realizaram palestras eprestaram esclarecimentos para quatro turmas demotoristas profissionais, a respeito das novidadestrazidas pela Lei do Motorista Profissional (Lei nº12.619/2012).

MOBILIZAÇÃOA ação educativa ocorrida na última quarta-feira,

25, é parte da Operação Jornada Legal realizadaem todo o Brasil com o objetivo de orientar sobrea jornada de trabalho da categoria, estabelecidapela nova lei. No Rio Grande do Norte, a orien-tação foi repassada a 80 trabalhadores,sendo 60 mo-toristas que trabalham no transporte de cargas e depassageiros.

A

Efeito pobreza no RN

CAFÉ ILUSTREA candidata a prefeito de Mossoró, Larissa Rosado, terá uma programação de campanha diferente na

próxima segunda-feira. Larissa tomará café com o ex-presidente da República, Lula, que receberá os prin-cipais candidatos a prefeito do país ligados a base aliada.

AGENDAO evento, que será realizado em São Paulo, será um importante momento para a troca de experiências

entre os presentes que estão com seus projetos em pleno andamento. Na oportunidade, os candidatosterão uma sessões de fotos para a campanha.

AVIÕES BEACH Fim de semana movimentado na cidade de Tibau com a realização do Aviões Beach. A programação,

que tem à frente o empresário Tácio Garcia, deverá levar um bom número de visitantes que acompan-harão o fim do período das férias em grande estilo.

Queremos em nome da família de Suzete Gomes Ramalho eseus familiares agradecer os gestos de solidariedade que con-tinuamos recebendo de muitos, os quais estão nos confortandoe nos dando força espiritual para convivermos com a saudadeque estamos sentindo, e convidar familiares e amigos para asmissas de trigésimo dia em sua memória:

Capela Nossa Senhora Auxiliadora, Natal /RNDia 28 de julho de 2012 (sábado), às 19 horas.

Matriz São João Batista, Assú /RNDia 27 de julho de 2012 (hoje), às 17h30.

C O N V I T E

Leia a nota na íntegra:Em razão de diversas matérias divulgadas pela imprensa e em blogs, as quais mencionam que o

Ministério Público teria representado contra a Juíza de Direito Criminal da Comarca de Ceará-Mirimpelo fato desta ter atendido pedidos da delegada titular da Divisão Especializada em Investigações eCombate ao Crime Organizado (Deicor), de forma célere, para apurar o recente caso de extorsão me-diante sequestro que teve como vítima o jovem Porcino Fernandes da Costa Segundo, vem o Min-istério Público do Rio Grande do Norte prestar os seguintes esclarecimentos.

1.Inicialmente é de se destacar que seria inadmissível qualquer ação do Ministério Público com oobjetivo de questionar a celeridade na prestação jurisdicional, objetivo colimado pela Instituição e portoda a sociedade. Em razão disso, mostra-se desarrazoada qualquer afirmação de que a Promotoria deJustiça de Ceará-Mirim ofereceu representação contra magistrada por esta ter atendido ao pedido deinterceptação telefônica de forma célere.

2.Na realidade, sequer houve oferecimento de representação contra qualquer magistrado no pre-sente caso, mas sim o manejo de um recurso processual, previsto em Lei, denominado Correição Par-cial, com o objetivo de questionar alguns prontos do processo, algo perfeitamente normal e comumdentro do devido processo legal.

3.O Ministério Público jamais foi contra a interceptação telefônica havida, medida, aliás, extrema-mente necessária no tipo de crime sob investigação. Tanto é assim que, ao ser notificada das decisõesconcessivas da medida, da inclusão de novas linhas telefônicas e de algumas prorrogações, a Promo-toria de Justiça que oficia no feito não manejou qualquer recurso.

4.Entretanto, a par da necessidade da medida, é necessário que as interceptações telefônicas sigamo trâmite disciplinado na Lei nº 9.296/96 e na Resolução nº 59/2008 do Conselho Nacional de Justiça,sob pena de que qualquer irregularidade da medida contamine a prova produzida.

5.Nesse sentido, visando cumprir o disposto nas normas supracitadas, o Ministério Público re-quereu ao Juízo que fosse encaminhado pela autoridade policial cópia dos autos do respectivo In-quérito Policial, bem como fosse justificada a inclusão de alguns números na interceptação, pedidoeste que restou indeferido. Além disso, nos sucessivos pedidos de prorrogação da medida não foramjuntados aos autos os áudios das comunicações interceptadas, de modo a possibilitar a análise do pe-dido pelo Juiz e o conhecimento por parte da Promotoria de Justiça responsável pelo acompan-hamento do caso e pelo ajuizamento de eventual ação penal. Ou seja, o Ministério Público, titular daação penal e responsável pelo controle externo da atividade policial, não teve acesso aos autos do In-quérito Policial, da fundamentação de alguns pedidos e dos áudios das interceptações deferidas.

6.Na Correição Parcial acima citada,o Ministério Público apenas objetiva a reforma da decisão suprac-itada, que indeferiu o acesso da Promotora de Justiça aos autos do Inquérito Policial, bem como aosautos da interceptação telefônica, bem como não atendeu pedido no sentido de que a autoridade poli-cial apresentasse justificativa para inclusão de alguns linhas telefônicas na Interceptação. Registre-seque consoante o artigo 14 da Resolução nº 59/2008 do CNJ, "Quando da formulação de eventual pe-dido de prorrogação de prazo pela autoridade competente,deverão ser apresentados os áudios (CD/DVD)com o inteiro teor das comunicações interceptadas, as transcrições das conversas relevantes à apreci-ação do pedido de prorrogação e o relatório circunstanciado das investigações com seu resultado".

7.Por fim, reitera o Ministério Público o seu mais absoluto empenho em buscar a punição dos respon-sáveis pelo hediondo crime, dentro dos marcos legais, ao mesmo tempo em que apresenta solidariedade àvítima e aos seus familiares.

Natal, 26 de julho de 2012.

Page 19: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

CIDADES Sexta-feira, 27 de julho de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Terminal de passageiros já foi iniciado e pelo cronograma a obra está adiantada em 10%

Diretor-presidente da Codern destaca

investimento para ampliação do Porto de Natal

SETOR PORTUÁRIO

Ampliação pode abranger outra margem de rio

NATAL - O diretor-pres-idente da Companhia Docasdo Rio Grande do Norte (Co-dern), Pedro Terceiro de Me-lo, em entrevista a uma emis-sora de rádio de Natal, falousobre os investimentos que es-tão sendo feitos no Porto deNatal e de suas necessidades.

Sobre a importante obra noPorto de Natal que inclui a am-pliação do cais, a construçãode um ancoradouro para ospescadores artesanais do Can-to do Mangue e o TerminalMarítimos de Passageiros,Pe-dro Terceiro disse que os re-cursos já estão assegurados eparte deles já foi autorizada.

"Se possível, queremos us-ar esses recursos ainda esteano. Esperamos que, na pró-xima semana (nesta semana),a gente possa divulgar o edi-tal da licitação e, consequen-temente, dar início às obras.Estamos tendo todos os cui-dados possíveis para que nãoocorra nenhuma interrupçãoe como é uma obra de inte-resse do governo federal, doPAC,a gente espera que no pe-ríodo de 18 meses estejamosconcluindo tanto a expansãodo porto como o terminal depassageiros",disse Pedro Ter-ceiro.

Ele afirmou que as obrasdo Terminal de Passageirosjá foram iniciadas e pelo cro-nograma a obra está adianta-da em 10%. "As obras estãofocadas na Copa do Mundo,até porque é uma visão da pre-sidente Dilma. Esse terminalestá sendo construído tantoaqui como em Fortaleza, Re-cife e Salvador. Sabemos queo turismo marítimo necessitade mais de um ponto de apoioe isso vai melhorar o turismointernacional e nacional",acrescentou.

Questionado quando essaampliação do porto efetiva-mente vai ocorrer trazendo o

Existe um projeto de ampli-

ação do Porto de Natal para a

outra margem do rio Potengi

apresentado pela diretoria an-

terior da Codern, mas a atual

gestão vê com algumas ressal-

vas essa ideia.

"Entendemos que temos

que fortalecer o porto que já ex-

iste.Eu acho que até para se cre-

denciar para um porto maior,

pois fica um discurso meio fal-

ho quando não viabilizamos

nem o pequeno. Como provar

que temos como viabilizar um

grande? Eu acho que a longo

prazo a necessidade vai existir,

com o potencial de minério que

o Estado tem, por exemplo",

enfatizou.

Pedro Terceiro informou

que está marcado para o dia 29

de julho a exportação de um

navio de minério e que o porto

está tendo os devidos cuidados

para não cometer nenhum er-

ro. "Temos que nos credenciar

nesse transporte de minério

para o futuro", afirmou.

Em relação ao Porto-Ilha,

em Areia Branca, o presidente

da Codern disse que foi feita

uma ampliação na capacidade

de armazenamento do porto.

"Praticamente dobramos nos-

sa capacidade de armazena-

mento, diminuímos em 50% o

tempo de embarque e aumen-

tamos a capacidade de receber

navios maiores.Este mês vamos

carregar o primeiro navio com

60 mil toneladas. Sabemos que

a produção de sal teve uma que-

da,nos últimos anos,em virtude

das chuvas e que este ano terá,

para a próxima safra, uma pro-

dução bem maior", informou.

Indagado se com a ampli-

ação do Porto-Ilha fica descar-

tada a construção de um porto

em Macau ou em Porto Mangue

e se há a possibilidade ter uma

linha de transmissão de expor-

tação semanal,ele disse que pe-

lo menos para o transporte de

sal não há necessidade de um

novo porto e existe, sim, a pos-

sibilidade de ter mais linhas de

transmissão.

"Se existe mercado e ele ex-

iste os navios vão aparecer,mas

para isso também é preciso que

se faça uma somatória de es-

forços", concluiu.

TCE ratifica

suspensão

de licitação

na Urbana

EM NATAL

O Tribunal de Contas do

Estado, através da Primei-

ra Câmara de Contas, rati-

ficou a suspensão da Con-

corrência Pública Nacional

nº 17.001/2012 - Urbana,

sob a responsabilidade dos

senhores João Alves de Car-

valho Bastos e Cassius

Cláudio Pereira Barreto,pe-

lo prazo de 30 dias, perío-

do em que o TCE analisa-

rá, em regime de urgência,

a legalidade do procedi-

mento licitatório.

A concorrência tem por

objeto a contratação de em-

presa privada para execução

dos serviços de manuten-

ção, conservação e limpe-

za urbana no município do

Natal,para o período de vi-

gência de trinta meses con-

secutivos, no valor total de

R$ 165.720.163,80.

O processo foi relatado

pelo auditor Cláudio José

Freire Emerenciano e rati-

ficado pela conselheira

Adélia Sales, na sessão des-

sa quinta-feira,26/7,apon-

tando indícios de irregula-

ridades,tais como:ausência

de preenchimento do Ane-

xo XXXVIII do SIAI, cor-

respondente ao Demons-

trativo dos Editais das Li-

citações e termos de Dis-

pensa e Inexigibilidades,

que tem o nítido escopo de

identificar, em tempo há-

bil e na fase pré-licitatória,

o cometimento de even-

tuais irregularidades; cria-

ção no edital de regras não

autorizadas por lei, como

o estabelecimento de um

prazo diverso (e menor, in-

clusive) para a apresentação

da garantia autorizada no

art. 31, inciso III, da Lei nº

8.666/1993; vedação da

participação de consórcio e

exigência da comprovação

de vínculo empregatício en-

tre os licitantes e eventuais

responsáveis técnicos.

Acatando decisão mo-

nocrática previamente de-

finida, o relator do proces-

so lembrou da exiguidade

do tempo que o TCE foi so-

licitado para analisar a le-

galidade da matéria, assim

como o elevado valor do or-

çamento previsto,"quantia

esta que, por si só, já justi-

fica a prudência desta Cor-

te na correta análise da in-

tegralidade da matéria, de

forma a evitar graves pre-

juízos ao município de Na-

tal,diante do fortes indícios

de irregularidade no Edital,

nessa fase do exame do cer-

tame", enfatizou.

Foi acatada ainda a de-

terminação para autuação

do presente processo como

Informação Seletiva e Prio-

ritária e pela aplicação de

multa,em razão da omissão

no preenchimento do Ane-

xo do SIAI.

O presidente da Primei-

ra Câmara de Contas, con-

selheiro Carlos Thompson,

elogiou a decisão do TCE,

lembrando que o custo do

contrato é muito elevado e

o prazo é curto. "O corpo

instrutivo deve avaliar, do

ponto de vista técnico, até

que ponto é de interesse pú-

blico", enfatizou, questio-

nando se outros modelos

não poderiam ser definidos,

como, por exemplo, a con-

cessão do serviço por um

prazo de vinte anos, o que

resultaria em menos cus-

tos ao erário.

Terceiro Melo detalha projeto de melhorias na unidade natalense

desenvolvimento para o RNe a atração de novos investi-mentos, já que muitos políti-cos e industriais dizem que nãoconsideram que o Porto deNatal possa atrair investimen-tos comparados,por exemplo,com Pernambuco,o presiden-te da Codern explicou que es-sa ampliação já está ocorren-do efetivamente.

"Nós estamos dando umacréscimo no cais de 30% a40%,concluímos a questão dadragagem,que é muito impor-tante para o porto, e com aconstrução do terminal mos-tramos que já está sendo feitaa melhora da infraestrutura.

Logicamente isso é um esfor-ço não só do porto, mas quetambém depende da classeprodutora para que possamosincrementar mais serviços aoporto. Temos um potencialque ainda não estamos usan-do como deveríamos. Apenas25% das exportações e impor-tações do RN passam peloPorto de Natal, ou seja, 75%desses produtos estão sendotransportados via Porto doCeará e de Pernambuco", re-forçou.

Outro ponto que necessitade um esforço da classe pro-dutora e também da classe po-lítica junto com a Codern é a

navegação de cabotagem. "Jáhá um comprometimentomuito grande com as linhasexistentes, a navegação de ca-botagem é uma dificuldadeque está além dos nossos es-forços. Precisaríamos de maisunião,mais briga e de trabalharno sentido de diminuir os cus-tos do nosso porto, o que agente já vem fazendo,para queincentive e aumente o volume.Tem também a questão da LeiKandir que no Ceará dá maisincentivo. São vários fatoresque dependem da Codern,mas também de um esforçopolítico e da classe produto-ra", disse.

Page 20: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

CIDADES4 - Sexta-feira, 27 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

PARABÉNS PRA VOCÊNesta data querida: hoje, 27/7, Lúcio Flá-

vio Júnior, Elionaldo Benevides, Paulo Rob-

son, Willi Kesly, Irlene Pereira; amanhã, 28/7,

Maria Beatriz de Oliveira, José Maria Costa de

Morais, Diniz Filho, Kaline Duarte, Anne Fá-

bia Gurgel Dantas; domingo, 29/7, Ana Pau-

la Carlos, Célida Aragão, Ademos Ferreira Jú-

nior. Segunda-feira, 30/7, Daniele Mota, Gle-

des Gurgel, Elizabete Fernandes, Milena Mar-

ques,Alekson Arruda.Muitas felicidades,mui-

tos anos de vida!

AMOR, ETERNO AMORPróximo domingo, às 8h, no Sagrado Co-

ração de Jesus aqui de nossa cidade, o casal

João Joassi de Menezes e Maria Eliecina de

Menezes renova os votos matrimoniais em ce-

rimônia presidida pelo padre Augusto Lívio,em

que comemoram as bodas de rubi, comple-

tando assim 40 anos de uma vida a dois que l-

hes rendeu quatro filhos e dois netos. Eles me-

recem!

MEDALHA DE BRONZEPara orgulho dos estudantes, pais e mes-

tres, a Escola Estadual Professora Maria Sílvia

ficou em 3º lugar no quadro geral dos Jerns

etapa Apodi, apenas seis pontos atrás da pri-

meiríssima colocada. Desde já parabenizamos

os atletas pelas conquistas merecidas em cada

modalidade e,claro,ao treinador de toda a equi-

pe.

CONSCIENTIZAÇÃOMais uma vez o projeto Eco Cidadão entra

em campo na terrinha e realiza programação

nos dias 1º e 2 de agosto com o intuito de reu-

nir representantes de escolas para decidir o

que será feito para conscientizar os cidadãos

de cada bairro de nossa cidade. Participe você

também desta luta!

@ Os alunos da Escola Josué de

Oliveira já caíram em campo e estão

arrecadando alimentos não-perecí-

veis para tarefa competitiva da ginca-

na e, em seguida, doarão à popula-

ção. Muito bom!

@ As empresárias Taciana e Thábata

Mendes inauguraram, na última terça-

feira,uma franquia da loja O Boticário na

cidade de Governador Dix-sept Rosa-

do. Um luxo!

@ O romantismo toma conta da ci-

dade de Campo Grande, e Bonde do

Brasil chega para animar a noite do

dia 28 no Arco Verde Casa Show!

@ Em uma única noite no VillaOes-

te, em Mossoró: Furacão do Forró, For-

ró Pegado e Toca do Vale, no dia 11 de

agosto. Forró demais da conta!

@ Atenção, diretores! Cuidado

com representantes falsos do Siste-

ma de Inclusão Digital que estão so-

licitando assinatura de vocês com do-

cumentos falsos que serão usados pa-

ra outros fins.O MEC só trabalha com

as empresas: Positivo e Daruma. Fi-

que esperto e denuncie!

@ Gente,até amanhã estão sendo rea-

lizados, nos postos de saúde do municí-

pio,teste de glicemia e verificação da pres-

são arterial para diagnosticar diabetes e

hipertensão. Procure o seu PSF!

Aniversariante do dia, Elionaldo Benevides posa com aamada Isabela Fernandes. A coluna brinda a data.

Tim-tim!

A poderosa enfermeira Elisabete Fernandes celebra a vida na próxima segunda-feira e hoje

antecipamos os vivas. Ela merece!

Fábia Soares com o amado José Maria Costa de Morais, aniversariante de amanhã,

a quem desejamos tudo de bom!

O alinhado Diniz Filho celebra o dom da vida amanhã, e nós desejamos

felicidades mil!

ESTILO QUEM ACONTECE

RodriguesApolionCARAÚBAS ACONTECE

"O amor nunca morrerá,e a saudade será eterna".

MARIA DASGRAÇAS DE SOUZA

No Seminário de Sant aTerezinha, às 19h -

sábado, 28 de julho de 2012

CONVITE MISSA 7º DIA

Page 21: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

Secretário estadual de Saúde participa de reuniãoda Comissão Intergestores Tripartite em Brasília CIT tem finalidade de analisar, propor medidas e acompanhar, projetos, programas e ferramentas do segmento

EM BRASÍLIA

JOÃO CÂMARA - Os gru-

pos políticos que se envolvem

no pleito eleitoral de 7 de outu-

bro no município de Jardim de

Angicos,sob a área de jurisdição

da 10ª Zona Eleitoral (ZE) com

sede em João Câmara, foram

chamados a celebrar um Ter-

mo de Compromisso de Ajus-

tamento de Conduta proposto

pela representação do Ministé-

rio Público Eleitoral local.

O documento - protocola-

do sob nº 001/2012 - foi vei-

culado através do exemplar de

quarta-feira,25,do Diário Ofi-

cial do Estado (DOE).

O pacto foi firmado no dia

23 deste mês na sala de audiên-

cias das Promotorias de Justiça da

comarca de João Câmara,sob tes-

temunho da chefe do Cartório

Eleitoral, Kátia Regina Fonseca

de Vasconcelos Albuquerque;do

promotor de justiça, bacharel

Paulo Batista Lopes Neto;do re-

presentante da coligação "U-

nião Vitoriosa", Fernando Luiz

Bandeira Lima; e, do signatário

da coligação "Por Amor a Jar-

dim", José Ilton Felipe.Uma das

razões para tal providência foi o

pequeno efetivo policial disponí-

vel na 10ª ZE.

As coligações partidárias se

comprometeram oficialmente

a realizar eventos relativos à

campanha eleitoral em dias al-

ternados, sendo os dias pares

destinados à coalizão "Por

Amor a Jardim" e os ímpares à

composição "União Vitoriosa",

sendo admissível eventual per-

muta desde que existindo pré-

vio entendimento entre as par-

tes e comunicado oficialmente

com antecedência de 72 horas

à Justiça Eleitoral, Ministério

Público Eleitoral,Delegacia Re-

gional de Polícia Civil e ao Ba-

talhão de Polícia Militar insta-

lados em João Câmara.

As coligações da cidade de

João Câmara combinaram for-

malmente que utilizarão carros

de som somente no horário de

8h às 22h, exceto nos dias de

comício, quando o uso de tais

equipamentos poderá se esten-

der até as 24h, sendo condi-

cionada a circulação dos veícu-

los a prévio registro na Justiça

Eleitoral até o dia 3 de agosto.

Alterações ocorrerão salvo

as exceções ocorridas nas gran-

des manifestações cujas datas

também serão informadas por

cada grupo até a referida data

à Justiça Eleitoral, Ministério

Público Eleitoral, Delegacia

Regional de Polícia Civil e ao

Batalhão de Polícia Militar ins-

talados em João Câmara.

CRITÉRIOSO Termo define também

que os limites de horário pa-

ra propaganda sonora tam-

bém são aplicáveis à utiliza-

ção de fogos de artifício, por

ambas as coligações, exce-

tuando-se as datas comemo-

rativas.

A presença excepcional de

apoio de grupo político de ou-

tras cidades, que gere a pre-

sença de veículos diversos da-

queles cadastrados, deve ser

imediatamente comunicada à

Justiça Eleitoral com a especi-

ficação dos veículos que farão

uso do equipamento de emis-

são sonora, com antecedência

mínima de 48 horas.

As coligações se compro-

metem a não utilizar animais

nos atos de campanha eleito-

ral. A pena por desobediência

será de R$ 2 mil por ato vio-

lador.

O secretário de Estado da

Saúde Pública,Isaú Gerino Vi-

lela, participou ontem, na se-

de da Organização Pan-Amer-

icana de Saúde (OPAS/OMS),

em Brasília,da Reunião da Co-

missão Intergestores Triparti-

te (CIT).

A CIT tem finalidade de

analisar, propor medidas e

acompanhar os assuntos,

projetos, programas e ferra-

mentas de operacionaliza-

ção das políticas a serem de-

liberadas e pactuadas em Ple-

nário.

Esta se reúne mensalmen-

te para tomada de decisões por

consenso, sendo formado pa-

ritariamente por 21 membros:

sete do Ministério da Saúde,

quais sejam os titulares das Se-

CIDADES Sexta-feira, 27 de julho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Isaú Gerino Vilela participou de evento ontem em Brasília

Termo de Compromisso abrangecoligações que disputam pleitosucessório em Jardim de Angicos

AJUSTE

Uso de carros de som será mantido das 8h às 22h

cretarias,sete do Conselho Na-

cional de Secretários de Saúde

(Conass) e outros sete do Con-

selho Nacional de Secretarias

Municipais de Saúde (Cona-

sems).

O Conselho Nacional de

Secretários de Saúde (Co-

nass) tem como missão pro-

mover a articulação e a repre-

sentação política da gestão es-

tadual do SUS, proporcio-

nando apoio técnico às Secre-

tarias Estaduais de Saúde, co-

letiva e individualmente, de

acordo com as suas necessi-

dades, por meio da dissemi-

nação de informações, pro-

dução e difusão de conheci-

mento, inovação e incentivo

à troca de experiências e de

boas práticas.

Dentre os temas de pactua-

ção que serão debatidos estão

as diretrizes e Proposições

Metodológicas para a elabo-

ração da Programação Geral

de Ações e Serviços de Saú-

de; a portaria interministerial

que redefine o Projeto Olhar

Brasil; a portaria que estabe-

lece o repasse de recursos fi-

nanceiros do Piso Variável da

Vigilância e Promoção da Saú-

de aos estados, ao Distrito Fe-

deral, às Capitais dos estados

e aos Municípios com mais

de um milhão de habitantes,

para o Projeto Vida no Trân-

sito e o fortalecimento das

ações de promoção da saúde

da Política Nacional de Pro-

moção da Saúde, com ênfase

nas ações do Programa Aca-

demia da Saúde e na integra-

ção das ações de Vigilância,

Promoção e Prevenção de

Doenças e Agravos Não

Transmissíveis com a Estraté-

gia Saúde da Família.

Page 22: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

CIDADES6 – Sexta-feira, 27 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Eleito diretor pleno do DCE-CAP, SamuelBatista foi diplomado pelo diretor de

Comunicação do DCE Central, Silvano Tavares

A aniversariante VIP da semana é a célebre educadora e socialite Wanda Godeiro. Muito sucesso!

O jovem enfermeiro Ítalo Suassuna recebeu vivas de felicidade esta semana. Na foto ao

lado do pai, Alexandrino Suassuna. Felicidades!

Quem celebra mais um ano de sucesso é o querido Atimar Godeiro,que ao lado de sua família recebeu amigos para almoço festivo

Hudson [email protected]

HolandaPATU EM NOTÍCIAS

ACONTECENDO

BUSCANDO ALTERNATIVASEsta semana, vários órgãos de apoio aos

campesinos realizaram o I Seminário de Con-

vivência com o Semiárido Patuense,em que foram

possibilitadas a reflexão e discussão acerca de

ações, fortalecimento e melhoria da qualidade

de vida dos nossos camponeses.

ENCONTRO DE ESTRELASCelebrar o encontro é sempre maravilhoso.

No último sábado tivemos o prazer de desfrutar

da companhia das estrelas que fazem este veícu-

lo,colunistas,editores e diagramadores.Um mo-

mento de informação,descontração e celebração,

afinal completaremos 140 anos de existência e

compromisso com o leitor.

Desde o início da semana a Secretaria de

Assistência Social promove o programa Coz-

inha Brasil, em que mais de 100 pessoas foram

contempladas com as oficinas.

A equipe esportiva da Escola Estadual

Dr. Edino Jales foi a grande campeã dos

jogos de abertura dos Jerns em Umarizal.

Na manhã dessa segunda-feira (23) foi lança-

da a pedra fundamental de construção de um

novo Fórum Eleitoral em Patu.

Parabéns aos mais de 4.000 patuenses

que foram às urnas para eleger a nova e-

quipe de conselheiros tutelares.

Falando em eleição,o querido Samuel Batista

(Caraúbas) foi eleito diretor pleno do DCE no

CAP-Uern.

No dia 4 de agosto,a Godeiro Produções

e Eventos traz Pegada de Luxo para a boate

Pântano, em Patu.

Quem está com muitas novidades é a fash-

ion store Lord Boutique com lindos sapatos

Carmen Steffens para as fashionistas de plan-

tão.

Page 23: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

Presidente da Câmara se

recupera de cirurgia para

redução do estômagoVereador passou por procedimento na capital do Estado

AREIA BRANCA - Apósmais de 10 dias em Natal, serecuperando de uma recentecirurgia bariátrica (para redu-ção do estômago) retomou nodia 25, à noite, a Areia Branca,o presidente da Câmara Mu-nicipal, vereador Aldo Dantas(PMDB).

Ele foi recebido festivamen-te por um grupo composto porfamiliares,amigos e correligio-nários que o aguardava no tre-cho da BR-110 que dá acessoàs localidades de Pedrinhas eArraial.

A cirurgia foi realizada noinício da semana passada, noHospital da Unimed, em Na-tal. De acordo com familiarese pessoas que acompanharampasso a passo todo o proces-so, o procedimento cirúrgicofoi um sucesso, dentro da nor-malidade e Aldo Dantas se re-cupera bem.

Assessores de Aldo Dan-tas disseram que a retomadadas atividades por parte doedil será de maneira gradati-va, haja vista ter sido acon-selhado pelos médicos a terrepouso absoluto nesses diasem que se recupera da cirur-

CIDADES Sexta-feira, 27 de julho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Aldo Dantas se recupera de cirurgia

AREIA BRANCA

Em contato com a re-portagem, um parente próxi-mo de Aldo Dantas adiantouque ele está tendo "uma exce-lente recuperação" e que sóprecisará de mais alguns diaspara voltar à ativa.A fonte disseainda que o vereador fará umagradecimento público a todosos amigos e familiares pelasmanifestações de carinho eapreço nas fases pré e o pós-operatório.

Ultimamente tem aumen-

tado o número de pessoas quebuscam a cirurgia de reduçãode estômago, ou cirurgia bar-iátrica. São pessoas que atin-giram um excesso de peso tãosevero, que os quilos a maisdeixam de ser problema es-tético e se tornam um graverisco para a saúde.

Mas fazer uma cirurgiadesse tipo não é tão fácil co-mo se imagina, é preciso ultra-passar várias etapas antes de en-carar o centro cirúrgico.

Especialistas em cirurgiabariátrica e metabólica orien-tam que o procedimento só éindicado para pessoas que ap-resentam um Índice de MassaCorpórea (IMC) superior a 40,sendo necessário ainda que aobesidade já esteja estabilizadahá pelo menos dois anos e nãose mostre controlável atravésde dietas e exercícios físicos.

Nessas circunstâncias oprocedimento é aconselhávelem virtude do risco de

doenças cardíacas, diabetes,dentre outras.

Os médicos dizem aindaque o pós-operatório de umacirurgia de redução de estô-mago é bastante delicado, jáque o paciente terá que apren-der a se relacionar de umamaneira totalmente nova coma sua alimentação, pois precisarestringir a quantidade de ali-mentos e aprender a conviverpelo resto da vida com uma no-va dieta.

Processo pós-operatório ocorre de forma tranquila

ALUGA-SEAluga-se um apartamento no con-

domínio West Garden, localizado naavenida Francisco Mota,99,apto.402-A, Mossoró-RN, 59.625-300.

Apartamento com 2 quartos, umavaga de garagem coberta e guarita comsegurança 24h.

CONTATO

Ocísio Alves - 9972-0315

CEDIDA

gia a qual se submeteu na se-mana passada.

Segundo ainda sua assesso-ria,"todos torcem para que a re-

cuperação de Aldo Dantas sejarápida e daqui alguns dias ele es-teja com mais saúde, mais ma-gro e com mais disposição para

enfrentar a disputa eleitoral des-te ano,concorrendo à reeleição",reforçou um porta-voz do diri-gente do Legislativo municipal.

Page 24: Mossoró - RN, 27 de julho de 2012 - Nº 16.102 SEXTA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_270712.pdfCapa (Cotidiano) Barreira Página 3 ... quer fan

CIDADES8 - Sexta-feira, 27 de julho de 2012 www.omossoroense.com.br

Movimento escoteiro promoverá 1º EncontroRegional de Jovens do RN durante três diasProgramação tem por finalidade estimular a participação de novos integrantes nas atividades de escotismo

ASSÚ - Tendo como tema

central os "Grandes Líderes da

História", acontecerá durante

três dias - 27, 28 e 29 de julho

-, na cidade do Assú, o 1º En-

contro Regional de Jovens do

Rio Grande do Norte,uma rea-

lização do 28º Grupo de Es-

coteiros Nossa Senhora das Vi-

tórias com o apoio do Distri-

to Escoteiro do Vale do Açu.

O evento deverá contar com a

participação de comitivas de

toda a região e de outras par-

tes do Estado.

De acordo com informação

prestada por Sávio Rogério da

Silva Soares,diretor-presidente

do Distrito Escoteiro, a pro-

gramação tem por finalidade

estimular a participação do jo-

vem, no seu grupo escoteiro,

na sua região e na sua comuni-

dade. Ela frisou que a temáti-

ca procurará enaltecer o exem-

plo de grandes vultos históri-

cos do país e do mundo como

um todo. "Serão três dias mar-

cados por uma intensa agenda

de atividades", anunciou.

Poderão participar do 1º

Encontro Regional de Jovens

do RN o membro da União dos

Escoteiros do Brasil (UEB)

que esteja em dia com seu re-

gistro anual correspondente ao

exercício de 2012 e possuir ida-

de entre 18 e 26 anos.Cada par-

ticipante terá direito a um kit

composto pelo distintivo e o

lenço do evento e ainda todo

o material para a realização das

tarefas que se desenvolverão

durante todo o período.A cer-

tificação será feita pela inter-

net.

ORGANIZAÇÃOEntidade que divide com o

Distrito Escoteiro do Vale do

Assú receberá escoteiros de várias regiões do Estado

INTERAÇÃO

DECISÃO

A desembargadora Sulami-

ta Bezerra Pacheco (juíza con-

vocada), relatora do Agravo de

Instrumento 2012.010134-7,

interposto pelo estado do Rio

Grande do Norte, conferiu

efeito suspensivo à decisão do

juiz a quo que havia entendi-

do, em sede de tutela anteci-

pada, pela natureza meramen-

te opinativa do TCE.

Nas suas justificativas, res-

saltou que,malgrado a existên-

cia de julgados do STF e do

TSE a amparar o decisum com-

batido,a análise acurada da ma-

téria permite conferir interpre-

tação mais adequada ao senti-

do finalístico e social dos art.

71, I e II, da CF.

E traçando um paralelismo

entre os aludidos incisos,se po-

sicionou pela distinção existen-

te entre as contas anuais e as re-

lativas a atos de gestão.

Para ela, as contas anuais

podem ser julgadas pelas Câ-

maras, com análise prévia do

Tribunal de Contas que sobre

elas emite, apenas, um pare-

cer.

Já as contas de gestão devem

ser julgadas pela Corte de Con-

tas, que conclui pela legalida-

de ou ilegalidade dos atos pra-

ticados pelo prefeito, na quali-

dade de ordenador de despe-

sas. Definição que se baseia no

artigo 71 da própria Consti-

tuição Federal.

O caso em demanda refere-

se à condenação imposta ao

prefeito de São Miguel pelo

TCE,que verificou supostas ir-

regularidades na prestação de

Contas do chefe do Executi-

vo, enquanto ordenador de

despesas.A sentença de primei-

ro grau havia definido que a Câ-

mara Municipal é que teria le-

gitimidade para definir isso.

No entanto,a magistrada re-

formou a sentença inicial, aca-

tou o pedido do Estado, e des-

tacou que cabe mesmo aos Tri-

bunais de Contas definir se

houve ou não irregularidades,

quando a discussão se reportar

às contas de gestão, ou seja,

aquelas que ligadas aos gesto-

res públicos,enquanto ordena-

dores de despesas.

"Pensar de maneira contrá-

ria conduz ao desvirtuamen-

to, senão dizer esvaziamento,

da competência institucional

da Corte de Contas, permitin-

do julgamentos políticos ao in-

vés de juízos eminentemente

técnicos e,consequentemente,

por vezes, sobrepujando inte-

resses outros que não o públi-

co,em verdadeiro malferimen-

to ao bem maior da coletivi-

dade",define a relatora do pro-

cesso no TJRN, desembarga-

dora Sulamita Pacheco (juíza

convocada).

Competência para fiscalizar contas de gestão é do TCE

Edital define data e locais deprovas do 8º Concursode Credenciamento de Estagiáriosem Direito do MPE/RN

CRONOGRAMA

NATAL/INTERIOR- Veiculado por intermédio

do exemplar dessa quinta-

feira, dia 26, do Diário Ofi-

cial do Estado (DOE),

oriundo da Procuradoria-

Geral de Justiça do Rio

Grande do Norte, o Edital

de Convocação nº

021/2012, de 25 de julho,

fixou o dia e locais de apli-

cação de avaliações para o 8º

Concurso de Credencia-

mento de Estagiários do

Curso de Direito para o Mi-

nistério Público Estadual do

Rio Grande do Norte

(MPE/RN).

A Procuradoria-Geral de

Justiça informa que os can-

didatos deverão portar o ori-

ginal de documento de iden-

tificação expedido por órgão

oficial quando de sua apre-

sentação nos locais de pro-

va. O edital é assinado pela

procuradora-geral de Justi-

ça adjunta,Maria Auxiliado-

ra de Souza Alcântara. As

provas do processo de sele-

ção pública ocorrerão dia 5

de agosto, um domingo, no

horário das 9h às 12h. Os

portões dos locais de prova

se abrirão às 8h e serão fe-

chados às 8h50.

O certame tem por fim a

formação de cadastro de re-

serva da instituição minis-

terial potiguar. Na área po-

lo com sede em Natal fo-

ram inscritos 562 candida-

tos e as provas acontecerão

no Instituto de Educação

Superior Presidente Ken-

nedy. A área-polo sediada

em Nova Cruz tem oito ins-

critos e o teste será aplica-

do no campus da Universi-

dade do Estado do Rio

Grande do Norte (Uern) lo-

cal. Para a área-polo insta-

lada em Mossoró são 115

candidatos com as provas

ocorrendo no Colégio Sa-

grado Coração de Maria.

FINALIZANDO Na esfera da área-polo

localizada no município do

Assú quatro candidatos fa-

rão a prova na sede da Pro-

motoria de Justiça da cida-

de. Finalmente, no âmbito

da área-polo com sede na

cidade de Caicó foram ins-

critos 23 candidatos para o

para o 8º Concurso de Cre-

denciamento de Estagiários

do Curso de Direito do

MPE/ RN, sendo que o lo-

cal de realização do exame

será o auditório do campus

da Universidade Federal do

Rio Grande do Norte

(UFRN), em Caicó.

CEDIDA

Açu a responsabilidade de pro-

mover o evento, o 28º Grupo

de Escoteiros Nossa Senhora

das Vitórias foi fundado ofi-

cialmente no dia 28 de dezem-

bro de 2004 e é uma das três or-

ganizações do gênero existen-

tes na cidade do Assú. O mu-

nicípio ainda conta com o 13º

Grupo de Escoteiros Maxwell

de Barros Machado e o 55º

Grupo de Escoteiros José Na-

zareno Fernandes - este o pio-

neiro da cidade e um dos mais

antigos de todo o Estado.