mulher presa furtando comÉrcio em tibau foi...

24
O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 24 de novembro de 2011 - Nº 15.903 QUINTA-FEIRA R$ 1,50 MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA CONDIÇÕES DE SALUBRIDADE NO PRESÍDIO DE ALCAÇUZ Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também avaliará regulamentação do trabalho realizado pelos apenados. LARISSA ROSADO ELEITA PARLAMENTAR DO ANO Reconhecimento Com 64,5% dos votos, deputada recebe o título pela segunda vez. PF PRENDE CASAL COM 10 QUILOS DE CRACK NA DIVISA COM A PB Página 8 (Cotidiano) MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI COLOCADA NA MALA DO VEÍCULO E CONSEGUIU FUGIR NO ESTACIONAMENTO DA DEFUR. GRÁVIDA ESCAPA DE MALA DE VIATURA TRANCADA COM ARAME Página 8 (Cotidiano) Equipe mossoroense vence edição 2011 do Desafio Sebrae Página 2 (Cotidiano) Página 5 (Regional) Mossoró poderá perder para Caicó Zona Franca do Semi-Árido Nordestino Ministério da Agricultura promove evento inédito na cidade Viabilização do projeto esbarra na falta de interesse do Poder Executivo municipal. Capa (Cotidiano) Vereadores articularam o “Fica Fafá” no gabinete de Gustavo Rosado Claudionor dos Santos diz que decisão da bancada foi tomada na sala do irmão da prefeita. Canteiro do cruzamento entre a Augusto Severo e a Juvenal Lamartine será bloqueado. Página 3 Moradores da cidade de Luís Gomes estão sem água há 90 dias Colapso no sistema de fornecimento ocasionou vários transtornos à população. Página 2 (Regional) Página 5 (Cotidiano) Só RN não eleva despesas com segurança pública no Nordeste Capa (Regional) HABNER WEINER Getran fará modificações no trânsito Página 3

Upload: others

Post on 26-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 24 de novembro de 2011 - Nº 15.903 QUINTA-FEIRA R$ 1,50

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA CONDIÇÕES

DE SALUBRIDADE NO PRESÍDIO DE ALCAÇUZ

Inquérito

Página 8 (Cotidiano)

Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também avaliará regulamentação do trabalho realizado pelos apenados.

LARISSA ROSADO ELEITA

PARLAMENTAR DO ANO

Reconhecimento

Com 64,5% dos votos, deputadarecebe o título pela segunda vez.

PF PRENDE CASAL COM 10 QUILOS DE CRACK NA DIVISA COM A PBPágina 8 (Cotidiano)

MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI COLOCADA NA MALA DO VEÍCULO E CONSEGUIU FUGIR NO ESTACIONAMENTO DA DEFUR.

GRÁVIDA ESCAPA DE MALA DEVIATURA TRANCADA COM ARAME

Página 8 (Cotidiano)

Equipe mossoroense

vence edição 2011

do Desafio Sebrae

Página 2 (Cotidiano)Página 5 (Regional)

Mossoró poderá perder

para Caicó Zona Franca

do Semi-Árido Nordestino

Ministério da

Agricultura

promove evento

inédito na cidade

Viabilização do projeto esbarrana falta de interesse do

Poder Executivo municipal.

Capa (Cotidiano)

Vereadores articularam o

“Fica Fafá” no gabinete

de Gustavo Rosado

Claudionor dos Santos diz quedecisão da bancada foi tomadana sala do irmão da prefeita.

Canteiro do cruzamento entre a Augusto Severo e a Juvenal Lamartine será bloqueado.

Página 3

Moradores da cidade

de Luís Gomes estão

sem água há 90 dias

Colapso no sistema defornecimento ocasionou vários

transtornos à população.

Página 2 (Regional)

Página 5 (Cotidiano)

Só RN não eleva

despesas com

segurança pública

no Nordeste

Capa (Regional)

HABNER WEINER

Getran fará modificações no trânsito

Página 3

Page 2: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Emery Costa

oi deflagrado o processo de eliminaçãode nomes descartáveis no andamentodesses momentos que antecedem a

sucessão municipal do ano que vem. Isso, bementendido, nas hostes do DEM. Com o anún-cio feito pela prefeita Fafá Rosado ontem, viarádio, de que cumprirá integralmente o seumandato até 31 de dezembro de 2012 (este foio episódio seguinte depois do chamado "FicaFafá) e assim Ruth Ciarlini não poderá assumira titularidade da Prefeitura de Mossoró e ser a

candidata à reeleição,e com a entrevista de Chicoda Prefeitura dizendo que Carlos Augusto real-mente lhe disse que ele vai assumir uma cadeirade deputado estadual (hoje Chico é suplente),não há mais o que discutir. Por eliminação res-ta nas hostes do DEM apenas o nome de Cláu-dia Regina. Que, segundo se propala, não con-ta com a simpatia nem de Carlos Augusto Rosa-do e muito menos de Rosalba Ciarlini. Este é ocenário de hoje no aprisco dos democratas. A-manhã poderá não ser o mesmo.

[email protected]

DIAMONDHoje vamos dar às boas-vindas à empresa

Diamond Eventos, que se lançará no mercadomossoroense.Um coquetel será oferecido a pu-blicitários, colunistas e empresários às 19h, noKiko's Eventos, e animação da Harmony Or-chestra.

DIRIGENTESA empresa Diamond Eventos é lavra das jo-

vens Aracele Cardoso e Joseane Bezerra,que pro-metem muitas novidades para o mercado,pois pa-ra isso já contam com um excelente time de pro-fissionais, entre eles João Filho.

LARISSAO reconhecimento à ação parlamentar da de-

putada estadual conterrânea Larissa Rosado se-gue em frente. Ontem ela foi consagrada na As-sembleia Legislativa com a escolha pelos jorna-listas que compõem o Comitê de Imprensa co-mo a parlamentar do ano.

CIDADÃE ainda ontem, iniciativa do vereador Oto-

niel Maia, a deputada estadual Larissa Rosadofoi até Felipe Guerra, onde recebeu o título decidadã honorária felipense, numa sessão bas-tante movimentada.

PROJEÇÃOIsabel Montenegro faz uma projeção oti-

mista para o partido que dirige (o PMDB) quan-to ao seu desempenho nas eleições do ano quevem. Segundo Isabel, este partido poderá ele-ger seis vereadores. E entre esses eleitos ela es-tá incluída.

REPRESENTATIVIDADEO fato é que o nosso parlamento municipal

vai ter uma representatividade maior em 2012 eisso significará que estarão contempladas todasas tendências. Sejam elas a quais partidos perten-çam.

REFORÇONinguém perde por esperar o resultado das

ações ravengarianas de Carlos Augusto Ro-sado para o seu DEM nas eleições munici-pais de Mossoró em 2012. Não foi sem ra-zão que ele tratou de reforçar a sua bancadado DEM na Câmara Municipal, ampliando-a para cinco integrantes.

INOCÊNCIASó mesmo o mais inocente dos cidadãos ou

um desconhecedor completo da realidade polí-tica mossoroense para acreditar que Carlos Au-gusto de Souza Rosado não vai influir no apon-tamento do nome do candidato (ou candidata) aprefeito (a) em 2012 em Mossoró.

ORTODONTICA inauguração da unidade da Ortodontic

Center em Mossoró, sob a direção do dr. Jad-son Melo, está marcada para 7 de dezembro.Ela vai se localizar na avenida Rio Branco,2360,defronte à Praça de Eventos.Aguardemoutros detalhes.

FICAO movimento "Fica Fafá" repercutiu em Na-

tal,onde o deputado federal Betinho Rosado tam-bém anunciou que vai ficar na Secretaria de Agri-cultura. Pelo menos ficará até depois das elei-ções do ano que vem. Rogério Marinho respiroualiviado.

REPOSITORESEu, frequentador contumaz dos supermer-

cados de Mossoró, indago: onde andam osrepositores de mercadorias? Não é difícil dever muitas mercadorias faltando nas gôndo-las. Culpa dos repositores que não cumpremo seu papel.

RENAULTEstava na internet ontem está informação: a

fábrica de automóveis da marca Renault anunciouna França que vai produzir um veículo que cus-tará apenas 6 mil reais. Eu mesmo vou adquiriruns quatro.Já pensaram com as nossas ruas cheiasde carro como estão?

GASTRONOMIAUma das atrações fincadas na área da festa de

Santa Luzia deste ano será o festival de gastrono-mia ,que vai ficar localizado na avenida Dix-septRosado.

NOVENINHAE um detalhe que o padre Flávio Augus-

to faz questão de ressaltar: as assim chama-das noveninhas de Santa Luzia serão reza-das a cada dia em um bairro diferente e sem-pre às 9h, com a presença da imagem da nos-sa padroeira.

CARLOSUm carlista juramentado (alusão a Carlos Augusto Rosado) me disse ontem que nessa questão de

renúncia ou não da prefeita Fafá Rosado quem vai dar a última palavra não é ela, a prefeita. Mas, sim,Carlos Augusto de Souza Rosado. Aguardemos.

DESDIZERPela análise desse carlista (especialista em assuntos que dizem respeito a Carlos Augusto Rosado), a

prefeita Fafá Rosado, até o dia 30 de junho de 2012, poderá rever essa posição (hoje dura) de não re-nunciar. E anunciar, pelos motivos mais diversos (que, segundo ele, serão fatalmente encontrados porela mesma ou por outros) para deixar o cargo e Ruth Ciarlini assumir e assim ser a candidata à reeleição.

SANDRAConsiderando que a deputada federal Sandra Rosado fez um gol de mestre ao destinar o total de sua

emenda de 40 milhões de reais para a despoluição do rio Mossoró, a parlamentar comparecerá aman-hã no "Observador Político" (das 12h às 13h, pela TV Mossoró e Rádio FM-93), a fim de detalhar es-sas e outras propostas de sua autoria.

F

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Adriana MoraisEditora-geral - Interina

Escolha por eliminação

OPINIÃO2 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

emos discutido intensamente a distribuiçãodos royalties provenientes da exploraçãode petróleo, mas pouco se fala sobre umdos setores da economia que mais crescem

no mundo e no Brasil: a indústria mineral.A mineração está no seio da construção do nos-

so país. O ouro do Brasil ajudou a financiar umcapítulo importante da história da humanidade:a Revolução Industrial. Roberto Simonsen, em"História Econômica do Brasil", afirma que a pro-dução de ouro no país entre 1700 e 1770 chegoua ser praticamente igual ao que o resto das Améri-cas produziu entre 1493 e 1850.

Há um novo ciclo de mineração no país: o dominério de ferro. Do ponto de vista ambiental, es-sa exploração é das mais preocupantes. O setortem legislação atrasada e produz grande passivoambiental. A pressão que a mineração exerce nainfraestrutura do país e a previsão de que a pro-dução triplique nos próximos 20 anos impõemuma reflexão sobre o seu legado. Precisamos deum novo marco regulatório para o setor, tantasvezes prometido pelo governo, mas ainda nãoencaminhado ao Congresso.

O petróleo e o minério pertencem ao Estadobrasileiro. Contudo recebem tratamento diver-so. Enquanto a concessão para explorar petróleoé colocada em leilão público internacional e osroyalties podem chegar a até 10% do faturamen-to bruto, a concessão do minério é entregue aquem primeiro solicitar e os royalties pagos vari-am só entre 0,2% e 3% do faturamento líquido.Em 2010, foram arrecadados R$ 20,8 bilhões emroyalties e compensação financeira do petróleo.Já a mineração recolheu só R$ 1,08 bilhão.

Por outro lado, no primeiro semestre deste anoo lucro líquido da Petrobras foi de R$ 21,9 bil-hões, enquanto que o da Vale foi de R$ 21,5 bil-hões. Não podemos esquecer que a Petrobrasexerce quase um monopólio na produção depetróleo e gás natural e que a Vale é responsávelpor cerca de 40% do valor da produção mineralbrasileira. A maior parte da produção do minériode ferro é ainda exportada in natura, ou seja, ex-portamos com ela também empregos que pode-riam estar sendo gerado aqui, agregando valorao nosso produto.

Debatemos amplamente esse assunto na cam-panha de 2010. Em Minas Gerais, ao lado do ex-deputado federal José Fernando Aparecido deOliveira, candidato do meu partido à época aogoverno do Estado, defendemos a criação de umnovo modelo para a mineração. Há diferenças en-tre as duas atividades. A exploração de petróleoimplica em riscos ambientais muito graves - ago-ra mesmo, há vazamento de óleo na Bacia de Cam-pos (RJ). Na mineração, os fatores de risco sãomenores, mas os danos podem ser bem maioresse não forem mitigados após a exploração da mi-na. Nos dois casos, riscos e danos são respons-abilidades do empreendedor.

A mineração não pode deixar como legadobenefícios econômicos para quem chegouprimeiro à mina e danos socioambientais para oresto, sobretudo as futuras gerações. O aumentodo valor dos royalties da mineração é necessáriopara financiar projetos de desenvolvimento sus-tentável de longo prazo, pois mineração é frutode safra única, como já dizia o ex-presidente e gov-ernador mineiro Artur Bernardes.

TPetróleo x Minério

MARINA SILVA - Ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora da República

Artigo

GRACO

Page 3: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

POLÍTICA Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

Claudionor diz que antes de irem à casa de Fafá,vereadores se reuniram com Gustavo RosadoAntes de fazer o “Fica Fafá”, parlamentares ajustaram discurso em reunião no Palácio da Resistência

BRUNO BARRETOEditor de Política

Líder do governo na Câma-ra Municipal, Claudionor dosSantos (PMDB) reafirmou queos vereadores da base aliada es-tiveram na casa da prefeita Fa-fá Rosado (DEM) na última se-gunda-feira para pedir que elapermaneça no cargo.

O peemedebista foi maisalém, revelando como foramos bastidores que levou o gru-po a tomar essa decisão.Segun-do ele, a ideia surgiu na sema-na passada em uma reunião nogabinete da vereadora CláudiaRegina (DEM), na CâmaraMunicipal, e ganhou endossodo grupo da prefeita em reu-nião na sala de trabalho do se-cretário chefe de gabinete Gus-tavo Rosado,no Palácio da Re-sistência. "Antes de ir à casada prefeita tivemos um encon-tro, por volta das 11h, no ga-binete de Gustavo Rosado elá ficou acertado que a gente

se reuniria para ir a casa da pre-feita expressar esse nosso dese-jo e ir com ela ao Hotel Ther-mas para vê-la ser homenagea-da porque ô governo bom quevive recebendo prêmio",relatou.

Segundo Claudionor, pro-vavelmente hoje haverá umasegunda reunião entre os ve-readores governistas e a prefei-ta para tratar desse e de outrosassuntos. Só que desta vez es-tará presente o deputado es-tadual Leonardo Nogueira(DEM).

O líder do governo apresen-tou a mesma versão de Cláu-dia Regina sobre a posição daprefeita quanto a possibilida-de de renunciar para permitirque a vice-prefeita Ruth Ciar-lini (DEM) seja candidata aprefeito em 2012. "A prefeitanos disse que nunca houveconversa nesse sentido. Nósfomos lá para dar respaldo pa-ra que ela continue no cargo epara dar apoio ao candidatoque ela escolher em 2012.Não

Jornalistas elegemLarissa Rosado aparlamentar do ano

Claudionor revelou bastidores das articulações

ARTICULAÇÕES

ASSEMBLEIA

A governadora Rosalba Ciar-lini conversou no final da manhãde ontem com a ministra da Sec-retaria de Relações Institucionaisda Presidência da República, IdeliSalvatti. Acompanhada pelo se-cretário de Estado do Planeja-mento, Obery Rodrigues, e pelodeputado federal Betinho Rosa-do,a governadora tratou sobre as-suntos ligados às obras de mo-bilidade urbana para a Copa doMundo Fifa Brasil 2014 e sobrea obtenção de recursos para e-mendas parlamentares da banca-da potiguar.

Uma das obras destacadasquanto à questão da mobilidade

foi a construção dos acessos aoaeroporto de São Gonçalo do A-marante. O projeto original pre-cisou ser modificado para garan-tir a fluidez no tráfego da regiãoe,por essa razão,necessita de maisrecursos para sua viabilização. Agovernadora conversou com aministra Ideli, que garantiu umaatenção especial a essa obra, já queela faz parte do trabalho voltadopara a Copa.

Inicialmente, o projeto de mo-bilidade ligado ao ASGA contem-plava apenas uma via de acesso, lig-ando ele à BR-406. Após um novoestudo feito pela atual gestão, no-tou-se a necessidade de existir mais

vias de acesso como forma de des-obstruir o trânsito na região.Assim,o novo projeto prevê a obtenção derecursos para a construção de umanel viário para ligar o aeroportoàs BRs 406, 101 e 304, além de re-cursos para a obra da avenida En-genheiro Roberto Freire. As obrasde mobilidade urbana para a Copado Mundo Fifa Brasil 2014,em Na-tal, também incluem o prolonga-mento da avenida Prudente deMorais (Av.Omar O'Grady),que jáestá em execução.

A reunião com a ministra tra-tou, ainda, sobre o apoio a emen-das parlamentares do deputadoBetinho Rosado. Entre elas está

a construção de um novo estádiona zona norte de Natal, em sub-stituição ao Juvenal Lamartine,que dará lugar a um hospital, e aconstrução da Cidade da Ciên-cia, no município de Mossoró. Oespaço vai abrigar um museu e umcentro de treinamento para pro-fessores de química, física, biolo-gia, matemática e informática. Oprojeto da Cidade da Ciência es-tá orçado em R$ 22 milhões,sendo R$ 4 milhões de contra-partida do Governo do Estado eR$ 1,7 milhão da Prefeitura deMossoró. O Governo Federaldeve arcar com R$ 17 milhõespara a construção da obra.

Rosalba busca apoio de ministra para liberar recursos do RN

Larissa é escolhida a parlamentar do ano

AUDIÊNCIA

Primeiro orador da sessão ple-nária de ontem, o deputado JoséDias cobrou do Governo do Es-tado investimentos para o setor deenergia eólica do Rio Grande doNorte. Na ocasião, o parlamen-tar falou sobre o 3º Fórum Na-cional Eólico, que aconteceu emNatal esta semana e citou a atua-ção do diretor-geral do Centro deEstratégias em Recursos Naturaise Energia (Cerne), Jean Paul Pra-tes, para o desenvolvimento doEstado no setor. Durante o pro-nunciamento de José Dias, os de-

putados Fernando Mineiro, Her-mano Morais e Márcia Maia diri-giram apartes e concordaram como entendimento do orador.

Segundo José Dias, O RioGrande do Norte viveu momen-tos de "aventura industrial e em-presarial" nos últimos tempos,noque se refere ao setor de energiaeólica."Os projetos que foram im-plantados no Estado abriram umaperspectiva fabulosa, mas foramfeitas,exclusivamente,pela inicia-tiva privada. O apoio dado peloGoverno é inexistente", afirmou.

Quando falou de Jean Paul Prates,o deputado disse que ele contri-buiu para que o RN fosse desco-berto como grande fornecedor deenergia limpa para o país. "Ele éum idealista", declarou.

A deputada Márcia Maia afir-mou que o Orçamento Geral doEstado, para o exercício de 2012,não prevê destinação de recur-sos para o setor de energia eóli-ca. "É necessário um investi-mento nessa área", declarou. Se-gundo o deputado Fernando Mi-neiro, o Governo do Estado não

contribuiu para a realização doFórum Nacional Eólico. "O Go-verno extinguiu a Secretaria Es-tadual de Energia e foi atravésdessa pasta que o RN conseguiusuperar a capacidade de explo-ração de energia eólica. A ausên-cia de política pública para essesetor é grave", declarou. O de-putado Hermano Morais tam-bém concordou que é preciso fa-zer investimentos no setor."Qualquer país se torna atrati-vo quando tem energia à dispo-sição", disse.

José Dias cobra investimentos em energia eólica no Estado

PRONUNCIAMENTO

A deputada estadual La-rissa Rosado (PSB) foi eleitaParlamentar do Ano 2011pelo Comitê de Imprensa daAssembleia Legislativa, on-tem,com 20 votos.O segun-do lugar, deputado WalterAlves (PMDB),obteve 9 vo-tos e o terceiro,deputado Ag-nelo Alves (PDT), 2 votos.

A eleição é anual e feitapor jornalistas que cobremregularmente a Casa, mem-bros do Comitê de Impren-sa.A votação foi das 8h30 às11h30, na sede do comitê, eapurada pela Comissão Elei-toral, formada pelos jorna-listas Oliveira Wanderley,Ivo Freire e Taís Marques.

A apuração foi coordena-da pelo jornalista Aldemar deAlmeida.Votaram 31 dos 37jornalistas inscritos no comi-tê.Todos os 24 deputados es-taduais poderiam ser votados.Larissa Rosado obteve 64,5%dos votos;Walter Alves,29%e Agnelo Alves, 6,4%.

Essa é a segunda vez queLarissa é eleita Parlamentardo Ano. A primeira foi em2003, no primeiro ano deAssembleia. A escolha, naépoca, a projetou como re-velação parlamentar,e a elei-ção deste ano, no terceiromandato, confirma o pre-núncio e consolida trabalho.

AGRADECIMENTOA deputada diz ser uma

honra receber de novo o tí-tulo, e agradece a todos osjornalistas do Comitê de Im-prensa. "Esse reconheci-mento do trabalho serve,principalmente, de incenti-vo para continuar atuandopor um Rio Grande do Nor-te melhor", assevera.

Larissa lembra que seunome surgiu naturalmente etambém credita a eleição aoscolegas deputados,os quaissempre apoiam sua açãoparlamentar. "Todos os de-putados estaduais do RioGrande do Norte são com-panheiros absolutamentevalorosos", reconhece.

O presidente da Assem-bleia, Ricardo Motta(PMN), parabenizou a de-putada, dizendo que elaexerce o mandato com bri-lhantismo. Larissa receberádo Comitê de Imprensa pla-ca de Parlamentar do Ano2011, em confraternizaçãocom jornalistas, em data aser decidida.

HOMENAGEMApós a eleição na Assem-

bleia Legislativa,a deputadaseguiu para Felipe Guerra(região Oeste),onde recebe,no final da tarde, Título deCidadania Felipense,por ini-ciativa do vereador OtonielMaia.A sessão solene ocor-re no encerramento da fes-ta da padroeira.

queremos abrir mão da prefei-ta", frisou.

Questionado da possibilida-de de a prefeita mudar de ideia,Claudionor disse que os verea-dores querem apenas serem ou-vidos antes do anúncio da de-cisão. "Ela não nos falou emrenúncia. Estamos dando res-

paldo para que ela fique até ofim do governo.Se houver mu-dança de rumo queremos par-ticipar", explicou.

Sobre a escolha do candida-to majoritário, Claudionor nãoquis opinar. "Quem vai definiros candidatos são os líderes",acrescentou.

ARQUIVO

ARQUIVO

Page 4: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

POLÍTICA4 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

[email protected]

EMENDASO senador José Agripino

(DEM) apresentou duas importan-tes emendas ao Código Florestalque interessam e muito a economiapotiguar. As proposições tornama produção de sal e a carcinicultu-ra atividades econômicas de utili-dade pública. O que garante a am-bas facilidade para conseguir licen-ciamentos. O lobby ambientalistaé pesado, mas a luta é justa. EmMossoró,por exemplo,as duas ati-vidades geram mais de dez mil em-pregos e movimentam a econo-mia do Estado.

REMANEJAMENTOJá que o assunto é emenda, o

deputado estadual Fernando Mi-neiro (PT) apresentou proposta re-duzindo para 5% o percentual deremanejamento do Governo doEstado no Orçamento para 2012.Dificilmente a proposta será apro-vada, mas servirá para apimentaro debate. A meu ver, o petista, dequem sou grande admirador, foiinfeliz. Remanejamento de 5% émuito baixo. Essa margem de ma-nobra inviabilizou a administraçãoestadual em 2010.

REAÇÃO EM BREVEA atitude dos vereadores irem à casa da prefeita Fafá Rosado (DEM) pedir para ela não renun-

ciar ao cargo não tem peso nenhum para o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. Nomáximo cria uma situação constrangedora. Nem assusta a possibilidade de o Ministério Públicoentrar na parada para melar seu projeto de fazer a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) prefeita deMossoró através da renúncia de Fafá em troca de um cargo de conselheira do Tribunal de Contasdo Estado. A ação do parquet só tem força se for respaldada pelo Judiciário. Para o líder do rosal-bismo a postura dos edis é reversível, nada que uma boa conversa não resolva, e a possibilidade deo MP entrar com ação no máximo causaria uma dor de cabeça jurídica para seus advogados. Asmovimentações dos últimos dias mostram que ele seguirá na luta para atingir seus objetivos. Porenquanto deve estar atordoado com os últimos acontecimentos, mas logo estará arquitetando umareação a altura. A novela do “Fica Fafá”, ou do “renúncia Fafá” (como queiram), não acabou estasemana. Em minha opinião, essa história só termina com a saída da prefeita ou com a nomeaçãode um outro nome para o TCE. Sem isso nada feito. Na política as palavras não têm valor algum.

LEI QUE JÁ EXISTE

RECONHECIMENTOO comitê de imprensa,

que reúne os jornalistas quefrequentam a AssembleiaLegislativa, elegeu a depu-tada estadual Larissa Rosado(PSB) a parlamentar do ano.Não é a primeira vez que elarecebeu este reconhecimen-to. A outra foi no mandatode estreia dela, em 2003. Dacoluna fica os parabéns à pes-sebista pela conquista e a la-mentação por nossa Câma-ra Municipal ainda não teruma eleição nesses moldes.Seria um fator de motivaçãopara nossos vereadores te-rem um desempenho indivi-dual melhor.

GENIVANEsta semana conversei com o

vereador Genivan Vale (PR) e ele medisse ser quase impossível o PR nãoestar no mesmo palanque que o PSBnas eleições do próximo ano.No en-tanto, o republicano me disse quesó pode me dar uma confirmaçãoacerca de seu posicionamento políti-co em dezembro. É preciso levarem consideração a dinâmica dapolítica. Ainda é cedo para o pregobater e a ponta virar.

TOMAZOntem conversei com o ex-

vereador Tomaz Neto (PDT). Eleme disse que tem simpatia por umaaliança PT/PDT,mas afirma que ain-da não há nada oficial. Existem al-guns pontos que precisam ser acer-tados. Um deles é a chapa propor-cional.Na opinião de Tomaz, se nãohouver coligação na disputa para aCâmara Municipal não tem acordo.

ENTRAVEO grande entrave do PT para

formar sua política de alianças es-barra justamente no desinteresse dopartido em formar coligações pro-porcionais.

O ex-deputado estadual Wober Júnior (PPS) anda uma arara com o Governo do Estadopor causa do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa que pede autorização para cri-ar o programa de distribuição de carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda. É queWober Júnior apresentou projeto semelhante que foi sancionado no governo passado, masnunca saiu do papel. Bom de briga como é, Wober já prepara seus advogados para fazervaler a lei já em vigor. No Twitter, ele não poupou os que fazem o governo estadual: “Oq (sic) é isso? Provincianismo? Politicagem? Ou apenas mediocridade?”.

Izabel afirma que só desiste da luta a pedido de líderes

DECLARAÇÃO

“Se Henrique e Garibaldi não defenderem o PMDB de Mossoró, ele vai continuar sem crescer”, diz Izabel

REAÇÃO

MPF recorre contra libertação de envolvidos na “Operação Pecado Capital”

CEDIDA

Presidente do PMDB também declarou que o DEM não pode usar indefinições para justificar chapa “puro-sangue”

"Se Henrique e Garibaldinão defenderem o PMDB deMossoró,ele vai continuar semcrescer. A gente jamais terá oespaço que já tivemos em Mos-soró. Só pela força deles emBrasília já tem força para rei-vindicar qualquer vaga na cha-pa majoritária".Estas palavrasforam proferidas pela ex-vereadora Izabel Montenegro,presidente do diretório muni-cipal do PMDB, em entrevis-ta ao programa ObservadorPolítico.

De acordo com a parlamen-tar, para o PMDB indicar o vi-ce na chapa que será encabe-çada pelo DEM dependerá da

força do deputado federalHenrique Alves e do ministroGaribaldi Filho.

A peemedebista defendeuque o tamanho do partido é in-compatível com a exclusão dachapa majoritária. "O PMDBmerece esse espaço na chapamajoritária pelo tamanho dopartido.Temos três vereadorese uma chapa majoritária forte.Somos fortes porque o nossolíder Henrique Alves está emBrasília abrindo fortes, assimcomo o nosso ministro Gari-baldi Filho,além do nosso tem-po de TV", destacou.

A ex-vereadora afirmou quemanterá o discurso de defesa

dos interesses do partido e sómuda se receber uma orienta-ção dos dois líderes. "Eles têm

dito que vão reivindicar essavaga de vice. Enquanto elesnão me pedirem para mudar o

O Ministério Público Fede-ral no Rio Grande do Norte(MPF/RN) recorreu contradecisão que libertou dois en-volvidos na “Operação Peca-do Capital”, Rhandson Rosá-rio de Macedo e Maria das Gra-ças de Macedo Bernardo, ir-mão e mãe do ex-diretor-geraldo Instituto de Pesos e Medi-das do RN (Ipem),Rychardsonde Macedo, que permanecepreso. Para o MPF/RN, "a li-berdade dos dois significa o

mesmo que,em uma organiza-ção criminosa,entender neces-sária a prisão do chefe da or-ganização para proteger teste-munhas e soltar o seu 'braço-direito', o que entendemos in-concebível",destaca o recurso.

A decisão que revogou a pri-são preventiva dos acusadosconsiderou que Rhandson eMaria das Graças tiveram par-ticipação meramente secundá-ria, mantendo apenas a prisãode Rychardson de Macedo por

conveniência da instrução cri-minal. Na decisão que mante-ve a prisão de Rychardson, aJustiça Federal entendeu "quea sua soltura, na atual fase, re-presenta perigo ao bom anda-mento e à própria eficácia dainvestigação e possível instru-ção criminal, estando a recla-mar a manutenção da sua pri-são preventiva".

No entanto, o recurso pre-tende demonstrar que os mes-mos fundamentos que, segun-

do o juízo, sustentaram a ma-nutenção da prisão preventi-va de Rychardson de Mace-do, aplicam-se a Rhandson eMaria das Graças. O recursoesclarece que a decisão delibertá-los não se deu por au-sência de prova da materiali-dade do crime, nem por faltade indícios suficientes da au-toria. Além do forte vínculofamiliar, os recorridos, mãe eirmão do chefe da suposta or-ganização criminosa, partici-

param efetivamente do esque-ma, conforme esclarecido nasdenúncias, sendo a toda a evi-dência 'braço-direito' deRychardson.

O MPF/RN utiliza, ainda,o seguinte argumento: "Se pa-ra o juízo a quo ainda se man-tém incólumes os fundamen-tos da prisão preventiva deRychardson de Macedo, hajavista a sua denotada predispo-sição e desenvoltura para obs-taculizar a investigação crimi-

nal, decorrente de fatos con-cretos reconhecidos pelo juí-zo, evidente que tais funda-mentos igualmente são sufi-cientes para sustentar a prisãopreventiva da mãe e do irmãode Rychardson de Macedo",conclui a peça.

O recurso será analisado pe-lo Tribunal Regional Federal da5ª Região, podendo, antes, serobjeto de reconsideração porparte do juiz de primeira ins-tância.

discurso eu vou lutar para queo PMDB indique o vice", ex-plicou.

Segundo Izabel Montenegro,existe um temor que o DEM usesuas indefinições para a escolhado candidato a prefeito comomotivo para formar a chapa"puro-sangue". "Esse é um pro-blema que tem que ser equacio-nado pelo DEM. Eles não po-dem impor uma chapa puro-sangue para solucionar seus pro-blemas", frisou.

Para ela, essa demora doDEM não é boa para o siste-ma governista. "O DEM estáse prejudicando com essa in-definição de nomes. Todo

mundo sabe que Josivan e La-rissa são candidatos. Em cimada hora vamos ter que conca-tenar possíveis dissidências",destacou.

Sobre a disputa proporcio-nal, a ex-vereadora disse quevai tentar fazer o maior núme-ro de vereadores possível. Aofazer essa análise, ela disse queo secretário de Serviços Ur-banos, Alex Moacir, poderia,caso não integre a chapa ma-joritária, ser um forte candi-dato à Câmara Municipal. "SeAlex Moacir não for escolhi-do para vice, ele pode muitobem ser candidato a vereador",concluiu.

Page 5: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

OPINIÃO Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

Brasil é um dos paí-ses que mais se desenvol-vem no mundo contem-

porâneo.Um desenvolvimento quetraz grandes benefícios para a po-pulação em geral.Entre esses bene-fícios,destaco o aumento do acessoà educação,aumento de investimen-tos em infraestrutura, maior poderde atração de investimentos inter-nacionais, aumento de crédito, au-mento de oferta de empregos, e oaumento de poder aquisitivo das pes-soas, fatores que têm contribuídode forma decisiva para aumentar oconsumo em nosso país, fortalecero ciclo econômico.

É importante destacar que estecrescimento econômico quando nãobem planejado,que é o caso dos paí-ses em desenvolvimento,como Chi-na,Índia,África do Sul,e o Brasil vemgerando problemas para a socieda-de,como o caso do mau uso dos re-cursos naturais e a grande produ-ção de lixo.

Com relação ao mau uso dos re-cursos naturais, o governo e as or-ganizações sociais têm trabalhado,orientando e fiscalizando esta ação,para tentar diminuir a degradaçãoambiental, através do aumento dapublicidade e da fiscalização, inclu-sive multando os infratores. Estasações têm alcançado alguns resulta-dos positivos, apesar de ainda se-rem muito abaixo do esperado.

Já no caso do lixo,os dados preo-cupam. O Brasil produziu 60,8 mi-

lhões de toneladas de resíduos sóli-dos urbanos em 2010. De acordocom o levantamento feito pela As-sociação Brasileira de Empresas deLimpeza Pública e Resíduos Espe-ciais (Abrelpe),a média de lixo gera-do por pessoa no país foi de 378 qui-los (kg). Ao longo de 2010, o mon-tante chegou a 60,8 milhões de to-neladas de lixo. Dessas, 6,5 milhõesde toneladas não foram coletadas eacabaram em rios, córregos e terre-nos baldios. Osprogramas decoleta seletivatambém deixa-ram de avançar:dos 5.565 muni-cípios brasileiros,3.205 possuemalguma iniciativade coleta seletiva.É verdade que es-tas ações visandoa educação ambiental exigem o en-volvimento de vários setores da so-ciedade, pois sem a participação dapopulação e das organizações sociaisnão se alcançará o êxito desejado.

Uma excelente iniciativa gover-namental foi a criação da Política Na-cional de Resíduos Sólidos (PNRS)aprovada pelo Congresso Nacionale regulamentada em dezembro de2010.Um dos principais pontos des-ta política é a extinção dos lixões até2014, o que significa que os 61%dos municípios brasileiros que ain-da destinam o lixo de forma inade-

quada têm pouco tempo para seadaptarem. Entendo que esta açãoé bastante relevante para a reduçãoda poluição,pois o plano prevê a ne-cessidade do reaproveitamento dosresíduos sólidos, através da produ-ção de novos insumos e até novosprodutos, que podem ser produzi-dos aproveitando os resíduos. Nes-te processo de readaptação da so-ciedade visando adquirir a culturada reciclagem, do reaproveitamen-

to e do retor-no dos resí-duos,observograndes opor-tunidades pa-ra os em-preendedoressociais, queatravés da sualiderança, ini-ciativa e capa-cidade de mo-

bilização podem se organizar nosmunicípios brasileiros criando asso-ciações e se credenciando juntos aosórgãos públicos visando dar a suacontribuição para o sucesso desta po-lítica pública, e ainda contribuir nageração de renda para as popula-ções menos privilegiadas, visto quediversos serviços serão necessáriospara a implementação desta ativi-dade.

Entretanto é preciso que os ges-tores públicos trabalhem de formamais contundente preparando seusmunicípios para esta nova realida-

de. Diversas ações devem ser reali-zadas neste sentido, entre elas des-taco:implantação de uma cultura am-biental, através de atividades nas es-colas, realização de ações públicastratando sobre a importância da re-ciclagem,do reaproveitamento e dareutilização.Conceder benefícios so-ciais e fiscais para as empresas quemenos produzirem lixo e para asque mais realizarem ações ligadas àreciclagem,firmar parcerias com ins-tituições visando a realização deações educativas e práticas para orien-tar e educar as pessoas para a redu-ção da produção de lixo, para reci-clagem, e o reaproveitamento, im-plantar coletores de lixo reciclável pe-los diversos pontos da cidade, esti-mular a criação das associações decatadores, treinar e capacitar as pes-soas para que trabalhem pela dimi-nuição da produção de lixo.

Portanto, vislumbro uma gran-de oportunidade para o sucesso des-ta política ambiental,visto que alémde trazer benefícios sociais,ambien-tais, também contribui na melhoriaeconômica de algumas famílias,tor-nando as pessoas úteis e participan-tes do processo produtivo. Nestesentido entendo que é preciso to-dos trabalhar em prol do sucesso des-ta política que pode transformar umproblema social e ambiental,em umaferramenta para resolvermos outrogrande problema de nosso País,quea falta de renda de algumas pessoasna região do semiárido nordestino.

Já no caso do lixo, os dadospreocupam. O Brasil produziu 60,8 milhões de toneladas de resíduossólidos urbanos em 2010.

O

ECONOMIA DO LIXO KLEBER CAVALCANTE DE SOUSA

Professor, palestrante e escritor

ara as empresas,de mo-do geral, temas como mo-tivação, trabalhos em gru-po, alta performance não

envelhecem, embora existam maisdiscursos que ações práticas.

Podemos observar o resultadogerado por grupos criativos que seformam espontaneamente na músi-ca como MPB, Bossa Nova, Rock,na pintura, os movimentos na Es-panha com Picasso, Dali, no espor-te, o voleibol, tênis e muitos outros.

As pessoas,para criarem,podemse reunir ou apenas absorverem e in-tercambiarem ideias, gerando tra-balhos espetaculares,quebrando pa-radigmas.

Quando a onda passa ou algunsgênios se afastam ou nos deixam,fi-ca um vazio difícil de ser preenchi-do, já notou?

Ondas de criatividade são resul-tados dos encontros de pessoas ge-niais,contagiando pessoas tidas nor-mais, despertando e motivando seulado criativo. Meus avós costuma-vam dizer que se você cria um filho

com um gato ele só vai aprender mi-ar.

Criatividade necessita convivên-cia e desafios, por isso, não raro, ar-tistas brilhantes passam por fasesobscuras.Grandes obras foram cria-das em momentos de terríveis cri-ses mundiais, frutos das manifesta-ções e contestações dos artistas.

Evidente-mente que nãoqueremos quenossas empresaspassem por ne-nhuma séria cri-se para que a cria-tividade seja des-pertada, princi-palmente por-que nesses mo-mentos os talentos poderão procu-rar locais mais seguros.

Transformemos a palavra criseem desafios, estes sim motivam oser humano a criar, sair do lugar co-mum e os talentos a se reunirem.

Em um projeto,quanto maior adispersão, maior a necessidade de

coordenação,isso é óbvio,mas é im-portante destacar.

Temos a tendência de conside-rar que o líder ou o coordenador étotalmente responsável pelos resul-tados, criando um conflito: todosquerem opinar, poucos querem as-sumir.

Esta afirmativa, quando dita agrupos emtreinamento,muitas vezes écontestada,contudo bas-ta atribuir al-gumas res-ponsabilida-des à funçãodo coordena-dor e solicitar

voluntários paraque os contestadores se contenham.

As empresas continuam traba-lhando com círculos de qualidade,mas não com a mesma intensidadee frequência que faziam no início daonda. Nesses momentos encontrá-vamos situações muito interessan-

tes, criativas e participativas.O grupo, tendo um integrante

dotado de genialidade contagiandoos seus membros, desenvolvia umtrabalho altamente elogiado e logoera seguido pelos demais.

Numa situação como essa nin-guém quer ficar para trás, portantohá motivação para reflexão, debate,criação e implementação, em buscade melhores resultados para orga-nização.

O inverso também é fato, a me-diocridade leva muitos projetos aofracasso,embora até uma análise su-perficial possa mostrá-los viáveis.

As empresas sempre terão mo-mentos bons e ruins, situações demaior ou menor prosperidade,con-tudo criar condições para melhoraproveitamento das oportunidadesé imprescindível.

Lembrando a velha frase "sorteé o encontro da oportunidade como preparo",vá um pouco além,acres-cente um pouco de genialidade,masatenção: reconheça e aceite-a.

Essa será uma atitude genial!

P

UMA LIÇÃO PARA GESTÃO EMPRESARIAL: A GENIALIDADE É CONTAGIOSAIVAN POSTIGO

Economista, bacharel em Contabilidade, pós-graduado em Controladoria pela USP

Manuela consegue se comu-nicar com Ana. Marcos confessaa Dora sua preocupação comSofia. Manuela conta para Rodri-go que Ana está se recuperando.Marcos e Dora fazem planos paraum novo encontro entre eles e asfilhas. Iná se preocupa com a situ-ação das netas. Manuela vela osono de Júlia. Alice conta paraManuela sobre sua desconfiançaem relação a Renato. Rodrigo seaconselha com Lourenço.Rodri-go fica chocado ao ver Ana.

A VIDA DA GENTE

Sarita conversa com Vicentee confirma sua decisão de nãocontar para Vera sobre o seu rela-cionamento com Alberto.Jorgetecomenta que Maruschka vai con-vidar Felizardo para o casamen-to de Rubinho e Valério estran-ha. Brites acusa Locanda de ser aautora da carta anônima e Fe-lizardo revela que sua mulher tam-bém recebeu uma carta. Albertoouve Lucena dizer para Amáliaque Vicente tem um problemacom a Comprare.

AQUELE BEIJO

Gabriel e Cristal tentam con-vencer Babi a se desculpar comBetão. Nelson ouve Betão falan-do de Babi e comenta que ela es-tá apaixonada por ele. Déboracritica a ideia de Michele de faz-er teatro na comunidade. Fôjosugere que Dieguinho e Jeffersonescalem duas meninas paradançar nas apresentações deles.Ademir manda Guido acom-panhar Sandra em sua audiência.Débora pede ajuda a Michele paracriar sua personagem virtual.

MALHAÇÃO

Antenor se declara para Patrícia,mas ela o despreza. Quinzé acon-selha o irmão a se afastar de Patrí-cia e Griselda proíbe a entrada deAntenor em sua casa. Rafael tentase entregar, mas acaba fugindo dadelegacia. Esther passa mal e Gua-racy a socorre.Guaracy avisa a Pau-lo que Esther passou mal, mas elenão dá atenção.Tereza Cristina avi-sa a seu comparsa que chegou o diapara iniciarem o plano. Griselda sesurpreende ao encontrar Pereirinhae Teodora em sua sala.

FINA ESTAMPA

Quinta-feira (24/11)

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

CIDADES - O PSB realizaráo 12º Congresso Nacional dalegenda, dias 2 e 3 de dezem-bro, em Brasília (DF). O temaé "A questão urbana: um no-vo caminho para as nossas ci-dades",segundo a líder do par-tido na Câmara dos Deputa-dos,deputada Sandra Rosado.

CIDADES 2 - Com esse te-ma, o 12º Congresso Nacio-nal do PSB traz para o centrodos debates a reforma urba-na e as eleições municipais dopróximo ano, aprofundandoidentificação e soluções deproblemas para os municípiosbrasileiros.

RECONHECIMENTO - De1.210 cursos de Direito noBrasil, apenas 90 são reco-mendados pela Ordem dosAdvogados do Brasil (OAB).Dos cursos de Mossoró, oúnico reconhecido é o da Uni-versidade do Estado do RN(Uern).Os demais do Estadosão da UFRN e Farn (Natal).

RECONHECIMENTO 2 - Al-iás, é a segunda vez em me-nos uma semana que um cur-so da Uern é mencionado co-mo um dos melhores do Bra-sil. Na semana passada, foi avez de Medicina ser destaquepor obter nota máxima emavaliação do Ministério daEducação.

SÓ DÁ ELA - A página naInternet da Prefeitura de Mos-soró está excessivamente per-sonalista. Quase todas as ma-térias disponíveis no site pro-movem a imagem da prefeitaFátima Rosado (DEM), e nãoda administração. Parece atépágina pessoal, e não institu-cional.

DESTAQUE - Ontem, porunanimidade, a Câmara deMossoró aprovou Moção deAplauso à deputada estadualLarissa Rosado (PSB) pelaeleição dela como Parlamen-tar do Ano 2011. É a segun-da vez que a deputada é esco-lhida a mais atuante da Assem-bleia do RN.

MEIO AMBIENTE O Ibama doa hoje, às 10h30, na sua sede em Mossoró, um

caminhão à Associação Comunitária Reciclando para a Vida(Acrevi), com sede no bairro Nova Vida. O veículo foi apreen-dido no início de 2010, no interior do Estado, transportandolenha ilegal. A doação ocorre porque o proprietário é reinci-dente em infrações ambientais e o caminhão era o instrumen-to usado no cometimento de crime contra o meio ambiente.

TALENTOS Representantes de vinte cidades da região Oeste e do Ceará

(Icapuí) participam do concurso "A Mais Bela Voz" 2011.Esses candidatos passarão por etapas eliminatórias até a fase fi-nal em Mossoró, com concorrentes mossoroenses, dia 9 e 10 dedezembro, dentro das festividades da padroeira Santa Luzia.

PANCADARIA A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o secretário estad-

ual de Agricultura, Betinho Rosado (DEM), e a vice-prefeitaRuth Ciarlini (DEM) são alvos de uma verdadeira pancadariamidiática orquestrada pela mídia palaciana.O último alvo é Ruth(foto), apontada pela turma como o nome preferido para aoposição enfrentar por ser "fraca".No penúltimo dia de

congresso, fui à palestra de Affonso Romano deSantana, ?Ler o Mundo:um desafio?, como nãopoderia deixar de ser.

Page 6: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mantega diz que foi “bem-sucedido” aumento no IPI para automóveis

Déficit da Previdência diminui e soma R$ 1,328 bilhão em outubro

OPINIÃO

DADOS

Segundo o ministro, após a medida, houve uma expressiva elevação nos anúncios de investimentos estrangeiros do setor

IVAN RICHARDRepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministroda Fazenda, Guido Mantega,defendeu há na Câmara dosDeputados a elevação do Im-posto sobre Produtos Indus-trializados (IPI) para o setorautomotivo.Segundo o minis-tro,após a medida,houve umaexpressiva elevação nos anún-cios de investimentos estran-geiros do setor para os próxi-mos anos, uma vez que os car-ros produzidos no país estãosendo beneficiados por umabatimento de 30 pontos per-centuais no valor do IPI.

"Isso só ocorreu devido àação do governo. Se não to-mássemos essa medida, nãohaveria isso. [Os investimen-tos] iam para onde eles estãomanipulando câmbio e taxas.Estamos preservando o em-prego no país",disse Mantega.

Segundo ele, está havendoum "vale-tudo" no mercadoautomotivo internacional e erapreciso fortalecer a indústria

ROBERTA LOPESRepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Previ-dência Social teve um dé-ficit de R$ 1,328 bilhão emoutubro. Segundo dadosdivulgados ontem (23) pe-lo Ministério da Previdên-cia Social, a arrecadação fi-cou em R$ 20,521 bilhõese as despesas com benefí-cios somaram R$ 21,849 bi-lhões.Na comparação como resultado do mês anterior,quando o déficit ficou emR$ 9,380 bilhões, houvequeda de 85%. Segundo oministério, o elevado valorregistrado em setembro foimotivado pelo pagamento

da segunda parcela do dé-cimo terceiro salário.

O resultado de outubrodeste ano é 42,7% inferiorao de igual mês de 2010 (R$2,317 bilhões). No acumu-lado do ano, o déficit che-ga a R$ 36,790 bilhões.

As contas da Previdên-cia urbana tiveram um sal-do positivo de R$ 2,901 bi-lhões no mês passado,uma vez que a arrecadaçãosomou R$ 20,047 bilhõese as despesas chegaram aR$ 17,146 bilhões. Já ascontas no setor rural tive-ram um déficit de R$ 4,229bilhões, com arrecadaçãode R$ 473 milhões e des-pesas que totalizaram R$4,702 bilhões.

internamente."Existem subsí-dios disfarçados que o Brasil,que a OMC [OrganizaçãoMundial do Comércio] nãoconseguem identificar. É umvale-tudo.Se o Brasil quiser ex-portar carros para o Japão, pa-ra a Coreia há uma dificuldademuito grande. Não podería-mos deixar nosso setor auto-

mobilístico se deteriorar. Foipor causa disso que decidimostomar uma medida forte. Foiplenamente bem-sucedida."

De acordo com Mantega,devido à crise na Europa e nosEstados Unidos, tem havidouma diminuição nas exporta-ções dos produtos manufatu-rados e isso tem provocado um

déficit nas transações comer-ciais brasileiras. "O Brasil ex-porta US$ 90 bilhões e está im-portando US$ 177 bilhões.An-tes, havia um equilíbrio, masas importações começaram acrescer e hoje temos um défi-cit de manufaturados que che-ga a US$ 86 bilhões, principal-mente no setor automotivo."

Ministro da Fazenda, Guido Mantega

Page 7: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

BRASIL/MUNDO Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Campanha objetiva chamar a atenção da sociedade para a violência contra a mulher

ALERTA

Principal intuito é chamar a atenção da população para os dados alarmantes, extraídos do Mapa da Violência 2011

DA AGÊNCIA BRASIL

RIO DE JANEIRO – Emcomemoração aos 30 anos doDia Internacional de Luta pelaNão Violência contra Mulhe-res, a Rede de Desenvolvimen-to Humano e o Instituto Mag-na Mater lançaram a campa-nha Quem Ama, Abraça – Pe-lo Fim da Violência Contra asMulheres, com eventos ontem(23) e sexta-feira (25), no Es-paço Cultural do Conselho Es-tadual dos Direitos da Mulher(Cedim) e no Largo da Cario-ca, no centro do Rio.

A campanha tem como prin-cipal objetivo chamar a atençãoda população para os dadosalarmantes, extraídos do Ma-pa da Violência 2011,do Minis-tério da Justiça, e da pesquisafeita pela Fundação PerseuAbramo em parceria com o Ser-viço Social do Comércio (Sesc).

A pesquisa constatou que30% das mulheres brasileiras

já sofreram algum tipo de vio-lência doméstica; que a cada d-uas horas, uma mulher é assas-sinada no Brasil;que seis em ca-da dez brasileiros conhecem al-guma mulher que foi vítima deviolência doméstica;e que a ca-da dois minutos, cinco mulhe-res são violentamente agredi-das no país.

“Tivemos a preocupação defazer uma campanha que dialo-gasse com a sociedade. O quequeremos muito é atrair a so-ciedade, as pessoas, homens emulheres,para que a gente pos-sa fazer um mutirão. Criar umagrande onda de abraços pelofim da violência contra as mu-lheres. Infelizmente, os dadosque temos até hoje são assus-tadores”,ressaltou a coordena-dora executiva da Rede de De-senvolvimento Humano (Re-deh), Schuma Schumaher.

Segundo a coordenadora,existem leis que garantem pro-teção para a mulher que de-

nuncia seu agressor,e é impor-tante denunciar os agressores.Para ela, o movimento busca

assegurar os direitos das mu-lheres e é preciso encontrarmeios para que os índices de

violência sejam menores na so-ciedade.

Desde o dia 16 de novembro,

A pesquisa constatou que 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica

sete estatuetas de mulheres es-tão espalhadas em pontos degrande movimento da cidade.A intervenção faz parte da açãoMulheres pela Cidade, que sepropõe, por meio de represen-tação simbólica de estatuetas demadeiras, a mostrar às autori-dades e à opinião pública comoas mulheres são tratadas.

De sexta-feira (25) ao dia 10de dezembro, a campanhaQuem Ama, Abraça estará naTV, no metrô e nas ruas de im-portantes cidades brasileiras.Acampanha conta ainda com vei-culação nacional de um video-clipe gravado por grandes no-mes da música brasileira, a serlançado no portal www.quema-maabraca.org.br,além de inter-venções urbanas .

Esta é a primeira vez que omovimento se apresenta noBrasil. Além do Rio, foram co-locadas estatuetas nas cidadesde Porto Alegre, Vitória, Na-tal e Belém.

[email protected]

NominutoMandato pessoal e intransferível

O suplente Rogério Marinho (PSDB) deve ter respirado aliviado após tomar conhecimento dasúltimas declarações políticas de Betinho Rosado (DEM), ora deputado federal, ora secretário es-tadual de Agricultura.

Em entrevista a mim na manhã de ontem, Betinho informou que só pretende deixar o governono final de 2012, depois das eleições municipais. Até lá, segue secretário de Estado.

Indagado se poderia reassumir o mandato de deputado federal em definitivo no início de janeiro,como se especula, Betinho explicou que o governo, qualquer um deles, vive dois momentos.

Nos primeiros dois anos, a prioridade é ampliar a base de apoio ao governo nos municípios.Esse processo culmina nas eleições municipais. Betinho se diz empenhado no fortalecimento dogrupo político da governadora Rosalba Ciarlini. E está pactuada sua permanência no governo atéo final do próximo ano.

Terminado o pleito municipal virá o segundo momento, explicou, que é a busca pela reeleiçãodos deputados federais, governadores, senadores. A partir de 2013, Betinho Rosado pretende re-tomar o mandato de deputado federal e trabalhar sua reeleição. Mais didático, impossível.

Portanto, Rogério Marinho pode ficar descansado, porque a pretensão de Betinho Rosado é man-ter-se secretário na primeira metade da administração de Rosalba.

Isso, claro, se não ocorrer algum acidente de percurso. Se Rogério Marinho bater de frente comos planos do DEM em Natal, por exemplo, isso pode forçar Betinho a reassumir o mandato. Tudonão passa de conjectura hoje, mas é provável. O chega-pra-lá no Robinson Faria é um sinal claro queos líderes do Democratas têm pouca tolerância com eventuais adversários políticos.

Perguntei a Betinho Rosado por qual motivo ele reassumiu o mandato na reta final das discussõessobre as emendas ao Orçamento da União, já que Rogério Marinho, o suplente, é membro da Comis-são Mista do OGU. O parlamentar do DEM explicou que tem compromissos com os prefeitos quelhe ajudaram a se reeleger, com os quais Rogério Marinho não tem nada a ver. É neste momento queo mandato do político torna-se pessoal e intransferível.

CONVESCOTEO ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, visitou ontem

a bancada do PMDB, na Câmara dos Deputados. Foi o primeiroencontro dele com os colegas deputados após reassumir a pas-ta. O ministro ficou um mês afastado do ministério para retira-da de um tumor no cérebro. Mendes Ribeiro foi recebido pelolíder da bancada, deputado Henrique Eduardo Alves e demaiscolegas presentes na Câmara dos Deputados.

PecadoO Ministério Público Fed-

eral recorreu contra decisão dojuiz Mário Jambo que libertoudois envolvidos na OperaçãoPecado Capital, Maria dasGraças de Macedo Bernardoe Rhandson Rosário de Mace-do, mãe e irmão do ex-diretordo Ipem, Rychardson deMacedo, que continua preso.Para os procuradores federais,tanto a mãe como o irmãotiveram participação direta noesquema de corrupção.

Pecado 2 O recurso será analisado

pelo Tribunal Regional Fed-eral da 5ª Região ou pode serobjeto de reconsideração porparte do juiz Mário Jambo.

CNHO projeto de lei apre-

sentado à AL que concedeCarteira de Habilitação Na-cional (CNH) gratuita parapessoas de baixa renda de-verá revogar dispositivo an-terior que já havia instituí-do o benefício, caso sejaaprovado. “O que fizemosfoi definir o alcance e disci-plinar a lei anterior”,explicouo chefe do Gabinete Civil,Anselmo Carvalho.Segundoele, a Consultoria Geral doEstado recomendou o vetoà proposta inicialmente ap-resentada pelo então deputa-do Wober Júnior (PPS).

CNH 2“Regulamentar esse as-

sunto é competência do Ex-ecutivo, e não do Legislativo.Houve vício de inconstitu-cionalidade. Mas a AL der-rubou o veto da governado-ra, o que nos levou a refor-mular a mensagem e enviá-lanovamente para a AssembleiaLegislativa”, resumiu Carval-ho ao portal Nominuto.com.

CNH 3Propositor da primeira lei,

o ex-deputado estadualWober Júnior (PPS) criticoua manobra governista: “Oque é isso? Provincianismo?Politicagem? Ou apenasmediocridade?”, postou emseu Twitter. Ele prometeumedidas legais contra a de-cisão do governo.

Municipalização do leiteBetinho Rosado confirmou ontem que o Programa do Leite está sendo municipalizado. Isto se

deve às exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que regulamenta afiscalização do programa. O secretário licenciado comentou que um projeto piloto está sendo de-senvolvido com 30 prefeituras, e que até o próximo ano todos os municípios do Estado estarão adap-tados ao novo sistema. Ele admite que houve redução na distribuição do leite, mas não de 50% comoataca a oposição. “Em algum município pode ter sido isso, mas não é a média”, garantiu.

Por Diógenes Dantas

Melhor do anoLarissa Rosado (PSB) foi

eleita ontem “Parlamentar doAno”, título concedido peloComitê de Imprensa da As-sembleia Legislativa. A eleição,que já virou tradição nos finaisde ano,envolve os jornalistas quecobrem as atividades parla-mentares.Larissa Rosado obteve20 dos 31 votos da eleição real-izada nesta quarta-feira. WalterAlves (PMDB) conseguiu 9 vo-tos e Agnelo Alves (PDT) ape-nas dois sufrágios. A entrega dahonraria ocorrerá na festa an-ual do Comitê de ImprensaBerilo Wanderley, no mês dedezembro. Larissa Rosadocumpre seu terceiro mandatocomo deputada estadual.

Page 8: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

SOCIAL8 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

FOLIAA cidade do Apodi tem o seu carnaval

fora de época - Festival de Verão, marcadopara os dias 9 e 10 de dezembro, no Calça-dão da Lagoa, com as atrações confirmadasLimão com Mel, Ricardo Chaves, Bakulejo,Soul Pop, Forró Danado, Tetê Pessoa e For-ró Vamos Xamegar.

RECONHECIMENTOA deputada estadual Larissa Rosado

(PSB) foi eleita a Parlamentar do Ano de2011. A eleição realizada ontem contoucom a participação de 31 jornalistas dos37 com direito a voto. A deputada mosso-roense recebeu 20 votos, seguida dos de-putados Walter Alves (9 votos) e AgneloAlves (2 votos). Essa é a segunda vez quea deputada Larissa tem o seu trabalho re-conhecido pelos jornalista que fazem par-te do Comitê de Imprensa.

SUA CASA DENTRO DO CASA MIX

Um dos estandes mais visitados no CasaMix 2011 é o da WSC Empreendimentos eConstruções.Em parceria com a Óttima Ne-gócios Imobiliários, a WSC inova ao apre-sentar seus empreendimentos de forma inte-rativa usando plataformas de mídia que colo-cam os potenciais compradores dentro doimóvel desejado. E as opções são muitas - oMont Blanc Residence, o Green Garden Re-sidence Club e o Residencial Joaquim Bor-ges, os dois últimos em fase final de vendas.

@ Vivas para os aniversariantes de hoje: dr. RosadoCantídio, Bernardo Azevedo, Jonas Filho, o deputadoRicardo Motta e Vingt-un Rosado Neto.

@ George Azevedo declara aberta a temporadade "Miss" com o anúncio dos concursos de MissNatal e Miss Mossoró para o comecinho de fevereiro.A antecipação dará às eleitas o tempo necessáriopara ajustes no peso e nas medidas.

@ Mossoró receberá decoração natalina assinadapelo artista Paulo Pedrosa. A inauguração da Luzes doNatal acontecerá dia 3 de dezembro e o “start” será da-do pela prefeita Fafá Rosado, com direito à chegada dePapai Noel, na praça Rodolfo Fernandes.

@ A banda Salsalada é a atração desta QuintaMix, no Sélect Nouveau.

@ Paulo Eduardo Fernandes Negreiros toma possena cadeira nº 27 da Academia Mossoroense de Letras.Asessão de posse acontecerá amanhã na Biblioteca NeyPontes e será presidida pelo imortal Elder Heronildesda Silva.

@ Quem procura,acha.Túllio Ratto e Ana PaulaCadengue lançam o site de buscas achoja - www.a-choja.com.br.

@ Cimsal, a empresa comandada pela família Fer-nandes Vieira,faz sua confraternização anual sábado (26)com café da manhã no Garbos Recepções e Eventos.

[email protected]

PintoCURTA-METRAGEM

A deputada LarissaRosado com Paulo

Sidney Gomes - ela foi eleita

Parlamentar do Ano

Lílian Pereira Eneas com o paiHelton e o irmãoVinícius - festade quinze anos

Page 9: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

COTIDIANOQUINTA-FEIRA

O presidente da União Bra-sileira de Municípios (Ubam),Leonardo Santana,alertou on-tem que Mossoró caminha pa-ra perder a indicação técnicapara sediar um dos oito polosda Zona Franca do Semi-Ári-do (ZFSA),que terá caracterís-ticas de área de livre comér-cio, para exportação e impor-tação com incentivos fiscais,pelo prazo de 30 anos.

Santana lamentou que as au-toridades municipais de Mos-soró não têm dado a mínima enem sequer apoiam o projeto.“É impressionante a falta de in-teresse do município de Mos-soró. Para se ter uma ideia dodescaso, proferimos uma pa-lestra na Câmara dos Verea-dores no ano passado, porémnem a prefeita compareceu”,lastimou.

O presidente da União Bra-sileira de Municípios é autor doProjeto da Zona Franca do Se-mi-Árido e quem produziu aProposta de Emenda à Cons-tituição (PEC 19/11), crian-do a ZFSA,apresentada na Câ-mara dos Deputados pelo de-putado federal Wilson Filho(PMDB-PB).

Segundo Leonardo Santa-na, Mossoró está na con-tramão,pois,enquanto em ou-

tros municípios prefeitos, ve-readores e a mídia em geral têmprocurado a Ubam e se interes-sado pela indicação das cida-des, o Poder Executivo deMossoró não tem dado aten-ção devida.

“Diferentemente de outrosmunicípios,que acompanhamo projeto e incentivam debatecom a população”, lamenta,acrescentando que Caicó des-perta com todas as chances desubstituir Mossoró no projeto.Caso isso aconteça, adverteque Mossoró perderia a opor-tunidade de investimentos demais de R$ 1 bilhão e 50 mil no-vos empregos com as ativida-des afins da zona franca.

Ele reconhece o apoio in-tegral à iniciativa da Câmarade Mossoró, numa mobiliza-ção liderada pelos vereadoresFrancisco José Júnior (PSD),presidente da Casa, e LairinhoRosado (PSB),mas reclama dafalta de apoio e de interesse deoutros organismos.

“Agora, até o diretor daUnP, ligada ao grupo estran-geiro Laurent, negou o audi-tório para um encontro queserá realizado no próximo dia29 de novembro (terça-feira)”, lamentou o presiden-te da Ubam.

A Proposta de Emenda àConstituição (PEC) 19/11,que cria a Zona Franca do Se-mi-Árido Nordestino, con-fere ao Governo Federal atri-buição de demarcar a área deforma contínua, com círculode raio mínimo de 100 quilô-metros e centro no municípiode Cajazeiras (PB).

O autor da proposta, de-putado Wilson Filho, ressal-ta que o semiárido nordes-tino vive em situação de atra-so econômico. “E não se tra-ta de uma área pequena: elatem 981 mil quilômetrosquadrados, abrange 1.134municípios e soma mais de22 milhões de habitantes”,

disse à Agência Câmara.O Escritório Técnico de

Estudos Econômicos doNordeste estima que o Pro-duto Interno Bruto (PIB) dosemiárido corresponda aaproximadamente 1/3 doPIB nordestino.

A renda média do cidadãoque habita o semiárido, se-

gundo o Etene, equivale aapenas 34% da renda médiabrasileira. A escolha de Ca-jazeiras, explica o deputado,deve-se ao fato de a cidadesituar-se no centro da regiãosemiárida, além da boa in-fraestrutura rodoviária e daproximidade com portos eaeroportos.

A zona franca previstaabarcará boa parte do ter-ritório de Pernambuco, RioGrande do Norte e Ceará,além da Paraíba. Wilson Fi-lho prevê a geração de efei-tos econômicos e sociaispositivos sobre uma “vastaárea hoje deprimida, comindicadores sociais inferio-

res às de outras partes doBrasil”.

A Comissão de Constitui-ção e Justiça e de Cidadaniaanalisará a admissibilidade daPEC. Caso aprovada, serácriada uma comissão especialpara analisar o mérito da pro-posta, antes da votação emdois turnos pelo Plenário.

Mossoró (RN),24 de novembro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

MOSSORÓ PODERÁ PERDER ZONA FRANCA DO SEMI-ÁRIDO PARA CAICÓ

Proposta pretende reduzir desigualdades regionais

Risco

Cidade pode deixar de ser um dos oito polos do projeto federal

HABNER WEINER

Leonardo lamentou muitoa falta de incentivo e interes-se do município de Mossoróe disse que, se fosse o prefei-to, “abriria todas as portas pa-ra que essa proposta pudesse

ser concretizada, pois, segun-do ele, uma zona franca paraMossoró significaria sua inde-pendência econômica e social.Algo que agora poderá ficarmais difícil.”

O lançamento do Encon-tro de Municípios do Semi-árido – Plano de Viabilidadesacontecerá terça-feira (29), às19h, no auditório da Univer-sidade Federal Rural do Se-

mi-Árido (Ufersa),quando se-rão proferidas palestras comtemas principais a Zona Fran-ca do Semi-Árido e o Planode Viabilidade Econômica eSocial dos Municípios.

Page 10: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Equipe mossoroense vence edição 2011 do Desafio Sebrae

Sesap reúne servidores estaduais da saúde em oficina de qualidade de vida

CONQUISTA

EVENTO

Estudantes da Ufersa conquistam pela primeira vez o título de campeão do jogo virtual para o Estado

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hoje, 24, a Secretaria de Es-tado da Saúde Pública (Sesap)realiza em três turnos, no audi-tório da II Unidade Regionalde Saúde Pública (II Ursap), aoficina do Programa de Quali-dade de Vida Saber Viver.A ofi-cina é direcionada aos servido-res dos hospitais regionais Ra-fael Fernandes e Tarcísio Maia

(HRTM) e das unidades de re-ferência Laboratório Regionalde Mossoró (Larem), Labora-tório de Citopatologia e Bancode Leite. Ao todo, serão capa-citados 120 servidores.

A instrutora do ProgramaQualidade de Vida da Sesap, apedagoga e especialista em edu-cação holística e qualidade de

vida Lucila de Noronha, revelaque o objetivo da oficina é in-tegrar as equipes, fortalecendovínculos afetivos a partir do en-contro consigo mesmo e como outro favorecido pelo autoco-nhecimento, visando uma me-lhor convivência no âmbito dotrabalho.

"Buscamos incentivar uma

educação humanescente, paraque se possa aprender a escu-tar o outro e que se tenha umaconsciência ética diante da for-ma como interage com as de-mais pessoas",destaca Lucila deNoronha.

Entre os temas que serãoabordados, constam: a impor-tância do autoconhecimento,

acolhimento, a arte de decifrara si mesmo e ao outro, a impor-tância da comunicação eficaz,enxergando o todo e não so-mente as partes, o eu e o outro,o valor da escuta,a ética do "ser",exercitar o autoconhecimentoe mudança na conduta ética.

Para a gerente da II Ursap,Iranilde Oliveira, a oficina será

uma oportunidade para que osservidores das unidades possamexercitar o autoconhecimento,experimentar situações que en-volvam teoria e prática no am-biente de trabalho.Além de con-tribuir para uma melhor convi-vência entre os servidores, demodo a possibilitar um ambien-te de trabalho mais saudável.

A equipe mossoroense "Runto Win" foi a grande vencedo-ra da edição 2011 do DesafioSebrae. O anúncio foi feito nanoite de terça-feira, em soleni-dade realizada na sede do Se-brae, em Brasília. Os estudan-tes mossoroenses AntônioJaem Estigarriga Menescal Ne-to,Bruno Dantas Laurindo Oli-veira, Caio Felipe Sales de Oli-veira Santos, Isaías da Silva Li-ma e Victor de Andrade Dan-tas, que são alunos do curso deCiências e Tecnologia da Uni-versidade Federal Rural do Se-mi-Árido (Ufersa),conquistampela primeira vez o título decampeão do jogo virtual parao Estado.

"Aprendemos que a palavradesistência não deve nuncaconstar no dicionário de quemdeseja vencer", resume o líderda equipe Run To Win,Isaías daSilva Lima, cuja equipe partici-pa do Desafio Sebrae pelo se-gundo ano consecutivo. Dessavez, eles tiveram como desafio

administrar uma indústria de bi-cicletas e, para vencer, era ne-cessário gerenciar a empresa etomar decisões norteadas peloambiente e tendências do mer-cado e concorrência.

Os times do Paraná,Eng TecRetorns, e do Pará, ForasteirosMercantes, ficaram em segun-do e terceiro lugar, respectiva-mente. O presidente do Con-selho Deliberativo Nacional doSebrae, Roberto Simões, para-benizou os participantes e lem-brou que,no Desafio Sebrae,to-dos são vencedores. "O objeti-vo foi cumprido.Estamos satis-feitos em levar até vocês concei-tos de gestão empreendedora eprincípios éticos. Esperamosque levem esses conhecimentospara a vida sem deixar de lado aousadia da juventude",afirmou.

A equipe Run To Win já ha-via vencido mais 1,7 mil concor-rentes na etapa estadual, alcan-çando a nota 87,556 no acumu-lado de sete rodadas classifica-tórias no RN.

Isaías da Silva Lima afirmouque a competição, além de in-centivar o espírito empreende-dor,ensina outras lições impor-tantes para quem ainda vai en-frentar o mercado de trabalho."Esse é um projeto grandiosoque nos ensina a empreenderdiante da vida. Meu conselho atodos os universitários: apren-dam a arriscar, a tomar iniciati-vas e a ser verdadeiros empreen-dedores", disse.

A equipe campeã ganhouuma viagem de dez dias a umcentro de referência mundialem empreendedorismo na Es-panha.A programação inclui vi-sitas técnicas a empresas, uni-versidades e incubadoras. To-dos os participantes da final ga-nharam ainda uma bolsa inte-gral de estudos na FundaçãoGetúlio Vargas (FGV).

Os vencedores da noite con-correram com outras sete equi-pes, dos estados de Santa Cata-rina, Pará, Espírito Santo, Ma-to Grosso,Mato Grosso do Sul,

Equipe vencedora do Desafio Sebrae

Goiás, Rio Grande do Norte eParaná.Este ano,o jogo,que te-

ve como tema a administraçãode uma empresa de bicicletas,

contou com 160 mil participan-tes de todo o país.

DIVULGAÇÃO

Page 11: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

GERAIS Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

Motorromaria da Luz percorrerá 14 quilômetrospelas ruas da cidade e alertará sobre trânsito

RELIGIOSIDADE

CONSCIENTIZAÇÃO

Atividade está incluída dentro dos festejos de Santa Luzia e será realizada dia 12 de dezembro

A Comissão Organizadorada Festa de Santa Luzia divul-ga detalhes da 3ª Motorroma-ria da Luz - Pela Paz no Trânsi-to, dentro dos festejos da pa-droeira e que será realizada dia12 de dezembro. A concentra-ção será às 21h,na avenida San-tos Dumont, em frente à Dro-garia Pague Menos, e saída pe-la avenida Augusto Severo.

A primeira parada será noColégio Sagrado Coração deMaria,entrando à direita,na ave-nida Alberto Maranhão,seguin-do até a rua Delfim Moreira,do-brando à direita,na avenida RioBranco. Na altura do Ferro deEngomar,haverá a segunda pa-rada.

Em seguida, o cortejo demotos toma o rumo da BR-304,pelo prolongamento da aveni-da Rio Branco, passando emfrente ao posto Maranata e se-guindo até o conjunto Reden-ção.Lá,entra à esquerda,na ruaRui Carneiro, e na Capela deNossa Senhora de Aparecida,haverá a terceira parada.

O Motorromaria segue emfrente,pegando um pouco à es-querda, na rua General Gaulle,seguindo na rua Francisco Go-mes Monteiro e continuando narua Moisés. Entra à direita, narua Genildo Miranda,e à esquer-da, na avenida Integração.

A quarta parada será na co-munidade católica Boa Nova,no conjunto Integração. Se-gue na avenida Integração,do-bra à esquerda, na rua São Je-rônimo,e à direita,na rua Hen-rique Maciel de Lima. A quin-ta parada será na paróquia do

Atividade reúne motociclistas de toda região

Saneamento ambientalé explanado porespecialista hoje empalestra na Ufersa

Para contribuir com aconscientização da socie-dade na busca de protegere melhorar as condições devida urbana e rural, a Uni-versidade Federal Rural doSemi-Árido (Ufersa), atra-vés do Departamento deCiências Animais (D-CAN), realiza hoje,24,umapalestra que tem como te-mática o "SaneamentoAmbiental". A palestraocorre das 17h30 às 19h,no miniauditório do prédioCentral do campus daUfersa.

O "Saneamento Am-biental" será abordado pe-lo geólogo da Companhiade Águas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern)e professor da Universida-de Potiguar (UnP) CleicePaz de Lima.

De acordo com a orga-nização do evento, o obje-tivo é capacitar os estudan-tes para o entendimento dasprincipais ações realizadasno saneamento ambiental.

Segundo a coordenadorado evento, a professora daUfersa Leíse Gomes Fer-nandes, um dos problemasenfrentados nas zonas ur-bana e rural é o impacto dasatuações humanas sobre omeio ambiente.

"Nesse contexto entraem cena o saneamento am-biental,que é o conjunto deações socioeconômicasque tem por objetivo alcan-çar a salubridade ambien-tal", explica Leíse Gomes.

Os interessados devemficar atentos ao horário dapalestra, pois as inscriçõespara as 40 vagas disponíveisserão feitas somente no lo-cal. O público-alvo são osestudantes e profissionaisde medicina veterinária,ecologia, agronomia, bio-tecnologia e outras áreas desaúde ambiental. Todos osparticipantes receberãocertificados com carga ho-rária de 2h/aula, referen-tes às atividades desenvol-vidas durante o evento.

Menino Jesus de Praga (SantaDelmira).

O grupo continua pela direi-ta, na rua Severina Maria Ferrei-ra,e entra à esquerda,na rua Aris-tides de Freitas; à direita, na ave-nida Santa Luzia,e à esquerda,nana praça Alfredo Alves de Frei-tas, próximo ao supermercadoQueiroz do Santa Delmira.

Entra à direita, na Assem-bleia de Deus (rua Nossa Senho-ra de Fátima), e à esquerda, narua Francisco Alves da Silva,do-brando à esquerda, na avenidaCosta e Silva, e fazendo a sextaparada, na Paróquia de São Pe-dro (Abolição IV).

Segue em frente e entra à di-reita,na rua Tarcísio Correia,do-brando à esquerda, no semáfo-ro,pegando a avenida Abel Coe-lho, parando pela sexta vez, naCapela de São Francisco;seguin-

do na avenida Abel Coelho e pa-rando pela oitava vez, na Igrejade Nossa Senhora de Fátima.

Continua na avenida AbelCoelho, dobrando um pouco àesquerda, na rua Rodrigues Al-ves (passando em frente ao Res-taurante Germanos) e entra à di-reita,na avenida José Damião.Anona parada será no HospitalRodolfo Fernandes (HapVida).

Continua na avenida JoséDamião e dobra à esquerda,na avenida Felipe Camarão,parando pela décima vez, naParóquia de São João Batista(12 Anos), seguindo em fren-te,na avenida Felipe Camarão,e entra à direita,na avenida RioBranco.

Dobra à esquerda, na Coe-lho Neto; à direita, na rua Joa-quim Nabuco;à esquerda,na ruaRomualdo Galvão, e de novo à

esquerda, na avenida AlbertoMaranhão.A 11ª parada será naIgreja de Nossa Senhora daConceição, seguindo pela ave-nida Alberto Maranhão.

Após a 12ª parada, na Cape-la de São Vicente (Centro), do-bra na rua ao lado da loja Ex-clusive e segue em frente até oTeatro Lauro Monte Filho, do-brando à esquerda,no Banco doBrasil,chegando à Catedral,on-de haverá a 13ª e última parada.

No final, por volta da meia-noite,a 3ª Motorromaria da Luz- Pela Paz no Trânsito terá per-corrido 14 quilômetros, numpercurso feito de carro a 20 qui-lômetros por hora. As 13 para-das, total de dias dos festejos deSanta Luzia, serão de dez mi-nutos, para, além de oração, fa-zer abordagem sobre a violên-cia no trânsito.

Page 12: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

GERAIS4 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Coordenador do MEC anuncia a ampliação doPrograma Mais Educação na Rede Estadual

AUMENTO

O coordenador do Progra-ma Mais Educação, LeandroFilho, anunciou o aumento donúmero de escolas da Rede Es-tadual de Educação inseridasno programa.A rede,que con-ta com 194 unidades beneficia-das,vai passar a contar com 329em 2012. O programa já aten-de cerca de 60 mil estudantese vai ampliar o atendimento pa-ra mais de 100 mil crianças eadolescentes.

O anúncio foi feito duran-te a solenidade de abertura doI Seminário e Mostra EstadualMais Educação, realizada emNatal, onde acontece o ciclode palestras do evento. O pro-grama também é um projeto-piloto para a implantação daeducação em tempo integralno Brasil.

O “Mais Educação” au-

menta a oferta educativa nasescolas públicas por meio deatividades optativas,desenvol-vidas no contra-turno do ho-rário de aula, que foram agru-padas em macrocampos comoacompanhamento pedagógi-co, meio ambiente, esporte elazer,direitos humanos,cultu-ra e artes, cultura digital, pre-venção e promoção da saúde,educação científica e educaçãoeconômica.

Esta semana,a Secretaria deEstado da Educação e da Cul-tura, por meio da Subcoorde-nadoria do Ensino Fundamen-tal, está realizando o I Semi-nário e Mostra Estadual maisEducação. A amostra aconte-ce no Papódromo,Centro Ad-ministrativo do Estado. O se-minário vai promover o deba-te sobre a reorganização do

Programa também é um projeto-piloto para a implantação da educação em tempo integral no Brasil.

mentar o tempo de permanên-cia dos alunos na escola."É pormeio da modalidade em tem-po integral que a educação nopaís vai melhorar.Foi assim nospaíses desenvolvidos onde osestudantes passam de 5 a 8 ho-ras diárias na escola, no Brasilo tempo de escolarização é deapenas 4 horas", disse.

Para Susana Fernandes,subcoordenadora do EnsinoFundamental, o debate sobrea educação em tempo integralé necessário porque ela ampliatodas as possibilidades deaprendizado para o aluno."Pormeio de práticas pedagógicasinovadoras é possível mantero aluno na escola mais tempode forma produtiva,mas é pre-ciso buscar a consolidação daspolíticas públicas de educaçãointegral", afirmou Susana.

currículo do tempo escolar, aformação dos profissionais emeducação e a formulação de po-

líticas públicas de educação in-tegral.

Leandro Fialho foi o pales-

trante da abertura do seminá-rio e, durante sua exposição,destacou a necessidade de au-

A iniciativa já atende cerca de 60 mil estudantes e vai ampliar o atendimento para mais de 100 mil

CONVITE VOLTA AO TRABALHO

A Empresa MPC CON-STRUÇÕES ESPECIAIS LTDAME, convida seu funcionário,ENOS FELIX DA COSTA , CNTP:24598 a retornar ao trabalho noprazo de 24 horas, sob pena deser enquadrado no código 482art I, da CLT.

Page 13: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

GERAIS Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 5 www.omossoroense.com.br

Obras em canteiros mudarão itinerários de ônibus

Iluminação natalina será acionada no dia 3 de dezembro

TRÂNSITO

Mossoró sediará Seminário do Agronegócio para Exportação

OPORTUNIDADE

FIM DE ANO

As intervenções consistem no fechamento de canteiros, que os técnicos de trânsito chamam de acertos geométricos

Intervenções em canteirosprovocarão mudanças de há-bitos de condutores e até de iti-nerários de ônibus.É o caso docruzamento da avenida Au-gusto Severo com a rua Juve-nal Lamartine (área central dacidade), que foi fechado.

Ontem, o canteiro já esta-va interditado para obras fí-sicas de fechamento. Com is-so, os ônibus que na avenidaAugusto Severo dobravam àesquerda, na rua Juvenal La-martine, sobretudo os quedescem o Alto de São Manoel,seguirão direto, dobrando àesquerda.

Terão que passar em frenteao cemitério e retornar em ou-tras vias, em busca da avenidaRio Branco. O itinerário tam-bém serve para quem trafegasentido Centro-Cemitério,pela Augusto Severo: não po-derão mais dobrar na rua la-teral ao Fórum Des. SilveiraMartins.

Com isso, terão que seguirem frente e se deparar obriga-toriamente com semáforos de-fronte ao Cemitério São Sebas-tião,onde recentemente foraminstalados fotossensores paraflagrar condutores impruden-

Intervenções no canteiro modificarão o tráfego no local

Cerca de trinta pessoasparticipam do trabalho deornamentação natalina deMossoró, entre profissio-nais de adereços, ferro, ele-tricidade e marcenaria. Ailuminação natalina seráacionada na abertura da fes-ta de Santa Luzia, 3 de de-zembro próximo.

Terão iluminação espe-cial algumas das principaisruas e pontos da cidade, co-mo as pontes sobre o rioMossoró, Corredor Cultu-ral (avenida Rio Branco),avenida Presidente Dutra,rua João da Escóssia, entreoutros pontos públicos.

É o caso da sede da Pre-feitura (Palácio RodolfoFernandes) e a Catedral deSanta Luzia.O projeto é de-nominado “Luzes do Na-tal”e executado pela Gerên-cia da Cultura, com inves-timento divulgado de R$300 mil, para dar à cidadeum clima natalino.

Também de acordo coma programação natalina,ha-verá a tradicional chegadade Papai Noel no começode dezembro. Ele ficará napraça Rodolfo Fernandes(Praça do Pax),das 17h30 às20h, fazendo fotos e parti-cipando de brincadeiras.

HABNER WEINER

tes. Mas as mudanças não pa-ram nesse cruzamento.

Outros canteiros serão fe-chados: cruzamentos das ruasAlfredo Fernandes com RuiBarbosa; rua Francisco Ro-mualdo (próximo a Felipe Ca-marão; avenidas Abel Coelho;Presidente Dutra (próximos àspontes sobre o canal de dico-tomização do rio Mossoró.

Também mudanças na ruaRodrigues Alves; avenida Joãoda Escóssia e na praça Getú-lio Vargas. As intervençõesconsistem no fechamento de

canteiros, que os técnicos detrânsito chamam de acertosgeométricos. Nove ruas terãomudanças.

Segundo o secretário de Ser-viços Urbanos,Trânsito e Trans-portes Públicos,Alex Moacir deSouza Pinheiro,as mudanças vi-sam melhorar o fluxo de veícu-los e tornar mais seguro o trân-sito, acabando com antigos ví-cios de trânsito e diminuindo ris-cos de acidentes.

Segundo ele, a intervençãoem canteiros faz parte de umconjunto de medidas para fa-

zer frente à balbúrdia que setornou o trânsito de Mosso-ró em determinados trechose horários, como congestio-namentos e dificuldades detrafegar em cruzamentos semsemáforos.

Entre essas ações, estão se-máforos e lombadas,que já fo-ram instalados cerca de 40 es-te ano em Mossoró. Tambémsinalização de pista e de pla-cas.As responsabilidades de in-tervenção são da Prefeitura deMossoró, já que a gestão dotrânsito é municipalizada.

Mossoró sediará o Seminá-rio do Agronegócio para Ex-portação (AgroEx), iniciativadesenvolvida pela Secretaria deRelações Internacionais,órgãovinculado ao Ministério daAgricultura,Pecuária e Abaste-cimento (MAPA), que já levouinformações para mais de 4,5mil representantes de cadeiasprodutivas do agronegócio emtodas as regiões do país.O even-

to, que chega a sua 44ª edição,serão realizado em 1º de dezem-bro, a partir das 8h, no auditó-rio do hotel VillaOeste.

De acordo com o analista decomércio exterior da Secretariade Relações Internacionais, Sil-vio Cícero da Silva,o objetivo daAgroEx é disseminar informa-ções estratégicas que estimulema participação do agronegóciobrasileiro no mercado interna-

cional. “Mossoró foi escolhidapara sediar o evento por se tra-tar de uma cidade onde há umgrande polo de produção agrí-cola, e possuir muitos produto-res no mercado de exportação”,destaca o analista.

A programação do seminá-rio será desenvolvida durante to-do o dia 1º de dezembro, atra-vés da realização de palestrascom conteúdos variados, que

contemplam o público alvo. “Apalestra Caminhos para expor-tar, por exemplo, terá como fo-co o passo a passo da exporta-ção, apresentando ao produtortodo esse processo, indicandocomo vender para o mercado ex-terior”, explica Silvio Cícero.

Também serão debatidos du-rante o evento temas como o pa-norama do mercado de frutas,as principais exigências sanitá-

rias do mercado internacional,entre outros. “O seminário po-derá ser acompanhado por es-tudantes, agricultores, comer-ciantes,pois disponibilizaremosinformações diversificadas”,en-fatiza o analista da Secretaria deRelações Internacionais do Mi-nistério da Agricultura.

A expectativa dos organi-zadores é de que o evento con-siga reunir um público apro-

ximado de 300 pessoas.Os in-teressados em participar doseminário poderão efetuarsuas inscrições através do en-dereço eletrônico:www.agri-cultura.gov.br/internacional.“As inscrições são gratuitas,e qualquer pessoa pode par-ticipar do evento, mas é im-portante que essa inscrição se-ja feita com antecedência”,conclui Silvio Cícero.

Page 14: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Em coletivo, Leão faz testes na equipe de olho no clássico

NO SÃO PAULO

O técnico Emerson Leãorealizou um treino coletivo namanhã dessa quarta-feira no CTda Barra Funda. O comandan-te são-paulino aproveitou a ati-vidade para fazer alguns testesna equipe titular. Na primeiraparte, João Filipe, Denilson eWellington foram as novidadesno time em relação ao jogo con-tra o América-MG.

O zagueiro fez dupla comRhodolfo, já que Xandão estásuspenso e não enfrentará o Pal-meiras, domingo, no Pacaem-bu. Já no meio de campo, De-nilson e Wellington,que voltamde suspensão, retomaram osseus lugares.

Desta forma, a equipe trei-nou com: Rogério Ceni, Piris,João Filipe, Rhodolfo e Juan;Wellington, Denilson, Cícero;Dagoberto,Fernandinho e LuísFabiano. O meia Lucas, outroque está fora do clássico por sus-pensão, fez um trabalho físicona manhã dessa quarta-feira.

Na segunda parte do treino,Leão fez duas mudanças. Elepromoveu o retorno de Jean,titular nas últimas três partidas,na vaga de Cícero. No ataque,Marlos foi testado no lugar deFernandinho. Durante a ativi-

O meia Thiago Neves temuma receita para que o Fla-mengo volte a balançar as re-des adversárias nestes dois úl-timos jogos do CampeonatoBrasileiro: arriscar mais chu-tes. Inclusive, o camisa 7 re-velou que tem conversadocom seus companheiros deataque sobre a necessidade deousar mais no setor ofensivo.

"Eu tenho falado com oRonaldo e com o Deivid queacho que o nosso time temque finalizar mais. Vejo queoutros times chutam do meioda rua mesmo. Às vezes vaina arquibancada, mas às ve-zes acerta. A gente chega naentrada da área e queremosum toque a mais. Temos quechutar mais", disse ThiagoNeves.

Para Thiago, no jogo con-tra o Internacional, no pró-ximo domingo, em Macaé, oFlamengo precisará jogar de

Técnico comandou uma atividade na manhã dessa quarta-feira no CT da Barra Funda

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Thiago Neves pede mais finalização

NO FLAMENGO

dade, o técnico conversou comos jogadores e treinou jogadasde bola parada.

Nesta sexta-feira, tambémno período da manhã, Leão

pretende fazer mais um cole-tivo para definir o time. Será openúltimo treino antes do clás-sico. Com 56 pontos, o Trico-lor Paulista está a um da zona

de classificação para a Liber-tadores. Depois do Palmeiras,o São Paulo pegará o Santos,pela última rodada do Cam-peonato Brasileiro.

O meia Lucas está fora do clássico por suspensão

Para Thiago, no jogo contra o Internacional, o Flamengo precisará jogar de forma inteligente

forma inteligente, já que ocampo é menor do que o ti-me está acostumado a jogar.

"Vai ser um jogo compli-

cado, de marcação e de inte-ligência. Macaé é pequeno eisso é complicado. Vai ser umjogo bem difícil e vencerá me-

lhor. Para mim, era melhor jo-gar no Engenhão, pois já es-tou ficando mais acostuma-do com o campo", concluiu.

Page 15: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Destaque do time do Cruzeiro na péssima campanha da Série A, o jogador Motillo é o mais novo "objeto" de desejo deoutros grandes clubes do futebol brasileiro. Ameaçado de rebaixamento, o Cruzeiro assiste ao interesse de Fluminense eCorinthians pelo seu principal jogador. Moral abalada, principalmente se cair para a Série B.

Jogador bicampeão pelo Avaí reforçará o PotiguarGOLEIRO

PLANEJAMENTO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Já escrevi em outra oportunidade que só podemos falar em qualidade quando começar o Estadual oupelo menos os treinos, mas o anúncio dos jogadores contratados por Potiguar e Baraúnas vai deixandoseus torcedores animados. O simples fato de terem mudado o cardápio, saindo da mesmice, ou sempreos mesmos jogadores, às vezes, no máximo, mudando de time, já serve para criar uma certa expectativapositiva. Isso é o que tenho sentido quando sou indagado por alguém na rua sobre o futuro do nossos

clubes no Campeonato Estadual e, antes mesmo de qualquer resposta, alguns se antecipam e falam desua satisfação com a mudança. Como estamos falando de jogo, é uma aposta que a diretoria faz trazer

nomes que ainda não têm passagem pelo futebol mossoroense. Alguns já estiveram por aqui, é verdade,mas desta vez parece ser a minoria.

BOM CAMPEONATO,BOA CONVERSA

Desde a segunda-feira,como não teremos Bra-sileirão no meio de semana, a conversa tem sidoboa e cheia de matemática. Pois é, quando a con-versa é boa, até a matemática se torna simpática.Mas, tudo isso atribuímos ao bom CampeonatoBrasileiro deste ano.

A oscilação desde o início entre os nomes can-didatos ao título e a indefinição que segue no ins-tante final da peleja nacional tem provocado todaessa reação no torcedor, fomentando as rodas deconversa sobre as coisas do futebol. Os candida-tos a título fazendo as contas a seu favor e a turmado grande elenco,aqueles que não competem maispelo título,querendo participar de alguma forma,secando ou definindo preferências. O melhor,pelo menos entre nós, tudo na paz.

REAPARECEUDepois dos conflitos internos,o campeão da

segunda divisão Caicó Esporte Clube reapare-ceu.Seus dirigentes se reuniram e podem anun-ciar a qualquer momento uma parceria comempresários paulistas que representam os inte-resses de alguns jogadores. A negociação já foiaberta, contando inclusive com apoio de umdirigente do Potyguar de Currais Novos, queficou fora do Estadual.

FELIPE Massa diz que anda é cedo para pensar em aposentadoria e quer vencer em São Paulo. LUTADOR deUFC, Maiquel Falcão sofre infarto no RS. EM UM elenco de futebol as coisas tendem a caminhar bem quando seconsegue reunir quantidade e qualidade.

Toque EsportivoREFORÇOS

Animado com o acesso à Série B do Cam-peonato Brasileiro em 2012, a diretoria doAmérica parece disposta também a voltar abrigar pela hegemonia do futebol potiguar.Já começou a contratar para reforçar o elen-co da próxima temporada. Só lembrando, aúltima vez que o Mecão venceu um estadualfoi em 2003.

EXPECTATIVAJá no rival ABC, a semana é de expecta-

tiva. Falta um jogo para terminar o Cam-peonato Brasileiro da Série B para o alvine-gro e por enquanto a certeza de se livrar dorebaixamento anda não existe.É preciso maisum ponto,que será disputado contra o Ame-ricana, em Recife. O ABC perdeu o mandode campo.

INVESTIDAMesmo recebendo não nas tentativas an-

teriores, parece que o Real Madrid voltou ainvestir para ter o jogador Neymar em seuelenco na próxima temporada. Desta vez,de acordo com informações atribuídas à pró-pria direção do Santos, o intermediário daproposta teria sido o ex-jogador Ronaldo.Aguardemos o resultado.

INTERESSADOS

Seguindo o cronograma detrabalho,começando pela con-tratação de jogadores, a dire-toria do Potiguar segue anun-ciando nomes para o elenco quedisputará o Campeonato Es-tadual do próximo ano. O últi-mo acerto foi com o goleiroAlexandre, na terça-feira (22).Alexandre é um goleiro de bas-tante experiência e com passa-gens por clubes como: VoltaRedonda/RJ, Avaí/SC, Ca-xias/RS, CRB/AL.

Natural de Florianópolis,Alexandre é um goleiro bastan-te experiente, jogando peloAvaí sagrou-se bicampeão ca-tarinense nas temporadas1999/2000. Ele também teveimportantes passagens peloCRB/AL, Caxias/RS, pelo fu-tebol paulista e também pelofutebol europeu. Todas estasequipes de bom aproveitamen-to em seus respectivos estadose com passagem pela elite dofutebol brasileiro.

As contratações no alvir-rubro seguem na linha de ofe-recer ao treinador FábioGiuntini um leque de opçõesem cada posição. Um bomexemplo é a próxima contra-tação de Alexandre,passandoo “Time Macho”a contar ago-

Com esse acerto o alvirrubro mossoroense já conta duas opções no setor defensivo para o Campeonato Estadual

Reta final do Campeonato Brasileiro e dois campeões já são conhecidosDEFINIÇÃO

Com o Campeonato Brasilei-ro em sua reta final, começam aser definidas as equipes que te-rão muito a comemorar nestefim de ano.Tanto na Série D,quejá terminou, quanto na C, já es-tão definidas as equipes que su-

biram de divisão.Na Série B ain-da falta uma rodada, mas trêsequipes já se garantiram na Sé-rie A em 2012.

A Série D foi a primeira a ter-minar. No fim de semana, o Tu-pi/MG venceu o Santa Cruz por

2 a 0 e garantiu o título da com-petição. Mas não é apenas o ti-me de Juiz de Fora que tem mo-tivos para vibrar.O próprio San-ta Cruz e mais o Cuiabá/MT e oOeste/SP garantiram o acessopara disputar a Série C em 2012.

Já na Série C,o campeão ain-da não está definido, mas osclubes que se garantiram na Sé-rie B, sim. Joinville e CRB, quedisputam a final, além de Ipa-tinga e América/RN são ospromovidos.

Faltando apenas uma rodada,a Série B já conhece o seu cam-peão de 2011,a Portuguesa, e osdonos de mais duas de suas qua-tro vagas para disputar a Série Aem 2012. Falta apenas decidir oquarto colocado para saber to-

das as equipes que terão acessoà primeira divisão.Além da Por-tuguesa,Náutico e Ponte Preta jásubiram de divisão.Agora,Sport,Bragantino,Vitória,Boa Espor-te e Americana lutam pela últi-ma vaga. (Fonte: CBF).

Alexandre, goleiro experiente

ESPORTE Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

ra em seu elenco com dois go-leiros.Alexandre e Bruno (go-

leiro revelado pelo Sport deRecife), além dos garotos que

servem às divisões de base quepodem ser observados.

A semana tem sido movi-mentada no futebol do interiordo Rio Grande do Norte comnovas equipes começando a tra-çar seu planejamento para a tem-porada 2012.Na cidade de San-ta Cruz do Inharé, a direção doSanta Cruz promoveu encon-tro no domingo e, dois dias de-pois, na terça-feira foi a vez doscaicoenses, com a diretoria doCaicó Esporte Clube buscan-do reestruturar o grupo apósconquistar a segunda divisão.

No “Tricolor do Trairi”,Santa Cruz, a preocupação lo-go no início da temporada vemem dose dupla. Além do Cam-peonato Estadual com seu iní-cio programado para janeiro,tem também a disputa da Co-pa do Brasil, provavelmente apartir de fevereiro em sua pri-meira fase. Diante disso, a di-reção espera, ainda esta sema-na, anunciar o nome do treina-dor e os primeiros jogadores.

No rubro-negro caicoense,também conhecido como“Raposa do Seridó”, a ordemé buscar a paz, após os confli-tos internos logo que termi-nou o Campeonato Estadualda segunda divisão. A direto-ria sofreu desfalques e buscasua recomposição já com pro-posta de parceiras.

O time do Caicó E.C., porironia do destino,vem receben-do ajuda até de dirigentes doPotyguar de Currais Novos, ti-me rebaixado na atual tempora-da, entrando justamente o Cai-có para ocupar a vaga aberta. Aajuda vem em forma de trans-ferência de parceria, propostaao time currais-novense quetransferiu ao Caicó E.C. já quenão disputará o Estadual do pró-ximo ano. A expectatia para ospróximos dias, ou até horas, épela divulgação do nome do trei-nador, podendo acontecer ain-da hoje.

Diretorias do Santa Cruz eCaicó articulam seus timespara o Campeonato Estadual

Page 16: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Grávida flagrada furtando em Tibauconsegue escapar do carro da polícia

INUSITADO

Deicor assume investigação do arrastãoque aterrorizou cidade de Parazinho

Polícia Federal prendecasal transportando 10quilos de crack que teriamNatal como destino

DESFECHO

MP investigará condiçõesde salubridade em Alcaçuz

FISCALIZAÇÃO

DETENÇÃO

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dois policiais militares pro-tagonizaram ontem um fatoinusitado que começou em Ti-bau e terminou no pátio da De-legacia Especializada em Furtose Roubos (Defur) de Mossoró.Uma mulher grávida de pou-cos meses,presa furtando no co-mércio de Tibau, conseguiu es-capar da mala de uma viaturada PM,que estava trancada ape-nas com um pedaço de arame.

Segundo informações,umamulher identificada apenas co-

mo "Lisete" foi presa furtan-do na cidade litorânea e trazi-da para Mossoró, onde seriafeito o flagrante na Defur.Quando os dois policiais, res-ponsáveis pelo transporte daacusada, chegaram ao pátio daDefur deixaram a mulher tran-cada na mala e foram chamaros agentes para os procedimen-tos de praxe.

Ao retornarem,eles encon-traram apenas a mala vazia, amulher havia fugido. Ela con-

seguiu puxar por dentro do veí-culo a ponta do arame que tran-cava a mala e abriu facilmente,tomando assim rumo ignora-do, deixando apenas o que foifurtado dentro da viatura.

Os agentes da Defur infor-maram que os policiais ficaramdesnorteados quando viramque a mulher escapou. E, semter como explicar a displicên-cia,retornaram a Tibau para ex-plicar aos seus superiores o re-sultado da "missão".

Ainda foram realizadas bus-cas nas imediações da Defur,mas nem mesmo os policiaisque realizaram a prisão sabiamexplicar as características físi-cas da mulher, uma vez que afotografia dela foi feita no des-tacamento de Tibau, onde fi-cou arquivada.

O material furtado pela mu-lher foi devolvido aos proprie-tários.Ela havia furtado váriosobjetos,entre eles uma furadei-ra elétrica.

Mulher identificada como "Lisete" conseguiu enganar dois policiais e fugir da viatura defronte à Defur

Alcaçuz será alvo de investigação do MP.

Droga apreendida pela PF

A responsabilidade pelas in-vestigações que apura os as-saltos ocorridos na cidade deParazinho, na região do MatoGrande, durante o final de se-mana passado, será da DivisãoEspecializada em Investigaçãoe Combate ao Crime Organi-

zado (Deicor), da Polícia Civ-il, que já instaurou inquérito erecolheu provas apurado pelasequipes da Delegacia Region-al em João Câmara e peloServiço de Inteligência da Polí-cia Militar (2ª Secção/PM).

A Deicor confirmou assumir

o caso, na manhã de ontem, a-través da delegada Sheila Freitas,titular da especializada. Em en-trevista à imprensa, Sheila dissejá ter ouvido as vítimas e con-tinua na busca por pistas quelevem até o bando que aterror-izou a cidade, assaltando inclu-

sive o destacamento policial."Já foram recuperadas as

armas levadas do destacamen-to policial e dispomos de algunsnomes que estão sendo inves-tigados e logo teremos novi-dades sobre o caso", destacoua delegada.

ENTENDANo final de semana passado

uma quadrilha fortemente ar-mada invadiu a cidade de Paraz-inho, onde assaltou o destaca-mento da PM, uma casa lotéri-ca, vários estabelecimentoscomerciais,bagunçou a feira

livre,agrediu um sargento e feriudois populares a tiros.

Na última segunda-feira, umPalio branco,usado na ação crim-inosa, foi encontrado abandona-do no município de Touros e den-tro estavam as armas levadas dodestacamento local.

A Promotoria de Justiça deNísia Floresta vai instaurar inqué-rito civil para verificar as condi-ções de salubridade do PresídioEstadual de Alcaçuz. O MP vaiinvestigar também se o trabalhorealizado pelos apenados estádentro dos padrões.A informa-ção foi publicada ontem no Diá-rio Oficial do Estado (DOE).

Segundo informações,o do-cumento é assinado pela pro-motora Maria Zélia HenriquesPimentel e a situação já vinhasendo analisada através do pro-cedimento preparatório nº38/2010,que foi convertido eminquérito civil.O diretor da uni-dade prisional major MarcosAntônio de Oliveira Lisboa foiconvidado a comparecer a umareunião na próxima semana nasede da Promotoria, onde seránotificado da decisão.

O Ministério Público quer

A Polícia Federal pren-deu na última terça-feira,nadivisa do Rio Grande doNorte com a Paraíba, umcasal transportando 10 qui-los de crack,que teria comodestino Natal. A droga es-tava acondicionada na la-taria de um veículo que foiapreendido junto com adroga.

Segundo informaçõesda assessoria da PF,por vol-ta das 14h os policiais inter-ceptaram os acusados, em

uma barreira policial mon-tada da divisa dos dois Es-tados e encontraram a dro-ga escondida na lataria deum Celta branco, com pla-ca do RN.Além dos 10 qui-los de crack, a PF apreen-deu R$ 27 mil e o Celta.

O casal foi autuado emflagrante por tráfico de dro-gas,conforme reza o artigo40 da Lei nº 11.343/06, econduzido à sede da Supe-rintendência da Polícia Fe-deral, em Cabedelo (PB).

CEDIDA PELA PF

FRED CARVALHO

saber se o trabalho realizado pe-los presos de Alcaçuz não é re-gulamentado. Além disso, em

visitas anteriores ao local os pro-motores já haviam constatadoa situação de insalubridade.

Segundo o MP, se as sus-peitas se confirmarem serão to-madas medidas punitivas.

Page 17: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

REGIONALQUINTA-FEIRA

Mossoró (RN),24 de novembro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

RN É O ESTADO QUE MENOS ELEVADESPESA COM SEGURANÇA PÚBLICA

Pesquisa Os gastos com segurança pública

na região Nordeste apresentaram va-riações positivas em 2010, com ex-ceção do Rio Grande do Norte (-7,98%), em relação aos resultadosapontados em 2009. Os dados fo-ram divulgados na "5ª Edição doAnuário Brasileiro de Segurança Pú-blica", apresentada ontem em Brasí-lia pela organização não-governa-mental Fórum Brasileiro de Seguran-ça Pública.

Dentre os Estados da região, Ser-gipe teve o maior aumento global(48,36%) nos gastos com segurançapública em 2010 ante 2009, atingindoR$ 705,34 milhões. Já os demais en-tes federativos da região apresentaram

os seguintes resultados: Pernambuco(16,65%, chegando a R$ 1,59 bilhão),Maranhão (15,63%, atingindo R$784,93 milhões), Piauí (10,20%, tota-lizando R$ 292 milhões),Ceará (7,88%,chegando a R$ 957,91 milhões), Ala-goas (3,56%, batendo em R$ 744,11milhões), Paraíba (2,51%, atingindoR$ 576,64 milhões) e Bahia (0,48%,chegando a R$ 1,96 bilhão).

Para efeito de comparação, a U-nião aumentou em 4,39% o investi-mento em segurança pública,enquan-to o total gasto pelo País no ano pas-sado chegou a R$ 47,5 bilhões, umaalta de 4,4%.

Na análise da subfunção "Policia-mento" na região Nordeste, o Estado

que teve o maior aumento de verba pa-ra segmento no período foi a Bahia,com alta de 91,15%, aplicando R$191,87 milhões, seguido por Sergipe,com aumento de 37,25%, atingindoR$ 382,73 milhões,Pernambuco,comelevação de 17,52%, chegando a R$1,06 bilhão. Em outra ponta, reduzi-ram os gastos nesta subfunção a Pa-raíba, com queda de 41,47%, chegan-do a R$ 4,13 milhões, Maranhão, comrecuo de 28,04%, chegando a R$108,67 milhões.

TRANSPARÊNCIAPelos números, Bahia e Rio Gran-

de do Norte foram enquadrados noGrupo 3, de menor qualidade das es-

tatísticas de segurança, enquantoAlagoas e Pernambuco estão noGrupo 2.

Apesar desta ressalva, Alagoas é oEstado que registra a maior taxa de ho-micídio não apenas na região, mas noPaís: foram 68,2 mortes a cada 100mil habitantes, em 2010, um cresci-mento de 42,8% em relação a 2009.Em números absolutos,Alagoas regis-trou 2.127 assassinatos em 2010. Asegunda pior taxa da região, com 38,2homicídios para cada 100 mil habi-tantes,é verificada na Paraíba,um cres-cimento de 22,2% em relação à 2009,o que correspondeu, em números ab-solutos, a 1.438 mortes.

A população carcerária, apontada

pelo levantamento do Fórum Brasi-leiro de Segurança Pública, revela quea maior concentração de presos no sis-tema prisional na região Nordeste es-tá em Pernambuco (23.925), Ceará(15.201) e Bahia (8.887). Se conside-rados também os presos sob custó-dia da polícia, Pernambuco se man-tém na liderança como o Estado coma maior população carcerária da re-gião, seguido pela Bahia, que mais doque duplica seu dado (17.635), RioGrande do Norte (6.123), Maranhão(5.517) e Sergipe (3.437). Nos Esta-dos de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauíe Rio Grande do Norte não há infor-mação disponível sobre presos sobcustódia das polícias.

CEDIDA

Estado teve variação negativa com relação aos investimentos na área de segurança pública

Page 18: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Giro Pelo [email protected]

OPINIÃO2 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Falta de abastecimento de águaprejudica moradores no municípiode Luís Gomes há mais de 90 diasPopulação enfrenta dificuldades resultantes de colapso no sistema de fornecimento e até agora não foi solucionado

DENÚNCIAINTERINO

O município de Luís Go-mes, localizado na região Al-to Oeste do Rio Grande doNorte, está passando por di-ficuldades resultantes da fal-ta de abastecimento d’água.Os moradores estão tendo quecomprar água, em virtude docolapso no sistema que atin-giu o fornecimento há 90 diase até o momento não foi so-lucionado.

De acordo com o empre-sário Aguiberto Morais,mora-dor de Luís Gomes, nenhumcarro-pipa está fornecendoágua de forma gratuita, comoanunciou o governo em seusite oficial dias atrás. “As cai-xas estão todas secas, com is-so a população tem que com-prar a água,e por todos os can-tos da cidade encontramos veí-culos vendendo água, não sóos carros-pipa, mas tambémcaminhonetes, entre outros”,afirma.

Segundo o empresário, ca-da mil litros d’água custa en-tre R$ 25 a R$ 40. “Esses millitros só duram em médiauma semana, para família decinco pessoas, que economi-ze água”, destaca, acrescen-tando: “A situação é aindamais complicada para aque-las pessoas que não podemcomprar, e muitas delas es-tão procurando água, comuma lata na cabeça, nas re-dondezas da cidade, estámuito complicado”, dizAguiberto Morais.

presidente nacional da Ordem dosAdvogados do Brasil, Ophir Ca-valcante, anunciou ontem, 23, a edi-

ção do Selo OAB de 2011, com a indicaçãodos cursos de Direito avaliados pelo Con-selho Federal da OAB como os de melhorqualidade do País, Estado por Estado. NoRio Grande do Norte, a OAB reconheceu

apenas os cursos da UFRN, Uern e Farn.Dos 1.210 cursos de Direito existentes noBrasil atualmente, apenas 90 cursos, ou7,4%, foram recomendados pelo Selo OABcomo cursos de destacada qualidade, den-tro de critérios objetivos aplicados pela Co-missão Especial da entidade para sua ela-boração.

EMENDASO reitor da Uern, Milton Marques de

Medeiros, viaja a Brasília/DF na próximasemana, dia 29 de novembro, para partici-par de uma audiência com o ministro da E-ducação, Fernando Haddad. No encontroserão tratados assuntos sobre a liberaçãoda emenda do deputado federal Fábio Faria,com recursos em torno de R$ 8 milhões paraa construção do Campus de Apodi, e a e-menda de bancada, aprovada pela bancadado RN.

CAMPANHAA II Ursap, através dos Núcleos de Hu-

manização e Qualidade de Vida no Trabalho(NHQVT) e de Saúde do Trabalhador (Nur-sat), realizou ontem uma campanha contra ocâncer de próstata. A iniciativa foi direciona-da aos servidores da instituição e usuários daUnidade Central de Agentes Terapêuticos (U-nicat).

LEITURAA Câmara Municipal de Mossoró (CMM)

aprovou o Projeto de Lei 101/2011, que in-stitui a Política Municipal do Livro. Aproposição é de autoria do vereador LairinhoRosado (PSB) e tem o objetivo de difundir oincentivo à leitura, democratizar o acesso àspublicações.

EVENTOO IEL-RN e Sebrae-RN promovem ho-

je, 24, um evento de mobilização em Caicó.O encontro tem como objetivo discutir es-tratégias para estimular a capacidade de ino-vação para o incremento da produtividade ecriação de um diferencial competitivo naregião.

REDES SOCIAISA Sesap realizará, no próximo dia 29, VI

Fórum Estadual de Humanização, cujo temaserá "Percursos e Desafios na Construçãodas Redes Virtuais em Saúde - Rede Human-iza SUS e Grupo Virtual Tecendo Redes". Aatividade visa discutir as redes virtuais en-quanto fomento de grupalidades e ativaçãoda inteligência coletiva

CÂNCERNeste sábado, 26, véspera do Dia Nacional

do Combate ao Câncer, a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, em parceria coma Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD),fará um mutirão preventivo de câncer de pele.O evento tem o intuito de alertar a populaçãosobre os perigos deste tipo de câncer.

VISITAO embaixador britânico no Brasil, Alan

Charlton, visitou ontem as obras para a con-strução do Arena das Dunas. Conforme osecretário Extraordinário para Assuntos Rel-ativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Tor-res, a reutilização das sobras do Machadin-ho e Machadão vem sendo aplicada na con-strução de estruturas que auxiliam no deslo-camento das máquinas no local.

DOAÇÃOO Ministério da Saúde lançou ontem, 23,

o Banco de Doadores Virtual, uma nova fer-ramenta de incentivo à doação de sangue, emsua página do Facebook. O aplicativo terá amissão de agregar e cadastrar doadores desangue em todo o Brasil. A campanha temcomo tema: "Essa corrente precisa de você.Doe sangue".

OSelo OAB

IMPASSEA Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ainda não encontrou a solução para o im-

passe entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça envolvendo o projeto do Orçamen-to Geral do Estado. Enquanto o Executivo propõe R$ 639 milhões, conforme a proposta quejá tramita no Legislativo estadual, o Judiciário estadual pleiteia R$ 802 milhões.

SELEÇÃOA Uern abre inscrições para Seleção de Professores para o Exercício da Função de Tutoria.

O processo seletivo acontecerá próxima terça-feira (29), no Setor de Docência Universitária,Proeg, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A seleção de Professores Tutores será regida pelas re-gras estabelecidas em edital.

HOMENAGEMO desembargador federal potiguar Luiz Alberto Gurgel, integrante do Tribunal Regional

Federal da 5ª Região, foi homenageado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. O magistra-do recebeu a medalha de mérito Nilo Coelho.

O empresário destaca ain-da que toda a comunidade estáempenhada, buscando solu-ções para o problema. “Todomundo está muito engajado,ospolíticos, o Ministério Público.Não falta força de vontade, aquestão é que não há água,e nósjá estamos no limite”, alerta.

Através de seu veículo ofi-cial de comunicação,o Gover-no do Estado assegurou que achefe do Poder Executivo es-tadual havia determinado aosecretário de Recursos Hídri-cos, Gilberto Jales, e ao presi-dente da Companhia de Águase Esgostos do RN (Caern) que

fossem estudadas soluções pa-ra resolver a falta de abasteci-mento d´água em AntônioMartins e Luís Gomes, em ca-ráter emergencial.

Segundo o texto, “Rosalbaordenou que se buscasse umaalternativa para levar água doaçude de Lucrecia até Anto-nio Martins e do açude de Ma-jor Sales para Luis Gomes,aproveitando o projeto da adu-tora do Alto Oeste”,destacan-do ainda que a situação exigesoluções mais seguras, comoa construção do trecho da adu-tora, que teria a ordem de ser-viço emitida em até 15 dias.

Moradores estão comprando água em Luís Gomes

JARBAS ROCHA

Page 19: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

CIDADES Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

FNE Itinerante visa popularizar financiamentos de micro e pequenos produtores e empresários

AREIA BRANCA

Equipe do Banco do Nordeste estará hoje no município para apresentar projeto ao público-alvo da região

AREIA BRANCA - Ho-je,24,uma equipe do Banco doNordeste (BNB) estará emAreia Branca para fazer a apre-sentação do Fundo Constitu-cional de Financiamento doNordeste (FNE), um instru-mento de política pública fe-deral operado pelo banco queobjetiva contribuir para o de-senvolvimento econômico esocial do Nordeste, através daexecução de programas de fi-nanciamento aos setores pro-dutivos.

Denominada FNE Itine-rante, a ação do BNB emAreia Branca será realizada naCâmara Municipal, a partirdas 17h, quando na oportu-nidade os técnicos da institui-ção financeira vão apresentaras diretrizes do programa quevisa popularizar as linhas definanciamentos para micro epequenos produtores e em-presários.

O fundo foi criado em 1988e financia investimentos de

longo prazo, capital de giro oucusteio,contemplando setorescomo turismo, comércio, cul-tura, indústria e infraestrutura.É preferencialmente indicadopara empreendedores indivi-duais, produtores, empresas,associações e cooperativas deprodução.

O FNE Itinerante é promo-vido em parceria com o Servi-ço Brasileiro de Apoio às Mi-cro e Pequenas Empresas (Se-brae), BNB, e em nível localconta com o apoio da prefeitu-ra, Câmara Municipal e Clubede Dirigentes Lojistas (CDL),Superintendência de Desen-volvimento do Nordeste (Su-dene) e Ministério da Integra-ção Nacional.

O encontro de hoje, emAreia Branca, tem como ob-jetivo repassar informações re-ferentes às condições diferen-ciadas de juros e prazos doFNE para os empresários lo-cais, especialmente os de pe-queno porte.

Câmara Municipal sediará encontro do BNB com empreendedores locais na tarde de hoje

CEDIDA

Programa oficial da 1ª Feira de Negócios daAgricultura do Vale do Açu começará hoje

EVENTO

ASSÚ - Está agendado paraas 19h de hoje, dia 24, o ato ofi-cial de abertura da programaçãoda 1ª Feira de Negócios da Agri-cultura do Vale do Açu.O even-to, durante três dias, de hoje atésábado, ocorrerá na cidade doAssú.A estrutura da Feira, comaproximadamente 50 estandes,foi toda montada na praça SãoJoão,principal logradouro da ci-dade do Assú - mesmo palco datradicional Feira de Negócios doVale do Açu,que, este ano,pro-moveu sua oitava edição.

De acordo com o organiza-dor da Feira, o ex-vereador Pe-dro Cavalcante Albano,um dosgestores da organização não-governamental Instituto Betel,a expectativa é que haja umagrande visitação durante todoo período da Feira.Ele estimouque, no sábado, último dia deatividades e quando ocorrerá aapresentação musical da prin-cipal atração do gênero da Fei-ra, a pastora evangélica e can-tora gospel Fernanda Brum, olocal concentre um público de

mais de 15 mil pessoas.Também presidente do Con-

selho Especial das AssociaçõesComunitárias do Assú (Ceaca),Pedro Cavalcante observou quea Feira é vista como um grandepasso para o crescimento daprodução agropecuária do As-sú e região.Sua perspectiva pes-soal é que a Feira de Negóciosda Agricultura,patrocinada pe-la ONG por ele dirigida e apoia-da pelo Governo Federal, viaMinistério da Agricultura, Pe-cuária e Pesca, seja coroada de

êxito.O programa oficial se da-rá, às 18h, com a abertura à vi-sitação dos estandes.

Depois, às 19h, se dará a ce-rimônia oficial de inauguraçãoda Feira.Meia hora depois ocor-rerão apresentações culturais:grupo de capoeira Cordão deOuro (simulação de ataque e de-fesa); e roda show (FundaçãoArte Brasil Capoeira).Tambémestão previstas palestras sobretemas ligados ao segmento agro-pecuário, no estande do Insti-tuto Betel. O itinerário de hoje

será concluído com as apresen-tações musicais do dia, a partirde 11 da noite: Forró Tradiçãoe Sirano & Sirino.Amanhã,sex-ta-feira, dia 25, a programaçãoprossegue a partir das 18h,coma abertura dos estandes.

DESFECHOAs apresentações culturais

se observarão em seguida:ma-culelê; samba de roda; colhei-ta (grupo de capoeira Cordãode Ouro); e coco de roda (como mesmo grupo). No segui-

mento, de novo, palestras comfoco no setor agropecuário,noestande do Instituto Betel. Osshows musicais da sexta-feiraserão conduzidos por Ed Showe Banda e Circuito Musical.Nosábado, dia 26 de novembro,fim da programação, haverá acostumeira visitação aos estan-des a partir das 18h e, na se-quência, os shows musicaiscom a banda Ágape; Ministé-rio Deybson Werick; e show apastora evangélica e artista gos-pel Fernanda Brum.

A expectativa da BNB é queo FNE Itinerante, hoje, atin-ja um bom público, possibili-

tando, dessa forma, que ossegmentos interessados obte-nham as informações neces-

sárias sobre o fundo que che-ga ao município com o propó-sito de contribuir para o de-

senvolvimento local, aumen-tando o emprego e a renda nomunicípio.

Page 20: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

CIDADES4 - Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

REFLITA - O tipo de carro quevocê tem, o tamanho da sua casa oua rentabilidade dos seus investimen-tos não fazem de você uma pessoamelhor ou pior. Lembre-se daquiloque realmente importa na vida.

DIABETESOdeputado estadual Gustavo Fer-

nandes (PMDB) participa hoje da so-lenidade de instalação do Fórum deAtualização e Educação em Diabetes,às 20h, no auditório da Faculdade deMedicina de Mossoró/ Uern/Facs. Oparlamentar irá proferir palestra-magna,onde falará do requerimento solicitan-do ao Governo do Estado, através daSecretaria de Saúde, a criação de umCentro de Atendimento e Apoio ao Por-tador de Diabetes no Rio Grande doNorte.

REENCONTRO CASA SHOW

No dia 2 de dezembro próximo, aLynder Produções e o Reencontro dosAmigos realizarão no Reencontro Ca-sa Show uma grande festa que está in-serida na programação social da tradi-cional festa da padroeira da cidade dePau dos Ferros. O evento, previsto pa-ra começar às 23h, será animado pelasbandas Inala e Bonde do Maluco e con-tará com duas formas de acesso: pistae área vip, ou seja, o famoso front sta-ge.As senhas antecipadas já estão à ven-da na CD Play Eletro, Farmácia Ideal,Farmácia Cruz Vermelha, Super Lan-che e no Reencontro dos Amigos.

O colunistaDiego

Pinheiro, queaniversariou

recentemente,aqui no clique

recebendo ocarinho do seupai. Parabénse felicidades.

Dr. Breno Lobo Costa passeando pela Argentina.Ele amanheceu de idade nova na terça-feira, dia 22, e recebe aqui os parabéns da coluna.

Ontem quem amanheceu de idade nova foi o amigo Adriano Fontes, no clique com a

esposa Edineuza. Felicidades.

FIQUE POR DENTRO

@ - Quero expressar os meus senti-mentos de pesar aos familiares, amigose aos companheiros de trabalho do pro-fessor Carlos Magno. Todos nós esta-mos muito tristes com esse crime bár-baro e cruel. Que Deus dê o confortonecessário a todos que estão passandopor esse momento de dor.

@ Ainda vale parabenizar e dese-jar muitas felicidades para o amigoBreno Lobo Costa, que amanheceude idade nova na última terça-feirae o colunista social Diego Pinheiroque também aniversariou recente-mente.

@ - O nadador Nélio Pereira de Al-meida, da cidade de Coronel João Pes-soa - RN, conquistou a segunda meda-lha de ouro na prova dos 50 metros dosJogos Parapan-americanos de Guada-lajara, no México. Sem duvidas mereceo nosso reconhecimento.

@ - A grande novidade para o fi-nal de ano é o 1º Réveillon do Gar-bos Recepções e Eventos, que reuni-rá o público para saudar 2012 da me-lhor forma possível. Para isso, a Or-questra Garcia, de Pernambuco, es-tará em Mossoró para proporcionaruma contagem regressiva inesque-cível.A festa contará ainda com a par-ticipação do DJ Fagner Fernandes.As senhas para o evento já estão àvenda no Garbos.

Page 21: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

CIDADES Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

PROMOÇÃOA CDL Apodi lançou, na última sexta-feira, mais

uma campanha promocional denominada de Apo-di Compre e Ganhe. Este ano algumas inovações a-conteceram, desde a elaboração do plano de mídiaque explorou jovens da cidade como também dosprêmios, incluindo um carro zero. O evento acon-teceu na Casa de Cultura Popular e contou com aparticipação de bancários, empresários e alguns lo-jistas. Após a solenidade, foi servido coquetel aospresentes. A empresa Olem, do publicitário TúlioDantas, foi a grande responsável pelo projeto de mar-keting da campanha deste ano.

VISITAO padre Theodoro, que esteve à frente da nossa

paróquia por quase 30 anos, está visitando Apodi epermanecerá até o dia 8 de dezembro.Depois de doisanos ausente de Apodi, o padre Theodoro tem sidomuito bem recebido pela população apodiense, queo tem como filho amado desta terra.Após sua chega-da, Theodoro já celebrou missa na comunidade deSoledade e tem recebido várias manifestações de gru-pos de jovens e de amigos da paróquia. Bela estada!

FESTIVAL DE VERÃOSe você ainda não comprou seu abadá para o

maior e melhor evento do ano, aproveite a promoçãoda semana. Seja um seguidor do Twitter do evento,que é @festveraoapodi, e concorra a um abadá pista,que será sorteado no dia 30 de novembro com to-dos os seguidores. O Festival de Verão acontecenos dias 9 e 10 de dezembro, com as atrações: Limãocom Mel, Bakulejo, Tetê Pessoa, Ricardo Chaves,Soul Pop e Forró Danado.

EXALTA E AVIÕESDois fenômenos da música brasileira na atuali-

dade se encontrarão em um superevento que será re-alizado dia 12 de dezembro no Espaço VillaOeste,em Mossoró. As bandas Aviões do Forró e o Exal-tasamba farão um show inesquecível, este últimoencerrando a trajetória como grupo e partindo paracarreira solo. A festa de 12 de dezembro tem a assi-natura da Gondim & Garcia Produções. Vamos lá!

@ A banda Salsalada anima opúblico do Sélect Nouveau hoje ànoite. A festa, que terá início às 23h,abre a programação do estabeleci-mento que está com a agenda reple-ta para o final de semana.

@ O Villa Real Fazenda Resort pro-move um grande show de lançamentopara os seus potenciais clientes no dia5 de dezembro, no Teatro Dix-huitRosado. As estrelas da noite serão oscantores Sérgio Reis e Renato Teixeiracom o show "Amizade Sincera".

@ A Pizzaria & Restaurante Águana Boca não estará aberta ao públi-co, excepcionalmente, neste sába-do, 26, em virtude da realização deum casamento que será feito no lo-cal. Mas no domingo, 27, o estab-elecimento reabre com força e como melhor atendimento e gastrono-mia local.

@ Um final de semana eclético estáprogramado para os que compareceremà pista do Tenda Music Club. Os em-balos começam amanhã com as ban-das Mastruz com Leite e Cavalo de Pau,que prometem trazer o melhor do for-ró tradicional. Sábado, 26, o palco ficapor conta da banda cearense Soul Pop,que agita ao som do melhor pop rockbrasileiro. Nos dois dias a festa tem in-ício às 23h, com os hits de DJ Filho.

@ Beijos e abraços com carinhoaos nossos amigos queridos aniver-sariantes da semana: MuniqueBessa,Duan Andrew,Ferreira Júnior,Fofa Medeiros, Roberta Schumarae Danny Araújo. Parabéns e felici-dades a todos!

Roberta Schumara, a coreógrafa do grupo de dançaDiocecena, é a nossa aniversariante VIP de sábado e

festeja com alegria seu aniversário. Parabéns!

O gerente do Banco do Brasil de Apodi MarcelinoHolanda acompanhado de Tiago no

lançamento da campanha da CDL

A coluna renova os vivas à amiga Munique Bessa,que fez festa na última segunda-feira. Abraços!

A equipe da CDL ao lado dos garotos damídia da campanha. Um show!

FATOS & BOATOS

APODI

MaiaJosy

RÉVEILLONA grande novidade para o final de ano é o 1º Réveillon do Garbos Recepções e Eventos, que re-

unirá o público para saudar 2012 da melhor forma possível.Para isso,a Orquestra Garcia,de Pernambuco,estará em Mossoró, com intuito de garantir uma contagem regressiva inesquecível. A festa contará ain-da com a participação do DJ Fagner Fernandes. As senhas para o evento já estão à venda no Garbos.

Page 22: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

CIDADES6 - Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

FERVEÇÃONeste domingo, 27, uma

megafesta marcará o lança-mento do Bloco Kissarro 2012,o melhor bloco do Alto Folia.A festa acontecerá ao lado doclube municipal, a partir das21h30, e será animada pelasbandas Forró do Bom e ForróPegado.

BOA HORACom atraso, a Prefeitura de

Macau, através da SecretariaMunicipal da Saúde, irá inau-gurar amanhã, 25, às 20h, oCentro de Atenção Psicosso-cial em Álcool e Drogas, oCAPS, com atendimento volta-do para os dependentes de ál-cool e drogas com suporte aospacientes e também aos seus fa-miliares, localizado na Praçadas Mães,no bairro do Valadão,ao lado da Capela de São Fran-cisco.

VÍRGULAPor falta de projeto sociais,

culturais e esportivos, é notórioo crescimento do número deusuários de drogas na cidade deMacau.Principalmente nos dis-tritos onde a segurança públi-ca é precária. O CAPS, que éprojeto do Governo Federal, a-juda, mas muita coisa deve serfeita na área da prevenção,prin-cipalmente nas escolas.

AQUELE ABRAÇOAos nossos queridos leitores Liana e Jorge

Ribeiro, assinantes deste periódico e fãs dacoluna, a Socorro Melo, a voz da Salinor, eao ex-desembargador e macauense AécioSampaio Marinho e sua Nísia.

TRISTE PARTIDADezembro chega mais tristinho. Um ano

que a ilha perdeu seu imperador. Benito Bar-ros é lembrado em todos os lugares e em to-dos os recantos da ilha de Manoel Gonçalves.As nossas preces.

BANGALÔ, MEU AMORAceitamos a sugestão do amigo Wallacy

Atlas, o historiador do cotidiano na cidadede Macau. Fim de semana começando. Aboa pedida é degustar as delícias do Restau-rante Bangalô, em Porto do Mangue, sob ocomando de Rodrigo Almeida, que preparaum ótimo camarão alho e óleo; sem falar nacasquinha de siri e da cervejinha geladíssi-ma, sem falar no ambiente agradável e o a-tendimento supimpa.

A noite do meu bem: o broto Júlia, linda de viver,em sua festa de aniversário na capital do Estado

Queridos: Rodrigo Aladim e a arquiteta JemimaDiniz nos melhores eventos da cidade

Somos fãs de carteirinha:Anchieta e Ceiça Jácome, festejando idade nova

Tem quem possa? Joselito Braz é o maiorblogueiro das terras das salinas

Page 23: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Iniciadas inscrições para cursos a distância de Guia de Turismo e Segurança no Trabalho do IFRNInteressados podem se inscrever até o dia 4 de dezembro pelo site do Instituto

ASSÚ - Já foi aberto o ca-lendário de inscrições com vis-tas à constituição de novas tur-mas de dois cursos a distância- Guia de Turismo e Seguran-ça no Trabalho - ofertadosatravés do polo presencial doInstituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do RioGrande do Norte (IFRN), ins-talado há três anos na cidadedo Assú e que funciona espe-cificamente nas dependênciasdo Centro Educacional PedroAmorim (Cepa), unidade es-colar municipal localizada nobairro Frutilândia. A notícia édada pela coordenadora dopolo e diretora-geral da Secre-taria Municipal de Educaçãoe Cultura na cidade, profes-sora Eliane Soares da Silva.

A dirigente declarou que asinscrições objetivam o proces-so seletivo que formará a ter-ceira turma dos dois cursos."Osparticipantes das primeiras tur-mas dos dois cursos foram for-madas em agosto deste ano eos das segundas turmas cola-rão grau ainda durante o primei-ro semestre de 2012", declarouEliane Soares.O cronograma de

inscrições foi iniciado dia 16 denovembro corrente e terão des-dobramento até o dia 4 de de-zembro. A professora transmi-tiu que a inscrição é feita exclu-sivamente pela internet, por in-termédio do portal eletrônicowww.ifrn.edu.gob.br."Neste si-te o interessado vai dispor de to-das as informações sobre co-mo participar", disse.

Eliane Soares adiantou queo processo seletivo disponibi-lizará 50 vagas para o curso téc-nico em Guia de Turismo e ou-tras 25 vagas para o curso téc-nico de Segurança no Traba-lho. O polo presencial funcio-na às terças e quintas-feiras,du-rante o período vespertino enoturno e,aos sábados,duran-te o horário matutino. "As ati-vidades dos dois cursos serãoa distância, mas haverá algunsmomentos presenciais tam-bém", informou. A coordena-dora do polo presencial ante-cipou que, conforme o editalde convocação da seleção pú-blica, as avaliações deverão es-tar sendo aplicadas para os can-didatos no dia 15 de janeiro de2012, provavelmente na sede

CIDADES Quinta-feira, 24 de novembro de 2011– 7www.omossoroense.com.br

Notícia é dada pela coordenadora Eliane Soares da Silva

EDUCAÇÃO

DEBATE

Líder do PCdoB em Assú quer expor propostasdo partido durante a Conferência Estadual

ASSÚ - Presidente do dire-tório municipal do Partido Co-munista do Brasil (PCdoB),emAssú, o técnico agrícola e pro-jetista Antônio de Paula Batis-ta, "Neto Burrego", quer apro-veitar a realização da 13ª Con-ferência Estadual da sigla, cujaprogramação será aberta ama-nhã, sexta-feira, 25, na Assem-bleia Legislativa do Rio Gran-de do Norte, prolongando-seaté o sábado, 26 de novembro,para expor algumas das suges-tões que a executiva local da le-genda elaborou."O partido emAssú possui algumas propostasinteressantes e espero que pos-samos apresentá-las na nossaconferência estadual", disse.

A 13ª Conferência Estadualdo PCdoB reunirá delegaçõesdo partido de todos os municí-pios nos quais a agremiação es-tá legalmente estruturada. Apauta que será colocada em dis-cussão e deliberação dos con-ferencistas relaciona os seguin-

tes itens:balanço das atividadespartidárias correspondentes aoperíodo 2009/2011; projetopolítico-eleitoral do partido pa-ra as eleições municipais de2012; apresentação do Progra-ma Socialista; apresentação daCarta Compromisso aprovadapor ocasião do 7º Encontro Na-cional sobre Questões do Par-tido; e, finalmente, eleição dosnovos integrantes da diretoriaexecutiva do PCdoB/RN parao biênio 2011/2013.

"Neto Burrego" frisou quea comitiva do PCdoB assuen-se irá colocar sobre a mesa al-gumas das propostas que foramdeferidas pelo partido local-mente. A intenção, segundo odirigente,é oferecer subsídio aoplanejamento da estratégia dopartido com vistas a sua parti-cipação no processo eleitoralque se aproxima. "A pauta depropostas que o partido tem pa-ra o município foi discutida eaprovada por nossos delega-

dos", contou. Um dos novospontos acrescentado à pautamunicipal é um programa deperfuração de poços para o en-frentamento do problema deescassez de água potável em vá-rios povoados rurais do Assú.

Batizado de "Água em Ro-jão",o programa é voltado pa-ra suprir a carência de água deboa qualidade nos rincões ru-rais onde o problema do abas-tecimento hídrico tem se mos-trado mais relevante. Porém,de acordo com o presidente doPCdoB local, prioritariamen-te o programa atenderia as co-munidades rurais situadas nachamada área de sequeiro domunicípio. "Quem conhecebem o Assú sabe que a área desequeiro é a que mais sofrecom a falta d'água", registrou.Adiantou que, independentedo desfecho que se verificarána eleição municipal, o parti-do reivindicará da futura ad-ministração a incorporação

deste programa como meiopara minorar o desabasteci-mento dessas localidades.

ABANDONO "Neto Burrego" registrou

que,num segundo instante,mascom o mesmo foco prioritário,o citado programa voltará os ol-hos para os projetos de assen-tamento rural implantados nomunicípio pelo Governo Fede-ral através do Instituto Nacio-nal de Colonização e ReformaAgrária (Incra). Para ele, o ór-gão fundiário dá um tratamen-to negligente às povoações porele implementadas. "O Incradeixa as comunidades ao 'deusdará' e se não for uma ação dopoder público municipal as coi-sas não acontecem e as famí-lias ficam na extrema miséria ca-recendo da água potável que l-hes garante a sobrevivência",desabafou o técnico agrícola epresidente do diretório munici-pal do PCdoB assuense.

VENDO OU ALUGO

APARTAMENTO, no ResidencialBem Viver I, na Avenida Rio Bran-co, 1500,1º andar, com área de127m2, com duas vagas nagaragem, uma suite, dois quartos,banheiro social, dependência com-pleta de empregada, área deserviço, dispensa, cozinha, sala deestar e jantar, duas varandas, ladoda sombra. Fone para contato: (84)8813-1272/ 9647-5313.

do Cepa. O valor da inscriçãoé de R$ 20,00.

EXPANSÃO A professora Eliane Soares

frisou que,para o ano que vem,o IFRN estuda a implantaçãode mais polos presenciais paraensino a distância no Rio Gran-de do Norte.Atualmente,alémdo polo localizado na cidade doAssú,há unidades semelhantesnas cidades de Parnamirim(Grande Natal),Currais Novos

(região Seridó) e Lajes (regiãoCentral). "Temos a confirma-ção de que, a partir do próxi-mo ano,surgirão novos polos",reforçou."Mossoró deverá ga-nhar um polo e também estásendo estudada a criação de ou-tro polo na cidade de Caicó",acrescentou a coordenadora.Para que o município seja do-tado de uma unidade, disse, énecessário que seja firmado umtermo de cooperação técnicacom a prefeitura.

Page 24: MULHER PRESA FURTANDO COMÉRCIO EM TIBAU FOI …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · Inquérito Página 8 (Cotidiano) Promotoria de Justiça de Nísia Floresta também

Profissional da Emater levanta considerações sobrevalorização salarial de servidores públicos em Assú

Trabalho videográfico laureado com nota máximaem conclusão de curso será lançado em DVD

Engenheiro observou que existem casos de profissionais que recebem do Executivo mais do que têm direito

QUESTIONAMENTO

ASSÚ - Por intermédio doblog que mantém na rede mun-dial de computadores - "Rabis-cos do Samuel Júnior" - o en-genheiro agrônomo perten-cente aos quadros do escritó-rio regional do Instituto de As-sistência Técnica e ExtensãoRural do Rio Grande do Nor-te (Emater/RN), na cidade doAssú,Samuel Nário FernandesJúnior, levantou alguns ques-tionamentos perfeitamente ló-gicos sobre a maneira como oPoder Executivo do Assú esta-belece a faixa salarial para di-ferentes atividades no âmbitoadministrativo. Ele registrouque tal realidade é facilmenteperceptível a quem acessa comregularidade os exemplares doDiário Oficial do Município(DOM).

Samuel Nário observou queexistem casos de profissionaisfarmacêuticos,psicólogo e pe-

dagogo que têm direito a umaremuneração mensal inferiorao que é pago pelos cofres pú-blicos do município do Assú aprestadores de serviço pessoafísica admitidos pela gestão pa-ra realizar a distribuição doscarnês do Imposto Predial eTerritorial Urbano (IPTU), ci-tando ainda o exemplo de ou-tros prestadores de serviço pa-ra colaborar em atividades defiscalização na atualização docadastro imobiliário da prefei-tura. O técnico da Emater res-saltou que percebeu tal situa-ção numa edição recente doDOM, as quais qualificou co-mo "disparidades salariais".

EXEMPLOSNo seu blog,ele identificou

que um profissional do setorde Fonoaudiologia contratadopara atuar no Núcleo de Apoioà Saúde da Família (NASF)

com carga horária de 40 horassemanais, recebe a título de re-muneração mensal a importân-cia de R$ 1,2 mil.Ele registrou,ainda, o caso de um professor,admitido para as disciplinas deCiências e Matemática,que temum salário mensal de apenas R$890,31.Samuel Nário fez men-ção a outro exemplo: um ope-rador de máquina Patrol foicontratado pela administraçãocom um a remuneração men-sal de R$ 2,9 mil.Diante de taisconstatações,o agrônomo es-creveu que "a sensação que setem é que o discurso de valo-rização da educação é só ba-lela". Ressalvou que não queseja contrário a que o opera-dor de máquinas seja bem pa-go. Porém, indagou o queadianta ser detentor do ter-ceiro grau se não existe valo-rização profissional nem porparte do poder público.

CIDADES8 – Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 www.omossoroense.com.br

DOCUMENTÁRIO

Caso envolve diferentes profissionais do município

ASSÚ - Documentário quefocaliza a vida e a obra daque-le que é considerado a maiorexpressão poética da cidadedo Assú,Renato Caldas, o tra-balho intitulado "O Rebuliçode Renato Caldas na Terra dosPoetas" vai ser apresentadooficialmente à população dacidade e do Vale do Açu. Deacordo com informação deum dos seus idealizadores, oacadêmico Jobielson Silva, olançamento está agendado pa-ra o dia 9 de dezembro, umasexta-feira, às 20h, e será par-te de uma programação cultu-ral que está sendo gestada pe-la administração municipal.

O documentário foi agra-ciado com a nota máxima (10)

ao ser apresentado como tra-balho de conclusão do cursode Jornalismo (habilitação emRadialismo), na instância daUniversidade do Estado doRio Grande do Norte (Uern),produzido pelos universitá-rios Jobielson Silva e ÁdalaMenezes. Ontem, quarta-feira, Jobielson Silva reuniu-se com o secretário municipalde Juventude, Esporte, Even-tos e Turismo, Dailson Ma-chado, a fim de discutir deta-lhes da programação de lan-çamento. Um total de 200 có-pias em DVD do documen-tário está sendo produzido.

"Nosso trabalho de encer-ramento do curso foi bemaceito na academia e, agora,

é nossa intenção possibilitarque as pessoas de Assú e re-gião tenham acesso ao seuconteúdo, porque trata domaior poeta da história domunicípio em todos os tem-pos", observou Jobielson Sil-va. O bacharel em Comuni-cação Social registrou que odocumentário, contendo 32minutos de duração, é um re-gistro audiovisual que contaa vida de Renato Caldas e tam-bém buscou pesquisar comoseu deu a construção de suaspoesias que destacam suamaior característica: o ho-mem matuto.

PESQUISAEle destacou que o registro

foi feito após uma profundapesquisa biográfica sobre opoeta para conhecer mais desua vida, suas experiências, econsequentemente suas obrascomo reflexo de tudo o queRenato Caldas viveu. A cons-trução da narrativa foi com-posta de entrevistas, fotos,músicas e encenações teatraisque dramatizaram as poesiasdo "poeta das melodias sel-vagens". Jobielson Silva re-lembrou que a confecção dodocumentário consumiu vá-rios meses de árduo trabalhode coleta de dados e informa-ções. "Foi importante porqueconseguimos levantar muitacoisa a respeito da história deRenato Caldas", finalizou.

LUCIANO LELLYS