procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações...

24
MP RECOMENDA QUE MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA NÃO REALIZEM FESTAS Página 2 (Cotidiano) Pais denunciam desperdício de alimento em escola pública Delegado da Polícia Civil nomeado para a Sejuc Arroz que seria utilizado na merenda foi descartado com prazo de validade vencido. Stênio Pimentel França responderá pela pasta, temporariamente, até a indicação do titular. R$ 1,50 Mossoró - RN, 2 de junho de 2012 - Nº 16.056 Comércio espera crescimento de 12% nas vendas do Dia dos Namorados Página 3 Capa (Cotidiano) Prefeitura assina empréstimo para pavimentar ruas em Mossoró Página 3 (Cotidiano) Micarla e Rosalba entram em conflito por recursos na área da saúde Divergência foi motivada por cobrança pública direcionada pela prefeita natalense à governadora. SÁBADO Página 8 (Cotidiano) ENVOLVIDOS DA “OPERAÇÃO VULCANO” SEGUEM PRESOS O MOSSOROENSE Página 2 (Regional) DEM oficializa apoio a Rogério Marinho em Natal Deputado federal do PSDB passa a contar com o apoio de Rosalba Ciarlini e José Agripino. Página 4 Doente mental mata mãe estrangulada em Parnamirim Maria Geraldina de Morais foi morta pela própria filha, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim. Página 8 (Cotidiano) Descaso Página 3 (Regional) TCE cobra atas de reuniões realizadas em 68 Câmaras Municipais do RN Documentos são referentes à prestação de contas das prefeituras, no período de 10 anos. Pendência Página 8 (Cotidiano) Liberada a lista de presos da operação "Mal-Assombro" Ação resultou na prisão de 12 pessoas acusadas de pistolagem, posse e porte ilegal de armas. Em coletiva Estimativa Oficializado Página 3 Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações contra gestores de cidades afetadas pela seca que empregarem dinheiro público em eventos festivos. JOAQUIM MARCELINO 40 quilos de arroz foram descartados, gerando revolta nos pais de alunos da Escola Estadual Dinarte Mariz

Upload: lekhue

Post on 08-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

MP RECOMENDA QUE MUNICÍPIOS EM

EMERGÊNCIA NÃO REALIZEM FESTAS

Página 2 (Cotidiano)

Pais denunciam

desperdício de

alimento em

escola pública

Delegado da Polícia Civil

nomeado para a Sejuc

Arroz que seria utilizado namerenda foi descartado comprazo de validade vencido.

Stênio Pimentel França responderá pela pasta,temporariamente, até a indicação do titular.

R$ 1,50Mossoró - RN, 2 de junho de 2012 - Nº 16.056

Comércio espera

crescimento de

12% nas vendas do

Dia dos Namorados

Página 3

Capa (Cotidiano)

Prefeitura assina

empréstimo

para pavimentar

ruas em Mossoró

Página 3 (Cotidiano)

Micarla e Rosalba

entram em conflito

por recursos na

área da saúde

Divergência foi motivadapor cobrança pública

direcionada pela prefeitanatalense à governadora.

SÁBADO

Página 8 (Cotidiano)

ENVOLVIDOS DA “OPERAÇÃO VULCANO” SEGUEM PRESOS

O MOSSOROENSEPágina 2 (Regional)

DEM oficializa apoio a

Rogério Marinho em Natal

Deputado federal do PSDB passa a contar como apoio de Rosalba Ciarlini e José Agripino.

Página 4

Doente mental mata mãe

estrangulada em Parnamirim

Maria Geraldina de Morais foi morta pela própriafilha, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim.

Página 8 (Cotidiano)

Descaso

Página 3 (Regional)

TCE cobra atas de

reuniões realizadas

em 68 Câmaras

Municipais do RN

Documentos são referentesà prestação de contas das

prefeituras, no período de 10 anos.

Pendência

Página 8 (Cotidiano)

Liberada a

lista de presos

da operação

"Mal-Assombro"

Ação resultou na prisão de 12pessoas acusadas de pistolagem,

posse e porte ilegal de armas.

Em coletiva

Estimativa Oficializado

Página 3

Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações contra gestores de cidades afetadas pela seca que empregarem dinheiro público em eventos festivos.

JOAQUIM MARCELINO

40 quilos de arroz foram descartados, gerando revolta nos pais de alunos da Escola Estadual Dinarte Mariz

Page 2: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

Emery Costa

u particularmente não vejo nenhuma con-tradição do PT ao se decidir por um ali-nhamento com o PSB mossoroense. Por

quê? Simplesmente porque essa é a realidade que jáse vê por toda parte,principalmente em Brasília,on-de esses dois partidos e outros aliados estão juntosajudando a construir o governo de Dilma Rous-seff.Na verdade,o que vinha acontecendo em Mos-soró era apenas a necessidade de um ajuste de po-sições. O PT local defendia um projeto de candida-tura própria em detrimento dessa união nacional.

Mas uma coisa perfeitamente ajustável e passívelde se rever. Eu diria mais: depois dessa "guerra san-ta",entre mortos e feridos escaparam todos.E é tan-to que houve os acertos necessários e o que se estávendo agora é a base aliada de Dilma Rousseff to-da reunida aqui em Mossoró. Não se trata de dizerque em política cabe tudo.Mas de afirmar que quan-do os interesses convergem, isso é uma coisa abso-lutamente normal. Passa uma esponja, apaga tudoe o jogo está começando apenas agora, do zero azero. Toca para frente.

[email protected]

DR. EIDERQuando presidia um procedimento cirúrgico nu-

ma paciente no hospital, o dr. Eider Barreto deMedeiros, ex-diretor do Hospital Tarcísio Maia eatual dirigente da Unimed/Mossoró, foi acometi-do de um infarto. Mas recebeu os cuidados médi-cos necessários e está passando bem e em plenafase de recuperação.

SKYLERUma das franquias que vêm se dando bem no

mix do Mossoró West Shopping é a loja da Skyler.E um dos seus principais atrativos na presente con-juntura é a sua coleção de inverno. Uma das carac-terísticas dessa marca Skyler é a qualidade e o de-sign de suas coleções. Ela está no endereço 128 doMossoró West Shopping.

MOTOSSó foi a população sentir a falta das motos da

Getran nas ruas de Mossoró e de se fazer as denún-cias de que esses veículos estavam parados, algunsdeles até mesmo por falta de uma peça que custa18 reais, mandaram recuperar as tais motos e algu-mas delas já estão sendo vistas circulando pelasruas da cidade. Graças a Deus.

FECHADORHouve uma época mais remota em que na práti-

ca política aqui do Rio Grande do Norte se identi-ficou um governante que era chamado de fechador.O homem fechava tudo que se apresentava pelafrente. Daí, ser cabível a indagação: e nos dias atu-ais, esses que já fecharam 18 creches só aqui emMossoró, devem ser chamados de quê?

SÃO JOÃODos 139 municípios do Rio Grande do Norte

que estão em estado de emergência por conta daseca,13 usaram do bom senso e decidiram suspenderas suas programações para a noite de São João. Sus-penderam as festas Coronel João Pessoa, Francis-co Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, Martins, Mes-sias Targino, Paraú, Pilões, Portalegre, Riacho daCruz, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Ven-ha-Ver.

MOSSORÓO município de Mossoró está em situação de

emergência, é o segundo município do Estado e seesperava de sua parte um exemplo, um comporta-mento exemplar. Procurei, procurei, procureiMossoró nessa lista dos que sustaram as festas deSão João e não o vi. Se não para cancelar de vez, pe-lo menos para uma arrefecida. Mas, não.

HOTELQuem vai se dar bem nisso tudo é o Hotel Vil-

laOeste,que já recebeu pedidos antecipados de reser-va de suas acomodações para hospedar no períododa festa do Mossoró Cidade Junina os grupos Aviõesdo Forró, Garota Safada, Forró dos Play’s, Saia Ro-dada, Forró do Muído, Forró Pé de Ouro e o can-tor Dorgival Dantas. O VillaOeste é o preferido denove entre dez estrelas.

DOM JOSÉNo presente momento a memória de dom José

Freire de Oliveira Neto está sendo lembrada pelatranscorrência dos 38 anos de sua ordenação epis-copal. Ele foi ordenado bispo no dia 2 de junhode 1974. Além de programa especial na RádioRural, amanhã, na missa das 9h da Catedral, suamemória será lembrada, com muita justiça, maisuma vez.

LEI ELEITORALO juiz dr. Herval Sampaio está com um projeto

para executar que consiste na ampla divulgaçãodos detalhes da legislação eleitoral para as popu-lações periféricas, exatamente aquelas mais assedi-adas por candidatos e partidos. Ele vai explicar, en-tre outras coisas, o que é a compra de votos. Pre-tende levar a sua mensagem aos bairros mais dis-tantes.

FESTEJOSO Ministério Público Estadual e os Tribunais

de Contas vão além da recomendação e acentuamque vão exigir dos municípios que regrem os seusgastos com festejos juninos. Eles se referem àque-les municípios que estão em Estado de Emergên-cia por conta da seca.

MORALIDADESem ter o que mostrar como obras, a gover-

nadora Rosalba Ciarlini se limitou a pronunciarum discurso vazio quando anunciou oficialmenteo apoio do DEM ao pré-candidato a prefeito deNatal Rogério Marinho. Disse que seu governotem as mãos limpas e que vai terminar com ogoverno mostrando moralidade. Pelo menos, é oque todos esperariam.

DOM JOSÉ FREIREHoje nós celebramos os 38 anos da ordenação

episcopal de dom José Freire de Oliveira Neto. 38anos de bispo. Ontem o Irmão Manoel (padreGuimarães) lembrava, entre outras coisas, que amúsica preferida de dom José Freire era "Luar doSertão", de Catulo da Paixão Cearense.

SEQUELASHá de se dizer que até hoje apenas um dos governantes potiguares se incompatibilizou tão a fundo com

a categoria dos professores, que foi o então governador Geraldo Melo. Mas hoje já tem gente dizendo:"Rosalba Ciarlini ainda não morreu". Criou arestas intransponíveis com os professores secundários e ago-ra se comprometeu de vez com os professores da Uern. Sei não...

COMBUSTÍVEISTudo bem que alguns empresários do setor foram presos e chamados a responder perante à Justiça de-

vido a um suposto cartel, mas é fato que o consumidor mossoroense ainda não sentiu no seu bolso asrepercussões, como seria de esperar, do desmantelamento desse comércio ilegal. A gasolina continua domesmo preço em Mossoró.

CIMENTOPara que possamos dimensionar o tamanho dessa fábrica de cimento Mizu, recentemente inaugurada

em Baraúna, a sua produção diária desse produto daria para abastecer 700 carretas. E dentro de mais doisou três anos ela vai triplicar essa produção.

E

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Escaparam todos

OPINIÃO2 – Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

GRACO

governadora Rosalba Ciarlini inicioua reforma do seu secretariado,forçada pe-las demissões de auxiliares que pediram

afastamento dos cargos.Por coincidência,os doisprimeiros nomes exerceram atividades profis-sionais na cidade de Mossoró. Para o Turismo, aindicação do deputado federal João Maia foi doex-vereador Renato Fernandes. Para a Junta Co-mercial, o ex-deputado e ex-conselheiro do Tri-bunal de Contas, Alcimar Torquato. O futuro ti-tular da Secretaria de Justiça está escolhido, masdepende ainda de liberação do órgão federal aque pertence. As dificuldades parecem conti-nuar no que diz respeito ao futuro secretário daSaúde, hoje completando um mês da demissãodo Dr. Domício Arruda. Caso peculiar é a indi-cação do deputado Carlos Augusto para a chefiado Gabinete Civil. A governadora tem repetidoque já fez o convite e aguarda apenas a decisãodo marido em concordar com a nomeação.

Com um ano e cinco meses de governo, Ro-salba ainda não conseguiu colocar a adminis-tração nos trilhos, como se costuma dizer. Ape-sar de três mandatos como prefeita de Mosso-ró e quatro anos como senadora, enfrenta umincômodo desgaste perante à população. Es-quisito é que ela, praticamente, tem governado-ra sem oposição. Possui maioria na AssembleiaLegislativa, recebe apoio da grande maioria dosprefeitos dos municípios e a imprensa, de umamaneira geral, não tem feito oposição ao seugoverno. Quando muito, são registrados os fa-tos da atividade cotidiana, incluindo-se aí maté-rias relacionadas a greves, falta de segurançapor toda parte, crise no atendimento à saúde eproblemas existentes em outros setores do go-verno. Os principais órgãos de comunicaçãodo Estado pertencem a aliados que cuidam empreservar sua imagem,evitando notícias desgas-tantes e comprometedoras.

É certo que o DEM vive momento difícil napolítica nacional. O senador Demóstenes Tor-res, possível candidato à Presidência da Repú-blica pelo Democratas, enfrenta uma CPI quepor mais que os colegas procurem ajudar, difi-cilmente conseguirá manter seu mandato. Essedesgaste deverá influir nas eleições municipais eo partido que saiu enfraquecido com a fuga defiliados para o PSD poderá não resistir ao im-pacto. Entretanto, a governadora do Rio Gran-de do Norte, única eleita pelo DEM em todo opaís, circula com desenvoltura pelos corredoresministeriais, visitando Brasília quase que sema-nalmente. Suas incursões são capitaneadas peloministro Garibaldi Filho, ministro da Previdên-cia, e pelo deputado federal Henrique Alves, lí-der do PMDB na Câmara dos Deputados. Até osenador José Agripino mudou o tom do discur-so oposicionista, certamente para não criar difi-culdades para a aliada junto ao governo federal.

Recentemente, o jornalista e cientista políti-co Guadêncio Torquato comentou a dificulda-de de Rosalba vencer a inércia, atribuindo o mo-delo de gestão como principal responsável portudo. Não apresentou propostas, pois isso nãolhe foi pedido. De qualquer forma, de um mo-mento para outro tudo poderá ser modificado.Afinal de contas, a governadora conta com oapoio do ministro Garibaldi, dos três senadorese de cinco dos oito deputados federais. Para dis-cutir soluções criou um Conselho Político com-posto por políticos aliados, onde os problemasestaduais deverão ser discutidos. Há quem acre-dite que como chefe do Gabinete Civil, CarlosAugusto possa ajudar mais do que como espo-so e conselheiro. Além do mais, afasta o risco deser acusado de abuso de poder de influência nogoverno,pois estará participando da mais impor-tante Secretaria do Estado, por onde passam asdecisões políticas e administrativas.

AModelo de gestão

laí[email protected]íre Rosado

Page 3: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

Envolvidos na “Operação Vulcano” seguempresos na Superintendência da PF em Natal

POLÍTICA Sábado, 2 de junho de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

Não foi ontem que a Justiça analisou os pedidos de habeas corpus de empresários e vereadores

BRUNO BARRETOEditor de Política

Não foi ontem que os envol-vidos na "Operação Vulcano"recuperaram a liberdade.Os pe-didos de habeas corpus impe-trados pelos advogados aindanão tinham sido julgados até oinício da noite de ontem.

Com isso, seguem detidosna Superintendência Regionalda Polícia Federal em Natal overeador Claudionor dos San-tos (PMDB) e os empresáriosde postos de combustíveis:Otávio Augusto Ferreira da Sil-va,Pedro Edilson Leite Júnior,

Robson Paulo Cavalcanti,Car-los Otávio Bessa e Melo e Sér-gio Leite de Souza.O presiden-te da Câmara Municipal, Fran-cisco José Júnior (PSD), segueno exterior. Ele é o único queteve o mandado de prisão de-cretado pelo juiz da 3ª Vara Cri-minal,Cláudio Mendes Júnior,e não foi localizado por estarem viagem ao México.O retor-no dele está previsto para se-gunda-feira.

Até agora dos que forampresos apenas o empresário eradialista José Mendes foi liber-tado sob o argumento que eleenfrenta problemas de saúde.

Existe a expectativa de queos habeas corpus sejam julga-dos hoje pelo magistrado queestiver no plantão judiciário.

O mandado de prisão soli-citado pela Polícia Federal pa-ra os envolvidos na "OperaçãoVulcano" tem validade de cin-co dias prorrogáveis por maiscinco desde que a Justiça julguenecessário.

LEMBRANDOA "Operação Vulcano" foi

deflagrada na última quarta-feira com a finalidade de des-baratar um esquema de carte-lização na venda de combus-

tíveis em Mossoró. A investi-gação da Polícia Federal in-cluiu alguns vereadores porcausa de um projeto de lei en-viado pelo Poder Executivoque suprimia a palavra "super-mercado" do Artigo 123 doCódigo de Posturas do Mu-nicípio que trata dos estabe-lecimentos que podem vendercombustíveis. Após uma mo-bilização do Ministério Públi-co em parceria com a oposi-ção, ficou acertado que have-ria a ampliação de 50 para 250metros de distância entre o es-tabelecimento e as bombas decombustíveis. “Operação Vulcano” foi realizada na última quarta-feira

Micarla cobra recursos a Rosalba

ANTECIPADO

Na véspera de ser sugerido como vice, Josivan renuncia à ReitoriaO professor Josivan Bar-

bosa (PT) não é mais reitorda Universidade Federal Ru-ral do Semi-Árido (Ufersa).A renúncia dele foi publica-da no Diário Oficial da União(DOU) na edição do dia 31de maio.

Com isso quem assume o

comando da instituição é o pro-fessor Francisco Praxedes deAquino.

O reitor antecipou a saídado cargo para se colocar à dis-posição do PT às vésperas dareunião que deve defini-lo co-mo o nome do partido para avaga de vice na chapa a ser en-

cabeçada pela deputada esta-dual Larissa Rosado (PSB)."Eusó podia ficar até o dia 6, mascomo poderia ter algum pro-blema de informática antecipeia decisão para não correr ris-cos. Também quis mostrar aopartido que estava à disposi-ção", destacou.

REUNIÃOSobre a reunião prevista pa-

ra hoje, às 9h, em local que até ofechamento desta edição não es-tava definido, o agora ex-reitorinformou que possivelmentenão comparecerá."Vou deixar opartido à vontade",acrescentou.

Para o presidente do dire-

tório municipal do PT, Rômu-lo Arnoud, tudo leva a crer queo nome que Josivan será indi-cado."Temos três nomes.Nósjá sabíamos que a professoraSocorro Batista retiraria o no-me dela se Josivan se colocas-se como pré-candidato a vice.Resta o professor Assis,mas tu-

do indica que Josivan será es-colhido", explicou.

O presidente do PT acres-centou que o partido irá ape-nas sugerir um nome. "Não setrata de uma imposição.Vamoscolocar o nome do PT à dis-posição dos demais partidos",acrescentou.

GOVERNO

Renato e Torquato assumemSecretaria de Turismo e Jucern

A governadora RosalbaCiarlini empossou na tarde deontem,na Governadoria,o no-vo secretário de Estado do Tu-rismo, Renato Fernandes, e onovo presidente da Junta Co-mercial do Estado do RioGrande do Norte (Jucern),Al-cimar Torquato.

Durante a solenidade, a go-vernadora ressaltou a impor-tância da Jucern como um ór-gão de orientação que tem afunção de facilitar a vida dosempresários do comércio. "AJucern recebe toda uma de-manda e estímulo para quepossamos crescer em todos ossetores", afirmou a governa-dora.

Rosalba Ciarlini também re-lembrou a importância do tu-rismo como um setor funda-mental para o desenvolvimen-to e geração de emprego e ren-da no Rio Grande do Norte,re-forçando que a Secretaria tra-

balha em parceria com outrossetores."Aqui estão muitos dosnossos colaboradores.O turis-mo não pode ser e não é umaSecretaria isolada. O turismono RN é algo que está na linhade frente e que precisamos for-talecer e criar todas as condi-ções necessárias para sua via-bilização", disse a governado-ra, e finalizou dizendo que "oRN é um dos estados onde es-tão acontecendo mais eventos,sendo Natal a 7ª capital domundo na recepção de even-tos internacionais".

O presidente da Jucern, Al-cimar Torquato,reforçou o seucompromisso com o órgão."Hoje, vou me dar um poucoao RN, sem hora, sem tempo,com dedicação", disse o novotitular da instituição. Já o no-vo secretário de Turismo, Re-nato Fernandes, afirmou queos desafios começam pela Se-cretaria de Turismo, revisan-

do e colocando em prática osprojetos arquivados na Setur."O turismo é um indutor de de-senvolvimento e minimizadordas diferenças sociais. Vamosmostrar que esse setor é tam-bém uma das prioridades doGoverno Rosalba Ciarlini".

Estavam presentes à soleni-dade o secretário chefe do Ga-binete Civil, Anselmo Carva-lho; o vice-presidente da Fiern,Pedro Terceiro de Melo; o de-putado federal João Maia;o de-putado estadual RaimundoFernandes, representando aAssembleia Legislativa; o ve-reador Adão Eridan,represen-tando a Câmara Municipal; odiretor superintendente do Se-brae,José Ferreira de Melo Ne-to; o vice-presidente da Feco-mercio,Luiz Antônio Lacerda;e o presidente da AssociaçãoBrasileira da Indústria de Ho-téis - ABIH Nacional, EnricoFermi Torquato.

BATE-BOCA

Micarla e Rosalba trocam farpaspor causa de recursos da saúde

A prefeita de Natal, Micar-la de Sousa (PV), e a governa-dora Rosalba Ciarlini (DEM)trocaram farpas pela mídia dacapital por causa de impassesna liberação de recursos paraa área da saúde.

Tudo começou com a co-brança pública de Micarla pa-ra que o Governo do Estadopague R$ 22 milhões que, se-gundo ela, são devidos à Pre-feitura do Natal. "Nós investi-mos 50% a mais que o consti-tucional,mas mesmo assim nósnão estamos conseguindo ban-car a saúde.Natal paga um pre-ço muito alto com os débitosde mais de R$ 22 milhões coma nossa cidade", frisou.

Ela relatou que quando a dí-vida era menor,ela chegou a le-var o assunto para análise noMinistério Público. "Em de-zembro do ano passado apre-sentamos formalmente ao Mi-nistério Público que pedisse a

Justiça que o Governo pagas-se R$ 17 milhões, mas de lá pa-ra cá esse débito está em qua-se R$ 23 milhões", relatou.

A prefeita informou que o di-nheiro é para a farmácia básica,UPA do Pajuçara, Samu e Vigi-lância Sanitária. "Esses recur-sos são repassados para o gover-no para que a cidade seja bene-ficiada. Natal sofre um boicotedo Governo do Estado no quediz respeito à saúde. Esse é umgrito de alerta", acrescentou.

Ao tomar conhecimentodas palavras de Micarla de Sou-sa, a governadora RosalbaCiarlini rebateu atacando."Elateve esse tempo todinho parafazer sua parte. Se os postosde saúde funcionassem... Eufui prefeita e nunca precisei doGoverno do Estado para fa-zer funcionar os postos e uni-dades de saúde", disparou.

Depois Rosalba voltou a di-zer que assim como a prefeita

de Natal, ela também recebeuuma "herança maldita". "Se ospostos estivessem funcionan-do nós teríamos uma reduçãoda demanda nos hospitais.Elasabe disso. Tenho certeza deque quando assumiu encon-trou a prefeitura do mesmo jei-to", opinou.

SEM SOLUÇÃO

Page 4: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

POLÍTICA4 – Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

DEM oficializa apoio a Rogério MarinhoDEFINIÇÃO

O deputado federal terá o apoio de Rosalba e Agripino para chegar ao comando da Prefeitura do Natal

DEM se une ao PSDB na capital potiguar

O Partido Democratas ofi-cializou ontem o apoio à pré-candidatura do deputado fede-ral Rogério Marinho (PSDB) àPrefeitura do Natal. O anún-cio foi feito pelo senador JoséAgripino Maia, presidente na-cional dos Democratas duran-te evento realizado no Cuxá Re-cepções, em Lagoa Nova.

Rogério agradeceu o apoioe destacou a importância daaliança para o pleito de 2012."O Democratas e o PSDB es-tão juntos com o sonho de con-firmar nossa candidatura no dia30 deste mês e transformar a ci-dade para melhor", disse.

Agripino destacou o traba-lho que Rogério vem realizan-

do por meio do seu mandato naCâmara. Segundo o senador,"Natal precisa de um adminis-trador que tenha trânsito emBrasília,e Rogério,mesmo sen-do oposição ao governo, traztodas as suas emendas para oRN, porque tem bons proje-tos e sabe onde colocá-los".

Para a governadora RosalbaCiarlini (DEM), a pré-candi-datura do presidente estadualdo PSDB "é o que Natal está pre-cisando", acrescentando que odeputado "conhece os proble-mas e as necessidades da cidade".

Já o deputado federal Feli-pe Maia (DEM) afirmou quea escolha pela pré-candidatu-ra do colega de Câmara dos De-

putados não foi apenas devi-do à afinidade entre seu parti-do e o PSDB,mas porque "Ro-gério Marinho é o mais prepa-rado para governar Natal".

Na oportunidade, o presi-dente estadual do PSL,ArakenFarias, também declarou apoioà pré-candidatura de RogérioMarinho, mesmo posiciona-mento tomado pelo deputadoestadual Ricardo Motta(PMN), presidente da Assem-bleia Legislativa.

"Ainda vou me reunir comos demais integrantes do meupartido para decidir quem se-rá nosso candidato oficial,mas me solidarizo com a pré-candidatura de Rogério Ma-

DIVULGAÇÃO

Fafá Rosado emposa novos auxiliares da prefeitura

SOLENIDADE

A prefeita Fafá Rosado em-possou ontem, às 17h, no Sa-lão dos Grandes Atos do Pa-lácio da Resistência,o novo co-mandante da Guarda Civil,ma-jor reformado da Polícia Mili-tar, José Deques da Silva,e a ge-rente de Apoio à Geração deEmprego e Renda, Vera LúciaCantídio Fernandes.A Gerên-cia do Trabalho foi criada a ex-tinta Fundação de Geração de

Emprego e Renda (Funger).Após a assinatura dos ter-

mos de posse, iniciou-se a ses-são dos pronunciamentos. Oprimeiro a discursar foi o secre-tário da Defesa Social, ManoelBizerra,que vinha acumulandoo cargo de comandante daGuarda Civil. Segundo ele, apresença de um comandante deperfil técnico na Guarda Civilé importante para consolidar as

ações desenvolvidas por essesetor da administração.

O secretário de Desenvol-vimento Econômico, NilsonBrasil, que vinha acumulandocom o cargo de presidente daextinta Funger,disse que cum-priu o papel a que lhe foi dele-gado e se colocou à disposi-ção de sua sucessora no cargopara, de mãos dadas, daremcontinuidade às atividades de

capacitação de mais profissio-nais para acompanhar as neces-sidades do trabalho local.

Novo comandante da Guar-da Civil, José Deques disse queestava assumindo mais um desa-fio e que seria mais um soldadono trabalho exitoso, já realizadopela Prefeitura de Mossoró. Agerente do Trabalho, Vera Lú-cia Fernandes,falou sobre a mis-são de avançar com as políticas

de capacitação profissional,coma realização de novos cursos etreinamentos em áreas diversas.

Vera é cunhada da prefeita Fa-fá Rosado e filiada ao PMDB.A presidente do partido, IzabelMontenegro,relatou que o nomefoi avalizado pelo partido.

Discursaram ainda o depu-tado estadual Leonardo No-gueira, em nome da Assem-bleia Legislativa, e a vereadora

Cláudia Regina,representandoa Câmara Municipal. Por fim,a prefeita Fafá Rosado deu àsboas-vindas aos novos inte-grantes de sua equipe de tra-balho. “Vamos avançar aindamais com as ações de capaci-tação do cidadão, para inseri-las no mercado de trabalho e,assim,melhorar a vida das pes-soas”, destacou Fafá Rosado,finalizando o seu discurso.

[email protected]

ORIENTAÇÃOO Ministério Público nas esfe-

ras federal, estadual, eleitoral e doTCE expediu recomentação paraque as 139 cidades potiguares quedecretaram estado de emergêncianão contratem bandas para os fes-tejos juninos.Como toda regra temexceção, a medida não vale paraquem custeará noitadas com o di-nheiro proveniente de emendas fe-derais do Ministério da Cultura oudo Turismo.

PAINELA Câmara Municipal de Mos-

soró passará a contar a partir dapróxima terça-feira com um pai-nel eletrônico em suas votações.Oequipamento começou a ser ins-talado ontem.Segunda-feira os ve-readores passarão por um treina-mento.

JOGANDOA ex-governadora Wilma de

Faria (PSB) está fazendo bem ojogo político para atrair para si ocontrole da oposição. Já disse quequer disputar uma vaga na Câma-ra Federal e sugeriu Fátima Bezer-ra (PT) para o Senado e RobinsonFaria (PSD) para o governo.

DESGASTENão tem jeito. Prisão decretada é prisão decretada. O presidente da Câmara Municipal, Fran-

cisco José Júnior (PSD), vinha fazendo um trabalho excepcional à frente do comando da mesadiretora. Algo jamais visto em Mossoró, mas a “Operação Vulcano” veio para manchar a passa-gem dele pelo comando da Casa. Tirará a aura de perfeição embora eu ainda não tenha encontra-do elementos que incriminem ele e o vereador Claudionor dos Santos (PMDB). Com o estragofeito, só resta ao presidente da Câmara desconstruir cada um dos pontos da PF e do MP. Acredi-to que ele tem elementos suficientes para isso na Justiça. Quanto à população, o pessedista cor-rerá o risco de ser jogado na vala comum do clamor popular do combate à corrupção. Boa parteda população, principalmente os menos instruídos, tem uma facilidade enorme para generalizare tem dificuldades para separar o joio do trigo. Depois do estrago feito fica difícil explicar-se econvencer as pessoas de que houve um engano. A população não confia nos políticos. Por en-quanto, a única certeza da “Operação Vulcano” é de que ela tem tudo para acabar com os preçosabusivos da gasolina em Mossoró.

RETORNO

INDECISÃOA governadora Rosalba

Ciarlini disse em Natal ontemque aguarda uma decisão doex-deputado estadual CarlosAugusto Rosado para saberse ele vai ou não assumir o co-mando do Gabinete Civil. Ameu ver a indecisão é justifi-cada.Carlos sempre viveu nacômoda posição de eminên-cia parda. Decidia tudo semprecisar dar satisfações pú-blicas ou entrevistas.No Ga-binete Civil, ele terá que re-ceber demandas de prefeitose dar entrevistas,coisa que elenão gosta de fazer. A rotinadele mudará um pouco, masseja qual for a decisão ele con-tinuará mandando.

CONTRARIANDOA governadora Rosalba Ciarlini

(DEM) adora dizer que os grevis-tas estão sem trabalhar. Pois bem: acada semana a Aduern divulga umaagenda do movimento paredista.Hoje tem mobilização em Assu, às7h30, na segunda-feira o comandode greve se reunirá,quarta-feira temmobilização em Assu e no dia 9 a gre-ve invade o “pingo da mei dia”.Nin-guém está parado.

PROVISÓRIO?O secretário da Copa, Demétrio

Torres, saiu com essa pérola ao re-bater reportagem que incluiu a Are-na das Dunas entre os elefantes bran-cos do Mundial: “A partir do séti-mo ano de uso o estádio estará viá-vel”. Então teremos um elefantebranco “provisório”? O secretáriodeveria ter cuidado com seus prog-nósticos.Diz o ditado que sete é con-ta de “mentiroso”.

LEMBRANDONão custa nada lembrar que De-

métrio e o governo da “Rosa de Mos-soró” adoram dizer que as obras doMundial estão adiantadas, mas Na-tal segue campeã do atraso. Difícillevar o RN a sério desse jeito.

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior, tem retorno previstoao Brasil para a próxima segunda-feira. A coluna conferiu que assim que soube do ocorrido eletratou de providenciar o retorno a Mossoró para se apresentar à polícia e esclarecer os fatos. So-mente após chegar a cidade é que o presidente da Câmara apresentará a versão dele. A meu veressa demora só piora a situação. Lá do México, Francisco José Júnior poderia se pronunciar. Omesmo vale para o vereador Claudionor dos Santos (PMDB), que já deveria ter enviado ao me-nos uma nota de esclarecimento também.

rinho", afirmou Motta.O evento ainda contou com

a presença dos deputados es-

taduais Getúlio Rêgo (DEM) eDibson Nasser (PSDB), os ve-readores Enildo Alves (DEM),

Ney Lopes Júnior (DEM) eDickson Nasser (PSB), o ex-deputado José Adécio.

Page 5: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

omposto por 15 mi-lhões de pessoas ou14% da população

adulta, as pessoas acima dos 60anos são responsáveis por maisde 47 milhões de domicílios.Comrenda média de R$ 866, são for-madores de opinião das famílias,decidindo ou influenciando asdecisões de compras.

O avanço da medicina e a me-lhoria da qualidade de vida fize-ram com que a expectativa de vi-da do brasileiro chegasse aos 72anos, avançando 17 anos desde1960.Ainda estamos longe de paí-ses como o Japão, onde a expec-tativa é de 82 anos,porém um pou-co melhores que os 67 da médiamundial.Tudo indica que em 2020sejam mais de 30 milhões de bra-sileiros neste grupo.Ou seja,o do-bro do que temos hoje!

Apesar das evidências, sãopoucas as empresas que explo-ram este nicho de mercado de ma-neira consistente e adequada,com produtos e serviços especial-mente desenhados para esta par-cela da população.Analisando-seas variáveis do mix de marketing- produto,praça,promoção e pre-

ço - percebe-se a utilização comfrequência das duas últimas, ad-equando-se à oferta existente.

Pacotes turísticos e cruzeirosem baixa temporada, cursos e fa-culdades da terceira idade,cartõesde desconto em farmácias e dro-garias são alguns exemplos. Con-venientes por oferecer condiçõesde preços especiais em períodoscom baixa demanda,ajudam a co-brir os custosfixos envolvi-dos na opera-ção. Em suamaioria amesma ofertade serviços,sem maioresadequações asnecessidadesdesta fase davida.

Ter mais dificuldades para ler,apresentar movimentos mais len-tos, lembrar com menos acuraci-dade dos fatos presentes e andarmais devagar são consequênciasinexoráveis da idade. Entretanto,isso pode ser visto como umaoportunidade imensa para as em-presas desenvolverem as duas pri-meiras variáveis do mix de mar-

keting - produto e praça - sem terque recorrer apenas a descontose promoções.

Um bom exemplo do poten-cial destes consumidores é o cam-po tecnológico. A exclusão digi-tal, tão comentada nos dias de ho-je, não se aplica somente às ca-madas mais carentes da popula-ção. Grande parte dos idosos nãoteve acesso à tecnologia enquan-

to estavam nomercado detrabalho.

P r o d u z i rcomputadorescom progra-mas mais sim-ples, celularescom dígitosmaiores, por-ta-remédiosque avisem à

hora de tomá-los, fechaduras quese abram utilizando as impressõesdigitais, carros com mostradoresmais fáceis de enxergar e tantasoutras adequações a este públicojá estão nos planos de diversosfabricantes mundiais.

Criar produtos que possam eli-minar a barreira entre as geraçõespode gerar lucros atuais e poten-

ciais para as empresas que o fize-rem. Somado a isso estará o valorda vantagem competitiva geradapelo pioneirismo.

Talvez ainda não tenhamos noBrasil as mesmas oportunidadesde países como os Estados Uni-dos, o qual conta com uma gera-ção denominada de baby boo-mers. Nascidos após a 2ª guerra,compõem um universo de 74 mi-lhões de pessoas, cuja renda anu-al chega a impressionantes U$ 157mil dólares. Estes boomers sãoresponsáveis pela compra de 48%dos carros de luxo e ocupam 70%das vagas em cruzeiros.

No nosso país, a economia es-tável pós-real criou instrumentospara que uma geração possa pla-nejar sua aposentadoria. São ho-je mais de 155 bilhões de reais in-vestidos em planos de previdên-cia privada e complementar, comquase 15 milhões de investidores.

Quem sabe em 2020, grandeparte dos 30 milhões de aposen-tados e pensionistas possa gozarda qualidade de vida e do padrãode consumo dos boomers ameri-canos. Sorte de quem planejou,acreditou e investiu neste podero-so grupo.

O avanço da medicina e a melhoria da qualidade de vida fizeram com que a expectativa de vida do brasileiro chegasse aos 72 anos, avançando 17 anos desde 1960.

OPINIÃO Sábado, 2 de junho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

C

Portaria 1.510 doMinistério do Trabalho,que instituiu regula-

mentação do ponto eletrônico , ea rápida resposta dos 29 fabrican-tes em produzir equipamentos efi-cazes que viabilizam a aplicaçãoprática da medida reduzirão dras-ticamente um antigo problema doPaís: a sonegação de horas extrase dos impostos que incidem sobreelas, propiciada pela dificuldadede atuação dos fiscais e da pró-pria Justiça ao julgar os processos.

Com a nova regulamentação,afiscalização será muito mais pre-cisa e rápida, coibindo os infrato-res. Como o novo Relógio Ele-trônico de Ponto deve ser manti-do no local de trabalho, o acessodo auditor fiscal será imediato.Cri-am-se as condições para que esseprofissional, a qualquer tempo,possa verificar a consistência dasmarcações de ponto,seja acessan-

do diretamente o arquivo-fonte dedados, ou através da emissão dosRelatórios Instantâneos de Mar-cações

Levantamento realizado pe-la Secretaria de Inspeção do Tra-balho mostra que R$ 20,3 bilhõesreferentes a horas extras podemestar deixan-do de ser pa-gos aos tra-balhadoresbrasileirosanualmente.Além doprejuízo dose m p r e g a -dos, ao nãoregistrar otrabalho adicional,a sonegação deempresas à Previdência Social che-ga a R$ 4,1 bilhões por ano, e aoFGTS,a mais de R$ 1,6 bilhão.So-madas,as horas extras trabalhadase não pagas no Brasil equivalem à

carga horária referente a 956,8 milempregos, que poderiam ser ge-rados em lugar do trabalho a maiornão remunerado. O estudo temcomo base o Relatório Anual deInformações Sociais (Rais) do Mi-nistério do Trabalho.

O novo relógio de ponto ele-t r ô n i c o(REP) só éobrigatóriopara empre-sas que op-tarem peloregistro ele-trônico deponto. Po-rém, a suaa v a n ç a d a

tecnologia é uma segurança a maispara os trabalhadores, os empre-sários e os órgãos fiscalizadores.A portaria não exige que o traba-lhador mantenha a guarda docomprovante impresso. Apenas

garante o seu direito a esse docu-mento comprobatório de toda asua jornada diária.

Trata-se de uma legislação debom senso, sustentada por umatecnologia de ponta e que garan-te mais segurança jurídica à rela-ções trabalhistas. Se, de um lado,reduz-se de modo significativo asonegação de horas extras e dosimpostos e taxas delas decorren-tes,por outro também impede queos trabalhadores recorram à Jus-tiça do Trabalho para pleitear ho-ras não trabalhadas. A Portaria1.510, portanto, é um avanço doBrasil no tocante à harmonia en-tre capital e trabalho. Nada maisoportuno neste momento em quenossa economia continua resistin-do à crise mundial e precisa demuita sinergia entre empresas etrabalhadores para continuar cres-cendo e nos conduzindo ao de-senvolvimento.

Como o novo Relógio Eletrônico de Ponto deve ser mantido no local de trabalho, o acesso do auditor fiscal será imediato.

A

SONEGAÇÃO DE HORAS EXTRAS, NUNCA MAIS!

DIMAS DE MELO PIMENTA III Presidente da Abrep (Associação Brasileira das Empresas Fabricantes de Equipamentos de Registro Eletrônico de Ponto)

O POTENCIAL CONSUMIDOR DA TERCEIRA IDADE

MARCOS MORITA Mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ

A equipe do Aperitivo Bufêchega à casa dos Sarmento e Ci-da teme que Penha seja reconhe-cida. Rodinei faz uma entrega nacasa de Lygia e se surpreende aover Liara. Penha se oferece paraservir os convidados no lugar deCida. Conrado dá o anel que foide sua mãe para Isadora.Otto elo-gia o jantar e pede para cumpri-mentar o pessoal da cozinha.Ma-dame Kastrupe faz previsões pa-ra Chayene e a cantora acha quea vidente está falando de Rosá-rio.

CHEIAS DE CHARME

Todos na mansão se apressampara ir ao encontro de Valéria. Ro-drigo fica atônito e Dimas,Fernan-do e Melissa se divertem com o es-cândalo armado por Valéria. An-tônio chega com Carmem, Zé, Jo-sué e Valéria no edifício São Jorge.Rodrigo se emociona ao reencon-trar Tobias. Miriam se descontrolae fala para Fernando que vai se de-clarar para Rodrigo assim que vol-tar para o Rio de Janeiro.Henriquetenta seduzir Laura. Fernando mi-ra seu rifle em direção a Rodrigo.

AMOR ETERNO AMOR

Neide mente para Jorginho.Débora estranha a preocupaçãode Nina com Jorginho.Muricy seconforma em deixar Adauto tra-balhar. Jorginho abraça Carmin-ha e Nina fica perturbada. Mon-alisa se enfurece ao ver Suelen nobaile. Dolores marca um encon-tro com Roni. Leleco finge semachucar e insiste que Tessáliavá para o baile com Darkson.Monalisa conversa com Suelen.Jorginho descobre que Neide oenganou.

AVENIDA BRASIL

Sábado (2/6)

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

AUTONOMIA - De acor-do com informações publi-cadas pelo colunista TúlioLemos, do Jornal de Hoje,o novo secretário de Turis-mo, Renato Fernandes, afir-mou que, se tiver autonomiae as promessas de apoio fo-rem cumpridas, fará umbom trabalho. O problemaé justamente esse.

MUDANÇA - A Comperveda UFRN publicou uma re-tificação no edital da CâmaraMunicipal de Mossoró paraos cargos de Assistente Sociale Jornalista. A carga horáriasemanal,antes prevista de 40hsemanais, foi reduzida para30h semanais.

PAUTA - A PMM assinou,ontem, contrato com a CEF,no valor R$ 37 milhões, paraasfaltamento de ruas da cida-de,coincidentemente após re-portagem do jornal O Mosso-roense publicada no últimodomingo denunciando atrasode seis meses do procedimen-to e buracos nas ruas da cida-de. Antes tarde do que nunca.

SOMBRINHA - Esta semanaum grupo de idosos foi levadopela Prefeitura de Mossoró pa-ra uma recreação na comuni-dade rural de Alagoinha. Che-gando lá, foram distribuídas al-gumas sombrinhas e foi feito um"apelo" para que os idosos vo-tassem na candidata governista.

DESLIZE - Em seu progra-ma na Rádio Difusora,o radia-lista Jota Nobre disse:"Ontem,foram empossados o empre-sário Renato Fernandes paraa Secretaria de Turismo e Al-cimar Torquto para a Junta Co-mercial do Estado do RioGrande do Norte. AlcimarTorquato é uma indicação dogovernador Carlos Augusto".

INDICAÇÃO A indicação de Vera Lúcia Cantídio Fernandes para o car-

go de Gerente de Trabalho não foi uma indicação do PMDB,e sim familiar. Vera Lúcia é casada com Edmur Rosado, que éirmão da prefeita Fafá Rosado.

POSTURA Enquanto alguns funcionários da Prefeitura Municipal de

Mossoró proíbem seus subordinados de concederem entre-vistas aos veículos de comunicação, o sempre atencioso ge-rente de Gestão Ambiental Mairton França liga para agrade-cer matéria publicada no jornal O Mossoroense. Um bomexemplo de tratamento com a mídia que deveria ser seguidopor todos que fazem a Prefeitura.

RENÚNCIA O professor Josivan Barbosa renunciou o cargo de reitor da

Ufersa para concorrer a mandato eletivo nas eleições de 7 deoutubro. Com a renúncia do professor Josivan Barbosa, assu-me a Reitoria, em exercício, o professor Francisco Praxedes.

AUTONOMIA 2 - Segundoo colunista, "ele nem terá au-tonomia, que nem a gover-nadora tem, pois nada fazsem antes conversar com o'governador' Carlos Augus-to, e nem as promessas se-rão cumpridas. Afinal, o an-tecessor de Fernandes saiujustamente por isso.E ele se-rá a próxima vítima"

Page 6: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

Economia brasileira cresce 0,2% no primeiro trimestre, aponta levantamento do IBGE

CRESCIMENTO

Diante de uma freada do in-vestimento e da desaceleraçãoda indústria, o PIB (ProdutoInterno Bruto) fechou o pri-meiro trimestre do ano com al-ta de 0,2% ante os três últimosmeses de 2011,na comparaçãolivre de influência sazonais,di-vulgou o IBGE (Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatís-tica) nessa sexta-feira (1º).

De janeiro a março, a eco-nomia do país produziu R$1,03 trilhão em bens e servi-ços.Na comparação com o pri-meiro trimestre de 2011,a eco-nomia brasileira cresceu 0,8%.E no acumulado dos últimosquatro trimestres encerradosem março, o PIB subiu 1,9%.

Prévia do Banco Central so-bre a atividade da economia(o índice IBC-BR) já aponta-va um PIB fraco, com cresci-mento de 0,15% no primeirotrimestre. Pesquisa da autori-dade monetária com as prin-cipais instituições financeirasdo país aponta alta do PIB in-ferior a 3% neste ano,enquan-to alguns bancos e consulto-rias já projetam expansão de2,8%.

O PIB, que reflete a somadas riquezas produzidas porum país, é composto pelos da-dos da indústria, agropecuá-ria e setor de serviços. Tam-bém é analisado a partir doconsumo, ou seja, pelo pon-to de vista de quem se apro-

Prévia do Banco Central sobre a atividade (o índice IBC-BR) já apontava um PIB fraco, com crescimento de 0,15%

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Sábado, 2 de junho de 2012

priou do que foi produzido.Neste caso, é dividido peloconsumo das famílias, peloconsumo do governo, pelosinvestimentos feitos pelo go-verno e empresas privadas epelas exportações.

PRODUÇÃOA indústria cresceu 1,7% em

relação ao último trimestre de2011, mas teve alta de apenas0,1% na comparação com mes-mo trimestre do ano anterior.

O setor sofreu com a maiorcompetição externa (que nãorefluiu ainda a alta recente dodólar),a perda de ritmo do con-sumo interno diante dos maio-res níveis de endividamento e

inadimplência e estoques ele-vados.

Segundo a gerente dasContas Nacionais do IBGE,Rebeca Palis, o crescimentodas atividades de distribui-ção de água, energia e gás(3,6%) e construção civil(3,3%) evitaram uma quedado PIB industrial.

Já os serviços, sob impac-to do bom desempenho domercado de trabalho (rendaem alta e baixa taxa de desem-prego), tiveram alta de 0,6%frente ao último trimestre de2011 e de 1,6% na compara-ção anual.

O destaque negativo do la-do da produção foi a agrope-cuária. O PIB do setor enco-lheu 7,3% em relação ao últi-mo trimestre de 2011 e 8,5%na comparação com igual pe-ríodo de 2011.

Palis aponta efeitos climá-ticos, como estiagem no Sul eno Centro-Oeste, os maioresprodutores de grãos, para jus-tificar o baixo desempenho.No primeiro trimestre, expli-cou, o peso da atividade émaior,pois estão concentradascolheitas importantes, comoa da soja, cuja produção caiu11% no período.

CONSUMOSob a óptica dos compo-

nentes da demanda, o desta-que negativo foi o investimen-to, que caiu 1,8% na compa-ração com o último trimes-tre de 2011 e 2,1% na com-paração com o mesmo trimes-tre de 2011.

O resultado, influenciadopelo ambiente de crise e pers-pectivas mais negativas para ofuturo, mostra que as empre-sas pisaram no freio em seus

planos de investimento. Estefoi o pior desempenho no PIBdesde o primeiro trimestre de2009,quando o país sofria coma crise global.

Apesar de um maior endi-vidamento e da alta da inadim-plência, o consumo das famí-lias manteve o mesmo ritmo deexpansão do último trimestrede 2011 (1%). Foi sustentadopelo emprego e pela renda emalta, que impulsiona a aquisi-ção de serviços e bens de me-nor valor.

O consumo das famíliascresce há 34 trimestres conse-cutivos na comparação com omesmo trimestre do ano an-terior.

O consumo do governo,por sua vez, avançou 1,5% en-tre janeiro a março frente aoperíodo de outubro a dezem-bro. Na comparação anual, aalta foi de 3,4%.

As exportações, em volu-me, avançaram 0,2% frenteaos três últimos meses de 2011e cresceram 6,6% em relaçãoao mesmo período do ano an-terior.

Já as importações (que con-tribuem negativamente para oPIB por consistirem em bensfeitos fora do país) tiveram ex-pansão de 1,1% na compara-ção trimestre ante trimestre e6,3% quando comparado como primeiro trimestre do anopassado.

CONVITE MISSA DE 7º DIA

A família de Michael Henrique Pinto Duarte convidapara a missa de 7° dia de seu falecimento, que será cele-brada às 17h do dia 4 de junho (segunda-feira), na Igrejado Coração de Jesus, agradecendo, desde já, aos que com-parecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Michael Henrique Pinto Duarte

*19 - 08- 1980 +29- 05- 2012

Page 7: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

BRASIL/MUNDO Sábado, 2 de junho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Mundo tem 20,9 milhões de vítimas de trabalho forçado, diz OIT EXPLORAÇÃO

Do total, 11,4 milhões são mulheres e meninas e 9,5 milhões são homens e meninos. Cerca de 5,5 milhões possuem menos de 18 anos

Relatório divulgado nessasexta-feira (1º),pela Organiza-ção Internacional do Trabalho(OIT), aponta que 20,9 mi-lhões de pessoas são vítimas detrabalho forçado em todo omundo,sujeitas a emprego im-postos através de coação oude fraude, dos quais elas nãopodem sair. Do total, 11,4 mi-lhões são mulheres e meninase 9,5 milhões são homens e me-ninos. Cerca de 5,5 milhõespossuem menos de 18 anos.

A organização, ligada às Na-ções Unidas,não divulga o cál-culo por país,mas por macror-regiões. A margem de erro éde 7%, ou seja, a estimativa –considerada conservadora porseus realizadores – vai de 19,5milhões a 22,3 milhões.Algunsdados do estudo:

- Do total, 18,7 milhões(90%) são explorados no se-tor privado. Destes, 4,5 mi-lhões (22%) são vítimas de ex-ploração sexual forçada e 14,2milhões (68%) de exploraçãodo trabalho forçado em ativi-dades econômicas, como agri-cultura, construção civil, tra-balho doméstico ou industrial;

- Outros 2,2 milhões (10%)estão sujeitos a formas de tra-balho forçado impostas pelo

Estado, como o que ocorremem algumas prisões ou em for-ças armadas rebeldes ou exér-citos nacionais;

- A incidência por mil ha-bitantes é maior na EuropaCentral,no Leste Europeu e naregião da Comunidade de Es-tados Independentes (ex-U-nião Soviética), com 4,2 ca-sos/mil habitantes e na África,com 4/mil. É mais baixa nospaíses com economias desen-volvidas e na União Europeia(1,5/mil);

- Em termos absolutos,a re-gião da Ásia e Pacífico apresen-ta o número mais alto de tra-balhadores forçados no mun-do: 11,7 milhões (56% do to-tal). O segundo maior núme-ro é registrado na África, com3,7 milhões (18%),seguido pe-la América Latina,com 1,8 mi-lhão de vítimas (9%).Nas eco-nomias desenvolvidas e na U-nião Europeia existem 1,5 mi-lhão (7%) de trabalhadores for-çados, enquanto que nos paí-ses da Europa Central e LesteEuropeu e na Comunidade deEstados Independentes são re-gistrados 1,6 milhão (7%) depessoas. No Oriente Médio, onúmero de vítimas é estimadoem 600.000 (3%);

- Há 9,1 milhões de vítimas(44%) que se deslocaram, sejadentro de seus países ou parao exterior. A maioria, 11,8 mi-lhões (56%), está submetida atrabalho forçado em seus paí-ses de origem ou residência.Osdeslocamentos entre frontei-ras estão estreitamente vincu-lados com a exploração parafins sexuais.

Em nota divulgada pelaOIT, a diretora do ProgramaEspecial de Ação para Comba-ter o Trabalho Forçado, BeateAndrees, afirma que “tivemosprogresso ao assegurar que amaioria dos países tenha umalegislação que penalize o traba-

lho forçado, o tráfico de sereshumanos e as práticas análogasà escravidão”.Contudo,segun-do ela, “ainda é complicadoter êxito em processos judiciaiscontra indivíduos que causamtal sofrimento a tantas pes-soas”.

Para ilustrar, no Brasil, hácerca de quatro dezenas de ca-sos que resultaram em conde-nações criminais por conta detrabalho escravo contemporâ-neo em um universo de mais de3 mil fazendas fiscalizadas pordenúncias relativas a esse cri-me e 42 mil trabalhadores liber-tados desde 1995. Não há in-formação de empregador que

tenha cumprido pena na cadeiaapós sentença transitada emjulgado.

De acordo com a OIT,a me-todologia utilizada pela institui-ção, em 2005, para estimar queo mundo tinha, ao menos,12,3milhões de pessoas submetidasao trabalho forçado foi revistae melhorada. O dado anteriorpor exemplo, tinha margem deerro de 20%, em comparaçãoaos 7% da estimativa divulga-da ontem. Por isso, não é pos-sível afirmar que o número deescravos aumentou.

“Produzimos estas novasestatísticas em níveis regionale mundial utilizando uma gran-

A maioria, 11,8 milhões (56%), está submetida a trabalho forçado em seus países de origem ou residência

de variedade de fontes secun-dárias,complementadas pelosresultados de nossos estudosnacionais realizados em cola-boração com contrapartes lo-cais, o que nos permite extra-polar dados provenientes demeios de comunicação ou deoutras fontes indiretas.No en-tanto, ainda estamos longe deuma situação ideal na qual ospaíses possam realizar suaspróprias medições.A OIT po-derá apoiar o fortalecimentodas capacidades necessáriaspara cumprir esta difícil tare-fa”, afirma Andrees.

Em 2001, a Comissão Pas-toral da Terra, organização li-gada à Igreja Católica e umadas mais importantes no com-bate ao trabalho escravo nopaís,propôs 25 mil como o nú-mero mínimo de trabalhado-res rurais que, anualmente, er-am submetidos à escravidão naAmazônia brasileira. Essa es-timativa resultava de intera-ções entre os números anuaisde pessoas encontradas pelafiscalização, a observação dofluxo de trabalhadores migran-tes e a uma análise da institui-ção de que para cada pessoalibertada outras três continua-riam em cativeiro.

AGÊNCIA BRASIL

Page 8: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

SOCIAL8 – Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

@ Parabéns para Osivaldo Júnior e Cláudia Maria da Cos-ta, que mudam de idade hoje. Vivas!

@ Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas,por mais impossíveis e malucas que pareçam, a gentesabe,bem no fundo,que foram feitas para um dia daremcerto. Christianne Alves cita o escritor Caio FernandoAbreu no Twitter na morna tarde de sexta-feira.

@ O Ministério Público e Tribunal de Contas pedem pru-dência aos municípios com gastos em festas juninas. A re-comendação vai para os prefeitos dos municípios que es-tão com estado de calamidade pública decretado.

@ O cultivo do maracujá e da goiaba buscandomais produtividade será um dos temas de minicursosoferecidos aos participantes da Feira Internacionalda Fruticultura Tropical Irrigada, que acontece emMossoró, de 13 a 15 de junho, na Universidade Fede-ral Rural do Semi-Árido (Ufersa).

@ Jota Oliveira manda avisar que 11ª edição do ArraiáPra Lá de Dez esta prontinha. O evento acontece no dia 15de junho, a partir das 21h, nas instalações do condomíniohorizontal Jardins de Amsterdã, ao som de Waldonys, Tia-go e Santafé e o DJ Dilvan

@ Hoje (2), às 19h, na Casa da Amizade (Clube Ro-tary), acontece o II Arraiá Arquitetado, promovidopelos alunos do quinto período de Arquitetura e Ur-banismo da UnP. André Luvi faz o som da festa.

@ Arraiá dos Amigos acontece hoje na Chácara dos Eu-caliptos, no conjunto Vingt Rosado. A música fica por contadas bandas Forró Mais Eu, André Luvi e Pagode Classe A.

@ Renata Barbosa recebe clientes e amigos hoje,às 8h, com café da manhã para apresentar as novida-des que pintaram em sua loja. Vale a pena conferir.

[email protected]

PintoCURTA-METRAGEM

MANSÃO TERRAZZOCom o mesmo padrão de qualidade que impri-

me aos seus empreendimentos imobiliários, a WSCEmpreendimentos e Construções fez a festa de en-trega do Mansão Terrazzo.Uma festa para comemo-rar a satisfação dos novos proprietários e o cumpri-mento de tudo e de todos os itens do contrato.

TUDO OK!Faça um check-up total em seu carro hoje na

concessionária Volkswagen em Mossoró,Socel Veí-culos.Os mais importantes itens de segurança do seucarro passarão pelo crivo da equipe técnica da con-cessionária. E tudo sem pagar um "tostão furado".Gentileza dos donos da loja com sua fiel clientela.

DIREITO ADQUIRIDOAposentados e demitidos que mantiverem o pla-

no de saúde empresarial após o desligamento daempresa já podem migrar para planos individuaissem nova carência. A decisão, regulada pela ANS(Agência Nacional de Saúde Suplementar) em no-vembro, entra em vigor hoje. A lei já previa a possi-bilidade de aposentados ou demitidos sem justacausa manterem o plano empresarial após a saídado emprego. A condição é que eles tivessem contri-buído com parte de seu pagamento e assumam a men-salidade integralmente - o que muitas vezes é maisvantajoso do que contratar um plano individual.Apóso desligamento da empresa, os demitidos podemmanter o plano por até dois anos, dependendo dotempo de contribuição.

Aninha Borges recebe as chaves doapartamento do Mansão Terrazzo

Weber Siqueira Chaves e Vera EscóssiaChaves na entrega do Mansão Terrazzo

Weber Siqueira com Cibele Amaral na entrega do Mansão Terrazzo

Page 9: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

As vendas do comércioiniciam a partir de agora umavariação positiva com a pro-ximidade do Dia dos Namo-rados, comemorado no dia12 de junho. A data, consi-derada a quarta melhor doano em volume de comer-cialização, ficando atrás dasfestas de fim de ano, Liqui-da Mossoró e do Dia dasMães, deve gerar um cresci-mento nas vendas de 12%em relação ao mesmo perío-do do ano passado, segun-do expectativas da Câmara

de Dirigentes Lojistas deMossoró (CDL).

De acordo com o presi-dente da entidade, Alexan-drino Lima, a CDL Mosso-ró não promoverá ações es-pecíficas direcionadas parao período,uma vez que o Diados Namorados já é uma da-ta consolidada, e as vendassão incrementadas natural-mente.“Cabe a cada empre-sário promover a sua cam-panha, individualmente.Evidente que aquele queoferecer os melhores des-

contos, as maiores promo-ções e prazos mais elásticossairá na frente em relação aosdemais varejistas”, destaca.

Segundo a CDL,a comer-cialização de produtos nes-ta época do ano é intensifi-cada também devido à pro-cura de clientes de outrosmunicípios por itens dispo-nibilizados no comérciomossoroense. “Mossoró éuma cidade-polo, por issoconsumidores de cerca de 60municípios circunvizinhosefetuam suas compras aqui”,

afirma Alexandrino Lima.O presidente da CDL ain-

da afirma que o aumento nasvendas será constatado emdiversos segmentos do co-mércio.“Em quase todos ossetores haverá incremento.Há uma procura muito gran-de por telefones celulares,produtores eletrônicos,per-fumaria,vestuário,entre ou-tros itens”, detalha.

Apesar da proximidade dadata comemorativa, muitosconsumidores ainda nãocompraram o presente, e es-

tão indecisos quanto à esco-lha dos artigos para presen-tear o companheiro. É o ca-so da estudante Fernanda Lu-zia.Ela conta que está em dú-vida,pois já presenteou o na-morado com vários itens aolongo dos três anos de rela-cionamento. “Ainda não es-colhi porque não faltam op-ções,uma vez que já dei mui-tos presentes a ele. Vou dei-xar para comprar só na pró-xima semana”,relata a jovem.

A assistente administrati-vo Isabelle Fernandes, ape-

sar de já ter definido o prin-cipal presente, diz que ain-da procura outros produtospara completar a lista de itensque pretende entregar ao na-morado no próximo dia 12.“Escolhi um relógio, a par-tir do que ele definiu quequeria ganhar,pois não que-ria dar algo que ele não gos-tasse. Mas ainda vou dar ou-tros presentes, e ainda nãosei quais serão.Estou em dú-vida,e somente durante a se-mana que vou definir isso”,conclui a assistente.

COTIDIANOSÁBADO

Mossoró (RN),2 de junho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

COMERCIANTES ESPERAM INCREMENTONAS VENDAS EM TORNO DE 12% PARA A DATA

Dia dos NamoradosLojas começam a se preparar para a data que é considerada a quarta melhor do ano para o comércio

JOAQUIM MARCELINO

Page 10: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Sábado, 2 de junho de 2012

Pais de estudantes da Escola Dinarte Marizdenunciam descarte de 40 quilos de alimentos

DESCASO

PROBLEMA

Pacotes de arroz que deveriam ser utilizados na merenda escolar foram desperdiçados pela instituição

Os pais dos alunos da Es-cola Estadual Dinarte Marizreclamam do descarte de 40kgde alimento destinados à me-renda escolar.Segundo eles,oscerca de 40 pacotes de arroz,cada um de 1kg, deveriam serdestinados à alimentação dosestudantes. No entanto, porvencimento do prazo de vali-dade, foram jogados fora.

De acordo com os proge-nitores, que preferiram não seidentificar com medo de queseus filhos sofressem repre-sálias posteriormente, o ali-mento foi jogado por trás dacozinha."Fizemos a denúncia,pois queremos evitar que essasituação se repita. Sabemosque o que o governo forneceaos nossos filhos já é pouco edevemos evitar qualquer for-ma de desperdício".

Já uma das funcionárias dainstituição informou que odescarte de alimentos não éo único problema da escola."A unidade de ensino apre-senta sérios problemas de in-fraestrutura, as carteiras es-tão quebradas, muitos com-putadores estão parados de-vido à má conservação, bebe-douro e torneiras quebradas.Mais recentemente tivemosesse transtorno envolvendoo descarte dos pacotes de ar-roz. Aquele não é local parase colocar alimento, o am-biente é sujo, entra em con-tato com o lixo

Além do descarte de alimentos, funcionários reclamam de problemas relacionados à estrutura física

Vazamento de água nobairro Costa e Silva geratranstornos aos moradores

Moradores da rua Fil-gueira Filho, situada nobairro Costa e Silva, recla-mam de um vazamento deágua que ocorre há duassemanas. De acordo comos residentes, o escoamen-to vem ocorrendo desde arealização de um conser-to nos canos que abaste-cem a rua.

A aposentada Maria deFátima disse que, além dosperigos com acidentes en-volvendo veículos, o bura-co tem ocasionado o escoa-mento constante de água."Para evitar qualquer tipode acidente, os moradoressinalizaram o local.Essa se-mana, houve uma regula-rização da água,mas depoisdesse vazamento, a falta deágua tem sido constante.Algumas vezes os morado-res tiveram que comprarágua mineral para realizarsuas atividades diárias", ex-plicou a moradora.

Outro morador da re-gião, Jerônimo do Nasci-mento, informou que pro-blemas semelhantes acon-tecem em outras ruas dobairro. "Muitos locais doCosta e Silva apresentamo mesmo problema. Alémdo vazamento que temacontecido aqui, no inícioda rua, tem acontecido ou-tro de grandes proporçõestambém no final da via. Agente só teme que a águaparada há vários dias venhaa ocasionar o surgimentode mosquitos", relatou oresidente.

O gerente da Caern deMossoró, Neilton Barre-to, informou que não re-cebeu nenhuma notícia so-bre o vazamento na região.No entanto, uma vez ten-do o conhecimento da si-tuação, iria enviar umaequipe ao local, para queas devidas providênciasfossem tomadas.

INICIATIVA

I Semana do Meio Ambiente da Ufersa realizadebate sobre desenvolvimento sustentável

O Departamento de Ciên-cias Ambientais e Tecnológi-cas com o apoio das Pró-Re-itorias de Graduação e de Ex-tensão e Cultura iniciou ontem(1º) a I Semana de Meio Am-biente da Universidade Fede-ral Rural do Semi-Árido (Ufer-sa). O evento acontece hoje naCentral de Aulas V, localizadano Campus Leste da institui-ção, e se encerra às 17h.

De acordo com os organi-zadores,o evento surgiu da ne-cessidade de discutir com a co-munidade acadêmica o desen-volvimento sustentável, isto é,debater com a sociedade me-didas capazes de suprir as ne-cessidades da geração atual,sem comprometer a capacida-

de de atender as necessidadesdas futuras gerações.

Para o professor Alan Mar-tins, o assunto relacionado aodesenvolvimento sustentávelganhou grandes dimensõesfrente a uma das premissas daConferência das Nações Uni-das para o DesenvolvimentoSustentável (Rio+20),que rea-firma a busca contínua de umequilíbrio entre os três pilaresestruturantes e interdependen-tes: desenvolvimento econô-mico, desenvolvimento sociale proteção ambiental.

O primeiro dia do evento foimarcado pela realização de pa-lestras que abordaram temas deâmbitos nacional e local. Entreos assuntos discutidos durante

as exposições,estão ''EducaçãoAmbiental e Conservação doRio Mossoró'', ''A atuação daPolícia Ambiental na Região doOeste Potiguar'', ''Desenvolvi-mento Sustentável e GestãoAmbiental'', entre outros.

O segundo dia da Semana deMeio Ambiente vai oportuni-zar aos estudantes da Ufersa,mais especificamente das dis-ciplinas de Ambiente, Energiae Sociedade do curso de bacha-relado em Ciência e Tecnologia,como também do curso de Eco-logia, nas disciplinas Dendro-logia,Ecologia Molecular,Bio-logia da Conservação e Biolo-gia Evolutiva,apresentarem tra-balhos. As atividades aconte-cem na Central de Aulas V.

"Os estudantes dos cursosde Ciência e Tecnologia, Eco-logia e Engenharia Florestalvão apresentar,em pôster,ma-quetes e vídeos, resultados daspesquisas realizadas. Os tra-balhos identificam e propõemmedidas resolutivas e preser-vativas para questões relacio-nadas ao meio ambiente", dizAlan Martins.

O evento é direcionado pa-ra a comunidade acadêmica,bem como para a população demodo geral.As inscrições tive-ram início no dia 7 de maio ese encerraram nessa quarta-feira (30). Ao final das exposi-ções, a organização entregarácertificado de participação aosinscritos.

JOAQUIM MARCELINO

A diretora da escola, Ode-te Freire, disse que a informa-ção não é verdadeira. "A insti-tuição recebe muito pouco pa-ra fornecer alimentação aosalunos, desta forma qualquerdesperdício é evitado. Para seter uma noção, o governo des-tina apenas R$ 0,30 para pro-videnciar a merenda de um alu-no. O que aconteceu foi que,devido ao período de greve,

ficaram guardados alguns ali-mentos, mas estes foram de-vidamente separados, para se-rem consumidos antes do pra-zo de vencimento", esclareceua diretora.

Ela complementa dizendoque a instituição busca ofere-cer uma alimentação de quali-dade e balanceada aos alunos."Mesmo com poucos recursosbuscamos oferecer uma ali-

mentação saudável a essascrianças,até porque muitas de-las passam o dia inteiro na es-cola e precisam de uma refei-ção reforçada. Para se ter umaideia de como evitamos o des-perdício, até os restos das fru-tas e alimentos consumidos pe-las crianças são destinados acompostagem, material esteque é utilizado na própria hor-ta da escola".

VENDE-SE :

UM CORSA HATH MAXX

Ano Mod.: 2010Cor: Bege5 portas

Placa: NNO1079/RNOpcionais: Direção Hidráulica,

Trava, Vidro e SomCom aproximadamente

20.000 KM rodados.

Valor: R$ 26.000

LIGAR PARA(84) 88348717/(84) 33216747

Page 11: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

GERAISwww.omossoroense.com.br Sábado, 2 de junho de 2012 - 3

Barraqueiros que participarão do Mossoró CidadeJunina têm reunião preparatória para festejos

PMM assina contrato com a Caixa seis mesesapós sanção da lei que autoriza financiamento

MEDIDA

DEBATE

ENCONTRO

Parceria é firmada menos de uma semana após reportagem sobre transtornos causados pelos buracos

Serão pavimentadas 170 ruas da cidade

Evento será realizado no Colégio Sagrado Coração de Maria

A Gerência da Cultura reali-zou ontem reunião com os co-merciantes que pretendem par-ticipar do Mossoró Cidade Ju-nina (MCJ). O encontro, queocorreu no auditório da Estação

das Artes Elizeu Ventania, con-tou com a presença de represen-tantes do Corpo de Bombeirose Promotoria do Trabalho.

Na reunião foram esclareci-das as dúvidas dos barraquei-

ros em relação à infraestrutu-ra do evento, disposição dasbarracas, proibição do traba-lho de menores de 18 anos eprogramação da festa.

As barracas serão distribuí-

das e organizadas a exemplo doano passado, de acordo com agerente da Cultura,Clézia Bar-reto. Os comerciantes deve-rão pegar as fichas de inscri-ção na próxima segunda-feira,

4 de junho, e os cadastros se-rão realizados na terça e quar-ta na Estação das Artes.

Durante a reunião, o geren-te da Gestão Ambiental, Mair-ton França, entregou a Clézia

Barreto a licença ambiental doMCJ."Todos os eventos do Ci-dade Junina foram analisadose estão licenciados, garantin-do que o meio ambiente nãosofrerá danos", explicou.

Igreja discute o papel da informação na era digital durante o II Mutirão Estadual de Comunicação

Com o tema "A Comuni-cação a Serviço da Verdade naera Digital", será realizado noperíodo de 6 a 8 de julho o IIMutirão Estadual de Comuni-cação. As inscrições para o en-contro, que ocorrerá no Colé-gio Sagrado Coração de Maria(CSCM), já estão abertas.

Serão oferecidas sete ofici-nas e um grupo temático simul-taneamente, onde serão abor-dados temas relacionados à co-municação. Na programaçãodo evento consta apresentaçãocultural e a palavra de boas-vin-das do bispo dom MarianoManzana.

Também haverá a confe-rência sobre o tema central do2º Mutirão de ComunicaçãoEstadual e uma mesa-redon-da sobre o tema: "Documen-to 101 - A comunicação navida e na missão da Igreja noBrasil ".

O Muticom é uma realiza-ção da Pastoral da Comunica-ção (Pascom) da Província doRio Grande do Norte, queabrange a arquidiocese de Na-tal e as dioceses de Mossoró eCaicó. A cada dois anos é pro-movido o Mutirão Estadual deComunicação.

O primeiro mutirão foi

realizado em 2010, na arqui-diocese de Natal. Agora é avez da diocese de Santa Lu-zia de Mossoró sediar o even-to, de forma a acolher os co-municadores cristãos da Pro-víncia.

O evento espera reunir umpúblico de 170 pessoas, entreagentes de pastorais,professo-res, estudantes de Comunica-ção Social, integrantes de Or-ganizações Não-Governa-mentais (ONGs), comunica-dores populares e a sociedadeem geral das dioceses de Mos-soró e Caicó e arquidiocese deNatal.

Menos de uma semana apóso jornal O Mossoroense pu-blicar reportagem especial en-fatizando a demora no início"banho de asfalto" prometi-do pela Prefeitura Municipalde Mossoró (PMM) em no-vembro do ano passado, o Po-der Executivo assinou ontemtermo de parceria com a Cai-xa Econômica Federal (CEF)que assegura a liberação de R$37 milhões para a pavimenta-ção e asfaltamento de diver-sas ruas da cidade.

As obras serão iniciadasmais de seis meses após ter si-do sancionada a Lei nº 2.780,que autoriza a contratação dofinanciamento para a pavimen-tação de aproximadamente

170 ruas, com recursos pro-venientes do Programa deAceleração do Crescimento(PAC).

Com a demora na execu-ção dos serviços, a populaçãoenfrenta inúmeros transtor-nos devido ao grande núme-ro de buracos encontradosnas vias da cidade. Agora, es-pera-se que essa situação se-ja amenizada com a liberaçãode recursos.

Em conversa com a equipedo jornal O Mossoroense nasemana passada,o titular da Se-cretaria de DesenvolvimentoTerritorial e Ambiental (Sede-tema), Alexandre Lopes, jus-tificou que as obras ainda nãohaviam começado porque o

Buraqueira está por toda parte

município estava aguardandoa assinatura do contrato com

a Secretaria do Tesouro Nacio-nal (STN) para que o proces-

so licitatório que culminarácom a escolha da empresa que

executará os serviços seja ini-ciado.

FOTOS: JOAQUIM MARCELINO

ARQUIVO

Page 12: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

VIVAS PARA ZORAIDEO dia 30 de maio foi de muita festa. O aniversário da

empresáriaZoraide Azevedo não poderia passar em bran-co. Ao lado do marido Sebastião Batista e do filho Geor-giano, a anfitriã recebeu os amigos em uma comemoraçãointimista no Requinte Buffet. Confira os cliques de IrlandaCarlos.

SOCIAL4 – Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

A família da WSC Empreendimentos na entrega do Mansão Terrazzo: Weber Chaves e VeraEscóssia, Pedro Augusto e Mariana Ferreira com a filha Júlia, e João Augusto

NOIVAS DE MAIODurante uma semana, o Mossoró West Shopping se-

diou uma exposição com fotos de noivas, através de traba-lho do fotógrafo Ricardo Lopes. Um público de todas asgerações apreciou o trabalho que contou com a receptivi-dade do próprio artista mossoroense.Veja quem conferiu:

A aniversarianterecebe a

deputada Larissa Rosado e

o marido PauloSidney

As presençasVIPs de ChicaBoa e Luzete Duarte,responsávelpelo bolo dafesta

A estilista Fátima Carlose a poderosa

da TCM, ZileneMarques,

no Requinte

O fotógrafoRicardo Lopes

recebe o mimo da

amada IaraMonteiro

O anfitrião Ricardo Lopes recebe as marketólogasPatríciaBarbosa eLílian Moura

Grávida do amado

Conrado Júnior,Mariana

Smith foi homenageada

FESTA PARA A ENTREGA DO MANSÃO TERRAZZO Os idealizadores da WSC Empreendimentos, Weber Chaves e Vera Escóssia,

Pedro Augusto e João Augusto, receberam convidados especiais no MansãoTerrazzo, empreendimento que foi entregue aos moradores durante grande festa,

na última quinta-feira. Na ocasião, a música da cantora Nida Lira embalou o públi-co, formado por empresários, profissionais da construção civil, clientes, familiares

e a imprensa. Ainda na noite, apresentação surpresa da Cia. Máscara de Teatro,com a presença da ilustre atriz Tony Silva, buffet do Kikos. Tudo feito no capricho.

Page 13: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

GERAIS Sábado, 2 de junho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Servidores da Uern anunciam protesto na abertura do MCJGREVE

Caminhada pretende sensibilizarsobre doação de órgãos em Mossoró

INICIATIVA

Professores e técnicos-administrativos pretendem esclarecer à população sobre os motivos da paralisação

O Comando de Greve Uni-ficado, formado pela Associa-ção dos Docentes da Univer-sidade do Estado do RioGrande do Norte (Aduern),Sindicato dos Técnicos-Ad-ministrativos da Uern (Sin-tauern) e Diretório Centraldos Estudantes (DCE), defi-niu ontem a programação demobilizações de greve para apróxima semana.

O cronograma começouontem com participação dosservidores no ato público"Aniversário dos 30 dias dagreve", promovido pelos es-tudantes em apoio às catego-rias, na Parada do MidwayMall, na avenida Hermes daFonseca, em Natal. Hoje temmobilização em Assu, comconcentração na sede do cam-pus, às 7h30.

Segunda-feira haverá reu-nião do Comando de GreveUnificado, na sede da Aduernde Mossoró. Quarta-feira, às9h, haverá mobilização emCaicó. Sábado, 9, os servido-res promoverão mobilizaçõesno "Pingo da Mei Dia", noCorredor Cultural da avenida

Rio Branco, por ocasião daabertura do Mossoró CidadeJunina.

As manifestações fazemparte da greve geral da Uern,iniciada dia 3 de junho e queganhou força após decisão doTribunal de Justiça do RioGrande do Norte, que consi-derou a paralisação legal, con-trariando pedido do Gover-no do Estado, que solicitou ailegalidade do movimento.

Na sentença, a juíza convo-cada Sulamita Pacheco, emsubstituição ao desembarga-dor Amaury Moura Sobrinho,escreveu: "A greve que hora seanalisa não possui ilegalidadeque se possa enxergar nestemomento processual, exata-mente por ser uma reação àscondições de trabalho e oexercício do direito de au-todefesa de categorias. Asse-gurar agora o direito à grevetraz como consequência a se-gurança de uma educação maisdigna.

Para a magistrada, o Esta-do não cuidou de maneira sa-tisfatória de demonstrar a exis-tência de requisitos necessá-

rios, perante a lei, para alcan-çar a concessão da ilegalidade.Além disso,está claro descum-primento pelo Estado doacordo assinado em setembrode 2011, de reajustar o saláriodo servidor em 10,65% emabril deste ano,o que não ocor-reu.

O Governo do Estadoanunciou que recorrerá da de-cisão do Tribunal de Justiça.Segundo o consultor-geral doEstado, José Marcelo Ferrei-ra Costa, a decisão está sendoanalisada, pois existem algu-mas implicações que devemser avaliadas, como o fato degarantir um percentual míni-mo das atividades para a po-pulação, por exemplo.

Segundo ele,o Governo doEstado buscou o diálogo eprocurou a negociação paraencaminhar o projeto de lei àAssembleia Legislativa, con-dicionado à observância do li-mite prudencial previsto naLei de Responsabilidade Fis-cal, mas os servidores nãoaceitaram.

Professores e técnicos-ad-ministrativos exigem paga-

mento do reajuste de 10,65%,como estabelecido em acordodocumentado entre o funcio-nalismo e administração es-tadual em setembro do anopassado, como condição pa-ra encerramento da greve de

2011, que durou 106 dias.Na ocasião, a greve só ter-

minou mediante o acordo deparcelar o reajuste de 22% emtrês anos:10,65% em abril des-te ano; 7,43% em 2013; e7,43% em 2014. E foi exata-

mente o não-pagamento dos10,65% no mês passado quemotivou a nova greve, sete me-ses depois do término da an-terior. Os servidores querem,no mínimo,previsão de quan-do será pago.

A Associação dos RenaisCrônicos e Amigos de Mossoróe Região (ARCAM) e Pró-Re-itoria de Extensão da Univer-sidade do Estado do RioGrande do Norte (Uern),através do projeto Doe Vida,realizarão a 1ª Caminhada pelaVida - Doe Órgão, Salve Vi-das,dia 13.A concentração seráàs 15h,defronte ao Teatro Dix-huit Rosado,em direção à PraçaRodolfo Fernandes (Pax).

O presidente da Arcam,Marcos Antônio Freitas, infor-ma que a atividade já é realiza-da em quase todo o país, fazen-do parte anualmente do cal-endário de campanhas da Sec-retaria Estadual de Saúde doEstado do Ceará. "No RioGrande do Norte, Mossoróparte na frente, realizando suaprimeira caminhada pela vida",observa.

Segundo ele, o projeto en-volve ainda estudantes do Cur-so de Medicina da Uern e con-ta com adesão de todas as en-tidades de Mossoró que lidamcom pessoas com deficiência,inclusive cadeirantes, que a-ceitaram convite da Arcam du-

rante a realização da 1ª Con-ferência Municipal dos Direitosda Pessoa com Deficiência.

O encerramento do proje-to será dia 14, às 17h, noTeatro Dix-huit Rosado, comapresentação do Grupo deChorinho da Uern e Grupo deDança do Colégio DiocesanoSanta Luzia (CDSL), canto-ria de viola, recital de poesias(poeta Antônio Francisco, en-tre outros), além de depoi-mentos de transplantados,

pessoas na fila, familiares dedoadores.

Segundo Marcos Freitas,tam-bém haverá apresentação de s-lides sobre o tema e entrega deprêmios aos vencedores do con-curso de redação “Doe Órgãos,Salve Vida”.Participam dessa ini-ciativa, além de Arcam e Uern,Central de Captação de Órgãosdo Hospital Regional TarcísioMaia (HRTM), Rádio Difusora.A entrada é 1 quilo de alimentopara doação a entidades carentes.

Festa em homenagem a SantoAntônio terá início segunda-feira

RELIGIÃO

Junho é mês de festa para acapela de São Vicente de Paulo,que sediará a festa de Santo An-tônio, da próxima segunda-feira até o dia 13 deste mês. Onovenário acontecerá de se-gunda-feira ao dia 12, com re-flexões, sacramentos, noitei-ros, sempre às 19h30. Segun-da-feira haverá batismo pelacomunidade Renascer, minis-tros da eucaristia e pastoral dodízimo.

Terça-feira,Crisma pela Ca-pela de São Vicente e GrupoQueremos Deus.Dia 6 é dia deEucaristia pela Pastoral Fami-liar, Ordem Terceira Francis-cana, entre outros. Dia 7, Cor-pus Christi, novena e missa.Dia 8, penitência por devotosde Santo Antônio do municí-pio de Marcelino Vieira, Clu-be da Melhor Idade e ColégioSagrado Coração de Maria.

Dia 9,Unção dos Enfermos,a cargo do Terço dos Homens,Mãe Rainha, Legião de Maria.Dia 10 terá missa, novena, 10°Domingo do Tempo Comume participação da comunidade.Dia 11, reflexão sobre Ordem;dia 12, matrimônio e, dia 13,

missa festiva de Santo Antônio,concelebrada pelo frei Francis-co Edson Silva Mendes.

As reflexões serão expla-nadas por alunos do V Perío-do do Curso de Teologia da Fa-culdade Diocesana de Mosso-ró (FDM). A capela de São Vi-

cente de Paulo começou a serconstruída em 1915, inaugura-da em 1919.A bênção das ima-gens de Santo Antônio e Nos-sa Senhora do Carmo ocorreuem 1920. E em 1928 houve aprimeira celebração da festa deSanto Antônio.

Teatro Dix-huit Rosado será o local da concentração

Novenário será realizado Capela de São Vicente de Paulo

Servidores em greve da Uern realizarão mais protestos

HABNER WEINER LUCIANO LELLYS

Page 14: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

Santos, SP e Inter viram referências de Mano

para montagem de seleção para Olimpíada

ESCOLHIDOS

NO VASCO

Santos, São Paulo e Inter-nacional norteiam o técnicoMano Menezes na escolha dos18 jogadores que defenderãoa seleção na Olimpíada de Lon-dres. Os três clubes respon-dem pela maioria dos atuaisconvocados,número que podeaumentar com o retorno dePaulo Henrique Ganso, quese recupera de lesão.

O time titular de Mano atépouco tempo seria uma mis-tura de colorados e santistas.Rafael, Neymar, Oscar eDamião foram titulares nagoleada da seleção contra osEUA, 4 a 1, no FedEx Field,em Washington. Todos elestêm vagas asseguradas para osJogos Olímpicos de Londres.Galhardo, do Santos, está napré-lista,mas se lesionou e saiudos planos de Mano.

O auxílio de Santos e Intersó não foi maior porque Dani-lo e Alexsandro não figurammais no time paulista, o mes-mo ocorrendo com o ex-col-orado Juan, agora na Inter deMilão, além dos meio-camp-istas Sandro e Giuliano.

O atraso de dois meses de sa-lários e algumas premiações ge-rou uma crise interna no Vas-co. Na última quinta-feira, a di-retoria se reuniu para achar so-luções e tentar cumprir a pro-messa de pagar ao menos o mêsde março nessa sexta-feira –abril venceu no último dia 20de maio. A expectativa não seconfirmou, e o Cruz-maltinoplaneja quitar o que deve ape-nas na próxima semana. O in-cômodo do presidente Rober-to Dinamite é indisfarçável.Poralgumas vezes,durante o encon-tro, o mandatário deu socos namesa e evidenciou a dificulda-de financeira do clube para ar-car com os seus compromissos.

Se os jogadores demonstramdiariamente as insatisfações nasentrevistas,a diretoria se defen-de enquanto busca auxílio comconselheiros influentes e patro-cinadores, além da possibilida-de de empréstimos. No discur-so, ataques às gestões anterio-res, principalmente a do ex-presidente Eurico Miranda. Adívida do clube – em torno deR$ 380 milhões, segundo a ad-ministração – é o principal pon-to de apoio dos dirigentes.

“Sabíamos que o Vasco le-varia tempo para colocar a ca-

sa em ordem. Tivemos um re-sultado operacional positivo deR$ 28 milhões no ano passado,mas nada adianta se boa partedo dinheiro que entra já estácomprometida. O Vasco pagapelo menos R$ 2,5 milhões pormês em acordos judiciais firma-dos.Isso vai consumindo os re-cursos e ainda temos que pa-gar as despesas. O passivo é onosso grande problema. Sería-mos completamente equilibra-dos se isso não ocorresse. Masprecisamos pagar o que o clu-be deve independente do que asgestões anteriores fizeram.A dí-vida é do Vasco, não de A ou B.Vamos ver como resolver essaparte final dos recursos para pa-gar os salários em sua totalida-de na semana que vem.São ope-rações complicadas e isso nãoé do dia para a noite”, afirmouNelson Rocha,vice-presidentede finanças do Vasco.

Para tentar resolver parte dosproblemas, o clube reativou oacordo com o TRT (TribunalRegional do Trabalho) paraacertar os passivos, alguns in-clusive da atual gestão.Além dasdívidas,a questão envolvendo aausência de patrocínios em lu-gares como ombro e omoplatadificultam o processo. Como o

Vasco não tem as certidões ne-gativas de débito - pois aindapossui dívidas tributárias juntoao governo,não consegue rece-ber a verba da Eletrobrás. Opagamento só acontece a cadatrês meses através de uma açãomovida pelo Sindicato dos Clu-bes do Rio de Janeiro.

A dificuldade cresce aindamais em razão de outros pon-tos. A diretoria já antecipou al-gumas luvas do contrato atualde TV. O UOL Esporte apu-rou que o repasse inferior doprograma de sócios “O Vascoé meu”traz um prejuízo de qua-se R$ 1,5 milhão por ano. For-necedora de material esportivo,a Penalty repassa apenas R$ 75mil por mês em royalties deacordo com o último levanta-mento realizado pelo ConselhoFiscal.

Aníbal Rouxinol, vice-ju-rídico, admite os problemas le-vantados acima.Entretanto,foimais um integrante da direto-ria a bater na tecla dos erros an-teriores para explicar os impas-ses salariais.Segundo o dirigen-te,o nervosismo faz parte do at-ual momento.

“Esses pontos são realidadese problemas que estamos lidan-do.Mas a grande questão é real-

mente a dívida. Por isso, a si-tuação do Vasco é muito difí-cil.Ninguém se conforma e to-dos estão um pouco nervosospara resolvê-la.O presidente es-tá dando soco na mesa, literal-mente. Ele quer que jogadorese funcionários recebam logo.Nos reunimos o dia inteiro eestamos fazendo milagres pa-ra manter determinadas situa-ções”, comentou.

Responsável por uma sériede acordos judiciais, Rouxinolcitou dívidas do ano 2000 co-mo problemas corriqueiros noVasco. Na ocasião, o clube ten-tou formar um projeto olímpi-co, que não alcançou sucesso.Com isso, deve a atletas de bas-quete,vôlei,atletismo e nataçãoprioritariamente.

“O Vasco arrecada bem,masnão conta em nada por essasdívidas. As pessoas entram naJustiça e procuramos fazer umasérie de acordos.Pegamos a he-rança de um projeto olímpicofracassado.Todas as dívidas es-tão explodindo agora.O dinhei-ro entra,mas é insuficiente ain-da para honrar com todos oscompromissos.São problemasde 2000, 2002, 2003, uma bolade neve. A Fernanda Venturinié um dos exemplos.

O time titular até pouco tempo seria uma mistura de colorados e santistas

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Sábado, 2 de junho de 2012

Crise salarial tem soco de Roberto Dinamitena mesa e ataque a gestões anteriores

Rafael, Oscar, Damião e Neymar foram titulares na goleada contra os EUA

Mano informa que tem e-vitado novos chamados de atle-tas do Santos para evitar atritocom a diretoria alvinegra. Otécnico da seleção conta quenão convoca o volante Arou-ca porque costuma relacionarGanso, Neymar e Rafael.

“Para que não haja perda aos

clubes que cedem os jogadoresà seleção, procuramos estab-elecer algumas medidas. Játemos chamado outros jo-gadores do Santos por merec-imento. Só que ficaria muitocom o Arouca e naturalmentehouve um entendimento deque não seria chamado”,desta-

ca Mano.A convocação por atacado

de atletas do Santos,Inter e SãoPaulo deve trazer prejuízo aostimes no Brasileirão. A chega-da da seleção à final daOlimpíada pode representar aperda dos atletas por até cincojogos.

SAOPAULO.COM.BR

Page 15: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

JOGOSEntre hoje e amanhã seguem os jogos nas zonas urbana e rural do Circuito Mossoroense de Futebol

Amador. A fase já é eliminatória e aos poucos vai desenhando a cara do novo campeão.

Justiça mantém decisão e CBF quer começar Séries C e D dia 10BRASILEIRÃO

MOTIVADO

MOVIMENTAÇÃO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

A pretensão da Confederação Brasileira de Futebol é boa, mas se o Superior Tribunal deJustiça Desportiva continuar baseando sua decisão de suspender o Campeonato Brasileiro daSérie C, e também condicionando ao fim da disputa na Justiça Comum, é pouco provável quea data do dia 10 seja oficializada. A questão segue sem data certa para uma decisão final nasjustiças dos estados da Paraíba, Tocantins e Rio Grande do Sul. A notícia não é boa, mas ser-ve como parâmetro para que o Baraúnas possa se programar, por enquanto, só com treinos,

amistosos e despesas sem receita. É muito complicado.

DEVER DE CASAParece conversa repetida, mas é al-

go a ser lembrado sempre que se pen-sa em realizar, digamos, um campeo-nato no mínimo sem sufoco. Fazer odever de casa,ou seja,pontuar e de pre-ferência com vitória.Essa é hoje a mis-são do ABC.

E tem que aproveitar o melhor mo-mento em relação ao seu adversário, oSão Caetano. Pelos números mostra-dos em matéria nesta edição, os poti-guares estão em vantagem na classifi-cação geral. Vencendo, ficarão em si-tuação confortável.

AMISTOSOA animação não é tanta e, duvido

até que exista, mas vamos cumpriraqui nossa missão de convidar o tor-cedor do Baraúnas. Hoje seu timejoga amistoso, enfrentando a seleçãode Macau, no Nogueirão, às 16h. Adiretoria vem se esforçando e mere-ce o apoio, já que o time precisa dedinheiro para se manter.

NO Vasco, pouco dinheiro e salários atrasados, o Dinamite explodiu. O presidente vascaíno, Ro-berto, deu soco na mesa e criticou o buraco deixado por seus antecessores. TEM razão o dirigente eacho até que ele tem conseguido além do esperado. Faz um bom trabalho.

Toque EsportivoDESCULPA

O jogador Ronaldinho Gaúcho encontrouuma boa desculpa para deixar o Flamengo pelaporta dos fundos.Sem motivação para jogar,dis-se que sai por conta dos salários em atraso. Faztempo que o Flamengo entra com 11, mas ape-nas 10 jogam. Ele sai, na verdade, por não cum-prir com sua obrigação de jogar. As farras nãodeixam.

PERDIDOMais desorientado do que cachorro que cai

do caminhão de mudança e mais perdido doque cego em tiroteio, o governo estadual tam-bém falhou em sua promessa de recuperar o es-tádio Nogueirão. Atrapalhou o processo de per-muta e sumiu.

MELHORANDOVejam como tudo depende do jogador. Bas-

tou montar um grupo que quer ser vencedor ves-tindo a camisa da seleção brasileira de futebol pa-ra retornar o desejo de todos de acompanhar seusjogos.Quando o atleta ou treinador quer ser maisestrela do que a equipe o insucesso é mais pro-vável. Jogar na seleção é pensar no país, e nãoapenas na promoção pessoal.

João Pessoa, PB - O Tre-ze Futebol Clube conseguiumais uma vitória na última quin-ta-feira (31) na Justiça Comum.Sendo a terceira vitória seguida,uma em Campina Grande e d-uas em João Pessoa. O desem-bargador Genésio Gomes Pe-reira Filho, do Tribunal de Jus-tiça da Paraíba, indeferiu o pe-dido da Confederação Brasi-leira de Futebol (CBF), que ha-via dado entrada no Tribunal pa-raibano com um Agravo de Ins-trumento para cassar a liminarque assegura o Treze na SérieC do Brasileiro 2012.

As duas ações, tanto do Tre-ze quanto da CBF, ainda irãoa julgamento no seu mérito,noTribunal de Justiça da Paraí-ba, movimentação que deveacontecer nas próximas sema-nas na Terceira Câmara Cível.Caso seja mantida a decisãoda juíza Ritaura Rodrigues,queconcedeu a liminar ao Treze naJustiça de Campina Grande, aquestão ainda pode ir a ins-tâncias superiores.

Equipe do Treze da Paraíba consegue terceira vitória na Justiça Comum e disputa poderá começar

Depois da primeira vitória, ABC parte para cima do São CaetanoCom a motivação em alta

o time do ABC volta a atuarpelo Campeonato Brasileiroda Série B neste sábado. Naluta pelo acesso à divisão deelite do futebol nacional,o al-vinegro estará enfrentando

no estádio Frasqueirão,16h20, em Natal, a equipepaulista do São Caetano quenão realiza um bom início decampeonato.

Para a partida de hoje oABC, jogando em casa, es-

pera poder contar com oapoio da sua torcida, princi-palmente depois da primeiravitória no campeonato.Na úl-tima rodada o time da carti-lha foi a São Paulo e goleou ,3 a 0,o Grêmio Barueri,o que

fez o treinador Márcio Goia-no praticamente definir o ti-me com a mesma formaçãopara a partida de hoje:Andrey,Murilo, Flávio Boaventura,Eduardo e Airton;Henik,Bi-leu,Jadson Sapé e Raul;Adria-

no Pardal e Elionar Bombi-nha.

O adversário do ABC napartida de hoje não vive umbom momento nesse iníciode campeonato. Em três jo-gos disputados, com nove

pontos a serem perseguidos,a equipe do São Caetano sóconseguiu somar três, fican-do fora dos dez primeiros co-locados.Antes da abertura darodada ontem, era o décimoprimeiro colocado.

Desembargador Genésio Gomes indeferiu ação da CBF

ESPORTE Sábado, 2 de junho de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

Diante da possibilidade doCampeonato Brasileiro da Sé-rie D começar no próximo dia10, o elenco do Baraúnas temsua carga de treinamento in-tensificada pelo treinadorWassil Mendes. Além da roti-na do trabalho técnico e táti-co, o tricolor também refor-ça sua preparação com jogosamistosos.

Hoje, por exemplo, o“Leão do Oeste” estará en-frentando a seleção da cidadede Macau a partir das 16h no

estádio Nogueirão. Seus diri-gentes tentaram durante a se-mana encontrar um adversá-rio do futebol profissional,mas os contatos feitos não sur-tiram o efeito desejado.

Apesar do anúncio da CBF,que pretende começar o Cam-peonato Brasileiro da Série Cno dia 10 de junho, ainda nãoexiste muita segurança em suadecisão. Diante disso, é pos-sível que na próxima semanao tricolor busque mais um jo-go amistoso.

Baraúnas disputa maisum amistoso enquantoespera a Série C

Enquanto isto, a entidademáxima do futebol brasileiroquer começar as duas com-petições, Série C e Série D doBrasileirão no próximo dia 10de junho, mesmo tendo trêsequipes com ordem judicial

para ocupar a mesma vaga(Treze, Rio Branco e Araguaí-na), sob pena de multa diáriapor desobediência. Mais fá-cil seria a CBF se "desarmar"chamar todos os envolvidose chegar a uma solução que

fosse adequada, porque naJustiça a coisa promete demo-rar e muito, podendo preju-dicar as outras equipes que es-tão de fora da confusão inicia-da na própria CBF. (Fonte:agoraesportes).

Page 16: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

ACIDENTE

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Sábado, 2 de junho de 2012

MP e Polícia Civil divulgam nomes de presosna "Operação Mal-Assombro" no Vale do Açu

Com o intuito de dar lisuraàs investigações da "Opera-ção Mal-Assombro",deflagra-da pela Polícia Civil, na últimaquinta-feira, o Ministério Pú-blico do Rio Grande do Nor-te divulgou durante uma cole-tiva na manhã de ontem os no-mes das pessoas presas por for-ça de mandados judiciais expe-didos pela Comarca de Assú.Ação policial, que teve o in-tuito de combater a pistolageme o uso de arma de fogo na re-gião do Vale do Açu,principal-mente nos municípios de As-sú e Guamaré,prendeu 12 acu-sados e apreendeu armas e mu-nições.

Segundo o MP, entre os pre-sos está o presidente da Câma-ra Municipal assuense, o verea-dor Adelmo Rodrigues de Mou-ra, como já foi noticiado na edi-

ção de ontem do O Mosso-roense.Ele foi autuado em fla-grante,por posse ilegal de armas,depois de ter sido pego com trêsarmas (rifle 22,carabina 38 e gar-rucha), além de ter tido docu-mentos apreendidos, só sendosolto depois que pagou fiança novalor de 30 salários mínimos.

Ao todo foram cumpridos21 mandados de busca,apreen-são e prisão, com 12 pessoaspresas,além de ter apreendidas21 armas de fogo,munições dediversos calibres, inclusive deuso restrito das autoridades, ti-po pistolas ponto 40.

Dois homens tiveram pri-sões preventivas de 30 dias de-cretadas devido ter outras acu-sações pesando sobre eles.Sau-lo de Tasso Rocha Lopes que,além de preso em flagrante de-lito é acusado de falsificar do-

Material apresentado na coletiva.

"Paulinha", vítima

RESULTADO

Na noite da última quinta-feira (31), o vigilante Escolás-tico Fabrício dos Santos Ne-to, 21 anos, conhecido como"Gongon", que residia na ruaDomingos Fernandes, AltoSão Severino, em Caraúbas,morreu após colidir sua mo-tocicleta com uma mureta deproteção de um pontilhão, nocentro da cidade.Ele ainda foi

socorrido para o hospital lo-cal, mas não resistiu.

Segundo informações daPolícia Militar, por volta das21h30 a vítima seguia de mo-to para o centro da cidade e naponte que divide o centro e oAlto São Severino perdeu oequilíbrio e bateu com a cabe-ça na mureta de proteção. Po-pulares contaram que no mo-

mento do acidente Fabríciodesenvolvia alta velocidade,momento em que a correnteda moto se desprendeu, cau-sando o choque e consequen-temente a morte.

O corpo do vigilante foiencaminhado ao InstitutoTécnico e Científico de Polí-cia (Itep) de Mossoró para ne-cropsia.

Vigilante morre em queda de moto EM PARNAMIRIM

Na manhã de ontem (1º),por volta das 10h, no muni-cípio de Parnamirim, umamulher com problemasmentais assassinou a própriamãe,estrangulada,dentro desua residência. O crime foiregistrado em uma residên-cia situada na rua FranciscoFerreira Neves, no bairroMonte Castelo.

Segundo informações daPolícia Militar, a vítima foiidentificada como Maria Ge-raldina de Morais, 66 anos,morta por sua filha, Jessia-ne de Paiva Morais,44.A po-lícia diz que a acusada sofrede esquizofrenia, teve umsurto e cometeu o crime.

Após o homicídio, Jes-siane pegou um táxi e se di-

rigiu até a casa de familia-res, no bairro das Rocas, ecomunicou sobre o ocor-rido. A acusada não reagiuapós a chegada dos poli-ciais e foi presa em flagran-te.

Jessiane de Paiva Moraisfoi encaminhada à Delega-cia Especializada de Aten-dimento à Mulher (Deam).

Doente mental mata a mãe estrangulada

Policiais da Delegacia Es-pecializada em Furtos e Rou-bos (Defur) apreenderamontem um adolescente de 17anos, residente no bairroSanto Antônio, em Mosso-ró, acusado de furtar umveículo no centro da cidade.Somente esta semana o me-nor já foi detido duas vezesacusado do mesmo crime. Aprimeira aconteceu na se-gunda-feira (28), no bairroonde mora.

Segundo informações dapolícia, por volta das 17h da

quinta-feira (31) o adoles-cente furtou um Fiat uno queestava estacionado no centroda cidade. Ontem à tarde oveículo foi localizado próxi-mo à casa do acusado. De-pois de monitorar o local, osagentes identificaram o me-nor e o apreenderam.

O jovem contou à repor-tagem do O Mossoroenseque antes havia furtado umacaminhonete de uma loja deveículos e também foi pego."Não carrego os carros pa-ra desmanchar ou vender pe-

ça, roubo para curtir com asmeninas e depois da curtiçãoabandono o veículo para queo dono o encontre. Tem vezque até abasteço o carro",disse.

Ainda de acordo com oadolescente, em fevereiro des-te ano ele furtou um cami-nhão, só que foi flagrado an-tes de abandonar o veículo.

Na DP de Plantão foi la-vrado contra o menor umTermo Circunstancial deOcorrência (TCO) e depoisele foi entregue aos pais.

INUSITADO

Adolescente apreendido pela segundavez na semana por furto de carro

A jovem Ana Paula,"Paulinha", que era naturalde Antônio Martins, mor-reu na madrugada de ontemno Hospital Regional Tarcí-sio Maia (HRTM), em Mos-soró, depois que ficou doisdias internada vítima de aci-dente de trânsito, ocorridona terça-feira (29), entre osmunicípios de Umarizal eLucrécia.

De acordo com informa-ções, o acidente aconteceupor volta das 17h40, quan-

do ela pilotava uma motoPop pela rodovia estaduale quando se aproximava dacidade de Lucrécia foi pi-cada por uma abelha, quemotivou um descontrole noveículo e caiu.

"Paulinha" ficou grave-mente ferida e foi encami-nhada ao HRTM e ontemmorreu. O corpo da jovemfoi encaminhado ao Insti-tuto Técnico e Científico dePolícia (Itep) para a necrop-sia.

ÓBITO

Jovem sofre acidente e morre no HRTM

Balanço da ação policial foi repassado durante coletiva que contou com a participação da Degepol

Lista com os nomes das pessoas presas em flagrantepor posse ou porte ilegal de armas de fogo:

- Adelmo de Moura Rodrigues- Francisco César da Silva- José Josemar da Silva- Magno Valério Silva Florentino- Teófilo Fonseca Neto- Lindomar Adelino da Fonseca- Seginaldo Batista da Silva,- Evandro Fonseca de Oliveira- Luiz de França da Fonseca Filho- Saulo de Tasso Rocha Lopes- Josian Pimentel da Silva

A "Operação Mal-Assombro do Rio Verde" foi re-alizada pela Divisão de Polícia Civil do Oeste(Divipoe) e contou com a participação de 120 poli-ciais civis, 10 delegados, cinco promotores dejustiça, incluindo integrantes do GAECO - MPRN.

cumentos da Polícia Civil pa-ra se passar por agente e o fo-ragido da justiça Josian Pimen-

tel da Silva, que estava em umafazenda na comunidade deLinda Flor.

CEDIDA

JOAQUIM MARCELINO

Page 17: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

REGIONALSÁBADO

Mossoró (RN),2 de junho de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

MP RECOMENDA QUE MUNICÍPIOS EMSITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EVITEM EVENTOS

MUNICÍPIO QUE DESCUMPRIR RECOMENDAÇÃO PODERÁ TER CORTE DE CONTAS E SUSTAÇÃO DE CONTRATOS

Definido

O Ministério Público pub-licou recomendação no senti-do de que os 139 municípiosdo Rio Grande do Norte quedecretaram Estado de E-mergência, entre os quaisMossoró,não realizem despe-sas com eventos festivos.

O documento é assinado pe-lo procurador-geral do Ministé-rio Público de Contas, ThiagoMartins Guterres, do procura-dor-geral de Justiça, ManoelOnofre de Souza Neto,do pro-curador regional Eleitoral,Pau-lo Sérgio Duarte da Rocha Jú-nior, e da procuradora da Re-pública,Caroline Maciel da Cos-ta, e tem o objetivo de preser-vação do dinheiro público.

Os procuradores enten-dem que alguns municípios,apesar de se encontrarem emsituação de emergência, vêmempregando verbas públicasna contratação de bandas erealização de festas em geral,o que se mostra incompatívelcom a grave situação de estia-gem enfrentada.

A medida tomada ontemorienta as prefeituras a nãocontratarem artistas, serviçosde buffets e montagem de es-truturas para eventos, sob pe-na de adoção de providênciascabíveis a cargo de cada umadas instituições que subscre-vem a Recomendação.

A recomendação soma-sea uma série de ações desen-

Segundo o documento ex-pedido pelos procuradores,ogestor que porventura nãoacatar a recomendação daProcuradoria-Geral do Mi-nistério Público,.será aciona-do no Tribunal de Contas.

Os Órgãos de Controleainda podem solicitar a sus-tação de atos,contratos e pro-cedimentos administrativos.Além de pedir a suspensão dorecebimento de novos recur-sos, sem prejuízo da aplica-

ção de multa, e outras san-ções.

A exceção fica para o usode verbas federais recebi-das do Ministério da Cultu-ra ou do Ministério do Tu-rismo, quando sua destina-

ção estiver especificamentevinculada à realização de fes-tas ou eventos culturais nomunicípio.

O documento alerta ain-da que a hipótese não se apli-ca o art. 24, IV, da Lei

8.666/1993,por não se tratarde bem necessário ao aten-dimento da situação emer-gencial ou calamitosa.

Em tal caso, a documen-tação relativa à execução doconvênio, acompanhada do

processo licitatório - inclu-sive notas fiscais pertinen-tes -, deve ser encaminhadaao Ministério Público Fe-deral no prazo de 30 diasapós a realização da festa ouevento.

Cidades poderão ser punidas caso invistam recursos próprios na realização de eventos festivos

cadeadas com o intuito de pre-servar os recursos públicosnum ano com previsão de

grandes dificuldades, geradaspela estiagem.

Na última terça-feira, pre-

feitos de 13 cidades do AltoOeste se anteciparam e can-celaram as programações de

festejos juninos previstas paraeste ano. Algumas cidades in-clusas na lista mantêm a tra-

dição de realizar tais eventospor várias décadas de formaininterrupta.

Page 18: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

OPINIÃO2 – Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

Dirigente do PCdoB retirapré-candidatura em Assú

ARTICULAÇÃO

ASSÚ - Presidente do di-retório municipal do PartidoComunista do Brasil (PCdoB),em Assú, o técnico agrícola eprojetista Antonio de PaulaBatista, "Neto Burrego", ex-cluiu-se do rol de pré-can-didatos a prefeito da cidadena eleição sucessória de 7 deoutubro. A decisão de retirara pré-candidatura foi tomadanum encontro da executiva dasigla, realizada dia 17 de maioúltimo. O dirigente lembrouque, ao se anunciar como pre-tenso postulante à chefia doExecutivo, sempre ressalvouque a manutenção do projetopolítico dependeria da aceita-ção popular.

"Desde o início deixei cla-ro que não tratava-se de umprojeto pessoal ou irrevogá-vel", recordou. "A primeiracondição para minha candi-datura se confirmar era ob-ter boa aceitação e conseguir

se viabilizar eleitoralmenteperante à população", acres-centou. "Neto Burrego" con-sidera que, por uma série defatores, não foi possível atin-gir esta consolidação. Por es-ta razão entendeu que o maisracional era abdicar da pro-posta. Agora, disse ele, o par-tido procurará abrir conver-sações com outras forças deoposição na cidade.

E, neste contexto, o alvopreferencial é o deputado es-tadual George Soares (PR),apontado como pré-candida-to a prefeito, embora publica-mente o parlamentar ainda nãotenha se pronunciado nestesentido.O líder comunista afir-mou que a aproximação como pré-candidato do PR não éuma preferência isolada. De-clarou que se trata de um po-sicionamento manifestado porpraticamente 100% dos mem-bros do diretório e dos pré-can-

didatos a vereador da agremia-ção partidária.

POSTURA"Isso [a tendência pró-

George Soares] já ficou nítidono encontro do dia 17 de maioquando anunciamos a retiradade nosso nome da disputa su-cessória", registrou. O presi-dente do PCdoB assuense vêcomo praticamente inexisten-te a chance de uma composiçãocom o sistema governista mu-nicipal. Declarou que há dife-renças quilométricas entre omodelo e prática políticos ado-tados pelo partido e o regimeliderado pelo atual prefeito e vir-tual candidato à reeleição, IvanLopes Júnior (PP). "Neto Bur-rego" disse que as conversaçõescom o deputado George Soa-res passarão também pela assi-milação de algumas propostasdefendidas pelo PCdoB no seuplano de governo.

O delegado da Polícia CivilStênio Pimentel França San-tos vai responder pela Secreta-ria Estadual de Cidadania e Jus-tiça (Sejuc),enquanto não hou-ver um novo secretário para apasta. De acordo com a ediçãode ontem (1º) do Diário Oficial

do Estado (DOE), o delegadofoi nomeado depois da saída deAldair da Rocha, que tambémé secretário estadual de Segu-rança Pública e Defesa Social.

Segundo informações,des-de o dia 17 de março deste anonão há um secretário de Justi-

ça e Cidadania, o último foi oadvogado Fábio Hollanda. ORio Grande do Norte está pas-sando por uma grande criseno sistema prisional, marcadopor fugas de presos e deficiên-cias na infraestrutura das ca-deias e presídios.

NOMEADO

Delegado civil nomeado para o comando da Sejuc

Giro Pelo [email protected]

iniciativa partiu dos prefeitos alto-oes-tanos e agora recebe o reforço dos pro-curadores do Ministério Público. Os

municípios em estado de emergência que utili-zarem recursos públicos para festas e eventospoderão sofrer sanções judiciais. A justificativapara tal é mais do que óbvia. Como aplicar re-cursos públicos na realização de festas enquan-

to as pessoas morrem de fome e sede num pe-ríodo extremamente delicado como o que co-meça a ser acompanhado pela nossa socieda-de. O aviso foi dado. Resta saber como os mu-nicípios que estão com grandes eventos agen-dados reagirão.Será que vamos nos deparar comalgum posicionamento contrário à recomen-dação do MP? Vamos acompanhar.

SITEA Associação dos Cabos e Soldados da Po-

lícia Militar do Rio Grande do Norte colocouno ar, ontem, uma nova página na internet.O endereço eletrônico www.acspmrn.org.brfoi mantido, mas o layout passou por mu-danças, tornando-se ainda mais prático e in-terativo.

FIM DE GREVEOs agentes penitenciários do Rio Grande do

Norte suspenderam a greve. Na noite de quin-ta-feira (31), durante uma assembleia, a cate-goria decidiu pelo fim do movimento iniciadopela manhã e aprovou a proposta apresentadapelo Governo do Estado. A partir desta sexta-feira (1º), as atividades nas unidades prisionaisvoltarão ao normal.

NA PRAÇAAssú recebeu ontem a 31ª edição do pro-

jeto Justiça na Praça, programa do Núcleode Projetos do Tribunal de Justiça do RioGrande do Norte, coordenado pela juíza Ma-ria Zeneide Bezerra e que em Assú recebe aparceria da prefeitura. O evento aconteceu napraça São João Batista.

SERVIÇOSA programação mantida durante todo o dia

contou com prestação de serviços à popula-ção entre os quais o casamento comunitário,com a presença de 113 casais. Foram agenda-das 200 audiências do tipo DPVAT e outras 191audiências, além do plantão judicial.

ESTRUTURAA 29ª Zona Eleitoral com sede em Assú te-

rá, em breve, um prédio destinado exclusiva-mente à Justiça Eleitoral, com o objetivo defacilitar o acesso à Justiça e o atendimento aoseleitores. O lançamento da pedra fundamen-tal da construção do Cartório Eleitoral do As-sú, aconteceu na quinta-feira.

CERIMÔNIAA Polícia Militar realizou, ontem uma ceri-

mônia em homenagem ao aniversário de 47anos da Companhia de Radiopatrulha. A uni-dade é uma das mais antigas e das mais impor-tantes no Rio Grande do Norte. Para celebraro dia, autoridades policiais participaram de umculto no Quartel do Comando Geral da PM.

ALTERNATIVAO Hapvida oferece uma nova forma de pa-

gamento para faturas em atraso.Com até 59 diasapós o vencimento, os boletos poderão ser pa-gos também por meio de cartão de crédito. Comas bandeiras dos cartões Visa e Mastercard, ovalor pode ser dividido em até três parcelas,dependendo do total.

EXCLUSIVIDADEA opção é apenas para clientes dos planos

individuais. A novidade está disponível paraos usuários dos onze estados no Norte e Nor-deste onde a operadora está presente. Casonão recebam contato pela telecobrança, os as-sociados poderão entrar em contato com o SAC,registrando solicitação de contato para nego-ciar o pagamento.

AUMENTOUma má notícia para os apreciadores de uma

boa cerveja. O aumento nos impostos das be-bidas anunciado pelo governo elevarão os pre-ços da cerveja ao consumidor em 5,24% em ou-tubro, segundo cálculos dos fabricantes. Já osrefrigerantes poderão subir 9,77%.

FATORESO cálculo leva em conta não apenas o au-

mento do imposto federal, mas o impacto "so-bre o cálculo do ICMS, sobre a margem dosvarejistas e outras variáveis que compõem o pre-ço dos produtos". O certo nisso tudo é que opreço sofreu elevação e será sentido no bolsodos consumidores.

ACerco aos excessos

FEIJOADADomingo com muita animação e solidariedade na realização de mais uma feijoada da Apae. O

evento que ganha força com mais uma edição reunirá convidados de toda a região e participaçãoespecial de grandes atrações musicais da cidade de Mossoró. A festa começa por volta das 11h enão tem hora pra acabar no Porcino Park Center.

JERNINHOSFutsal, voleibol e xadrez são as modalidades que estarão sendo disputadas neste fim de sema-

na de Jerninhos. As classificatórias do voleibol acontecem neste sábado, 2, pela manhã, no giná-sio da Facex. Já as finais estão programadas para a manhã deste domingo, no mesmo local.

SEQUÊNCIAAs competições do xadrez serão disputadas a partir das 8h deste sábado, no Colégio Salesia-

no São José e devem se prolongar até o início da noite. Os campeões serão conhecidos no mes-mo dia. Já os jogos de futsal acontecem hoje e amanhã, pela manhã e à tarde, no Ginásio do Ca-ic em Lagoa Nova.

Decisão foi tomada num encontro da executiva

Page 19: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

TCE cobra de 68 Câmaras atas das sessõesque julgaram contas do período de 2000 a 2010Órgão de Contas estabeleceu um prazo de 10 dias para a remessa da documentação elaborada por secretários

REIVINDICAÇÃO

Projeto Saúde na Escola já beneficiou maisde 3 mil alunos e professores em Caicó

AÇÃO SOCIAL

O presidente da PrimeiraCâmara do Tribunal de Con-tas, conselheiro CarlosThompson Costa Fernandes,está cobrando dos presidentesdas Câmaras Municipais aremessa de cópias das atas dejulgamento, acompanhadasdas correspondentes atas dassessões, relativas às ContasAnuais do Município,que ten-ham recebido parecer préviodo TCE e sido submetidas ajulgamento da respectiva CasaLegislativa, concernente aosexercícios de 2000 a 2010.

O conselheiro informou

que a cobrança se deve à faltade atendimento por partes de68 Câmaras Municipais. Elealerta que o Órgão de Contasestabeleceu um prazo de 10dias, a partir do recebimentodo comunicado enviado peloTribunal, na data de 27 defevereiro de 2012, para aremessa da documentação.Entretanto, 68 Câmara Mu-nicipais estão devedoras dedocumentos ou com atas de al-guns exercícios pendentes.

Diante da inadimplência foiconcedido um novo prazo, im-prorrogável de cinco dias,para

o envio dos documentos req-uisitados. O prazo começa aser contado a partir do rece-bimento do ofício, remetidona manhã dessa sexta-feira, 1ºde junho.

Carlos Thompson es-clarece ainda que, no caso deo Poder Legislativo persistir in-erte, sem remeter a documen-tação, o TCE irá comunicar aomissão ao Ministério Públi-co Estadual, bem como aoMinistério Público Eleitoral,para adoção das providênciascabíveis no âmbito de suascompetências.

Em menos de um ano de ex-ecução, o projeto de saúde es-colar, implantado em julho doano passado, pela SecretariaMunicipal de Saúde de Caicó,em parceria com a ONG In-stituto Pedro Cavalcanti (IPC),já realizou mais de 3 mil a-tendimentos de promoção e

prevenção à saúde, na redepública de ensino pública dacidade.

Na próxima segunda-feira(4) e terça-feira (5), será a vezdos alunos e profissionais daEscola Municipal Maria As-sunta, localizada no bairro Vi-la do Príncipe, a receberem a

equipe do Saúde na Escola,para a realização de consultase exames visuais, vocais e au-ditivos.

"No mês passado, final-izamos a primeira etapa deações na zona rural, ondepercebemos a grande neces-sidade desse maior acesso às e-

specialidades oferecidas noSaúde na Escola, principal-mente na parte de audiologia,e agora estamos de volta aocentro da cidade,para que pos-samos visitar todas as escolasda rede, dentro do prazo esta-belecido, e chegar aos casosmais urgentes com a agilidade

necessária", destaca o coor-denador operacional do pro-jeto, o fonoaudiólogo Ter-ciano Bezerra.

Do início do projeto até omês de maio de 2012, foramrealizados 2.325 exames de au-diologia, 1.761 exames de o-toemissões,366 exames de im-

itanciometria e 2.871 teste deacuidade visual com os estu-dantes atendidos.Nesse perío-do, também foram disponibi-lizados 384 avaliações vocaise 321 exames de laringoscopiacomputadorizada aos profes-sores e equipe de apoio das es-colas visitadas.

Unidades de ensino recebem equipes periodicamente Quinzenalmente ou sema-

nalmente, uma escola munici-pal diferente recebe a visita deequipe de profissionais de saú-de do Instituto Pedro Caval-canti e da Estratégia de Saúdeda Família (ESF) do município,

munida de todos os equipa-mentos necessários para a rea-lização de exames e consultasno próprio local.

Durante os atendimentos,aos alunos são oferecidos exa-mes de audiometria, imitancio-

metria, otoemissões e testes deacuidade visual, além de açõespreventivas de saúde bucal, emparceria com os profissionais doPSF.Aos professores,são dispo-nibilizados exames de espectro-grafia vocal, como também

orientações sobre cuidados diá-rios com a voz em sala de aula.

No caso da identificação dealterações no momento da tria-gem auditiva e visual,os estudan-tes recebem o encaminhamen-to, para a realização de consul-

tas e exames mais específicos emunidade de referência da redede saúde e na Unidade de Pes-quisa e Diagnóstico Avançadoe Tratamento Especializado(Update) do programa de saú-de auditiva do município.

E os professores diagnosti-cados com alterações vocais sãoencaminhados para a realizaçãode exames complementares e fo-noterapia no Centro de Referên-cia em Saúde do Trabalhador(Cerest) de Caicó.

1. Antônio Martins2. Areia Branca3. Assú4. Baía Formosa5. Barcelona6. Bento Fernandes7. Boa Saúde8. Bodó9. Bom Jesus10. Campo Grande11. Caraúbas12. Carnaubais13. Coronel Ezequiel14. Coronel João Pessoa

15. Doutor Severiano16. Encanto17. Equador18. Felipe Guerra19. Galinhos20. Grossos21. Guamaré22. Ipanguaçu23. Itajá24. Jaçanã25. Jandaíra26. Janduís27. João Câmara28. Lagoa Dantas

29. Lagoa de Pedras30. Lajes Pintada31. Luís Gomes32. Macaíba33. Major Sales34. Martins35. Maxaranguape36. Montanhas37. Mossoró38. Paraná39. Paraú40. Parnamirim41. Passagem42. Patu

43. Pedra Preta44. Pendências45. Poço Branco46. Porto do Mangue47. Pureza48. Rio do Fogo49. Santa Maria50. São Bento do Norte51. São Bento do Trairi52. São José de Campestre53. São José do Seridó54. São Miguel55. São Miguel do Gostoso

56. Senador Eloi de Souza57. Serra Caiada58. Serra de São Bento59. Serra Negra do Norte60. Serrinha61. Severiano Melo62. Tibau63. Tibau do Sul64. Touros65. Várzea66. Vera Cruz67. Viçosa68. Vila Flor

CIDADES Sábado, 2 de junho de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

TCE quer acesso a documentos referentes à prestação de contas

TCE.RN.GOV.BR

RELAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS QUE ESTÃO INADIMPLENTES OU FALTANDO DOCUMENTAÇÃO:

Page 20: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

CIDADES4 - Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

Encontro discute ajustes no regimento das Apaes

NATAL/ASSÚ - Presi-dente do núcleo da Associa-ção de Pais e Amigos de Ex-cepcionais (Apae), com sedeem Assú, a professora Euzé-lia Barros foi um dos presen-tes ao encontro realizado re-centemente na capital do Es-tado e que registrou a presen-ça de presidentes de Apaesde todo o Rio Grande do Nor-te.

A reunião, convocada pe-la diretoria da Federação dasApaes do Estado (Fe-paes/RN) e contou com aparticipação da presidente daFederação Nacional das A-paes (Fenapaes), a gaúchaAracy Maria da Silva Lêdo.

Euzélia Barros declarouque o tema básico versou so-bre o processo de aperfeiçoa-mento e modificação do re-gimento das Apaes em todoo território nacional. "A fede-ração nacional promoveu mu-danças em seu regimento equer que as federações esta-

duais e as Apaes façam damesma forma", declarou a di-rigente apaeana.

Ela registrou que este pri-meiro encontro representouna prática o primeiro estágiode construção do novo regi-mento da entidade. "Isso [asalterações] vai significar a ne-cessidade de se produzir umnovo estatuto para a federa-ção e as Apaes", ressaltou.

O modelo de gestão atualinstituído pela Fepaes/RNconsiste da divisão territorialdas unidades por polos. Assúintegra o polo III, que possuisua sede no município deMossoró. Euzélia Barros sa-lientou que,pela nova propos-ta lançada pela Fenapaes cria-se uma condição para que ca-da órgão atue em consonân-cia com suas peculiaridades.

"Cada cidade tem sua ne-cessidade e trabalha de umaforma com os recursos quedispõe", sentenciou. Ela ex-plicou que, no caso específi-

co de Assú, não há fonte derenda. "Nós trabalhos com aajuda de doações", disse.

PROGRAMAÇÃOA presidente do núcleo da

Apae em Assú confirmou quea entidade vai dando segui-mento à sua agenda letiva.Agora, depois das comemo-rações da Páscoa e do Dia dasMães, o órgão cuida dos pre-parativos para vivenciar o pe-ríodo junino com a participa-ção de crianças e adolescentesque se constituem em seupúblico-alvo.

A intenção, conforme fri-sou Euzélia Barros, é contarcom o envolvimento de todosos cerca de 150 internos. Aprogramação junina está sen-do trabalhada pela equipe pe-dagógica da Apae auxiliadapelos pais dos menores de ida-de especiais e dos voluntários."Queremos uma grande fes-ta com a presença de todos",concluiu. Evento contou com a participação da presidente da Federação Nacional das APAEs, Aracy Maria da Silva Lêdo

EM NATAL

Modelo de gestão atual instituído pela Fepae/RN consiste da divisão territorial das unidades por polos

Page 21: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

CIDADES Sábado, 2 de junho de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Reunião contou com a presença de autoridades, educadores, ONGs e setores ligados ao esporte local

Palestrantes abordam esporte educacionalcomo direito da criança e do adolescente

Servidores do Hemonorteparticipam de Fórum de Capacitação Técnica

SELO UNICEF

TREINAMENTO

Determinação em vigor condicionarecebimento do Seguro-Desempregoao estudo oferecido pelo Pronatec

MUDANÇA

AREIA BRANCA -No úl-timo dia 31, foi realizada umaaudiência pública no Centro Ju-venil Dom Bosco, focando aparticipação de crianças e ado-lescentes em atividades espor-tivas. A reunião foi a primeirado gênero, em Areia Branca,dentro da temática definida co-mo meta pela Comissão Muni-cipal Pró-Selo Unicef,que bus-ca a conquista desse importan-te prêmio para Areia Branca.

A reunião contou com apresença de autoridades, edu-cadores, ONGs e setores liga-dos ao esporte local.A primei-ra palestra abordando a temá-tica foi proferida pelo repre-sentante do Serviço Social daIndústria (Sesi/Mossoró),An-tônio José de Souza Barros,es-pecialista em esporte e lazer.Ele falou sobe "O esporte edu-cacional - direito da criança edo adolescente".

Presente no evento, o pre-feito de Areia Branca, ManoelCunha Neto,"Souza" (PP),fezuma ampla abordagem sobrea gestão da política pública e aintersetorialidade,apresentan-do um painel sobre os investi-mentos que se traduzem em in-centivos ao esporte, de manei-ra educacional,por parte da ad-ministração municipal.

O ciclo de palestras teve ain-

"Souza" falou dos investimentos feitos para promover e incentivar o esporte entre os jovens

da a participação do professorJosafá Linhares, da coordena-ção da Gerência Executiva deEsportes, que falou sobre asações do projeto Esporte e Ci-dadania em Areia Branca.

Já a assistente social Fran-cisca Batista, da ComissãoMunicipal Pró-Selo Unicef,falou sobre a sociedade civilna construção da cidadaniapelo esporte.

Por último, o coordenadormunicipal do Programa MaisEducação, Victor Porfírio, de-talhou aspectos funcionais doMais Educação local e falou ain-da da intersetorialidade dosprogramas de Erradicação doTrabalho Infantil (Peti),ProJo-vem e projetos sociais desen-volvidos com o apoio integralda atual administração.

Um fato que chamou a aten-

ção nessa audiência pública foia manifestação do público pre-sente,que interagiu com os pa-lestrantes, enriquecendo o de-bate em torno dos temas abor-dados.

A audiência pública de on-tem foi preparatória para a ava-liação final do Selo Unicef emAreia Branca, que culminarácom o Fórum Municipal queacontecerá no próximo dia 14.

Servidores do HemocentroDalton Cunha (Hemonorte)vão participar nos dias 5 e 6de junho do Fórum Nacionalde Captadores e Gestores daHemorrede.

O evento é promovido pe-lo Ministério da Saúde e temcomo objetivo reunir repre-sentantes de todos os hemo-centros do país para discutir asdiretrizes da Política Nacio-nal de Sangue e Hemoderiva-dos.

O encontro acontecerá emBrasília e abordará temas co-mo "O cenário atual da políti-ca de Sangue e Hemoderiva-dos, Qualidade e Monitora-mento de dados em captaçãode doadores, Indicadores na-cionais para captação e a Polí-

tica Nacional de Doadores Vo-luntários".

A Hemorrede do Estadodo Rio Grande do Norte é oconjunto de Serviços de He-moterapia e Hematologia, or-ganizados de forma hierarqui-zada e regionalizada, de acor-do com o nível de complexi-dade das funções que desem-penham e área de abrangên-cia para assistência, tendo co-mo coordenador central, oHemonorte.

Dentro da Política Nacio-nal de Sangue e Hemoderiva-dos são metas garantir au-tossuficiência do país em he-mocomponentes e hemoderi-vados, além de harmonizar asações do poder público em to-dos os níveis do governo.

NATAL - Já está em vigor,desde o início de abril, a deter-minação do Ministério do Tra-balho e Emprego (MTE) quevisa estimular o preparo do tra-balhador ao condicionar o re-cebimento do Seguro-Desem-prego ao estudo, através doPrograma Nacional de Aces-so ao Ensino Técnico e Empre-go (Pronatec).

"Agora, o trabalhador quetiver estudado até o ensino mé-dio e que for dar entrada noSeguro-Desemprego pela se-gunda vez será obrigado a sematricular em um dos cursosofertados pelo Pronatec, casonão tenha vagas de emprego

disponíveis para o seu perfil",explica Alcedo Borges, o titu-lar da Secretaria Municipal deTrabalho e Assistência Social(Semtas) da Prefeitura do Na-tal.

Ao dar entrada no requeri-mento do Seguro-Desem-prego, o trabalhador está au-tomaticamente inscrito no pro-cesso de intermediação e naoferta de curso de qualificaçãoprofissional.Com isso,o traba-lhador poderá ser convocadopara participação em proces-so de seleção às vagas ofertadasou matricular-se em curso dequalificação do Pronatec. EmNatal,este procedimento é rea-

lizado pelos Centros Públicosdo Alecrim e Cidade Alta,man-tidos pela Semtas.

O benefício Seguro-De-semprego será cancelado pe-la recusa por parte do traba-lhador em matricular-se emcurso condizente com suaqualificação registrada ou de-clarada, ou sua evasão. "Aprioridade é a inserção nomercado de trabalho, e a ofer-ta de cursos facilita esse re-torno do trabalhador à vida la-boral no menor tempo possí-vel", afirma o secretário.

Os Centros Públicos obje-tivam ofertar aos trabalhado-res do município do Natal ser-

viços e ações que possibilitema sua inserção e (re)inserçãono mercado de trabalho, e aomesmo tempo promover ummaior conhecimento sobre ossetores em expansão, como asvagas de empregos mais ofer-tadas, o atendimento das ofer-tas de emprego dos emprega-dores e as demandas de quali-ficação e orientação profissio-nal dos trabalhadores locais,além apresentar ao trabalhadoras orientações e informaçõesnecessárias para o acesso e re-querimento do Seguro-De-semprego e da emissão da Car-teira de Trabalho e Previdên-cia Social.

Page 22: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

CIDADES6 - Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

"Foi numa noite, igual aesta, que tu me deste o teu

coração, o céu estavaassim em festa, pois era

noite de São João" (LuizGonzaga/José Fernandes)

@ VAQUEJADA de São João em sua sétima edi-ção acontece nos dias 8, 9 e 10 próximos, no São JoãoPark Club, em Assú. No sábado, 9, shows com Cava-lo de Aço, Forró Danado e Forró dos 3.

@ DOMINGO, 10/6, a partir das 14h, a 7ª Vaquejadade São João 2012 traz para o São João Park Club DedimGouveia e a atração do momento Bonde do Brasil. São R$60 mil em prêmios para as categorias Profissional e Ama-dor.

@ PENDÊNCIAS CIDADE do São João aconte-ce de 14 a 23 de junho 2012 - o São João mais quente doVale do Açu com atrações nacionais, como Leonar-do, Léo Magalhães e Aviões do Forró, entre outras.

@ NO CENTENÁRIO DE Luiz Gonzaga, as sanfo-nas vão fazer a festa, e o Rei do Baião acontece no São Joãodo Assú. A abertura será no dia 13/6, com show de Garo-ta Safada, Cavaleiros do Forró, Victor e Léo, Forró Pega-do, Dorgival Dantas, Amigos Sertanejos, entre outras atra-ções.

@ COLABORANDO com o programa especial emhomenagem às mães produzido por esta coluna naPrincesa AM - Óticas Elegance, O Barandão, Jura-neide Modas, Panificadora São Pedro, Atacadão Viei-ra Eletromóveis, Cerâmica Semar, Banco do Brasilagência Assú, Supermercado 10 de Abril - rede Ideal,Salão Sirana Cabeleireira,Toinho Água e Gás,CidinhaBuffet, Green Vale Escola de Línguas e DCC.

@ EM ANGICOS, neste sábado, 2, acontece, a partirdo meio-dia, a reinauguração das instalações da Mega Piz-za Legal, com música ao vivo, passando a funcionar comself-service e climatização na praça J. da Penha.

Prefeito Ivan Padilha, seu pai Nabor, o ministro Garibal-di e o secretário Ricardo Alves na solenidade de inaugu-

ração do HMLF, em Pendências

O vereador Heliomar Cortez Alves em tempo de inau-guração de mais uma unidade de saúde pelo Governo

Trabalho & Trabalho, de Assú

Secretário Cleber Lima,a governadora Rosalba Ciarlini e ocoordenador da Semece CássioMedeiros na inauguração do HMLF,em Pendências

GovernadoraRosalba Ciarlini

e o ministroGaribaldi Filhona inauguração

do Hospital Levani de

Freitas, emPendências

ACONTECENDO

RibamarJota VALE DO AÇU E REGIÃO CENTRAL

[email protected]

PARABÉNS!Acontecem na coluna com

vivas e abraços de felicidadesa jornalista Nelly Carlos,o ve-reador José Wallace da Silva,o advogado Francisco da Cha-gas Rocha, o dentista CarlosMachado. Antecipamos paraa educadora Maria SelmaDantas Soares e para WilzaMaria Cabral Diógenes,na se-gunda-feira, 3. Axé!

FORRÓO Thermas Hotel e Resort

é só festa neste sábado,2 de ju-nho, com o seu primeiro ar-raiá. Com decoração junina,barracas com comidas típicas,apresentações de quadrilhas ju-ninas estilizadas e as atraçõesForró dos 3, Vamu Xamegar& Tete Pessoa, Arrocha o Nó,Forró Jogo de Cintura, ForróDanado e Forró da Elite. Tu-do sob o crivo do competenteWashington Souza e equipe.

Page 23: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

PT de Areia Branca realizaráencontro para ratificar aliançase definir rumo das eleiçõesEvento acontecerá no Sindicato dos Portuários na cidade salineira

AREIA BRANCA - OPartido dos Trabalhadores(PT) realizará neste sábado, 2,seu Encontro Municipal visan-do às eleições deste ano.

O evento articulado pelo di-retório da sigla,em Areia Bran-ca,acontecerá no Sindicato dosPortuários,com abertura às 8he as atividades se estendendodurante todo o dia.

Os trabalhos serão condu-zidos pelo presidente da PTareia-branquense, o universi-tário Mackson Matheus.

A expectativa é que o encon-tro atraia um grande númerode pessoas, especialmente osfiliados e simpatizantes da agre-miação partidária, além de in-tegrantes de outros partidosque se coligaram na proporcio-nal com os petistas,para o plei-to eleitoral de outubro desteano.

O presidente Mackson Ma-theus adianta que,além dos ex-poentes locais do partido, sãoesperados militantes da Execu-tiva Estadual que manifestaraminteresse em participar doevento.

Com relação ao encontro dehoje, Carlos Júnior, da articu-lação partidária, informa quea pauta de discussões versaráem torno do debate da conjun-tura política atual nos camposnacional,estadual e municipal,da definição dos nomes do PT

O Ministério Público Esta-dual, por meio da 48ª Promo-toria de Justiça, ajuizou AçãoCivil Pública contra a Secreta-ria de Estado da Saúde Públi-ca (Sesap) com o objetivo depromover a implantação de lei-tos psiquiátricos em dois hos-pitais gerais do Estado:o Hos-pital Maria Alice Fernandes,nazona Norte; e o Hospital Re-gional Monsenhor AntônioBarros, de São José de Mipi-bu.

A representante do Minis-tério Público quer, através daJustiça, garantir o adequadoatendimento tendo em vista

que adultos e crianças, porta-dores de doença mental, estãocompletamente desassistidospela ausência dos leitos.

Após várias tentativas de con-ciliação, ficou pactuado entre oMP e a Sesap que apenas seriapossível a implantação imedia-ta de leitos no Hospital Regio-nal Monsenhor Antônio Barros,com quatro leitos, e o HospitalPediátrico Maria Alice Fernan-des, com oito leitos. Entretan-to, a Sesap, alegando a situaçãofinanceira difícil em que se en-contra o Governo do Estado,suspendeu a implantação dos lei-tos nos referidos hospitais.

Por causa disso,o MP reque-reu em juízo que,em trinta dias,o Governo do Estado proce-da as adequações necessá-rias,conclua os referidos pro-cessos e encaminhe os proje-tos de implantação dos leitosao Ministério da Saúde parafins de recebimento dos incen-tivos.

Além disso,deverá ser pro-movida a inclusão dos valoresnecessários ao custeio no Or-çamento Geral do Estado pa-ra a Saúde no ano de 2013, atéo dia 20 de agosto, sob penade multa pessoal pelo des-cumprimento.

O Ministério Público tam-bém solicitou que a Justiça de-termine um prazo de 180 dias,a partir da abertura do Orça-mento Geral do Estado em2013, para implantação de pe-lo menos os quatro leitos psi-quiátricos no Hospital Monse-nhor Antônio Barros e oito lei-tos no Hospital Pediátrico Ma-ria Alice Fernandes, dotando-os dos recursos materiais e hu-manos necessários e suficien-tes para seu funcionamento.

A representante do MP, pe-de a aplicação de multa no va-lor de R$ 5 mil, por cada atode descumprimento.

CIDADES Sábado, 2 de junho de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

MOVIMENTO

INICIATIVA

Ministério Público ajuíza ação para implantaçãode leitos psiquiátricos em hospitais do RN

Eraldo Pereira, presidente do PT/RN, com Mackson Matheus, dirigente local do partido

ALUGA-SE

Aluga-se um apartamento no con-domínio West Gardem, localizado naavenida Francisco Mota, 99, apto.402-A, Mossoró-RN, 59.625-300.

Apartamento com 2 quartos, umavaga de garagem coberta e guaritacom segurança 24h.

Contato: Ocísio Alves 9972-0315

ao cargo de vereador, da defi-nição quanto às eleições pro-porcionais e majoritárias.

Recentemente o PT discu-tiu e levará para ratificação noencontro municipal, a coliga-ção com o Partido Social De-mocrata Cristão (PSDC), diri-gido no município pelo conta-

bilista Francisco Mendonça,"Chiquinho Contador". Naoportunidade também será co-locada em discussão a uniãocom outros partidos com o quala cúpula petista vem conversan-do.

O diretório do partido sa-lienta a importância da parti-

cipação de todos os filiados noencontro que referendará asdecisões da Executiva Muni-cipal quando da realização daconvenção partidária, que se-rá realizada até o final de ju-nho,oficializando a participa-ção do PT nas eleições desteano, em Areia Branca.

Page 24: Procuradores estaduais e federais ameaçam impetrar ações ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_020612.pdf · mix do Mossoró West Shopping é a loja da

CIDADES8 - Sábado, 2 de junho de 2012 www.omossoroense.com.br

Prefeitura do Assú abre programação dedicada à Semana do Meio AmbienteMovimentação teve início com a distribuição de mudas à população durante edição do Justiça na Praça

''Protegendo NossasÁguas''. Com esse tema a Pre-feitura do Assú, por meio dassecretarias de Ciência, Tecno-logia, Desenvolvimento Eco-nômico e Meio Ambiente eAdjunta de Meio Ambiente,realiza a Semana do Meio Am-biente, de 1º a 5 de junho.

O evento busca chamar aatenção da população para aimportância dos recursos na-turais,através de diversas açõesde conscientização, educaçãoe de preservação ambiental.

O Dia Mundial do MeioAmbiente é comemorado em5 de junho.A data foi recomen-dada pela Conferência das Na-ções Unidas sobre Meio Am-biente, realizada em 1972, emEstocolmo,na Suécia.No Bra-sil, a data foi instituída através

do Decreto Federal 86.028, de27 de maio de 1981, determi-nando a realização da SemanaNacional do Meio Ambienteem todo o País.

Em Assú,a programação te-ve início com a distribuição demudas à população, durante aprogramação do Justiça na Pra-ça, na praça São João Batista.

A continuidade da progra-mação se dará com a realiza-ção do Muteco (Mutirão Na-cional Escoteiro de AçãoEcológica), no dia 2, sábado,quando os grupos escoteirosda regional Assú farão umaação de educação ambientalno rio Piranhas-Açu, no açu-de Mendubim e na lagoa doPiató.

Ainda dentro da programa-ção, haverá a 1ª Caminhada

Ecológica do Assú, com saídada Flona/Instituto ChicoMendes, com destino à lagoado Piató, no domingo, dia 3,com partida às 5h30. A reali-zação do evento também pro-move uma mostra de vídeocom a exibição do documen-tário "Uma verdade inconve-niente",do diretor Davis Gug-genheim.No encerramento daSemana Nacional do MeioAmbiente,haverá o lançamen-to do programa "Assú Susten-tável: Cidade Limpa, CidadãoConsciente".

São parceiros institucionaisda semana realizada pela Pre-feitura do Assú o Instituto Fe-deral de Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Norte(IFRN - Ipanguaçu), CampusAvançado Prefeito Walter de

Distribuição de mudas à população abre a programação

MOBILIZAÇÃO

ASSÚ - O ex-vereador Pe-dro Cavalcante Albano,ex-pré-candidato a prefeito pelas co-res do PDT, em Assú, propõeque, além de discutir espaçospolíticos e administrativos comos grupos que se dispõem aparticipar da eleição municipalde outubro,a legenda debruce-se por sobre a confecção detodo um arsenal de propostaspara que possa levá-lo a discus-são com estes citados grupos.

"Não podemos nos limitara tratar apenas de cargos e par-

ticipação em eventual adminis-tração",ponderou."Temos quetratar de sugestões e propos-tas que possam ser encampa-das por quem se propõe a serprefeito pelos próximos quatroanos", acrescentou.

Com este objetivo, PedroCavalcante está articulando umencontro com os demais inte-grantes do diretório municipalpedetista para justamente tra-tar de tal questão. A princípio,segundo ele informou,essa reu-nião acontecerá dia 7 de junho,

uma quinta-feira,feriado nacio-nal de Corpus Christi.

Por enquanto, não foramconfirmados local e horário detal programação partidária. Odirigente pedetista vê comofundamental que, para que opartido venha a atrelar-se aquaisquer projetos políticos,pelo menos parte das ideias daagremiação possam ser absor-vidas dentro do plano de go-verno que será discutido coma sociedade.

"Já que, infelizmente, não

pudemos viabilizar o projetopolítico do PDT de apresentaropção própria na sucessão mu-nicipal, defendo que pelo me-nos o partido possa apresen-tar sugestões que possam sub-sidiar o plano de governo docandidato ou candidata a pre-feito que a sigla vá apoiar na elei-ção", ressaltou o ex-vereador.

Ele disse que o PDT localpode contribuir de forma va-liosa com muitas propostas degrande importância para o de-senvolvimento do município.

"Por exemplo,temos uma sériede projetos que poderão ser degrande valia na área de geraçãode emprego e renda nas comu-nidades rurais", exemplificou.

DÚVIDAO PDT assuense permane-

ce indefinido sobre qual pos-tura adotará no embate eleito-ral de 7 de outubro. Houve umencontro no dia 26 de maio úl-timo, oportunidade em que seesperava que tal situação fossecontornada. Porém, o quadro

permanece inalterado. Umafacção defende a permanênciado partido no sistema governis-ta e respaldando o projeto dereeleição do prefeito Ivan Lo-pes Júnior (PP).Outra ala, quecontaria com um maior núme-ro de representantes da execu-tiva municipal e dos pré-can-didatos a vereador, argumen-ta que o partido desvie-se pa-ra a oposição, vinculando-se àpré-candidatura a prefeito dodeputado estadual GeorgeSoares (PR).

Dirigente do PDT quer que partido elaborepropostas para discutir com grupos políticos

PROPOSIÇÃO

Rock pesado agita Assú com o 10º Candeeiro FestMÚSICA

ASSÚ - O público headban-ger (adepto do rock pesado) doVale do Açu e proximidades temum compromisso neste sába-do, 2 de junho: trata-se do 10ºCandeeiro Fest Rock,evento vol-tado para o gênero rock/metal,que ocorrerá no Candeeiro Es-paço Cultural, no conjunto Jan-duís III,em Assú,a partir das 21h.

O festival chega a sua déci-ma edição contando com qua-tro atrações musicais. "O Can-

deeiro está completando dezanos e este festival será o ápicedessa celebração", declarou oproprietário do estabelecimen-to, Luís Eduardo Sales.

As atrações principais do fes-tival serão: High Desert (clas-sic/hard rock) e SaltVein (deathmetal),ambas de Mossoró;e Co-mando Etílico (speed/thrashmetal) e Black Sabbath cover(heavy metal),as duas provenien-tes da capital do Estado.Duran-

te o evento, a apresentação dabanda SaltVein deverá ser fil-mada para as imagens que farãoparte do primeiro vídeo-demodo grupo, segundo informaçãodo guitarrista Helicarlos Herre-ra.O primeiro CD demo da ban-da também está nos planos pa-ra 2012, conforme acrescentouo baterista Vicente "Doc" An-drade.

O High Desert é um projetomusical constituído por experi-

mentados músicos da cena mos-soroense,contando com um am-plo repertório calcado em pé-rolas do classic/hard rock.O Co-mando Etílico é o grupo commais perfil profissional.

Formada em 2003,em Natal,a banda possui dois trabalhos ofi-ciais: o EP "Metal e Prazer"(2007) e o primeiro álbum ofi-cial, autointitulado, de 2010.Lendas do metal oitentista bra-sileiro como Stress, Harppia,

Taurus e Kamikaze constam doarco de influências do quartetonatalense.

DESTAQUEOutra grande expectativa do

festival é o Black Sabbath cover,também vindo de Natal. Ogrupo-tributo aos "pais do heavymetal" é formado por conceitua-dos músicos da capital potiguar.

A banda reúne membros doDeadlyFate e ExposeYourHa-

te e,na apresentação,certamen-te desfilarão um "setlist" re-cheado de hinos do Black Sab-bath.Além dos headbangers dacidade e região, o evento deve-rá atrair a participação de adep-tos do metal de outras partes doEstado.São anunciadas carava-nas de Carnaubais, Ipanguaçu,Triunfo Potiguar,Angicos,SãoRafael,Mossoró,Itajá,Pendên-cias, Natal, Alto do Rodriguese outras cidades.

OPINIAOTRIUNFODIGITAL.BLOGSPOT.COM

Sá Leitão (Uern,em Assú),Ins-tituto Chico Mendes (ICM-

BIO), Floresta Nacional doAssú (Flona),Distrito Escotei-

ro do Assú e Capitania dos Por-tos de Areia Branca.