mossoró - rn, 12 de fevereiro de 2014 - nº 16.574 quarta...

18
R$ 1,50 Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 www.omossoroense.com.br O MOSSOROENSE QUARTA-FEIRA Processo de preenchimento de 896 vagas disponíveis começa na próxima segunda-feira. SiSU Página 4 Ufersa iniciará convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano) Balanço com registros da região mostra que mais 70% dos feridos eram condutores de motocicletas. Estatística Acidentes de trânsito têm aumento de 10,5% Capa (Cotidiano) Definido Adiel Dutra Dantas é apontado como autor do disparo que matou o estudante cearense José Fernandes Castelo. Página 6 Página 6 Página 3 (Cotidiano) MP denuncia policial por morte de universitário Futebol Equipe mossoroense enfrentará o América no estádio Nogueirão sob o comando do ex-goleiro Isaías. Página 7 Página 6 Baraúnas tenta recuperação em estreia de novo treinador Isaías assume comando do tricolor Categoria alega que o governo pratica assédio moral e promete retaliação Postagens em rede social identificam matador de menor Página 5 (Cotidiano) Pacientes do Caps reclamam de mudança na entrega de medicamentos Adolescente assassinado a tiros em favela Tribunal Regional Eleitoral poderá definir data para eleição suplementar de Mossoró nesta quinta-feira. TRE confirma 12ª cassação e rejeita contas de Cláudia Cacau Página 3 Atrações do Cidade Junina custaram mais do que as de Caruaru Professores em greve ameaçam ocupar sede da 12ª Dired

Upload: others

Post on 10-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

R$ 1,50Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574

www.omossoroense.com.br

O MOSSOROENSEQUARTA-FEIRA

Processo depreenchimento de

896 vagas disponíveiscomeça na próxima

segunda-feira.

SiSU

Página 4

Ufersa iniciaráconvocação de candidatos da lista de espera

Página 3 (Cotidiano)

Balanço com registrosda região mostra quemais 70% dos feridos

eram condutores de motocicletas.

Estatística

Acidentes de trânsito

têm aumento de 10,5%

Capa (Cotidiano)

Definido

Adiel Dutra Dantas éapontado como autor

do disparo que matou o estudante cearense José

Fernandes Castelo.

Página 6

Página 6

Página 3 (Cotidiano)

MP denuncia policial por mortede universitário

Futebol

Equipe mossoroense enfrentará o América no estádio Nogueirão

sob o comando do ex-goleiro Isaías.

Página 7

Página 6

Baraúnas tentarecuperação

em estreia de novo treinador

Isaías assume comando do tricolor

Categoria alega que o governo pratica assédio moral e promete retaliação

Postagens emrede social identificam

matador de menor

Página 5 (Cotidiano)

Pacientes do Caps reclamam de

mudança na entregade medicamentos

Adolescente assassinado atiros em favela

Tribunal Regional Eleitoral poderá definir data para eleição suplementar de Mossoró nesta quinta-feira.

TRE confirma 12ª cassação e rejeita contas de Cláudia

Cacau

Página 3Atrações do Cidade Junina custaram mais do que as de Caruaru

Professores em greve ameaçam ocupar sede da 12ª Dired

Page 2: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Opinião2 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

credito que ninguém mais, no Riogrande do Norte, aposta na hipó-tese da prefeita cassada Cláudia

Regina ser reempossada no cargo. Con-firmada a possibilidade, significa di-zer que serão realizadas novas eleiçõespara prefeito de Mossoró, sem a possi-bilidade de participação daqueles queforam afastados nem os que estavam emcondições de inelegibilidade na época dopleito anterior. As articulações para de-finição de candidaturas e de coligaçõesque vinham acontecendo de forma maisdiscreta, tomarão novo impulso. Alémde ser a escolha de umprefeito na segunda ci-dade mais importantedo Estado, ela se cons-tituirá numa préviaantecipada das alian-ças que serão forma-das nas eleições de ou-tubro, sobretudo pa-ra os cargos de sena-dor e de governador.

É possível que osnomes da deputadaLarissa Rosado e o dovereador e prefeito in-terino Francisco JoséJúnior sejam homolo-gados em suas respec-tivas convenções. Quanto ao bloco dosseguidores da governadora RosalbaCiarlini, não existe nome predefinido.Em um certo momento, foi divulgadoque a secretária Kátia Pinto seria a es-colha da simpatia de Rosalba. Enge-nheira e secretária estadual da Infraes-trutura, Kátia tem dito a amigos quenão tem aptidão para política e preferepermanecer em suas funções atuais.Entretanto, é sabido que a liderança po-de precisar da compreensão de seus se-guidores. Assim, ela não teria escolha.Omais provável é que a governadora te-nha seu candidato, até para efeito de so-brevivência política.

Vale a pena fazer uma incursão so-

bre a interrelação entre a disputa lo-cal, em Mossoró, e a posição que serátomada pelas lideranças estaduais. Emoutras palavras, como estarão situa-dos os senadores e deputados federais,como também o ministro GaribaldiFilho. E a tendência do senador JoséAgripino em fazer coligação proporcio-nal do DEM com o PMDB? O relacio-namento do senador com a governado-ra encontra-se em momento de desgas-te máximo, existindo quem acredite norompimento político entre os dois. Issosendo verdade, qual será o candidato a

prefeito que mais rece-berá dividendos nopleito municipal? Portudo isso, e mais algunsoutros fatos ainda des-conhecidos, será neces-sário ter habilidade su-ficiente para conseguirharmonizar ao máximoessas tendências.

O presidente regio-nal do TRE, desembar-gador Amílcar Maia,poderá estabeleceramanhã, quinta-feira,a data em que serãorealizadas as novaseleições, na cidade de

Mossoró. Será uma disputa única, pa-ra os cargos de prefeito e vice-prefeito,com os vereadores já eleitos e devida-mente empossados. Será uma eleiçãodiferente, mas tranquila, pois não de-verá haver exageros. Candidatos eapoiadores estão lembrados, preocu-pados com os fatos que determinaramessa nova eleição. Para quem gosta damobilização, a certeza que terminandoum pleito, logo será iniciado o seguintecom um maior número de cargos a dis-putar. Depois de todos esses aconteci-mentos, existe a certeza que a geogra-fia política do Estado será modificada,com novas ou antigas lideranças sendoreagrupadas.

[email protected]

POTIGUAREsse time chamado Potiguar aca-

ba de completar 69 anos. Ele vem dosidos de 1945, segundo LindomarcosFaustino. Seu primeiro presidentefoi o sargento Edward Monteiro (queeu cheguei a conhecê-lo circulando pe-las ruas mossoroenses. E dentre oscraques iniciais estavam Dequinha(que jogou pelo Flamengo do Rio de Ja-neiro e pela seleção brasileira e Biraque jogou em times locais e defendeuas coresdoABC de Natal e chegou atéPortugal com o seu futebol de craque.

VIRGÍNIAE para seguir nesse clima de sau-

dosismo, morreu Virgínia Lane aos 93anos. Era atriz do teatro de revistano Rio. Chegou a se apresentar emMossoró no Cine Pax ao lado da Ade-laide Chiozzo. Essa é a história.

COLETIVOOtimista o prefeito em exercício

Francisco José da Silveira Júnior dizque dentro de dois meses novos ôni-bus estarão servindo ao transporte co-letivo da cidade. Ele disse que seráaberta uma licitação nesse sentido.Vamos aguardar.

ESTACIONAMENTOO secretário de Trânsito e Trans-

portes, Charlejandro, acaba de tomaruma decisão que vem contemplar so-bremaneira o estacionamento no cen-tro da cidade. Ele abriu as 81 vagasque estavam reservadas para carrosoficiais. Sigo com a sugestão de que aárea da Estação das Artes Elizeu Ven-tania, nos dias em que não estiver abri-

gando promoções, seja reservada pa-ra estacionamento.

ENTIDADESEsse estacionamento na Estação

das Artes Elizeu Ventania muito bempoderia ser "explorado" por entidadesbeneficentes da cidade. A prefeituradividiria a área em lotes e os repas-saria. É uma sugestão passível de es-tudo.

CARNAVALAs más línguas já estão espalhan-

do que não vai acontecer carnavalem Areia Branca. Já se disse que emTibau, também não. Em diversas ou-tras cidades na época de carnaval o cli-ma será de funeral. Dizem que o prin-cipal motivo disso tudo é que os pre-feitos estão temendo investigação doMinistério Público quando das contra-tações das bandas. O diabo é quem du-vida.

AÇUDESA Prefeitura de Governador Dix-

sept Rosado está adotando uma pro-vidência cabível. Ela está construin-do açudes e melhorando a bacia dosjá existentes. Caso as chuvas benfa-zejas venham mesmo vai ter onde ar-mazenar muita água.

CONTASRebuliço generalizado no meio da

tarde de ontem aqui em Mossoró coma notícia de que o plenário do TRE,por votação unânime, desaprovou ascontas de campanha de Cláudia Re-gina, a prefeita cassada e afastada.Tá ruim.

CAFÉNo dia 11 de fevereiro de 1970 faleceu no Rio de Janeiro João Café Filho,

que era norte-rio-grandense nascido nas Rocas em Natal. Café Filho substi-tuiu a Getúlio Vargas na época do suicídio. Lá se vão... 44 anos no túnel dotempo potiguar e brasileiro. (Lindomarcos Faustino).

CHUVAA chuva que caiu ontem em Mossoró à tarde animou a todos. Já era tempo.

As previsões meteorológicas para as próximas horas são alvissareiras. Reze-mos e esperemos que se confirmem.

PSIQUIATRAO dr. Genário Freire abraçou essa causa há 37 anos. Esse é o tempo em que

ele exerce a psiquiatria em Mossoró. Que Deus lhe dê muitos anos de vida pa-ra continuar pelos anos que virão.

A

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

stá decidido: uma queda de braçofratricida está predominando oclima entre professores da rede

estadual e a Secretaria de Educaçãodo Estado. A exemplo do que ocorreu

no Governo Geraldo Melo. Pior paraa nossa já fragilizada educação po-tiguar. Os professores reunidosnuma assembleia decidiram que aparalisação vai continuar.

EEnfrentamento Geografias políticas

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

É possível que os nomes dadeputada Larissa Rosado

e o do vereador e prefeito interino Francisco

José Júnior sejamhomologados em suas

respectivas convenções.

Page 3: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Política 3www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Artistas cobraram mais caro para tocar noMossoró Cidade Junina do que em Caruaru

Diferença

Avanço

Das nove atrações que estiveram nas duas cidades ano passado, só Elba Ramalho cobrou menos

Gustavo Rosado mais uma vez não se manifesta sobre dados de evento

O secretário nacionalde Aeroportos, Nelson Ne-greiros, apresentou ontemao presidente da Câmarados Deputados, HenriqueEduardo Alves, um rela-tório da Secretaria Nacio-nal de Aviação Civil sobrea situação dos aeroportosde Mossoró e Caicó. Co-mo resposta às cobrançasdo deputado por obrasaeroportuárias nas duascidades, o ministro Morei-ra Franco anunciou aconstrução de dois novosaeroportos, com investi-mentos de R$ 218, 2 mi-lhões. As obras fazem par-te do Programa de Avia-ção Regional no Rio Gran-de do Norte, que beneficia-rá 64 aeroportos regionaisno Nordeste, com investi-mentos previstos de R$ 2,1 bilhões.

Com base na projeçãode demanda para cada ae-roporto, já concluída, foicontratado o consórcioProgen-Planway para de-senvolver até março des-te ano os projetos de viabi-lidade técnica, estudo pre-liminar, anteprojeto, en-saios e sondagens, proje-to executivo de fundaçõese analise de projetos exe-cutivos.Outro consórcio,Cartografia Aeroportuá-ria, contratado em novem-bro do ano passado, estáfazendo o levantamentotopográfico. A consultoriapara o licenciamento am-biental está em fase decontratação, segundo o se-cretário de aeroportos, eserá realizado pela empre-sa Bioma Consultoria Am-biental Ltda.

A localização dos novosaeroportos já foi discutidapelo secretário de Aero-portos com a secretáriaKátia Pinto e Yuri TassoDuarte, da Secretaria deInfraestrutura do RioGrande do Norte. No ca-so de Caicó, por exemplo,a penitenciária "Pereirão"e uma torre do estádio"Marizão" inviabilizam a

ampliação da pista de milmetros e elevação da ca-tegoria do atual aeropor-to, recentemente reforma-do. A Secretaria Nacionalde Aviação Civil aguardao estudo de viabilidadetécnica e o plano básico dezoneamento. O estudo téc-nico para a construção deum novo aeroporto na ci-dade está previsto para ofim deste mês. A deman-da potencial de Caicó, com63 mil habitantes é de 18mil passageiros por anoaté 2025.

Já em Mossoró, a si-tuação do aeroporto Dix-sept Rosado é ainda maiscomplicada. De acordocom o relatório apresen-tado ao deputado Henri-que Eduardo Alves, hátantas irregularidadesque o atual aeroporto se-ria rebaixado e o compri-mento da pista de 2 milmetros sofreria uma re-dução de 560 metros. São71 obstáculos constata-dos pelo Comando AéreoRegional (Comaer). O ae-roporto, além de não ope-rar por instrumentos,não oferece condições deampliação. Esta semanadeverá sair o relatóriotécnico sobre um novo ae-roporto para Mossoró. Acidade de 266 mil habi-tantes terá demanda po-tencial de 139 mil pas-sageiros por ano em2025.

No cronograma solici-tado pelo deputado Hen-rique Eduardo Alves aoministro Moreira Francoconsta que, entre abril ejunho deste ano serão fei-tas as prospecções para adefinição dos novos locais.Os estudos técnicos defi-nitivos serão apresenta-dos entre agosto e outubro.Em dezembro sai o estu-do preliminar e as licita-ções, dependendo das de-sapropriações e licencia-mento ambiental, serãorealizadas entre janeiroe abril de 2015.

caro do que numa quartaou numa quinta. Tam-bém há valores agregadosno dia 12 de junho (Diados Namorados e vésperade Santo Antônio), 23 dejunho (véspera de SãoJoão) e 28 de junho (vés-pera de São Pedro) são da-tas que agregam mais va-lor na hora de contrataras bandas.

A maior diferença foiregistrada na apresenta-ção de Garota Safada.Wesley Safadão e compa-nhia cobraram R$258.750 para tocar emMossoró numa quinta-feira, 27 de junho. Já emCaruaru eles tocaram nosábado, 29 de junho, por

R$ 130 mil. Para ir ao"Maior São João do Mun-do" eles pediram R$128.750 a menos.

Mesmo levando-se emconsideração que a sexta-feira é mais barata que osábado, chama a atençãoa diferença dos shows deAviões do Forró em Mos-soró e Caruaru. Na capi-tal do Oeste (na sexta-feira, 14), foram desem-bolsados R$ 268.750 en-quanto em Caruaru (sá-bado, 8) R$ 175 mil. O Pa-lácio da Resistência de-sembolsou R$ 93.750 amais.

A menor diferença foiregistrada nas apresen-tações de Saia Rodada:

apenas R$ 2.500 mais ca-ro para Mossoró. Mesmoassim chama atenção pe-las datas. Na capital doOeste o show Raí e Com-panhia ocorreu na quin-ta-feira, 20. Já no "MaiorSão João do Mundo" foinuma sexta-feira, 14.

Mais uma vez a repor-tagem procurou o secre-tário municipal de Cultu-ra, Gustavo Rosado, queestava com o celular des-ligado. Também foi feitocontato com a secretáriamunicipal de Comunica-ção, Mirella Ciarlini, quetentou intermediar umcontato, mas também nãoobteve sucesso.

BRUNO BARRETOEditor de Política

O Mossoró Cidade Ju-nina de 2013 foi R$374.250 mais caro que ode Caruaru (PE), conhe-cido por ser o "Maior SãoJoão do Mundo". Pelo me-nos essa conclusão é pos-sível de ser tirada a par-tir do recorte feito noscontratos das nove atra-ções que se apresentaramnos dois eventos.

Somente com esses no-ve artistas, Mossoró gas-tou R$ 1.474.250.000 eCaruaru R$ 1.100.000.

A reportagem do OMossoroense checoudados comparativos quepassaram a circular on-tem nas redes sociais re-percutindo a revelaçãofeita pelo jornal na ediçãode ontem com o detalha-mento de cada uma dasatrações contadas parao Mossoró Cidade Juni-na.

Após conferir os dadosconstatou-se que dos no-ve artistas que se apre-sentaram nas duas cida-des apenas Elba Rama-lho cobrou mais baratopara vir a Mossoró. Todasos demais vieram a Mos-soró cobrando preçosmais caros. Foram R$175 mil pagos por Mos-soró e R$ 190 mil por Ca-ruaru.

A reportagem montouuma tabela mostrandonão só os valores, mas osdias da semana em que asbandas se apresentaram.

Sabe-se que contratarum artista numa sexta-feira e num sábado é mais

Secretário apresentaa Henrique projeto deaeroporto de Mossoró

Luan Santana

Elba Ramalho

Forró do Muído

Aviões do Forró

Forró dos Plays

Waldonys

Garota Safada

Solteirões do Forró

Saia Rodada

Sexta-feira

Sexta-feira

Sábado

Sexta-feira

Sábado

Quinta-feira

Quinta-feira

Sábado

Quinta-feira

Sábado

Sábado

Domingo

Sábado

Sábado

Quarta-feira

Sábado

Domingo

Sexta-feira

R$ 368 mil

R$ 175 mil

R$ 90 mil

R$ 268.750

R$ 85 mil

R$ 58.750

R$ 258.750

R$ 97.500

R$ 72.500

R$ 335 mil

R$ 190 mil

R$ 50 mil

R$ 175 mil

R$ 50 mil

R$ 40 mil

R$ 130 mil

R$ 60 mil

R$ 70 mil

AtraçãoDia da semana

em MossoróDia da semana

em CaruaruValor pago pela

Prefeitura de MossoróValor pago pela

Prefeitura de Caruaru

+ R$ 33 mil

- R$ 15 mil

+ R$ 40 mil

+ R$ 93.750

+ R$ 35 mil

+ R$ 18.750

+ R$ 128.750

+ R$ 37.500

+ R$ 2.500

Diferença

Page 4: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Política4 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Definição de nova data para pleito suplementar está prevista para amanhã

Cláudia chega a 12 cassaçõese TRE pode marcar eleição

O Tribunal RegionalEleitoral (TRE) reformu-lou, por 4 x 1,pela segun-da vez uma absolvição (aprimeira fora em dezem-bro) da prefeita afasta-da Cláudia Regina(DEM). Com isso, a de-mista alcançou 12 cassa-ções. Além disso, estámais próxima a marcaçãodo pleito suplementar.

Na sessão de ontem,Carlo Virgílio apresentouo voto-vista do processoque tratava da acusaçãode compra de votos atra-vés da promessa de doa-ção de título de terra nosítio Hipólito feita pelagovernadora RosalbaCiarlini (DEM).

Virgílio abriu diver-gência do relator Verla-no Medeiros, que tinhavotado pela cassação deCláudia.

Segundo Virgílio, mes-mo admitindo que os fa-tos indicam uma prová-vel compra de votos, eledisse que a coligaçãoFrente Popular MossoróMais Feliz não conseguiuapresentar as provas."Promessa de campanhanão incide em descumpri-mento da Lei Eleitoral",argumentou.

O voto seguinte foi deEduardo Guimarães. Eleconsiderou a sentença docolega incoerente. "O pró-prio voto-vista mostra ju-risprudência que leva emconsideração a oferta devantagem pessoal comocaptação ilícita de sufrá-gio. Houve uma promes-sa de legalização de um

lote de terras. Foi umavantagem pessoal sim. Apromessa sequer foi cum-prida nem poderia serporque era uma promes-sa vã que não poderia serrevolvida por ela (a gover-nadora", argumentou.

O juiz substituto Sér-gio Mota divergiu do vo-to-vista e acompanhou orelator formando a maio-ria. "Há uma flagrantepromessa de vantagem

pessoal", concluiu.O último voto, de Ar-

thur Cortez, definiu o pla-car de 4 x 1. "Houve simuma captação ilícita devotos com a promessa delegalização de terras. Is-so foi comprar votos", ana-lisou.

ELEIÇÃONa sessão de ontem o

presidente do TRE, Amíl-car Maia, informou que

amanhã pretende editara resolução do pleito su-plementar. Para isso, elecobrou que o juiz CarloVirgílio traga o voto-vistade outro processo que jáestá 4 x 0 para manteruma cassação proferidaem primeira instância.

Virgílio garantiu tra-zer o posicionamentoamanhã. "Será um votolongo, mas já está sendofinalizado", frisou.

Prefeita afastada tem contasdesaprovadas em segunda instância

O TRE reformou de-cisão do então juiz da 34ªZona Eleitoral, PedroCordeiro Júnior, queaprovou com ressalva ascontas da prefeita afas-tada Cláudia Regina.

Por unanimidade, osmembros da corte deci-diram que as contas deCláudia Regina não de-veriam ser aprovadas.

O relator Verlano Me-deiros levou em conside-ração dois itens do recur-so do Ministério Públi-co: 1) a doação de com-bustíveis por parte de

uma empresa de trans-porte ferindo o trecho dalei eleitoral relativa àdoação de serviços queprecisam ser os mesmosque ela oferece. 2) uso decaminhonetes tipo Hi-lux com valores bemabaixo dos de mercado.

A única divergênciapartiu do juiz EduardoGuimarães, que acres-centou mais dois itensque deveriam ser desa-provados: 1) os dos re-cibos preenchidos apósas eleições. Diferente dorelator ele não entendeu

que houve erro nopreenchimento. "Issomostra que os contratosforam feitos após as elei-ções", frisou. 2) doaçõesde carros de som porquem não é do ramo. Eleinterpretou a lei dife-rente do relator sob o ar-gumento de que além depertencer ao doador obem tem que estar re-lacionado à prestação deserviços da pessoa jurí-dica.

Os demais magistra-dos seguiram o voto dorelator entendendo que

as contas de Cláudia de-veriam ser desaprova-das.

Conforme a jurispru-dência atual, a desapro-vação das contas não re-sulta em prejuízos ime-diatos. Se Cláudia nãoestivesse afastada nãoteria punição alguma.

No entanto, a senten-ça do TRE indica que ou-tros processos que in-cluem as mesmas irre-gularidades da presta-ção de contas que não fo-ram julgados terminemem cassação.

Cláudia chega a uma dúzia de cassações

Judiciá[email protected]

Barreto

PMDBA julgar pelo que tem sido vazado na mídia, o nome

do PMDB ao Governo do Rio Grande do Norte, o cenáriode momento indica que a legenda pela vontade doscaciques quer lançar Fernando Bezerra ao Executivo.Já pela vontade das bases o nome é Henrique Alves.Garibaldi Filho pelo visto conseguiu convencer os cor-religionários que não quer ser candidato. Não descar-to o lançamento de Walter Alves como uma solução in-termediária se Henrique não topar a parada.

GaribaldiAté abril, o ministro Garibaldi Filho pode dar uma

entrevista admitindo o “sacrifício” de disputar o Gov-erno. Basta o PMDB cogitar a possibilidade real deWilma de Faria pensar em disputar o Governo. O mo-mento político no Estado é de clima de jogo de xadrez.

Na retrancantes das perguntas é preciso registrar que o pre-feito interino Francisco José Júnior (PSD) mar-

cou um gol ao convidar a Uern para fazer a audito-ria na folha de pagamento. Ninguém melhor em Mos-soró para fazer isso de forma isenta. No entanto, ointerino agiu como um técnico retranqueiro. Estácontente com o 1 x 0 e passa a jogar com o regula-mento embaixo do braço como dizem os comentaris-tas. O regulamento de Silveira é vencer a eleiçãosuplementar e para isso ele conta com a ala dos Ro-sados da ex-prefeita Fafá. Por isso, ele pede audito-ria nas contas apenas no ano de 2013, justamente operíodo em que Cláudia Regina esteve no poder.Para ganhar popularidade, Silveira desconstrói aimagem da antecessora. Daí a auditoria limitada.Mossoró quer mais.

AssuntosNão faltam motivos

para uma auditoria na fo-lha dos tempos de Fafá.Quer um exemplo? Porque nunca a folha de pa-gamento de dezembro de2012 entrou no Portal daTransparência?

LembrandoÉ importante lembrar

que durante o governo deFafá Rosado ela esteve pordiversas vezes em pé deguerra com o Ministério Pú-blico por causa da folha depagamento. Nessa épocatambém tivemos celebradosos contratos com as tercei-rizadas em vigor.

ProteçãoPara mostrar que há

uma tentativa escanca-rada de proteger Fafá ve-jamos o caso das contasda saúde. Só foram apre-sentados os dados dostempos de Cláudia. Es-tranha essa limitação.

ProteçãoVale lembrar que foi

nos tempos de Fafá queoito hospitais fecharam,a maioria por falta de par-cerias com o municípioque tem uma lista de pre-feridos mantida até ho-je. Está claro que o inte-rino protege Fafá para tero apoio dela.

A

BaraúnaTremenda perda de tempo da prefeita de Baraú-

na, Luciana Oliveira (PMDB), entrar com pedidode suspeição contra o juiz Herval Sampaio. Elecassou ela e cassou o principal adversário. Ela de-veria concentrar esforços em mostrar porque era omelhor nome para administrar Baraúna. Só gan-ha desgaste com isso.

Chances - Discordo de quem vê Robinson Faria(PSD) como pato morto na eleição do Governo. Se tiv-er o apoio do PT e o adversário for um nome do PMDBque não seja Garibaldi Filho ele se torna competitivo.Isso, claro, se também não encarar Wilma de frente.

Page 5: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Opinião 5www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

GREVE - Técnicos-ad-ministrativos da Ufer-sa e UFRN aprovaraminício de greve para odia 17 de março, emplenária nacional rea-lizada em Brasília, noúltimo final de semana.

RECONHECIMENTO- Oprazo para gestores pú-blicos municipais parti-ciparem da 8ª edição doPrêmio Sebrae PrefeitoEmpreendedor no RNterminará sexta-feira. Ainiciativa reconhece osprefeitos que tenhamapoiado e fortalecido ospequenos negócios.

SEM FESTA - O Carnavalna região Oeste não teráa mesma badalação deanos anteriores. Municí-pios, em estado de emer-gência por causa da se-ca, não conseguem con-vencer o MP de que po-dem gastar dinheiramacom festa, enquanto a po-pulação tem sede.

PESQUISAA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da

Uern divulga chamada para criação de novos gru-pos de pesquisa. As propostas devem ser encaminha-das para até o dia 7 de março.

EXPANSÃOO Seminário de Santa Teresinha, em Mossoró,

comemora o ingresso este ano de sete jovens. Já são35 seminaristas. E em breve ganhará nova ala comapartamentos.

MEMÓRIAA Igreja Católica relembrou ontem um ano da

renúncia do então papa Bento XIV. O gesto surpreen-deu não só a Igreja, mas todo o mundo. A renúnciaabriu portas para grandes transformações da Igre-ja e para a escolha do primeiro papa latino-ameri-cano, papa Francisco.

Quarta-feira (12/2)

PRAZO - A Caixa adioupara domingo o prazo deinscrição para seu con-curso público. Os inte-ressados podem fazer ainscrição pelo endereçoeletrônico www.ces-pe.unb.br.

Sílvia se lembra de ter discutido comFranz antes de cair da escada. Belmirachega linda ao casamento de Sonan eMatilde, deixando Odilon e Nuno en-cantados. Benito abre a mala que pegoucom Manfred e é picado por um escorpião.Serena pega o buquê de Matilde, passamal e é levada para o hospital. Laura, Val-ter, Gaia e Toni chegam para a audiên-cia de guarda de Tavinho. Doutor Rubensdiz a Serena que ela está grávida e Ar-lindinho comemora. Manfred manipulaSílvia para que ela acredite que Franzfoi o responsável pelo acidente de carro.Pérola incentiva Ernest a continuar ten-tando consertar os erros que cometeu.Manfred leva Sílvia à delegacia e ela dizao delegado que Franz tentou matá-la.

Joia RaraBen agradece o apoio de Sofia. Antônio

e Anita planejam a viagem para os EstadosUnidos. Com os bens de Caetano retidos,Anita não consegue comprar a passagemde avião. Ben pensa no conselho de Sofia edecide parar de sofrer por Anita. Meg ten-ta ficar com Sidney, mas ele se esquiva. Benbeija Drica e Sofia se desespera. Ben arru-ma uma confusão com um casal no restau-rante ao tentar paquerar uma garota.

Malhação

André se culpa por ter deixado Klébersequestrar Nilson e Celina se desespera.Angelique desconfia de Paulinha e LC nãodá importância. André é obrigado a en-tregar a chave da cela onde estão os ca-pangas de Kléber para proteger Nilson.Marlon percebe a presença de Paulinhaao revisar a fórmula final. Marcelo convi-da Inês e Álvaro para sair com ele ePriscila. Paulinha afirma a LC que podeentregar a fórmula de Marlon para ele,se tiver a senha do computador. Marlondecide colocar a fórmula escrita em umpingente.

Além do Horizonte

Érica vai ao Café Boutique com TomásFerraz e finge ser sua namorada. Mais umavez, Dani e Maria disputam por conta da bo-neca Laura. Durante o empurra-empurra,o braço da boneca se solta. Maria entregaLaura para Mosca, que promete operar aboneca. Francis e Clarita perseguem o me-nino que rouba doces. No Café, o menino im-plora para que não o levem para a polícia ediz que estava apenas com fome. Júnior ofe-rece a ida dele para o orfanato Raio de Luze diz que não o deixará voltar para a rua.

Chiquititas Helena ouve os comentários maldososde Shirley sobre sua gravidez ao passarpor ela na igreja. Helena chega ao altare Selma percebe o nervosismo do filho.Maria invade a igreja e acusa Laerte detentar acabar com a vida de Virgílio.Ramiro sente uma forte dor no peito, masninguém percebe. Laerte é levado daigreja pelo delegado. Ramiro sofre um en-farte. Itamar se enfurece com Laerte.Selma culpa Helena por toda a tragédiaque atingiu a família. Helena pede perdãoa Maria. Laerte sai da cadeia e é hos-tilizado por toda a cidade. Laerte procu-ra Helena.

Em Família

á quase 20 anos, impe-ra no Brasil a ideologiainfundada de que a cri-

minalidade e a violência sãofruto da desigualdade sociale da pobreza. Algo como se to-do pobre fosse impelido ao cri-me, enquanto os abonados,embora malvados capitalis-tas, se distanciam dos atos cri-minais. Os adeptos desse pen-samento apenas esquecem,propositalmente ou não, deque cometer um crime é e sem-pre será uma escolha indivi-dual e consciente, indepen-dente da classe social.

A diferença entre ricos e po-bres é que, os primeiros, quan-do decidem cometer crimes, es-colhem o estelionato, as falca-truas, a corrupção, a gestãofraudulenta, as licitações for-jadas e, não raramente, aca-bam na política. Os pobres, porpura falta de outros instrumen-tos ou acessos, “metem o ca-nhão na cintura” e vão para arua assaltar. Todos eles, po-rém, são criminosos e caberiaao poder público, ao “Deus-Es-tado”, fazer valer a lei e puni-los indistintamente, na propor-ção de seus delitos. Sabemos,todavia, que isso não acontecenem para pobres, muito menospara os ricos, ainda mais se es-tes fizerem parte da estruturado status quo. E então a ideiada determinação do meio socialvai, comodamente, sendo acei-ta, favorecendo, pela falta decombate, a expansão vertigino-sa da violência criminal.

A sociedade, em seus maisdiversos segmentos, pareceapática, sem esboçar reação.

A segurança privada, em-bora seja o setor que mais sebeneficia financeiramente docaos que se instala no Brasil,não tem autorização para efe-tivamente contribuir para asegurança dos cidadãos de for-ma mais geral, não podendo to-mar o espaço abandonado pe-lo poder público. O próprio

“Deus-Estado”, que tudo sa-be e vê, já cuidou de eliminaro risco de concorrência ao seutemerário monopólio da força.Prova disto é que, no Plano Na-cional de Direitos Humanos(PNDH-3), emitido pelo gover-no federal, há a previsão paraque toda a segurança privadaarmada seja banida do Bra-sil. Melhor não fazer muito ba-rulho.

O cidadão, coitado, se viu nosúltimos anos convidado a en-tregar suas armas e sua vidana mão inepta do Estado, atra-vés das fracassadas campa-nhas de recolhimento de ar-

mas. Chamado à urna, dissenão ao desarmamento, com oque esperava estar garantindoo direito de possuir legalmen-te uma arma para sua defesa.Mais uma vez foi traído, seu vo-to feito de papel higiênico e,mais uma vez, o Estado disse:“eu não deixo você ter uma ar-ma, isso é para a sua própriasegurança”, mesmo que o cami-nho para a segurança seja irpreso ou morrer, com a leniên-cia oficial, nas mãos de um fa-cínora qualquer.

Estamos em ano eleitoral,

o que tende a reacender espe-ranças. Será? Duvido muito.O mais previsível é que o par-tido que se encontra no poder,e competentemente aparelhoua máquina pública como não sevia desde a Alemanha nazis-ta, continue onde está.

As alternativas não trazemmudança ao cenário. Os can-didatos que até agora apare-ceram de modo mais consisten-te se mostram apenas mais domesmo. Eduardo Campos eMarina Silva apresentaram re-centemente um “pré-plano” degoverno, com uma breve alusãoà segurança pública. A propos-ta foi bem resumida na críticacontundente do pesquisadorFabricio Rebelo: “no campo dasegurança pública, uma enor-me decepção. Em meio a umacatastrófica situação de crisede criminalidade homicida, osutópicos pré-candidatos vêmcom a balela de ‘cultura de paz’e ‘reconciliação’ entre periferiae bairros centrais.” E lá vem arepetição da tese da “guerra”entre ricos e pobres.

Já Aécio Neves, o mais im-portante, pelo menos até ago-ra, pré-candidato, há algunsmeses flertou fortemente commais restrições à liberdade in-dividual, ao afirmar que o pro-blema do desarmamento foique ele desarmou pouco. É aideologia contra os fatos, esta,sim, uma guerra em que a ra-zão vem perdendo.

Por isso afirmo que não há,realmente, muito o que espe-rar. E além de afirmar, façoaqui uma acusação: o estado écúmplice! Cúmplice de cada ho-micídio, de cada estupro, de ca-da roubo e de cada furto queocorre hoje no Brasil. Em queme pauto para afirmar isso?Ora, quem tem o instrumen-tal e chama para si o monopó-lio da segurança pública, ao nãotomar as medidas necessáriaspara impedi-los, é cúmplice, nomínimo, por omissão!

H

O Estado é cúmpliceBENE BARBOSA - especialista em segurança pública e presidente do Movimento Viva Brasil

““Os pobres, por pura faltade outros instrumentosou acessos, "metem ocanhão na cintura" e

vão para a rua assaltar.

Page 6: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

6 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Promotor denuncia policial por morte de estudanteEm coletiva

Em coletiva de im-prensa ontem, o promo-tor Armando Lúcio Ribei-ro, da 5ª Promotoria deJustiça da Comarca deMossoró, ofereceu denún-cia na 1ª Vara Criminalcontra o policial militarAdiel Dutra Dantas So-brinho, tido como respon-sável pela morte do uni-versitário cearense JoséFernandes Castelo quefurou uma blitz, foi per-seguido e assassinado. Ocrime ocorreu em 13 deabril do ano passado.

"As provas são sufi-cientes para oferecer a de-núncia. A perícia técnicaconstatou que o HondaCivic da vítima estava pa-

rado quando recebeu odisparo elencado pela pe-rícia como de número cin-co. Ao todo, nove disparosatingiram o carro. Foi es-se de número cinco quematou o universitário",afirmou o promotor.

Para Armando LúcioRibeiro, o disparo de nú-mero cinco perfurou alanterna traseira e osfragmentos da lanternaficaram no solo, bem pró-ximos ao carro. Essa si-tuação levou a perícia aconcluir que, em tese, oestudante já havia para-do o veículo antes de rece-ber o tiro fatal.

A perícia técnica apon-tou, ainda, que alguns

"A abordagempoderia sermais eficiente",diz promotor

Tiro que matou estudante teria sido efetuadopor policial já fora da viatura, conforme MP

Adolescente morto a tiros em via pública na Favela Malvinas

Homicídio

Adiel Dutra Dantas Sobrinho é apontado como autor do disparo que matou José Fernandes Castelo

Coletiva realizada pelo promotor Armando Lúcio

Ainda segundo o Mi-nistério Público, os mo-vimentos dos policiais mi-litares, analisados no lau-do de reprodução simu-lada, levam à conclusãoque o disparo letal foi efe-tuado pelo policial militarAdiel Dantas de fora daviatura, com a persegui-ção já sobcontrole.

"Pela posição do PM,não havia condição de ân-gulo para o tiro de dentroda viatura. O disparo foi fei-to pelo policial denuncia-do quando ele estava forada viatura", acrescentou.

O promotor ArmandoLúcio Ribeiro tipificou ocrime no artigo 121, "ca-put", do Código Penal

Brasileiro, cuja pena po-de ir de seis a 20 anos. Ocaso deverá ir a júri popu-lar.

ENTENDANo dia 13 de abril de

2013, o universitário Jo-sé Fernandes Castelo foibaleado nas costas duran-te uma perseguição poli-

cial. O cearense furou ablitz da Polícia Militarmontada na avenidaLeste-Oeste. Durante afuga, o estudante teriaatropelado três pessoas.José Castelo ainda foilevado ao Hospital Re-gional Tarcísio Maia(HRTM), mas não resis-tiu.

Durante a coletiva,o promotor ArmandoLúcio destacou quehouve despreparo dapolícia e que a perse-guição poderia terdesfecho diferente. "Aabordagem poderiater sido diferente emais eficiente", disse.

Assim, o promotorconcluiu baseado emprova técnico-cientí-fica, que pelo menosum disparo foi reali-zado com o Honda Ci-vic parado - até por-que em vários trechosda perseguição a velo-cidade apresentadaera muito baixa, entre

17 e 20 quilômetros,em alguns momentosaté com a parada doveículo.

Na denúncia, Ar-mando Lúcio Ribei-ro afirma que essa si-tuação é absoluta-mente desnecessária"para o enfrenta-mento da situação,denotando, portanto,que o autor desse dis-paro, Adiel Sobrinho,assumiu o risco deproduzir o resultadomorte, sem estar noamparo de nenhumaexcludente de ilicitu-de ou justificativa le-gal".

PF prende mulheres portentativa de fraude contraa Caixa Econômica

Em Natal

A Polícia Federal pren-deu na segunda-feira(10), numa agência ban-cária na avenida MariaLacerda Montenegro, Zo-na Sul de Natal, duas mu-lheres residentes em Bra-sília (DF), de 61 e 50 anos,acusadas da tentativa defraude contra a CaixaEconômica Federal.

Segundo a PF, as acu-sadas procuraram aagência na semana pas-sada e requereram aabertura de uma conta-corrente, mas ficou cons-tatado após análise queos documentos apresen-tados eram falsos. Dian-te de um possível golpe,a PF foi avisada e deslo-cou uma equipe ao local,conseguindo surpreen-der as acusadas quandoelas regressaram à agên-cia e apresentaram novosdocumentos, tambémadulterados, para com-plementar o cadastro.

De imediato, as duasreceberam voz de prisão

e confessaram o crime,afirmando ainda esta-rem hospedadas em umflat de Ponta Negra, pa-ra onde inicialmente fo-ram conduzidas. Apósfranqueado o acesso eprocedida uma busca, ospoliciais acharam fartadocumentação utilizadapara fraudar instituiçõesbancárias, tais como con-tracheques e comprovan-tes de residência.

Durante a autuação,as acusadas se recusa-ram a responder a maio-ria das perguntas formu-ladas, mas admitiramque os documentos falsoshaviam sido compradosde um "homem desconhe-cido" que transitava nasproximidades da estaçãorodoviária de Goiânia(GO) e a quem pagarama importância de R$800,00.

As mulheres estão sobcustódia na PF, ondeaguardarão o pronuncia-mento da Justiça.

disparos foram efetuadoscom a viatura policial e oHonda Civic em movi-mento e outros com osdois veículos parados. O

pneu que recebeu o tiro,por exemplo, não consta-va de nenhuma avaria tí-pica de ter sido atingidoem movimento.

Luciano Lellys

O adolescente DaviDaniel, 17, foi assassi-nado a tiros ontem naFavela Malvinas, emMossoró. O crime acon-teceu na Rua das Orquí-deas, onde a vítima foi

atingida por cinco dis-paros.

Segundo a Polícia Mi-litar, logo após as 11h,três elementos em umcarro escuro passarampelo local onde o adoles-

cente estava e atira-ram.A polícia não teminformações sobre osacusados e a motivaçãodo crime.

Após necropsia, oInstituto Técnico e

Científico de Polícia(Itep) identificou cincoperfurações. O crime se-rá investigado pela De-legacia Especializadaem Homicídios (De-hom).

Acusado de matar menor no Quixabeirinhateria ameaçado vítima pelo Facebook

Pela internet

O delegado ClaytonPinho, titular da Delega-cia Especializada em Ho-micídios (Dehom), deve-rá nas próximas horasconcluir o inquérito damorte do adolescenteMarcos Vinícius LimaSoares, 15, morto a tirosna manhã do último sá-bado, no bairro Quixabei-rinha. O acusado teriaanunciado a morte nas

redes sociais, em posta-gens do Facebook, con-forme apurou as inves-tigações.

De acordo com a polí-cia, o principal acusadodo crime, Tallys Tenillysde Oliveira Brito, 24, pos-tou frases de efeito amea-çadoras na internet an-tes e depois do homicídio.A alegação seria um pos-sível assédio do adoles-

cente com a mulher de-le.

"Nunca mexa com mu-lher de malandro, vocêpode acabar morrendo,isso é aqui na cadeia ouem qualquer canto, deta-lhe, foi só uma vez", dizuma das postagens, ho-ras antes do homicídio.

Em outra postagem oacusado acrescenta: "aboca só se cala quando o

tiro acerta a cara". O crime que vitimou o

adolescente Marcos Viní-cius aconteceu na manhãdo sábado, quando a ví-tima foi perseguida emorta dentro de uma dis-tribuidora de água mine-ral do bairro. Na tarde dasegunda-feira (10) o acu-sado se apresentou naDehom, onde foi ouvidoe liberado.

Policia

Page 7: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

ATOS DE VANDALISMO

Uma cena que para alguns é de fim de carreira. On-tem posaram para fotos com a camisa do São Paulo oídolo Rogério Ceni, prestes a aposentadoria, e o novo re-forço do tricolor paulista, Alexandre Pato, que não falaem se aposentar, mas vem praticando um futebol deca-dente. Quem sabe se recupera no novo clube.

Com Isaías no comando, Baraúnasbusca recuperação contra o América

Reforço

EmpolgaçãoDefinido

SÉRGIO OLIVEIRA

O goleiro agora joga fora de campo. Ao invés da pe-quena e da grande área do gol, ele terá que defenderseu time da área técnica, do lado de fora das quatrolinhas delineadoras da área do campo. E eu não pode-ria deixar de manifestar as boas-vindas ao ex-goleiroIsaías, agora na função de treinador do Baraúnas.Acompanhei parte da carreira vitoriosa desse profis-sional de excelente qualidade dentro de campo e foradele, um cidadão de bom caráter. Por tudo isso, nãoseria diferente aproveitar esse espaço para desejar aoagora Isaías Rodrigues todo sucesso na carreira detécnico de futebol, que não é fácil. Mas, lembrandoDag Hammarkjold, ganhador do prêmio Nobel da Pazde 1961: "Nunca avalie a altura de uma montanhaaté que atinja o cume. Quando atingir seu objetivo, veráentão como a montanha era baixa".

A nota divulgada pela diretoria do Potiguar dos atosde agressão contra o jogador Fabinho Cambalhota de-fine muito bem esse comportamento, ou seja, atos de van-dalismo. E tem mais, não deve ficar esperando pelapróxima, tem que denunciar o fato e apoiar a polícia nainvestigação para identificar e punir os culpados.

Não podemos deixar que esse tipo de exemplo negati-vo praticado lá fora conquiste seguidores entre nós. Idio-tas que não suportam acompanhar a trajetória de um timede futebol, não devem ir aos estádios. Vencer, empatar,perder, ficar feliz ou se decepcionar faz parte desse jogo.Agora, violência não cabe em nenhum lugar. No mais, pelaforma dedicada como se comporta, Fabinho não devefalar em deixar o clube, e sim seguir trabalhando parareencontrar a boa fase.

AMANHÃ tem o Potiguar na Arena das Dunas. Enfrenta o ABC.

SEM cansaço muscular, Pedrosa, Gleison Paraíba, Da Silva e Vaninhovoltam hoje ao Baraúnas.

PENSANDO na Copa do Nordeste, América encara o tricolor.

INCRÍVEL, mas na segunda-feira ainda não se sabia qual o estádio dojogo ABC e Potiguar. É para pensar.

SELEÇÃOAcompanhando o noticiário

nacional, alguns coleguinhas semostraram surpresos com a pos-sível saída de Jô e a entrada deAlan Kardec na seleção brasilei-ra. Essa foi uma das surpresas dotreinador Felipão na primeiraconvocação do ano, na busca deum companheiro para Fred noataque.

VOLTANDOEm ano de Copa do Mundo e

se aproximando rápido, mais rá-pida ainda foi à recuperação doatacante Fred no Fluminense. Ojogador havia se contundido e, nasemana passada, a previsão maisotimista falava de seu retorno,aos treinos, em dez dias. Não che-gou à metade e ontem ele já trei-nou e mostrou o polegar, dizen-do tudo legal. Esse sim mostravontade de vestir, seja qual for omotivo, a camisa da seleção.

EMPOLGADOPronto, o presidente do Glo-

bo se empolgou. Vendo seu timeganhar títulos e vaga em compe-tição nacional e detonando adver-sários tradicionais, não se conte-ve. Marconi Barreto, o presiden-te, soltou o verbo e disse que seuprojeto é colocar o time em cincoanos na Série A do CampeonatoBrasileiro. É, "sonho que se sonhasó, é só um sonho. Mas, sonho quese sonha junto é realidade". As-sim disse o filósofo, compositor ecantor Raul Seixas.

CENA

Depois do insucesso naestreia do 1º turno doCampeonato Estadual,goleado por 4 a 0 pelo Glo-bo em Ceará-Mirim, o Ba-raúnas retorna para per-to da sua torcida e hoje,no jogo contra o Améri-ca, traz novidades. Forade campo volta a contarcom o ídolo Isaías Rodri-gues, ex-goleiro que ago-ra ocupa outro espaço, co-mo treinador do tricolor.

No confronto das20h20, no estádio No-gueirão, Isaías já estaráno comando do time, poisvinha acompanhando atrajetória do “Leão doOeste” e já conhece oelenco e seu potencial."Trata-se de um elenco jáqualificado e que vamostrabalhar para melhorarainda mais, pois sempre

há como evoluir. Estoumuito motivado nesse re-torno ao Baraúnas, quetenho história como go-leiro, agora em uma fun-ção diferente. Esperorealizar um grande tra-balho", analisou Isaíasque manterá a base quevinha jogando sob o co-mando de Joel Cornelli.

Depois do pedido dedescanso, tendo ficado defora da partida do domin-go, o quarteto formado pe-lo zagueiro Pedrosa, vo-lante Gleison Paraíba e osmeias Da Silva e Vani-nho, fica à disposição dotreinador para o confron-to contra o América. Ago-ra, livres do alegado can-saço muscular, espera-secom suas presenças queo time consiga se recupe-rar na competição.

Treinador quer repetir o mesmo sucesso que teve como goleiro profissional no Tricolor mossoroense

Potiguar fará seu primeiro jogo no estádio Arena das Dunas Após as incertezas do

local por parte da Federa-ção Norte-rio-grandensede Futebol (FNF) estáconfirmada a estreia doPotiguar no estádio Are-na das Dunas. O alvirru-bro mossoroense buscarásua primeira vitória na

campanha da defesa do tí-tulo de 2013, amanhã,quando enfrenta o ABCem Natal.

A semana começoutendo como única certe-za que o adversário seriao alvinegro, porém exis-tia uma dúvida sobre o lo-

cal, questão esta já resol-vida e a Arena reabre nomeio de semana para es-se confronto. O ABC co-meçou com empate e o Po-tiguar com derrota, osdois agora terão um ex-celente espaço para bus-car a reabilitação.

AVALIAÇÃOEntre os jogadores a

avaliação da estreia comderrota não irá atrapa-lhar o projeto de nova-mente brigar pelo título."Tenho certeza que a der-rota não vai atrapalhar,nós sabemos que temos

um grande potencial e va-mos buscar a reabilitaçãojá no próximo jogo contrao ABC. Vai ser mais umjogo difícil, mas vamos embusca da vitória", avaliouo goleiro Ramon, um doslíderes do grupo depoisque se tornou titular.

Depois da conquistada Copa FNF, de uma va-ga do Rio Grande do Nor-te para a Copa do Brasilem 2015 e da estreia ar-rasadora no 1º turno, 4 a0 no Baraúnas, o time doGlobo entra em campohoje para defender a lide-rança. A “Águia” viaja pa-ra enfrentar no estádioIberezão a equipe do San-ta Cruz, que vem de der-rota para o América.

A campanha do Globo,campeão da segunda di-visão e agora liderandoa elite, empolgou o timee a sua torcida. Os joga-dores inclusive já entramem campo falando em de-fender também a inven-cibilidade como profissio-nal desde a temporadapassada, em seu caminhovitórias importantes emcima de ABC e Baraúnas.

A diretoria também semostra empolgada. Pelaprevisão do presidenteMarconi Barreto, em cin-co anos deverá colocar otime da cidade de Ceará-Mirim na Série A do Cam-peonato Brasileiro. Porenquanto, já estará debom também manter a li-derança do 1º turno e ga-rantir uma vaga na finaldo certame se conseguirconquistá-lo.

Globo defende a liderança do turno e fala em Série Ado CampeonatoBrasileiro

Isaías, novidade na área técnica do “Leão do Oeste”

ATOS DE VANDALISMO

Após a derrota de domingo o goleiro Érico se queixou quetinha diretor do Baraúnas falando em demissão em massa.Esta semana uma reunião com o atleta e diretores esse boa-to fez desfeito. Pronto, é assim que se resolve as coisas, con-versando e passando tranquilidade para os jogadores. Nomais, é controlar o falastrão de vestiário e da véspera de jo-go, em calçada de lanchonete.

DEMISSÃO

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Carlos Guerra - assessor

Page 8: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Cur

ta-M

etra

gem

SANTOS DUMONTO consórcio Progen-Planway já foi con-

tratado para desenvolver os projetos de via-bilidade técnica, estudo preliminar, an-teprojeto, ensaios e sondagens, projeto exe-cutivo de fundações e análise de projetosexecutivos para construção do aeroporto deMossoró, conforme declaração do minis-tro da Secretaria Nacional de Aeroportos,Moreira Franco. A presidenta Dilma já ha-via falado à deputada Sandra Rosado des-se projeto antecipando "em off" a declara-ção do ministro Moreira Franco.

DANIEL E MORGANAOs queridos Daniel Mendes Brasil e Mor-

gana da Escóssia Pereira casaram-se sába-do em evento - cerimônia e festa - que reu-niu a família e os muitos amigos dos noivos,no Kiko's Eventos, que assinou o buffet. Anoiva linda recebeu atenção especial da mãeValéria, que usou todo o seu talento para dei-xar a filha Morgana ainda mais bela.

@ Hoje é dia de festejar o ani-versário de Ione Cabral, Odeci Ro-cha, William Robson Cordeiro, Fáti-ma Oliveira e Márcia Jales.Parabéns!

@ Marcelo Duarte e DanielaAmaral se mudam de cama, mesa ebanho para um apartamento com vis-ta para o Costa e Silva.

@ O Colégio Mater Christi seprepara para festejar em setem-bro o seu jubileu de prata. Um pro-grama de eventos culturais mar-cará a data.

@ O bispo dom Mariano Man-zana enviou ofício ao prefeito Fran-cisco José Jr., solicitando a construçãodo Santuário de Santa Luzia. Esperoque o prefeito use o bom senso naanálise do pleito.

@ Primeiro, a Diocese de SantaLuzia é dona de imóveis localiza-dos na área mais valorizado da ci-dade - onde recentemente foi cons-truído um centro comercial, portan-to rica.Pode bancar a construção dotemplo.

@ Segundo,a população de Mos-soró tem necessidades mais urgen-tes como saúde e moradia, portantoprecisa desse dinheiro.

@ E terceiro, os nossos templosjá estão na medida e em número su-ficiente para louvarmos os nossossantos. Amém!

[email protected]

Pinto

Telefone: 84 9194 5192

Social8 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ajuste

Médicos das Forças Armadas poderão acumular cargos públicos para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS)

Emenda constitucional permite que 20 mil médicos militares trabalhem no SUS

KARINE MELO Repórter da Agência Brasil

A exemplo do que ocor-re com os médicos do ser-viço civil, os médicos dasForças Armadas agora po-derão acumular dois car-gos públicos para traba-lhar no Sistema Único deSaúde (SUS). A garantia

está prevista na EmendaConstitucional 77, pro-mulgada em sessão doCongresso Nacional dessaterça-feira (11). Pelo tex-to, o exercício da ativida-de militar, no entanto, de-verá prevalecer sobre asdemais.

Durante a sessão, o pre-sidente do Congresso e do

Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL), destacouque, com a promulgaçãoda emenda, 20 mil profis-sionais do Exército, da Ma-rinha e Aeronáutica pode-rão acumular outro cargoe aumentar a qualidade deatendimento na rede pú-blica de saúde. “A atualemenda não tem a preten-

são de resolver toda a ca-rência de médicos no país,mas poderá representarum alívio”, completou Ca-lheiros.

Em trocadilho com oprograma do governo fe-deral, o Mais Médicos, o se-nador disse também que,com a medida, o Congres-so fez o que chamou de

“muito mais médicos”.O evento também teve

a participação do presi-dente da Câmara, Henri-que Eduardo Alves(PMDB-RN), que disse nodiscurso que a emenda éimportante para superartendência de esvaziamen-to das Forças Armadas,que ocorre devido ao impe-

dimento de exercício de ou-tro cargo, prejudicando es-pecialmente a populaçãode regiões de fronteiras.

“Em nosso país, ondefaltam médicos, é justo emuito adequado que se dêaos profissionais milita-res o mesmo tratamentoque se dá aos civis”, dis-se Alves.

Momentos especiais do casamento de Daniel Mendes Brasil e Morgana Escóssia Pereira

Morgana Escóssia feliz da vida com o matrimônio

Jurandir conduziu Morgana em celebração... ...marcada pela felicidade

As irmãs Monique e Monalisa Escóssia foram destaque no casamento de Morgana

Page 9: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

O número de atendimentosno Hospital Regional Tarcí-sio Maia (HTRM) a vítimasde acidentes de trânsito em2013 registrou aumento de10,52% em relação ao anode 2012. No total, foram7.631 atendimentos a pa-cientes das cidades deMossoró, Baraúna, Assú,Upanema, Areia Branca,Governador Dix-septRosado, Apodi, Martins,

Umarizal e Grossos. O maior número de feri-

dos, 71,25%, foi de envolvidosem acidentes de moto, seguido

por acidentes de carro, 15,11%.O número de acidentes envol-vendo bicicletas (30) quase seigualou ao de atropelamentos(29). Os transportes que menosse envolveram em colisões foramos de tração animal, respon-sáveis por apenas 0,85% das in-ternações deste tipo de ocor-rência.

A taxa de acidentes tambémvaria de acordo com a faixaetária (59,24% das vítimas têmentre 18 a 40 anos) e sexo(67,08% dos acidentados sãohomens).

O HRTM registrou média de

23,9 atendimentos por dia a ví-timas de acidentes de trânsito,a maioria vinda da cidade deMossoró, com um total de65,05% das vítimas.

Em janeiro de 2014, foramregistrados 646 atendimentos aacidentes de trânsito, uma que-da de 12,82% em comparação adezembro de 2014, em que foram741atendimentos, dos quais 482vieram de Mossoró, 23 de Baraú-na, 21 de Assú, 15 de Upane-ma, 14 de Areia Branca, 13 deGovernador Dix-sept Rosado, 12de Apodi, 12 de Martins, 11 deUmarizal e 10 de Grossos.

Acidentes de moto correspondem ao maior percentual de vítimas

Aumento

COTIDIANO

Número de vítimas de acidentes de

trânsito sobe 10,5%

MOSSORÓ-RN - QUARTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2014 PROTESTO

Professores em greveameaçam ocupar sede da 12ª Dired

PÁGINA 3

De acordo com dadosdo setor de estatísticado HRTM, Mossoró li-dera o ranking de nú-mero de acidentes nosmunicípios atendidospela jurisdição do hos-

pital. Dos 7.631 aten-dimentos de janeiro adezembro de 2013,5.073 vítimas eram deMossoró, o que repre-senta 66,4% do total.

Os números mos-

tram que, em média,são registradas emMossoró 422 vítimas deacidentes, ou seja, umamédia de 14 feridos pordia. Somente em de-zembro o HRTM regis-

trou quase 500 atendi-mentos a pacientes deMossoró.

A segunda cidadecom maior número deferidos foi Baraúna,com 288 vítimas, segui-

da por Assú (245), AreiaBranca (147), Apodi(131), Martins (108),Serra do Mel (104),Upanema (95), Gover-nador Dix-sept Rosado(90), Caraúbas (88),

Grossos (83), Umarizal(69), Pendências (60),Alto do Rodrigues (59),Patu (47), São Miguel(45), Tibau (44), Paudos Ferros (44) e Angi-cos (40).

Mossoró lidera número de atendimentos no HRTM

Page 10: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Gerais2 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Em Natal

Grupo de Alcoólicos Anônimos faz 25 anos e reforça ajuda para vencer vício

O Grupo PrimeiroEncontro de AlcoólicosAnônimos (AA) fará reu-nião de informação aopúblico em Mossoró, dia23 de março, às 9h, naárea de lazer da LojaMaçônica João da Escós-sia, rua Felipe Cama-rão, bairro Doze Anos,em comemoração aosseus 25 anos.

A programação estásendo elaborada, e terádepoimentos de mem-bros masculino e femini-no do AA, relatos de fa-miliares de vítimas dealcoolismo, pregação depastor evangélico, pales-tras de profissional daárea de saúde mental ede autoridade de trân-sito.

Os depoimentos rela-tarão casos de luta pa-

ra superação do alcoolis-mo e o impacto do víciona família e convívio so-cial. E profissional desaúde mental (psicólo-go) abordará os males doconsumo excessivo deálcool para a saúde físi-ca e mental.

Já a autoridade detrânsito, representan-te do 2º DepartamentoRodoviário Estadual (2ºDPRE), reforçará asconsequências para mo-torista flagrado condu-zindo veículo sob efeitode álcool, previstas naLei Seca, como prisão,multa, apreensão daCarteira Nacional deHabilitação. E ainda orisco à vida imposto pe-la combinação de álcoole trânsito.

O Grupo Primeiro En-

contro de Alcoólicos Anô-nimos foi fundado em1989 e funciona na ruaFrancisco Solon, 32,bairro Boa Vista. Reali-za encontros diários eabertos ao público, ofe-recendo terapia paraquem procura vencer ovício em álcool.

AJUDAO Alcoólicos Anôni-

mos é irmandade de ho-mens e mulheres quecompartilham experiên-cias, forças e esperançasa fim de resolver proble-ma comum e ajudar ou-tros a se recuperarem doalcoolismo. O único re-quisito para se tornarmembro é o desejo de pa-rar de beber.

Para ser membro doAA não há taxa ou men-

salidade. O grupo é au-tossuficiente, com con-tribuições próprias, enão é ligado à seita oureligião, e a nenhum mo-vimento político, orga-nização ou instituição.O propósito primordialé ajudar alcoólicos a al-cançar sobriedade.

Mossoró conta seisgrupos de AA. Além dolocalizado na rua Fran-cisco Solon, bairro BoaVista, existem os da ruaRodrigues Alves, 1145b, Abolição I; travessaAlcides Menezes, 100,Centro; rua HemetérioGameleira, 44, São Ma-noel I; rua Otávio Fer-reira, 37, Vingt Rosado;Associação Comunitá-ria Esportiva Maisa (zo-na rural) e rua Pedro Ve-lho, 232, Santo Antônio.

Reunião, dia 23 de março, terá depoimentos de membros e palestras de especialistas

MuniçãoAtado com as limita-

ções que cercam o Go-verno do Estado, Leo-nardo pode ter entra-do numa barca furadaquando assumiu o co-mando da Secretariade Recursos Hídricos.Não dá para culpá-lopela atual crise, masimagem irretocável degestor sai arranhadado episódio. Os adver-sários usarão o episó-dio no momento certo.

EventoNo dia 24 de junho,

Uruguai e Itália reali-zarão um dos jogosmais aguardados da fa-se de grupos da Copa doMundo, na Arena dasDunas. O embaixadorda Itália no Brasil, Ra-faelle Trombetta, co-municou a intenção derealizar eventos artís-ticos, culturais e comer-ciais dentro da progra-mação do "Itália na Co-pa", antes do mundial.

Mais médicos O Governo federal

obteve mais uma vitó-ria no processo de for-talecimento da estru-tura de atendimentomédico do país. A par-tir de uma emendaaprovada no congres-so, os médicos das For-ças Armadas poderãoacumular cargos pú-blicos para trabalharno Sistema Único deSaúde (SUS). Limita-ção superada.

Prêmio O Prazo para inscri-

ção no Prêmio PrefeitoEmpreendedor termi-na na sexta-feira. A da-ta limite estabelecidapelo Sebrae permiteque cada gestor públi-co municipal pode ins-crever até dois projetospara concorrerem àpremiação nacional.Uma boa oportunidadepara mostrar ações dedesenvolvimento dosnossos municípios.

xistem várias formas de avaliação para a efe-tividade do poder. Nos últimos meses tivemos aoportunidade de obter um comparativo que

mostra quão tênue é a linha que separa a ação da in-tenção. Como prefeito de Pau dos Ferros, o democrataLeonardo Rego conseguiu provar que é possível fazeruma administração pública com características de em-presa. Leonardo quebrou vícios, captou recursos e mu-dou a visão dos pau-ferrenses quanto a forma de ad-ministrar o município. Divisor de águas na históriapolítica do município, Leonardo vive um drama. Comosecretário de Recursos Hídricos do Estado vê a mesmacidade que deixou com a marca de gestor eficienteviver a maior crise de abastecimento da sua história.Culpado? Não há como afirmar que Leonardo é culpa-do pela atual crise. Mas é possível afirmar que nem sem-pre é possível ser eficiente. A linha do poder é tênue.Exige bem mais do que uma boa intenção.

EA linha tênue do poder

TroçaAgora é definitivo. A Troça carnavalesca Ba-

tendo o Centro ganhará às ruas do centro dacidade na quarta-feira (26), com concentração apartir das 19h, no La Goccia Blu, ao lado do Tea-tro Municipal Dix-huit Rosado. A Troça, ideali-zada pelo arquiteto Eduardo Falcão e um grupode amigos há oito anos, é uma das atrações do Car-naval de Mossoró.

Expectativa A troça tem conquistado a cada ano mais segui-

dores. A organização espera um público de 10mil pessoas esse ano e terá como atrações a Or-questra de Frevo pernambucana Saboeira, alémde Renata Falcão e banda no trio.

Page 11: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Gerais 3www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sinte-RN afirma que profissionais estão sofrendo assédio moral do Governo

Grevistas promoveram protesto na manhã de ontem

Professores estaduais em greve há 15 dias ameaçam ocupar sede da 12ª Dired

Pressão

Ufersa inicia convocação de aprovados daLista de Espera a partir de segunda-feira

Seleção

Um grupo de professo-res da rede estadual deensino promoveu na ma-nhã de ontem, 11, um atoem público em frente à se-de da 12ª Diretoria Regio-nal de Educação, Cultu-ra e Desporto (Dired),com o objetivo de cobraresclarecimentos a respei-to das denúncias de as-sédio moral feitas por do-centes, em greve desde odia 28 de janeiro, contrao Governo do Estado. Du-rante o protesto, os pro-fessores anunciaram, in-clusive, a possibilidade deocupar a Diretoria portempo indeterminado.

"Viemos para a 12ª Di-red porque recebemos ainformação de que estáhavendo uma pressão, as-sédio moral em relaçãoaos professores. Os dire-tores das escolas esta-duais estão sendo chama-dos individualmente pa-ra receber orientação decomo pressionar profes-sores para encerrarem agreve. Se a pressão con-tinuar, nós poderemosocupar a sede da Diredpor tempo indetermina-do", afirma o coordenadorregional do Sindicato dosTrabalhadores em Edu-cação Pública do RioGrande do Norte (Sinte-RN), Rômulo Arnaud.

A professora SocorroHolanda confirma que há

pressão para que os do-centes retornem à sala deaula, mas que os profis-sionais em greve não irãose intimidar e permane-cerão com suas ativida-des paralisadas. "Não va-mos atender a convoca-ção, pressão de diretores.Estamos em greve paramelhorias na educação,é contraditório, mas que-remos melhores condi-ções, com aulas sem tan-ta fragmentação, comprofessores para todas asdisciplinas. No ano pas-sado, tivemos disciplinasque terminaram com au-lão, o descaso é impressio-nante", relata.

Para os próximos dias,o Sinte-RN planeja umasérie de atividades com ointuito de intensificar omovimento paredista.Hoje, representantes doSindicato visitarão as ci-dades de Caraúbas e Upa-nema. Amanhã, 13, have-rá ato público em AreiaBranca. Na sexta-feira,14, os professores sairãoem caravana rumo a Na-tal, retornando a Mosso-ró no sábado, quando rea-lizam panfletagem napraça Bento Praxedes."Na próxima segunda-feira, promoveremos as-sembleia para avaliar agreve", informa ainda Rô-mulo Arnaud.

O balanço do Sinte

Cacau

Desde ontem, 11, asinstituições de ensino queaderiram ao Sistema deSeleção Unificada (SiSU)estão liberadas para con-vocar os candidatos nãoselecionadas nas chama-das anteriores, mas que seinscreveram na Lista deEspera. Em Mossoró, aUniversidade Federal Ru-ral do Semi-Árido (Ufer-sa) ainda dispõe de 896 va-gas a serem preenchidas,mas só divulgará a rela-ção de convocados, aptospara entregar a documen-tação, no próximo dia 17.

Do total de vagas dis-poníveis, 430 são referen-tes aos cursos de gradua-ção oferecidos no CampusCentral, em Mossoró, 187

para Angicos, 189 em Ca-raúbas e 90 em Pau dosFerros. "Claro que o in-teresse da Universidadeé sempre preencher o qua-dro de vagas de forma cé-lere, mas estamos felizesao chegar a essa fase comesse número de vagas,considerado pequeno emrelação a anos anteriores,quando tivemos que fazerquatro, cinco chamadasantes da Lista de Espera",destaca o pró-reitor ad-junto de Graduação daUfersa, Walter Martins.

A entrega da documen-tação dos candidatos con-templados na Lista de Es-pera será dividida por cur-so, nos dias 21, 24, 25 e 26de fevereiro, no campus

para o qual o estudante foiselecionado. Em Mossoró,a entrega será realizadano Auditório Amâncio Ra-malho, que fica no andartérreo do prédio da Reito-ria da Ufersa, CampusLeste. O candidato deveapresentar documentoscomo RG, CPF, TítuloEleitoral e comprovantede votação na última elei-ção; certidão de nascimen-to ou casamento, duas fo-tos 3x4 iguais e recentes,certificado de conclusãodo Ensino Médio e histó-rico escolar completo eCarteira de ReservistaMilitar (para homens).

O resultado final da se-leção está previsto para serdivulgado no dia 17 de mar-

ço. Nesta data, o candida-to também saberá se ocu-pou vaga no primeiro ou se-gundo semestre letivo. Onúmero de matrícula dosalunos convocados será di-vulgado no dia 28 de mar-ço, para aqueles contem-plados em cursos cujas au-las serão iniciadas no pri-meiro semestre e 4 de se-tembro, para os do segun-do semestre. "Essa novasistemática, de haver ape-nas uma convocação anu-al, facilitou o andamentodo processo, pois o candi-dato não pode mais segu-rar a vaga que servirá pa-ra outra pessoa. Ele temque escolher se ficará ounão na Ufersa", conclui opró-reitor Walter Martins.

aponta que 70% dos alu-nos das escolas estaduaissituadas em Mossoró es-tão sem assistir a aula. "Éuma greve muito justa, es-tamos nas ruas por contade um acordo não cumpri-do, firmado desde agostodo ano passado. Estamosaqui para pedir providên-cias. As grandes escolas es-tão em greve totalmente.Esperamos ser chamadospara dialogar", frisa a pro-fessora Socorro Holanda.

A pauta de reivindica-ção dos educadores incluirevisão do Plano de Car-reira do Magistério, re-dimensionamento do por-te das escolas e gratifica-ção dos diretores, comple-

mentação na base sala-rial dos funcionários daeducação, convocação dosconcursados, entre outrospontos.

Em contato com a equi-pe de reportagem do jor-nal O Mossoroense, adiretora da 12ª Dired, Ma-gali Delfino, informouque devido a uma agen-da externa não tinha si-do informada ainda a res-peito da mobilização ocor-rida na manhã de ontem.Questionada sobre a pos-sibilidade de ocupação doprédio, ela respondeu queas questões referentes àgreve estão sendo trata-das pela Procuradoria-Geral do Estado.

Page 12: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Social4 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

MATRIMÔNIOEm elegante cerimônia

no Hotel Casa do Mar, o em-presário Karume Nasci-mento oficializou o seu ro-mance com Raquel Bezerra.Sob os olhares de amigos efamiliares, trocaram alian-ças nos embalos do ventoforte que rolava no fim datarde do sábado, 8, à beira-mar, em Icapuí/CE. O cená-rio recebeu os caprichos daMaster Produções. Eston-teante. Detalhes fizeram adiferença. Toda a criativi-dade de Liane Dantas e Ero-nildo Pereira surpreendeuos convidados de mais umenlace matrimonial assina-do com requinte e muito bomgosto por sua equipe 10. Dossonhos.

MAKE-UPQuando o assunto é ma-

quiagem, uma das apostaspara a estação é abusar dacor laranja, em tom queima-do, nos lábios. A cor emiteum brilho natural e realçaa pele. A dica é do Essen-cial Centro de Beleza. Já pa-ra as mulheres que não gos-tam de exagerar, vale abu-sar do batom de marrom cla-ro e com a textura opaca, ide-al para mulheres negras,pois valoriza a cor naturalda pele. As interessadas emmarcar um horário no Es-sencial devem ligar para(84) 3062-3030.

O casal Ciro Renê Fernandes e JaynnaFerreira prestigiou os noivos Raquel

Bezerra e Karume Nascimento

Raquel Bezerra e Karume Nascimento recebem o prefeito de Mossoró, Francisco

José Júnior, e Amélia Ciarlini

Flash

es V

IPs

Raquel Bezerra e Karume Nascimento após a troca de alianças

durante cerimônia no Hotel Casa do Mar

Em sua festa de casamento, no últimosábado, Karume Nascimento recebe o carinho das manas Ribana e Ivana

- A coluna está em festa com apassagem do aniversário do jor-nalista William Robson, PaskallyMedeiros, Oswaldo Albuquerque,o diretor da UnP Mossoró, FrankFelizardo; Pedro Henrique Lopes,Mircéa Dantas,Ramon Nobre,Palo-ma Medeiros,Mariana Camila e An-dré Manoel. Viva.

- Os registros memoráveis do casa-mento de Karume Nascimento eRaquel ganharam assinatura do fotó-grafo Eduardo Kenedy, responsávelpelos cliques que ilustram esta colu-na. Muito grata.

- O Tenda Gastronomia divulgaa agenda do seu happy hour paraesta semana.Na quinta-feira,a ani-mação ficará ao som do axé de bar-zinho com Ewerton Linhares.A pro-gramação continuará na sexta-feira, com o grupo Samba Nobre.No sábado, será a vez de Ander-son Lima e sua banda Rádio AM.

- Lia Castro e Vilani Torres inau-guram a Divine Esmalteria na próxi-ma sexta-feira. O paraíso dos es-maltes fica situado na Galera DomGentil, esquina com o Hospital Wil-son Rosado. Vamos lá.

- Artistas da terra, João Neto,vocalista da banda Pegada de Luxo,Giannini Alencar, André Luvi,Dayvid Almeida e Thábata Mendessão alunos assíduos da BiofitAcademia. A agenda de shows eoutros compromissos não impedemque deixem de lado a hora daatividade física. Faz parte.

- Ontem à tarde, a jornalista Ma-yara Amorim, residente em Dublin, Ir-landa, mostrou em seus perfis nas re-des sociais a neve que rolava na cidade.Em Mossoró,concluímos a coluna ao somde uma forte chuva.Cada gota que caié motivo de celebração para o povodo sertão potiguar.

[email protected]

Lima

PARA RELAXARA água morna é sinônimo de relaxamento, pois em contato com a pele (o maior

órgão do corpo humano) traz uma série se sensações positivas. Boa prova disso écurtir o parque aquático do Hotel Thermas. Além dessa atração natural, valelembrar que sócios com cartão passaporte e hóspedes podem acompanhar, dequinta-feira a sábado, a partir das 20h, a boa música dos artistas da terra. Nestasemana, se apresentam por lá: Alzinete Oliveira, Natali Vox e Ewerton Linhares.

Page 13: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Gerais 5www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Falta de medicamentos prejudica tratamento de pacientes

Membros do Cineclube Mossoró

Pacientes do Caps do Alto da Conceição reclamam demudança nos postos de entrega de medicamentos

Denúncia

Pacientes do Centro deAtenção Psicossocial doAlto da Conceição (CapsII) reclamam da mudan-ça no local de entrega dosmedicamentos receita-dos pelos psiquiatras.Antes, os pacientes daunidade pegavam os re-médios na farmácia daprópria instituição, masagora, por determinaçãoda Secretaria Municipalde Saúde, todos os medi-camentos deverão ser en-tregues nas chamadas"farmácias-polo", nospostos de saúde, median-te cadastramento prévio.

"Nós não fomos avisa-dos da mudança. Passeipela médica ontem, e eladisse que eu tinha que irao posto de saúde pegara medicação que ela re-ceitou. Eu já estava acos-tumado a receber os re-médios aqui, porque émais fácil e ninguém avi-sou que ia mudar", disseAldivan Peixoto Silva,paciente do Caps há doisanos.

Eles afirmam que amudança na verdadeatrapalha e dificulta otratamento, pois nos pos-tos de saúde os remédioscostumam faltar.

"Moro no Jucuri e ve-nho aqui para o Caps to-do dia. Recebi ontem a no-tícia de que tenho que re-

Fotos: Luciano Lellys

Projeto Cineclube Mossoróretomará sessões na próxima sexta-feira

Depois de três anossem atividade, o proje-to Cineclube Mossoróretomará suas sessõesna próxima sexta-feira. A reestreia teráa apresentação do fil-me "Jesus Cristo Su-perstar", de NormanJewison (1973), no au-ditório da BibliotecaMunicipal Ney PontesDuarte.

Conforme o profes-sor Giovanni Rodri-gues, idealizador doprojeto, o cineclube re-torna agora como pro-jeto de extensão daUniversidade do Esta-do do Rio Grande doNorte (Uern), por meiode uma parceria entreo Departamento deComunicação Social(Decom) e a Diretoriade Educação, Culturae Artes (Deca), vincu-lada à Pró-Reitoria deExtensão (Proex).

O projeto, coorde-nado pelo professorGiovanni Rodrigues,conta com a participa-ção de estudantes deComunicação Social eda comunidade exter-na. "Como projeto deextensão da Uern, o ci-neclube passa a seruma atividade ex-tracurricular para osalunos. Além disso, aformalização permiteque o projeto concor-ra a recursos do Minis-tério da Cultura e fa-zer parcerias com ou-tras instituições", ex-plica o diretor da De-ca, Alexandre Nader.

Giovanni Rodri-gues informa que as

sessões serão quinze-nais e abertas ao pú-blico. "Além de exibirfilmes clássicos, queestão fora do circuitocomercial, o cinecluberealiza debates apóscada exibição", diz. Eledestaca que, poste-riormente, a propostaé levar as exibições pa-ra outras cidades daregião, que tenhamcampi da Uern.

O FILMEJesus Cristo Supers-

tar é um musical adap-tado da peça homôni-ma, apresentado du-rante anos na Broad-way, na segunda me-tade dos anos 60, e tema trilha sonora compos-ta por Andrew LloydWeber, também com-positor das trilhas deEvita e O Fantasma daÓpera. O filme, que cau-sou polêmica por seruma narração do evan-gelho do ponto de vistade Judas Iscariotes,marcou toda uma gera-ção e até hoje encantaos que assistem a ele.

O filme apresenta amarcante influênciado movimento hippiena caracterização dospersonagens, na suamensagem e nas mú-sicas compostas e ar-ranjadas no estilo dorock clássico. Além daextraordinária belezada música e só o cená-rio, destaca-se tam-bém a interpretaçãode atores-cantoresoriundos da monta-gem original da peçada Broadway.

Cultura

Justiça Federal promove leilão presencial e eletrônicoEvento

ceber os remédios no pos-to, mas quando fui lá, nãotinha nenhum dos remé-dios que eu tomo. Quan-do a gente recebia os re-médios aqui mesmo, elesnão faltavam", disse Ma-ria Auxiliadora Fernan-des, paciente do Caps hásete anos.

Funcionários da Uni-dade relataram que ospacientes ficaram agita-

dos com a mudança, quenão foi conversada comas equipes das unidades.Eles frisam que a entre-ga de medicamentos naprópria unidade já haviasido um avanço conse-guido após muita discus-são e que tornava o con-trole da medicação toma-da pelos pacientes bemmais eficaz, uma vez queestes recebiam os remé-

dios assim que saíam doconsultório da psiquia-tra no Caps.

Procurada para pres-tar esclarecimentos acer-ca da mudança nos pon-tos de entrega de medi-camentos aos pacientesdos Caps e sobre a falta deremédios nas unidadesbásicas de saúde, a secre-tária de Saúde do muni-cípio não foi localizada.

A Justiça Federal doRio Grande do Norte(JF/RN), unidade de Mos-soró, promoverá, nos dias13 e 27 de fevereiro, umleilão presencial e eletrô-nico, sempre às 10h, naVara da Justiça. A hastapública é realizada emconjunto com o leiloeirooficial Davi Eduardo Pau-lim.

Serão leiloados lotespenhorados pelas 8ª e 10ªVaras da Justiça Federal.Entre os bens, estão imó-veis urbanos, comerciale rural, em Mossoró, Ti-bau, Ipanguaçu e Grava-tá/PE. Além disso, veícu-los, máquinas e equipa-mentos também fazemparte do pregão.

Os lances mínimos pa-

ra arrematar os lotes va-riam de R$ 180 a R$ 180mil, dependendo dos itensque compõem os lotes. Osinteressados podem vi-sualizar os lotes, obter de-talhes dos bens e ofere-cer lance através do sitew w w . l e i l o e s j u d i -ciais.com.br.

Nos dias do leilão, osinteressados podem ofe-

recer lance presencial, nasede da Justiça Federalem Mossoró, situada nobairro Costa e Silva, oupor meio de lance eletrô-nico através do referidosite.

Interessados podemobter informações maisdetalhadas sobre os lotespelo telefone 0800-707-9272.

Os remédios antes entregues na farmácia da própria instituição agora são distribuídos nos postos de saúde

VENDE-SE MOTO OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto Santa Delmi-ra. Residencial Maria Helena. Casa 3, com2 quartos, banheiro social com box de vidro,sala, cozinha, área de serviço. Condomíniocom piscina, churrasqueira, duas vagas nagaragem (sendo uma coberta). Valor R$120.000,00.

Interessados ligar para 8811-1275 /3316-1275

VENDE-SE MOTO YAMAHAFAZER 250CC,ANO 2007,

COR AZUL. VALOR R$4.700,00.

INTERESSADOS FALAR COM KLÉBER

9616-0840

Page 14: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Cidades6 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Novo poço tubular perfurado começaa ser testado no município de Areia Branca

Areia Branca

Legislativo

AREIA BRANCA -Determinada em acabarcom a ansiedade e o temorda população de AreiaBranca com relação à exis-tência de um único poçotubular que abastece a zo-na urbana e fornece águapara os carros-pipa com-plementar o abastecimen-to de água na zona rural,a prefeita Luana Bruno(PMDB), num esforço con-centrado, conseguiu comque a cidade ganhasse seusegundo poço.

Na tarde de sábado, 8,a água jorrou no poço re-centemente perfurado noconjunto Santa Amália.Segundo a empresa res-ponsável pelos serviços, opoço está em fase de testee por esse motivo é preci-so deixar a água jorrandopor um período para tercerteza da eficácia do equi-pamento instalado e tam-bém para que sejam rea-lizados os testes de pure-za da água.

"Com esse segundo po-ço pronto para entrar emoperação, finalmente a po-pulação ficará descansa-da e sem temor de um co-lapso no abastecimento deágua na cidade. Começaa partir de agora um no-vo ciclo na vida, o que eraum sonho de trinta anos,agora é uma realidade. Te-

mos água de boa qualida-de fruto de um esforçomuito grande, mas que va-leu a pena", disse a pre-feita Luana Bruno ao serinformada do início dostestes no poço 2, com capa-cidade e dimensões seme-lhantes ao atual poço daCompanhia de Águas eEsgotos do Rio Grande doNorte (Caern), que abas-tece a cidade.

Desde o ano passado,a gestão da prefeita Lua-na Bruno vem realizandoinvestimentos significati-vos na área de recursos hí-dricos. Além do segundopoço tubular da cidade, elaampliou o abastecimentona zona rural por meio denovos dessalinizadores erecuperação de outros jáexistentes, perfuração depoços artesianos e a ma-nutenção do programa decarros-pipas, artifício quea atual administraçãopretende erradicar com ainstalação de mais poçosnas comunidades.

No segundo semestre de2013, uma parceria do Go-verno do Estado, por meioda Secretaria de Estado deMeio Ambiente e dos Re-cursos Hídricos (Semarh),com a Prefeitura de AreiaBranca garantiu a instala-ção de três novos dessali-nizadores na zona rural do

Prefeitura de Macau publica edital retificando o concursopúblico com alteração para a Guarda Municipal

Mudança

Presidente da Câmara inicia trabalho de visitasa órgãos públicos acompanhadode outros vereadores

MACAU - A Prefeitu-ra de Macau publicou o edi-tal retificado do concursopúblico nº. 1/2014 destina-do ao preenchimento de291 vagas. O cargo deGuarda Municipal teveseu requisito alterado pa-ra Nível Médio, mais Car-teira Nacional de Habilita-ção (CNH) nas categorias"A" ou "B", mais curso deformação de Guardas Ci-vis Municipais. Para con-ferir essa e outras mudan-ças, acesse o edital do cer-tame no site da empresaresponsável.

Do total de vagas, 262são de ampla concorrên-cia e 29 são reservadas àspessoas com necessidadesespeciais, nas seguintesfunções: Nível Fundamen-tal - ASG (25), Merendei-ra (16) e Porteiro (12).

Nível Médio: Guarda

Municipal (10), Auxiliar deEnsino Infantil (69), Téc-nico em Cadastro Imobiliá-rio (2), Técnico em Edifi-cações (1), Técnico em En-fermagem (20), Técnico emRecursos Pesqueiros (1),Agente de Endemias (13),Agente Comunitário deSaúde (8), Guia de Turis-mo (1), Agente de Mobili-dade Urbana (6), Motoris-ta - Habilitação "D" (8) eOperador de Máquinas Pe-sadas (3).

Nível Superior: Advoga-do (3), Assistente Social (4),Dentista (10), DentistasEspecialistas nas áreas deOdontopediatra (1), Endo-dontista (1), Cirurgião Bu-cofacial (1), Periodontista(1), Enfermeiro (10), Enge-nheiro Civil (1), Médico Clí-nico Geral (10), Médico-Veterinário (1), Nutricio-nista (1), Psicólogo (1), Téc-

nico de Nível Superior -Meio Ambiente (1), Agen-te Fiscal de Tributos (1),Pedagogo (2), Professor(20), Professor de Artes (2),Ciências (3), Educação Fí-sica (10), Geografia (4),História e Cultura do RN(1), Inglês (1), Matemáti-ca (2), Língua Portuguesa(2) e Professor Intérpretede Libras (2).

A remuneração varia deR$ 724,00 a R$ 9 mil em jor-nadas de 30h e 40h sema-nais, dependendo da fun-ção desempenhada. Os in-teressados devem se ins-crever pelo site www.con-pass.com.br no período de10 de fevereiro a 20 de mar-ço de 2014. Os valores deinscrição variam de R$ 80para Nível Superior, R$ 55para Nível Médio e R$ 35para Nível Fundamental.

Entre os diversos car-

gos, as maiores remunera-ções são nas funções de Mé-dico Clínico Geral, saláriosde R$ 9 mil;Dentista e En-fermeiro, salários de R$3.630,00. Em seguida, En-genheiro Civil, R$3.500,00, além de Advoga-do, salários de R$ 3 mil.

A triagem dos inscritosconstará de provas escri-tas que devem ocorrer nadata provável de 27 deabril, em horário a ser de-finido e divulgado. Tam-bém haverá avaliação detítulos para Professores,prova prática para Opera-dor de Máquinas Pesadas,além de teste físico paraGuarda Municipal.

O concurso terá valida-de de dois anos, a contarda data de publicação dahomologação, podendo serprorrogado por igual pe-ríodo.

Estrutura que está em fase de finalização reforçará abastecimento hídrico do município litorâneo

Água jorra no novo poço, iniciando a fase de testes para entrar emfuncionamento

AREIA BRANCA- Por iniciativa do pre-sidente da CâmaraMunicipal de AreiaBranca, Sandro Góis(PV), ontem, a Casainiciou um trabalhode visitas a órgãos pú-blicos municipais. Pa-ra isso, o dirigenteconvidou todos os ve-readores com assen-to na atual legislatu-ra, num total de 11,para fazerem partedesse trabalho quetem como objetivoacompanhar o funcio-namento dos serviçosoferecidos nos órgãos.

Justificando aação, Sandro Góis dis-se que a ideia é visitartodos os órgãos liga-dos à administraçãomunicipal para que osvereadores possamcolher informaçõespara ter uma fotogra-fia da realidade vivi-da nesses organismoscom a finalidade debuscar melhoria jun-to ao Poder Executi-vo.

A ação do Legisla-tivo, de acordo comSandro Góis, se esten-derá tantos aos ór-gãos da administra-ção direta como a in-direta, destacando assecretárias de Saúde,Serviços Públicos,Educação, entre ou-tras. "Nossa intençãoé conhecer melhor osistema funcionaldesses órgãos, prin-cipalmente os queocupam lugar de des-taque na atual ges-tão", explica.

De acordo com opresidente, "a nossaintenção é nos aproxi-mar cada vez mais dapopulação e ter conhe-cimento dos serviçose obras executadosem nossa cidade. Comisso, acreditamos queestaremos contri-

buindo na melhoriada qualidade dos ser-viços e fiscalizando aaplicação dos recur-sos, que é o papel dolegislador", acrescen-tou Sandro Góis.

O presidente San-dro Góis confirma queno próximo dia 18, às19h, serão retornadasas atividades em ple-nário, na CâmaraMunicipal de AreiaBranca. "A nossa ex-pectativa é de um anode ganhos para a edi-lidade", disse.

Sandro acreditaque 2013 foi bem pro-dutivo e pretende con-tinuar nesse ritmo,pois os vereadores deprimeiro mandato es-tão bem envolvidos,estão com vontade deresolver problemas eagora também estãomais familiarizadoscom os processos daCasa, avalia.

O presidente refor-ça que 2014 é um anoimportante, pois ha-verá eleição para de-putados estaduais efederais, o que acabarendendo grandescontatos. Ele afirmaque se os vereadoresestiverem atentos epreparados podemtrazer grandes me-lhorias para a cidade,por meio de emendas.

Sandro Góis tam-bém acredita em umamaior participaçãopopular nas sessõesem 2014. Ele destacaque Areia Branca temuma população quevem crescendo e bus-cando maior partici-pação na política dacidade, o que já era es-perado. "As pessoasdevem acompanharas sessões para enten-der e perceber o traba-lho do vereador elei-to e sua importância",conclui.

município, em localidadesque enfrentavam dificul-dade em obter água porqueos poços perfurados deramágua salobra.

Os equipamentos fo-ram instalados nas comu-nidades de Ponta do Mel,Redonda e São José, bene-ficiando com água de boaqualidade cerca de cincomil pessoas que moramnas áreas contempladas.A próxima localidade a sercontemplada com o bene-fício será São Cristóvão,que também receberá umnovo dessalinizador.

"A parceria que possibi-litou a aquisição dos equi-pamentos, bem como aperfuração de novos poçosartesianos nas comunida-des rurais, é fruto do esfor-ço que a prefeita LuanaBruno vem empreenden-do para assegurar aos mo-radores dessas localidadese a população de AreiaBranca em geral, melho-rias no abastecimento deágua para o consumo hu-mano e animal", reforçouo gerente executivo de Re-cursos Hídricos do muni-cípio, José Maria de Sena.

Page 15: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Social 7www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EM LUCRÉCIANa noite de sábado, 8,

os ex-alunos da EscolaIsolada, da comunidadeda Várzea Grande, emLucrécia, se reunirampara fazer festa com ho-menagem surpresa à ex-professora Angelina,atualmente aposentadae residindo em Natal. Amerecida homenagem foifeita no dia do seu aniver-sário.

APROVADAA jovem Raquel Nu-

nes de Lima, filha do ca-sal Wellington Bertoldode Lima (ex-prefeito deRafael Godeiro) e Josi-meire Nunes, foi aprova-da no vestibular de Medi-cina da UnP 2014.1. Es-te espaço manifesta os pa-rabéns e deseja muito êxi-to em sua carreira. Cláudia Jaqueline com seu esposo John Lennon

Edilma Xavier

comemorouseu

aniversáriona

segunda-feira

DIVULGANDOA Prefeitura de Almino Afonso lançou

uma página no Facebook com o objetivo dedivulgar e mostrar à população as principaisações que desenvolve no município. Acesse e confira: www.facebook.com/prefeituramu-

nicipaldealminoafonsorn.

Juliana Paivacomemora seuaniversário nosábado

Raquel Nunes de Lima, novaestudante de Medicina

Juan Marxcom sua mãeCynaraRodrigues em sua formatura

AbelCícero comsua mãe FátimaAmorim

DESTAQUEA empresa americana de ar-

quitetura Populous, responsá-vel pelo projeto da Arena dasDunas, destacou na capa de suapágina da internet uma maté-ria sobre a inauguração do es-tádio que será sede da Copa doMundo da Fifa em Natal, res-saltando a particularidade doseu design - inspirado nas du-nas que cercam a capital poti-guar - e a sua funcionalidade.A empresa, de renome interna-cional, também assinou o pro-jeto do famoso estádio Wem-bley, em Londres, e também doestádio Olímpico de Sydney, naAustrália. O projeto da Arenadas Dunas venceu o 6º Prêmiode Arquitetura Corporativa nacategoria Obra Pública e o prê-mio Master (geral). Gostei!

PARA REFLETIR"Quando falar, cuide para

que suas palavras sejam melho-res que o silêncio." (Provérbioindiano)

DE PARABÉNSJuan Marx por sua forma-

tura, Cláudia Jaqueline, Julia-na Paiva, Davisson Carlos,Abel Cícero, Charles Carlos,Luzenir Melo, Guilherme Vi-nícius, Maria Rita Carlos, Jan-deilson Batista, Rivanildo Ale-xandrino e Edilma Xavier. Fe-licidades a todos.

Processo eleitoral interno se dará em evento marcado para o período de 18 a 21 de fevereiro

Comando da Fetarn será disputado em congresso marcado para a próxima semana

Transição

NATAL/INTERIOR-Não houve sucesso na ten-tativa de consenso e u-nificação de forças ehaverá confronto de cha-pas na eleição que apon-tará a próxima diretoriada Federação dos Trabal-hadores na Agriculturado Rio Grande do Norte(Fetarn). Quarta-feira úl-tima, dia 5, se venceu oprazo para o registro de

candidaturas e houve aconfirmação de duas in-scrições.

O processo eleitoral in-terno da Fetarn se darádurante a realização deseu 9º Congresso Esta-dual dos Trabalhadorese Trabalhadoras Rurais,cuja programação oficialtranscorrerá de 18 a 21 defevereiro em curso, noCentro de Convenções do

Hotel Mardunas, locali-zado na cidade de São Jo-sé de Mipibu, na regiãometropolitana de Natal.

A Chapa 1, de situação,é encabeçada pelo ex-presidente da Federaçãoe seu atual tesoureiro,Manoel Cândido da Cos-ta. O dirigente tentarávoltar ao posto máximo daFetarn depois de uma in-cursão político-partidária

em 2012. Naquele ano,Manoel Cândido concor-reu sem êxito à sucessãomunicipal da cidade deSerra do Mel, pelas coresdo PT.

A Chapa 2, de oposição,tem como postulante aocargo de presidente, hojeocupado pelo sindicalis-ta Ambrósio Lins, o atu-al secretário de Formaçãoe Organização Sindical e

membro da diretoria doSindicato dos Trabalha-dores e TrabalhadorasRurais de Jandaíra, na re-gião do Mato Grande, Jo-sé Edson de Oliveira, "De-dezinho".

PAUTA O 9º Congresso Esta-

dual da Fetarn deveráreunir mais de 500 dele-gados sindicais rurais

vindos de todas as regiõesdo Rio Grande do Norte.A eleição da nova direto-ria representará o desfe-cho da programação ofi-cial do evento. Antes, aagenda incluirá discus-sões sobre diversos te-mas, com destaque para opanorama de seca quecontinua sendo uma rea-lidade em todas as regiõesdo Estado.

Page 16: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Renê[email protected]ão Miguel

GuidaNo sábado passado, a turma de Odontologia 2013.2 da UnP celebrou em

alto estilo a conclusão do curso. Uma megafesta foi promovida no Centrode Convenções de Natal, com convidados estrelados. A animação ficou porconta das bandas Orquestra Amistad, Solteirões do Forró, Grafith e Pedro

Lucas. Confira o que rolou na noite da formanda Raíssa Alencar.

A elegante Naiara Alencar, seu amado dr. David Rêgo e sua filha Cibele Alencar

Hélia Pinheiro, Cibele Alencar e Luanda Alen-car eram só orgulho pela conquista de Raíssa

Hélio Pinheiro e Leidinha Félix prestigiando a sobrinha

Raíssa Alencar

As tias Ene Pinheiro e Gércia Pinheirocom a primaPaloma Pinheirofestejaram o baile deformatura dabela dra. Raíssa Alencar

O hair stylist Marcos Antônio foi escolhido pela formanda Raíssa Alencarpara embelezar ainda mais a sua noite

Um lindo momento de amor em que Rodrigo Diógenes felicita a dra. Raíssa

Alencar em momento de felicidade

Estecolunista, a

formandaRaíssa

Alencar e suatia Ene

Moreira Ene Moreira, Nívea Moreno, Ana Áurea e seu

amado Elmano esbanjando felicidade na linda festa de formatura dos mais novos odontólogosda família: Raíssa Alencar e Mykadson Alves

Raíssa Alencar ladeada por suas lindas amigasque a prestigiaram em sua noite de gala

Radiante, Raíssa Alencar recebendo convidados em sua noite de glória

Social8 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Expectativa é de que documentos comecem a ser entregues a partir de março com o início do ano letivo

Prefeitura de Antônio Martins autoriza distribuiçãode carteiras estudantis para os alunos da rede municipal

Benefício

ANTÔNIO MARTINS- O prefeito de Antônio Mar-tins, Zé Júlio, autorizou aconfecção e distribuiçãogratuita da carteirinha es-tudantil para alunos regu-larmente matriculados narede municipal de Educa-ção. "Nossos jovens sãomais que merecedores des-

te benefício, que vem parafacilitar o acesso e auxiliá-los no dia a dia, contribuin-do para a melhoria da qua-lidade de vida", disse.

A gratuidade garanti-rá economia ao bolso dosalunos, que não precisa-rão mais pagar pelo do-cumento, além de identi-

ficá-los perante a institui-ção de ensino. O docu-mento garantirá meia-passagem em ônibus in-termunicipal, bem comodescontos de 50% em in-gressos de eventos cultu-rais e esportivos.

A carteira estudantildará direito à meia-en-

trada em salas de cinema,teatro, festas, shows mu-sicais e partidas de fute-bol, entre outros.

Segundo a secretáriamunicipal de Educação,Ana Maria Vieira, o docu-mento será obrigatóriopara os maiores de 12anos, porém, qualquer

aluno da rede municipalabaixo dessa idade, que ti-ver interesse, poderá so-licitar diretamente na es-cola em que estuda.

Com o subsídio dado pe-la Prefeitura de AntônioMartins, o aluno pagará ametade do preço em diver-sos lugares e até para via-

jar. Além de se divertir, eletambém economizará di-nheiro, que poderá ser usa-do para outras finalidades.A expectativa é que as car-teirinhas comecem a serentregues a partir de mar-ço, com o início do ano leti-vo, marcado para o dia 24de fevereiro.

Page 17: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

No último sábado (8) foi

dia de festa para

meu tioNelson Neto

pelos seus 28anos de

idade.Parabéns e felicidades.

Aqui vão os meusparabéns para o jovemEdriélissonJales que completou noúltimo sábadomais um anode vida.Parabéns e vida longa.

[email protected]

JorgeCONCURSO GAROTO E GAROTA FITNESS

Aconteceu no último sábado, 8,em Alexandria, o concurso do maisbelo "Garoto e Garota Fitness" dacidade,tendo como ganhadoresDouglas Costa e Subênia Olivei-ra. A premiação foi de R$ 1.500 emedalhas. Ainda não conseguimosfotos dos ganhadores.

CARNAVAL 2014Muito se especula sobre o carna-

val de Alexandria. A verdade é quenão existe ainda nenhuma bandacontratada e até agora o prefeitoNei Rossato (PSB) não se pronun-ciou sobre a realização ou não docarnaval que é tradição da cida-de.Caso não haja carnaval abertoao público,contamos com a inicia-tiva dos empresários Chico Almei-da e Leão Produções que vêm rea-lizando um brilhante trabalho,ten-do como exemplo o carnaval do anopassado que mobilizou foliões deAlexandria e de toda a região.

CHUVASHá duas noites chove em nossa

terrinha Alexandria. Chuva boaque desperta a confiança e a espe-rança do sertanejo, enquanto issovamos agradecer a Deus por nosabençoar com o líquido precioso.

SINTO MUITO Aqui vão minhas condolências

à família do prefeito Nei Rossatto,que depois de 26 dias ainda sentemuito pela perda de sua cunhadae ex-chefe de gabinete da prefeitu-ra, Rejane Andrade. Meus senti-mentos de pesar a todos.

FIQUE LIGADO

# - No último sábado (8)foi dia especial paraLena Emídio quecompletou mais um anode vida. Parabéns.

# - Não poderia deixarde registrar os meussinceros parabéns paratodos os que foramaprovados no exame doIFRN em especial, meusamigos - Alisson Silva,Alisson Weniston, Ana Ví-vian, Daniel João, BeatrizGonçalo, Gabriela Mar-tins, Marcela Sampaio eMaria Sampaio.

# - Dia 22 deste mês temfesta em MarcelinoVieira, na EscolaEstadual Des. LicurgoNunes. Por lá seapresentam numa festadançante às 23h as ban-das Kaca Farra e ForróPisada Boa Elétrica.

# - O parceiro ClístenesCarlos agora tirou o bonée deu uma renovada noseu visual. Bacana!

FALTA DE DINHEIROHá dias a população de

Alexandria vem sofrendocom falta de dinheiro e coma superlotação na agêncialocal do Banco do Brasil.O sofrimento aumenta nosfins de semana quando sófuncionam os caixas ele-trônicos. Em alguns casos,os clientes vão dezenas devezes e não encontram di-nheiro, sendo obrigados ase deslocarem a cidades vi-zinhas como Pau dos Fer-ros ou Catolé do Rocha,PB.

Social 9www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Page 18: Mossoró - RN, 12 de fevereiro de 2014 - Nº 16.574 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/... · convocação de candidatos da lista de espera Página 3 (Cotidiano)

Cidades10 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Programação sociorreligiosa em homenagem ao padroeiro ocorrerá no mês agosto

ITAJÁ - Revela o se-cretário municipal deCultura da Prefeitura deItajá, professor VicenteCarlos Chimbinha Jú-nior, que já foram inicia-dos os entendimentospreliminares com a Igre-ja Católica da cidade afim de inserir, dentro daprogramação oficial dafesta do padroeiro, esteano, a realização de umespetáculo teatral. A pro-gramação sociorreligio-sa ocorrerá em agosto.

Trata-se, segundo osecretário, do Auto deSão Vicente Férrer, pe-ça cênica que retrataráaspectos da trajetória dosanto, patrono dos cató-licos do município. "Éuma história muito boni-ta [do padroeiro] e queprecisa ser propagada,porque muitos dos queresidem em Itajá não co-nhecem a história de SãoVicente Férrer", justifi-cou Carlos Júnior.

Para tal realização,ele afirma que já está de-bruçado, juntamentecom pessoas ligadas àigreja matriz, por sobreum trabalho de pesqui-sa sobre a vida e a obra dosanto. A interpretação doauxiliar da prefeitura é

Em Itajá

Festa de São Vicente Férrer deverá incluir peça cênica sobre a vida do padroeiro

Mobilização

Decreto anuncia Conferência de Proteçãoe Defesa Civil do município de Lagoa Nova

LAGOA NOVA -Com sua localizaçãona região do Seridó doRio Grande do Norte, acidade de Lagoa Novajá está encaminhandoos procedimentos le-gais para a realizaçãode sua 2ª ConferênciaMunicipal de Proteçãoe Defesa Civil (CM-PDC). A convocaçãooficial se observou pormeio do Decreto nº426/2014, do dia 4 des-te mês, assinado peloprefeito João Maria Al-ves de Assunção(DEM).

A 2ª CMPDC se rea-

lizará no dia 19 de fe-vereiro, uma quarta-feira, com o tema "Pro-teção e Defesa Civil:novos paradigmas pa-ra o Sistema Nacio-nal", como etapa pre-paratória da 2ª Confe-rência Nacional de Pro-teção e Defesa Civil.Um dos objetivos daConferência será ava-liar e apresentar a im-plementação das dire-trizes aprovadas na 1ªConferência Nacionalde Defesa Civil e Assis-tência Humanitária(CNDC).

Outros propósitos

são: promover, incen-tivar e divulgar o deba-te sobre novos paradig-mas para a proteção ea defesa civil; avaliar aação governamental,em especial quanto àimplementação dosinstrumentos jurídicose demais dispositivostrazidos pela Lei nº12.608, de 10 de abrilde 2012; propor prin-cípios e diretrizes pa-ra a implementação daPolítica Nacional deProteção e Defesa Ci-vil.

FINALIZANDOE ainda: promover o

fortalecimento do Sis-tema Nacional de Pro-teção e Defesa Civil(SINPDEC); e fortale-cer e estabelecer for-mas de participação econtrole social na for-mulação e implemen-tação da Política Na-cional de Proteção eDefesa Civil, inclusivedo Conselho Nacionalde Proteção e DefesaCivil (CONPDEC). A2ª CMPDC tambémencaminhará propos-tas e elegerá delegadospara a Conferência Es-tadual de Proteção eDefesa Civil.

que o evento cultural en-riquecerá a agenda fes-tiva do padroeiro, indoalém do seu roteiro reli-gioso, inclusive defen-dendo que a apresenta-ção da peça possa ocor-rer em pelo menos doisdias do itinerário oficialda festa.

O SANTO - São Vicen-te Férrer nasceu em1350, em Valência, Espa-nha. A partir de sua pro-fissão religiosa, em 1368,até ser ordenado sacerdo-

te, em 1374, alternou o es-tudo e o ensino da Filo-sofia com a aprendiza-gem da Teologia. Anosmais tarde, caiu grave-mente doente a ponto dequase falecer. Foi quan-do teve a visão de JesusCristo, acompanhado deSão Domingos e SãoFrancisco, conferindo-lhe a missão de pregar pe-lo mundo.

A partir daí, repenti-namente, recuperou asaúde. Em 22 de novem-

bro de 1399, deixou a ci-dade espanhola para le-var ao Ocidente a Pala-vra de Deus. Durante os20 anos seguintes, SãoVicente Férrer percorreutoda a Europa pregando,afirmando em especial anecessidade de conversãopor causa do Juízo Final.Foi canonizado pelo papaCalisto III na Igreja Do-minicana de Santa MariaSopra Minerva, em Ro-ma, Itália, em 3 de junhode 1455.

Cidade prepara homenagens ao santo padroeiro