mossoró - rn, 7 de dezembro de 2011 - nº 15.912 quarta...

24
O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA-FEIRA R$ 1,50 MOBILIZAÇÃO Capa (Cotidiano) Página 8 (Cotidiano) Polícia inicia investigação para elucidar morte de salineiro UNIVERSITÁRIO CAPOTA VEÍCULO AO SER PERSEGUIDO NA RUA JOÃO MARCELINO PÁGINA 8 (COTIDIANO) Delegação formada por representantes da região encaminhou documento reivindicatório ao bispo dom Mariano Manzana. “MALHA FINA” ENQUADRA 1.500 CONTRIBUINTES IMPOSTO DE RENDA Capa (Cotidiano) Pendências são referentes aos exercícios de 2010 e 2011 e estão ligadas a 70 municípios jurisdicionados na região de Mossoró. PRESIDENTE NACIONAL DA SIGLA ENALTECE TRABALHO DA DEPÚTADA LARISSA ROSADO E DESTACA QUE O PARTIDO ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE. EDUARDO CAMPOS AFIRMA QUE PSB NACIONAL ESTÁ PRONTO PARA CONTRIBUIR COM MOSSORÓ Página 8 (Cotidiano) www.omossoroense.com.br - Notícia em tempo real GOVERNO SUSPENDE REPASSE DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM CIDADES DO RN Página 2 (Cotidiano) Jogador mossoroense deixa o São Caetano para participar do Estadual de futebol potiguar em 2012. Página 7 (Cotidiano) Berg volta ao RN para defender o ABC de Natal Teatro Dix-huit Rosado receberá a Orquestra Sinfônica da UFRN, Diogo Guanabara e a cantora Camila Masino. Página 5 (Cotidiano) Fecomércio apresenta o projeto Parcerias Sinfônicas Gerência de Trânsito coordena isolamento da via para garantir andamento da obra de saneamento da Caern. Página 5 (Cotidiano) Avenida Cunha da Mota interditada para escavações LUCIANO LELLYS Encontro preparatório realizado na noite de ontem lotou o auditório do Garbos Recepções e Eventos com a presença de aproximadamente 700 participantes VALE DO AÇU ARTICULA CRIAÇÃO DE DIOCESE

Upload: others

Post on 11-Jun-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA-FEIRA R$ 1,50

MOBILIZAÇÃO

Capa (Cotidiano) Página 8 (Cotidiano)

Polícia inicia

investigação para

elucidar morte

de salineiro

UNIVERSITÁRIO CAPOTA VEÍCULO AO SER PERSEGUIDO NA RUA JOÃO MARCELINOPÁGINA 8 (COTIDIANO)

Delegação formada por representantes da região encaminhou documento reivindicatório

ao bispo dom Mariano Manzana.

“MALHA FINA” ENQUADRA

1.500 CONTRIBUINTES

IMPOSTO DE RENDA

Capa (Cotidiano)

Pendências são referentes aos exercícios de 2010 e 2011 e estão ligadas a 70 municípios

jurisdicionados na região de Mossoró.

PRESIDENTE NACIONAL DA SIGLA ENALTECE TRABALHO DA DEPÚTADA LARISSA ROSADO E DESTACA QUE O PARTIDO ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE.

EDUARDO CAMPOS AFIRMA QUE PSB NACIONAL

ESTÁ PRONTO PARA CONTRIBUIR COM MOSSORÓ

Página 8 (Cotidiano)

www.omossoroense.com.br - Notícia em tempo real

GOVERNO SUSPENDE REPASSE DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM CIDADES DO RNPágina 2 (Cotidiano)

Jogador mossoroense deixa o São Caetano paraparticipar do Estadual de futebol potiguar em 2012.

Página 7 (Cotidiano)

Berg volta ao RN para defender o ABC de Natal

Teatro Dix-huit Rosado receberá a Orquestra Sinfônica da UFRN, Diogo Guanabara e a cantora Camila Masino.

Página 5 (Cotidiano)

Fecomércio apresenta o projeto Parcerias Sinfônicas

Gerência de Trânsito coordena isolamento da via paragarantir andamento da obra de saneamento da Caern.

Página 5 (Cotidiano)

Avenida Cunha da Mota interditada para escavações

LUCIANO LELLYS

Encontro preparatório realizado na noite de ontem lotou o auditório do Garbos Recepções e Eventos com a presença de aproximadamente 700 participantes

VALE DO AÇU ARTICULA

CRIAÇÃO DE DIOCESE

Page 2: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Emery Costa

oi só o STF declarar a inconstituciona-lidade da exigência do diploma de jor-nalista para o exercício da profissão quemuitos políticos de todos os naipes se ar-

ticularam para reintroduzí-la, dessa vez via emendaconstitucional. Se a proposta que tramita no Senadofor em frente, o mais provável é que volte a ser anali-sada pela corte com boa chance de ser derrubada ou-tra vez. A insistência com que se volta ao tema, po-rém, é reveladora de um dos grandes problemas do

Brasil: assombrados por um espírito levemente fas-cista, não nos vemos como cidadãos de uma Repú-blica, mas como representantes de uma determinadacategoria profissional ou segmento social que seria de-tentor de "direitos naturais". Nesse esquema, a açãopolítica consiste em inscrever em lei as reivindica-ções oriundas desses direitos e esperar que o Estadoas implemente. Viramos o país das corporações".(autor: Hélio Schwartsman - Folha de S. Paulo- edição de 06.12.2011)

[email protected]

LANÇAMENTOAmanhã será noite de lançamento no Teatro Mu-

nicipal Dix-huit Rosado. O nosso poeta maior, An-tônio Francisco Teixeira de Melo, o popular Antô-nio Francisco,vai lançar a coleção "Minha obra é umcordel". Senhas-convites na portaria do teatro.

HAPVIDAA partir do dia 12 os serviços do HapVida Saúde

passam por modificações começando pelo endereço.O plano de saúde passará a atender no Oásis Center,sala 68.Com isso,o sistema HapVida em Mossoró pas-sa a contar com uma Hapclínica, o Hospital RodolfoFernandes e uma sede administrativa para atenderaos seus 32 mil usuários mossoroenses e da região.

PARCERIASO projeto "Parcerias Sinfônicas" será mostrado

hoje em Mossoró no Teatro Dix-huit Rosado, real-çando a Orquestra Sinfônica da UFRN. Trata-sede iniciativa do Sistema Fecomércio através do S-esc. Direção de Camila Masiso e Diogo Guanaba-ra. Às 20h.

OABA confraternização natalina e de fim de ano da

Ordem dos Advogados do Brasil - subsecção deMossoró, será amanhã no Kiko's Buffet e Eventos,na rua João da Escóssia.

SEBRAEAmanhã,ainda às 20h,o Sebrae de Mossoró apre-

sentará o seu Roteiro Turístico Cultural num even-to que vai acontecer no seu auditório.

PRÉ-RÉVEILLONE ainda para a noitada de amanhã uma das gran-

des atrações em Mossoró será o Pré-Réveillon noThermas a partir das 21h. Animação de Lane Car-doso e Luizinho Nobre e Banda.

SOL COMERCIALA direção da empresa Sol Comercial se fixou na

data de 22 de dezembro para empreender o sorteiode variados e valiosos brindes com a sua clientela.Notícia que me passou ontem o pessoal da IdeiaPublicidade.

CLÉZIAUma tradição. A cada final de ano a Academia

Clézia Barreto brinda Mossoró com um show-es-petáculo. O deste ano será mostrado de 15 a 18 dedezembro no Teatro Dix-huit Rosado.Título:AmorEncantado.

SANDRAA próxima missão da deputada federal San-

dra Rosado como líder da bancada do PSB incluiuma passagem pelo estado de Tocantins, ondevai a um compromisso com os integrantes doseu partido.

SANTA LUZIAO padre Eliseu Wilton de Maria será o prega-

dor de hoje na novena de Santa Luzia. Ele vai fa-lar em torno do tema Igreja em Estado Perma-nente de Missão.

MULTADOSO Tribunal Regional Eleitoral multou com 2 mil

reais para cada um a governadora Rosalba Ciarli-ni, o senador Garibaldi Filho, a ex-governadoraWilma de Faria e o deputado Leonardo da VinciNogueira.Todos extrapolaram os limites da lei elei-toral.

PAREDÕESPara aplicar essas multas acima o TRE só disse

que esses punidos se utilizaram de paredões de some afixaram cartazes com fotos em locais não per-mitidos.

PAZSexta-feira próxima, às 16h, começará no Alto

de São Manoel dirigindo-se à Estação das ArtesElizeu Ventania a caminhada “Mossoró pede paz”.Está precisando.

NATALVamos ajudar a campanha Meu Melhor Natal

doando brinquedos para a Uern fazer a distri-buição com as crianças pobres. Ela precisa de3.500 brinquedos, mas até agora só arrecadou1.000. Ajudem.

BARAFUNDAE segue o autor acima: "A dificuldade é que, como todo mundo faz o mesmo, o arcabouço legislativo

se torna uma barafunda de reivindicações sindicais promovidas a norma geral. Elas são tantas que fatal-mente se chocam. É nesse contexto que se inscrevem as guerras entre médicos e enfermeiros em torno dascasas de parto ou entre psiquiatras e psicólogos pelo direito de diagnosticar. Pior para os parentes e para asociedade".

PROJETOS"Para provar que não exagero, uma rápida consulta a base de dados do Congresso revela dezenas de

projetos de regulamentação de ofícios. Apesar da Constituição afirmar que a regra geral é a do livre exer-cício de profissões, legisladores buscam regular (e portanto restringir) as carreiras de modelo de passare-las., filósofo, detetive, babá, escritor, cerimonialista, depilador, etc. Já resvalando no reino da fantasia, bus-ca-se também disciplinar a ocupação de astrólogo e terapeuta naturista".

PAPAI NOELE o autor acima encerra o seu escrito de forma contundente:"Pergunto-me como os nossos parlamentares

puderam esquecer de Papai Noel e das indispensáveis fadas". (Pela transcrição).

“F

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

O país das corporações

OPINIÃO2 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

reunião do PSD, com a presença do go-vernador Eduardo Campos, terminou sendoum pré-lançamento da candidatura da de-

putada Larissa Rosado à Prefeitura de Mossoró. Opróprio tema da palestra do presidente do PSB che-ga a ser sugestivo, "Um novo caminho para a nossacidade". Não que isso venha a constituir um sloganpara as campanhas onde o partido disputará as pre-feituras, mas ressalta o desempenho dos governa-dores a ele filiados, todos muito bem avaliados. Empesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, Eduar-do Campos e Cid Gomes estão entre os três melho-res governadores do Brasil. No PSB, a ideia é que arecondução de Eduardo Campos à presidência dopartido significa fortalecimento para as eleições mu-nicipais de 2012. Depois de Mossoró, o governadorvisitará outras cidades, dentro do mesmo programa.

Excetuando os fenômenos que aparecem, empolítica, não se constrói um projeto da noite para odia. É preciso trabalho e planejamento para se atin-gir o objetivo. Usando as palavras de Eduardo Cam-pos, "é preciso ter compromisso com a verdade. Napolítica não vale a pena ganhar de todo jeito, mas ga-nhar para fazer algo de bom". Na convenção reali-zada recentemente em Brasília, o presidente do PSBdefendeu a unidade partidária visando fortalecer oprojeto partidário de lançar candidatos a prefeito nadisputa eleitoral de pouco mais de 1.500 municípios,no próximo ano. A estratégia é enfrentar os proble-mas sociais e urbanísticos das cidades. É preciso terconsciência da responsabilidade de uma candidatu-ra à Prefeitura de Mossoró. Há nomes mais conhe-cidos do eleitor e a máquina oficial para a oposiçãoenfrentar.

O político previdente trabalha em sua campanhacomo se estivesse construindo um edifício, onde énecessário colocar pedra por pedra, tijolo por tijolo,até chegar ao acabamento final. Em muitos municí-pios, alguns candidatos anunciaram seus nomes co-mo candidatos. Por conta da lei eleitoral, o processoé a realização de encontros, prestação de contas aosamigos e motivação para a luta. Tudo em ambientefechado, mas em alguns lugares chegaram a permi-tir a colocação de carro de som, bem junto ao pré-dio onde se realiza o encontro. Quem está no podernão tem essa preocupação. Pode visitar diariamentequalquer lugar da cidade, a título de verificação dasituação desses locais. Quem está na oposição temque batalhar para unir todos que estão na mesma si-tuação, sabendo que o fracionamento beneficiará ascandidaturas oficiais.

No encontro do PSB, houve um fato que precisaser registrado. Dirigentes estaduais de vários parti-dos compareceram à palestra do governador Eduar-do Campos.Alguns estão afastados há algum tem-po, como é o caso da ex-governadora Wilma deFaria com o vice-governador Robinson Faria.As conversas paralelas existiram e poderão servir dealicerce para um projeto de oposição ao Governodo Estado, até hoje, sem oposição efetiva. Outro as-pecto que merece ser destacado é que a deputadaLarissa Rosado conta com o apoio do seu partido, apartir do próprio presidente Eduardo Campos, po-lítico jovem que desfruta de largo prestígio em pla-no nacional. É importante para uma possível futuracandidatura nacional eleger os prefeitos das duasmaiores cidades do RN. Agora, é hora de avaliar osresultados do encontro do PSB.

A

O encontro do PSB

laí[email protected]íre Rosado

GRACO

Page 3: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

PALESTRA

Eduardo Campos destaca importância doplanejamento para uma gestão pública eficiente

Governador de Pernambuco negaindicação de Wilma para a Sudene

POLÍTICA Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

Durante evento do PSB, governador pernambucano defendeu o nome de Larissa Rosado como pré-candidata a prefeitura

BRUNO BARRETOEditor de Política

O governador pernambu-cano Eduardo Campos, presi-dente nacional do PSB, esteveem Mossoró ontem para par-ticipar do seminário um NovoCaminho para a Nossa Cida-de, que faz parte da prepara-ção do partido para 2012.

Em seu discurso, ele defen-deu austeridade na gestão semesquecer de cuidar das ques-tões sociais.Para que isso ocor-ra apresentou a receita do quedeu certo na bem avaliada ges-tão dele no Governo de Per-nambuco:planejamento."Na-da na vida que a gente faz sempensar faz bem feito. É preci-so planejamento para enfren-tar a dura realidade das cida-des", frisou.

Ele disse ainda que escolheuMossoró como a primeira cida-de a realizar o trabalho de pre-paração do partido para 2012por entender que o PSB localé representado por pessoas do-tadas de espírito público e ca-pazes de combater as desigual-dades sociais."Meu avô,Miguel

Eduardo Campos destaca modelo de gestão pautado no planejamento

LUCIANO LELLYS

LUCIANO LELLYS

LUCIANO LELLYS

Militantes e políticos compareceram ao evento

Logo na chegada a Mosso-ró, Eduardo Campos negouque esteja articulando a indi-cação da ex-governadora Wil-ma de Faria (PSB) para a Su-perintendência de Desenvol-vimento para o Nordeste (Su-dene).

Segundo Campos, a ex-governadora é vista no parti-do como um quadro para aseleições do ano que vem e de-

fendeu que ela dispute a Pre-feitura do Natal. "Wilma foitrês vezes prefeita de Natal egovernadora. É uma pessoacompetente. Ela até foi lem-brada pela presidente Dilmapara um cargo importante noGoverno Federal, mas o par-tido vê nela potencial para dis-putar as eleições em Natal", fri-sou.

Ao ser questionada sobre

a possibilidade de ser candida-ta nas eleições de 2012, con-forme sugerido por EduardoCampos, Wilma disse que atémarço terá uma posição so-bre isso. "Ele sabe que o nos-so partido é democrático e vaiouvir os membros e os parti-dos aliados e até o final de mar-ço a gente deve tomar uma de-cisão sobre as eleições de2012", acrescentou.

Sandra destaca importância deCampos e presença de partidos

Estiveram presentes repre-sentantes de todos os partidosque fazem oposição em nívelde Mossoró.

Estavam os vereadoresLairinho Rosado (PSB),Fran-cisco José Junior (PSD), Jó-rio Nogueira (PSD) e Geni-van Vale (PR). Além de pre-sidentes de partido como Val-domiro Morais (PT),Nicode-mos Fernandes (PTN), Wel-lington Barreto (PPS), Mar-celo Rosado (PR), Pedro Eu-gênio (PTB), Rútilo Coelho

(PDT) e Gutemberg Dias (PCdo B). Além deles estavampresentes prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de di-versas regiões do Rio Gran-de do Norte.

Líder do PSB na Câmara dosDeputados, Sandra Rosadoagradeceu a presença de todos,em especial de Eduardo Cam-pos. "Quando falo sobreEduardo Campos falo com avoz do coração. A mãe dele,Ana Arraes, é uma amiga pes-soal e ele é uma das maiores li-

deranças políticas do país",de-clarou.

A deputada lembrou aindaque o último ato político de Mi-guel Arraes, avô de EduardoCampos, foi a filiação dela aoPSB em 2005. "Miguel Arraesé a inspiração de nosso parti-do", acrescentou.

Sandra lembrou ainda quePT e PSB sempre estiveramjuntos."Nós formamos o mes-mo campo que elegeu a presi-dente Dilma e ajudamos Lulaa governar", declarou.Wilma definirá candidatura em Natal no mês de março

Sandra destaca Eduardo Campos como uma das principais lideranças do país

Arraes, dizia que na vida públi-ca tem muita gente querendo serisso e aquilo sem saber direitoo que vai fazer. Pessoas assimentram na política pensandoapenas nelas. Aqui em Mosso-ró vejo o PSB com pessoas quequerem chegar na campanhacom um plano de governo,comuma proposta de gestão", fri-sou.

Na sequência, Eduardo

Campos sugeriu a deputada es-tadual Larissa Rosado (PSB) odesafio de ser pré-candidata aprefeito de Mossoró. "Chegoua hora de você dizer a Mosso-ró que quer ser prefeita. Vocêtem talento político,vontade deservir ao povo e jeito de quemquer fazer a máquina públicamoer para os que mais preci-sam. Faça uma campanha bo-nita, de propostas e sem aren-

gas. Nesse caminho estaremosdo seu lado e essa cidade estáte aguardando até junho paraver o seu programa de gover-no", disse.

Além de disponibilizar o di-retório nacional do PSB para acandidatura no plano local, ogovernador pernambucano ga-rantiu que ela terá o respaldoda presidente Dilma Rousseff."Você terá apoio de Dilma do

mesmo jeito que o PSB sem-pre esteve ao lado do PT em mo-mentos difíceis como a eleiçãode 1989 em que Miguel Arraesfoi o único governador a apoiarLula", lembrou.

Ao discursar, Larissa disseque aceitava o desafio do gover-nador pernambucano. "O pre-sidente do nosso partido Eduar-do Campos nos fez um desafio,uma provocação e quero dizer

que aceito o desafio", frisou.No entanto, a pessebista

acrescentou que trabalhará pa-ra formatar um plano de go-verno ouvindo a população e ospartidos aliados. "Antes vamosouvir a população, os partidospara chegar a campanha do anoque vem com um plano de go-verno pronto para ser apresen-tado,pensando na Mossoró dofuturo", destacou.

Page 4: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

POLÍTICA4 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

[email protected]

REPERCUSSÃODe grande repercussão a entre-

vista do advogado Erick Pereiraao O Mossoroense, em que eleafirma que a vice-prefeita RuthCiarlini (DEM) continuaria inele-gível mesmo que a prefeita Fafá Ro-sado (DEM) venha a renunciar.Praticamente todos os jornais abor-daram o assunto. Claro que nin-guém deu crédito ao local onde nas-ceu a notícia.O Mossoroense tam-bém informou a posição dos con-selheiros do TCE e do MinistérioPúblico sobre o assunto.

SOLIDARIEDADEA falta de inclusão social de jo-

vens carentes é uma das principaiscausas da bolha de violência que ex-plodiu em Mossoró nos últimosanos. A meu ver, se não existisse otrabalho da irmã Helen no “Lar daCriança Pobre”a situação seria bempior. A entidade sempre foi man-tida com a ajuda de recursos de doa-dores alemães que se tornaram es-cassos nos últimos anos. Para semanter viva a entidade precisa denossa ajuda.Quem tiver condiçõesde colaborar deposite o dinheiro naconta-corrente de número 17.363-0,agência 0036-1,do Banco do Bra-sil.

UM PARTIDO QUE DEFINHANão concordo com as ideias do DEM, mas respeito a legenda por ao menos ter uma coerência

ideológica que se contrapõe à esquerda. Penso assim porque não existe democracia sem confrontode ideias e com o PT no poder sobrou para o DEM o papel antagonista político que o PSDB se re-cusou a representar. No entanto, é deprimente ver as fotos da convenção nacional do DEM reali-zada ontem em Brasília. Poucos políticos numa sala apertada. O normal para esses eventos é reunirmilhares de pessoas num grande auditório. Mas por que o DEM entrou em decadência? A meu verfoi justamente por ter assumido o risco de ser o contraponto à popularidade do ex-presidente Lu-la. A cada escândalo do governo passado estava lá o DEM apontando o dedo para o mandatário quepor sua vez assumia com mestria o papel de vítima das elites representadas pelo DEM. Outro as-pecto é a distância do Palácio do Planalto. Aos poucos parlamentares foram deixando a legenda queera fortíssima nos tempos de Fernando Henrique Cardoso, época em que a legenda era tratada co-mo uma sigla fisiológica. Com quadros como o senador goiano Demóstenes Torres, vejo o DEMhoje com um pouco mais de carga ideológica, pelo menos em nível nacional.

ERROS ESTRATÉGICOS

AUGEEm entrevista ao pro-

grama Roda Viva, da TVCultura,na última segunda-feira, o ex-presidente Fer-nando Henrique Cardosoafirmou que em plena ges-tão petista o capitalismo noBrasil vive o seu auge.FHC,claro, não deu créditos aoex-presidente Lula ou à at-ual mandatária DilmaRousseff. Para o tucano, opaís surfa numa onda fa-vorável em relação ao mer-cado internacional.Ele ain-da avisa: o momento favo-rável está levando o gover-no ao comodismo de nãorealizar reformas necessá-rias. Nesse aspecto ele temrazão.

BIZARROO deputado federal Paulo Wag-

ner (PV) está disposto a ocupar o pa-pel de palhaço do Congresso, fun-ção que em tese deveria ser de “Ti-ririca”. Paulo defende a “revolu-cionária” e inexequível proposta deuma lei em que torna obrigatória afabricação de carros que só ligamapós o motorista dar uma baforadanum bafômetro acoplado. Bizarro.

RECESSOA Câmara Municipal de Mossoró

faz hoje a segunda votação do Or-çamento para o exercício 2012.Apóscumprir o trâmite,os vereadores en-tram em recesso. Retorno ao plená-rio apenas no dia 15 de fevereiro.Tempo demais para ficar longe dostrabalhos num país onde os traba-lhadores sofrem para receberem sa-lários de fome.

BLOGSO jornalista Julierme Torres, de-

pois de um longo período afastadode seus afazeres na blogosfera, vol-tou a atualizar o http://www.julier-metorres.com.br. Quem está debu-tando nessa área é o jornalista nata-lense Alex Viana no http://visorpo-litico.com.br.

Um dos erros que o DEM comete é o de não se assumir como legenda de direita. Existe umadistorção sobre o que é direita no Brasil. Sempre se associa ao fascismo, que na verdade é um ex-tremismo desta linha de pensamento. Ser de direita é defender a livre iniciativa, a liberdade demo-crática, a diminuição do Estado e ter uma visão de mundo mais conservadora. Muita gente se iden-tifica com a maioria dessas ideias e o DEM não as explora. Outro aspecto negativo é a negação dahistória do partido. A legenda faz parte do espólio da Arena, que sustentava politicamente a dita-dura militar. No entanto, o partido insiste em afirmar que ajudou a reconstruir a democracia noBrasil quando de fato só abandonou o regime autoritário quando este já estava inviabilizado.

Agripino é aclamado presidente nacional do DEMSenador potiguar afirmou que a legenda sobreviverá ao esvaziamento pela suas próprias ideias

A convenção nacional do De-mocratas realizada ontem, emBrasília,confirmou por aclama-ção o nome do senador JoséAgripino (RN) para continuarna presidência do partido até de-zembro de 2014.

Em seu discurso,o presiden-te disse que, hoje, o Democra-tas é um partido consolidado ecom pessoas que, de fato, acre-ditam nas ideias e na formulaçãoprogramática da legenda."Aqueles que saíram, boa via-gem! O Democratas vai sobre-viver em nome de suas ideias.Acreditamos que as ideias de-vem ser maiores que seus lide-res, porque elas sobrevivem aotempo", destacou.

Segundo Agripino, a princi-pal meta do partido é no próxi-mo ano eleger o maior númerode prefeitos e, em 2014 obter

uma bancada na Câmara dos De-putados maior do que a da últi-ma eleição. "Não tenho dúvi-das de que temos chance real deeleger inúmeras prefeituras,prin-cipalmente nas capitais. Nossameta é crescer em 2012 e em2014 disputar com candidaturaprópria a Presidência da Repú-blica. Esse é papel que o Brasilespera de nós!", acrescentouAgripino.

Única governadora doDEM,Rosalba Ciarlini ressaltouque o partido passou por algu-mas dificuldades, mas só obte-ve êxitos como ocorreu no RioGrande do Norte por conta dotrabalho sério, ético e honestoque tem mostrado ao país."Nãopodemos, de forma nenhuma,nos esquecer do nosso passa-do, o quanto contribuímos pa-ra essa democracia. Obstáculos

existem,mas somos hoje o pon-to de equilíbrio da democraciadeste país", disse a governado-ra potiguar.

Líder da Câmara, deputadoACM Neto classificou como es-pecial o momento para o Demo-cratas. "Em todos os episódiosde corrupção no governo fede-ral o partido assumiu a diantei-ra e foi capaz de mostrar que exis-tem políticos de bem nesse país.Se hoje temos uma bancada maismodesta, por outro lado temosuma bancada com muita quali-dade".

Líder do DEM no Senado,Demóstenes Torres defendeucandidatura própria à Presidên-cia da República em 2014. "ODemocratas é um partido queacredita na decência, na mo-ral. Mostrou ao país que sabelutar apesar das diversas tenta-

José Agripino segue no comando do DEM

REELEITO

AUDIÊNCIA

Assembleia realiza debate sobre risco de febre aftosaO deputado estadual Gusta-

vo Fernandes promove hoje,às 14h30, uma audiência públi-ca na Assembleia Legislativa,para discutir o risco de se bai-xar o status da febre aftosa noRio Grande do Norte, que po-

de sair de "risco médio" e re-tornar para o status de "riscodesconhecido".

"A pecuária de leite e de cor-te tem papel fundamental naeconomia potiguar.Uma even-tual queda deste status com-

prometeria muito a atividade,desencadeando prejuízosenormes para o setor. Por is-so, é importante convocar to-dos os envolvidos no proces-so da defesa sanitária animal ea classe produtora para discu-

tirmos medidas urgentes de co-mo evitar esta situação", disseGustavo Fernandes.

Em 2008, o RN passou de"risco desconhecido" para "ris-co médio" no status da febreaftosa,segundo o Ministério da

Agricultura. Desde então, ospecuaristas potiguares aguar-dam a reclassificação do Esta-do para a área livre de aftosacom vacinação.

Uma melhora no status fa-vorecerá as atividades da pe-

cuária potiguar e caso seja com-prometido, um importante ni-cho econômico passará a ficarem uma situação extremamen-te preocupante, prejudicandode maneira incisiva o desenvol-vimento do RN.

tivas de cooptação", finalizouo líder.

Durante a convenção tam-bém foi definida a nova presi-dente do Democratas Mulher,a deputada federal Dorinha(TO). Na composição da novaExecutiva nacional,o partido te-

rá o deputado federal Onyx Lo-renzoni (RS) como o novo se-cretário-geral.

A convenção foi realizada nasede do partido no Senado Fe-deral e contou também com apresença do presidente doConselho Político do DEM,ex-

senador Marco Maciel, do pre-sidente da Fundação Liberda-de e Cidadania,José Carlos Ale-luia, do novo presidente da Ju-ventude, Henrique Sartori,além da bancada de deputados,senadores, filiados e dirigen-tes partidários.

Page 5: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

OPINIÃO Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

NOTAS DA REDAÇÃO

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

INICIATIVA - Por meio doProjeto Ver para Aprender,o Sesc realizará hoje, às 15h,a entrega de óculos para alu-nos do Projeto Sesc Cidadão,na comunidade do Fio. Umtotal de 55 crianças carentes,que,após consultas oftalmo-lógicas, teve diagnóstico debaixa visão constatado serábeneficiado com o projeto.

ACORDOS - A SemanaNacional de Conciliaçãodo RN, promovida peloTribunal de Justiça, obte-ve um total de 6.705 acor-dos. As conciliações mo-vimentaram uma quantiasuperior a R$ 15,7 mi-lhões. Neste ano partici-param da Semana empre-sas de cartão de crédito,operadoras de telefonia,bancos entre outras.

RECONHECIMENTO - A As-sembleia Legislativa foi agra-ciada com o Diploma do Mé-rito pela Valorização da Vida.A iniciativa da Secretaria Na-cional de Políticas sobre Dro-gas, do Ministério da Justiça,é um reconhecimento a pes-soas e instituições que contri-buem para a prevenção e ocombate aos entorpecentes.

RECONHECIMENTO 2 - O Legis-lativo estadual tem realizado vá-rias ações de apoio ao combateàs drogas, através de audiênciaspúblicas e eventos nas escolas. AAssembleia conta com FrenteParlamentar de Enfrentamentoao Crack e Outras Drogas e coma Comissão Especial de Enfren-tamento ao Crack e Outras Dro-gas, presididas, respectivamente,pelos deputados Antônio Jáco-me e Larissa Rosado.

ECONOMIAO Rio Grande do Norte ocupa a quinta posição no Nor-

deste na quantidade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs).No Estado são 65.629 negócios que impulsionam a economiapotiguar. O número de empresas da região fica atrás dos esta-dos da Bahia, Ceará, Pernambuco e Maranhão.

PARCERIAPara combater os entraves que impedem a plena eficácia da

Lei Maria da Penha, Executivo e Judiciário assinaram ontemum acordo de cooperação técnica em que se comprometerama adotar medidas em favor da lei. Dados da Secretaria de Polí-ticas das Mulheres demonstram que, apenas em 2011, 42 milmulheres foram assassinadas, 70% delas em casa.

PROJETOA deputada estadual Gesane Marinho (PSD) deu entrada

no projeto de lei que institui o programa "Fila Zero". A pro-posta é eliminar as filas para realização de exames que verifi-cam o estágio de evolução do câncer nos pacientes atendidospelo SUS e conveniados, estipulando um prazo máximo desete dias.

Babi pede desculpas a Betãoe eles se beijam. Michele vai comRuy à Comunidade dos Anjos.Verinha recebe uma mensagempedindo que vá à escola falar coma diretora e Igor se assusta.Dieguinho encontra Michele efica interessado por ela. Déborafaz Filipe parar de estudar paraajudá-la com seu vídeo.Cristal co-menta com Ziggy e Babi queGabriel está com ciúmes deTomás. Beatriz pergunta ao netose ele está com ciúmes de Cristal.

MALHAÇÃO

Júlia chama Ana para conhe-cer sua casa. Eva não gosta queAna vá jantar na casa da irmã.Ma-nuela pede para Iná comparecerao jantar que fará em sua casa.Cícero afirma que não estará pre-sente no jantar que Suzana e Ali-ce marcaram com Renato.Vivi su-gere que Cris aumente o saláriode Lorena para que ela volte a tra-balhar para ela.Ana conversa comRodrigo para tentar descobrir umpouco mais sobre a filha. Júlia fazum desenho para Ana.

A VIDA DA GENTE

Grace Kelly conta para Mar-uschka, Rubinho e Alberto queSarita está investigando a Com-prare.Agenor vê Orlandinho sain-do do quarto de Belezinha. Clau-dia admite para a mãe que sente al-go por Vicente. Sarita confirmapara Alberto que faz parte dacomissão de investigação da Com-prare. Maruschka vê as fotos dobeijo de Alberto e Sarita e plane-ja usá-las a seu favor. Lucena co-menta com Amália que Vicentepode estar gostando de Claudia.

AQUELE BEIJO

Renê chega em casa e flagraRenê Junior na internet. TerezaCristina impede que Crô chamea polícia para prender Ferdinand.Vanessa sugere que Paulo a levepara a "Fio Carioca". Renê pro-cura Tereza Cristina pela casa ese surpreende ao encontrá-la nasauna com Crô. Antenor reagecom despeito ao ver Patrícia e Ale-xandre se tratando com intimi-dade.Quinzé conversa com Teo-dora. Griselda se surpreende aover Renê em sua casa.

FINA ESTAMPA

Quarta-feira (7/12)

O SESQUICENTENÁRIODE CRUZ E SOUSA

LUIZ CARLOS AMORIMEscritor

o dia 24 de novembro de2011, o maior poeta ca-tarinense de todos ostempos, Cruz e Sousa,

completaria 150 anos de nasci-mento. Para comemorar, a terraonde ele nasceu, Florianópolis(antiga Desterro),preparou várioseventos. O Simpósio Cruz e Sou-sa debateu, com grandes nomesda literatura catarinense e brasilei-ra, a vida e a obra do Cisne Ne-gro, em quatro dias. Um selo emhomenagem ao poeta foi lança-do no dia do aniversário do poe-ta,pelos Correios.No mesmo dia,às 18h, trinta e um atores decla-maram poemas de Cruz e Sousanos terminais de ônibus de Join-vile, Florianópolis, Criciúma, Ita-jaí, Araranguá, Blumenau, Curi-

tibanos, Chapecó, Caçador e La-ges.Após a apresentação dos poe-mas, foram distribuídos livroscom a obra do poeta aos especta-dores.

D o i sfilmes so-bre o poe-ta foramex ib idosna Funda-ção Cultu-ral Ba-desc. Eum CDcom cin-q u e n t ap o e m a sde Cruz e Sousa, declamadospor cinquenta escritores catari-nenses, foi elaborado pela Fun-

dação Catarinense de Cultura.E mais eventos já foram ou se-

rão levados a efeito, o reconheci-mento que o grande poeta não te-

ve em vida.Mas nada se-rá o bastantepara apagar oabandono emque o poetamorreu.

Pena queas homena-gens, nenhu-ma delas dasmuitas queforam feitas,teve lugar no

Memorial que leva o nome dopoeta, ao lado do Palácio Cruze Sousa, onde estão deposita-

dos os restos mortais dele. O lo-cal é muito pequeno e, apesar deter sido feito para abrigar even-tos culturais, não é apropriadopara receber público.

Nosso respeito e nossa admi-ração por você, grande poeta. Fe-liz aniversário. De presente, meupoema em sua homenagem:

SAUDADE (Luiz CarlosAmorim)

A poesia Catarina /tem um no-me:/ Cruz e Sousa./ A nossa poe-sia tem cor: / tem a cor da sua pe-le, / a cor alva dos seus dentes, /tem a cor do seu olhar, / tem acor da sua alma, / a cor do seucoração; / tem todas as cores. /A poesia tem idade,a idade da sau-dade:/ mais de cem anos / de sau-dade do poeta.

N

E mais eventos já foram ouserão levados a efeito, o re-conhecimento que o grandepoeta não teve em vida.

PEQUENO PODERPAULO CORREIA

Jornalista

le começou sua vida nosrestaurantes e bares daorla de Ponta Negra. Foi

um começo difícil, com muitotrabalho pesado, pouca grana, eespera por ônibus que somenteapareciam já quando o sol come-çava a brilhar. Noites e noitesdormindo em paradas de coleti-vos, depois de uma jornada en-tre pratos e gorjetas. Um iníciocomplicado.

Com os anos, descobriu eaprimorou o seu talento para agerência dos estabelecimentose a vontade cada vez maior deter algo somente seu.Um bar,umboteco, um restaurante, um so-nho. A luta agora era deixar ovelho trabalho. O chefe não que-ria perder o seu melhor homemno comando de um batalhão degarçons e cozinheiros. Ele sabiasobre o seu poder magnéticocom esses subalternos. Sabia quepodia confiar. Uma pena que apercepção da diretoria chegoumuito depois de sua grande von-tade de deixar o velho ambien-te.A clientela talvez não o seguis-se, mas ele trataria de achar pú-blico novo. E num local menosinfestado de putas, gringos se-dentos e taxistas espertalhões.

Começou sua nova vida em

um bairro de Natal, com boa vi-zinhança e plateias aos seus pés.O sucesso era garantido. O iní-cio foi tímido, com alguns bêba-dos no fim do expediente. Nadaque o tempo não resolvesse. Osanos passaram, e os lucros salta-vam a olhos vistos. Seu cresci-mento era comemorado entre osfrequentadores do bar e os seusfuncionários.Parecia que umnovo patronatoestava germi-nando naquelasparedes rechea-das de anúnciosde cerveja e pre-ços módicos.Uma nova rela-ção entre em-pregador e em-pregados. Umaparceria entrecamaradas era o que se via na-queles primeiros anos.

Os bons números fizeram comque os seus sonhos se tornassemmaiores. O antigo espaço já nãocomportava suas vendas e sua fielclientela.Um novo restaurante te-ria que ser construído. Um localmaior para futuras alegrias.

O desejo de mais dinheiro co-meçou a coçar as suas mãos e

crescer na sua cabeça.Os proble-mas com os velhos companhei-ros de batalha se tornaram roti-na. A substituição de garçons eranormal. Amigos não existemnesse ramo, era o que dizia paraa sua mulher. O brilho da ganân-cia aparecia em seus olhos. Obom conversador de antigamen-te já não existia mais. O novo ri-

co toma-ra o seulugar.

D e -pois doatraso deum deseus ho-m e n spor con-ta de umengarra-famentona cida-

de, e a posterior demissão dessesujeito, as coisas pioraram de vez.Os clientes que o acompanharamdo velho endereço não conhe-ciam essas suas novas qualida-des. Uma máquina de calcular foiposta no lugar de um coração gen-til e amigo. E os números que sal-tavam desse aparelho só traziamaspereza, pouca paciência e umamesquinharia sem tamanho.

Sua língua afiada demitia semremorsos. Suas emoções eramguiadas pelo dinheiro que entra-va na casa.

Os garçons faziam um para-lelo entre o seu comportamen-to e o universo geral do restau-rante. Sua frieza e rapidez emdemissões eram comparadascom a cerveja servida e o correcorre dos empregados entre umamesa e outra. O pior estava re-servado para o seu coração, igua-lado as reduzidas porções de fa-rofa. Pueril, frio e rápido no ex-terminar de sonhos humildes.Sonhos que um dia ele teve.

Hoje sua casa ainda é muitovisitada,na maioria por novas ge-rações de clientes. Geração quenão conheceu o bom homem dopassado,o fiel empregador.O ge-rente que gostaria de fazer algomais pela clientela.

Na sua gigantesca TV de plas-ma são transmitidos vídeos debandas sertanejas e de forró.Imagens de uma indústria do en-tretenimento que se apoderou doNordeste e do restante do Bra-sil. Uma indústria que cria cópiasatrás de cópias. Uma fábrica quepoda sensibilidades.

Talvez a sua tenha sido per-dida na compra dessa TV.

E

Os anos passaram, e os lu-cros saltavam a olhos vistos.Seu crescimento era come-morado entre os frequenta-dores do bar e os seus fun-cionários.

COMEMORAÇÃO - A Câ-mara Municipal do Nataliniciou ontem uma progra-mação comemorativa aosseus 400 anos. Em meio àscelebrações, a data chama aatenção para um fato nega-tivo. Desde que foi criada,há 400 anos, a Câmara Mu-nicipal do Natal não tem se-de própria e recorre a alu-guéis para abrigar a sede doLegislativo municipal.

EVENTO - A Secretaria deEstado da Saúde Pública (Se-sap), através da coordenaçãodo Samu Metropolitano, rea-liza o I Congresso Norte-rio-grandense do Samu. O even-to tem início hoje, 7, e segueaté sexta-feira, 9, no Centrode Convenções e deverá reu-nir cerca de 400 participan-tes na discussão de temas so-bre a atenção às urgências fi-xas e pré-hospitalares.

Page 6: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ministro Guido Mantega diz que economiabrasileira crescerá menos do que o previsto

PREVISÃO

Captação da poupança nos 11 meses de 2011 é 67% menor do que a do ano passado

QUEDA

O crescimento do PIB no primeiro trimestre, que havia sido anunciado como 1,2%, foi revisado para 0,8%

DANIEL LIMARepórter da Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro daFazenda, Guido Mantega, ad-mitiu ontem (6) que o cresci-mento do Produto InternoBruto (PIB) do Brasil não che-gará a 3,8% em 2011 como pre-via o governo. Pela manhã, oInstituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE) anun-ciou que a economia brasileiranão apresentou crescimento noterceiro trimestre deste ano,emrelação ao trimestre anterior.

“Com esse resultado é difí-cil que tenhamos um cresci-mento de 3,8% como vínha-mos projetando. Não só porcausa do resultado do terceirotrimestre,mas porque o IBGErevisou o resultado dos doisprimeiros trimestres do ano”,disse. “Esse resultado do PIBnão muda as expectativas para2012,quando teremos um cres-cimento maior. Vamos traba-

AGÊNCIA BRASIL

BRASÍLIA - Os depósi-tos em caderneta de poupan-ça superaram as retiradas emR$ 30,657 milhões,em novem-bro, segundo os dados divul-gados ontem (6) pelo BancoCentral (BC). No mesmo mêsdo ano passado, a captação lí-quida foi de R$ 4,016 bilhões.

Se forem considerados so-mente os resultados positivos,ou seja, os meses em que hou-ve captação líquida, esse foi omenor resultado desde abril de1997 (R$ 22,210 milhões).

Para meses de novembro,ao

serem observados os períodosem que houve tanto captaçãolíquida positiva quanto retira-das líquidas (mais saques quedepósitos),o resultado do mêspassado foi o pior desde 2002.Em novembro daquele ano,houve retirada líquida de R$227,075 milhões.

Nos dados deste ano, alémdos meses com resultado po-sitivo, foram registradas tam-bém retiradas líquidas, ou se-ja, mais saques que depósitos,nos meses de maio (R$ 1,302bilhão), abril (R$ 1,762 bi-lhão) e fevereiro (R$ 745,273milhões).

lhar para que haja um cresci-mento maior. O único instru-mento que não mudará é a po-lítica fiscal", completou.

O crescimento do PIB noprimeiro trimestre deste ano,que havia sido anunciado como1,2%,foi revisado para 0,8%.Já

o do segundo trimestre passoude 0,8% para 0,7%.

O ministro ressaltou que ogoverno tem o controle da si-tuação e reiterou que o Brasil es-tá em situação bem diferentedos outros países ante a criseeconômica internacional. Se-

gundo Mantega, enquanto osoutros países têm uma série dedificuldades, como a queda noconsumo interno, o Brasil po-de enfrentar os problemas cominstrumentos para estimular ocrédito e o consumo, como osanunciados na semana passada.

Guido Mantega ressaltou que o governo tem o controle da situação

Page 7: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

BRASIL/MUNDO Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Usuários apontam lentidão como maior problema da JustiçaAVALIAÇÃO

A pesquisa também mostra que as críticas ao Poder Judiciário não se limitam à sua morosidade

DÉBORA ZAMPIERRepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - A lentidãoé o maior problema da Justi-ça na opinião de seus usuá-rios, segundo pesquisa iné-dita divulgada pelo ConselhoNacional de Justiça (CNJ).Para 87% das 18,7 mil pes-soas que responderam aoquestionário, disponível des-de setembro na página doconselho, a Justiça tem difi-culdade para terminar os pro-cessos dentro de um prazo ra-zoável - 56,7% acreditam queisso nunca ocorre, enquanto30,3% responderam que odesfecho é rápido em pou-cas vezes. Apenas 10% acre-ditam que a Justiça é rápidacom frequência, e 3% res-ponderam que isso acontecesempre.

Participaram da pesquisaadvogados (46,5%),partes emprocessos (33,7%),estagiáriosde direito (7,9%), advogadospúblicos, defensores e mem-bros do Ministério Público

(1,7%) e outras categorias nãoespecificadas, como pesquisa-dores e eleitores (10,2%). A

maioria das respostas (77%) dizrespeito às varas de primeirainstância, sendo que a Justiça

Estadual foi a que teve o maiornúmero de respostas (68%).

A pesquisa também mostra

Diretor de Gestão Estratégica do CNJ, Fabiano de Andrade Lima

que as críticas ao Judiciárionão se limitam à sua morosi-dade. Outro item mal avalia-do é a espera em filas e o aten-dimento lento, opinião de63,3% dos usuários, enquan-to 62,7% reclamam que as au-diências não são realizadas nohorário. Para 60,7% dos par-ticipantes, os servidores nãotêm atenção e interesse ematender quem necessita da Jus-tiça, e 59,6% acreditam que osfuncionários não esclarecemcorretamente dúvidas sobre oserviço. Nesses casos, no en-tanto, a avaliação negativa"poucas vezes" foi a mais ci-tada entre os internautas, en-quanto a resposta "nunca" foia maioria no item que tratousobre a agilidade na tramita-ção dos processos.

As avaliações positivas fica-ram com itens relativos ao es-paço dos órgãos judiciais. Amaioria reconhece que as uni-dades de Justiça são limpas eorganizadas (71,3%), que é fá-cil encontrar os setores pro-curados (65%) e que o ambien-te é adaptado para pessoas com

deficiência (54,6%). Além dis-so, as inovações para facilitaro acesso à Justiça, como inter-net e o sistema de Justiça iti-nerante, foram identificadaspor 77,6% dos internautas.

A pesquisa identificou par-ticipantes de todas as unidadesda Federação, embora emquantidades mais representa-tivas nos estados mais popu-losos - mais de 50% das respos-tas são de São Paulo, Pernam-buco,do Rio de Janeiro e de Mi-nas Gerais.No Amapá,apenasdez pessoas responderam aoquestionário.

O diretor de Gestão Estra-tégica do CNJ,Fabiano de An-drade Lima, ressaltou que épreciso ter filtros para anali-sar os resultados, uma vez quea participação era voluntária."Vamos enviar para os tribu-nais os resultados gerados pa-ra que aprofundem o diagnós-tico e proponham ações parasanar os problemas”,explicou.O CNJ irá monitorar as açõespara melhoria do atendimen-to em uma nova pesquisa noano que vem.

Page 8: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

SOCIAL8 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

CARLA & CARLINHOSCarlos Henrique Pinto e Carla Candice

casaram-se em cerimônia íntima no últimosábado no Josué Buffet.A juíza de paz Mér-cia Mesquita conduziu os trâmites legais daunião que contou com as presenças da famíliados noivos e um seleto grupo de amigos bemchegados. Na lista de convidados WagnerAquino e Virgília, Thiago Rêgo e CínthiaBenevides,Sebastião Mota e Zoraide Azeve-do,Lizete Andrade, Neilson Barreto e FarahRosado com Luma, Pedro Segundo e Glí-cia Soares, Georgiano Azevedo, ThaísAraújo, Gregório Rosado, BenjamimMachado e Ariane, Disraely Davi e RafaelaCosta,Djalma Júnior e Ana Paula,Cadu Fon-seca e Eduarda Pinto.

DOSE DUPLANoite de gente querida na residência

de Jurandir Filho e Valéria Escóssia parafestejar o aniversário do "dono da casa" eda filha Monalisa. Boa música, bom papoe comidinhas e bebidinhas na medida.Abraçando pai e filha estiveram por láNicholas Cavalcanti e Michelly Frota,PauloSidney e Larissa Rosado, João Escóssia eAna,Carlos Augusto Araújo e Viviana,Al-do Coutinho e Betinha,Admilson Torqua-to e Eliete, Silveira Júnior e Amélia, TácioGarcia e Fátima, Djalma Frota Jr. e AnaPaula, Mairton França, Sílvio, GustavoRosado, Renato Fernandes...

@ Hoje é dia de mandar parabéns paraJosivan Dantas, Ana Edite Ulisses, YgorMartins,Jamile Dantas,Saulo Vieira e An-dré Santa Rosa, que mudam de idade. Vi-vas!

@ Sueli e Taciana Rosado inauguram a-manhã a Maison Chiquê, reunindo convida-dos em coquetel no novo espaço de moda.

@ Alex Costa e Chrystian de Saboyalançam o anuário “Viva” durante a inau-guração da Maison Chiquê.

@ Renato Teixeira e Sérgio Reis brindaramos convidados para o lançamento do Villa Re-al Fazenda e Resort com um show irrepreen-sível. Como diria um amigo, um mimo.

@ As irmãs Karenine e Carol Fernan-des chegam da terra do Tio Sam depoisde quinze dias de merecidas férias.Falammaravilhas de lá, mas se rendem mesmoàs delícias da terra natal. "Foi bom ir ever, mas o melhor mesmo é estar de vol-ta", sentenciam as manas.

@ O irrequieto Paulo Eduardo rodou pe-lo Brasil, deu uma volta pelo mundo e agoraparece que encontrou o que procurava. O ba-cana tem sido visto nos eventos sociais decâmera fotográfica em punho, clicando mod-os e modas pelas terras potiguares.

@ Conversar com Eronildo Pereira nosdeixou cansado.Entre amenidades,o ba-cana vai falando da agenda da Master Pro-duções e Eventos. São mais de cinquentaeventos programados em um mês de 31dias. E todos com o mesmo empenho eesmero, marcas que fizeram da Master aempresa top do setor.

[email protected]

PintoCURTA-METRAGEM

Carlinhos e Carlano dia do “sim”

Jurandir Filho e Monalisa Escóssia,parabéns pra vocês

Jurandir Filho com Silveira Júnior eAmélia Ciarlini - festa entre amigos

Page 9: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

COTIDIANOMossoró (RN),

7 de dezembro de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

QUARTA-FEIRA

MAIS DE 1.500 CONTRIBUINTES TÊMPENDÊNCIAS COM A RECEITA FEDERAL

“Malha fina”

A Receita Federal disponi-bilizará consulta ao lote mul-tiexercício do Imposto sobrea Renda da Pessoa Física (exer-cícios 2011,2010,2009 e 2008),amanhã, às 9h. Segundo a De-legacia da Receita Federal Re-gional de Mossoró, 1.510 con-tribuintes estão na malha fina,ou seja, com pendências como Fisco nacional.

São 1.280 contribuintes re-ferentes ao exercício 2011 e 230relativos ao exercício 2010 emtoda a região, que contempla70 municípios do Rio Grande

do Norte. Muitas das pendên-cias, segundo a Receita Fede-ral, decorrem de erros nopreenchimento da declaraçãode Imposto de Renda de Pes-soa Física (IRPF).

Na região da Delegacia daReceita em Mossoró,serão fei-tas 240 restituições, somandoum total de R$ 383.463,32. Deacordo com a CoordenaçãoEspecial de Ressarcimento,Compensação e Restituição(Corec) da Receita, no dia 15deste mês serão creditadas, si-multaneamente,as restituições.

São restituições referentes aolote do exercício de 2011 (ano ca-lendário 2010), residual de 2010(ano calendário de 2009), resi-dual de 2009 (ano calendário de2008) e residual de 2008 (anocalendário de 2007), mediantedepósito bancário, para um to-tal de 110.525 contribuintes, to-talizando R$ 255.091.276,88.

Em termos nacionais, parao exercício deste ano,serão cre-ditadas restituições para um to-tal de 86.979 contribuintes, to-talizando R$ 211.390.978,56, jáacrescidos da taxa selic de 7,67

% (maio a dezembro de 2011).Desse montante, 10.201

referem-se aos contribuintesde que trata a Lei nº 10.741, de1º de outubro de 2003 (Esta-tuto do Idoso), totalizando R$40.398.714,41. Quanto ao lo-te residual do exercício de 2010,serão creditadas restituiçõespara um total de 12.872 con-tribuintes, totalizando R$24.319.719,37, já acrescidos dataxa selic de 17,82 % (maio de2010 a dezembro de 2011).

Com relação ao lote residualdo exercício de 2009,serão cre-

ditadas restituições para um to-tal de 6.317 contribuintes, to-talizando R$ 12.041.501,25,já atualizados pela taxa selic de26,28 % , (período de maio de2009 a dezembro de 2011).

Já para o lote residual de2008, serão creditadas restitui-ções para um total de 4.357contribuintes, totalizando deR$ 7.339.077,70, já atualizadospela taxa selic de 38,35 %, (pe-ríodo de maio de 2008 a dezem-bro de 2011).

Para saber se teve a declara-ção liberada,o contribuinte de-

verá acessar a página da Recei-ta na Internet (http://www.re-ceita.fazenda.gov.br), ou ligarpara o Receitafone 146. Casoo valor não seja creditado,o con-tribuinte poderá contatar pes-soalmente qualquer agência doBB ou ligar para a Central deAtendimento por meio do te-lefone 4004-0001 (capitais),0800-729-0001 (demais locali-dades) e 0800-729-0088 (defi-cientes auditivos),para agendaro crédito em conta-corrente oupoupança, em seu nome, emqualquer banco.

No último lote serão feitas 240 restituições, somando um total de R$ 383 mil

Page 10: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

PM realiza formatura de 1.300 crianças do ProerdPREVENÇÃO

Cerimônia de formação dos estudantes que participaram do Projeto ocorrerá sábado no Ginásio Pedro Ciarlini

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Neste sábado, 10, a PolíciaMilitar, através do ProgramaEducacional de Resistência àsDrogas (Proerd), formará1.300 crianças da rede estad-ual,municipal e privada de en-sino de Mossoró na segundaetapa de realização do proje-to este ano. A solenidade o-corre a partir das 9h, no Giná-sio Municipal PoliesportivoPedro Ciarlini.

Segundo o soldado IbraimVilar, coordenador da equipedo Proerd de Mossoró, Tibaue Areia Branca, após quatromeses tendo orientação e par-ticipando de atividades deconscientização em relaçãoaos malefícios das drogas líc-itas e ilícitas, os estudantes do5º ano do ensino fundamen-tal com idade entre 9 e 12 anosreceberão certificado e farãojuramento.

"Na solenidade de for-matura as 1.300 crianças par-ticipantes dessa segunda eta-pa do Proerd em 2011 no mu-nicípio farão juramento per-ante a sociedade e os familiaresde manter o distanciamentodas drogas. Na oportunidade,esses alunos receberão tam-bém um certificado", informao soldado Ibraim.

O coordenador explica que49 escolas da rede estadual,municipal e privada de ensi-no na cidade tiveram alunosbeneficiados nas 74 turmasque receberam orientações daequipe composta por oitopoliciais militares capacitadospara execução do programa.

"Entre as principais ativi-dades desenvolvidas pela e-quipe voluntária no Proerd,estão: conscientização no que

Equipe de policiais militares que concederam orientação contra as drogas durante quatro meses

Programação cultural da Festa de Santa Luzia é retomada com shows deartistas locais e regionais

FESTEJOS

A programação social daFesta de Santa Luzia 2011 é re-tomada a partir de amanhã, 8,com as apresentações de ban-das e artistas locais, como tam-bém a participação de gruposde municípios da região.

De acordo com MarcíliaPereira, integrante da coorde-nação-geral da Festa de SantaLuzia,os shows serão realizadosapós as novenas do período no-turno. As apresentações ocor-reram em dois espaços do even-to.E nesta quinta-feira,a atraçãodo palco montado ao lado daCatedral de Santa Luzia é a ban-da Tremendões.Já no palco situ-ado na avenida Dix-sept Rosa-do se apresenta Forró Danado.

"No domingo temos con-firmado na programação oshow de André Luvi e David nopalco da avenida Dix-septRosado. Na próxima segunda-feira, 12, teremos os shows depadre Nunes no adro da Cate-dral e a banda Retrovisor no pal-co da Dix-sept Rosado", in-forma Marcília Pereira.

A coordenadora explica que,além dessa programação no-turna, também já está confir-mada a participação da Banda

Municipal Arthur Paraguai, nodia 12, antes da novena notur-na e as alvoradas, no períodoque antecede a próxima se-gunda-feira,a partir das 17h30,em frente à Catedral.

Já a programação compos-ta por atrações culturais dosmunicípios da região retornahoje, 7, com grupo de Severi-ano Melo. Nos dias 8, 9 e 11 éa vez dos grupos oriundos deAssú, Governador Dix-septRosado e Portalegre se apre-sentarem, respectivamente.

"No dia 12, véspera doencerramento da Festa de San-ta Luzia, se apresenta o grupodo município de Major Sales.No mesmo dia, às 18h, o pi-anista Artur Moreira Lima fazshow na praça Vigário AntônioJoaquim com o projeto 'Um pi-ano pela estrada:Brasil Sertões2'.É bom lembrar que nos dias9, 10 e 11 no palco ao lado daCatedral será promovido o con-curso 'A Mais Bela Voz'. Alémdisso, nesta sexta-feira e sába-do ocorre o leilão no palco daavenida Dix-sept Rosado",destaca a integrante da coor-denação-geral da Festa de San-ta Luzia.

se refere aos perigos e conse-quências danosas das drogas,e bases de amizade. Tudo issoutilizando uma metodologialúdica para chamar atenção dascrianças. A partir do momen-to que iniciamos o trabalho emsala de aula, as famílias dosalunos foram envolvidas paraauxiliar nesse processo. Alémdisso, trabalhamos com o es-porte por meio da I CopaProerd de Futsal", revela o sol-dado Ibraim Vilar.

Para o representante daPolícia Militar, o resultado doprograma já pode ser perce-bido na alteração comporta-mental das crianças. "Foi no-tada uma mudança de com-portamento das crianças tan-

to em sala de aula pelos pro-fessores, como no ambientefamiliar pelos pais.Muitos paisnos procuram e relatam a mu-dança do comportamento dosfilhos. Até mesmo em acon-selhar os adultos a não uti-lizarem drogas lícitas como,por exemplo, o cigarro e be-bidas alcoólicas, por se tratarde porta de entrada para as dro-gas ilegais", ressalta.

PROERDO Programa Educacional

de Resistência às Drogas foicriado por duas professoraspedagogas no ano de 1983 nacidade de Los Angeles (Esta-dos Unidos) com a sigla Dare(Drugs Abuse Resistance Ed-

ucation), com dois anos deaplicação do Programarompeu-se fronteiras e atual-mente já vem sendo aplicadoem mais de 58 países.

No Brasil o programa foiimplantado no Rio de Janeiroem 1992, se expandindo paraos demais estados e chegan-do ao Rio Grande do Norteem 2002. Após oito anos queo Proerd chegou ao Estado,em 2010, o programa foi im-plantado em Mossoró e AreiaBranca simultaneamente, apartir da parceria firmada en-tre as prefeituras destascidades e a Polícia Militar. Emum ano, o programa já aten-deu cerca de 3.000 crianças eadolescentes nestas cidades.

CEDIDA

Page 11: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Moradores do Santa Delmira denunciam situaçãode abandono da antiga Delegacia de Tóxico

INSATISFAÇÃO

Segundo populares, prédio se tornou um ponto de promoção a atos ilícitos dos criminosos na comunidade

Os moradores do conjun-to Santa Delmira reclamam doabandono da antiga Delega-cia de Tóxico. Atualmente, oprédio de apoio na segurançase tornou um ponto de promo-ção a atos ilícitos dos crimino-sos na comunidade. Diante doproblema,a população cobra areativação da unidade policialpara que seja garantida a segu-rança nos residentes do SantaDelmira.

Conforme o presidente doConselho Comunitário doconjunto Santa Delmira, An-tônio Marcos,as instalações daantiga Delegacia de Tóxico, lo-

calizada na avenida Santa Lu-zia,encontra-se em situação detotal abandono.

"O local virou ponto de en-contro de vândalos, viciadosconsomem drogas, e o prédioestá sendo utilizado para aprostituição. Além disso, a de-legacia se tornou um escon-derijo de criminosos que pra-ticam roubos no conjunto",re-vela o representante.

O presidente do ConselhoComunitário conta que antesda situação de total abando-no, havia uma família moran-do no prédio. "O governo re-tirou a família da delegacia, fez

uma reforma no prédio e pro-meteu a reativação do local.Mas até agora nada foi feito, eenquanto isso a população so-fre com a insegurança da co-munidade", enfatiza AntônioMarcos.

Inconformados com a si-tuação de abandono da unida-de policial, os moradores doconjunto Santa Delmira estãoarticulando um abaixo-assina-do. "A população está se mo-bilizando para conseguir umgrande número de assinaturaspara levar o caso ao Ministé-rio Público", ressalta o repre-sentante.

Cerca de 3 mil professores devem escolher amanhã nova direção regional do Sinte Amanhã,8,os cerca de 3 mil

professores e funcionários ati-vos e inativos da educação es-tadual, associados ao Sindicatodos Trabalhadores em Educa-ção Pública do Rio Grande doNorte (Sinte/RN), regionalMossoró, vão às urnas para es-colher a direção da entidade sin-dical. Duas chapas disputam opleito para a gestão dos próxi-mos dois anos.

A votação para escolha da di-retoria do Sinte/RN transcor-rerá das 7h às 21h. Além das es-colas da rede estadual de ensi-no em Mossoró, os sócios ati-vos e aposentados do sindicatopoderão votar na 12ª DiretoriaRegional de Educação, Cultura

e Desporto (Dired). O pleitotambém abrange mais nove ci-dades da região que integram ajurisdição da regional Mossoródo Sinte/RN.

O atual coordenador-gerale candidato à reeleição na dire-ção do Sinte/RN, Rômulo Ar-naud, avalia a gestão da atual di-retoria,que permaneceu duran-te quatro anos na direção da en-tidade em virtude da prorroga-ção aprovada pela categoria emassembleia.

"Avaliação que temos feitoé que a categoria reconhece aluta do sindicato e principalmen-te o seu papel na última greverealizada neste ano.Os trabalha-dores da educação viram nosso

empenho perante o governo ea resistência no movimento embusca dos direitos e de melho-rias para a categoria", ressaltaRômulo Arnaud.

O representante destaca asprincipais propostas da chapa 1,intitulada "Unidade e Resistên-cia" para a gestão do biênio2012/2014. "A prioridade dachapa 1 será os salários. Lutarpara que se alcance o Piso Na-cional de Salário calculado pelaConfederação Nacional dosTrabalhadores em Educação (CNTE) e lutar pelo cumprimen-to dos direitos funcionais deacordo com os Planos de Car-reira", aponta Rômulo Arnaud.

Além das melhorias salariais,

a chapa pretende realizar açõesem prol dos funcionários daeducação,sistematizar o atendi-mento jurídico com visitas or-dinárias dos advogados do sin-dicato à regional Mossoró, lu-tar por direitos dos aposentadose continuar investindo em cul-tura e lazer para a categoria.

"Ampliaremos a divulgaçãodas ações da regional Mossoróno Programa Extra-Classe TVe veiculá-lo em Mossoró. Mas,sobretudo,lutaremos pelo cum-primento do 1/3 de hora ativi-dade e o pagamento pelo Esta-do do Piso Salarial retroativo a2010 para os professores",con-clui Rômulo Arnaud.

A composição da chapa 1

HABNER WEINER

População cobra a reativação da unidade policial

Professores integrantes de uma das chapas que concorrem ao pleito

GERAIS Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

ELEIÇÃO

traz,além do atual coordenador-geral do Sinte/RN,Rômulo Ar-naud,Inalda Texeira e Josué Da-

masceno. Como também maisdez titulares das diretorias da en-tidade.

Page 12: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

A família de Aurizineide Leão Carlos,agradecida pela demonstração de car-inho recebida de seus parentes e ami-gos, comunica a missa do 7º dia. Pormais este ato de solidariedade eamizade, antecipa seus sincerosagradecimentos.

Local: Igreja de São José

Data: 08/12/2011

Horário: 17h

CASA NO CAMPONo palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, Walterlin Lopes

e Karenine Fernandes foram os mestres de cerimônia que apresen-taram a 500 seletos convidados o conceito geral do Villa Real Fa-zenda e Resort, novo conceito de moradia que será construído naestrada que liga Mossoró a Tibau, com obras previstas para sereminiciadas a partir de 2012, com previsão para entrega em 2015. Oempreendimento está desenvolvido por João Fernandes e GrupoPizzato.

AMIZADE SINCERAA solenidade do Villa Real iniciou com uma apresentação do Stú-

dio de Dança Clézia Barreto. Após o cerimonial, o público conferiu oshow "Amizade Sincera", projeto dos músicos Renato Teixeira e Sér-gio Reis. O atraso não desanimou os Vips. E todos acompanharam orepertório que inclui sucessos como "Amanheceu, peguei a viola" e"Um violeiro toca". A Master Eventos assinou a produção do eventoe a Personal Marketing é a responsável pela criação publicitária.

ADEREÇOS ELÉTRICOSA Cosern alerta quanto ao uso da decoração natalina inserida de

lâmpadas coloridas. Deve-se ficar atento ao adquirir, manusear e ins-talar adereços que utilizam energia elétrica para evitar acidentes co-mo choque elétrico ou curto-circuitos. A orientação é priorizar a se-gurança. Para isto, é importante verificar a procedência e a qualidadedos adereços elétricos, e ainda adquirir apenas enfeites aprovadospelo Inmetro, que oriente a utilização para cada tipo de ambiente.

ENCONTRO DO PSBO diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) rea-

lizou o primeiro da série de sete encontros intitulados "Um novocaminho para a nossa cidade". O evento aconteceu ontem no Gar-bos, com a presença do governador do Pernambuco, Eduardo Cam-pos, presidente nacional do PSB, que veio a Mossoró ministrar pa-lestra sobre gestão pública. O presidente do diretório municipal doPSB, vereador Lairinho Rosado, conversou na ocasião sobre proje-tos futuros.

SOCIAL4 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

O encontro dos cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira,no show "Amizade Sincera",no Teatro Dix-huit Rosado.

João Fernandes e Giovanni Pizzato receberam o presidente da FCDL,Marcelo

Rosado,no lançamento do Villa Real.

Cornélio Alves e Lucivan Fontes,na plateia do show Amizade Sincera,

de Sérgio Reis e Renato Teixeira.

Walterlin Lopes e Karenine Fernandes,cerimonialistas do lançamento do Villa Real Fazenda Resort.

-Aniversariando hoje: Janycleide Soares,Ariane Holan-da,Diógenes Filho,Cláudio Albuquerque,Mackenzie Cos-ta, Felipe Maia, o dentista Roberto Miranda, André SantaRosa, Raquel Oliveira, Iôgo Bernardino, a nova psicólogaRenata Régis e a jornalista Ana Edite Ulisses.Tudo de bom.

-Agradecemos a querida Melina Carlos, da Deco-rat, pelo lindo mimo de natal que nos enviou.

-No lançamento do Villa Real, anotamos a presençado juiz Cornélio Alves e Lucivan Fontes; as deputadasSandra e Larissa Rosado; Serginho Freire e Fernanda Ben-jamim; os colunistas Paulo Pinto e Sérgio Chaves; o pres-idente da FCDL Marcelo Rosado, Ricardo Lopes e IaraMonteiro.

-Advogados,promotores de justiça, juízes e demaisprofissionais da área jurídica se encontram amanhãno tradicional Natal OAB Mossoró. A confraterniza-ção acontecerá no Kiko´s Eventos.

-Exaltamaníacos e Aviãozeiros se preparam para cur-tir o show do ano, no próximo dia 12. A big festa aindaterá shows de Samba Nobre e Forró dos 3. Para garantiro acesso antecipado, basta ir à sede da Gondim e GarciaProduções, localizada no Centro Empresarial Caiçara.Imperdível.

-A terceira edição do Rock Grande do Norte,even-to de música pop do interior do Estado, será realiza-da nos dias 9 e 10 de dezembro, no Porcino Park Cen-ter. Assis Neto comanda o festival.

Perfil CabelosRua: João da Escóssia, 340 -

Shopping PorcinoSala 01 - Nova Betânia - Mossoró/RN

Tel. (84) 3316 - 4142 / 8722 - 7690 / 9411 - 5166

Realize sua festa deconfraternização de final de ano

em lugar agradável, com estrutura, espaço amplo, seguro

e com preço acessível. PorcinoPark Center. Ligue agora e faça

sua reserva - 3316-3939

CONVITE MISSA DO 7º DIA

Page 13: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

GERAISwww.omossoroense.com.br Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 5

Participam do evento a Orquestra Sinfônica da UFRN, além dos cantores Diogo Guanabara e Camila Masino

Apresentação do projeto será no Teatro Municipal Dix-huit Rosado

Sistema Fecomércio promove apresentação doprojeto Parcerias Sinfônicas em Mossoró

CULTURA

Corpo de Bombeiros faz último treinamentoantes da “OperaçãoVerão”

SEGURANÇAO Sistema Fecomércio doRio Grande do Norte, atravésdo Serviço Social do Comér-cio (Sesc),promove hoje,a par-tir das 20h, no Teatro Munici-pal Dix-huit Rosado,mais umaapresentação do projeto Par-cerias Sinfônicas, com a pre-sença da Orquestra Sinfônicada Universidade Federal doRN (UFRN), e dos cantoresDiogo Guanabara e CamilaMasino.

O público mossoroensepoderá acompanhar um reper-tório composto por cançõesnacionalmente conhecidas degrandes nomes da Música Po-pular Brasileira (MPB), alémde composições de músicos lo-cais, como "O Amor" (DiogoGuanabara e Maikel Câmara)e "Morena" (Diogo Guanaba-ra e Edu Bandeira).

O Parcerias Sinfônicas doSesc-RN é uma ação institu-cional em prol da valorizaçãoda cultura potiguar, através daformação musical e incentivoao surgimento de novos talen-tos,associados à oferta de con-certos e shows gratuitos paratoda a sociedade.

A proposta do projeto épromover parcerias entre oSesc e orquestras, grupos sin-

Os guarda-vidas do 2ºGrupamento de Bombeiros,em Mossoró, realizarão o úl-timo treinamento antes daOperação Verão 2011/2012,terça-feira (13). "Vamos fazera última avaliação da tropaque atuará na região Oeste an-tes da Operação Verão, mar-cada para iniciar no próximodia 16", informa o coman-dante major Franklin Araújo.

Segundo ele, o treinamen-to será realizado na Praia doCeará, município de Tibau,com a presença de vinte guar-da-vidas, um bote inflável,quadriciclo e demais viaturasoperacionais da região. Serãorealizadas ações de salvamen-to aquático visando ajustar,tecnicamente, as operações deretirada de vítimas do meiolíquido, entre outras ações.

Os bombeiros aproveita-

rão para orientar os comer-ciantes da orla sobre as açõesque eles podem realizar paragarantir um verão mais segu-ro para os banhistas que fre-quentam a praia. É que, se-gundo o major Franklin, oapoio dos profissionais quetrabalham na orla, bugueiros,entre outros, é fundamentalpara orientar os turistas quan-to aos riscos da praia.

"A população que mora etrabalha no litoral conhecebem os pontos críticos daspraias e pode, sim, colaborarorientando outras pessoasque se deslocam ao litoralapenas neste período. A pre-venção e a participação de to-dos é fundamental para se ga-rantir uma praia segura", fri-sa o comandante 2º Grupa-mento de Bombeiros emMossoró.

Avenida Cunha da Mota estáinterditada para escavações

SANEAMENTO

Mais uma importante via deMossoró está interditada porconta das obras de escavação,a fim de implantação do siste-ma de esgotamento sanitário.Ontem foi interditado um tre-cho da avenida Cunha da Mo-ta, centro da cidade.

A interdição é feita pelaGerência Executiva do Trân-sito, responsável pelo trânsi-to de Mossoró. As obras sãofeitas pela Companhia deÁguas e Esgotos do Rio Gran-de do Norte (Caern), parasubstituição do coletor cen-tral do sistema de esgotamen-to sanitário.

O gerente de trânsito deMossoró, Jaime Balderrama,informa que a avenida,uma dasprincipais do centro da cida-de,permanecerá bloqueada até

HABNER WEINER

HABNER WEINNER

Via permanecerá bloqueada até o dia 27 de janeiro de 2012

o dia 27 de janeiro de 2012."Es-sa já é a quinta etapa de inter-dições,de um total de seis",diz.

Ele acrescenta que uma

equipe de agentes de trânsitoestá orientando os motoristas,evitando que acessem as viasinterditadas.As obras da Caern

começaram em outubro des-te ano e a previsão é que se-jam concluídas no final de fe-vereiro.

fônicos e camerísticos,solistas,arranjadores, compositores eprodutores,estimulando a pro-dução musical local, com fo-co na formação de músicos ede plateia.

Idealizado no início do se-gundo semestre deste ano, oProjeto realizou sua primeiraapresentação no mês de setem-

bro, em Natal, com um show-concerto da Orquestra Sinfô-nica da UFRN, em parceriacom Camila Masino,contandoainda com a participação domúsico Diogo Guanabara e doarranjador Willames Costa,que integram os parceiros dasua primeira edição.

O encontro musical pro-

movido pelo Sesc rendeu aosartistas indicações ao PrêmioHangar de Música, maiorpremiação musical realizadano Nordeste e que acontecedesde 1999 em Natal, nas ca-tegorias "Melhor Show doAno" para o grupo e "MelhorCantora", para Camila Masi-no.

REAVISO DE LICITAÇÃO

O município de RIACHO DE SANTANA, por inter-médio do presidente da Comissão Permanente de Licitação,torna público que devido a incorreções constantes do avisoinicial remarca para as 14h30 do dia 21 de dezembro de2011, a realizar licitação na modalidade TOMADA DEPREÇOS, Nº. 001/2011, tipo menor preço, que tem comoobjeto escolha de empresa especializada em construçãocivil, objetivando a Construção de Unidade Básica de Saúdena cidade de Riacho de Santana - RN, conforme especifi-cações técnicas constantes do Projeto Básico em anexo queé parte integrante do Edital, de acordo com o que determi-na a legislação vigente, a realizar-se na sala da Comissão deLicitação da PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHODE SANTANA.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dosinteressados na sala da Comissão de Licitação, na RUA MA-NOEL SOUZA LIMA,350,CENTRO,RIACHO DE SAN-TANA, a partir da publicação deste aviso, no horário de ex-pediente.

RIACHO DE SANTANA - RN, 5 de dezembro de 2011.

AÉCIO BENTO DE SOUZA Presidente CPL/PMRS

Page 14: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Eleito craque do Brasileirão, Neymaracumula títulos de melhor jogador

CONQUISTA

Em cerimônia realizada noAuditório Ibirapuera, em SãoPaulo, Neymar Júnior foi elei-to o melhor jogador do Brasi-leirão 2011. Como o santistaestava prestes a embarcar pa-ra o Japão,onde jogará o Mun-dial de Clubes da Fifa, o paido atacante recebeu o troféude melhor jogador do princi-pal torneio nacional.

Com a premiação recebi-da, Neymar consegue a im-pressionante marca de sereleito melhor jogador emquatro das cinco competiçõesque disputou em 2011. Foi oprincipal atleta do Sul-Amer-icano Sub-20, do Campeona-to Paulista, da Copa Liberta-dores e, agora, do Campeo-nato Brasileiro.

Neymar ainda levou o me-lhor primeiro atacante do Bra-sileirão.Por isso,o atacante co-memorou muito pelo Twitter.

“Acabei de receber a notí-cia de que ganhei dois prêmiosdo Brasileirão... Muito feliz !!Obrigado...Valeu papai por re-ceber os prêmios”, escreveuo atacante.

Neymar também foi anun-ciado como finalista do prêmioPuskás, pelo golaço que mar-

Após brigar pelo título emtodas as competições que dis-putou, o Vasco termina atemporada de 2011 com elo-gios de todos e o apoio da suatorcida até o apito final daúltima partida do ano.

O grande marco deste ti-me vascaíno foi a união for-mada entre todos do elenco,além da qualidade dos joga-dores que formaram o famo-so Trem-Bala da Colina. Epara carimbar o ótimo anoque teve o Gigante da Coli-na, o zagueiro Dedé e o go-leiro Fernando Prass recebe-ram o prêmio Bola de Prata,um dos mais tradicionais dofutebol brasileiro concedidopela Revista Placar, como osmelhores jogadores das suasposições.

O defensor teve um anode afirmação, passou a serconvocado para a seleçãobrasileira e ainda está na dis-puta para o prêmio de me-lhor jogador do Brasileirão.

Com a premiação recebida ontem, atacante consegue a impressionante marca de ser eleito destaque em quatro das cinco competições que disputou em 2011

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dedé e Fernando Prass conquistam Bola de Prata

NO VASCO

Neymar ainda levou o melhor primeiro atacante do Brasileirão

Zagueiro Dedé e o goleiro Fernando Prass receberam o prêmio Bola de Prata

SANTOS.COM.BR

VASCO.COM.BR

cou contra o Flamengo,no pri-meiro turno do Brasileirão. Avotação é aberta ao público epode ser feita pelo site da Fifa.Os concorrentes do brasileirosão o argentino Lionel Messie o inglês Wayne Rooney.

Além da possibilidade devencer o Puskás, Neymar ain-da pode fazer história na es-colha da Seleção Mundial de2011. O santista é o único dos55 finalistas a não jogar na Eu-ropa. Para esta premiação, vo-

tam mais de 50 mil jogadoresde futebol profissional de to-do o mundo. Os 11 integran-tes do time dos sonhos tam-bém serão conhecidos na ce-rimônia de gala da Fifa, no dia9 de janeiro, em Zurique.

Já a Muralha da Colina fezhistória ao disputar todas as

partidas do ano, e pelo se-gundo ano consecutivo atu-

ar em todos os jogos da com-petição nacional.

Page 15: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Acusado e investigado por denúncias de receber propina de uma empresa como membro do Comitê OlímpicoInternacional, cargo que renuniou na segunda-feira, João Havelange não quer falar do assunto.Fácil para sair de ce-na, disse apenas "só quero que me deixem em paz". Não tem problema é só provar inocência, pronto, resolvido.

Berg volta ao futebol potiguar para defender o ABCA VOLTA

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Com o término do Campeonato Brasileiro percebe-se o torcedor mossoroense um poucomais interessado em saber como será o Campeonato Estadual, mais particularmente, o que

pretendem Potiguar e Baraúnas. Olha, repito aquilo que já disse em relação ao trabalho dasduas diretorias que tem sido elogiável, mas claro que isso não ganha jogo e vitória e títulos é o

que espera qualquer torcedor. Mas não deixa de ser um bom começo observer a disposição dosdirigentes em buscar renovar, contratando jogadores com pouca ou nenhuma passagem pelofutebol local. Aguardemos apenas que estes correspondam em campo, já que as informaçõessão as melhores possíveis, baseando no que disseram os treinadores e as assessorias dos dois

clubes. A torcida, é claro, é que tudo aconteça dentro do planejado e possamos ao final da tem-porada, com ou sem títulos, fazer uma avaliação positiva. Melhor, claro, com o título.

É HORA DE SOMAR FORÇAS

Um leitor mais duro em suas avaliaçõesme cobra mais firmeza nas críticas ao fute-bol mossoroense. Calma gente, estamosna fase do vamos ver o que acontece paradepois cobrar. O momento é de ceder cré-dito para dirigentes e treinadores organi-zarem seus times e só depois, com o traba-lho em prática, avaliar.

Nada justifica nesse momento cobrar re-sultados, apenas dizer da responsabilidadede todos na montagem do elenco, ficandoatento às indicações, até mesmo dos seuspróprios treinadores. Avaliar a fundo, an-tes de fechar qualquer contratação. Nessemomento sim, o dirigente pode ser cobra-do agora e depois. No mais, é esperar paraver o que acontece.

PRONTOO coordenador da Copa do Mundo, Ro-

naldo,tomou uma decisão "fundamental" pa-ra o sucesso do evento no Brasil. Vai liberaro acesso da equipe do programa Pânico naTV para fazer suas matérias. Realmente, es-sa atitude de Ronaldo salva o planeta até oefeito estufa. Muito "importante" mesmo.

A FIFA promete divulgar relatório que pode incriminar João Havelange e Ricardo Teixeira. E haja cor-rupção. O grande problema das denúncias e investigações é que ninguém devolve o dinheiro rou-bado quando provado. TEM setor da vida brasileira que chega ao absurdo de detectada a irregularidade,o responsável é aposentado e leva o salário da ativa junto.

Toque EsportivoNOVIDADE

Nenhuma novidade na festejada decisãoda presidência do Corinthians que resolveumanter Tite, treinador campeão brasileiro,no cargo para 2012. Isso é o correto, bemdiferente da bobagem que fez o Flamengoquando dispensou Andrade logo após a con-quista do título em 2009.

EXTERIORAssim como acontece no futebol, quando

alguns brasileiros que estão lá fora recomen-dam a saída do país pátria de outros colegas,o mesmo fez Waleska no vôlei. Ela quer quejogadoras dexem o Brasil para jogar no exte-rior. Acho exagero, afinal existe um esforçonos últimos anos para revitalizar a prática doesporte no Brasil, sendo hoje a segunda op-ção na preferência nacional.

DOMINANDONa festa dos melhores do Campeonato

Brasileiro a notícia é de que o Vasco domi-nou a preferência, superando o campeão Co-rinthians. Escrevi na coluna de terça-feiraque o resultado da Série A deste ano estavabem entregue, porém nem sempre vence omelhor. O Corinthians foi mais competente,e por isso é campeão.

PROPINA

Revelado profissionalmen-te para o futebol pelo Potiguar,com sua base de trabalho cons-truída na Eifa, que é uma es-colinha de futebol amadortambém mossoroense, o late-ral esquerdo Berg voltará ao fu-tebol do Rio Grande do Nor-te para a temporada de 2012.O ABC acertou a contratação.O jogador, que hoje pertenceao São Caetano, da cidade deSão Caetano do Sul, em SãoPaulo, jogará no alvinegro porum ano, por empréstimo.

Reforço para as disputas doCampeonato Potiguar,Copa doBrasil e Série B do Campeona-to Brasileiro,Berg chegará ao clu-be no dia 26 de dezembro pararealizar exames.Depois disso,oatleta será apresentado oficial-mente. "Estou feliz pelo acertoe tenho certeza que será um gran-de ano para o ABC. Chego pa-ra ajudar o clube a conquistarseus objetivos",prometeu Berg.

Além do Potiguar, seu clu-be de origem em Mossoró,Berg já havia atuado em Na-tal. Em 2007, o lateral fez par-te do grupo do América, rivaldo ABC, que disputou a Série

Jogador retorna ao Rio Grande do Norte após passagem pelo São Caetano

Berg está feliz pelo retorno ao futebol norte-rio-grandense

ESPORTE Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

ARQUIVO

COMEÇANDO

ARTILHEIRO

Jogadores do Rio Grandedo Norte seguem fazendo su-cesso fora do seu estado de ori-gem.Um deles é João Maria Li-ma do Nascimento,esse é o no-me do jogador "Pequeno" quecomeçou a carreira no Alecrimde Natal. Hoje ele é chamadode Lima. Migrou para o fute-bol gaúcho em 2004, agoraatua no Joinville, campeão daSérie C deste ano. Pelo JEC,lima é um dos cinco maioresartilheiros da história do timecatarinense.

Depois de deixar o Alecrim,time que defendeu nos anos de2002 e 2003,Lima,o "Pequeno"para os potiguares, passou pormais sete equipes,e mais três ve-zes no seu atual clube, o Join-

ville.Sequência das equipes quedefeneu: 2002/2003 - Alecrim(RN), 2004 - Caxias (RS), 2005- Veranópolis (RS), 2006/2007- Brasil de Farroupilha (RS),2008 - Goiás (GO),2008/2009- Joinville (SC), 2009 - Bahia(BA),2010 - Joinville (SC),2010- FC Seoul (Coreia do Sul) e,2011 - Joinville (SC).

ARTILHEIROO atacante, nascido em Na-

tal, já marcou 67 gols com a ca-misa do Joinville.Com essa mar-ca, ele está entre os cinco maio-res artilheiros da história do clu-be catarinense.Eis o período doseu aproveitamento: 2008 - 08gols, 2009 - 21, 2010 - 11, 2011- 27, totalizando 67 gols.

Campeão da Série C, jogador potiguar é um dos principaisgoleadores do Joinville

Depois das apresentaçõesoficiais em reunião realizada noinício da semana,o elenco do Ba-raúnas começa nesta quarta-feiraa sua preparação para o Campeo-nato Estadual 2012,iniciando as-

sim a fase da pré-temporada. Otrabalho começa praticamentecom todos os jogadores contra-tados já à disposição do treina-dor Francisco Diá.

Por sua vez, a diretoria, atra-

vés do seu presidente Eudes Ma-chado,segue mantendo contatosa fim de garantir mais reforços pa-ra o elenco tricolor. A meta domomento é a contratação de umjogador de meio de campo que

de acordo com os primeiros in-formes deve ser um atleta já co-nhecido no futebol da região Nor-deste.

Outra expectativa a partir deagora diz respeito a jogos-treinos

e partidas amistosas. Porém, an-tes disso, os jogadores passam apartir de hoje por um processo deavaliação física e de posse dessasinformações a comissão técnicadefine a carga de trabalho a ser

executada para este mês de de-zembro. Por enquanto a movi-mentação acontece na Toca doLeão,podendo também aconte-cer trabalho nas praias do litoralda Costa Branca.

Fase de avaliação começa no Baraúnas que ainda busca reforços

A do Campeonato Brasileiro.Depois disso, ainda atuou pe-lo clube alvirrubro da capital

entre 2009 e 2010.No São Cae-tano, depois de algumas atua-ções, com a mudança de trei-

nador, Berg passou a ser em-prestado, voltando agora aoseu estado de origem.

Page 16: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Polícia começa montar quebra-cabeça damorte de empresário “Genildo do Sal”

INVESTIGAÇÃO

Estudante capotaveículo após serperseguido

ACIDENTE

Corpo encontrado comperfurações à bala emlagoa de Nísia Floresta

CRIME

Assassinato de mecânico poderá estar ligadoa problemas em Caraúbas, diz a polícia

DESDOBRAMENTO

O delegado Roberto Mou-ra, titular da 2ª Delegacia dePolícia Civil de Mossoró, já co-meçou a juntar as peças doquebra-cabeça que investiga amorte do empresário do se-tor salineiro Genildo Figuei-redo, proprietário da empre-sa Gefissal, mais conhecidocomo "Genildo do Sal", exe-cutado a tiros na noite da úl-tima segunda-feira, quandochegava a sua residência, nobairro Santo Antônio, emMossoró. O crime aconteceuna rua Pedro Velho e, segun-do a polícia, foi praticado pordois elementos em uma mo-tocicleta.

De acordo com RobertoMoura,a princípio existem mui-tas conversas sobre o crime epoucas testemunhas,no entan-to já seguimos algumas linhasde investigação, conforme osprimeiros depoimentos colhi-dos. "No momento são apenasinformações superficiais e de-sencontradas, mas mesmo as-sim estamos seguindo uma li-nha de raciocínio baseada na tra-jetória seguida pela vítima nosúltimos dias", destacou.

Para o delegado, as primei-ras informações colhidas sãode fundamental importância,entretanto outros aconteci-mentos têm que ser levadosem consideração, por essa ra-zão não será possível divul-gar nada à imprensa para nãogerar expectativas e atrapalharas investigações.

Com relação a um homemdetido pela Polícia Militar, sus-peito de ter participação namorte do empresário, o dele-gado diz que pretende aguar-dar o curso das investigaçõese resultado dos exames que fo-ram realizados no suspeito,pelos peritos do Instituto Téc-nico e Científico de Polícia(Itep) de Mossoró. RobertoMoura tem 30 dias para apu-rar o caso e remetê-lo à Justi-ça.

O delegado deverá ouviroficialmente os familiares davítima,ainda esta semana,parapoder elucidar o crime.

Recentemente a vítimacontratou um pedreiro pararealizar serviços em sua casae na oportunidade sumiram al-guns objetos pessoais. O em-

Crime está carregado de mistério para a Polícia Civil, responsável pela elucidação e identificação dos acusados

Delegado Roberto Moura investiga o crime.

Veículo capotou várias vezes.

Valmir, sepultado em Caraúbas.

Após ser perseguidopor dois elementos emuma motocicleta, o estu-dante Isauro AntônioGonçalves Veríssimo, 19,capotou seu veículo de-pois de ter colidido comoutro em sentido contrá-rio.Ele pilotava um Fox decor branca, placa NNN-5215/Mossoró, quandobateu em uma Ranger Ro-ver de cor preta placaMZF-2644 Mossoró, nocruzamento das ruas Cé-sar Leite com a João Mar-celino, e capotou por vá-rias vezes.

De acordo com a polí-

cia, por volta das 21h o es-tudante notou que estavasendo seguido por doiselementos, que possivel-mente queriam tomar seuveículo e ao tentar se li-vrar envolveu-se na coli-são. No capotamentoIsauro ficou presos às fer-ragens, mas conseguiu pe-dir socorro a popularesque passavam no local e foiconduzido para o Hospi-tal Regional Tarcísio Ma-ia (HRTM). Ele não correrisco de morte.

A polícia fez diligênciaspela área,mas ninguém foipreso.

Populares encontraram namanhã de ontem o corpo deum homem, ainda não iden-tificado, às margens da La-goa do Carcará, município deNísia Floresta. O cadáverapresentava marcas de tiros.

Segundo a Polícia Militar,populares encontraram o cor-

po ao chegarem para trabalharna lagoa e imediatamente in-formaram às autoridades po-liciais. Viaturas foram ao lo-cal para tentar preservar a áreado crime antes da chegada dosperitos do Instituto Técnicoe Científico de Polícia (Itep)de Natal.

presário prestou queixa à po-licia e após uma busca na ca-sa do acusado os objetos fo-ram localizados e o suspeitopreso.

Na ocasião, o homem te-ria dito que se vingaria do em-presário, passando a ser umdos suspeitos da autoria do cri-me.Outras linhas também es-tão sendo seguidas nas inves-tigações.

O CRIME"Genildo do Sal" foi assas-

sinado a tiros por volta das

19h, em frente a sua casa,quando foi abordado por umadupla que o esperava junto auma moto Fan, cor preta, uti-lizada na fuga.

Testemunhas disseram quea ação foi muito rápida e ne-nhum objeto do empresáriofoi subtraído. Ele sofreu trêstiros e chegou a ser socorri-do por uma viatura da Polí-cia Militar, que o conduziu àUnidade de Pronto Atendi-mento (UPA) do bairro San-to Antônio, onde já chegousem vida.

A morte do mecânico Val-mir Antonio de Sales, 49, exe-cutado a tiros na manhã de se-gunda-feira (5), dentro deuma oficina localizada na ruaNísia Floresta, no bairro Pe-reiros em Mossoró, pode es-tar relacionada a problemascontraídos por ele na cidadede Caraúbas. A constataçãoé do titular da 1ª Delegacia dePolícia Civil,Edivan Queiroz,responsável por investigar ocrime.

Segundo o delegado, o cri-me ocorrido em Mossoró po-derá ser apenas um desdobra-mento da trajetória do mecâ-nico, que na cidade de Caraú-bas arranjou alguns inimigosdepois de ter seu nome envol-vido em alguns acontecimen-tos ilegais. "Mossoró poderáter sido apenas o local da exe-cução e os motivos podem es-tar ligados diretamente a Ca-raúbas, porém ainda é muitocedo para tirarmos algumaconclusão. Somente as inves-tigações é que dirão como tu-

do aconteceu",destacou o de-legado.

Investigações preliminaresdão conta que Valmir Sales es-tava apenas há dois meses tra-balhando em Mossoró, ondeajudava um amigo, proprietá-rio da oficina onde o crimeaconteceu. "Valmir era mui-to amigo do dono da oficina,um senhor de idade, que esta-va doente e pediu ao mecâni-co para dar uma força no lo-cal, enquanto ele tratava dasaúde",disse Edivan Queiroz.

Edivan relatou tambémque ainda esta semana vai ou-vir os depoimentos da famí-lia, que deverão ter grande va-lia para as investigações. Odelegado realizará durante asinvestigações algumas via-gens a Caraúbas para apurarfatos do passado do mecâ-nico e a sua trajetória de vi-da. "Vamos ter que ir a Ca-raúbas investigar a vida pre-gressa da vítima, para poder-mos chegar aos assassinos",conclui.

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DIVULGAÇÃO

PASSANDONAHORA

CEDIDA

SEPULTAMENTOParentes e amigos do me-

cânico Valmir Sales acompa-nharam o seu sepultamento

que aconteceu ontem no ce-mitério público de Caraúbas.Uma grande multidão foi levaro último adeus ao mecânico.

Page 17: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

REGIONALQUARTA-FEIRA

Mossoró (RN),7 de dezembro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

VALE DO AÇU ARTICULA CRIAÇÃO DE DIOCESE

REPRESENTANTE DEFENDE MOBILIZAÇÃO EM TORNO DA PROPOSTA

Expansão ASSÚ/MOSSORÓ -

Entregue por uma delegaçãorepresentativa de diversos seg-mentos da cidade,por ocasiãode audiência ocorrida sexta-feira da última semana, dia 2de dezembro, na Cúria Dio-cesana, em Mossoró, o do-cumento através do qual é for-malizada a reivindicação emprol da constituição de umaquarta Diocese da Igreja Ca-tólica no Estado,se localizan-do na região do Vale do Açu,mais precisamente com sedeepiscopal na cidade do Assú,já está sob apreciação do bis-po da Diocese de Santa Luzia,dom Mariano Manzana.

O bispo prometeu que,até fevereiro de 2012, emi-tirá opinião sobre o pleito.Porém, a percepção de al-guns dos membros da comi-tiva que foi à sua presença foique o líder católico não ma-nifestou entusiasmo com asolicitação.

Analisando a reivindica-ção chegada às suas mãos,dom Mariano parafraseouum dos grandes nomes daIgreja Católica do Nordes-te: dom Hélder Câmara."Ele dizia que, quando umapessoa sonha sozinha, o so-nho não passa de um sonho,mas quando uma pessoa so-nha e consegue dividi-locom outras pessoas, é maisfácil torná-lo realidade".

Para o bispo diocesano,a proposta apresentada pe-

Um dos membros da de-legação, o advogado Gre-gório Macedo interpretoua recepção do bispo dio-cesano dom Mariano Man-zana com frieza. Mas re-gistrou que não haverá ar-refecimento no propósitode levar o projeto adiante."Devemos lutar mais do

que nunca por este proje-to", disse.

Em suas observações,o bispo registrou que oBrasil é uma nação de di-mensões continentais, eque existe uma preocupa-ção da Igreja Católica coma realidade das grandesDioceses.

Citou, ilustrativamente,as Dioceses de Cachoeirodo Itapemirim, no Espíri-to Santo, com uma área demais de 280 mil quilôme-tros quadrados, e a Dio-cese da Bacia do Xingu,com uma jurisdição comárea territorial superior a300 mil quilômetros. "Es-

tas são Dioceses que, se-guramente, no futuro se-rão divididas", declaroudom Mariano.

PONDERAÇÕESEle observou que há ca-

sos de constituição de Dio-cese em cidades onde se lo-calizam templos católicos

históricos. Citou, comoexemplos,Natal (que com-pletou 100 anos de existên-cia em 2009);Mossoró (quecompletará seu centenárioem 2034);e Caicó (com ani-versário de 100 anos pre-visto para 2039).

Ele registrou que, paraa consolidação do projeto

de criação de uma Dioce-se no Vale do Açu, é neces-sário antes analisar todos osaspectos da realidade da re-gião. "É uma realidade ho-mogênea,mas hoje só a rea-lidade do Vale é uma reali-dade também pequenina,frente às grandes propor-ções do Brasil", constatou.

Documento reivindicatório já foi entregue ao bispo dom Mariano Manzana

la caravana assuense hoje seconfigura num sonho."Ho-

je realmente é um sonhopensar em Assú como Dio-

cese, mas o futuro perten-ce a Deus e pertence tam-

bém aos homens que arre-gaçam as mangas e traba-

lham para as coisas aconte-cerem", vaticinou.

Page 18: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Giro Pelo Estado

Democratas realizou ontem, em Brasília,Convenção Nacional que confirmou poraclamação o nome do senador José Agri-

pino (RN) para presidir o partido até dezembro de2014. Em seu discurso, o então do presidente doDEM disse que hoje o Democratas é um partidoconsolidado e com pessoas que, de fato, acreditamnas ideias e na formulação programática do parti-do. E ironizou os dissidentes da sigla. "Aqueles quesaíram, boa viagem! O Democratas vai sobreviverem nome de suas ideias porque temos autoridademoral para combater a corrupção, porque não con-vivemos com a improbidade". Segundo o presi-dente da sigla, a principal meta para os próximos

anos é eleger um número maior de prefeitos em 2012e em 2014 obter uma bancada na Câmara dos De-putados maior do que a da última eleição. A Con-venção foi realizada na sede do partido no SenadoFederal, em Brasília, e contou com a presença dagovernadora do Rio Grande do Norte,Rosalba Ciar-lini; dos líderes do partido no Senado e na Câmara,senador Demóstenes Torres e deputado ACM Ne-to, respectivamente;do presidente do Conselho Po-lítico do DEM, ex-senador Marco Maciel; do pre-sidente da Fundação Liberdade e Cidadania, JoséCarlos Aleluia; do novo presidente da Juventude,Henrique Sartori; além da bancada de deputados,senadores, filiados e dirigentes partidários.

[email protected]

VISÃOEm Brasília, especialmente para o encon-

tro, a única governadora do DEM, Rosalba-Ciarlini, ressaltou que o partido passou poralgumas dificuldades, mas só obteve êxitoscomo ocorreu no Rio Grande do Norte porconta do trabalho sério, ético e honesto quetem mostrado ao país.

QUEM DIRIA A festa de Nossa Senhora da Conceição

entra em sua reta final na cidade de Pau dosFerros em meio a um certo clima de tensão.Na política local o cenário é de vaia e de pre-cauções com relação a repetição dos casos.Quem diria.

ENCONTRO O PSB de Mossoró realizou um grande

evento preparatório para 2012. O encontrorealizado no Garbos Hotel reforça as inten-ções do partido para o Rio Grande do Nor-te. A presença do governador de Pernambu-co,Eduardo Campos, reforça o bom momen-to do partido na cidade.

EXEMPLOPresidente nacional da sigla e líder políti-

co em ascensão, Eduardo Campos mostrouum pouco do seu trabalho como gestor epolítico e sentiu o clima de Mossoró que de-verá ser quente no próximo ano. Bem maisdo que a já conhecida temperatura elevadada segunda maior cidade do RN.

CONVITESEduardo Campos foi recebido em Mosso-

ró pelas deputadas Sandra Rosado, LarissaRosado, pela ex-governadora Wilma de Fa-ria e pelos deputados Márcia Maia e Gusta-vo Fernandes.A presença do governador per-nambucano em Mossoró se deu em atendi-mento ao convite feito pelo diretório muni-cipal da sigla na cidade.

DISCURSOEm Apodi, a briga pelo campus da Uern ga-

nhou novos capítulos e alimenta o submundopolítico da pobre e amada cidade. Apodi, comtoda sua grandiosidade humana e potencial eco-nômico, agoniza diante da falta de perspectivano segmento educacional. A cidade está aquémdas suas necessidades.

INSEGURANÇAEm Major Sales, a terça-feira foi marcada

por uma tentativa de assalto a agência do Cor-reios. Tentativa frustrada, mas que reforça osentimento de insegurança que aflige a popula-ção alto-oestana. Nossa segurança agoniza. Esem sinais de melhora a curto e médio prazos.

DISCUSSÃO A diretoria do Sinpol/RN se reuniu com o se-

cretário-adjunto da Segurança Pública e da De-fesa Social,Clidenor Cosme,quando discutiu so-bre a greve do Itep/RN e obteve o compromis-so do gestor de dialogar com o consultor-geraldo Estado, José Marcelo Ferreira, para a apre-sentação de um parecer sobre o anteprojetoda Lei Orgânica e Estatuto do Órgão.

DIFICULDADESO Sinpol, através de seus diretores, inclusive

servidores do Itep, detalharam as muitas difi-culdades enfrentadas pela ausência desta lei. Sil-va Júnior se mostrou sensibilizado e ficou deentrar em contato com os representantes da ca-tegoria ontem para dar um retorno sobre sua ten-tativa de contato com o consultor-geral.

INTERNETEm Grossos, a Câmara Municipal idealizou

um projeto que disponibilizará internet bandalarga para a comunidade gratuitamente. Inicia-tiva que deveria ser seguida nas cidades do inte-rior.De ruim mesmo só a limitação do sinal queestá disponível apenas num raio de 300 metrosda sede do Poder Legislativo.

OO auge de Agripino

OPINIÃO2 – Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

VILLA REALA noite de segunda-feira, 5, foi marcada pelo lançamento oficial do Villa Real Fazenda Resort,

que aconteceu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O evento reuniu clientes e imprensa paraapresentação desse novo empreendimento.

SHOWO ápice da noite foi o show Amizade Sincera dos cantores Renato Teixeira e Sérgio Reis, que

encantaram o público com o repertório de sucessos como "Amanheceu, peguei a viola", "Meni-no da porteira" e "Um violeiro toca". Noite emocionante marcada por interpretações inesquecí-veis.

GIRO NA NETSe você gosta de ficar sempre bem informado não pode deixar de ler a coluna Giro pelo Es-

tado. Pelo site www.omossoroense.com.br você acompanha os fatos que marcam o dia a dia dointerior potiguar de forma ágil e com conteúdo 24h por dia.

Governo suspende repassedo programa Saúde daFamília em cidades do RN Medida se estende a cidades de outros 23 estados brasileiros

VETO

RN é citado em outras decisões por irregularidades

O Ministério da Saúde sus-pendeu o repasse do mês de ou-tubro para 233 Equipes de Saú-de da Família, 204 Equipes deSaúde Bucal e 1.717 AgentesComunitários de Saúde por du-plicidade de cadastro no Sis-tema de Cadastro Nacional deEstabelecimentos de Saúde(SCNES).

A medida faz parte da açãode fiscalização e transparên-cia sobre aplicação dos recur-sos da Atenção Básica e é rea-lizada sempre que o Ministérioda Saúde identifica irregulari-dades por parte das secreta-rias municipais de saúde, res-ponsáveis diretas pela execu-ção dos programas.

A decisão é estendida a 24

estados brasileiros incluindoo Rio Grande do Norte.O pro-blema envolve as cidades po-tiguares de Macaíba, Macau,Mossoró, Poço Branco, Taipue Tangará.

A Portaria nº 2.774, publi-cada no Diário Oficial da U-nião, lista os municípios quedeixarão de receber somentea parcela do incentivo corres-pondente às equipes e agentesque apresentaram problemas.

Portanto, a medida não re-presenta a interrupção da Es-tratégia Saúde da Família (ESF)e do programa Brasil Sorriden-te nessas localidades. A trans-ferência dos recursos é restabe-lecida assim que os gestores lo-cais comprovarem ao Minis-

tério da Saúde que as inadequa-ções foram solucionadas.

ATENÇÃO BÁSICAO Programa Saúde da Famí-

lia é a principal estratégia do Mi-nistério da Saúde para reorien-tar o modelo de atenção à saú-de da população a partir daatenção primária. As equipesmultidisciplinares, formadaspor um médico, um enfermei-ro,um técnico ou auxiliar de en-fermagem e até 12 agentes co-munitários de saúde - atendemas famílias de determinado ter-ritório, desenvolvem ações depromoção da saúde,prevençãode agravos, diagnóstico e tra-tamento, recuperação, reabili-tação de doenças.

Outra ação resultou na sus-pensão de repasses referentesà estratégia Saúde da Família(em alguns também do SaúdeBucal) de outros 10 municípios.Foram irregularidades com re-lação ao descumprimento dascargas horárias, detectadas pormeio da Fiscalização da Con-troladoria-Geral da União(CGU),secretarias estaduais deSaúde e Tribunal de Contas daUnião.

Os relatórios da CGU en-contraram irregularidades emSítio Novo (RN), onde foramsuspensos recursos referentesa duas Equipes de Saúde da Fa-

mília; Primavera de Rondônia(RO),que provocou suspensãode recursos de duas Equipes deSaúde da Família e uma de Saú-de Bucal;Três Pontas (MG),queteve suspenso recursos referen-tes a três Equipes de Saúde daFamília e quatro de Saúde Bu-cal, e Tiros (MG), com suspen-são de recursos de uma equipede Saúde da Família. Em Ser-gipe, a Controladoria apontouirregularidades em duas cida-des: Capela, onde foram sus-pensos recursos de dez equi-pes de Saúde da Família,e Nos-sa Senhora das Dores, que teverecursos de oito equipes de Saú-

de da Família suspensos.O relatório do Tribunal de

Contas da União apontou irre-gularidades em três municípiosdo Amapá: Macapá, com sus-pensão de recursos de dez equi-pes de Saúde da Família e dez deSaúde Bucal; Mazagão, trêsequipes de Saúde da Família etrês de Saúde Bucal, e Itaubal,uma equipe de Saúde da Famí-lia e uma de Saúde Bucal.

Já na cidade de Barbacena(MG), a irregularidade foi in-dicada pela Secretaria Estadualde Saúde e o Ministério suspen-deu recurso de 25 equipes deSaúde da Família.

Page 19: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Projeto aprovado em Grossos contemplamoradores com internet banda larga gratuitaSinal será cedido à pessoa física no limite máximo de um megabits por meio de empresa especializada contratada

GROSSOS - Com o obje-tivo de fazer com que os cida-dãos tenham acesso aos siste-mas do órgão municipal e seusserviços em geral, além de po-der ter acesso a sites de edu-cação, cultura e lazer, foi apro-vado na Câmara Municipal deGrossos o projeto de resolu-ção de iniciativa do presiden-te da Casa, vereador Alexan-der Manoel de Paiva, "Laíres"(PR), que cria o Programa deInternet Banda Larga Gratui-ta, no município.

De acordo com o projeto,o programa visa oferecer in-ternet banda larga gratuito àpopulação, por meio de siste-ma wifi.O sinal de internet se-rá cedido à pessoa física no li-mite máximo de um megabitspor meio de empresa especia-lizada contratada para essa fi-nalidade.

O autor da proposta,verea-dor "Laíres", explica que a ces-são gratuita de sinal de internetcontempla os imóveis localiza-dos no raio de 300 metros dasede do Legislativo municipal.

O vereador explica aindaque o Poder Legislativo pode-

CIDADES Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

Câmara Municipal de Grossos emitirá o sinal de internet com cobertura de até 300 metros

INFORMÁTICA

MP investiga manutenção de ponte em Upanema

IMPASSE

O Ministério Público vai in-vestigar suposta omissão doDepartamento de Estradas deRodagem do Estado do RioGrande do Norte (DER/RN)no que diz respeito à manu-tenção da ponte construída so-bre o rio Upanema, localizadanas proximidades do Sítio Ca-raúbas, no município que dánome ao rio.

O inquérito civil, instaura-

do pelo promotor de JustiçaClayton Barreto de Oliveira,apura ainda as condições de trá-fego,sinalização e segurança daponte que integra a RN-405 epermite a passagem de apenasum veículo por vez.

A falta de estrutura tem cau-sando insegurança e preocupa-ção entre os que trafegam pe-lo local, único acesso asfalta-do ao município. Além do al-

to índice de assaltos, em épo-cas de chuva, o nível do rio so-be e deixa a estrutura da pon-te submersa.

Segundo o promotor de Jus-tiça, as intervenções doDER/RN não solucionaram oproblema. "As últimas inter-venções limitaram-se à retira-da da camada de asfalto que co-bria o vão da ponte, bem co-mo a colocação de uma lomba-

da não sinalizada, o que repre-senta, de certa forma, um ar-remedo", disse.

Com o inquérito, oDER/RN tem 10 dias para in-formar dados técnicos e ad-ministrativos ao MinistérioPúblico e encaminhar ofícioao Núcleo de Perícias em Ar-quitetura e Engenharia doMP/RN, para que seja agen-dada uma visita ao local.

União cederá área físicapara construção de parquede vaquejada e estação detratamento sanitário

ESTRUTURA

SANTANA DO MATOS- O município de Santana doMatos, localizado na regiãoSertão/Central do Rio Gran-de do Norte, disporá de doisterrenos que pertencem aoGoverno Federal com a fina-lidade de viabilizar dois em-preendimentos. Um deles umparque de vaquejada.

O outro, a implementaçãode um sistema de tratamentode esgotamento domiciliar. Acessão dos imóveis atende rei-vindicação feita pela adminis-tração municipal, através doprefeito Francisco de Assis Sil-va, "Assis da Padaria" (PSB),e mereceu acatamento da Su-perintendência do Patrimônioda União do Rio Grande doNorte (SPU/RN), na capitaldo Estado.

O pleito foi levado à análi-se e deferimento no âmbito doMinistério do Planejamento,em Brasília. Os dois investi-mentos serão custeados comrecursos públicos federais porintermédio do Programa deAceleração do Crescimento(PAC II).

A coordenadora daSPU/RN, Ieda Cunha, expli-cou a importância da cessão

geográfica feita pela União pa-ra as obras. "Essa cessão quenós estamos fazendo do par-que de vaquejada e da estaçãode tratamento de esgoto, elassão fundamentais porque vãoincentivar a cultura, a vaque-jada é importante na nossa re-gião, como também vai garan-tir melhor saúde para aquelapopulação", observou.

PROJEÇÕES "No meu entendimento

nós estamos contribuindo pa-ra a cidadania dos nossos con-terrâneos e brasileiros que so-mos", complementou a repre-sentante da SPU/RN. Há to-da uma expectativa de que ain-da por todo o decorrer destemês de dezembro sejam inicia-dos os trabalhos de construçãodo parque de vaquejada.

A superintendente declarouque, para tanto, resta apenas aobtenção da licença prévia am-biental, junto ao Instituto deDesenvolvimento Sustentávele Meio Ambiente do Rio Gran-de do Norte (Idema/RN), nacapital potiguar. Já a estação detratamento sanitário ainda seencontra no estágio de confec-ção do projeto técnico.

rá, a título de garantir a utiliza-ção e fornecimento do servi-ço,restringir o acesso a sites quehouver por bem discriminar oubloquear o acesso à internet pa-ra aqueles computadores queestiverem enviando vírus,por-nografia ou que não cumpri-rem o termo de compromissopré-estabelecido junto à Câma-ra Municipal de Grossos.

Para ter acesso ao serviço,o beneficiário deverá provi-

denciar, às suas expensas, an-tena, decodificador e demaisequipamentos necessários pa-ra a recepção do sinal, todoshomologados pela AgênciaNacional de Telecomunica-ções (Anatel).

O vereador "Laíres" escla-rece ainda que o Legislativomunicipal não se responsabi-lizará por eventual dano ou ava-ria causado nos equipamentosdo usuário, em virtude do uso

irregular do sinal de internetfornecido.E que a Câmara Mu-nicipal está autorizada a insta-lar em seu sistema programasou equipamentos que proíbamo acesso a sites de pornografia,apologia ao crime ou materiaisilícitos.

Concluindo, "Laíres" disseque a página inicial do nave-gador da internet será sempreintegrada à home page da Câ-mara Municipal.

Page 20: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

CIDADES4 - Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

FELICIDADESNesta quarta-feira parabenizo

Helder Júnior, minha amiga Jenny-ceide Soares e a competente Leu-sa Alves pela mudança de idade.Certamente eles estão recebendoo carinho dos familiares e amigos.Viva!

CARNATALFoi bom encontrar no Carna-

tal os amigos Danilo Lúcio, Julia-no, as lindas Rose Amorim, AnaLuíza Cardoso, Suzana Gabriela,Socorrinha Maia, o serelepe Rai-mundinho Duarte no corredor dafolia curtindo as bandas baianas.Muito massa!

COMEMORAÇÕESNa tarde do último sábado, o

prefeito Rogério Fonseca abriu asportas de sua refinada área de la-zer para recepcionar amigos e fa-miliares que foram cantar parabénspara a sua musa Vilma Fernandesem festa surpresa. Infelizmentenão pude comparecer, mas fiqueisabendo que foi uma tarde agra-dabilíssima.

JEGUE FOLIAA cidade de Marcelino Vieira co-

meça a viver as expectativas de maisuma edição do Jegue Folia, micare-ta que movimenta o interior do Es-tado, levando para aquela cidade mi-lhares de foliões que gostam de cur-tir uma boa festa.

ATRAÇÕESJammil, Chicabana e Garota Safa-

da fazem parte da grade de atraçõesque vão animar as pessoas que gos-tam de boa diversão, entre os dias 6,7 e 8 de janeiro na cidade de Marceli-no Vieira.

Feliz encontro com a bela Ana Luíza Cardoso durante o percurso do Carnatal

A coluna saúda de forma bem especial aquerida Mikeline Amorim pela mudança de idade, ocorrida na última terça-feira.

Muitas felicidades!Quem ilumina hoje este espaço social é IsabelaSuamy, uma das deusas da beleza de Umarizal

JúniorUMARIZAL EM DIA

Manoel [email protected]

Page 21: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

Programa Mais Educação será ampliado paratodas as escolas da rede municipal de ensinoIniciativa contempla apenas unidades educacionais que atendem a partir do 1º ano do Ensino Fundamental

AREIA BRANCA - OPrograma Mais Educação, doMinistério da Educação(MEC), está chegando a to-das as escolas da rede muni-cipal de ensino de AreiaBranca.

A iniciativa contemplaapenas escolas que atendema partir do 1º ano do EnsinoFundamental.

O prefeito Manoel CunhaNeto, "Souza" (PP), come-mora a abertura do programapara toda a rede municipal ereafirma a necessidade de asescolas aderirem ao " MaisEducação" por entender aimportância da educação in-tegral para os estudantes mu-nicipais.

"Souza" reconhece que aescola de tempo integral éuma importante ferramen-ta contra a evasão escolar,

melhora o aprendizado eaproxima a comunidade daescola.

O "Mais Educação" é umaestratégia para implementa-ção da educação integral nopaís, articulando escola, famí-lia e comunidade a favor daeducação, da proteção e doacolhimento dos jovens emdireção ao sucesso na apren-dizagem.

Quem comemora a am-pliação do "Mais Educação"na rede municipal de ensinoé o chefe de gabinete da Se-cretaria Municipal de Edu-cação, professor RaimundoLacerda.

O educador afirma que oprograma possibilita que asescolas promovam a amplia-ção de tempos e espaços edu-cativos por meio de inúmerasatividades, nas diversas áreas.

CIDADES Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 – 5www.omossoroense.com.br

AREIA BRANCA

Cidade litorânea participa de evento em Vitória A cidade de Areia Branca

está presente na 10ª Oficinapara Inclusão Digital,que ini-ciou no dia 5, e vai até o diade hoje, em Vitória (ES).

O representante local noevento é o coordenador da

Estação Digital Areia Bran-ca, Carlos Alberto Júnior,que na capital capixaba par-ticipa das quatro plenáriascom os temas "Educação,Formação e Inclusão Digi-tal", "Inclusão Digital e o Pla-

no Nacional de Banda Lar-ga", "Cultura, Comunicaçãoe Juventude" e " Inclusão Di-gital no Meio Rural".

Além das várias plenáriase oficinas, serão realizadosencontros e reuniões de pro-

gramas de inclusão digital.Entre as reuniões, estão o

encontro dos monitores daRede Nacional de Formaçãodo Programa Telecentros.BR,a reunião gerencial de institui-ções que atuam em ações,pro-

gramas e projetos de inclu-são digital,o Fórum Brasil Ru-ral Conectado do ProgramaTerritórios Digitais,a reuniãoda equipe e monitores do Pro-grama de Inclusão Digital doSerpro e o encontro do Pro-

grama de Inclusão Digital doBanco do Brasil.

A Estação Digital AreiaBranca conta com a parceriada Prefeitura de Areia Bran-ca,por meio da Secretaria Mu-nicipal de Educação.

Escola Valdecir Nunes já está sendo readaptada para instalação do novo programa

Page 22: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

CIDADES6 - Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

SANTA LUZIA 2011Com o tema "Ver com os olhos

da fé", a Diocese de Mossoró real-iza mais uma festa em honra àpadroeira Santa Luzia. Os festejosirão até o dia 13,ponto maior da fes-ta, em que acontece a maior pro-cissão do Estado. Participemosdestes atos de fé, pois só em Deusencontramos as soluções para osnossos problemas!

CRAS REALIZAO Centro de Referência e As-

sistência Social - CRAS da cidade deAlmino Afonso encerrou os encon-tros com as gestantes do município.Na oportunidade as 23 gestantes re-ceberam brindes e participaram daspalestras e confraternização queencerrou os encontros do ano.Parabénsà equipe do CRAS e àPrefeitura Municipal de Almino A-fonso, que dá total incentivo e apoio.

ENCERRANDOA Secretaria Municipal de Edu-

cação divulgou o calendário deencerramento do ano letivo de2011, que será marcado com entre-ga de presentes a todos os alunos.Nas escolas da zona urbana, seránesta sexta-feira (9) e na zona ruralno dia 19. Parabéns à Secretaria deEducação e à Prefeitura Municipalde Almino Afonso, na pessoa doprefeito Lawrence, que mais umavez realiza tal ato.

MUTIRÃO DA REFORMAA Paróquia do Sagrado Coração de Je-

sus, em Almino Afonso, está realizando areforma da nova casa paroquial. Para isso,estamos precisando da ajuda de todos os ir-mãos. Faça sua parte, colabore! Temos acerteza de que receberemos em dobro. Maisinformações, ligar para o telefone:3395-0157.

MUDANDO DE IDADENeuma Nascimento,Lidiane Evangelista,

Iracema Cunha,Ariella Kaline,Samir Amor-im, o deputado Felipe Maia, a secretária deAção Social Conceição Amaral, Thiago Fer-nandes, Judson Paiva, Mateus Santos, LíniaMaria e a almino-afonsense residente em Na-tal Rogéria Souza. Saúde e paz a todos!

Rogéria Souza, aniversariante deste sábadoLínia Maria com o amado FredNeuma Nascimento comemorou

seu aniversário na segunda-feira

A secretária Conceição Amaral com Ivanilma Amorim e Aurizimeire Vieira

Iracema Cunha com seu esposo Damião e o filho Dalton

Page 23: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

CIDADES Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011– 7www.omossoroense.com.br

VENDO OU ALUGOAPARTAMENTO, no Residencial Bem

Viver I, na avenida Rio Branco, 1.500,1ºandar, com área de 127m², com duas vagasna garagem, uma suíte, dois quartos, ban-heiro social, dependência completa de em-pregada, área de serviço, despensa, cozin-ha, salas de estar e jantar, duas varandas, la-do da sombra.Fone para contato: (84) 8813-1272/ 9647-5313.

Vereadores aprovam em primeira votaçãoo Orçamento Anual de Areia Brancaestimado em quase R$ 70 milhões

Matéria voltará ao plenário para última votação na sessão ordinária do próximo dia 15

AREIA BRANCA - Porunanimidade, a Câmara Mu-nicipal de Areia Branca apro-vou,em primeira discussão,nasessão realizada ontem, 6, oprojeto de Lei emanado doExecutivo que trata sobre oOrçamento Anual 2012 domunicípio. Com receita esti-mada em quase R$ 70 milhões(são exatos R$ 68.961.622,00)o orçamento fiscal se refere àdistribuição das despesas aospoderes do município,seus ór-gãos e entidades vinculados di-reta e indiretamente a admi-nistração pública.

Segundo o presidente daCâmara,vereador Aldo de Oli-veira Dantas (PMDB), a ma-téria voltará ao plenário paraa segunda e última votação nasessão ordinária do próximodia 15, que encerra o calen-dário ordinário da Casa, refe-rente ao ano em curso.

De acordo com AldoDantas, na sessão de ontemfoi aprovado o projeto sema inclusão de emendas mo-dificativas. Houve um acor-do entre os vereadores paraque as emendas sejam apre-sentadas e votadas no dia 15,quando também ocorrerá asegunda e última votação doOrçamento. "Entendemosque dessa maneira teremosmais tempo para analisar asemendas que serão incluídasao Orçamento, para que elepossa ser melhor ajustadodentro uma realidade possí-vel", disse.

O presidente Aldo Dantas

Aldo Dantas marca para o dia 15 o retorno da matéria ao plenário para a última votação

ETAPA

HUMANIZAÇÃO

Prefeitura intensifica melhoria de praças e áreas públicas para garantir espaços de lazer e convivência saudável à comunidade

AREIA BRANCA - Bre-ve, as pessoas que frequentamas praças públicas vão poder pra-ticar atividades físicas nos equi-pamentos que estão sendo ins-talados ao ar livre. Um dos lo-cais que vai dispor desse tipo debenefício é a futura Praça da Ju-ventude,que constitui um com-plexo de recreação e lazer cons-truído em frente à Quadra de Es-portes Nazir Pereira Júnior, noconjunto Cohab.

Outro local que também ga-nhará aparato semelhante, seráa Unidade Básica de Saúde(UBS) em construção próximo

ao bairro Nossa Senhora dosNavegantes. Ali será implanta-da uma Academia da Saúde ad-quirida pelo prefeito ManoelCunha Neto, "Souza" (PP), du-rante recente viagem empreen-dida a Brasília.

Ao anunciar o benefício,"Souza" ressaltou que as acade-mias da saúde colaboram paraque as pessoas adquiram o há-bito da prática regular de exer-cícios, o que ajuda no bem-es-tar e na melhoria da qualidadede vida da população,principal-mente a terceira idade. "A ativi-dade física é essencial para pre-

venir uma série de doenças quesão agravadas pelo sedentaris-mo.As academias nos bairros es-timulam nos moradores a von-tade de praticar e levar uma vi-da mais saudável", salientou ogestor.

Ainda na área de infraestru-tura,o prefeito "Souza" infor-mou que já foi licitada a em-presa para realizar os servi-ços de ampliação e humani-zação das praças públicas exis-tentes nas comunidades ruraisde Redonda, São Cristóvão ePonta do Mel. O cronogramadas obras inicia por São Cris-

tóvão, nos próximos dias.Segundo o gestor, a prefei-

tura está intensificando a me-lhoria de praças e áreas públi-cas para garantir espaços de la-zer e convivência saudável à co-munidade. Além dos serviçosde limpeza e readequação depaisagismo (como recente-mente verificado nas praçasLuiz Batista da Costa e da Con-ceição) a administração tam-bém investe na instalação debrinquedos, playgrounds eequipamentos para atividadesfísicas e entretenimento em vá-rios pontos da cidade.

explicou ainda, durante a ses-são de ontem,que outros doisprojetos que tramitam na Ca-sa, que institui eleições dire-tas para diretor e vice no âm-bito das escolas da rede mu-nicipal de ensino, e autorizaa instalação de um Centro deVelório num imóvel doadopelo município, respectiva-mente, também deverão sercolocados em votação na úl-

tima reunião ordinária dos ve-readores, antes do recessoparlamentar.

O dirigente da edilidade in-forma ainda, que devido o fe-riado municipal desta quinta-feira,8,dia da padroeira do mu-nicípio, Nossa Senhora daConceição, não haverá sessão."A penúltima sessão do ano se-rá realizada em Ponta do Melno próximo dia 13, encerran-

do o programa Câmara Itine-rante em 2011",acrescenta Al-do Dantas.

Concluindo, Aldo Dantasesclareceu que nessa sessão emPonta do Mel, na terça-feira,não deverá tramitar nenhumamatéria relacionada à sede domunicípio."Todos os assuntosem pauta, nessa sessão itine-rante, serão relacionados à vi-la-praia", finaliza.

Page 24: Mossoró - RN, 7 de dezembro de 2011 - Nº 15.912 QUARTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_071211.pdfGovernador de Pernambuco nega indicação de Wilma

ASSÚ - Dentro da fatia or-çamentária da Companhia deÁguas e Esgotos do Rio Gran-de do Norte (Caern) para 2012,o escritório regional com sedeem Assú,que gerencia,além dosistema local,outras 18 cidadespróximas,vai dispor de um vo-lume de recursos financeirosda ordem de R$ 2 milhões coma finalidade de melhorar a dis-tribuição do abastecimento domunicípio do Assú.

Com este numerário,a com-panhia planeja reativar dois re-servatórios existentes na cida-de e que se encontram atual-mente inativos.A revelação foifeita pelo gerente do órgão,An-tônio de Pádua Costa.

Ele informa que o planeja-mento traçado pela empresaprevê em 2012 uma série deações tendo como foco a oti-mização da prestação de ser-viços de modo particular nacidade do Assú.

A planilha prevê a amplia-ção e substituição de algumasredes de distribuição subter-râneas compreendendo diver-sos bairros.Uma atenção espe-cial, conforme Antônio de Pá-dua,se registrará em relação aosbairros João Paulo II e Fruti-lândia.

"No bairro João Paulo II

CIDADES8 - Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Núcleo regional da Caern terá aporte de R$ 2 milhõespara melhorar fornecimento d'água potável em Assú

Dirigente esperaque reforço garantaabastecimento

Companhia planeja reativar dois reservatórios existentes na cidade e que se encontram atualmente inativos

MELHORIA

Investimento ampliará oferta de água em bairros problemáticos

Governadora autoriza reinício deobras da "Estrada do Malheiros"

AFONSO BEZERRA

AFONSO BEZERRA -Um dos compromissos reser-vados pela governadora Rosal-ba Ciarlini (DEM), no fim desemana que passou, foi verifi-cado sábado à tarde, 3 de de-zembro, na cidade de AfonsoBezerra, região Central do Es-tado.Lá, a governadora do Es-tado expediu a Ordem de Ser-viço para o recomeço das obrasde pavimentação do trecho co-nhecido como "Estrada doMalheiros", fazendo a interli-gação entre o centro urbano deAfonso Bezerra e o distrito ru-ral de Canto Grande, já próxi-mo ao Vale do Açu.

Havia uma promessa doGoverno do Estado de reto-mar o empreendimento - para-lisado desde dezembro de 2010- em setembro deste ano. Apromessa foi feita pelo diretor-geral do Departamento de Es-

tradas de Rodagem do RioGrande do Norte (DER/RN),engenheiro Demétrio Torres,quando esteve, em agosto pas-sado, presente a um encontrodo Consórcio IntergestoresVale Unido, ocorrido na cida-de de Carnaubais,encontro es-te que serviu para se discutir aconstrução de outro trecho - a"Estrada da Castanha", entreCarnaubais e Serra do Mel.

A conclusão do trecho ro-doviário de 34 quilômetrosinterligando o centro urba-no de Afonso Bezerra, na re-gião Central do Estado, aodistrito rural de Canto Gran-de, será de fundamental im-portância para inserir nova-mente o município no chama-do "eixo do desenvolvimen-to" da região. A opinião foimanifestada pelo prefeitoJackson de Santa Cruz Albu-

querque Bezerra (PSB), paraquem a obra trará uma novaconfiguração socioeconômi-ca para Afonso Bezerra. Oprojeto total foi orçado em R$22,5 milhões.

O prefeito declarou que aobra chegou a ser iniciada econsumiu investimentos ini-ciais da ordem de R$ 10 mi-lhões. Porém, logo que assu-miu a administração estadual,Rosalba havia determinado aparalisação das obras. Agora,com a determinação de fina-lizar o serviço, a expectativa éque o trecho seja pavimenta-do até o término do primeirotrimestre de 2012. A gover-nadora frisou que a ação estádentro das prioridades de suagestão, reconhecendo a im-portância da "Estrada do Ma-lheiros" para desenvolver a re-gião como um todo.

BENEFÍCIO"É uma área muito carente

e que precisa de muita infraes-trutura para o seu desenvolvi-mento", ressaltou Rosalba.

"Esta estrada certamentevai ajudar não somente a to-dos que moram neste trecho,mas também para novos em-preendimentos, principal-mente voltados à agricultura,possam agora se implantar,tendo agora mais uma estru-tura que ajuda a aproximar dis-tâncias e ajuda a escoar a pro-dução", registrou a governa-dora do Estado.

Morador do distrito rural deCanto Grande, o ex-vereadorFrancisco Cícero dos Santos,"Cícero Umbelino", lembrouque a construção deste percur-so revela-se uma aspiração demais de 30 anos dos morado-res de Afonso Bezerra.

PREFEITURA MUNICIPALDE AREIA BRANCA

Comissão Permanente deLicitação

O Presidente da Comissão Perma-nente de Licitação, no uso de suas a-tribuições legais, faz saber a todos in-teressados que realizar-se-á o Proces-so Licitatório nº 0130/2011, na modali-dade TOMADA DE PREÇOS n°011/2011, cujo objeto é a REFORMADEQUATRO PRAÇAS NAZONAURBANADO MUNICÍPIO, com abertura marca-da para o dia 21 de dezembro de 2011às 09:00h na Sala de Reuniões daGerência de Licitações da Prefeitura Mu-nicipal de Areia Branca, Rua João Félix,50-B, 1º Andar - Centro. Maiores infor-mações de 08:00 às 13:00h pelo Fone:(84) 3332-4928.

Areia Branca 02 de dezembro de 2011.

Ricardo Adriano de Macedo MouraPresidente da CPL

nós já instalamos uma bombade nova capacidade de pressão

e vazão e estamos instalandooutra intermediária para aten-

der a todo aquele setor", de-clarou o gestor.

O dirigente Antônio de Pá-dua afirma que espera,com taisprovidências,garantir que o su-primento hídrico atenda asáreas que sofrem com proble-mas de abastecimento assegu-rando água para todas as resi-dências.

No caso do populoso bair-ro Frutilândia, Antônio dePádua revela que o trabalhoprocurou redistribuir de for-ma equânime o abastecimen-to residencial daquele trechourbano.

"Nós diminuímos as áreasabastecidas de uma vez só e,assim, vai proporcionar tam-bém o melhor abastecimentodaquele bairro", reafirmou.Ele revelou que, hoje, a Caernoferta diariamente 400 litrospor habitante no Assú - queconta atualmente com mais de53 mil moradores.

PROVIDÊNCIAS"O projeto feito pela Caern

para o Assú prevê a distribuiçãode 100 litros por habitante/dia",disse, frisando que o problemaque ainda gera queixa dos usuá-rios reside particularmente nanecessidade de expansão do sis-tema de distribuição do líquido.

"Aí sim, a Caern tem quetomar uma providência, nós jáestamos aqui com mil medi-dores (hidrômetros) para quea gente instale naquelas áreasonde as pessoas estejam des-perdiçando, fazendo mau usode água, de modo a que sobrepara aqueles onde realmentenão está chegando água a con-tento", explicou. Antônio dePádua está convicto que, comeste procedimento,grande par-te dos gargalos no âmbito doabastecimento local estará de-finitivamente superada.