mossoró - rn, 11 de setembro de 2012 - nº 16.140 terÇa...

24
Cláudia Regina perde três minutos no programa eleitoral por atacar vereadores TERÇA-FEIRA R$ 1,50 O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 FERIADÃO COM 20 MORTES VIOLENTAS NA REGIÃO OESTE Página 3 (Cotidiano) Página 8 (Cotidiano) ITEP RECOLHEU CORPOS DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES,ASSASSINATOS E SUICÍDIOS EM ALGUMAS CIDADES DE SEXTA-FEIRA AO DOMINGO. Página 3 PUNIÇÃO Página 3 (Cotidiano) Cerca de 170 ciclistas fazem o trajeto Mossoró-Fortaleza DESAFIO Rio Grande do Norte se aproxima de 10 mil casos confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros da Sesap mostram mais de 28 mil casos suspeitos de contaminação no período de janeiro a agosto deste ano. Escola Antônio da Graça Machado sofre com déficit de professores História da libertação dos escravos em Mossoró não será encenada este ano Página 3 (Cotidiano) Sem estrutura Balanço Cancelada realização do Auto da Liberdade Capa (Cotidiano) Definido Unidade tem problemas para preencher vagas em quatro disciplinas do ensino fundamental. Agricultores reclamam do atraso no pagamento do Seguro-Safra IMPASSE RN entre estados com o maior número de explosões de caixas eletrônicos do Nordeste Página 8 (Cotidiano) Gerência de Cultura afirma que município cumprirá recomendação expedida pelo Ministério Público em decorrência da estiagem na região Nordeste. Prefeitura faz propaganda vedada no período eleitoral Página 3 FOTOS: LUCIANO LELLYS

Upload: trandien

Post on 19-Apr-2018

225 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

Cláudia Regina perde três minutos no

programa eleitoral por atacar vereadores

TERÇA-FEIRA R$ 1,50

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140

FERIADÃO COM 20 MORTESVIOLENTAS NA REGIÃO OESTE

Página 3 (Cotidiano)

Página 8 (Cotidiano)

ITEP RECOLHEU CORPOS DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES, ASSASSINATOS E SUICÍDIOS EM ALGUMAS CIDADES DE SEXTA-FEIRA AO DOMINGO.

Página 3

PUNIÇÃO

Página 3 (Cotidiano)

Cerca de 170 ciclistas fazem

o trajeto Mossoró-Fortaleza

DESAFIO

Rio Grande do Norte se

aproxima de 10 mil casos

confirmados de dengue

Página 3 (Regional)

Registros da Sesap mostram mais de 28 mil casos suspeitos de contaminação no períodode janeiro a agosto deste ano.

Escola Antônio da Graça

Machado sofre com

déficit de professores

História da libertação dos escravos em Mossoró não será encenada este ano Página 3 (Cotidiano)

Sem estruturaBalanço

Cancelada realização

do Auto da Liberdade

Capa (Cotidiano)

Definido

Unidade tem problemas para preencher vagas em

quatro disciplinas do ensino fundamental.

Agricultores reclamam do atraso

no pagamento do Seguro-Safra

IMPASSE

RN entre estados com o maior número de explosões de caixas eletrônicos do NordestePágina 8

(Cotidiano)

Gerência de Cultura afirma que municípiocumprirá recomendação expedida peloMinistério Público em decorrência da

estiagem na região Nordeste.

Prefeitura faz propaganda vedada no período eleitoral Página 3

FOTOS: LUCIANO LELLYS

Page 2: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

Emery Costa

ara ver o que campanha eleitoral não é ca-paz de fazer. Pois não é que ontem aqui, emMossoró, a governadora Rosalba Ciarlini

anunciou que vai derrubar o Nogueirão e construirum novo estádio para Mossoró no mesmo local.Ela disse até que o projeto está em elaboração e fa-lou em valores. A obra vai custar 20 milhões dereais. Imaginem só. Agora ficam faltando para nósapenas a luz e as estrelas. O público fica meio céti-co no meio de tudo isso, mas só temos que acredi-

tar, mais uma vez, na palavra da nossa governado-ra. Só esperamos que não se faça como se fez coma Estação Rodoviária Diran Ramos do Amaral, quesuscitou até uma visita da chefe do Executivo aolocal acompanhada de um grande séquito ou mes-mo da Central do Cidadão. Aqui entre nós, o que acampanha eleitoral não fizer, outra coisa não fará,não. Até o Teatro Lauro Monte Filho, tanto tempoabandonado, agora passou a ser o alvo das aten-ções do governo estadual. Bom...

[email protected]

MORCEGOSCircunstantes postados na praça Vigário Antô-

nio Joaquim acompanhavam a movimentação emtorno do Teatro Lauro Monte Filho e se interroga-vam sobre qual o destino vai ser dado aos morce-gos que habitam aquela casa de cultura. Matar mor-cego é crime ambiental.

PESQUISASA jornalista Anna Ruth Dantas fez ontem mais

um dos seus comentários encaixados. Neste, elainterrogava se os resultados eleitorais que não po-dem combinar com tantos resultados diferentes edistorcidos que estão sendo dados pelos institutosde pesquisa pelo Rio Grande do Norte afora.

REGISTROSA jornalista Anna Ruth Dantas questiona um de-

talhe que chama a atenção: essas pesquisas, cujosresultados são tão díspares, são registradas na Jus-tiça Eleitoral. E agora? Só depois do dia 7 de outu-bro saberemos efetivamente onde é que está a ver-dade dos números.

CEOMA Clínica de Olhos de Mossoró mandou a sua

equipe de profissionais a Milão, na Itália. Eles fo-ram para se integrar à programação que reuniu pro-fissionais do mundo inteiro. O oftamologista Flá-vio Giuliano Miranda participou do Trigésimo Con-gresso da Sociedade Europeia de Catarata e Cirur-gia Refrativa.

MARIA HELENAJá a dra. Maria Helena Saldanha garantiu pre-

sença no Congresso Mundial de Oftalmopedia-tria, que terminou ontem. O objetivo dos profis-sionais foi o de aprimorar conhecimentos e obternovas informações sobre as técnicas mais recen-tes desenvolvidas no tratamento de problemas of-tálmicos e que vão disponibilizar aos clientes daCeom.

DIREITO DE RESPOSTAOs vereadores Genivan Vale, Jório Nogueira e

Lahyrinho Rosado ganharam na Justiça o Direitode Resposta de 1 minuto cada no horário eleitoralgratuito da candidata do DEM,Cláudia Regina.Ostrês foram citados no programa desta candidatacomo autores de um emperramento à urbaniza-ção da Favela do Tranquilim. A sentença foi pro-latada domingo passado pelo juiz eleitoral de plan-tão.

CASAS BAHIAUm dos gigantes do varejo de eletrodomésticos

no Brasil, as famosas Casas Bahia, vai se instalarem Mossoró. Seus empreendedores asseguram co-mo irão edificar três lojas de sua bandeira no RioGrande do Norte, sendo uma delas aqui, em Mos-soró. Que seja bem-vinda.

ADMINISTRADORO Dia do Administrador será comemorado em

Mossoró com um almoço comemorativo neste dia13 de setembro, no Hotel Garbos. Estará presenteo consultor Fred Alecrim, do Ponto de Referência,ministrando conferência com o tema "Gestão GPS".

MOBILIZAÇÃOA presidente do Conselho Regional de Admi-

nistração,Ione Salem,disse que esse evento de Mos-soró servirá como ponto de partida da mobiliza-ção da categoria no interior do Estado e para a ins-talação de uma delegacia do CRA na cidade. Comvagas limitadas para participar, o interessado deve-rá se dirigir ao CRA/RN, localizada na avenida Al-berto Maranhão, 1605, sala 97, Oásis Center, tele-fone 3314-3572.

ACIRRAMENTOPelo que tenho escutado, um clima de maior be-

ligerância está tomando conta dos adeptos da can-didata Cláudia Regina.Em contrapartida não é o quevem acontecendo com os adeptos de Larissa Rosa-do, que estão mantendo um clima da maior sereni-dade.Alguns enfrentamentos provocados pelos maisagressivos já foram verificados. Calma, gente.

“CAPITÃES DA AREIA”Hoje, no Teatro Dix-huit Rosado, será mostra-

do o espetáculo “Capitães da Areia”. Essa peça éuma mistura de sentimentos, emoções e pensa-mentos,permitindo um rico trabalho do ator no sen-tido de ilustrar a poesia encontrada em “Capitãesda Areia”, um dos maiores clássicos da nossa lite-ratura.Ingressos aos preços de inteira 30 reais e meia15 reais.

CARLOS ALBERTOLamentavelmente o nosso amigo e professor

Carlos Alberto Lima Filgueira foi colhido por umamoto e sofreu fratura em uma das pernas. Para con-sertar a situação, será submetido a uma cirurgia nodia de hoje. Nós desejamos boa sorte no procedi-mento e um breve retorno ao nosso convívio. Tra-ta-se de gente muito boa.

CIDGostei de ler Cid Augusto, que sapecou com toda a sua sapiência: - "Crítica é arte e coice qualquer um

dá e não ritma com liberdade de expressão nem combina com cidadania". Falou e disse, Cid Augusto.

EDUARDO CAMPOSO governador pernambucano pôs um ponto final nas especulações. Nada existe de controvérsia com

o ex-presidente Lula. Ele não está se reaproximando de Lula porque deste nunca se afastou. E Campos ain-da confirmou que vai a São Paulo em apoio à campanha de Hadad pela prefeitura. Quem fala assim não égago.

PREFEITURASO presidente da Confederação Nacional dos Municípios fez uma espécie de mea culpa. Disse que

muitas prefeituras estão quebradas por absoluta falta de gestão. E disse mais: se essas prefeituras fossemempresas, estariam todas falidas.

P

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Faltam só a lua e as estrelas...

OPINIÃO2 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

GRACO

o próximo dia 15 de setembro, sábado, es-treia no Canal Brasil, às 20h45, o progra-ma “Música Portuguesa Brasileira”,coman-

dado pelo cantor e compositor francês radicado emPortugal, Pierre Aderne. Por que “Música Portu-guesa Brasileira”? Porque o programa reúne a músi-ca do Brasil, de Portugal, de Cabo Verde, com todasas suas diversidades e contrastes, com toda a sua be-leza, cadência e ritmos. Grandes intérpretes dos trêspaíses estarão soltando a voz no programa gravadoem Lisboa. A sigla MPB ganha novo significado,uma vez que até então queria dizer sempre MúsicaPopular Brasileira. A partir de agora, significa tam-bém Música Portuguesa Brasileira.

Entre os que marcaram presença nos episódios,estão os portugueses Jorge Palma, Sara Tavares, Cu-ca Roseta, Mário Laginha, Marco Rodrigues, SusanaFélix, Paulo Praça, Pedro Joia, Valete, JP Simões,Luísa Sobral, Luís Guerreiro, John e Nuno Gonçal-ves, Sónia Tavares e Ana Zingoni; o cabo-verdianoTito Paris; e os brasileiros Fernanda Abreu, AdrianeQueiroz, Luiz Caracol, Mú Carvalho, Fred Martins,Teresa Cristina, Edu Krieger e Pedro Pinhal, dentreoutros.

Pierre viveu grande parte de sua vida no Brasil,dá para dizer até que ele é muito mais brasileiro doque francês ou português. Mas antes de tudo é mú-sico, cultuador e divulgador da música brasileira, as-

sim como da música portuguesa. Por isso é um ar-tista que está sempre procurando integrar as músi-cas dos países irmãos. Ele já é conhecido no Brasil,por inúmeras produções na área musical e tambémpor uma música sua e de Mu Carvalho, cantada porele e por Cuca Roseta, cantora portuguesa, na trilhasonora da novela “Aquele Beijo”.

Pierre Aderne estará no Brasil na segunda sema-na de setembro,para o lançamento do programa “Mú-sica Portuguesa Brasileira”, que terá uma tempora-da no Canal Brasil, e voltará logo em seguida para olançamento de seu novo CD, que será apresentadoao público brasileiro, português e japonês simulta-neamente.

Com o início do Ano do Brasil em Portugal evice-versa -, no dia 7 de setembro, fico me pergun-tando por que o programa e o lançamento do novodisco de Pierre, eventos culturais que envolvem osdois países, não estão integrando as comemoraçõesde integração entre os dois países.

Alô, dona Globo, alô, Ministério da Cultura, on-de estão vocês que não incluíram o programa “Mú-sica Portuguesa Brasileira” e shows do Pierre na pro-gramação do Ano do Brasil em Portugal/Ano de Por-tugal no Brasil? Tremenda mancada. Não é assimque se faz para estreitar os laços culturais entre os doispaíses. O programa de Pierre faz isso muito melhor.Vamos rever isso com mais atenção.

NPierre Aderne e a música portuguesa brasileira

LUIZ CARLOS AMORIMEscritor

Artigo

Page 3: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

POLÍTICA Terça-feira, 11 de setembro de 2012 – 3

DESRESPEITO

Propaganda institucional da PMM segue sendofeita mesmo com limitações impostas por lei

CASO TRANQUILIM

Justiça concede direito de resposta a vereadores

DESISTÊNCIA

Candidata a vice doPRTB deixa chapa eCalixto busca substituto

Prefeitura segue fazendo divulgação institucional apesar das vedações impostas pelo artigo 73 do Código Eleitoral

A Prefeitura de Mossoró es-tá descumprindo a legislaçãoeleitoral ao manter durante o pe-ríodo eleitoral propaganda ins-titucional nas principais ruas dacidade.

São outdoors, minidoors ecavaletes espalhados pelas prin-cipais vias da cidade.Ao promo-ver a divulgação da administra-ção municipal a prefeita favo-rece por tabela a candidata de-la.

A reportagem encontroupropaganda na BR-304 (alturada entrada do Santa Delmira),avenida João da Escóssia, can-teiro central da avenida Augus-to Severro, avenida Rio Brancoe Presidente Dutra.

A medida está em desacordocom o artigo 73 do Código Elei-toral que prevê como conduta

vedada durante o pleito "auto-rizar publicidade institucionaldos atos,programas,obras,ser-viços e campanhas dos órgãospúblicos ou das respectivas en-tidades da administração indi-reta,salvo em caso de grave e ur-gente necessidade pública, as-sim reconhecida pela JustiçaEleitoral".

Além disso, a Prefeitura deMossoró também utiliza o sai-te institucional da administra-ção municipal para a divulgaçãode atos tanto da administraçãomunicipal quanto da estadual.As duas esferas de poder estãoempenhadas para eleger a can-didata Cláudia Regina.

A reportagem fez contatocom o gerente executivo de Co-municação, Ivanaldo Fernan-des, que explicou que foi feita a

A candidata a vice-prefeito pelo PRTB Fabia-na Bessa não está mais nachapa do candidato EdnaldoCalixto. A renúncia foi entre-gue na manhã de ontem àJustiça Eleitoral de Mosso-ró.

De acordo com EdnaldoCalixto, a decisão da compa-nheira de chapa foi motiva-da pelo fato de Fabiana terdado à luz há 40 dias e porconta disso não ter condiçõesde estar ao lado do compa-nheiro de chapa. "Foi umadecisão consensual. A genteia precisar muito da ajuda davice nessa reta final, mas ela

está sem a mínima condiçãode ajudar", acrescentou.

O candidato EdnaldoCalixto contou que ainda ho-je será escolhido o novo vi-ce do PRTB. "Faremos umareunião interna assim que aJustiça atender à solicitação",declarou.

Sobre o perfil do novo ounova companheira de chapa,Ednaldo disse ser necessá-rio uma pessoa capacitadapara discutir os problemasda cidade."Queremos al-guém de nível que conheçaos estatutos do partido equeira colaborar com a im-prensa", frisou.

9h Sessão na Câmara deVereadores15h Visita a empresa17h Caminhada do Abraço no bairro Sumaré20h Reunião do Abraço no bairro Cosa e Silva

Não enviou

9h “Presença 28” na sabatina da UnP, no auditório da instituição.15h30 "Visita 28" no Aeroporto I e II.

Não enviou

8h Visita ao comércio das ruas Felipe Camarão/Francisco Solon;10h Visita à empresas;15h Visita à empresas;16h Visita a amigos;16h Caminhada Mossoró Feliz nos Bairros Lagoa Nova e conjunto Freitas No-bre (Início: Av. Alberto Maranhão, depois da Indufal);20h Reunião com amigos de Maria Lúcia (rua Atirador Miguel Antônio SilvaNeto, 63, Aeroporto, à esquerda da entrada da Faculdade de Medicina).

A Justiça Eleitoral concedeutrês minutos de direito de res-posta para os vereadores acu-sados pela candidata do DEMCláudia Regina de dificultar aaprovação de projeto que se-gundo a postulante beneficia-ria os moradores da Favela doTranquilim.

Em decisão, o juiz HervalSampaio Júnior concedeu umminuto para Jório Nogueira(PSD),um para Lairinho Rosa-do (PSB) e outro para Geni-van Vale (PR) se defenderemdas acusações.

Para Jório Nogueira,houvejustiça. "Foi uma decisão jus-ta porque as coisas não foramdo jeito que a candidata Cláu-dia e a prefeita estão dizendo.Lamento que uma pessoa co-mo Cláudia que sempre pregaa educação e o respeito apelepara esse tipo de coisa. Agora

o povo sabe como ela age nosbastidores", disparou.

Para Genivan Vale, a opor-tunidade de se defender é mo-tivo de alívio. "Recebo a deci-são com alegria porque parte daimprensa foi na onda da pre-feita e da candidata dela", ar-gumentou.

Por fim, Lairinho Rosadolembrou que a campanha go-vernista tenha caminhado pa-ra esse lado. "Lamento o dese-quilíbrio da campanha gover-nista que sempre acha que osfins justificam os meios. A ver-dade será reposta", explicou.

A reportagem procurou aassessoria de imprensa da can-didata Cláudia Regina que nãoatendeu a nenhuma das liga-ções.

O direito de resposta deveir ao ar no programa eleitoraldesta quarta-feira.

ENTENDAA Prefeitura de Mossoró

protocolou no dia 13 de junhoum projeto de lei que pedia au-torização para abrir crédito su-plementar na ordem de R$ 45milhões para a realização deobras de infraestrutura. A pro-posição não foi votada porquechegou durante o debate sobrea Lei de Diretrizes Orçamentá-rias (LDO). Durante os mesesseguintes não foi feito nenhummovimento para que o projetofosse colocado em pauta.Alémdisso, o líder do governo Clau-dionor dos Santos (PMDB)nunca fez cobranças pela vota-ção em plenário.

No final de agosto, após su-cessivas sessões não realizadaspor falta de quórum, a Prefei-tura de Mossoró utilizou veícu-los de comunicação para divul-gar que o projeto tratava da er-

radicação da Favela do Tranqui-lim.No entanto,a oposição per-cebeu que isso não constavano texto. Além disso, foi per-cebida uma contradição entreo artigo 2° da proposição e osanexos. O texto dizia que osR$ 45 milhões eram de exces-so de arrecadação quando naverdade R$ 44 milhões eram deconvênios com a Caixa Econô-mica Federal. Por causa disso,os vereadores Genivan Vale eJório Nogueira votaram contrao requerimento de urgência naComissão de Constituição eJustiça da Casa.

A partir daí foi desencadea-da uma campanha acusandoos vereadores oposicionistas deterem barrado o projeto quan-do na verdade os dois pedirammais esclarecimentos por cau-sa das contradições entre dis-curso e texto do projeto.

Na avenida Augusto Severo propagandas política e institucional se misturam

Outdoor faz propaganda no prolongamento da avenida João da Escóssia Governadora é destaque em saite da prefeitura

www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

LUCIANO LELLYS

retirada da propaganda institu-cional que estava irregular.

Ele alega que o material quepermanece nas ruas de Mosso-

ró foi colocado antes do inícioda disputa eleitoral. "Mantive-mos o que estava antes do plei-to", garantiu.

Page 4: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

POLÍTICA4 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Barbosa diz que existem 46 operações fraudulentas em bancoRelator do processo do mensalão acrescenta ainda que Marcos Valério era o intermediário de José Dirceu

Relator do processo domensalão no STF (SupremoTribunal Federal), o ministroJoaquim Barbosa, afirmou on-tem que foram "comprovadas46 operações de lavagem de di-nheiro" do Banco Rural para oesquema.

Ele disse ainda que o empre-sário Marcos Valério agiu como"intermediário" do ex-ministroJosé Dirceu (Casa Civil), réu doprocesso,e a dona do Rural,Ká-tia Rabello.

Barbosa afirmou que a ocul-tação da origem do dinheiroocorreu por meio de saques naboca do caixa do banco e tam-bém por empréstimos simula-dos.

Segundo o relator, o bancoinformava ao Banco Central e aoCoaf (Conselho de Administra-ção Financeira) que os recursoseram sacados pelas agências doempresário Marcos Valério,apontado como operador do es-

quema,e eram para pagar forne-cedores. Na prática, no entan-to,Valério indicava de forma in-formal ao Rural a identificaçãode sacadores.

Para o relator, o Rural sabiaque Valério agia a pedido do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soa-res.

"A cúpula do Banco Rural sa-bia que os repasses feitos pelonúcleo publicitário tinham co-mo destinatários pessoas indica-dos por Delúbio a Valério",dis-se Barbosa destacando que a do-na do Rural,Kátia Rabello,se en-controu duas vezes como o ex-ministro José Dirceu, em umadelas no Palácio do Planalto.

"Levando em conta apenaso descrito na denúncia, foramidentificadas e comprovadas 46operações de lavagem de dinhei-ro disponibilizado no Banco Ru-ral", afirmou o relator.

O relator apontou ainda queValério era intermediário entre

Dirceu e o Rural, marcando osencontros.

Barbosa disse que os réus agi-ram também com empréstimossimulados para ocultar a origemdos recursos."Não há como ne-gar que os réus,dolosamente,emdivisão de tarefas próprias de umcrime organizado também frau-daram empréstimos, ocultarambens, informações e dados, pa-ra ocultar proprietários e bene-ficiários de quantias, como eta-pa para a real lavagem de dinhei-ro", disse.

Barbosa apontou que houvefraudes contábeis para que o nú-cleo publicitário "conseguissempassar valores milionários doBanco Rural com a dissimulaçãoda origem dessas quantias e ocul-tação dos verdadeiros beneficiá-rios desses recursos, que prati-caram crimes".

O ministro disse que o es-quema usou um empréstimoda empresa do advogado de

A presidenta Dilma Rous-seff convidou o ministro Teo-ri Zavascki, do STJ (SuperiorTribunal de Justiça), para as-sumir a vaga aberta com a apo-sentadoria de Cezar Peluso noSTF (Supremo Tribunal Fede-ral).

Informado pelo Palácio doPlanalto, Teori Zavascki acei-tou o convite.

A indicação do novo titulardo STF já foi comunicada aopresidente da corte,Carlos Ay-res Britto,que,por sua vez,avi-sou a outros ministros,que rea-lizavam mais uma sessão de jul-gamento do mensalão.

Ele deve entrar no lugar deCezar Peluso, que se aposen-tou dia 3 em maio,ao julgamen-to do mensalão. Ele evitou fa-

lar sobre a indicação ao STF àimprensa:"Não confirmo nemdesminto. Não é hora para de-clarações".

Ele estava em viagem coma família e foi chamado para re-tornar a Brasília para ser avi-sado da escolha pela presiden-te Dilma. Teori Zavascki esta-va entre os principais cotadospara substituir Peluso. Seu no-

me era visto como um dos maistécnicos e discretos para a va-ga.

Dois auxiliares da presi-dente confirmaram que elefoi indicado para ser o subs-tituto de Peluso e que o anún-cio será feito nas próximashoras. A indicação será publi-cada hoje no "Diário Oficialda União".

Para assumir o cargo, Za-vascki precisa ainda ser saba-tinado pela Comissão deConstituição e Justiça do Se-nado Federal e, em seguida,aprovado pelo plenário da Ca-sa. Não há um prazo defini-do para a sabatina --cabe aopresidente da comissão, sena-dor Eunício Oliveira (PMDB-CE), a definição da data em

que a sabatina entra na pautada CCJ.

Natural de Faxinal dos Gue-des (SC), ele tem 64 anos e es-tá desde 2003 no STJ.Antes,foidesembargador do TRF-4 (Tri-bunal Regional Federal da 4ªRegião), com sede em PortoAlegre e abrange a região Suldo país. Zavascki também éprofessor de direito.

Barbosa explica ligações entre Dirceu e Valério

JULGAMENTO

Dilma Rousseff convida ministro do STJ para vaga de PelusoSUBSTITUTO

Valério Rogério Tolentino noBMG para lavagem de dinhei-ro.Teria ocorrido uma triangu-lação para lavar R$ 10 milhõesque teriam abastecido o esque-ma e que teriam origem no Vi-sanet.

"A trama fica mais eviden-

te quando se percebe de que aDNA não foi a tomadora doempréstimo, para afastar a ori-gem pública dos recursos [BB].Rogério Lanza não tinha vín-culo com BB enquanto DNAera diretamente envolvida. ADNA tinha outros contratos

com o BB.[...] Se o objetivo foimascarar o desvio de recursos,o CDB não passou de mecanis-mo fraudulento empregado pe-los réus e dirigentes do BancoBMG em uma atípica e desne-cessária triangulação para mas-carar a ação".

[email protected]

JADSONO candidato a vereador Soldado

Jadson (PT do B) anda com sorrisode orelha a orelha por causa da car-reata realizada sábado pelos bairrosBelo Horizonte, Carnaubal e outrosbairros da região.A coligação PT doB, PRP e PC do B deverá eleger umvereador este ano. Certeza de umnome novo na política mossoroense.

TEATROUma oportunidade para o aluno

que se prepara para o vestibular daUFRN conhecer melhor a obra“Capitães da Areia”, de Jorge Ama-do. Uma adaptação da obra do es-critor baiano que está inclusa no cer-tame será encenada hoje no TeatroDix-huit Rosado, às 20h. Para assis-tir a peça que chama-se “Os Capitães”os interessados pagarão R$ 30 (in-teira) e R$ 15 (meia-entrada).

DIREITOA confusão envolvendo o sofri-

do povo do “Tranquilim” rendeu oprimeiro direito de resposta da atualcampanha. Genivan Vale, JórioNogueira e Lairinho Rosado terãoum minuto cada para se defenderemdas acusações no programa da can-didata Cláudia Regina.

CLIMA PESADOOutrora unidos no combate ao ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), o deputado federal Rogério

Marinho (PSDB) e o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) começam a brigar entre si. O tu-cano está denunciando no horário eleitoral que o peemedebista é o candidato da impopular prefeitaMicarla de Sousa (PV). Usa dados que a coluna já tinha percebido há tempos: Hermano tem o apoiode todo o espólio político da prefeita verde. Em seu palanque estão todos os candidatos a vereadordo PV (entre os quais o ex-chefe de gabinete Kalazans Bezerra e o ex-deputado estadual Luiz Almir),o vice-prefeito Paulinho Freire (PP) e o senador Paulo Davim. Todos esses personagens da políticanatalense são citados por Rogério para mostrar quem são os representantes de Micarla na disputa pe-lo Palácio Felipe Camarão. O clima de aliados que podem se unir num eventual segundo turnoacabou. Agora é cada um por si. Rogério viu Hermano abrir frente e não restou a ele outra alternati-va que não fosse mostrar a fragilidade do oponente. Faz parte do debate político apontar falhas doadversário desde que as ações não sejam pautadas por mentiras.

REFLEXO

O CARA VEM AÍ O deputado federal Ro-

mário Faria (PSB/RJ) parti-cipará da campanha de Laris-sa,amanhã.Chegará por vol-ta das 10h30, com o colegaparlamentar Givaldo Carim-bão (PSB/AL). A dupla temdado grande contribuição nocombate às drogas. A agen-da prevê caminhada no cen-tro da cidade (saindo da ruaCoronel Gurgel), participa-ção no programa Observa-dor Político,gravação de pro-grama eleitoral e passeata daCobal ao bairro Santo An-tônio. O “Baixinho” aindatem muitos fãs em Mossoróe com certeza fará muito ba-rulho pela cidade.

MANOELO vereador Manoel Bezerra

(DEM) visitou a redação do jornalO Mossoroense.Em conversa comeste jornalista, ele disse que a cam-panha majoritária está equilibrada.Já no tocante a chapa proporcional,ele concorda com os nossos cálcu-los de que governo e oposição fa-rão 10 vereadores e a 11ª pode ir praum lado ou outro.

AUTOSeria mais bonito a Prefeitura de

Mossoró admitir que cancelou o Au-to da Liberdade porque não tem di-nheiro. Dizer que foi por recomen-dação do Ministério Público é jogarpara a plateia. A mesma orientação jáestava em voga no Mossoró CidadeJunina e a festança ocorreu normal-mente.

HISTÓRICOO histórico da administração mu-

nicipal também joga contra esse ar-gumento. A atual gestão não atendeurecomendações do MP para entregara lista de servidores municipais. Emvez disso travou uma longa batalhajudicial. Cito esse caso apenas paramostrar que há mais coisas entre océu e a terra na política de Mossoró.

A disputa fratricida entre Rogério e Hermano faz transbordar outro clima pesado: o da gover-nadora Rosalba Ciarlini (DEM) com o PMDB, em especial o ministro Garibaldi Filho. Rogério é ocandidato da governadora. Por conta do desgaste que sofre na capital, Rosalba está fora do pleito.Apenas o senador José Agripino e o deputado federal Felipe Maia têm dado algum suporte. Nãotenha dúvida que Rogério partiu para cima de Hermano Morais com o aval do DEM potiguar, quetem na governadora a principal liderança. Se o candidato do PMDB rebater o adversário mostran-do que o tucano é o candidato de Rosalba fica mais do que declarada a guerra entre os principaisnomes do governismo estadual.

Page 5: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

dia 14 de setembro se-rá marcado pela estreia na-cional do filme "E a vida

continua...".Dirigido e roteirizado porPaulo Figueiredo, o longa-metragemé uma adaptação do livro homôni-mo,de autoria do Espírito André Luiz,psicografado pelo médium espíritaFrancisco Cândido Xavier, em 1968.Vejamos a sinopse:

"Levado por uma dessas tantas 'co-incidências' da vida,um homem de cin-quenta anos conhece, em circunstân-cias dramáticas, uma jovem de vinte ecinco. Fugitivo de si mesmo, sobrevi-vente de uma tragédia pessoal que otempo ensinou a esconder num bem-humorado sorriso, no mesmo instan-te se encanta por essa moça, que alémda frustrada paixão pelo marido infielnenhuma razão mais possui para con-

tinuar vivendo. Como náufragos à de-riva, Ernesto e Evelina juntam forçase esperanças. Mas não só amores e de-samores passadosos tornam seme-lhantes. A questãoda saúde compro-metida pela mes-ma enfermidadegrave, outra 'coin-cidência', lança ex-pectativas som-brias no futuro dosdois. Como inves-tir numa tão pro-missora amizadeque pode acabarsem glória e semdespedida no cen-tro cirúrgico de um hospital? Instala-se a dúvida. E nos poucos dias que os

separam de seus destinos curiosamen-te parecidos, o homem e a mulher queo 'acaso' trouxe para um encontro pre-

param suas al-mas apostan-do na Vidamas com umolho na Morte.No último mi-nuto de proxi-midade na es-tância de re-pouso prepa-ratório para ascirurgias,dizero quê? Adeus?Até breve? Nafalta de respos-ta o silêncio foi

melhor. Um sorriso e uma mão ace-nando disseram mais. Como no Tea-

tro,fechava-se a cortina ao final do Pri-meiro Ato. O Segundo seria num ou-tro palco, numa nova dimensão, parauma outra plateia.Entenderiam os pro-tagonistas, agora, que a Vida é umapeça de muitos Atos, porém sem fim.

O filme transpõe para a tela umahistória marcada por traições, ódio,desejo de vingança, mas também de-monstrações de renúncia e amor. Seuroteiro foi depurado continuamentedurante dois anos dedicados por Pau-lo Figueiredo a esse trabalho. Segun-do ele, a tarefa proporcionou paz eaprendizado. Cansaço, nunca!

Artistas como Lima Duarte,Amanda Costa,Luiz Bacceli,Ana Ro-sa, Ana Lúcia Torre, dentre outros,dão vida à envolvente trama,onde nãofaltarão surpresas e revelações sur-preendentes."

O filme transpõe para a tela uma história marcadapor traições, ódio, desejo de vingança, mas tambémdemonstrações derenúncia e amor.

OPINIÃO Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

O

m 29 de agosto de 2012, apresidente brasileira DilmaRousseff sancionou o Pro-

jeto de Lei nº 73, que a deputada fe-deral Nice Lobão propôs em 1999.A lei, que já havia sido aprovada peloSenado no início do mesmo mês, fi-cou conhecida como "Lei das Cotas"e garante 50% das vagas das 59 uni-versidades federais a estudantes egres-sos do Ensino Médio de escolas pú-blicas.

Todas as universidades federaistêm o prazo de 4 anos para adequar-se à Lei das Cotas, que prevê sua pró-pria revisão de conteúdo depois de10 anos de aprovação.Trata-se de umaabertura de portas da universidadecom critérios de renda e etnia por po-líticas de ação afirmativa, ou seja, po-líticas de inclusão socioeducativa porcotas sociais e cotas raciais.

A sanção presidencial ocorreuapós a alteração do segundo artigo,queestabelecia que a admissão dos estu-dantes seria pela média das notas noEnsino Médio (o projeto anterior dalei previa que as notas teriam "comobase o Coeficiente de Rendimento -CR, obtido através de média aritmé-tica das notas ou menções obtidas noperíodo"). Optou-se, no lugar destemétodo de seleção,pelas notas do Exa-me Nacional do Ensino Médio (En-em), que fará a seleção dos estudan-tes que aspiram a vagas nas universi-dades federais pelo sistema de cotas.

Metade das vagas cotistas (ou 25%do total das vagas) será preenchida apartir do critério de autoatribuição ét-

nica (a qual grupo étnico o candida-to diz que pertence) e de renda fami-liar (que deverá ser de até um saláriomínimo e meio por membro da fa-mília) por estudantes que tambémpassem por escolas da rede públicade ensino. Censos do Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatística (IB-GE) dividirão as vagas destes 25%proporcionalmente entre a quanti-dade de negros, pardos e índios quehabitam cada unidade federativa.

Enquanto seefetiva a Lei dasCotas, propõe-sea discussão deque estudantescotistas com defi-ciência educativarecebam tutoriapara nivelar-seaos colegas não-cotistas e manter,assim,a "excelên-cia acadêmica"destas institui-ções. Este é o ou-tro lado da moe-da deste tipo de ação afirmativa por-que a tutoria requer investimento nou-tro segmento de servidores públicosaté então desnecessário pela seleçãoestudantil niveladora pelo vestibulare imporá novo empecilho à questãodo mérito de que o sistema de cotasdescuida.

Mais de 80% dos estudantes bra-sileiros do Ensino Médio estão em es-colas públicas, porém uma minoriadeles ingressa nas universidades finan-

ciadas pelo governo. A Lei das Cotasreanima o debate político sobre as de-sigualdades em qualidade de ensinoentre as escolas privadas e as públi-cas. É antigo o dilema, porém, sobrese educação deve ser assunto de Es-tado ou objeto de negócios. Soma-seao dilema o interesse dos promoto-res da educação privada de que a qua-lidade da educação pública manten-ha-se num nível insatisfatório.

Não aprovo completamente o sis-tema de cotaspara acesso àuniversidadepública, masr e c o n h e ç oque um dosbenefícios daLei das Cotas éo de chamaratenção daselites e toma-dores de deci-são para o pro-blema da dete-rioração gra-dual da quali-

dade do ensino público no Brasil. Apreocupação com a qualidade dosuniversitários exigirá que eles tenhamboa formação no Ensino Médio on-de quer que o façam.Uma política pu-xa outra, embora não nos devamosdistrair de que o ensino básico brasi-leiro tem que melhorar para que osjovens deem pulos mais altos quan-do cheguem à véspera de escolheruma carreira. Portanto, a Lei das Co-tas não resolve o problema da edu-

cação com políticas para o Ensino Su-perior.

A Lei das Cotas é uma estratégiade longo prazo para redução de desi-gualdades econômicas via políticas queconsideram critérios de renda e etniano acesso à educação superior.Primei-ro se inclui pelo meio educativo ondehá predomínio de estudantes de esco-las privadas; logo se espera que a in-clusão se faça pela renda. Mas esta se-gunda etapa é apenas uma projeção depolítica pública para daqui a muitosanos.O debate transborda de um cam-po que tradicionalmente lhe pertencea outro alheio com que aparentemen-te não há ligação.Os defensores das co-tas costumam argumentar a seu favorcomo medida corretiva e provisória.

Proponho perguntas inadiáveissobre um tema educacional que levadécadas sem resolução: Como ficaráa situação dos cursinhos pré-vestibu-lares, que treinarão os candidatos avagas ainda mais concorridas? Quese espera dos investimentos em au-mento do número de vagas em uni-versidades públicas para os interes-sados de uma população que já seaproxima dos 194 milhões, segundodados últimos do IBGE? A resolu-ção de dívidas de gerações anterio-res se faz sacrificando o mérito dasatuais, cujos filhos nascem evidente-mente sem ter culpa do que fizeramseus tataravós? Que atributos se bus-cam num candidato apto a uma vagauniversitária num país que não podemais adiar seus investimentos emciência e tecnologia?

Mais de 80% dos estudantes brasileiros do Ensino Médio estão em escolas públicas,porém uma minoria deles ingressa nas universidadesfinanciadas pelo governo.

E

“COTAS UNIVERSITÁRIAS, DEBATES E PERGUNTAS

BRUNO PERONColaborador

E A VIDA CONTINUA...

Inácio sugere que Fabian fiqueno lugar dele para enganar Dinha.Penha dispensa Otto. Sarmentotenta convencer Sônia a continuarcasada. Romana inventa para Di-nha que Inácio sofreu um aciden-te. Rejane revela para Laércio queChayene acabou com sua voz pa-ra ficar no seu lugar na banda. Ci-da defende Elano e Conrado dis-cute com ela. Chayene recupera avoz. Penha e Gilson se beijam noBorralho e Sandro se enfurece aover a cena. Rosário invade a UTIonde Fabian/Inácio está.

CHEIAS DE CHARME

Isabel se desculpa com ZéMaria, que fica ainda mais apai-xonado. Berenice não se confor-ma com o desprezo de Zé Ma-ria. Constância diz a Assunçãoque o casamento de Laura sal-vará sua família.Bonifácio e Fer-nando vão buscar Edgar. Todosno cortiço temem que a políciainvada o lugar. Zé Maria conver-sa com Isabel sobre o casamen-to. Margarida encontra a futuranora no Porto, à espera do noi-vo. Edgar sai escondido do Por-to e vai até a casa de Laura.

LADO A LADO

Lia e Dinho são levados para adiretoria.Leandro libera os alunospara falar sobre o que aconteceuentre Lia e Dinho. Ju fica mal como falatório dos colegas e sai de sala.Dinho e Lia são suspensos. Fat-inha implica com Ju.Morgana ten-ta impedir que o novo grafite sejaapagado e se revela como a auto-ra da obra. Morgana e Rafael nãoentendem por que Rita defendeMathias. Orelha implica com D-inho, que acaba trocando o nomede Ju pelo de Lia. Ju termina onamoro com Dinho.

MALHAÇÃO

Olenka fica intrigada com ahistória que Adauto conta sobreo trauma com futebol. Begôniaconta para Nina que arrumou umnamorado. Max manda Lúcio se-guir as irmãs para roubar Nina.Lú-cio consegue pegar o dinheiro dacozinheira.Tessália abandona Le-leco.Muricy mostra para Cadinhouma casinha que ela tem no Divi-no.Max e Carminha comemoramo assalto.Nina descobre que Maxenvolveu Begônia para roubar odinheiro dela. Darkson leva Tes-sália para a casa dele.

AVENIDA BRASIL

Terça-feira (11/9)

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

OPORTUNIDADE - O Ban-co de Oportunidades doServiço Nacional de Apren-dizagem Comercial (Senac) es-tá intermediando a contrataçãode oito pessoas para trabalharem empresas parceiras. Os in-teressados devem ligar para4005-1008 e 4005-1000.

LEMBRANDO - Após o lan-çamento de suas candidaturasa prefeito e vice, Cláudia Regi-na (DEM) e Wellington Filho(PMBD) estiveram na redaçãodo jornal O Mossoroense, on-de garantiram, na presença devárias testemunhas, que, nas es-tratégias da campanha deles,não haveria baixarias. Infeliz-mente, os candidatos mudaramde ideia ou perderam o contro-le da equipe, entregue aos mé-todos dos redatores do Blog doPaulo Doido, cujos atos estãoinclusive sob análise da Justiçacriminal.

VIOLÊNCIA - Estimular aviolência, mesmo que unica-mente verbal, quando se tratade futebol, política ou religião,é um ato preocupante para oqual as autoridades devem es-tar atentas. A equipe de Notasda Redação torce para queCláudia Regina e Wellington Fi-lho retomem as rédeas das pró-prias campanhas e não permi-tam que os Paulos Doidos osutilize como desculpa para des-tilar ódios e recalques.

ESCOLHA No dia 7 de outubro, os eleitores de 5.568 municípios vão escol-

her os futuros prefeitos entre os mais de 15.550 candidatos consid-erados aptos pela Justiça Eleitoral. Conforme o TSE, o número cor-responde a quase três candidatos por município.

PLANTÃO - O MinistérioPúblico está funcionando complantão noturno. Conforme aResolução nº 003/2012, oplantão funcionará das 18h deum dia às 8h do dia seguinte,em regime de sobreaviso, ten-do em vista a necessidade deintervenção do órgão.

LITERATURA A Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte fará sessão

especial na próxima sexta-feira. Na ocasião, o juiz federal Ivan Lira deCarvalho,acadêmico da entidade,fará o necrológio do professor Raimun-do Nonato Fernandes, que ocupava a cadeira número 16, que tem co-mo patrono Miguel Seabra Fagundes.

QUEDA A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios

referente ao mês de setembro foi zerada para 62 prefeituras potiguares.A queda no FPM está se acentuando desde o mês de junho e a tendên-cia é que continue até o final do ano.

ATACAR - As pessoas de bomsenso presentes a uma reunião rea-lizada no sítio Canto,segunda-feirada semana passada, saíram hor-rorizadas com as instruções pas-sadas à militância do DEM de ata-car a família da candidata do PSB,Larissa Rosado, e a ela própria. Apartir daí,já houve lamentáveis epi-sódios de vandalismo, a começarpelo apedrejamento de uma casa,atos de vandalismo contra veícu-los e depredação de cavaletes depropaganda,sem mencionar a on-da de ofensas pessoais na propa-ganda eleitoral e nas redes sociais.

INSTRUTOR -A ordem de ata-que foi exteriorizada por José Ne-to Queiroz, colunista da Gazetado Oeste,professor do municípioe do Estado, integrante da asses-soria de comunicação do gover-no Rosalba Ciarlini, assessor daprefeita Fafá Rosado,assessor dodeputado estadual Leonardo No-gueira, diretor-proprietário daQuixote Comunicação (prestado-ra de serviços ao município),cria-dor e operador do Blog do PauloDoido, marketeiro da campanhademo-peemedebista.

Page 6: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012

CANDICE RENNER, 29 anos, professora de Macaé (RJ) - Ten-ho uma dúvida quanto às plataformas de petróleo que exis-tem no litoral brasileiro. Nós, brasileiros, já construímosplataformas? Já temos plataformas fabricadas aqui no Brasil?

PRESIDENTA DILMA -Sim, Candice, nós temos plataformasconstruídas no Brasil e estamos construindo muitas mais. Aprimeira plataforma de perfuração de petróleo construída noBrasil foi a P-I (Petrobras I), que entrou em operação em1968, em Sergipe. Mas na década de 90 nossa indústria navalquase deixou de existir, pois comprávamos todas as platafor-mas prontas no exterior. Em 2003, o presidente Lula deter-minou que nossas plataformas passassem a ser construídasno Brasil, para recuperar nossa indústria naval e para geraremprego e renda no país. Como resultado desta política, aprimeira plataforma integralmente construída no Brasil, a P-51, com mais de 75% de conteúdo local, saiu do EstaleiroBrasFels, em Angra dos Reis (RJ). Destinada a águas profun-das, desde janeiro de 2009 ela produz petróleo e gás no cam-po de Marlim Sul, na Bacia de Campos (RJ). Os estaleirosbrasileiros estão com encomendas de 21 plataformas de pro-dução e 30 sondas de perfuração.Tudo isso representa geraçãode emprego e renda no Brasil e mais impulso à nossa indús-tria naval.

ERNO WALTER SCHMIDT, 55 anos, agricultor de Navegantes(SC) - Sou agricultor e gostaria de saber o que é a política depreços mínimos e como é que isso beneficia a nós, agricul-tores.

PRESIDENTA DILMA - Erno, a Política de Garantia de PreçosMínimos (PGPM) é um instrumento para ajudar o produtorrural a vender sua produção por um preço que remunere seutrabalho - mesmo quando os preços agrícolas estão excessi-vamente baixos - e também para regular os preços pagos pe-los consumidores, evitando os efeitos de altas excessivas. Is-so acontece de duas formas: o governo federal, por meio daCompanhia Nacional de Abastecimento (Conab), compra aprodução e a destina para estoques estratégicos e a progra-mas sociais ou emergenciais, ou complementa, para o produ-tor,a diferença entre o preço mínimo e o que ele receber venden-do seu produto no mercado.Hoje,a PGPM é aplicada a 64 pro-dutos estratégicos para o abastecimento e que precisam deestímulos do governo federal. Entre eles está o milho, o ar-roz, o feijão e a mandioca. Desde 2011, o governo tem umalinha específica da PGPM para a agricultura familiar. Para en-tender melhor como funciona a PGPM,veja o exemplo do mil-ho que, neste ano, foi afetado pela estiagem e teve os preçosno mercado aumentados para até R$ 35 a saca de 60 quilos.Para não prejudicar os produtores de suínos, aves e leite queusam milho na ração animal, o governo vendeu a saca de mil-ho a R$ 21 no Sul e a R$ 18,10 no Nordeste. Por outro lado,se o preço ficar muito baixo, o governo pode comprar pelopreço mínimo estabelecido pela PGPM. Desta forma, Erno,a política beneficia tanto os produtores quanto os consumi-dores.

CARLOS ALBERTO E SILVA,54 anos,gerente no Rio de Janeiro(RJ) - Presidenta,como está a nossa pauta de exportações? Pre-tendemos crescer?

PRESIDENTA DILMA -Carlos, temos uma pauta de expor-tações diversificada. Vendemos desde produtos primários,como minerais e alimentos, até produtos industrializados - dealimentos processados a aparelhos eletroeletrônicos e aviões.Neste ano, as exportações brasileiras somaram US$ 160,6 bil-hões até agosto, valor próximo ao recorde histórico de US$166,7 bilhões, alcançado entre janeiro e agosto de 2011. Tra-balhamos para aumentar este valor,ampliar o conjunto de bensque exportamos e conquistar novos mercados, especialmentena Ásia, na África, na América Latina e na Europa Oriental.O Plano Brasil Maior trouxe várias medidas para elevar acompetitividade dos produtos brasileiros, sobretudo dos in-dustrializados. Fizemos várias reduções de tributos que, em2012,representarão um montante de R$ 43,4 bilhões.São bene-fícios que envolvem a folha de pagamento de diversos setorese estímulos às micro e pequenas empresas,entre outros,geran-do incentivos às exportações.Também aprimoramos os mecan-ismos de defesa dos interesses dos produtores brasileiros nosfóruns internacionais e investimos em tecnologia, inovação esegurança sanitária. Estas ações estão garantindo que, mes-mo diante de um cenário internacional adverso, o Brasil ten-ha bons resultados na balança comercial e continue com nos-sa economia crescendo.

Conversa com a

COLUNA SEMANAL DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

[email protected]

Caixa libera mais de R$ 110,3 bilhões em créditopara pessoas físicas e jurídicas até agosto

VERBA

Burocracia é prejudicial à competitividade de 92% das indústrias, revela sondagem

AVALIAÇÃO

A participação em processos de licitação é considerada burocrática por 93% dos empresários

Entre as dificuldades apontadas pelos setores industriais, está o número excessivo de obrigações legais

KELLY OLIVEIRARepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Caixa Eco-nômica Federal prevê a con-tratação de mais de R$ 185 bi-lhões em crédito para pessoasfísicas e jurídicas em 2012.Atéagosto deste ano, a Caixa rea-lizou operações de crédito co-mercial acima R$ 110,3 bi-

lhões, informou ontem (10)o banco.

Para pessoas físicas, hou-ve crescimento de 50,3% dacarteira de crédito, em 12 me-ses encerrados em julho, con-tra um crescimento médio deapenas 13% do mercado. Pa-ra pessoas jurídicas, a cartei-ra de crédito da Caixa regis-trou expansão de 62,2% em12 meses, número que tam-

bém supera o do mercado,15,6%.

Em 12 meses encerradosem agosto, o saldo da carteirade crédito consignado da Cai-xa apresentou crescimento de50%, atingindo R$ 32,7 bi-lhões.

Nas operações de crédito di-reto ao consumidor, houvecrescimento de 102,7% em 12meses, saindo de um saldo de

R$ 1,5 bilhão, em agosto de2011, para R$ 3,2 bilhões, nomês passado.

Na carteira de pessoa jurídi-ca, o Giro Caixa Fácil dispo-nibilizou mais de R$ 10 bilhõespara empresas, em 12 meses.

O cheque especial para em-presas registrou incremento de98,2% nos limites concedidos,ultrapassando a casa dos R$ 5bilhões em agosto de 2012.

KELLY OLIVEIRARepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - O excesso deburocracia prejudica a com-petitividade de 92% das in-dústrias brasileiras, além deelevar os custos, desviar re-cursos das atividades produ-tivas e atrapalhar os investi-mentos.A avaliação é da Con-federação Nacional da Indús-tria (CNI), que fez a Sonda-gem Especial Burocracia, di-vulgada ontem (10).

Na sondagem,realizada en-tre 2 e 17 de abril, foram ou-vidos 2.388 industriais em to-do o país. Desses, 1.835 sãoda indústria de transformação,116 da extrativa e 437 da cons-trução. Para mais da metadedos entrevistados (52%),o im-pacto da burocracia na empre-sa é alto.

Entre as dificuldades apon-tadas pelos setores industriais,está o número excessivo deobrigações legais, com 85%das respostas.Em segundo lu-gar, vem a complexidade dasobrigações legais, com 56%das opiniões, e, em terceiro,com 41% das respostas,os en-trevistados citaram a alta fre-quência das mudanças.

Segundo a CNI, procedi-mentos excessivamente buro-cráticos complicam a obten-ção de licenças e alvarás. Para76% dos entrevistados, é altoo grau de burocracia na emis-são de certificados e licençasambientais. Na avaliação de70%, a burocracia é excessivana legislação trabalhista e 66%fazem a mesma consideraçãoem relação à emissão de cer-

tificados e licenças sanitárias.A participação em proces-

sos de licitação é consideradaburocrática por 93% dos em-presários. Os procedimentospara obtenção de financiamen-to público são complicados pa-ra 96% deles.Dos empresários,95% reclamaram das obriga-ções contábeis e 88% dos pro-cedimentos para pagamentodos tributos.

De acordo com a sonda-gem, quanto maior a empre-sa, maior é a percepção de que

os processos burocráticos atra-palham a competitividade dosnegócios. A maioria, 95% dasmédias e 94% das grandes in-dústrias, é afetada pelo exces-so de burocracia. Esse núme-ro cai para 88% entre as peque-nas empresas.

Na opinião dos empresá-rios, o governo deve investirno combate à burocracia. Aprioridade para 73% deve sera área trabalhista. Em segun-do lugar, como opção mais ci-tada – foi possível apresentar

mais de uma resposta por en-trevistado –, aparece, com55%, o combate à burocraciana legislação ambiental. Osempresários citaram ainda su-gestões para que o governoelimine procedimentos para opagamento dos tributos(42%), diminua as obrigaçõescontábeis (41%), facilite o trâ-mite em torno da Previdên-cia Social (39%) e facilite a ob-tenção de licença de funcio-namento, alvará de constru-ção ou habite-se (36%).

Page 7: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

BRASIL/MUNDO Terça-feira, 11 de setembro de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Presidenta Dilma Rousseff diz que governo quer garantir qualidade da internet banda larga no país

ESFORÇO

A presidenta destacou que o país registra atualmente 78 milhões de conexões banda larga, sendo 59 milhões de internet portátil

Dilma lembrou que um decreto publicado em outubro do ano passado determinava que a Anatel definisse critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet

PAULA LABOISSIÈRERepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA – A presiden-ta Dilma Rousseff disse ontem(10) que o governo pretendegarantir a qualidade da internetbanda larga no país.Ao comen-tar medidas anunciadas pelaAgência Nacional de Teleco-municações (Anatel) sobre oassunto, a presidenta destacouque o país registra atualmente78 milhões de conexões ban-da larga, sendo 59 milhões deinternet portátil.

No programa semanal Ca-fé com a Presidenta, Dilmalembrou que um decreto pu-blicado em outubro do anopassado determinava que aAnatel definisse critérios paraavaliar e monitorar os servi-ços de internet prestados noBrasil.

“Muitos consumidores es-tavam reclamando da veloci-

dade e da estabilidade das co-nexões. Reclamavam que pa-gavam e não recebiam pelo ser-viço pago.Em muitos casos,osconsumidores recebiam ape-nas 10% da velocidade da in-ternet que eles tinham contra-tado com as empresas presta-doras desse serviço”,ressaltou.

Durante o programa, a pre-sidenta reforçou que, a partirde outubro,as operadoras commais de 50 mil usuários deve-rão entregar, em média, pormês, uma velocidade mínimade conexão de 60% da anun-ciada. “Estamos trabalhandopara ampliar cada vez mais oacesso das famílias a uma boaconexão de internet”, disse apresidenta. “Fiscalizar signifi-ca garantir ao consumidor a ne-cessária proteção contra servi-ços de má qualidade, garantiro rigoroso cumprimento doque foi por ele contratado e pa-go. Só assim o consumidor te-rá os seus direitos respeitados.”

Pouco mais de uma sema-na do início do cadastramen-to de usuários para testar a qua-lidade da banda larga fixa nopaís, aproximadamente 32 mil

pessoas se inscreveram paraparticipar da medição, que se-rá feita por uma entidade afe-ridora selecionada pela Anatel.

Os dados coletados serão

divulgados mensalmente pelaAnatel e servirão para que o ór-gão avalie se as empresas es-tão cumprindo as metas dequalidade estabelecidas.No ca-

so de descumprimento,a agên-cia poderá estabelecer prazospara que o problema seja resol-vido, aplicar multas ou até de-terminar a proibição de vendas.

OPERAÇÃO DE PLANTA DE GÁS NATURAL

GASODUTOSCABEÇA DE POÇO

ENGENHEIROTÉCNICO

A GEOGAS está recrutando engenheiros e técnicos para operar siste-ma de produção e de tratamento de gás natural na bacia do Parnaíba, MA.

Os engenheiros e técnicos precisam ter experiência nesta área e pode-rão ser Químicos, de Processo, Mecânicos, ou de outras modalidades,mas com experiência na área de operação de instalações produtoras e/oude tratamento de gás natural, inclusive experiência com operação de po-ços é desejável.

Um supervisor de operação poderá ser eleito entre os Engenheiros e/ouTécnicos que se apresentarem.

Nossa necessidade é premente e oferecemos bom salário, plano desaúde, vale alimentação. Favor enviar CV com pretensão salarial pa-ra:[email protected]

Page 8: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

SOCIAL8 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

@ Parabéns para o jornalista Jota Oliveira, queaniversaria hoje. Vivas!

@ Há onze anos acontecia o maior atentadoterrorista da história recente da humanidade -o ataque ao World Trade Center e Pentágono.

@ Seyssa Praxedes e Elder Heronildes foram osaniversariantes queridos do último domingo. Paraos dois, nossos votos de mais anos felizes e produ-tivos.

@ Paiva Lopes e Ana Maria receberam paraalmoço de sábado em sua casa de verão, emTibau, os amigos Jurandir Filho e Valéria Es-cóssia, Erasmo Firmino e Lucimar. No cardá-pio assinado pela chef da casa, frutos do mar àmoda espanhola com sotaque tupiniquim.

@ Nicholas Cavalcanti e Michelli Frota vão serpapais pela segunda vez. Vem aí um irmão ou umairmã para Nicole. Parabéns!

@ Leila Pinheiro faz show no dia 22 de setem-bro, no Teatro Dix-huit Rosado. Imperdível.

@ Cia. Pão Doce de Teatro apresenta seu maisrecente trabalho,“À Luz do Luar”,amanhã,às 19h30,no Teatro Dix-huit Rosado. Ingressos antecipadosno Ki Esfirra (ao lado da Igreja São Vicente).

[email protected]

PintoCURTA-METRAGEM

Seyssa Praxedes recebeu vivaspor seu aniversário nesse domingo

Agente de saúde participa da demonstração em caso de socorro às vítimas de tentativa de suicídio

Araújo, Soares, Barreto & Abreu Advogados Associados parceiros no lançamento do “Manual das Eleições 2012”, de Erick Pereira

SOLIDARIEDADEO Requinte Buffet será palco de mais uma edi-

ção do Chá Solidário da Associação de Apoio aosPortadores de Câncer de Mossoró e Região(AAPCMR). Durante o evento, que acontecerá nopróximo dia 20 de setembro, também serão come-morados os 15 anos de existência da entidade filan-trópica.

ELEIÇÕES 2012O Centro de Estudos Jurídicos Juxta Legen/Araú-

jo, Soares, Barreto & Abreu Advogados Associadosreúnem advogados na próxima quinta-feira (13),a par-tir das 19h, no Requinte Buffet, para o lançamento dolivro "Manual das Eleições 2012", de autoria do juris-ta potiguar Erick Pereira. Na oportunidade, o autorfará uma palestra enfocando a obra. Socorro Paiva esua equipe do Requinte assinam o jantar e serviço.

DIVERSÃO E ARTEReforma do Teatro Lauro Monte Filho foi a pauta da agenda da governadora Ro-

salba Ciarlini ontem, em Mossoró. A reforma do teatro estadual é uma reivindicaçãodos artistas e foi prometida pela governadora durante a campanha eleitoral. Só ago-ra passados 20 meses e depois de grande movimentação da classe, é que "é assinadaa ordem de licitação".

OMS pede mais ações públicas voltadas para a prevenção do suicídio

RECOMENDAÇÃO

PAULA LABOISSIÈRERepórter

da Agência Brasil

BRASÍLIA– No Dia Mun-dial de Prevenção ao Suicídio,lembrado ontem (10), a Orga-nização Mundial da Saúde(OMS) pediu mais ações naprevenção de casos de pessoasque tiram a própria vida. A es-timativa é que quase 3 mil pes-soas cometam suicídios todosos dias no mundo – um a cada40 segundos. Segundo a enti-dade, essas iniciativas são deresponsabilidade coletiva e de-vem ser lideradas por governose sociedade civil.

Apesar de prevenível,o sui-cídio responde como uma dastrês principais causa de morteentre pessoas economicamen-te ativa com idade entre 15 e44 anos e como a segundamaior causa de morte entrepessoas de 15 a 19 anos.Os ido-sos, de acordo com a OMS,também apresentam alto ris-co de cometer suicídio.

As recomendações inte-gram o documento Public

Health Action for the Preven-tion of Suicide (em tradução li-vre,Ação de Saúde Pública pa-ra a Prevenção do Suicídio),lançado pela instituição para in-centivar debates pela passagemda data. A publicação, em in-glês, está disponível no site daentidade.

“Em nível global, é precisoter consciência de que o suicí-dio é a principal causa evitávelde morte prematura.Os gover-nos precisam desenvolver po-líticas e estratégias nacionais deprevenção ao suicídio. Em ní-vel local, resultados de pesqui-sa precisam ser traduzidos emprogramas de prevenção e ati-vidades nas comunidades”,destacou a organização.

Em 2006, o Ministério daSaúde publicou uma portariaque instituiu as Diretrizes Na-cionais para Prevenção do Sui-cídio, a serem implantadas emtodos os estados e no DistritoFederal. A ideia é que cada en-te federado desenvolva estra-tégias de promoção de quali-dade de vida, de proteção e re-cuperação da saúde e de pre-

venção de danos, além de pro-mover a sensibilização de queo suicídio é um problema desaúde pública que pode ser pre-venido.

De acordo com o coorde-nador do Centro de Valoriza-ção da Vida (CVV) na regiãodo ABC Paulista,Carlos Alber-to Correia, o tema dificilmen-te é tratado de forma aberta pe-los governos e pelas própriaspessoas envolvidas. “É umaquestão muito delicada para to-dos – inclusive para os própriosfamiliares. Há quase um pactono íntimo de cada um para nãose falar sobre isso”, disse.

Para Correia,uma das estra-tégias de prevenção ao suicídioconsiste em uma autoanáliseperiódica, na qual cada indiví-duo avalia sua saúde física eemocional. “Estou cuidandode mim? Comendo bem? Pra-ticando esportes? Abusandode álcool ou outras drogas? Is-so já é um começo para ver atéque ponto estou colaborandopara não gerar problemas lá nafrente”, explicou.

Outro método prevê a aber-

Organização Mundial da Saúde estima que quase 3 mil pessoas cometam suicídios todos os dias no mundo

tura de um canal de comuni-cação em ambientes de convi-vência. “Os professores, porexemplo,estão dia a dia com osalunos e percebem no olho decada um quando algo não estábem.Poderiam abrir esse canalde comunicação dando aten-ção, tentando entender o queestá acontecendo, facilitandoo desabafo”, destacou.

Correia comentou ainda aalta taxa de reincidência do sui-cídio – no Brasil,estimativas do

CVV dão conta que mais de80% das pessoas que tentaramtirar a própria vida uma vez vol-taram a cometer o ato.Um dosapelos da entidade é que sejacriada uma rede telefônica gra-tuita para atender a pessoasemocionalmente instáveis eque precisam de aconselha-mento. Atualmente, oserviço141 (Linha da Vida)funciona 24 horas todos osdias,mas quem liga precisa pa-gar pela tarifa telefônica.

“Às vezes, isso dificulta por-que a ligação se prolonga quan-do a pessoa liga para desaba-far”,disse Correia.“As pessoasprecisam, mas, muitas vezes,não encontram alguém de con-fiança para fazer isso. Trata-sede uma tristeza que não vai em-bora. Precisamos mostrar pa-ra essas pessoas que, ao per-ceberem os sinais e se sentiremimpotentes, tentem caminharpara uma ajuda profissional”,completou.

WILSON DIAS/ABR

Page 9: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

Todos os anos, no mês desetembro, é celebrada emMossoró a Festa da Liberda-de, quando a população localtem acesso a espetáculos tea-trais, shows, palestras, entreoutras formas de entreteni-mento.Este ano,devido a umarecomendação feita pelo Tri-bunal de Contas do Estado(TCE) do Rio Grande do Nor-te, o Ministério Público Fe-deral (MPF) no RN, o Minis-tério Público Eleitoral (MPE)e o Ministério Público do Es-tado do RN (MP), no qual os

municípios devem cortar osgastos realizados com artistas,bandas e estrutura física, co-mo palco, som, etc., o eventocontará apenas com a realiza-ção do Cortejo.

O produtor Chico Windowdisse que os artistas da cidadeforam informados em agostoque Mossoró não iria sediar oAuto da Liberdade.

"Nos comunicaram que de-vido a uma determinação doGoverno Federal o municípionão iria contar com a realiza-ção do evento.O dinheiro que

deveria ser investido na pro-gramação será então destina-do aos agricultores da regiãoque tem sofrido com os efei-tos da seca. Informaram tam-bém que diferentemente doMossoró Cidade Junina, on-de 80% dos investimentos éproveniente de patrocinado-res particulares, o Auto é rea-lizado com dinheiro público".

Ele complementa ressal-tando que os artistas da terranão serão muito prejudicadospela medida, uma vez que es-tes realizam trabalhos parale-

los. "Muitos atores possuemgrupos de teatro, portanto es-tão engajados em outras ati-vidades.O dinheiro consegui-do com o evento seria muitobem-vindo,porém não é a úni-ca fonte de renda", explicouChico Window.

Porém economistas aler-tam que outros setores po-dem ser atingidos pela medi-da. O setor hoteleiro, uma vezque muitas hospedarias da ci-dade são beneficiadas com agrande movimentação na ci-dade durante este período,

bem como os vendedores au-tônomos, que se distribuíamao longo do corredor cultu-ral.

A gerente executiva da Cul-tura, Clézia Barreto, comuni-cou que devido a determina-ção do MP este ano não serápossível contratar bandas, ar-tistas, entre outros profissio-nais, além da estrutura paramontar o espetáculo.

"Prejuízos vão existir, po-rém é muito pior ter que pas-sar por transtornos judiciaispor ter descumprido uma de-

terminação legal. Os estadosque assinaram o termo deemergência devem adotar me-didas semelhantes com o ob-jetivo de ajudar os agriculto-res. Dentro das nossas possi-bilidades realizaremos apenaso Cortejo da Liberdade", ex-plicou Clézia.

O TCE recomendou que osprefeitos das cidades castiga-das pela seca evitassem despe-sas com os festejos. O Minis-tério Público também deve fis-calizar os gastos efetuados pe-las prefeituras.

PREFEITURA DE MOSSORÓ SUSPENDE O ESPETÁCULO AUTO DA LIBERDADE

COTIDIANOTERÇA-FEIRA

Mossoró (RN),11 de setembro de 2012

Caderno do jornal O Mossoroense

MedidaArtistas locais, vendedores ambulantes e setor hoteleiro devem ser afetados pela suspensão do espetáculo

Page 10: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pavimentação incompleta gera insatisfação emmoradores do conjunto Dom Jaime Câmara

ESTRUTURA

Greve no Itep completa uma semanasem grandes avanços nas negociações

INTERRUPÇÃO

Residentes informam que metade da rua possui calçamento e a outra metade fica no chão batido

Moradores da rua NeuzaBarreto, no conjunto DomJaime Câmara, estão insatis-feitos com a pavimentaçãoinexistente na via pública. Oservidor público MarcosTarssis reside no local há seisanos e conta que somentemetade da rua tem calçamen-to, a outra metade fica nochão batido.

"Eu moro aqui há seisanos, mas minha cunhadamorou no local há 13 anos eafirma que a rua já era as-sim. A via é calçada somen-te até onde fica um prédioda prefeitura e o restante fi-ca sem pavimentação algu-ma", explica Marcos.

O prédio da PrefeituraMunicipal de Mossoró(PMM) que fica no local é oDepartamento de LimpezaRegião Sul, subordinado àSecretaria Municipal de Ser-viços Urbanos, Trânsito eTransportes Públicos. Ofuncionário público escla-rece que já foram elaboradosdois abaixo-assinados, um nagestão de Rosalba Ciarlini e

um na gestão de Fafá Rosa-do, para solicitar à Prefeitu-ra a conclusão da pavimen-tação da rua, mas o pleitonunca foi atendido.

"Somos prejudicadosporque tem muita poeira nolocal. Além disso, os moto-ristas acabam usando essarua para manobras perigosascolocando em risco a vidadas pessoas que passam poraqui e a integridade das nos-sas casas. Para piorar, no pe-ríodo chuvoso, acumula mui-ta água e lama", desabafa omorador.

O gerente da Infraestru-tura, Carlos Clay, explica queserão calçadas 163 ruas emMossoró, mas que a rua Neu-za Barreto não está incluídano pacote. "A cidade temcrescido em ritmo tão ace-lerado que não temos con-dições de acompanhar. En-tão vamos concluir essa eta-pa que deve ter 14 meses eem seguida será realizado umestudo para necessidade deoutras vias, incluindo essasmais antigas", esclarece. Pavimentação incompleta na rua Neuza Barreto incomoda população

Itep funciona com 30% do efetivo

A greve dos servidores doInstituto Técnico e Científi-co de Polícia (Itep) completouontem uma semana. A parali-sação foi deflagrada no dia 22de agosto e iniciada oficial-mente no dia 3 deste mês.Avice-presidente do Sindicatodos Policiais Civis e Servido-res da Segurança Pública doRN (Sinpol/RN), Renata Pi-menta, informa que somenteserviços essenciais estão fun-cionando.

"Estão em funcionamentosomente os serviços de reco-lhimento de cadáveres, perí-cia em locais de flagrante e exa-mes de estupro, o que resultaem 30% do efetivo trabalhan-do.Chegamos a esse ponto porintransigência do governo quedescumpriu prazos e não re-cebe o sindicato para o ajustede ponto e finalização do Es-

tatuto para ser enviado à As-sembleia Legislativa", esclare-ce a sindicalista.

Ainda segundo Renata Pi-menta, o Itep já tem 94 anos eprecisa dessa lei que regula-menta o órgão. "Esse proces-so já tramita há três anos e nãotivemos outra saída além dagreve de forma a pressionar oexecutivo estadual", destaca.

"Sabemos que a populaçãoestá pagando um preço alto,como por exemplo,a não emis-são de carteiras de identidade,mas a lei irá beneficiá-la, já quecontempla a criação de maisinstitutos,além de laboratórios.O Itep de Mossoró ainda de-pende de Natal para realiza-ção de alguns exames. Com alei, laboratórios serão implan-tados para garantir mais inde-pendência", garante a vice-presidente do Sinpol/RN.

MARCOS LIMA

MARCOS LIMA

Page 11: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

Alunos do 6º ao 9º ano daEscola Estadual Antônio deSouza Manchado, no conjun-to Nova Vida, continuam semprofessores nas disciplinas deportuguês, ciências, inglês eeducação física. Dos 9 educa-dores existentes na rede de en-sino, três são efetivos e seistemporários, dois deles estãode licença.

Diretora do colégio,CeiçãoSilva relatou que o problemareferente a falta de professoresexiste há mais de seis anos naescola e que por diversas ve-zes a 12ª Diretoria Regional deEducação (Dired) foi comu-nicada sobre o assunto,porémnenhuma medida foi tomadacom o objetivo de sanar otranstorno.

"A situação é muito grave epersiste há bastante tempo nanossa unidade. Infelizmentetudo o que estava ao nosso al-cance já foi feito. Na falta deprofessores efetivos, nos sãoenviados alguns profissionaistemporários,mas estes têm tra-

balhado com a carga máxima,fazemos revezamento de tur-no. Não existe um quadro re-gular de educadores. Ao ex-por o problema a Dired nos foidito que é preciso ter calma,que professores serão envia-dos,mas até agora nada foi fei-to. Enquanto isso, os estudan-tes estão sendo prejudicados,principalmente os do 9º ano",revelou a professora.

A Secretaria de Estado daEducação e da Cultura (Seec)comunicou em julho que 944professores aprovados no úl-timo concurso público serãoconvocados, destes 97 serãoconvocados para a 8ª, 11ª e 12ªDireds, regionais Angicos,As-sú e Mossoró, que juntas pos-suem 24 municípios.

Segundo a assessoria da 12ªDired, o número de convo-cados é insuficiente para su-prir as necessidades de Mos-soró e cidades circunvizinhas,já que a 12ª Diretoria possuiuma deficiência de cerca de300 educadores.

Agricultores mossoroen-ses queixam-se sobre a demo-ra em receber o benefício pro-veniente do programa Segu-ro-Safra 2012. Alguns muni-cípios vizinhos tais comoAreia Branca, Porto do Man-gue e Taboleiro Grande co-meçaram a receber a ajudadesde julho. A previsão é quea primeira parcela do Seguro-Safra seja paga neste mês desetembro.

Segundo Dalvirene de Me-deiros,presidente do Sindica-to dos Trabalhadores na La-voura, o atraso tem prejudi-cado muitos agricultores daregião.

"O Seguro-Safra está atra-sado há dois meses, os agri-cultores vão ao banco e nãotêm nada para sacar. A secre-taria disse que a previsão é queno dia 17 próximo deverá serpaga a primeira parcela. Maso benefício está chegandomuito tarde, as pessoas estãotendo dificuldades para com-prar carro-pipa e ração paraos animais. Devido a seca, acomida dos bichos aumentoude preço, agravando a situa-

GERAIS Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 3 www.omossoroense.com.br

Atraso do pagamento da primeira parcela do programaSeguro-Safra prejudica trabalhadores rurais

Alunos da rede estadual deensino em Mossoró sofremcom a falta de professores

IMPASSE

PREJUDICIAL

Cerca de 170 ciclistas seaventuraram a fazer o per-curso de Mossoró a Fortaleza(CE) de bicicleta. No últimofinal de semana, os aven-tureiros e suas bicicletas en-frentaram uma distância de260 quilômetros, em um per-curso que durou cerca de 10h.

De acordo com o ciclistaGilvan Lira, o percurso é feitotodo dia 7 de setembro, nu-ma tradição que já dura 11anos. A aventura começoucom um ciclista que decidiuvencer os seus limites e des-bravar o caminho até a capi-tal cearense.Com o passar dosanos, mais esportistas foramaderindo ao projeto, que ho-je reúne um grande grupo.

"O ciclismo é um esportecompetitivo, onde você com-pete com você mesmo, ven-cendo seus próprios limites.Primeiro quando a pessoacomeça a praticar o esportequer ir até Tibau, depois vaia Tibau e volta, depois se

aventura a destinos mais lon-gos. Por isso, que a viagem aFortaleza atrai tantas pes-soas", declara Gilvan Lira.

Conforme o ciclista, o per-curso de Mossoró a Fortalezacontou com total apoio, comcarros com comidas e água,equipe de segurança, carrosparticulares oferecendo apoiologístico e o apoio da PedalPeças. "É uma aventura muitoboa, a pessoa vai brincandocom os colegas, temosparadas no meio do camin-ho, é uma verdadeira terapia",descreve.

Gilvan Lira relata que alémde Fortaleza, ele já fezoutros percursos como Na-tal a Tibau pelo litoral, JoãoPessoa a Tibau pelo litoral edeu uma volta ao Rio Grandedo Norte. "Cada grupo de ci-clistas realiza periodicamenteviagens. É um prazer muitogrande essas viagens", avalia.

O grupo de ciclismo sereúne às terças e quintas-

Cerca de 170 ciclistas mossoroenses se aventuram em viagem de 260 quilômetros até Fortaleza

ESPORTE

Diferente de outros municípios do RN, Mossoró ainda não realizou o pagamento da primeira parcela do benefício

Ciclistas viajaram no último final de semana

As pessoas estão tendo dificuldades para comprar água e ração para os animais

feiras saindo da Praça do Ro-tary para um percurso de 40a 60 quilômetros. "Qualquerpessoa pode participar. To-dos são bem-vindos", desta-ca. Para participar, além da

disposição de pedalar, é im-portante que o ciclistaadquira todos os equipamen-tos de segurança, como ilu-minação na bicicleta, tênis ecapacete.

ção do trabalhador rural", ex-plicou o presidente.

O gerente de Agricultura,Rondinelli Carlos, informouque foi divulgado no Diário Ofi-cial da União (DOU) a relação

daqueles que serão beneficia-dos com a primeira parcela doprograma Seguro-Safra.

"Em 2009, foram 400 agri-cultores beneficiados com amedida, este ano o número

cresceu bastante, ao todo se-rão 1.511 favorecidos. Aindaneste mês os agricultores de-vem estar recebendo a primei-ra das cinco parcelas", escla-receu Rondinelli.

LUCIANO LELLYS

Page 12: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

INTEGRAÇÃO DO TURISMOO 2° Festival de Turismo, que acontece nos dias 28 e 29 de

setembro, na capital paraibana, vai receber a presença de umaequipe do Hotel VillaOeste. Sediado no Centro de Conven-ções de João Pessoa, o evento promove a integração do setore oferece novos produtos ao mercado. Representantes de vá-rios hotéis de Mossoró seguem por meio da Braavo Turismoe Eventos.

ESTRUTURA AMPLIADAO Hotel Sabino Palace, de Mossoró, está passando por

uma nova mudança em sua estrutura física e sendo ampliado,com o objetivo de atender ainda melhor os seus clientes. Alémde oito apartamentos construídos no quinto pavimento, comequipamentos modernizados, todas as demais unidades de hos-pedagem estão recebendo nova ambientação e mobília. Cer-ca de 30% da reforma está finalizada. A previsão para a obraser concluída é em dezembro de 2013.

ARTES MARCIAIS MISTASO Arena Fight retorna a Mossoró no próximo dia 13. Rea-

lizado pelo lutador do UFC Gleison Tibau,o evento novamen-te acontecerá no Ginásio Pedro Ciarlini. Serão nove comba-tes,entre eles a luta principal entre Amauri Júnior e Paulo Guer-reiro.Os ingressos estão sendo vendidos na loja Skyler,no WestShopping. Além disso, a Skyler está sorteando senhas nas re-des sociais. Para participar, siga o perfil @Skylermossoro ouacesse o perfil no Facebook: Skyler Mossoró.

SERVIÇO EXCLUSIVOServiços diferenciados são palavras-chaves no Salão Ân-

gela Santos Visual, no 2º piso da Casa Porcino. Além dos ser-viços tradicionais voltados para o visual, o local dispõe deuma Brigaderia com um cardápio que inclui doces e salgados.Champanhe e outros mimos são servidos entre as luluzinhas.Véspera de feriado, pintaram por lá: Rafaella Fernandes, La-yanna Santos, Karol Azevedo, Jarda Jacinta, Rosanny Cami-nha, Catharina Alves, Mariana Mendes e Tereza Eunice.

SOCIAL4 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

Marina Bezerra ensaiandopara os seus15 anos, napraia de Ponta do Mel. RicardoLopesregistrou cada pose

No aniversário deIvone Lopes, no

Requinte Buffet,a colunista LílianMoura ao lado da

mãe MarileneBezerra

- Completam idade nova hoje:a nutricionista Lua-na Soares, Andréa Diógenes, Daniele Cristyna, Da-niele Valcácio, Tházia Oliveira e a jornalista e publi-citária Mirella Ciarlini Benigno. Parabéns.

- No feriado, Marluce Bezerra acompanhoua filha Marina durante ensaio fotográfico paraas lentes de Ricardo Lopes. O pôr do sol napraia de Ponta do Mel foi o cenário escolhido.Ângela Santos foi a responsável pela produçãovisual da debutante do dia 13 de outubro. Boaescolha.

- Durante o feriadão da Independência, o queri-do Kleber Silveira saiu da capital potiguar direto pa-ra os principais points de Mossoró. Entre eles, foivisto nos restaurantes Tenda e Candidu’s.

- O cantor Guto Ribeiro,ex-vocalista da ban-da Soul Pop, agora está com projeto solo e mu-dou o seu estilo musical. Sertanejo agora é ogênero comandado pelo muso cearense queestá com apresentação agendada para a SextaUniversitária do Seléct Nouveau, no dia 14 desetembro.

- Na festa Fé, da colunista Wanderlânia Lima, osconvidados vão saborear um excelente café da ma-nhã,no Requinte Buffet,oferecido pelo Villa Real Fa-zenda Resort. No dia 22 de setembro.

- Ainda em Milão, na Itália, os oftalmologis-tas Flávio Miranda e Helena Saldanha partici-pam do Congresso da Sociedade Europeia deCatarata e Cirurgia Refrativa e do CongressoMundial de Oftalmopediatria e Estrabismo,res-pectivamente. Profissionais do mundo inteiroestão por lá.

Page 13: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

GERAISwww.omossoroense.com.br Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 5

Projeto Intervalo Cultural da Uern apresenta o som de Guilherme Paiva e Zéletrônico

CULTURA

Apresentação no intervalo das aulas está inserida na programação comemorativa de 44 anos da Universidade

Varas do Trabalho suspendem atendimento em outubro para implantar o Processo Judicial Eletrônico

Iniciativa será realizada no Campus Central da Uern

Governadora assina ordemde serviço para reforma doTeatro Lauro Monte Filho

ESTRUTURA

INICIATIVA

Após cinco anos fecha-do, o Teatro Lauro MonteFilho deverá passar por re-forma.Ontem,10,a gover-nadora Rosalba Ciarlini as-sinou o contrato com a em-presa A&C ConstruçõesLtda., responsável por exe-cutar as obras de reformado espaço. A solenidade deassinatura do contrato seráno foyer do Teatro, locali-zado na praça Vigário An-tônio Joaquim.

A obra será executadapela Secretaria Extraordi-nária para Assuntos da Cul-tura/Fundação José Augus-to (SecultRN/FJA) e fisca-lizada pela Secretaria de Es-tado da Infraestrutura(SIN). O investimento doserviço está orçado em maisde R$ R$ 2,6 milhões.

Conforme RosalbaCiarlini, a empresa A&CConstruções Ltda. foi ven-

cedora da concorrência pú-blica realizada pela Secreta-ria de Estado da Infraestru-tura, no último dia 28. Aempresa iniciará os servi-ços de reforma do TeatroLaudo Monte Filho hoje,11, e terá 300 dias para aconclusão de todo o servi-ço.

Após a conclusão dasobras, o Teatro LauroMonte Filho passará a con-tar com acessibilidade pa-ra portadores de necessida-des especiais em seus aces-sos e em seu interior; rotasde fuga e saídas de emer-gência; renovação e amplia-ção do sistema de climati-zação; novos materiais detratamento acústico parao teatro; restauração dosacabamentos de piso,pare-de e teto,assim como do re-vestimento de fachada e domobiliário.

O Projeto Intervalo Cul-tural da Universidade do Es-tado do Rio Grande do Nor-te (Uern) apresenta hoje, 11,o som de Guilherme Paiva eZéletrônico. A apresentaçãode hoje está inserida na pro-gramação comemorativa de 44anos da Universidade.

As apresentações do Pro-jetos são realizadas no Cen-tro de Convivência às terças-feiras, no turno da noite, das20h40 às 21h; e nas quartas-feiras, das 8h40 às 9h, duran-te o intervalo das aulas. Nes-ta edição, o projeto traz o ta-lento e a musicalidade de Gui-lherme Paiva e Zéletrônico.

Morando em Mossoró des-de 2007, o professor Guilher-me Paiva decidiu reconfigu-rar o projeto musical de fusãode ritmos com o grupo Zéle-trônico. A proposta apresen-ta uma nova roupagem com afusão do soul, da música ele-trônica e do reggae. O showtraz composições autorais quetratam do cotidiano nas gran-des cidades, como a canção"Correria", das tradições lo-cais e de aspectos da culturanordestina como "Broa" e"Pra lá de Nova York".

Por uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex),através da Diretoria de Edu-cação, Cultura e Artes (Deca),o Intervalo Cultural tem como

As três Varas da Justiça doTrabalho em Mossoró se pre-param para implantação doProcesso Judicial Eletrônico(PJe). O novo sistema será im-plementado no município apartir de 5 de novembro, maspara possibilitar a preparaçãoe adaptação ao novo sistemao atendimento ao público nes-sas unidades será suspenso de15 de outubro a 5 de novem-bro.

Seguindo o cronograma deimplantação do PJe,a adminis-tração do Tribunal Regional doTrabalho (TRT) da 21ª regiãopublicou ato estendendo a sus-pensão do atendimento ao pú-

blico no referido período. Amedida visa possibilitar o trei-namento e a capacitação dosservidores e adequação da es-trutura física da unidade juris-dicional do órgão às exigênciasdo PJe.

De acordo com o ato, parapreservar o direito das partes,relativamente aos prazos deca-denciais e às matérias de natu-reza urgente, será mantidoplantão judicial,no mesmo pe-ríodo, que poderá ser aciona-do através do telefone (84)3422-3643.

O sistema (PJe) é um soft-ware elaborado pelo ConselhoNacional de Justiça (CNJ) a

partir da experiência e com acolaboração de diversos tribu-nais brasileiros.

O objetivo principal doCNJ é manter um sistema deprocesso judicial eletrônicocapaz de permitir a prática deatos processuais pelos magis-trados, servidores e demaisparticipantes da relação pro-cessual diretamente no siste-ma, assim como o acompa-nhamento desse processo ju-dicial, independentemente deo processo tramitar na Justi-ça Federal, na Justiça dos Es-tados, na Justiça Militar dosEstados e na Justiça do Tra-balho. Atendimento ao público no TRT será suspenso de 15 de outubro a 5 de novembro

LUCIANO LELLYS

LUCIANO LELLYS

objetivo incentivar as iniciati-vas artísticas dentro da própriaUniversidade e da comunida-de, visando complementar aformação do estudante,dandoa eles conhecimento da diver-sidade cultural.

Conforme o diretor da De-ca, o professor Adalberto Ve-ronese, a proposta da iniciati-va é suprir uma carência de ati-vidades culturais regulares nosespaços da Universidade.

"A Uern não dispunha deatividade cultural regular. Fa-zia apresentações esporádicas,

no entanto, as ações eram iso-ladas,pouco divulgadas e mui-tas vezes restritas à comuni-dade acadêmica.Neste contex-to,o intervalo cultural vem jus-tamente para unificar e forta-lecer as manifestações artísti-cas tanto dentro quanto fora daUern", declara.

O professor enfatiza quealém de valorizar o artista daterra, o Projeto ajuda a desco-brir novos talentos.

As apresentações do Inter-valo Cultural são transmitidasao vivo pela internet no sítio da

Uern, no endereço eletrônicowww.uern.br. Além disso, oprojeto tem um programa deTV semanal, apresentado àssextas-feiras e reprisado aosdomingos.

Projeto Intervalo Culturalé aberto a qualquer pessoa quequeira se apresentar.Quem ti-ver interesse em participar doprojeto deve entrar em conta-to no período da tarde comArlindo Vieira no Deca pelotelefone 3315-2126 ou enviare-mail para [email protected].

Page 14: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012

Números confirmam importância de Ronaldinhona campanha do Atlético-MG no Brasileirão

RETROSPÉCTO

Vasco encara São Januário como ''territórioinimigo'' e tenta resposta para retomar apoio

CRISE

O “território inimigo” voltará a receber uma partida do Vasco nesta quarta-feira

Histórico da equipe diante de momentos complicados é aposta em fase de contestação

“Dono” do meio de cam-po do Atlético-MG, o meia-atacante Ronaldinho Gaúchocomprova que o esquema tá-tico utilizado pelo técnico Cu-ca para favorecer o seu fute-bol tem surtido efeito.O arma-dor atleticano, que se desta-cou na vitória do time sobre oPalmeiras por 3 a 0, no domin-go, tem sido decisivo e partici-pou de quase um terço do to-tal de gols assinalados pelo al-vinegro mineiro no Brasileirão.

Dos 38 gols marcados peloAtlético,que tem o melhor ata-que ao lado do Fluminense,Ro-naldinho Gaúcho participoude 12, com oito assistências,número que coloca o meia co-mo líder neste quesito na com-petição nacional, ao lado deJadson, do São Paulo, além dequatro gols marcados.

A “blindagem”feita por Cu-ca para que Ronaldinho Gaú-cho jogue mais livre, sem tan-ta necessidade de marcação nomeio de campo, sendo a cabe-ça pensante do Atlético, temsurtido efeito, ainda mais nasúltimas partidas. Dos últimos14 tentos assinalados, em oitojogos,o camisa 49 deu assistên-cias ou deixou a sua marca emoito, pouco mais da metade.

Ronaldinho Gaúcho teveparticipação decisiva nos golsdas vitórias do Atlético sobreCoritiba e Vasco (1 a 0), quan-do deu assistências para os golsde Réver e Jô respectivamen-te. Contra o Botafogo (3 a 2)participou decisivamente emdois gols, Jô e Escudero.

No clássico diante do Cru-zeiro,quando o Atlético inicioua sequência ruim de quatro jo-

gos sem vitórias no Brasileirão,que tirou o time da liderança dacompetição, Ronaldinho foiainda mais decisivo, marcan-do o segundo gol do empate edando passe para Leonardo Sil-va. Na partida seguinte, con-tra a Ponte,o camisa 49 deu no-vo passe para gol de Danilinho,na igualdade.

Diante do Palmeiras,quando voltou a jogar, apóscumprir suspensão diante doBahia, o meia cobrou o escan-teio que resultou no primei-ro gol da vitória por 3 a 0, as-sinalado por Leonardo Sil-va. O técnico Cuca reconhe-ceu que o camisa 49 começoujogando mais adiantado, co-mo atacante, mas teve atua-ção melhor quando passou ajogar recuado, armando as jo-gadas, função que fez nas ou-

tras partidas em que esteveem campo pelo Atlético.

“Jogamos de maneira erra-da, não adianta a gente ficarjogando com ele adiantado nolugar do Guilherme,e não sur-tir efeito. Conversamos comele, aí sim, quando vem atrás,tem criatividade, jogou bem,é importante para nós, ele dáuma consistência que é dan-do passes, ele descobre a ve-locidade de um, de outro, en-tão é muito importante”, ana-lisou Cuca.

Ronaldinho Gaúcho mini-miza sua participação decisivae destaca a qualidade do elen-co e a vontade demonstradapor todo o time atleticano aolongo do Brasileiro. “Commuita humildade,cada um que-rendo fazer a sua parte e issoestá sendo muito bom”, disse.

Apesar do bom desempe-nho dentro de casa no Cam-peonato Brasileiro, jogar emSão Januário não é das situa-ções mais confortáveis para osjogadores do Vasco.O estádiocostuma ser palco de manifes-tações quando o desempenhoda equipe não correspondeaos anseios dos torcedores. Arelação tensa de atletas, técni-co e dirigentes com os fãs cruz-maltinos ficou clara durante aderrota por 4 a 0 para o Ba-hia, nesse domingo. O “terri-tório inimigo” voltará a rece-ber uma partida do Vasco nes-ta quarta-feira.

Para recuperar o apoio dostorcedores e evitar mais umapartida com um clima hostil,o elenco vascaíno pede reaçãoimediata. Alvo da ira dos tor-cedores, o técnico CristóvãoBorges também aponta queuma boa exibição contra o Pal-meiras é a saída para amenizara pressão das arquibancadas.

Os insistentes pedidos datorcida do Vasco por uma tro-ca de treinador não tiveram econa diretoria.Mesmo após a go-leada por 4 a 0 para o Bahia den-tro de casa, os cartolas assegu-ram que Cristóvão Borges nãocorre riscos.O técnico tambémnão considera a possibilidadede ser demitido, destaca quenão conversou com nenhum

dirigente após o revés e plane-ja o futuro da equipe.

Capitão e líder do Vasco,Ju-ninho Pernambucano não seassusta com as manifestações.“Vamos ver como o time vaireagir até quarta-feira, temosoutro jogo em casa e é fazerde tudo para ganhar. Acreditono poder de reação da equipe”,explicou o camisa 8.

Neste Brasileirão, o Vascofoi derrotado em duas opor-tunidades em São Januário.Além do Bahia, o Cruzeirotambém superou a equipecruz-maltina no Rio de Janei-ro. Coritiba e Corinthians ar-

rancaram empates. As seis vi-tórias conquistadas na Colinaficarão em segundo plano porcausa dos protestos desse do-mingo.

Cristóvão ressalta entendera postura dos torcedores eaposta no histórico da equipediante de momentos compli-cados. O treinador lembra queos atletas têm o perfil de rea-gir e conseguir dar a respostaquando pressionados.

“O time já demonstrou po-der de reação. Nós estamosmachucados e pedimos ao tor-cedor que nos apoie.Claro queentendemos e aceitamos to-

das as manifestações, porquenão é o que o torcedor e o quenós queremos. Tem que par-tir de nós a reação”, avisouCristóvão.

Com 39 pontos,o Vasco se-gue no G-4. Os adversários nadisputa por uma vaga na Co-pa Libertadores de 2013, po-rém, se aproximam de formaperigosa. O Palmeiras, na zo-na de rebaixamento, tem pés-simo desempenho como visi-tante. A única vitória da equi-pe de Luiz Felipe Scolari lon-ge de seus domínios aconteceuno Rio de Janeiro – contra oBotafogo.

VASCO.COM.BR

Page 15: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

SUMIUQuem sucumbiu e sumiu foi o atacante Adalgiso que perdeu a condição de titular para Alvinho que jogou e fez

gol. É por isso que digo para os jovens terem cuidado com a turma do oba-oba. Botaram raça de cachorro nonome do rapaz e depois o levaram a ilusão de jogar fora do país. Tudo isso mexeu que a cabeça do jogador quenão consegue render o bom futebol que ele tem. Jovem com talento tem que ser trabalhado e não ser objeto de"farra" como se fosse um craque pronto para a seleção.

Baraúnas vence Sousa duas vezes e avança no BrasileirãoSÉRIE D

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Taticamente bem organizado, o time do Baraúnas aprendeu a jogar também com inteligência. Foi as-sim na partida contra o Sousa no domingo quando, mesmo beneficiado pelo empate, jogou sem sober-ba, manteve a seriedade, e buscou o ataque na hora certa. Não se acomodou e soube aproveitar as opor-tunidades para marcar dois gols logo no primeiro tempo e pronto, daí em diante administrar a enorme

vantagem. Dito isso, não posso deixar de enaltecer mais uma vez o trabalho do treinador Wassil Mendese, é claro, a capacidade dos jogadores de absolverem tudo que é treinado na semana e colocar em prática

nos jogos. Sempre foi dito que o grupo é numericamente limitado e, tecnicamente, não tem grandesdestaques, mas o grupo soube, buscando a essência do futebol que é o coletivo, superar tudo isso e hoje,já estão prestes a alcançar o feito inédito do acesso para uma divisão mais elitizada do futebol brasileiro.

ENTRE os cariocas só o Flamengo decepciona na classificação da Série A.Complicado.E lá vem o Campinensecruzando mais uma vez o caminho do Baraúnas. Aposto no tricolor. CONCORDO com Marcos Maia,vice-presidente do Baraúnas, a diretoria fez a sua parte.

Toque EsportivoLIDERANDO

Um time que cresceu na virada do primeiro para o se-gundo turno do campeonato, alcança a liderança da SérieA e começa abrir diferença para seus concorrentes maispróximos. Assim é o Fluminense que chegou pra valer naluta pelo título da temporada 2012.Enquanto o Flu cresce,aqueles que estão na disputa direta tropeçam e isso temlhe favorecido.

ATROPELADOEm queda livre, apesar de permanecer no G4, quem

foi atropelado no domingo foi o time do Vasco. Mesmojogando em seu estádio, São Januário, não teve forçaspara evitar a goleada aplicada pelo Bahia,4 a 0.Se não voltara reagir o time da Cruz de Malta é forte candidato a deixaro G4 já na próxima rodada. Quem se aproxima a passoslargos é o Botafogo.

DESTAQUESComo disse lá no começo, o Baraúnas joga hoje a es-

sência do futebol,ou seja,de forma coletiva.Mas na vitóriade domingo gostaria de destacar dois nomes, pelo fato deserem prata da casa. O goleiro Érico evitou a derrota combelas defesas e no meio de campo o outro mossoroensePaulinho foi o responsável pelas principais jogadas de ataqueque resultaram nos gols da vitória. Santo de casa tambémobra milagres. Vale apena investir nas bases.

Jogando com inteligência,beneficiado pela vantagem doempate, o Baraúnas fez o de-ver de casa ao vencer o Sousapor 2 a 0, domingo, no estádioNogueirão, em Mossoró, e ga-rantiu a classificação para asquartas de final da Série D doCampeonato Brasileiro. Osgols da vitória foram marcadosainda no primeiro tempo porAlvinho e Rafinha. Na primei-ra partida, na Paraíba, o “Leãoso Oeste” havia batido o Di-nossauro por 1 a 0 passando ajogar pelo empate, mas não seacomodou com o regulamen-

to e manteve seu estilo de ti-me ofensivo somando maistrês pontos na soma geral docampeonato.

As duas vitórias garantiramao Baraúnas a vantagem de po-der continuar decidindo a va-ga em casa. Na próxima fase,o Tricolor volta a enfrentar oCampinense em duas partidas,a primeira delas no estádioAmigão, em Campina Gran-de. A decisão da vaga para aSérie C será em Mossoró, no-vamente no Nogueirão. A“Raposa” avançou após em-patar sem gols com o CSA, em

Alagoas. Os paraibanos ven-ceram o primeiro jogo, em ca-sa, por 2 a 1.

No jogo aconteceu o es-perado nos dois sentidos. Emdesvantagem pela derrota emcasa por 1 a 0, o Sousa partiupara cima do Baraúnas. Porsua vez,o time de Mossoró jo-gava de forma inteligente ar-mando a marcação em seupróprio campo e, de posseda bola, usou sua principal ca-racterística, a velocidade, pa-ra sair ao ataque.Em tarde ins-pirada do meia Paulinho Mos-soró, saiu dele as principais jo-

gadas de ataque que resulta-ram nos dois gols.

TREINOSSeguindo a rotina pós-jo-

go, o elenco do Baraúnas re-toma as atividades de treinoshoje com trabalho de academiapara aqueles que participaramdo jogo. O treinador WassilMendes deve alterar um pou-co a programação, já que a pre-visão do primeiro jogo é de queeste aconteça no sábado, emCampina Grande(PB).Para es-se jogo o técnico espera podercontar com força máxima.

Campinense elimina CSA na SérieD e cruzará o caminho do tricolor

CLASSIFICADO

Em partida que valia a per-manência no Campeonato Bra-sileiro da Série D,o Campinen-se eliminou o CSA da compe-tição pelo placar de 0 a 0,no do-mingo (9), no estádio Rei Pelé.Com este resultado o rubro-ne-gro carimbou o passaporte pa-ra a próxima fase e está a ape-nas dois jogos do retorno à Sé-rie C em 2013. Duas equipes eum único objetivo: seguiradiante na competição. Para oCSA uma vitória simples garan-tiria a próxima fase, já para oCampinense que havia vencidoo jogo de ida por 2 a 1, um em-pate seria suficiente.

Mesmo um bom número detorcedores vibrando e forman-do um verdadeiro "mar azul",não foi suficiente para intimidaro Campinense que mandou vernas quatro linhas e sustentou omarcador saindo de campo coma classificação. Como era de seesperar, a partida foi eletrizan-te.O CSA pressionou o visitan-te enquanto pôde. A pressa domandante foi inimiga da per-feição, no desespero de marcara equipe teve a maior posse debola,porém não conseguiu con-verter em gol. Do outro lado oCampinens suportou com cau-tela e com sabedoria garantindo

uma classificação sufocante.Agora mais um desafio e

não menos importante espe-ra a “Raposa”. Para as quar-tas de final o Campinense en-frentará em jogos de ida e vol-ta à equipe do Baraúnas quevenceu o Sousa nos dois jogosda segunda fase pelo placarde 1 a 0 e 2 a 0, respectiva-mente.Se não houver mudan-ças por parte da CBF,a primei-ra partida está marcada parao próximo sábado, a partir das16h, no estádio Ernani Sátiro- O Amigão, em CampinaGrande.

(Fonte: agoraesportes)

América e ABC voltam a vencer na Série B e jogam nesta terça-feira

POTIGUARES

Depois de voltar a ven-cer no campeonato, a duplapotiguar volta a campo hojeem mais uma rodada da Sé-rie B do Brasileirão. O Amé-rica que conquistou expres-siva vitória jogando emGoianinha, no estádio Na-zarenão, viaja para o interiorde São Paulo para enfrentaro Bragantino na cidade deBragança Paulista, enquan-to o ABC permanece em Na-

tal e recebe o Ceará no Fras-queirão.

Os dois jogos começam às21h50 e, em casa, o alvinegrodeve voltar a contar com oapoio de sua torcida depois daimportante vitória do final desemana.Jogando em São Cae-tano do Sul, no ABC paulista,o ABC impôs ao time do SãoCaetano uma derrota por 1 a0, a primeira depois da chega-da do treinador Emerson Leão.

Já no América o ambien-te é de total confiança.No sá-bado,a equipe alvirrubra co-meçou dando um susto emsua torcida no Nazarenãoperdendo por 1 a 0 para oGuaratinguetá. Na sequên-cia do jogo buscou o empa-te, virou e acabou goleandoos paulistas por 4 a 1. Hojeenfrenta o Bragantino em-balado por essa excelente vi-tória.

“Leão do Oeste” bate o “Dinossauro” duas vezes

ESPORTE Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

MOMENTO POSITIVO O ambiente voltou a ficar fa-

vorável para os dois represen-tantes do Rio Grande do Nor-te no Campeonato Brasileiro daSérie B. Importantes vitórias fo-ram alcançadas por América eABC na rodada do final de se-mana, deixando os dois motiva-dos e cheios de moral para a ro-dada de hoje.

Começando com goleada, devirada, do América por 4 a 1, noGuaratinguetá, jogando em Goia-ninha.Ótimo,o alvirrubro voltoua encostar no G4. Por sua vez,fugindo da zona do rebaixamen-to, o ABC foi a São Paulo e obte-ve excelente resultado ao derro-tar o São Caetano, 1 a 0. O timepaulista vinha de uma boa sequên-cia de resultados positivos depoisda chegada do treinador EmersonLeão, o que aumenta mais aindaa importância do resultado alvi-negro. Hoje, encara o Ceará emcasa.

Tricolor mossoroense avançou às quartas de final e ganhou o direito de decidir novamente no Nogueirão

MARCOS LIMA

Page 16: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

Está marcado para hoje o pri-meiro leilão público dos benspertencentes aos principais acu-sados no esquema de desvio dosprecatórios,do Tribunal de Jus-tiça do Rio Grande do Norte(TJ/RN), descoberto duranteas investigações da "OperaçãoJudas", no início deste ano.

Os bens estão relacionadosno processo 0121382-08.2012.8.20.0001, onde figu-

ram como réus: Carla de PaivaUbarana de Araújo Leal,Geor-ge Leal,Carlos Eduardo Palha-res, Cláudia Sueli e Carlos Al-berto Fasanaro. O leilão serárealizado,no auditório da Cen-tral de Avaliação e Arremata-ção, localizado na rua PastorManoel Leão, bairro de Neó-polis, Natal.

Segundo os organizadores,não havendo licitante ou lan-

ce superior ao avaliado naque-la data, fica designado o dia 18de setembro de 2012, no mes-mo horário e local, para a rea-lização do Segundo Leilão Pú-blico para a venda a quem maisder e maiores vantagens ofe-recer, desde que obedecido opercentual mínimo de 80% dovalor da avaliação, sem que ha-ja necessidade de renovar a pu-blicação do edital.

O feriado prolongado daIndependência do Brasil foimarcado por 20 mortes violen-tas nas cidades da região Oes-te do Rio Grande do Norte.Assassinatos,acidentes,afoga-mentos e suicídios movimen-taram o Instituto Técnico eCientífico de Polícia (Itep) e aPolícia Militar. Somente emMossoró, três pessoas foramassassinadas. Os principaisdestaques foram:

MOSSORÓNa manhã de domingo (9),

Rua das Papoulas, no conjun-to Parque das Rosas, bairroDom Jaime Câmara, um ho-mem identificado como Irail-ton da Silva Costa,30,o "Chei-ra Peia", foi assassinado comtrês tiros dentro da residênciade sua irmã.

Segundo a PM, o principalsuspeito é um irmão da vítima,depois de uma cobrança queele fez a Irailton. O acusadochegou em um veículo FiatUno e efetuou os tiros.

Também no domingo pelamanhã, por volta das 4h, nobairro Bom Jesus, JefersonAlexandre Lopes da Silva, 34,que residia no sítio Estreito,foiexecutado em via pública,comseis tiros de pistola calibre 380.Populares contaram que a ví-tima teria passado a noite emuma festa e quando retornavapara casa foi surpreendida pe-los matadores. Cinco pessoasforam conduzidas à Delegaciade Plantão, suspeitas de parti-cipação no crime.

Já na tarde do sábado (8),por volta de 15h, na rua Car-melita Victor da Silva, na Fa-vela do Velho, no Dom JaimeCâmara, um homem conhe-cido como Deusdedith Corin-ga da Silva Lemos Filho, o"Dudu", 22, que era moradordo sítio Panela do Amaro, zo-

POLÍCIA8 - Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Feriado da Independência marcado por 20 mortes violentas na região Oeste

VIOLÊNCIA

Bens dos envolvidos nos precatórios do TJ vão a leilão hoje“OPERAÇÃO JUDAS”

O detento Ivanildo Batistade Farias foi assassinado den-tro de uma cela na Penitenciá-ria Estadual de Alcaçuz,em Ní-sia Floresta, na manhã de on-tem (10), por volta das 7h.

Segundo informações re-passadas à imprensa,o crime foiconfirmado pela presidenta doSindicato dos Agentes Peniten-ciários (Sindasp), Vilmar Ba-tista. Ela contou que o acusa-do pelo crime foi identificado

como Antônio Ferreira de Oli-veira,conhecido como "Pai Bo-la".

Os dois estavam presos namesma cela, no setor de isola-mento, quando "Pai Bola" des-feriu uma cutilada no pescoçoda vítima. Uma provável rixaentre os dois pode ter sido a mo-tivação do crime.

A direção do presídio disseque vai abrir sindicância paraapurar o homicídio.

Preso assassinado dentro decela no Presídio de Alcaçuz

RN é citado entre os estados com maior registro de explosões em caixas eletrônicos

EM NÍSIA FLORESTA

PREOCUPANTE

Assassinatos, acidentes, afogamento, suicídios, dentre outros, foram algumas das ocorrências registradas pelo Itep e PM

"Cheira Peia" (no detalhe), assassinado no Parque das Rosas.

na rural, foi assassinado a ti-ros

Uma mulher identificadacomo Adriana Nara da Silva,conhecida por "Neném", ex-companheira da vítima, figuracomo a principal suspeita pe-lo crime. O motivo teria sidoquestões familiares. Adrianahavia saído da cadeia um dia an-tes do crime.

ACIDENTEO idoso João Lucena Sobri-

nho, 72, morreu por volta das16h40 de domingo (9), na ci-dade de Itaú, quando pilotavauma motocicleta Biz, cor azul,pela BR-405,sentido São Fran-cisco do Oeste, quando na al-

tura do KM 131, na curva daAroeira, zona rural de SãoFrancisco do Oeste, ele caiuda motocicleta. Populares dis-seram que a vítima teria saídodo forró dos idosos na cidadede São Francisco do Oeste ese deslocava a sua residênciaem Itaú.

GROSSOSUma colisão frontal envol-

vendo carro e moto, por voltadas 21h, do último domingo,resultou na morte do condutorda motocicleta.A colisão acon-teceu na RN-012,próximo a ci-dade de Grossos.Ivanildo Me-nezes da Silva, 37, era naturalde Quixeramobim (CE). I-

vanildo guiava a motocicleta decor prata placa CTF-9537/SãoJosé dos Campos (SP) e bateuem um Voyage preto, de placaMXS-4730/Mossoró. O mo-torista fugiu do local.

UPANEMA Léo Victor da Silva, 1 ano e

10 meses, que residia no Pro-jeto de Assentamento Espe-rança, zona rural de Upane-ma,morreu afogado dentro deuma caixa d'água na sua pró-pria casa.

Segundo a Polícia Militar,osfamiliares contaram que o ga-roto caiu dentro do reservató-rio e quando notaram ele já es-tava morto.

Uma reportagem especialveiculada ontem no "Bom DiaBrasil", da Rede Globo, sobreexplosões de caixas eletrôni-cos no país,aponta o Rio Gran-de do Norte como um dos es-tados do Nordeste com maiorincidência da bandidagem,mui-to embora tenha ocorrido umaredução das ocorrências no pri-meiro semestre deste ano, emrelação ao mesmo período doano passado.

De acordo com a matéria,na última semana pelo menos15 caixas eletrônicos foram ex-plodidos em todo o Brasil, in-clusive no RN,onde quadrilhasexplodiram um terminal naSerra do Mel e abriram outro

com um maçarico na cidade deGrossos.

Ao todo,no país,nos últimostrês anos, já foram explodidos2.500 caixas eletrônicos. Parater ideia do poder de fogo dasquadrilhas, só no primeiro se-mestre deste ano já foram maisde 700 quilos de explosivos des-viados de dentro dos paiois. Is-so sem contar os desvios de car-ga. Pensando nisso, o Exércitopublicou uma série de normaspara aumentar o controle sobrea venda de explosivos. A partirde agora, eles devem ter umaidentificação numérica e os fa-bricantes devem manter um ba-lanço atualizado dos explosivosque foram vendidos.

Dois aparelhos de telefonia celular, marca VERTU, de alta tecnologia, Linha Quest - Smartphones, tecla-do em detalhe na cor preta, avaliados cada um, em R$ 4.500,00; um veículo marca Mercedes-Benz SLS63AMG, ano/modelo, 2010/ 2011, cor prata, placa PFL-2611/PE, em excelente estado de conservação,pneus com pouco uso, bancada e revestimento interno em couro nas cores preta e vermelha, avaliado emR$ 400 mil; um veículo marca Mercedes-Benz GL 500, ano/modelo, 2011/ 2011, cor prata, gasolina, placaPEL 2611/PE, avaliado em R$ 230 mil; um veículo marca Pajero Full HPE 3.2 D, ano/modelo, 2010/ 2011,cor preta, diesel, placa NNV-7977/RN, avaliado em R$ 100 mil; um Chevrolet GM OMEGA CD, ano/modelo,2011/2011, cor preta, gasolina, placa PEL 2601/PE, avaliado em R$ 80 mil; um Chevrolet GM OMEGA CD,ano/modelo, 2008/2008, cor prata, gasolina, placa KFP 7080/PE, avaliado em R$ 45 mil e; um SelvagemBuggy S, ano/modelo, 2009/2009, cor prata, gasolina, placa MZJ 9252/RN, avaliado em R$ 35 mil.

BENS QUE SERÃO LEILOADOS HOJE

Page 17: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

ASSÚ - Mereceu a sançãofinal do prefeito do Assú, I-van Lopes Júnior (PP), a leiaprovada pela Câmara de Ve-readores do município que ele-va, a partir de 2013, os subsí-dios mensais dos próximosprefeito, vice-prefeito, verea-dores e secretários municipais.A matéria foi aprovada emagosto pelo Legislativo comoito votos favoráveis e doiscontrários.

Com a medida, o próximoprefeito do Assú passará a ga-nhar mais do que a governa-dora Rosalba Ciarlini (DEM)e quase igual à presidente Dil-ma Rousseff (PT). Com ba-se nos Portais de Transparên-cia do Estado e da União, agovernadora e a presidenteganham por mês R$ 8.931,77e R$ 19.818,49, respectiva-mente.

O reajuste concedido a pre-feito e vereadores será esten-dido aos secretários munici-pais,que terão um salário men-sal de R$ 6 mil.

Os votos favoráveis foramdados pelos vereadores JoãoBatista de Brito, FranciscoXavier de Medeiros Filho,Wedson Nazareno da Silva eManoel Ferreira Targino,"Manoel Botinha", todos doPP; Erivaldo Oliveira de Me-deiros, "Didi", e HeliomarCortês Alves, ambos do P-MDB; e João Paulo Primeiro

DisparatePRÓXIMO PREFEITO DO ASSÚ GANHARÁ

MAIS QUE A GOVERNADORA DO RN

Reajuste triplicará despesas com a Câmara Municipal

REGIONALTERÇA-FEIRA

Mossoró (RN),11 de setembro de 2012

Caderno do jornal O Mossoroense

Lei que passará a vigorar em 2013 foi aprovada pela Câmara do Assú... ...e sancionada pelo prefeito Ivan Júnior

JEAN LOPES

Fernandes de Castro e Fran-cisco de Assis Souto, "Tê", osdois do PMN.

Os votos contra a aprova-ção da mensagem foram dopresidente da Câmara, Odel-

mo de Moura Rodrigues(PSD), e do vereador JoãoWallace da Silva (PRB). O atode sanção da Lei nº 401, dodia 6 de setembro, foi publi-cado no exemplar do mesmo

dia do Diário Oficial do Mu-nicípio (DOM), assinado pe-la secretária de Governo, Del-kiza Alves Cavalcante, e pelomandatário.

A lei define em seu artigo

primeiro que o subsídio men-sal do prefeito para o manda-to correspondente à legislatu-ra de 1º de janeiro de 2013 a31 de dezembro de 2016 seráde R$ 18 mil. Já a remunera-

ção do vice-prefeito corres-ponderá à metade - R$ 9 mil.Cada um dos 15 próximos ve-readores do Assú receberá atítulo de subsídio mensal a im-portância de R$ 8 mil.

O reajuste salarial triplica-rá a despesa com a Câmara,passando dos atuais R$ 48 milmensais para R$ 120 mil pormês. No período de quatroanos a diferença de R$ 72 mil

que será gasta todo mês parapagar os salários dos vereado-res.

Antes da aprovação damensagem no Legislativo, I-van Júnior declarou à impren-

sa que analisaria a matéria mi-nuciosamente.

O chefe do Executivo che-gou a afirmar que não podiaser "irresponsável" de endos-sar uma proposta de reajuste

no momento em que se lutapara reduzir despesas.

Ivan Júnior afirmou ain-da que precisava analisar a si-tuação com muita cautela,lembrando que havia conge-

lado o salário nos dois pri-meiros anos de gestão exa-tamente para enxugar a má-quina.

Destacou ainda o fato dea Câmara ter ampliado o nú-

mero de membros de 10 pa-ra 15 a partir do ano que vem,razão pela qual destacou sernecessário agir com cuidadoporque a despesa será custea-da pelo Poder Executivo.

Page 18: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

C O N V O C A Ç Ã O

A comissão Executiva do ASA CLUBE DE MOSORÓ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, con-voca todos os seus associados abaixo relacionados, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária,que acontecerá no próximo dia 20 de setembro de 2012, no Hotel VillaOeste, Av. Presidente Dutra, 870 A- Mossoró- RN, em primeira convocação às 19:00 horas com pelo dois terços de seus membros e, em segunda convo-cação às 20:00 horas , com qualquer número de presentes, para discussão e deliberação a respeito dasseguintes pautas:

a) - Formar nova Comissão Executiva para o triênio 2012/2015b) - Tomar decisões sobre a destinação do terreno do ASA CLUBE c) - Votar criação de uma taxa mensal para a manutenção do Terreno

Mossoró( Rn) , 11 setembro de 2012Francisco Santiago Sobrinho

Lauro Eunápio MaíaMembros da Comissão Executiva.

OPINIÃO2 – Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

XVI Semana Universitária mobilizaPau dos Ferros a partir de hoje

CAMEAM

PAU DOS FERROS - A or-ganização da Semana Universi-tária do Campus Avançado Pro-fessora Maria Elisa de Albuquer-que Maia, da Universidade doEstado do Rio Grande do Nor-te (Cameam/Uern) divulgou ocalendário de atividades da XVISemana Universitária que ocor-rerá de 11 a 14 deste mês, na se-de da instituição de ensino su-perior, em Pau dos Ferros.

Em sua 16ª edição, a Sema-na Universitária do Cameam te-rá como tema "Diversidade naUniversidade: das Manifesta-ções Culturais às Relações de Po-der".Durante o evento tambémserá celebrado os 44 anos da

Uern, os 25 anos de sua esta-dualização e os 36 anos de cria-ção (35 anos de funcionamento)do Cameam/Uern.

A XVI Semana Universitá-ria do Cameam/Uern possibi-litará uma maior ampliação daagenda de debates e interlocu-ção de saberes e experiências pormeio de palestras,mesas redon-das,oficinas,minicursos,gruposde discussão, fóruns, diferentesatividades culturais e exposiçõesenvolvendo a memória de nos-sa instituição.

A direção do Campus comu-nica que as aulas deste Câmpusocorrerão normalmente nos trêsturnos, durante toda a Semana

Universitária. A partir de terça-feira,11,as atividades letivas emsala de aula podem ser substi-tuídas por participação no even-to desde que o professor estejapresente, junto com os alunos,e todos tenha feito suas inscri-ções na Semana.

A direção pede aos profes-sores e às plenárias dos Depar-tamentos que sejam sensíveis àsnecessidades dos alunos paraparticipação no evento, incen-tivando-os,estimulando-os e osapoiando, sobretudo na flexibi-lização do registro de faltas pa-ra os alunos que comprovada-mente tiverem participado da Se-mana Universitária.

Giro Pelo [email protected]

Companhia de Águas e Esgotos doRio Grande do Norte (Caern)analisa a possibilidade de transpor

as águas do rio Maxaranguape,numa transiçãode aproximadamente 50 quilômetros dacapital, para complementar o abastecimentode maior cidade potiguar e áreas da regiãometropolitana, atendidas pela companhia es-tadual de saneamento.Para captação das águasdo Maxaranguape, a Caern terá que implan-tar um novo sistema adutor, com 64

quilômetros de extensão e uma tubulação de900 milímetros de diâmetro, com capacidadepara extrair 1.800 litros por segundo. Outrasmedidas necessárias para acompanhar o cresci-mento da cidade são a ampliação das capaci-dades das Estações de Tratamento de Água doJiqui e de Extremoz, a ampliação dos reser-vatórios, a expansão das redes de distribuiçãode água, a completa troca da antiga tubulaçãode água da capital e um arrojado programa deredução de perdas. Resta agora tirar do papel.

ROMÁRIOO deputado federal Romário (PSB/RJ)

cumprirá agenda em Mossoró, amanhã, re-forçando a campanha de Larissa e professor Jo-sivan à Prefeitura. O desembarque no aeropor-to Dix-sept Rosado está previsto para as 10h30,quando será iniciada a mobilização.

MOBILIZAÇÃO Do aeroporto, o ex-craque da seleção

brasileira e de clubes do Brasil e da Europa sairáem carreata até o centro da cidade,onde fará cam-inhada e comício. Ao meio-dia, concederá en-trevista ao programa Observador Político (TVMossoró/93 FM).

PASSEATAÀ tarde, gravará participação no programa

eleitoral de Larissa e participará de passeata,sain-do da Cobal em direção ao bairro Santo Antônio.Romário volta a Mossoró pouco após de um ano,de novo a convite do PSB local. O deputadotem um amplo trabalho voltado para a acessi-bilidade e combate às drogas.

ORATÓRIAA Escola de Talentos realizará nos dias 5 e

6/10 de 2012 o Curso de Oratória Para Execu-tivos.O curso será ministrado em Natal e poderárender bons resultados, principalmente a políti-cos, que deveriam se preocupar com a condutaem cima de um palanque.

VERGONHAAlguns casos de oratória são de fazer vergonha.

A impressão que fica é de total despreparo paraassumir funções importantes. Mais informaçõespodem ser obtidas pelos telefones:(84) 3222-9805ou (84) 8811-1063.Fica a dica para quem pretendeseguir carreira política.

DENGUE A Secretaria de Estado da Saúde Pública

(Sesap) divulgou, ontem, o novo boletim dadengue no Estado. Desde o início do ano até asemana epidemiológica 33, o RN contabiliza28.398 casos notificados como suspeitos, dosquais 9.530 foram confirmados.

DIMENSÃO Segundo o relatório da Sesap, o quantitativo

de municípios do Estado que apresentam in-cidência alta da doença corresponde a 99, en-quanto 32 estão com média e 36 com baixa in-cidência.

PREVENÇÃO A coordenadora alerta à população para a

importância das medidas de prevenção, princi-palmente por meio da eliminação de criadouros,para combater a dengue.Para um ano com pou-cas chuvas, os números são preocupantes.

CLIMA QUENTEEm Caraúbas o clima esquentou de vez.

Após ser alvo de ataques dos adversários, opetista Ivanildo do Gás soltou o verbo em comí-cio realizado no final de semana. O alvo doscontra-ataques? O ex-prefeito Eugênio Alves.Ivanildo fez graves acusações contra o ex-prefeito caraubense, e destacou ter provas emmãos.

ACIRRAMENTO O certo é que o clima tende a se acirrar ain-

da maios na reta final da disputa pela prefeitu-ra de Caraúbas. O desgaste mantido pela con-duta governista no decorrer dos últimos qua-tro anos,abre espaço para chance de reviravoltana eleição local.Em condições normais,a 'fatu-ra' estaria liquidada.

AÁgua para Natal

JUROSNa posse do novo presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel, realizada na última quinta-

feira, 6 de setembro, na sede da instituição em Fortaleza, o ministro da Fazenda, Guido Mante-ga, anunciou a redução de juros no BNB.

SEGMENTO O benefício contemplará notadamente aqueles praticados no âmbito do FNE, cuja menor

taxa caiu de 3,75% para 3,50%; e do crédito para investimento, que passa a ser de 2,5% a.a. In-centivo importante para o momento de crise que atinge a região.

PRISÃO No fechamento da coluna recebemos a informação de que uma candidata a vereador foi pre-

sa em Pau dos Ferros com um grande volume de contas de água e de luz. Como não tivemos tem-po para confirmar o fato, ficaremos devendo para a edição de amanhã.

Aulas do Campus ocorrerão normalmente nos três turnos

FRANCISCO RÚTILO COELHO DE FIGUEIREDOJOSÉ PATRICIO FRANCISCOCLEANO DA ROCHA BARRETOFRANCISCO ASSIS NETOWILSON NOGUEIRA MENDESNILSON GURGEL FERNANDESJOSE DANTAS DINIZFRANCISCO SANTIAGO SOBRINHOGLAUCO ANTONIO PAZ DE LIRANEUZO LEITE DE SOUZACICERO ALVES DE LIMARAIMUNDO NONATO BESSA JUNIORHERBET DE SOUZA VIEIRARAIMUNDO NONATO BESSAANTONIO DELMIRO FILHOEDVALDO FAGUNDES DE ALBUQUERQUEJOSE ANTONIO DE FRANÇA DUTRAANTONIO TEIXEIRA DE LIRALAURO EUNÁPIO MAIO

RUTÊNIO GONDIM DE QUEIROZLAÉCIO FIGUEIREDO DE SÁANTONIO NOBRE DE NARIZ MAIAHERDEIROS DE WILTON CAVALCANTE SANTOSROBSON PAULA CAVALCANTIHERDEIROS DE JOSÉ AGOSTINHO FILGUEIRAPAULO RICARDO DA SILVAHERDEIROS DE JOSE WALTER DE SOUZAFRANCISCO FERNANDES FILHOJOSÉ ALVES DE LIMAJOSE WALTER DA FONSECACARLOS OTÁVIO BESSA E MELOOCI DE SOUZA LIMAFRANCISCO SANTIAGO SOBRINHOANTONIO VITALINO REINALDO FILHO

FRANCISCO SANTIAGO SOBRINHOPRESIDENTE DA JUNTA GOVERNATIVA

RELAÇÃO DOS SÓCIOS DO ASA CLUBE DE MOSSORÓ

DIA 11/9/ - TERÇA-FEIRA

Credenciamento e continuação de inscrições em Oficinas,Minicursos, Mesas-Redondas e GDsHorários: 77hh ààss 1122hh ee ddaass 1155hh3300 ààss 1177hh Oficinas e minicursosHorários: 88hh3300 ààss 1111hh5500 1133hh3300 ààss 1166hh55001199hh:: Abertura OficialAutoridades Administrativas e AcadêmicasLocal: Auditório Prof. Antônio Farias Capistrano2200hh:: Apresentação CulturalGrupos Universitários de Teatro e de Dança da Uern (Grutum e Grudum)Espetáculo 1: "Todomundo"Duração: 15 minutosDireção: Nonato SantosEspetáculo 2: "A alma e a matéria"Duração: 40 minutosDireção: Nonato SantosCoreografia: Sadraque Tavares2211hh:: Exposição: "Memórias da Uern e do Cameam: a fala a imagem entre oespaço e o tempo"

DIA 12/9/ - QUARTA-FEIRA

88hh:: Apresentação Cultural88hh3300 ààss 1111hh:: Mesa-redonda de aberturaTema:Diversidade na Universidade:das manifestações culturais às relaçõesde poderCoordenação: Profª. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos, coordenado-ra da XVI Semana Universitária do Cameam /Uern Debatedores: Prof. Ms.Ubirajara José Augusto (Assessor da Secretaria Geral da Presidência daRepública do Brasil); Profª. Esp.Maria Carlos Fernandes de Oliveira (Poeti-sa, cordelista e produtora cultural; Coordenadora do Ponto de Cultura TearCultural de Major Sales- RN)

1111hh3300:: Lançamento de livros1122hh:: Intervalo1133hh3300 ààss 1166hh5500:: Minicursos e oficinas1199hh:: Atividade Cultural19h30 às 21h30: Mesas-RedondasLocal: Salas de Aulas2211hh3300:: Lançamento de livros

DIA 13/9 - QUINTA-FEIRA

88hh:: Apresentação cultural88hh ààss 1111hh2200:: Oficinas88hh3300 ààss 1111hh:: Fórum Permanente de Discussão em Defesa do Cameam/UernModeradora: Profa. Ms.Vanuza Maria Pontes Sena - Vice-Diretora doCameam/UernDebatedores: Representantes das Entidades-membros do Fórum: Direçãodo Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam/Uern);Representação discente, docente e técnica do Cameam; Associação dosDocentes da UERN (Aduern); Sindicato dos Servidores Técnico-Adminis-trativos da Uern (Sintauern), Diretório Central dos Estudantes (DCE), As-sociação dos Municípios do Alto Oeste/Amorn; Prefeitura de Pau dos Fer-ros; Câmara Municipal de Pau dos Ferros; Câmara dos Dirigentes Lojistas/CDL; XV Diretoria Regional de Educação/XV Dired; Sindicato dos Trabal-hadores em Educação/Sinte - Subsede de Pau dos Ferros; Associação dosEstudantes Secundaristas/APES; Secretaria Municipal de Educação e Cul-tura de Pau dos Ferros/SMECE; Secretaria Municipal de Saúde de Pau dosFerros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Departamento Nacional deObras contra as Secas/DNOCS; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pe-quena Empresas/SEBRAE; Lojas Maçônicas de Pau dos Ferros; Represen-tação da Imprensa; Departamento de Estradas de Rodagem do RN/DER-RN.Local: Auditório Prof. Antônio Farias Capistrano1111hh3300:: Intervalo1133hh ààss 1177hh3300:: Grupos de Discussão (GD)

PROGRAMAÇÃO

Page 19: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

CIDADES Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Secretaria de Estado da Saúde Pública contabiliza mais de 28 registros suspeitos nas últimas 33 semanas

Rio Grande do Norte se aproxima de 10 milcasos de dengue confirmados no ano de 2012

MOBILIZAÇÃO

Universalização da educação infantil é alvo deação da Promotoria na comarca de Upanema

POSICIONAMENTO

A Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap) divul-gou,nessa segunda-feira (10),por meio do Programa Es-tadual de Controle da Den-gue, o novo boletim da doen-ça no Estado.

Desde o início do ano atéa semana epidemiológica 33,o RN contabiliza um total de28.398 casos notificados co-mo suspeitos, dos quais 9.530foram confirmados.

Conforme os últimos da-dos, o quantitativo de muni-cípios do Estado que apre-sentam incidência alta dadoença corresponde a 99, en-quanto 32 estão com médiae 36 com baixa incidência.

Segundo a coordenadorado Programa Estadual deControle da Dengue, Kristia-ne Fialho, a Sesap vem desen-volvendo ações de apoio téc-nico e monitoramento juntoaos municípios.

A coordenadora alerta apopulação para a importân-cia das medidas de preven-ção, principalmente por meioda eliminação de criadouros,para combater a dengue.

Sesap realiza Ciclo de Palestras paraestudantes e profissionais da saúde

A Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap), atravésda Subcoordenadoria de Infor-mação,Educação e Comunica-ção (SIEC) e Coordenadoria dePromoção à Saúde (CPS), rea-liza entre os dias 10 e 13 de se-tembro,no Hotel Praia Mar,emPonta Negra, o primeiro "Ci-clo de Palestras: Informação eEducação em Saúde", com en-foque nas doenças e agravos nãotransmissíveis.

O evento é aberto ao pú-blico em geral e aos estudan-tes universitários dos anos fi-

nais de cursos da área de ciên-cias da saúde.

Na manhã dessa segunda-feira (10), a abertura do Ciclode Palestras contou com umaexposição sobre qualidade de vi-da e alimentos funcionais,apre-sentada pela nutricionistaMychelle Kytchia, responsáveltécnica das Práticas Integrativase Complementares (Pepic) daSesap.

De acordo com Rossi Linha-res, subcoordenador de Infor-mação, Educação e Comunica-ção, o Ciclo de Palestras conta

com o apoio do Centro Univer-sitário Facex e grupo Bem-EstarFamiliar no Brasil-Bemfam.

"Estes cursos são fruto deuma solicitação dos própriosprofissionais de saúde e a Se-sap conseguiu fazer uma arti-culação com estes parceiros pa-ra que fosse possível a realiza-ção deste primeiro Ciclo de Pa-lestras". Rossi Linhares infor-mou ainda que até o final do anoestá prevista a realização de maisum ciclo de palestras,para aten-der os profissionais do interiordo Estado.

UPANEMA - Foi instau-rado na alçada da Promoto-ria de Justiça da comarca deUpanema, região do MédioOeste potiguar, inquérito ci-vil com o caráter de garantira universalização da oferta devagas na Educação Infantil nafaixa etária de 4 a 5 anos (pré-escola), nos termos da Emen-da Constitucional nº 59/2009.

A medida busca tambémampliar o acesso de criançasde 0 a 3 anos à creche, con-forme preconizado pelo Pla-no Nacional de Educação2001/2010.

O Inquérito Civil nº023/2012 foi instrumentali-zado pelo representante doMinistério Público Estadualde Upanema, Clayton Barre-to de Oliveira. Cópia do atofoi veiculada através do exem-plar do dia 5 de setembro doDiário Oficial do Estado(DOE). À peça ministerial foianexado o levantamento esta-tístico encaminhado peloCentro de Atenção Operacio-nal às Promotorias (Caop) Ci-dadania, dando ciência da si-tuação da Educação Infantilna cidade.

No arco de determinaçõesestabelecidas pelo promotorde Justiça constou a notifica-ção ao Poder Executivo upa-nemense, precisamente à Se-cretaria Municipal de Educa-ção, para que informe, em 10dias úteis, acerca do planeja-mento municipal em relaçãoà implementação progressi-va de vagas na Educação In-fantil de todas as crianças de4 a 5 anos no município, bemcomo em relação à ampliaçãodo acesso de menores de 0 a3 anos à creche.

Instruiu ainda que fosse

expedido ofício à Câmara deVereadores de Upanema, aoConselho Municipal de Edu-cação e aos Conselhos Muni-cipal e Tutelar dos Direitos daCriança e do Adolescente, in-formando acerca da instau-ração do procedimento e so-licitando que, no exercício desuas atribuições, tais organis-mos acompanhem e fiscali-zem a implementação da uni-versalização do acesso à pré-escola e da ampliação do aces-so à creche, de acordo com oque é fixado pelas legislaçõespertinentes.

Cresce o número de contaminações da doença no Estado

PROGRAMAÇÃO

- Hoje será realizado o minicurso "Câncer do colo do útero e nomenclaturas para laudos citopatológicoscervicais", direcionado aos profissionais de saúde dos municípios da região metropolitana de Natal e es-tudantes dos anos finais dos cursos de enfermagem e medicina.

- A programação do Ciclo continua na quarta-feira (12), pela manhã, com uma palestra sobretabagismo e tratamento do fumante e, à tarde, uma palestra sobre álcool e outras drogas.

- O encerramento do Ciclo de Palestras será realizado no Auditório 02, no 2º andar da Unidade deCapim Macio da Facex, quando será apresentado mais uma vez o minicurso sobre Câncer do Colo doÚtero, desta vez, direcionado aos profissionais de saúde dos demais municípios do Estado e acadêmi-cos dos cursos de ciências da saúde.

Page 20: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

CIDADES4 - Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

PARABÉNS PRA VOCÊNesta data querida:hoje,11/9,Tiago Ti-

ciano, Genilda Morais, Yago Gurgel; ama-nhã,12/9,Ana Cláudia Olímpio,Eliane Fer-reira, Aline Couto; quinta-feira, 13/9, Ha-milton Neto, Renato Lima. Muitas felici-dades, muitos anos de vida!

FEIJÃO & ALEGRIACom pagode dos bons, feijoada assi-

nada por Fátima Oliveira, picolés por Ri-ta Variedades, degustação de cachaça porMercadinho Meira e muitas outras sur-presas, a Feijoada do CS acontece no pró-ximo sábado, a partir das 12h12, em Jan-duís.Assinada pelo colunista Cácio Santos,que celebra a vida, comemora 10 anos nosocial, um ano de rádio e muitos outrosno www.caciosantos.com. Vamos, sim!

DESFILE CÍVICOComo anunciamos, o dia 7 de Setem-

bro teve desfile pelas principais ruas da ter-rinha. As escolas deram um show de cria-tividade, homenagearam muita gente quemerecia e esqueceram algumas outras quetambém foram destaque, mas o bom detudo foi a festa da democracia.Os pelotõesdas escolas encheram nossos olhos de pu-ra beleza. Foi show!

CAMPANHA POLÍTICAPor onde se passa na terrinha, o tema é

campanha política. Como já disse na nos-sa coluna e nosso site, não tem cor parti-dária, divulgaremos qualquer um dos can-didatos desde que mandem convites e pro-gramações. Esperamos também que nãose desmanche nenhuma amizade por cau-sa de políticos que hoje são adversários eamanhã podem estar lado a lado em pa-lanques. Não se esqueçam que o voto édemocrático!

ESTILO QUEM ACONTECE

RodriguesApolionCARAÚBAS ACONTECE

Em noite de Amaré, no Ktu-ktu Fest, os bacanas

Felipe Amorim e Armando Câmara

O aniversariantedo dia é o alinhado YagoGurgel, a quembrindamos a data. Tim-tim,amigo!

Feliz Luzinete Fernandes com a filha Maíria e as netas Maria Luísa e Maria

Eduarda em Santa Catarina. Finas!

Outra querida aniversariante do dia é a amiga Genilda Morais, presidente da Apaede nossa cidade. Desejamos tudo de bom!

@ Fábia Soares nos ligou feliz da vida nofim de semana para falar da sua agenda, queestava repleta de grandes eventos, como ba-tizado, aniversários e muitos outros. Ao to-do, foram seis. Ela merece!

@ Uma das homenageadas no Desfile Cívi-co de 7 de Setembro foi a titia Fátima Costa, queveio do Assú especialmente prestigiar a EscolaLeônia Gurgel, que fez o honroso convite. Ar-rasou!

@ A fina amiga Luzinete Fernandes estápassando dias de lazer em Santa Catarinana companhia das filhas Marília e Maíria,ne-tas Maria Eduarda e Maria Luíza e do gen-ro Edvan. Ela é chique!

@ Já foram definidas as atrações do tradicio-nal Forró do Km 101, que acontece em novem-bro e traz Cavalo de Aço, Forró dos Três e For-ró pra Curtir. Vai ser festão!

@ Chiclete com Banana, Dorgival Dan-tas,Graffith,Babado Novo,Tuca Fernandese muitos outros farão a animação do AssúFolia edição 2012.

@ Fim de semana agitado por aqui. Aniver-sário de mamãe e muitas visitas: tia Fátima comMaryel,Aryel,Maria Clara,Daniel,Nariane,Eva,Ana Júlia e Poliana. Bom demais!

Page 21: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

CIDADES Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

7 DE SETEMBROSão Miguel aplaudiu o desfile cívico de 7 de Se-

tembro da Escola Municipal Carlos Alberto. Açãoda diretora Aline Sandra em celebrar os grandes va-lores cívicos na última sexta-feira (7) com um gran-de desfile da sua escola. São Miguel viveu uma tardefestiva com muitos encantos em que as crianças ho-menagearam filhos ilustres de ontem e hoje, direto-res e ex-diretores, entre outros, que fizeram históriana Escola Carlos Alberto. Parabéns a todos que fize-ram essa festa linda da independência que encantoua nossa serra por onde passou. Ficou lindo!

FINECAPUma megaestrutura de som, iluminação, palco,

camarotes e estandes, além de atrações nacionais co-mo Victor e Léo, numa animação e muita gente bo-nita, foram os componentes para o sucesso de maisuma edição da Finecap. O evento, que é realizadopela Prefeitura de Pau dos Ferros, comemorou os156 anos de emancipação política da cidade. A Finecapsuperou todas as expectativas, atraindo a cada noitemilhares de caravanas de cidades vizinhas e de todoo Estado. Foi um show.

PESARPaulo Aquino, lamento profundamente o faleci-

mento de seu pai, Vicente Aquino, mais conhecidocomo Vicente Ter, ocorrido na última quinta-feira (6),em São Miguel. Receba os meus sentimentos de soli-dariedade. Que Deus lhe conforte neste momentodifícil, dando amparo necessário a você e a toda a suafamília.

REVIVER OS ANOS 60O Baile da Saudade Revivendo os Anos 60, a tradi-

cional festa da Maçonaria, este ano entra em sua 8ªedição e apresenta para a data tão especial e festiva gran-des atrações, como a banda Metamorfose e Som Real,de Canindé Moreno. Vá e reserve sua mesa atravésdos telefones (84) 3353-2827 ou (84) 9128-9480.

# A Associação Cultural de CapoeiraResistência (ACCR) realizará no dia 21 desetembro o 2º Batizado de Capoeira de SãoMiguel. O evento acontecerá na EscolaMunicipal Elisiário Dias, na rua Deputa-do Hesíquio Fernandes, sob a batuta doprofessor Josivan e do instrutor Jampier-re.

# Durante sessão ordinária realizada na tar-de da última quinta-feira (6), a Corte Eleito-ral julgou o Recurso Eleitoral nº 1.7833, in-terposto pela Coligação Vontade do Povo (PPe PSB), que pleiteava a reforma da sentença dojuiz eleitoral da 43ª Zona Eleitoral que defe-riu o registro de candidatura de Expedito Sal-viano (PR) ao cargo de prefeito de Venha-Ver.

# Ainda é tempo de parabenizar a ani-versariante Carol Nogueira, que comemo-rou data em plena Finecap ao lado do seuamado Ígor Licurgo. Este colunista re-nova os parabéns e deseja felicidades pa-ra você.

# A equipe de Futsal Juvenil Masculino daEscola Estadual Gilney de Souza conquistouna noite da quarta-feira, dia 5 de setembro, otítulo de campeã dos Jogos da Semana da Pá-tria da cidade de Martins, evento realizadopela Prefeitura Municipal de Martins em par-ceria com o Capítulo Príncipe Serrano Nú-mero 9 da Ordem Demolay.

# Hoje todas as honras da nossa colu-na vão para a educadora Etelvina Alves,que comemora mais um aniversário. Estecolunista renova os parabéns e deseja mi-lhões de felicidades para você, Vininha!

GuidaRenêSÃO MIGUEL EM ALTA

EM ALTA

Olha aí Léo Gonçalves na Globo! Encan-tado com o carisma de Xuxa. O bacana

passou na telinha no último sábado (8)

Carol Nogueira, aniversariante do dia8, recebe deste colunista felicitações

por sua magnífica data

A Escola Municipal Carlos Alberto mais uma vez revitalizouo 7 de Setembro em nossa serra mostrando cultura e arte

Page 22: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

O empresário MárcioOliveira recebendo nocamarote da MNImóveis o juizCornélio Alves

José Vieira com a esposa Soraya Vieira e os filhos Leonardo e Luana nos camarotes

A empresária AlzirAquino aniversariou em

plena Finecap e comemorou no

camarote ao lado do esposo Sousa e amigos.

Felicidades

CIDADES6 - Terça-feira, 11 de setembro de 2012

FORRÓ FOLIAA W.A Produções não mediu esforços e aproveitou a Finecap 2012 para lançar oficialmente

as atrações que irão animar a sétima edição do Forró Folia. O evento, que já é consagrado no in-terior do nosso Estado, será realizado na cidade de Tenente Ananias, no período de 27 a 29 dedezembro e contará com as seguintes atrações: Aviões do Forró, Garota Safada, Solteirões doForró, entre outras.

FINECAPA Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turis-

mo e Negócios do Alto Oeste Potiguar - Finecap - foi umsucesso. O evento, que este ano comemorou os 156 anosde emancipação política do nosso município, teve iníciono dia 6 e prosseguiu até o dia 9 de setembro. Durante es-ses quatro dias,um grande público se fez presente para pres-tigiar as atrações culturais, visitar os estandes e curtir osshows de várias bandas.

@ - Agradecemos a receptividade da colunis-ta Soraya Vieira e do seu esposo José Vieira e tam-bém dos empresários Márcio Oliveira e RoseaneMaia no camarote da MN Imóveis e do sitewww.sorayavieira.com.br.Um dos camarotes maisbadalados da Finecap.

@ - Outro camarote bastante badalado foio do casal de empresários Passival Alves/Ma-rillac Alves, leia-se loja Max Modas e Pet ShopZoona Rural. Só gente animada.

@ - Agradecemos também a gentileza do ca-sal Alzir/Souza, que tão bem nos recebeu no ca-marote da Ideia Presentes e Modas.

@ - A Equipe Rio Grande é alegria por on-de passa e na Finecap não foi diferente. Ocamarote sempre cheio de gente animada.Agradecemos a Rômulo, Paulinho, Gomes etoda a equipe pelo carinho.

FIQUE POR DENTRO

Roseane Maia faz a diferença por onde passa!Aqui no clique recebendo a amiga tabeliã

Lucivan Fontes no camarote da MN Imóveis

O casal Cleanto Bezerra e Alessandra Pascoal nos agitos da Finecap 2012

O casal Passival Alves e Marillac Alves curtindo Victor e Léo nos camarotes

www.omossoroense.com.br

Page 23: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

Prefeitura de Carnaubais atenderecomendação e cancela showscomemorativos da emancipação Fiscais da lei recomendaram a não-realização dos eventos festivos

CARNAUBAIS - Está de-finitivamente cancelada a par-ticipação de atrações musicaisdentro da festa de 49 anos deemancipação política, social eadministrativa do municípiode Carnaubais, região do Valedo Açu.

A decisão foi anunciada pe-la chefia do Executivo carnau-baense e atende ao conteúdode uma recomendação emana-da do Ministério Público Es-tadual e Eleitoral da comarca,com sede em Assú.

A retirada dos shows musi-cais da programação oficial deaniversário da cidade, iniciadadomingo, 9, foi definida peloprefeito Luiz Gonzaga Caval-cante Dantas,"Luizinho" (PSB).

Segundo informação adian-tada por Magno Marques, daassessoria de comunicação so-cial do Executivo municipal, arecomendação foi emitida porFernanda Bezerra GuerreiroLobo (1ª promotora) e DanielLobo Olímpio (promotor elei-toral).

No documento, os fiscaisda lei recomendaram ao pre-feito que não promovesse oseventos festivos em comemo-

CIDADES Terça-feira, 11 de setembro de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Prefeito “Luizinho” Cavalcante confirma o cancelamento

VALE DO AÇU

Programação seria realizada no fim de semana Os shows musicais ocorre-

riam de 14 a 16 de setembro emcurso. Os representantes doMinistério Público expuseramas justificativas no texto da re-comendação.

Uma delas,que o municípiode Carnaubais se encontra emestado de emergência,não sen-do, portanto, em face de talcondição, admissível a utiliza-

ção de recursos públicos nacontratação de bandas e reali-zação de festividades.

Instruíram que a programa-ção pode ser realizada se limi-tando às comemorações cívi-cas pela data de emancipaçãoe o aproveitamento de verbasfederais recebidas dos ministé-rios do Turismo e da Cultura,caso sua destinação seja espe-

cífica na realização de festas ouacontecimentos culturais.

PROCEDIMENTOFoi dado um prazo de 24 ho-

ras para o prefeito "Luizinho"se manifestar. Mas, antes dotérmino do prazo, o chefe doExecutivo anunciou,através daassessoria de imprensa, o can-celamento das apresentações

musicais e do carnaval fora deépoca.

Ele deverá comunicar ofi-cialmente aos representantesdo Ministério Público quais fo-ram as providências adotadasem consonância com o teor darecomendação da 1ª Promoto-ria de Justiça da comarca e daPromotoria Eleitoral da 29ªZona.

ração à emancipação do mu-nicípio, cujo destaque seria a

realização do Carnafolia, mi-careta inserida dentro da refe-

rida programação comemora-tiva.

ARQUIVO

Page 24: Mossoró - RN, 11 de setembro de 2012 - Nº 16.140 TERÇA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_110… · confirmados de dengue Página 3 (Regional) Registros

CIDADES8 - Terça-feira, 11 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Promotor pedirá exclusão de dados de urnaeletrônica de quem teve pedido de registro negadoRepresentante do MP frisa que pleiteou a impugnação de aproximadamente 40 candidatos da 29ª Zona

ASSÚ - Os candidatos quetiveram negado na instância doTribunal Regional Eleitoral doRio Grande do Norte(TRE/RN), na capital do Es-tado, o pedido de registro desuas postulações, na esfera da29ª Zona Eleitoral (Assú,Car-naubais, Ipanguaçu, Itajá ePorto do Mangue),deverão terseus dados e foto excluídos daurna eletrônica de votação dopleito de 7 de outubro. Solici-tação neste sentido já está sen-do formulada pelo promotoreleitoral da mencionada 29ªZona, Daniel Lobo Olímpio.

O representante do Minis-tério Público Eleitoral frisouque, durante o processo de re-gistro de candidaturas, plei-teou a impugnação de aproxi-madamente 40 candidatos ma-joritários e proporcionais dosmunicípios da jurisdição da 29ªZona. Disse que a grande

maioria dos casos se deveu àcondição de analfabeto do pre-tenso candidato. Ele contouque, deste número, alguns pe-didos foram acatados peloTRE e, agora, ele quer que osdados e a foto destes candi-datos vetados pelo Tribunal se-jam excluídos da urna eletrô-nica.

Daniel Olímpio está à fren-te da Promotoria Eleitoral da29ª Zona desde o dia 1º de ju-lho deste ano e caberá a elerepresentar o Ministério Pú-blico Eleitoral nas eleiçõesmunicipais do dia 7 de outu-bro.Na instância do Poder Ju-diciário tal atribuição foi de-legada ao juiz Diego de Almei-da Cabral. O fiscal da lei dis-se que os pedidos de impug-nação por ele apresentados àJustiça Eleitoral tratavam decasos diversos. Porém, frisouque chamou a atenção o gran-

de número de casos de pre-tensos candidatos com baixís-sima escolaridade.

SUSPEIÇÃO"Muitos [candidatos] não

tinham sequer o nível funda-mental, ou seja, o primáriocompleto", descreveu o pro-motor de Justiça. "Isso nos le-vou a suspeitar de vários caosde possível analfabetismo e en-tramos com mais ou menosquarenta impugnações e qua-se todas com base neste fun-damento [suspeita de analfa-betismo]", complementou.

Segundo ele, das formula-ções de indeferimento do re-gistro por ele patrocinadas,cerca de dez ou onze foram ab-sorvidas pelo TRE/RN. Emrelação a estes casos, informouque está pedindo que os can-didatos sejam definitivamenteexcluídos do pleito. Candidatos sem registro não devem aparecer em urna

INICIATIVA

Em vistoria realizada no rioPitimbu,no último dia 6 de se-tembro, o Ministério Públicojuntamente com técnicos daCaern constataram o agrava-mento do assoreamento dorio Pitimbu nas proximidadesda BR-101 e do condomínio

Buena Vista. No local é pos-sível atravessar o rio com aágua cobrindo apenas os pés,devido à quantidade de areiadepositada.

A vistoria foi realizada pa-ra constatar a situação alega-da pela Caern de que, em de-

corrência do assoreamentodo rio Pitimbu, a Lagoa doJiqui tem recebido menorquantidade de água e grandequantidade de sedimentos, di-ficultando e encarecendo osistema de abastecimento deágua para a população de Na-

tal, já que a lagoa é responsá-vel pelo abastecimento deágua de mais de 30% da po-pulação.

Em novembro de 2006, oMinistério Público ajuizouuma ação civil pública na Co-marca de Parnamirim cha-

mando a atenção do Judiciá-rio para a degradação e o as-soreamento do rio Pitimbu,em decorrência da construçãodo condomínio Buena Vista,que fica nas proximidades daárea e que foi desmatada a ter-raplanada, na ocasião o

MP/RN requereu a recupera-ção total da área.

Atualmente, as obras docondomínio estão paralisadas,mas o processo ainda não foiconcluído e está no Tribunalde Justiça para apreciação(Processo 20110025130).

Assoreamento prejudica abastecimento de água

As vistorias e fotografias rea-lizadas pelo Ministério Públicodesde 2006 demonstram que a de-gradação da área do rio só aumen-tou.Na perícia realizada pelo Iba-

ma/Brasília,os peritos correlacio-naram as obras de implantação docondomínio Buena Vista com adegradação observada na área deproteção ambiental do rio Pitim-

bu (fl. 3646 do processo).Em 2010, o TCU encami-

nhou ao Ministério Público oacórdão que apurou a responsa-bilidade pelos danos ao erário de-

correntes dos problemas de dre-nagem ocorridos na BR-101. Oacórdão, que foi julgado em09/11/2010, definiu que a res-ponsabilidade pelos danos no lo-

cal deve estender-se,no mínimo,ao Dnit e à empresa responsávelpelo condomínio Buena Vista.

O TCU remeteu cópia doacórdão ao Dnit, à Advocacia-

Geral da União e ao MinistérioPúblico do Estado do Rio Gran-de do Norte. A responsabilida-de do Dnit está sendo avaliada pe-lo Ministério Público Federal.

Vistorias constataram aumento da degradação

RIO PITIMBU