tse determina retorno da prefeita...

18
www.omossoroense.com.br Página 7 Brasil estreia com vitória por 3x1 sobre a Croácia, na abertura da Copa do Mundo. Rumo ao hexa Página 3 Ranking Página 7 Na espera Mexicanos afirmam não temer brasileiros Torcedores presentes ao Fun Fest de Fortaleza apostam em vitória da seleção do México. Felipão fica atrás dos treinadores da Rússia, Itália e Inglaterra. Técnico brasileiro tem quarto melhor salário Página 6 Vereadores investigarão compra de insulina Página 2 (Cotidiano) Página 5 (Cotidiano) FM 93 comemora 26 anos líder de audiência Página 3 TSE determina retorno da prefeita de Baraúna ao cargo Ao meio-dia Procedimento Em festa Página 6 São Paulo Segurança coíbe protestos em abertura da Copa Polícia dispersou manifestantes concentrados em estação do metrô. Inglaterra treina com camisa longa em Manaus Aviões do Forró anima segunda noite do Cidade Junina Página 6 Fotoarena/Folhapress R$ 1,50 Mossoró - RN, 13 de junho de 2014 - Nº 16.674 SEXTA-FEIRA O MOSSOROENSE Neymar comandou equipe e marcou dois gols na estreia da seleção brasileira contra a Croácia

Upload: phamhanh

Post on 19-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

www.omossoroense.com.br

Página 7

Brasil estreia com vitória por 3x1 sobre a Croácia, na abertura da Copa do Mundo.

Rumo ao hexa

Página 3

Ranking

Página 7

Na espera

Mexicanosafirmam

não temerbrasileiros

Torcedores presentesao Fun Fest de

Fortaleza apostamem vitória da

seleção do México.

Felipão fica atrásdos treinadores da Rússia, Itália

e Inglaterra.

Técnicobrasileiro temquarto melhor

salário

Página 6

Vereadores investigarão compra de insulina Página 2 (Cotidiano) Página 5 (Cotidiano)

FM 93 comemora 26 anos líder de audiência

Página 3

TSE determina retorno da prefeita de Baraúna ao cargo

Ao meio-dia

Procedimento Em festa

Página 6

São Paulo

Segurançacoíbe protestosem abertura

da Copa

Polícia dispersoumanifestantes

concentrados em estação do metrô.

Inglaterratreina com

camisa longaem Manaus

Aviões do Forró anima segunda noite

do Cidade Junina

Página 6

Fotoarena/Folhapress

R$ 1,50Mossoró - RN, 13 de junho de 2014 - Nº 16.674 SEXTA-FEIRA

O MOSSOROENSE

Neymar comandou equipe e marcou dois gols na estreia da seleção brasileira contra a Croácia

Page 2: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Opinião2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

[email protected]

CONTRAQualquer ato ou manifestação protago-

nizado por quem quer que seja nesta alturaem que o Brasil é sede da Copa do Mundo defutebol pode ser considerado, no mínimo,como falta de patriotismo. É coisa de genteque é do contra e estamos conversados. Va-mos receber bem a todos.

FAGNERVocê sabia que o cantor/compositor cea-

rense, mas de fama nacional e, quiçá, inter-nacional, Raimundo Fagner, já morou emMossoró. Ele cursava Agronomia na antigaEsam e abandonou o curso no quinto perío-do. História que alguns não sabiam, mas ago-ra estão cientes.

EXPOFRUITA Expofruit está no calendário mossoroen-

se para se realizar de 24 a 26 de setembro. Afeira praticamente voltou à sua data origi-nal vez que sempre coincidiu com os festejosda abolição da escravatura. Previsão de queela vá movimentar alguma coisa parecidacom 20 milhões de reais.

ESCUROO trecho da avenida Presidente Dutra que

passa exatamente defronte à revenda de veí-culos denominada TerraSal segue completa-mente às escuras. Trata-se de mais um des-caso da administração pública municipal, es-pecialmente quando é sabido que a popula-ção é quem paga tudo aquilo e mais algumacoisa. Vergonha.

ACEUO reitor Pedro Fernandes explicou a si-

tuação do clube Aceu. O que está impedindoos serviços de reforma do prédio tem a vercom entraves burocráticos. A Uern até con-seguiu as verbas para tal com o governo fe-deral, mas na hora de dar entrada na pape-lada se descobriu que o documento do anti-go Clube Ipiranga cedendo o próprio à Uernnão existe. Voltou tudo à estaca zero.

MARICELIONa ausência de Bruno Barreto que come-

çou a observar período de trinta dias de fé-rias quem assumiu a editoria de política aquido O Mossoroense (de maneira interina, éclaro) foi o nosso companheiro Maricelio Al-meida. Competência não lhe falta para as-sumir essa tarefa. Toca para frente.

PUXA-ENCOLHECom a decisão do Tribunal Superior Elei-

toral, o puxa-encolhe segue risonho e francoem Baraúna. A prefeita Antônia Lucianaretornou ao comando municipal. Decisão jádevidamente acatada saída da cachola do mi-nistro Luiz Fux. Aguardemos as cenas do pró-ximo capítulo.

DI-NHEI-ROEm Natal, está circulando nas redes so-

ciais uma indagação intrigante: quem teriarecusado uma "proposta" de um milhão e qua-trocentos mil reais? E acrescenta-se por aqui:feita por quem? Proposta para quê? Misté-rios da meia-noite.

KOMBIO primeiro veículo modelo Kombi produ-

zido no Brasil data de 1951. Ela permane-ceu nas linhas de produção da Volkswagenaté o ano passado, quando foi finalmentedesativada. Em Mossoró, a marca registra-da das Kombis ficou com Obery Rodrigues,então gerente do Banco do Brasil, agêncialocal. Ele é pai de uma prole muito grande epor isso adquiriu uma Kombi para conduzirtoda a sua família.

PESQUISADeverão ser conhecidos amanhã os pri-

meiros resultados de uma pesquisa que foiaplicada em todo o Rio Grande do Norte afe-rindo a preferência do eleitorado para as elei-ções de outubro. Foram utilizados 1.700 ques-tionários aplicados em todas as regiões do Es-tado. O levantamento foi empreendido peloInstituto Consult. Aguardemos.

HISTÓRIAHoje faz 87 anos desde o 13 de junho de 1927, quando o bando cangaceiro de Lampião

invadiu Mossoró disposto a saquear a cidade e daqui levar muito dinheiro. Não conseguiuo seu intento graças à resistência heróica de muitos mossoroenses de então. Mas eu con-sidero que esta história, apesar de ser relativamente recente, é muito controversa.

ESCLARECIMENTOSHá "n" esclarecimentos a serem prestados, mas estes nunca vieram à tona. Como, por

exemplo, onde está o corpo do bandoleiro "Colchete", que, segundo se diz, foi abatido e mor-to no patamar da Igreja de São Vicente? Ainda se sabe o destino de "Jararaca". Mas exis-tem tantos e tantos outros aspectos que não estão muito claros. De qualquer forma, fica oregistro histórico desta data.

EDUARDOHá possibilidades de o ex-governador pernambucano e presidenciável Eduardo Campos

ser ouvido hoje pelo "Observador Político", via telefone. Faltaram apenas alguns acertosque ficaram na dependência da agenda do político de Pernambuco. De qualquer maneira,vamos ficar na expectativa.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

nquanto vida ele teve, conseguiumanter aquela tradição nas home-nagens a Santo Antônio, de quem

era fervoroso devoto. Era um trezená-rio rezado na casa de Raimundo Nu-nes Rodrigues Filho, o histórico ajudan-te das missas e das coisas da nossa igre-ja na Catedral de Santa Luzia. Essasnoitadas eram rezadas no seu endere-ço residencial, na rua 13 de Maio, hoje

avenida Dix-neuf Rosado. E sempre oencerramento num 13 de junho comohoje era animado com barracas e in-tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos se davamna vizinhança da casa de minha avó ma-terna. Nos seus alto-falantes os suces-sos musicais da época eram realçadosna voz de Nelson Gonçalves. Temposbons que não voltarão jamais.

EEAs coisas de Mossoró

Emery Costa

Jornal

eivindicações coletivas emergem de vá-rios lugares do Brasil a favor de mu-danças que favoreçam grupos esque-cidos, minoritários e excluídos. Movi-

mentos sociais têm convocado milhares depessoas para pedir melhoras em serviçosoferecidos pelo governo e para protestar con-tra malversação de dinheiro público. Mul-tidões foram às ruas em junho de 2013 e pro-testos novamente tomaram corpo em maioe junho de 2014. Enfatizo as contrarieda-des de inclusão social e que muitas destasdemandas criticam as dificuldades de aces-so a bens e serviços.

E fazem-no com razão. Num país onde osetor produtivo tira das maiorias para daràs minorias sem jamais dividir o tal do “bo-lo” que cresce, é urgente repensar nos usosdos termos “acesso” e “inclusão”. Um e ou-tro convidam a reflexões que revelam mi-sérias ideológicas e tendências capciosas noBrasil. Ofereço argumentos sobre etnia,Educação, tecnologia esaúde.

O primeiro argumen-to é sobre o aspecto étni-co. Este tem causa cen-trífuga e efeito centrípe-to. Refiro-me às políti-cas de ações afirmativasno Brasil para aquelesque o Estado consideranossos únicos afrodes-cendentes. Primeirotais políticas excluemtodos os “negros” para,em seguida, incluir so-mente alguns deles on-de for conveniente. Mas,num país em que pes-soas de pele clara jogam capoeira e prati-cam umbanda, é difícil conceber que o Es-tado defina essências étnicas com base emtermos escravistas (o “negro”, o “quilombo-la”) para formular suas políticas em vezde promover manifestações culturais di-versas de pessoas que são simplesmentebrasileiras.

Tão deturpada é a visão de estadistasno Brasil que creem que somente o aumen-to do orçamento resolverá o problema daEducação no Brasil. Decerto um engano,ao contrário do que pensam professores gre-vistas que reivindicam aumento de seussalários. Há um discurso ardiloso de que osbrasileiros precisam de MAIS Educaçãoquando, em realidade, eles precisam de OU-TRA Educação. Portanto nosso orçamentode Educação escoa por um duto neocolonial

que desemboca no financiamento de univer-sidades estrangeiras (programa Ciência semFronteiras) e livros didático-idólatras sobreheróis que “conquistaram” e “civilizaram”a América. Somos educados desde cedo nasescolas com uma bobagem após a outra. Porisso é sábia a recomendação de Paulo Frei-re de que nos libertemos através da buscaativa de conhecimento num meio em que –agrego eu – os meios de comunicação nos em-parvoecem de cultura oral.

Assim esses meios nos incluem nummundo de fantasias onde o ter é preferívelao ser e onde se estimulam sonhos com rea-lizações materiais. Foi nas “lan houses” ou“café Internets” que os excluídos foram tam-bém aceitos no mundo dos sonhos. Mas en-tre a inclusão neste mundo onírico e a pos-se daquilo que se promete (e.g. “smart pho-nes”, “tablets”) há uma distância. A evolu-ção técnica culmina no Facebook, ambien-te virtual onde corporações exploram sem

cobrar para obter as pá-ginas dos livros da vidaque se publicam inconse-quentemente em prol dasaparências.

Por fim, proponho umdebate sobre a inclusãode deficientes físicos que,ao contrário do que se diz,amontoam-se em casasonde eles se reúnem so-mente entre eles. Portan-to isso não é inclusão. Al-go diferente aconteceriase pessoas com algum ti-po de deficiência física seincluíssem entre aquelasque têm condições físicas

plenas. Assim todos nadariam na mesmapiscina, jogariam na mesma quadra e es-tudariam na mesma escola com auxílio demonitores e professores.

Estas ideias sobre “acesso” e “inclusão”exigem mudança de mentalidades princi-palmente daqueles que fazem políticas pú-blicas. Para isso, é preciso conhecer a fun-do o Brasil, sua gente e suas carências (jáque “necessidades” são tão relativas!). Ca-so contrário, continuaremos a traficar ideiasracistas, iludir nossa Educação, prometerconsumismos e excluir deficientes físicos.

Chega de direitos que acomodam nos-sas esperanças!

Queremos deveres com os quais ergue-remos o Brasil!

Você, leitor, também lutará por deveresque incluam?

RInterdição das vias de acesso

ArtigoBRUNO PERON Colaborador

Tão deturpada é a visãode estadistas no Brasil

que creem que somente oaumento do orçamentoresolverá o problema da

Educação no Brasil.

Page 3: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Política 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 13 de junho de 2014

CEI foi motivada por informações divulgadas pela própria Prefeitura Municipal de Mossoró

Requerimento será lido em plenário na sessão da próxima terça-feira

Vereadores propõem Comissão Especial deInquérito para investigar compra de insulinas

Investigação

TSE determina retorno de LucianaOliveira à Prefeitura de Baraúna

Transição

MARICELIO ALMEIDAEditor interino de política

A bancada oposicionis-ta da Câmara Municipalde Mossoró (CMM) proto-colou, no final da audiên-cia pública realizada naúltima quarta-feira, 11,requerimento para insta-lar uma Comissão Espe-cial de Inquérito (CEI),com o objetivo de averi-guar possíveis irregulari-dades em contratos e li-citações da área da saú-de, especialmente nacompra de insulinas pe-la Prefeitura Municipalde Mossoró (PMM).

Todos os sete vereado-res que compõem a ban-cada oposicionista, Geni-van Vale (PROS), AlexMoacir (PMDB), IzabelMontenegro (PMDB),Lairinho Rosado (PSB),Lucélio Guilherme(PTB), Tomaz Neto (PDT)e Vingt-un Neto (PSB) as-sinaram o requerimento,de número 716/2014. A

expectativa é que o docu-mento seja lido em plená-rio na próxima sessão daCMM, que acontece naterça-feira, 17 de junho.

“A decisão de requerera CEI foi motivada por de-núncias feitas pelo pró-prio prefeito, que desta-cou a diferença de preçosna compra de insulinas.Vamos investigar não so-mente essa questão, comooutras relacionadas àsaúde, uma vez que a Câ-mara tem a prerrogativapara fiscalizar as ações doExecutivo”, relata o ve-reador Tomaz Neto.

A diferença de preçosna compra de insulina foidestacada pela própriaPrefeitura, através desua página oficial na in-ternet (www.prefeitura-demossoro.com.br), emmatéria publicada no dia7 de fevereiro. “A insuli-na adquirida em temposanteriores custava aomunicípio o valor de R$84,00 a unidade e com es-

se novo processo conse-guimos baixar para R$61,39. Uma redução devalor substancial econo-mizando R$ 22,61 naaquisição de cada unida-de”, afirmou na época asecretária de Saúde, Leo-dise Cruz.

“A CEI talvez nem fos-se necessária, caso o pre-feito fosse mais claro

quando abordou o assun-to, e apresentasse infor-mações mais precisas, oque não ocorreu. A Comis-são é um instrumento dasminorias, e acredito quenão haverá objeções porparte da presidência daCâmara”, frisa TomazNeto.

De acordo com o verea-dor Vingt-un Neto, os tra-

balhos da CEI devem seriniciados em até uma se-mana após leitura do re-querimento em plenário.“O nosso regimento é cla-ro, com a assinatura de se-te parlamentares, um ter-ço da Casa, a presidênciatem a obrigação de ins-taurar a Comissão Espe-cial de Inquérito, que se-rá composta por três

Em decisão publica-da na noite da últimaquarta-feira, 11, o Tri-bunal Superior Eleito-ral (TSE), através do mi-nistro Luiz Fux, deter-minou o retorno da pre-feita de Baraúnas, Lu-ciana Oliveira (PMDB),e seu vice, Edson Barbo-sa (PV), aos seus respec-tivos cargos, dos quaisestavam afastados des-de o dia 7 de maio, por ir-regularidades na elei-ção de 2012.

“A concessão de talmedida visa asseguraro direito líquido e certoda impetrante, a fim dese evitarem a subtra-ção, ainda que provisó-ria, do exercício do man-dato eletivo e as suces-sivas alternâncias nachefia do Poder Execu-tivo, as quais gerariamincertezas na popula-ção local e indesejadadescontinuidade na

gestão administrativada municipalidade”,justificou o ministro emsua determinação.

A peemedebista, se-gunda colocada no plei-to, assumiu a chefia doExecutivo de Baraúnasem 30 de janeiro desteano, substituindo o pre-feito Isoares Martins(PR), cassado por abusode poder na campanhade 2012.

No entanto, em deci-são proferida pelo ex-juiz eleitoral HervalSampaio Júnior e man-tida pelo Tribunal Re-gional Eleitoral (TRE),Luciana Oliveira tam-bém foi cassada, assu-mindo a Prefeitura opresidente da CâmaraMunicipal, Tértulo Al-ves, que estava há 34dias como prefeito in-terino.

A eleição de Baraúnafoi uma das mais acir-

radas no Rio Grande doNorte, em 2012. Ne-nhum dos candidatosatingiu mais de 50% dosvotos válidos. Isoaresderrotou Luciana porapenas 176 sufrágios demaioria.

TUMULTOApós a decisão publi-

cada pelo TSE, popula-res foram até a sede daPrefeitura de Baraúnasreivindicar o retornoimediato de Luciana Oli-veira ao cargo. A mobi-lização se estendeu du-rante o dia de ontem, 12,fazendo com que o pre-feito interino Tértulo Al-ves acionasse a PolíciaMilitar.

“Antes de ser notifi-cado da decisão e o Acór-dão do Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE) serpublicado no DiárioEletrônico da Justiça,pessoas alheias à admi-

nistração pública deBaraúna invadiram asede da Prefeitura Mu-nicipal. A invasão acon-teceu ainda na noitedesta quarta-feira, 11.Para evitar dano ao pa-trimônio público, Tér-tulo Alves solicitou re-forço no contingente daPolícia Militar de Ba-raúna na manhã dessaquinta-feira, 12”, infor-mou, através de nota,a assessoria do prefei-to interino.

Em sua página oficialno Facebook, Tértulo Al-ves elencou ações de suaadministração temporá-ria, e informou estartranquilo em relação aoprocesso de transição.“Estou tranquilo, noaguardo da notificaçãoda Justiça Eleitoral, pa-ra em seguida retornarà presidência da Câma-ra Municipal de Baraú-na”, concluiu.

Iniciativa propõe benefícios parapacientes terminais de câncer

Saúde

Sob a lógica constitu-cional de que todo ser hu-mano tem direito à saúde,bem-estar e cuidadosmédicos, uma iniciativaem Mossoró propõe bene-fícios para pacientes ter-minais de câncer. A me-dida trata da criação doprograma de atendimen-to e acompanhamentodomiciliar para as pes-soas que se encontramnesse estágio da doença.

De autoria do vereadorLairinho Rosado (PSB), aproposição solicita a re-alização de estudos visan-do a criação do referidoprograma, com serviços aserem realizados pelosprofissionais do Progra-ma Saúde da Família(PSF), executado pelamunicipalidade.

“Tomamos a iniciativade ingressar em razão dotriste quadro a que são

submetidos os pacientesterminais de câncer, quan-do a medicina nada maisde eficaz pode realizar pa-ra a recuperação do pa-ciente”, destaca trecho dajustificativa da indicaçãoapresentada em recentesessão da Câmara Muni-cipal de Mossoró (CMM).

A preocupação do par-lamentar se dá diante docrescente número de pes-soas que são diagnosti-cadas com câncer. Umlevantamento da Orga-nização Mundial daSaúde (OMS) mostrouque no ano passado adoença foi detectada emmais de 14 milhões de pa-cientes. Nesse período, onúmero de mortes tam-bém aumentou, e a OMSprevê que a quantidadede casos de câncer subirápara mais de 19 milhõespor ano até 2025.

membros, presidente,vice-presidente e rela-tor”, explica o edil.

A presidência da CEIdeve ser atribuída a umvereador de oposição, en-quanto as demais funçõesdevem ficaram sob res-ponsabilidade da banca-da situacionista. “É umaprerrogativa do presiden-te da Câmara escolher osparlamentares que irãocompor a Comissão. Aprevisão é de que fique-mos com a presidência, ea situação com a vice-presidência e a relatoria”,enfatiza Vingt-un Neto.

A equipe de reporta-gem do jornal O Mosso-roense tentou contatocom o presidente daCMM, vereador Francis-co Carlos (PV), para ob-ter um posicionamentoa respeito do requeri-mento que prevê a ins-tauração da ComissãoEspecial de Inquérito,mas não obteve êxito nastentativas.

Proposição é do vereador Lairinho Rosado (PSB)

Page 4: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Política4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

Posicionamento

Graça Foster reafirma quecompra da Refinaria dePasadena foi mau negócio

Acordo

Dilma e Bachelet assinam tratadosobre violações de direitos humanos

MARIANA JUNGMANNRepórter da Agência Brasil

Durou cerca de oito ho-ras o depoimento da pre-sidenta da Petrobras,Graça Foster, na Comis-são Parlamentar Mistade Inquérito (CPMI) doCongresso Nacional queinvestiga denúncias de ir-regularidades na compa-nhia petrolífera.

Entre outras coisas,ela esclareceu os proce-dimentos internos dacompanhia, voltou a ad-mitir que a compra da Re-finaria de Pasadena, nosEstados Unidos, foi “mui-to ruim”, e defendeu a de-cisão de construir a Refi-naria Abreu e Lima(Rnest), em Pernambuco.“Isso é inexorável: a Pe-trobras precisava de maisrefino no Brasil, e aindaprecisa. Então, nós tínha-mos que construir a refi-naria, e o melhor local eraPernambuco”, disse.

Sobre a decisão inicialde fazer o projeto deAbreu e Lima com a es-tatal venezuelanaPDVSA e a decisão pos-terior de cancelar a par-ceria, Graça Foster disse

que a companhia de pe-tróleo da Venezuela de-morou a aceitar entrar nonegócio, e quando resol-veu, impôs condições quea Petrobras decidiu nãoacatar. Mesmo assim, eladisse que a PDVSA temgrande experiência no se-tor, e por isso a parceriafoi inicialmente conside-rada vantajosa.

As obras da RefinariaAbreu e Lima são um doseixos de investigação daCPMI. Inicialmente orça-das em R$ 2,5 bilhões, jácustaram R$ 15 bilhões eestão 87% concluídas, se-gundo Graça Foster.

O preço tão acima doesperado foi justificadopela executiva em razãoda necessidade de inves-timentos que não tinhama ver com a atividade-fimda refinaria em si, mascom a infraestrutura daregião onde ela está sen-do instalada. “Construiruma refinaria no Brasil,mais especificamenteconstruir a Rnest não éapenas ou tão somente es-ta foto que eu mostro on-site, off-site, intramuros.Nós temos que construiros extramuros. Tudo

aquilo que está fora.Acontece muito pouco, ouem alguns lugares nãoexiste esse investimentofora do coração da refina-ria”, explicou.

Segundo ela, grandeparte dos investimentosfoi aplicada no Porto deSuape e em estradas. Ape-sar de a companhia nãoser ressarcida por eles,Graça Foster disse que osrecursos poderão retornarna forma de descontos emtarifas e preferência pa-ra o uso do porto.

“Eu gostaria de desta-car que nós investimos, aPetrobras investiu R$464 milhões naquilo quechamamos "escopo comressarcimento", em queé rebatido para uma redu-ção na tarifa. Nós temosuma compensação sobreesse investimento, que éum Termo de Adianta-mento da Tarifa, uma re-dução nessa tarifa parautilização do porto. E háuma parte em que nós te-mos prioridade de utiliza-ção do porto, mas não te-mos nenhum ressarci-mento”, disse.

Por fim, o custo totaldas obras, considerados

os investimentos extra-muros, está atualmenteorçado em R$ 18,49 bi-lhões. Graça Foster dis-se que a companhia está“trabalhando duro” paramanter essa previsão. Elatambém comentou oafundamento da platafor-ma P-36 - na Bacia deCampos, em 2001 - e dis-se que ele resultou emprejuízo de R$ 2,2 bilhõespara a empresa, emborahouvesse seguro. Segun-do ela, o valor é relativoao pagamento de tributosreferentes à refinaria,que não eram cobertos pe-lo seguro.

Sobre outras denún-cias que estão sendo in-vestigadas, Foster disseque se sente “envergonha-da”, especialmente quan-do é usado o termo “qua-drilha” para designar ogrupo de funcionários daempresa acusados naOperação Lava-Jato, daPolícia Federal, de cor-rupção e lavagem de di-nheiro. No entanto, eladisse que compreende queas investigações ainda es-tão em curso, e aguarda ofim delas e o esclareci-mento de todos os fatos.

DANILO MACEDO E YARA AQUINORepórteres da Agência Brasil

A presidenta DilmaRousseff recebeu às 9h10de ontem (12), na rampado Palácio do Planalto, apresidenta do Chile, Mi-chele Bachelet. Ainda narampa, de frente para aPraça dos Três Poderes,e com os Dragões da Inde-pendência a postos, asduas chefes de Estado ou-viram a execução dos hi-nos nacionais dos doispaíses ao lado dos chan-celeres brasileiro, LuizAlberto Figueiredo, e chi-leno, Heraldo Muñoz.Vestida de verde, Dilmarespondeu com um sinalpositivo quando algunsjornalistas perguntaramse vai ter Copa.

As duas presidentasse reuniram por cerca

de uma hora e, logo de-pois, assinaram o Me-morando de Entendi-mento para o Intercâm-bio de Documentos pa-ra Esclarecimento deGraves Violações aosDireitos Humanos. Noinício de abril, em visi-ta a Brasília, Muñozanunciou junto com Fi-gueiredo o acordo paraa troca de informaçõessobre cidadãos brasilei-ros presos no Chile e dechilenos presos no Bra-sil durante ditadurasmilitares, lembrandoque as duas mandatá-rias foram vítimas des-ses regimes.

Também no Palácio doPlanalto, na presença deDilma e Bachelet, o pre-sidente do Conselho Te-mático de Integração In-ternacional da Confede-ração Nacional da Indús-

tria (CNI), Paulo Tigre, eo presidente da Socieda-de de Fomento Fabril (So-fofa), Hermann Von Muh-lenbrock, assinam umadeclaração se comprome-tendo a desenvolver pro-jetos para ampliar e di-versificar as relações co-merciais entre os países.

De acordo com o Mi-nistério de Relações Ex-teriores, o Brasil é o prin-cipal destino de investi-mentos chilenos no mun-do, com estoque de US$24,6 bilhões. O Brasiltem aumentado presen-ça no Chile, principal-mente nos setores deenergia, serviços finan-ceiros, alimentos, mine-ração, siderurgia e cons-trução civil. As trocas co-merciais entre os paísesalcançaram US$ 8,8 bi-lhões em 2013, represen-tando aumento de 65,3%

nos últimos quatro anos.Depois do encontro, as

duas presidentas segui-ram para São Paulo, quesediou a abertura da Co-pa do Mundo e a estreiado Brasil ontem, às 17h,contra a Croácia. Na ca-pital paulista, Dilma ofe-receu um almoço aos che-fes de Estado que estive-ram presentes na abertu-ra. Além de Dilma e Ba-chelet, estavam na par-tida o secretário-geral daOrganização das NaçõesUnidas (ONU), Ban Ki-moon, o primeiro-min-istro croata, Zorán Mila-novic, os presidentes doEquador, Rafael Correa,do Uruguai, José Mujica,do Paraguai, HorácioCartes, da República doCongo, Denis Sassou-Nguesso, e o emir do Ca-tar, Tamin Bin Hamad AlThani.

[email protected]

Barreto

CPMI investiga denúncias de irregularidades na companhia petrolífera

PetismoEm Mossoró, a candidatura e eleição de Francisco

José Júnior ainda respinga entre os petistas. Algunscontinuam a olhar torto para a coligação, enquanto ou-tros falam em “revolução democrática”, e por mais deque o clima seja de “grande família”, alguns militan-tes estão bem desagradados.

PolêmicaO juiz maranhense Marlon Reis será representa-

do ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por Henri-que Alves, graças ao lançamento do livro “Nobre De-putado”, que revela as artimanhas de um corruptofictício para conseguir desviar verbas de emendas par-lamentares.

Iberêex-governador do Rio Grande do Norte, Ibe-rê de Souza, foi internado na Unidade de Te-

rapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Lu-cas, em Natal. A internação, que se deu na quar-ta-feira, foi motivada por um procedimento dedrenagem na cabeça. A saúde do político já vinhadebilitada desde muito antes, e desde o dia 2 dejunho ele já estava hospitalizado com uma me-ningite bacteriana

Dilma divididaDilma Rousseff estará di-

vidida entre dois palanquesnas eleições para o governodo Rio Grande do Norte. Nochoque entre o PMDB deHenrique Alves e o PSD deRobinson Faria, a presiden-ta deverá se abster, uma vezque ambos os partidos com-põem a base de sustenta-ção do Governo Federal, eserão muito importantesnas eleições majoritárias.

Dilma Dividida 2A situação causada

pelo palanque divididodeve se repetir em outrosestados e revela um tra-ço importante sobre aguinada ideológica tri-lhada pelo Partido dosTrabalhadores nos últi-mos 20 anos.

LDOO vereador Genivan

Vale apontou uma série deequívocos na LDO deMossoró. De acordo comele, um dos erros foi de quea rubrica de gastos comterceirizadas veio zer-ada, como se não houvessegasto algum com pessoascontratadas pelas empre-sas terceirizadas.

Vai ter Randolfe?A situação do pré-can-

didato do Psol à Presidên-cia do Brasil fica cada vezmais insustentável. Sinal-izando que desistirá dedisputar o pleito, o presi-denciável já começa a falarem outros nomes parasubstituí-lo. A gaúcha Lu-ciana Genro é a bola da vezentre os socialistas.

O

Polêmica 2De acordo com Henrique, o livro é desrespeitoso

e usa por diversas vezes imagens reais de sessõesno parlamento, o que leva à desinformação e crianotíciais falaciosas e sem fundamento.

Pela culatra- A campanha publicitária que vei-cula a imagem de Henrique e Garibalde Alves de

mãos dadas há 40 anos e repercute tal parceria nosdias atuais, parece ter saído pela culatra. Nas redessociais piadas e críticas à “longevidade” da carreira

política dos dois se tornaram virais.

Page 5: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

REALIDADE - Policiaiscivis e servidores do Itepalertarão estrangeirospara a insegurança noRN, em panfletagem napróxima semana, emNatal, com conteúdotambém em inglês.

ADUERN - A Aduern,que representa os pro-fessores da Universida-de do Estado do Rio doGrande do Norte(Uern), se reuniu como reitor da Universida-de na última quarta-feira ainda para discu-tir a campanha salarialda categoria.

ADUERN 2 - Os profes-sores reivindicam umaumento de 57,53% emseus salários, além deuma série de outras pau-tas em defesa da Univer-sidade. O reitor recebeuos docentes, mas aindanão deu respostas con-cretas sobre as reivin-dicações.

NATALEm Natal, turistas mexicanos reagiram a uma ten-

tativa de assalto no bairro de Ponta de Negra. Osmexicanos postaram fotos nas redes sociais com oassaltante amordaçado, após intensa luta corporal.

BICICLETA De bicicleta, dois americanos atravessaram o con-

tinente para ver os jogos da Copa do Mundo de fute-bol em Natal. A dupla, que chegou na quarta-feira àcidade, vem para assistir o jogo entre Gana e Esta-dos Unidos.

FREQUÊNCIAEm Natal, foi aprovada uma lei do vereador San-

dro Pimentel (Psol) que exige a divulgação da fre-quência dos parlamentares nas sessões. Tal inicia-tiva visa coibir o grande número de faltas nas im-portantes audiências.

Sexta-feira (13/6)

PROGRAMAÇÃO - Asatrações de hoje à noitedo Mossoró Cidade Ju-nina, na Estação das Ar-tes, são Roberto MaiorExpressão, André daMata, Aviões do Forróe Pé de Ouro.

Dani diz para Cris que se sente menossozinha ao saber que tem um pai, porém,não quer ir embora do orfanato e deixarCarol. Tobias fica triste, pois Maria Cecílianão quer se casar na igreja. Carol e as Chiq-uititas decidem fazer uma festa surpresapara Bia e aproveitar para fazer as pazescom ela. Renata finge estar se envolven-do com Beto para tentar fazer ciúme emJP. Carmen e Matilde escolhem a fichade uma criança que não mora mais no or-fanato para fingir para Miguel que se tra-ta da filha dele. JP e Açucena se encon-tram no Café Boutique. Açucena, que éMili, vai acompanhada de Lucas, que éMosca. Ele finge ser o namorado dela.

Meu Pedacinho de Chão Pamela descobre que Jonas foi paraBrasília. Iracema avisa que ajudará comas despesas da família e todos ficamagradecidos. Danilo insiste que Sílvio leiao resultado do exame de DNA. Pamela seencontra novamente com Herval. Verôni-ca se surpreende quando Jonas vai até suacabana. Gláucia se espanta com o resul-tado do teste de DNA. Shin orienta Laraa publicar uma mensagem para Brian emseu site. Brian avisa a Dorothy que pre-tende viajar para o Brasil. Pamela e Her-val se beijam. Jonas revela seu segredopara Verônica e eles se beijam.

Geração Brasil

Epaminondas se preocupa com a formacom que Ferdinando pretende fazer suacampanha. Dona Tê e Pedro temem queGina acabe malvista por ter ido com Ferdi-nando sozinha até Antas. Padre Santo co-menta com o prefeito das Antas que Epa-minondas está ajudando seus funcioná-rios a tirar o título de eleitor para votar emFerdinando. Zelão diz a Mãe Benta que temcerteza de que Juliana gosta dele. Gina pro-voca Juliana e aponta que a professora po-de estar gostando de Zelão.

Chiquititas

Mathias pede que Alice escolha entre elee a carreira na polícia. Para espantar o té-dio, Branca decide viajar para a Rússia comVlad, seu professor de russo. Luiza achaque Helena lhe deu o vestido de noiva paraensaiar uma reaproximação. Cadu desabafacom Verônica sobre o futuro de seu casa-mento com Clara. Lívia e Laerte marcammais um ensaio na casa dele. Juliana tentaser mais carinhosa com Jairo. Silvia visitaFelipe na clínica de reabilitação. Shirleydesconfia que Selma inventa seus lapsosde memória para chantagear Laerte emo-cionalmente.

Em Família

s mecanismos de partici-pação e controle social noBrasil parecem assombrar

boa parte das bancadas de parla-mentares na Câmara dos Deputa-dos.

A revolta tem origem no decre-to publicado na semana passadapelo executivo que institui a Polí-tica Nacional de Participação So-cial (PNPS) e o Sistema Nacionalde Participação Social (SNPS), quecriam nove canais de comunica-ção visando regularizar a relaçãodo governo com a sociedade civil.Segundo a proposta, os integran-tes de futuros conselhos popula-res não serão remunerados.

Estimulados pela mídia, juris-tas e ex-ministros atacaram a ini-ciativa da presidente Dilma cha-mando a proposta de "bolivariana","ditatorial" etc. Mas a proposta émuito mais um desdobramento dasConferências sobre Transparênciae Controle Social de 2012 do queum desejo solitário de Dilma.

Capitaneado pelo DEM, maisnove partidos pretendem revogaro projeto. São eles: PPS, PSDB, PR,PSD, SOLIDARIEDADE, PRB,

PV, PROS e PSB.Afinal, o que temem os parla-

mentares? O decreto "rasgaria aConstituição", uma vez que a re-presentatividade popular se dá pormeio das eleições e são eles os re-presentantes da população umavez que os votos recebidos lhes ou-torgam tal condição.

O ministro Gilmar Mendes, aocorroborar essa tese, afirmou que"o grande afetado em termos de le-gitimidade de imediato é o Con-gresso". Outra declaração igual-mente caricata é a do ex-ministroda Justiça Miguel Reale, de que apresidente "ganha diálogo com osmovimentos sociais".

Está aí a oportunidade para queoutras frentes políticas, seja qualfor sua orientação, façam o mesmo:ganhem diálogos com seus movi-mentos e incentivem ou oportuni-zem que suas militâncias saiam daclandestinidade interna. Em mui-tos casos esses "ativistas" são pu-ras invencionices partidárias.

No verdadeiro front deste emba-te está implícito o temor que as eli-tes têm em abrir espaços para dis-cutir com a população; é como se o

andar de baixo necessitasse dessaconcessão. Ignoram, escarneiame abusam de mandatos parlamen-tares para manter a distância en-tre as classes sociais.

O francês Èmile Durkeim abor-dou em sua tese "De la DivisionDu Travail Social" que a existên-cia de uma sociedade só é possívelatravés de um determinado graude consenso de seus indivíduos.Não por acaso é exatamente naFrança que vem um dos maioresexemplos deste conceito: Angers.

Conheci a cidade de Angers nosinício dos anos 90. Com 150 milhabitantes, a cidade dispõe de umdos mais importantes mecanismosde controle e participação socialque se tem notícia.

Possui mais de 1500 ONGs quetrabalham para aprimorar o pro-cesso de controle social sobre polí-ticas públicas e prestação de con-tas naquilo que se convencionouchamar de gestão compartilhada.

Mas para essa gente que cons-pira contra o decreto da presiden-te a França é um dos melhores des-tinos para se passar as férias. E, in-felizmente, apenas isso.

O

A histeria em torno do decreto que institui a Política Nacional de Participação SocialMÁRIO LUIZ CORTES - Pesquisador, líder popular, foi dirigente da CONE, Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (PMSP) em São Paulo

pesar de os índices de empre-gabilidade continuarem favo-ráveis ao trabalhador, os jo-

vens sempre encontram mais difi-culdades para ingressar no merca-do de trabalho, principalmente pe-la falta de experiência profissionalou mesmo pela baixa qualificação.Além do estágio e da aprendizagem,que são excelentes catalizadores pa-ra o início de carreira, o ensino téc-nico também aparece como um ele-mento importante para facilitar aconquista do tão almejado emprego.Uma pesquisa realizada pela Con-federação Nacional da Indústria(CNI), recém divulgada, mostra que90% das duas mil pessoas entrevis-tadas com mais de 16 anos, acredi-tam que a formação em cursos téc-nicos proporciona mais oportuni-dades no mercado de trabalho. Pa-ra 53% dos respondentes, o rápido

ingresso no mundo do trabalho é umdos principais motivos para buscara profissionalização.

A pesquisa aponta ainda queapenas um em cada quatro entre-vistados frequenta ou já frequen-tou algum curso de educação pro-fissional no Brasil. Entre os mo-tivos do baixo índice estão a fal-ta de tempo (40%), falta de recur-sos (26%) e falta de interesse(22%). Uma das principais van-tagens do ensino técnico é que,diferentemente dos cursos aca-dêmicos, está mais direcionadopara a prática da profissão, comum currículo voltado para as ne-cessidades das empresas. Com is-so, o mercado torna-se mais fa-vorável para quem adquire essaexperiência e torna-se melhor pa-ra o jovem que consegue estagiarconcomitantemente com o curso,

ampliando a vivência prática daprofissão.

Na análise de educadores, os cur-sos técnicos tiveram uma retraçãonos últimos anos pela facilidade at-ual de se alcançar cursos de gradua-ção. Por causa disso, sobram opor-tunidades nas empresas para osjovens com perfil mais técnico. Eminício de carreira, um técnico de en-fermagem pode ganhar mais de R$2 mil. Um técnico de segurança che-ga a ter salário inicial superior a R$2,4 mil, o que pode representar umaascensão financeira para jovens deáreas mais carentes. O ensino téc-nico também é visto como um po-deroso mecanismo para amenizara falta de mão de obra qualificadana indústria, que cresce a cada ano,atravancando a produtividade e odesenvolvimento econômico e so-cial do país.

A

Cursos técnicos e empregoLUIZ GONZAGA BERTELLI

Presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp

Page 6: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Com bombas e uma prisão, policiais impedem começo de protesto em São Paulo

Manifestação

Estrela

DesafioMani-f e s t a n -tes co-m e ç a -ram a seconcen-trar no

Carrão na manhã dessaquinta-feira, para o atochamado "Grande atonão vai ter Copa", masapós poucos minutos, jáforam alvo de bombas deefeito moral da PolíciaMilitar. Os confrontos seintensificaram e houveferidos entre manifes-tantes e imprensa. Umajornalista da rede CNNfoi atingida por um es-tilhaço de bomba e pre-cisou ser retirada paraatendimento.

No momento, os cercade 300 manifestantes jáforam dispersados do lo-cal, e devem se reagru-par em outro ponto da ci-dade – a avaliação foi deque havia pouca gente,

para muitos policiais.A concentração acon-

teceu na rua Apucarana,perto da estação de me-trô Carrão. Desde o iní-cio, a atuação policial foiintensa, com revista demochilas nas catracasdo metrô (incluindo jor-nalistas), policiamentonos corredores de aces-so da estação, carros dochoque de prontidão. Asescadas do metrô foramfechadas, e apenas umacesso liberado.

O confronto começoupor volta das 10h10,quando policiais avan-çaram pelos dois ladosda Apucarana, e utiliza-ram bombas de gás lacri-mogênio e estilhaços. Al-guns manifestantes fi-caram feridos, um foi de-tido por agressão a poli-ciais, e defensores públi-cos estiveram no localacompanhando a atua-ção da polícia.

Confrontos se intensificaram e houve feridos entre manifestantes e imprensa

Com assédio a CR7 e invasão, Portugaltreina pela primeira vez no Brasil

Inglaterra treinaao meio-dia e usacamisa longaantes de estreiaem Manaus

A seleção da Inglater-ra estreará na Copa doMundo de 2014 no sába-do, em Manaus, uma dassedes mais quentes doMundial de 2014. E paraaclimatar jogadores ao ca-lor amazônico, a comissãotécnicas inglesa montouuma programação espe-cial de treinamentos noRio de Janeiro. Dias antesdo jogo contra a Itália, aseleção inglesa tem trei-nado sob o sol do meio-diana capital fluminense. Al-guns jogadores têm usa-do inclusive camisas demangas longas duranteas atividades.

Expor os jogadores aocalor dias antes da estreiana Copa, contra a Itália,é proposital. De acordocom a Federação Inglesa,todo o período de prepara-ção da seleção para o Mun-dial já incluiu viagens aamistosos por lugares na-turalmente quentes jus-tamente para aclimataros jogadores, acostuma-dos ao clima frio e chuvo-so da Inglaterra.

A seleção inglesa jápassou por Portugal e porMiami, nos Estados Uni-dos, antes de chegar ao Riode Janeiro. Na cidadenorte-americana, aliás,treinou e fez um amisto-so contra Honduras emdias mais quentes que osenfrentados no Rio desdesua chegada, no domingo.

No Rio, a Inglaterra járealizou três treinamen-tos (segunda, terça e quar-ta-feira). Os três, por vol-ta do meio-dia. Segundoo técnico Roy Hodgson, sóo treinamento de segun-da foi mais leve. Os outrosdois treinos feitos no Bra-sil foram os mais inten-sos de toda a estada in-glesa no Brasil.

Durante as atividades,entretanto, há uma preo-cupação com saúde dosatletas. Na quarta-feira,dez minutos depois de osjogadores entrarem emcampo, a comissão técni-ca fez uma pausa para hi-dratação dos jogadores.Borrifadores de água tam-bém foram usados pararefrescar.

Manifestante é detido em protesto contra a Copa nas cercanias da estação Carrão do metrô

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Esporte6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

Portugal foi a última se-leção a chegar ao Brasil pa-ra a Copa do Mundo, masnem por isso é a menos as-sediada pelos torcedoresbrasileiros. No primeirotreino realizado no estádioMoisés Lucarelli, em Cam-pinas, o público pode verde perto Cristiano Ronal-do, o mais assediado du-rante os trabalhos.

A cada vez que o melhorjogador do mundo tocou nabola os torcedores grita-vam para ele. Teve até in-

vasão de campo em buscade um contato mais de per-to com Cristiano Ronaldo.

O jogador do Real Ma-drid treinou normalmen-te nessa quinta-feira e ga-rantiu à imprensa portu-guesa que está 100% recu-perado de uma lesão nojoelho esquerdo, que oatrapalhou nos jogos fi-nais do Real no Campeo-nato Espanhol e na Ligados Campeões.

Foi o primeiro treinoaberto de Portugal para a

Copa do Mundo. Foramdisponibilizados seis milingressos para o público.

Em campo, o treina-mento começou com umtradicional rachão e 22 jo-gadores participando dostrabalhos. O lateral FábioCoentrão foi poupado dotreino por conta de umtraumatismo do lado es-querdo da cintura.

Portugal estreia na Co-pa do Mundo dia 16, con-tra a Alemanha, em Sal-vador.

A assessoria de im-prensa da Polícia Mili-tar afirma que apenasreagiu a agressões demanifestantes, e nãodeu início aos confron-tos.

Os manifestantes

pretendiam fazer o tra-jeto do metrô até a bar-reira da Fifa, próximaao Itaquerão, mas os po-liciais impediram que aRadial Leste fosse ocu-pada, com dois cordõesde isolamento. O poli-

ciamento vai permane-cer no local - no momen-to, os metroviários sereúnem no sindicato dacategoria, próximo aolocal do protesto, e po-dem optar por greve emanifestação.

Quanto você acha queum técnico de seleção ga-nha por ano? O treina-dor da Espanha, atualcampeã, é o mais valo-rizado? E quanto a Feli-pão, que já levou um tí-tulo Mundial em 2002?Pois é, algumas dessasrespostas podem sersurpreendentes. Pelomenos é o que aponta umlevantamento feito pelojornal britânico DailyMail sobre os saláriosdos comandantes das 32seleções da Copa doMundo.

De acordo com a lista,Felipão é o quarto maiorsalário entre todos. Elerecebe aproximadamen-te R$ 8,8 milhões porano. Se somarmos as re-munerações dos técnicosdos três rivais da seleçãona primeira fase da Co-pa, o valor não cheganem perto do que ganhao brasileiro. Miguel Her-rera, do México, é o últi-mo da lista e ganha 'ape-nas' R$ 465 mil. Niko Ko-vac, da Croácia, embol-sa R$ 600 mil anuais.Volker Finke, de Cama-rões, ganha R$ 875 mil.

Juntos, levam para casaR$ 1,84 milhão a cada 12meses.

O líder da lista, sur-preendentemente, nãodirige nenhuma das po-tências que são conside-radas favoritas para aCopa. O italiano FabioCapello, que lidera a se-leção da Rússia, ganhaquase R$ 25 milhões porano. Mais de R$ 2 mi-lhões a cada mês de ser-viço prestado.

Ele é seguido por RoyHodgson, da Inglaterra,que recebe valor próxi-mo a R$ 13 milhões a ca-da ano. Na terceira co-locação está o italianoCésare Prandelli, comR$ 9,5 milhões.

Vicente del Bosque,treinador da última se-leção campeã mundial,é o sétimo da lista. A Fe-deração Espanhola pa-ga para ele R$ 7,5 mi-lhões.

Apenas sete treina-dores ganham menos doque R$ 1 milhão por anono comando de suas se-leções. Na média, o sa-lário deles está em R$4,5 milhões.

Salários

Felipão é o 4º mais bempago da Copa. Rivais dogrupo A nem chegam perto

Page 7: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

A gentileza do povo brasileiro tem salvo, em parte, a faltade competência da organização da Copa e dos governos quenão preparam bem suas sedes. Quando falha, por exemplo, ainformação de como chegar aos estádios e hotéis o povo entraem campo para orientar e até oferecer carona amiga aos es-trangeiros perdidos pelo Brasil.

Com pênalti polêmico, Neymarmarca 2 e Brasil vence de virada

Estréia

Otimismo

SÉRGIO OLIVEIRA

Passada a tensão da estreia, independente doresultado, o gelo foi quebrado. Claro, o ambien-te fica mais leve quando o resultado é de vitó-ria, do contrário é preciso fazer uma espécie derecomeço sob pressão já colocando um pouco emrisco a classificação, embora não seja motivo dedesespero quando o time tem qualidade. O cer-to é que o ambiente da Copa ocupou de vez o seuespaço, como esperado, apesar de todas as diver-gências e contestações que reinaram durante operíodo de preparação do Mundial. Como espe-rado também alguns transtornos, porém aque-les que estavam com ingresso na mão encararamtudo, reclamando ou não, mas sempre com o de-sejo maior que era e continua sendo, de ver deperto a sua seleção.

Para os natalenses, uma das sedes da Copa doMundo 2014, a competição começa hoje, sexta-feira.A bola rola em horário não convencional para o fute-bol brasileiro, mas como o assunto é Copa, a partirdas 13h na Arena das Dunas mostram armas es-portivas as seleções do México e Camarões.

Desde o início da semana que os mexicanos fazemseu carnaval particular fora de época na capital po-tiguar. E tem mais, logo após a partida o grupo pe-ga a estrada com destino a Mossoró para conhecere participar do Mossoró Cidade Junina. A informaçãoé de que o comboio é composto por 1.800 pessoas.

A seleção do México, pelo menos em Natal, deverá se sentir emcasa. Apoio é geral.

AGORA, mesmo com problemas, a seleção de Camarões é ossoduro de roer. Bom, essa é a previsão.

DE bicicleta, dois americanos cruzaram as Américas para assistirjogo dos EUA.

JÁ começou, que tenhamos na prática a Copa das Copas.

TESTEUm bom teste logo na estreia

para saber, na prática, se o jo-gador Cristiano Ronaldo chegano melhor da sua forma para oMundial. A sua seleção, Portu-gal, enfrenta no primeiro jogoa Alemanha em Salvador. Timeforte na marcação e, se Cristia-no passar bem, estará provadoque se recuperou da lesão queameaçou deixá-lo longe do Bra-sil no período da Copa.

PRESTÍGIOPelas reações do próprio jo-

gador, nem ele sabia do tama-no do prestígio que tem em seupaís. Estou falando do zaguei-ro David Luiz. Até pelo fato deser ele zagueiro, normalmenteo ídolo é o camisa 10 ou aqueleque é goleador. Zagueiro é no-vidade, mas David Luiz tem re-cebido frequentes manifesta-ções de carinho do torcedor bra-sileiro.

TENSAO dia ontem foi tenso não

apenas em São Paulo. As pri-meiras horas da manhã foramtensas até mesmo em Brasília,com greve e protesto complican-do o trânsito. Como esperado,problemas também foram regis-trados em São Paulo, principal-mente nas vias de acesso ao lo-cal do jogo Brasil e Croácia. Apopulação foi às ruas de verdeamarelo ou não.

GENTILEZA

SÃO PAULO, SP -Com muito sofrimento euma contribuição do ár-bitro japonês Yuichi Nis-himura, a seleção brasilei-ra venceu a Croácia por 3a 1, de virada, no Itaque-rão, no jogo de abertura daCopa do Mundo.

Neymar marcou os doisprimeiros gols, enquantoOscar fez o terceiro. O pri-meiro em um chute deaproximadamente 22 me-tros de distância. O segun-do foi em uma cobrança depênalti sofrido por Fred emarcado pelo árbitro japo-nês Yuichi Nishimura -omesmo que apitou a eli-minação da seleção paraa Holanda na Copa doMundo-2010.

Com os dois gols mar-cados ontem, Neymarchegou a 33 pela seleçãoprincipal e está entre ossete maiores artilheirosdo país -juntamente comRonaldinho Gaúcho eJairzinho. Foi o 50º jogo dojogador com a camisa daseleção brasileira.

Além de Neymar, outrodestaque do time brasilei-ro foi Oscar, que ganhoua bola que deu origem aoprimeiro gol, tocou paraFred no lance que o ata-cante sofreu o pênalti emarcou o terceiro.

Com a vitória, a sele-

ção brasileira mantémuma escrita em Copa doMundo. Desde 1938, aequipe não é derrotada naestreia de Mundial. Em1934, perdeu para a Es-panha.

Além de Brasil e Croá-cia, o Grupo A ainda temMéxico e Camarões, que seenfrentam hoje, em Natal.

A seleção brasileira vol-tará a campo na próximaterça-feira (17), quandoenfrenta o México em For-taleza. No dia 18, a Croá-cia encara Camarões emManaus.

O JOGOApoiada pela torcida -o

público pagante foi de62.103-, a seleção brasilei-ra iniciou a partida tentan-do tomar a iniciativa. Noentanto, a equipe encon-trava dificuldades parachegar à área adversáriaem razão da formação de-fensiva da Croácia, quemarcava atrás da linha domeio de campo e explora-va os contra-ataques peloslados do campo.

E foi assim que os croa-tas criaram a primeirachance. Aos 6 minutos,Olic completou de cabeçaum cruzamento da direi-ta e assustou Júlio César.

Quatro minutos depois,a Croácia abriu o placar em

uma jogada pelo lado es-querdo do ataque. Olic cru-zou rasteiro para Jelavic,que furou e o lateral Mar-celo viu a bola bater em seupé e ir para o fundo do gol.

Sem espaço, a seleçãobrasileira esteve apagadaem campo até os 20 minu-tos, quando criou a primei-ra chance. Paulinho inva-diu a área e finalizou, maspor cima do goleiro Pleti-kosa. Logo depois, Neymardesceu pela direita e cru-zou, no entanto, a zagaafastou. Na sobra, Oscartentou de fora da área ePletikosa fez boa defesa.

A Croácia continuavaassustando em jogadas pe-las laterais. Porém, o Bra-sil chegou ao empate aos28 minutos. Oscar dividiucom dois croatas, ganhoua jogada e tocou para Ney-mar, que avançou e chutoucruzado para empatar o jo-go. Antes de entrar, a bo-la ainda tocou na trave.

Dois minutos antes debalançar a rede, o atacan-te do Barcelona havia re-cebido o cartão amarelo.

O time de Felipão se en-controu e passou a domi-nar a partida. A seleçãocresceu principalmentepela atuação de Oscar, quese movimentou bastanteem campo. Apesar dessedomínio, o time não con-

Neymar marcou os dois primeiros gols, enquanto Oscar fez o terceiro. O primeiro em um chute de aproximadamente 20 metros de distância

Próximos adversários,mexicanosdizem nãotemer oBrasil

ANDRÉ UZÊDA

Os torcedores me-xicanos presentes naFan Fest de Fortale-za disseram não te-mer a seleção brasilei-ra na partida da pró-xima terça (17), queacontecerá na ArenaCastelão, no Ceará.

Antes de jogar con-tra os donos da casa,o México enfrenta aseleção de Camarõeshoje, na Arena dasDunas em Natal.

Mesmo com o re-sultado de 3 a 1 sobrea Croácia, os mexica-nos enxergaram pro-blemas na defesa bra-sileira e excessivo ner-vosismo dos jogado-res.

"Deu para notarque não é uma seleçãoimbatível. Tem váriosdefeitos e pode simperder para nós aquiem Fortaleza", disse omexicano Fred Revel-ta, 59, aposentado.

Um outro torcedormexicano endossou ocoro de confiança."São os donos da casae favoritos, mas nãoé a melhor formaçãoque o Brasil já apre-sentou em Copas. Es-ta é uma seleção emformação e o Méxicomais experiente podesim vencer", disse oestudante FranciscoGarcia, 29.

Na Copa das Con-federações do ano pas-sado, Brasil e Méxicotambém se enfrenta-ram na Arena Caste-lão em Fortaleza. Apartida terminou comresultado favorávelpara o Brasil: 2 a 0(gols de Neymar e Jô).

"Aquilo já ficou nopassado. Agora é umoutro jogo e uma ou-tra realidade", disseGarcia.

Oscar, autor do terceiro gol do Brasil

NA ARENA DAS DUNAS

Em respeito ao seu público e, próprio, já que a propostana avaliação do artista foi desrespeitosa, o cantor Fag-ner não aceitou o convite da Fifa e da Rede Globo paraparticipar do Fan Fest em Fortaleza. Preferiu, e eu queroaplaudir por isso, participar de sua agenda tradicional,nas festas de São João. Fagner mostra também o que podeacontecer nos eventos, diante dos anúncios de protestos.Disse ele: "Quero ficar livre para opinar".

RESPEITO

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Fotoarena/Folhapress

seguiu virar o placar.No segundo tempo, o

panorama da partida nãomudou. O Brasil tomavaa iniciativa, enquanto aCroácia marcava e tenta-va explorar as costas doslaterais.

Felipão fez duas alte-rações. Saíram Paulinhoe Hulk e entraram Her-nanes e Bernard. A equi-pe manteve a pressão e

conseguiu um pênaltiduvidoso. Oscar cruzou,Fred dominou a bolamarcado por Louvren ecaiu. Neymar cobrou efez o gol da virada.

Após o gol, a seleção bra-sileira encontrou mais es-paços e teve a oportunida-de de aumentar com Da-vid Luiz, que completou decabeça um cruzamento pa-ra fora.

Page 8: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Cur

ta-M

etra

gem

Social8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

MOSSORÓ CIDADE JUNINA

Depois do sucesso do Pin-go da Mei-Dia, começou on-tem o Mossoró Cidade Ju-nina, com abertura dos pal-cos da Estação das Artes ea apresentação do espetá-culo “Chuva de Bala no Paísde Mossoró”. Hoje, o "bichovai pegar” com o show damegabanda de forró Aviõesdo Forró no palco principal.Vai faltar chão!

FESTA PARA IZABELPessoas queridas de Iza-

bel Montenegro se reu-niram nessa quarta-feirapara festejar o seu aniver-sário. Família, amigos e co-legas, da CEF, da PMM, dopartido e da Câmara Mu-nicipal fizeram coro no "Pa-rabéns pra você". Por lá es-tiveram Eddy Moura, os ve-readores Genivan Vale,Vingt-un Neto, Tomás Ne-to, Alex Moacir, Jadson, Lu-célio Guilherme, Rose eMary Ester Cantídio, Tere-za Glícia Queiroz, VâniaAzevedo, Paulo Sidney eLarissa Rosado, Laíre eSandra Rosado, José Nil-do Fernandes, Assis Amo-rim e Marilena, ZoraideAzevedo, Glenda Negrei-ros, Rosa Gomes...

@ Mudam de idade hoje e recebem oscumprimentos da coluna: Ligiane Holanda,jornalista Marcos Santos, Marcos Leonardo,Alexandre Marques, Maximira Nascimentoe Antônia de Paiva Duarte. Parabéns!

@ Os fãs da cantora Katy Perry entraramem ebulição com a notícia que rola nas redessociais que a bela vai estar em Natal para as-sistir ao jogo da seleção norte-americana naArena das Dunas, segunda-feira (16).

@ A Prefeitura e a Câmara Municipal deNatal estão pagando a primeira parcela do13º salário aos seus servidores. Que tal osnossos dois Franciscos, José Jr. da Prefeitu-ra e Carlos da Câmara, seguirem o exemplopara que centenas de servidores tenham umMossoró Cidade Junina com um dinheirinhoa mais no bolso.

@ As camisetas verde,amarelo,azul e bran-co que enfeitam as vitrines da ZZ, no MedicalCenter, saíram de lá e foram parar nos "cor-pitchos" "mais, mais" da cidade de Santa Luzia..

@ O ministro Luiz Fux, do Supremo Tri-bunal Eleitoral (TSE), decidiu por atender opedido de Antônia Luciana (PMDB) - e o vi-ce Edson Barbosa (PV) - para retornar ao car-go de prefeita de Baraúna, de onde foi cas-sada por compra de votos e abuso de podereconômico. As sentenças de primeira ins-tância começam a cair.

@ Sou fã de Neymar e adoro Messi!

Telefone: 84 9194 5192

[email protected]

Pinto

Izabel Montenegro com Mary Ester Fernandes e Tereza Glícia Queiroz

Giúlia Alves Ferreira, a noivinha caipira de Daniel e Catarina

Marilena Amorim e Izabel Montenegro, aniversariantes, com asdeputadas Sandra e Larissa Rosado

Polianna Simas e Kelly Morais na

inauguração da Avohai

Cris Alves

Kleber Azevedo Eduardo Kennedy

Paulo Pinto

Page 9: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

MOSSORÓ-RN - SEXTA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2014 CELEBRAÇÃO

Rádio FM 93 comemora 26 anos líder em audiência

PÁGINA 2COTIDIANOMovimentação

Apesar das inúmeras críticas contra o mundial, torcedores e comércio se renderam à paixão pelo futebol

Mossoroenses param para acompanharestreia da Copa do Mundo no Brasil

No dia de estreia da sele-ção brasileira na Copa do Mun-do de Futebol e também Diados Namorados, as ruas fica-ram cheias de torcedores eapaixonados que deixaram pa-ra comprar adereços em verdee amarelo e presentes na últi-ma hora, aquecendo o comér-cio neste início de mês, aten-dendo às expectativas de co-merciantes de recuperação domercado em junho.

“Já pudemos, desde o iní-cio do mês de junho, compro-var o crescimento nas vendas

e na movimentação na loja.Com a Copa, estimamos umaumento entre 10% e 15% es-te mês em relação a maio, poiso futebol sempre anima aspessoas a comprarem coisas,principalmente roupas e ade-reços, com as cores da bandei-ra”, disse Graça Matias, ge-rente de uma loja de roupas.

Prevendo o aumento damovimentação e procura porartigos que atendam às de-mandas de torcedores e na-morados, muitos comercian-tes adaptaram os produtos,

oferecendo desde camisas daseleção brasileira a flores eaté cestas com ursinhos ver-de e amarelo ou jogadores defutebol de pelúcia.

“A expectativa é de movi-mento muito bom, mas esteano o estrelismo é a Copa doMundo e não tem jeito, elaacaba ofuscando um pouco oDia dos Namorados. Até ospresentes comprados estão‘no clima da Copa’, tudo ver-de e amarelo”, conta a comer-ciante Sandra Lúcia Nasci-mento.

Horário reduzido na estreia da Copa deixa comércio lotado

Depois de anos de pre-paração, milhões em inves-timentos com obras de es-tádios e mobilidade urba-na, meses de esperaapreensiva sobre a formacomo o mundial seria re-cebido no Brasil (com pai-xão ou protesto/com paixãoe protesto) é chegada a ho-ra. O verde e amarelo quetomam conta da cidadeanunciam: vai ter Copa!

"E não é qualquer Co-pa. É a nossa Copa. Nanossa casa. Eu tenho 25anos e nunca vi uma Co-pa sediada no Brasil e nãovou deixar de torcer pelomeu país por causa deproblemas que sempreexistiram. Os problemasdo Brasil não são por cau-sa da Copa. As pessoastêm que saber diferenciaras coisas", declara o es-tudante Adriano Costa.

A jornalista AmandaMelo também se mostraentusiasmada com o mun-dial do Brasil. "Tenhomuito orgulho do meupaís. Aos que reclamam daCopa, temos o resto da vi-da para cobrar e exigir mu-danças na saúde, educa-ção, segurança... Que amesma força que se dedi-cam hoje para reclamar do

evento, quero ver concen-trada e transformada emesforço depois que a Copaacabar", avalia.

Durante o dia de on-tem, vários bares e res-taurantes se prepararampara exibir o jogo de es-treia da Copa do Mundode 2014. Ornamentação,telão para transmissão dojogo, tudo em clima domundial para atrairclientes.

Para garantir que to-dos pudessem acompa-nhar o início do mais im-portante campeonato defutebol do mundo, comér-cio, bancos, shoppings,supermercados, empre-sas privadas e órgãos pú-blicos reduziram o expe-diente ontem.

"O futebol é uma pai-xão nacional. Isso é umatradição e não vai mudar.A cada quatro anos, o paíspara para acompanhar osjogos, em especial os jogosdo Brasil. Este ano, alémde acompanhar pela tele-visão, muitos terão aoportunidade de assistirde perto aos jogos em Na-tal ou em Fortaleza. Éuma chance única", de-clara o vendedor João Vic-tor Dantas. Ruas em verde e amarelo anunciam que vai ter Copa

Fotos: Cacau

Page 10: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Gerais2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

CaosDe forma paralela à

greve dos motoristas deônibus em Natal, o trân-sito se configura comoum verdadeiro caos.Nem meso as interven-ções encaminhadas nasproximidades do Arenadas Dunas foram sufi-cientes para diminuir oimpacto do fluxo de veí-culos. A paciência seráum ingrediente necessá-rio.

Operação Na última terça-feira

(10), o Instituto de Pesose Medidas do Rio Grandedo Norte (Ipem-RN) rea-lizou uma ação relâmpagocom o objetivo de verificara presença do selo do In-metro em diversos tipos deitens relacionados aoMundial de futebol, paragarantir que os torcedorespotiguares levem para ca-sa apenas produtos se-guros.

AlvoA operação ocorreu no

comércio de Natal. Foramvisitados oito estabeleci-mentos, em que os agentesfiscalizaram 1.727 produ-tos entre bonecos masco-tes, peões, cornetas e ou-tros brinquedos. No total,foram verificadas 310 ir-regularidades, sendo 210em brinquedos sem selo doInmetro e 100 em itens têx-teis sem as informaçõesobrigatórias.

Fun FestAinda com relação à Co-

pa do Mundo e Fun Fest,ontem foi dia de estreia doevento em Natal. A estru-tura montada nas proxi-midades do Forte de Na-tal, recebeu cerca de 20 miltorcedores que acompa-nharam a estreia da sele-ção brasileira de futebol egrandes shows de atraçõesregionais e nacionais. Aprogramação seguirá du-rante todo o mês.

Cidade Junina De forma paralela ao início da Copa do Mundo, Mossoró

deu início ontem a programação do Mossoró Cidade Juninana Estação das Artes. Quatro atrações se apresentaram on-tem, antecipando a grande movimentação prevista para ho-je que tem como principal atração a banda Aviões do Forró.

Pau de AraraA Braavo Turismo e o Hotel VillaOeste se uniram para

marcar o lançamento dos festejos juninos com muita ani-mação. A partir das 18h de hoje receberá a imprensa para umpasseio no Pau de Arara Elétrico. A comitiva fará o percursopelos principais pontos da cidade com a animação conhecidade uma das principais atrações do Mossoró Cidade Junina.

oje é dia de estreia da cidade de Natal na Copa2014. Detentora do mais belo estádio de futeboldo país, Natal começará a Copa cercada de

problemas. O dia de ontem começou com o impacto dagreve dos condutores de ônibus. Cerca de 530 mil pes-soas estão prejudicadas com a greve dos rodoviários. OSintro (Sindicato dos Trabalhadores em TransportesRodoviários no Estado do Rio Grande do Norte) pede16% de reajuste nos salários dos motoristas e cobradorese o valor de R$ 450,00 para o tíquete-alimentação. Acategoria recusou a primeira proposta do SET e até ofechamento desta edição o impasse era mantido. Poroutro lado, os conselheiros do Tribunal de Contas do RioGrande do Norte acataram à unanimidade, na sessãoplenária de ontem, representação feita pelo MinistérioPúblico de Contas com pedido de Inspeção em Caráter Se-letivo e Prioritário, visando inspeção analisando o pro-cedimento licitatório e execução do contrato promovidopela Prefeitura do Natal para a execução do Fifa Fan Fest.Pelo andar da carruagem, Natal continuará enfrentan-do problemas durante e após a realização da Copa. Emmeio a tantos transtorno, que fique pelo menos uma boaimagem da nossa capital além-fronteiras.

HProblemas e barreiras na Copa em Natal

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Comemoração

Rádio 93 FM completa 26 anos deliderança e sucesso de audiência

Novas tecnologiassão símbolos da rádio

Promoções sãooutra grandemarca da rádio

Emissora tem público de mais de 1 milhão de ouvintes em vários estados do país

Consolidada desdeseus primeiros anos comoa maior emissora de rá-dio do interior do RioGrande do Norte, a Resis-tência 93 FM completa 26anos de vida hoje comemo-rando os mais de 1,2 mi-lhão de ouvintes que pos-sui espalhados por todo oNordeste. Tradicional, arádio ainda possui profis-sionais que participaramde sua fundação, e exer-cem importante papel.

De acordo com Elias Pe-reira, operador de áudio,que trabalha na rádio des-de sua fundação, a emis-sora surgiu a partir daideia de Vingt-un Rosa-do, Laíre Rosado e DiranAmaral, que trouxeram doCeará uma equipe que iriaescolher e montara pro-gramação da rádio, alémde selecionar profissio-nais.

"Quando cheguei na rá-dio ela ainda estava come-çando. Lembro que umaequipe cearense veio e euparticipei de um teste pa-ra trabalhar, desde entãoestou com muita satisfa-ção e orgulho na empresa.São 26 anos onde traba-lho com muita felicidadeao lado de grandes profis-sionais", comenta Elias

Oberdan Silva, radia-lista e coordenador de pro-gramação da 93, que tra-balha há 25 anos na em-presa, relembra que ini-cialmente o contato com opúblico era feito por meiode telefone e cartas, masque o contato já era mui-to intenso. "Sempre tive-mos muita aceitação dopúblico, o carinho foi mui-to grande, e hoje só au-menta", comenta.

"É uma satisfação tra-balhar em uma rádio quesempre teve aceitação dopúblico, que sempre tocou

Integrada há dez anos a emissora, Adriana Ísis, foi escolhida melhor radislista de Mossoró em votação popular

sertanejo, forró, românti-cas e tudo mais o que povogosta, e esse sempre foinosso segredo de sucesso",comentou Elias, sobre a rá-dio que chama a atençãopelo carinho e dedicaçãoconferidos ao público.

Recentemente, a rádio93 FM, ao lado do jornalO Mossoroense foramescolhidos por meio de vo-tação popular promovidapela Rádio Rural de Mos-soró como os melhores rá-dio e jornal da cidade, umpresente antecipado parao grupo, que ainda viu a ra-dicalista Adriana Ísis serescolhida como a melhorradialista de Mossoró.

Com mais de 160 milouvintes só em Mossoró,a rádio 93 FM opera comtransmissor de 10kW,atingindo os estados do RioGrande do Norte, Paraí-ba e Ceará. De acordo coma mais recente pesquisa daempresa Consult, a 93 FMpermanece à frente da au-diência entre as rádios lo-cais. Segundo os dados,mais de 200 municípios devários estados escutamdiariamente a rádio.

De acordo com Alvanil-son Carlos, diretor admi-nistrativo da Rede Resis-tência, a história da rádiocomeçou a partir da ideiade Vingt-un Rosado, Laí-

re Rosado e Diran Amaral,e desde sempre teve cará-ter popular em sua progra-mação, com músicas queagradavam todos os tiposde público e compromissocom a utilidade pública.

"Estou na Rede há maisde 16 anos, e sempre esti-vemos em primeiro lugar,tanto em Mossoró, como nointerior do RN. A aproxi-mação com o público sem-pre foi a nossa grande ca-racterística, as pessoasgostam da música que é to-cada ali e nos preocupamoscom nossos ouvintes de to-das as maneiras possíveis"comenta Alvanilson.

Para Oberdan Silva,outro grande trunfo daemissora é a qualidade deseus profissionais, que es-tão antenados ao interes-se do público, agregandouma imensa gama de fãs."Nosso time de radialistassempre foi de primeiro es-calão, temos hoje nomescomo Raílson Carlos eAdriana Ísis, que possuemmuitos fãs e muito carinhoda plateia, e isso é resul-tado do bom trabalho", res-saltou Oberdan. Um out-ro grande nome da emis-sora é o radialista GilsonCardoso, que detém amaior audiência entre asemissoras de rádio dacidade.

Começou a peleja. Comuma certa dificuldade, inicial o Brasilsuperou a Cróacia com acerteza de quenão será tão fácil garantir o titulo em casa.

Um dos principais des-taques da Rádio 93FM é aimportância que as novastecnologias exercem naemissora, que aliando con-teúdo e interatividade nãodeixam o ouvinte um só mi-nuto sem informação e en-tretenimento. No tablet,celular, telefone e interneta 93 FM pode ser alcança-da.

"Recentemente lança-mos um aplicativo que es-tá disponível gratuita-mente para androids esmartphones em geral, oaplicativo permite teracesso ao conteúdo da rá-dio ao vivo 24h por dia.Além disso, temos sites, asmais diversas redes sociaise agora contato direto viawhat's app, que aproximae aumenta nosso contatocom as pessoas", comentaAlvanilson Carlos.

Outro símbolo da rádiosão as grandes promo-ções e eventos realizadospelo grupo. A emissorasempre se preocupou eminteragir com o público,retribuindo o carinho e aatenção concedidas. Nes-ta festa de aniversário se-rão sorteadas motos, te-levisores de 32 polega-das, tablets e outros prê-mios, que serão distribuí-dos para os ouvintes.

Page 11: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Festa segue até o final do mês

O Mossoró Cidade Ju-nina (MCJ) começa hojecom dezenas de atrações,voltadas para diferentespúblicos. A programaçãoque abre o fim de sema-na inicial do evento teráapresentações musicaisque vão do jazz de BergDauzacker ao forró ele-trônico da banda Aviõesdo Forró.

Na praça de eventos, nocentro de Mossoró, aconte-cem, às 17h30, a Feira deArtesanato e a Feira de Co-midas Típicas; das 18h às23h, ocorre o Concurso deMaquete Junina; e o Fes-tival de Pífaros e Cabaçaisanima os mossoroensesafeitos às culturas tradi-cionalmente nordestinasàs 20h.

Na Estação das ArtesEliseu Ventania, que rece-be as grandes apresenta-ções musicais do MCJ, às

Debate

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Aluna de mestrado surda ministrapalestra sobre inclusão depessoas com deficiência na Uern

Festa

Sexta-feira começa animada comprogramação do Mossoró Cidade Junina

Luciano Lellys

21h, acontece o já tradicio-nal Circo do Forró. Poste-riormente, se apresentamas bandas Roberto MaiorExpressão, André da Ma-ta, Pé de Ouro e Aviões doForró, atração mais espe-rada da noite.

No Memorial da Resis-tência de Mossoró (MRM),se apresentam Berg Dau-

zacker, a partir das 20h; noTapera Copa se apresen-tam bnada de forró pé deserra, a partir das 20h, eLuiz Carlos, às 22h. Ain-da acontece o Boca da Noi-te com forró pé de Serra,às 20h.

O “Noite adentro” acon-tece no largo do ServiçoBrasileiro de Apoio às Mi-

cro e Pequenas Empresas(Sebrae), com apresenta-ções de João Neto e Lennoa partir das 22h e da ban-da Now à 0h30. No adro daCapela de São Vicente, se-rá realizado o espetáculo“Chuva de Bala no País deMossoró”, às 21h, e showdo Trio Mossoró a partirdas 20h.

A famosa Cidadela, queagrega o público mais al-ternativo do MCJ, come-ça às 20h com Anderson eRádio AM, a partir das22h, e banda Caixa Pop, à1h. Acontecem lá tambémas brincadeiras populares,a partir das 17h, atraindoespecialmente pais ecrianças. Ainda na Cida-dela, o Pau de Arara Ele-trônico anima os foliões, ena Arena Deodete Dias, érealizado, a partir das 20h,a 2ª eliminatória do Festi-val de Quadrilhas.

Aluna explanou sobre a capacitação de educadores para atender alunos especiais

Vanessa de Oliveira ministrou a palestra

A Diretoria de Apoio àInclusão da Universida-de do Estado do Rio Gran-de do Norte (DAIN/Uern)realizou o III Ciclo de De-bates sobre Inclusão, con-tando este ano com a pa-lestra de Vanessa de Oli-veira Carvalho, alunasurda do curso de mestra-do em Educação da insti-tuição, que falou sobre ca-pacitação de educadoresno atendimento a alunoscom deficiência auditiva.

Com o tema "Contri-buições do Centro Esta-dual de Capacitação deEducadores e de Atendi-mento ao Surdo (CAS)junto às Escolas Públi-cas de Mossoró-RN", amestranda relatou pa-ra a plateia, com o auxí-lio de intérprete da Lín-gua Brasileira de Sinais(Libras), suas experiên-cias, dificuldades e osobstáculos que teve desuperar para conseguirchegar a cursar o mes-trado na Uern, relacio-nando suas vivências aopapel desempenhadopelo Centro Estadual deCapacitação de Educa-dores e de Atendimentoao Surdo (CAS).

Referência no assun-to, Lia Matos, professo-ra da Universidade Es-

tadual do Ceará (Uece),parabenizou a iniciativada Uern de promover odebate e também asações de inclusão desen-volvidas.

"Nós assistimos a umaaluna que é surda, que fezuma excelente apresen-tação, com todo o rigor deuma pesquisa científica.Esta sala estava cheia atéo final da apresentação,

pois o público está vendode forma concreta o quea Universidade está fa-zendo. A inclusão não po-de ficar só no discurso",disse.

A próxima edição doCiclo de Debates será rea-lizada ainda este ano, emagosto, e contará com aparticipação de profissio-nais como médicos, psicó-logos e educadores.

A diretora da DAIN,Ana Lúcia Aguiar, afir-mou que o evento é umaoportunidade de troca deexperiências. "Quandotrazemos essas pessoaspara os fóruns dos deba-tes, é uma oportunidadede combater a exclusão ederrubar não apenas asbarreiras arquitetônicas,mas também as barreirasatitudinais", conta.

Page 12: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Social4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

A poderosa do Requinte Buffet, Socorro Paiva,com a aniversariante do dia 8 de junho,

a colunista Karenine Fernandes

Georgiano Azevedo e Eveline Santos recebidos porLarissa Rosado e pelas filhas Lara e Marina na

inauguração da Avohai

Flash

es V

IPs

No Cristais do Alto, Aryanne Tavares,Gislayne Vale e Sâmara Carlos na noite

iluminada da colunista Karenine Fernandes

A deputada federal SandraRosadoconferindo a inauguração daAvohai, queabriu as portasem Mossoró esta semana

NOITE DE LUZSempre dedicada no que

faz, a querida colunista CarolFernandes organizou direiti-nho uma festa superastral pa-ra a sua mana, a colunista Ka-renine Fernandes, aniversa-riante do último dia 8. Comprodução da Master Eventos,os salões do Residencial Cris-tais do Alto, ambientados nacor rosa e preenchidos com ro-sas naturais, ficaram maisharmoniosos para receber 50convidadas. Socorro Paiva foiresponsável pelo menu servi-do na noite de festa. Aperitivossurpreenderam o paladar agu-çado dos VIPs. A equipe do Re-quinte Buffet também assinouos doces, chocolates e o bolo.Homenagens e aplausos nãofaltaram na ocasião. Noite deabraços e agradecimentos.

MUNDO FASHIONA semana foi intensa de

movimentação em torno dainauguração da franquia daAvohai em Mossoró. A lojachega à cidade com adminis-tração de Larissa Rosado e desuas filhas, as jovens Lara eMarina, que, apesar da pou-ca idade, já têm grande co-nhecimento no mundo fas-hion. A inauguração recebeuVIPs que conheceram a mar-ca que alia praticidade, con-forto e beleza, e tem um to-que cultural devido às peçascriadas por artesãos. A lojafica no Kiko´s Mall.

[email protected]

Lima

DOCUMENTÁRIOAlunos do 7º período do curso de Comunicação Social da Uern, entre eles, o nosso

amigo Regy Carte, lançaram o documentário "O Escrevinhador Provinciano", querevela um pouco sobre a história do jornalista Canindé Queiroz. A obra criada paraa disciplina de Agência Experimental em Jornalismo conta com nobres depoimentos.Durante o lançamento do documentário, que ocorreu no auditório da Uern, tambémaconteceu o lançamento do jornal laboratório Officina.

- Tudo de bom para os queridos ani-versariantes de hoje: o enfermeiro Toni-nho Almeida, Ana Beatriz Melo, HykaroMendonça, Joemerson Freitas, MarlusAmorim e Cínthia Fragoso Ramos.

- Nos vivas para a colunista Karenine Fer-nandes, anotamos a presença das deputa-das Sandra e Larissa Rosado, Polyana Si-mas, Carolina Diógenes, Tereza Stela, Gláu-cia Carlos,Zélia Macedo,Gilvaneide Andra-de,Zoraide Azevedo,Fábia Soares,Mary Es-ter, Ione Câmara e Jaélyka Melo.

- Com residência fixa na capitalcearense, Renatinha Fernandes aterrissouem Mossoró ainda a ponto de chegar paraparticipar da festa da mãe Karenine. Umpresente dos mais aguardados.

- Direto da capital potiguar,Adilza Holan-da foi prestigiar a amiga Karenine Fernan-des. Durante o fim de semana, Adilzaaproveitou para rever os amigos de Mossorócom o esposo Raimundo. Os pais de Raul eRaimundo Filho foram hóspedes do GarbosRecepções. Bom demais revê-los.

- Nesta noite, no Mossoró Cidade Juni-na, o palco da Estação recebe Aviões doForró, André da Mata e outros artistas. Jáo cantor Dayvid Almeida faz o agito noCamarote Skol. Vale conferir.

- A Kia Dunas é parceira do CamaroteSkol do Mossoró Cidade Junina. O acessopara o espaço mais concorrido da festa po-de ser adquirido na concessionária. O ca-marote possui bares, praça de alimentação,banheiros, shows exclusivos e outros.Para maisinformações: (84) 3312-0300.

- Marluce Bezerra apresenta a vitrineda New Marluce, no West Shopping, comlooks especiais para a mulherada que de-seja ficar ainda mais elegante no MossoróCidade Junina. Muito bom.

- George Azevedo brinda uma nova con-quista. O potiguar Bruno Mooneyhan venceo concurso Mister Universo, que aconteceuna República Dominicana,e contou com oiten-ta candidatos no disputado páreo. O mode-lo estava muito bem preparado. O título in-ternacional foi merecido.

Page 13: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Polícia 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 13 de junho de 2014

A equipe de segurança é composta por quatro delegados e 12 escrivães. 32 homens darão suporte aos agentes civis

Reunião aconteceu na sede da Degepol

Polícia Civil e homens da Força Nacional asseguramque está tudo pronto com a segurança da Copa

Esquema

Mexicanos postam foto em rede social em cima deassaltante espancado por eles

Reação

Dois mexicanos quereagiram a uma tenta-tiva de assalto, na ma-nhã da última quarta-feira, em uma pousadano bairro de Ponta de Ne-gra, em Natal, postaramorgulhosos, em redes so-ciais, uma foto com o sus-peito rendido e amarra-do dentro do quarto da

pousada em que estãohospedados. A imagemrepassada à imprensapela Polícia Militar foi re-tirada das redes sociaisdos estrangeiros.

Segundo o comandoda PM, no dia do assal-to, os mexicanos acorda-ram com um barulho e sedepararam com o ho-

mem dentro do quarto,mexendo em suas bolsas.Eles entraram em lutacorporal. O ladrão foiespancado, imobilizadoe levado pelo Serviço deAtendimento Móvel deUrgência (Samu) ao Hos-pital Monsenhor Walfre-do Gurgel.

A assessoria de comu-

nicação do hospital infor-mou que o marginal so-freu escoriações no rosto,mas passa bem. Os mexi-canos estão em Natal pa-ra acompanhar o jogo en-tre México e Camarõespela primeira fase da Co-pa do Mundo. O jogoacontece às 13h de hoje,na Arena das Dunas.

"Operação Cadeado"combate criminalidadeno interior do Estado

Deflagrada

Uma ação conjunta daspolícias civil e militar, naquarta-feira à noite, emvárias cidades do interiorpotiguar, resultou na"Operação Cadeado", pa-ra combater a criminali-dade, principalmente emcidades do Oeste. Na ação,foram montadas diversasbarreiras policiais, que re-sultou em nove prisões emflagrante e apreensão devários veículos.

Segundo a Delegacia-Geral da Polícia Civil(Degepol), a "OperaçãoCadeado" foi deflagradapela Secretaria de Esta-do da Segurança Pública(Sesed) com o objetivo defechar os pontos de aces-so ao Estado para possí-veis criminosos. Ao todo85 policiais civis parti-ciparam da operação como apoio do Núcleo de In-teligência da Polícia Ci-vil (NIP). No total foram20 barreiras policiais fei-tas pela Polícia Civil.Uma delegacia móvel fi-cou instalada na cidade

de Passa e Fica/RN.Para o diretor de Poli-

ciamento do Interior, de-legado José Carlos Olivei-ra, quatro pessoas forampresas por embriaguez aovolante na cidade de Jar-dim de Piranhas, um fla-grante de porte ilegal dearmas e dois de embria-guez ao volante na barrei-ra entre Campo Grandee Caraúbas, além de doispresos por tráfico de dro-gas em Patu. "Nessas bar-reiras nós abordamos car-ros e populares no intui-to de conter o roubo, den-tre outras modalidadesde crime", destacou.

Os pontos onde os po-liciais civis atuaram fo-ram Caraúbas, Governa-dor Dix-sept Rosado, Ba-raúna, Apodi, Ouro Bran-co, São Miguel, Patu, LuísGomes, Passa e Fica,Campo Grande, Tibau,Macau, Parelhas, JoãoCâmara, Carnaúba dosDantas, Jaçanã, Jardimde Piranhas, Ipueira eAlexandria.

Turista mexicano posta foto dominando ladrão brasileiro

Em reunião na manhãde ontem, a Polícia Civile homens da Força Nacio-nal que reforçarão o efeti-vo para a Copa do Mundo,no Rio Grande do Norte,asseguraram que está tu-do pronto com a seguran-ça do evento em solo po-tiguar.

A reunião com os poli-ciais da Força Nacionalque vieram de vários es-tados do Brasil apresen-tou 48 agentes da elite

que trabalhão até o dia 25de junho em Natal, emparceria com policiais ci-vis locais.

Segundo informaçõesrepassadas pela DelegaciaGeral da Polícia Civil (De-gepol), a equipe de segu-rança é composta por qua-tro delegados, 12 escrivãese 32 agentes que deverãodar apoio à Polícia Civildo Estado, fazendo regis-tro de ocorrências e outrosprocedimentos da Polícia

Judiciária. Eles começa-ram a trabalhar ontem evão até o dia 25, reforçan-do as delegacias e os locaisonde acontecem o evento.

A reunião teve como ob-jetivo apresentar e expli-car aos agentes da ForçaNacional o funcionamen-to do plano de segurançada Polícia Civil para a Co-pa do Mundo em Natal.Estiveram presentes osubsecretário de Segu-rança Pública, Ricardo

Sérgio Costa de Oliveira,o delegado-geral da Polí-cia Civil, Adson Kepler, odiretor de Policiamentoda Grande Natal, MatiasLaurentino, o diretor daAcademia de Polícia Civil,João Bosco Vasconcelos, odiretor do Núcleo de In-teligência, delegado Leni-valdo Pimentel, além dosdelegados Roberto Andra-de, Luiz Lucena e Ronal-do Gomes, que coordena-rão o evento.

Degepol

Divulgação/PM do RN

Page 14: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Cidades6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

Sindicato e prefeitura fecham acordo para repassedos salários remanescentes da gestão passada

TIBAU - O resultadoda reunião entre o Sindi-cato dos Servidores Públi-cos Municipais de Tibau(Sindispumt) e a Prefeitu-ra de Tibau, na tarde deterça-feira, 10, na Câma-ra Municipal, caminhoupara um acordo no que dizrespeito ao pagamentodos salários atrasados dacategoria referente aosmeses de novembro e de-zembro de 2012, deixadospela administração pas-sada.

O prefeito JosinaldoMarcos de Souza, "Naldi-nho", (PSD), abriu a reu-nião demonstrando totalinteresse por parte da ad-ministração municipalem pagar os salários atra-sados, ressaltando quesua palavra empenhadadurante a campanha elei-toral será cumprida, prin-cipalmente no que diz res-peito a pagar o funciona-lismo público em dia.

Após dar sua garantiade que a administração

Falta de laudo dificulta resolução de impasse

Em meio à reunião des-tinada a resolver o impas-se, o advogado HeltonEvangelista esclareceuque como a prefeitura nãotem laudo técnico de umprofissional atestandoquem são os beneficiadose qual a porcentagem quedevem receber, esses be-nefícios ficaram difíceis deser pagos enquanto não secomprovar, por meio delaudo, o que será feito pos-teriormente, já que a pre-feitura contratou um pro-fissional para essa atua-lização.

A categoria imediata-mente discordou da pro-posta, por não dispensaro pagamento dos benefí-cios acima referidos. Ge-rando assim um impassepor parte da maioria da ca-tegoria.

Nesse momento, o se-

cretário de Finanças,Francisco José de SouzaFilho, explicou para a ca-tegoria sobre os direitosdeles, as condições que aprefeitura estava ofere-cendo para pagar os me-ses em atraso, e que aque-la era uma proposta quedeveria ser analisada.

"Não estamos impondoque a categoria deve acei-tar, mas apresentandouma proposta que a ad-ministração municipalconsidera viável paracumprir com um dever,que se encontra nas mãosdo prefeito "Naldinho",mas que não foi deixadopor ele, e que ele quer cum-prir", disse Filho.

Após alguns minutos deinterrogações por parte defuncionários de várias ca-tegorias, o prefeito "Naldi-nho" mais uma vez entrou

em cena e lançou maisuma proposta por meio desua assessoria jurídica,que seria o pagamento con-forme anteriormente lan-çando, ou seja, os dois me-ses sendo pagos em seisparcelas, a partir de julho,e os benefícios como insa-lubridade, horas extras epericulosidade para aque-les que já têm no contra-cheque sendo recebidos emmarço de 2015.

Imediatamente, foi fei-ta uma espécie de votaçãoentre os participantes queacenaram positivamentepara a proposta. Assim,também, assinalou a pre-sidente do Sindispumt, aprofessora Anabi dos San-tos, que a proposta foi boa,já acatada pela maioria eque o acordo deverá serfechado nos próximosdias.

Representantes chegaram a acordo após avaliação e ajuste de propostas

"Naldinho" (centro) sempre manteve o diálogo

Em Tibau

tem total interesse de ne-gociar com o sindicato, oprefeito "Naldinho" dei-xou que a assessoria jurí-dica, por meio do advoga-do Helton Evangelista,apresentasse proposta econdições de pagamentodos salários referente aosmeses de novembro e de-zembro de 2012.

Segundo o advogado, aprefeitura pagará no pe-ríodo de seis meses o quefoi deixado pela gestãopassada do ex-prefeito Ra-

fael Freire, sendo que nosmeses de julho, agosto esetembro será pago o mêsreferente a novembro de2012.

Já nos meses de outu-bro, novembro e dezembroserá feito o pagamento re-lacionado ao mês de de-zembro de 2012. A propos-ta de início foi bem rece-bida, sendo questionadapor servidores quanto aosbenefícios como horas ex-tras, insalubridade e peri-culosidade.

OFERTA DE EMPREGO

Gerente

A Avohai, franquia do segmento de moda, vai inaugurar loja em Mosso-ró e está recrutando profissional para a vaga de GERENTE, com os seguin-tes requisitos: ser formado ou cursar ensino superior, ter experiência reco-nhecida no varejo, nessa função, ser proativo, dinâmico e ter bom relaciona-mento. Interessados, enviar e-mail para: [email protected].

OFERTA DE EMPREGO

Vendedora

A Avohai, franquia do segmento de moda, vai inaugurar loja em Mos-soró e está recrutando profissional para a vaga de VENDEDORA, com osseguintes requisitos: experiência reconhecida no varejo, ser proativa, di-nâmica e ter bom relacionamento. Interessadas,enviar e-mail para:[email protected].

Page 15: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Social 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 13 de junho de 2014

O amigo e vereador Resenildo Ernesto levou todaa sua linda família para curtir o cortejo junino

Diversão é coisa certa na carroça do GabineteCivil, turma animada e de sorriso certo, só alegria!

Ao lado da formanda Sinara Régis, o grandepromoter Sheilly Câmara arrasou no baile de

formatura de Contábeis, um verdadeiro sucesso!

As queridas Solange e Seilma abraçando a querida Naiane Duarte

em seu jantar de formatura

Linda de viver, a querida Naiane Duarte recebeu amigos e familiares para um

belíssimo jantar em honra à sua formatura

Ao lado das amadas Valentina e DayannyDantas, o grande Rivelino Câmara era só

sorrisos no cortejo junino

Tradicional entre as carroças do cortejo, a do Poder Legislativo foi uma das maisconcorridas, muita alegria e diversão

Nossa coluna abraça os queridos amigos da turma de Pedagogia 2013.2. Parabéns!

Começou o mês de junho! Com o 6º Arraiá Patu Dançá, nossa cidade se vestiu de São João e foi às ruas no último sábado, para trazer toda a alegria do mês mais badalado do ano para a nossa região.

Encontramos grandes amigos e ilustres de nossa cidade no cortejo que trouxe muita alegria e gente bonita à avenida Lauro Maia. Registramos ainda o jantar de formatura da turma de Pedagogia e

o baile de Ciências Contábeis, do Campus Avançado de Patu, que arrasou numa linda festa produzida pela Boutique das Festas. Nossa coluna esteve em todos os eventos e registrou os melhores cliques.

Homenagens serão entregues em comemoração aos 22 anos de existência do município

Câmara de Itajá outorgará títulos decidadania durante festa de emancipação

Comendas

ITAJÁ - Dentro daprogramação oficial deaniversário dos 22 anosde emancipação política,social e administrativado município de Itajá, lo-calizado na região do Va-le do Açu, haverá a con-cessão de títulos hono-ríficos de cidadania a per-

sonalidades que deramsua contribuição para acidade e sua gente.

Cada um dos nove ve-readores terá direito auma indicação com esteobjetivo, conforme infor-mação do presidente doPoder Legislativo, verea-dor João Firmo Lopes,

"Juquinha" (PMDB)."Sem dúvida cada um dosfuturos cidadãos itajaen-ses serão merecedoresdesta honraria", declarouo presidente da Câmara.

Além disso, declarouo presidente, existirá ou-tra homenagem: a mesadiretora confeccionará d-

uas comendas que serãoentregues às duas pessoasque têm comparecido commais assiduidade aos tra-balhos plenários dos ve-readores. "Juquinha" re-gistrou que o período decomemoração do aniver-sário da cidade marcarátambém o encerramento

do 1º período ordinário.

HISTÓRIADesmembrado da cida-

de de Ipanguaçu, o muni-cípio do Itajá foi criado pe-la Lei nº 6.299, de 26 dejunho de 1992. O projetode lei da emancipação po-lítica do Itajá foi conduzi-

do pelo então deputado es-tadual Elias Fernandes,que contou com a aprova-ção de 23 deputados, dosque compõem a Assem-bleia Legislativa do RN. Oúnico voto contra a eman-cipação política do Itajá foido então deputado esta-dual Júnior Souto (PT).

Page 16: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

FIQ

UE P

OR

DEN

TRO

Social8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 de junho de 2014

ARRASTA FESTA cidade de Pau dos Fer-

ros realizará mais uma edi-ção do Arrasta Fest. Um con-curso de quadrilhas com aapresentação de vários gru-pos do Rio Grande do Nor-te. A programação terá iní-cio no próximo dia 18, com arealização de um cortejo ju-nino; dando sequência, nodia 19, acontecerá a abertu-ra do evento, com uma apre-sentação especial da Quadri-lha Tradição Junina, de Paudos Ferros. Logo após, seráo momento para as apresen-tações das quadrilhas queirão concorrer ao prêmio, nacategoria estilizadas. Já nosdias 20 e 21, a disputa seráentre as quadrilhas matu-tas, com mais de 10 gruposdisputando a premiação,com equipes vindas de diver-sas cidades do Estado.

CAMAROTEPara quem adora curtir os

festejos do Mossoró CidadeJunina com conforto e segu-rança, o Camarote Skol é odestino certo. O espaço pos-sui bares, praça de alimen-tação, banheiros, visão priv-ilegiada para os palcos da Es-tação, além de shows exclu-sivos. Os acessos para o Ca-marote Skol podem seradquiridos nas lojas: PoloPlay do Mossoró West Shop-ping e Kia Dunas, no Alto deSão Manoel. Informações a-través do (84) 3422-7212, daPolo Play, e (84) 3312-0300,da Kia Dunas.

@ - Ontem foi dia de cantarparabéns e desejar muitos anos de vi-da para Kainan Melo, Glênio Jadsone o repórter da Inter TV Cabugi, VictorLira.

@ - Ontem, o ponto de encontro dagalera jovem e animada foi a AmigosCasa Show, na cidade de MarcelinoVieira. Por lá rolou a festa com Flávio &Pizada Quente e outras atrações. Já ho-je quem comanda a galera será a ban-da Bonde do Brasil e também a bandaParceiros do Forró.

@ - O potiguar Bruno Mooneyhanrepresentou o Brasil no concurso Mis-ter Universo,dia 10 de junho,em even-to realizado na República Dominicana.Bruno venceu o concurso e é o primeirobrasileiro a conquistar o título de Mis-ter Universo. Parabéns!

DENGUEUma grande ação envolveu a

população de todos os bairros de Paudos Ferros, nessa quarta-feira, 11,em uma programação intitulada"Dia 'D' de Combate à Dengue". Asações envolveram desde a realiza-ção de mutirões, além de palestrasem escolas e creches, assim comoblitze em diversos pontos de maiormovimentação na cidade.

Em tempo parabenizamos Diana Gomes, aaniversariante da quarta-feira, dia 11

Hoje é dia de cantar parabéns e desejar felicidadespara o aniversariante Luís Antônio

Parabéns e felicidades para Kainam Melo,aniversariante de ontem

Representantes do Incra e do município se reúnem paraexplicar trâmites relativos à liberação de recursos

Casqueira II

AREIA BRANCA - ASuperintendência do Ins-tituto Nacional de Coloni-zação e Reforma Agráriano Rio Grande do Norte(Incra-RN) caminha parasolucionar um impasse an-tigo que envolve 76 famí-lias assentadas e tituladasdo assentamento Casquei-ra II, neste município. Nasemana passada, mais umpasso importante foi dadonesse sentido.

Uma proposição apre-sentada pelo órgão por

meio da Procuradoria Fe-deral pode resultar na so-lução do caso. O superin-tendente do Incra no Esta-do, Íbero Hipólito, esteveem Areia Branca, na sex-ta-feira, 6, para uma reu-nião com os assentados. Oencontro aconteceu nas de-pendências da Escola Mu-nicipal Josimar Soares deCarvalho, no referido as-sentamento, onde tratousobre o assunto.

Na oportunidade, Hipó-lito esclareceu sobre o es-

tágio atual do processo eexplicou os trâmites rela-tivos à liberação de recur-sos, entre os quais, valo-res arrecadados até a ti-tulação, pertencem ao In-cra e deverão ser investi-dos em projetos coletivosno assentamento como areforma de casas, aquisi-ção de máquinas e imple-mentos agrícolas. Outraparte do montante que foiarrecadada após a titula-ção deverá ser dividida empartes iguais entre as 76

famílias da agrovila emquestão.

Foram encontrados vá-rios pontos com petróleonas terras de Casqueira IIque pertenciam ao Incra eque foram repassadas aoscolonos por meio da titu-lação. Desde a descober-ta, os royalties que deve-riam ser pagos ao dono daterra estão sendo deposi-tados em uma conta, e omontante já é de aproxi-madamente R$ 8 milhões.

Várias ações judiciais

foram protocoladas e tra-mitam em instância fede-ral, todas reclamando o di-reito de recebimento dosroyalties junto à Petro-bras, pelos assentados.

Com o acordo firmadona reunião, as ações deve-rão ser encerradas e os re-cursos distribuídos entreprojetos de investimentossociais na comunidade eentre os assentados.

Estiveram presentes nareunião os advogados doscolonos, a Organização

Não-Governamental In-clusão e Cidadania, ins-tituição que desenvolveprojetos na comunidade,representada pela for-madora Gecilda Montei-ro.

O poder público muni-cipal foi representado pe-la prefeita Luana Bruno(PMDB), que participou dareunião juntamente como gerente de Recursos Hí-dricos, José Maria de Se-na, e outros auxiliares dogoverno municipal.

Representante do órgão esclareceu sobre o estágio atual do processo e explicou trâmite básico

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

Page 17: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Social 9www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 13 de junho de 2014

PARABÉNS PARA VOCÊNesta data querida: hoje, 13/6,

padre Fred Gurgel, Pandora Ho-landa, Monaliza Souza, Efraim Al-meida; amanhã, 14/6, GiovannaGurgel de Góis, Tadeu Benevides,Aparecida Gurgel, Pedro Henri-que, João Victor Gurgel, Jovanil-do Fernandes; domingo, 15/6, se-nhor Nezinho Brito, Gildemar Cos-ta, Romário Ferreira, Cláudia Fer-nandes; segunda-feira, 16/6, TicaSoares, Alex Targino, Diego Linha-res, Francélio Brito, vereador deJanduís, Fábio Dantas; LouisianeMaia, Júlio Ulisses. Muitas felici-dades, muitos anos de vida!

SANTO ANTÔNIO - ENCERRAMENTO!

Logo mais às 17h, no bairroLeandro Bezerra, acontece a pro-cissão de encerramento dos feste-jos alusivos ao nosso padroeiro San-to Antônio. Todas as famílias e apopulação em geral estão convi-dadas para fazer parte deste mo-mento de fé, percorrendo as prin-cipais ruas do nosso bairro. Vamostodos!

A BOLA VAI ROLAR NO OLHOD'ÁGUA PARK HOTEL

No período da Copa, você é con-vidado pelo Olho d’Água Park Ho-tel para desfrutar de sua super-estrutura para assistir aos jogos,sem falar que a partir do meio-diaa entrada é grátis e você ainda sa-boreia uma deliciosa feijoada tam-bém gratuitamente, pagando só oconsumo das bebidas. Vamos todostorcer pelo Brasil na melhor áreade lazer do Oeste.

Estil

o Q

uem

Aco

ntec

e

Hoje quem amanhece de idade nova é o nosso pároco Fred Gurgel. Desejamos tudo

de melhor hoje e sempre

Próxima segunda-feira será dia de festapara Tica Soares, e nós claro antecipamos

os votos de felicidades mil

Recebendo o carinho da filha MariaAngélica, a aniversariante de amanhã será

a cake designer Aparecida Gurgel, a quem brindamos a data. Tim-tim!

Outro aniversariante festejado dodia 16 será o amigo Diego Linhares.

Desejamos tudo de bom!

FESTA PARA TICA SOARESNa próxima segunda-feira, a colunista

querida Tica Soares amanhecerá de idade no-va e claro espera os amigos e familiares paraabraçá-la. Tudo muito simples na residênciada Ubaldo Fernandes, já que a alinhada nãoquer muita badalação. Pois bem, não deixede ir, das 9h às 16h, Tica espera de braços aber-tos.

@ Durante toda a festa de Santo Antônio,a Focus Sonorização e Eventos fez o áu-dio e bateu um bolão. Aplauso paraCarneiro Nascimento e filhos!

@ Chiques, a deputada Larissa Rosa-do e suas filhas entregaram a Mossoróuma franquia da marca Avohai,de Del-cindo e Eveline, que promete ferverMossoró com uma moda de arrasar.Um luxo!

@ A praça Reinaldo Pimenta está todadecorada em ritmo de Copa nas coresverde e amarelo, com arte de LeonardoMiranda e Salomão Gurgel. Show!

@ Parabéns para a caraubense Míri-an Paiva Rinaldi por sua formatura emDireito. Desejamos sucesso na novaempreitada!

@ Marizélia Maia chega em breve a ter-rinha,para ultimar os preparativos do seuArraiá do Chico Pedro, que aconteceráno dia 5 de julho. Oba!

@ Na última terça-feira, nosso MisterRN e Brasil,Bruno Mooneyhan,foi eleitoo homem mais bonito do Universo naRepública Dominicana. Parabéns!

[email protected]úbas

Rodrigues

George Soares frisou que a restauração é inadiável porque o terminal Rodoviário está deteriorado

Deputado apela ao Governo do Estado porliberação de emenda em prol de rodoviária

Iniciativa

NATAL/ASSÚ - O de-putado estadual GeorgeSoares (PR) explicou quetem sido permanente seuesforço que empreendejunto ao Governo do Es-tado do Rio Grande doNorte a fim de conseguira liberação de umaemenda de R$ 400 milpara assegurar a plenarecuperação estruturaldo Terminal RodoviárioPetronilo Varela da Sil-va, no município do As-sú.

O deputado salientou

que, neste total, já estãoinclusos os R$ 10 mil ne-cessários à confecção doprojeto de engenharia noâmbito do órgão respon-sável pelo prédio: o De-partamento de Estradasde Rodagem (DER). "Es-tou pedindo ao Governopara que possa garantiro pagamento destaemenda que é funda-mental para garantir aobra", salientou.

"A governadora [Ro-salba Ciarlini] prometeufazer o projeto, pagar a

emenda e, depois de con-cluída [a reforma], entre-gar [o terminal] ao mu-nicípio, que é o que estáacontecendo de praxe emtodos os municípios", re-latou o parlamentar. Elefrisou que a restauraçãodo logradouro é inadiá-vel. Ressaltou que o pré-dio está totalmente dete-riorado.

REIVINDICAÇÃOGeorge Soares regis-

trou que o empenho queestá emprestando à

questão se deve ao fatode ter atendido reivin-dicação neste contextofeita pela população doAssú, no sentido de pro-curar viabilizar a refor-ma que a rodoviária dacidade precisa urgente-mente.

"Este pleito eu recebida sociedade, até pelo fa-to de a nossa rodoviáriaser uma espécie de por-ta de entrada da nossaregião e estar numa si-tuação deplorável", jus-tificou. George Soares quer recursos para restaurar a rodoviária de Assu

Page 18: TSE determina retorno da prefeita ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_130614.pdf · tenso leilão. Embora menino, eu vivi es-sa época, pois esses eventos

Cidades10 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 13 junho de 2014

Lançado Guia do Torcedor e Mapade Mobilidade com informaçõesimportantes para turistas

Orientação

NATAL - Foi lançadoo Guia do Torcedor e o Ma-pa de Mobilidade Públicacom informações impor-tantes para o torcedor quevai assistir aos jogos da Co-pa do Mundo Fifa 2014, emNatal. Iniciativa da Prefei-tura do Natal, por meio daSecretaria de Comunica-ção Social (Secom), o guiatambém serve para a po-pulação em geral no que serefere principalmente àsalterações no trânsito e se-

gurança no entorno daArena das Dunas e noseventos extra jogos, comoo Fifa Fan Fest na praiado Forte.

Foram impressos 100mil Mapas de MobilidadePública que serão distri-buídos pelas SecretariasMunicipal de MobilidadeUrbana (Semob) com a par-ticipação do teatro de trân-sito; Turismo e Desenvol-vimento Econômico (Se-turde), da Juventude, Es-

porte, Lazer e Copa doMundo da Fifa (Sejel/Seco-pa), Polícia Rodoviária Fe-deral e na rede hoteleira.

O documento resume ostraços geográficos da cida-de, priorizando o entornoda Arena das Dunas, cominformações dos locais deestacionamento público,privado, parque hoteleiro,perímetro de segurança deveículos credenciados,identificação de linhas deônibus e frequência.

O Guia do Torcedor, queacompanha o Mapa de Mo-bilidade Pública, com 74páginas, abrange quatroníveis de informações: se-de, evento, como chegar einformações úteis. Volta-do mais diretamente pa-ra o torcedor que vai as-sistir aos jogos em Natal.A distribuição será feita nacentral de ingressos da Fi-fa e pela Secretaria de Tu-rismo nos Centros de Aten-dimento ao Turista.

Projeto favorecerá torcedoresnacionais e estrangeiros

Para o secretário deComunicação Social daPrefeitura do Natal, jor-nalista Heverton de Frei-tas, este é mais um ser-viço que a prefeitura pres-ta à população e especial-mente ao torcedor nacio-nal e estrangeiro que vêmassistir aos jogos na ca-pital potiguar, para quetodos se sintam em casae possam se locomovercom comodidade e segu-rança.

"O objetivo é comuni-car de forma ampla as al-terações na rotina da ci-dade ao ser sede do maior

evento do mundo e facili-tar as informações paraque natalenses e turistasdesfrutem dessa festa enos ajudem a divulgar pa-ra o Brasil e o mundo omelhor da nossa cidade,que é a hospitalidade danossa gente", diz.

No item "PerguntasFrequentes", por exem-plo: "Se um torcedor es-tiver me incomodandodurante o jogo, o que de-vo fazer? "- Procure o au-xílio do "Steward" (pes-soal de segurança), queestiver próximo a você nostúneis de acesso às cadei-

ras. Não aja sozinho oucom a ajuda de outras pes-soas próximas.

"Se uma pessoa próxi-ma estiver passando mal,o que faço?"- Peça auxí-lio a um Steward ou orien-tador de público. Não ado-te nenhum procedimentode emergência. Espere achegada da equipe médi-ca. Ela estará próxima avocê.

Também será distri-buído panfleto com "Di-cas ao Torcedor" e de Se-gurança, este produzidoem parceria com órgãosde segurança nacional.

Para este caso recomen-da-se ligar para o 190( D i s q u e - D e n ú n c i a )quando se observar in-divíduo comprando gran-des quantidades de pro-dutos químicos ou más-caras, óculos de proteçãoou conduzindo-os semaparente necessidade;pessoas em edificaçõesou áreas, aparentandoestar realizando ativida-des ilegais, ou aindamonitorando-as, tirandofotos; indivíduos utili-zando vários telefo-nes/chips entre outrasatitudes suspeitas.

Publicação facilitará acessos durante jogos da Copa de 2014

Guia orientará visitantes para que possam se locomover com segurança

OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto Santa Delmi-ra. Residencial Maria Helena. Casa 3, com2 quartos, banheiro social com box de vidro,sala, cozinha, área de serviço. Condomíniocom piscina, churrasqueira, 2 vagas nagaragem (sendo 1 coberta). Valor R$120.000,00.

Interessados ligar para8811-1275 / 3316-1275