jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 5 DEZEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 720 PAGINA 8 Unidade Fiscal do Município terá reajuste de 6,58% a partir de janeiro Lançada oficialmente a parada de Itajaí da Regata Volta ao Mundo Stopover Itajaí da 12ª Volvo Ocean Race ocorre de 03 a 19 de abril de 2015. PÁGINA 7 Acadêmicos em intercâmbio serão Embaixadores de Itajaí Daniel Alves, Dante e Cantor Thiaguinho confirmam presença no Jogo das Estrelas 2014 Professora de Portugal vê trabalho sobre cultura açoriana em escola itajaiense Câmara de Itajaí interrompe emissão de carteiras de trabalho em dezembro PAGINA 5 PAGINA 3 PAGINA 7 PAGINA 5

Upload: editora-bittencourt

Post on 06-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 5 DEZEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 720

PAGINA 8

Unidade Fiscal do Município terá reajuste de 6,58% a partir de janeiro

Lançada oficialmente a parada de Itajaí da Regata Volta ao Mundo

Stopover Itajaí da 12ª Volvo Ocean Race ocorre de 03 a 19 de abril de 2015. PÁGINA 7

Acadêmicos em intercâmbio serão

Embaixadores de Itajaí

Daniel Alves, Dante e Cantor Thiaguinho

confirmam presença no Jogo das Estrelas 2014

Professora de Portugal vê trabalho sobre cultura

açoriana em escola itajaiense

Câmara de Itajaí interrompe emissão de

carteiras de trabalho em dezembro

PAGINA 5PAGINA 3 PAGINA 7

PAGINA 5

Page 2: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014
Page 3: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 720 - 5 DE DEZEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

VALORES QUE VALEM A PENA

O jeito de falar, de se vestir e de contar histórias é diferente, chama a atenção. O idioma é o mesmo, o português, mas a origem é outra,

Portugal. Susana Moura, professora da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, na Ilha do Pico, atraiu os olhares de todos os alunos da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, onde esteve na tarde da últi-ma terça-feira (02). A doutoranda em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (Portugal) foi até a uni-dade escolar para contar histórias, uma das qualidades da também escritora portuguesa. Foi surpreendida com apresentações artísticas e culturais dos integrantes da unidade escolar, que estudam a cultura açoriana há pelo menos dois anos.

Susana viu de perto os alunos da E.B. Judith Duar-te de Oliveira apresentarem poemas e dançarem músi-

Professora de Portugal vê trabalho sobre cultura açoriana em escola itajaiense

cas típicas portuguesas, entre elas a dança do pezinho, muito comum em Portugal. Susana também foi surpre-endida por um aluno que contou uma história, escrita pela professora portuguesa, mas que ainda não foi lan-çada em sua terra natal. O olhar de alegria e satisfação da professora era nítido. Depois, foi a vez dos alunos assistirem atentamente a contação de história de Susa-na, que levou risadas e conhecimento aos alunos.

Durante a apresentação dos alunos, outra pessoa foi homenageada, a professora Patrícia Regina Wander-linde Alves, que desde o ano passado trabalha com os alunos da escola através do projeto intitulado “Inter-câmbio Cultural: Viajando nas Asas do Conhecimen-to”. A iniciativa desenvolvida com os alunos das duas turmas de 4º ano da escola, incentiva o intercâmbio cultural com alunos dos Açores, de Portugal. Já são dois anos trocando correspondências e recebendo conheci-mentos da cultura açoriana.

Patrícia recebeu uma homenagem da Secretaria de Educação, em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado na Escola. “Isso apenas coroa o proje-to que ela desenvolve na escola. A professora já rece-beu o Troféu do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (2012), foi finalista do Prêmio RBS de Educação, o qual ficou em segundo lugar (2014) e foi vencedora recente-mente do Prêmio 8º Prêmio Professores do Brasil. Essa homenagem é apenas um registro”, ressalta a Diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, pro-fessora Silvana Reig Padoan.

O projeto tende a expandir ainda mais as fron-teiras em 2015. Isso porque, a escola de Portugal que realiza o mesmo projeto nos Açores, deseja vir para Itajaí no ano que vem. “Estamos pensando em angariar fundos para os professores daqui envolvidos no projeto fazerem uma visita a Itajaí. Queremos trocar experiên-cias com a comunidade escolar e com certeza aprender uns com os outros” comenta pela internet, o diretor da Escola Helder Goulart. •

A República é algo que pertence ao povo, é a coisa pública, é nela que se manifesta e se re-aliza a soberania do povo, é ela que nos garante a participação e os direitos de igualdade. É, por-tanto, a alma da nossa cidadania, nossa tábua de salvação.

Muita gente não sabe disto, e ignora que é na república que podemos controlar o governo e o próprio estado, e que é através dela que os pode-res do governo são subjugados ao império da Lei e à vontade soberana do povo. É na república que vamos entender que os poderes que outorgamos a nossos representantes são temporários e provisó-rios e que o estado democrático de direito somente funciona, se os três poderes que o compõem esti-verem efetivamente separados, ainda que harmô-nicos entre si.

Normalmente se define a república como uma forma de governo na qual o povo detém a soberania e tem a faculdade de exercer o poder, ainda que seja um poder delegado.

O fundamental numa república, como se diz, é que TODOS estejam submetidos ao império da Lei e, não, ao império dos homens. Esta é uma fra-se clássica nesses assuntos. É certo, também, que a república é um sistema institucional indepen-dente do vai-e-vem e do sobe-e-desce de governos e partidos. Esses, realmente, vêm e vão, graças a Deus. Nós devemos lutar e defender o estado em si, não os governos; os Observatórios Sociais têm isto como preceito, já que são apartidários.

Há alguns conceitos e princípios, dentre tan-tos, que fazem parte integrante da definição de re-pública, por exemplo:

a) A provisoriedade dos mandatos e dos car-gos;

b) A transparência da gestão pública, assegu-rada pela publicidade dos atos;

c) A responsabilidade fiscal e moral de políti-cos e funcionários;

d) A harmônica separação dos poderes e o mútuo controle entre eles;

e) O império absoluto da lei;f) O efetivo exercício da cidadania e da par-

ticipação;g) O absoluto respeito e tolerância a ideias e

diferenças;h) A igualdade de todos perante a lei;i) A probidade e a competência como condi-

ções de acesso aos cargos públicos.Atribui-se a Aristóteles a frase: Somente so-

mos livres entre iguais. Com isto o velho filósofo queria dizer que liberdade e igualdade são dois la-dos da mesma medalha. A isto temos que aspirar, por isto temos que lutar.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Page 4: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 720 - 5 DE DEZEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 4

EXTRAVIO DE MÁQUINAA MIRO COMÉRCIO DE BEBIDAS LTDA,

inscrita no CPNJ 79.295.267/0001-03 e Inscri-ção Estadual sob nº 251782158, vem por meio deste comunicar o extravio de uma Máquina Tipo ECF-IF, da Marca Schalter, Modelo S Print, Versão 2.04, Caixa 1, com número de fabricação 98560796. A empresa não se responsabiliza pelo uso da mesma e nem autoriza a comercialização deste equipamento.

Com a proximidade do verão, aumenta a preo-cupação com a dengue. Por isso, a campanha Itajaí x Dengue está sendo fortalecida com pa-

lestras educativas. Na última semana, foram realizados dois encontros. Um para funcionários da empresa Go-

Itajaí mais uma vez foi selecionada para receber a Caravana Coca-Cola. A atração, que encanta adultos e crianças e ilumina as ruas, passará pela cidade no

dia 17 de dezembro (quarta-feira), a partir da 20h, com saída em frente à Igreja Matriz.

Dali, a caravana segue pela Avenida Marcos Kon-der até a Avenida Sete de Setembro, segue pela Rua Expedicionário Marquetti até a Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio). Depois, passa pela Avenida Joca Brandão até a Avenida Abrahão João Francisco (Con-torno Sul), passando também pelas avenidas Adolfo Konder, Campos Novos e Mário Uriarte. O cronograma pode sofrer alteração.

Realizada há mais de uma década, a Caravana é sucesso por onde passa, motivando desejos e emoções positivas. Neste ano, em Santa Catarina, ela percorrerá 15 municípios. Por onde passam o Papai Noel e seu

O grupo sueco ABBA, que fez enorme sucesso na década de 70 com suas baladas românticas e dançantes, será lembrado com um tributo

especial. Com linguagem contemporânea, o show “The Abba History” é fiel ao original com figurinos e core-ografias especiais. A apresentação chega à Itajaí nesta sexta-feira (05), às 21h, no Auditório do Centreven-tos. Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia).

O espetáculo tem uma hora e meia de duração, cheio de interatividade com o público. O quarteto for-mado por Mari Moraes (Agnetha Fältskog), Patrícia An-drade (Anni-Frid Lyngstad), Diego Sena (Björn Ulvaeus) e Jheff Saints (Benny Andersson) traz no repertório su-cessos como “Dancing Queen”, “Mamma Mia”, “Chi-quitita” e “The Winner Takes it All”. A apresentação também se destaca pelo acompanhamento musical – a banda é formada por Davi Fernandes (direção musical e teclado), Glauco de Almeida (baixo), Sandro Roque (bateria) e Jéssica Nascimento (backing vocal). O espe-táculo já rodou mais de 120 cidades no Brasil e Amé-rica Latina.

“Quebramos o gelo e o protocolo das frias terras suecas, incorporando um toque ‘caliente’ de brasili-dade ao interpretar estes hinos do ABBA”, define Mari Moraes, cantora que interpreta Agnetha Fältskog, a loi-ra do ABBA.”Fizemos muitas pesquisas sobre o grupo e descobrimos que o comportamento dos integrantes nos vídeos, mais contidos, era bem diferente do que se via no palcos, onde enlouqueciam”, continua Mari, citan-do o documentário ABBA: The Movie, de 1977, que mostra a banda numa turnê australiana.

Em The History, o público também vai à loucura com a oportunidade de dançar e cantar clássicos como Chiquitita e Take a Chance on Me, ambas do filme Mama Mia, cuja história é amarrada e contada por can-ções do ABBA.

O repertório de The History é baseado na trilha sonora do musical britânico tornado longa-metragem, estrelando Meryl Streep. Outro filme que influenciou The History é Priscilla, A Rainha do Deserto, (1994). •

Nesta sexta tem show The Abba History

Caravana Coca-Cola passa por Itajaí no dia 17

ajudante, o Urso Polar, arrancam sorrisos de crianças e adultos, e resgatam o espírito de Natal. •

Campanha Itajaí x Dengue realiza palestras em empresasmes da Costa e outro para estudantes da Escola Técnica Geração. A meta é formar multiplicadores do assunto.

Os bairros Cordeiros e São Vicente são os que concentram o maior número de focos positivos. Porém, com a chegada do verão a proliferação do mosquito tende a aumentar e afetar outros bairros, principalmente os mais próximos de Cordeiros e São Vicente. Por isso, é tão importante que a população saiba como combater o Aedes aegypti.

Dentre o material educativo entregue pela equipe do Programa de Combate à Dengue está um check-list com locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. A ideia, é que uma vez por semana ou sempre que chova, o morador verifique se há água nesses locais. Dentre eles, estão calhas, caixas d´água, garrafas vazias, bandejas de geladeiras, ralos, vasos de plantas, vaso sanitário, baldes e pneus. •

Page 5: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 720 - 5 DE DEZEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 5

Diversas linguagens artísticas celebram esta se-mana os 101 anos do prédio da Casa da Cultu-ra Dide Brandão, em Itajaí. O Concerto “Fan-

tasia” do Arnou De Melo Trio integra a programação e acontece nesta sexta-feira (5) às 20 horas, no Teatro de Bolso “Antônio Augusto Nóbrega Fontes”. A Entrada é franca.

No repertório música instrumental brasileira, com-postas pelo músico Arnou De Melo com temas do seu primeiro CD, “Fantasia”, e do próximo trabalho, “Mon-ções”. Arnou De Melo, contrabaixista e compositor, se apresenta com os músicos Edilson Forte (Tatu) – Piano e Willian Goe – Bateria.

“A Casa da Cultura Dide Brandão foi por muito tempo o único espaço destinado as artes em Itajaí. Faz parte da minha história e me emociona poder participar destas comemorações”, argumenta Arnou.

A apresentação faz parte do Edital de Compra de Espetáculo da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, que tem por objetivo apoiar grupos e artistas locais de diversas linguagens artísticas e promover a circulação de espetáculos no município.

O prédio que abriga a Casa da Cultura desde 1982 é tombado pelo Patrimônio Histórico de Santa Catarina e de Itajaí, e foi sede do Grupo Escolar Victor Meirelles até 1981. •

Câmara de Itajaí interrompe emissão de carteiras de

trabalho em dezembroO Balcão da Cidadania da Câmara de Vere-

adores de Itajaí emitirá carteiras de trabalho neste ano somente até esta sexta-feira (5). Isto porque o Ministério do Trabalho e Emprego está fazendo a migração do sistema de informática utilizado para a confecção dos documentos. Segundo o diretor de atendimento a cidadania, Luiz Rosa, o serviço deve retornar ao normal em meados de janeiro.

Os demais serviços oferecidos, como a Central de Documentos Perdidos, emissão de carteiras de identidades e solicitação de certidões de cartórios de fora de Itajaí, atendimento jurídico e de assis-tência social continuam funcionando normalmente. O Balcão da Cidadania atende de segunda a sexta, das 8h às 19h, sem fechar para almoço. •

Arnou De Melo Trio faz show em comemoração aos 101 anos do prédio

da Casa da Cultura Dide Brandão

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

De 1º a 05 /12/2014 (segunda a sexta-feira) Das 09:00 à 19:00 horas Dia 06/12/2014 (sábado) Das 09:00 às 18:00 horasDia 07/12/2014 (domingo) FECHADO De 08 a 12/12/2014 Das 09:00 às 22:00 horasDia 13/12/2014(sábado) Das 09:00 às 18:00 horasDia 14/12/2014 (domingo) FECHADODe 15 a 19/12/2014 Das 09:00 às 22:00 horasDia 20/12/2014 (sábado) Das 09:00 às 22:00 horasDia 21/12/2014 (domingo) Das 16:00 às 22:00 horasDias 22 e 23 /12/2014 (segunda e terça-feira)

Das 09:00 às 22:00 horasDia 24/12/2014 – (quarta-feira) Das 09:00 às 16:00 horasDia 25/12/2014- NATAL FECHADODe 26/12/2014 – (sexta-feira) NORMALDia 27/12/2014 (sábado) NORMALDia 28/12/2014 (domingo) FECHADO Dia 29 e 30 12/2014- (segunda e terça-feira) NORMALDia 31/12/2014 – (quarta-feira) FECHADODia 01/01/2015 – (quinta-feira) FECHADO

Fonte : CDL Itajaí

Comércio de Itajaí espera aumentar as vendas com chegada de transatlânticos

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa à comunidade que, de acordo com a Lei 20/2002, a partir de janeiro de 2015, a Unidade Fiscal do Município (UFM) sofrerá reajuste, passando dos atuais R$128,97 para R$ 137,46 tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consu-

midor Amplo (IPCA), que entre 11/2013 a 10/2014 teve variação de 6,58%.A UFM é a unidade fis-

cal de referência da cidade e serve como base de cálculo e correção dos tributos muni-cipais e débitos de quaisquer natureza. Assim, o contri-buinte que porventura pos-suir débitos com o Município e quiser regularizar sua situa-ção, deverá se dirigir à Secre-taria da Fazenda até o dia 30 de dezembro aproveitando o momento para regularizar sua situação sem sofrer o fu-turo reajuste, tendo em vista a mudança do exercício anu-al. •

27 escalas estão confirmadas, o primeiro navio chegou ontem (4)

Itajaí recebeu ontem (4), o primeiro transatlântico desta temporada 2014/2015. Os navios Zenith e Imperatriz, juntos, devem fazer 27 escalas na ci-

dade e trazer 48.600 turistas. No ano passado a cidade contou com uma es-

cala a mais do que o previsto para esta temporada. Até dezembro de 2014, desembarcam no píer de Ita-jaí navios que fazem o roteiro pela costa brasileira. Já a partir do próximo mês, chegam às escalas interna-cionais, que trazem turistas argentinos e uruguaios.

Os primeiros navios chegam à cidade durante o período de natal e réveillon. Um período em que o comércio local estará bastante movimentando. E a expectativa é que os turistas ajudem a incremen-tar ainda mais as vendas nas lojas, restaurantes e no comércio de rua, explica o assessor jurídico da In-tersindical Patronal de Itajaí, Luiz Tarcísio de Olivei-ra: “Estamos otimistas com a chegada deste público, que vem nos navios. Os turistas acabam alavancan-do ainda mais as vendas nesta época do ano. Eles poderão aproveitar o horário estendido do comércio,

que neste período atende também à noite”.Segundo informações da Secretaria Municipal

de Turismo, o último navio a atracar no píer Gui-lherme Assemburg, deve seguir viagem no dia 7 de abril, data em que a cidade estará sediando a regata mundial Volvo Ocean Reace.

Na última temporada foi realizada uma pesqui-sa que apontou Itajaí como o roteiro turístico mais procurado pelos turistas que optaram viajar em cru-zeiros, com 74,5% de preferência. Em 2013, pelo menos 50,4% dos entrevistados deram a mesma res-posta. A escolha foi motivada pela oferta de vários passeios na própria cidade como Centro, comércio e shopping (65,9%). Os dados são da pesquisa divul-gada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC).

Ainda segundo o levantamento, em Itajaí, os turistas gastaram em torno de R$ 159,38. As avalia-ções do atendimento no comércio e serviços dos vi-sitantes nos pontos turísticos de Itajaí e região foram positivas. •

Veja como ficam os horários no comércio de Itajaí:

Unidade Fiscal do Município terá reajuste de 6,58% a partir de janeiro

Page 6: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 720 - 5 DE DEZEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 6

Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, o “CEI Dayana Maria de Souza”, que atende as crianças do Bairro Cidade Nova - Loteamento Dona Mariquinha, realizou a “Festa da Família - Noite de Talentos”, no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora Aparecida. Presença maciça das famílias, que deixou a festa ainda mais bonita. Diversos números musicais apresentados pelas crianças, agentes, professoras e direção. Houve sorteio de brindes, pescaria para a criançada e um lanche preparado com muito capricho, para esta noite especial de confraternização e lazer. A “APP” do “CEI Dayana Maria de Souza” participou ativamente desta promoção, para poder angariar recursos, que serão utilizados na melhoria dos trabalhos na creche.

Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Itajaí

No dia 27 de novembro de 2014, a “Câmara de Vereadores de Itajaí” realizou uma Sessão Solene, para entrega de Títulos de Cidadão Itajaiense, a 21 pessoas que residem em nossa cidade e realizam

um trabalho em prol de toda sociedade. Foi uma solenidade muito bonita e emocionante, com números musicais, que encantaram a todos os homenageados e seus familiares. Após a entrega dos Títulos, a homenagem encerrou com um coquetel de confraternização, ali mesmo na sede da Câmara de Vereadores.

Festa da Família - Noite de Talentos

Page 7: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 720 - 5 DE DEZEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 7

A 122 dias da abertura dos portões da Vila da Re-gata de Itajaí, o Comitê Central Organizador do Itajaí Stopover 2014-15 lançou oficialmente a

parada da Volvo Ocean Race (VOR) no município. A VOR ocorre de 03 a 19 de abril de 2015.

O evento, realizado esta semana no Castelo Mon-temar – mesmo local onde foi realizado o lançamento do Itajaí Stopover 2011-12, marcou o acionamento do painel de contagem regressiva, a apresentação dos par-ceiros institucionais e patrocinadores do Itajaí Stopover, a apresentação do padrinho do evento e mostrou um pouco do que será esta edição da Volvo Ocean Race em Itajaí. Também desde a noite da última quarta-feira (3), já estão no ar o site e a fan page do Itajaí Stopover nas redes sociais.

Uma das novidades da vinda da Volvo Ocean Race pela segunda edição consecutiva a Itajaí é a escolha do velejador brasileiro André “Bochecha” Fonseca como padrinho nesta que novamente será a única parada da regata na América Latina.

Em disputa da VOR no barco espanhol Mapfre, Bochecha deixou sua mensagem em vídeo para o lança-mento. “Mostraremos ao mundo a força de Itajaí com-parecendo em massa ao Stopover”.

A participação maciça da população local, do es-

tado e do Brasil durante o Stopover de 2012, aliás, foi o fator preponderante para a organização da regata esco-lher novamente Itajaí para sediar uma das dez paradas da competição náutica. “O trabalho foi excelente e por isso não tinha muito o que pensar, a Volvo Ocean Race tinha que voltar e vamos nos superar, certamente”, res-saltou a representante da Volvo do Brasil no evento, Solange Fusco.

Para o Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, é grande a felicidade em poder anunciar a cidade mais uma vez a vinda da Volvo Ocean Race. “Em todos os eventos te-mos o desafio de fazer mais e melhor. Então, que bons ventos possam proporcionar o sucesso da nossa etapa. Tudo o que pudermos fazer pelo crescimento econô-mico e da qualidade de vida da nossa gente, estaremos empenhados”, completou.

A regataA 12ª edição da Volvo Ocean Race teve sua larga-

da no dia 11 de outubro, na cidade espanhola de Ali-cante com destino a Cidade do Cabo, na África do Sul. Do continente africano partiu em direção aos Emirados Árabes e se aproxima de Abu Dhabi, a sua segunda pa-rada. Itajaí sediará a quinta parada da regata e a escolha do município para mais essa edição da Volvo Ocean

Race se deve ao sucesso do Itajaí Stopover 2011-12.“Para Itajaí, a confiança da organização da Volvo

Ocean Race na cidade, selecionada para voltar a rece-ber uma etapa desta que é considerada a mais importan-te prova náutica do mundo, é motivo de orgulho, mas também de uma enorme responsabilidade. Por isso, ao iniciarmos a contagem regressiva para a nossa parada, intensificamos também os preparativos para receber da melhor forma possível os visitantes e competidores da regata”, garante o prefeito Jandir Bellini.

O presidente do Comitê Central Organizador do Itajaí Stopover, Alexandre Antonio dos Santos, diz que as ações que constam no plano de encargos da organi-zação da regata, para que Itajaí possa receber a Volvo Ocean Race seguem dentro do cronograma apresentado no início deste ano.

“São ações que estão sendo desenvolvidas pelo Comitê Organizador, Município de Itajaí, em perfeita integração entre parceiros institucionais, iniciativa pri-vada e membros do comitê, que trabalham voluntaria-mente para garantir o sucesso do evento”.

Itajaí está a 29.322 milhas da cidade de largada e a expectativa é de que, durante a parada daqui, a Vila da Regata receba mais de 300 mil pessoas, impulsio-nando a economia local e do estado. •

Estudantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) que forem reali-zar intercâmbio no exterior poderão

atuar na divulgação das potencialidades de Itajaí e atrair investimentos comer-ciais e turísticos para o município. Este é o objetivo do programa “Embaixadores Univali-Itajaí”, que já a partir do primei-ro semestre de 2015 deve capacitar os intercambistas para divulgar o município junto a autoridades políticas e empresa-riais dos municípios onde estiverem fa-zendo o intercâmbio.

O Termo de Cooperação Técnica entre o Município e a Univali que ins-titui o Programa Embaixadores Univali-Itajaí foi assinado no final da tarde de terça-feira (02), pelo Prefeito Jandir Belli-ni e o Reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos, na sala de reuniões da reitoria da Universidade.

O coordenador para Assuntos Inter-nacionais da Prefeitura de Itajaí, Adilson Amaral, explica que o Programa preten-

Lançada oficialmente a parada de Itajaí da Regata Volta ao Mundo

Acadêmicos em intercâmbio serão Embaixadores de Itajaíde criar um amplo canal de divulgação das potencialidades econômicas e turísti-cas de Itajaí em diversos países do mun-do, visando atrair investimentos e turis-tas. “Para o Município, esse programa representa um novo canal de divulgação internacional e para os estudantes é uma

oportunidade para iniciar uma carreira sólida, já que através deste contato ini-cial ele pode se tornar um elo de ligação entre o investidor estrangeiro e o municí-pio de Itajaí”, explica.

Para o prefeito Jandir Bellini, o programa envolvendo o Município e a

Universidade poderá resultar na con-cretização de projetos e de investimen-tos que até agora somente ficaram no campo das idéias. “Quando assinamos o protocolo de cidades irmãs com Xin-xiang, na China, chegamos a conversar sobre o interesse de empresas chinesas em investirem no mercado brasileiro através de Itajaí. Mas as conversas não evoluíram justamente porque faltou esse ele de integração e comunicação com os empresários daquele país, coisa que pode mudar com a participação destes estudantes”, avaliou o prefeito.

O Reitor Mario Cesar dos Santos destacou que o programa pode ser am-pliado e envolver, além dos alunos de graduação, também os próprios profes-sores que estão cursando doutorado em universidades estrangeiras. “Vislumbra-mos grandes possibilidades com esse programa e os benefícios virão para to-dos: estudantes, universidade e a própria cidade de Itajaí”, conclui. •

Victor Schneider Nelson Robledo

Amanda Dames - Univali.

Page 8: Jornal dos bairros 5 de dezembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 720 - 5 DE DEZEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 8

O cerimonial de entrega de graduações aos praticantes da modalidade de kara-te lotou o auditório da Prefeitura de Itajaí e contou com a presença de pais e responsáveis dos formandos. Os aprovados nos testes receberam suas gra-

duações (faixas) das mãos do técnico de Itajaí e da Seleção Brasileira, Eurico Schop-chaki, e agora integraram a seleção de talentos da modalidade da cidade.

A avaliação tem por objetivo a participação nos treinamentos, que iniciaram nesta semana com a equipe oficial de base do karate de Itajaí, visando aperfeiçoa-mento técnico e a participação em competições oficias, além da representatividade para o Município.

A equipe itajaiense é atualmente a melhor da modalidade no estado. Nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que encerraram na semana passada, foi campeã

geral por antecipação, naipes masculino e feminino e conta com todos os segmentos, desde a escolinha de inclusão, escolinha de base, pré-rendimento até o grupo de alto rendimento.

São mais de 600 praticantes de karate em 13 locais de atendimentos no Muni-cípio, proporcionando acessibilidade, seleção de talentos e representatividade para o Município de Itajaí.

O treinador da equipe, Eurico Schopchaki, é técnico da Seleção Brasileira, co-ordenador técnico da Seleção Catarinense, e graças a sua experiência internacional, vem formando campeões, destaques em eventos - como foi caso dos Jogos Abertos, onde vários atletas de Joguinhos subiram no pódio contribuindo para o título da mo-dalidade. •

Com o apoio da Lei Municipal de In-centivo ao Esporte, a segunda etapa do Circuito Itajaí Open de Surf 2014

AM será disputada neste fim de semana (06 e 07), na praia Brava – em frente ao TJ’s Me-xicam Food’s. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (47) 9905-3958 e 9128-6888 e custam R$ 40,00, exceto para a categoria local, que é gratuita. No dia da competição, os interessados poderão participar somente se houver vagas. Como o evento é válido pelo Festival Padang Padang 2014, a premiação é recheada. Roupas de borrachas para todas as categorias distribuídas pela Rip Curl, pran-chas de surf Sergio Emilio e Snapy, além de passagens para o Peru para os campeões das categorias Open e Local, oferecidas pela Le-monde Turismo.

A segunda etapa do Circuito Itajaí Open de Surf 2014 é apresentada pela Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Lei do Incentivo ao Esporte e APM Terminals tem o patrocínio da Padang Padang Board Shop, Sergio Emilio Surf Board’s, Snapy, Rip Curl, MCD, Santa Costa, Okdok, Lost, Banana Wax, Globe, TheBackDoor, Le Monde Turismo, DASAN-

TIGA, TJ’S a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, e a realização é da Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) e supervisão da Federa-ção Catarinense de Surf (Fecasurf). •Dezembro é mês de Jogo das Estrelas, a

tradicional partida que reúne craques do futebol, além de músicos e artis-

tas. Pela primeira vez em Itajaí, o Jogo das estrelas 2014 promete surpreender o público. De um lado amigos do Rafinha (Bayern de Munique) e de outros amigos de André Santos (ex-flamengo e seleção Brasileira).

Entre os convidados que já confirma-ram presença estão: o jogador Daniel Alves (Barcelona), Dante, Jadson, Dentinho, o can-tor Thiaguinho e o grupo Turma do Pagode.O

Jogo das Estrelas será realizado no dia 28 de dezembro (domingo), às 19h30min, no está-dio Dr. Hercílio Luz.

Para assistir a partida é preciso adqui-rir o ingresso no valor de R$ 10,00 e levar um quilo de alimento não perecível no dia do jogo.

Os ingressos estão sendo vendidos nos supermercados Xande (Itajaí e Balneário Cam-boriú), na academia Rise Up (Navegantes), na Loja Pratik Sports (Camboriú) e no site www.ingressonacional.com.br. •

Equipe de karate de Itajaí conta com novos integrantes

Daniel Alves, Dante e Cantor Thiaguinho confirmam presença no Jogo das Estrelas 2014

Itajaí Open de Surf 2014 é neste fim de semana