jornal dos bairros - 20 março 2015

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 20 DE MARÇO DE 2015 | ANO XV | Nº 734 Volvo Ocean Race impulsiona a hotelaria de Itajaí Desde a última edição da regata na cidade, foram criadas mais de 500 vagas em hotéis e pousadas. Página 3 Fique de olho: pragas comuns no verão podem continuar aparecendo durante o outono Áreas onde há acúmulo de lixo ou entulho são mais propícias ao surgimento de bichos que podem causar danos à saúde Página 5 Dilvugação - Secretaria de Obras

Upload: editora-bittencourt

Post on 08-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 20 DE MARÇO DE 2015 | ANO XV | Nº 734

Volvo Ocean Race impulsiona a hotelaria de Itajaí

Desde a última edição da regata na cidade, foram criadas mais de 500 vagas em hotéis e pousadas. Página 3

Fique de olho: pragas comuns no verão podem continuar aparecendo durante o outono

Áreas onde há acúmulo de lixo ou entulho são mais propícias ao surgimento de bichos que podem causar danos à saúde

Página 5

Dilvugação - Secretaria de O

bras

Page 2: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

ALEXANDRE BALBINO

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide UriarteJornalista assistente:Renara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves [email protected] Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

O 15 DE MARÇO FOI APENAS UM DIA

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 734 - 20 DE MARÇO de 2015 | Ano XV | Página 2

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Balbino&você

Meu último final de semana foi de comemoração pelos 20 anos de formatura da anima-

da Turma 1995 do Colégio São José. Apesar de não ter feito o Terceirão no São José, passei boa parte da minha vida estudantil neste Colégio e dele guardo saudosas lembranças. Que-ro, portanto, iniciar a coluna desta semana, enviando um forte abraço a todos os meus amigos do Colégio São José. E aos professores que se fize-ram presentes na festa, especialmente Romu, Maildes, Livâne, Jaime, Neide, bem como àqueles outros que tam-bém fizeram parte desta linda história. Gratidão por momentos inesquecíveis como estes.

Pois bem, na semana passada recebi um e-mail de um “suposto” Tabelionato de Notas e Protestos, no qual me cobrava um título vencido e que iria a protesto caso não fosse quitada a dívida naquele mesmo dia. Notem bem, esses “golpes de protes-to” devem ocorrer há muito tempo. Os golpes são baseados em cobranças a supostos devedores que constariam nos registros de cartório local - que em alguns casos nem existem. Desta vez aconteceu comigo e foi motivo de alerta para compartilhar esta semana. Consumidores e fornecedores de bens e serviços devem tomar os devidos cuidados, para que não sejam alvos de diversos transtornos. Algumas in-formações importantes como escla-recimento: tabeliães não telefonam e em hipótese alguma enviam correio eletrônico para efetuar a cobrança de quaisquer títulos; por lei que regula-menta o serviço de protesto, a comu-nicação ao devedor sobre a existência de um título apontado a protesto só se dá por intimação pessoal ou mediante publicação em edital se, neste caso, for desconhecido o emitente ou o seu

paradeiro ou, ainda, se o devedor resi-dir em cidade diversa do Cartório onde se processa o protesto; se você for alvo desse tipo de golpe como eu fui entre em contato com o Cartório onde se encontra o título a ser protestado para atestar a falsidade da abordagem.

Todo cuidado é pouco. Nos dias atuais ainda tem muita gente que cai no famoso golpe do Bilhete Premiado. Queridos, dinheiro não cai do céu, tome cuidado. Ai vão alguns outros golpes que são aplicados: Torpedo premiado (a vítima recebe mensagens de celular informando que ganhou um prêmio. Ela entra em contato com o número e acaba colocando crédito para algum número de celular ou mes-mo depositando dinheiro em determi-nada conta), Falso sequestro (a vítima recebe uma ligação. Do outro lado da linha alguém diz que está em poder de seu filho e exige dinheiro para libertá-lo. A pessoa não pode se apavorar, devendo fazer contato com a suposta vítima do sequestro. Envelope vazio (típico golpe realizado em transações comerciais, como na compra e venda de produtos, por exemplo, carros e ce-lulares. O estelionatário faz a compra de determinado produto, realizando o pagamento via depósito em um enve-lope sem o dinheiro. Ele apresenta o suposto comprovante de pagamento, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe, pois o envelope estava vazio. Confirmação de dados (O estelionatário liga para a vítima passando-se por funcionário de determinada empresa, dizendo que precisa que a vítima confirme alguns dados para fins de atualização do sis-tema. A vítima passa os dados e o es-telionatário os utiliza para transações comerciais em nome da vítima.) Fique de olho e aja com sabedoria nessas si-tuações.

A intenção da coluna “Balbino & Você” é trazer os mais variados as-suntos de interesse e importância para nossa comunidade e servir de canal de comunicação e interesse das diversas áreas da sociedade.

Nossos canais de comunicação, na qual você pode mandar sua mensa-gem e opinião é [email protected] e nosso facebook /aschmitbalbi-no.

Errata: nosso email nas duas primeiras semanas saiu errado, caso você tenha nos

encaminhando sua mensagem, por favor, pedimos que nos

reencaminhe.

As manifestações ocorridas em todo o Brasil, no último dia 15 de março, cumpriram seu papel

de simples manifestações da indignação geral. Importantes, é claro, porém, e agora, o que acontece? Tudo volta a ser como dantes no Quartel de Abrantes?

Fala sério... Manifestações de rua se resumem, quase sempre, tão somen-te, em palavras e gestos, muitos deles completamente inócuos, ou mesmo ingênuos. Importantes, como manifes-tações da democracia, porém, impoten-tes, e sem força transformadora efetiva da realidade. Mesmo que se diga que a palavra tem poder, as coisas não são tão fáceis, assim... Não há passe de mágica nisso tudo.

O que transforma, efetivamente, a realidade? Respondo: a ação, a atitude, o esforço real e diário. Isto transforma. O resto é mera manifestação externa da indignação. A indignação sozinha (da boca pra fora), sem a atitude (que vem de dentro), cai no vazio, ou pior, se transforma em raiva, em força nega-tiva e destrutiva. Nossas manifestações de indignação terão algum sentido, se forem o motor de nossas iniciativas e de nossas reais atitudes, se nos provocarem e nos motivarem para a ação.

É verdadeiro o ditado popular: pa-lavras soam, exemplos atraem, e tam-bém aquele outro, os cães ladram, e a caravana passa... Se ficarmos senta-dos no meio-fio, simplesmente vendo a banda, ou a caravana dos corruptos passar, sem tomar nenhuma atitude, ou até mesmo gesticulando, levantando cartazes, e ‘protestando’ contra o que eles fazem, de que adianta?

As atitudes brotam da consciência que se adquire da realidade, e do sen-timento de que algo tem que ser dife-

rente, de que algo pode melhorar. Este é um chamado que vem de dentro da pessoa, não é imposto de fora, vem do interior, e brota alimentado pela virtu-de da coragem. Covardes não tomam atitudes, conformam-se, acomodam-se, falta-lhes o brilho do idealismo. Desses, não há o que esperar.

Na lista dos 365 dias do ano, o dia 15 de março figura como um único e solitário dia. O que faremos nos outros 364 dias que nos restam? Esperar de bra-ços cruzados, que as soluções venham de cima? Não, com certeza.

Nos outros 364 dias do ano é pre-ciso combater a corrupção, de verdade, começando por nós mesmos, em nos-sas relações pessoais, com nossa famí-lia, em nosso trabalho, até os limites do nosso município. Combate efetivo, diuturno, suado, sem trégua. A partir de nós mesmos, transformamos o mundo.

A cultura da corrupção está ani-nhada dentro de cada um de nós, por isso, de nada adianta jogar pedras nos outros. Corrupção não se combate com gritos de ordem, ou gestos ingênuos, mas com esforço e honestidade. Trans-parência, da mesma forma, vem do nosso esforço pessoal, de sair dos am-bientes escuros para a luz.

Corrupção é sempre falta de ética. Todo ato de traição, seja em nível pes-soal ou comunitário, é um ato corrupto; o corrupto é, sempre, um traidor de al-guém.

Que o dia 15 de março de 2015 fique em nossa memória, como um de-safio constante para a ação e a tomada de atitude.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

ASSUNTO DA SEMANA: Todo cuidado é pouco....

Page 3: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 734 - 20 DE MARÇO de 2015 | Ano XV | Página 3

A próxima edição da regata Volvo Ocean Race já está rendendo fru-tos para Itajaí e região. Desde

que a competição passou pela cidade em 2012 os leitos em hotéis na cidade aumentaram de 800 para 1.320. Graças a expansões e aberturas de novos estabe-lecimentos.

De acordo com a Secretaria de Tu-rismo de Itajaí todas as vagas estão com-prometidas para esta edição da regata. Somente o staff da Volvo, que é a equipe responsável pela organização, é com-posto por 1.100 pessoas. Além deles, há ainda os representantes e atletas das equipes, que chegam à cidade a partir do mês que vem.

Praticamente todas as vagas em ho-téis na cidade estão reservadas por con-ta da competição. Também estão sendo reservadas hospedagens em cidades da região como Balneário Camboriú e Pe-nha.

_ Em 2012 tivemos pessoas que ficaram hospedas em Florianópolis. Ou seja, toda a região ganha com essa rega-

Volvo Ocean Race impulsiona a hotelaria da região

ta _ diz o secretário de Turismo Agnal-do dos Santos. Independente da regata, a hotelaria de Itajaí permanece em as-

censão. Até 2016, a intenção é de que o município conte com 2.100 vagas para hóspedes. •

Divulgação

Leilão beneficia Pequeno AnjoUma das equipes que está

na disputa da Volvo Ocean Race, a Alvimedica, está leilo-ando duas oportunidades para participar da regata em Itajaí no próximo mês. Todo o valor arre-cadado no leilão será destinado ao tratamento de crianças com problemas cardíacos no Hospital Infantil Pequeno Anjo.

Os interessados em partici-par do leilão poderão escolher a modalidade “Jump Seat”, em que o vencedor integra a equipe do momento da largada da perna que parte de Itajaí para Newport, nos Estados Unidos, até comple-tar a parte costeira, quando é res-gatado por um barco de apoio.

Outra opção é a participar da modalidade “Pro-Am Race”, no qual um grupo de cinco ou seis pessoas são integradas a equipe original da Alvimedica para uma corrida local contra o resto da frota da competição. Qualquer pessoa pode participar e os lances devem ser feitos no site, em inglês: www.teamalvi-medica.com/auction/.

O processo encerra no dia 6 de abril, para a modalidade Pro-Am Race, e no dia 9 de abril, para o Jump Seat. A expectativa é de que, no total, R$ 30 mil se-jam arrecadados e repassados a unidade de saúde de Itajaí.•

Ligação de esgoto autorizadaO Serviço Municipal de

Água, Saneamento Básico e In-fraestrutura (Semasa) já está dis-ponibilizando em seu site (www.semasaitajai.com.br) a lista com as ruas autorizadas a executar li-gação de esgoto.

Moradores dos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária devem fazer a ligação, desde que a rede de esgoto, que passa por seus endereços, esteja em fun-cionamento.

Outro modo de identifi-cação dos endereços pode ser requisitado, por proprietários de imóveis, no setor de atendi-mento do Semasa, tanto na for-ma presencial, no prédio sede, localizado na rua Heitor Liberato nº 1189, próximo da Prefeitura, quanto pelos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000.

No mesmo link consta a relação de ruas onde foi implan-tada a rede, mas as ligações não estão autorizadas. Para esses lo-cais estão em obras elevatórias, necessárias para que a pressão envie o esgoto em direção a Es-tação de Tratamento, localizada no bairro Cidade Nova.•

Maior estaleiro em quantidade produzida da América do Sul, a Fibrafort, estreia no mer-

cado de barcos de grande porte com a F400 Gran Coupé. A embarcação será apresentação durante o mega festival náutico Rio Boat Show. O evento ocor-re entre os dias 26 e 31 de março.

A embarcação de 40 pés que mar-ca a expansão de mercado do estaleiro catarinense e a entrada na linha de pro-dução de embarcações de grande porte. A F400 Gran Coupé é fabricada em par-ceria com a Porsche Consulting. Possui mais de 12 metros de comprimento, cockpit coberto por hard top com teto solar de abertura elétrica e 1,80 metro de pé direito.

A plataforma de popa tem espaço

gourmet e a cabine tem camarote fecha-do na proa e popa, duas camas de sol-teiro à meia-nau, que podem ser con-vertidas em uma de casal. As opções de motorização variam entre dois motores de 300 a 400 hp, gasolina ou diesel. A primeira unidade da lancha foi entregue em janeiro de 2015, sendo que mais de 20 já estão em fabricação.

Os investimentos no projeto, infra-estrutura e desenvolvimento em produ-tos, somam quase R$ 4 milhões, para levar a Fibrafort a expandir o mercado. O estaleiro catarinense promoveu o pré-lançamento da embarcação durante o São Paulo Boat Show 2014, mas reser-vou detalhes para a apresentação oficial na 18ª edição do Rio Boat Show.

_ Um barco exuberante, que es-

banja charme, requinte e muito con-forto. Além disso, sua navegabilidade se destaca, sendo totalmente possível navegar dentro de sua cabine, sem ne-nhum incômodo com balanços e im-pacto _ afirma o gerente de marketing e negócios, Rafael Ferreira.

Fundada em 1990, a Fibrafort é es-pecializada na fabricação de embarca-ções de 16 a 40 pés e já produziu mais de 13 mil barcos. A expansão do setor e as facilidades de crédito têm influencia-do no bom desempenho da empresa:

_ A popularização do mundo náu-tico não é tão acelerada, mas existe. Li-nhas de crédito disponíveis e o aumento da capacidade financeira da população possibilitam uma maior abertura de mercado. •

Estaleiro de Itajaí apresenta lançamento no Rio Boat Show

Page 4: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 734 - 20 DE MARÇO de 2015 | Ano XV | Página 4

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Entra ano, sai ano, a decla-ração e Imposto de Renda surge como uma dor de ca-

beça a mais para o contribuinte. Agora, porém, a mudança na alí-quota da declaração _ pessoas

que receberam rendimentos tributáveis superiores a

R$ 26.816,55 em 2014 precisam declarar_ é

uma preocupação a mais.

O valor foi corrigido em 4,5% e pegou muita gente de surpresa. Mes-

Especialista responde dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda

Divulgação

Você confere mais informações sobre o Imposto de Renda 2015 no site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/).

mo assim, declarar continua sendo sim-ples, apesar de a tarefa não ser das mais divertidas. Por isso, cada vez mais con-tribuintes procuram profissionais espe-cializados para não ter erro. Contador em Itajaí, Juliano Wilbert esclarece que algumas dúvidas têm sido frequentes.

_ A dúvida mais comum é em re-lação a quais despesas podem ser rela-cionadas para reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda, diminuindo, por-tanto, o valor a pagar ou aumentando as chances de restituição _ diz.

O que todo contribuinte deve prestar atenção, segundo ele, e não fa-zer é declarar dependentes que traba-lharam no ano anterior. Isso resulta em uma somatória com a renda do titular, fazendo com que ao invés de restituir a pessoa tenha que pagar imposto futu-ramente após a análise da declaração pela Receita Federal.

Conforme o contador, as pesso-as têm se antecipado e vêm fazendo a declaração cedo, assim que inicia o período. Neste ano o prazo encerra no dia 30 de abril. Mesmo assim, sempre existem aqueles que deixam para a úl-tima hora. •

Capacitação em fibra ópticaDepois de ser solicitado para

treinar um grupo de profissionais de uma grande empresa de Itajaí, o Senac constatou que existe uma de-manda de trabalho no setor de tec-nologia na região, mas faltam profis-sionais qualificados. Por isso, abriu inscrições para o Curso Furukawa, que capacita profissionais a traba-lharem com montagem de estruturas e sistemas de fibra óptica.

O Senac Itajaí pretende formar a segunda turma neste ano. O curso será realizado apenas à noite, todos os dias da semana, no total serão 28 horas de aulas. A coordenadora de relações com o mercado do Senac Itajaí, Ana Laura Rodrigues Rossi, explica que essa é uma oportuni-dade para profissionais que querem conquistar uma vaga bem remune-rada.

Interessados podem conseguir mais informações sobre o curso pelo telefone de atendimento do Senac Itajaí (47) 3348- 0410.

Outono começa nesta sextaO outono começa nesta sexta-

feira com queda de temperaturas. Até o dia 30 de março, serão três ondas de frio que vão passar em se-quência e manterão as temperaturas baixas em todo o sul do país.

O frio mais intenso ainda ocor-rerá apenas na Serra e parte do Pla-nalto Norte, mas nada que já não esteja ocorrendo nesse final de ve-rão. Aqui no litoral a previsão é de amanhecer de domingo e segunda com temperaturas amenas. As ondas de frio serão mais intensas no esta-do no mês de maio, com geadas ge-neralizadas. Os veranicos, porém, também devem ocorrer, com acima de 30°C.

Divulgação

Divulgação

Preocupados devido ao maior surto de dengue de Itajaí, muitos moradores

ainda têm dúvidas sobre como combater a probliferação do mosquito aedes ae-

Aprenda a diferenciar em quais ambientes o mosquito da dengue se proliferagypti, transmissor da doença. A prefei-tura, por tanto, está reportando que nem toda água parada pode se tornar foco do mosquito.

O aedes aegypti só se reproduz em água parada e limpa, preferencialmente na sombra. Não são foco do mosquito água suja, poças de água em terrenos baldios, poças nas ruas, piscinas com água verde, valas e água que fica muito exposta ao sol.

_ Recebemos muitas reclamações de piscinas cheias de água verde, aban-donada. O mosquito não se reproduz ne-las, e até hoje não encontramos nenhum foco em piscinas _ esclarece o coorde-nador do Programa de Combate à Den-gue, Lucio Vieira.

As piscinas onde o mosquito pode se reproduzir são aquelas de plástico, por exemplo. É importante agora, com o fim do verão, esvaziar essas piscinas e manter as de fibra sempre bem tratadas, com uso de cloro, limpeza frequente e cobrir quando não estiverem em uso.•

Nem toda água parada é foco do mosquito da dengue

Page 5: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 734 - 20 DE MARÇO de 2015 | Ano XV | Página 5

Os itajaienses já sabem que as altas temperaturas e umi-dade do verão favorecem a

proliferação de pragas como o mos-quito da dengue e até escorpiões. Mas isso não quer dizer que ao tér-mino da estação, nesta sexta-feira, os moradores da cidade devam se des-cuidar. De acordo com o Núcleo de Controle de Zoonoses do município, o aparecimento desses bichos pode continuar mesmo no outono e no in-verno.

Com termômetros marcando temperaturas altas e os veranicos, o outono também poderá ter apareci-mento do mosquito aedes aegypti, escorpiões, mais concentrados na zona rural, e caramujos africanos. Os focos também podem perdurar até a estação seguinte, visto que os invernos não têm sido muito rigoro-sos no estado.

Deste modo, o alerta continua valendo. Até esta semana Itajaí já ha-via registrado 480 casos de dengue. O número coloca a cidade como a primeira de Santa Catarina a ter um surto da doença. Uma medida ado-tada recentemente para vencer a dengue foi o início da penalização de quem não cumprir com as orien-tações para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Coordenador do Programa da Dengue em Itajaí, Lúcio Vieira expli-ca que pela necessidade de alterações nos blocos de notificação ainda não foram emitidas multas por enquanto. Porém, a partir de segunda-feira os formulários estarão disponíveis nas

Com o fim do verão, alerta para aparecimento de bichos perigosos à saúde permanece

Proliferação do mosquito da dengue, caramujos africanos e escorpiões continua durante o outono e até no inverno

Escorpião: a picada causa dor local, podendo ficar vermelho e essa dor pode ser forte. Em crianças e idosos, especialmente, a situação pode se agravar para um edema pulmonar, choque e levar à morte. Por isso, qualquer pessoa que for picada deve ir ao hospital. A retirada é feita pelos especialistas do Núcleo de zoonoses (3249-5571).

mãos dos cerca de 40 fiscais do pro-grama.

_Apesar das atividades de orien-tação, algumas pessoas insistem em permanecer no erro. Numa rua com

20 casas se 19 tiverem prevenção e em uma não tiver essa uma pode ser responsável por infectar várias pesso-as. Mas claro que a multa é a última medida _ diz.

Outros bichos comuns em épo-cas quentes e de muita chuva são o caracol africano e o escorpião. Re-centemente a prefeitura lançou um alerta para o aparecimento do cara-col, também conhecido como cara-mujo africano. O molusco é imune ao frio e calor e se prolifera rapida-mente e em grande quantidade, já que não possui nenhum predador.

A retirada dos caramujos deve ser feita com o uso de luvas e eles não devem ser depositados diretamente no lixo doméstico. Os moradores de-vem cavar valas com pelo menos 80 centímetros de profundidade, longe de cisternas, poços artesianos ou de lençol freático; colocar sempre que possível uma pá de cal virgem (cui-dado, a cal queima a pele) para im-permeabilizar o solo e para não atrair outros animais; despejar os caracóis e fechar com terra.

Os escorpiões também apare-cem com mais frequência durante o verão, especialmente na zona rural de Itajaí. Mas podem ser encontrados durante todo o ano. É importante não acumular entulhos, onde eles costu-mam se abrigar. Nesse caso a retira-da só pode ser feita por profissionais do Núcleo de Zoonoses. A picada do escorpião é bastante dolorida e pode causar complicações.

_ É importante que ninguém tente pegar e quem for picado deve imediatamente procurar um hospital para que a equipe médica avalie se há necessidade do soro antiescorpiô-nico _ detalha a veterinária Ana Pau-la dos Santos. •

O que podem causar

Aedes aegypti: mosquito transmissor da dengue. No caso de Itajaí o surto é de dengue tipo 1, causa dor no corpo, de cabe-ça, atrás dos olhos e febre. No entanto, esse tipo de dengue é menos grave que a dengue hemorrágica. Essa normalmente acomete pessoas que já tiveram dengue e contraem o vírus pela segunda vez. A prevenção é im-portante justamente para que não haja um novo surto pois as pessoas infectadas desta vez estariam mais vulneráveis.

Caracol africano: em outras regiões do país transmite doenças como meningite e esquistossomose. Em Itajaí jó foram reali-zados testes e não há esse risco. A preocu-pação aqui é por motivos de higiene já que o molusco passa pelo lixo, áreas e outros locais até chegar ao quintal de casa.

Divulgação

Page 6: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 734 - 20 DE MARÇO de 2015 | Ano XV | Página 6

Grupo Vocal Cantando por aí convidaEsta colunista estará prestigiando este show, que vem sendo preparado com muito carinho, pelos amigos queridos do Grupo Vocal Cantando por aí. Será no dia 29 de março, no Teatro Municipal de Itajaí, em

dois horários. Certeza de casa cheia, pois eles cantam e encantam por onde passam! Sou fã de carteirinha!

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Comemoração dos 20 anos de formatura do Terceirão 1995

do Colégio São JoséNo último sábado, dia 14 de março, estive par-

ticipando do grande encontro em comemoração dos 20 anos de formatura do Terceirão 1995 do Colégio São José, num almoço realizado no Condomínio Por-to Riviera, na Praia dos Amores em Itajaí. Foi maravi-lhoso poder rever tantos amigos, alunos e professores! Agradeço a gentileza do convite, que recebi dos meus ex-alunos do Prézão do Jardim de Infância, do Colégio São José. Todos fazem parte da minha história de vida! Beijos da amiga de sempre: Tia Neide.

Mobilização Patriótica em ItajaíRealmente foi surpreendente a participação

dos moradores de Itajaí durante a Mobilização Pa-triótica, realizada no último domingo, dia 15 de março, na avenida Ministro Victor Konder, a Bei-ra Rio em Itajaí. Movimentação pacífica que levou mais de 10 mil pessoas às ruas, prova de união e patriotismo. Itajaí está de Parabéns! Nossa cidade se vestiu de verde e amarelo!

Page 7: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 734 - 20 DE MARÇO de 2015 | Ano XV | Página 7

A Praia Brava vai sediar o primeiro festival de Food Trucks da região. O Brava

Food Truck Festival será nos dias 3, 4 e 5 de abril. O evento, orga-nizado pelos proprietários do TJ's Mexican Food, Hamilton Waltri-ck e o modelo internacional Mar-lon Teixeira, contará com Trucks de diversos estados brasileiros.

Os festivais de comidas fei-tas em caminhões, vans e kombis são famosos no mundo todo. Re-centemente a vizinha Blumenau sediou um evento semelhante. Na edição itajaiense a ideia é agradar a todos os gostos com gastrono-mia diversificada.

_ Estamos trabalhando para que o evento seja especial tanto para os participantes quanto para os visitantes. Além de ter a opor-tunidade de experimentar sabores de diversos lugares do mundo, o público vai se divertir com a pro-gramação cultural que estamos preparando _ garante Hamilton Waltrick.

Entre os participantes estão restaurantes de massas, hambúr-gueres, comida japonesa, mexi-cana, doces da serra, o popular

churrasquinho e como não pode-ria faltar, cerveja. O Festival será realizado dentro do complexo do TJ's e parte lateral do restaurante.

Durante todos os dias do evento haverá apresentações de nomes da música catarinense como Gazú, vocalista da banda Dazaranha, a banda itajaiense Brotherhood, Andi Frizzo, Pablo Rodrigues, entre outros. Haverá também exposições de fotografia e tatuagem.

Campeonatos de surf ocor-rem paralelamente. No sábado, dia 4, os melhores surfistas ama-dores de Santa Catarina se en-frentam na etapa final do Circuito Itajaí Open de Surf que iniciou em 2014. O campeonato tam-bém será a abertura oficial dos eventos de 2015 e já vale como a primeira etapa do ano. As va-gas são limitadas e custam R$ 50. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (47) 9905-3958, (47) 9128-6888, ou pelo e-mail [email protected], com Julia-no Secco. No domingo, dia 5, surfistas convidados participarão de um campeonato de manobras aéreas. •

Praia Brava recebe festival de comidinhas de caminhão

Page 8: Jornal dos Bairros - 20 Março 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 734 - 20 DE MARÇO de 2015 | Ano XV | Página 8

Neste sábado, voluntários de Ita-jaí, Navegantes e região vão atuar no programa “Juntos pelo

Rio”, que agora se chama “Juntos pelo Rio e Unidos Contra a Dengue”, ação do Complexo Portuário de Itajaí. A ação visa reunir 500 voluntários para limpar as duas margens do rio Itajaí-Açu.

As inscrições devem ser feitas ante-cipadamente pelo site da Itajaí Stopover - Volvo Ocean Race (http://www.itajais-topover.com.br/noticia/41). Donos de barcos e jet skis também podem integrar as equipes e auxiliar nos trabalhos dan-do apoio náutico. As embarcações leva-rão a bordo os voluntários e os kits de limpeza e percorrerão trechos do rio nas encostas.

Cada equipe terá um perímetro es-pecífico de trabalho e fará o descarte do material coletado junto ao ferry-boat ou em pontos específicos por terra. No fim do dia, todo o lixo recolhido será pe-sado e destinado para cooperativas de reciclagem e para o aterro sanitário.

O projeto “Juntos Pelo Rio” é um dos legados da passagem da Volvo Oce-an Race em Itajaí desenvolvido por enti-dades públicas e privadas. As atividades programadas para o sábado terão dois momentos: o primeiro será no Centre-ventos de Itajaí, onde um café da manhã será oferecido aos participantes. Logo em seguida, serão entregues kits de lim-peza aos voluntários e as equipes serão transportadas até as regiões ribeirinhas

com o apoio de embarcações voluntá-rias.

Em Navegantes, o café da ma-nhã será servido ao lado da prefeitura, onde os kits serão distribuídos. A ação, que acontecerá tanto no lado de Itajaí, quanto em Navegantes, é um reforço ao trabalho da Secretaria de Obras e de empresas parceiras que já atuam na lim-peza desses locais.

Nesta edição, além do recolhimen-to de entulhos nas áreas de mangue e nas margens dos rios, os envolvidos inten-sificarão as ações nas regiões propícias para o aparecimento de novos focos do mosquito transmissor da dengue, retiran-do materiais que possam acumular água e se tornar ponto de proliferação.•

A Secretaria de Obras começou a implantação de uma rede de drenagem auxiliar na rua Arnaldo Emílio Dalçóquio, em Cordeiros. Serão instalados mais 250 metros de tubulação com 50 centímetros de diâmetro. Em abril do ano passado, foram substituídos cerca de 50 metros de tubulação desta rua.

Os tubos de 60 centímetros de di-âmetro foram trocados por tubos de um metro de diâmetro, quase o dobro da ca-pacidade de vazão. Agora, com a insta-lação de mais 250 metros de tubulação, a vazão da água da chuva será ainda maior, o que deve eliminar os alagamen-tos.

No São Vicente, está em fase final a instalação de drenagem na rua Estefa-no José Vanolli. São 620 metros de tu-bulação desde a ponte da Nova Brasília até a Rua Jaci Ramos. Cerca de 70% dos trabalhos já foram concluídos. Os tubos têm 1,20m; 1,00m e 0,80cm de diâme-tro.

Voluntários limpam as margens do rio Itajaí neste sábado

Começam novas obras de drenagem

A partir da semana que vem ou-tra obra de drenagem. As ruas Suécia e Agostinho Lemos de Camargo irão rece-

ber 174 metros de tubulação com 1,20m de diâmetro. A obra deve solucionar os alagamentos na região da Praia Brava.•

Mais de 50 motoristas são notificadosUma operação com agentes de

trânsito e a Polícia Militar no São João e na Praia Brava resultou em 52 autos de infração, 18 veículos removidos, cinco documentos apreendidos e dois termos circunstanciados. A ação re-alizada na quarta-feira começou por volta das 20h.

Conforme o coordenador de trânsito, Ewerson Luis Gama, as bar-reiras integradas são importantes, pois, garantem mais segurança aos motoristas que estão em conformida-de com a lei.

_ Encontramos nestas operações veículos com licenciamento atrasado, motoristas com documentação venci-da, carros rebaixados, até casos mais graves como condutores menores de idade, sem habilitação ou em posse de entorpecentes _ diz.

Além das autuações, a polícia Militar também lavrou dois Termos Circunstanciados por porte de entor-pecente. Gama alerta que essas ações devem ser realizadas com mais frequ-ência na cidade, com a finalidade de garantir mais segurança. •

Unidades de Saúde recebem ginástica laboral Servidores de oito Unidades

de Saúde de Itajaí contam com mais qualidade no trabalho. Eles começa-ram a receber ginástica laboral duran-te o expediente diário. A ação ocorre após estabelecida parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), os professores do pro-grama Itajaí Ativo e os acadêmicos do curso de graduação em Educação Física da Univali.

As atividades diárias são ofere-cidas aos funcionários, porém todos os pacientes que estiverem nas uni-dades são convidados a participar. O objetivo da ginástica laboral é ofere-cer aos servidores uma melhora de rendimento por meio de exercícios físicos direcionados para aquela ati-vidade profissional e feitos durante o expediente.

Além de diminuir a carga de es-tresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o seden-tarismo. Esta prática pode melhorar muito o desempenho de um funcio-nário, além de evitar lesões por esfor-ço repetitivo e outras doenças provo-cadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos.

Recebem as atividades as Uni-dades de Saúde de Cordeiros, Santa Regina, Costa Cavalcante, Limoeiro, Cidade Nova, Votorantin, Murta e São Vicente. Elas foram escolhidas pois possuem um núcleo do Itajaí Ati-vo ou um polo da Academia da Saú-de. Porém, o objetivo é ampliar este atendimento para outras Unidades, para o PA do São Vicente, a UPA de Cordeiros e também para a Secretaria de Saúde.•