jornal dos bairros 31 janeiro 2014

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 31 DE JANEIRO DE 2014 | ANO XII | Nº 683 4 Entrega do IPTU 2014 começa nesta segunda-feira 3 Fim de semana tem espetáculo “Deu a louca na TV” 4 Animal de estimação requer cuidados especiais no verão 4 Volvo Ocean Race: Comitê organizador da Stopover Itajaí tem novo coordenador 5 Clube Atiradores realiza Festa dos Amigos neste sábado Cruzeiro Empress passa por tempestade e assusta passageiros

Upload: editora-bittencourt

Post on 27-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 31 DE JANEIRO DE 2014 | ANO XII | Nº 683

4

Entrega do IPTU 2014

começa nesta segunda-feira

3

Fim de semana tem espetáculo

“Deu a louca na TV”

4

Animal de estimação

requer cuidados especiais no

verão4

Volvo Ocean Race:

Comitê organizador da Stopover Itajaí tem

novo coordenador

5

Clube Atiradores

realiza Festa dos Amigos

neste sábado

Cruzeiro Empress

passa por tempestade

e assusta passageiros

Page 2: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 683 - 31 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 683 - 31 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 3

A Secretaria da Criança do Ado-lescente e da Juventude (SECAJ), infor-ma aos universitários que as inscrições para a bolsa de estudos deste primeiro semestre letivo do ano começam em fevereiro. O atendimento e a entrega da documentação será feita diretamen-te na SECAJ, em horário comercial. A lista da documentação entre outras in-formações já estão disponíveis no link: http://portaldocidadao.itajai.sc.gov.br/c/64.

A SECAJ destaca que neste ano houve a alteração da nomenclatura até então conhecida como “Bolsa da Lei Orgânica”, que passou a ter a nova denominação. O acesso no site do Município deve ser feito por meio do link “cidadão”, ao lado direito da pá-gina e na sequência, no ícone “Auxílio aos Estudantes Universitários”.

Para concorrer à bolsa de estu-dos, o universitário deve ter residência e domicílio no município, não possuir renda pessoal ou familiar superior a seis salários mínimos nem usufruir de quaisquer outros subsídios financeiros educativos. Além disso, deverá estar

regularmente matriculado na Univer-sidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); no Instituto Fayal de Ensino Superior (IFES) ou, em universidades reconhe-cidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), distantes até 60 quilô-metros da cidade, desde que o acadê-mico frequente algum curso que não seja oferecido pelas instituições de en-sino superior de Itajaí.

ParcelasVale relembrar que a concessão

da bolsa de estudos contempla as seis parcelas da mensalidade do semestre letivo. A bolsa cobre inclusive a ma-trícula. O percentual dos valores da bolsa será determinado pela Comis-são de Avaliação da Bolsa de Estudos, podendo ser concedido o índice de 20% até 50% sobre o valor da mensa-lidade, levando-se em consideração a renda per capita, não excedendo aos créditos limites de um período.

Não há renovação automática da bolsa, em razão disto, os beneficiados nos semestres passados deverão efetu-ar novo requerimento.

Começa na próxima segunda-feira (03), a entrega do IPTU 2014. Os carnês serão distribuídos em

três locais: Salão Paroquial da Igreja São Cristovão para os moradores de Cordei-ros, Murta e Salseiros; Centro de Arte e Lazer Zelinda Lunardeli Coelho (antigo Centro Social Urbano) para os moradores do São Vicente e Cidade Nova, e Salão Paroquial da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento para os demais bairros e o Centro. A entrega será das 08h às 18h, sem parada para o almoço.

O primeiro vencimento do impos-to será no dia 15 de fevereiro, com pa-gamento à vista e desconto de 15%. O segundo vencimento será no dia 15 de março, com pagamento à vista e descon-to de 10%. Também no dia 15 de março começa o parcelamento em 10 vezes. O contribuinte que pagou em dia o IPTU 2013 ganhou automaticamente desconto de 10% no IPTU de 2014. E quem pagar em dia o imposto deste ano, ganha 10% de desconto no imposto de 2015.

Quem preferir pode baixar o IPTU 2014 no site do Município de Itajaí. Bas-ta acessar o www.itajai.sc.gov.br e clicar no link “Cidadão”, localizado no lado

direito da tela, e em seguida em IPTU. Depois, é só digitar na área indicada o número do cadastro do imóvel, uma se-nha de segurança, e escolher a forma de pagamento para que o boleto seja gera-do.

Neste ano, o reajuste foi de 5,83%, de acordo com a variação do IPCA (Ín-dice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de novembro de 2012 a outubro de 2013.

Tarifa de Coleta de LixoA entrega da Tarifa de Coleta de

Lixo 2014 será feita através do correio pela Ambiental. O morador também pode imprimir através do site www.am-bsc.com.br. Mais informações pelo tele-fone 3908-5366 ou direto no escritório da empresa, na Rua Alberto Werner nº 159 – Vila Operária.

Renovação da Isenção do IPTUEm 2014, os contribuintes terão que

fazer a Renovação da Isenção do IPTU. O prazo para renovação inicia no dia 05 de maio.

Oito candidatas disputam neste sábado (1º), o título de Rainha do Carnaval de Itajaí em 2014.

A eleição vai ocorrer durante uma Roda de Samba que inicia às 11 horas, no Mercado Público e que vai contar com as participações especiais do grupo Jeito Diferente e da bateria-show da Escola de Samba Imperador – ambos de Itajaí.

As candidatas ao título têm idade entre 16 e 26 anos, são solteiras, não pos-suem filhos e residem na cidade há pelo menos um ano. Além disso, as concor-rentes vão ter que conquistar os jurados, que irão avaliá-las nos quesitos samba no pé, animação, beleza e simpatia. As aná-lises serão feitas em desfiles em conjunto

e individual.As vencedoras do concurso recebe-

rão prêmios em dinheiro nos valores de R$ 1.000,00 para a Rainha e R$ 500,00 a cada princesa.

A programação carnavalesca da ci-dade tem continuidade a partir de 28 de fevereiro, sexta-feira, com o tradicional festejo dos blocos de sujo, também no Mercado Público.

Já os desfiles de rua deste ano vão ocorrer na Vila da Regata, junto ao Cen-treventos, a partir das 21h30. No sábado (1º de março), se apresentam as Escolas de Samba. E no domingo (02), é a vez dos blocos carnavalescos tomarem conta da passarela do samba.

As candidatas:

• Fabiola Eliete Cardoso - 22 anos• Francieli de Souza Machado - 25 anos• Jamille Gessica Burger - 25 anos• Lisandra Martins - 19 anos• Melye Milena Felizardo - 23 anos• Michelle Rubia Caetano - 20 anos• Shaiane Fernandes - 20 anos• Thaina Maria Gomes da Silva - 18 anos

Entrega do IPTU 2014 começa dia 03 de fevereiro

Auxílio aos Estudantes Universitários: Inscrições em fevereiro

Oito candidatas concorrem ao título de Rainha do Carnaval 2014 neste sábado

Page 4: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 683 - 31 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 4

Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais de estimação, a

situação não é diferente. Cães e gatos, os preferidos entre as famílias brasileiras, também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, higie-ne e saúde em dia durante o verão.

O primeiro cuidado que deve ser tomado du-rante as estações mais quentes do ano faz referência ao modo como os animais se alimentam. Segundo a médica veterinária Anne Karine Romanel os bichos de estimação precisam de uma alimentação leve e de muita água. “Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou du-rante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte”, explica.

Além disso, a veterinária destaca a importân-cia de estar com a vacina contra a raiva e vermífu-gos em dia. “Nesse período mais quente, os ani-mais são levados para passeios em parques, regiões litorâneas, grama e mato, além do contato com pes-soas diferentes do convívio diário. Por esse motivo, é importante que ele esteja com a saúde em dia”, diz, lembrando que o ideal é que as pessoas evitem passear com seus pets entre 10 da manhã e 5 da tarde, horário de sol mais intenso e prejudicial à saúde do animal e do próprio dono.

Higiene redobradaAnne Karine reforça, também, que os cui-

dados com higiene de cães e gatos devem ser re-dobrados nas estações mais quentes, isso inclui a utilização de xampus antipulgas. “A quantidade de banhos semanais pode aumentar. Duas vezes é o ideal, além da tosa no caso de bichos mais pelu-dos. Isso aumenta a sensação de conforto para o animal”, garante a veterinária. Por fim, ela ressal-ta a importância de levar o pet para uma consulta com o veterinário antes de grandes deslocamentos e viagens.

Confira os principais cuidados com animais de estimação durante o verão em casa ou durante viagens, cães, gatos e

outros animais devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte;

As vacinas contra a raiva e os vermífugos precisam estar em dia;

evite passear com seus pets entre 10 da ma-nhã e 5 da tarde;

para banho, utilize xampus antipulgas; a tosa é indicada para os bichos mais pelu-

dos durante as estações mais quentes; leve seu animal de estimação para uma con-

sulta com o veterinário antes de viagens longas.

Jornais, filmes, novelas, comerciais do cult ao trash. A televisão é o tema do espetáculo “Deu a louca na TV – Ei! Cadê o controle?”, produzido pelos alunos da 29ª edição do Curso Básico de Teatro, ministrado pela Anchieta Arte Cênica. A peça, que marca o encer-ramento da capacitação, será apresentada no sábado (01) e domingo (02), no Teatro Municipal, às 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do te-

Fim de semana tem espetáculo Deu a louca na TVatro, das 13h às 19h, ao valor de R$30,00. Estudantes, idosos e quem doar uma caixa de um litro de leite longa vida pagam meia entrada.

Depois de muitas discussões, os participantes do curso de teatro chegaram à decisão de montar um es-petáculo que falasse sobre a televisão, um dos veículos de comunicação mais significativos na vida das pessoas nos tempos atuais. Amando, simpatizando ou odiando, ela esta aí, e - mesmo sem você perceber - dita as regras e leis do dia a dia.

Everton Rossete Junior trabalhou na criação e adaptação dos textos que levaram a direção de Flavia Marcos e Aline Ewalde, com direção geral de Valentim Schmoeler. “Deu a louca na TV – Ei! Cadê o controle?” satiriza os principais acontecimentos televisivos e pro-voca o seguinte questionamento no espectador: a TV realmente imita a realidade?

Um Drácula atrás de uma virgem para concluir seus planos maléficos dos filmes trash. A clássica nove-la mexicana com seus dramalhões. A espetacularização da tragédia dos jornais de bancada. Barracos de família ao vivo. A televisão como você nunca viu, aliás, ou como sempre viu!

Animal de estimação requer cuidados especiais no verão

O cruzeiro Empress, da empresa Pullmatur, pas-sou por uma forte tempestade no último fim de semana e deu um grande susto nos tripulantes

e passageiros que estavam a bordo, entre eles a colu-nista social do Jornal dos Bairros Neide Pasold Uriarte e seu esposo Mário Uriarte Filho. O casal decidiu fazer a viagem de cruzeiro para comemorar 23 anos de ca-samento e, apesar do susto, os dois puderam aproveitar bastante cada momento no Empress.

A colunista Neide Uriarte conta que a viagem du-rou sete dias e o embarque foi na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, no Píer Turístico de Itajaí. “Saindo de Itajaí seguimos em navegação direta, até chegarmos a Punta del Leste na quarta-feira, dia 23 de Janeiro. De noite o navio seguiu viagem até Buenos Aires, onde passamos o dia todo passeando e conhecendo pontos turísticos”, relata.

Momentos de tensãoFoi na saída de Buenos Aires, na noite da quinta-

feira (23), que a tempestade começou. Nesse momento, Neide e seu esposo estavam assistindo ao teatro “Bro-adway”, quando os animadores tocaram no assunto de forma discreta para não assustar os passageiros. “Logo em seguida, através do serviço de comunicação do Na-vio, o Comandante Alberto Pallazio alertou todos os passageiros e tripulantes. Ele avisou que estávamos en-frentando uma tempestade muito forte, com rajadas de vento e que não ficássemos preocupados, pois toda a situação seria controlada”, completa Neide.

Devido às fortes chuvas, muitos espaços abertos do navio ficaram alagados. As sacadas das cabines ex-ternas ficaram bem alagadas e em algumas cabines a água chegou a entrar no quarto e molhou o que tinha pelo chão. Segundo a colunista, os passageiros dessas cabines, que foram atingidas pela chuva forte, foram transferidos para outras cabines intactas. Roupas, cal-çados e bagagens que molharam, o próprio pessoal do navio se encarregou de fazer a secagem.

Cruzeiro Empress passa por tempestade e assusta passageiros

Colunista social do Jornal dos Bairros, Neide Pasold Uriarte, relata os momentos de tensão.

Segurança e eficiênciaApesar do susto Neide garante que a tripulação

é bastante preparada para essas situações e não teria problema em viajar novamente pela mesma empresa, pois é bastante seguro e as empresas sempre fazem um treinamento de segurança com os passageiros. “Preten-demos viajar novamente e quantas vezes tivermos con-dições financeiras para isso. Este navio é da Pullmantur e já fizemos outros dois cruzeiros com eles, um com o Íbero e um com a Royal Caribeans. Somos vidrados em fazer cruzeiros e não é uma tempestade que irá nos impedir de continuarmos cruzando os mares, para co-nhecermos novos lugares”, conclui Neide. O cruzeiro Empress retornou a Itajaí na última segunda-feira (27).

Neide Uriarte/Arquivo Pessoal

Navio fica levemente inclinado e com partes alagadas após tempestade em alto mar

Page 5: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 683 - 31 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 5

O Clube Atiradores realizará neste sábado, dia 1º de fevereiro, a Festa dos Amigos para feirinos, associados e convidados dos membros do clu-

be. Segundo o presidente do Atiradores, Alvaro Cézar Moreira, a Diretoria também estará presente e vai apro-veitar para divulgar as obras de reconstrução do clube, que começarão em fevereiro.

Além disso, no dia 28 fevereiro haverá o Baile de Carnaval com a presença da Volare’s Band. Mais infor-mações no telefone 3348-0710.

Novo Clube AtiradoresMoreira explica que essas devem ser as últimas

festas do ano antes do início das obras do novo clu-be, que começará em meados de fevereiro. “Uma parte deve começar antes do carnaval, mas não vai afetar a festa. Após isso a construtora vai demolir a estrutura e dar início ao projeto”, comenta.

O presidente garantiu que, durante as obras, os associados terão um lugar para continuar a praticar as atividades que eram praticadas no Atiradores. “Ainda estamos verificando um local adequado e, em breve, divulgaremos aos associados”, garante Moreira.

A obra de reconstrução é fruto de uma parceria entre o Clube Atiradores e a empresa Cota Empreendi-mentos Imobiliário dirigida pelo empresário Fábio Joci Martins. Esta companhia pretende trazer para Itajaí a rede de hotéis quatro estrelas Blue Tree Towers.

No contrato, a empresa ficará responsável por construir um clube totalmente novo no mesmo local com grande Sede Social, quadras de futebol, sauna, academia, piscina semi-olímpica e muitas outras estru-turas.

Em contrapartida, o clube cedeu uma parte do ter-reno, onde a empresa deve construir prédios residen-ciais e comerciais, além da estrutura hoteleira.

“Essa permuta foi a forma que a gente encontrou de salvar o Clube Atiradores, porque do jeito que es-tava, iria fechar. Com essa parceria, teremos um clu-be novo que será, provavelmente, o maior da região”,

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, assinou o Decreto que es-tabelece o fim do horário especial de funcionamento nas repartições públicas municipais. Com isso, a partir da próxima segunda-feira (03), o expediente no Paço Mu-nicipal e demais unidades admi-nistrativas retornam ao horário habitual de atendimento ao públi-co, das 08 às 12 e das 14 às 18 horas.

O horário especial de fun-cionamento nas repartições públi-

cas itajaienses começou a vigorar em 21 de outubro de 2013 e a princípio, iria até 14 de fevereiro. “Com a antecipação na volta ao atendimento à comunidade em período integral, o Prefeito aten-de a um pedido do colegiado”, explica o Chefe de Gabinete, Ma-noel Rodrigues Conceição.

Segundo ele, uma avaliação preliminar vai decidir pela neces-sidade de realização ou não do horário especial de funcionamen-to nos próximos anos.

Tem Festa dos Amigos neste sábado no Clube Atiradores

contou Moreira no ano passado, quando o contrato foi fechado

Título de sócioDevido às mudanças, o título de sócio deverá va-

lorizar assim que as obras ficarem prontas. O título pa-trimonial custa R$ 3600 e pode ser parcelado em 24x de R$ 150.

Quem quiser ser associado deve procurar a secre-

taria do clube ou entrar em contato pelo telefone 3348-0710 para mais informações.

HistóriaO Clube de Atiradores de Itajaí foi fundado em 28

de abril de 1895 por um grupo pessoas pertencentes a muitas das mais ilustres e tradicionais famílias locais. Com 118 anos de história, o clube deve se firmar futu-ramente como o maior e mais moderno da região.

Prefeitura volta a funcionar em período integral

Page 6: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeWWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Agradecimento especial

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 683 - 31 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 6

Aniversário de Marcelo Queluz Müller

Dica da Coluna: Viagem de Cruzeiro

Esta semana recebi um convite do amigo Denísio Dolásio Baixo, para participar do Programa TVBE no ar, nas sextas-feiras, apresentando notas sociais, como: aniversários, fotos de casamento, festas , homenagens, bailes do Itamirim e outros Clube também, etc... Acei-tei o desafio e vou me dedicar ao máximo, para realizar um bom trabalho. Meu agradecimento especial tam-bém ao amigo Carlos Bittencourt, que acreditou, deu dicas e sempre me apoiou, quando comecei a escrever a Coluna da Mulher da Revista do Itamirim e posterior-mente a Coluna Sociedade em destaque do Jornal dos Bairros. Amo o que faço e fico tão feliz, quando posso homenagear alguém! A Coluna de hoje é dedicada es-pecialmente ao Carlos Bittencourt, sua família e todos os amigos da Editora Bittencourt.

Recomendo aos amigos leitores, que façam em suas férias de Verão um Cruzeiro. No dia 20 de janeiro embar-camos no Navio Empress da Pullmantur e ficamos até o último dia 27, curtindo todas as mordomias do pacote de

viagem. É uma viagem interessante, pois atravessamos o mar e visitamos Punta de Leste, Buenos Aires e Santos. Os passeios em cada uma dessas cidades turísticas foram inesquecíveis, todos organizados pela Pullmantur e os passageiros escolhem e com-pram o pacote que mais lhe interessam. Este foi o 5º cruzeiro que fizemos e não queremos parar por aí. Quem sempre nos oferece viagens maravilhosas, em casal ou em grupo, são as queridas amigas Tânia Klock e Renata de Oliveira, que coman-dam a Kukatur em Itajaí e oferecem um atendimento personali-zado, seguro e perfeito, para agradarem todos os clientes.

Um abraço especial às queridas amigas Ana Paula Dagnoni e Naze Meneses, que comemo-raram aniversário no último sábado, dia 25 de janeiro de 2014. Grandes profissionais da educa-ção, trabalham como supervisoras na Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. Parabéns, Ana Paula e Naze! Que vocês sejam sempre muito felizes, ao lado de seus familiares e amigos! A amizade de vocês é muito bonita e das outras amigas do grupo também!

Aniversário das amigas: Ana Paula Dagnoni e Naze Meneses

O empresário Marcelo Queluz Mül-ler, que junto dos pais e irmãos comanda a Distribuidora Müller e a Timoneiro, come-morou mais um ano de vida, no domingo, dia 26 de janeiro. Parabéns, Marcelo! Que você seja sempre feliz, tenha muita saúde, paz, amor e prosperidade! Um abraço dos amigos do Jornal dos Bairros.

Page 7: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 683 - 31 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 7

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

O barulho de som alto próximo a residências é algo que inco-moda a muitos moradores. Para

resolver a questão e cumprir o que já é

exigido em lei, a partir de agora, todos os alvarás para bares, lanchonetes e restau-rantes são impressos com a observação “proibido som ao vivo ou mecânico”.

Responsáveis por bares de Itajaí e afins assinam Termo de Compromisso quanto à poluição sonoraCom os novos alvarás, o responsável as-sina um Termo de Compromisso (TC) e se compromete em não fazer uso destes recursos, exceto com a permissão dos órgãos competentes e em condições fa-voráveis.

Por meio do TC, o comerciante também se responsabiliza em manter o volume de sons e ruídos em níveis que não possam ser ouvidos fora do esta-belecimento comercial. Esta ação visa impedir a violação do sossego da vizi-

nhança, o que já é uma determinação estabelecida no artigo 98 inciso V da Lei nº 2734/92 (Código de Posturas do Mu-nicípio de Itajaí).

“A utilização do som ao vivo ou mecânico só é possível por meio da li-beração do Município, que verifica a sua viabilidade. A autorização é concedida quando o comerciante efetua o isola-mento acústico do local”, esclarece a diretora de Licenciamento e Fiscalização da Famai, Thamy Pfeilsticker.

Alexandre Santos já trabalha nos projetos da próxima regata que será realizada em 2015.

O comitê organizador da Volvo Ocean Race em Itajaí já tem um novo coordenador. O diretor administrativo e financeiro do Complexo Portuário do Ita-jaí-Açu, Alexandre dos Santos, foi confir-mado para coordenar a equipe que orga-nizará a Stopover Itajaí da Regata Volvo Ocean Race em 2015. Santos substituirá o empresário Amílcar Gazaniga que con-tinuará dando apoio ao comitê.

O novo coordenador explica que encara o desafio com serenidade e vai colocar em prática o que foi aprendido com a última regata da Volvo Ocean Reis e a recente regata Jacques Vabre. Além disso, o ex-coordenador Gazaniga deixou algumas diretrizes prontas o que facilita o trabalho de organização do pró-ximo evento. “Já temos reuniões com a equipe da Volvo Ocean Race marcadas para segunda, terça e quarta-feira. Na quinta-feira (06) já teremos novidades”, garante Santos.

Dois anos depois da última edição

da Volvo Ocean Race em Itajaí, a cidade evolui muito na economia e, principal-mente, no turismo. Para Santos, a reali-zação de regatas teve grande influência nessa evolução. “A área hoteleira cres-ceu muito e há vários projetos de hotéis em construção. Os grupos econômicos estão vendo Itajaí com bons olhos. Na área portuária também evoluiu muito depois que empresas vieram através da Volvo e isso deve evoluir ainda mais”, completa.

Em 2015, a Marina do Saco da Fa-zenda já deverá estar pronta e isso deve aumentar o número de visitantes no even-to. “A Marina vai ser uma base para dar assistência ao turista, pois há muitas pes-soas que não conseguem ficar na cidade, então vai dar apoio ao turista que chega com sua embarcação”, avalia Santos.

CompetiçãoEm 2015 a regata da Volvo Ocean

Race deve ter oito barcos inscritos na competição, mas infelizmente não ha-verá barcos brasileiros. Segundo Santos, havia um compromisso da cidade de Re-

Volvo Ocean Race

Comitê organizador da Stopover Itajaí tem novo coordenador

cife (Pernambuco), de viabilizar um pro-jeto brasileiro, mas isso não foi possível. Mesmo assim, a competição deverá ser grandiosa, pois a Stopover Itajaí apresen-tará novas atrações. “Tenho um trabalho bem centrado, com vários projetos que visam agregar a Educação e o Turismo. A intenção é manter o que o Amílcar Gaza-niga fez e ao mesmo tempo inovar, sem-pre com a participação da comunidade e de todo o estado de Santa Catarina”,

afirma Santos.

EventoNeste ano o prefeito Jandir Bellini

afirmou que está sendo estudado a reali-zação da “Marejada Aventura Pelos Ma-res do Mundo” e o Festival de Música em conjunto com o evento, a exemplo do que foi feito na Regata Jacques Vabre. Mais novidades serão divulgadas na pró-xima semana.

Page 8: Jornal dos Bairros 31 Janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 683 - 31 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 8

O Marcílio Dias recebeu na última terça-feira (28) mais um reforço para a disputa do Campeonato Catari-nense. O atacante Elivélton, de 32 anos, se apresentou no estádio Dr. Hercílio Luz e durante a tarde iniciou um trabalho físico com o auxiliar técnico Jorge Bagé, que ficou em Itajaí.

Elivélton estava no Aimoré (RS) e chegou a iniciar a disputa do Campeonato Gaúcho, mas optou por vir para o Marinheiro. No ano passado o atacante disputou a Divisão Especial pelo Concórdia.

Centroavante de área, Elivélton explica que sua principal característica é a jogada aérea, em virtude da altura de 1,90 m, e também a finalização próxima do gol. Além do Aimoré, o jogador já atuou em vários clubes gaúchos, como Esportivo e Brasil de Pelotas, e tem uma vasta experiência internacional. Já passou por equipes do Uruguai, Portugal, Arábia Saudita e Para-guai, onde jogou no Cerro Porteño.

“Ano passado eu tive a oportunidade de enfren-tar o Marcílio Dias e pude sentir o tamanho do clube, com um bom time e uma boa estrutura. Com certeza a expectativa é a melhor possível”, comentou hoje pela manhã ao site oficial do Marinheiro.

A Fundação Municipal de Esporte e Lazer pu-blicou o resultado da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Neste ano, 105 projetos receberão incentivo público totalizando cerca de R$ 1,5 milhão. Esta é a primeira avaliação e os projetos indeferidos podem entrar com recurso até o dia 31 de janeiro, sendo que nesta segunda análise, poderão ser aprovados. A se-leção das propostas foi realizada pela Comissão de Avaliação de Projetos Esportivos (CAPE), que se ba-seou na importância de cada modalidade esportiva

dentro do município, tendo em vista que neste ano Itajaí é a sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

O edital da Lei de Incentivo registrou 182 proje-tos inscritos no período de 13 de dezembro de 2013 a 17 de janeiro de 2014. O valor máximo para cada projeto, no exercício de 2014, será de 10% do valor total destinado a cada categoria.

Os valores estabelecidos para cada categoria se-rão os seguintes:

a) formação esportiva de base e manutenção de selecionados 30%; (R$ 450.000,00)

b) realização de eventos esportivos 60%; (R$ 900.000,00)

c) outras atividades - aquisição de material es-portivo, de lazer e recreação e implementos para-desportivos; investimento em cursos de capacitação profissional e eventos científicos (seminários, fóruns, conferências e congressos) 10%. (R$ 150.000,00)

Este será o maior investimento já realizado des-de que a lei foi criada, em 2007.

A lista dos aprovados também estará disponível na próxima edição do Jornal do Município, ainda esta semana.

Atacante Elivélton se apresenta ao Marcílio Dias

Ficha do atleta:Nome: Elivélton De GregoryIdade: 32 anosAltura: 1,90mPeso: 86 kgÚltimo Clube: Aimoré (RS)

FMEL aprova 105 projetos pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte

Faltam poucos dias para começar o ano letivo da Rede Municipal de Ensino. Estão sendo esperados quase 30 mil alunos em 111 unidades. A Secretaria Municipal de

Educação aproveita os últimos dias das férias escolares para intensificar os serviços de limpeza, reparos e melhoria dos espaços físicos. A Rede começa o ano com cinco novas uni-dades de ensino, nove creches ampliadas e um novo prédio de escola básica em fase final de construção. Os investimen-tos foram realizados no segundo semestre do ano passado, totalizando a abertura de 63 salas e 1.148 vagas na Educação Infantil, reafirmando a posição de Itajaí como uma das cida-des com a maior Rede Municipal de Ensino da região.

Os trabalhos consistem na limpeza interna das unida-des, como paredes, piso, teto e vidros, além de dedetização dos ambientes e lavação de caixas d’águas. Já na área exter-na, estão sendo executados serviços de capinação. Trata-se de uma grande equipe encarregada de deixar tudo organizado para os quase 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Professores também estão sendo contratados ou efetivados para atuação neste ano de 2014.

Servidores da Secretaria de Educação também atuam no acompanhamento e fiscalização dos processos administrati-vos para entrega de material escolar, uniformes e transporte aos educandos. Profissionais terceirizados estão sendo con-tratados para as áreas de segurança e limpeza. Cada detalhe está sendo observado, para que tudo esteja pronto para mais um ano escolar.

De 03 a 07 de fevereiro, os proprietários de vans de transporte escolar terão que efetuar a vistoria para o primeiro semestre de 2014. O serviço será realizado das 14 às 18h na Secretaria de Segurança, localizada na Rua Blumenau, nº 1.500. A Secretaria de Segurança/Codetran possui 89 Vans cadastradas e no ano passado, 70 passaram pela vistoria e estão em circulação.

A vistoria das vans de transporte escolar é obrigatória e atende ao que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São analisados itens importantes de segurança como faixas laterais e traseiras amarelas e a indicação “Escolar”; tacógrafo; extintor de incêndio; freios; cintos de segurança; pneus; higiene e segurança do veículo em relação a vidros, portas e bancos.

Toda van que transporta menores de 12 anos de idade deve ter um monitor maior de idade e com registro na Secre-taria de Urbanismo. Além do alvará, o motorista do veículo precisa ter habilitação na categoria “D” e curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departa-mento Estadual de Trânsito (Detran).

Somente as vans que possuem o selo de autorização podem realizar o transporte escolar. Caso o veículo não re-alize a vistoria, a Codetran pode suspender ou até cassar a autorização, dependendo da gravidade. A vistoria é realizada duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

Ano letivo começa dia 10 de fevereiro

Vans escolares começam a ser vistoriadas na segunda-feira