instruÇÕes - vagas residuais- ufba · preços demandados e os preços ofertados de um determinado...

24

Upload: trinhhanh

Post on 27-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha deRespostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.

1. Caderno de Questões• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas:

Prova I: ECONOMIA — Questões de 01 a 35Prova II: MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA — Questões de 36 a 70Prova de REDAÇÃO

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamentecomunicada ao fiscal de sala.

• Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

2. Folha de Respostas

• A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas.Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTAPRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feitapreenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Nãoultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas éde 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

LEMBRE-SE:A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e aindatem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você nãoganha nem perde nada.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – 1

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AOS SEGUINTES CURSOS:

• CIÊNCIAS CONTÁBEIS

• CIÊNCIAS ECONÔMICAS

PROVA I — ECONOMIA

QUESTÕES de 01 a 35

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Economia – 2

Questão 01A ciência econômica se ocupa de maneira sistemática com questões relativas à abundância,porque os desejos humanos, em termos de consumo, são muito grandes e diversificados,razão pela qual a alocação dos recursos que permite produzir os bens e serviços de consumoassume uma importância preponderante diante do bem estar do homem.

Questão 02Os recursos econômicos têm como características principais o fato de serem escassos eversáteis, por isso eles podem ser combinados em proporções variáveis e ser classificadosem três grandes grupos: recursos naturais, recursos humanos e capital.

Questão 03No cotidiano, para se fazer escolhas, deve-se analisar inúmeras possibilidades, porque,muitas vezes, os recursos são limitados e para atender a uma necessidade, é precisorenunciar a outras, pois o conceito de custo de oportunidade torna esse processo bastanteracional, sendo utilizado por pessoas, unidades produtivas e governos.

QUESTÕES 04 e 05Para decidir o que produzir, deve-se saber, de

maneira antecipada, quais as possibilidades decombinação dos fatores produtivos, bem como suasdisponibilidades quantitativas.

A curva de possibilidade de produção demarcaa fronteira dessas combinações possíveis, além depermitir uma ideia da quantidade dos bens a seremproduzidos.

O gráfico permite analisar essas questões emrelação a dois bens, A (alimentos) e V (vestuário).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Economia – 3

Questão 04O deslocamento do ponto C ao ponto B permite concluir que houve um aumento na produçãode vestuário em detrimento da produção de alimentos e, por meio de adaptações produtivas,a economia manifesta as opções disponíveis de produção.

Questão 05No ponto P, caracterizado por uma rigidez produtiva, a economia se encontra com umamenor quantidade de recursos produtivos, devendo, portanto, produzir uma quantidademenor de alimentos e de vestuário.

Questão 06À medida que o preço de um determinado bem se eleva, é natural que sua quantidadedemandada diminua, mas essa relação, para ser verdadeira, requer um cuidado adicional,ou seja, que os demais elementos que possam influenciar a demanda sejam consideradoscomo constantes, uma vez que um aumento de preço acompanhado por outro mais queproporcional da renda pode, eventualmente, até aumentar a quantidade demandada dessebem, o mesmo acontecendo se a sensação agradável de estar na moda suplanta, na cabeçado consumidor, a sensação desagradável do aumento do preço.

Questão 07A relação direta que se estabelece entre preço e quantidade caracteriza a função de ofertade um determinado bem, desde que se mantenham constantes todos os demais aspectos,principalmente a tecnologia.

Questão 08A interação entre consumidores e produtores permite averiguar a compatibilidade entre ospreços demandados e os preços ofertados de um determinado bem ou serviço, em relaçãoàs possíveis quantidades desejadas por consumidores e produtores e dessa forma, preçosarbitrários de demanda e oferta conseguem estabelecer um equilíbrio de mercado.

Questão 09O consumo de um bem proporciona satisfação, assim, quanto mais se consome mais seeleva o nível de prazer da pessoa e nessas circunstâncias, se está diante de uma utilidademarginal, com trajetória ascendente até alcançar um nível máximo.

Questão 10Flutuações dos preços permitem variar as quantidades demandadas e ofertadas de umbem, mas isso não implica em deslocamentos de suas curvas de demanda e oferta, que sãonecessários somente quando se quer representar a variação de algum outro elemento, queinfluencie consumidores e produdores.

Questão 11Manter fixo o preço de um bem e alterar a renda do consumidor permite montar a denominadacurva de Engel, que pode ser crescente ou decrescente, dependendo do comportamentodo consumidor para com esse bem, assim sendo, quando a renda aumenta e o consumidordiminui o consumo, significa que esse é um bem normal para ele ou, caso contrário, trata-sede um bem inferior.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Economia – 4

Questão 12Quando o preço de um bem diminui, a sua quantidade demandada deverá se elevar evice-versa, o que naturalmente, também condiciona a inclinação negativa da curva dedemanda, no entanto, o vendedor está mais interessado na receita final após a diminuiçãodo preço, porque o aumento do nível das vendas pode não ser suficiente para compensara perda de receita decorrente da diminuição do preço.

Questão 13O cálculo da elasticidade da demanda pode ser realizado por meio de uma relação entre avariação percentual da quantidade e a variação percentual do preço e, quando essa relaçãoé maior que a unidade, trata-se de um bem inelástico, quando é menor que a unidadetem-se um bem elástico e quando é igual a um trata-se de um bem de elasticidade unitária.

Questão 14A curva de custo marginal (CMg) corta as curvas de custo variável médio (CVMe) e de custototal médio nos respectivos pontos máximos, razão pela qual a CMg consegue orientar asfirmas no sentido de evitar esses pontos, fazendo com que se obtenha o maior lucro possível.

Questão 15Um mercado, funcionando em condições de concorrência perfeita, requer algumas

condições específicas que devem ser cumpridas simultaneamente.

Essas condições referem-se ao fato de o número de vendedores e de compradores ser tãogrande que nenhum deles, em particular, consegue influenciar na formação do preço deequilíbrio; ao produto que tem de ser homogêneo, de sorte que não haja diferenciação dobem entre os produtores; ao mercado, que tem de ser perfeitamente transparente quantoàs informações e condições de funcionamento e, por fim, à entrada e saída de compradorese vendedores nesse mercado, que tem de ser livre.

Questão 16Um monopólio natural aparece quando um mercado não é suficientemente grande paracomportar mais de um produtor, ou seja, a firma monopolística consegue sistematicamentediminuir o custo unitário à medida que aumenta o nível de produção, tornando sua atuaçãonesse mercado tão eficiente e lucrativa a ponto de impedir a entrada de outras firmas.

Questão 17A presença de pequenas economias de escala, a diferenciação do produto e a liberdade deentrada e saída no mercado caracterizam a concorrência monopolística, mesmo assim, asfirmas aí presentes conseguem fixar os preços um pouco acima daqueles competitivos,assegurando a presença de lucros econômicos, quando o mercado se equilibra no logoprazo.

Questão 18Publicidade, barreiras à entrada e economias de escala compõem o segredo que garante aação estratégica de uma firma oligopolística e, sabendo-se que um mercado funciona compequeno número de firmas, não se pode esquecer que a ação de uma firma interferediretamente na formação dos lucros das demais.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Economia – 5

Questão 19O estudo da macroeconomia focaliza as questões globais do sistema econômico,interessando-se em analisar o desemprego, a inflação, o produto interno bruto e o crescimentoeconômico, sendo que os níveis e flutuações desses itens constituem o cerne dos debatesrelativos à política econômica.

Questão 20O produto interno bruto (PIB) mede o valor total de todos os bens e serviços finais

produzidos nos limites econômicos de um país.

Para uma boa estimativa do PIB brasileiro, deve-se, portanto, incorporar a produção daPetrobrás originária dos países onde atua, tal como Bolívia e Argentina.

Questão 21Uma maneira de calcular o produto interno bruto (PIB) de um país consiste em somar ovalor dos gastos dos agentes econômicos, portanto ao se somar as compras realizadaspelos consumidores em bens e serviços, os gastos em máquinas e equipamentos feitospelas empresas, as despesas governamentais e o valor das compras líquidas realizadas noexterior, tem-se uma boa dimensão do PIB do país.

Questão 22O valor agregado é um conceito importante para avaliar as condições econômicas de umpaís, a estimativa desse valor requer um levantamento do valor do produto de todas asempresas, descontado o valor de todos os bens intermediários comprados dosfornecedores.

Questão 23A propensão média ao consumo estabelece uma relação entre duas importantes variáveiseconômicas: consumo agregado e investimento total, enquanto a propensão média a pouparconsidera a relação entre poupança agregada e investimento total.

Questão 24O investimento de uma empresa é condicionado por um conjunto de elementos, dentre osquais se destacam as expectativas dos empresários quanto aos rumos da economia, opreço do dinheiro que possa tomar emprestado aos bancos e a capacidade instalada daempresa em máquinas e equipamentos produtivos.

Questão 25O conceito de distribuição funcional da renda permite avaliar como se verifica a repartiçãoda renda entre todos os fatores de produção, principalmente trabalho e capital, sendo que,tecnicamente, essa distribuição depende da parte relativa desses fatores no processoprodutivo, bem como dos respectivos preços.

Questão 26Um imposto é considerado regressivo quando a sua parte relativa no rendimento se mantémà medida que esse rendimento se eleva e esse fato faz com que as pessoas de menor oumaior rendimento paguem a mesma aliquota de imposto.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Economia – 6

Questão 27Os economistas monetaristas consideram que a intervenção do Estado na economia deveser reduzida ao mínimo possível, porque o livre jogo das ofertas e demandas no mercadose encarrega de fixar o equilíbrio econômico ao nível do pleno emprego dos fatoresprodutivos e, por outro lado, os economistas keynesianos não concordam com esseargumento, por considerarem que a economia não tende ao pleno emprego, requerendouma intervenção do Estado, que através das políticas monetária e fiscal garantem aestabilização econômica.

Questão 28As principais funções do setor público são a alocativa, que visa corrigir possíveis falhas dosistema de mercado, a distributiva, que trata de aspectos relativos à justiça social, na medidaem que o Estado arrecada mais de uns para transferir para outros e a estabilizadora, quepermite ao governo estabilizar os preços e o nível de atividades econômicas, e, assim, criaras condições necessárias para elevar os investimentos, pois essas funções garantem aoEstado o crescimento da economia e asseguram um maior número de empregos.

Questão 29A demanda agregada é constituída do somatório dos valores de consumo, investimento,gastos governamentais e exportação, já a oferta agregada é formada pela soma da produçãonacional com as importações e, no equilíbrio, a demanda agregada é igual à oferta agregadamas, no entanto, esse equilíbrio não é suficiente para se estimar a renda nacional de umpaís.

Questão 30Consumo e poupança dependem diretamente da renda, assim, o crescimento da rendapermite aumentar essas duas variáveis portanto, quando a renda aumenta, o consumoaumenta na mesma proporção.

Questão 31Um país de governo deficitário requer financiamentos para o setor público.

Para garantir o ressarcimento das dívidas contraídas, os governos costumam acionar oconceito de superávit primário, que ocorre quando as receitas do governo permitem amanutenção de seus gastos com uma sobra a ser utilizada no pagamento dos serviços dadívida.

Questão 32Pessoas demandam moeda por três razões: para atender às necessidades de consumo,para atender às situações imprevistas ou para aproveitar uma oportunidade de aplicaçãofinanceira; a primeira razão é o motivo transação, a segunda é o motivo precaução e aterceira é o motivo especulação.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Economia – 7

Questão 33A oferta monetária corresponde ao somatório do valor das cédulas emitidas pelo governocom o valor dos depósitos à vista em poder dos bancos e, como os bancos emprestamesses recursos mediante o pagamento de uma taxa de juros; os bancos têm, na prática, aprerrogativa de criar moeda e, além disso, o mecanismo de empréstimo-depósito edepósito-empréstimo dá a eles um limite inesgotável de criação de recursos monetários,estimulando positivamente o crescimento econômico, por outro lado, restrições à atuaçãodos bancos, no que diz respeito ao funcionamento desse mecanismo, são prejudiciais aeconomia como um todo.

QUESTÕES 34 e 35

Para responder a essas questões, considere o gráfico de taxa de juros × moeda.

Questão 34À medida que os preços aumentam, a demanda por moeda se desloca para cima e, assim,qualquer que seja a taxa de juros, as pessoas preferem dispor de mais moeda.

Questão 35À medida que a renda diminui, a demanda por moeda se desloca para baixo, porque, aspessoas desejam manter uma menor quantidade de moeda.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 8

PROVA II — MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

QUESTÕES de 36 a 70

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTÕES de 36 a 38Para responder a essas questões, considere as funções reais f e g definidas por

x 1, se x 1f (x) 1

, se x 1x+1

+ ≤⎧⎪= ⎨ >⎪⎩

e g(x) = x – 1.

Questão 36A funções f e g são contínuas no conjunto dos números reais.

Questão 37

A equação f(x) = 1

4 tem mais de uma solução.

Questão 38

( )( )x, se x 1

gof x x, se x 1

x 1

≤⎧⎪= ⎨ − >⎪⎩ +

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 9

QUESTÕES de 40 a 42Quando o preço p de certo objeto é R$120,00 vende-se 60 unidades, mas se o preço

é R$90,00, então o número de unidades vendidas cresce para 75. Se o preço p, de cadaobjeto, é R$130,00, então 100 unidades estarão disponíveis no mercado, mas quando opreço unitário for R$110,00, apenas 80 unidades estarão disponíveis no mercado.

Sabendo-se que demanda e oferta são funções afins do preço, nesse caso, é corretoafirmar:

Questão 40

A demanda pode ser estabelecida pela função D(p) 0,5p 120= − + .

Questão 41As funções oferta e demanda são decrescentes.

Questão 42Oferta e demanda estão em equilíbrio para um número n de unidades disponíveis se75 < n < 80.

Questão 39Uma medida de lucratividade utilizada em balanços de empresas é o retorno sobre o

investimento que é definido pela razão entre o lucro líquido e o ativo total da empresa.

Comparando-se o retorno e o ativo total de uma empresa, em 2010, ao retorno e ao ativototal de 2011 verificou-se um aumento de 100% no retorno e de 25% no ativo total, logo olucro líquido aumentou 125%.

RASCUNHO

Questão 43O conceito de elasticidade é usado para medir a reação das pessoas frente a mudanças

em variáveis econômicas. Uma função E(p) é chamada de “função de elasticidade dademanda” quando indica o quanto uma variação no preço unitário p, de determinado bem,influencia na variação da receita. Além disso, a demanda é dita elástica quando E(p) > 1 einelástica quando E(p) < 1.

Com base nessa informação, é correto afirmar que a função , para

quaisquer valores de p, tais que 0 < p < 1 ou p > 2, define uma demanda elástica.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 10

Questão 44Haverá prejuízo na comercialização de 10 lotes.

Questão 45O terceiro lote foi vendido por 81 unidades monetárias.

Questão 46Para qualquer número de lotes entre 1 e 10 a empresa terá lucro.

Questão 47O lucro máximo será obtido na comercialização de cinco lotes.

QUESTÕES de 44 a 47

No gráfico, estão representadas as funções custototal C(x) e receita total R(x) de uma empresa, dadas emunidades monetárias, na fabricação e venda de x lotes deum objeto que produz.

Com base nesses dados e nas informações contidas na figura, pode-se afirmar:

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 11

Questão 48Uma quantia Q investida a uma taxa anual de juros i, compostos continuamente, ao final det anos resultará em um montante M(t) = Qeit e será duplicada ao final de cinco anos, se ataxa de juros anuais for aproximadamente igual a 14%, considerando, se necessário,ln 2 = 0,7.

RASCUNHO

QUESTÕES 49 e 50

O custo de produção de x unidades é definidopor C(x)=ax+b, em que a e b são constantes reaisnão nulas, e x é o número de unidades produzidas

Para valores inteiros e positivos de x, os pontosdo gráfico representam o custo médio de produção,em reais, Cm(x), de determinado bem, em função donúmero de unidades produzidas.

Questão 49O custo de produção de 25 unidades é igual a R$600,00.

Questão 50Quando a produção cresce de uma para 25 unidades, o custo médio de produção decrescea uma taxa média de R$20,00 por unidade produzida.

Questão 51

Para a função real f definida por 2x 1f (x) x e −= + , [ ] 2x 2xx f (x) x dx xe e dx− = −∫ ∫

D1 D2 D3

A 2 3 4

B 1 1 2

C 3 2 1

QUESTÕES 54 e 55A tabela se refere ao número de ingressos comprados por três pessoas — A, B e

C — para os três dias de um evento artístico — D1, D2 e D3.

Sabe-se que A pagou um valor total de R$920,00, B pagou R$420,00 e C pagouR$580,00 pelos ingressos que adquiriram.

Com base nessa informação, é correto afirmar:

Questão 54

Considerando-se a matriz número de ingressos por dia a sua inversa é

3 21

5 51 2 0

1 11

5 5

⎛ ⎞−⎜ ⎟⎜ ⎟

−⎜ ⎟⎜ ⎟− −⎜ ⎟⎝ ⎠

.

RASCUNHO

QUESTÕES 52 e 53Para responder a essas questões considere a função real f(x) = 1 + sen x – cos 2x.

Questão 52f é uma função limitada e, além disso, −1 ≤ f(x) ≤ 3, para todo x real.

Questão 53

x = 2

π é um ponto crítico de f , e como , a função tem um máximo relativo nesse

ponto.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 12

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 13

Questão 56De 2009 a 2012, o crescimento percentual do número de inscritos na USP foi maior do queo da UFBA.

QUESTÕES 56 e 57O gráfico a seguir ilustra o número de candidatos inscritos nos últimos quatro

vestibulares, que disputaram as vagas oferecidas para o Curso de Estatística pelaUniversidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Com base nessas informações, é correto afirmar:

RASCUNHO

Questão 55

O resultado do produto matricial ( )2 3 4

90 100 120 1 1 2

3 2 1

⎛ ⎞⎜ ⎟⎜ ⎟⎜ ⎟⎝ ⎠

é uma matriz linha na qual

cada elemento representa o valor total pago por A, B e C, por dia, admitindo-se que o preçode cada ingresso nos dias D1, D2 e D3 sejam, respectivamente, iguais a R$90,00, R$100,00e R$120,00.

,

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 14

Questão 61Com base nesses dados, pode-se afirmar que a probabilidade de ser escolhido um indivíduoque concluiu o Ensino Médio e ser do gênero masculino é 0,5.

Questão 62A partir de uma análise dos dados apresentados, pode-se afirmar que a probabilidade de serescolhido um indivíduo do gênero feminino, sabendo-se que concluiu o Ensino Médio, é 0,2.

Questão 59A distribuição salarial, em reais, de 30 funcionários de uma empresa, é dada pela seguintetabela:

Para que a mediana seja de R$2800,00, 5 funcionários que recebem R$3600,00 devemser demitidos.

Questão 60Em uma turma de 30 alunos, em que todos tiraram a nota máxima, o coeficiente de variaçãoé zero.

QUESTÕES 61 e 62

Fonte: Dados Fictícios.

Relação entre o Grau de Instrução e o gênero de cada indivíduo.

Número de Funcionários Salários em R$ 10 2000 12 3600 05 4500 03 6500

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Ensino Superior

Totais

Masculino 18 600 500 1118 Feminino 33 150 699 882

Totais 51 750 1199 2000

Questão 58Para o conjunto de dados {10, 15, 15, 15, 13, 15, 11, 20, 20, 20, 20}, a distribuição apresentadois valores modais: 15 e 20.

RASCUNHO

Questão 57Considerando-se, para cada universidade representada no gráfico, a série numérica formadapelos números de candidatos inscritos em Estatística, nos últimos quatro vestibulares, asérie da USP é a que apresenta a menor média.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 15

Questão 65As variáveis Raça (asiático, negro, branco, outras) e Fumante (sim, não) são variáveisqualitativas nominais.

Questão 64Para uma amostra composta pelos valores 10001, 10002 e 10003, é correto afirmar quedesvio padrão para esse conjunto de dados é 1.

Questão 63A frota de ônibus de uma cidade é composta de veículos de três marcas, A (40% da

frota), B (30%) e C (30%). Entre os carros da marca A, 30% têm mais de 15 anos de idade,entre os da marca B, 30% têm mais de 15 anos de idade e, entre os carros da marca C, 5%têm mais de 15 anos de idade. Um ônibus foi escolhido ao acaso, e verificou-se que ele temmais de 15 anos de idade.

Nesse caso, a probabilidade de que ele seja da marca C é 1/15.

Questão 66Supondo-se que X seja uma variável aleatória discreta e que sua função distribuiçãode probabilidade seja P(X=k)=ck, para k=1, 2, 3, 4, é correto afirmar que o valor da

constante c é . 1 10

Questão 67De quatro turmas de uma determinada escola, extrai-se, de cada uma delas, um

aluno e observa-se seu gênero (masculino ou feminino). Suponha-se que X seja o númerode alunos do gênero masculino obtido no final.

Assim, pode-se afirmar que X tem distribuição Binomial com n=4 e p=0,5.

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 16

Questão 68Sejam D e F dois eventos em um dado espaço amostral, tais que P(D)=0,2,

P(F)=0,3 e P(D ∩ F)=0,1.

Nessas condições, é correto afirmar que P(D∪F) = 0,4.

Questão 69A probabilidade de X ser maior do que 12 ou menor do que 5 é igual a 0,1649.

Questão 70A probabilidade de X ser igual a 10 é 0,5.

QUESTÕES 69 e 70Seja X uma variável aleatória com distribuição normal e média 10, cujo desvio padrão

é igual a 2.

Nessas condições, é correto afirmar:

RASCUNHO

TRIOLA, Mário F. Introdução à Estatística. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática e Estatística – 17

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 18

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES:

— se afastar do tema proposto;— for apresentada em forma de verso;— for assinada fora do local apropriado;— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;— for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara elegível.

• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

I.

— Quanto ainda há de Jorge Amado na Bahia de hoje?

Resposta:

— Muito e pouco. A literatura amadiana é movida por um pensar e reinventar a Bahia.Mestiçagem, sincretismo, é a Bahia de suas páginas. E é uma Bahia real. Jorge Amado nãotraduz uma Bahia que não existe. Mas existem várias Bahias. E Jorge começou a escreverna primeira metade do século passado. Havia uma necessidade e até uma urgência demapear e entender o que se via. No entanto, nenhuma cultura é estática. O que se vêtambém muda. Não existe uma identidade única, nem definitiva, pois se trata de um processodinâmico. [...]

LEITE, Gildeci. “Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.” MUITO. Revista Semanal do Grupo A Tarde. Salvador, n. 204,p. 8. 26 fev. 2012. Entrevista dada a Eron Rezende, Grupo A Tarde.

II.

O tema da identidade cultural é muito mal resolvido no campo da Antropologia e nocampo da Sociologia. A gente tem, às vezes, até uma certa rejeição à maneira como aquestão da identidade é colocada. Na Antropologia, nós falamos de identidade de umamaneira sempre relacional, opositiva, chamando atenção para contrastes, chamando atençãopara um jogo constante de oposições que ligam grupos entre si, e negamos muito a ideia deque haja uma substância de um grupo social que o caracteriza de uma vez por todas. Nãoacreditamos, por exemplo, numa coisa como baianidade, como uma essência, como umacoisa já dada: numa coisa como brasilidade, que escape ao jogo das oposições que nós

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 19

fazemos entre nossas características e características outras. Eu não gosto muito de abordara temática da identidade cultural, porque, em nome da identidade cultural, se fala muitabobagem. [...]

SERRA,Ordep. Identidade e reflexão crítica. In: Carnaval e identidade cultural na Bahia, hoje. Seminários de Carnaval (2.:1998: Salvador, Ba.) Seminários de Verão II. Folia universitária/Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Salvador, 1999.

PROPOSTA: A partir das ideias contidas nos fragmentos apresentados, produza um textoargumentativo-dissertativo, analisando criticamente a ideia de que

“Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.”

OBSERVAÇÕES:

— Discuta a questão da baianidade vinculada à problemática da cultura nacional e à existência, ounão, de uma singularidade.

— Embase seus argumentos em conhecimentos e reflexões sobre a Bahia de ontem e a de hoje.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 20

R A S C U N H O