caderno 12 2010 - vagas residuais- ufba 12... · as questões de classe e as questões específicas...

22

Upload: domien

Post on 13-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha deRespostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.1. Caderno de Questões• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas:

Prova I: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO — Questões de 01 a 35Prova II: MARKETING CULTURAL — Questões de 36 a 70Prova de REDAÇÃO

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamentecomunicada ao fiscal de sala.

• Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

2. Folha de Respostas• A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas.

Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTAPRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feitapreenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Nãoultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas éde 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

LEMBRE-SE:A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e aindatem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você nãoganha nem perde nada.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – 1

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• COMUNICAÇÃ0 — PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO

E CULTURA

PROVA I — TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

QUESTÕES de 01 a 35

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTÕES de 01 a 05No momento em que os Estudos Culturais prestam atenção a formas de expressãoculturais não tradicionais se descentra a legitimidade cultural. Em consequência,a cultura popular alcança legitimidade, transformando-se num lugar de atividadecrítica e de intervenção. Dessa forma, a consideração sobre a pertinência deanalisar práticas que tinham sido vistas fora da esfera da cultura inspirou ageração que desenvolveu os Estudos Culturais, principalmente, a partir dosanos 60. Logo, os Estudos Culturais construíram uma tendência importante dacrítica cultural que questiona o estabelecimento de hierarquias entre formas epráticas culturais, estabelecidas a partir de oposições como cultura alta/baixa,superior/inferior, entre outras binariedades. (ESCOSTEGUY. In: HOHLFELDTet al. (Org.), 2001, p. 157)

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre Estudos Culturais, é corretoafirmar:

Questão 01A legitimidade de formas culturais não tradicionais é reforçada pelos Estudos Culturais.

Questão 02Os Estudos Culturais criticam as hierarquias criadas pelos binarismos da cultura.

Questão 03A cultura popular, a baixa cultura, as formas não tradicionais de cultura não podem terlegitimidade como objeto de análise e crítica científica.

Questão 04A cultura popular pode ser considerada um local de crítica.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 2

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 3

Questão 05Os estudos de recepção confirmam a hipótese hipodérmica sobre o imenso poder da mídia.

QUESTÕES de 06 a 08Por articular as relações entre cultura e poder, Gramsci tem sido o pensadormarxista para quem os Estudos Culturais se voltaram com mais frequência. Eleajudou os Estudos Culturais a pensar melhor, dentro da tradição marxista,determinadas questões que a teoria marxista clássica não permitia pensar.Segundo Hall (1996), os Estudos Culturais aprenderam com Gramsci “sobre anatureza da cultura, sobre a disciplina do que é conjuntural, sobre a importânciada especificidade histórica, sobre a imensa produtividade da metáfora dahegemonia, sobre o modo no qual se pode pensar as questões das relações declasse servindo-se das noções de conjunto e de bloco”. (GOMES, 2004, p. 137)

Sobre os conhecimentos acerca de Gramsci e os aspectos abordados no texto,pode-se afirmar:

Questão 06O pensamento de Gramsci, fortemente ancorado no marxismo, impede que se pense sobreas questões de classe e as questões específicas da História.

Questão 07Os Estudos Culturais são referentes às culturas populares, à mídia e às relações de poder,e consideram as especificidades históricas e as conjunturas específicas onde ocorrem.

Questão 08As relações entre cultura e poder são uma das preocupações do pensamento gramsciano,questão que os Estudos Culturais tomaram para si.

QUESTÕES 09 e 10[...] Em vez da “decodificação” de uma mensagem plena de conteúdo ideológico,adota-se com mais frequência a noção de “consumo cultural”, que se mostrariamais apta a englobar práticas sociais tão diversificadas quanto a aquisição eleitura de romances, a frequentação aos shopping centers, a recepção diária deum programa televisivo específico, como Dallas; o consumo da televisão “emgeral” no âmbito do espaço doméstico ou da vida cotidiana, o consumo deprodutos e histórias do universo de Walt Disney, o consumo que adolescentesdo sexo feminino fazem da cantora Madonna. (GOMES, 2004, p. 189)

A análise do texto e os conhecimentos sobre os estudos de recepção de cunhoculturalista permitem afirmar:

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 4

Questão 09Filmes de Walt Disney, músicas de Madonna, telenovelas e romances cor de rosa sãoobjetos apropriados para os estudos de recepção, no marco dos Estudos Culturais.

Questão 10Decodificar os sentidos ocultos e desmascarar a ideologia de Walt Disney, dos shoppingcenters e de Madonna passou a ser o principal problema dos estudos de recepção.

QUESTÕES de 11 a 13A vontade de descobrir no elemento espontâneo e criativo da cibercultura umantídoto contra a frieza racional do mundo maquinístico corre o risco de setornar uma publicidade cultivada à sombra do poder tecnológico. Oreconhecimento daquele primeiro elemento precisa estar alerta para essaarmadilha, se é para não cairmos numa celebração do espírito do tempocomplementar à mitologização da tecnologia que emana, há séculos, do nossopróprio processo histórico universal. (RÜDIGER, 2007, p. 95)

A análise do texto e os conhecimentos sobre o tema permitem afirmar:

Questão 11A cibercultura é um mito tecnológico, uma armadilha do processo histórico contemporâneo.

Questão 12O pensamento na crença de que a racionalidade fria das máquinas pode ser contrapesadapelos elementos criativos da cibercultura tem riscos, como, fazer da tecnologia um mito,fazer a apologia da técnica.

Questão 13A racionalidade da cibercultura é a racionalidade da técnica: embora contenha um ladocriativo, são os imperativos tecnológicos que vão determinar todo o processo.

QUESTÕES 14 e 15A cultura contemporânea, associada às tecnologias digitais (ciberespaço,simulação, tempo real, processos de virtualização, etc.), vai criar uma nova relaçãoentre a técnica e a vida social que chamaremos de cibercultura. Hoje podemosdizer que uma verdadeira estética do social cresce sob nossos olhos, alimentadapelas tecnologias do ciberespaço. [...] A tese de fundo é que a ciberculturaresulta da convergência entre a socialidade contemporânea e as novastecnologias de base microeletrônica. (LEMOS, 2008, p. 15-16)

Considerando-se os aspectos abordados no texto e os conhecimentos sobre culturacontemporânea, pode-se afirmar:

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 5

Questão 14A tecnologia, a informática, a eletrônica, a nanotecnologia e a engenharia de sistemas sãoos fundamentos da cibercultura contemporânea.

Questão 15Não é possível pensar a cultura contemporânea sem abordar a questão da técnica.

QUESTÕES de 16 a 20A respeito do modelo comunicacional da teoria hipodérmica, alguns autores sinalizam

o seguinte:

[...] uma teoria da ação: a elaborada pela psicologia behaviorista. Seu objetivoé estudar o comportamento humano com os mesmos métodos da experiência eda observação, típicos das ciências naturais e biológicas. [...]

Sem dúvida, essa teoria da ação, de cunho behaviorista, podia ser facilmenteintegrada com as teorizações sobre a sociedade de massa, às quais fornecia osuporte que serviria de base para as convicções acerca da característica imediatae inevitável dos efeitos. [...]Bauer observa que, no período da teoria hipodérmica, a maior parte dos efeitosnão é estudada: estes são dados como previstos. [...]

O isolamento de cada indivíduo na massa anônima é, portanto, o pré-requisitoda primeira teoria sobre a mídia. Esse isolamento não é apenas físico e espacial[...] Blummer ressalta que os indivíduos — enquanto componentes da massa —são expostos a mensagens, conteúdos, eventos, que vão além da sua experiência,referindo-se a universos de significado e valor que não coincidemnecessariamente com as regras do grupo de que fazem parte. [...]

Os meios de comunicação de massa constituíam, segundo Katz-Lazarsfeld, “umaespécie de sistema nervoso simples, que se estende para tocar cada olho e cadaouvido, numa sociedade caracterizada pela escassez de relações interpessoais epor uma organização social amorfa.” (WOLF, 2005, p. 8-11)

Considerando-se os aspectos abordados no texto e os conhecimentos acerca dosefeitos dos meios de comunicação sobre os indivíduos, pode-se afirmar:

Questão 16O entendimento da população como “massa” — amorfa, sugestionável, facilmentemanipulável — está na base conceitual da teoria hipodérmica.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 6

Questão 17Os efeitos dos meios de comunicação sobre as massas não são diretos, ao contrário,dependem de um complexo sistema, que é influenciado por eventos, mensagens e conteúdosaos quais o indivíduo é exposto.

Questão 18No contexto no qual a hipótese hipodérmica se afirmou, a percepção do poder do rádiosobre as pessoas foi determinante para a elaboração de um pensamento condutivista oubehaviorista.

Questão 19Um sofisticado aparelho teórico e metodológico baseado em métodos experimentais e naobservação permitiu aos investigadores e cientistas prever efeitos dos meios de comunicaçãosobre a conduta das massas.

Questão 20Segundo a teoria hipodérmica, entre a emissão e a recepção de meios de comunicaçãoexiste a cultura, as características psicológicas e o grupo a que pertence o indivíduo, doque dependem os efeitos.

QUESTÕES de 21 a 24[...] à medida que as posições da indústria cultural se tornam sólidas e firmes,mais ela pode agir nas necessidades do consumidor, conduzindo-o edisciplinando-o.

[...]A individualidade é substituída pela pseudo-individualidade: o sujeito se encontravinculado a uma identidade sem reservas com a sociedade. A ubiquidade, arepetitividade e a padronização da indústria cultural fazem da cultura modernade massa um meio de controle psicológico extraordinário. (WOLF, 2005, p. 77-78)

A análise do texto permite afirmar:

Questão 21O ponto de partida da teoria crítica é a análise do sistema econômico, do capitalismo, daindustrialização e dos fenômenos superestruturais, tais como cultura e meios de comunicação.

Questão 22Filmes, TV e entretenimento formam um sistema relativo à indústria cultural, que satisfaz asreais necessidades culturais dos indivíduos.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 7

Questão 23A autonomia do sujeito, estimulada pela sociedade de consumo, liberta-o da alienaçãoprovocada pela opressão da indústria cultural.

Questão 24Contemporaneamente, com a massificação da distribuição de filmes, impressos, música eprogramas de TV, proporcionada pelo capitalismo, a democratização da cultura atingiu umaescala nunca antes conseguida.

QUESTÕES de 25 a 32Em todo processo de comunicação, existe sempre uma fonte ou nascente dainformação, da qual, por meio de um aparelho transmissor, é emitido um sinal;esse sinal viaja por um canal ao longo do qual pode ser perturbado por umruído. Depois de sair do canal, o sinal é recebido por um receptor, que oconverte numa mensagem. Como tal, a mensagem é compreendida pelodestinatário.

[...]Se para a teoria da informação são relevantes os aspectos ligados aosignificante, às suas características — em particular, a resistência à distorçãoprovocada pelo “ruído”, a facilidade de codificação e decodificação, avelocidade de transmissão —, para tudo o que, em contrapartida, diz respeitoao aspecto da comunicação não se pode prescindir da observação de que “amensagem, para o destinatário humano, adquire um significado e podecomportar vários sentidos possíveis [...]. (ECO, 1972, In: WOLF, 2005, p. 109a 113)

Com base nas palavras de Umberto Eco e nos conhecimentos sobre a teoriamatemática da comunicação e a teoria da informação, pode-se afirmar:

Questão 25A teoria da informação desenvolvida por Claude Shannon se preocupa com aspectos técnicosda comunicação.

Questão 26Informação não deve ser confundida com significado.

Questão 27As noções de “emissor” e “receptor”, tão presentes no campo da comunicação, provêm dateoria matemática da comunicação.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 8

Questão 28A função do emissor é codificar a mensagem e a do receptor, decodificá-la.

Questão 29A teoria matemática da comunicação deu origem aos estudos de recepção.

Questão 30A teoria matemática possibilitou a percepção da multiplicidade de significados que umamensagem pode ter.

Questão 31O motivo fundamental do desenvolvimento da teoria matemática da comunicação foi anecessidade de compreender o processo da comunicação humana.

Questão 32A teoria matemática da comunicação é, fundamentalmente, uma teoria sobre a transmissãoideal das mensagens.

QUESTÕES de 33 a 35[...] A teoria funcionalista da mídia também representa essencialmente umaabordagem global dos meios de comunicação de massa em seu conjunto [...]mas a importância mais significativa está voltada a explicitar as funçõesdesenvolvidas pelo sistema das comunicações de massa. Este é o ponto maisdistante das teorias precedentes: a interrogação fundamental não é mais sobreos efeitos, mas sobre as funções desenvolvidas pelas comunicações de massana sociedade. Desse modo, completa-se o percurso seguido pela pesquisa demídia, que, no início, havia se concentrado nos problemas da manipulação,para passar aos da persuasão e depois à influência, atingindo justamente asfunções. (WOLF, 2005, p. 50)

Relativamente aos aspectos abordados no texto e aos estudos da teoria funcionalista,pode-se afirmar:

Questão 33O funcionalismo se interessa pela ação social no interior de uma cultura e não pelas condutasindividuais, daí a importância da socialização, que possibilite a interiorização das regrassociais.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 9

Questão 34A idéia de que os meios de comunicação têm um efeito intencional é descartada pelofuncionalismo, que passa a ocupar-se dos efeitos não desejados pelo sistema social, comoa manipulação, a hipnose e a sugestionabilidade das massas.

Questão 35A grande preocupação da teoria funcionalista é referente ao papel social que pode seratribuído aos meios de comunicação, no sentido de compreender a sua contribuição para oequilíbrio social e para o funcionamento geral do sistema social.

PROVA II — MARKETING CULTURAL

QUESTÕES de 36 a 70

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTÕES 36 e 37Desde a origem das nações modernas, reconheceu-se a educação comoinstrumento para capacitar e modernizar, ascender social e economicamente,unificar as etnias ou regiões desconectadas. [...] A distância econômica entre ospaíses mais desenvolvidos e os ibero-americanos está acentuando-se pelo atrasocom que chegamos à qualificação requisitada pela sociedade do conhecimento.[...] O acesso às novas tecnologias informativas e comunicacionais, que aumentacom o nível educacional, permite aos movimentos locais apresentar com maisforça suas demandas [...]. (CANCLINI, 2003, p. 389).

A partir da leitura do texto, é correto afirmar:

Questão 36As tecnologias de informação e comunicação traduzidas num mundo em redes possibilitaramque países ibero-americanos superassem o abismo educacional e econômico em relaçãoaos países desenvolvidos.

Questão 37No âmbito das políticas públicas, as tecnologias de informação e comunicação potencializama construção de novas alternativas sociais para que todos participem e usufruam dopatrimônio histórico e cultural.

Questão 38No mundo contemporâneo, as indústrias culturais expandem-se e, cada vez mais, realizamalianças, permitindo que seus produtos aumentem a rentabilidade e encontrem novosespaços.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 10

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 11

Questão 39A quebra do monopólio estatal no sistema de telecomunicações, no Brasil, ocorreu em1995, quando houve uma reestruturação do setor que, em 1997, passou a contar com umaLei Geral de Telecomunicações e com a criação de um órgão regulador, a Agência Nacionalde Telecomunicações (Anatel).

Questão 40As tecnologias da comunicação e informação contribuíram para a mediatização da informaçãoque se manifesta em um cenário de heterogeneidade, em que a natureza da organizaçãosocial é linear e homogênea.

Questão 41A criação de um órgão regulador para as Comunicações no Brasil — papel exercido pelaAgência Nacional de Telecomunicações (Anatel) — ampliou o controle e a participação doEstado na regulamentação dos serviços prestados na área de telecomunicação.

Questão 42O denominado mecenato cultural, cujo conceito clássico remete à proteção aos artistas eàs artes, não sofreu mudanças na sociedade moderna e continua dependente apenas dacontribuição financeira de pessoas de prestígio.

QUESTÕES de 43 a 46Um grupo de editores e livreiros deseja realizar, em uma determinada cidade, um

evento denominado Primeiro Festival Literário da cidade X.

Em relação à concretização desse evento, pode-se afirmar:

Questão 43A atividade de organização ou de produção cultural para a realização do evento abrangepelo menos três fases: pré-produção, produção propriamente dita e pós-produção.

Questão 44O produtor cultural não é responsável pela atividade de captação de recursos, cabendo-lheapenas ocupar-se da etapa organizacional e executiva do evento.

Questão 45A busca por recursos que viabilizem a realização de um evento requer conhecimento dasleis de incentivo e\ou dos fundos de cultura de instituições públicas e privadas e, ainda,interação com agências de financiamento da cultura.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 12

Questão 46O Primeiro Festival Literário da cidade X — evento cultural gratuito em benefício de umadeterminada comunidade — ocupará a praça central da cidade, e não será necessárionenhum tipo de licença para a sua realização.

Questão 47O stalinismo e o nazismo são exemplos de instrumentalização política e ideológica dacultura com a intervenção do Estado, privilegiando alguns artistas e intelectuais quecompartilhavam da mesma ideologia.

Questão 48Cabe ao Estado, incorporar outras dimensões em sua relação com a cultura, assumindo aprestação de serviços educacionais e culturais, direitos adquiridos pelo cidadão, visando àsua cidadania.

QUESTÕES 49 e 50Compreender “cultura popular” significa [...] situar neste espaço deenfrentamentos as relações que unem dois conjuntos de dispositivos: de umlado, os mecanismos da dominação simbólica, cujo objetivo é tornar aceitáveis,pelos próprios dominados, as representações e os modos de consumo que,precisamente, qualificam (ou antes desqualificam) sua cultura como inferior eilegítima, e, de outro lado, as lógicas específicas em funcionamentos nos usos enos modos de apropriação do que é imposto. (CHARTIER, 1995, p. 185).

Sobre a abordagem de cultura popular, pode-se afirmar:

Questão 49A cultura popular é uma cultura inferior, tida de fato como uma cultura “menor”, em funçãoda forma como ela é concebida.

Questão 50Não é possível identificar a cultura popular a partir da suposta distribuição de certos objetosou modelos culturais, o que importa, de fato, é a sua apropriação pelos grupos ou indivíduos.

Questão 51A Internet configurou-se como meio que possibilita a construção da identidade dos sujeitos,uma vez que essa forma midiática permite a hibridização com outras formas de realidadehistórica desses sujeitos.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 13

Questão 52Sobre a construção das identidades dos sujeitos na contemporaneidade, pode-se afirmarque ela se caracteriza pela identidade unificada, estável e homogênea.

Questão 53As transformações ocorridas na dinâmica do sistema capitalista e as mudanças no modo deacumulação do capital são responsáveis pelo deslocamento da força-motora do capitalismo— o industrialismo — para a ascensão do capitalismo informacional, cujo sistema de produçãosustenta-se na geração do conhecimento.

QUESTÕES de 54 a 57Sobre Marketing cultural, pode-se afirmar:

Questão 54Apenas empresas de grande porte estão habilitadas a investir em marketing cultural.

Questão 55Ações de marketing cultural consolidam a imagem institucional da empresa através davisibilidade de sua marca, sendo uma ação que visa agregar prestígio à imagemorganizacional, por meio do patrocínio da cultura.

Questão 56O marketing cultural visa abrir um canal de comunicação entre a empresa e o público, numademonstração da sensibilidade da empresa para investir na cultura nacional, podendo sebeneficiar ainda das prerrogativas da Lei de Incentivo a Cultura.

Questão 57Na atualidade, há uma mudança de mentalidade acerca do patrocínio cultural, graças àstransformações na estratégia da comunicação empresarial, que tem descartado a orientaçãoapenas para venda de produtos ao consumidor e incorporado uma mentalidade dirigida aum diálogo com as questões da sociedade.

QUESTÕES de 58 a 60A própria palavra “cultura” compreende uma tensão entre fazer e ser feito, entreracionalidade e espontaneidade que censura o intelecto desencarnado noiluminismo tanto quanto desafia o reducionismo cultural em grande parte dopensamento contemporâneo. (EAGLETON, 2005, p. 14).

Sobre cultura, pode-se afirmar:

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 14

Questão 58Cultura é memória e, como tal, é construída a partir das experiências dos antepassados,transmitida de uma geração para outra, sem receber influência das representaçõeseconômicas.

Questão 59A cultura está relacionada à aquisição de conhecimentos e a práticas de vida.

Questão 60A cultura pode ser considerada a partir de dois pontos distintos: como sistema de valoresde uma sociedade e como patrimônio e manifestações culturais.

Questão 61A regulamentação dos serviços de radiodifusão no Brasil, nos períodos em que GetúlioVargas exerceu o poder, teve , como único beneficiado, o Estado, já que a radiodifusão foiconcebida como um serviço público de interesse nacional.

Questão 62As políticas públicas voltadas para a cultura precisam ser formuladas de modo a prevermecanismos e diversificação de financiamento que possam atender a diversidade daprodução cultural.

QUESTÕES 63 e 64Em relação a um indivíduo que decide sair do seu país de origem em busca de nova

oportunidade em um país estrangeiro, é correto afirmar:

Questão 63O indivíduo, ao migrar, necessita de adaptar-se social e psicologicamente à cultura deacolhimento, sendo que a adaptação vai depender de fatores múltiplos de aculturação.

Questão 64A aculturação pode ser definida como o conjunto de transformações culturais resultantesdos contatos contínuos e diretos entre dois ou mais grupos culturais independentes.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 15

Questão 65A indústria editorial e a audiovisual, na América Latina, sofrem o controle de grandescadeias transnacionais, como um efeito da mundialização da cultura.

Questão 66A diversidade cultural constitui um recurso simbólico, social e econômico importante, sendoque, nos grupos sociais, é possível um reconhecimento positivo da diferença do outro, mas,muitas vezes pode servir também de suporte para acentuar diferenças entre minorias emaiorias e resultar em atitudes de discriminação e racismo.

Questão 67A hegemonia cultural se confunde com o exercício do softpower, o poder desedução e o retrato das estratégias que recorrem à força e à dificuldade.Trata-se, portanto, de controlar a agenda das prioridades de tal forma que elasse imponham naturalmente aos outros países, levando-os a desejar e aceitarnormas e instituições conforme os interesses da superpotência. (MATELLART,2008, p. 62).

Com base na análise do texto, pode-se afirmar:

A realidade tecnológica do mundo em redes, no contexto da denominada Sociedade daInformação, fez com que as superpotências não mais exercessem a hegemonia cultural.

Questão 68

O desenvolvimento cultural de um país não depende de políticas culturais, mas, apenas derecursos que possibilitem o financiamento de ações dirigidas a essas políticas.

Questão 69A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco – vem seocupando, desde a sua criação, em 1945, com a questão da cultura e da diversidadecultural e com o modo como as políticas culturais brasileiras se inserem no contextointernacional.

Questão 70A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural faz parte da agenda de discussões daUnesco, e de forma inconclusiva, não conseguiu elaborar um documento que fosse norteadorpara a adoção pelos países.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Redação – 16

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES:

— se afastar do tema proposto;— for apresentada em forma de verso;— for assinada fora do local apropriado;— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;— for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

I.

[...] Todos os homens, em algum momento da vida, sentem-se sozinhos; e mais: todosos homens estão sós. Viver é nos separarmos do que fomos para nos adentrarmos no quevamos ser, futuro sempre estranho. A solidão é a profundeza última da condição humana. Ohomem é o único ser que se sente só e o único que é busca de outro. Sua natureza — se éque podemos falar em natureza para nos referirmos ao homem, exatamente o ser que seinventou a si mesmo quando disse “não” à natureza — consiste num aspirar a se realizarem outro. O homem é nostalgia e busca de comunhão. Por isso, cada vez que se sente a simesmo, sente-se como carência do outro, como solidão.PAZ, Octavio. O labirinto da solidão e post scriptum. Tradução de Eliane Zagury. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992. p. 175.

II.

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara elegível.

• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

ANDRADE, Carlos Drummond de. Desperdício; O boi. In: COUTINHO, Afrânio (Org.). Carlos Drummond de Andrade:obra completa: poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 122.

O BOI

Ó solidão do boi no campo,ó solidão do homem na rua!Entre carros, trens, telefones,entre gritos, o ermo profundo.

Ó solidão do boi no campo,ó milhões sofrendo sem praga!Se há noite ou sol, é indiferente,a escuridão rompe com o dia.

Ó solidão do boi no campo,homens torcendo-se calados!A cidade é inexplicávele as casas não têm sentido algum.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Redação – 17

III.

Nunca, em toda a história, tivemos tantas concentrações urbanas com a inacreditáveldensidade populacional como as que temos atualmente; esses exorbitantes adensamentoshumanos vêm perdendo, pouco a pouco, os contornos de uma comunidade etransformando-se em meros agrupamentos. Assim, em inúmeras regiões — não importandoo tamanho da cidade, e sim, a ruptura social — estamos muito próximos do limite dasuportabilidade, dentro de uma forçada convivência, com contínuos confrontos de complexase difusas necessidades, carências e ganâncias.CORTELLA, Mario Sergio. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 71.

Considerando as idéias contidas nesses textos e ainda as suas próprias vivências, escrevaum texto dissertativo/argumentativo, enfocando o estado de solidão do homemcontemporâneo, mesmo vivendo em grandes concentrações urbanas.

⇒ Discuta a ausência de objetivos coletivos comuns como um dos fatores que geram odistanciamento entre as pessoas.

⇒ Posicione-se criticamente sobre o fato de o homem sentir-se só, mesmo “entre amigos”,considerando o contexto em que você está inserido.

R A S C U N H O

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Redação – 18

R A S C U N H O

REFERÊNCIAS

Questões de 01 a 05ECOSTEGUY, A. C. Os estudos culturais. In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. (Org.). Teorias dacomunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

Questões de 06 a 08GOMES, I. M. M. Efeito e recepção: a interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre osmedia. Rio de Janeiro: E. Papers Serviços Editoriais, 2004.

Questões 09 e 10______. ______.

Questões de 11 a 13RÜDIGER, F. R. Introdução às teorias da cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo.Porto Alegre: Sulina, 2. ed. 2007.

Questões 14 e 15LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 4. ed. 2008.

Questões de 16 a 20WOLF, M. Teorias das comunicações de massa. Tradução Karina Jannini. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2005.(Coleção Leitura e Crítica).

Questões de 21 a 24______. ______.

Questões de 25 a 32ECO, U. (1972), In: ______. ______.

Questões de 33 a 35WOLF, M. Teorias das comunicações de massa. Tradução Karina Jannini. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2005.(Coleção Leitura e Crítica).

Questões 36 e 37CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas da Ibero-América: diagnósticos e propostas para seu desenvolvimento. SãoPaulo: Moderna, 2003.

Questões 49 e 50CHARTIER, Roger. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Estudos históricos, n. 16, v. 8, 1995.

Questões de 58 a 60EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. Trad. Sandra Castello Branco. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Questão 67MATELLART, Armand. Por uma arqueologia da “Sociedade da Informação”. In: BOLAÑO, César et al. Comunicação e acrítica da economia política: perspectivas teóricas e epistemológicas. São Cristovão: Editora UFS, 2008.

UFBA – 2008 – Vagas Residuais – 19