instruÇÕes - vagas residuais- ufba · atenÇÃo: antes de fazer a marcação, avalie...

20

Upload: others

Post on 01-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha
Page 2: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha deRespostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.

1. Caderno de Questões• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas:

Prova I: ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO — Questões de 01 a 35Prova II: INTRODUÇÃO À BIBLIOTECONOMIA E À CIÊNCIA

DA INFORMAÇÃO — Questões de 36 a 70Prova de REDAÇÃO

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamentecomunicada ao fiscal de sala.

• Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

2. Folha de Respostas

• A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas.Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTAPRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feitapreenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Nãoultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas éde 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

LEMBRE-SE:A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e aindatem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você nãoganha nem perde nada.

Page 3: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – 1

Page 4: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

PROVA I — ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO

QUESTÕES de 01 a 35

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Administração de Unidades de Informação – 2

Questão 01Uma unidade de informação, como a biblioteca e o arquivo, é uma organização social,estruturada e orientada para cumprir o objetivo de reunir, organizar e disseminar a informaçãoe o conhecimento para a sociedade em geral ou para o usuário em particular.

Questão 02Para cumprir seus objetivos, as organizações, atuando em um determinado ambiente,agregam pessoas com perfis diferenciados, realizam tarefas pertinentes, criam estruturaprópria, aplicam tecnologias concernentes com a natureza dos serviços, tudo isso em buscade resultados competitivos.

QUESTÕES de 03 a 06Eficiência, eficácia e efetividade são conceitos básicos, usados pela Teoria Geral da

Administração (TGA), para avaliar o desempenho de uma organização.

Com base nessa afirmação, pode-se concluir:

Questão 03Uma unidade de informação é eficaz quando utiliza, de maneira certa e econômica, osrecursos disponíveis, na perspectiva de seu melhor aproveitamento possível, de modo aotimizar a realização de suas atividades, executando-as corretamente, com o mínimo deesforço.

Questão 04Uma unidade de informação é eficiente quando cumpre seus objetivos.

Questão 05A eficiência, de modo geral, é determinante da eficácia.

Questão 06A efetividade mede o grau de impacto provocado no ambiente por uma ação ou um projetorealizado.

Page 5: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Administração de Unidades de Informação – 3

Questão 07A produtividade de uma unidade de informação é a relação entre os recursos utilizados naexecução de um serviço de informação e os resultados obtidos.

Questão 08O bibliotecário ou arquivista que dirige uma biblioteca ou arquivo, respectivamente, paraobter êxito profissional na direção dessa unidade de informação, deve apresentar competênciasduráveis, como as baseadas no conhecimento, as atitudinais e as comportamentais.

Questão 09No papel de administrador de uma unidade de informação, o bibliotecário e o arquivistaexercem os papéis de representação, liderança, ligação, monitoração, disseminação,porta-voz, empreendimento, resolução de conflitos, alocação de recursos e negociação.

Questão 10Os papéis de liderança, de representação e de porta-voz são classificados como decisórios.

Questão 11A figura apresenta cinco dos seis elementos indispensáveis à existência e ao

funcionamento de uma unidade de informação, que, em essência, é uma organização.

Questão 12A teoria da contingência compreende a unidade de informação pela ênfase das pessoase das tarefas.

O elemento que está faltando para completar a figura é a inovação.

Questão 13Diagnóstico organizacional é o processo sistematizado de avaliação de serviços emorganizações, como bibliotecas e arquivos, com tempo e espaço definidos.

Page 6: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Administração de Unidades de Informação – 4

Questão 14Em uma unidade de informação, o planejamento inicia-se definindo as estratégias a seremrealizadas a fim de cumprir os objetivos.

Questão 15As unidades de informação traçam e procuram alcançar vários objetivos ao mesmo tempo,sendo eles hierarquizados e classificados em gerais ou organizacionais, políticas, diretrizes,metas, programas, procedimentos, métodos e normas.

Questão 16Diretrizes são alvos que se pleiteia atingir a curto prazo, em cada órgão da unidade deinformação.

Questão 17A figura apresenta o processo administrativo, constituído de suas quatro funções:

planejamento, organização, direção e controle.

Com base na TGA, é correto afirmar que cabe à organização dividir o trabalho da unidadede informação e determinar as atividades.

Essa figura representa o processo de planejamento tático.

Questão 18

Page 7: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Administração de Unidades de Informação – 5

Questão 19A fase de concepção do planejamento compreende a aquisição dos dados de entrada, oprocessamento desses dados e o estudo de cenários.

Questão 20Os planos de uma unidade de informação, que são os documentos resultantes da fase deconcepção do planejamento, constituem-se de, pelo menos, três elementos: objetivos,definição de meios e recursos e previsão dos meios ou instrumentos de controle.

Questão 21De acordo com Maximiano, “os objetivos são os fins, propósitos, intenções ou estados

futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação derecursos”.

Desse modo, é correto afirmar que, em uma unidade de informação, os objetivos pretendidospodem ser uma situação ou um estado futuro desejado, a realização de um produto físicoou conceitual e a realização de um evento.

Questão 22O quadro apresentado delimita os três níveis de abrangência dos planos dentro de

uma unidade de informação, sempre na perspectiva de que se trata de uma organização.

Questão 23Para definir suas estratégias de ação, a fim de cumprir o objetivo organizacional de servirbem à sua comunidade, a unidade de informação precisa fazer a análise do ambiente interno,levantando as ameaças e as oportunidades.

Questão 24O benchmarking é uma técnica auxiliar no processo de análise do ambiente interno, já queleva a organização, no caso, a unidade de informação, a comparar seu desempenho com ode outra, identificando e aplicando as melhores práticas de administração, a fim de obtervantagens competitivas.

Questão 25Mensuração e avaliação são a mesma ação e têm a mesma função no âmbito doplanejamento.

Esses planos, de acordo com sua abrangência, são definidos sequencialmente, de cimapara baixo, como planos funcionais ou administrativos, operacionais e estratégico ou tático.

• Definem a missão, o futuro, e as formas de atuar no ambiente (produtos e serviços, clientes e mercados, vantagens competitivas), bem como os objetivos de longo prazo.

• Definem os objetivos e os cursos de ação das áreas funcionais (Marketing, Finanças, Operações, Recursos Humanos) para realizar os planos estratégicos.

• Definem atividades, recursos e formas de controle necessários para realizar os cursos de ação escolhidos.

Page 8: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

Questão 26A biblioteca e o arquivo são unidades documentárias que têm, quase sempre, finalidadessocial e educativa, às quais não se aplicam os princípios da competitividade.

Questão 27Há uma relação de interdependência entre os processos administrativos, de modo que oplanejamento concebe a estrutura e a logística organizacional; a organização, os planos;a execução realiza as atividades planejadas, enquanto o controle acompanha, avalia ecorrige, se necessário, o desempenho da unidade de informação.

Questão 29O processo de controle engloba, além da ação de controle, o acompanhamento, a avaliaçãoe o replanejamento ou retroplanejamento.

Questão 30Planejamento e controle são processos independentes, embora o controle se realizetambém em três níveis: o tático, o departamental ou administrativo e o operacional.

Questão 31O propósito da ação corretiva, no processo de controle, é manter as operações alinhadascom os padrões previamente estabelecidos.

Questão 32Padrões são indicadores que alcançaram um nível ideal de satisfação, quer em termos dequantidade, quer em termos de qualidade, e que passam a ser adotados pelas organizaçõescomo modelos a serem atingidos.

Questão 33Uma premissa postulada pelas teorias de marketing é a aproximação entre a

organização prestadora de serviço e seus clientes.

Nesse sentido, é correto afirmar que as unidades de informação, a fim de se aproximaremde seus usuários e deles obterem maior conhecimento para lhes prestar serviçoscustomizados, podem fazer pesquisas do tipo survey, promover o contato direto com eles,utilizando grupo de foco e entrevista ou a observação direta.

Questão 28CRM — Customer Relationship Management (Administração de RelacionamentoPersonalizado) é uma moderna técnica de administração, que envolve marketing e qualidade,que postula a melhoria do relacionamento da instituição com o cliente e que pode seraplicada em arquivos e bibliotecas.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Administração de Unidades de Informação – 6

Page 9: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Administração de Unidades de Informação – 7

Questão 34Guinchat e Menou (1994) e Lancaster (2004) chamam a atenção sobre a validade derealização de estudos de avaliação em sistemas e serviços de informação que confrontema relação custos-benefício e custos-eficácia, considerando que custos-eficácia se referemaos benefícios ou resultados alcançados despendidos, enquanto os custos-benefícios sãoos gastos despendidos para alcançar um nível previamente estabelecido de eficácia.

Questão 35Ao se pretender implantar a gestão de qualidade em uma unidade de informação, pode-seescolher um dentre os modelos já existentes, ou seja, o de excelência, de gerenciamentoda qualidade total, de gestão empresarial ou gestão estratégica (balanced scorecard), ou obaseado em padrões NBR ISO 9001.

Page 10: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

PROVA II — INTRODUÇÃO À BIBLIOTECONOMIA EÀ CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

QUESTÕES de 36 a 70

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação – 8

Questão 36O conhecimento não pode ser codificado completamente porque sempre existe uma dimensãoexplícita.

Questão 37Segundo Wersig (1993), o fato de a ciência da informação ser interdisciplinar por naturezae orientada para a transferência da informação tem reforçado suas características comociência social.

Questão 38A origem da Ciência da Informação é recente: 1968, data da primeira grande sociedadecientífica da área, nos Estados Unidos, a ALA — Associação Americana de Bibliotecas.

Questão 39Uma das características da Ciência da Informação é o seu domínio no universo da informaçãoregistrada.

Questão 40Escarpit (1990, citado por Le Coadic) afirma que a comunicação é um ato, um

processo, um mecanismo, e que a informação é um produto, uma substância, uma matéria.

Sendo assim, a comunicação é um processo terminal, que permite a troca de informaçõesentre as pessoas.

Questão 41A indústria da informação surgiu no século XX e é composta por produtores, hospedeiros debases de dados, satélites e redes de telecomunicação, telemática, grandes museus e grandesbibliotecas.

Questão 42Os cientistas, representantes do Institute of Information Scientists — IIS —, criaram oscritérios da Ciência da Informação, dividindo-a em três áreas principais: a área do núcleoda Ciência da Informação, a gestão da informação e a sociologia da informação.

Page 11: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação – 9

Questão 43Em vez de critérios, como expõem os cientistas da IIS, Saracevic afirma que a Ciência daInformação tem se desenvolvido a partir de três ideias principais, a saber, recuperação dainformação, relevância e interação.

Questão 44O Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação — IBBD — atual IBICT, foi uma

ação da UNESCO, que escolheu a FGV — Fundação Getúlio Vargas — para implantá-lo, nadécada de 50, já que essa instituição realizava importantes atividades na área de bibliografiae documentação.

A primeira finalidade do IBBD foi fornecer informação científica e tecnológica aospesquisadores que a solicitaram.

Questão 45O estado anômalo do conhecimento se caracteriza por uma deficiência do estado deconhecimento da pessoa, e se corrige essa anomalia quando se obtêm informaçõesrelacionadas com as necessidades de cada indivíduo, resultando em novo estado deconhecimento, um ciclo recorrente, pois sempre se volta ao estado de anomalia.

Questão 46De acordo com Valentim, nem toda informação é estocada, nem toda informação é

registrada, e, não se tendo uma linha de demarcação, a informação se confunde com odocumento e se desenvolve no âmbito de uma “informação” do senso comum.

Sendo assim, ao se estocar a informação, ela passa a ter uma existência institucional e,portanto, social.

Questão 47Entre os minerais empregados como suporte para a escrita, o homem antigo utilizou obronze, a argila, o pergaminho e a pedra.

Questão 48A ordem correta, na sequência evolutiva dos suportes da escrita, é o bronze, o pergaminho,o papiro, a pedra e o papel.

Questão 49Segundo Mauríce Prou, o uso de peles como suporte para a escrita é muito antigo na Ásia,e o que se fez em Pérgamo foi melhorar a técnica de preparação do material.

Questão 50O uso dos palimpsestos justificava-se pelo preço elevado do material com que eram feitosos pergaminhos.

Questão 51Os calami eram conservados em estojos especiais que, às vezes, se carregavamdependurados na cintura, sendo os precursores das penas metálicas.

Page 12: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação – 10

Questão 52Até a Idade Moderna, as bibliotecas não estavam à disposição dos profanos, pois eramorganismos mais ou menos sagrados, ou, pelo menos, religiosos, e, para se ter acesso aeles, era necessário fazer parte de uma certa “ordem”, de um “corpo” igualmente religiosoou sagrado.

Questão 53Uma das razões pela qual, até o fim da Idade Média, a biblioteca era apenas um depósito delivros, com a finalidade maior de lugar para esconder o livro em vez de lugar para fazercircular informações, é que o livro, a palavra escrita, era o mistério, elemento carregado depoderes maléficos para os não iniciados, de forma que cumpria manuseá-los com osconhecimentos exorcismatórios indispensáveis.

Questão 54Embora fosse um homem mais de ação do que de letras, o romano Júlio César foiquem primeiro teve a ideia de instalar uma biblioteca pública, e, tendo sido assassinadoantes de concretizar seu projeto, coube a Trajano concretizá-lo no ano 39.

Questão 55As primeiras bibliotecas criadas, no Brasil, foram organizadas pelos jesuítas em seusrespectivos colégios.

Questão 56Além dos copistas, outros profissionais colaboravam na produção dos manuscritos, comoos corretores, os rubricadores, os miniaturistas, os iluministas e os ornamentadores.

Questão 57O ensino da Biblioteconomia, no Brasil, teve início em 1915, quando a Biblioteca Nacionaldesenvolveu um currículo especial para atender às bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro.

Questão 58O ensino de Biblioteconomia do Estado de São Paulo teve início nos anos 20, influenciadopor Adelpha de Figueiredo, que implantou o Curso de Biblioteconomia do Instituto Mackenzie,em 1929, após sua formação nos Estados Unidos, que tinha, como o Curso da BibliotecaNacional, o objetivo de formar eruditos guardiões.

Questão 59Plácida Santos assegura que, além de vantagens no trabalho de rotina — descrição

e armazenamento —, com a informação, a introdução do uso dos recursos tecnológicos noensino e nas Unidades de Informação permite o exercício de uma preparação física e mental,para que o indivíduo possa enfrentar as tecnologias disponíveis, e um maior entendimentosobre as limitações e as capacidades das máquinas, adequando-os, desse modo, à vivênciaatual na sociedade da informação.

Quando relaciona descrição e armazenamento com a informação no trabalho de rotina, aautora se refere apenas ao apoio que as novas tecnologias da informação imprimem aoprocessamento técnico: catalogação, classificação, indexação.

Page 13: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação – 11

Questão 60Como não havia cursos de Arquivologia na mesma proporção que os de Biblioteconomia, oConselho Federal de Educação, em 1962, por imposição da Biblioteca Nacional, introduziuo Curso de Paleografia no currículo de Biblioteconomia, para atender especialmente àbiblioteca, que guardava grande quantidade de manuscritos a serem tratados.

Questão 62Além da Biblioteconomia, cuja matéria-prima de trabalho é o texto impresso — avulso (livro)ou periódico (revista), e da Arquivologia, cuja matéria-prima é o documento recebido eproduzido no decorrer das atividades das organizações, existe, atualmente, adocumentação, que trata dos chamados documentos não convencionais, que sãotrabalhados apenas pelos profissionais das duas primeiras áreas.

Questão 63Ortega y Gasset imaginava “o futuro bibliotecário como um filtro que se interpõe entre atorrente de livros e o homem” e, com essa afirmação, o autor se referia ao processo decatalogação de obras adquiridas pela biblioteca.

Questão 64O principal objetivo da Biblioteca Nacional Brasileira é reunir tudo que é produzido e escritosobre o Brasil apenas no território nacional, já que é impossível adquirir obras sobre oreferido país em outros territórios.

Questão 65O periódico eletrônico, embora seja apenas uma versão eletrônica do tradicional, podeoferecer recursos, como acesso aos documentos citados no texto, links para contato diretocom o autor e outras possibilidades de comunicação.

Questão 66As fontes terciárias de informação são aquelas que têm como função guiar o usuário paraas fontes primárias e secundárias.

Questão 67 As listas telefônicas com suas páginas amarelas, embora arrolem números de telefones eendereços de pessoas físicas e jurídicas, anunciem produtos e serviços, não podem serclassificadas como Diretórios, porque não apresentam os cargos dos dirigentes dasorganizações citadas.

Questão 61Para tornar mais eficiente a identificação e o controle das publicações seriadas, foi

criado o International Serials Data System — ISDS — pelo programa Universal System forInformation Science and Tecnology — UNISIST — da UNESCO. O sistema utiliza um esquemade numeração, o International Standar Serial Number — ISSN — que identifica cadapublicação periódica.

No Brasil, a agência encarregada de atribuir o ISSN às publicações é o Conselho Nacionalde Pesquisa — CNPq.

Page 14: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação – 12

Questão 68O periódico científico tem também como função estabelecer a propriedade intelectual.

Questão 69Os órgãos de fomento à pesquisa, no Brasil, estão atentos à necessidade de prover oacesso às informações publicadas em periódicos científicos, sendo uma importante iniciativaa criação de uma fonte terciária brasileira, a exemplo do SciELO (Scientific Eletronic LibraryOnline).

Questão 70Os relatórios, como fontes de informação, eram originalmente destinados a servir comomeio de divulgação confidencial de pesquisas tecnológicas, sendo classificados de “literaturacinzenta”.

Page 15: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 13

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES:

— se afastar do tema proposto;— for apresentada em forma de verso;— for assinada fora do local apropriado;— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;— for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara elegível.

• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

I.

— Quanto ainda há de Jorge Amado na Bahia de hoje?

Resposta:

— Muito e pouco. A literatura amadiana é movida por um pensar e reinventar a Bahia.Mestiçagem, sincretismo, é a Bahia de suas páginas. E é uma Bahia real. Jorge Amado nãotraduz uma Bahia que não existe. Mas existem várias Bahias. E Jorge começou a escreverna primeira metade do século passado. Havia uma necessidade e até uma urgência demapear e entender o que se via. No entanto, nenhuma cultura é estática. O que se vêtambém muda. Não existe uma identidade única, nem definitiva, pois se trata de um processodinâmico. [...]

LEITE, Gildeci. “Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.” MUITO. Revista Semanal do Grupo A Tarde. Salvador, n. 204,p. 8. 26 fev. 2012. Entrevista dada a Eron Rezende, Grupo A Tarde.

II.

O tema da identidade cultural é muito mal resolvido no campo da Antropologia e nocampo da Sociologia. A gente tem, às vezes, até uma certa rejeição à maneira como aquestão da identidade é colocada. Na Antropologia, nós falamos de identidade de umamaneira sempre relacional, opositiva, chamando atenção para contrastes, chamando atençãopara um jogo constante de oposições que ligam grupos entre si, e negamos muito a ideia deque haja uma substância de um grupo social que o caracteriza de uma vez por todas. Nãoacreditamos, por exemplo, numa coisa como baianidade, como uma essência, como umacoisa já dada: numa coisa como brasilidade, que escape ao jogo das oposições que nós

Page 16: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 14

fazemos entre nossas características e características outras. Eu não gosto muito de abordara temática da identidade cultural, porque, em nome da identidade cultural, se fala muitabobagem. [...]

SERRA,Ordep. Identidade e reflexão crítica. In: Carnaval e identidade cultural na Bahia, hoje. Seminários de Carnaval (2.:1998: Salvador, Ba.) Seminários de Verão II. Folia universitária/Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Salvador, 1999.

PROPOSTA: A partir das ideias contidas nos fragmentos apresentados, produza um textoargumentativo-dissertativo, analisando criticamente a ideia de que

“Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.”

OBSERVAÇÕES:

— Discuta a questão da baianidade vinculada à problemática da cultura nacional e à existência, ounão, de uma singularidade.

— Embase seus argumentos em conhecimentos e reflexões sobre a Bahia de ontem e a de hoje.

Page 17: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

R A S C U N H O

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 15

Page 18: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha

Fontes das ilustrações

Questão 11CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente damoderna administração das organizações. 7. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.p. 14. Adaptada.

Questão 17______. ______. p. 168. Adaptada.

Questão 18MAXIMINIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 6. ed. rev. ampl. 5. reimpr. São Paulo:Atlas, 2007. p. 153.

Questão 22______. ______. p. 164.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – 16

Page 19: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha
Page 20: INSTRUÇÕES - Vagas Residuais- UFBA · ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: ¾A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha