caderno 17 2010 - vagas residuais- ufba 17... · em meio hipertônico, ... entre os vários...

23

Upload: phunghanh

Post on 14-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha deRespostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.1. Caderno de Questões• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas:

Prova I: BIOLOGIA BÁSICA — Questões de 01 a 35Prova II: SOCIOLOGIA — Questões de 36 a 70Prova de REDAÇÃO

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamentecomunicada ao fiscal de sala.

• Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

2. Folha de Respostas• A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas.

Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTAPRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feitapreenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Nãoultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas éde 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

LEMBRE-SE:A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e aindatem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você nãoganha nem perde nada.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – 1

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 2

PROVA I — BIOLOGIA BÁSICA

QUESTÕES de 01 a 35

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTÕES de 01 a 07Há poucos dias, procurou o Instituto de Ciências Biomédicas da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (UFRJ) o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, doSupremo Tribunal Federal (STF). Ele queria conversar com pesquisadores sobreo polêmico assunto da pesquisa com células-tronco embrionárias.

[...]Queria saber o Ministro: quando começa e quando acaba a vida humana? Apergunta é simples e direta, mas a resposta, não. Os biólogos sabem que a vidaé um contínuo permanente, que se transfere de uma célula a outra e de umindivíduo a outro. Nunca começa e nunca acaba. Uma célula que se dividetransfere a sua vida para as duas células-filhas. Do mesmo modo, a vida humanase perpetua através dos tempos, pois os indivíduos se reproduzem e a transferema seus descendentes.Seria mais produtivo, talvez, mudar o foco da pergunta: quando começa equando acaba a vida de um indivíduo humano? [...]

[...]Não só a forma de nossos corpos ou o modo de funcionamento de nossosórgãos, mas, acima de tudo, o especial desempenho do nosso cérebro. O cérebro,então, capaz de possibilitar a emergência da mente, seria o diferencial que nosfaz humanos. (LENT, 2008).

A foto mostra um blastocisto humano de cinco dias. Oaglomerado de células à esquerda é a fonte dascélulas-tronco embrionárias, capazes de gerarneurônios, células cardíacas, cutâneas e de outrostecidos.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 3

Considerações em torno do tema discutido no texto, associadas à ilustração, permitemafirmar:

Questão 01A perpetuação da vida está associada à replicação semiconservativa de moléculas de DNA.

Questão 02A permanência da vida pressupõe a ocorrência de diversidade genética dentro de condiçõesrestritivas da própria condição vital.

Questão 03A capacidade das células-tronco de gerar diferentes tipos celulares traduz a estreita relaçãoentre a expressão gênica e condições ambientais específicas.

Questão 04O desenvolvimento do blastocisto até um organismo complexo depende de sua implantaçãono útero.

Questão 05O ciclo celular dos blastômeros inclui grandes períodos em que as células permanecem eminterfase.

Questão 06A mente humana emerge a partir de eventos epigenéticos associados à própria complexidadeda estrutura cerebral dos primatas.

Questão 07As promessas da Ciência quanto aos avanços da biotecnologia justificam a superação dediscussões sobre a ética na pesquisa científica.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 4

QUESTÕES de 08 a 13Fraternidade sem limites: O tatu, o canguru, o pavão, a lampreia, a lagosta, aminhoca, os fungos, as plantas e até a bactéria do tifo são todos parentes.(COSTA, 2005, p. 10).

Com base nessa afirmação e nos conhecimentos sobre evolução, pode-se afirmar:

Questão 08A “fraternidade sem limites” reflete o princípio da unicidade básica dentro da lógica molecularda vida.

Questão 09Os organismos citados são representativos dos três Domínios da classificação biológica deWOESE.

Questão 10A universalidade do DNA, dentre os organismos atuais, reforça a hipótese de que essepolímero foi a primeira molécula informacional.

Questão 11A quantidade de DNA de uma espécie reflete o tempo de sua presença na Terra.

Questão 12O genoma bacteriano se caracteriza pela presença de longas sequências repetitivas deDNA e de genes interrompidos.

Questão 13O parentesco entre as espécies é evidenciado pela manutenção dos mecanismos básicosde herança biológica ao longo do tempo evolutivo.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 5

QUESTÕES de 14 a 19A ilustração apresenta a regulação do volume celular em meios hipertônico e

hipotônico, destacando o papel da membrana plasmática no processo.

Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre biomembranas, pode-se afirmar:

Questão 14O movimento da água entre a célula e o meio se dá através de proteínas de membrana emum processo de transporte ativo.

Questão 15Em meio hipertônico, mecanismos de compensação incluem simportes e antiportes de íonsespecíficos.

Questão 16O equilíbrio osmótico da célula submetida a um meio hipotônico requer a ativação de canaisde potássio e de cloreto, além da atuação das aquaporinas.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 6

Questão 17Os íons inorgânicos são suficientes para manter o equilíbrio osmótico das células.

Questão 18Os mecanismos ilustrados devem ocorrer em curto prazo, sob pena de comprometer opotencial da membrana e outros processos fisiológicos celulares.

Questão 19As membranas biológicas de células eucarióticas são matrizes de natureza proteica compoucas moléculas de lipídeos distribuídas em toda a sua extensão.

QUESTÕES de 20 a 24A figura esquematiza a fotossíntese aeróbica em seus aspectos básicos, destacando

o sistema coletor de luz.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 7

A respeito de processos bioenergéticos como a fotossíntese, pode-se afirmar:

Questão 20As primeiras bactérias fotossintetizantes utilizavam a água como doadora de elétrons,liberando oxigênio para a biosfera.

Questão 21A quebra de moléculas de água em uma etapa do processo fotossintético está relacionadaà expansão do mundo aeróbico.

Questão 22A conversão da energia luminosa em energia química se inicia com a redução de moléculasde clorofila.

Questão 23A ocorrência de diferentes pigmentos no sistema coletor de luz aumenta a eficiência doprocesso fotossintético.

Questão 24O espaço bidimensional das membranas biológicas constitui uma exigência de processosbioenergéticos complexos.

QUESTÕES de 25 a 30

O estresse, hoje disseminado entre a população humana, em função do ritmo edas dificuldades da vida moderna, foi originalmente definido como uma respostanão específica do corpo a qualquer demanda ou exigência que lhe é feita [...]O estresse pode ser definido, de forma mais precisa, como qualquer mudançafisiológica ou psicológica que altera a homeostasia do organismo.O impacto que a exposição — aguda ou crônica — ao estresse causa na funçãocerebral tem sido estudado e, nesse contexto, ficou comprovado que oneurotransmissor glutamato e os radicais livres têm uma importante participaçãonos danos induzidos pelo estresse no Sistema Nervoso Central. (MUNHOZ;SCAVONE, 2007, p. 25 e 27).

A figura correlaciona o estresse e o desenvolvimento de neurônios no SNC.

Partindo-se das informações, da figura e dos conhecimentos a ela relacionados,pode-se afirmar:

Questão 25A resposta ao estresse é uma estratégia evolutiva conservada, relacionada à defesa doorganismo.

Questão 26Uma possível consequência do estresse moderado é a dificuldade de aprendizado de novasexperiências, pela redução de novas sinapses.

Questão 27A morte neuronal induzida pelo estresse severo é compensada, no organismo, pelatransformação de células gliais em neurônios sadios.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 8

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 9

Questão 28Pacientes com depressão ou outras doenças associadas ao estresse podem apresentarredução do volume de áreas específicas do cérebro.

Questão 29A homeostasia é função do sistema nervoso central, prescindindo de contribuições do sistemaendócrino.

Questão 30Situações de estresse interferem no sentido da propagação do impulso nervoso, invertendoa relação axônios/dendritos.

QUESTÕES de 31 a 35Entre os vários poluentes que ameaçam o ambiente marinho estão os plásticos.Eles chegam hoje aos oceanos em diferentes formas, desde produtos finais,como fios, sacos e garrafas, até grânulos (chamados tecnicamente de pellets).A importância do conhecimento sobre a distribuição e a composição dessesgrânulos, no Brasil, e sua ocorrência significativa no litoral brasileiro levou oInstituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo a desenvolver um projetopara reunir informações a partir de coletas e análises em pontos estratégicos daspraias da enseada de Santos. (TURRA; MALUF; MANZANO, 2008, p. 40-45).

A figura ilustra as perdas de grânulos plásticos para o ambiente, em decorrência daatividade industrial.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Biologia Básica – 10

A partir da análise da ilustração, pode-se afirmar:

Questão 31O impacto ambiental associado aos grânulos de plástico decorre da lenta degradação naturaldo material e da toxicidade dos gases durante sua incineração.

Questão 32A ingestão do material por animais marinhos pode comprometer populações, possibilitandorepercussões na biodiversidade.

Questão 33Os ganhos econômicos advindos da atividade industrial com plásticos compensam as perdasambientais relacionadas à sua produção.

Questão 34O efeito nocivo dos grânulos de plástico nos organismos deve-se à composição dessespolímeros, a partir de elementos químicos estranhos aos sistemas vivos.

Questão 35O controle da poluição pelos grânulos de plástico deve abordar diferentes fontes de emissãodesse material.

PROVA II — SOCIOLOGIA

QUESTÕES de 36 a 70

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questão 36A Sociologia é uma ciência eminentemente ideográfica, cujos instrumentos de investigaçãose assemelham aos da Física e da Biologia.

Questão 37A análise das estruturas de classes e das estratificações é um instrumento metodológicouniversal, desenvolvido por sociólogos e economistas, aplicável a qualquer sociedade.

Questão 38A economia política surge como ciência no final do século XVIII e início do século XIX, naFrança e na Inglaterra.

Questão 39As minorias são classes que se distinguem por sua tendência à exogamia e pelascaracterísticas culturais que as transformam num grupo social diferenciado e diferenciador.

Questão 40A reprodução social é o objeto de estudo mais importante da Sociologia Compreensivade Max Weber.

Questão 41Para Karl Marx, sociedade civil é a manifestação de uma ordem natural racional entreindivíduos, grupos, famílias e corporações, cujos interesses são conciliados por um contratosocial.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Sociologia – 11

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Sociologia – 12

Questão 42Na perspectiva bourdieusiana, a diferenciação social está ligada, sobretudo, à origemsocial do indivíduo e sua filiação sociocultural.

QUESTÕES de 43 a 46A proposição segundo a qual os fatos sociais devem ser tratados comocoisas — proposição que está na base de nosso método — é das que maistêm provocado contradições. [...][...] É coisa todo objeto do conhecimento que não é naturalmente penetrávelà inteligência, tudo aquilo de que não podemos fazer uma noção adequadapor um simples procedimento de análise mental, tudo o que o espírito nãopode chegar a compreender a menos que saia de si mesmo, por meio deobservações e experimentações, passando progressivamente dos caracteresmais exteriores e mais imediatamente acessíveis aos menos visíveis e aosmais profundos. (DURKHEIM, 1999, p. XVII)

A partir das informações do texto e dos seus conhecimentos acerca da sociologiadurkheimiana, pode-se afirmar:

Questão 43Todo fato social exerce coercitividade, exterioridade e generalidade.

Questão 44A educação não é um exemplo de fato social porque a natureza desse fato pode sermodificada pela vontade do indivíduo.

Questão 45Baseando-se nos conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânicaevidenciados por Émile Durkheim em Da Divisão do Trabalho Social, é possível afirmar queuma tribo isolada desenvolve uma forma de solidariedade denominada mecânica.

Questão 46Como Durkheim criou o primeiro conceito genuinamente sociológico de educação, éconsiderado o fundador da Sociologia da Educação.

Questão 47O multiculturalismo caracteriza-se pelo reconhecimento das diferenças etno-culturais epela defesa intransigente da integração dos indivíduos e povos, visando à constituição deuma “identidade planetária”.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Sociologia – 13

Questão 48A reestruturação produtiva é um fenômeno altamente negativo para o trabalhador, jáque promove, entre outros, desemprego e precarização das relações de trabalho.

Questão 49Entre as contribuições de Bruno Latour, a teoria ator-rede tem sido um dos aspectos maisdiscutidos pela Sociologia Contemporânea.

Questão 50Sociólogos e antropólogos mostram que a ideia de raça data desde o século XI, época emque os cristãos iniciaram as Cruzadas pelo Oriente Médio.

Questão 51No Brasil, os partidos políticos costumam ser classificados em três tipos: clientelistas,vanguardistas e populistas.

Questão 52Vilfredo Pareto é um dos responsáveis por elevar a sociologia à categoria de ciência e suaobra mais importante é o Tratado de Sociologia Geral.

Questão 53Para o materialismo histórico, a mudança social é um processo de transformaçãoharmonioso, com alterações pouco expressivas na estrutura hierárquica da sociedade,garantindo à maioria acesso equilibrado ao mundo do trabalho.

Questão 54A noção de classe é definida segundo a tradição marxista, considerando-se a posição dosagentes sociais no sistema de produção.

QUESTÕES de 55 a 57É no contexto do globalismo que o liberalismo se transfigura em neoliberalismo.A nova divisão transnacional do trabalho e da produção, a crescente articulaçãodos mercados nacionais em mercados regionais e em um mercado mundial, osnovos desenvolvimentos dos meios de comunicação, a formação de redes deinformática, a expansão das corporações transnacionais e a emergência deorganizações multilaterais, entre outros desenvolvimentos da globalização docapitalismo, tudo isso institui e expande as bases sociais e as polarizações deinteresses que se expressam no neoliberalismo. [...] (IANNI, 1997, p. 260)

A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre globalização, pode-se afirmar:

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Sociologia – 14

Questão 55Diferentemente do desemprego estrutural, o desemprego conjuntural é um fenômenoligado ao neoliberalismo e caracterizado pela grande mecanização de fábricas e indústriasque introduzem, nas suas linhas de produção, novas tecnologias, como a informática e arobótica.

Questão 56O globalismo pode ser entendido como uma configuração histórica, problemática e aberta,na qual tudo que é local pode ser, ao mesmo tempo, nacional, regional e mundial.

Questão 57Nos livros Por uma outra Globalização e Espaço Dividido, Celso Furtado alerta para osefeitos deletérios da globalização que, entre outros, transforma o consumo em ideologia devida, massifica e padroniza a cultura e concentra a riqueza nas mãos de poucos.

Questão 58Interação simbólica é a experiência social ao longo da vida, por meio da qual os indivíduosdesenvolvem suas potencialidades e assimilam sua cultura.

Questão 59Na perspectiva comteana, a previsibilidade é uma característica da ciência positiva cujolema ressalta a necessidade de “ver para prever”.

QUESTÕES de 60 a 62A ação social não é idêntica a) nem a uma ação homogênea de muitos, b) nema toda ação de alguém influenciada pela conduta de outros. a) Quando na rua,no início de uma chuva, numerosos indivíduos abrem ao mesmo tempo seusguarda-chuvas, então (normalmente) a ação de cada um não está orientada pelaação dos demais, mas a ação de todos, de um modo homogêneo, está impelidapela necessidade de se defender da chuva. b) É conhecido que a ação do indivíduoé fortemente influenciada pela simples circunstância de estar no interior de uma“massa” espacialmente concentrada. [...] (WEBER, 1969, p.117-118)

Baseando-se no texto e nos conhecimentos sobre a teoria weberiana, pode-se afirmar:

Questão 60O conceito de ação social deve ser compreendido considerando-se, sobretudo, o sentidosubjetivo e intersubjetivo que os atores lhe atribuem.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Sociologia – 15

Questão 61No seu projeto sociológico, Weber classifica os indivíduos levando em conta o poder, oprestígio e a riqueza.

Questão 62O conceito de tipo ideal pode ser perfeitamente encontrado na realidade empírica.

Questão 63A mobilidade social vertical designa o movimento de mudança de um indivíduo de umaclasse social inferior para outra superior e vice-versa.

Questão 64O governo brasileiro, na última década, promoveu a implatação do “sistema de cotas” emtodas as universidade públicas federais e a criação do Ministério da Igualdade Racial, o querepresentou um salto significativo na diminuição do preconceito racial e das diferençassocioculturais entre brancos e negros.

Questão 65Em 2009, o aumento da atividade econômica, provocado pela redução de IPI — Impostosobre Produtos Industrializados — para automóveis e produtos da “linha branca”, pelocrescimento do PIB — Produto Interno Bruto — acima de 6,5%, consolidou o Brasil como aquarta economia do planeta.

Questão 66Na teoria funcionalista, a estratificação social é baseada na hierarquização dos indivíduos,de acordo com renda, prestígio social, bens materiais e escolaridade.

Questão 67A reprodução das relações sociais é um tema completamente desenvolvido esistematizado no pensamento marxista.

Questão 68Para os marxistas, os sujeitos sociais não percebem as relações entre o poder econômicoe o poder político por causa da ideologia.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Sociologia – 16

Questão 69A terceira via é uma temática presente na obra do sociólogo britânico Anthony Giddens.

Questão 70Habitus, Campo e Capital cultural são conceitos elaborados por Bourdieu, que contribuempara o entendimento das relações entre indivíduo e sociedade.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Redação – 17

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES:

— se afastar do tema proposto;— for apresentada em forma de verso;— for assinada fora do local apropriado;— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;— for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

I.

[...] Todos os homens, em algum momento da vida, sentem-se sozinhos; e mais: todosos homens estão sós. Viver é nos separarmos do que fomos para nos adentrarmos no quevamos ser, futuro sempre estranho. A solidão é a profundeza última da condição humana. Ohomem é o único ser que se sente só e o único que é busca de outro. Sua natureza — se éque podemos falar em natureza para nos referirmos ao homem, exatamente o ser que seinventou a si mesmo quando disse “não” à natureza — consiste num aspirar a se realizarem outro. O homem é nostalgia e busca de comunhão. Por isso, cada vez que se sente a simesmo, sente-se como carência do outro, como solidão.PAZ, Octavio. O labirinto da solidão e post scriptum. Tradução de Eliane Zagury. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992. p. 175.

II.

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara elegível.

• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

ANDRADE, Carlos Drummond de. Desperdício; O boi. In: COUTINHO, Afrânio (Org.). Carlos Drummond de Andrade:obra completa: poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 122.

O BOI

Ó solidão do boi no campo,ó solidão do homem na rua!Entre carros, trens, telefones,entre gritos, o ermo profundo.

Ó solidão do boi no campo,ó milhões sofrendo sem praga!Se há noite ou sol, é indiferente,a escuridão rompe com o dia.

Ó solidão do boi no campo,homens torcendo-se calados!A cidade é inexplicávele as casas não têm sentido algum.

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Redação – 18

III.

Nunca, em toda a história, tivemos tantas concentrações urbanas com a inacreditáveldensidade populacional como as que temos atualmente; esses exorbitantes adensamentoshumanos vêm perdendo, pouco a pouco, os contornos de uma comunidade etransformando-se em meros agrupamentos. Assim, em inúmeras regiões — não importandoo tamanho da cidade, e sim, a ruptura social — estamos muito próximos do limite dasuportabilidade, dentro de uma forçada convivência, com contínuos confrontos de complexase difusas necessidades, carências e ganâncias.CORTELLA, Mario Sergio. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 71.

Considerando as idéias contidas nesses textos e ainda as suas próprias vivências, escrevaum texto dissertativo/argumentativo, enfocando o estado de solidão do homemcontemporâneo, mesmo vivendo em grandes concentrações urbanas.

⇒ Discuta a ausência de objetivos coletivos comuns como um dos fatores que geram odistanciamento entre as pessoas.

⇒ Posicione-se criticamente sobre o fato de o homem sentir-se só, mesmo “entre amigos”,considerando o contexto em que você está inserido.

R A S C U N H O

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Redação – 19

R A S C U N H O

UFBA – 2010 – Vagas Residuais – 20

REFERÊNCIAS

Questões de 01 a 07LENT, R. Quando começa e quando termina a vida? Ciência Hoje On-line, Rio de Janeiro, 25 abr. 2008. Disponível em:<http://cienciahoje.uol.com.br/118247>. Acesso em: 28 abr. 2008.

Questões de 08 a 13COSTA, A. L. M. C. A grande família. Carta Capital, São Paulo, 6 abr. 2005.

Questões de 25 a 30MUNHOZ, C. D.; SCAVONE, C. Controle do estresse: arma no combate à inflamação. Ciência Hoje, Rio de Janeiro,n. 237, v. 40, maio 2007. Adaptado.

Questões de 31 a 35TURRA, A.; MALUF, A.; MANZANO, A. B. Invasão de plásticos nos oceanos. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, n. 246, v. 41,mar. 2008. Adaptado.

Questões de 43 a 46DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (ColeçãoTópicos).

Questões de 55 a 57IANNI, O. A era do globalismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1997.

Questões de 60 a 62WEBER, M. Ação social e relação social. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J.S. (Org). Sociologia e sociedade: Leiturasde introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

Fontes das ilustrações

Questões de 14 a 19POLLARD, T. D.; EARNSHAW, W. C. Biologia celular. Ilustrado por Graham T. Johnson. Tradução de Andrea L. A.Mathiles et al. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. p. 149.

Questões de 20 a 24KIANG, N. Y. A cor das plantas em outros mundos. Scientific American: Brasil, São Paulo, ano 6, n. 72, maio 2008.p. 36.

Questões de 25 a 30MUNHOZ, C. D.; SCAVONE, C. Controle do estresse: arma no combate à inflamação. Ciência Hoje, Rio de Janeiro,n. 237, v. 40, maio 2007. p. 26.

Questões de 31 a 35TURRA, A.; MALUF, A.; MANZANO, A. B. Invasão de plásticos nos oceanos. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, n. 246, v. 41,mar. 2008. p. 44.