instruÇÕes - vagas residuais- ufba · considerando-se a teoria de transições na comunicação,...

22

Upload: truongdung

Post on 14-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha deRespostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.

1. Caderno de Questões• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas:

Prova I: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO — Questões de 01 a 35Prova II: MARKETING CULTURAL — Questões de 36 a 70Prova de REDAÇÃO

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamentecomunicada ao fiscal de sala.

• Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

2. Folha de Respostas

• A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas.Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTAPRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feitapreenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Nãoultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas éde 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

LEMBRE-SE:A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e aindatem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você nãoganha nem perde nada.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – 1

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• COMUNICAÇÃ0 — PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO

E CULTURA

PROVA I — TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

QUESTÕES de 01 a 35

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 2

QUESTÕES 01 e 02[...] Enfim, o significado de comunicação também pode ser expresso na simplesdecomposição do termo comum + ação, de onde o significado “ação comum”,desde que se tenha em conta que o “algo em comum” refere-se a um mesmoobjeto de consciência e não a coisas materiais, ou à propriedade de coisasmateriais. A “ação” realizada não é sobre a matéria, mas sobre outrem, justamenteaquela cuja intenção é realizar o ato de duas (ou mais) consciências com objetoscomuns.Portanto, em sua acepção mais fundamental, o termo “comunicação” refere-seao processo de compartilhar um mesmo objeto de consciência, exprime a relaçãoentre consciências. (HOHLFELDT et al., 2008, p. 14-15).

Com base no texto e nas leituras sobre a comunicação como objeto de conhecimento,é correto afirmar:

Questão 01A definição de comunicação como um tipo de relação constitutiva de Ação/Reação podeservir tanto às Ciências Humanas quanto às Ciências Naturais.

Questão 02A comunicação fundamenta-se em processos, relações que, no domínio do humano,assumem uma forma simbólica.

Questão 03Sobre as Teorias da Comunicação, é correto afirmar que os primeiros estudos maissignificativos sobre o campo da comunicação datam do início do século XX e foram suscitados,por um lado, pelo advento dos novos meios de comunicação e, por outro, por uma demandahistórica da sociedade urbano-industrial, que exigia um melhor uso da comunicação para aexecução de seus projetos.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 3

Questão 04Considerando-se a Teoria de Transições na comunicação, é válido afirmar que essa teoriapostula que o exercício da capacidade humana de se comunicar, inscrita na história, foi umaspecto essencial para a existência e a sobrevivência da humanidade.

Questão 05O modelo de comunicação proposto por Lasswell prevê a relação dialógica entre quemenvia e quem recebe a mensagem, o que significa que esse modelo contempla a troca depapéis entre emissor e receptor.

QUESTÕES de 05 a 07Acerca da Teoria Hipodérmica e do modelo comunicacional de Lasswell, é correto

afirmar:

Questão 06Ao descrever o ato comunicativo por meio de perguntas, Lasswell propôs subdividir o campode pesquisa da comunicação em cinco diferentes abordagens analíticas: análise de controle,de conteúdo, de meios, de audiência e de efeitos.

Questão 07A crença na falta de organização social da sociedade de massa garantiu a propagação daspropostas defendidas pela Teoria Hipodérmica, particularmente no que se refere à funçãodos meios de comunicação em produzir e manter o vínculo comunicativo entre os sujeitosdispersos na massa.

Questão 08A primeira (empírica-experimental) centrava-se em abordagens de caráter sociológico, e asegunda (empírica de campo) aproximou-se da Psicologia para entender os fenômenoscomunicacionais.

QUESTÕES de 08 a 12Sobre as perspectivas empírica-experimental e empírica de campo, pode-se

afirmar:

Questão 09Tanto a perspectiva empírica-experimental quanto a empírica de campo atribuem uma enormeimportância ao papel dos mediadores no processo comunicativo, tal como a TeoriaHipodérmica, cujo legado influenciou, decisivamente, as pesquisas empíricas.

Questão 10A abordagem empírica-experimental deu ênfase aos efeitos que os mass media podemsuscitar nos receptores, mas abalou a crença no funcionamento dos meios como merosmanipuladores do público.

Questão 11O modelo do two-step flow of communication, citado por Katz e Lazarsfeld, evidenciou ofluxo de comunicação a dois níveis e destacou a ação dos líderes de opinião.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 4

QUESTÕES de 13 a 15Uma “análise funcional” [...] focaliza algum fenômeno específico que ocorradentro dum sistema social. A seguir, procura mostrar como esse fenômeno temconsequências que contribuem para a estabilidade e permanência do sistemacomo um todo. O fenômeno, é claro, pode ter influência negativa e, assim,dir-se-ia ter “disfunções” antes do que funções. A análise é uma estratégia parainduzir ou localizar hipóteses que possam ser testadas empiricamente por meiode estudos comparativos ou outros métodos adequados de pesquisa. (DeFLEUR;BALL-ROKEACH, 1993, p. 148-149).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a Teoria Funcionalista permitem afirmar:

Questão 13Para a Teoria Funcionalista, os meios de comunicação de massa constituiriam um espelhodo sistema social e poderiam ser analisados sob o ponto de vista do equilíbrio e dofuncionamento da sociedade.

Questão 14Dentre as funções preenchidas pelos meios de comunicação de massa, estão a rupturacom as normas sociais e sua consequente quebra de valores.

Questão 15A hipótese de usos e gratificações contempla os receptores como participantes inativos dosconteúdos dos meios de comunicação e aproxima-se da definição de disfunção narcotizante,explicada por Paul F. Lazarsfeld e Robert K. Merton, em 1948.

Questão 16O modelo matemático da comunicação é constituído pelo emissor, o canal e o receptor,sendo que o canal está sujeito às interferências do ruído.

QUESTÕES de 16 a 18Sobre a Teoria Matemática da Comunicação, pode-se afirmar:

Questão 17Claude E. Shannon propõe o modelo matemático da comunicação com o intuito de entendero processo de transmissão da informação, sendo que, para ele, o desempenho do trânsitoda informação, nesse caso, depende do modo de gerenciar a sua quantidade.

Questão 12A perspectiva empírica de campo levou em consideração o chamado efeito de reforço, ouseja, a confirmação pelo receptor de uma crença ou de um padrão de comportamentoexistente.

Questão 18A prevenção dos possíveis ruídos, na realização da transmissão da informação, colaborapara que o sistema comunicacional favoreça o processo entrópico ao qual ele está sujeito,e, portanto, é correto afirmar que quanto menor a atuação do ruído maior a garantia datransmissão e da manutenção da ordenação informacional.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 5

Questão 19Sobre a Teoria Crítica da Comunicação, é correto afirmar, segundo o sociólogo TheodorAdorno, que o consumidor de produtos da indústria cultural não é soberano, não é seusujeito, mas o seu objeto, e nunca conseguirá responder, ativamente, às mensagens dosmedia.

QUESTÕES 20 e 21Os conhecimentos sobre as teses de Marshall McLuhan permitem afirmar:

Questão 20Um meio de comunicação pode ser considerado como um meio quente, quando ele prolongaum único sentido perceptivo através da alta saturação de dados contida na mensagem e,além disso, um meio quente, ao ser comparado com o meio frio, estabelece uma menorinteração com o receptor.

Questão 21Quando McLuhan afirma que “o meio é a mensagem”, a sua principal intenção é dizer quetodo meio gera um ambiente comunicacional e, por isso, o ambiente é a mensagem domeio.

QUESTÕES de 22 a 24Um dos fatores mais complexos e talvez mais negligenciados pelas pesquisasdos meios de comunicação é o fator semiótico das mensagens produzidas pelasmídias. São mensagens que se organizam no entrecruzamento e na inter-relaçãobastante densa de diferentes códigos e de processos sígnicos diversos,compondo estruturas de natureza altamente híbrida. A rigor, todas as mídias,desde o jornal até as mídias mais recentes, são formas híbridas de linguagem,isto é, nascem na conjugação simultânea de diversas linguagens. Suas mensagenssão compostas na mistura de códigos e processos sígnicos com estatutossemióticos diferenciais. Daí se pode afirmar que todas as mídias, desde o jornal,são por natureza intermídias e multimídias. Ou seja, a natureza mesma de qualquermídia, aquilo que a caracteriza como tal, é o fato de ser inter e multimídia(SANTAELLA, 1986, p. 42-43).

Com base na análise do texto e nas ideias presentes no livro Cultura das mídias, écorreto afirmar:

Questão 22A cultura das mídias é constituída pela intensa tradução entre os códigos dos meios decomunicação e, dessa maneira, essa cultura torna-se cada vez mais complexa toda vez quesurge um novo meio comunicativo na sociedade.

Questão 23Uma linguagem híbrida não apenas se constitui pela tradução entre as linguagens jáexistentes, como também fornece elementos para que outras linguagens possam sofreralterações, de forma que toda linguagem pode ser contaminada pela rede sistêmica derelações presente na Cultura das Mídias.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 6

Questão 24As ideias do entrecruzamento e da inter-relação entre diferentes códigos midiáticos estãorelacionadas com o pensamento de McLuhan, quando afirma que “o conteúdo de qualquermeio ou veículo é sempre um outro meio ou veículo” (2001, p. 22), no que diz respeito aocontínuo processo de reprodução e replicação técnica das mensagens elaboradas pelosmeios de comunicação já existentes.

QUESTÕES de 25 a 27Considerando-se os fundamentos sobre as Teorias dos signos e das linguagens,

pode-se afirmar:

Questão 25Os elementos básicos de constituição do signo genuíno, proposto pelo teórico CharlesSanders Peirce, são o representamen ou signo, o objeto e o interpretante.

Questão 26Toda e qualquer mensagem elaborada e transmitida por um meio de comunicação dependedo modo de codificação estruturado pela linguagem desse meio.

Questão 27Ao se comparar o signo linguístico de Ferdinand Saussure com o signo triádico de Peirce,é correto afirmar que apenas o primeiro contempla a relação existente entre a representaçãoe o objeto representado.

QUESTÕES 28 e 29Sobre o modelo Comunicacional de Jakobson, é válido afirmar:

Questão 28O modelo de comunicação proposto por Roman Jakobson estabelece que o contato ou ocanal é o principal elemento de mediação entre o emissor e o receptor.

Questão 30Para essa teoria, a cultura é considerada como uma rede de instituições, representações epráticas que produzem diferenças de raça, gênero, classe, dentre outras, que são centraisna produção de sentido.

Questão 29Cada fator de comunicação presente nesse modelo comunicacional orienta e determina aexistência de uma função de linguagem na mensagem, sendo que o receptor produz afunção conativa, o emissor gera a função emocional, o canal determina a função fática e ocódigo produz a função metalinguística ou poética.

QUESTÕES de 30 a 32Sobre os Estudos Culturais, pode-se afirmar:

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 7

Questão 31Esses Estudos Culturais despontaram nos Estados Unidos, entre meados dos anos 40 e osprimeiros anos da década de 70, do século XX, em torno do Center for ContemporaryStudies, ligado à Universidade de Harvard.

QUESTÕES de 33 a 35O entendimento subjacente neste capítulo [Novos media - Novas teorias?] é deque um meio não é só uma tecnologia para transmitir certos conteúdos simbólicosou para ligar os participantes em qualquer troca. Também envolve relações sociaisque interagem com características da nova tecnologia. (McQUAIL, 2003, p. 120).

Considerando-se a observação de McQuail e suas leituras sobre as NovasTecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), pode-se afirmar:

Questão 33As TICs, desde o seu surgimento, têm gerado muitos debates em torno do tema dosrelacionamentos virtuais, mas as principais correntes, hoje, atestam a fragilidade dos laçossociais construídos via WEB, como defende o teórico Pierre Levy, em As tecnologias dainteligência.

Questão 34A comunicação em rede fundamenta-se na unidirecionalidade do processo comunicativo,devido à troca e ao compartilhamento de informações, que são emitidas de pontos diversos,mas convergem linearmente para um sistema central.

Questão 32Na década de 70, Stuart Hall, um dos principais porta-vozes dos estudos culturais, publicouo seu famoso texto Encoding and decoding in the television discourse, momento em quepassou a preocupar-se com os estudos de audiência dos meios de comunicação de massa.

Questão 35Uma de suas características básicas é a digitalização pela qual “textos” podem ser reduzidosa uma código binário e partilhar o mesmo processo de produção, distribuição e estocagemda informação.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 8

QUESTÕES 36 e 37A sociedade contemporânea está imersa em um espaço midiatizado [...] regidopelas novas tecnologias e moldado pelo virtual, no qual a comunicaçãocentralizada, unidirecional e vertical é transformada, especialmente pela ambiênciaproporcionada pelas redes digitais. Nesse contexto, a mídia deixa de ser umcampo fechado em si, de utilidades apenas instrumentais, e passa à condição deprodutora dos sentidos sociais.A Internet tem sido considerada o vetor principal dessas alterações, pois, deforma simultânea, instantânea e global, traz a possibilidade de interação emtempo real através dos suportes tecnológicos (computador, telefone, televisão)e dessa forma modifica a questão espaço-temporal, alterando, sobretudo, osmodos de sociabilidade. (STASIAK; BARICHELLO, 2007, p. 108).

Sobre a sociedade contemporânea regida pelo mundo em redes, é correto afirmar:

Questão 36As tecnologias de informação e comunicação, traduzidas num mundo em redes, possibilitaramque países íbero-americanos reduzissem o abismo econômico e, sobretudo, educacional,com relação aos países desenvolvidos, ao tempo que contribuíram para que esses paísesdifundissem a sua cultura local, sendo que as redes sociais têm um papel decisivo nessecontexto.

Questão 37Com a internet, houve a possibilidade de os sujeitos começarem a se apropriar do mundoem seu fluxo real, através de simulações, ou seja, através de uma outra modalidade derepresentação social e de um novo regime de visibilidade pública.

Questão 38A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco – lida,desde sua criação em 1945, com a questão da cultura e da diversidade cultural e, como aspolíticas culturais brasileiras se inserem no contexto internacional, embora a DeclaraçãoUniversal sobre a Diversidade Cultural faça parte da agenda de discussões desse órgão,não conseguiu elaborar um documento que fosse norteador para a adoção de práticas deaceitação da diversidade cultural pelos países da América Latina.

PROVA II — MARKETING CULTURAL

QUESTÕES de 36 a 70

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 9

Questão 39O marketing cultural refere-se aos incentivos corporativos à cultura e ao mundo das

artes, adotados por empresas que não têm a cultura como seu objeto principal de atuação,pois, ao contrário, trabalham em áreas díspares.

Nesse sentido, o investimento em arte e cultura é uma forma estratégica de complementodas ações de comunicação integrada da empresa.

Questão 40A efetivação do marketing cultural e das diretrizes de comunicação corporativa ocorre, namaioria das vezes, através de recursos oriundos de renúncia fiscal do Estado, ou seja, dospatrocínios efetivados por empresas, através de projetos apoiados pelos benefícios da Leide Incentivo à Cultura.

Questão 41Uma política cultural, para ser implementada, deve ser precedida de estudos com base emdiagnósticos, e, assim, o processo de implementação deve ser interpretado, a fim de severificar se os impactos reais correspondem aos planejados.

QUESTÕES 41 e 42Sobre políticas culturais, é correto afirmar:

Questão 42O Ministério da Cultura, desde 1930, investe numa proposta de construção de um PlanoNacional de Cultura, de um Sistema Nacional de Cultura e de um Sistema Nacional deInformações Culturais, considerando as questões das desigualdades regionais, sociais eeconômicas que afetam o campo da cultura.

Questão 43Uma atividade de organização ou produção cultural abrange ao menos três fases:pré-produção, produção propriamente dita e pós-produção, embora se saiba que, sem osconhecimentos das leis de incentivo e\ou fundos de cultura de instituições públicas e privadase a interação com agências de financiamento da cultura, é inviável a realização de umevento desse porte.

QUESTÕES de 43 a 46Uma Bienal Internacional do Livro será realizada em Salvador, num período de dez

dias, tendo como país homenageado a Argentina. O evento foi planejado para acontecerno Centro de Convenções, com a participação de cerca de 200 editoras, nacionais einternacionais, e com uma programação cultural que prevê a vinda de autores argentinos,apresentação musical e teatro, e o Estado será o principal apoiador desse evento.

Para a realização de um evento como esse, é verdadeiro o que se afirma em

Questão 44Em função dos baixos índices de leitura do país, um evento, como a Bienal Internacional doLivro, não deve ser realizado, pois não é papel do Estado investir em eventos em que háuma participação efetiva da iniciativa privada.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 10

Questão 45Um evento do porte de uma Bienal contará também com o investimento de empresas privadasque, na atualidade, graças à mudança de mentalidade, têm descartado a orientação apenaspara venda de produtos ao consumidor e incorporado uma mentalidade dirigida a um diálogocom as questões da sociedade e, desse modo, o patrocínio cultural vem acontecendo comouma ferramenta estratégica da comunicação empresarial.

Questão 46O mecenato é um apoio financeiro, sem objetivos publicitários diretos, que é restado porpessoa física ou jurídica, para realizações artísticas e culturais, e não sofreu mudanças nasociedade moderna, continuando dependente meramente da contribuição financeira depessoas de prestígio, não sendo, pois, aplicável a uma Feira de Livros, mesmo com aparticipação de artistas.

QUESTÕES 47 e 48À medida que a cultura, num passo a passo, infinitesimal acumulou-se e sedesenvolveu, foi concedida uma vantagem seletiva àqueles indivíduos dapopulação mais capazes de levar vantagem [...] até que o que havia sido oAustralopiteco proto-humano de cérebro pequeno, tornou-se o Homo sapiens,de cérebro grande, totalmente humano. Entre o padrão cultural, o corpo e océrebro, foi criado um sistema de realimentação positiva, no qual cada ummodelava o progresso do outro [...]. (GEERTZ, 2008, p. 35).

Sobre a evolução do homem com relação à cultura, é correto afirmar:

Questão 47O homem foi obrigado a adaptar-se a uma nova realidade, a partir do novo ambiente

que foi criado pelo aperfeiçoamento e pelo uso de ferramentas, pela descoberta do fogo,pela adoção da caça organizada e pelas práticas de reunião, além do princípio daorganização familiar.

Todas essas mudanças permitiram que o homem, totalmente adaptado, assegurasse acontinuidade com o passado, patrimônio da memória histórica e da realidade expressiva,em mudança permanente.

Questão 48O homem buscou, ao longo de sua história, assegurar a continuidade do passado,perpetuando hábitos, saberes, conhecimentos “traduzidos em cultura“, disseminando-o paraas gerações seguintes, o que não foi possível em função da inexistência de tecnologias decomunicação e informação.

QUESTÕES 49 e 50O desenvolvimento da radiodifusão, assim como ocorreria com jornais, revistase outras publicações, sofria rigoroso controle do governo Vargas. O modelo defuncionamento do rádio foi então estabelecido ao estilo brasileiro: severo controlede conteúdo, particularmente notícias; implantação de algumas emissorasestatais, a exemplo da Rádio Nacional, e estímulo ao desenvolvimento deemissoras comerciais. (JAMBEIRO et al., 2004, p. 13).

Sobre a política de Comunicação no Brasil, na Era Vargas, pode-se afirmar:

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 11

Questão 49Os jornais, as revistas e o rádio eram instrumentos para promoção de novos valores, pois oEstado Novo desejava que os brasileiros assimilassem uma ideologia extremamentenacionalista, dedicada à construção de um capitalismo urbano-industrial, num país que erapreservado das influências estrangeiras e voltado para a cultura local e os valorestradicionais.

Questão 50Os mesmos veículos – os jornais, as revistas e o rádio – foram também utilizados peloregime Vargas para ajudar a articular os interesses de grupos sociais, ou seja, o Estado,sendo tomado como centro de poder e juiz supremo de todas as causas, começou a imporsuas determinações, como se tudo fosse de interesse nacional.

Questão 51A radiodifusão brasileira, como atividade nacionalmente regulada, nasce estatal e seusustento era baseado em investimentos governamentais, independente de publicidade paraassegurar-lhe a sobrevivência.

Questão 52O Brasil, em 1997, passou a contar com uma Lei Geral de Telecomunicações e com a

criação de um órgão regulador, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

A criação desse órgão regulador para as Comunicações no Brasil ampliou o controle e aparticipação do Estado na regulamentação dos serviços prestados na área detelecomunicação.

Questão 53Os mediadores, na história da produção e recepção de objetos culturais, seriam o

conjunto de intermediários pelos quais as obras ou os objetos poderiam se tornar conhecidos,compreendidos e recebidos.

Os mediadores participariam, então, da circulação do sistema cultural.

Questão 54Graças ao desenvolvimento de Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs – asredes comunicacionais constituídas de infraestrutura tecnológica e programas (hardwarese softwares) permitem o trânsito dos fluxos de informação, o compartilhamento de dados eo desenvolvimento de novas formas de interação entre pessoas, grupos de pessoas eorganizações, possibilitando o acesso a informações e troca dos conhecimentos adquiridosem nível global.

QUESTÕES de 55 a 57Gestão cultural é um termo relativamente recente no cenário cultural brasileiro.Pressupõe procedimentos administrativos e operacionais, mas não se resume aeles. Pressupõe também a gerência de processos no campo da cultura e da arte,mas vai além dele. Para melhor conceituarmos o campo da gestão cultural,podemos articulá-lo à ideia de mediação de processos de produções material eimaterial de bens culturais e de mediação de agentes sociais os mais diversos.(RODRIGUES, 2009, p. 77).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre gestão cultural, é correto afirmar:

Questão 61A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – foi criada com base no Decretono 2.338, de 7 de outubro de 1997, conforme previsto na Lei Geral de Telecomunicações,com a finalidade de transferir para a iniciativa privada o controle e a participação naregulamentação dos serviços prestados na área de telecomunicação.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 12

Questão 55Sobre os festejos juninos realizados no interior da Bahia, é correto afirmar que as prefeiturasdas cidades onde ocorrem esses eventos priorizam a gestão cultural e a preservação dacultura local.

Questão 56No Brasil e em outros países da América Latina, pensar e planejar o campo da produção, dacirculação e do consumo da cultura dentro de uma racionalidade administrativa é umaprática contemporânea.

Questão 57O gestor cultural não pode ser visto como aquele que formula ou implementa diretrizesculturais, mas, sim, como o profissional que está à frente de projetos permanentes de cultura,acompanhando-os e avaliando-os de forma permanente.

QUESTÕES de 58 a 60A tarefa de organizar a cultura foi realizada historicamente, em outrascircunstâncias societárias, por religiosos e políticos, pois, em grande medida,tais manifestações estavam subordinadas a essas esferas sociais. Com asecularização da cultura e a sua autonomização enquanto campo social específico[...] a cultura passou a solicitar profissionais diferenciados e claramente instaladosna esfera cultural. (RUBIM, 2005, p. 21).

Sobre a atividade de produção cultural, é correto afirmar:

Questão 58O compromisso do produtor cultural não pode ficar restrito apenas aos aspectos intrínsecosda atividade cultural, devendo assim abarcar um claro posicionamento pela democratizaçãoda produção da cultura, pelo acesso à formação e pela informação cultural para todos, bemcomo pela participação e pelo conhecimento das políticas culturais, objetivando odesenvolvimento de valores democráticos, que respeitem a diversidade e a pluralidade,que busquem uma vida melhor, um mundo mais humano e uma sociedade mais justa.

Questão 59Na atualidade, o Carnaval, na forma como vem sendo realizado em Salvador, atende, nasua totalidade, aos anseios democráticos, à preservação da memória, à democratização doespaço público e à participação da população local.

Questão 60O produtor cultural, para que tenha uma atuação adequada à contemporaneidade, precisaapenas ter compromisso ético e, sobretudo, político, não sendo, pois, necessáriosconhecimentos teóricos, analíticos e práticos.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 13

Questão 62A Sociedade da Informação é constituída por três pilares: a informática, como produtora detecnologia, sobretudo softwares; a telemática, enquanto rede de telecomunicaçõescomputadorizada, responsável por interligar redes nacionais e internacionais, e, finalmente,a indústria de equipamentos eletroeletrônicos.

Questão 63No contexto da cultura, o termo “mediação” traz a noção de acessibilidade, e o profissionalque exerce o papel de mediador ocupa uma posição intermediária, trabalha com diversaslinguagens e está preparado para dialogar com as fontes de financiamento, com o públicoe com os artistas.

Questão 64Ao longo da história, o mercenato foi realizado através das mais variadas instituições epersonalidades, sendo a Igreja Católica, os reis, a aristocracia e a burguesia ascendenteos que mais se destacaram nesse papel, prática que continua até os dias atuais.

Questão 65Os meios massivos de comunicação também contribuem para superar a fragmentação

de uma sociedade, na medida em que informam sobre as experiências comuns da vidaurbana: os conflitos sociais, a poluição, os percursos engarrafados em determinadas horas,estabelecendo redes de comunicação que tornam possível apreender o sentido social,coletivo, do que acontece na cidade.

Generalizando, diz-se que o rádio e a televisão, ao relacionar patrimônios históricos, étnicose regionais diversos e difundi-los maciçamente, coordenam as múltiplas temporalidades deespectadores diferentes.

Questão 66Um Projeto Cultural, para ser elaborado, necessita do cumprimento de várias fases eassemelha-se a uma pesquisa científica, pois, independente do seu objeto, requer, naformulação e no reconhecimento dos seus problemas, respostas a uma série de perguntas,um estudo de viabilidade e a identificação clara dos seus objetivos.

QUESTÕES 67 e 68Na lógica contemporânea de consumo cultural, a cultura passou a ser concebidacomo uma simples imagem de marca ou grife de entretenimento, a ser consumidarapidamente. Com relação às cidades, o que ocorre é semelhante: a competição,principalmente por turistas e investimentos estrangeiros, é acirrada e os políticosse empenham para melhor construir e vender a imagem de marca, ou logotipo, desuas cidades. (JACQUES, 2010, p. 124).

Questão 67O Brasil se prepara para, em 2014, sediar a Copa do Mundo, evento esportivo que

mobilizará todo o país.

A lógica contemporânea abordada no texto de Jacques (2010) não se aplica a Salvador.

Questão 68A descaracterização que vêm sofrendo as festas juninas no interior da Bahia atende,sobretudo, a essa lógica contemporânea que Jacques (2010) denomina de “grife doentretenimento”.

Questão 69O engajamento do Brasil em movimentos mundiais que tratam da diversidade de expressõesculturais e a defesa dos direitos das minorias e das populações tradicionais, como povosindígenas e quilombolas, é de importância sem precedentes.

QUESTÕES 69 e 70A Secretaria da Identidade e da Diversidade (SID) foi criada para promover efomentar o segmento da diversidade cultural brasileira, trazendo ao MinC, comotemas, as culturas populares, indígenas, ciganas, do movimento de gays,lésbicas, bissexuais e transgêneros, bem como as culturas rurais, dos estudantesou ainda relativas à diversidade etária e à saúde mental. A Secretaria foiconstituída, principalmente, para atender aos grupos sociais e culturais até entãodesconsiderados pela ação pública. (KAURK, 2010, p. 251).

Sobre identidade e diversidade cultural, pode-se afirmar:

Questão 70Com relação ao Brasil, não se justifica a criação de uma Secretaria da Identidade e daDiversidade, uma vez que não há diversidade de expressões culturais nem conflitos deminorias.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Marketing Cultural – 14

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 15

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES:

— se afastar do tema proposto;— for apresentada em forma de verso;— for assinada fora do local apropriado;— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;— for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara elegível.

• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

I.

— Quanto ainda há de Jorge Amado na Bahia de hoje?

Resposta:

— Muito e pouco. A literatura amadiana é movida por um pensar e reinventar a Bahia.Mestiçagem, sincretismo, é a Bahia de suas páginas. E é uma Bahia real. Jorge Amado nãotraduz uma Bahia que não existe. Mas existem várias Bahias. E Jorge começou a escreverna primeira metade do século passado. Havia uma necessidade e até uma urgência demapear e entender o que se via. No entanto, nenhuma cultura é estática. O que se vêtambém muda. Não existe uma identidade única, nem definitiva, pois se trata de um processodinâmico. [...]

LEITE, Gildeci. “Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.” MUITO. Revista Semanal do Grupo A Tarde. Salvador, n. 204,p. 8. 26 fev. 2012. Entrevista dada a Eron Rezende, Grupo A Tarde.

II.

O tema da identidade cultural é muito mal resolvido no campo da Antropologia e nocampo da Sociologia. A gente tem, às vezes, até uma certa rejeição à maneira como aquestão da identidade é colocada. Na Antropologia, nós falamos de identidade de umamaneira sempre relacional, opositiva, chamando atenção para contrastes, chamando atençãopara um jogo constante de oposições que ligam grupos entre si, e negamos muito a ideia deque haja uma substância de um grupo social que o caracteriza de uma vez por todas. Nãoacreditamos, por exemplo, numa coisa como baianidade, como uma essência, como umacoisa já dada: numa coisa como brasilidade, que escape ao jogo das oposições que nós

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 16

fazemos entre nossas características e características outras. Eu não gosto muito de abordara temática da identidade cultural, porque, em nome da identidade cultural, se fala muitabobagem. [...]

SERRA,Ordep. Identidade e reflexão crítica. In: Carnaval e identidade cultural na Bahia, hoje. Seminários de Carnaval (2.:1998: Salvador, Ba.) Seminários de Verão II. Folia universitária/Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Salvador, 1999.

PROPOSTA: A partir das ideias contidas nos fragmentos apresentados, produza um textoargumentativo-dissertativo, analisando criticamente a ideia de que

“Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.”

OBSERVAÇÕES:

— Discuta a questão da baianidade vinculada à problemática da cultura nacional e à existência, ounão, de uma singularidade.

— Embase seus argumentos em conhecimentos e reflexões sobre a Bahia de ontem e a de hoje.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 17

R A S C U N H O

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – 18

REFERÊNCIAS

Questões 01 e 02HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. (Orgs.). Teorias da comunicação. Riode Janeiro: Vozes, 2008.

Questões de 13 a 15DEFLEUR, M.; BALL-ROKEACH, S. Teoria da comunicação de massa. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 1993.

Questões de 22 a 24SANTAELLA, L.. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.

Questões de 33 a 35McQUAIL, D. Teoria da comunicação de massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,2003.

Questões 36 e 37STASIAK, D.; BARICHELLO, E. M. R. Midiatização, identidades e cultura nacontemporaneidade. Contemporânea, n. 9, 2007. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_09/contemporanea_n9_107_stasiak_barichello.pdf>.Acesso em: 30 abr. 2012.

Questões 47 e 48GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Questões 49 e 50JAMBEIRO, O. et al. Tempos de Vargas: o rádio e o controle da informação. Salvador:Editora da UFBA, 2004.

Questões de 55 a 57RODRIGUES, L. A. F. Gestão cultural e seus eixos temáticos. In: CURVELLO, M. A. et al.(Org.). Políticas públicas de cultura do Estado do Rio de Janeiro: 2007-2008. Rio deJaneiro: Uerj/Decult, 2009.

Questões de 58 a 60RUBIM, L. Produção cultural. In: RUBIM, L. (Org.). Organização e produção da cultura.Salvador: EDUFBA, 2005.(Coleção Sala de aula).

Questões 67 e 68JACQUES, P. B. Caminhos alternativos à espetacularização urbana. In: RUBIM, L.; MIRANDA,N. (Org.). Transversalidades da cultura. Salvador: EDUFBA, 2010. (Coleção CULT).

Questões 69 e 70KAURK. G.. Participação e interesses do MinC na convenção sobre diversidade cultural. In:RUBIM, A. A. C. (Org.). Políticas Culturais no governo Lula. Salvador: EDUFBA, 2010.(Coleção CULT) Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/525>. Acessoem: 27 abr. 2012.