estatÍstica em saÚde redaÇÃo - vagas residuais- ufba · dos movimentos sociais. questão 18...

16
14 TEORIAS SOCIAIS EM SAÚDE ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO

Upload: lethu

Post on 10-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

14 TEORIAS SOCIAIS EM SAÚDE

ESTATÍSTICA EM SAÚDE

REDAÇÃO

Page 2: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha de Respostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.1. Caderno de Questões• VerifiqueseesteCadernodeQuestõescontémasseguintesprovas: Prova I:TEORIASSOCIAISEMSAÚDE—Questõesde01a35 Prova II:ESTATÍSTICAEMSAÚDE—Questõesde36a70 ProvadeREDAÇÃO• QualquerirregularidadeconstatadanesteCadernodeQuestõesdeveserimediatamentecomunicadaao

fiscaldesala.

• Nas Provas I e II,vocêencontraapenasumtipodequestão:objetivadeproposiçãosimples.Identifiquearespostacorreta,marcandonacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

ATENÇÃO: Antesdefazeramarcação,avaliecuidadosamentesuaresposta. LEMBRE-SE:Ø Arespostacorretavale1(um),istoé,vocêganha 1(um)ponto.Ø A resposta errada vale-0,5 (menosmeio ponto), isto é, vocênão ganha o ponto e ainda tem descontada,emoutraquestãoquevocêacertou,essafraçãodoponto.Ø Aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).Vocênão ganha nem perde nada.

2. Folha de Respostas• AFolhadeRespostasdasProvasI e IIeaFolhadeRespostadaRedaçãosãopré-identificadas.Confira

os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTA PRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃOAMASSE,NÃODOBRE,NÃOSUJE,NÃORASUREESSASFOLHASDERESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II,amarcaçãodarespostadeveserfeitapreenchendo-seoespaçocorrespondentecomcanetaesferográficadeTINTA PRETA. Não ultrapasse o espaço reservado paraessefim.

Exemplo de Marcação na folha de Respostas

01 F02 V03 V04 F05 V

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas deRespostas é de 4(quatro)horase30(trinta)minutos.

Page 3: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

1UFBA – 2013 – Vagas Residuais

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• SAÚDE COLETIVA

Page 4: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

2

PROVA I — TEORIAS SOCIAIS EM SAÚDE

QUESTÕES de 01 a 35INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de01 a 35,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas: V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,5(menosmeioponto);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).

Questão 01Atualmente, asCiênciasSociais consideramo processo saúde-doença comouma realidade que seapresentade formaexternaao indivíduo,apreensívelporumpontodevistaobjetivoeneutrosobreo real.

Questão 02Asaçõesdesaúdepública/coletiva,noBrasil,organizaram-sehistoricamenteemdiferentesmodelosdeatençãoàsaúde,queincorporaramelementosdaordemsocialedoconhecimentovigentesemseusdiversoscontextosdeexistência.

Questão 03Oconceitodegênerodirige-seàanálisedasdesigualdadessociaisedasrelaçõesdepoderestabelecidasemtornodasidentidadessexuais.

Questão 04Osdeterminantessociaisdesaúdenegamainfluênciabiológicanaproduçãodasaúdeedadoença.

Questão 05Asexplicaçõescontemporâneassobreoprocessosaúde-doençaestãofundamentadasemummodeloexplicativounicausal,apartirdoqualseprocuraidentificarascausassingulareseespecíficasdecadadoençaexistente.

Questão 06A antropologia da saúde trabalha centralmente com o conceito de cultura em sua abordagem dasconcepçõesdesaúdeedoença,evitandoconsideraraspráticasdecurapopularescomo“crendices”ou“ignorâncias”aseremsuperadaspelainformaçãocientífica.

Questão 07A análise dos determinantes sociais de saúde procura compreender diferentes condicionantes edeterminanteseconômicos,políticos,culturais,psicológicos,dentreoutros,responsáveispeladistribuiçãodosfatoresderiscoparaadoecimentoemortedaspopulações.

Questão 08Umexemplodemodeloexplicativounicausaldoprocessosaúde-doençaéahistórianaturaldadoença,quebusca,nanatureza,aúnicainstânciadedeterminaçãopatológica.

Questão 09O conceito de experiência de enfermidade prevê que a doença seja avaliada para além de umaperspectivaestritamentebiológica,aoserconsideradacomoumfenômenosignificativoparaodoente,emumdadocontextosocial.

Questão 10AsCiênciasSociais partem do pressuposto de que a saúde e a doença são fenômenos biológicoseobjetivos,quepodemserafetadosapenascircunstancialmenteporfatoressociaisecaracterísticaspessoaisdosindivíduos.

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Teorias Sociais em Saúde

Page 5: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

3

Questão 11Pode-seafirmarqueasdesigualdadessociais,relativasàraçaeetnia,historicamenteimportantesnoBrasil,foramsuperadasrecentemente,aomenosnocampodasaúde.

Questão 16NasCiênciasSociaisemsaúde,aredesocialpodeserentendidacomooconjuntodeatoressociaisligadosentresiporrelaçõesinterpessoais,atravésdasquaisocorremtrocassimbólicasemateriaisqueextrapolamoslimitesdasorganizaçõesformais.

Questão 12O setor de assistência “profissional” envolve os serviços formais de saúde e prioriza intervençõespautadasnomodelobiomédicoebaseadasemconhecimentoscientíficos.

Questão 17Aoconsiderarosaspectossubjetivosdaexperiênciadeenfermidade,asCiênciasSociaisemsaúdelidamcomrealidadesculturaisqueexpressamrelaçõesfictíciascomocorpo,alicerçadasnaimaginaçãoindividual.

Questão 13Asquestões de gênero entrampara a agenda das políticas públicas e da saúde coletiva noBrasil,principalmente,apartirdointeressecientíficodosantropólogos,semgrandeparticipaçãoeinfluênciados movimentos sociais.

Questão 18Quantomenoronúmeroderelaçõesedeligaçõesexistentesentrecadaator,emrelaçãoatodososcomponentesdeumaredesocial,maisdensaseráessarede,poiselaestaráconcentradaempoucosindivíduos.

Questão 14Asrepresentaçõessociaisemsaúdedevemservistascomoblocosdeideiassocialmentedominantes,internalizadospelosindivíduosdemaneiraregularehomogênea,determinandosuaspráticasdecuidado.

Questão 19Osrelacionamentosinterpessoaistravadosnasredessociaisfornecemconjuntosdemediaçõesemqueaexperiênciadadoredasuacurasãosignificadasconformeseusvaloresculturais.

Questão 15Asdesigualdadessociaisdesaúdepodemserbemenfrentadasporintervençõesemsaúde,orientadaspelo modelo explicativo da história natural da doença, o qual procura analisar os processos deestratificaçãosocial.

Questão 20A análise funcionalista de Talcott Parsons a respeito do papel do médico e do paciente pode serconsideradasistêmica,poiscontribuiudiretamenteparaaconstruçãodoSistemaÚnicodeSaúde.

Questão 21Emgeral,osserviçosdesaúdereduzemopacienteaummeroobjetodeintervenção,otrabalhadoraumreprodutordaordeminstitucionaleasorganizaçõesdesaúde,aburocraciasdesinteressadaspelosdesejoseinteressesdeseustrabalhadoreseusuários.

Questão 22DeacordocomaanálisefuncionalistadeTalcottParsons,aoassumiropapeldeenfermo,oindivíduopassaanãosermaisconsideradocomototalmenteresponsávelpeloseuestado,ficandolegitimamenteisentodassuasobrigaçõessociaisnormais,desdequeprocureajudacompetente(dentrodosparâmetrosoferecidospelasuasociedade)ecooperecomotratamentoindicado.

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Teorias Sociais em Saúde

Page 6: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

4 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Teorias Sociais em Saúde

Questão 23A qualidade do cuidado com a saúde resulta, exclusivamente, dos recursos técnicos e materiaisexistentesnosdiversosserviçosdesaúde,oquesetornaevidentepelaexistênciadeserviçoscomaltaebaixaqualidade.

Questão 28Asrepresentaçõessociaissão importantesparaaanálisedaspráticasemsaúde,poisse referemasistemasdeinterpretaçãoqueregemasrelaçõespessoaiscomomundoecomosoutros.

Questão 24Osetordeassistência“popular”compreendeaspráticasdecurarealizadasporrezadeiras,erveiros,pastoreseoutrosagentesespecializadosdecura,assimcomoaspráticasdeautocuidadorealizadasnoespaçodoméstico,semaintermediaçãodeumagenteespecializadodecura.

Questão 29Para a fenomenologia, o corpo (e, por consequência, o corpo doente) é um produto da cultura,independentementedesuainserçãopráticanomundo.

Questão 25Paraorganizaraatençãocentradanousuário,torna-senecessáriooseureconhecimentocomoportadordesingularidadessubjetivasesocioculturais,bemcomodeinteressesenecessidadesespecíficos.

Questão 30Osestudosderepresentaçõessociaisemsaúdenãopermitemaanálisedeprocessosdedominaçãosocialederelaçõesdeconflitoentrediferentesclassessociais.

Questão 26Acolhimento,vínculoeautonomiasãocategoriascentraisparaaorganizaçãodaatençãoàsaúde,quepodempotencializarfortementeosobjetivoseasestratégiasdosserviçosdeatençãobásica.

Questão 31Asteoriassociaisemsaúdeabordamadoençacomoumaconstruçãosocial,sejaporqueresultadedeterminantessociais,sejaporqueésignificadaculturalmente.

Questão 27Deacordocomasanálisesorientadaspelasteoriassociaisemsaúde,aperspectivabiomédicaentendeadoença,principalmente,comoumaexperiênciasocialdesviante,emqueapercepçãosubjetivadopacienteatuademodocentral,despertandoointeressedosprofissionaisdesaúde.

Questão 32ParaasCiênciasSociais,acontraposiçãoàsposiçõesteóricasqueconsideramasidentidadessexuaisedegênerocomoprodutosdanaturezaimplicourompercomumavisão“essencialista”dessasidentidades.

Questão 33O conceito de representações sociais permite afirmar que, ao interpretar fenômenos orgânicos, aspessoas se apoiam em conceitos, símbolos e estruturas sociais interiorizadas, conforme os grupossociaisaquepertencem.

Questão 34Deacordocomasteoriassociaisemsaúde,adoençanãopertenceapenasàhistóriasuperficialdosprogressoscientíficosetecnológicos,mastambémàhistóriaprofundadossaberesepráticasligadasàsestruturas sociais, às instituições, às representações e às mentalidades.

Questão 35Omapeamentodaredesocialdospacientespossuibaixapertinênciaparaaorganizaçãodaatuaçãodosprofissionaiseserviçosdesaúde,umavezquerespondeaosinteressesdepesquisadecientistassociaisquenãoatuamnessesserviços.

Page 7: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

5

PROVA II — ESTATÍSTICA EM SAÚDE

QUESTÕES de 36 a 70INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de36 a 70,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas: V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,5(menosmeioponto);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).

Questão 36Avariável“númerodediasdecorridosentreoiníciodossintomaseodiagnósticodadoença”éconsideradacomoqualitativaordinal.

Questão 37A variável “realização de radiografia de tórax durante a investigação diagnóstica” é uma variávelqualitativanominal.

Questão 38Avariável“escolaridadedopaciente”édenominadadequantitativadiscreta.

Questão 39A estatística é frequentemente utilizada na área de saúde para ajudar a descrever, interpretar erepresentar,graficamente,dadossobredoençaseagravos,condiçõesdesaúdeeseusdeterminantes.

Questão 40Aestatísticaapresentaumcomponenteinferencial,queconsistenoestudodeumaamostra,comobjetivodesechegaraconclusõessobreapopulaçãoqueaoriginou.

Questão 41Umdosusosdaestatísticanaáreadasaúdeéamensuraçãodaprobabilidadedeocorrênciadeeventosrelacionadoscomasaúdeeoadoecimentodepopulações.

Questão 42Em um processo de seleção amostral, tanto o tamanho da amostra a ser selecionada quanto aabordagemaserusadanoseuprocessodeescolhasãoimportantesparaqueaamostraselecionadasejarepresentativadapopulaçãodeondeelaéproveniente.

Questão 43Atécnicadeamostragemdenominada"amostragemporconveniência"éumexemplodeummétodoprobabilísticodeamostragem.

QUESTÕES de 36 a 38 Pesquisadores interessados no estudo da tuberculose revisaram os prontuários médicos de pacientes com o diagnóstico dessa doença em um serviço de saúde. O formulário utilizado para coleta de dados dos prontuários dos pacientes continha perguntas sobre o número de dias decorridos entre o início dos sintomas e o diagnóstico da doença; sobre realização de radiografia de tórax durante a investigação diagnóstica e sobre a escolaridade do paciente, que era registrada da seguinte forma: analfabeto, Ensino Fundamental incompleto, Ensino Fundamental completo, Ensino Médio incompleto e Ensino Médio completo. Combasenessasinformações,pode-seafirmar:

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Estatística em Saúde

Questão 44Emumprocessodeamostragemporconveniência, cada indivíduodapopulaçãodeve teramesmaprobabilidade de ser selecionado para participar da amostra.

Page 8: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

6 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Estatística em Saúde

Questão 45umhabitantedosexomasculinoserhospitalizadofoiigualàprobabilidadedeumahabitantedosexofemininoserhospitalizada.

Questão 46hospitalizaçãopordoençasrespiratóriasfoiigualentreoshabitantesdosexomasculinoeoshabitantesdosexofeminino.

Questão 47umapessoahospitalizadaporumadoençacardiovascularserdosexomasculinofoide40%.

Questão 48hospitalizaçãodeumhabitantedosexofemininofoide5%.

QUESTÕES de 45 a 48 O Secretário de Saúde de um pequeno município, com população de 20000 habitantes(masculina:8000habitantes; feminina:12000habitantes),apresentouaoprefeitoda localidadeumatabelacomdadossobreafrequênciadashospitalizaçõesmunicipais,noanode2012,segundoacausade internação hospitalar.

Número de hospitalizações no município, segundo a causa da hospitalização, 2012

Causa da hospitalização Número de hospitalizações em homens

Número de hospitalizações em mulheres

Doençascardiovasculares 200 300Causasexternas 160 80Doençasrespiratórias 80 120Outrosmotivos 160 100Total 600 600

Combasenessesdados,pode-seafirmarque,em2012,nessemunicípio,aprobabilidadede

Fonte:OrganizaçãoPan-AmericanadeSaúde

QUESTÕES de 49 a 53 Número de óbitos notificados por dengue no Brasil, no período de 1995 a 2011

Page 9: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

7UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Estatística em Saúde

Questão 49Amédiaanualdeóbitospordengue,noBrasil,noperíodoentre1995e2000(incluindo1995e2000),foidequatroóbitos.

Questão 50Amédiadonúmerodeóbitospordengue,noBrasil,noperíodoentre1995e2000(incluindo1995e2000),foimenorqueamedianadonúmerodeóbitospordengue,nomesmoperíodo.

Questão 51Amedianadonúmerodeóbitospordengue,noBrasil,noperíodoentre1995e2000(incluindo1995e2000),foiigualàmodadonúmerodeóbitospordengue,nomesmoperíodo.

Questão 52NoBrasil,onúmerototaldeóbitospordengue,noanode2001,foisuperioraonúmeroacumuladodeóbitospeladoençanosseisanospregressos,entre1995e2000.

Questão 53Comparando-seonúmerodeóbitospordengue,noanode2011,comodoanode1995,pode-seafirmarque,de1995a2011,houveumaumentode241%nonúmerodeóbitospordengue.

Questão 54Amédiaeamedianadosdiasdefebreparaessascriançasforamiguais,masamodafoidiferente.

Questão 55Avariânciadonúmerodediasdefebreparaessascriançasfoimenordoquecinco.

Questão 56Odesviopadrãoparaonúmerodediasdefebreparaessascriançasfoimaiordoquedois.

QUESTÕES de 54 a 56 Durante um dia de trabalho, um pediatra atendeu, em seu consultório, cinco crianças comsintomascompatíveisagripe.Aofimdoexpediente,eleproduziuumquadrocomonúmerodediasquecadaumadascriançastevefebre,antesdaconsulta.

Duração da febre, em número de dias, para crianças atendidas em consulta ambulatorial por uma doença febril

Nome da criança Número de dias com febreMaria 3Joana 3Pedro 3Gil 1Fátima 5

Combasenessesdados,pode-seafirmar:

Page 10: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

8 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Estatística em Saúde

Questão 57Seforselecionadoaleatoriamenteumdosformuláriosdeatendimentodoperíodode2010a2012,aprobabilidadedequesejaselecionadoodeumatendimentorealizadoem2012éigualàprobabilidadedequesejaselecionadoodeumatendimentorealizadoem2010ou2011.

Questão 58Seforselecionadoaleatoriamenteumdosformuláriosdeatendimentodoperíodode2010a2012,aprobabilidadequesejadeumpacienteatendidopelaequipe3deSaúdedaFamíliaéde10%.

Questão 59Seforselecionadoaleatoriamenteumdosformuláriosdeatendimentodoanode2011,aprobabilidadedequesejadeumpacienteatendidopelaequipe2deSaúdedaFamíliaéde50%.

Questão 60Se,entreosformuláriosdeatendimentosdasequipes1e2deSaúdedaFamília,paraoperíodode2010a2012, forselecionadoaleatoriamenteumdeles,aprobabilidadedequesejadeumpacienteatendidonoanode2012éde50%.

Questão 61Seforselecionadoaleatoriamenteumdosformuláriosdeatendimentodaequipe1deSaúdedaFamíliaparaoperíodode2010a2012,aprobabilidadedequesejadeumpacienteatendidonoanode2010éde10%.

Questão 62Seforselecionadoaleatoriamenteumdosformuláriosdeatendimentodoperíodode2010a2012,aprobabilidadedequesejadoanode2010edaequipe2deSaúdedaFamíliaéde10%.

Questão 63Pode-seesperarqueosvaloresdamédia,damodaedamedianadeumadeterminadavariávelcontínua,cujadistribuiçãoénormal,sejammuitosemelhantesentresi.

QUESTÕES 65 e 66 Um pesquisador, realizando um estudo com um grupo de pacientes com diabetes, observou que o nível de glicemia, em jejum, dos pacientes que participavam do estudo apresentava uma distribuição normal (vide tabela de distribuição normal em anexo). Sabe-se que a média e o desvio padrão de glicemia na população é de 100 e 10mg/dL, respectivamente. Combasenessaobservação,écorretoafirmar:

Questão 64Afimdecalcularavariânciaparaoconjuntodedadosdeumavariável,deve-secalculararaizquadradado desvio padrão.

QUESTÕES de 57 a 62

Equipe de saúde da família

Número de atendimentos odontológicos por ano2010 2011 2012 2010-2012

Equipe 1 300 300 600 1200Equipe 2 400 500 900 1800Equipe 3 300 200 500 1000Total 1000 1000 2000 4000

AtabelaapresentaonúmerodeatendimentosodontológicosdetrêsequipesdeSaúdedaFamíliadeumpequenomunicípio,duranteoperíodode2010a2012.Paracadaatendimentoodontológicorealizado,foipreenchidoumformuláriopróprioparaessefim.

Combasenessesdados,pode-seafirmar:

Page 11: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

9UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Estatística em Saúde

Questão 65Aproximadamente,95%dospacientesparticipantesdoestudotêmníveldeglicemia,emjejum,entre90e110mg/dL.

Questão 66O número de pacientes participantes do estudo com nível de glicemia, em jejum, entre 80 e90mg/dL deve ser igual ao número dos que apresentaram um nível de glicemia, em jejum, entre90e100mg/dL.

Questão 68Aprobabilidadedeumpacientecomumresultadopositivononovotesteterrealmentetuberculoseéde85%.

Questão 69Dentre100pessoasqueo testede referência identificoucomonão tendo tuberculose,cincoseriamidentificadaserroneamentepelonovotestecomotendotuberculose.

Questão 70Ointervalodeconfiançade95%paraamedidadesensibilidadeindicaque,comumníveldecertezade100%,overdadeirovalordesensibilidadeparaonovotestedevevariarentre80-90%.

QUESTÕES de 68 a 70 Um pesquisador desenvolveu um novo teste laboratorial para o diagnóstico da tuberculose e realizou um estudo para avaliar a sua acurácia. Ele observou que, comparado ao teste de referência para o diagnóstico da tuberculose, o novo teste apresentou uma sensibilidade de 85% (com um intervalo de confiança de 95% variando entre 80% e 90%) e uma especificidade de 95% (com um intervalo de confiança de 95% variando entre 92% e 98%).

Combasenessesdados,écorretoafirmar:

Questão 67Umnovotestelaboratorial,desenvolvidoparadetectarcasodegripe,temumaespecificidadede80%,desorteque,seeleforutilizadoem10pessoassadias,que,comcerteza,nãoestãocomgripe,pode-seesperarqueoresultadoserápositivoemduaspessoas.

Page 12: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

10 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Estatística em Saúde

Page 13: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

11UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Redação

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES: • EscrevasuaRedaçãocomcanetadetintaAZULouPRETA,deformaclaraelegível.• Casoutilizeletradeimprensa,destaqueasiniciaismaiúsculas.• OrascunhodeveserfeitonolocalapropriadodoCadernodeQuestões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• SeráatribuídaapontuaçãoZEROàRedaçãoque

— seafastardotemaproposto;— forapresentadaemformadeverso;— forassinadaforadolocalapropriado;— apresentarqualquersinalque,dealgumaforma,possibiliteaidentificaçãodocandidato;— forescritaalápis,emparteounasuatotalidade;— apresentartextoincompreensívelouletrailegível.

OtextoaseguirdeveservircomopontodepartidaparaasuaRedação.

Emquasetudoquantoécantodomundovãosurgindomovimentospolíticosesociais.Asredescomoplataformasdelançamentodesignosapartirdatrocadeexperiências,sensações,percepções.Aspessoas,afastadaspelasdistânciasepelomododevidametropolitanos,encontramumespaço,umaágoracibernéticaecomeçamapartilharsuasdecepçõeseindignaçõesdiárias. Éclaroqueessesmovimentossãomuitodiferentesentresi,respondendoàssituaçõesconcretasdoslugaresondeacontecem.Nãohánada,noBrasil,queseaproximedoprocessodeislamizaçãoqueangustiaosdemocratasnaTurquia.[...] Amobilizaçãonasredesésempremaiordoquesepodemedirnasruas.Porumarazãosimples:nem todos que se deixamafetar emobilizar, no circuito das redes, colocamos pés nas ruas.Paramilpessoasnasruas,temospelomenostrêsmilpessoasnasredes–eessetalvezsejaumcálculoconservador.Deoutraparte,aruaésempremaisdensaemaisintensadoquearede. Oespaçovirtualéonão-lugar(autopia)dodiscurso.Earuaéolugardocoraçãobatendo,dosanguecirculando,darespiraçãopercebida,daemoção.Noprimeiro,predominamsignos.Nosegundo,pessoas.[...] Masnãovamosperderdevistaoseguinte.Nãosãoasredesqueproduzemosmovimentos.Sãoascondiçõesobjetivasesubjetivasdasvidasdetodosnósqueestãonabasedetudo.

RISÉRIO,Antonio.Entreasredeseasruas.A Tarde.Salvador,Bahia,20jul.2013.p.A2.

PROPOSTA

Considereas ideiasdo fragmentoemevidênciaeproduzaum textodissertativo‑argumentativo sobreoseguintetema:

“São as condições objetivas e subjetivas das vidas de todos nós que estão na base de tudo.”

• Selecione,organizeerelacioneargumentos,fatoseopiniõesquedeemcoerênciaàsuaRedação.

Page 14: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em

12 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Redação

R A S C U N H O

Page 15: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em
Page 16: ESTATÍSTICA EM SAÚDE REDAÇÃO - Vagas Residuais- UFBA · dos movimentos sociais. Questão 18 Quanto menor o número de relações e de ligações existentes entre cada ator, em