hist piedade modernidade

14
MISTICISMO E PIETISMO MISTICISMO E PIETISMO LUTERANISMO E CALVINISMO : LUTERANISMO E CALVINISMO : “ESCOLASTICISMO “ESCOLASTICISMO PROTESTANTE” PROTESTANTE” EVANGELHO TRATADO COMO EVANGELHO TRATADO COMO DOUTRINA EM VEZ DO PODER DOUTRINA EM VEZ DO PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO” DE DEUS PARA SALVAÇÃO” RELIGIÃO DE PENSAMENTO RELIGIÃO DE PENSAMENTO CORRETO... E NÃO CONDIÇÃO CORRETO... E NÃO CONDIÇÃO DO CORAÇÃO” DO CORAÇÃO”

Upload: ramon-s-da-costa

Post on 11-Jul-2015

601 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Hist Piedade Modernidade

MISTICISMO E PIETISMOMISTICISMO E PIETISMOLUTERANISMO E CALVINISMO : LUTERANISMO E CALVINISMO :

“ESCOLASTICISMO “ESCOLASTICISMO PROTESTANTE”PROTESTANTE”

““EVANGELHO TRATADO COMO EVANGELHO TRATADO COMO DOUTRINA EM VEZ DO PODER DOUTRINA EM VEZ DO PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO”DE DEUS PARA SALVAÇÃO”

““RELIGIÃO DE PENSAMENTO RELIGIÃO DE PENSAMENTO CORRETO... E NÃO CONDIÇÃO CORRETO... E NÃO CONDIÇÃO DO CORAÇÃO”DO CORAÇÃO”

Page 2: Hist Piedade Modernidade

GEORGE FOXGEORGE FOX

1624-16911624-1691Crenças dos Quackers:Crenças dos Quackers:Sentir DeusSentir DeusBíbliaBíblia - Jesus é a Palavra Divina - Jesus é a Palavra Divina

e a Bíblia testemunha.e a Bíblia testemunha.SimplicidadeSimplicidade IgualdadeIgualdade HonestidadeHonestidade PacificismoPacificismo

Page 3: Hist Piedade Modernidade

PIETISMO NO SÉCULO XVIIPIETISMO NO SÉCULO XVIIPensamento da ReformaPensamento da Reforma: “Tomada de : “Tomada de

posição do homem na graça e não na posição do homem na graça e não na experiência pessoal desta graça”experiência pessoal desta graça”

““Renovação da verdadeira religião Renovação da verdadeira religião pessoalpessoal com base nos princípios de com base nos princípios de Lutero”Lutero”

““Avivamento dentro do luteranismo Avivamento dentro do luteranismo intelectual, religião simples, do intelectual, religião simples, do coração, e uma simples comunhão coração, e uma simples comunhão uns com os outros”uns com os outros”

Page 4: Hist Piedade Modernidade

PRINCIPAIS ENSINOS PIETISTASPRINCIPAIS ENSINOS PIETISTAS

REGENERAÇÃO OCORRE NUMA REGENERAÇÃO OCORRE NUMA EXPERIÊNCIA ESPECÍFICA DE CONVERSÃO.EXPERIÊNCIA ESPECÍFICA DE CONVERSÃO.

Desenvolvimento da vida do crente através de Desenvolvimento da vida do crente através de estudos bíblicos nos lares e reuniões de estudos bíblicos nos lares e reuniões de oraçãooração

Envolvimento de todos os crentes ( não Envolvimento de todos os crentes ( não apenas o clero) na obra de alcançar os apenas o clero) na obra de alcançar os perdidos e edificar os crentes.perdidos e edificar os crentes.

Page 5: Hist Piedade Modernidade

PIETISMO DO SÉCULO XVIIIPIETISMO DO SÉCULO XVIIINicolaus Ludwig ZinzendorfNicolaus Ludwig Zinzendorf1700-17601700-1760Jesus: “eu tenho uma paixão – Ele Jesus: “eu tenho uma paixão – Ele

e Ele somente”e Ele somente”Apoio e influência aos Irmãos Apoio e influência aos Irmãos

MoráviosMorávios::Zelo e devoção apaixonados por Zelo e devoção apaixonados por

Jesus Cristo;Jesus Cristo;Fraternidade;Fraternidade;Zelo por missões estrangeirasZelo por missões estrangeiras

Page 6: Hist Piedade Modernidade

THEOLOGIA EST DOCTRINA DEO THEOLOGIA EST DOCTRINA DEO VIVENDIVIVENDI

PIETISMO INGLÊSPIETISMO INGLÊS

John Downame 1652) – “A parte John Downame 1652) – “A parte mais proveitosa da Teologia é mais proveitosa da Teologia é aquela que consiste mais na aquela que consiste mais na experiência e na prática, do que em experiência e na prática, do que em teoria e especulação; e a mais teoria e especulação; e a mais importante é a que tende mais à importante é a que tende mais à santificação do coração do que santificação do coração do que mostrar o julgamento e fazer o mostrar o julgamento e fazer o conhecimento crescer”conhecimento crescer”

Page 7: Hist Piedade Modernidade

““DA RELIGIOSIDADE PARA A DA RELIGIOSIDADE PARA A SANTIDADE”SANTIDADE”

““Em essência agora, era deixar de Em essência agora, era deixar de fazerfazer algo para algo para ser ser algo”.algo”.

Cada vez menos uso do termo Cada vez menos uso do termo religiosidadereligiosidade e mais e mais surge o termo surge o termo santidade. santidade.

O movimento passa de piedade centrada na lei, para O movimento passa de piedade centrada na lei, para piedade centrada em relacionamento imediato com piedade centrada em relacionamento imediato com Deus.Deus.

Sem perder a ética a ênfase vai para os “exercícios Sem perder a ética a ênfase vai para os “exercícios santos” como jejuns, meditação e oração mais as santos” como jejuns, meditação e oração mais as velhas “práticas de piedade”.velhas “práticas de piedade”.

Não é mais a Lei de Deus, mas a natureza de Deus Não é mais a Lei de Deus, mas a natureza de Deus conforme revelada em Jesus Cristo.conforme revelada em Jesus Cristo.

Page 8: Hist Piedade Modernidade

Via mysticaVia mystica

Joseph Hall : Joseph Hall : The Art of Divine The Art of Divine Meditation Meditation e e The Devout Soul: ou The Devout Soul: ou

Rules of Heavenly DevotionRules of Heavenly DevotionArrebatamento; êxtase – Resultado Arrebatamento; êxtase – Resultado

de oração.de oração.Método Método

FinalidadeFinalidade

Page 9: Hist Piedade Modernidade

PR. RICHARD BAXTER (1615-1691)PR. RICHARD BAXTER (1615-1691)Como pastor, usou seu Como pastor, usou seu

escritório pastoral como escritório pastoral como médico de corpos e de médico de corpos e de almas, em sua comunidade.almas, em sua comunidade.

Maior contribuição através da Maior contribuição através da escrita. Escrevia no tempo escrita. Escrevia no tempo livre. ( Sem tempo e livre. ( Sem tempo e enfermo muitas vezes)enfermo muitas vezes)

Conversão e santidade Conversão e santidade ( piedade) eram os dois ( piedade) eram os dois alvos de seu ministério.alvos de seu ministério.

Livros: Livros: Catálogo Cristão e O Catálogo Cristão e O PASTOR REFORMADO PASTOR REFORMADO ( Como um Pr deve proceder ( Como um Pr deve proceder em detalhes)em detalhes)

Page 10: Hist Piedade Modernidade

JOHN BUNYAN ( 1628-1688)JOHN BUNYAN ( 1628-1688)Preso por sua fé, entre Preso por sua fé, entre

1660/1672 – Saiu de lá 1660/1672 – Saiu de lá melhor como homem, melhor como homem, “....invencível, cheio de “....invencível, cheio de compaixão e com bom compaixão e com bom ânimo - despeito de ânimo - despeito de tremores mentais, junto tremores mentais, junto com dúvidas tenebrosas com dúvidas tenebrosas na própria alma”.na própria alma”.

Pastor, pregador em igreja Pastor, pregador em igreja batista local, foi na batista local, foi na literatura que se literatura que se eternizou :eternizou :

Grace Abounding to the Grace Abounding to the Chief of Sinners;Chief of Sinners;

O PEREGRINOO PEREGRINO

Page 11: Hist Piedade Modernidade

JEREMY TAYLOR ( 1613-1667)JEREMY TAYLOR ( 1613-1667)

Mudança no Pietismo : Mudança no Pietismo : Viver Santo; Morrer Viver Santo; Morrer SantoSanto – –

Viver Santo –Viver Santo – “Cuidado com o uso do “Cuidado com o uso do tempo” tempo”

As regras do “viver santo” : 1) Praticar a As regras do “viver santo” : 1) Praticar a presença de Deus; 2) “Sobriedade cristã – presença de Deus; 2) “Sobriedade cristã – moderação; castidade; humildade; modéstia e moderação; castidade; humildade; modéstia e contentamento -; 3)Deveres com os contentamento -; 3)Deveres com os superiores e os inferioressuperiores e os inferiores; nas transações ; nas transações comerciais e restituição; comerciais e restituição;

4) Adoração, confissão das grandezas de Deus; 4) Adoração, confissão das grandezas de Deus; crer na Sua Palavra; e fazer tudo para honrá-crer na Sua Palavra; e fazer tudo para honrá-Lo.Lo.

Page 12: Hist Piedade Modernidade

Morrer SantoMorrer Santo

1)Busca por uma morte abençoada e santa1)Busca por uma morte abençoada e santa2) Preparação para se ter esta morte.2) Preparação para se ter esta morte.3) Discussão sobre as tentações na enfermidade 3) Discussão sobre as tentações na enfermidade

exercícios de como a enfermidade por vir a ser exercícios de como a enfermidade por vir a ser segura e santificada.segura e santificada.

4) Praticar paciência, graça da fé; do 4) Praticar paciência, graça da fé; do arrependimento; caridade e justiça;arrependimento; caridade e justiça;

5) Visita aos enfermos....5) Visita aos enfermos....

Page 13: Hist Piedade Modernidade

JOHN ARNDT ( 1555-1621)JOHN ARNDT ( 1555-1621)

““O pai do Pietismo O pai do Pietismo Luterano”. Transformou a Luterano”. Transformou a doutrina da Palavra doutrina da Palavra ( Lutero), numa doutrina ( Lutero), numa doutrina ética, e por isso mudando ética, e por isso mudando a experiência da a experiência da justificação para a justificação para a santificação.santificação.

Seus devocionais tratam da Seus devocionais tratam da “união mística entre Cristo “união mística entre Cristo e o crente”.e o crente”.

Page 14: Hist Piedade Modernidade

PHILIPP JAKOB SPENER PHILIPP JAKOB SPENER ( 1635-1705)( 1635-1705)

1670 – 1670 – Collegia pietatisCollegia pietatis1675 – Pia desideria:1675 – Pia desideria:1 – Espalhar a Palavra de Deus1 – Espalhar a Palavra de Deus2 – Sacerdócio de todos os 2 – Sacerdócio de todos os

crentes.crentes.3 – Mais ênfase na vida espiritual 3 – Mais ênfase na vida espiritual

dos cristãos.dos cristãos.4 – Fugir de disputas e debates4 – Fugir de disputas e debates5 – Candidatos ao ministério 5 – Candidatos ao ministério

deveriam “ser verdadeiros deveriam “ser verdadeiros cristãos’.cristãos’.

6 – Propósito do sermão é 6 – Propósito do sermão é edificar.edificar.