hermes na pÁgina 20 confira as previsÕes...

20
LIRA DE APOLO TEBAS, GRÉCIA - NOVE DE HEKATOMBION, 427 a.C. HORÓSCOPO SEMANAL: CONFIRA AS PREVISÕES DE HERMES NA PÁGINA 20 JOCASTA E CREONTE NA LIDERANÇA DE PROJETO DE ESCOLA LEIA MAIS NA PÁGINA 5 CONFIRA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM SÓFOCLES NA PÁGINA 9 O COMEÇO DA CURA? veja a receita na página 7. FESTIVAL DE DIONÍSIO ADIADO: LEIA MAIS NA PÁGINA 13

Upload: others

Post on 17-Nov-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

LIRA DE APOLOTEBAS, GRÉCIA - NOVE DE HEKATOMBION, 427 a.C.

HORÓSCOPO SEMANAL:CONFIRA AS PREVISÕES DE HERMES NA PÁGINA 20

JOCASTA E CREONTE NA LIDERANÇA DE PROJETO

DE ESCOLA LEIA MAIS NA PÁGINA 5

CONFIRA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM SÓFOCLES

NA PÁGINA 9

O COMEÇO DA CURA? veja a receita na

página 7.

FESTIVAL DE DIONÍSIO ADIADO:LEIA MAIS NA PÁGINA 13

Page 2: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

CARTA DO LEITOR

CARTAS DOS LEITORES

AUTORES: Gabriela Altenhofen, Júlia Gutheil, Júlia Salles e Mariana Azeredo.

O que dizem os leitores

Com a ideia de interagir com os leitores do jornal, criamos uma proposta interativa, na qual os leitores poderiam usar a sua criatividade para escrever cartas como se estivessem no futuro. Aqui estão as mais criativas:

Opinião sobre peça Édipo Petulante(abril de 2020)Heitor de Corinto

Eu acredito que essa peça vai ser excelente e muito boa pelo fato de ser uma releitura da melhor história que eu já vi, Édipo Rei. Quando eu me deparei com essa tragédia pela primeira vez, me apeguei desde o primeiro contato e achei incrível o fato de ela ser uma história verídica ocorrida em meados de 437 a.C. Me impressionei ainda com a forma em que a história se desenvolveu e com o desfecho, pois é algo que ninguém estava esperando. Além disso, é uma história que não é nada comum de acontecer no mundo atual e, por isso, gera uma curiosidade no leitor. É interessante refletir como o Édipo estava se sentindo após saber da notícia reveladora e as ações que a mente humana pode levar uma pessoa a realizar. Portanto, creio que, como a minha experiência com essa história foi ótima e me fez refletir em muitos momentos, essa releitura será sem dúvida mais incrível ainda.

Nova coluna sobre mitologia grega (junho de 2020)Jacinta de Atenas

Este jornal sempre traz ótimas notícias atuais. Sou leitora desde muito tempo e aprecio todas as reportagens. Entretanto, acharia interessante que colocassem curiosidades e informações sobre mitologia grega. Talvez fosse legal criar uma coluna sobre crenças gregas, mitos que originaram muitas histórias, etc. Afinal, são assuntos muito instigantes, acho que outros leitores também gostariam e teriam interesse.

Opinião sobre reportagem de edição anterior acerca do complexo de Édipo (maio de 2020)Helena de Esparta

Sou psicóloga e tenho que admitir que a abordagem feita na reportagem da edição anterior sobre o complexo de Édipo foi, em boa parte, completamente sem fundamento. O embasamento científico, sinceramente, parece ter sido escrito por uma criança e, apesar da pesquisa não estar equivocada, não leva em consideração outros fatores cruciais para o entendimento do complexo. Lamentável o nível de esforço e aprofundamento da equipe. Recomendo fortemente que se aprofundem mais no assunto antes de escreverem artigos tão vergonhosos. Doloroso ver um texto de péssima qualidade como esse ter sido publicado neste, até então, prestigiado jornal. Deplorável.

2

Page 3: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

ARTIGO DE OPINIÃO

ÉDIPO REI: ESCOLHA SEU DESTINO

AUTORES: Augusto Perfeito:

Em Édipo Rei, vemos muito claramente como se vivia e em que se acreditava na Grécia Antiga. Naquela época a ciência como a conhecemos ainda não existia na Terra, então as pessoas acreditavam em mitos: as pessoas pensavam que seriam julgadas pelos Deuses. E assim acontece com Édipo na história, que acredita que seu destino está traçado e tenta fugir da profecia do oráculo indo para Tebas.

As pessoas não se viam como seres capazes de dar rumo para suas vidas e sofriam com o que os oráculos anunciavam para o futuro. Acontece que hoje em dia, isso faz cada vez menos sentido. A ideia de um futuro sofrido e pré-determinado por entidades distantes deixou de nos guiar há tempos. Agora as pessoas buscam um motivo racional para se conduzir e acreditam que elas escrevem o seu futuro, não mais uma divindade ou um oráculo em nome dos Deuses. Isso faz com que sejamos responsáveis por nossos atos, nas coisas boas e ruins. Não se pode mais sentir culpa por aquilo que não se conhece ou está fora de nossa atitude.

E isso ajudou muito a sociedade a evoluir! Imagine se as pessoas pensassem como na Grécia antiga, seríamos seres alienados e não evoluiríamos, acreditaríamos que alguém pegou alguma doença porque um Deus quis e não por que não nos cuidamos. E se todo o sonho da sua vida e felicidade fosse, hoje, colocado à prova por um oráculo? Você acreditaria nele e desistiria de tudo? A vida de cada um é feita pelas escolhas e atos de cada pessoa. Nós fazemos nosso destino e não podemos deixar ninguém dizer como ele será. Talvez se Édipo não tivesse escutado o oráculo, ele sequer mataria seu pai, nem ninguém, nem se casaria com sua mãe, e consequentemente não se sentiria culpado nem furaria seus olhos. Hoje, Édipo teria uma vida muito mais feliz.

3

Page 4: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

CHARGE

A tragédia edipiana

AUTORES: Joao Pedro Farias, Marcel Mota, Maria Clara Kaefer e Valentina Stefani 4

Édipo Rei é uma tragédia sobre a vida de Édipo, filho do rei Políbio de Corinto que desde criança ouviu a profecia de que ele mataria o pai e que acabaria se casando com a sua mãe. Tentando fugir desse destino horrível, ele foge para a cidade de Tebas.

Vários anos se passam e a cidade de Tebas está sendo castigada por uma praga. Diante disso, Édipo envia Creonte para consultar o Oráculo para descobrir o motivo pelo qual a cidade estava sofrendo com aquela praga. De acordo com o oráculo, a cidade estava sendo destruída porque o assassino de Laio (rei anterior a Édipo), não havia sido descoberto nem castigado.

Ao tentar desvendar quem seria o assassino, Édipo busca pelo adivinho Tirésias e o pergunta sobre quem seria o assassino de seu rei, Laio. Conhecedor do presente, passado e futuro, o cego Tirésias fica resistente para responder, porém, após muita insistência, revela que Édipo é o assassino de Laio.

Édipo fica transtornado e vai ao encontro da esposa Jocasta, que tenta acalmá-lo dizendo que Tirésias não sabe de nada, pois há vários anos quando ela teve o primeiro filho com o rei Laio, ele profetizou que a criança mataria o pai e se casaria com a mãe. Neste momento, tudo começou a fazer sentido e os dois entram em desespero e se culpam por esta tragédia.

Page 5: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

NOTÍCIAS

JOCASTA LIDERA PROJETO DE ESCOLA

AUTORES: CHIARA, LAURA B, MANUELLA, MARIANA P

CONFIRA TAMBÉM: O POVO MONOTEÍSTA E A RECONSTRUÇÃO DE SEU TEMPLO

Desde nova a grandiosa rainha de Tebas e seu irmão Creonte demonstravam afeição pelo conhecimento, sendo considerados pequenos gênios das exatas. Por isso, a bela Jocasta junto de seu irmão anunciaram o aumento de investimentos na área escolar tebana no início do ano. O projeto de construção de uma nova escola no centro da cidade, que deveria ter início no começo do próximo mês teve que ser adiado por conta da epidemia que vem assolando os tebanos. Em entrevista exclusiva para A Lira de Apolo, a rainha comunica as mudanças no planejamento da obra: "Apesar de me encontrar muito triste com o adiamento das obras da escola, entendo que Tebas precisa de nosso apoio em outras áreas, como a alimentícia e a farmacêutica". Creonte acrescenta que assim que tudo estiver estabilizado, as construções poderão ser retomadas. Está previsto que a escola procurará formar todos os tipos de profissionais. "É imprescindível que o ensino seja direcionado para todas vocações, pois cada pessoa tem sua especialidade voltada para uma área". A rainha torce para que a epidemia passe logo e recomenda que sigam as indicações de segurança disponibilizadas pelo governo.

O TEMPLO HEBREU:

Após o imperador da Pérsia, Ciro, conquistar a Babilônia e libertar os hebreus, o povo monoteísta retornou ao seu antigo território, a Palestina. Depois de alguns anos de estabilização na área, os representantes do povo hebreu finalmente anunciaram a reconstrução de seu principal templo, dedicado ao seu único Deus, o Templo de Jerusalém. Em comemoração à volta ao terreno sagrado, os hebreus celebram o anúncio: "Nosso povo sempre sofreu muito, então é gratificante poder observar nossa cultura em prática" diz Abel Goldas ao ser questionado sobre a importância desse momento. O fim das obras está previsto para o final do ano que vem. Apesar das diferenças ideológicas e religiosas entre os gregos e os hebreus, nós, da Lira de Apolo, nos mostramos extremamente felizes pela nova etapa que o povo está ingressando. Torcemos para o sucesso da reconstrução do templo.

5

O TRIO MUSICAL DELIRA CANCELA SHOW DA TURNÊ EM

TEBAS POR CONTA DA EPIDEMIAO conjunto lírico mais

popular da Europa cancela show em Tebas.

GREGOS SAEM VITORIOSOS NA BATALHA DE SALAMINAAs tropas atacantes

contavam com cerca de um milhão e setecentos mil

homens.

Page 6: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

POLÍTICA

A “VELHA” POLÍTICA

AUTORES: Anna Júlia Silva, Lorenzo Pessato

Os gregos já viviam disputa política entre democracia e aristocracia

Durante o decorrer da narrativa de Édipo Rei,

percebe-se que o período retratado se passa na Grécia Antiga entre 427 a.C.. Nesse

período, o governo vigente era uma democracia ateniense

por ter estabelecido participação política dentre

os cidadãos. Durante a formação de uma democracia, foi sendo disputado o poder

entre a democracia e a aristocracia, incorporando

uma ameaça de guerra civil.

Além de enfrentar uma ameaça interna, ainda existiam os interesses dos persas, pois já existia uma rivalidade da hegemonia marítima entre as duas nações, gerando assim as guerras médicas entre 490 e 479 a.C. Durante essa época, foram nascendo os grandes filósofos, dando origem aos pensamentos filosóficos e às ciências. Na história do Édipo Rei, a Grécia pertencia ao império Macedônico e, consequentemente, eles impõem a cultura e o pensamento político entre os conquistados.

6

Page 7: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

SAÚDE

O COMEÇO DA CURA?

AUTORES: Ana Carolina Ibarra, Sofia Klimach, Sofia Lima e Sofia João

Com o expressivo aumento no número de infectados com a Peste, o rei Édipo, juntamente com os curandeiros de Tebas, decidiu que a melhor opção seria permitir o uso de medicamentos produzidos a partir de receitas das bruxas. Abaixo, divulgamos em primeira mão uma receita da bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada contra os sintomas da doença.

CHÁ ANTI-PESTE

● 1 gengibre;● 1 punhado de canela;● 5 folhas de

manjericão;● 2 punhados de cravo;● Fazer a infusão do

chá em um jarro de água.

OBSERVAÇÃO: A permissão se estenderá somente até o restabelecimento da normalidade em Tebas.

7

Page 8: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

DIREITO

ÉDIPO REI: UMA REFLEXÃO JURÍDICA

AUTORES:

O paraíso judiciário encontrado em uma das mais famosas tragédias gregas e sua importância para o sistema legal de investigação.

A obra de Sófocles “Édipo Rei” apresenta a trajetória investigativa do protagonista em busca da resolução do assassinato do antigo rei de Tebas, Laio, a qual dá origem a uma das mais famosas tragédias gregas. O discurso encontrado no decorrer da obra e as etapas percorridas pelos personagens refletem perfeitamente o processo que ocorria na Grécia antiga, além de dar margem à uma reflexão e análise do sistema jurídico e de defesa da época.

De acordo com o filósofo Michael Foucault, a história de Édipo Rei representa um marco no surgimento da prática do inquérito, posteriormente racionalizada e aplicada aos modelos judiciários do Ocidente. O inquérito se baseia na recordação de testemunhas, diferentemente das evidências, e utiliza a memória como ferramenta para a reconstrução de algum acontecimento. É possível identificar nas inúmeras interrogações realizadas por Édipo que a trama se desenvolve em torno dessa prática, em que o assassinato de Laio é reencenado na narrativa.

Um ponto importante de ressaltar sobre o enredo da tragédia é sua relação com as leis e o sistema de defesa da época. Na Grécia do século V a.C. eram comuns duas formas de procedimentos jurídicos decorrentes de uma denúncia de assassinato, ambas as quais podemos identificar na obra. Percebe-se uma ação legal particular, em que o processo pelo assassinato é feito por um indivíduo, assim como uma ação político-legal pública, visto que se trata de um caso de regicídio e os assassinos são, de acordo com o oráculo, tebanos. É interessante analisar também aspectos sociais da cidade-Estado que se refletem na obra, como as condições de estrangeiros nas regiões. Essa questão aparece na denúncia do crime feita por Apolo que, por ser um não-cidadão, é incapaz de acionar o conselho ou a assembleia, como acontecia de costume. Por isso, coube ao deus informar elementos do caso para que a justiça fosse feita em Tebas.

A tragédia de Sófocles permite inúmeras outras análises e comparações entre o papel dos personagens e o sistema jurídico e a narrativa apresenta grande importância à história da advocacia, prática iniciada na Grécia. Desde a denúncia ao descobrimento do culpado, a trama contém elementos fundamentais à arte da retórica e argumentação, transitando entre discursos fundamentados feitos por Creonte até interrogações e acusações ao longo do texto. É essencial a compreensão da obra e suas peculiaridades, habilitando-nos descobrir mais sobre o importante sistema legislativo de defesa grego antigo. 8Laura C, Fernanda, Carolina e

Maria Antonia

Page 9: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

CULTURA

Sófocles, autor do novo livro “Édipo Rei”, fala sobre seu lançamento em entrevista exclusiva

AUTORES: Felipe Gottschall, Gabriel Negre, Guilherme Kuhn e Pedro H. Kertesz

O dramaturgo Sófocles, de 67 anos, conta um pouco sobre seu novo lançamento “Édipo Rei” e suas expectativas sobre o mesmo, em entrevista exclusiva para o jornal Lira de Apolo

Lira de Apolo: Hoje é dia do lançamento de sua nova obra “Édipo Rei”. Quais são suas expectativas para a recepção do público? Acreditas que será um sucesso de vendas?

Sófocles: Acredito que o público irá acolher muito bem, pois se trata de uma tragédia muito interessante. Também espero que seja um sucesso de vendas.

Lira de Apolo: Também esperamos! Poderias contar um pouco da história de seu novo lançamento para o público?

Sófocles: Claro, mas sem dar muitos detalhes sobre a trama. A obra se baseia em Édipo, rei fictício da cidade de Tebas, a qual está passando por uma peste avassaladora. Como se não bastasse, ele descobre algo devastador sobre sua vida.

Lira de Apolo: Interessante, aposto que muitos leitores estão com vontade de ler… Teria algo a mais para falar sobre o livro ?

Sófocles: Sim… Esta obra envolve um alto nível de compreensão e abrange conceitos da Psicologia. Por isso, é necessário que o leitor preste bastante atenção nela.

Lira de Apolo: Agora o público deve estar mais curioso ainda para ler... A boa notícia é que “Édipo Rei” será lançado ainda hoje e estará disponível nas melhores livrarias da Grécia.

Sófocles: Realmente, todos estão extremamente ansiosos para o lançamento, inclusive eu, dado que dediquei muito tempo para a realização desta obra.

9

Page 10: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

CULTURA

NOVA PEÇA "ÉDIPO REI"

AUTORES: Leornado, Marco, Sarah e Verônica

Não perca! Estreia no teatro grego peça com autoria de Sófocles.

Recentemente, foi feita uma performance da obra mais célebre do famoso dramaturgo Sófocles. Conhecida como "Édipo Rei", sua atuação ocorreu na recente inauguração das reformas do Teatro de Dionísio. No ponto de vista de Lira de Apolo, a peça retrata a situação da cidade de Tebas enquanto sofria uma praga. Cidade que tem como única salvação o exílio do assassino de Laio, e, sendo assim, é de responsabilidade de Édipo, o atual rei, encontrar o culpado. Édipo fala ao seu povo que o assassino será punido e após algumas investigações, chega a vez de Tirésias, um cego que fala a Édipo sobre o assassino está mais perto do que ele imagina.

Essa performance foi realizada sem muitas expectativas, mas, por ter um enredo tão curioso e interessante, acabou ganhando muita fama. Fazendo com que fosse um sucesso para o público. Além disso tudo, a atuação foi tão bem feita que veio a emocionar a plateia.

Data: 07/06Local: Teatro de DionísioValor: um saco de trigo ou uma jarra de águaDuração da peça: 1h40min

10

"Decifra-me ou te devoro".

Page 11: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

POLÍTICA

Convite de Corinto ao Rei de Tebas e o impacto nos interesses locais

AUTORES: Leonardo, Marco, Sarah e Verônica

Com uma estranha semelhança com a famosa peça Édipo Rei, o atual rei de Tebas, nobre de descendência Tebana, apenas, recebeu um convite recente da nobreza corinta ao seu trono. O acontecimento ocorreu a cerca de 1 semana, com nosso mensageiro tendo nos informado ontem, e embora não se possa prever a resposta do político tebano, pode-se expectar as consequências de uma possível resposta.

Entende-se, primeiramente, que a possibilidade de reivindicação pacífica do Trono Corinto por parte do nobre Tebano pode vir a consolidar uma aliança entre as cidades citadas. Com efeito, resultaria em uma inegável virada na disputa de poder no mundo helênico, cujos países prejudicados e beneficiados seriam revelados de acordo com o tempo.

Tebas, embora sem uma

aliança concreta, já mantém a

anos fortes laços

diplomáticos com Atenas.

Logo, a possibilidade mais

provável nesse cenário seria,

em um futuro indeterminado, uma

aliança consolidada na Grécia

Continental que se estenderia

até a Peninsular, incluindo

países da Etólia, Ática e

Peloponeso. Essa hipótese se

mostra mais válida com a

crescente ameaça espartana na

península, tendo nessa facção

militar hipotética uma clara

forma de oposição à influência

do povo guerreiro sobre a

região.

Contudo, não se pode

descartar a improvável mas

possível possibilidade dessa

aliança tentar se opor a

influência ateniense,

futuramente a buscar aliados na

Ática. Vale ressaltar, porém,

que embora pontos estratégicos

econômicos, sendo a própria

cidade de Corinto um exemplo,

estivessem sob controle de tal

pacto, a superioridade militar

de uma potência como Atenas

continuaria inquestionável.

11

Page 12: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

PSICOLOGIA

A BUSCA PELO DESTINO

AUTORES: João Pedro Farias, Marcel Mota, Maria Clara Kafer e Valentina Stefani

Por que razão temos tanta curiosidade pelo futuro?

Palavras como destino, previsões futurísticas, predestinação e videntes nos remetem a um cenário bastante comum nas tragédia gregas. Na mesma perspectiva, esse cenário nos remete a Édipo Rei. A tragédia dramatiza o infortúnio de Édipo, que mata o próprio pai e casa-se com sua mãe. Entretanto, é sabido que a busca por previsões do futuro não ficou apenas no passado. Ao contrário do cenário da Antiguidade Grega, hoje em dia há uma vasta gama de fontes para descobrir seu destino. Desde sites e blogs virtuais até tendas de videntes propriamente ditos. Mas a questão é: Por que razão a espécie humana tem tanta curiosidade sobre seu futuro? Há momentos que nos sentimos perdidos, sem saber como proceder em determinadas situações. Logo, começa a busca por fontes mais concretas. Isso também nos traz mais entendimento sobre o próprio eu interior, nos permitindo tomar decisões mais conscientemente. Na tragédia Édipo Rei, o protagonista não conseguiu escapar do seu destino, assassinando Laio.

12

Até hoje, pessoas buscam pistas de seu destino para que consigam tomar melhores decisões e se melhorarem como pessoa.Ao contrário do que muitos pensam, a procura por videntes ou outras fontes como essa não é um aspecto ultrapassado. Justamente o contrário, ela acompanha o desenvolvimento da sociedade até hoje.

POR DENTRO DA OBRA: ÉDIPO REIO protagonista da obra estava predestinado a matar seu pai e casar-se com sua mãe. A fim de evitar essa atrocidade, Laio decide que seria melhor entregar o próprio filho nas mãos de outro homem para que ele o mate. Entretanto, ele é criado em uma comunidade distante para que a profecia não se cumpra. Porém, Édipo não conseguiu fugir do seu destino. Mas será que nós conseguiremos? A propósito, nós escrevemos a própria história ou estamos destinados a cumprir um inevitável papel nessa vida? São perguntas instigantes e, infelizmente, sem uma resposta absolutamente verdadeira.

Page 13: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

ENTRETENIMENTO

TEATRO DIONÍSIO APRESENTA

AUTORES: Pedro Walter

PEÇAS FAMOSAS EM CARTAZ

Acontecerá semana que vem uma grande peça no teatro Dionísio, em Atenas. Nele ocorrem danças, musicais e peças, como Édipo Rei, de Sófocles, e Prometeu Acorrentado, de Ésquilo. Na atração principal, Édipo Rei, o protagonista Édipo é condenado à morte ainda bebê. Édipo acidentalmente cumpriu uma profecia de que ele acabaria matando seu pai e se casando com sua mãe, trazendo um desastre para sua cidade e família. Perturbado com a revelação, o rei julgou que a melhor solução seria matar o menino antes que a profecia se realizasse. Para saber o decorrer da história, você precisará presenciar a peça que ocorrerá na próxima semana. Não perca!

13

O ator Louis Bouwmeester representando Édipo

Como chegar

Prometeu acorrentado no cume do monte Cáucaso

Page 14: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

ENTRETENIMENTO

FESTIVAL DE DIONÍSIO ADIADO

AUTORES: Gabriela Altenhofen, Júlia Gutheil, Júlia Salles e Mariana Azeredo

CONFIRA TAMBÉM: TEMPLO DE HERMES É RESTAURADO

Povo de Tebas é desapontado ao saber que o festival é adiado por conta da peste. Inúmeros eventos já foram cancelados, mas o cancelamento do tão esperado festival não deixou de chocar os habitantes de Tebas. Sendo assim, ao entardecer dos próximos três dias, esse grandioso evento que ocorrerá a partir do dia proposto para cada vila e será realizado no enorme jardim do palácio real em comemoração ao deus Dionísio. É necessário levar comidas, bebidas e, em especial, vinho para esse louvado evento. Durante essa famigerada eventualidade, será aceito que os convidados cantem e recitem, em nome do poderoso deus, poesias líricas, juntamente com o uso de máscaras e com fantasias adequadas para o evento.

Templo de Hermes reabre após restauração

Templo de Hermes é reaberto após sua destruição durante conflitos violentos. Sua visitação pode ser feita do amanhecer até o anoitecer, e a entrada é livre. O templo se localiza aproximadamente 183 quilômetros de Atenas. Horários especiais para sacerdotes serão divulgados com mais detalhes, na próxima edição do jornal.

13

Aniversário de Édipo

Rei está de aniversário e planeja festa comemorativa. A festa acontecerá no palácio de Tebas, na noite de solstício de verão, daqui a dois meses. Serão aceitos presentes de todos os convidados, que devem ser entregues na entrada do salão principal.

Page 15: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

ENTRETENIMENTO

BAILE DE TEBAS

AUTORES:Gabriel Petry,Lorenzo Todesco e Vitor Kich

O BAILE MAIS ESPERADO DE TEBAS FOI ADIADO

No começo do ano, um grande número de pessoas pediram e insistiram muito para que tivesse um baile em Tebas. Depois de muito esforço dessas pessoas, o rei afirmou que no final do ano o baile iria acontecer e todos ficaram extremamente felizes. Chegando perto da data marcada o baile mais aguardado por todos, infelizmente, foi adiado por conta da peste. Isso deixou todos chocados e tristes e com isso levou o rei a pensar se haveria a possibilidade de haver o baile após a peste e o rei deixou em aberto sobre este assunto. Mas a população segue insistindo para que tenha o mais esperado baile.

14

Jantar Real

Segundo ordens do rei, haverá um jantar real. Esse jantar contará com a presença de todas as pessoas que ficam junto com rei e esse jantar tem como principal assunto falar com seus ajudantes e funcionários para ver se haverá ou não um dos bailes mais esperados pela população de Tebas.

Page 16: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

ESPORTES

EPIDEMIA ALCANÇA TEBAS

AUTORES: CHIARA, LAURA B, MANUELLA E MARIANA P

CONFIRMADO: AS OLIMPÍADAS SERÃO TRANSFERIDAS

Não houve um tebano que não ficou chateado com o decreto anunciado pelo rei na última terça-feira. De acordo com o documento assinado, as olimpíadas que seriam sediadas na cidade nas próximas semanas, foram transferidas e acontecerão em outra parte do território grego. A cidade deve ser anunciada até o fim desta semana. Especialistas indicam que os gastos feitos com o intuito de melhorar a cidade na área do turismo podem fazer falta nos investimentos na batalha contra a epidemia.

"É de extrema importância diminuir o fluxo de pessoas na cidade nesse momento tão delicado para a população de Tebas", afirma Édipo em entrevista exclusiva para a Lira de Apolo: "É uma ocasião na qual deve se pensar no coletivo". Ao ser questionado sobre os investimentos no turismo interno e nas arenas, o rei informa que tem tudo sob controle, "Apesar de termos investido fortemente nessas áreas, ainda temos economias reservadas para o decorrer da epidemia".

16

SERIAM OS FILHOS DE ÉDIPO E JOCASTA OS MELHORES CORREDORES

DA REGIÃO?Os filhos de Édipo e Jocasta

descobriram habilidades

extraordinárias na corrida.

MÍLON DE CROTONA ANUNCIA APOSENTADORIA APÓS O

CANCELAMENTO DAS OLIMPÍADASO grande lutador anunciou sua

aposentadoria após o cancelamento das Olimpíadas.

ORÁCULO PREVÊ O NASCIMENTO DE UMA FUTURA GRANDE LUTADORA

Uma grande lutadora está por vir e Tebas entra em discussão.

Seria o início de uma nova era

às mulheres?

Page 17: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

POLICIAL

A BUSCA CONTINUA...

AUTORES:

3 anos após a morte do rei Laio, o caso arquivado pela falta de pistas volta à tona com um novo suspeito e um passado obscuro.

Nesta madrugada, a polícia de Tebas divulgou a autenticidade de uma suposta pista, essa qual trouxe junto a si um novo suspeito para o crime. Tirésias, conhecido como o principal profeta da região, está sendo acusado de homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar. Tal acusação se deve a uma troca de cartas entre o rei Laio e Tirésias, o segundo sendo representado por um escrivão da cidade. O profeta alega que não havia comunicado os oficiais previamente sobre o ocorrido por "questões pessoais", decisão que pode custar caro para ele, que preferiu manter sua credibilidade enquanto vidente. A carta enviada por ele ao rei mencionava que seu filho, supostamente morto há décadas, estaria vivo, o que iniciou uma grande discussão entre os dois, pelo fato de que Laio não acreditou na informação trazida por Tirésias.

Após um interrogatório com a polícia, o atual suspeito apontou o rei Édipo como autor do crime, alegação bastante chocante. Porém, o motivo pelo qual o atual rei teria cometido o assassinato foi mantido confidencial. Após serem indagados pela equipe do Lira de Apolo, a rainha Jocasta e o rei Édipo não se manifestaram. Com isso, os principais suspeitos são Tirésias e o rei Édipo, mas as investigações prosseguirão e traremos mais informações ao longo das semanas. Estaria o profeta apenas criando uma farsa para se livrar das acusações? Se é assim, por que o rei não se pronunciou? De que lado da história você, nosso leitor, está?

17Ana Carolina Ibarra, Sofia Klimach, Sofia Lima e Sofia João

Page 18: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

EDITORIAL

O Investimento

AUTORES:Gabriel Petry,Lorenzo Todesco e Vitor Kich

Nenhum empreendimento deveria ser iniciado sem um projeto adequado e sem a certeza de que poderá ser concluído.

Jocasta lidera um projeto de escola, uma ótima representação de rainha de Tebas e através disso mostra que tem liderança sobre a sua população e é significativo para a população. A espera deste baile levará muitas pessoas a retirarem suas rendas diárias, mas aí tivemos uma epidemia que se aproximava e com isso se suspenderam as obras de escolas e nisso o melhor a se fazer seria realmente parar a com as obras e após passar a pandemia retomar as obras o mais rápido possível para que a população tenha acesso mais rápido às novas áreas de educação. E através de seu discurso falou que Tebas precisaria de uma nova reconstrução na cidade nas várias áreas que são importantes para a vivência de moradores na cidade e com isso vários moradores de Tebas concordaram com a afirmação da rainha e complementam que gostaria de reformas em áreas como alimentação, saúde, educação e outras citadas pelas pessoas. Tebas e Jocasta por terem um grande conhecimento em humanas e muita facilidade, resolveram fazer a obra da escola ,então eles resolveram investir mais nesse projeto de obra da escola mas os tebanos passam por momentos difíceis (epidemia)por isso as obras foram adiadas .A rainha com o adiamento das obras se posiciona de outra forma, apoiando as áreas alimentícias e farmacêuticas. a rainha torce para que a epidemia passe logo para continuar com os projetos. As obras das escolas nós achamos que não deveriam ser adiadas mas sim feitas com cuidados apenas alguns engenheiros trabalhando com horários poucos movimentados e com proteções básicas contra o vírus, mas esse adiamento das obras pode ter sido bom por um lado, pois também vão ter apoios nas áreas alimentícias e farmacêuticas isso ajudará muito pois estão em epidemia. Pode ser comparada com aditivação que estamos passando hoje em dia pois estamos vivendo um momento histórico na história do planeta terra uma pandemia .Acredito que antigamente fosse mais difícil pela falta de equipamentos hoje em dia nós temos muitos equipamentos tecnológicos que nos permitem a proteção para continuarmos as obras e os investimentos mas antigamente a humanidade não tinha os equipamentos necessários para fazer o'que fazemos hoje em dia.

18

Page 19: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

CRÔNICA

Crenças superficiais

AUTORES: Felipe Gottschall, Gabriel Negre, Guilherme Kuhn e Pedro H. Kertesz

Eros, comerciante de salmão em Tebas, sente uma estranha dor em sua barriga, e, quando menos espera, seus pés ficam pretos como a escuridão: ele tinha pego. Por um segundo subiu um desespero, toda sua vida em um piscar de olhos.

Vai até sua humilde casa, contar para sua esposa e filhos, a sua suspeita de estar contaminado pela peste. Eros comenta:

- Ó querida! Tenho uma má notícia para lhe contar... Chame as crianças eu não tenho muito tempo de sobra.

Vart chama as crianças, acompanhando Eros até o interior da casa. Ela diz:

- O que lhe causa tanta aflição, querido? Não pode ser: você se contagiou com essa peste desgraçada?

Eros suspira fundo e já abraçando seus filhos, fala:

- Sim, querida! Os deuses jogaram-me a praga… Mas como vocês sabem só é possível contrair tal maldição com feridas minimamente abertas. Desculpe! Mas daqui por diante serão só vocês dez.

Vart, chorando, responde:

- Ó, deuses, o que fez meu marido para receber tal maldição?

Eros veio a falecer na manhã do dia seguinte, com toda a agonia acumulada de seus pensamentos. O que poderia ter irritado os deuses? A vida de Eros foi baseada em servir ao deus Apolo, homenageando ao Sol todas as suas conquistas. Foi assim que a percepção de sua vida mudou completamente, em seus últimos suspiros, ao descobrir que toda sua devoção não servia a nada, se não existia alguém a servir.

19

Page 20: HERMES NA PÁGINA 20 CONFIRA AS PREVISÕES DEcolegiofarroupilha.com.br/arquivos/EnsinoMedio/21E.pdfda bruxa Onilda, presa há mais de uma década. Essa receita teve sua eficácia comprovada

HORÓSCOPO

HORÓSCOPO SEMANAL:

AUTORES: Carolina, Fernanda, Laura C e Maria Antônia

Signo Édipo:Personalidade: O signo Édipo designa um conjunto de desejos amorosos e hostis, podendo perder o controle facilmente. Amor: Tome cuidado ao se comprometer, um amor errado pode causar grandes confusões. Amizade: Pode se parecer muito inteligente, mas com notícias que não o agradam, se tornam muito desconfiados.

20

Nesta edição, nosso horóscopo traz previsões de Hermes para o signo Édipo, referente ao mês atual Hekatombion. Para o restante dos signos, acordante com seu mês de nascimento no calendário ateniense, seguem informações extras da semana abaixo. Confira o seu!

Édipo -(22/Skirophorion-21/Hekatom

bion)Palpite do dia: 50, 05 e

95.Cor do dia: amarelo.

Elemento: Terra

Jocasta -(22/Hekatombion-21/Metageit

nion)Palpite do dia: 51, 06 e

69.Cor do dia: azul-claro.

Elemento: Ar

Creonte -(22/Metageitnion-21/Boedrom

ion)Palpite do dia: 43, 16 e

61.Cor do dia: lilás.Elemento: Água

Tirésias -(22/Boedromion-21/Pyanepsio

n)Palpite do dia: 41, 14 e

95.Cor do dia: azul-marinho.

Elemento: Fogo

Sacerdote (22/Pyanepsion-21/Maimakter

ion)Palpite do dia: 15, 60 e

69.Cor do dia: rosa.Elemento: Terra

Mensageiro -(22/Maimakterion-21/Poseido

n)Palpite do dia: 88, 07 e

43.Cor do dia: branco.

Elemento: Ar

Servo(22/Poseidon-21/Gamelion)Palpite do dia: 44, 80 e

35.Cor do dia: preto.Elemento: Água

Corifeu(22/Gamelion-21/Anthesterio

n)Palpite do dia: 99, 09 e

63.Cor do dia: vermelho.

Elemento: Fogo

Laio-(22/Anthesterion-21/Elapheb

olion)Palpite do dia: 82, 46 e

10.Cor do dia: laranja.

Elemento: Terra

Apolo-(22/Munychion-21/Elapheboli

on)Palpite do dia: 74, 29 e

83.Cor do dia: branco.

Elemento: Ar

Coro(22/Elaphebolion-21/Thargel

ion)Palpite do dia: 84, 93 e

30.Cor do dia: azul-vivo.

Elemento: Água

Emissário(22/Thargelion-21/Skirophor

ion)Palpite do dia: 67, 22 e

49.Cor do dia: bege.Elemento: Fogo