gota d'água - ed. n.38 - outubro 2015

4
Informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia Ano XXIX – Nº 38 – 26 de outubro de 2015 ACESSE A VERSÃO DIGITAL Pagamento dos dias de greve, em folha suplementar, até 9 de novem- bro. Essa foi a condição dada pelos (as) empregados (as) da Cerb ao apro- varem o novo acordo coletivo, em assembleia na última quinta (22), em Salvador. Do contrário, no dia seguinte baterão ponto e aguardarão o pa- gamento, sem retirar o dissídio coletivo da justiça. O acordo é resultado de uma luta movida por coragem e determinação, enfrentando até a tru- culência e repressão. Entre os ganhos, um representante no Conselho de Administração e inclusão dos (das) trabalhadores (as) no programa habi- tacional dos servidores. PÁGINA 3 NADILENE NASCIMENTO Acordo da Cerb é aprovado Acordo da Cerb é aprovado sob condição. Garra de cerbianos (as) sob condição. Garra de cerbianos (as) é o destaque é o destaque INSENSÍVEL À TRAGÉDIA DA SECA, COELBA NÃO LIGA REDE, DEIXA CIDADE SEM ÁGUA E PEDE PRISÃO DE GESTOR DO SAAE PÁGINA 2 IMPOSTO SINDICAL COMEÇA A SER DEVOLVIDO ESTA SEMANA EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA PÁGINA 2 Várias instituições de saúde estarão realizando o exame de mamografia gratuitamente durante esse mês, que é o “Outubro Rosa”, cujo foco é a prevenção do câncer de mama. É um exame que salva vidas, sobretudo quando se tem o diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, são as mulheres as principais vítimas. Outubro é rosa. Participe da campanha e previna o câncer de mama www.sindae-ba.org.br

Upload: sindae

Post on 24-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia Ano XXIX – Nº 38 – 26 de outubro de 2015

AC

ESSE

A V

ERSÃ

O D

IGIT

AL

Pagamento dos dias de greve, em folha suplementar, até 9 de novem-bro. Essa foi a condição dada pelos (as) empregados (as) da Cerb ao apro-varem o novo acordo coletivo, em assembleia na última quinta (22), em Salvador. Do contrário, no dia seguinte baterão ponto e aguardarão o pa-gamento, sem retirar o dissídio coletivo da justiça. O acordo é resultado de uma luta movida por coragem e determinação, enfrentando até a tru-culência e repressão. Entre os ganhos, um representante no Conselho de Administração e inclusão dos (das) trabalhadores (as) no programa habi-tacional dos servidores. PÁGINA 3

NADILENE NASCIMENTO

Acordo da Cerb é aprovado Acordo da Cerb é aprovado sob condição. Garra de cerbianos (as) sob condição. Garra de cerbianos (as) é o destaqueé o destaque

INSENSÍVEL À TRAGÉDIA DA SECA, COELBA NÃO LIGA REDE, DEIXA

CIDADE SEM ÁGUA E PEDE PRISÃO DE GESTOR DO SAAE

PÁGINA 2

IMPOSTO SINDICAL COMEÇA A SER DEVOLVIDO ESTA SEMANA

EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA

PÁGINA 2

Várias instituições de saúde estarão realizando o exame de mamografia gratuitamente durante esse mês, que é o “Outubro Rosa”, cujo foco é a prevenção do câncer de mama. É um exame que salva vidas, sobretudo quando se tem o diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, são as mulheres as principais vítimas.

Outubro é rosa.Participe da campanha e previna o câncer de mama

www.sindae-ba.org.br

O Sindae é um dos sindicatos pioneiros no Brasil (continua sendo um dos poucos) a não aceitar o imposto sindical e tem provado ao longo de sua existência que sindicato pode viver sem ele. Esta é a quinta vez que o imposto é devolvido.

2

Devolução começa esta semana por Salvador e Região Metropolitana

IMPOSTO SINDICAL

TRAGÉDIA EM PILÃO ARCADO

A partir desta segunda-feira (26), o Sindae estará fazendo a devolução do Im-posto Sindical descontado em março do salário dos (das) trabalhadores (as) da nossa categoria. Inicialmente a devolução abrangerá empregados (as) da Embasa na capital e Região Metropolitana, para depois se estender para as demais empresas e au-tarquias do setor. O dinheiro será deposi-tado em conta bancária.

Dirigentes do Sindicato estarão nes-ta segunda no Cabula (R-7), Almoxarifado, Pedra do Cavalo/ETA Principal e Candeias. Na terça será a vez de Pirajá, Castelo Bran-co, Simões Filho, FTI, Federação e Camaça-ri. Na quarta será no Rio Vermelho, Grandes Consumidores, Alphaville e Lauro de Freitas. Quinta é no CAB e na sexta em Bolandeira.

A devolução começará apenas pela Em-basa porque foi a única empresa e autarquia que, até o momento, disponibilizou a rela-ção de empregados e número das respecti-

Com a barragem de Sobradinho atu-almente com pouco menos de 5% de sua capacidade, é crítica a situação do abas-tecimento de água nas cidades e povoa-dos que fi cam em seu entorno. É a pior estiagem os últimos 40 anos e em alguns locais o leito do rio já recuou mais de seis quilômetros. Para tentar minimizar o drama, o governo estadual liberou R$ 529 mil para aquisição de equipamentos, identifi cação de pontos de captação de água e intervenções emergenciais em pe-quenos sistemas de abastecimentos.

As cidades mais atingidas na região, e que receberão os recursos, são Bar-ra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Ca-sa Nova, Curaçá, Juazeiro, Paratinga, Pi-lão Arcado, Rodelas, Remanso, Sento Sé, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Sobra-dinho e Xique-Xique. Mas os efeitos da seca são observados em diversas regiões do estado: existem 135 municípios baia-nos estão em situação de emergência por conta da seca, de acordo com a Se-cretaria de Desenvolvimento Rural.

Governo destina R$ 500 mil para região

de Sobradinho

A população de Pilão Arcado, no Nor-te da Bahia, fi cou oito dias sem água e no meio da tragédia protestou com panelaço e cobranças na Câmara de Vereadores e Prefeitura. O motivo da falta d’água: com a gravíssima estiagem, o leito do São Fran-cisco recuou e o Saae foi forçado a mudar o local de captação, mas precisava de ener-gia para acionar as bombas. Pediu à Coelba para reativar uma antiga rede da Chesf ou fazer uma nova e a Coelba deixou passar dias e não atendeu.

Pressionado pela população, o dire-tor do Saae, Agnaldo Sóstenes, mandou reativar a linha da Cesf, até porque teria

autorização. Aí é que a Coelba apareceu e pediu a prisão dele, mas o delegado en-tendeu o gesto humanitário e não aten-deu o pedido da empresa de energia, que é privada (grupo espanhol) e só visa lucro, sem se importar para a tragédia que é vi-ver sem água.

A captação no braço principal do rio foi abandonada e o Saae está puxan-do água em outro braço que ainda tem um fi o de água tomada por baronesas. O novo ponto de captação fi ca quatro qui-lômetros distante do anterior. O municí-pio está em situação de emergência re-conhecida pelo governo do estado.

Coelba não liga rede de energia, deixa cidade sem água e pede prisão

de gestor do Saae

O Sindicato prossegue, assim, fi el ao princípio de ser contrário a esse imposto como forma de sustentação da entidade, só admitindo a contribuição espontânea, para que cada trabalhador (a) tenha a consciên-cia da importância da entidade como instru-mento de defesa dos seus direitos.

Esse imposto foi instituído no governo fascista de Getúlio Vargas. O Sindae é um dos sindicatos pioneiros no Brasil (continua sen-do um dos poucos) a não aceitar o imposto sindical e tem provado ao longo de sua exis-tência que sindicato pode viver sem ele. Esta é a quinta vez que o imposto é devolvido.

Cabe ao (a) trabalhador (a) cuidar efe-tivamente da sustentação da entidade, de forma livre e democrática, desatrelada do estado, e mantê-la em condições de fazer os enfrentamentos necessários. Do impos-to descontado, a parte que cabe ao Sindi-cato é 60%, sendo o restante 40% destina-do à federação, central sindical e Ministério do Emprego e Trabalho. As empresas e au-tarquias descontaram do salário dos (as) trabalhadores (as) para cumprir o que de-termina o artigo 580 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), depois que a Justiça “derrubou” a liminar obtida pelo Sindicato e que impedia o desconto do imposto.

vas contas e agências bancárias. A partir do próximo dia 4, será possível estender a de-volução para as unidades do interior.

ACERVO SINDAE

“Podem morrer as pessoas, mas nunca suas ideias.

Che Guevara ”

Esse não foi o acordo desejado, mas entra para a história por trazer a marca da bravura e da capacidade de resistência dos (das) cerbianos (as) que enfrentaram a truculência e repressão policial e mesmo assim permaneceram firmes, fazendo a mais longa greve de toda a categoria: 58 dias de paralisação.

3

Finalmente acordo da Cerb é aprovado, mas está sob condição. Luta dos (das) trabalhadores (as) é enaltecida

Depois de novas negociações realiza-das nos últimos dias entre o Sindicato e o governo, os (as) trabalhadores (as) da Cerb aprovaram por ampla maioria, em assem-bleia realizada na última quinta (22), em Sal-vador, com a presença do pessoal de Feira de Santana, o novo acordo coletivo de tra-balho. Ele está sob a condição do pagamen-to dos 58 dias de greve, até 9 de novembro, em folha suplementar, pois do contrário o dissídio coletivo não será retirado da Justiça do Trabalho, onde aguarda julgamento, e no dia 10 os (as) empregados (as) baterão o ponto e fi carão do lado de fora aguardando o cumprimento desse compromisso.

As últimas negociações defi niram que os dias de greve serão pagos, sendo metade com-pensada (a empresa vai defi nir o calendário de compensação) e outra metade será abonada. Ficam assegurados dois novos itens incluídos durante a discussão, com o governador Rui Costa, da proposta global do acordo: a exten-são do programa habitacional do servidor e a presença de um representante dos (das) tra-balhadores (as) no Conselho de Administra-ção, tanto da Cerb como da Embasa.

Na sexta, um dia após a assembleia, o Sindicato esteve na Cerb para revisar a mi-nuta do acordo. Ele segue para a Secretaria de Administração, que também fará uma re-visão, para só depois ser assinado. Ainda na sexta, fi cou defi nido que os (as) trabalhado-res (as) escolherão três nomes para que um seja escolhido pelo governo para compor o Conselho de Administração. Já esta semana haverá reunião na Casa Civil para discutir um projeto de lei prevendo a inserção dos (das) empregados (as) no programa habitacional.

Apesar desses ganhos importantes, esse não foi o acordo desejado, mas en-tra para a história por trazer a marca da bravura e da capacidade de resistência dos (das) cerbianos (as) que enfrentaram a tru-culência e repressão policial e mesmo as-sim permaneceram fi rmes, fazendo a mais longa greve de toda a categoria: 58 dias de paralisação. Mostraram que sabem lutar, e

lutaram com toda a dignidade. Essa dispo-sição para o combate em defesa do sanea-mento e por melhores condições de vida e trabalho voltou a ser enaltecida na assem-bleia da última quinta-feira.

ITENS DO ACORDO – Governo e empresa não entregaram a minuta do acordo coletivo até a assembleia, só no dia seguinte, quando o acordo foi assinado. A proposta prevê o paga-mento do reajuste salarial em duas parcelas, sendo 4,5% retroativos a maio e 3,51% em no-vembro, sem retroatividade, aumento do auxí-lio alimentação de R$ 143,00 para R$ 150,00 incorporados ao salário e abrangendo todas as jornadas de trabalho, e diárias com os valo-res que serão corrigidos em projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa.

Nesta segunda (26) o Sindicato vai reunir os (as) trabalhadores (as) para dis-cutir a compensação dos dias de greve. Pe-lo acordo, metade dos dias será compensa-da e outra metade abonada.

A migração para o Planserv terá um pe-ríodo de transição e cada empregado (a) te-rá R$ 314,00 incorporado ao salário. Além disso, querendo, ainda pode ter até R$ 2 mil para custear a assistência médica dos as-cendentes. Quanto ao prêmio aposentado-ria, a proposta é de, quem já se aposentou e recebeu o prêmio, pode pedir o desliga-mento até janeiro próximo para ter direito

à parcela correspondente por ter trabalha-do mais tempo, além das parcelas rescisó-rias normais. Quem ainda não se aposentou, pode pedir o prêmio até janeiro para ter os mesmos direitos referidos acima, mas terá de se desligar da empresa. Quem não qui-ser se desligar até janeiro, só terá direito ao prêmio com o desligamento do serviço e até atingir o limite de idade de 69 anos.

FOTOS: JÚLIA GUEDES

Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), fi liado à FNU/CUT;Responsabilidade: Diretoria Executiva; Editor: José Sinval Soares; Comp. e Impressão: Gráfi ca do Sindae;Tiragem: 8.000 exemplares; Endereço: Rua General Labatut, nº 65, Barris. Salvador – BahiaCEP: 40.070-100; Tel.: (71) 3111-1700; Fax: (71) 3013-6913Email: [email protected]

DIE

NT

E

SIGA-NOS:

RE

CIC

LÁV

EL

TOMENotaVOZES DO SANEAMENTOA quinta edição do projeto “Vozes do

Saneamento” está prevista para acontecer na primeira quinzena de dezembro. Além de várias atrações, este ano teremos um con-vite solidário – a entrada no auditório para assistir aos concertos se dará mediante a en-trega de uma lata de leite para ser entregue a uma entidade que cuida de crianças. Sabe-mos que o coral da Cerb continua em plena atividade e o da Embasa retomou os ensaios na semana passada. São companheiros (as) que estão desde já aquecendo as vozes para a noite da nossa grande festa.

DESCONECTADOSEm diversas unidades da Embasa os

(as) trabalhadores (as) ou não têm acesso ou têm acesso limitado à internet, mesmo os que fazem serviços de “ponta”. Com is-so, o trabalho de pesquisa fi ca bastante res-trito até mesmo para áreas estratégicas da empresa. Em vez de impedir ou difi cultar a conexão com a internet para que não se faça mau uso, o correto seria desenvolver uma política educativa inclusiva. Como está é simplesmente punição.

MOTORISTASTrânsito caótico pela lentidão e engar-

rafamentos colossais, estresse permanente e convívio com a violência sob rodas, os mo-toristas exercem uma função que, além de importante, é das mais penosas. Mas a Emba-sa não reconhece isso e reservou para eles uma sala no CAB que não oferece as míni-mas condições, a começar pelo tamanho. É pequena demais. Ninguém consegue um me-recido descanso entre uma atividade e outra.

FALECIMENTOSAlém de Batista, do Saae de Catu, a ca-

tegoria perdeu outro ex-companheiro na se-mana passada: foi Carlos Henrique Dórea dos Santos, que faleceu na última quarta (21), víti-ma de câncer. Estava com 58 anos e foi técni-co de edifi cações da Cerb, tendo trabalhado na empresa até 2008, ligado ao Departamen-to de Obras (Dob). Já no último dia 17 faleceu o ex-companheiro Clovis Rainê de Oliveira Souza, ex-empregado da Embasa que traba-lhou por muitos anos em Jequié. Ele também foi representante sindical do Sindae.

EXPLORAÇÃO DA MULHERA Secretaria Nacional da Mulher Trabalha-

dora da CUT emitiu nota de repúdio contra o banco Santander pela exploração da imagem se-xualizada da mulher em sua propaganda. A nota diz que o banco agride sistematicamente à saú-de física e mental das trabalhadoras e trabalha-dores, através da imposição de metas de pro-dutividade, e de várias formas de pressão, tem longo histórico de práticas anti-sindicais e agora uso o corpo feminino como atrativo de cliente-la, tratando-o como uma de suas mercadorias.

4

O Sindae e o companheiro e diretor suplente Geraldo Moraes de Freitas foram homenageados pelo Fórum Permanente de Defesa da Pessoa Idosa, durante ato que marcou a passagem do Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa (1º de outubro), e também dentro do Projeto Memórias – Resgate de uma História de Vida. À entidade e ao companheiro foram entregues certifi -cados na última terça (20), na Casa do Apo-

sentado e da Pessoa Idosa, na Mouraria. O Projeto é uma iniciativa do Fórum para ho-menagear pessoas idosas que marcam sua vida com uma história de luta. O certifi ca-do do Sindae foi entregue ao coordenador da entidade, Danillo Assunção, que esteve acompanhado pelos diretores José Hermí-nio, Francisco Ivan e Crispim Carvalho, além do companheiro Chico Plenária, que é dele-gado do Fórum da Pessoa Idosa.

Em clima de comoção, o corpo do ex--companheiro e diretor de base Joilson Ba-tista Pereira, o Batista, foi enterrado na últi-ma quarta (21), no cemitério de Alagoinhas. Ele morreu na véspera, no Hospital Dantas Bião, depois que sofreu parada cardíaca. Ele estava internado desde 2 de junho para tra-tamento de uma pancreatite aguda.

Batista faleceu precocemente, aos 45 anos, e era empregado do Saae de Catu. Dei-xou mulher e dois fi lhos. No sepultamento, recebeu homenagem de companheiros des-se Saae e do de Alagoinhas, além da diretoria do Sindae – lá compareceram o coordena-dor Danillo Assunção e os diretores Reinal-do Santana, José Lopes e Francisco Ivan.

Como dirigente sindical, Batista exerceu seu papel com dignidade, portando-se como um valente representante da nossa cate-

Fórum da Pessoa Idosa presta homenagem ao Sindicato e ao companheiro Moraes

Direção do Sindicato presta homenagema Batista, um valente guerreiro

NADILENE NASCIMENTO

goria e um trabalhador consciente. Foi um guerreiro. Sua luta em defesa da categoria foi reconhecida por todos (as) da diretoria do Sindicato e entre empregados (as) do Saae de Catu. Era muito querido, por isso nossas homenagens a ele e aos familiares.