gota d'água - ed. n.36 - outubro 2015

4
Informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia Ano XXIX – Nº 36 – 13 de outubro de 2015 ACESSE A VERSÃO DIGITAL TRABALHADORES DO SAAE DE CURAÇÁ GANHAM REAJUSTE E COMISSÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA PÁGINA 2 NESTA TERÇA OPERADORES DA DAC VOLTAM A DISCUTIR SOBRE O EXTRATURNO PÁGINA 3 O estoque de surpresas da Cerb não tem m: na semana passada entregou ao Sindicato uma proposta num papel sem timbre nem as- sinatura, a chamada proposta “faz de conta”, e ainda alterou questões antes negociadas com o governador Rui Costa. Nela incluiu até mes- mo a proibição de que o (a) empregado (a) questione direito na justiça, o que viola a Constituição Federal. O Sindicato está tentando contato com o governo para discutir o assunto. Na próxima sexta (16) tere- mos nova assembleia. PÁGINA 3 SINVAL SOARES Agora entregou proposta Agora entregou proposta “faz de conta”. Sexta é dia “faz de conta”. Sexta é dia de assembleia de assembleia EMBASA NÃO MOSTRA REVISÃO DO PLANO DE CARGOS, MAS INFORMA QUE JÁ PASSOU PELA DIRETORIA EXECUTIVA PÁGINA 2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO FALHO E EQUIVOCADO SOFRE MUITAS CRÍTICAS PÁGINA 4 Várias instituições de saúde estarão realizando o exame de mamografia gratuitamente durante esse mês, que é o “Outubro Rosa”, cujo foco é a prevenção do câncer de mama. É um exame que salva vidas, sobretudo quando se tem o diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, são as mulheres as principais vítimas. Outubro é rosa. Participe da campanha e previna o câncer de mama www.sindae-ba.org.br Cerb renova as surpresas: Cerb renova as surpresas:

Upload: sindae

Post on 23-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Gota D'água - Ed. n.36 - Outubro 2015

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia Ano XXIX – Nº 36 – 13 de outubro de 2015

AC

ESSE

A V

ERSÃ

O D

IGIT

AL

TRABALHADORES DO SAAE DE CURAÇÁ GANHAM REAJUSTE

E COMISSÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA

PÁGINA 2

NESTA TERÇA OPERADORES DA DAC VOLTAM A DISCUTIR

SOBRE O EXTRATURNOPÁGINA 3

O estoque de surpresas da Cerb não tem fi m: na semana passada entregou ao Sindicato uma proposta num papel sem timbre nem as-sinatura, a chamada proposta “faz de conta”, e ainda alterou questões antes negociadas com o governador Rui Costa. Nela incluiu até mes-mo a proibição de que o (a) empregado (a) questione direito na justiça, o que viola a Constituição Federal. O Sindicato está tentando contato com o governo para discutir o assunto. Na próxima sexta (16) tere-mos nova assembleia. PÁGINA 3

SINVAL SOARES

Agora entregou propostaAgora entregou proposta“faz de conta”. Sexta é dia “faz de conta”. Sexta é dia de assembleiade assembleia

EMBASA NÃO MOSTRA REVISÃO DO PLANO DE CARGOS, MAS

INFORMA QUE JÁ PASSOU PELA DIRETORIA EXECUTIVA

PÁGINA 2

SISTEMA DE AVALIAÇÃO FALHO E EQUIVOCADO SOFRE

MUITAS CRÍTICASPÁGINA 4

Várias instituições de saúde estarão realizando o exame de mamografia gratuitamente durante esse mês, que é o “Outubro Rosa”, cujo foco é a prevenção do câncer de mama. É um exame que salva vidas, sobretudo quando se tem o diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, são as mulheres as principais vítimas.

Outubro é rosa.Participe da campanha e previna o câncer de mama

www.sindae-ba.org.br

Cerb renova as surpresas:Cerb renova as surpresas:

Page 2: Gota D'água - Ed. n.36 - Outubro 2015

2

O Sindae foi um dos poucos sindicatos do país a participar e o único a apresentar um trabalho no 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, reali-zado na semana passada, no Rio de Janeiro. A companheira Uilma Pesqueira e o com-panheiro Orlando Pereira dos Santos, nos-sos dirigentes, abordaram a importância do controle social e o papel da sociedade nas políticas públicas de saneamento. Além deles, esteve presente no evento nosso co-ordenador geral, Danillo Assunção.

Uilma e Orlando destacaram que a participação contínua da sociedade na ges-tão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fi sca-lizando a aplicação dos recursos públicos. Mostraram que o controle social permite que a sociedade oriente a administração pública na adoção de medidas que aten-dam efetivamente ao interesse público. Es-se controle, inclusive, está previsto na Lei 11.445. Para conscientizar a população so-bre seus direitos, também destacaram o Grito da Água que o Sindae realiza anual-mente no centro de Salvador.

O companheiro Vitor Mota, emprega-do da Embasa, apresentou no evento o pa-drão de negociação fl exível de débito, expe-riência adotada pela empresa, como forma de garantir a continuidade do serviço de sa-neamento, que é essencial para todos (as). Também foi discutida a infl uência da quali-dade de poços artesianos na propagação de

Sindicato participa de congresso de engenharia sanitária e destaca importância do controle social

doenças em Cruz das Almas. Nesse mesmo sentido, foi mostrada como as condições sa-nitárias, sociais, econômicas e culturais têm ajudado na proliferação da dengue no mu-nicípio de Riacho de Santana. Já o compa-nheiro Antonio Coelho, da unidade de Irecê, apresentou artigo sobre o reuso da água em lava jatos além de mais dois outros artigos sobre coagulantes. Os companheiros(as) que desejarem disponibilizar seus trabalhos no site do Sindae devem encaminhar para: [email protected].

Com o fi nal do grande sufoco fi nan-ceiro, diminuído após conseguir o reajus-te da tarifa em agosto, a direção do Saae acertou o reajuste salarial de 10% para ser aplicado ainda neste mês, o que garantirá o cumprimento do acordo coletivo deste ano. Isso fi cou acertado durante reunião entre o gestor da autarquia e o Sindicato, na última quinta (8).

A direção do Saae fi cou de agilizar com o prefeito local o envio, nos próximos dias, do projeto de lei para a Câmara de Ve-readores estabelecendo o reajuste salarial. O pagamento do retroativo a maio, desse reajuste, será discutido até o fi nal do mês. Outro avanço obtido na reunião da sema-na passada foi a criação de uma Comissão de Saúde e Segurança, visando melhorar o ambiente de trabalho na autarquia.

Saae de Curaçá vai pagar reajuste este mês e criará

comissão de saúde e segurança

O tempo vai passando e a Embasa nada de apresentar a proposta de revi-são do plano de cargos e salários. Mas, na última quarta (7), o Sindicato foi infor-mado que a proposta já passou pela dire-toria executiva e agora aguarda parecer do Conselho de Administração e somen-te depois é que será divulgada para os (as) trabalhadores (as). A empresa fugiu do que foi acertado anteriormente: era o de apresentar a proposta de revisão de-talhadamente naquela reunião.

Com essa atitude, a diretoria da em-presa afasta o diálogo com os (as) em-pregados (as) e pretende impor uma proposta tecnocrática. O Sindicato co-

brou uma discussão prévia com a cate-goria, lembrando que a Embasa é uma empresa pública e como tal deve ser transparente. Vamos fi car atentos para evitar eventuais prejuízos aos (às) traba-lhadores (as), inclusive disponibilizando o setor jurídico.

Entre as poucas informações passa-das estão a de que as funções de dese-nhista e assistente de laboratório per-manecerão, jovem aprendiz vai integrar a Grade 1 e não será extinto o salário admissional. Além disso, a Embasa não vai corrigir o desvio alterando a função e o gestor que permitir desvio de função se-rá penalizado.

Embasa não mostra proposta, mas diz que ela já passou pela diretoria

PLANO DE CARGOS:

ÁGUA NA AGENDA POLÍTICA – Diante do quadro de escassez e de tragédias, co-mo enchentes, e de mudanças bruscas nas condições climáticas, em todas as regiões do planeta, a gestão da água deve ser, se-gundo os especialistas, a principal priorida-de da agenda política daqui pra frente. Para tentar conter isso, eles indicam a necessi-dade de boa gestão dos recursos hídricos, investimentos e preservação dos ecossiste-mas, além de medidas como armazenamen-to adequado da água, controle de perdas e reuso do esgoto, sobretudo na agricultura.

Citam, ainda, que a redução dos im-pactos das mudanças climáticas passa ur-gentemente pela conscientização de to-dos (as) para evitar que a ação humana, como desmatamento de fl orestas e quei-madas, cause ainda mais prejuízos ao equi-líbrio ambiental.

A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizando a aplicação dos recursos públicos, destacaram.Uilma e OrlandoDiretores do Sindae

ACERVO SINDAE

Page 3: Gota D'água - Ed. n.36 - Outubro 2015

“Se por acaso o sistema quiser tirar minha vida.Talvez até possa conseguir, porém, minha alma, nunca.Edson Gomes ”

A Cerb entregou a nova “proposta” antes da assembleia da última quinta, mas em papel sem timbre e sem assinatura de seus diretores. Ou seja: um documento não oficial.

3

Dia após dia a Cerb renova seu es-toque de surpresas nada agradáveis para os (as) trabalhadores (as). Além de alterar questões negociadas diretamente com o governador Rui Costa, na semana passa-da a Cerb entregou uma proposta “faz de conta” (não quis dar documento ofi cial) e nela incluiu até violações à Constituição Federal. Por isso, a assembleia realizada na última quinta (8) decidiu convocar outra para a próxima sexta (16), na expectativa de que os entraves sejam superados até lá.

Em reunião realizada na última sexta (9), a diretoria do Sindicato decidiu por discutir o assunto com o secretário de Relações Institucionais do Governo, Josias Gomes, no sentido de cobrar os pontos negociados com o governador Rui Costa. Contudo, até o fechamento desta edição não foi possível fazer contato com ele.

A empresa entregou a nova “propos-ta” antes da assembleia da última quinta, mas em papel sem timbre e sem assinatura de seus diretores. Ou seja: um documen-to não ofi cial e nada dizendo sobre o pla-no habitacional e representante dos (das) trabalhadores (as) no Conselho de Admi-nistração. Além disso, incluiu um parágra-fo para impedir que o (a) empregado (a) ingresse na justiça para reclamar assistên-cia médica para agregado (a), o que viola a Constituição. Caso seja feita a reclamação judicial, será suspenso o auxílio de até R$ 2 mil, e quem já tem processo em andamento deve desistir do mesmo. Essa proibição é, portanto, inconstitucional e inaceitável.

A direção da Cerb alegou que essa é uma imposição da Procuradoria Geral do Estado, o que é de estranhar, uma vez que a Constituição garante a qualquer pes-soa o direito de entrar com reclamação

Para enrolar ainda mais, Cerb entrega proposta “faz de conta”. Próxima sexta

teremos nova assembleia

judicial. Além disso, a “proposta” também limitou a idade até 68 anos (e não 69, co-mo discutido com o governador) para o (a) empregado (a) requerer o prêmio apo-sentadoria. A empresa também quer limi-tar até 31 de janeiro o prazo para o (a) empregado (a) requerer o prêmio tendo direito às verbas rescisórias, algo novo que não foi negociado.

O Sindicato vai insistir na cobrança da proposta global, incluindo o plano habita-cional e a representação no Conselho de Administração, assim como os pontos ne-gociados com Rui Costa. Caso a propos-ta global seja apresentada até sexta (16), a nova assembleia será em Salvador, a partir das 9 horas, contando com a presença dos (das) trabalhadores (as) de Feira de Santa-na. Se não for apresentada, serão feitas as-sembleias nas duas cidades.

Durante a apresentação da equi-pe do Sesi, encarregada de elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Am-bientais (PPRA) e o Programa de Con-trole Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), na última quarta (7), o Sin-dicato solicitou uma cópia dos docu-mentos para que possa analisá-los. Isso porque recebemos a informação que haverá redução do número de empre-gados (as) da Embasa que recebem o adicional de insalubridade.

A apresentação dos programas foi puramente técnica e teve à frente o en-genheiro de Saúde e Segurança do Tra-balho, Antônio Carlos Jackes, do Sesi. Segundo ele, o trabalho envolveu enge-nheiros de saúde e segurança, engenhei-ro higienista, técnicos de segurança de campo, de escritório e de higiene ocu-pacional, além de médico do Trabalho, sendo realizadas 2.017 avaliações.

Lamentável que o foco seja a retira-da da insalubridade e não a implementa-ção do programa anual prevendo a re-paração daqueles que historicamente gozam do direito ao benefício pela expo-sição ao risco. Achamos que o programa também deve ser mantido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Seguran-ça e Medicina do Trabalho (SESMT) ao in-vés de uma despesa margeando 3 milhões de reais. Enquanto não for construída uma Política de Saúde, Segurança e Meio Am-biente na Embasa, enquanto não houver uma valorização dos (as) Técnicos (as) de Segurança, muitos outros Termo de Ajus-te de Conduta (TAC) virão.

Foi transferida para esta terça (13) a assembleia inicialmente marcada para úl-tima quarta (7) e cuja fi nalidade é avaliar a proposta de pagamento do adicional do extraturno para os operadores da DAC. A transferência decorreu da demora da em-presa em responder alguns detalhes ques-tionados pelos trabalhadores em assem-bleia anterior sobre a proposta de acordo.

A assembleia desta terça será às 14 horas, na sede da empresa, em Camaçari.

A proposta da DAC é bem semelhante à da Cetrel S/A e considera para o ex-traturno 18 minutos como tempo gasto nos preparativos do (da) empregado (a) para assumir e deixar a função (passagem de turno). Além disso, pelo retroativo se-rá pago 0,34 da remuneração por cada ano trabalhado, mais as repercussões so-bre outras parcelas, como férias, 13º sa-lário e FGTS. Esse retroativo é para ser pago de uma só vez.

PPRA e PCMSO apresentados. Empresa quer

reduzir adicionais de insalubridade

Será discutida nesta terça, em assembleia, a proposta de extraturno na DAC

SINVAL SOARES

Page 4: Gota D'água - Ed. n.36 - Outubro 2015

Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), fi liado à FNU/CUT;Responsabilidade: Diretoria Executiva; Editor: José Sinval Soares; Comp. e Impressão: Gráfi ca do Sindae;Tiragem: 8.000 exemplares; Endereço: Rua General Labatut, nº 65, Barris. Salvador – BahiaCEP: 40.070-100; Tel.: (71) 3111-1700; Fax: (71) 3013-6913Email: [email protected]

DIE

NT

E

SIGA-NOS:

RE

CIC

LÁV

EL

TOMENotaPLANO DE SAÚDE A Embasa parece não ter contrato com

a operadora do plano. Já se passaram dois meses de total descaso com a rede de aten-dimento e até o momento não se sabe de nenhuma notifi cação à operadora do plano. É um total desrespeito com a classe traba-lhadora. Enquanto isso trabalhadores(as) do polo de Senhor do Bomfi m e outras unida-des da empresa estão órfãos de atendimen-to pela atual operadora. Acorda Embasa.

DONO DO MUNDONa unidade de Senhor do Bomfi m, co-

mo se não bastasse o desmando com a de-fi ciência na área de Saúde e Segurança no polo e cidades circunvizinhas, a medida ago-ra é com o direito dos trabalhadores que buscam a justiça. Pois aqueles que entraram com processo pedindo reparação judicial decorrente do desvio de função estão sendo substituídos por funcionários terceirizados.

SEM NOÇÃONa divisão operacional de Feira de San-

tana o alvo é a copa destinada para refeição. A indecência é tanta que uma folha de pa-pel (Comunicação interna) foi utilizada para proibir o uso do espaço que diga de passa-gem está previsto na NR 18 e NR 24. Tal-vez o corpo gerencial precise mesmo de um curso básico sobre as normas de saúde e se-gurança. Deveriam estar preocupados com o reservatório apoiado em Riachão do Jacu-ípe que está para desabar. É um descumpri-mento atrás do outro.

FRENTE DE COMBATEO combate às forças de direita é o foco

da Frente Povo Sem medo, lançada na semana passada em São Paulo, reunindo movimentos sociais e centrais sindicais. De acordo com um dos seus idealizadores, Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalha-dores Sem Teto, o objetivo é contribuir para um novo ciclo de mobilizações sociais no pa-ís, tendo como base a atuação nas periferias das cidades. Ela também vai combater o ajuste fi scal e cortes em programas sociais. No pró-ximo dia 8 ela vai promover seus primeiros atos em diversas cidades.

CESTA BÁSICAPesquisa realizada pelo Dieese revela

que o preço dos alimentos que integram a cesta básica (são 12 produtos) voltou a re-duzir, fi cando 2,64% menor em setembro na comparação com agosto, e continua sendo a terceira mais barata dentre as 18 capitais pesquisadas. Apesar disso, nos primeiros 9 meses deste ano a alta está acumulada em 10,92%. A cesta no mês passado passou a custar R$ 297,07 contra os R$ 305,11 regis-trados do mês anterior.

CONTATOSO associado e a associada abaixo rela-

cionados (as) devem entrar em contato com Elisabete, no setor jurídico do Sindicato: Ma-ria Rosinei Bezerra da Silva Queiroga e Wal-ter Joviniano da Silva.

Os (as) associados (as) abaixo relacio-nados (as) devem entrar em contato com Kátia, no Sindicato: Adalberto Brito de Li-ma, Amando Machado de Souza, André João Ferreira, Balbino dos Santos, Carlos Boaventura de Jesus, Carlos Roberto Lima, Cícero Oliveira de Matos, Cordovil Caval-cante Tonha, Darcy Ferreira de Moura, Djal-ma Oliveira Silva, Domingos de Santana, Domingos Pereira de Matos, Edson Pereira da Cruz, Eunise Lima Souza, Eurides Pinto Araújo, Evaldo Ferreira dos Antos, Geraldo Vitor de Carvalho, Henrique Alves da Silva Moreira, Isnaldo Silva Santos, Ives Guedes, Jairo Maia de Souza, João Adiodato Damas-ceno, João dos Santos Almeida, João Matias Viana, João Paulo Moura Costa, Joelita Al-meida dos Antos, Joilson Seixas Damasce-no, Jorge Luis Rocha da Silva, Jorge Luiz de Araújo Neves, Jorge Oliveira Filho, Jorge Pe-reira de Almeida, José Amâncio de Oliveira,

José Antônio Pereira da Silva, José Augusto da Silva, José Barberino Lima, José Borges Sobrinho, José da Conceição, José Lima de Jesus, José Maria da Silva, José Raimundo dos Santos, José Renato de Oliveira, José Rodrigues Cortes, José Rodrigues Gomes, José Roque da Silva, José Valdemar do Nas-cimento, Joselício Rodrigues dos Santos, Julia Batista Santana, Laudenio de Almeida Santos, Luis Cesar da Silva Almeida, Luiz Carlos Alves, Luiz Magno Souza Santos, Luiz Pedreira dos Santos, Luzinete da Silva As-sunção, Manoel Augusto Vieira, Manoel da Paixão de Jesus Conceição, Marivaldo Re-bouças Barbosa, Narciso dos Santos, Nilton Canela de Souza, Noé Alves Teixeira, Paulo da Silva, Raildo de Jesus Portugal, Raimun-do Gonçalves dos Santos, Rubens Gomes Teixeira, Sabino Carneiro Rocha, Salvador Brandão Conceição, Sebastião Simião, Ser-gio Francisco Nascimento e Vital de Souza.

Fazer contato com o Sindicato

4

Uma bateria de críticas, do Sindicato e dos (das) trabalhadores (as), foi dirigida ao sistema de avaliação de desempenho da Embasa durante videoconferência realiza-da na última terça (6), no Instituto Anísio Teixeira. As críticas revelam a frustração de quem percebe que o sistema está mon-tado para impedir aquilo que deveria pro-piciar: as promoções por mérito.

O conceito de mérito é muito restrito e equivocado, uma vez que não premia quem desempenha bem a sua função, mas aquele (a) que se destaca. Talvez a empresa esteja que-rendo que o (a) empregado (a) se transfor-me num marqueteiro e passe a “vender seu peixe” (a propaganda) para receber uma faixa. Um critério falho e subjetivo, que não dá o devido valor ao trabalho, e acaba por benefi -ciar o amigo do chefe e ou iluminados (as). A Embasa poderia conceder a promoção dando uma faixa a quem desempenha bem a sua fun-ção e, querendo, dar duas faixas aos (às) que fazem bem o serviço e se destacam.

Outra falha apontada é a não avalia-ção do corpo gerencial e o pior é a jus-tifi cativa estapafúrdia da empresa: falta de maturidade do (da) empregado (a), por acreditar que maturidade só existe nos ge-rentes, justamente os alvos de outras crí-ticas: a escolha deles (não de todos) não é técnica nem obedece a critérios trans-parentes, prevalecendo a relação política, e dessa forma não há como se falar nem reconhecer maturidade.

O Sindicato também revelou outra con-tradição: o sistema de avaliação é um instru-mento para apontar onde existe necessida-de de investir para melhorar o desempenho do quadro, mas não há recurso para investi-mento na capacitação do pessoal.

Apenas lembrando: a avaliação deste ano não tem por objetivo a concessão por mérito, o que só acontecerá em 2018. No próximo ano está prevista a promoção por antiguidade.

Sistema de avaliação de desempenho é bombardeado por críticas