folha da mulher - 2ª edição

16
Folha da Mulher O espaço feito para você. SAÚDE - MODA - BELEZA - ESTÉTICA - ATIVIDADE FÍSICA - CASA - FAMÍLIA - TRABALHO - DIREITOS - CULINÁRIA www.folhadamulher.com.br Ano 1 – Edição 2 – Campo Largo - Abril 2011 www.facebook.com/folhadamulher www.twitter.com/folhadamulher Ser tudo ao mesmo tempo e ser Mãe Elas conciliam a vida profissional com a pessoal e ainda são um espelho para seus filhos. página 4 BELEZA Valorize sua autoestima reser- vando apenas alguns minutinhos do seu dia e faça as pazes com o espelho. página 3 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA página 11 SAÚDE O estímulo da mente e a prática de atividades são fundamentais para envelhecer com qualidade de vida. página 13 CHARME Você ainda mais vista! Chegou Charme, a nova coluna da mulher que se destaca nos mais diver- sos tipos de atividades. página 8 ESTÉTICA Tratamentos estéticos modernos buscam devolver o corpo de an- tes para mulheres que acabaram de ter filhos. página 15 FAMÍLIA Dúvida em qual presente comprar para sua mãe? Veja uma série de dicas para você não errar na hora de agradar quem mais você ama.

Upload: folha-da-mulher

Post on 21-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O que surgiu como uma “ideia audaciosa”, hoje já está em sua segunda edição repleta de novidades. Cabe aqui, o agradecimento todo especial a você, leitora que acreditou, leu, gostou e não poupou elogios para o novo jornal, o seu jornal. Essa edição é dedicada para as mulheres mais especiais. Aquelas que nos colocaram no mundo e nos ensinaram os valores e princípios da vida. Aquelas que são o coração da família, cuidam da profissão, da casa, dos filhos e até do marido. Aquelas para as quais somos eternas crianças. Continue acompanhando e apoiando a Folha da Mulher, o espaço feito para você. Mande suas críticas e sugestões para [email protected] para fazermos um jornal cada vez mais belo, atualizado e inteligente, assim como você.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherO espaço feito para você.

SAÚDE - MODA - BELEZA - ESTÉTICA - ATIVIDADE FÍSICA - CASA - FAMÍLIA - TRABALHO - DIREITOS - CULINÁRIA

www.folhadamulher.com.br Ano 1 – Edição 2 – Campo Largo - Abril 2011www.facebook.com/folhadamulher www.twitter.com/folhadamulher

Ser tudo aomesmo tempo

e ser MãeElas conciliam a vida prof issional com a pessoal e ainda são um espelho para seus f ilhos.

página 4

BELEZAValorize sua autoestima reser-vando apenas alguns minutinhos do seu dia e faça as pazes com o espelho.

página 3

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

página 11

SAÚDEO estímulo da mente e a prática de atividades são fundamentais para envelhecer com qualidade de vida.

página 13

CHARMEVocê ainda mais vista! Chegou Charme, a nova coluna da mulher que se destaca nos mais diver-sos tipos de atividades.

página 8

ESTÉTICATratamentos estéticos modernos buscam devolver o corpo de an-tes para mulheres que acabaram de ter f ilhos.

página 15

FAMÍLIADúvida em qual presente comprar para sua mãe? Veja uma série de dicas para você não errar na hora de agradar quem mais você ama.

Page 2: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 20112

Era começo de 2000. Eu es-tava com outras 40 crianças cantando alguma música

sobre chuva em uma apresenta-ção de coral em Ponta Grossa. Eu não sei bem onde ela estava, porque a platéia estava lotada de pais enlouquecidos, mas eu a vi no final, bem pertinho da porta por onde a gente saiu. Era começo de 2005. Eu es-tava em cima do palco do Teatro Lala Schneider, com um vestido branco e orelhas cumpridas na cabeça, interpretando uma crian-ça que interpretava um coelho numa peça infantil. Ela estava no canto esquerdo da platéia. Era começo de 2006. Eu estava cumprindo meu papel de oradora da turma, com as mãos suando e a voz um pouco presa entre os pulmões e as cordas vocais. Ela estava no meio, um pouco para a direita da platéia. Era final de 2008. Eu estava sentada com vários alunos, an-siosa esperando o resultado de um concurso de cases. Dessa vez eu não subi ao palco, mas me in-clinei um pouquinho na cadeira e logo vi que ela estava só a algu-mas fileiras distantes de mim na platéia. Eu não virei cantora, não virei atriz e nunca mais aceito o cargo de oradora. O que, de fato, não contribuiu muito para ela retor-

nar às platéias, mas nunca a im-pediu de presenciar meus dramas novelescos, minhas cantorias no chuveiro e minhas tentativas de discurso pós-parabéns. Isso me faz duvidar se ela seria minha maior fã, mas com certeza mi-nha mãe foi e sempre será minha maior platéia. Uma vez eu li uma frase que dizia sobre a gente não planejar a nossa vida, mas planejar muito bem planejado a vida dos nos-sos filhos. Bem, minha mãe não planejou que eu seria jornalista metida à escritora, mas planejou que eu seria feliz. Demorei muito tempo para entender que minha mãe não estava em todas aquelas platéias para me prestigiar como atriz, cantora, oradora... Ela es-tava ali para conferir se eu esta-va sendo feliz. E por mais que eu tenha escolhido descer a minha felicidade de cima de qualquer elevação próxima a um palco, ela permanecerá na minha platéia. Na platéia da minha vida. Mãe, obrigada por me assistir quando nasci, cresci, chorei por mamadeiras, garotos e vestibula-res, ri de caretas e amigas, dancei balé, joguei handebol, fingi que sei surfar. Mas, principalmente, obrigada por ter planejado tão bem o script da minha vida, por-que hoje, hoje eu sou feliz pra ca-ramba!

Na platéia

Estudante de jornalismo

sof [email protected]

Sof ia Ricciardi Jorge

CRÔNICAEDITORIAL

EXPEDIENTE

www.sof isticada.wordpress.com

O Jornal Folha da Mulher é uma publi-cação da JF Comunicação Editorial Ltda, CNPJ 13.479.089/0001-62. Fundado em 11 de março de 2011.DiretoresJohni [email protected] [email protected] ResponsávelRegina Kracik TeixeiraMRT nº. 1414 - FENARJJornalismo e EdiçãoFelipe GiacominProjeto Gráfico e Diagramação

Johni PabloDepartamento Comercial / Anú[email protected](41) 9833-1034 (Felipe Giacomin)(41) 9208-6879 (Johni Pablo)Jornalismo, matérias e [email protected] com a Folha da Mulhercontato@folhadamulher.com.brWebwww.folhadamulher.com.brwww.twitter.com/folhadamulher www.facebook.com/folhadamulher ImpressãoEditora O Estado do Paraná - Curitiba

Tiragem6.000 exemplaresPeriodicidadeMensalDistribuiçãoGratuita e dirigidaPontos de DistribuiçãoSalões de beleza e estética, lojas de moda e confecção, comércio em geral, clínicas, academias, óticas, Prefeitura e Vila Olímpica de Campo Largo.

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião da Direção do jornal Folha da Mulher.

Folha da MulherFolha da Mulher

O que surgiu como uma “ideia audaciosa”, hoje já está em sua segunda edição repleta de novidades. Cabe aqui, antes de qualquer coisa, fazer alguns agradecimentos. O primeiro deles é a você, leitora que acreditou, leu, gostou e não poupou elogios para o jornal. Com grande prazer, agradecemos também toda a contribuição dos nossos parceiros, em es-pecial a ACICLA e as Secretarias da Saúde e do Esporte e Lazer da cidade de Campo largo, que estão com a gente desde a primeira edição. Além é claro de todos os anunciantes, que acreditaram na ideia e depositaram sua confiança divulgan-do aqui as suas valorasas marcas. Por fim, mas não menos importante, regis-tramos aqui o agradecimento a todas as mães, sejam elas leitoras, colaboradoras, parceiras ou anunciantes. A grande novidade desta edição é a mais nova coluna da mulher moderna, o espaço “Charme”, assinado pela renomada Gladis Chemin Miró

que evidenciará todo mês mulheres da socie-dade campolarguense que se destacam nos mais diversos ramos de atividades. Não deixe de con-ferir. Essa edição é dedicada para as mulheres mais especiais. Aquelas que nos colocaram no mundo e nos ensinaram os valores e princípios da vida. Aquelas que são o coração da família, cuidam da profissão, da casa, dos filhos e até do marido. Aquelas para as quais somos eternas crianças. Continue acompanhando e apoiando a Folha da Mulher, o espaço feito para você. Mande suas críticas e sugestões para fazermos um jornal cada vez mais belo, atualizado e inteligente, as-sim como você.

Johni Pablo Felipe Giacomin

Agradecimentos

Page 3: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherCampo Largo -Abril 2011 3

CAPA

Super mães,super mulheres

Ser esposa, prof issional bem sucedida e ao mesmo tempo ter o dom de ser mãe

• Dados históricos apontamque a mais antiga comemo-ração dos dias das mães é mi-tológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era feste-jada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.

• O Dia das Mães como éconhecido hoje foi idealizado pela filha de pastores Anna Jar-vis e foi celebrado pela primei-ra vez nos Estados Unidos, no Estado da Virginia Ocidental.

• No Brasil, em 1932, o en-tão presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

• Emoutraspartesdomun-do, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo do-mingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio.

• Algumas tribos, como osAssam na África, afirmam não ter famílias, mas sim “maha-ris”, ou seja, “maternidades”.

• Os nomes das famíliaschinesas têm geralmente uma indicação (prefixo) relativa à maternidade. É uma maneira de homenagear as mães da fa-mília.

• Durante o século XVII,na Inglaterra celebrava-se no quarto domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo de Mãe”. Nesta data, os servos, que na maior parte trabalha-vam longe de casa, tinham um dia de folga para regressarem a suas moradias e passarem essa data com as suas mães.

JornalistaCaroline Bosi Beatriz

[email protected]

Curiosidades sobreo Dia das Mães

“M inha mãe sempre me ajuda na lição de casa”. “Minha mãe lê

histórias todas as noites para mim”. “Minha mãe me deixa ajudar na ar-rumação da casa”. Esses são alguns dos comentários ouvidos todos os dias dentro de uma escola. Crianças elogiando suas mães, enaltecendo suas qualidades e, muitas vezes, qua-se entrando em uma disputa para ver qual das mães é a melhor. Conciliar a vida profissional, as atividades da casa, ter um rela-cionamento e ainda ser mãe não é uma tarefa fácil, ainda mais porque a mulher vem conquistando cada vez mais o seu espaço na sociedade, mostrando sua força e se destacando em diferentes áreas. Organizar a rotina diária é um grande desafio para a mulher mo-derna, que mesmo sem ter super po-deres, é capaz de enfrentar tal desafio mostrando ainda mais sua força. Le-onilda Gequelim é um exemplo dis-so.Elatemdoisfilhos-Felipecom17anoseDiegocom23-,édivorciadae, aos 45 anos, comemora seus 20 anos como profissional. Ela acorda cedo, pensa nos seus afazeres, toma cafée,às8h30,estáprontaparaco-meçar mais um dia. Trabalha em sua loja de roupas que é sucesso em Campo Largo. Lá ela desempenha várias funções: tra-balha no caixa, no atendimento e

no escritório, e se esforça para que seus clientes tenham sempre um excelente atendimen-to. Em 45 minutos vai até

em casa, almoça e retorna à loja. “Tudo tem um preço. Diria que

muitas vezes faço o papel de mãe e pai. Meus filhos veem

em mim uma mulher que trabalha bastante. Sempre

t e n t o

conciliar meus horários”, diz. Leo-nilda é um de tantos exemplos de mulheres decididas, batalhadoras e corajosas. Nesse contexto, o sentimento de culpa acompanha grande parte das mães que não conseguem ficar perto dos filhos pelo tempo que gostariam, acreditando que a ausência pode prejudicar o seu desenvolvimento. Surge então mais um desafio para a “super-mãe”: lutar contra esse senti-mento que só atrapalha. Segundo a pedagoga e profissional da área de educação infantil, Debora Elen, é preciso que as mulheres entendam que, com uma boa organização na rotina e aproveitando bem o tempo que estão juntos, é possível acompa-nhar o crescimento dos filhos. “Infe-lizmente nem sempre é possível que as mães fiquem todo o tempo que gostariam com seus filhos, porém, aproveitar ao máximo o tempo com eles é o primeiro passo para suprir esta falta”, afirma Debora. O sentimento de falta é sim ine-vitável, mas isso não é privilégio das crianças ou das mães. Todos senti-mos falta de quem gostamos. Ser fi-lho é ser observador e se espelhar em seus pais. Ser mãe é ser uma super--heroína todos os dias. “É importan-te lembrar que os filhos observam os pais e que estar bem é fundamental para que eles também estejam”, refor-ça Debora.

Page 4: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 20114

Fazendo as pazes com o espelho

Saiba como valorizar sua autoestima reservando apenas alguns minutinhos do seu dia

O despertador toca e você se sente renovada. A pele descansada, o ca-

belo com brilho e que não dá nenhum trabalho para arrumar. Você olha no espelho, e nenhum sinal de manchinhas ou olheiras pelo rosto. Pena que acordar todos os dias com essa visão maravilhosa é muito raro, ou então, privilé-gio de poucas sortudas. Mas não precisa se desesperar e achar que não existe mais solução nes-sa vida. Não é difícil se sentir fe-liz e bonita. Esse é um exercí-cio constante, e que precisa ser praticado todos os dias. E ao contrário do que dizem as pro-pagandas de cosméticos, é uma sensação que surge de dentro

para fora. Aquela velha frase: “é preci-so se sentir bem para estar bem” não é só um consolo de amiga para aqueles dias em que nada parece ficar bem em você. Cul-tivar um pouco de auto estima é essencial para fazer as pazes com o espelho. E acredite, para isso você não vai precisar gastar rios de dinheiro em tratamentos cosméticos. A maquiagem pode ser sua aliada nessa jornada. A primeira dica é saber quais são seus pontos fortes. De pos-se dessa informação fica muito mais fácil valorizar o que se tem de bonito. Pesquise opções de penteados em pessoas que te-nham o mesmo tipo de cabelo que você, ou cores que combi-nam com a sua cor de pele. Isso

BELEZAEstudante de Jornalismo Paola Marques

[email protected]

Para quem já está adiantada na fase da mudança e quer mais informações sobre beleza, ma-quiagem e produtos, mas não sabe onde procurar, minhas dicas são os blogs e fóruns. Com uma linguagem que pa-rece conversa de amiga, eles são a melhor alternativa para quem quer opiniões sobre produtos e tratamentos estéti-cos. Saber a opinião de quem já testou facilita, e muito, na hora de se aventurar no mun-do da beleza.

Vende na farmácia?www.vendenafarmacia.comO que fazer quando a néces-saire divide o espaço com as contas da casa? O que fazer com o dilema UM produto de marca cara versus VÁRIOS produtos de marca barati-nha? São essas perguntas que

Joo e Loo tentam responder em cada post, mostrando que de nada adianta ter um make impecável e um bolso vazio. Além disso, toda leitora que quiser compartilhar suas im-pressões sobre produtos é bem vinda. É só mandar um email para as meninas.

2beautywww.2beauty.com.br/Marina Smith publica diaria-mente resenhas, tutoriais e dicas sobre maquiagens, cre-minhos e afins. Além do blog, existe o fórum, que conta com mais de 3 mil participantes.Seus tutoriais são lindos e fa-mosos por toda a blogsfera. Marina é muito solícita ao res-ponder as dúvidas das leitoras. Além das dicas, sempre rolam sorteios legais no blog. Vale o click!

se torna um incentivo para um novo corte de cabelo ou mesmo para ousar mais na hora de se arrumar. Outra dica é usar a maquia-gem à seu favor. Muita gente acredita que se maquiar todos os dias é criar uma máscara. Isso só acontece quando se exa-gera na quantidade ou quando se usa cores que não combinam com o seu tom de pele. Para não cair nessa cilada, teste novas sombras e batons em você mes-ma. Usada da maneira correta, a maquiagem faz com que você continue sendo você, só que o mais bonita possível. Experimente passar todo dia pela manhã um pó para tirar a oleosidade e possíveis manchi-nhas, um pouquinho de más-cara de cílios para valorizar o olhar, um toque de blush para um ar de saúde e um batom ou gloss rosinha para completar. Pronto! Em menos de cinco mi-nutos a cara de sono foi embora e deu lugar ao rostinho renova-do do começo do texto. E não se preocupe em gas-tar as economias. As farmácias e perfumarias estão repletas de produtos de qualidade e com

preços acessíveis. Depois dessas di-cas ninguém tem mais desculpas para reclamar da aparência! Reserve cinco minutos por dia pra cuidar de você e veja o resultado mais que satisfatório em pouco tempo.

Page 5: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherCampo Largo -Abril 2011

Acontece com todas: de repente aquela queda de energia,

aquela sensação que conhe-cemos tão bem por pregui-ça... Mas o dia continua e há tanto a fazer... Veja a seguir alguns truques que prometem nos colocar prá cima rapidinho!

Ouvir Música

Não é nenhuma sur-presa: nosso cérebro rea-ge quando ouvimos músi-ca (as mesmas regiões do cérebro que estão ativas durante a euforia também são ativadas com uma boa trilha sonora) Então, coloque os fones de ouvido e trabalhe ao som de sua música preferi-da. É tiro e queda!

Paquerar

Esta é para as solteiras... É divertido, é inofensivo (ou, pelo menos, deveria ser), e é eficaz. Acelera o coração e até dá um brilho ao olhar...

Beber chá

Melhor do que o café, o chá é a bebida ideal para um im-pulso na energia. Estudos tem mostrado que beber uma xíca-ra de chá preto de quatro a seis

vezes por dia reduz os níveis de hormônio do estresse em seu corpo.

Tomar um banho frio

Katharine Hepburn adorava banhos frios, e ela tinha ener-gia de sobra! Se você não enca-ra tomar um banho inteiro frio, ao tomar seu banho habitual desligue a água quente com-pletamente nos últimos dois minutos. É revigorante. Se você ainda não tem coragem (vamos lá, experimente!), ou se você quer uma alternativa quando não seja possível tomar um ba-nho, alguns respingos de água ultra-fria em seu rosto fazem quase o mesmo efeito.

Caminhar ao ar livre

Ok, eu sei : a última coisa que você provavelmente vai querer fazer quando está sentindo um pouco de preguiça é caminhar sem rumo. Bem, de qualquer ma-neira, apenas alguns minutos ao ar fresco faz maravilhas em sua energia e humor. E funciona no inverno e no verão...

Usar cores alegres

Ironicamente, seu estado é parcialmente determinado pelo modo que você se projeta para os outros... Vestindo cores escuras e sombrias faz que você tenha a mesma energia destas cores. Mas, as cores vibrantes e divertidas,

5

Xô Preguiça!Tem dias que aquela vontade de não fazer nada é mais for te que tudo, veja o que você pode fazer pra melhorar isso

Publicitária e blogueira [email protected] Pawluzyk

podem lhe dar uma resposta igualmente vibrante e enérgica.

Cheirinho de limão

A vitamina C é milagrosa. Não só ingerindo, mas tam-bém aromas cítricos podem revitalizar os seus sentidos e curar a preguicinha crôni-ca. Laranjas, limões, limas ... Então, pegue a fruta, ou uma loção para o corpo com per-fume de limão, e ins-pire...

Tirar uma soneca

Essa é complicada. Se não for curta - cinco a 10 minutos,no máximo - poderia ter o efei-to oposto. Assim, não esqueça de um despertador, para quando o tempo se esgote.

Comer um pedaço de chocolate

Como tirar uma soneca, pode ser um desafio, se a força de von-tade é algo que está faltando, além de energia, pois o ideal é co-mer apenas um pedaço... O cho-colate é uma ‘injeção’ de endor-fina. Além disso, contém cafeína – o meio-amargo tem mais que o chocolate ao leite. Mas, olha a balança: é apenas uma porção...

Pontos ativadores de energia

Técnicas de acupuntura tem sido usadas para curar enxaque-ca, estresse e tensão. Então ative, com os dedos mesmo, o ponto certo: aperte entre o polegar e o indicador durante alguns minu-tos. Isso dá um rápido aumento na energia.

Agora, se bate ‘aquela’ pregui-ça em um dia de folga e sem mui-tos afazeres, se permita ser venci-da por ela... Se joga e aproveita!

www.mulherzinhanet.blogspot.com

www.mulherzinhanet.blogspot.comacesse:

BEM-ESTAR

Page 6: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 20116

VARIEDADES

Começa um tempo de renovação. As na-tivas de Áries estão agora mais conscien-tes dos seus atos e ações do passado e de que forma eles manifestam as suas consequências no presente. Ao longo da primeira quinzena terá ainda de contar com algumas situações de tensão, quer com os outros, quer consigo mesma. É como se essa tomada de consciência as-sumisse as proporções de um tornado e quisesse varrer as poeiras à sua volta. A virada da quinzena traz mais estabilidade emocional, que acaba por se repercutir nos vários aspectos da sua vida, com sal-do positivo na vertente sentimental.

Áriesde 21/03 a 20/04

Ao longo de Abril a nativa de Touro vai estar imparável. Grande força, determinação, cora-gem e magnetismo não vão faltar, para levar a diante os desafios do mês. Um novo projeto ganha agora contornos mais definidos e en-contrará as condições para o por em prática, com fortes probabilidades de sucesso. Do ponto de vista sentimental o mês traz alguma instabilidade provocada, sobretudo, pelo seu estado emocional. As suas emoções vão estar mais à flor da pele, o que poderá levara flutuar no mundo das ilusões. Contudo, não faltarão bons momentos de partilha, roman-tismo e afetividade.

Tourode 21/04 a 20/05

Para as geminianas , um mês for te e de energias bastante positivas. Em termos

Gêmeosde 21/05 a 20/06

As aprendizagens, os novos métodos e habilidades que adquiriu nos últimos tempos, deverão ser agora colocados ao seu serviço para a nova fase pro-f issional que aí vem. As sementes que está lançando são prósperas e trazem perspectivas agradáveis e duradouras. É provável que o início do mês traga ainda algum impasse, mas rapidamente receberá notícias que a deixarão bem mais animada. Pode contar com boas ajudas ou parcerias para concretização dos seus projetos. Em termos sentimen-tais, embora tenha boa sintonia e enten-dimento, terá momentos em que sentirá necessidade do seu próprio espaço e da sua total liberdade para que não lhe falte o ar.

Câncerde 21/06 a 21/07

Mesmo que tenha perdido uma batalha, anime-se porque ainda pode ganhar a guerra. Abril pede esperança e otimis-mo para enfrentar os desaf ios. Sereni-

Um mês movimentado que traz prenún-cios de novidades. Importantes conquis-tas podem ser alcançadas em Abril, já que as suas ações encaminham-se num bom sentido. Revela boa capacidade de comu-nicação e sentido de liderança, o que po-derá fazer render bons frutos. Mais para o final do mês alguns assuntos podem ficar um pouco bloqueados, mas nada que atrapalhe a conjuntura geral. Em termos afetivos, os que estão sós poderão iniciar um novo romance. Já os casais têm fortes probabilidades de serem agraciados com o nascimento de um filho ou notícia de gravidez.

Virgemde 23/08 a 22/09

Mês marcado por uma nova esperan-ça e otimismo no setor prof issional. Perspectivam-se mudanças favoráveis que surgem motivadas pelo seu espíri-to de ação e força de vontade. Revela criatividade e ideias inspiradoras que o ajudarão à tão aguardada ascenção na carreira. É provével que procurem os seus conselhos e a sua experiência em prol de um projeto coletivo. Ao nível sentimental, os casais cujam relações passam um período de maior desgaste

Librade 23/09 a 22/10

Este mês aconselha-se maior cautela em todas as questões que envolvam negocia-ções ou transações. Pode acontecer que lhe escape algum detalhe importante ou mesmo ter de lidar com pessoas que não lhe mostram o jogo todo. Em momentos de dúvida, ouça a sua intuição. No setor finan-ceiro terá possibilidade de reequilibrar as suas finanças, mas deve ser comedida nos gastos. A nível sentimental terá oportunida-de de revelar o seu lado mais romântico e sensível, com bom retorno.

Escorpiãode 23/10 a 21/11

Está dotada de um grande sentido de jus-tiça e imparcialidade. O seu equilíbrio é notado e será importante para conduzir os assuntos do mês. Abril exige algumas tomadas de decisão e terá toda a lucidez necessária para o fazer. Profissionalmente poderá se abrir uma nova janela de opor-tunidades que lhe trará uma boa dose de otimismo. Do ponto de vista sentimental as relações encontram-se estáveis.

Sagitáriode 22/11 a 21/12

Ao longo do mês de Abril a capricorniana vai revelar uma intensa vontade de dar um novo impulso à sua vida. É hora de arregaçar as mangas e encarar os desafios de frente, com força e determinação. Contudo, nem todos à

Capricórniode 22/12 a 20/01

Mudança, mudança, mudança.… É tem-po de olhar para a frente, deixar para trás velhos padrões de comportamento, abandonar o que já não lhe traz felicidade, substituir o que já não lhe serve. Há um novo ciclo para ser vivido, quer no plano profissional, quer pessoal. Mas para estar preparado para os desafios, é importante que assuma algumas rupturas que embora dolorosas serão libertadoras. O universo conspira a seu favor para que, ao longo do mês, novas e renovadas oportunidades lhe sejam apresentadas.

Aquáriode 21/01 a 19/02

Uma nova fase na vertente profissional traz indicadores de sucesso e a tão almejada estabilidade financeira. Este mês pode re-ceber notícias importantes que darão novo impulso aos seus projetos e ambições. Es-tão favorecidas as parcerias e sociedades. No plano sentimental reina um maior enten-dimento e harmonia nos casais. Digamos que as boas-novas que receberá ao nível material, darão mais tranquilidade e com isso mais disponibilidade para os assuntos do coração.

Peixesde 20/02 a 20/03

HORÓSCOPO MENSAL - ABRIL DE 2011prof issionais, você poderá dar início a uma nova atividade que, embora mais exigente, lhe trará mais sucesso, reali-zação e retorno f inanceiro. É provável que tenha de fazer alguma viagem de trabalho, ou que estabeleça contatos promissores com o estrangeiro. A con-juntura de Abril é igualmente favorável para os assuntos do coração. Viverá momentos de felicidade e total harmo-nia. Para as que estão sós, o mês traz boas novidades.

Livro Sugestão Filme SugestãoA Troca (Clint Eastwood)Los Angeles, março de 1928. Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira, se despede de Walter (Gattlin Griffith), seu filho de 9 anos, e parte rumo ao trabalho. Ao retornar descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele. Um filme emocionante do início ao fim.

Mothern - Manual da mãe moderna (Laura Guimarães e Juliana Sampaio)O livro surgiu a partir do famosíssimo blog Mothern e das colunas das autoras na antenada revista Trip. Elas contam as aventuras e desven-turas das mães dos tempos de hoje com muito bom humor: na materni-dade, nas festas, na hora do choro, nas brincadeiras, nas viagens, nos restaurantes. Sempre de uma maneira alegre, prática, realista e inteli-gente. Afinal, muito melhor do que padecer no paraíso é se divertir nele.

Portal Angelswww.portalangels.com

Leãode 22/07 a 22/08

sua volta parecem acompanhar o seu ritmo e isso pode provocar algum stress e maior propensão para conflitos. Modere um pouco o seu ímpeto, mantenha-se fiel às suas moti-vações e alcançará os seus propósitos. No plano sentimental terá momentos de alguma solidão e melancolia. Um amor do passado pode voltar aos seus pensamentos, trazendo saudade e nostalgia.

devem aproveitar a conjuntura de abril para promover pontes de entendimento. Uma conversa franca poderá revelar-se de extrema impor tância.

dade e equilíbrio são impor tantes para atingir as suas metas e o destino dará um empurrão nesse sentido. Conf ie no seu potencial, leonina. Em termos senti-mentais, o apoio do seu parceiro vai ser extremamente impor tante para você, há entendimento e sintonia nos afetos.

Page 7: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherCampo Largo -Abril 2011 7

COZINHA & CIA

Bolo de chocolate fofinho

por Carminha Paes

Para essa edição, pensei em uma receita que combina com a Páscoa, Dia das Mães ou qualquer outra ocasião especial: um delicioso e fofo bolo de chocolate.

MASSA•5ovosemtemperaturaambiente•5colheresdesopadeaçucar•5colheresdesopadeachocolatado• 5 colheres de sopa de farinha detrigo•1colherdesopadefermento

RECHEIO•2clarasbatidasemneve•2colheresdesopadeaçucar•200mldenata(cremedemesa)•1pacotedesuspirinhos

COBERTURA•1barradechocolatemeioamargo•1latadecremedeleite

MODO DE FAZER A MASSABater as claras em neve e em seguida acrescentar as gemas, uma a uma. Adicionar o açúcar e o achocolata-do.Desligar a batedeira, acrescentar o trigo e o fermento e misturar à mão. (é importante peneirar a farinha e o fermento sobre a massa, para que fiquem leves). Assar em forma des-

montável e untada, em forno médio, por aproximadamente 35 minutos.Faça o teste do palito de dente: se você furar o bolo e o palito sair lim-po, o bolo já está assado.

MODO DE FAZER O RECHEIOBata primeiramente a nata. Reserve. Bata as claras em neve, adicione o açucar, e misture com a nata.

MONTAGEMCortar o bolo 2 vezes, (dica: para cortar use um fio de costura, pas-sando de um lado a outro do bolo), formando3discos.Noprimeirodiscocolocar1camadado recheio da nata e uma camada de suspirinhos levemente quebrados. Colocar o segundo disco e repetir a operação. Cobrir com o terceiro dis-co de massa.

COBERTURADissolver a barra de chocolate em banho maria e acrescentar o creme de leite sem o soro e cobrir o bolo.

Como sugestões para decorar o bolo: raspas de chocolate, cerejas, morango ou suspiros.

Espero que você goste.Mês que vem tem mais!

[email protected]

Dicas de

CulináriaPara preparar torra-

dinhas bem finas, use o pão amanhecido. Leve o pão ao congelador até ficar firme.

Retire , corte em rodelas finas e torre em forno médio. Fique

de olho pois elas torram rapidamente.

Quando você quiser saber se um ovo está fres-

co, mergulhe-o em um copo com água. Se permanecer no fundo está fresco, mas se boiar deve ser jogado fora, pois

é sinal de que estragou.

Page 8: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 20118

Após o nascimento do filho, depoisde9mesesdegesta-ção, o corpo da nova mãe já

não é mais o mesmo. Para a grande maioria das mulheres que tem filho mudanças drásticas ocorrem no seu físico. Isso se dá, a princípio, pelo grande aumento de peso na gesta-ção, o qual contribui para a forma-ção e/ou aumento de estrias e celu-lites. Mas hoje com o grande avanço da medicina estética é possível re-cuperar o corpo antigo. Contudo,

vale lembrar que é um momento muito delicado para a nova mãe. Antes de qualquer tratamento, é necessária uma consulta médica, visto que o uso de alguns produtos ou massagens podem afetar, dentre outros fatores, o leite materno. Depois da liberação médica, a mãe já pode buscar tratamentos que podem diminuir os efeitos da gesta-ção. Existem diversos tratamentos modernos com equipamentos de última geração que visam comba-

ter a celulite e flacidez, tais como o Manthus, a Carboxiterapia, a Ra-diofreqüência e a Corrente Russa. O Manthus é um aparelho computadorizado que combina ul-trassom e correntes de média fre-quência, agindo sobre as moléculas de gordura e as deixando menores, para serem drenadas pelos vasos linfáticos e eliminadas pelo suor ou pela urina. É um tratamento indica-do para gordura localizada, flacidez de pele e celulite de todos os graus.

Fisioterapeuta CREFITO 4565-F [email protected] Claudia Polesello

Tratamentos estéticos pós-parto

Novas técnicas estéticas buscam devolver o corpo de antes para as novas mães

41 3292.3933

ESTÉTICA A Carboxiterapia é um proce-dimento também indicado para o combate da celulite, gordura loca-lizada e flacidez. É uma técnica na qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se de um aparelho com uma agulha mui-to fina. Isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos, além de estimular a formação de colágeno e novas fibras elásticas, podendo ser indicada para o tratamento de es-trias e rejuvenescimento corporal. A Radiofrequência é a escolha não cirúrgica preferida para trata-mentos de redução dos depósitos de gordura localizadas. Essa técnica suaviza e retrai a pele, além de redu-zir a circunferência corporal, rugas

e linhas finas. Proporciona também uma melhora na textura do colo e das mãos, combatendo celulites e estrias. Por fim, a Corrente Russa é um procedimento realizado através de eletrodos que são acoplados na pele, aplicando, de forma terapêu-tica, uma corrente elétrica de baixa voltagem e pequena intensidade, com objetivo de enrijecer e tonifi-car a musculatura, melhorar a cir-culação sanguínea, combatendo a celulite e a gordura localizada. Depois dessas dicas, cabe à mãe consultar um bom esteticista e bus-car o tratamento adequado à sua situação, visando sempre seu bem--estar e qualidade de vida.

Manthus uma boa opção para combater a flacidez e celulite.

Page 9: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherCampo Largo -Abril 2011 9

Estudante de Jornalismo Paola Marques

Com que cor eu vou?Um investimento barato que te deixa ainda mais linda e torna seu dia menos monótono

[email protected]

De uns tempos pra cá, o es-malte se tornou a estrela no mundo dos cosméticos. A

variedade de cores e efeitos se multi-plicou e hoje existem milhares de op-ções no mercado nacional. A causa dessa “esmaltemania” é a mudança que a cor das unhas pode causar no visual. Em vez de inves-tir em roupas, sapatos e acessórios, um novo esmalte já tem o poder de transformar todo o look. Cores cada vez mais diferentes tornam o dia a dia menos monótono e careta. Além de ajudar o bolso por ser muito mais barato que um sapato ou que um vestido novo (cada vidrinho custaemtornode3reais),trocardeesmalte ainda se torna uma atividade divertida.

Esqueça a regra de que mãos e pés precisam estar da mesma cor. Experimente uma cor clara na mão e uma mais forte no pé, ou ao contrá-rio. A variedade de cores é tanta que se torna um desfio não trocar todos os dias.

Lançamentos

A indústria já perce-beu todo esse potencial do esmalte e não perde tempo em fabricar cada vez mais no-vidades. A Risqué lançou na últi-ma edição do SPFW uma linha de es-

maltes assinada pela modelo curitiba-na Isabeli Fontana. São cores fortes,

mas com um brilho delicado. Outra novidade da Risqué é a linha Fast Fashion. O termo que prega o consumo rápido, atrai pela rapidez com que é

fabricado e que se esgota no mercado, sendo substi-

tuída por novidades. É inspirada nesse con-ceito que a marca vai colocar nas prate-leiras lotes únicos de cores que estão em alta. A primei-ra leva vai ser do esmalte “Preto Fosco”, grande

aposta do in-

verno. Já a Big Universo seguiu mais ou-sada. Lançou uma linha com esmal-tes que dão um efeito craquelado. Os nomes foram inspirados em padrões da natureza onde o efeito craquelado pode ser observado: Vulcano (preto), Magma (vermelho) e Iceberg (bran-co). Os esmaltes craquelados são ide-ais para quem gosta da chamada nail art, mas não possui muita habilidade para fazer sozinha. Com tantos lançamentos para testar, é bem possível que sobrem esmaltes e faltem unhas para serem pintadas. Ao invés de aumentar ainda mais a coleção, aproveite para dividir as novidades coloridas com as amigas. Assim, todo mundo fica com o visual em dia.

GUIA DA MULHER

MODA

Page 10: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 201110

SAÚDEPublicitárioFelipe Giacomin

[email protected] www.folhadamulher.com.br twit ter.com/felipeunderline

A saúde do nosso corpo mui-tas vezes começa pelos pés, que nos carregam o dia inteiro. Mui-tos se esquecem deste detalhe e deixam que eles acabem sofrendo com males comuns, como unhas encravadas, que podem ser tra-tadas ou evitadas com cuidados simples. A unha encravada é causada quando a unha cresce de forma irregular, ferindo a pele, muitas vezes devido ao corte irregular e a calçados apertados. Alguns tipos de bactérias costumam se instalar

no machucado, provocando infec-ção. Situações iguais a essas po-dem ser prevenidas com atitudes simples, Maria das Neves Couti-nho, especialista em podologia, recomenda que as unhas sejam cortadas de forma reta, deixando os cantos quadrados, e quando ela estiver encravada, a recomenda-ção é que não mexa até procurar um podólogo ou médico. Outra questão levantada pela podóloga é o cuidado que deve ser tomado tanto em salões de beleza quanto em clínicas de podologias,

que é a esterilizarão correta dos materiais utilizados, tais como alicates, lixas, espátulas, tesouras e palitos. Essas ferramentas reque-rem atenção especial não só por parte das manicures e pedicures que os utilizam, mas também pe-las próprias clientes. “Recomendo que as pessoas se informem sobre a esterilização dos materiais e pro-curem profissionais responsáveis, pois a esterilizarão correta dessas ferramentas podem prevenir do-enças como hepatite C e micose”, afirma Maria das Neves.

Saúde dos pésPrevina unha encravada, micoses e até hepatite com simples atitudes

Veja aqui algumas dicas simples que podem contribuir com a saúde de seus pés e melhorar a sua qualidade de vida.

Dicas da Clínica de podologia Doutor Pé:

1º Corte sempre retas as unhas dos pés. Caso contrário a compressão dos sapatos nos cantos dos pés pode fazer com que a unha fique encravada. Também evite cortá-las muito curtas.

2º Não use sapato apertado3º A cutícula é uma proteção da unha, por isso não retire

em excesso.4º Ao fazer as unhas em casa, cuidado para não se ferir

com tesoura ou alicate.5º De tempo em tempos, deixe as unhas sem esmaltes

para respirar.6º Esterilize o alicate e a tesoura antes de fazer as unhas. 7º Exija que a pedicure ou a podóloga utilize instrumen-

tos esterilizados, com esterilização segura (Autoclave). 8º É um direito seu exigir dos profissionais materiais des-

cartáveis como lixa de mão, de pés e o famoso palito de unha.

Page 11: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherCampo Largo -Abril 2011 11

SAÚDENeurologista pela ABN, Geriatra e Gerontólogo pela SBGG e Neurogeriatra do Hospital Pilar

Dr. Luiz Carlos Benthien

[email protected]

Está se tornando evidente a capacidade do cérebro e da mente que envelhecem de

manter a integridade. O grande aumen-to da longevidade aliado às melho-res práticas de diagnósticos e tratamen-

tos nos países desenvolvidos têm resultado em uma elevação apreci-ável no número de idosos sadios - pessoas que mantêm corpos e men-

tes sadios, com idade avançada. Para chegar à velhice com uma mente sadia, o nos-

so cérebro necessita de atividade e não de

inércia ou passivi-dade. O estímulo mental, com pro-dutividade, cria-ção, imaginação,

leituras, artes, jogos e trabalhos, sejam

mentais ou ma-nuais, são mui-to importantes para todas as

pessoas. Cultivar plan-tas, colecionar objetos, caminhar, manter o espírito sempre alegre,

cantar, conviver so-

cialmente e manter sempre a meta de ser útil dentro de um segmento social são atitudes simples e muito eficientes. Não pensar que a apo-sentadoria trará benefícios, ao con-trário, observa-se que a prevalência de depressão é muito frequente en-tre os aposentados, pois de produ-tivos tornam-se inativos e expostos às consequências como marginali-zação social e, consequentemente, à baixa da autoestima e suas consequ-ências negativas. As expectativas positivas de en-velhecimento normal permitem - e de fato estimulam - projeções de como poderia ser com melhor qua-lidade de vida o envelhecimento. Isso contribui para o planejamento sobre um maior período de tempo, aumentando a própria compreen-são sobre as prevenções necessárias e fundamentais. Isto é importante para estimular a longevidade com qualidade, sem sofrimento, e au-

xiliar nas projeções econômicas, culturais e familiares, visualizando o idoso como um continuísmo da vida. Quando morre um idoso, mais uma enciclopédia é incendiada. O idoso não é simples continuação do adulto, assim como a criança não é miniatura do adulto. A velhice não é um fato estático: é um término e o prolongamento de um processo. Em que consiste esse processo? Em outras palavras, o que é envelhecer? Esta ideia está ligada à transforma-ção. Mas a vida de um embrião, do bebê e da criança constitui uma in-cessante transformação. Seremos le-vados a concluir que nossa existên-cia é uma morte lenta? Certamente que não. Semelhante paradoxo des-conhece a verdade essencial da vida: ela é um sistema instável no qual se perde e reconquista a cada instante o equilíbrio; a inércia é que é o sinô-nimo de morte.

Envelhecer com qualidade de vida

O estímulo da mente e a prática de atividades são fundamentais para uma longevidade sadia

O inverno está chegando e as mudanças no clima requerem cuidados especiais com a saú-de, pois a probabilidade de ficar gripado é muito maior nesse período. Para evitar esse problema,dia30deabrilserámarcado pelo Dia de Mobi-lização contra a gripe – Dia D, que tem como objetivo re-alizar a vacinação de idosos, indígenas, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos.Nesse dia, as Unidades Bási-cas de Saúde Botiatuva, Águas Claras, Vila Glória, Itaboa, Rivabem, Fazendinha, Rondi-nha, Caratuva, Ferraria, Gua-rany, Cercadinho, Centro de Saúde e Expresso Saúde esta-rãoabertasdas8ás17horas,disponibilizando a vacinação.A Secretária Municipal de Saúde de Campo Largo reforça que é de extrema importância que esses grupos procurem as Unidades Básicas de Saúde do município e realizem a vacina. A meta nacional é de atingir 80% da população alvo. A campanha de vacinação segue atéodia13demaiode2011.A vacina que será distribuída protege contra os três prin-cipais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenzaA(H1N1).

Vacinação para quem mais precisa

www.hospitalpilar.com.br

3016.0505 / 3253-3545 Instituto do Cérebro e Coração do Hospital PilarAv. Des. Hugo Simas, 333, Curitiba - PR

Page 12: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 201112

Prof issional de Educação Física CREF: 011901G\PRGlênio Stival Gaspari

Atividade física sem grandes interrupções

A impor tância em realizar exercícios físicos durante o ano todo

[email protected]

Um medo muito comum que arremete grande parte dos praticantes de musculação é

a estagnação dos resultados, vulgar-mente chamada de “estacionada”, que ocorre quando não notamos mais nenhum tipo de benefício com as ati-vidades físicas que estamos pratican-do. Tudo parece perfeito: dieta ba-lanceada, sono da melhor qualidade, treinamento intenso e mesmo assim não percebemos nenhuma melhora em nosso corpo. Tal estado é muito comum, e provavelmente quem pra-tica musculação há mais tempo com certeza já sofreu desse mal. Mas será que realmente isso é um mal? Não ter resultados após um árduo tempo de treinamen-to intenso é algo tão ruim assim mesmo, ou será que existe um lado positivo para isso? A verdade é que mais cedo ou mais tarde, o treinamento resistido deixa de ser o único fa-tor para que possamos melho-rar nossa forma física, e então é necessário olharmos com mais atenção para outras direções:

Capacidade aeróbiaAtravés de uma melhora na ca-pacidade cardiovascular pode estar a chave do sucesso para melhorarmos nosso rendimen-to no treinamento resistido, isso porque nossa condição aeróbia

está diretamente relacionada com a capacidade de recuperação muscular entre os intervalos de descanso das séries de musculação.

Recursos ergogênicosPodem estar aliados ao treinamen-to, e então promover um aumento do desempenho, seja por aumento de força direta ou aumento da mo-tivação para treinar. Não confundir com os suplementos alimentares que são uma forma de complementar ou substituir uma refeição.

Dieta balanceadaIngerir a quantidade correta de nu-

trientes é essencial para termos o resultado esperado. Quando objeti-vamos perder peso, obrigatoriamen-te temos que pensar em gastar mais calorias do que estamos ingerindo, e ao contrário disso apenas se quiser-mos ganhar peso. Aqui neste ponto é onde entram as vitaminas e sais mi-nerais, que são necessários também para aumento da massa muscular e recuperação pós treino.

Sono de qualidade Quando dormimos relaxamos nosso organismo e possibilitamos um estado de recuperação muscu-lar e mental, através de alguns hor-

mônios secretados pelo organismo. Quando o sono não é suficiente, acordamos cansados e sem vontade de treinar, isso por que ficaram res-quícios em forma de dor muscular e stress psicológico do treino anterior, aindanãoestamos100%renovados.O sono varia conforme o indivíduo, sendo comumente estipulado como ideal um período de 8 horas, mas não há regra para afirmarmos com precisão quantas horas de sono são necessárias para cada pessoa. Agora se esses 4 itens estiverem em total harmonia com o treina-mento resistido, e mesmo assim a

ausência de resultados estivere a atormentando, é sinal que você já treina há algum tempo e seu corpo está enfrentando uma importante fase, onde seu orga-nismo passará por adaptações e estará se adequando a essa nova carcaça mais forte, com pouca gordura e uma capacidade ae-róbia acima da média. De um modo geral, quan-to mais tempo conseguirmos nos manter nesse novo padrão, mais tempo será necessário para que os resultados obtidos sejam anulados e voltemos à estaca zero. Chamamos esta etapa de consolidação, onde tornamos sólidos e duradouros os resultados conquistados.

ATIVIDADE FÍSICAwww.academiaunica.com.br/blog

41 3393.2848

Oferecido pelos profis-sionais do departamento de esporte de Campo Largo, o projeto “Ginástica em pólos” acontece nos bairros da ci-dade, em ginásios, igrejas e escolas. É voltado para a co-munidade, gratuito e aberto a todos os públicos. A principal atividade é a ginástica locali-zada, que acontece duas vezes por semana em cada lugar. Segundo a Secretaria do Esporte e Lazer de Campo Largo, o principal objetivo do projeto é atender as comuni-dades mais distantes da re-gião central, levando a elas a oportunidade de ingressar em uma atividade física orientada por um profissional, propor-cionando melhor qualidade de vida e contribuindo para hábitos mais saudáveis na po-pulação. Elizana Stassun, professo-ra de ginástica localizada do projeto, considera importante que o poder público ofereça atividades físicas orientadas à toda comunidade, indepen-dente da classe financeira e faixa etária, “pois a atividade física é hoje o grande suporte para a socialização, integra-ção, educação e objeto mais do que necessário para a ma-nutenção e aquisição da boa saúde e qualidade de vida de jovens, adultos e idosos”, de-fende a professora. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone da Vila Olím-pica, 3392-2786, que oferecediversas outras atividades vol-tadas para a sua saúde.

“Ginástica em pólos” é diferencial da pro-gramação esportiva

da cidade

Page 13: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherCampo Largo -Abril 2011 13

Charme A coluna da mulher moderna. Gladis Chemin MiróFederada a FEBRACOS

[email protected]

Em conversa com a Vereadora do Município de Campo Largo, Lindamir Ivanoski abordou so-bre o tema ‘Mulher na política’: “Como mulher sinto-me à vontade para desenvolver este tema porque fui educadora por mais de 30 anos e atu-almente atuo na Câmara Municipal de Campo Largo como vereadora. Portan-to, tenho experiência para falar sobre a

mulher na vida pública. O universo feminino é muito amplo, o exemplo marcante são as mulheres das áreas sociais como educação, saúde e assistência social, aliás, que funcionam por causa da persistência e doação das profissionais destes seg-mentos. As mulheres conquistam cada vez mais espaços que conduzem à liberda-de, mas na política ainda existe um longo caminho para ser conquistado. O Brasil tem mais eleitoras do que eleitores, porém, inversamente há menos mulher nos cargos eletivos. A representação no

parlamento, Senado e na Câmara Fede-ral é muito baixa. Já houve um grande avanço na participação da mulher nas estruturas sociais, como prova a exis-tência de uma mulher na presidência da República do nosso país. Aqui em Campo Largo elas são a maioria da população. São 1034 a mais do que a população masculina; elas tem participação significativa na sociedade e dinamizam a economia da cidade, contribuindo em diversas áreas profissionais e empresariais. São mu-lheres trabalhadoras e chefes de família responsáveis pelo sustento da casa.

Existem várias formas de a mulher fazer política, quando ela cuida e administra a sua casa, quando toma conta de seus filhos, e pelo simples ato de ir ao super-mercado, na sua profissão. Portanto como ocupante de cargo eletivo, tenho o dever de alertar todas as mulheres sobre a importância da nossa contribuição para esse lento processo democrático político. Não podemos dei-xar que nossos descendentes e nossa família fiquem desamparados da inteli-gência e sensibilidade feminina. Temos que demonstrar e agir com responsabili-dade, comprometimento, respeito, ética,

união e ter que provar através de ações que política vale à pena e que um político não pode ser julgado pelos atos de ou-tros e que os atos de todos não servem para o julgamento de um indivíduo isola-do. Esse é o papel de todas nós, o mes-mo papel divino de gerar uma vida, deve ser feito com nosso país, gerando ideias e aplicando essas soluções para que no futuro olhemos para trás, com certeza e tranquilidade do dever cumprido.”

Lindamir IvanoskiVereadora de Campo Largo.

Olá queridas mulheres! Tudo bem? A Coluna Charme vem todos os meses para mostrar o que está na moda e embelezar esta página com mulheres que se destacam em todas as atividades. Esse mês ela está uma delícia, traz moda, política e gente bonita que faz acontecer.

Espero que você goste de ler, assim como eu gostei de fazer. Aceito sugestões. Beijos de Luz!

COM A PALAVRA GLADIS CHEMIN MIRÓ

COM A PALAVRA NATHALY PROPRIETÁRIA DA LOJA CHARM

Como tudo começouDesde menina sempre gostei de estar em contato com a moda. Tive então a oportunidade de fazer o curso de estilista. Essa experiência me incentivou ainda mais a atuar no ramo, mas mesmo gostando do curso, acabei optando pela arquitetura. Aliado aos meus estudos trabalhei com a representação de uma marca de roupa catarinense a Soul Chic. Dessa forma meu envolvimento com roupas, ven-

das, lojas e clientes aumentou vindo com isso o desejo de abrir minha própria loja. A partir daí comecei a planejar a Charm. Ela foi inaugurada em dezembro de 2010 trazendo o

diferencial de comunicação nas redes sociais, as quais mantenho minhas clientes atualizadas e informadas sobre as tendências e no-vidades que chegam à loja. No dia 03 de abril de 2011 aconteceu o desfile de outono (fotos), com vários looks e com a presen-ça da estilista Cyntia Fontanella com vestidos de festa maravilhosos, que já podem ser adquiridos na Charm por encomenda. Cesar Schneider, do site www.divas.com.br colaborou com o desfile, divulgando o portal de compras coletivas só para mulheres. Isso tudo é a Charm.

Page 14: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 201114

Olá querida leitora, hoje a nossa conversa será sobre pecados e vícios. Talvez

uma pulguinha tenha surgido atrás da orelha, tentando entender a re-lação dos pecados com a decoração. Acredite, sua forma de ver e viver a vida é refletida diretamente na forma como você mora, incluindo vícios e tropeços. Esta matéria é a primeira de uma seqüência, aonde relaciona-rei os famosos pecados capitais com os erros e gafes que ocorrem com freqüência na hora de decorar a casa. Vamos lá então? Para começarmos, escolhi o mais apetitoso de todos os vícios: a gula. Quando pensamos neste pecado, geralmente relacionamos a comida ou a bebida. Mas quem acha que ela é nutrida apenas por alimentos está muito enganado. Este sentimento insaciável pode ser despertado por qualquer objeto de desejo. E esta vontade de querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem certamente será refletido no seu estilo de morar. Quer um exem-plo? Quem não conhece alguém que, em sua casa, tenha mais enfeites e objetos de decoração do que a es-tante parece suportar? Quem nunca precisou, ao entrar em um ambien-te, desviar dos inúmeros ou super-dimensionados móveis? Encher todos os cantos com vasos, bibelôs, lembranças de viagens entre outras e outras coisas acaba ameaçando a beleza e funcionalidade do espaço, pois, quando enfeitamos e mobilia-mos os ambientes em demasia, os objetos acabam brigando entre si

pela atenção dos nossos olhos, e o espaço acaba se tornando confuso e desagradável. Apesar de apreciar o estilo minimalista, não quero impor a lei do “menos é mais”, frase cunha-da pelo arquiteto Mies Van der Rohe, mas devemos tomar cuidado em relação a quantidade e qualidade do que se expõem. Existem algumas dicas que po-demos seguir para que nossos am-bientes não fiquem visualmente car-regados nem fisicamente apertados. Por exemplo, ao decorar um cômo-do, escolha um móvel ou elemento arquitetônico como destaque, e en-tão neutralize os demais. Se o sofá tem um desenho ou cor marcante, escolha objetos para complementar e que não tentem se sobressair. Já os livros e objetos decorativos ficam su-per legais se dispostos de maneira di-vertida e casual em estantes e nichos. Na última edição da Casa Cor de São Paulo, as estantes com divisórias estavam em quase todos os ambien-tes, e se tornaram peças obrigatórias em todas as lojas de móveis. Nesta tendência, estes móveis aparecem imponentes e geralmente ilumina-dos com mangueiras de led ou luzes direcionadas, e em sua maioria ocu-pam toda a extensão da parede, abri-gando um número inacreditável de objetos. E ficam simplesmente ma-ravilhosas. O segredo está no equi-líbrio. Saber dispor certa quantidade de livros na horizontal, outros na vertical, certa quantidade de vasos e objetos decorativos, algumas fotos e pronto. A estante é um móvel muito utilitário, mas não podemos esque-

cer: sem entupir de quinquilharias. Quer guardar as cartas e contas? Guarde numa caixinha bonita, não deixe a mostra. O legal é enxergar as estantes como um grande objeto de decoração, onde podemos mostrar a nossa personalidade e gosto. Existem também algumas regri-nhas de dimensionamento: entre a mesa de centro e o sofá, deixe uma circulação de, no mínimo, 50 cm. Para a circulação entre a cama e a pa-rede, o ideal é que tenhamos, no mí-nimo,70cm.Quando forcomprarum sofá, não compre exatamente do tamanho da parede, deixe sempre sobrar,pelomenos,10cmparacadalado. Melhor ainda se puder colocar uma mesinha lateral para apoiar um abajur e algum objeto menor e char-moso. Não fica outra cara? Essas regrinhas e dicas são bá-sicas, mas acreditem, já fazem uma boa diferença. Vale lembrar: não existe mágica para se colocar um “peru num pires”, busque sempre o equilíbrio entre o número e o di-mensionamento dos móveis com o dimensionamento do ambiente. Não adianta insistir, o espaço não ficará maior só porque esta abrigan-do um grande número de objetos, muito pelo contrário, a sensação que se tem é de um espaço menor e apertado. E com certeza não é esta a impressão que queremos causar, não é mesmo? Minha dica final? Liberte--se! Na próxima edição voltarei com mais pecados e mais dicas para evi-tá-los. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato. Até breve!

7 pecados da decoração

ArquitetaCrea: 111906/D [email protected]

Belisa Guelmann

SUA CASA

Exemplo do exagero: informações demais acabam criando um am-biente confuso e cansativo.

Para começar a série: o vicío dos famintos pelo exagero

Page 15: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da MulherCampo Largo -Abril 2011 15

Dizem que mãe é tudo igual, só muda o endere-ço. O dito é verdade na

relação que as mães tem com seus filhos, suas preocupações. Entre-tanto, cada mãe, assim como toda mulher, possui algumas caracte-rísticas marcantes que definem estilos próprios. Detalhes como o gosto por livros ou por aparelhos eletrônicos, a preocupação com a saúde e a aparência podem revelar dicas valiosas de personalidade. Com o Dias das Mães se apro-ximando, filhos de todas as idades ficam desesperados na procura do presente ideal. Pensando nis-so, a Folha da Mu-lher traz uma série de dicas para você não errar ao presen-tear a mulher mais importante da sua vida. O primeiro passo é identificar o estilo da sua mãe e pensar em um presente que combine. Não adian-ta dar uma cesta de café da manhã para as mães que vivem de regime, ou um Ipod para as mais

tradicionais. Depois de identifi-car o perfil de sua mãe, é hora de ir às compras.

Confira qual o perfil da sua mãe e algumas dicas para presenteá--la:

MÃE ATIVA – Ela acorda cedo para malhar ou se exercitar e está sempre de olho na balança. Ado-ra praticar esportes, nem que seja uma caminhada. Sugestões: tênis, roupas de es-

porte, óculos de sol, aparelhos de ginástica (esteira, bicicleta ergométrica), IpodeMp3player(para que ela ouça uma música enquanto pratica seu esporte fa-vorito).

MÃE INTELECTUAL – Adora ler, ver filmes e ouvir boa música. Sugestões: livros, box de DVD’s (seleção de filmes ou seriados), CD’s do estilo de música que ela gosta, ingresso para um show de um artista que ela gosta.

MÃE VAIDOSA – A mãe que adora perfumes, maquiagem, cosméticos, sempre está antena-da na moda e gosta de vestir-se bem. Sugestões: perfumes, kits de hidratante ou maquiagem (nes-ta época, a Avon, Natura e O Boticário fazem inúmeras pro-moções), sapatos e bolsas ma-ravilhosas. Sua mãe também vai adorar um dia em um spa estéti-co, ou um pacote com massagem, cabeleireiro e manicure.

MÃE MODERNA – Adora tudo que está relacionado à tecnologia.Sugestões: Ipod, câmera digital, ce-lular, laptop, home theater, secador de cabelo, óculos de sol e blurays de filmes do gênero que ela gosta.

MÃE FAMÍLIA – Ama cozinhar, experimentar novas receitas. E re-serva maior parte do seu tempo para a família. Ela precisa ter sem-pre a casa cheia. Sugestões: Programas de família, reunindo todos os filhos e netos

para ir ao cinema, a um parque, ou mesmo almo-çar fora.

Independente da lembrança, o ato de presentear tem que ser feito com amor e de co-ração. Muitas vezes, um abraço, um sorriso, ou um simples “Eu te amo” valem muito mais do que um presente caríssimo. Presenteie quem sempre cuidou de você com todo carinho não só no Dia das Mães, mas também no aniversário, Natal e outras datas comemo-rativas. Ela vai sempre adorar se sentir super amada!

Para cada estilo de mãe, um presente diferente

A Folha da Mulher traz uma série de dicas para você não errar ao presentear a pessoa que mais ama

JornalistaCaroline Bosi Beatriz

[email protected]

FAMÍLIA

Page 16: Folha da Mulher - 2ª Edição

Folha da Mulher Campo Largo - Abril 201116

EVENTOS

Duranteosdias17,18,19e20de março aconteceu, em Campo Largo, aXI Feira daMulher, rea-lizada pelo Conselho da Mulher e a Associação Comercial. A Fei-ra uma trouxe uma diversiade de atrações, novidades e tendências do universo feminino. O evento teve como objetivo destacar o potencial das mulhe-res, além de trazer novidades em serviços para o público. “A feira é uma vitrine gigante para o exposi-tor e para os visitantes. Considero que deveriam ter outros tipos de eventos voltados para o universo feminino, pois é um público mui-to observador, que tem forte poder de decisão”, afirma Edvaldo Dias, modelista e proprietário do ateliê Nefertiti Alta Costura. Dentre as inúmeras atrações do evento, destacou-se o premio “Nisaba Campolarguense”, no dia 17, com a indicação demulheresque são exemplo de sabedoria e co-nhecimento no município. Neste ano, a premiação foi para quatro mulheres campolarguenses que “fazem a diferença” e durante anos se dedicaram em áreas como: co-

Mulheres ganham prêmio de reconhecimento

Nisaba 2011 premiou as quatro “Mulheres que fazem a Diferença”

Homenageadas do Prêmio Nisaba 2011. Da esquerda para a direita, Eliane Pellizzari Spack, Isolda Nair dos Reis Vana, Dorotéa A. Mer-chiori Stoco e Maria Zapchon.

grau. Precisou parar os estudos e começoua trabalharaos16anos.Durante muitos anos trabalhou nas Lojas Spack na companhia de seu esposo. Retornou aos estudos, formou-se em Artes Visuais e é pós-graduada em História da Arte Brasileira. Lecionou no Seminário São José e na Faculdade Bom Pas-tor.Desde2007coordenaaAsso-ciação dos Deficientes Físicos de Campo Largo, uma entidade filan-trópica fundada por um grupo de portadores de deficiência física e voluntários. “Foi muito bom, mui-to gratificante! Quem não gosta de ganhar um prêmio por reconheci-mento do seu trabalho, não é mes-mo? Mas a minha maior alegria é pela associação dos deficientes fí-sicos. Essa sim foi a parte mais im-portante. Eu trabalho lá para isso, para trazer reconhecimento para a associação e para todos que fazem parte de lá. ” Comenta Eliane so-bre o prêmio.

Maria ZapchonNasceu no interior do município eatéos16anostrabalhounala-voura, mas durante quase toda a sua vida dedicou-se a dar aten-ção à residência e ao comércio Sovierzoski. Em Campo Largo o seu primeiro emprego foi na casa de Vitória Sovierzoski, onde tra-balhou durante 10 anos. Foramanos de partilha e convivência com a família que a acolheu e acreditou no seu trabalho. Depois trabalhou na casa de Estanislau e Mathilde Sovierzoski, onde per-maneceu por três anos. Por fim Maria teve a oportunidade de ser vendedora por 32 anos na LojaSovierzoski. Foi um período em que conheceu muitas pessoas e cultivou muitos clientes, os quais depois se tornaram amigos. Hoje está aposentada, mas não esquece do carinho recebido por todos os que acreditaram nas suas esco-lhas.

mercial, empresarial, educacional e social. As escolhidas foram Do-rotéa A. Merchiori Stoco, Isolda Nair dos Reis Vana, Eliane Pellizari Spack e Maria Zapchon.

Sobre as homenageadas

Dorotéa A. Merchiori Stoco Dorotéa se dedica integral-mente à área educacional há mais de 35 anos. Tem uma trajetóriafocada na formação de novos ci-dadãos e na manutenção da boa qualidade do ensino de Campo Largo. Ela exerceu as funções de professora, coordenadora, super-visora escolar, diretora auxiliar e diretora de nível fundamental e médio. “Esse prêmio é muito im-portante para mim porque ele veio motivar e ao mesmo tempo coro-ar todo um trabalho dedicado na área educacional, onde diversas pessoas desenvolvem belos traba-lhos.Depoisde35anosdetraba-lho foi muito especial, diria que foi de fundamental importância por-que o cotidiano da prática docente oferece muitos desafios.” Afirma Dorotéa.

Isolda Nair dos Reis Vana Lecionou em Campo Largo maisde30anosefezdaprofissãoumsacerdócio.Em1954foinome-ada professora no Colégio Macedo Soares, onde depois se tornou di-retora e permaneceu por oito anos. Ajudou na fundação do Clotário Portugal e ficou a frente da dire-ção durante sete anos. Foi regente de classe na Escola de Aplicação Padre José de Anchieta por quatro anos. E ainda teve a honra de ser indicada para a Inspetoria Regio-nal, a qual atendia os municípios de Campo Largo, Palmeira, Porto AmazonaseBalsaNova.Em1976foi eleita a primeira vereadora de Campo Largo e permaneceu no cargo por mais de 12 anos. Saiucandidata impulsionada por ami-gos da classe e por estar descon-tente com o sistema político da época.

Eliane Pellizzari Spack Foi criada em uma família ti-picamente italiana da Colônia Bal-bino Cunha. Estudou no Colégio Estadual Sagrada Família até o 2º