eis que venho sem demora - lição 01 - uma revelação de jesus cristo

13

Upload: sergio-silva

Post on 23-Jun-2015

10.247 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo
Page 2: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

UMA REVELAÇÃOUMA REVELAÇÃODE DE JESUS CRISTO JESUS CRISTO

Page 3: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

Alvo da liçãoAlvo da liçãoO aluno será capaz de

sabersaber reconhecer a pessoa de Jesus Cristo na vida da Igreja;

sentirsentir perceber a necessidade de aprender da Sua pessoa, genuinamente;

agiragir buscar, por meio da leitura, identificar Jesus como um meio do cuidado de Deus para conosco.

Page 4: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

Texto básicoTexto básico

Versículo-chaveVersículo-chave

Apocalipse 1.1-20Apocalipse 1.1-20

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

Apocalipse 1:1

Page 5: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

Considerando que os destinatários da revelação que João Considerando que os destinatários da revelação que João recebeu na Ilha de Patmos são as igrejas de Cristo, a recebeu na Ilha de Patmos são as igrejas de Cristo, a essência da revelação é o próprio Senhor Jesus Cristo.essência da revelação é o próprio Senhor Jesus Cristo.

O primeiro capítulo de Apocalipse pode ser dividido em O primeiro capítulo de Apocalipse pode ser dividido em quatro partes: a saudação, os títulos de Cristo, a visão de quatro partes: a saudação, os títulos de Cristo, a visão de Cristo glorificado e o resultado da visão.Cristo glorificado e o resultado da visão.

•A palavra “Apocalipse” vem do grego e significa revelaçãoA palavra “Apocalipse” vem do grego e significa revelação•As visões de João, descritas no livro de Apocalipse, aconteceram As visões de João, descritas no livro de Apocalipse, aconteceram durante o domínio dos romanos, principalmente do imperador durante o domínio dos romanos, principalmente do imperador Nero.Nero.

IntroduçãoIntrodução

Page 6: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

NORTENORTE

SULSUL

LESTELESTEOESTEOESTE

PAIPAI

ESPÍRITOESPÍRITOSANTOSANTOFILHOFILHO

7=Perfeição: união da terra com o céu7=Perfeição: união da terra com o céu

O Número sete na bíblia significa perfeição, e por ser também o número de Deus é considerado sagrado. A bíblia é cheia de pensamentos ligados ao sete.

As ideias expressas pelo sete são, especialmente: perfeição, plenitude, suficiência, consumação, obra completa e repouso. Sete são as cores do arco-íris e sete são as notas da escala musical.

Só o livro de Gênesis tem 50 vezes o número sete, Levítico tem 43 e Apocalipse mais de 40.

Page 7: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

1. Às sete igrejas (Ap 1.4)

2. Os sete espíritos (Ap 1.4)

3. Jesus Cristo, a fiel testemunha (Ap 1.5-6)a. a. purificação; purificação; b. b. libertação; libertação; c. c. posição. posição.

4. O tema do livro (Ap 1.7)

5. Alfa e Ômega (Ap 1.8)

I. A saudação (Ap 1.1-8)

Page 8: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

1. Fiel Testemunha

II. Os títulos de Cristo (Ap 1.5-6)

Jesus foi fiel à missão que Lhe foi entregue por Deus - ser Jesus foi fiel à missão que Lhe foi entregue por Deus - ser testemunha da verdade.testemunha da verdade.

2. Primogênito dos mortosJesus morreu e ressuscitou para uma vida gloriosa ao lado do Jesus morreu e ressuscitou para uma vida gloriosa ao lado do Pai. Dele temos a garantia que o mesmo acontecerá conosco.Pai. Dele temos a garantia que o mesmo acontecerá conosco.

3. Soberano dos reis da terra Jesus é o Rei dos reis. O domínio é Dele. Jesus é o Rei dos reis. O domínio é Dele.

Page 9: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

III. A visão de Cristo glorificado (Ap 1.9-16)

1. Cabelos brancos (Ap 1.14) 2. Olhos flamejantes (Ap 1.14) 3. Pés como de bronze (Ap 1.15) 4. Voz estrondosa (Ap 1.15) 5. As estrelas (Ap 1.16) 6. Espada afiadade dois gumes (Ap 1.16) 7. Rosto resplandecente(Ap 1.16)

Page 10: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo
Page 11: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

IV. O resultado da visão (Ap 1.17-20)

João teve a mesma experiência de Daniel e Ezequiel quando viram o Senhor. A mesma mão que segura as estrelas conforta, anima e limpa as suas lágrimas (v.17). É o Cristo ressurreto que fala, o Eterno com toda a autoridade sobre a morte e o inferno, e ordena a João que escreva (v.18-19).

Page 12: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

Revisão e aplicação

1.1. Para quem foi escrito o Livro de Apocalipse?Para quem foi escrito o Livro de Apocalipse?

2.2. O que significa o número sete que aparece tantas O que significa o número sete que aparece tantas vezes no livro?vezes no livro?

3.3. Por que o livro de Apocalipse foi enviado àquelas Por que o livro de Apocalipse foi enviado àquelas igrejas da Ásia, e não às outras existentes na igrejas da Ásia, e não às outras existentes na época?época?

Page 13: Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

Aos três títulos de Jesus apresentados no corpo desta Aos três títulos de Jesus apresentados no corpo desta lição João acrescenta, em doxologia, a menção dos lição João acrescenta, em doxologia, a menção dos atributos passados e futuros de nosso Senhor Jesus. Ele atributos passados e futuros de nosso Senhor Jesus. Ele não somente nos ama; Ele não somente nos libertou de não somente nos ama; Ele não somente nos libertou de nossos pecados por meio de Seu sangue (Ap 1.5); mas nossos pecados por meio de Seu sangue (Ap 1.5); mas nos constitui reino e sacerdotes (Ap 1.6). Assim como nos constitui reino e sacerdotes (Ap 1.6). Assim como Deus firmou uma aliança com os israelitas no Monte Deus firmou uma aliança com os israelitas no Monte Sinai fazendo deles Seu povo, Seu reino sobre o qual Sinai fazendo deles Seu povo, Seu reino sobre o qual governou, também Cristo por Sua morte ratificou uma governou, também Cristo por Sua morte ratificou uma nova aliança e inaugurou um novo reino. John Stott diz: nova aliança e inaugurou um novo reino. John Stott diz: “A Igreja é a nova teocracia. Cristo reina sobre nós. “A Igreja é a nova teocracia. Cristo reina sobre nós. Somos hoje Seu reino”. Somos hoje Seu reino”.

ConclusãoConclusão