document

11
 CETEB - ESCOLA ABERTA NOME: SILVIA HELENA DE SOUZA AVALIAÇÃO  A APRENDIZAGEM CRIATIVA E O PRAZE R DE APRENDER O QUE VOCÊ PENSA DISSO? 1- O QUE SÃO ATIVIDADES CRIADORAS? São atividades que oferecem uma variedade de possibilidades de solução,estimulando a opção pelo caminho adequado à capacidade e ao interesse de cada um, de acordo com as exigências do meio, e, através dessas atividades o aluno avalia as opções de ação e defie caminhos, expressando sua maneira de ver a situaçãoresultando soluções criativas e aluno satisfeito. 2- DE ACORDO C OM O DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA, CRIAR É CONCEBER,FORMAR,GERAR,DAR ORIGEM,DAR EXISTÊNCIA,FORMAR, ELABORAR,FUNDAR ETC. SOBRE OS VÁRIOS SIGNIFICADOS DO VERBO CRIAR,REFLITA: a- O QUE É PARA VOCÊ UM PROFESSOR CRIATIVO? O professor criativo é a quele que usa proce dimentos criativos, é curioso,possui coragem de correr riscos,está sempre buscando novidades,disposto para enfrentar desafios, abre espaços para que seus alunos desenvolvam atividades criativas,de acordo com seus interesses e suas capacidades. b- VOCÊ TEM POSSIBILITADO ESPAÇO,TEMPO E OPORTUNIDADES PARA FORMAR EM SEUS ALUNOS O ESPÍRITO CRIATIVO? SIM.

Upload: silvia-helena

Post on 18-Jul-2015

525 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 1/11

 

CETEB - ESCOLA ABERTA

NOME: SILVIA HELENA DE SOUZA

AVALIAÇÃO

 A APRENDIZAGEM CRIATIVA E O PRAZER DE APRENDER

O QUE VOCÊ PENSA DISSO?

1- O QUE SÃO ATIVIDADES CRIADORAS?

São atividades que oferecem uma variedade de possibilidades desolução,estimulando a opção pelo caminho adequado à capacidade e aointeresse de cada um, de acordo com as exigências do meio, e, através dessasatividades o aluno avalia as opções de ação e defie caminhos, expressando suamaneira de ver a situaçãoresultando soluções criativas e aluno satisfeito.

2- DE ACORDO COM O DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA,CRIAR É CONCEBER,FORMAR,GERAR,DAR ORIGEM,DAREXISTÊNCIA,FORMAR, ELABORAR,FUNDAR ETC.

SOBRE OS VÁRIOS SIGNIFICADOS DO VERBO CRIAR,REFLITA:

a- O QUE É PARA VOCÊ UM PROFESSOR CRIATIVO?

O professor criativo é aquele que usa procedimentos criativos, écurioso,possui coragem de correr riscos,está sempre buscandonovidades,disposto para enfrentar desafios, abre espaços para que seus alunos

desenvolvam atividades criativas,de acordo com seus interesses e suascapacidades.

b- VOCÊ TEM POSSIBILITADO ESPAÇO,TEMPO E OPORTUNIDADES PARAFORMAR EM SEUS ALUNOS O ESPÍRITO CRIATIVO?

SIM.

Page 2: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 2/11

 

PRATICANDO

3- "GERALMENTE DAMOS MAIS DESTAQUE AO ASPECTO VISUAL,MAS

PRECISAMOS ESTAR ALERTA PARA O FATO DE QUE TODOS OSSENTIDOS ESTÃO ENVOLVIDOS NA INTELIGÊNCIA E NA CRIATIVIDADE,EPOR ISSO MESMO ELES TÊM A FUNÇÃO VICARIANTE, CADA UM, PORMEIO DE SEU PRÓPRIO FUNCIONAMENTO,SUPRE A INSUFICIÊNCIAFUNCIONAL DO OUTRO. POR EXEMPLO,SE A DEFICIÊNCIA É VISUAL, OSOUTROS SENTIDOS PROCURAM SUPRIR AS FUNÇÕES DOS OLHOS,FAZENDO AS INFORMAÇÕES CHEGAREM AO CÉREBRO COM MAIS

 ACUIDADE POR OUTROS SENTIDOS".

MACHADO, Luiz Superinteligência,Rio de janeiro, Qualitymark, 2005. p. 104.

COM BASE NA CITAÇÃO ACIMA, COMO PODEMOS EXPLORAR EDESENVOLVER TODOS OS SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-

 APRENDIZAGEM?

 

PRATICANDO

4- EXPLIQUE O QUE ACONTECE EM CADA FASE DO PROCESSOCRIADOR:

Page 3: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 3/11

 

- APREENSÃO: Nessa fase surge a idéia ou um problema,que pode acontecer em situações diversas, através de um sonho, uma conversa, uma noticia e atémesmo por um fenômeno da natureza.

-PREPARAÇÃO: Corresponde à atividade consciente de busca de informaçõesdas idéias, em que o criador trabalha as questões levantadas sobre a idéiaoriginal, nessa fase o criador lê,anota,discute,indaga,explora,propõe soluções epodera suas forças e fraquezas.

-INCUBAÇÃO: Ocorre as associações e organizaçõesinconsciete das idéias,

em que o criador trabalha as questões levantadas e a maneira de concretizar asidéias, a partir das informações colhidas.

-ILUMINAÇÃO: Essa fase refere que o criador chegou à solução do problema,àchave de sua obra de criação.

-VERIFICAÇÃO: É a última fase e se refere a elaboração do trabalho, da

sistematização e da revisão, nela o criador tenta dar forma final à inspiração queteve. Caso ele não consegue realizar o seu trabalho, deve abandonar a primeiraapreensão e procurar uma nova idéia e recomeçar.

PRATICANDO

5-COMO O PROFESSOR PODE:

a-ESTIMULAR A ORIGINALIDADE:

Estimulando cada aluno a ter e a manifestar idéiasoriginais,incomuns,diferentes das produzidas pelos colegas , através deatividades como: torneios de idéias, soluções de problemas,diferentes usos paraum objeto e outras, essas atividades além de estimular a originalidade,tambémvalorizam as idéias sugeridas pelos alunos.

Page 4: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 4/11

 

b- PROPORCIONAR A INVENTIVIDADE:

Estimulando os alunos a expressarem o maior número possivel deidéias,propondo questões e problemas reais para serem resolvidos.

c- DESPERTAR A CURIOSIDADE:

Indicando pistas para que os alunosprocurem as respostas, aguçando acuriosidade por aquilo que, no estudo,se relaciona com o mundo que os cercam.

d- DESENVOLVER A AUTO-ESTIMA:

Estimulando os alunos a tomarem iniciativas e assim, aprenderem pela

própria iniciativa.

e- AGUÇAR A PERCEPÇÃO SENSORIAL:

Faer com que os alunos percebam as coisas que acontecem em outrosespaços além da escola, como lerem jornais, discutiremnotícias,filmes,problemas de sua rua,de fatos internacionais e outros.

SINTETIZANDO E ENRIQUECENDO

6-VOCÊ CONCORDA QUE BRINCAR É UMA DAS MAIORES FONTES DECRIATIVIDADE? POR QUÊ?

Concordo plenamente. O brincar é um componente vital no processo criativo,que desperta o espírito a interessantes processos mentais estabelecendo novasrelações e percepções,levando as pessoas a um estado mental que contémmuitos dos elementos necessários para ser criativo-curiosidade,imaginação,experimentação,fantasia,especulação e até mesmoinversão de papéis e espanto.Brincar envolve todas as formas de divertir-se,incluindo jogos,brinquedos,esportes,piadas,trocadillhos e outras atividadesque parecem insignificantes,como,colorir com giz de cera, todas essasatividades implicam libertar-se da autoconsciência e da culpa por poder sedivertir.

Page 5: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 5/11

 

SINTETIZANDO E ENRIQUECENDO

7-QUAL A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM?

A motivação é fator essencial para a ocorrência da aprendizagem, o aluno

pode dispor dos recursos didáticos mais modernos e eficientes, mas se não for motivado ele não aprende.É um processo que se desenvolve no interior doindivíduo e o impulsiona a agir,ela resulta de uma série de necessidades decaráter biológico,psicológico e social.O aluno motivado sente vontade deaprender e encontra-se disposto a participar das atividades propostas pelosprofessores.

PRATICANDO

8-LUTAMOS POR ALGO MOTIVADO PELA NECESSIDADE OU PELAVAIDADE. FALE SOBRE AMBAS:

Segundo a escala de Maslow,primeiramente a pessoa procura a satisfaçãodas necessidades fisiológicas,sociais e psicológicas respectivamente.Asnecessidades fisiológias se referem à preservação da vida,são chamadasnecessidades básicas,como: a fome,o sexo,a sede, o sono,o repouso,asegurança etc., as sociais são as necessidades referentes ao bem-estar socialdo índivíduo,incluindo à convivência no meio social,à cooperação,à participaçãoe outros,as necessidades psicológicas são as que impulsionam a pessoa na

direção de novos objetivos e de novas aprendizagens, visando a promoção daautorealização,da autoconfiança,da autoestima,do autorespeito,da autonomia,dacompetência,são necessidas consideradas de grande importância para odesenvolvimento humano pois motiva a pessoa a aprender e continuar aprendendo.

PRATICANDO

9-QUAL A LIGAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM

SIGNIFICATIVA?

Page 6: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 6/11

 

PRATICANDO

10-COMO PODEMOS MOTIVAR NOSSOS ALUNOS?

SINTETIZANDO E ENRIQUECENDO

Page 7: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 7/11

 

11- PODEMOS DIZER QUE O JOGO É UM ELEMENTO MOTIVADOR?EXPLIQUE:

O QUE VOCÊ PENSA DISSO?

12- COMO PROPICIAR AO ALUNO A OPORTUNIDADE DE APRENDER?

Page 8: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 8/11

 

PRATICANDO

13- ALÉM DOS JOGOS,QUE OUTRAS ATIVIDADES PODEM SERVIR COMOELEMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?

Page 9: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 9/11

 

VOCÊ É O AUTOR

14-FAÇA UMA ANÁLISE CRITÍCA DOS TEXTOS DESTE MÓDULOCONSIDERANDO SUA PRÁTICA PROFISSIONAL:

 

Refletir sobre a aprendizagem criativa e sobre o prazer de aprender pode ser ocaminho para uma educação com mais qualidade, pois desperta algo pessoal,valioso e inovador. Oferece uma variedade de possibilidades de solução,estimulando a opção pelo caminho adequado à capacidade e ao interesse decada um, de acordo com as exigências do meio.

Para essa aprendizagem criativa acontecer, primeiramente surge umpensamento criador, esse, fruto de um conjunto de elementos inseparáveis, queatuam de forma interativa, sempre em busca de novidades, podendo-sedestacar como auxiliadoras nesse processo as seguintes fases: apreensão,preparação, incubação, iluminação e verificação, que servem como referencialpara melhor ajudar o educando a desenvolver sua criatividade e perceber suaspotencialidades.

 Ainda se faz necessário dizer algumas palavras sobre as origens ou causas da

criatividade. Está muito claro que sua origem é coberta de mistérios. De fato,alguns indivíduos são visivelmente mais criativos do que outros, mas isso comcerteza não é apenas uma questão de genialidade. Na verdade, a origem dacriatividade permanece misteriosa, mesmo que seja presente em todos nós.

 Agora é moda entre alguns psicólogos, quando eles se deparam com algo que édifícil de explicar, chamá-lo de inato ou hereditário, como se esta fosse umaexplicação. Mas absolutamente não é uma explicação, e desse modo só

Page 10: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 10/11

 

transferem o problema para o campo da biologia. E, na biologia, estamos muitolonge de ser capazes de explicar qualquer tipo de atitude mental, que dirá acriatividade. Criatividade não é apenas uma questão de precocidade emindivíduos que se tornaram muito criativos. Os indivíduos não são sempreprecoces. Mozart, é claro, é um dos melhores exemplos de uma alma precoce ecriativa. Mas muitos outros se tornaram criativos muito mais tarde em suasvidas, foi bem mais tarde que tiveram as idéias mais originais.

 Através da criatividade somos motivados a buscar novas formas de resolver osproblemas, mas para que isso aconteça é importante utilizarmos como critério asdiversas formas de motivação, sendo elas: as que dão informações a respeito datarefa a ser aprendida e sua realização; as que apelam para as emoções, nocaso dos elogios, prêmios, repressões e ainda as que agem mediante oscontatos dos alunos com seus colegas. Nos ambientes educacionais, acriatividade deve ser potencializada pelas ações pedagógicas. Como defineNovaes (1980, p. 13), é fundamental favorecer "a mobilização do potencialcriativo em todas as disciplinas e assuntos, dando valor ao pensamentoprodutivo, uma vez que a criatividade estará presente em várias situações ediversidade de assuntos".

 Além da motivação e incentivos, o brincar é a essência do pensamento lúdico ecaracteriza

 

Page 11: Document

5/16/2018 Document - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/document-55ab567ab9c3b 11/11