curumim - 28 de fevereiro de 2016

8
Nº63 Fev/2016 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia Contos de Fadas OS IRMÃOS GRIMM

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 26-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

OLHA lá lourival,é um arco-íris!

conta a lenda que no final do arco-íris

tem um tesouro!

então vamos ver se é verdade!

Não estou vendo nada, só um rio.

Cadê o tal do tesouro?

existe tesouro maior que este?

Nº63 Fev/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

Contos de FadasContos de

OS IRMÃOS GRIMM

01_08_CURUMIM - Copia.indd 1-2 26/02/2016 20:51:42

Page 2: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

CURUMIM INDICA: ANA E O SAPO

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Executi voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cienti [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Uma compilação de ti ras de um único quadro da ilustradora AnaLu Me-

deiros. Todas tratam de acon-tecimentos diverti dos e por vezes absurdos do coti diano, que passam despercebidos. As ti ras de AnaLu trazem uma arte que é encantadora em sua sim-plicidade. São situações do co-ti diano, diverti das, refl exivas e por vezes absurdas, com as quais o leitor pode facilmente se identi fi car.

Editora: Tribo – Edição especial

Autora: AnaLu Medeiros (texto e arte).

Preço: R$ 25,00Número de páginas: 144

Data de lançamento: Novembro de 2013

Pesquisadores chi-neses conseguiram reduzir a energia

necessária para trans-formar o dióxido de carbono em combustí-vel líquido. O proces-so de redução do CO², publicado em artigo na revista Nature, ocorre com ajuda de eletrici-dade e de um eletrodo de cobalto/óxido de

cobalto que funciona como catalisador. Uma descoberta viável de ser aplicada em escala industrial seria capaz de reduzir a emissão de um dos principais gases do efeito estu-fa e ainda geraria lu-cros ao transformá-lo em um produto com alto valor agregado. Vamos torcer!

Gás carbônico reciclado

1988

CURUMIMNA HISTÓRIA

O DESAQUECIMENTO DA ECONOMIA

Em julho de 1988, com a infl ação massacran-do os salários, o brasileiro enfrentava a difí cil linguagem dos economistas e era obrigado a ouvir termos como: hiperinfl ação, Produto Interno Produto, taxas de juros, especulação e desaquecimento da economia. Para tentar explicar essa zorra para as crianças, o Curumim fez um quadrinho onde nosso herói conversava com um operário na cidade grande. Desem-pregado, o operário explicava para o Curumim que foi mandado embora do emprego por causa do desaquecimento da economia. E aí o indiozinho concluia, tristonho, que toda vez que ocorria o tal DESAQUECIMENTO, quem passava frio era o trabalhador. Muito inteligente esse indiozinho, hein?

SALVE OPLANETA

?? ?

Os irmãos Grimm são res-ponsáveis pelas versões modernas dos grandes

clássicos das histórias infantis. Seu trabalho mudou para sem-pre o mundo do conto de fadas.

Onde moravamOs irmãos Jacob (1785-1863)

e Wilhelm (1786-1859) Grimm moravam na Alemanha, na ci-dade de Kassel, onde viveram entre os anos de 1798 e 1841.

Ouvindo históriasNessas andanças, ouviam mui-

tas histórias, então, passaram a escrevê-las e publicaram os primeiros contos no início do século XIX.

Sucesso Ficaram logo famosos, com

narrativas como a de “Chapeu-zinho Vermelho” e “Rapunzel”.

Branca de NeveSua principal criação foi “Bran-

ca de Neve e os sete anões”, de 1812, transportada para o

cinema em 1937 por Walt Disney. O con-to “Os músicos de Bremen” serviu de inspiração para o musical Os saltim-bancos.

Patrimônio da humanidade

Em 2004, a Alemanha pro-pôs a Unesco que as histórias dos Grimm virassem patrimônio histórico da humanidade.

Obra rara em KasselOs contos dos irmãos

Grimm, como são co-nhecidos, foram tradu-zidos para 170 idiomas.

RelíquiaA primeira edição da

obra, armazenada em Kassel (centro da Alemanha), faz parte do Patrimônio Cultural da Hu-manidade desde 2005.

CAGI BI TE

CURIOSIDADES: OS IRMÃOS GRIMM

01_08_CURUMIM - Copia.indd 3-4 26/02/2016 20:56:28

Page 3: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Tem um velho ditado popular que diz assim: “Quem conta um conto, aumen-ta um ponto” . Isto signifi ca dizer que

a cada vez que uma história é contada por alguém, ela é modifi cada pela pessoa que a está contando. Normalmente a pessoa aumenta um pouco um detalhe ou outro da história. Eu por exemplo, quando era crian-ça, era louco por tudo que começava com uma história: gibi, música, cinema, livros...e talvez por isso tenha escolhido a profi ssão de jornalista, pois um jornalista nada mais é do que um contador de histórias.

Voltando à minha infância, quando lia uma história e não gostava do fi nal, dese-nhava a mesma história mas com outro fi nal. Por exemplo, cansei de ver o Lobo morrer de fome, por isso, certa vez, mudei o fi nal da história e encerrei com o Lobão assando os porquinhos com uma maçã na boca. É claro que meus amigos, principalmente as meninas, não gostaram nada, mas acabaram rindo. Tudo isso era a imaginação de um garoto que adorava histórias. Por isso, bem cedo passei a ler todos os contos dos Irmãos Grimm. Esses alemães geniais diziam que estavam apenas escrevendo, durante à noite,

as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia. De qualquer forma quase todos nós agimos assim. Afi nal, cada um tem uma história para contar, seja da escola, da rua ou até de nossas viagens, não é mesmo?

Todo pai deve ler histórias para seus fi lhotes, porque os contos de fadas invadem o imaginário das crianças e estão presentes em todas as etapas da vida dos humanos. O mundo da fantasia é interessante para um fi lme, uma brincadeira ou mesmo para fazer com que a criança compreenda um processo. Mas, na vida real é que se viven-ciam os grandes dilemas a que estamos tão acostumados.

Um bom domingo, esperando que o Curumim e seus leitores vivam felizes para sempre!

6 3

O MUSEU DOS IRMÃOS GRIMM

CONTADORES DE HISTÓRIAS

sempre!

O cenográfico povoado medieval de Steinau, conhecido por suas ruas estreitas e construções en-

xaimel, abriga a Amtshaus, sobrado do início do século 16 onde Jacob e Wilhelm viveram parte da infância, entre 1791 e 1796. Atualmente, a casa funciona como sede do belo e interativo Brüder Grimm Haus ,cujos destaques são as 14 salas decoradas com trechos de histórias (pessoais e literárias) dos Grimm, capas de obras traduzidas em outros idiomas (entre elas o Grande Dicionário Alemão e a Gramática Alemã). Para quem domina o alemão, é possível também sentar-se em uma poltrona de rei para ouvir his-tórias dos Grimm contadas em iPods.

HULKDepois dos rumores afirmando que Mark Ruffalo iria

reprisar o papel de Hulk em ‘Capitão América: Guerra Civil‘, Robert Downey Jr. chegou a confirmar que o per-sonagem estaria no filme. Em entrevista à BBC, o ator Anthony Mackie deixou escapar que Mark Ruffalo está no filme. “O filme história bem desenvolvida e genial, e o elenco tem Robert Downey Jr., Chris Evans, Scarlett Johansson e Mark Ruffalo entregando uma ótima atuação.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Os rumores sobre a saída de Daniel Craig da franquia 007 ganharam força. Durante entrevista ao The Shortlist, Mark Strong, colega de elenco de Craig no inédito Our Friends in the North, indicou que o ator não voltará mais à pele de James Bond. O boato sobre a despedida de Daniel Craig do papel do agente secreto circula desde o lançamento de 007 Contra Spectre, mas até agora nada foi confi rmado.

A Walt Disney do Brasil divulgou o cartaz nacional e o trailer legendado de ‘Meu Amigo, o Dragão‘, que revisita o clássico da Disney de 1977. O fi lme conta a estória de Pete é um menino órfão que mora na fl oresta junto de seu melhor amigo Elliott , um enorme dragão verde. Meu Amigo, O Dragão‘ é dirigido por David Lowery (‘Amor Fora da Lei’).

A estreia no Brasil acontece em outubro.

JAMES BOND

MEU AMIGO DRAGÃO

O último herói da Amazônia

A HBO divulgou novos cartazes ofi ciais da sexta temporada de Game of Thrones com imagens individuais de personagens da série. A sexta tem-porada de Game of Thrones marca o retorno de Brian Stark, que, após o treinamento com o mis-terioso Corvo de Três Olhos, pode agora usar seus dons especiais para ver o passado, o presente e o futuro de Westeros. sexta temporada de Game of Thrones estreia no dia 24 de abril pela HBO!

GAME OF THRONES

CIRCULO DE FOGO 2

Depois de passar meses com a tarja de “adiado indefi nidamente”, o longa-metragem voltou das pro-fundezas com o anúncio de um novo diretor para a produção: ninguém menos do que Steven S.DeKnight, produtor executi vo e roteirista-chefe da aclamada série Demolidor e criador de Spartacus. Quanto ao roteiro do fi lme, isso fi ca a cargo, como antes, do escritor Jon Spaihts, que trabalhou anteriormente nas histórias de Prometheus e Doutor Estranho.

01_08_CURUMIM - Copia.indd 5-6 26/02/2016 20:52:45

Page 4: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

RAPUNZELCHAPEUZINHO VERMELHO

O PEQUENO POLEGAR

RAPUNZEL CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Como leitor anti go do Curumim (desde a década de 80), sinto falta de reler as anti gas histórias do personagem e rever alguns personagens que não aparecem mais. Que tal uma edição comemorati va com anti gas ti rinhas do jornal?

4 5

O Curumim lia uma his-torinha para sua turma. Era Branca de Neve e os

sete anões, e o indiozinho já estava no fi nal:

— Ao redor do caixão de vidro os anãozinhos choravam ajoel-hados. O Príncipe chegou em seu cavalo branco, debruçou-se sobre o leito de morte e beijou Branca de Neve. Foi um beijo de amor que fez sua amada despertar para a vida. Abraçan-do o príncipe, Branca de Neve subiu no seu corcel e eles deram adeus aos sete anões: “Adeus, meus amiguinhos! Obrigada por tudo!” “Adeus Branca de Neve!...” E eles galoparam para o castelo real, onde se casaram e viveram felizes para sempre.

Sarah Patel, que fi cara emocio-nada com o desfecho comentou:

— Chuinf!...quem será que cria histórias assim tão lindas?

— Os irmãos Grimm, Sarah Patel. Os mais incríveis conta-dores de histórias do mundo – respondeu Curumim.

— Fale mais sobre os irmãos Grimm, Curumim – pediu a in-diazinha Murupi.

— Os irmãos Grimm, indiaz-inha, foram os escritores mais famosos dos contos de fadas infanti s. Jacob e Wilhelm Grimm escreveram as histórias infanti s que lemos até hoje.

— Quais? – quis saber o Jacaré Thinga.;

— Vixi! Um monte: Chapeuz-inho Vermelho, Branca de Neve,

Cinderela, A Bela Adormecida, João e Maria...

Como eu ia dizendo, amiguin-hos, os dois irmãos fi zeram e fazem muito sucesso até hoje, com suas histórias e seus con-tos que fazem a felicidade das crianças e ati çam a imaginação dos adultos.

— Mas eles eram brasilei-ros? – questionou Lourival, o papagaio.

— Que nada, rapaz! Jacob e Wilhelm Grimm nasceram na Alemanha e dedicaram a sua vida ao registro das fabulas in-fanti s e assim ganharam fama e notoriedade com as crianças.

Além das belas historias e as contribuições para o imaginário dos curumins de todo o mun-

do, os Irmãos Grimm também contribuíram para a língua alemã com um dicionário e assim desen-volveram um estudo mais apro-fundado da língua e do folclore popular local.

Os Irmãos Grimm começaram a sua carreira de escritores estu-dando justamente a língua alemã, mais precisamente o folclore e a linguagem popular. Depois de vários contos publicados em sep-arado, fi nalmente em 1812 eles publicaram o seu primeiro livro em conjunto – “Contos da Criança e do Lar”. Depois disso, eles publicaram vários contos com traduções e adaptações locais.

O segundo volume de “Con-tos da Criança e do Lar” saiu em 1815, e com o passar dos anos

novas edições foram lançadas e o livro começava a ganhar novos e atualizados contos, fazendo deste o primeiro grande sucesso dos Irmãos Grimm. Os Irmãos Grimm tornaram a fantasia acessível para as crianças.

Entre os contos mais famosos dos Irmãos Grimm estão vários conhecidos do mundo todo como a Cinderela, A Branca de neve, João e Maria, O Ganso de ouro, Rapunzel, Os músicos de Bremen, O Pequeno Polegar, O Casament0o de Dona Raposa, entre outros.

— E como termina mesmo as histórias dos Irmãos Grimm? – perguntou Curumim.

E toda turma respondeu:— E viveram felizes para

sempre!!!!

PESQUISA

RISCA E RABISCA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

CRISTIANO MARTINS

IARA SANTOS 5 ANOS

Opa, Cristi ano. Temos que dizer que a sua ideia veio muito a calhar! Estamos editando um livro com a história do nosso indiozinho, contando sua trajetória e revivendo grandes momento de toda a turma. A ideia é lançar ainda em 2016. Fique atento!

MARIA FRANCISCA

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E-MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

OS IRMÃO GRIMM

01_08_CURUMIM - Copia.indd 7-8 26/02/2016 20:53:46

Page 5: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

RAPUNZELCHAPEUZINHO VERMELHO

O PEQUENO POLEGAR

RAPUNZEL CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Como leitor anti go do Curumim (desde a década de 80), sinto falta de reler as anti gas histórias do personagem e rever alguns personagens que não aparecem mais. Que tal uma edição comemorati va com anti gas ti rinhas do jornal?

4 5

O Curumim lia uma his-torinha para sua turma. Era Branca de Neve e os

sete anões, e o indiozinho já estava no fi nal:

— Ao redor do caixão de vidro os anãozinhos choravam ajoel-hados. O Príncipe chegou em seu cavalo branco, debruçou-se sobre o leito de morte e beijou Branca de Neve. Foi um beijo de amor que fez sua amada despertar para a vida. Abraçan-do o príncipe, Branca de Neve subiu no seu corcel e eles deram adeus aos sete anões: “Adeus, meus amiguinhos! Obrigada por tudo!” “Adeus Branca de Neve!...” E eles galoparam para o castelo real, onde se casaram e viveram felizes para sempre.

Sarah Patel, que fi cara emocio-nada com o desfecho comentou:

— Chuinf!...quem será que cria histórias assim tão lindas?

— Os irmãos Grimm, Sarah Patel. Os mais incríveis conta-dores de histórias do mundo – respondeu Curumim.

— Fale mais sobre os irmãos Grimm, Curumim – pediu a in-diazinha Murupi.

— Os irmãos Grimm, indiaz-inha, foram os escritores mais famosos dos contos de fadas infanti s. Jacob e Wilhelm Grimm escreveram as histórias infanti s que lemos até hoje.

— Quais? – quis saber o Jacaré Thinga.;

— Vixi! Um monte: Chapeuz-inho Vermelho, Branca de Neve,

Cinderela, A Bela Adormecida, João e Maria...

Como eu ia dizendo, amiguin-hos, os dois irmãos fi zeram e fazem muito sucesso até hoje, com suas histórias e seus con-tos que fazem a felicidade das crianças e ati çam a imaginação dos adultos.

— Mas eles eram brasilei-ros? – questionou Lourival, o papagaio.

— Que nada, rapaz! Jacob e Wilhelm Grimm nasceram na Alemanha e dedicaram a sua vida ao registro das fabulas in-fanti s e assim ganharam fama e notoriedade com as crianças.

Além das belas historias e as contribuições para o imaginário dos curumins de todo o mun-

do, os Irmãos Grimm também contribuíram para a língua alemã com um dicionário e assim desen-volveram um estudo mais apro-fundado da língua e do folclore popular local.

Os Irmãos Grimm começaram a sua carreira de escritores estu-dando justamente a língua alemã, mais precisamente o folclore e a linguagem popular. Depois de vários contos publicados em sep-arado, fi nalmente em 1812 eles publicaram o seu primeiro livro em conjunto – “Contos da Criança e do Lar”. Depois disso, eles publicaram vários contos com traduções e adaptações locais.

O segundo volume de “Con-tos da Criança e do Lar” saiu em 1815, e com o passar dos anos

novas edições foram lançadas e o livro começava a ganhar novos e atualizados contos, fazendo deste o primeiro grande sucesso dos Irmãos Grimm. Os Irmãos Grimm tornaram a fantasia acessível para as crianças.

Entre os contos mais famosos dos Irmãos Grimm estão vários conhecidos do mundo todo como a Cinderela, A Branca de neve, João e Maria, O Ganso de ouro, Rapunzel, Os músicos de Bremen, O Pequeno Polegar, O Casament0o de Dona Raposa, entre outros.

— E como termina mesmo as histórias dos Irmãos Grimm? – perguntou Curumim.

E toda turma respondeu:— E viveram felizes para

sempre!!!!

PESQUISA

RISCA E RABISCA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

CRISTIANO MARTINS

IARA SANTOS 5 ANOS

Opa, Cristi ano. Temos que dizer que a sua ideia veio muito a calhar! Estamos editando um livro com a história do nosso indiozinho, contando sua trajetória e revivendo grandes momento de toda a turma. A ideia é lançar ainda em 2016. Fique atento!

MARIA FRANCISCA

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E-MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

OS IRMÃO GRIMM

01_08_CURUMIM - Copia.indd 7-8 26/02/2016 20:53:46

Page 6: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Tem um velho ditado popular que diz assim: “Quem conta um conto, aumen-ta um ponto” . Isto signifi ca dizer que

a cada vez que uma história é contada por alguém, ela é modifi cada pela pessoa que a está contando. Normalmente a pessoa aumenta um pouco um detalhe ou outro da história. Eu por exemplo, quando era crian-ça, era louco por tudo que começava com uma história: gibi, música, cinema, livros...e talvez por isso tenha escolhido a profi ssão de jornalista, pois um jornalista nada mais é do que um contador de histórias.

Voltando à minha infância, quando lia uma história e não gostava do fi nal, dese-nhava a mesma história mas com outro fi nal. Por exemplo, cansei de ver o Lobo morrer de fome, por isso, certa vez, mudei o fi nal da história e encerrei com o Lobão assando os porquinhos com uma maçã na boca. É claro que meus amigos, principalmente as meninas, não gostaram nada, mas acabaram rindo. Tudo isso era a imaginação de um garoto que adorava histórias. Por isso, bem cedo passei a ler todos os contos dos Irmãos Grimm. Esses alemães geniais diziam que estavam apenas escrevendo, durante à noite,

as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia. De qualquer forma quase todos nós agimos assim. Afi nal, cada um tem uma história para contar, seja da escola, da rua ou até de nossas viagens, não é mesmo?

Todo pai deve ler histórias para seus fi lhotes, porque os contos de fadas invadem o imaginário das crianças e estão presentes em todas as etapas da vida dos humanos. O mundo da fantasia é interessante para um fi lme, uma brincadeira ou mesmo para fazer com que a criança compreenda um processo. Mas, na vida real é que se viven-ciam os grandes dilemas a que estamos tão acostumados.

Um bom domingo, esperando que o Curumim e seus leitores vivam felizes para sempre!

6 3

O MUSEU DOS IRMÃOS GRIMM

CONTADORES DE HISTÓRIAS

sempre!

O cenográfico povoado medieval de Steinau, conhecido por suas ruas estreitas e construções en-

xaimel, abriga a Amtshaus, sobrado do início do século 16 onde Jacob e Wilhelm viveram parte da infância, entre 1791 e 1796. Atualmente, a casa funciona como sede do belo e interativo Brüder Grimm Haus ,cujos destaques são as 14 salas decoradas com trechos de histórias (pessoais e literárias) dos Grimm, capas de obras traduzidas em outros idiomas (entre elas o Grande Dicionário Alemão e a Gramática Alemã). Para quem domina o alemão, é possível também sentar-se em uma poltrona de rei para ouvir his-tórias dos Grimm contadas em iPods.

HULKDepois dos rumores afirmando que Mark Ruffalo iria

reprisar o papel de Hulk em ‘Capitão América: Guerra Civil‘, Robert Downey Jr. chegou a confirmar que o per-sonagem estaria no filme. Em entrevista à BBC, o ator Anthony Mackie deixou escapar que Mark Ruffalo está no filme. “O filme história bem desenvolvida e genial, e o elenco tem Robert Downey Jr., Chris Evans, Scarlett Johansson e Mark Ruffalo entregando uma ótima atuação.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Os rumores sobre a saída de Daniel Craig da franquia 007 ganharam força. Durante entrevista ao The Shortlist, Mark Strong, colega de elenco de Craig no inédito Our Friends in the North, indicou que o ator não voltará mais à pele de James Bond. O boato sobre a despedida de Daniel Craig do papel do agente secreto circula desde o lançamento de 007 Contra Spectre, mas até agora nada foi confi rmado.

A Walt Disney do Brasil divulgou o cartaz nacional e o trailer legendado de ‘Meu Amigo, o Dragão‘, que revisita o clássico da Disney de 1977. O fi lme conta a estória de Pete é um menino órfão que mora na fl oresta junto de seu melhor amigo Elliott , um enorme dragão verde. Meu Amigo, O Dragão‘ é dirigido por David Lowery (‘Amor Fora da Lei’).

A estreia no Brasil acontece em outubro.

JAMES BOND

MEU AMIGO DRAGÃO

O último herói da Amazônia

A HBO divulgou novos cartazes ofi ciais da sexta temporada de Game of Thrones com imagens individuais de personagens da série. A sexta tem-porada de Game of Thrones marca o retorno de Brian Stark, que, após o treinamento com o mis-terioso Corvo de Três Olhos, pode agora usar seus dons especiais para ver o passado, o presente e o futuro de Westeros. sexta temporada de Game of Thrones estreia no dia 24 de abril pela HBO!

GAME OF THRONES

CIRCULO DE FOGO 2

Depois de passar meses com a tarja de “adiado indefi nidamente”, o longa-metragem voltou das pro-fundezas com o anúncio de um novo diretor para a produção: ninguém menos do que Steven S.DeKnight, produtor executi vo e roteirista-chefe da aclamada série Demolidor e criador de Spartacus. Quanto ao roteiro do fi lme, isso fi ca a cargo, como antes, do escritor Jon Spaihts, que trabalhou anteriormente nas histórias de Prometheus e Doutor Estranho.

01_08_CURUMIM - Copia.indd 5-6 26/02/2016 20:52:45

Page 7: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

CURUMIM INDICA: ANA E O SAPO

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Executi voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cienti [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Uma compilação de ti ras de um único quadro da ilustradora AnaLu Me-

deiros. Todas tratam de acon-tecimentos diverti dos e por vezes absurdos do coti diano, que passam despercebidos. As ti ras de AnaLu trazem uma arte que é encantadora em sua sim-plicidade. São situações do co-ti diano, diverti das, refl exivas e por vezes absurdas, com as quais o leitor pode facilmente se identi fi car.

Editora: Tribo – Edição especial

Autora: AnaLu Medeiros (texto e arte).

Preço: R$ 25,00Número de páginas: 144

Data de lançamento: Novembro de 2013

Pesquisadores chi-neses conseguiram reduzir a energia

necessária para trans-formar o dióxido de carbono em combustí-vel líquido. O proces-so de redução do CO², publicado em artigo na revista Nature, ocorre com ajuda de eletrici-dade e de um eletrodo de cobalto/óxido de

cobalto que funciona como catalisador. Uma descoberta viável de ser aplicada em escala industrial seria capaz de reduzir a emissão de um dos principais gases do efeito estu-fa e ainda geraria lu-cros ao transformá-lo em um produto com alto valor agregado. Vamos torcer!

Gás carbônico reciclado

1988

CURUMIMNA HISTÓRIA

O DESAQUECIMENTO DA ECONOMIA

Em julho de 1988, com a infl ação massacran-do os salários, o brasileiro enfrentava a difí cil linguagem dos economistas e era obrigado a ouvir termos como: hiperinfl ação, Produto Interno Produto, taxas de juros, especulação e desaquecimento da economia. Para tentar explicar essa zorra para as crianças, o Curumim fez um quadrinho onde nosso herói conversava com um operário na cidade grande. Desem-pregado, o operário explicava para o Curumim que foi mandado embora do emprego por causa do desaquecimento da economia. E aí o indiozinho concluia, tristonho, que toda vez que ocorria o tal DESAQUECIMENTO, quem passava frio era o trabalhador. Muito inteligente esse indiozinho, hein?

SALVE OPLANETA

?? ?

Os irmãos Grimm são res-ponsáveis pelas versões modernas dos grandes

clássicos das histórias infantis. Seu trabalho mudou para sem-pre o mundo do conto de fadas.

Onde moravamOs irmãos Jacob (1785-1863)

e Wilhelm (1786-1859) Grimm moravam na Alemanha, na ci-dade de Kassel, onde viveram entre os anos de 1798 e 1841.

Ouvindo históriasNessas andanças, ouviam mui-

tas histórias, então, passaram a escrevê-las e publicaram os primeiros contos no início do século XIX.

Sucesso Ficaram logo famosos, com

narrativas como a de “Chapeu-zinho Vermelho” e “Rapunzel”.

Branca de NeveSua principal criação foi “Bran-

ca de Neve e os sete anões”, de 1812, transportada para o

cinema em 1937 por Walt Disney. O con-to “Os músicos de Bremen” serviu de inspiração para o musical Os saltim-bancos.

Patrimônio da humanidade

Em 2004, a Alemanha pro-pôs a Unesco que as histórias dos Grimm virassem patrimônio histórico da humanidade.

Obra rara em KasselOs contos dos irmãos

Grimm, como são co-nhecidos, foram tradu-zidos para 170 idiomas.

RelíquiaA primeira edição da

obra, armazenada em Kassel (centro da Alemanha), faz parte do Patrimônio Cultural da Hu-manidade desde 2005.

CAGI BI TE

CURIOSIDADES: OS IRMÃOS GRIMM

01_08_CURUMIM - Copia.indd 3-4 26/02/2016 20:56:28

Page 8: Curumim - 28 de fevereiro de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

OLHA lá lourival,é um arco-íris!

conta a lenda que no final do arco-íris

tem um tesouro!

então vamos ver se é verdade!

Não estou vendo nada, só um rio.

Cadê o tal do tesouro?

existe tesouro maior que este?

Nº63 Fev/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

Contos de FadasContos de

OS IRMÃOS GRIMM

01_08_CURUMIM - Copia.indd 1-2 26/02/2016 20:51:42