curumim - 21 de fevereiro de 2016

8
Nº62 Fev/2016 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia EDIÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 25-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

YARA, QUE CARA É ESTA?

MEU NAMORADO NÃO GOSTA MAIS

DE MIM...

E POR QUE JÁ, MANINHA?

SÓ PORQUE EU SOU METADE

JARAQUI...

E ELE PREFERE MATRINXÃ!!

FIM.

Nº62 Fev/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

EDIÇÃO DE

COMBATE AO

AEDES AEGYPTI

01_08_CURUMIM - Copia.indd 1-2 20/02/2016 01:21:12

Page 2: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

CURUMIM INDICA: BLOG PIPIPUM

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Executi voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cienti [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

No blog Pipipum, um diário gráfico, Filipe Aviz e sua esposa Suzani Figueira ilustram com bom humor o dia a dia de pais de primeira viagem. O blog é atualizado

quase diariamente com ilustrações que retratam bem a mudança de rotina com a chegada de um bebê. Vale a pena conferir, Curuminzada.

Em áreas abando-nadas após o des-matamento e o uso

agropecuário, a mata costuma voltar com tudo, sugando CO2 (principal gás causador do aquecimento global) num ritmo 11 vezes su-perior ao de uma flores-ta que nunca tenha sido derrubada. A pesquisa foi publicada na presti-giosa revista científica “Nature”. Os resultados analisados vieram de

45 regiões das Améri-cas, do México à Bolívia, incluindo vários locais na Amazônia e na mata atlântica brasileiras. Para ajudar no esforço global contra as mudan-ças climáticas, um ca-minho simples e barato seria simplesmente per-mitir que tais florestas embrionárias se rege-nerassem naturalmente em áreas degradadas - além, é claro, de evitar mais desmatamento.

MATA QUE SE REGENERA

1989

CURUMIMNA HISTÓRIA INDIOZINHO

PIONEIRO Numa época em que o Vídeo Game ainda

era um arti go para poucos, o Clube do Curumim já surpreendia seus sócios. Em

1989, em conjunto com a já exti nta Importa-dora Gitana, o jornalzinho sorteou um Dacar, sensação nos anos 80, fazendo a alegria do leitor Leandro Lima. Lindas lembranças que o Curumim faz questão de relembrar para mostrar que o nosso jornalzinho tem muita história para contar. Hoje, quem também deve ter história para contar é o nosso amigo Lean-dro Lima. Se você ainda conti nua a ler nosso jornalzinho, Leandro, mande um e-mail, afi nal, um dia você foi sócio do Clube do Curumim!

SALVE OPLANETA

?? ?

O mosquito Aedes aegypti virou o inimigo número 1 dos brasileiros. Nosso

país atravessa uma das piores crises em décadas e por isso o Curumim entra no movimento para ajudar a acabar com esse mosquitinho danado.

• Qual a origem do mosquito Aedes Aegypti?

O A. aegypti é originário do Egito. A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.

• Por que o nome Aedes Ae-gypti?

O termo foi usado pela primei-ra vez em 1762, quando foi de-nominado Culex aegypti. Culex significa “mosquito” e aegyp-ti, egípcio, portanto: mosquito egípcio. O gênero Aedes só foi descrito em 1818.

• Como o Aedes Aegypti che-gou ao Brasil?

As teorias mais aceitas indicam que o A. aegypti te-nha se disseminado da Áfri-ca para o continente ameri-cano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos. Há regis-tro da ocorrência da doença em Curitiba (PR) no final do século 19 e em Niterói (RJ) no início do século 20.

• Quando surgiu o Zika?O vírus Zika foi isolado pela

primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na flores-ta Zika em 1947, por esse motivo esta denominação. Entre 1951 a 2013, evidências sorológicas em humanos foram notificadas em países da África

•O que é Microcefalia?A microcefalia é uma doença

em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade. Pode ser transmitida pelo Zika vírus, prejudicando o desenvolvimen-to mental do bebê.

CAGI BI TE

PLANETACURIOSIDADES: AEDES AEGYPTI

01_08_CURUMIM - Copia.indd 3-4 19/02/2016 19:25:20

Page 3: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Uma notí cia em um jornal de Teresina, Piauí me chamou a atenção: “Crianças ajudam a

combater o Aedes aegypt”. Fiquei aqui pensando que essa é uma boa ideia. Professores de escolas po-deriam ti rar um dia para que os curumins pudessem desenvolver ati vidades de limpeza para a elimi-nação dos focos do mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, foi reforçada com ati vidades lúdicas para a criançada. Lá em Teresina, tendo o mosquito como tema, elas parti ciparam de brincadeiras, ouviram músicas re-lacionadas e conversaram com o Prefeito Firmino Filho sobre a im-portância da prevenção. O ponto alto do evento foi a chegada simbó-lica do mosquito Aedes aegypti . Ele veio atravessando a lagoa de canoa, numa forma de simbolizar a chegada ao Brasil do Zika vírus, que prova-velmente se deu durante a copa do mundo. Dali em diante, o objeti vo passou a ser eliminá-lo, o que foi

simbolizado numa caminhada pelas ruas do bairro, num ensinamento práti co de como o lixo pode se tor-nar criadouro do mosquito. Em Ma-naus, poderíamos também realizar ati vidades desse ti po, envolvendo alunos e professores. Com mon-tagem de teatrinho de fantoches, fi lmes sobre o mosquito, palestras de profi ssionais da saúde, editar carti lhas explicati vas e até levar as crianças para uma área onde elas pudessem acompanhar o trabalho de limpeza para eliminar o Aedes Aegypti . É ou não é uma boa ideia? Bom domingo, curumins!

6 3

RADIAÇÃO CONTRA O AEDES

CRIANÇAS NO COMBATE

AO MOSQUITO

Um novo método para tornar mos-quitos machos inférteis por ra-diação nuclear poderia ajudar a

reduzir as populações do Aedes aegypti , mosquito transmissor de zika, dengue e Chikungunya, disse a agência de energia atômica da Organização das Nações Uni-das. A técnica, envolve expor os machos do mosquito Aedes aegypti a raios-X ou gama. Além do Brasil, outros países como México, Guatemala, El Salvador e Indonésia também requisitaram a tecno-logia da AIEA. Esses mosquitos machos criados em laboratório poderiam então ser soltos, reduzindo assim o número de insetos numa determinada área sem matar animais ou usar químicos.

SONICA Sony Pictures Entertainment marcou a data de lan-

çamento de Sonic the Hedgehog, filme baseado no per-sonagem dos games da SEGA. Em entrevista (via io9), o CEO da companhia Hajime Satomi, anunciou que o longa chegará aos cinemas em 2018. O filme pretende capturar o tom irreverente e espírito do Sonic, reunindo o ouriço com alguns dos personagens mais infames da franquia de jogos, como o vilão Dr. Eggman.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

A Marvel Studios começou as fi lmagens no Pinewood Studios em Atlanta, Georgia, de ‘Guar-diões da Galáxia 2‘, com previsão de chegar aos cinemas brasileiros dia 27 de abril de 2017. ‘Guar-diões da Galáxia 2‘ dá sequência às aventuras da equipe enquanto eles desvendam o mistério da real ascendência de Peter Quill.

Daniel Radcliff e fechou contrato para estrelar Jungle, fi lme baseado na história real de Yossi Ghinsberg, que passou três semanas perdido na Amazônia. Em sua página do Google Plus, o ator confi rmou o projeto e disse estar “incrivel-mente animado e honrado por ter um papel” no drama de sobrevivência. Greg McLean (Wolf Creek) vai assumir a direção de Jungle, que não tem previsão para fi lmagens.

GUARDI-ÕES DA GALÁXIA

DANIEL RADCLIFFE

O último herói da Amazônia

A Paramount Pictures divulgou cartazes com os personagens de As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras, sequência da produção de 2014 com o quarteto formado por Leonardo, Donatello, Rafael e Michelangelo. As quatro tartarugas vão enfrentar os mutantes Bebop e Rocksteady na conti nuação, além de ter que lidar com o retorno do Destruidor. Outra ameaça para o quarteto será Krang, per-sonagem conhecido dos desenhos animados. As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras tem estreia prevista para 16 de junho no Brasil.

TARTARUGAS

NINJA

PREDADORA Fox divulgou a primeira imagem te-

aser do novo fi lme, ainda sem tí tulo defi nido. “Você nunca verá ele chegan-do”, diz a ameaçadora arte; confi ra mais abaixo. Não há cronograma defi nido para o novo Predador, mas é possível que o longa saia em 2017, quando a franquia completa seu aniversário de 30 anos.

01_08_CURUMIM - Copia.indd 5-6 20/02/2016 01:17:44

Page 4: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Olá, turma do Curumim. Estou mandando meu recado no esti lo 2 em 1, primeiro para fazer um elogio e depois uma sugestão. A qualidade do material está muito boa e confesso que tenho uti lizado algumas vezes em minhas aulas (sou professor da rede pública). Aproveito para sugerir temas relacionados a história do nosso estado, ainda tão desconhecida por nossas crianças. Um grande abraço e conti nuem com o bom trabalho.

4 5

—Olha só que mos-quiti nho mais boniti nho. É

todo preto e branco! – apontou Sarah Patel para o bichinho que sobrevoava por perto.

— Afasta-se, tartaruga! Esse mosquito é perigoso, preciso eliminá-lo! – gritou Curumim, apavorado e mandando, plaft !, uma lapada de folha de bananeira no mosquito, que foi esmagado.

— Nossa, porque toda essa violência! Logo tu, que és o pro-tetor da natureza! – protestou a tartaruguinha Sarah Patel.

— Tá falando isso porque não sabe quem é esse mosquito!.... Trata-se do Aeds aegypti , um mosquito perigoso!

— Aeds o quê, rapá?— Aeds aegypti , o transmissor

da dengue, da Chikungunya e agora do zika, que causa mi-crocefalia nos bebês.

— Agora é que eu não entendi bulhufas, Curumim!

— Vou explicar, Sahrinha, senta aí.

— Tá bom, meu indiozinho sabido!

— Presta atenção, tartaruga: O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti também é o transmissor do Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre Chikun-gunya. Estes insetos são tí picos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical, aquele com presença de calor e chuvas.

Eles não conseguem viver em regiões frias.

— Como é esse tal de Aedes? – perguntou Sarah Patel.

— É esse mosquiti nho que a senhora acabou de ver e eu acabei de matar. É de tamanho pequeno, possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento. Possui cor preta com manchas (riscos) brancos no dorso, pernas e ca-beça. O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir. O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está reti rando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue

para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância an-estésica, fazendo com que não haja dor na picada.

— Mas que mosquito pilantra! – xingou Sarah Patel

— As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no fi nal da tarde. Picam nas regiões dos pés, tor-nozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída).

— Ah, já saquei! Por isso que tem um monte de propaganda e reportagens dizendo pra não deixar água parada, em vaso, em garrafas, pneu...

— Isso! É importante não

deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o Aedes Aegypti não consegue se reproduzir. Já o Zika Vírus, tar-taruguinha, é uma infecção cau-sada pelo vírus ZIKV, transmiti da pelo mosquito Aedes aegypti , mesmo transmissor da dengue da febre Chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos fo-ram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika ati ngiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil noti fi cou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

PESQUISA

RISCA E RABISCA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

PROFESSOR CHARLES

RAFAEL VIANNA6 ANOS

Professor Charles, são mensagens como essa que nos incenti vam a conti nuar e melhora cada vez mais o nosso jornalzinho. Ficamos felizes em saber que nova gerações de crianças podem aprender com as dicas desse Curumim esperto. Adoramos a sua sugestão e pode aguardar novidades em breve. Muito obrigado.

ABNER LIMA2 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E-MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

TODOS CONTRA O AEDES

01_08_CURUMIM - Copia.indd 7-8 19/02/2016 19:24:12

Page 5: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Olá, turma do Curumim. Estou mandando meu recado no esti lo 2 em 1, primeiro para fazer um elogio e depois uma sugestão. A qualidade do material está muito boa e confesso que tenho uti lizado algumas vezes em minhas aulas (sou professor da rede pública). Aproveito para sugerir temas relacionados a história do nosso estado, ainda tão desconhecida por nossas crianças. Um grande abraço e conti nuem com o bom trabalho.

4 5

—Olha só que mos-quiti nho mais boniti nho. É

todo preto e branco! – apontou Sarah Patel para o bichinho que sobrevoava por perto.

— Afasta-se, tartaruga! Esse mosquito é perigoso, preciso eliminá-lo! – gritou Curumim, apavorado e mandando, plaft !, uma lapada de folha de bananeira no mosquito, que foi esmagado.

— Nossa, porque toda essa violência! Logo tu, que és o pro-tetor da natureza! – protestou a tartaruguinha Sarah Patel.

— Tá falando isso porque não sabe quem é esse mosquito!.... Trata-se do Aeds aegypti , um mosquito perigoso!

— Aeds o quê, rapá?— Aeds aegypti , o transmissor

da dengue, da Chikungunya e agora do zika, que causa mi-crocefalia nos bebês.

— Agora é que eu não entendi bulhufas, Curumim!

— Vou explicar, Sahrinha, senta aí.

— Tá bom, meu indiozinho sabido!

— Presta atenção, tartaruga: O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti também é o transmissor do Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre Chikun-gunya. Estes insetos são tí picos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical, aquele com presença de calor e chuvas.

Eles não conseguem viver em regiões frias.

— Como é esse tal de Aedes? – perguntou Sarah Patel.

— É esse mosquiti nho que a senhora acabou de ver e eu acabei de matar. É de tamanho pequeno, possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento. Possui cor preta com manchas (riscos) brancos no dorso, pernas e ca-beça. O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir. O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está reti rando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue

para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância an-estésica, fazendo com que não haja dor na picada.

— Mas que mosquito pilantra! – xingou Sarah Patel

— As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no fi nal da tarde. Picam nas regiões dos pés, tor-nozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída).

— Ah, já saquei! Por isso que tem um monte de propaganda e reportagens dizendo pra não deixar água parada, em vaso, em garrafas, pneu...

— Isso! É importante não

deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o Aedes Aegypti não consegue se reproduzir. Já o Zika Vírus, tar-taruguinha, é uma infecção cau-sada pelo vírus ZIKV, transmiti da pelo mosquito Aedes aegypti , mesmo transmissor da dengue da febre Chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos fo-ram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika ati ngiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil noti fi cou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

PESQUISA

RISCA E RABISCA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

PROFESSOR CHARLES

RAFAEL VIANNA6 ANOS

Professor Charles, são mensagens como essa que nos incenti vam a conti nuar e melhora cada vez mais o nosso jornalzinho. Ficamos felizes em saber que nova gerações de crianças podem aprender com as dicas desse Curumim esperto. Adoramos a sua sugestão e pode aguardar novidades em breve. Muito obrigado.

ABNER LIMA2 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E-MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

TODOS CONTRA O AEDES

01_08_CURUMIM - Copia.indd 7-8 19/02/2016 19:24:12

Page 6: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Uma notí cia em um jornal de Teresina, Piauí me chamou a atenção: “Crianças ajudam a

combater o Aedes aegypt”. Fiquei aqui pensando que essa é uma boa ideia. Professores de escolas po-deriam ti rar um dia para que os curumins pudessem desenvolver ati vidades de limpeza para a elimi-nação dos focos do mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, foi reforçada com ati vidades lúdicas para a criançada. Lá em Teresina, tendo o mosquito como tema, elas parti ciparam de brincadeiras, ouviram músicas re-lacionadas e conversaram com o Prefeito Firmino Filho sobre a im-portância da prevenção. O ponto alto do evento foi a chegada simbó-lica do mosquito Aedes aegypti . Ele veio atravessando a lagoa de canoa, numa forma de simbolizar a chegada ao Brasil do Zika vírus, que prova-velmente se deu durante a copa do mundo. Dali em diante, o objeti vo passou a ser eliminá-lo, o que foi

simbolizado numa caminhada pelas ruas do bairro, num ensinamento práti co de como o lixo pode se tor-nar criadouro do mosquito. Em Ma-naus, poderíamos também realizar ati vidades desse ti po, envolvendo alunos e professores. Com mon-tagem de teatrinho de fantoches, fi lmes sobre o mosquito, palestras de profi ssionais da saúde, editar carti lhas explicati vas e até levar as crianças para uma área onde elas pudessem acompanhar o trabalho de limpeza para eliminar o Aedes Aegypti . É ou não é uma boa ideia? Bom domingo, curumins!

6 3

RADIAÇÃO CONTRA O AEDES

CRIANÇAS NO COMBATE

AO MOSQUITO

Um novo método para tornar mos-quitos machos inférteis por ra-diação nuclear poderia ajudar a

reduzir as populações do Aedes aegypti , mosquito transmissor de zika, dengue e Chikungunya, disse a agência de energia atômica da Organização das Nações Uni-das. A técnica, envolve expor os machos do mosquito Aedes aegypti a raios-X ou gama. Além do Brasil, outros países como México, Guatemala, El Salvador e Indonésia também requisitaram a tecno-logia da AIEA. Esses mosquitos machos criados em laboratório poderiam então ser soltos, reduzindo assim o número de insetos numa determinada área sem matar animais ou usar químicos.

SONICA Sony Pictures Entertainment marcou a data de lan-

çamento de Sonic the Hedgehog, filme baseado no per-sonagem dos games da SEGA. Em entrevista (via io9), o CEO da companhia Hajime Satomi, anunciou que o longa chegará aos cinemas em 2018. O filme pretende capturar o tom irreverente e espírito do Sonic, reunindo o ouriço com alguns dos personagens mais infames da franquia de jogos, como o vilão Dr. Eggman.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

A Marvel Studios começou as fi lmagens no Pinewood Studios em Atlanta, Georgia, de ‘Guar-diões da Galáxia 2‘, com previsão de chegar aos cinemas brasileiros dia 27 de abril de 2017. ‘Guar-diões da Galáxia 2‘ dá sequência às aventuras da equipe enquanto eles desvendam o mistério da real ascendência de Peter Quill.

Daniel Radcliff e fechou contrato para estrelar Jungle, fi lme baseado na história real de Yossi Ghinsberg, que passou três semanas perdido na Amazônia. Em sua página do Google Plus, o ator confi rmou o projeto e disse estar “incrivel-mente animado e honrado por ter um papel” no drama de sobrevivência. Greg McLean (Wolf Creek) vai assumir a direção de Jungle, que não tem previsão para fi lmagens.

GUARDI-ÕES DA GALÁXIA

DANIEL RADCLIFFE

O último herói da Amazônia

A Paramount Pictures divulgou cartazes com os personagens de As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras, sequência da produção de 2014 com o quarteto formado por Leonardo, Donatello, Rafael e Michelangelo. As quatro tartarugas vão enfrentar os mutantes Bebop e Rocksteady na conti nuação, além de ter que lidar com o retorno do Destruidor. Outra ameaça para o quarteto será Krang, per-sonagem conhecido dos desenhos animados. As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras tem estreia prevista para 16 de junho no Brasil.

TARTARUGAS

NINJA

PREDADORA Fox divulgou a primeira imagem te-

aser do novo fi lme, ainda sem tí tulo defi nido. “Você nunca verá ele chegan-do”, diz a ameaçadora arte; confi ra mais abaixo. Não há cronograma defi nido para o novo Predador, mas é possível que o longa saia em 2017, quando a franquia completa seu aniversário de 30 anos.

01_08_CURUMIM - Copia.indd 5-6 20/02/2016 01:17:44

Page 7: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

CURUMIM INDICA: BLOG PIPIPUM

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Executi voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cienti [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

No blog Pipipum, um diário gráfico, Filipe Aviz e sua esposa Suzani Figueira ilustram com bom humor o dia a dia de pais de primeira viagem. O blog é atualizado

quase diariamente com ilustrações que retratam bem a mudança de rotina com a chegada de um bebê. Vale a pena conferir, Curuminzada.

Em áreas abando-nadas após o des-matamento e o uso

agropecuário, a mata costuma voltar com tudo, sugando CO2 (principal gás causador do aquecimento global) num ritmo 11 vezes su-perior ao de uma flores-ta que nunca tenha sido derrubada. A pesquisa foi publicada na presti-giosa revista científica “Nature”. Os resultados analisados vieram de

45 regiões das Améri-cas, do México à Bolívia, incluindo vários locais na Amazônia e na mata atlântica brasileiras. Para ajudar no esforço global contra as mudan-ças climáticas, um ca-minho simples e barato seria simplesmente per-mitir que tais florestas embrionárias se rege-nerassem naturalmente em áreas degradadas - além, é claro, de evitar mais desmatamento.

MATA QUE SE REGENERA

1989

CURUMIMNA HISTÓRIA INDIOZINHO

PIONEIRO Numa época em que o Vídeo Game ainda

era um arti go para poucos, o Clube do Curumim já surpreendia seus sócios. Em

1989, em conjunto com a já exti nta Importa-dora Gitana, o jornalzinho sorteou um Dacar, sensação nos anos 80, fazendo a alegria do leitor Leandro Lima. Lindas lembranças que o Curumim faz questão de relembrar para mostrar que o nosso jornalzinho tem muita história para contar. Hoje, quem também deve ter história para contar é o nosso amigo Lean-dro Lima. Se você ainda conti nua a ler nosso jornalzinho, Leandro, mande um e-mail, afi nal, um dia você foi sócio do Clube do Curumim!

SALVE OPLANETA

?? ?

O mosquito Aedes aegypti virou o inimigo número 1 dos brasileiros. Nosso

país atravessa uma das piores crises em décadas e por isso o Curumim entra no movimento para ajudar a acabar com esse mosquitinho danado.

• Qual a origem do mosquito Aedes Aegypti?

O A. aegypti é originário do Egito. A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.

• Por que o nome Aedes Ae-gypti?

O termo foi usado pela primei-ra vez em 1762, quando foi de-nominado Culex aegypti. Culex significa “mosquito” e aegyp-ti, egípcio, portanto: mosquito egípcio. O gênero Aedes só foi descrito em 1818.

• Como o Aedes Aegypti che-gou ao Brasil?

As teorias mais aceitas indicam que o A. aegypti te-nha se disseminado da Áfri-ca para o continente ameri-cano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos. Há regis-tro da ocorrência da doença em Curitiba (PR) no final do século 19 e em Niterói (RJ) no início do século 20.

• Quando surgiu o Zika?O vírus Zika foi isolado pela

primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na flores-ta Zika em 1947, por esse motivo esta denominação. Entre 1951 a 2013, evidências sorológicas em humanos foram notificadas em países da África

•O que é Microcefalia?A microcefalia é uma doença

em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade. Pode ser transmitida pelo Zika vírus, prejudicando o desenvolvimen-to mental do bebê.

CAGI BI TE

PLANETACURIOSIDADES: AEDES AEGYPTI

01_08_CURUMIM - Copia.indd 3-4 19/02/2016 19:25:20

Page 8: Curumim - 21 de fevereiro de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

YARA, QUE CARA É ESTA?

MEU NAMORADO NÃO GOSTA MAIS

DE MIM...

E POR QUE JÁ, MANINHA?

SÓ PORQUE EU SOU METADE

JARAQUI...

E ELE PREFERE MATRINXÃ!!

FIM.

Nº62 Fev/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

EDIÇÃO DE

COMBATE AO

AEDES AEGYPTI

01_08_CURUMIM - Copia.indd 1-2 20/02/2016 01:21:12