curumim - 6 de março de 2016

8
Nº64 Mar/2016 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 26-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 6 de março de 2016

CORAGEM É COISA DE

MULHER!

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

CORAGEM É COISA DE MULHER!

meninas,nesse 8 de março

reflitam comigo!

CORAGEM É COISA DE MULHER!

uma mulher moderna deve ter a consciência

de seu atual papel numa sociedade machista...

CORAGEM É COISA DE MULHER!

provar pra si mesma que não depende de homem pra nada!

CORAGEM

É COISA DE

MULHER!

MAMÃE!

ME APAREÇA UM MACHO TRISTE PRA CONTRUIR

UMA PONTE!

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº64 Mar/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

01_08_CURUMIM.indd 1-2 05/03/2016 00:19:49

Page 2: Curumim - 6 de março de 2016

CURIOSIDADES: O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

O Ibama iden� fi -cou a presença de óleo por uma

extensão de 17 km no litoral de Sergipe. As manchas de óleo foram localizadas na praia da Reserva Biológica de Santa Isabel, no municí-pio de Pirambu, no litoral norte do Estado, a cerca de 60 km da capital, Ara-

caju. De acordo com os técnicos do Ibama, tam-bém foram encontradas placas de petróleo em toda a extensão do litoral entre a foz dos rios Japa-ratuba e Sergipe. Segun-do o Ibama, os órgãos federais estão atuando em conjunto para moni-torar o local e possíveis impactos ambientais.

MANCHA DE ÓLEO EM RSERVA BIÓLOGICA

O DESAQUE-CIMENTO DA ECONOMIAEm julho de 1988, com a infl ação massacrando os salários, o brasileiro enfrentava a di� cil linguagem dos economistas e era obrigado a ouvir termos como: hiperinfl ação, Produto Interno Produto, taxas de juros, especulação e desaquecimento da economia. Para tentar explicar essa zorra para as crianças, o Curumim fez um quadrinho onde nosso herói conversa-va com um operário na cidade grande. Desem-pregado, o operário explicava para o Curumim que foi mandado embora do emprego por causa do desaquecimento da economia. E aí o indiozinho concluia, tristonho, que toda vez que ocorria o tal DESAQUECIMENTO, quem passava frio era o trabalhador. Muito inteli-gente esse indiozinho, hein?

SALVE OPLANETA

?? ?

• Em razão desses e tantos outros

modos de discri-minação contra a mulher, estas se uniram para buscar maior respeito a seus direitos, ao seu trabalho e

à sua vida.

• Ao longo da histó-ria, as mulheres estiveram sem-

pre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como ser-

viçais, sem receber nada pelo seu trabalho.

• A primeira proposta de criar um dia em homenagem às mu-

lheres foi feita pelo Partido Socia-lista norte-americano em 1909.

No ano seguinte, a Internacional Comunista, realizada em Cope-nhague, decidiu colocar a ideia

em prática.

• O Dia Internacional da Mulher é feriado nacional na China, Armênia,

Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgá-ria, Casaquistão, Quirguistão, Macedô-nia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã.

• O primeiro país da Era Moderna a garantir o direito de voto às mulhe-res foi a Nova Zelândia, em 1893. No mesmo ano, Elizabeth Yates se tornou prefeita de Onehunga, colônia britânica na Nova Zelândia.

• Até a segunda metade do século 20, as mulheres que trabalhavam fora de casa eram empregadas domésticas, costureiras, lavadeiras ou operárias, salvas raras exceções.

• Os dois maiores QIs já registrados pertencem a mulheres. O maior deles é da colunista e escritora americana Marilyn vos Savant, que entrou para o Livro dos Recordes com seu QI de 228 pontos.

• A primeira mulher a ser eleita para governar um país na Era Moderna foi Sirimavo Bandaranaike, do Sri Lanka. Ela se tornou primeira-ministra da ilha em 1960 e foi reeleita em 1970.

SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS

CURIOSIDADES: O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A animação Kung Fu Panda está de volta às telas dos cin-emas. Em Manaus o filme

estreou na última quinta-feira (3), acompanhando o lançamento na-cional. Na franquia, o pai de Po reaparece e viaja com o filho até um paraíso secreto dos pandas. Lá, Po terá a difícil missão de ensinar os locais a se defender de Kai, ameaça sobrenatural que ataca os mestres do kung fu. Um ótima opção para curtir com a Curuminzada.

01_08_CURUMIM.indd 3-4 05/03/2016 00:20:20

Page 3: Curumim - 6 de março de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Sou suspeito para falar, mas sempre torci pelas mulheres, desde pequenininho. E sabe por quê? Porque fui criado em uma casa

que só � nha mulher. Era aquilo que eu chamava de “casa das sete mulheres”, igual na literatura. Perdi meu pai aos 4 anos, aí fui criado por minha mãe Inês de Castro e minhas seis irmãs – Mércia, Marilúcia, Marília, Mary Jane, Maud e Mônica. Por isso tenho mo� vos de sobra para torcer pelo � me feminino. Mulheres são mais doces, mais sensíveis, mais humanas, mais compreensivas, mais organizadas, mais trabalhadoras, mais res-ponsáveis, mais carinhosas, mais atenciosas e estão sempre ao lado do homem para corrigir as besteiras da “macharada”. Seja como mãe, irmã, professora, esposa, namorada ou como colega de trabalho. Sempre que for preciso, lá estão elas em nosso socorro. Por isso toda vez que a vida fi ca complicada eu grito:

— Mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!Com o tempo, graças às lutas promovidas, a

mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a fi gura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas minha

mãe foi o maior exemplo disso, pois trabalhou a vida inteira – depois que fi cou viúva –, para nos criar e educar. Minhas irmãs até hoje vão à luta trabalhando pesado para tocar a vida. Minha mulher Teresa Pessoa – que foi minha primeira namorada –, que já par� u, deixou um exemplo de amor de mãe, de companheira, de educadora no Centro Educacional Jean Piaget – e de fi lha também, porque amava demasiadamente sua mãe, Magnólia Pessoa Figueiredo, outro exemplo de mulher forte e que sempre foi à luta. Viu? Minha vida é cercada de mulheres. É por isso que sempre torci por elas. E homenageando o 8 de março, resolvemos editar este Curumim especial para elas que sempre marcaram a nossas vidas e estão por perto para nos proteger. Com licença, rapaziada, mas este Curumim é mulher de cabo a rabo!

Bom domingo, de muito carinho e respeito às mulheres.

6 3

MARIA LENK FOI A PRIMEIRA BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS

A GENTE JÁ NASCE AMANDO AS MULHERES, NÉ É MÃE?

Bom domingo, de muito carinho e respeito às mulheres.

A nadadora Maria Emma Hulda Lenk se tornaria a primeira mulher brasileira (na verdade, a primeira sul-americana) a par� cipar dos Jogos Olímpicos. Ela � nha somente 17 anos quando embarcou no navio Itaquicê rumo à cidade de

Los Angeles, sede da compe� ção, em 1932. A delegação brasileira � nha 67 atletas: 66 homens e uma mulher. Do lado de fora, os espor� stas disputavam a atenção de curiosos, familiares e da imprensa com o então presidente Getúlio Vargas, que fora ao embarque desejar boa sorte aos aventureiros. Do lado de dentro, dividiam o espaço com 55 mil sacas de café, que serviriam para custear a viagem. Maria Lenk voltou sem medalhas para o Brasil, mas seu pioneirismo abriu as portas para outras atletas.

Em uma nova rodada de entrevistas o produtor Greg Silverman afirmou que o Lanterna Verde pode não aparecer nos cinemas por um bom tempo: “Nenhuma parte do filme está decidida por enquanto. Então há a possibi-

lidade de ele estar ou não em Liga da Justiça 2. Por enquanto, sentimos que já introduzimos personagens suficientes e o melhor lugar onde podemos colocar o Lanterna Verde é em Liga da Justiça 2, ou em um filme posterior”.

A TORRE NEGRAStephen King, autor da série de livros A Torre Negra, foi

ao Twitter confirmar os rumores de que Idris Elba e Mat-thew McCoanughey serão os atores responsáveis por viver, respectivamente, Roland Deschain e o Homem de Preto na adaptação para o cinema. King disse que o filme vai come-çar no meio da história, e não no começo. A Torre Negra tem previsão de estréia para janeiro de 2017

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

O professor Tony Dyson, conhecido por ter feito o R2-D2 original de Star Wars, foi en-contrado morto em sua casa, aos 68 anos. A polícia está inves� gando, mas acredita-se que Dyson morreu de causas naturais. O professor foi contratado para fazer oito robôs do R2-D2 para a franquia, a par� r da arte conceitual criada por Ralph McQuarrie, que também é responsável pelo Darth Vader, Chewbacca e C-3PO. Dyson também trabalhou em Superman II e foi indicado ao Emmy pela supervisão de efeitos especiais.

STAR WARS

O último herói da Amazônia

Star Fox Zero teve sua data de lançamento confirmada durante a transmissão Nintendo Direct. Após rumores de que o título teria sido adiado novamente, a Big N confirmou sua chegada ao mercado em 22 de abril. O game também terá duas perspectivas: a tela da televisão mostra a ação em terceira pessoa e o Gamepad exibe uma visão em primeira pessoa e sera lançado para Wii U.

STAR FOX

POKEMON GOPokémon GO está entrando em uma espécie de

beta, batizada pela Pokémon Company de “teste de campo”, no Japão. Essa fase de testes jogo de realidade aumentada para smartphones vai começar lá e depois se estenderá para outros pa-íses. O programa de teste de campo de Pokémon GO vai dar a um número limitado de jogadores acesso antecipado ao aplicativo. Esses usuários vão ter a oportunidade de compartilhar feedback e ajudar a melhorar a experiência de Pokémon GO para todos antes do lançamento público.

LIGA DA JUSTIÇA

01_08_CURUMIM.indd 5-6 05/03/2016 00:20:39

Page 4: Curumim - 6 de março de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Querido Mário Adolfo, acompanho Curumim desde a época do Barezinho. Estou adorando a nova fase pois o indiozinho estava mesmo precisando de uma moderni-zada. Porém estou sentindo falta do atrapalhado Mister Ok. Será que ele foi preso pela PF ou está planejando sua volta para a floresta?

4 5

A floresta Amazônica foi invadida por vozes femininas, que que gri-

tavam, em coro, palavras em defesa de uma causa. Que causa seria essa?

— Mulheres unidas jamais serão vencidas! Mulheres uni-das jamais serão vencidas.

Curumim correu para ver o que estava acontecendo e viu uma passeata com a tartaruga Sarah Patrel à frente e, ao seu lado a indiazinha Murupí, que distribuía um panfleto:

— Zinha, zinha, zinha, homens na cozinha!

Curumim resolveu perguntar:— Que manifestação é essa,

tartaruga?— Tu não sabes não, sabidão?

– provocou Saraha Patel –, no dia 8 de Março se comemora o Dia Internacional da Mulher. E nós, as boni� nhas, estamos lutando por nossos direitos.

— Bacana, mas não vejo necessidade. As mulheres já conquistaram seus direitos, já tem até presidente mulher, jogadora de futebol mulher, locutora esportiva mulher, taxista mulher, motorista de ônibus... é mulher pra tudo que é lado!

— É verdade, mas ainda te-mos muito a conquistar. E nem sempre foi assim...

— Como tudo isso começou? – perguntou Curumim. E dessa vez foi a indiazinha Murupi que respondeu.

— Sahrinha deixa comigo, eu respondo porque estudei bem essa história. Se você ainda não entendeu, Curumim, como surgiu o Dia Internacional da Mulher, então saiba que a data na verdade é uma grande hom-enagem a um fato trágico que aconteceu nos Estados Unidos.

— O que foi que aconteceu, indi-azinha? – perguntou o indiozinho.

— O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Inter-nacional da Mulher

Isto porque, nesse dia, do ano de 1857, as operárias têx-teis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, ocorreu um incêndio e cerca de 130 mul-heres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais lib-erais norte-americanas cri-aram a Women’s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar

todas as trabalhadoras a exi-girem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindic-aram o mesmo que as operári-as no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Em 1910, numa con-ferência internacional de mul-heres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Inter-nacional da Mulher”.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

NICOLAS CARVALHO

É verdade, Nícolas Mr. Okey anda meio sumindão, mas, em sua homenagem já vou bolar historinhas com o vião americano e invasor da fl oresta. O mais interessante do Mr. Okey é que ele foi criado em 1985, quando ainda nem conhecíamos a prá� ca da biopirataria. Hoje, nosso vilão não passa de um biopirata, mas na época eu o criei sem saber muito bem o que era isso. Obrigado pela lembrança, sócio! Em breve teremos Mr.Okey de volta! Sorvete de castanha com condensado!

ANIVERSARIANTE PEDRO HENRIQUE

1 ANO

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

8 DE MARÇO,

• 1° POCKET SHOW MANAUS Presenças vips de João Guilherme e João Pedro, atores do SBT.

O encontro será no no dia 28 de Fevereiro, no Teatro Manauara, a partir das 16h e contará com a participação especial da modelo e blogueira de Manaus Geovanna Lopes, e Apresentação de Ca-tarina Lopes. Os Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingresse.com ou na bilheteria do Teatro Manauara.

• MUSEU DE CERA DREAMLAND (até 24/04)o Dreamland traz reproduções confeccionadas com a qualidade

de ateliês internacionais e são os pioneiros do produto na América Latina. A exposição funciona no Shopping Manauara, de segun-da-feira a sexta-feira, das 15h às 21h15. No sábado, das 13h às 21h30. E domingos e feriados das 13h às 20h20.

DIA INTERNAIONAL DA MULHER

01_08_CURUMIM.indd 7-8 05/03/2016 00:21:15

Page 5: Curumim - 6 de março de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Querido Mário Adolfo, acompanho Curumim desde a época do Barezinho. Estou adorando a nova fase pois o indiozinho estava mesmo precisando de uma moderni-zada. Porém estou sentindo falta do atrapalhado Mister Ok. Será que ele foi preso pela PF ou está planejando sua volta para a floresta?

4 5

A floresta Amazônica foi invadida por vozes femininas, que que gri-

tavam, em coro, palavras em defesa de uma causa. Que causa seria essa?

— Mulheres unidas jamais serão vencidas! Mulheres uni-das jamais serão vencidas.

Curumim correu para ver o que estava acontecendo e viu uma passeata com a tartaruga Sarah Patrel à frente e, ao seu lado a indiazinha Murupí, que distribuía um panfleto:

— Zinha, zinha, zinha, homens na cozinha!

Curumim resolveu perguntar:— Que manifestação é essa,

tartaruga?— Tu não sabes não, sabidão?

– provocou Saraha Patel –, no dia 8 de Março se comemora o Dia Internacional da Mulher. E nós, as boni� nhas, estamos lutando por nossos direitos.

— Bacana, mas não vejo necessidade. As mulheres já conquistaram seus direitos, já tem até presidente mulher, jogadora de futebol mulher, locutora esportiva mulher, taxista mulher, motorista de ônibus... é mulher pra tudo que é lado!

— É verdade, mas ainda te-mos muito a conquistar. E nem sempre foi assim...

— Como tudo isso começou? – perguntou Curumim. E dessa vez foi a indiazinha Murupi que respondeu.

— Sahrinha deixa comigo, eu respondo porque estudei bem essa história. Se você ainda não entendeu, Curumim, como surgiu o Dia Internacional da Mulher, então saiba que a data na verdade é uma grande hom-enagem a um fato trágico que aconteceu nos Estados Unidos.

— O que foi que aconteceu, indi-azinha? – perguntou o indiozinho.

— O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Inter-nacional da Mulher

Isto porque, nesse dia, do ano de 1857, as operárias têx-teis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, ocorreu um incêndio e cerca de 130 mul-heres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais lib-erais norte-americanas cri-aram a Women’s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar

todas as trabalhadoras a exi-girem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindic-aram o mesmo que as operári-as no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Em 1910, numa con-ferência internacional de mul-heres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Inter-nacional da Mulher”.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

NICOLAS CARVALHO

É verdade, Nícolas Mr. Okey anda meio sumindão, mas, em sua homenagem já vou bolar historinhas com o vião americano e invasor da fl oresta. O mais interessante do Mr. Okey é que ele foi criado em 1985, quando ainda nem conhecíamos a prá� ca da biopirataria. Hoje, nosso vilão não passa de um biopirata, mas na época eu o criei sem saber muito bem o que era isso. Obrigado pela lembrança, sócio! Em breve teremos Mr.Okey de volta! Sorvete de castanha com condensado!

ANIVERSARIANTE PEDRO HENRIQUE

1 ANO

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

8 DE MARÇO,

• 1° POCKET SHOW MANAUS Presenças vips de João Guilherme e João Pedro, atores do SBT.

O encontro será no no dia 28 de Fevereiro, no Teatro Manauara, a partir das 16h e contará com a participação especial da modelo e blogueira de Manaus Geovanna Lopes, e Apresentação de Ca-tarina Lopes. Os Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingresse.com ou na bilheteria do Teatro Manauara.

• MUSEU DE CERA DREAMLAND (até 24/04)o Dreamland traz reproduções confeccionadas com a qualidade

de ateliês internacionais e são os pioneiros do produto na América Latina. A exposição funciona no Shopping Manauara, de segun-da-feira a sexta-feira, das 15h às 21h15. No sábado, das 13h às 21h30. E domingos e feriados das 13h às 20h20.

DIA INTERNAIONAL DA MULHER

01_08_CURUMIM.indd 7-8 05/03/2016 00:21:15

Page 6: Curumim - 6 de março de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Sou suspeito para falar, mas sempre torci pelas mulheres, desde pequenininho. E sabe por quê? Porque fui criado em uma casa

que só � nha mulher. Era aquilo que eu chamava de “casa das sete mulheres”, igual na literatura. Perdi meu pai aos 4 anos, aí fui criado por minha mãe Inês de Castro e minhas seis irmãs – Mércia, Marilúcia, Marília, Mary Jane, Maud e Mônica. Por isso tenho mo� vos de sobra para torcer pelo � me feminino. Mulheres são mais doces, mais sensíveis, mais humanas, mais compreensivas, mais organizadas, mais trabalhadoras, mais res-ponsáveis, mais carinhosas, mais atenciosas e estão sempre ao lado do homem para corrigir as besteiras da “macharada”. Seja como mãe, irmã, professora, esposa, namorada ou como colega de trabalho. Sempre que for preciso, lá estão elas em nosso socorro. Por isso toda vez que a vida fi ca complicada eu grito:

— Mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!Com o tempo, graças às lutas promovidas, a

mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a fi gura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas minha

mãe foi o maior exemplo disso, pois trabalhou a vida inteira – depois que fi cou viúva –, para nos criar e educar. Minhas irmãs até hoje vão à luta trabalhando pesado para tocar a vida. Minha mulher Teresa Pessoa – que foi minha primeira namorada –, que já par� u, deixou um exemplo de amor de mãe, de companheira, de educadora no Centro Educacional Jean Piaget – e de fi lha também, porque amava demasiadamente sua mãe, Magnólia Pessoa Figueiredo, outro exemplo de mulher forte e que sempre foi à luta. Viu? Minha vida é cercada de mulheres. É por isso que sempre torci por elas. E homenageando o 8 de março, resolvemos editar este Curumim especial para elas que sempre marcaram a nossas vidas e estão por perto para nos proteger. Com licença, rapaziada, mas este Curumim é mulher de cabo a rabo!

Bom domingo, de muito carinho e respeito às mulheres.

6 3

MARIA LENK FOI A PRIMEIRA BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS

A GENTE JÁ NASCE AMANDO AS MULHERES, NÉ É MÃE?

Bom domingo, de muito carinho e respeito às mulheres.

A nadadora Maria Emma Hulda Lenk se tornaria a primeira mulher brasileira (na verdade, a primeira sul-americana) a par� cipar dos Jogos Olímpicos. Ela � nha somente 17 anos quando embarcou no navio Itaquicê rumo à cidade de

Los Angeles, sede da compe� ção, em 1932. A delegação brasileira � nha 67 atletas: 66 homens e uma mulher. Do lado de fora, os espor� stas disputavam a atenção de curiosos, familiares e da imprensa com o então presidente Getúlio Vargas, que fora ao embarque desejar boa sorte aos aventureiros. Do lado de dentro, dividiam o espaço com 55 mil sacas de café, que serviriam para custear a viagem. Maria Lenk voltou sem medalhas para o Brasil, mas seu pioneirismo abriu as portas para outras atletas.

Em uma nova rodada de entrevistas o produtor Greg Silverman afirmou que o Lanterna Verde pode não aparecer nos cinemas por um bom tempo: “Nenhuma parte do filme está decidida por enquanto. Então há a possibi-

lidade de ele estar ou não em Liga da Justiça 2. Por enquanto, sentimos que já introduzimos personagens suficientes e o melhor lugar onde podemos colocar o Lanterna Verde é em Liga da Justiça 2, ou em um filme posterior”.

A TORRE NEGRAStephen King, autor da série de livros A Torre Negra, foi

ao Twitter confirmar os rumores de que Idris Elba e Mat-thew McCoanughey serão os atores responsáveis por viver, respectivamente, Roland Deschain e o Homem de Preto na adaptação para o cinema. King disse que o filme vai come-çar no meio da história, e não no começo. A Torre Negra tem previsão de estréia para janeiro de 2017

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

O professor Tony Dyson, conhecido por ter feito o R2-D2 original de Star Wars, foi en-contrado morto em sua casa, aos 68 anos. A polícia está inves� gando, mas acredita-se que Dyson morreu de causas naturais. O professor foi contratado para fazer oito robôs do R2-D2 para a franquia, a par� r da arte conceitual criada por Ralph McQuarrie, que também é responsável pelo Darth Vader, Chewbacca e C-3PO. Dyson também trabalhou em Superman II e foi indicado ao Emmy pela supervisão de efeitos especiais.

STAR WARS

O último herói da Amazônia

Star Fox Zero teve sua data de lançamento confirmada durante a transmissão Nintendo Direct. Após rumores de que o título teria sido adiado novamente, a Big N confirmou sua chegada ao mercado em 22 de abril. O game também terá duas perspectivas: a tela da televisão mostra a ação em terceira pessoa e o Gamepad exibe uma visão em primeira pessoa e sera lançado para Wii U.

STAR FOX

POKEMON GOPokémon GO está entrando em uma espécie de

beta, batizada pela Pokémon Company de “teste de campo”, no Japão. Essa fase de testes jogo de realidade aumentada para smartphones vai começar lá e depois se estenderá para outros pa-íses. O programa de teste de campo de Pokémon GO vai dar a um número limitado de jogadores acesso antecipado ao aplicativo. Esses usuários vão ter a oportunidade de compartilhar feedback e ajudar a melhorar a experiência de Pokémon GO para todos antes do lançamento público.

LIGA DA JUSTIÇA

01_08_CURUMIM.indd 5-6 05/03/2016 00:20:39

Page 7: Curumim - 6 de março de 2016

CURIOSIDADES: O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

O Ibama iden� fi -cou a presença de óleo por uma

extensão de 17 km no litoral de Sergipe. As manchas de óleo foram localizadas na praia da Reserva Biológica de Santa Isabel, no municí-pio de Pirambu, no litoral norte do Estado, a cerca de 60 km da capital, Ara-

caju. De acordo com os técnicos do Ibama, tam-bém foram encontradas placas de petróleo em toda a extensão do litoral entre a foz dos rios Japa-ratuba e Sergipe. Segun-do o Ibama, os órgãos federais estão atuando em conjunto para moni-torar o local e possíveis impactos ambientais.

MANCHA DE ÓLEO EM RSERVA BIÓLOGICA

O DESAQUE-CIMENTO DA ECONOMIAEm julho de 1988, com a infl ação massacrando os salários, o brasileiro enfrentava a di� cil linguagem dos economistas e era obrigado a ouvir termos como: hiperinfl ação, Produto Interno Produto, taxas de juros, especulação e desaquecimento da economia. Para tentar explicar essa zorra para as crianças, o Curumim fez um quadrinho onde nosso herói conversa-va com um operário na cidade grande. Desem-pregado, o operário explicava para o Curumim que foi mandado embora do emprego por causa do desaquecimento da economia. E aí o indiozinho concluia, tristonho, que toda vez que ocorria o tal DESAQUECIMENTO, quem passava frio era o trabalhador. Muito inteli-gente esse indiozinho, hein?

SALVE OPLANETA

?? ?

• Em razão desses e tantos outros

modos de discri-minação contra a mulher, estas se uniram para buscar maior respeito a seus direitos, ao seu trabalho e

à sua vida.

• Ao longo da histó-ria, as mulheres estiveram sem-

pre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como ser-

viçais, sem receber nada pelo seu trabalho.

• A primeira proposta de criar um dia em homenagem às mu-

lheres foi feita pelo Partido Socia-lista norte-americano em 1909.

No ano seguinte, a Internacional Comunista, realizada em Cope-nhague, decidiu colocar a ideia

em prática.

• O Dia Internacional da Mulher é feriado nacional na China, Armênia,

Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgá-ria, Casaquistão, Quirguistão, Macedô-nia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã.

• O primeiro país da Era Moderna a garantir o direito de voto às mulhe-res foi a Nova Zelândia, em 1893. No mesmo ano, Elizabeth Yates se tornou prefeita de Onehunga, colônia britânica na Nova Zelândia.

• Até a segunda metade do século 20, as mulheres que trabalhavam fora de casa eram empregadas domésticas, costureiras, lavadeiras ou operárias, salvas raras exceções.

• Os dois maiores QIs já registrados pertencem a mulheres. O maior deles é da colunista e escritora americana Marilyn vos Savant, que entrou para o Livro dos Recordes com seu QI de 228 pontos.

• A primeira mulher a ser eleita para governar um país na Era Moderna foi Sirimavo Bandaranaike, do Sri Lanka. Ela se tornou primeira-ministra da ilha em 1960 e foi reeleita em 1970.

SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS

CURIOSIDADES: O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A animação Kung Fu Panda está de volta às telas dos cin-emas. Em Manaus o filme

estreou na última quinta-feira (3), acompanhando o lançamento na-cional. Na franquia, o pai de Po reaparece e viaja com o filho até um paraíso secreto dos pandas. Lá, Po terá a difícil missão de ensinar os locais a se defender de Kai, ameaça sobrenatural que ataca os mestres do kung fu. Um ótima opção para curtir com a Curuminzada.

01_08_CURUMIM.indd 3-4 05/03/2016 00:20:20

Page 8: Curumim - 6 de março de 2016

CORAGEM É COISA DE

MULHER!O ÚLTIMO HÉROI

DA AMAZONIAAPRESENTAO último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

CORAGEM É COISA DE MULHER!

meninas,nesse 8 de março

reflitam comigo!

CORAGEM É COISA DE MULHER!

uma mulher moderna deve ter a consciência

de seu atual papel numa sociedade machista...

CORAGEM É COISA DE MULHER!

provar pra si mesma que não depende de homem pra nada!

CORAGEM

É COISA DE

MULHER!

MAMÃE!

ME APAREÇA UM MACHO TRISTE PRA CONTRUIR

UMA PONTE!

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº64 Mar/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

01_08_CURUMIM.indd 1-2 05/03/2016 00:19:49