curumim - 13 de dezembro de 2015

8
O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia Nº52 Dez/2015 QUADRINHOS+PASSATEMPOS + CURIOSIDADES TUDO SOBRE O NOVO FILME DA SAGA STAR WARS

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 24-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 13 de dezembro de 2015

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

VENHA PARA O LADO NEGRO, CURUMIM.

VENHA PARA O LADO NEGRO, CURUMIM.

É INÚTIL RESISTIR…

NUNCA!

O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

JAMAIS ME JUNTAREI A VOCÊ!

NÓS TEMOS TUCUMÃ! SEMPRE ACHEI ESSE NEGÓCIO DE ALIaNÇA REBELDE UMA BOBAGEM.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaNº52 Dez/2015

QUADRINHOS+PASSATEMPOS + CURIOSIDADES

TUDO SOBRE O NOVO FILME DA SAGA

STAR WARSSTAR WARS

01_08_CURUMIM.indd 1-2 11/12/2015 16:14:44

Page 2: Curumim - 13 de dezembro de 2015

CURIOSIDADES: STAR WARS

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

V írus Tropical é uma saga fa-miliar divertida e descolada, repleta de personagens cô-

micas e alopradas: um pai sacer-dote que dá missas clandestinas em casa, uma mãe que lê o futuro nos dominós, uma irmã mais velha depravada, outra totalmente bea-ta. No meio dessa trupe, a caçula Paola tenta encontrar seu espaço e sua identidade. Com um traço fino, expressivo e cheio de deta-lhes, Power Paola nos mergulha no âmago dessa singular família

colombiana. Dividido em capítu-los curtos e temáticos, e escrito num estilo ritmado e com muitos diálogos, Vírus Tropical consegue emocionar e entreter associando o melodrama ao humor.

Editora: Nemo Autora: Power Paola (roteiro e

desenhos) – Originalmente em Virus Tropical (2011). Tradução de Nicolás

Llano Linares e Marcela Vieira.Preço sugerido: R$ 39,90Número de páginas: 160

Data de lançamento: 2015

Cerca de metade das 15.000 espé-cies de árvores na

Amazônia está ameaça-da pelo desmatamento, de acordo com um es-tudo internacional. Pelo menos 36% e até 57% de todas as espécies de árvores na Amazônia podem ser classificadas como ameaçadas.

Se o cenário con� nu-ar no ritmo atual, cerca de 40% da selva original amazônica estará destru-ída até 2050, adver� ram os especialistas.

Eles acrescentam, porém, que, se forem tomadas estritas me-didas de conservação, esse número pode cair pela metade.

A boa notícia é que im-portantes populações de árvores em perigo estão nas zonas prote-gidas da região amazô-nica. De acordo com os pesquisadores, é chave manter uma vigilância constante de espécies valiosas, como a casta-nha-do-pará - 63% dos quais podem se per-der até 2050 -, caso se queira preservar a ca-pacidade de absorção de dióxido de carbono dessa região.

Se este panorama não mudar, o cacau pode recuar em 50% em 35 anos, e a palma de açaí, em 75%, completou o estudo, que contou com pesquisadores de 21 países.

METADE DAS ESPÉCIES DE ÁRVORES NA AMAZÔNIA ESTÁ EM RISCO

1987

CURUMIMNA HISTÓRIA

O RECESSO DO CURUMIM

Em 1986, por um problema técnico o Curumim

deixou de circular por um período. As crianças sen� ram muito e todos que gostavam do jornalzi-nho fi caram frustrado quando abriam o jornal no domingo e não encontravam o Curumim. Depois de um entendimento, em janeiro de 1987, o su-plemento voltou às bancas e, para der um toque de humor no retorno, Mário Adolfo publicou um quadrinho comparando o sumiço da turma com os produtos que sumiram das prateleiras, quando o Plano Cruzado, do presidente José Sarney foi pro beleléu! Era o Curumim mais uma vez falando, de forma simples e compreensível, de polí� ca e economia com as crianças.

SALVE OPLANETA

?? ?

E ssa semana acontece a estreia nos cinema de Star wars: O despertar da força (17 de de-

zembro), sétimo filme da franquia criada por George Lucas. Mas antes de você embarcar para uma galáxia muito , muito distante, o Curumim reuniu curiosidades sobre o univer-so dos Jedi.

• Três em um Darth Vader foi o primeiro perso-

nagem do universo Star Wars criado por George Lucas. Foram necessários três atores para dar vida ao vilão nas trilogia original: David Prowse (cor-po) - que já havia feito uma ponta no clássico “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick -, Sebastian Shaw (rosto) e James Earl Jones (voz).

• FalasAs falas do personagem seriam

originalmente ditas por Orson Wel-les, mas Lucas desistiu da dublagem por achar que a voz do ator seria reconhecida.

• GiganteDavid Prowse foi escolhido para in-

terpretar Darth principalmente pelo físico – o ator era campeão de halte-rofilismo. Ele tem 2 metros e pesava 118 kg na época das filmagens.

• Nunca se viramProwse só soube que sua voz seria

substituída pela voz de Jones dias antes da estreia do filme nos cine-mas. Os dois nunca chegaram a se conhecer durante as filmagens.

• ArmaduraA armadura do vilão é trabalho

do designer Ralph McQuarrie, que faleceu em 2012. Já o som da res-piração de Darth foi criado por Ben Burtt, que utilizou um regulador de mergulho para dar o efeito ofegante na voz do personagem.

Mulher ou anãoLuke Skywalker foi um dos persona-

gens que mais sofreu transformações ao longo de toda a produção. Primeira-mente, ele seria uma mulher, depois um anão e por fi m um general de 60 anos. Seu nome original ainda era Luke Sta-rkiller e só foi alterado para Skywalker quando as fi lmagens começaram.

• Fila de astrosA lista de atores cotados para

viver Han Solo era grande. Astros como Kurt Russell, Nick Nolte, Chris-topher Walken, Jack Nicholson, Al Pacino, Chevy Chase, Steve Martin, Bill Murray e Perry King recusaram o convite de George Lucas an-tes de finalmente Harrison Ford aceitá-lo.

• PrincesaO mesmo problema de elenco

aconteceu na escolha da atriz que que viveria a Princesa Leia. Antes de Carrie Fisher, foram conside-radas as atrizes Farrah Fawcett, Glenn Close, Barbara Hershey, Dianne Wiest, Jessica Lange, Si-gourney Weaver e Anjelica Hus-ton para encarnar a heroína.

• Cara do CoppolaHan Solo foi inicialmente con-

cebido como um monstro verde com brânquias no lugar do nariz, mas George Lucas mudou de ideia e se inspirou no diretor e amigo Francis Ford Coppola para criar o personagem.

CAGI BI TECURUMIM INDICA: VÍRUS TROPICAL

01_08_CURUMIM.indd 3-4 11/12/2015 16:12:38

Page 3: Curumim - 13 de dezembro de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Nos anos 1990, os cinemas do jornalista Joaquim Mar� nho ainda dominavam o mercado das grandes salas em

Manaus. Numa noite, fui à estreia de um dos episódios de Star Wars, no Cine Chaplin, onde a garotada se fantasiou de personagens ou levou algum objeto de brinquedo sobre a saga de George Lucas. Lembro que meu fi lho� nho, Marcus Vinícius, � nha um sabre de luz – que era usada pelo vilão Darth Vader em “O retorno de Jedi , comprado por mim e Maria Teresa na Disney. Marinho, meu fi lho mais velho, levou a máscara do vilão e uma camiseta com a foto de um cena do fi lme, onde apareciam Luke Skywalker, a Princesa Leia e Han Solo, o trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o � rano Im-pério Galác� co. Foi uma festa inesquecível, porque no Cine Chaplin encontramos outros garotos na pele dos personagens do fi lme. Na verdade, Guerra nas estrelas fez história no cinema. Em 25 de maio de 1977, era lançado o primeiro fi lme da série de sucesso Guerra nas Estrelas (Star Wars). Com Episódio IV - Uma Nova Esperança, George Lucas criava o primeiro longa a se tornar um fenômeno

cultural propriamente dito. Além de seis fi lmes, Star Wars impulsionou uma indústria de séries de televisão, livros, revistas em quadrinho, brinquedos e outros produtos de merchandising. A revista Forbes calculou, em 2005, que a franquia gerou US$ 20 bilhões em receita ao longo das três úl� mas décadas. O sucesso foi tanto, que o fi lmou andou papando alguns Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição e Melhores Efeitos Sonoros. Tomara que, no lançamento do novo fi lme, a magia se repita.

“Que a força esteja com vocês!”.

6 3

DISNEY ANUNCIA PARQUES TEMÁTICOS DE STAR WAR

UMA REVOLUÇÃO NO CINEMA

Localizado em Orlando, na Flórirda, o novo parquet contará com 14 acres cada (cerca de 56 mil metros

quadrados), as áreas temáticas serão as maiores expansões de um único tema em um parque Disney. Vale dizer que cada loja de brindes e restaurante será comandado por personagens da franquia, e a Disney já começou o processo de seleção para escolher os profissionais que irão trabalhar nos parques vestidos “à caráter”.

O parque terá duas atrações principais, sendo que em uma delas o visitante irá pilotar a Millennium Falcon em uma missão secreta inédita.

Star Wars não é exatamente uma no-

vidade nos parques Disney. Em 1987, o Star Tours foi inaugurado na Disneyland. Em 2011, a atração foi reformulada e reba� zada Star Tours: The Adventure

Con� nues. A Disney deixou claro que levará tempo para fi nalizar o projeto da Star Wars Land, mas não concedeu uma data defi ni� va para a inauguração.

A 20th Century Fox divulgou um novo cartaz de X-Men: Apocalipse, Inicialmente previsto para 27 de maio de 2016, a ação agora chega aos cinemas do Brasil no dia 19 de maio de 2016 – uma semana antes de estrear nos EUA. Este novo fi lme da série ‘X-Men‘ se passará uma década após os eventos de ‘Dias de um Futuro Esquecido‘ e

será focado nos jovens mutantes da franquia, servindo como uma con� nuação de ‘X-Men: Primeira Classe‘.

SUPERMAX

A Ne� lix confi rmou que vai dobrar as ofertas “da casa” para 2016. Ou seja, fi lmes

como “Beasts of Na� on” e seriados como “Demolidor” e “House of Cards” vão ser mais comuns ano que vem. Quem fez o

anúncio foi o líder de conteúdo da Ne� lix, Ted Sarandos. Para explicar isso, Sarandos comentou que, só em 2015, 16 películas

originais foram entregues aos usuários da plataforma. Para 2016, a Ne� lix

pretende exibir 31 fi lmes e séries com produção própria.

STREET FIGHTERA Capcom, em parceria com o Machinima, anunciou a minissérie com

atores Street Fighter: Resurrec� on, que tem conexão direta à Street Fighter V, próximo � tulo da franquia de jogos de luta. A estreia está marcada para março nos EUA e os cinco episódios da série serão lançados no go90. A trama vai acompanhar Charlie Nash, personagem que misteriosamente voltou dos mortos no novo jogo.

O último herói da Amazônia

MARVEL COMICS CONFIRMA GUERRA CIVIL 2

No últimomês de outubro, a Marvel Comics distribuiu um cartão postal para diversas comic shopsnos Estados Unidos com uma ima-gem que sugeria uma nova Guerra Civil. Agora, a editora confirmou que isso realmente acontecerá.

A série pode começar a ser publicada em abril de 2016, um mês antes da estreia de Capitão América – Guerra Civil nos cinemas. Ainda não há detalhes disponíveis sobre a história, apesar de a imagem mostrar um embate entre o Homem de Ferro e o novo Capitão América (Sam Wilson).

Durante a Comic Con Experience, a Rede Globo resolveu mostrar sua aposta para compe� r produções estrangeiras. Em um painel exclusi-vo, a empresa brasileira apresentou a série Supermax, que mistura terror, aventura, drama, romance e fi cção cien� fi ca e conta com um método de produção nunca usado pelo canal de TV.

A novidade contará a história de 12 pessoas escolhidas para par� -cipar de um reality show bastante incomum, durante o qual fi carão confi nadas em uma prisão isolada em meio à selva amazônica. Com passados dis� ntos, esses persona-gens têm em comum o fato de que todos eles cometeram um crime, e devem se esforçar ao máximo para esconder suas transgressões.

A nova série da Globo tem es-treia prevista para 2016.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

A 20th Century Fox divulgou um novo cartaz de X-Men: Apocalipse, Inicialmente previsto para 27 de maio de 2016, a ação agora chega aos cinemas do Brasil no dia 19 de maio de 2016 – uma semana antes de estrear nos EUA. Este novo fi lme da série ‘X-Men‘ se passará uma década após os eventos de ‘Dias de um Futuro Esquecido‘ e

será focado nos jovens mutantes da franquia, servindo como uma con� nuação de ‘X-Men: Primeira Classe‘.

A Ne� lix confi rmou que vai dobrar as ofertas “da casa” para 2016. Ou seja, fi lmes

como “Beasts of Na� on” e seriados como “Demolidor” e “House of Cards” vão ser mais comuns ano que vem. Quem fez o

anúncio foi o líder de conteúdo da Ne� lix, Ted Sarandos. Para explicar isso, Sarandos comentou que, só em 2015, 16 películas

originais foram entregues aos usuários da plataforma. Para 2016, a Ne� lix

pretende exibir 31 fi lmes e séries

STREET FIGHTERA Capcom, em parceria com o Machinima, anunciou a minissérie com

atores Street Fighter: Resurrec� on, que tem conexão direta à Street Fighter V, próximo � tulo da franquia de jogos de luta. A estreia está marcada para

estreia de Capitão América – Guerra Civil nos cinemas. Ainda não há detalhes disponíveis sobre a história, apesar de a imagem mostrar um embate entre o Homem de Ferro e o novo Capitão América (Sam Wilson).

X-MEN: APOCALIPSE

NETFLIX

01_08_CURUMIM.indd 5-6 11/12/2015 16:19:48

Page 4: Curumim - 13 de dezembro de 2015

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Essa semana me peguei contemplando o Curumim com imenso saudosismo. Lembrei de minha infância quando meu velho pai alegrava meus domingos ao me entregar o jornalzinho, que eu adorava e devorava. Hoje restam as lembranças de meu pai, mas ainda tenho o indiozinho para aquecer essas lembranças maravilhosas. Seu que meu pai também está acompanhando tudo lá de cima.

4 5

O despertar da força estreia essa semana nos cinemas (no dia 17 de dezembro), mas já é possível

saber muito sobre o sé� mo fi lme da saga criada por George Lucas. Desde que as-sumiu Star wars, em dia 30 de outubro de 2012, a Disney vem adubando regu-larmente a ansiedade dos fãs da série com informações a conta-gotas sobre o próximo fi lme.

Informações valiosas sobre o Episódio VII se escondem em embalagens de novos brinquedos (já à venda), no jogo eletrônico Ba� lefront, na série Star wars rebels e nos quadrinhos e romances do novo cânone, sobretudo Marcas da guerra, de Chuck Wendig, que faz parte da trilogia A� ermath, criada para ser um interlúdio entre os episódios VI e VII no cinema.

Dirigido por J.J. Abrams, Star Wars: O despertar da força, terá 136 minutos (2 horas e 16 minutos) se tornando um dos mais curtos da franquia, junto com A

ameaça fantasma. Harrison Ford reprisa o papel de Han Solo ao lado de outras estrelas originais da saga – Carrie Fisher (Princesa Leia), Mark Hamill (Luke Sky-walker), Anthony Daniels (C3PO), Peter Mayhew (Chewbacca), Kenny Baker (R2-D2) – e com novos rostos da franquia – Daisy Ridley, John Boyega (‘Ataque ao Prédio’), Adam Driver (da série ‘Girls’), Oscar Isaac (‘Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum’), Andy Serkis (‘O Senhor dos Anéis’), Domhnall Gleeson (‘Questão de Tempo’), Max von Sydow (‘O Exorcista’), Lupita Nyong’o (’12 Anos de Escravidão’), Gwendoline Chris� e, Mil-tos Yerolemou e Jessica Henwick (sendo os três úl� mos de ‘Game of Thrones’).

A história de Star Wars - O Despertar da Força se passa aproximadamente 30 anos depois de Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983). Pouco se sabe sobre a trama do fi lme. Foi informado apenas que o longa terá o embate entre a Primeira Ordem, uma ramifi cação do

governo ditatorial do Império Galá� co, e a Resistência, uma nova organização que carrega os ideais da Aliança Rebelde.

AMEAÇA IDENTIFICADATrinta anos após a Batalha de Endor – o

confronto épico ao fi nal de O retorno do Jedi, a luta contra os resquícios do Im-pério con� nuam pela Galáxia. A ameaça da vez é a Primeira Ordem, uma organi-zação militar comandada pelo supremo líder Snoke.

LEIA, A GENERALDo outro lado da briga, teremos a

Resistência, liderada pela General Leia Organa (Carrie Fisher).

FICHA COMPLETAOutros personagens an� gos estarão de

volta: Chewbacca e os droides C-3PO e R2-D2 são presença garan� da. Mas os verda-deiros protagonistas da nova trilogia serão uma nova geração de heróis e vilões.

O MAIOR RIVALKylo Ren (Adam Driver) será, pos-

sivelmente, o principal antagonista. Ao que tudo indica, ele não será um Sith, como outros inimigos dos filmes pas-sados, mas com certeza é um usuário do lado sombrio da força.

ARMADILHA DO AMOREntre os heróis, Finn (John Boyega)

certamente será um protagonista es-pecial. Ele começará o filme como um Stormtrooper da Primeira Ordem, ou seja, um soldado a serviço dos caras malvados.

TESTE DE DNARey talvez seja o principal person-

agem do novo Star wars. Ela teve o maior destaque no pôster oficial e também é quem mais aparece nos trailers e teasers. Alguns teorizam que ela é filha de Han e Leia, ou até mesmo de Luke.

STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA

PESQUISA

RISCA E RABISCA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

MÁRIA CLÁUDIA

ÍCARO GOMES14 ANOS

As histórias do Curumim e de seus leitores é o que podemos chamar de retratos da vida. Seu e-mail é cheio de ternura e doces lembranças. Seu pai soube mostrar pra você o humanismo e a grandeza do nosso pequeno grande jornal. E a sementinha que ele plantou no seu coração germinou e cresceu. Obrigado pro nos incluir em sua história de vida. Um cheiro da floresta e um sorvete de morango!

SOPHIA ALMEIDA6 ANOS

01_08_CURUMIM.indd 7-8 11/12/2015 15:07:15

Page 5: Curumim - 13 de dezembro de 2015

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Essa semana me peguei contemplando o Curumim com imenso saudosismo. Lembrei de minha infância quando meu velho pai alegrava meus domingos ao me entregar o jornalzinho, que eu adorava e devorava. Hoje restam as lembranças de meu pai, mas ainda tenho o indiozinho para aquecer essas lembranças maravilhosas. Seu que meu pai também está acompanhando tudo lá de cima.

4 5

O despertar da força estreia essa semana nos cinemas (no dia 17 de dezembro), mas já é possível

saber muito sobre o sé� mo fi lme da saga criada por George Lucas. Desde que as-sumiu Star wars, em dia 30 de outubro de 2012, a Disney vem adubando regu-larmente a ansiedade dos fãs da série com informações a conta-gotas sobre o próximo fi lme.

Informações valiosas sobre o Episódio VII se escondem em embalagens de novos brinquedos (já à venda), no jogo eletrônico Ba� lefront, na série Star wars rebels e nos quadrinhos e romances do novo cânone, sobretudo Marcas da guerra, de Chuck Wendig, que faz parte da trilogia A� ermath, criada para ser um interlúdio entre os episódios VI e VII no cinema.

Dirigido por J.J. Abrams, Star Wars: O despertar da força, terá 136 minutos (2 horas e 16 minutos) se tornando um dos mais curtos da franquia, junto com A

ameaça fantasma. Harrison Ford reprisa o papel de Han Solo ao lado de outras estrelas originais da saga – Carrie Fisher (Princesa Leia), Mark Hamill (Luke Sky-walker), Anthony Daniels (C3PO), Peter Mayhew (Chewbacca), Kenny Baker (R2-D2) – e com novos rostos da franquia – Daisy Ridley, John Boyega (‘Ataque ao Prédio’), Adam Driver (da série ‘Girls’), Oscar Isaac (‘Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum’), Andy Serkis (‘O Senhor dos Anéis’), Domhnall Gleeson (‘Questão de Tempo’), Max von Sydow (‘O Exorcista’), Lupita Nyong’o (’12 Anos de Escravidão’), Gwendoline Chris� e, Mil-tos Yerolemou e Jessica Henwick (sendo os três úl� mos de ‘Game of Thrones’).

A história de Star Wars - O Despertar da Força se passa aproximadamente 30 anos depois de Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983). Pouco se sabe sobre a trama do fi lme. Foi informado apenas que o longa terá o embate entre a Primeira Ordem, uma ramifi cação do

governo ditatorial do Império Galá� co, e a Resistência, uma nova organização que carrega os ideais da Aliança Rebelde.

AMEAÇA IDENTIFICADATrinta anos após a Batalha de Endor – o

confronto épico ao fi nal de O retorno do Jedi, a luta contra os resquícios do Im-pério con� nuam pela Galáxia. A ameaça da vez é a Primeira Ordem, uma organi-zação militar comandada pelo supremo líder Snoke.

LEIA, A GENERALDo outro lado da briga, teremos a

Resistência, liderada pela General Leia Organa (Carrie Fisher).

FICHA COMPLETAOutros personagens an� gos estarão de

volta: Chewbacca e os droides C-3PO e R2-D2 são presença garan� da. Mas os verda-deiros protagonistas da nova trilogia serão uma nova geração de heróis e vilões.

O MAIOR RIVALKylo Ren (Adam Driver) será, pos-

sivelmente, o principal antagonista. Ao que tudo indica, ele não será um Sith, como outros inimigos dos filmes pas-sados, mas com certeza é um usuário do lado sombrio da força.

ARMADILHA DO AMOREntre os heróis, Finn (John Boyega)

certamente será um protagonista es-pecial. Ele começará o filme como um Stormtrooper da Primeira Ordem, ou seja, um soldado a serviço dos caras malvados.

TESTE DE DNARey talvez seja o principal person-

agem do novo Star wars. Ela teve o maior destaque no pôster oficial e também é quem mais aparece nos trailers e teasers. Alguns teorizam que ela é filha de Han e Leia, ou até mesmo de Luke.

STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA

PESQUISA

RISCA E RABISCA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

MÁRIA CLÁUDIA

ÍCARO GOMES14 ANOS

As histórias do Curumim e de seus leitores é o que podemos chamar de retratos da vida. Seu e-mail é cheio de ternura e doces lembranças. Seu pai soube mostrar pra você o humanismo e a grandeza do nosso pequeno grande jornal. E a sementinha que ele plantou no seu coração germinou e cresceu. Obrigado pro nos incluir em sua história de vida. Um cheiro da floresta e um sorvete de morango!

SOPHIA ALMEIDA6 ANOS

01_08_CURUMIM.indd 7-8 11/12/2015 15:07:15

Page 6: Curumim - 13 de dezembro de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Nos anos 1990, os cinemas do jornalista Joaquim Mar� nho ainda dominavam o mercado das grandes salas em

Manaus. Numa noite, fui à estreia de um dos episódios de Star Wars, no Cine Chaplin, onde a garotada se fantasiou de personagens ou levou algum objeto de brinquedo sobre a saga de George Lucas. Lembro que meu fi lho� nho, Marcus Vinícius, � nha um sabre de luz – que era usada pelo vilão Darth Vader em “O retorno de Jedi , comprado por mim e Maria Teresa na Disney. Marinho, meu fi lho mais velho, levou a máscara do vilão e uma camiseta com a foto de um cena do fi lme, onde apareciam Luke Skywalker, a Princesa Leia e Han Solo, o trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o � rano Im-pério Galác� co. Foi uma festa inesquecível, porque no Cine Chaplin encontramos outros garotos na pele dos personagens do fi lme. Na verdade, Guerra nas estrelas fez história no cinema. Em 25 de maio de 1977, era lançado o primeiro fi lme da série de sucesso Guerra nas Estrelas (Star Wars). Com Episódio IV - Uma Nova Esperança, George Lucas criava o primeiro longa a se tornar um fenômeno

cultural propriamente dito. Além de seis fi lmes, Star Wars impulsionou uma indústria de séries de televisão, livros, revistas em quadrinho, brinquedos e outros produtos de merchandising. A revista Forbes calculou, em 2005, que a franquia gerou US$ 20 bilhões em receita ao longo das três úl� mas décadas. O sucesso foi tanto, que o fi lmou andou papando alguns Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição e Melhores Efeitos Sonoros. Tomara que, no lançamento do novo fi lme, a magia se repita.

“Que a força esteja com vocês!”.

6 3

DISNEY ANUNCIA PARQUES TEMÁTICOS DE STAR WAR

UMA REVOLUÇÃO NO CINEMA

Localizado em Orlando, na Flórirda, o novo parquet contará com 14 acres cada (cerca de 56 mil metros

quadrados), as áreas temáticas serão as maiores expansões de um único tema em um parque Disney. Vale dizer que cada loja de brindes e restaurante será comandado por personagens da franquia, e a Disney já começou o processo de seleção para escolher os profissionais que irão trabalhar nos parques vestidos “à caráter”.

O parque terá duas atrações principais, sendo que em uma delas o visitante irá pilotar a Millennium Falcon em uma missão secreta inédita.

Star Wars não é exatamente uma no-

vidade nos parques Disney. Em 1987, o Star Tours foi inaugurado na Disneyland. Em 2011, a atração foi reformulada e reba� zada Star Tours: The Adventure

Con� nues. A Disney deixou claro que levará tempo para fi nalizar o projeto da Star Wars Land, mas não concedeu uma data defi ni� va para a inauguração.

A 20th Century Fox divulgou um novo cartaz de X-Men: Apocalipse, Inicialmente previsto para 27 de maio de 2016, a ação agora chega aos cinemas do Brasil no dia 19 de maio de 2016 – uma semana antes de estrear nos EUA. Este novo fi lme da série ‘X-Men‘ se passará uma década após os eventos de ‘Dias de um Futuro Esquecido‘ e

será focado nos jovens mutantes da franquia, servindo como uma con� nuação de ‘X-Men: Primeira Classe‘.

SUPERMAX

A Ne� lix confi rmou que vai dobrar as ofertas “da casa” para 2016. Ou seja, fi lmes

como “Beasts of Na� on” e seriados como “Demolidor” e “House of Cards” vão ser mais comuns ano que vem. Quem fez o

anúncio foi o líder de conteúdo da Ne� lix, Ted Sarandos. Para explicar isso, Sarandos comentou que, só em 2015, 16 películas

originais foram entregues aos usuários da plataforma. Para 2016, a Ne� lix

pretende exibir 31 fi lmes e séries com produção própria.

STREET FIGHTERA Capcom, em parceria com o Machinima, anunciou a minissérie com

atores Street Fighter: Resurrec� on, que tem conexão direta à Street Fighter V, próximo � tulo da franquia de jogos de luta. A estreia está marcada para março nos EUA e os cinco episódios da série serão lançados no go90. A trama vai acompanhar Charlie Nash, personagem que misteriosamente voltou dos mortos no novo jogo.

O último herói da Amazônia

MARVEL COMICS CONFIRMA GUERRA CIVIL 2

No últimomês de outubro, a Marvel Comics distribuiu um cartão postal para diversas comic shopsnos Estados Unidos com uma ima-gem que sugeria uma nova Guerra Civil. Agora, a editora confirmou que isso realmente acontecerá.

A série pode começar a ser publicada em abril de 2016, um mês antes da estreia de Capitão América – Guerra Civil nos cinemas. Ainda não há detalhes disponíveis sobre a história, apesar de a imagem mostrar um embate entre o Homem de Ferro e o novo Capitão América (Sam Wilson).

Durante a Comic Con Experience, a Rede Globo resolveu mostrar sua aposta para compe� r produções estrangeiras. Em um painel exclusi-vo, a empresa brasileira apresentou a série Supermax, que mistura terror, aventura, drama, romance e fi cção cien� fi ca e conta com um método de produção nunca usado pelo canal de TV.

A novidade contará a história de 12 pessoas escolhidas para par� -cipar de um reality show bastante incomum, durante o qual fi carão confi nadas em uma prisão isolada em meio à selva amazônica. Com passados dis� ntos, esses persona-gens têm em comum o fato de que todos eles cometeram um crime, e devem se esforçar ao máximo para esconder suas transgressões.

A nova série da Globo tem es-treia prevista para 2016.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

A 20th Century Fox divulgou um novo cartaz de X-Men: Apocalipse, Inicialmente previsto para 27 de maio de 2016, a ação agora chega aos cinemas do Brasil no dia 19 de maio de 2016 – uma semana antes de estrear nos EUA. Este novo fi lme da série ‘X-Men‘ se passará uma década após os eventos de ‘Dias de um Futuro Esquecido‘ e

será focado nos jovens mutantes da franquia, servindo como uma con� nuação de ‘X-Men: Primeira Classe‘.

A Ne� lix confi rmou que vai dobrar as ofertas “da casa” para 2016. Ou seja, fi lmes

como “Beasts of Na� on” e seriados como “Demolidor” e “House of Cards” vão ser mais comuns ano que vem. Quem fez o

anúncio foi o líder de conteúdo da Ne� lix, Ted Sarandos. Para explicar isso, Sarandos comentou que, só em 2015, 16 películas

originais foram entregues aos usuários da plataforma. Para 2016, a Ne� lix

pretende exibir 31 fi lmes e séries

STREET FIGHTERA Capcom, em parceria com o Machinima, anunciou a minissérie com

atores Street Fighter: Resurrec� on, que tem conexão direta à Street Fighter V, próximo � tulo da franquia de jogos de luta. A estreia está marcada para

estreia de Capitão América – Guerra Civil nos cinemas. Ainda não há detalhes disponíveis sobre a história, apesar de a imagem mostrar um embate entre o Homem de Ferro e o novo Capitão América (Sam Wilson).

X-MEN: APOCALIPSE

NETFLIX

01_08_CURUMIM.indd 5-6 11/12/2015 16:19:48

Page 7: Curumim - 13 de dezembro de 2015

CURIOSIDADES: STAR WARS

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

V írus Tropical é uma saga fa-miliar divertida e descolada, repleta de personagens cô-

micas e alopradas: um pai sacer-dote que dá missas clandestinas em casa, uma mãe que lê o futuro nos dominós, uma irmã mais velha depravada, outra totalmente bea-ta. No meio dessa trupe, a caçula Paola tenta encontrar seu espaço e sua identidade. Com um traço fino, expressivo e cheio de deta-lhes, Power Paola nos mergulha no âmago dessa singular família

colombiana. Dividido em capítu-los curtos e temáticos, e escrito num estilo ritmado e com muitos diálogos, Vírus Tropical consegue emocionar e entreter associando o melodrama ao humor.

Editora: Nemo Autora: Power Paola (roteiro e

desenhos) – Originalmente em Virus Tropical (2011). Tradução de Nicolás

Llano Linares e Marcela Vieira.Preço sugerido: R$ 39,90Número de páginas: 160

Data de lançamento: 2015

Cerca de metade das 15.000 espé-cies de árvores na

Amazônia está ameaça-da pelo desmatamento, de acordo com um es-tudo internacional. Pelo menos 36% e até 57% de todas as espécies de árvores na Amazônia podem ser classificadas como ameaçadas.

Se o cenário con� nu-ar no ritmo atual, cerca de 40% da selva original amazônica estará destru-ída até 2050, adver� ram os especialistas.

Eles acrescentam, porém, que, se forem tomadas estritas me-didas de conservação, esse número pode cair pela metade.

A boa notícia é que im-portantes populações de árvores em perigo estão nas zonas prote-gidas da região amazô-nica. De acordo com os pesquisadores, é chave manter uma vigilância constante de espécies valiosas, como a casta-nha-do-pará - 63% dos quais podem se per-der até 2050 -, caso se queira preservar a ca-pacidade de absorção de dióxido de carbono dessa região.

Se este panorama não mudar, o cacau pode recuar em 50% em 35 anos, e a palma de açaí, em 75%, completou o estudo, que contou com pesquisadores de 21 países.

METADE DAS ESPÉCIES DE ÁRVORES NA AMAZÔNIA ESTÁ EM RISCO

1987

CURUMIMNA HISTÓRIA

O RECESSO DO CURUMIM

Em 1986, por um problema técnico o Curumim

deixou de circular por um período. As crianças sen� ram muito e todos que gostavam do jornalzi-nho fi caram frustrado quando abriam o jornal no domingo e não encontravam o Curumim. Depois de um entendimento, em janeiro de 1987, o su-plemento voltou às bancas e, para der um toque de humor no retorno, Mário Adolfo publicou um quadrinho comparando o sumiço da turma com os produtos que sumiram das prateleiras, quando o Plano Cruzado, do presidente José Sarney foi pro beleléu! Era o Curumim mais uma vez falando, de forma simples e compreensível, de polí� ca e economia com as crianças.

SALVE OPLANETA

?? ?

E ssa semana acontece a estreia nos cinema de Star wars: O despertar da força (17 de de-

zembro), sétimo filme da franquia criada por George Lucas. Mas antes de você embarcar para uma galáxia muito , muito distante, o Curumim reuniu curiosidades sobre o univer-so dos Jedi.

• Três em um Darth Vader foi o primeiro perso-

nagem do universo Star Wars criado por George Lucas. Foram necessários três atores para dar vida ao vilão nas trilogia original: David Prowse (cor-po) - que já havia feito uma ponta no clássico “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick -, Sebastian Shaw (rosto) e James Earl Jones (voz).

• FalasAs falas do personagem seriam

originalmente ditas por Orson Wel-les, mas Lucas desistiu da dublagem por achar que a voz do ator seria reconhecida.

• GiganteDavid Prowse foi escolhido para in-

terpretar Darth principalmente pelo físico – o ator era campeão de halte-rofilismo. Ele tem 2 metros e pesava 118 kg na época das filmagens.

• Nunca se viramProwse só soube que sua voz seria

substituída pela voz de Jones dias antes da estreia do filme nos cine-mas. Os dois nunca chegaram a se conhecer durante as filmagens.

• ArmaduraA armadura do vilão é trabalho

do designer Ralph McQuarrie, que faleceu em 2012. Já o som da res-piração de Darth foi criado por Ben Burtt, que utilizou um regulador de mergulho para dar o efeito ofegante na voz do personagem.

Mulher ou anãoLuke Skywalker foi um dos persona-

gens que mais sofreu transformações ao longo de toda a produção. Primeira-mente, ele seria uma mulher, depois um anão e por fi m um general de 60 anos. Seu nome original ainda era Luke Sta-rkiller e só foi alterado para Skywalker quando as fi lmagens começaram.

• Fila de astrosA lista de atores cotados para

viver Han Solo era grande. Astros como Kurt Russell, Nick Nolte, Chris-topher Walken, Jack Nicholson, Al Pacino, Chevy Chase, Steve Martin, Bill Murray e Perry King recusaram o convite de George Lucas an-tes de finalmente Harrison Ford aceitá-lo.

• PrincesaO mesmo problema de elenco

aconteceu na escolha da atriz que que viveria a Princesa Leia. Antes de Carrie Fisher, foram conside-radas as atrizes Farrah Fawcett, Glenn Close, Barbara Hershey, Dianne Wiest, Jessica Lange, Si-gourney Weaver e Anjelica Hus-ton para encarnar a heroína.

• Cara do CoppolaHan Solo foi inicialmente con-

cebido como um monstro verde com brânquias no lugar do nariz, mas George Lucas mudou de ideia e se inspirou no diretor e amigo Francis Ford Coppola para criar o personagem.

CAGI BI TECURUMIM INDICA: VÍRUS TROPICAL

01_08_CURUMIM.indd 3-4 11/12/2015 16:12:38

Page 8: Curumim - 13 de dezembro de 2015

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

VENHA PARA O LADO NEGRO, CURUMIM.

VENHA PARA O LADO NEGRO, CURUMIM.

É INÚTIL RESISTIR…

NUNCA!

O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

JAMAIS ME JUNTAREI A VOCÊ!

NÓS TEMOS TUCUMÃ! SEMPRE ACHEI ESSE NEGÓCIO DE ALIaNÇA REBELDE UMA BOBAGEM.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaNº52 Dez/2015

QUADRINHOS+PASSATEMPOS + CURIOSIDADES

TUDO SOBRE O NOVO FILME DA SAGA

STAR WARSSTAR WARS

01_08_CURUMIM.indd 1-2 11/12/2015 16:14:44