curumim - 13 de setembro de 2015

8
Nº39 Set/2015 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia MITOLOGIA GREGA P0 5 POR ZEUS P03 CÍRCULO DE FOGO P0 6 O FASCINANTE MUNDO DA MITOLOGIA

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 23-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 13 de setembro de 2015

Nº39 Set/2015 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM

E o senhor, hein!? Pescou uma Matrinxã

e deu pra Tainá!

Eu? Mas quem te contou isso?

Foi um passarinho!

É mesmo, é?!

No outro dia colheu tucumã

e levou pra Jaci!

Mas rapaz...quem disse? Um passarinho.

E ainda foi nadar no rio com aquela

confiada da Jandira! Quem foi o fofoqueiro?Ora quem?

Um passarinho!!!

Traidor!

MITOLOGIA GREGA P05

POR ZEUS P03

CÍRCULO DE FOGO P06

O FASCINANTE MUNDO DA MITOLOGIA

01_08_CURUMIM.indd 1-2 11/09/2015 18:39:18

Page 2: Curumim - 13 de setembro de 2015

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu�voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien�[email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Hércules é um personagem ima-ginário, um deus olímpiano e super-herói no universo de

Marvel Comics, baseado na lenda do mais famoso herói e semi-deus grego Héracles. Hércules, o nome romano, é um herói Marvel mas foi primeiro usado como adversário do Hulk e de Thor.

Sua primeira aparição foi ao ser escravizado pela fei�ceira asgardiana Encantor e consequentemente ata-cando Os Vingadores, seus velhos inimigos. Hércules foi libertado pelo Gavião Arqueiro e rapidamente ficou amigo do Gavião e dos outros Vinga-dores, especialmente depois que ele foi banido de Olympus devido a sua ida sem autorização à Terra. Durante este tempo, ele ficou como convidado dos Vingadores, depois tornou-se membro oficial da equipe.

Depois de sair dos Vingadores, Hér-

cules viajou à procura de aventura e serviu brevemente com os Heróis de Aluguel. Quando os Vingadores e outros heróis retornaram do exílio, Hércules restaurado se uniu ao time mas opta em ficar na reserva em vez de servir como membro ativo. Hércules também procurou Golias, agora conhecido como o Atlas, para se vingar por ter-lhe deixou em coma. Gavião Arqueiro o convenceu a de-sistir da vingança, às custas da longa amizade deles.

Recentemente o personagem tam-bém figurou no arco de histórias da Guerra Civil.

Um dos motivos que explicam a lon-gevidade e sucesso do Curumim há mais de 30 anos é a sua legião de

fãs. Na foto, lá em 1986, podemos ver o jornalista Mário Adolfo cercado por alunos de diversas escolas de Manaus, que iam até a redação conhecer um pouco mais sobre o indiozinho que começava ganhar seu espaço. Na época, os garotos que hoje devem ser adultos, faziam uma verdadeira sabatina com o editor, querendo saber como o jornalzinho é feito. Era uma festa!

CURIOSIDADES

Os homens tentavam explicar sua origem, os fenômenos naturais e até a origem do

mundo através da mitologia. Apren-da um pouco mais sobre essa linda e fascinante cultura com o Curumim.

• Antes de a primeira filosofia evo-luir na Grécia Antiga, o retrato predo-minante do mundo era mitológico. Esse retrato ganhou corpo ao longo de séculos. a mitologia grega se de-senvolveu plenamente por volta de 700 a.C., quando Homero e Hesíodo registraram compilações de mitos. As mais célebres são os poemas Ilíada e Odisseia, de Homero.

• Os Deuses gregos se assemelharam fisicamente aos humanos e revelava sen�mentos humanos, com frequên-cia se comportando de uma maneira tão egoísta quanto qualquer mortal.

• As histórias desses deuses falam de uma época heroica, de homens e mulheres com poderes extraordiná-

rios e a exem-plo do que ocorreu em outras culturas, há também mitos que narram a criação do mundo e da humanidade.

• Os mitos são crenças e observações dos an�gos rituais gregos, o primeiro povo ocidental, surgindo por volta de 2000 a.C.. Consiste principalmente de um grupo de relatos e lendas diversos sobre uma variedade de deuses.

• A mitologia grega tem várias características particulares. Os deu-ses gregos eram retratados como semelhantes aos humanos em for-ma e sentimentos. Ao contrário de antigas religiões, como o Hinduísmo ou o Judaísmo, a mitologia grega não envolvia revelações especiais ou ensinamentos espirituais.

• Séculos antes do nascimento de Cristo e do advento do cristianis-

mo, os gregos adoravam um

certo número de deuses e deu-

sas que, segundo eles acreditavam, viviam no

Monte Olimpo, no sul da Macedônia, na Grécia.

• As antigas histórias desses deu-ses inspiraram poetas, pintores e escultores durante vários sé-culos. Algumas das pinturas e esculturas mais conhecidas e preciosas do mundo represen-tam os deuses do Olimpo e suas aventuras.

• Naqueles tempos remo-tos, os gregos pouco sabiam sobre a existência de outros po-vos além d e l e s m e s -mos, a

não ser dos povos vizinhos as suas terras. Imaginavam que ao norte vivia uma raça de povo feliz, os Hiperbórios, que viviam numa eterna felicidade.

• A mitologia grega apresen-ta-se como uma transposição da vida em zonas ideais. Superando o

tempo, ela ainda se conserva com toda a sua serenidade,

equilíbrio e alegria. A religião grega teve

uma influência tão duradou-

ra, ampla e i n c i s i va , que vi-gorou da p r é - h i s -tória ao

século IV e muitos dos seus

elementos sobre-viveram nos Cultos Cristãos e nas tradi-ções locais.

1986

G I B I TECA

CRIANÇAS NA REDAÇÃO, FESTA NO CURUMIM!

Nome original: HerculesLicenciador: Marvel Comics

País de origem: Estados Unidos da América

Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

HÉRCULES O planeta perdeu 129 milhões de hectares de florestas em 25

anos, o equivalente à super-�cie da África do Sul, mas o ritmo de desaparecimento registrou clara desaceleração, uma situação “alentadora”, segundo a ONU, que divulgou um relatório sobre o tema.

O documento, com �tulo “Como mudam as florestas do planeta?”, foi divulgado na 14ª edição do Congresso Florestal Mundial, que acon-tece até sexta-feira na cidade sul-africana de Durban.

Apesar da boa no�cia do relatório, a super�cie florestal no planeta diminuiu em 3,1% nos úl�mos 25 anos, passan-do de 4,128 bilhões em 1990 a 3,999 bilhões de hectares em 2015.

Concretamente, a taxa anu-al de perda líquida de florestas (que inclui as plantações de bosques novos) passou de

0,18% nos anos 1990 a 0,08% nos úl�mos cinco anos.

As principais perdas acon-teceram nos trópicos, em par�cular na América do Sul e África, mas as taxas de desa-parecimento registraram for-tes quedas nos úl�mos cinco anos, destaca o relatório.

Desde 1990, a super�cie de florestas plantadas aumen-tou em mais de 110 milhões de hectares, representando agora 7% da super�cie pla-netária dos bosques.

O documento indica ainda que o crescimento demográ-fico mundial reduz a super�-cie de bosques por habitante. Mas, destaca, a FAO, esta é uma “tendência que perdura há milênios”.

A natureza rela�vamente o�mista do relatório levanta a questão de saber se as organizações de defesa do meio ambiente não foram muito alarmistas.

DESAPARECIMENTO DAS FLORESTAS REGISTROU QUEDA NOS ÚLTIMOS 25 ANOS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 11/09/2015 18:44:12

Page 3: Curumim - 13 de setembro de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Para se ter uma ideia da influência dos gregos, basta lembrar que a Filosofia e a matemática, por

exemplo, são “invenções” gregas. As-sim como a Olimpíada, as maratonas, e as grandes histórias que acabaram virado filmes, como o Minotauro, a Medusa além das grandes tragédias gregas. Da mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências têm origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Tam-bém vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos se-res humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia.

Logo, é importante para todos os nosso curumins conhecerem um pou-co da Mitologia Grega. Para entender o começo de tudo, baixinhos, é in-teressante começar dizendo que os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, eles acreditavam que o uni-verso criara os deuses. Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, também chamados de deuses antigos. O mais importante deles foi Cronos (ou Saturno, para os

romanos), que reinou sobre todos os outros. No entanto, o Destino - uma entidade à qual os próprios deuses es-tavam submetidos - determinara que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Por isso, mal eles saíam do ventre materno, Cronos os devorava.

Réia, sua mulher, resolveu salvar seu último filho, escondendo-o do marido. Este filho, Zeus, cumpriu a profecia, destronou Cronos e retirou de seu estômago todos os irmãos que haviam sido devorados. Com eles, Zeus passou a reinar sobre o mundo, de seu palácio no topo do monte Olimpo. A corte de Zeus era formada por outros onze deuses, seus irmãos, sua esposa e seus filhos: Poseidon, Hera, Hades, Palas Atenas, Apolo, Ártemis, Afrodite, Hermes, Ares, Hefesto, Héstia.

Leia com atenção, a mitologia grega é uma história fascinante.

Bom domingo e um cheiro da flo-resta!

6 3

GUERRA DE TRÓIA NA MITOLOGIA

POR ZEUS!

Circulo de Fogo 2 começará a ser rodado em novembro, diz ao Yahoo o diretor Guil-lermo del Toro. No momento, o mexicano e sua equipe estão criando os designs dos kaijus e dos robôs do fi lme, e Del Toro diz que há algumas semanas começou a dese-nhar a batalha do clímax do fi lme.A trama se passará alguns anos depois do primeiro longa. “Não é uma sequência imediata. Agora estamos em um mundo que está livre dos Kaijus, e vamos saber o que acontece com a tecnologia dos Jae-gers agora que os monstros não são mais uma ameaça. Vai ser um belo salto”, diz o diretor em entrevistas. Geiszler e Go� lieb, os personagens cien� stas de Charlie Day e Burn Gorman, retornarão. O novo fi lme deve mostrar mais do mundo dos kaijus.

CIRCULO DE FOGO

Bom domingo e um cheiro da flo-resta!

QUE HORAS ELA VOLTA?

POKEMON GO!Pokémon Company anunciou nesta

quinta-feira (10) o desenvolvimento de

um novo game mobile chamado Pokémon

Go. Desenvolvido em parceria com a Nin-

tendo e a Nian� c — an� ga divisão da Google

responsável pelo projeto Ingress —, o � tulo

usa a realidade aumentada como sua principal

mecânica. Com lançamento programado para

iOS e Android, o � tulo deve permi� r que você

encontre monstros em ambientes reais e os capture

para usá-los em batalhas contra outras pessoas. O � tulo deve

ganhar um disposi� vo complementar conhecido como Pokémon

Go Plus, que vai permi� r par� cipar do jogo sem ter que fi car

olhando para a tela de seu smartphone o dia inteiro. Ainda sem data de

lançamento defi nida, Pokémon Go tem lançamento programado para 2016,

ano em que a franquia completa 20 anos de existência.

Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, é o fi lme

brasileiro escolhido pelo Ministério da Cultura para

representar o Brasil na categoria de melhor fi lme

estrangeiro no Oscar. Protagonizado por Regina Casé

e Camila Márdila, que ganharam um prêmio em

Sundance por suas atuações, Que Horas Ela Volta?

supera outros sete longas-metragens que concor-

riam à indicação do Ministério da Cultura: A História

da Eternidade, Alguém Qualquer, Campo de Jogo,

Casa Grande, Entrando numa Roubada, Estrada 47 e

Estranhos. Os fi lmes que concorriam precisavam ter

sido lançados pela primeira vez no Brasil e exibidos

publicamente, com fi ns comerciais, por, no mínimo,

sete dias consecu� vos no período de 1º de outubro

de 2014 a 30 de setembro de 2015.

Transformers 5 pode se passar tanto na Terra quanto no espaço. É o que

sugere o ator Mark Ryan - que fez a voz de Je� ire no segundo fi lme e de

Lockdown no quarto - durante sua par� cipação na convenção de veículos

Wings and Wheels, ocorrida no aeródromo Dunsfold, no Reino Unido.

Segundo o ator, Mark Wahlberg se une aos Dinobots e alguns Autobots

para salvar a Terra de uma nova ameaça, na parte da trama ambientada

no planeta. Já Op� mus Prime vai ao espaço para encontrar os criadores

de sua raça, chamados Quintessons. Nessa viagem, Op� mus encontraria

o Unicron, o robô do tamanho de planetas que se comporta como uma

en� dade devoradora de mundos.

TRANSFORMERS

POKEMON GO!Pokémon Company anunciou nesta

quinta-feira (10) o desenvolvimento de

um novo game mobile chamado Pokémon

Go. Desenvolvido em parceria com a Nin-

tendo e a Nian� c — an� ga divisão da Google

responsável pelo projeto Ingress —, o � tulo

usa a realidade aumentada como sua principal

mecânica. Com lançamento programado para

iOS e Android, o � tulo deve permi� r que você

A Guerra de Troia foi um confronto entre gregos e troianos entre 1300 a.C. e 1200 a.C. O mo� vo do confl ito foi o rapto da

rainha de Esparta, Helena, pelo príncipe de Troia, chamado Páris. A batalha foi contada pelo poeta épico Homero.

Há divergências entre os historiadores se a guerra teria sido real ou fantasia. Porém, mesmo se fosse verdadeira, Homero teria aumentado e inventado deixando a história repleta de exa-geros. A guerra aconteceu quando os gregos atacaram Troia para recuperar Helena.

Uma vez, Páris, príncipe troiano, foi para Esparta em missão diplomá� ca. Lá se apai-xonou por Helena, então a mulher mais bela do mundo e fi lha de Zeus e de Leda. Os dois fugiram para Troia.

Agamenon então atravessou o mar Egeu com

um exército potente, com mil navios, para atacar Troia e resgatar Helena. Estava com Agamenon o grande Aquiles. Aquiles, um poderoso guerreiro, porém mortal, tendo como seu ponto fraco o calcanhar, � nha que escolher o seu des� no: lutar em Troia e ser um herói, ou fi car em sua terra natal para uma longa vida, porém ia ser esquecido pela história. Ele decidiu lutar.

O combate durou dez anos e muitos heróis morreram. Entre as vítimas estavam Aquiles e Heitor.

Para vencer a guerra, os gregos usaram uma estratégia especial: fi ngiram desistência do combate e enviaram às terras o “Cavalo de Troia”. Os troianos decidiram levar o cavalo para o centro da sua cidade como símbolo da vitória. Durante a noite, soldados gregos saíram do cavalo oco de madeira e atacaram

de surpresa os troianos. Os troianos foram derrotados e a cidade tomada por chamas. As mulheres foram escravizadas e os homens foram mortos. Helena foi resgatada e levada para Esparta.

01_08_CURUMIM.indd 5-6 11/09/2015 18:46:05

Page 4: Curumim - 13 de setembro de 2015

Ficamos muito felizes quando temos a chance de publicar um desenho lindo como esse do Jorge Matheus que, além de ter nome de dupla sertaneja, também manda muito bem no traço.

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

É claro que não. Marcelo. O Curumim é um carinha bacana e até vai se sentir homenageado pois tam-bém é um defensor dos animais. Diga para Marta que ela está de parabéns por ter, aos cinco anos, seu cachorrinho de estimação. Cuide bem dele, hein, Martinha! E parabéns pra você também, papai Marcelo, por ter essa preocupação – politicamente correta – de que não se deve comercializar nem manter em cativeiro animais silvestres.

Escrevo esse e-mail para relatar um fato curioso que aconteceu em minha casa há algumas semanas. Marta, minha fi lha mais nova de 5 anos, botou na cabeça que queria uma tartaruguinha como animal de es� mação e que seu nome seria Sarah Patel, pois ela a adora. Expliquei que o comercio de animais silvestres é proibido por lei e que ela não poderia ter sua tartaruguinha. Por isso comprei um cachorrinho que ela chamou de Curumim! Será que o indiozinho vai fi car chateado?

MÁRIO ADOLFO

MARCELO RODRIGO

4 5

Jorge Hugo Rebelo, de 07 anos, é a estrela da nossa galeria de hoje e por isso vai levar pra casa uma linda camisa do Curu-mim. Parabéns, Hugo! Entre em contato por e-mail para saber como re� rar seu prêmio.

Curumim folheava um livro estranho, quando o Jacaré Thinga chegou:

— O que você está lendo indio-zinho?

— Um livro, ora bolas!— Claro que é um livro! Mas na capa está

escrito “MI-TO-LO-GIA. O que é isso?— Mitologia, jacaré, é a história de

personagens sobrenaturais, cercados de simbologia e venerados sob a forma de deuses, semideuses e heróis, que regiam as forças da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céus e terras, sol e lua.

— Como você sabe tudo isso, indiozinho?— Está escrito aqui no livro. Olha só: É o

conjunto de fábulas que explicam a origem dos mitos, das divindades mitológicas, que � nham nas mãos o des� no dos homens e regiam o mundo.

— Mas o livro se chama “MITOLOGIA GRE-GA” , explica melhor!

— Mito, do grego, signifi ca narrar, contar. No sen� do fi gurado signifi ca coisa inacreditável. Mito signifi ca também personagem diviniza-

do. E logia, no grego lógos, signifi ca estudo, palavra, ciência.

Curumim manda o Jacaré Thinga sentar-se em um tronco de árvore caído e passa a ler o grosso que o livro:

— Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações cientí-ficas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um signi-ficado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos che-gou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psico-lógicos, econômicos, materiais, artísticos,

políticos e culturais.Os gregos an� gos enxergavam vida em

quase tudo que os cercavam, e buscavam ex-plicações para tudo. A imaginação fér� l deste povo criou personagens e fi guras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, � tãs e centauros habitavam o mundo material, infl uenciando em suas vidas.

Bastava ler os sinais da natureza, para conse-guir a� ngir seus obje� vos. A Pitonisa, espécie de sacerdo� sa, era uma importante persona-gem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro.

Deuses gregos De acordo com o gregos, os deuses ha-

bitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia An� ga. Deste local, co-mandavam o trabalho e as relações sociais e polí� cas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam caracterís� -cas de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição

e violência também eram caracterís� cas en-contradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixona-vam-se por mortais e acabavam tendo fi lhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os deuses gregos eram:Zeus - Deus de todos os deuses, senhor

do CéuAfrodite- Deusa do amor, sexo e belezaPoseidon - Deus dos maresHades - Deus das almas dos mortos, dos

cemitérios e do subterrâneoHera - Deusa dos casamentos e da ma-

ternidadeApolo - Deus da luz e das obras de artesÁrtemis - Deus da caça e da vida selvagemAres - Deus da guerraAtena - Deusa da sabedoria e da serenidade.

Protetora da cidade de Atenas.Cronos - Deus da agricultura que também

simbolizava o tempoHermes - Mensageiro dos deuses, represen-

tava o comércio e as comunicaçõesHefesto - Divindade do fogo e do trabalho.

MITOLOGIA GREGA

01_08_CURUMIM.indd 7-8 11/09/2015 18:46:21

Page 5: Curumim - 13 de setembro de 2015

Ficamos muito felizes quando temos a chance de publicar um desenho lindo como esse do Jorge Matheus que, além de ter nome de dupla sertaneja, também manda muito bem no traço.

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

É claro que não. Marcelo. O Curumim é um carinha bacana e até vai se sentir homenageado pois tam-bém é um defensor dos animais. Diga para Marta que ela está de parabéns por ter, aos cinco anos, seu cachorrinho de estimação. Cuide bem dele, hein, Martinha! E parabéns pra você também, papai Marcelo, por ter essa preocupação – politicamente correta – de que não se deve comercializar nem manter em cativeiro animais silvestres.

Escrevo esse e-mail para relatar um fato curioso que aconteceu em minha casa há algumas semanas. Marta, minha fi lha mais nova de 5 anos, botou na cabeça que queria uma tartaruguinha como animal de es� mação e que seu nome seria Sarah Patel, pois ela a adora. Expliquei que o comercio de animais silvestres é proibido por lei e que ela não poderia ter sua tartaruguinha. Por isso comprei um cachorrinho que ela chamou de Curumim! Será que o indiozinho vai fi car chateado?

MÁRIO ADOLFO

MARCELO RODRIGO

4 5

Jorge Hugo Rebelo, de 07 anos, é a estrela da nossa galeria de hoje e por isso vai levar pra casa uma linda camisa do Curu-mim. Parabéns, Hugo! Entre em contato por e-mail para saber como re� rar seu prêmio.

Curumim folheava um livro estranho, quando o Jacaré Thinga chegou:

— O que você está lendo indio-zinho?

— Um livro, ora bolas!— Claro que é um livro! Mas na capa está

escrito “MI-TO-LO-GIA. O que é isso?— Mitologia, jacaré, é a história de

personagens sobrenaturais, cercados de simbologia e venerados sob a forma de deuses, semideuses e heróis, que regiam as forças da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céus e terras, sol e lua.

— Como você sabe tudo isso, indiozinho?— Está escrito aqui no livro. Olha só: É o

conjunto de fábulas que explicam a origem dos mitos, das divindades mitológicas, que � nham nas mãos o des� no dos homens e regiam o mundo.

— Mas o livro se chama “MITOLOGIA GRE-GA” , explica melhor!

— Mito, do grego, signifi ca narrar, contar. No sen� do fi gurado signifi ca coisa inacreditável. Mito signifi ca também personagem diviniza-

do. E logia, no grego lógos, signifi ca estudo, palavra, ciência.

Curumim manda o Jacaré Thinga sentar-se em um tronco de árvore caído e passa a ler o grosso que o livro:

— Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações cientí-ficas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um signi-ficado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos che-gou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psico-lógicos, econômicos, materiais, artísticos,

políticos e culturais.Os gregos an� gos enxergavam vida em

quase tudo que os cercavam, e buscavam ex-plicações para tudo. A imaginação fér� l deste povo criou personagens e fi guras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, � tãs e centauros habitavam o mundo material, infl uenciando em suas vidas.

Bastava ler os sinais da natureza, para conse-guir a� ngir seus obje� vos. A Pitonisa, espécie de sacerdo� sa, era uma importante persona-gem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro.

Deuses gregos De acordo com o gregos, os deuses ha-

bitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia An� ga. Deste local, co-mandavam o trabalho e as relações sociais e polí� cas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam caracterís� -cas de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição

e violência também eram caracterís� cas en-contradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixona-vam-se por mortais e acabavam tendo fi lhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os deuses gregos eram:Zeus - Deus de todos os deuses, senhor

do CéuAfrodite- Deusa do amor, sexo e belezaPoseidon - Deus dos maresHades - Deus das almas dos mortos, dos

cemitérios e do subterrâneoHera - Deusa dos casamentos e da ma-

ternidadeApolo - Deus da luz e das obras de artesÁrtemis - Deus da caça e da vida selvagemAres - Deus da guerraAtena - Deusa da sabedoria e da serenidade.

Protetora da cidade de Atenas.Cronos - Deus da agricultura que também

simbolizava o tempoHermes - Mensageiro dos deuses, represen-

tava o comércio e as comunicaçõesHefesto - Divindade do fogo e do trabalho.

MITOLOGIA GREGA

01_08_CURUMIM.indd 7-8 11/09/2015 18:46:21

Page 6: Curumim - 13 de setembro de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Para se ter uma ideia da influência dos gregos, basta lembrar que a Filosofia e a matemática, por

exemplo, são “invenções” gregas. As-sim como a Olimpíada, as maratonas, e as grandes histórias que acabaram virado filmes, como o Minotauro, a Medusa além das grandes tragédias gregas. Da mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências têm origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Tam-bém vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos se-res humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia.

Logo, é importante para todos os nosso curumins conhecerem um pou-co da Mitologia Grega. Para entender o começo de tudo, baixinhos, é in-teressante começar dizendo que os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, eles acreditavam que o uni-verso criara os deuses. Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, também chamados de deuses antigos. O mais importante deles foi Cronos (ou Saturno, para os

romanos), que reinou sobre todos os outros. No entanto, o Destino - uma entidade à qual os próprios deuses es-tavam submetidos - determinara que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Por isso, mal eles saíam do ventre materno, Cronos os devorava.

Réia, sua mulher, resolveu salvar seu último filho, escondendo-o do marido. Este filho, Zeus, cumpriu a profecia, destronou Cronos e retirou de seu estômago todos os irmãos que haviam sido devorados. Com eles, Zeus passou a reinar sobre o mundo, de seu palácio no topo do monte Olimpo. A corte de Zeus era formada por outros onze deuses, seus irmãos, sua esposa e seus filhos: Poseidon, Hera, Hades, Palas Atenas, Apolo, Ártemis, Afrodite, Hermes, Ares, Hefesto, Héstia.

Leia com atenção, a mitologia grega é uma história fascinante.

Bom domingo e um cheiro da flo-resta!

6 3

GUERRA DE TRÓIA NA MITOLOGIA

POR ZEUS!

Circulo de Fogo 2 começará a ser rodado em novembro, diz ao Yahoo o diretor Guil-lermo del Toro. No momento, o mexicano e sua equipe estão criando os designs dos kaijus e dos robôs do fi lme, e Del Toro diz que há algumas semanas começou a dese-nhar a batalha do clímax do fi lme.A trama se passará alguns anos depois do primeiro longa. “Não é uma sequência imediata. Agora estamos em um mundo que está livre dos Kaijus, e vamos saber o que acontece com a tecnologia dos Jae-gers agora que os monstros não são mais uma ameaça. Vai ser um belo salto”, diz o diretor em entrevistas. Geiszler e Go� lieb, os personagens cien� stas de Charlie Day e Burn Gorman, retornarão. O novo fi lme deve mostrar mais do mundo dos kaijus.

CIRCULO DE FOGO

Bom domingo e um cheiro da flo-resta!

QUE HORAS ELA VOLTA?

POKEMON GO!Pokémon Company anunciou nesta

quinta-feira (10) o desenvolvimento de

um novo game mobile chamado Pokémon

Go. Desenvolvido em parceria com a Nin-

tendo e a Nian� c — an� ga divisão da Google

responsável pelo projeto Ingress —, o � tulo

usa a realidade aumentada como sua principal

mecânica. Com lançamento programado para

iOS e Android, o � tulo deve permi� r que você

encontre monstros em ambientes reais e os capture

para usá-los em batalhas contra outras pessoas. O � tulo deve

ganhar um disposi� vo complementar conhecido como Pokémon

Go Plus, que vai permi� r par� cipar do jogo sem ter que fi car

olhando para a tela de seu smartphone o dia inteiro. Ainda sem data de

lançamento defi nida, Pokémon Go tem lançamento programado para 2016,

ano em que a franquia completa 20 anos de existência.

Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, é o fi lme

brasileiro escolhido pelo Ministério da Cultura para

representar o Brasil na categoria de melhor fi lme

estrangeiro no Oscar. Protagonizado por Regina Casé

e Camila Márdila, que ganharam um prêmio em

Sundance por suas atuações, Que Horas Ela Volta?

supera outros sete longas-metragens que concor-

riam à indicação do Ministério da Cultura: A História

da Eternidade, Alguém Qualquer, Campo de Jogo,

Casa Grande, Entrando numa Roubada, Estrada 47 e

Estranhos. Os fi lmes que concorriam precisavam ter

sido lançados pela primeira vez no Brasil e exibidos

publicamente, com fi ns comerciais, por, no mínimo,

sete dias consecu� vos no período de 1º de outubro

de 2014 a 30 de setembro de 2015.

Transformers 5 pode se passar tanto na Terra quanto no espaço. É o que

sugere o ator Mark Ryan - que fez a voz de Je� ire no segundo fi lme e de

Lockdown no quarto - durante sua par� cipação na convenção de veículos

Wings and Wheels, ocorrida no aeródromo Dunsfold, no Reino Unido.

Segundo o ator, Mark Wahlberg se une aos Dinobots e alguns Autobots

para salvar a Terra de uma nova ameaça, na parte da trama ambientada

no planeta. Já Op� mus Prime vai ao espaço para encontrar os criadores

de sua raça, chamados Quintessons. Nessa viagem, Op� mus encontraria

o Unicron, o robô do tamanho de planetas que se comporta como uma

en� dade devoradora de mundos.

TRANSFORMERS

POKEMON GO!Pokémon Company anunciou nesta

quinta-feira (10) o desenvolvimento de

um novo game mobile chamado Pokémon

Go. Desenvolvido em parceria com a Nin-

tendo e a Nian� c — an� ga divisão da Google

responsável pelo projeto Ingress —, o � tulo

usa a realidade aumentada como sua principal

mecânica. Com lançamento programado para

iOS e Android, o � tulo deve permi� r que você

A Guerra de Troia foi um confronto entre gregos e troianos entre 1300 a.C. e 1200 a.C. O mo� vo do confl ito foi o rapto da

rainha de Esparta, Helena, pelo príncipe de Troia, chamado Páris. A batalha foi contada pelo poeta épico Homero.

Há divergências entre os historiadores se a guerra teria sido real ou fantasia. Porém, mesmo se fosse verdadeira, Homero teria aumentado e inventado deixando a história repleta de exa-geros. A guerra aconteceu quando os gregos atacaram Troia para recuperar Helena.

Uma vez, Páris, príncipe troiano, foi para Esparta em missão diplomá� ca. Lá se apai-xonou por Helena, então a mulher mais bela do mundo e fi lha de Zeus e de Leda. Os dois fugiram para Troia.

Agamenon então atravessou o mar Egeu com

um exército potente, com mil navios, para atacar Troia e resgatar Helena. Estava com Agamenon o grande Aquiles. Aquiles, um poderoso guerreiro, porém mortal, tendo como seu ponto fraco o calcanhar, � nha que escolher o seu des� no: lutar em Troia e ser um herói, ou fi car em sua terra natal para uma longa vida, porém ia ser esquecido pela história. Ele decidiu lutar.

O combate durou dez anos e muitos heróis morreram. Entre as vítimas estavam Aquiles e Heitor.

Para vencer a guerra, os gregos usaram uma estratégia especial: fi ngiram desistência do combate e enviaram às terras o “Cavalo de Troia”. Os troianos decidiram levar o cavalo para o centro da sua cidade como símbolo da vitória. Durante a noite, soldados gregos saíram do cavalo oco de madeira e atacaram

de surpresa os troianos. Os troianos foram derrotados e a cidade tomada por chamas. As mulheres foram escravizadas e os homens foram mortos. Helena foi resgatada e levada para Esparta.

01_08_CURUMIM.indd 5-6 11/09/2015 18:46:05

Page 7: Curumim - 13 de setembro de 2015

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu�voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien�[email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Hércules é um personagem ima-ginário, um deus olímpiano e super-herói no universo de

Marvel Comics, baseado na lenda do mais famoso herói e semi-deus grego Héracles. Hércules, o nome romano, é um herói Marvel mas foi primeiro usado como adversário do Hulk e de Thor.

Sua primeira aparição foi ao ser escravizado pela fei�ceira asgardiana Encantor e consequentemente ata-cando Os Vingadores, seus velhos inimigos. Hércules foi libertado pelo Gavião Arqueiro e rapidamente ficou amigo do Gavião e dos outros Vinga-dores, especialmente depois que ele foi banido de Olympus devido a sua ida sem autorização à Terra. Durante este tempo, ele ficou como convidado dos Vingadores, depois tornou-se membro oficial da equipe.

Depois de sair dos Vingadores, Hér-

cules viajou à procura de aventura e serviu brevemente com os Heróis de Aluguel. Quando os Vingadores e outros heróis retornaram do exílio, Hércules restaurado se uniu ao time mas opta em ficar na reserva em vez de servir como membro ativo. Hércules também procurou Golias, agora conhecido como o Atlas, para se vingar por ter-lhe deixou em coma. Gavião Arqueiro o convenceu a de-sistir da vingança, às custas da longa amizade deles.

Recentemente o personagem tam-bém figurou no arco de histórias da Guerra Civil.

Um dos motivos que explicam a lon-gevidade e sucesso do Curumim há mais de 30 anos é a sua legião de

fãs. Na foto, lá em 1986, podemos ver o jornalista Mário Adolfo cercado por alunos de diversas escolas de Manaus, que iam até a redação conhecer um pouco mais sobre o indiozinho que começava ganhar seu espaço. Na época, os garotos que hoje devem ser adultos, faziam uma verdadeira sabatina com o editor, querendo saber como o jornalzinho é feito. Era uma festa!

CURIOSIDADES

Os homens tentavam explicar sua origem, os fenômenos naturais e até a origem do

mundo através da mitologia. Apren-da um pouco mais sobre essa linda e fascinante cultura com o Curumim.

• Antes de a primeira filosofia evo-luir na Grécia Antiga, o retrato predo-minante do mundo era mitológico. Esse retrato ganhou corpo ao longo de séculos. a mitologia grega se de-senvolveu plenamente por volta de 700 a.C., quando Homero e Hesíodo registraram compilações de mitos. As mais célebres são os poemas Ilíada e Odisseia, de Homero.

• Os Deuses gregos se assemelharam fisicamente aos humanos e revelava sen�mentos humanos, com frequên-cia se comportando de uma maneira tão egoísta quanto qualquer mortal.

• As histórias desses deuses falam de uma época heroica, de homens e mulheres com poderes extraordiná-

rios e a exem-plo do que ocorreu em outras culturas, há também mitos que narram a criação do mundo e da humanidade.

• Os mitos são crenças e observações dos an�gos rituais gregos, o primeiro povo ocidental, surgindo por volta de 2000 a.C.. Consiste principalmente de um grupo de relatos e lendas diversos sobre uma variedade de deuses.

• A mitologia grega tem várias características particulares. Os deu-ses gregos eram retratados como semelhantes aos humanos em for-ma e sentimentos. Ao contrário de antigas religiões, como o Hinduísmo ou o Judaísmo, a mitologia grega não envolvia revelações especiais ou ensinamentos espirituais.

• Séculos antes do nascimento de Cristo e do advento do cristianis-

mo, os gregos adoravam um

certo número de deuses e deu-

sas que, segundo eles acreditavam, viviam no

Monte Olimpo, no sul da Macedônia, na Grécia.

• As antigas histórias desses deu-ses inspiraram poetas, pintores e escultores durante vários sé-culos. Algumas das pinturas e esculturas mais conhecidas e preciosas do mundo represen-tam os deuses do Olimpo e suas aventuras.

• Naqueles tempos remo-tos, os gregos pouco sabiam sobre a existência de outros po-vos além d e l e s m e s -mos, a

não ser dos povos vizinhos as suas terras. Imaginavam que ao norte vivia uma raça de povo feliz, os Hiperbórios, que viviam numa eterna felicidade.

• A mitologia grega apresen-ta-se como uma transposição da vida em zonas ideais. Superando o

tempo, ela ainda se conserva com toda a sua serenidade,

equilíbrio e alegria. A religião grega teve

uma influência tão duradou-

ra, ampla e i n c i s i va , que vi-gorou da p r é - h i s -tória ao

século IV e muitos dos seus

elementos sobre-viveram nos Cultos Cristãos e nas tradi-ções locais.

1986

G I B I TECA

CRIANÇAS NA REDAÇÃO, FESTA NO CURUMIM!

Nome original: HerculesLicenciador: Marvel Comics

País de origem: Estados Unidos da América

Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

HÉRCULES O planeta perdeu 129 milhões de hectares de florestas em 25

anos, o equivalente à super-�cie da África do Sul, mas o ritmo de desaparecimento registrou clara desaceleração, uma situação “alentadora”, segundo a ONU, que divulgou um relatório sobre o tema.

O documento, com �tulo “Como mudam as florestas do planeta?”, foi divulgado na 14ª edição do Congresso Florestal Mundial, que acon-tece até sexta-feira na cidade sul-africana de Durban.

Apesar da boa no�cia do relatório, a super�cie florestal no planeta diminuiu em 3,1% nos úl�mos 25 anos, passan-do de 4,128 bilhões em 1990 a 3,999 bilhões de hectares em 2015.

Concretamente, a taxa anu-al de perda líquida de florestas (que inclui as plantações de bosques novos) passou de

0,18% nos anos 1990 a 0,08% nos úl�mos cinco anos.

As principais perdas acon-teceram nos trópicos, em par�cular na América do Sul e África, mas as taxas de desa-parecimento registraram for-tes quedas nos úl�mos cinco anos, destaca o relatório.

Desde 1990, a super�cie de florestas plantadas aumen-tou em mais de 110 milhões de hectares, representando agora 7% da super�cie pla-netária dos bosques.

O documento indica ainda que o crescimento demográ-fico mundial reduz a super�-cie de bosques por habitante. Mas, destaca, a FAO, esta é uma “tendência que perdura há milênios”.

A natureza rela�vamente o�mista do relatório levanta a questão de saber se as organizações de defesa do meio ambiente não foram muito alarmistas.

DESAPARECIMENTO DAS FLORESTAS REGISTROU QUEDA NOS ÚLTIMOS 25 ANOS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 11/09/2015 18:44:12

Page 8: Curumim - 13 de setembro de 2015

Nº39 Set/2015 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM

E o senhor, hein!? Pescou uma Matrinxã

e deu pra Tainá!

Eu? Mas quem te contou isso?

Foi um passarinho!

É mesmo, é?!

No outro dia colheu tucumã

e levou pra Jaci!

Mas rapaz...quem disse? Um passarinho.

E ainda foi nadar no rio com aquela

confiada da Jandira! Quem foi o fofoqueiro?Ora quem?

Um passarinho!!!

Traidor!

MITOLOGIA GREGA P05

POR ZEUS P03

CÍRCULO DE FOGO P06

O FASCINANTE MUNDO DA MITOLOGIA

01_08_CURUMIM.indd 1-2 11/09/2015 18:39:18