curumim - 27 de março de 2016

8
Nº67 Mar/2016 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia FELIZ PÁSCOA!

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 27-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 27 de março de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

sarah patel, por que o coelho

é o símbolo da páscoa? ora, porque

ele representa a fertilidade...

tudo bem, mas porque ele representa a fertilidade?

não precisa explicar!

FIM.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº67 Mar/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FELIZ PÁSCOA!

01_08_CURUMIM.indd 1-2 25/03/2016 12:48:44

Page 2: Curumim - 27 de março de 2016

CURIOSIDADES: A PÁSCOA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Cerca de 150.000 pinguins morre-ram depois que

um iceberg se deslocou e parou na colônia das aves na Antártida, for-çando um exílio em bus-ca de comida, de acordo com um novo estudo científico. O iceberg B09B tem cerca de 100 km2 e se deslocou até a Baia Commonwealth,

no leste da Antártida, em 2010, segundo pes-quisadores da Austrá-lia e da Nova Zelândia publicaram na revista Antarctic Science. A po-pulação de pinguins-de-adélia no Cabo Denison, um ponto rochoso na entrada da baia, era de 160.000 em fevereiro de 2011, mas em 2013 caiu para 10.000.

150.000 PINGUINS MORRERAM NA ANTÁRTIDA

1986

CURUMIMNA HISTÓRIA

CRIANÇAS NA REDAÇÃO, FESTA NO CURUMIM!

Um dos mo� vos que explicam a longevidade e sucesso do Curumim há mais de 30 anos é a sua legião de fãs. Na foto, lá em 1986, podemos ver o jornalista Mário Adolfo cerca-do por alunos de diversas escolas de Manaus, que iam até a redação conhecer um pouco mais sobre o indiozinho que começava ganhar seu espaço. Na época, os garotos que hoje devem ser adultos, fazia uma verdadeira saba� na com o editor, querendo saber como o jor-nalzinho é feito. Era uma festa!

SALVE OPLANETA

?? ?

O nome páscoa surgiu a par� r da palavra hebraica “pessach”

(passagem), que para os hebreus signifi cava o fi m da escravidão e o início da libertação do povo judeu, marcada pela travessia do Mar Vermelho. Você con-fere essa e outras curio-sidades sobe a páscoa na edição de hoje.

Os ramos de palmeiraA Semana Santa começa

com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Je-sus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar sua chegada.

CordeiroEste é um dos símbolos

mais an� gos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo

judeu no An� go Testamen-to. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacri� -cio de um cordeiro.

Círio PascalCírio Pascal é uma grande

vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que signifi cam “início” e “fi m”, respec� vamente, e usada durante as missas da Se-mana Santa.

O PeixeO peixe é um símbolo

trazido dos apóstolos que eram pescadores. É um símbolo de vida, usado pe-los primeiros cristãos, no acrós� co IXTUS - peixe em grego. Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, segui-dos pelos cristãos durante a Quaresma.

Ovo de PáscoaPor representar o nas-

cimento e a vida, pre-sentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram co-zidos, pintados e presen-teados, para representar a fertilidade e a vida.

Coelho de PáscoaO coelho de Páscoa tor-

nou-se o símbolo da fer-tilidade e da vida, devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Vá-rios povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilida-de, pois com a chegada da primavera, eram os pri-meiros animais a saírem de suas tocas.

CURIOSIDADES: A PÁSCOACURIOSIDADES: A PÁSCOA

DICA DE CURUMIMBATMAN VS SUPERMAN

NOS CINEMAS!A dica do fi nal de semana não poderia ser outra. Batman vs Superman: Dawn of Jus-

� ce fi namente chega aos cinemas. Dirigido por Zack Snyder, o fi lme marca a volta de Batman no espe-rado embate contra o homem de aço. Imperdível, curuminzada! Onde assis� r: PlayArte Mul� plex Manauara, Cinépolis Manaus Plaza Shopping, Cinépolis Mil-lennium Manaus, Kinoplex Ama-zonas, Cinépolis Shopping Ponta Negra, Cinemark Manaus.

01_08_CURUMIM.indd 3-4 25/03/2016 13:42:44

Page 3: Curumim - 27 de março de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Na minha infância não � nha co-elhinho da Páscoa e nem ovo de chocolate. Manaus era pra-

� camente ilhada, sem televisão, sem abastecimento de produtos sofi s� ca-dos e até sem supermercados.

As compras eram feitas na quitan-da da esquina. Somente o básico. E então, a Páscoa signifi cava ir à igreja, entender o signifi cado cristão da data e par� cipar de um almoço mais bem preparado com a família. Mesmo assim éramos muito felizes. Hoje, o comér-cio e os departamentos de marke� ng miram a Páscoa como um momento comercial, onde a maior preocupação é vender ovos e acelerar os lucros dos supermercados, lojas e confeitarias. No entanto, curumins, o período que antecede Páscoa é um momento de fantasia e imaginação para as crian-ças. Durante a época, muitos pais não sabem se devem incen� var a mágica do momento, incen� vando os fi lhos a acreditarem que o Coelho da Páscoa é o responsável por trazer os ovos de chocolate, ou contar a verdade para os pequenos.��Melhor acreditar em Coe-

lho da Páscoa é ó� mo porque incen� va a cria� vidade e a a� ça a fantasia das crianças. Procurar os ovos no jardim, ’que o coelhinho deixou é uma ó� ma aventura. Enquanto as crianças não descobrem que tudo não passa de um mito, uma gostosa ilusão, os pais podem par� cipar da brincadeira com os fi lhos na época da Páscoa. Alguns dias antes da data, eles podem fazer um ninho e colocar alguns ovos pequenos lá, e, conforme os dias vão passando, aumentam o tamanho do ovo. No dia da páscoa, os ovos de chocolate são colocados para as crianças naquele local. Resta saber se, em tempos de crise, vai sobrar grana para isso. Mas, pelo menos um ovinho vai ter, com toda a certeza.

Feliz Páscoa Curuminzada!

6 3

ADEUS A CRUYFF

SONHOS DE CHOCOLATE

O mundo perdeu Johan” Cruyff, o maior jogador ho-

landês de todos os tem-pos. Considerado o líder do chamado Carrossel Holandês da década de 1970 e um dos maiores ídolos da história do Bar-celona, Cruyff nos deixa aos 68 anos. O meia-ata-cante conquistou com o Ajax três vezes seguidas a antiga Copa dos Campe-ões da Europa e seis vezes o Campeonato Holandês, entre as décadas de 1960 e 1970.

A edição #50 da revista em quadri-nhos do Batman traz Bruce Wayne de volta como Batman, em um uniforme remodelado. Além do traje, desenha-do por Greg Capullo, o Homem-Mor-cego também sofreu mudanças no corpo, em função de uma substância chamada Dioneseum, que tornou o herói ainda mais rápido e forte. “Todos os anos de machucados se foram, o corpo dele foi curado totalmente”, diz Alfred na edição.

MULHER-MARAVILHAA Entertainment Weekly publicou a primeira imagem

das amazonas no fi lme solo da Mulher-Maravilha. Na foto, Diana (Gal Gadot) é acompanhada de sua mãe, a Rainha Hippolyta (Connie Nielsen), e suas duas � as a General An� ope (Robin Wright) e a tenente Menalippe (Lisa Loven Kongsli). O fi lme revela a história de origem de Diana e a acompanha sua jornada no mundo dos homens a par� r da Primeira Guerra Mundial.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Foi divulgado um novo cartaz em português de Procurando Dory (Finding Dory), a con� -nuação de Procurando Nemo, que reúne os dois populares personagens.

Em Procurando Dory, um ano após ajudar Marlin (voz de Albert Brooks) a reencontrar seu fi lho Nemo, a esquecida peixinha azul (dublada por Ellen DeGeneres) precisa lidar com vários peixes do seu passado, entre eles alguns pelos quais foi apaixonada.Dirigido por Andrew Stanton, Procurando Dory estreia no Brasil em 30 de junho.

PROCURAN-DO DORY

O último herói da Amazônia

A revista Empire divulgou uma imagem inédita de X-Men: Apocalipse na capa de sua nova edição. A foto reúne o vilão � tular e os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, Tempes-tade, Magneto, Arcanjo e Psylocke. X-Men: Apocalipse será lançado no Brasil em 26 de maio de 2016.

MOGLI – O MENINO LOBO

O Menino Lobo (The Jungle Book), nova adaptação da clássica história do menino selvagem, ganhou novos cartazes de personagens, que destacam individualmente Mogli e os animais do filme. Baseado no clássico livro de Rudyard Kipling, o filme a cargo da Disney será uma mistura de animação com live-action. Mogli – O Menino Lobo estreia no Brasil em 21 de abril de 2016.

BATMAN GANHA NOVO UNIFORME X-MEN:

APOCALIPSE

01_08_CURUMIM.indd 5-6 25/03/2016 13:44:57

Page 4: Curumim - 27 de março de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Por onde anda a personagem minhoca Leiloca? Lembro que adorava as sacadas inteligentes na historinhas dela. Bem que ela poderia voltar não é mesmo, Curumim. Um grande abraço do seu leitor fiel.

4 5

A índia Murupi levantou uma folha de cajá e gritou, feliz da vida:

— Oba! Achei um ovo de chocolate!

O mesmo aconteceu com a tartaruga Sarah Patel, quando saiu do rio e, cam-inhando pela praia, deu de cara com um belo ovo de chocolate!

— Bacana, alguém deixou meu ovo de Páscoa!

Lá no meio do capinzal, na beira do rio, Jacaré Tinha abriu a bocarra:

— Ovo de chocolate! Caramba, chegou a Páscoa.

Enquanto isso, Curumim já estava com a cara toda lambuzada de chocolate, pois havia achando o ovo de chocolate bem cedinho, dentro da rede de tucum.

— Chomp! Chomp! Chomp! - mas� ga-va Curumim –, Chocolate é uma delícia. Esse costume é dos brancos. Eles pos-

suem o costume de se presentear com ovos de chocolate no dia da Páscoa, mas nem sempre elas conhecem a verdadeira origem dessa tradição.

— Então explica pra gente, ora bolas! – provocou Murupi.

— O ovo de chocolate é um dos prin-cipais símbolos da Páscoa, juntamente com o coelho. Seu caráter simbólico fascina crianças, jovens e adultos, além de aquecer as vendas no comércio entre os meses de março e abril.

— Mas quem começou com essa moda? – cutucou Sarah Patel.

A Páscoa é uma fes� vidade importante para os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, um episódio bíblico interpretado como a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade. Por representar o nascimento e a vida, presentear com

ovos era um costume an� go entre os povos do Mediterrâneo. Durante as fes-� vidades para comemorar o início da primavera e a época de plan� o, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fer� lidade e a vida. O costume passou a ser seguido du-rante as fes� vidades dos cristãos, onde eram pintados com imagens de Jesus e Maria, representando simbolicamente o nascimento do Messias. Muitas cul-turas mantêm até hoje esse costume. No mundo moderno, o ovo fabricado com chocolate virou uma tradição de presente no Domingo de Páscoa.

— Quando o ovo se transformou em chocolate - perguntou o jacaré Thinga.

— O chocolate só foi incorporado à ideia de ovo de Páscoa quando os franceses entraram em contato com o doce feito a par� r do cacau. Apesar

de ter sido inventado pelos Maias e considerado uma bebida dos Deuses, o chocolate chegou ao território europeu, ganhou mais sabor e foi transformado em tabletes. No século XVIII, alguns confeiteiros da França resolveram criar ovos de chocolate para celebrar a Páscoa, subs� tuindo as versões coloridas e que não eram comes� veis. Não demorou muito para que a nova iguaria se tornasse conhe-cida em toda a Europa e, posterior-mente, no mundo. Os ovos que eram dados de presente durante a Páscoa passaram por várias mudanças, sendo que a melhor adaptação foi o uso do chocolate. Mesmo depois de ter as-sumido tantos formatos, os ovos de Páscoa con� nuam assumindo caráter simbólico e estão diretamente ligados a celebração da vida.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

LUIS MAGNO

Fala, Magno, tudo bem? O nome da personagem é Leiloca, a minhoca. Realmente ela anda um pouco sumida do nosso jornalzinho mas você nos deu uma boa ideia para a próxima edição. Muito obrigado pelo carinho.

APOLLO ALARIC CARVA�LHO FERNANDES

3 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

OVO DE CHOCOLATE

• EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL “TRANSFORMERS”.OS PERSONAGENS MAIS MARCANTES DO CINEMA, E QUE AGRADAM O IMAGINÁ�

RIO DE CRIANÇAS E ADULTOS, CHEGAM A MANAUS PARA MOSTRAR O UNIVERSO MÁGICO DOS ROBÔS. A EXPOSIÇÃO TRAZ PERSONAGENS COMO O HERÓI OPTIMUS PRIME, O VILÃO LORD MEGATRON, O ESPECIALISTA EM ARMAS IRONHIDE E O GUER�REIRO DRIFT.

QUANDO: DE 28/03 A 21/05LOCAL: SUMAÚMA PARK SHOPPING

• ZOOLÓGICO DO CIGSCRIADO EM 1967 COM O OBJETIVO DE APRESENTAR EXEMPLARES DA FAUNA E

FLORA AMAZÔNICA AOS ALUNOS DO CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA, O ZOOLÓ�GICO APRESENTAR EXEMPLARES DA FAUNA AMAZÔNICA COMO MAMÍFEROS, AVES, RÉPTEIS E QUELÔNIOS.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: TERÇA A SEXTA�FEIRA: 9H ÀS 17H � SÁBADO, DO�MINGO E FERIADO: 09H ÀS 18H.

VALOR DO INGRESSO: R$ 5 �CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS NÃO PAGAM�

01_08_CURUMIM.indd 7-8 25/03/2016 13:39:20

Page 5: Curumim - 27 de março de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Por onde anda a personagem minhoca Leiloca? Lembro que adorava as sacadas inteligentes na historinhas dela. Bem que ela poderia voltar não é mesmo, Curumim. Um grande abraço do seu leitor fiel.

4 5

A índia Murupi levantou uma folha de cajá e gritou, feliz da vida:

— Oba! Achei um ovo de chocolate!

O mesmo aconteceu com a tartaruga Sarah Patel, quando saiu do rio e, cam-inhando pela praia, deu de cara com um belo ovo de chocolate!

— Bacana, alguém deixou meu ovo de Páscoa!

Lá no meio do capinzal, na beira do rio, Jacaré Tinha abriu a bocarra:

— Ovo de chocolate! Caramba, chegou a Páscoa.

Enquanto isso, Curumim já estava com a cara toda lambuzada de chocolate, pois havia achando o ovo de chocolate bem cedinho, dentro da rede de tucum.

— Chomp! Chomp! Chomp! - mas� ga-va Curumim –, Chocolate é uma delícia. Esse costume é dos brancos. Eles pos-

suem o costume de se presentear com ovos de chocolate no dia da Páscoa, mas nem sempre elas conhecem a verdadeira origem dessa tradição.

— Então explica pra gente, ora bolas! – provocou Murupi.

— O ovo de chocolate é um dos prin-cipais símbolos da Páscoa, juntamente com o coelho. Seu caráter simbólico fascina crianças, jovens e adultos, além de aquecer as vendas no comércio entre os meses de março e abril.

— Mas quem começou com essa moda? – cutucou Sarah Patel.

A Páscoa é uma fes� vidade importante para os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, um episódio bíblico interpretado como a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade. Por representar o nascimento e a vida, presentear com

ovos era um costume an� go entre os povos do Mediterrâneo. Durante as fes-� vidades para comemorar o início da primavera e a época de plan� o, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fer� lidade e a vida. O costume passou a ser seguido du-rante as fes� vidades dos cristãos, onde eram pintados com imagens de Jesus e Maria, representando simbolicamente o nascimento do Messias. Muitas cul-turas mantêm até hoje esse costume. No mundo moderno, o ovo fabricado com chocolate virou uma tradição de presente no Domingo de Páscoa.

— Quando o ovo se transformou em chocolate - perguntou o jacaré Thinga.

— O chocolate só foi incorporado à ideia de ovo de Páscoa quando os franceses entraram em contato com o doce feito a par� r do cacau. Apesar

de ter sido inventado pelos Maias e considerado uma bebida dos Deuses, o chocolate chegou ao território europeu, ganhou mais sabor e foi transformado em tabletes. No século XVIII, alguns confeiteiros da França resolveram criar ovos de chocolate para celebrar a Páscoa, subs� tuindo as versões coloridas e que não eram comes� veis. Não demorou muito para que a nova iguaria se tornasse conhe-cida em toda a Europa e, posterior-mente, no mundo. Os ovos que eram dados de presente durante a Páscoa passaram por várias mudanças, sendo que a melhor adaptação foi o uso do chocolate. Mesmo depois de ter as-sumido tantos formatos, os ovos de Páscoa con� nuam assumindo caráter simbólico e estão diretamente ligados a celebração da vida.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

LUIS MAGNO

Fala, Magno, tudo bem? O nome da personagem é Leiloca, a minhoca. Realmente ela anda um pouco sumida do nosso jornalzinho mas você nos deu uma boa ideia para a próxima edição. Muito obrigado pelo carinho.

APOLLO ALARIC CARVA�LHO FERNANDES

3 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

OVO DE CHOCOLATE

• EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL “TRANSFORMERS”.OS PERSONAGENS MAIS MARCANTES DO CINEMA, E QUE AGRADAM O IMAGINÁ�

RIO DE CRIANÇAS E ADULTOS, CHEGAM A MANAUS PARA MOSTRAR O UNIVERSO MÁGICO DOS ROBÔS. A EXPOSIÇÃO TRAZ PERSONAGENS COMO O HERÓI OPTIMUS PRIME, O VILÃO LORD MEGATRON, O ESPECIALISTA EM ARMAS IRONHIDE E O GUER�REIRO DRIFT.

QUANDO: DE 28/03 A 21/05LOCAL: SUMAÚMA PARK SHOPPING

• ZOOLÓGICO DO CIGSCRIADO EM 1967 COM O OBJETIVO DE APRESENTAR EXEMPLARES DA FAUNA E

FLORA AMAZÔNICA AOS ALUNOS DO CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA, O ZOOLÓ�GICO APRESENTAR EXEMPLARES DA FAUNA AMAZÔNICA COMO MAMÍFEROS, AVES, RÉPTEIS E QUELÔNIOS.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: TERÇA A SEXTA�FEIRA: 9H ÀS 17H � SÁBADO, DO�MINGO E FERIADO: 09H ÀS 18H.

VALOR DO INGRESSO: R$ 5 �CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS NÃO PAGAM�

01_08_CURUMIM.indd 7-8 25/03/2016 13:39:20

Page 6: Curumim - 27 de março de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Na minha infância não � nha co-elhinho da Páscoa e nem ovo de chocolate. Manaus era pra-

� camente ilhada, sem televisão, sem abastecimento de produtos sofi s� ca-dos e até sem supermercados.

As compras eram feitas na quitan-da da esquina. Somente o básico. E então, a Páscoa signifi cava ir à igreja, entender o signifi cado cristão da data e par� cipar de um almoço mais bem preparado com a família. Mesmo assim éramos muito felizes. Hoje, o comér-cio e os departamentos de marke� ng miram a Páscoa como um momento comercial, onde a maior preocupação é vender ovos e acelerar os lucros dos supermercados, lojas e confeitarias. No entanto, curumins, o período que antecede Páscoa é um momento de fantasia e imaginação para as crian-ças. Durante a época, muitos pais não sabem se devem incen� var a mágica do momento, incen� vando os fi lhos a acreditarem que o Coelho da Páscoa é o responsável por trazer os ovos de chocolate, ou contar a verdade para os pequenos.��Melhor acreditar em Coe-

lho da Páscoa é ó� mo porque incen� va a cria� vidade e a a� ça a fantasia das crianças. Procurar os ovos no jardim, ’que o coelhinho deixou é uma ó� ma aventura. Enquanto as crianças não descobrem que tudo não passa de um mito, uma gostosa ilusão, os pais podem par� cipar da brincadeira com os fi lhos na época da Páscoa. Alguns dias antes da data, eles podem fazer um ninho e colocar alguns ovos pequenos lá, e, conforme os dias vão passando, aumentam o tamanho do ovo. No dia da páscoa, os ovos de chocolate são colocados para as crianças naquele local. Resta saber se, em tempos de crise, vai sobrar grana para isso. Mas, pelo menos um ovinho vai ter, com toda a certeza.

Feliz Páscoa Curuminzada!

6 3

ADEUS A CRUYFF

SONHOS DE CHOCOLATE

O mundo perdeu Johan” Cruyff, o maior jogador ho-

landês de todos os tem-pos. Considerado o líder do chamado Carrossel Holandês da década de 1970 e um dos maiores ídolos da história do Bar-celona, Cruyff nos deixa aos 68 anos. O meia-ata-cante conquistou com o Ajax três vezes seguidas a antiga Copa dos Campe-ões da Europa e seis vezes o Campeonato Holandês, entre as décadas de 1960 e 1970.

A edição #50 da revista em quadri-nhos do Batman traz Bruce Wayne de volta como Batman, em um uniforme remodelado. Além do traje, desenha-do por Greg Capullo, o Homem-Mor-cego também sofreu mudanças no corpo, em função de uma substância chamada Dioneseum, que tornou o herói ainda mais rápido e forte. “Todos os anos de machucados se foram, o corpo dele foi curado totalmente”, diz Alfred na edição.

MULHER-MARAVILHAA Entertainment Weekly publicou a primeira imagem

das amazonas no fi lme solo da Mulher-Maravilha. Na foto, Diana (Gal Gadot) é acompanhada de sua mãe, a Rainha Hippolyta (Connie Nielsen), e suas duas � as a General An� ope (Robin Wright) e a tenente Menalippe (Lisa Loven Kongsli). O fi lme revela a história de origem de Diana e a acompanha sua jornada no mundo dos homens a par� r da Primeira Guerra Mundial.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Foi divulgado um novo cartaz em português de Procurando Dory (Finding Dory), a con� -nuação de Procurando Nemo, que reúne os dois populares personagens.

Em Procurando Dory, um ano após ajudar Marlin (voz de Albert Brooks) a reencontrar seu fi lho Nemo, a esquecida peixinha azul (dublada por Ellen DeGeneres) precisa lidar com vários peixes do seu passado, entre eles alguns pelos quais foi apaixonada.Dirigido por Andrew Stanton, Procurando Dory estreia no Brasil em 30 de junho.

PROCURAN-DO DORY

O último herói da Amazônia

A revista Empire divulgou uma imagem inédita de X-Men: Apocalipse na capa de sua nova edição. A foto reúne o vilão � tular e os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, Tempes-tade, Magneto, Arcanjo e Psylocke. X-Men: Apocalipse será lançado no Brasil em 26 de maio de 2016.

MOGLI – O MENINO LOBO

O Menino Lobo (The Jungle Book), nova adaptação da clássica história do menino selvagem, ganhou novos cartazes de personagens, que destacam individualmente Mogli e os animais do filme. Baseado no clássico livro de Rudyard Kipling, o filme a cargo da Disney será uma mistura de animação com live-action. Mogli – O Menino Lobo estreia no Brasil em 21 de abril de 2016.

BATMAN GANHA NOVO UNIFORME X-MEN:

APOCALIPSE

01_08_CURUMIM.indd 5-6 25/03/2016 13:44:57

Page 7: Curumim - 27 de março de 2016

CURIOSIDADES: A PÁSCOA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Cerca de 150.000 pinguins morre-ram depois que

um iceberg se deslocou e parou na colônia das aves na Antártida, for-çando um exílio em bus-ca de comida, de acordo com um novo estudo científico. O iceberg B09B tem cerca de 100 km2 e se deslocou até a Baia Commonwealth,

no leste da Antártida, em 2010, segundo pes-quisadores da Austrá-lia e da Nova Zelândia publicaram na revista Antarctic Science. A po-pulação de pinguins-de-adélia no Cabo Denison, um ponto rochoso na entrada da baia, era de 160.000 em fevereiro de 2011, mas em 2013 caiu para 10.000.

150.000 PINGUINS MORRERAM NA ANTÁRTIDA

1986

CURUMIMNA HISTÓRIA

CRIANÇAS NA REDAÇÃO, FESTA NO CURUMIM!

Um dos mo� vos que explicam a longevidade e sucesso do Curumim há mais de 30 anos é a sua legião de fãs. Na foto, lá em 1986, podemos ver o jornalista Mário Adolfo cerca-do por alunos de diversas escolas de Manaus, que iam até a redação conhecer um pouco mais sobre o indiozinho que começava ganhar seu espaço. Na época, os garotos que hoje devem ser adultos, fazia uma verdadeira saba� na com o editor, querendo saber como o jor-nalzinho é feito. Era uma festa!

SALVE OPLANETA

?? ?

O nome páscoa surgiu a par� r da palavra hebraica “pessach”

(passagem), que para os hebreus signifi cava o fi m da escravidão e o início da libertação do povo judeu, marcada pela travessia do Mar Vermelho. Você con-fere essa e outras curio-sidades sobe a páscoa na edição de hoje.

Os ramos de palmeiraA Semana Santa começa

com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Je-sus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar sua chegada.

CordeiroEste é um dos símbolos

mais an� gos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo

judeu no An� go Testamen-to. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacri� -cio de um cordeiro.

Círio PascalCírio Pascal é uma grande

vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que signifi cam “início” e “fi m”, respec� vamente, e usada durante as missas da Se-mana Santa.

O PeixeO peixe é um símbolo

trazido dos apóstolos que eram pescadores. É um símbolo de vida, usado pe-los primeiros cristãos, no acrós� co IXTUS - peixe em grego. Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, segui-dos pelos cristãos durante a Quaresma.

Ovo de PáscoaPor representar o nas-

cimento e a vida, pre-sentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram co-zidos, pintados e presen-teados, para representar a fertilidade e a vida.

Coelho de PáscoaO coelho de Páscoa tor-

nou-se o símbolo da fer-tilidade e da vida, devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Vá-rios povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilida-de, pois com a chegada da primavera, eram os pri-meiros animais a saírem de suas tocas.

CURIOSIDADES: A PÁSCOACURIOSIDADES: A PÁSCOA

DICA DE CURUMIMBATMAN VS SUPERMAN

NOS CINEMAS!A dica do fi nal de semana não poderia ser outra. Batman vs Superman: Dawn of Jus-

� ce fi namente chega aos cinemas. Dirigido por Zack Snyder, o fi lme marca a volta de Batman no espe-rado embate contra o homem de aço. Imperdível, curuminzada! Onde assis� r: PlayArte Mul� plex Manauara, Cinépolis Manaus Plaza Shopping, Cinépolis Mil-lennium Manaus, Kinoplex Ama-zonas, Cinépolis Shopping Ponta Negra, Cinemark Manaus.

01_08_CURUMIM.indd 3-4 25/03/2016 13:42:44

Page 8: Curumim - 27 de março de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

sarah patel, por que o coelho

é o símbolo da páscoa? ora, porque

ele representa a fertilidade...

tudo bem, mas porque ele representa a fertilidade?

não precisa explicar!

FIM.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº67 Mar/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FELIZ PÁSCOA!

01_08_CURUMIM.indd 1-2 25/03/2016 12:48:44