curumim - 20 de setembro de 2015

8
Nº40 Set/2015 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia 30 ANOS DE SUPER MÁRIO PROJECT MORPHEUS P06 SUPER MARIO P0 5 MARY POPPINS P0 6

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 30-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 20 de setembro de 2015

Nº40 Set/2015 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

30 ANOS DE SUPER MÁRIO 30 ANOS DE SUPER MÁRIO

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

Sai da frente!

hehehe

Hunf!

Ninguémme segura!

FIM

Quer dizer, só o homem branco com a sua poluição!

GAME OVER

CURUMIM000000

00X WORLD-01

CURUMIM000000

00X WORLD-01

CURUMIM000000

00X WORLD-01

Sou eu,Curumim!

PROJECT MORPHEUS P06

SUPER MARIO P05

MARY POPPINS P06

01_08_CURUMIM.indd 1-2 18/09/2015 01:30:53

Page 2: Curumim - 20 de setembro de 2015

ELEMENTAR MEU CARO!

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

O game Super Mario Bros faz o maior sucesso nos consoles, mas não traz boas lembranças

quando o assunto é adaptações para o cinema. Lá no início da década de 90, alguém teve a brilhante ideia de levar a dupla de encanadores para a telona e o desastre foi grande. Do roteiro capenga, a interpretação dos atores, passando pela trilha do Roxe� e.

Agora, a ideia é reviver o perso-nagem mais querido do mundo dos games, mas nos quadrinhos. A HQ vai recontar a história que foi levada aos cinemas em 1993. O projeto foi discu� do entre os roteiristas do quadrinho e do fi lme. A história trará elementos que seriam usados na sequência do fi lme lançado na década de 90. É possível encontrar o material com uma simples busca na internet.

Uma das maiores recompensas de um pro-fi ssional é saber que o seu trabalho está infl uenciado a vida de outras pessoas po-

si� vamente, e foi exatamente isso que aconteceu quando Neidelene Cardoso e Liliane Ferreira visita-ram a redação do Curumim para compar� lhar com o editor Mario Adolfo a criação do seu jornalzinho escolar, o “Ibram em Tempo”. Na época com 14 anos, ambas expressaram seu desejo de tornarem-se jornalistas. Será que as duas seguiram carreira na área? Se viraram mesmo jornalistas, escrevam para nós, será um grande prazer ver um sonho de duas sócias do Clube do Curumim realizado.

CURIOSIDADES

Você não precisa ser fã de videogames para conhecer o Mario. Afi nal, o herói bigodudo conquistou milhões e milhões

de fãs ao longo das úl� mas três décadas. E, para homenagear o personagem mais popular dos games, o Curumim separou algumas curiosidades incríveis sobre o encanador.

• Era pra ser PopeyeA primeira aparição do personagem foi,

na verdade, em um game do Donkey Kong de 1981. No entanto, o que pouca gente se lembra é que, na verdade, esse � tulo que virou o primeiro grande sucesso da Nintendo era para ser um jogo do Popeye. O problema é que empresa perdeu os direitos sobre o personagem no meio do processo e, para não ter que descartar todo o trabalho feito até ali, eles fi zeram algumas transformações. Foi assim que Brutus deu lugar ao Donkey Kong e o Popeye acabou virando Jumpman.

• Em busca de um nomeAinda durante o desenvolvimento de Donkey

Kong, ele foi conhecido como Mr. Video e Ossan, que pode ser traduzido como “� ozinho” ou “ho-mem de meia idade”. O nome Mario foi surgir

inspirado no dono do imóvel em que fi cava o escritório da Nintendo nos Estados Unidos. Mario Segale foi cobrar o aluguel atrasado e a empresa decidiu homenageá-lo em seu game.

• A primeira namorada do Mario não é a Peach

Quando a Nintendo transformou Popeye em um jogo original, a Olivia Palito deu origem a Pauline, inicialmente chamada apenas de Lady. Ela é considerada a primeira namorada do herói e, embora tenha sido ofuscada pela princesa do Reino dos Cogumelos, ainda faz algumas par� cipações em jogos recentes. Ela é fi gura recorrente na série Mario vs. Donkey Kong e também apareceu no úl� mo Super Smash Bros.

• Apenas 32KQuando o Super Mario Bros original chegou ao

Nintendinho, ele foi uma enorme revolução em termos de jogabilidade e até de visual. Mesmo os seus gráfi cos 8 bits chamaram a atenção por conta do preciosismo da Nintendo na hora de criar aquele mundo e seus pequenos detalhes.

No entanto, todo esse tra-balho não ocupava mais do

que 32 KB.

• Mario armadoA proposta original era colocar o personagem

sobre uma espécie de nuvem voadora na qual ele deveria desviar de projéteis que eram arre-messados contra ele. Mais do que isso, Mario ainda usaria um rifl e para acertar seus inimigos à distância. No entanto, a Nintendo voltou atrás e reformulou todo o projeto.

• Cogumelo alucinógeno A principal inspiração da empresa para criar o

famoso item é o Amanita muscaria, um cogumelo bastante comum no hemisfério norte e cujo visual realmente é bem semelhante àquele visto nos games. O único detalhe é que ele realmente possui propriedades alucinógenas quando inge-rido. Segundo alguns relatos, ele deixa a pessoa tão maluca que dá a sensação de que ela está crescendo — uma referência que todo jogador certamente vai entender.

• Super família Luigi nasceu para preencher a lacuna de

irmão mais novo que ocupa o player 2. No Japão, seu nome é pronunciado como “Ruiji”, que também signifi ca “parecido”. Em outras palavras, as pessoas que sempre o chama-ram de “Mario verde”. Outros membros da família começaram a aparecer com o tempo, incluindo o primo malvado do herói. Wario deu as caras pela primeira vez em Super Mario Land 2: Six Golden Coins e também possui um signifi cado maior em seu nome além de ser o inverso do protagonista. Ele foi ba� zado a par� r de um trocadilho com a palavra japo-nesa “warui”, que pode ser traduzido como “malvado” ou mesmo “imoral”.

• Uma só vozMario só foi ganhar uma voz em 1995 em

Mario’s Game Gallery, uma coletânea para PCs que trazia uma série de jogos aleatórios com o personagem estampado na capa. E foi aí que Charles Mar� net fez sua estreia como dublador ofi cial do herói. No entanto, ele logo começou também a interpretar outros habitantes do Reino dos Cogumelos e, atualmente, ele é o responsável pelas vozes de Mario, Luigi, Wario, Waluigi, Baby Mario, Baby Luigi e Todsworth, além de outros personagens menores.

1986

G I B I TECA

APRENDIZ DE JORNALISTA

SUPER MARIO

As populações de ani-mais marinhos (ma-míferos, pássaros,

répteis e peixes) caíram pela metade desde os anos 1970 em função da pesca predató-ria, da poluição e do aqueci-mento global - alertou a ONG ambiental WWF. Na escala mundial, o consumo médio de peixes por habitante pas-sou de 9,9 kg nos anos 1960 para 19,2 kg em 2012.

No relatório, a WWF ex-plica que seu índice Planeta Vivo das populações mari-nhas, que mede a tendência acompanhada pelas popula-ções de animais marinhos, “registrou uma regressão de 49% entre 1970 e 2012”. Al-

gumas viram seu efe� vo cair quase 75%.

O período de 1970 a me-ados de 1980 experimentou a contração mais acentuada, seguida por uma rela� va es-tabilidade até que o número de populações � vesse recen-temente uma baixa.

No espaço de apenas uma geração, as a� vidades huma-nas degradaram gravemente os oceanos capturando os peixes num ritmo supe-rior ao de sua reprodução e destruindo os berçários”, explicou, ressaltando que o desaparecimento dos ecos-sistemas oceânicos corre o risco de iniciar “uma grave crise econômica

POPULAÇÕES DE ANIMAIS MARINHOS CAÍRAM PELA METADE EM 40 ANOS

Neidelene Cardoso e Liliane Ferreira: sonhos de jornalismo

gumas viram seu efe� vo cair

O período de 1970 a me-ados de 1980 experimentou

CAÍRAM PELA

01_08_CURUMIM.indd 3-4 18/09/2015 01:31:11

Page 3: Curumim - 20 de setembro de 2015

A Sony anunciou que seu disposi� vo de realidade virtual, o já conhecido

Project Morpheus, terá o nome ofi cial de PlaySta� on VR. A informação

foi divulgada durante a cole� va de imprensa no Tokyo Game Show (TGS)

por Atsushi Morita, presidente da Sony Computer Entertainment Japan e Asia.

O execu� vo também informou quais games estarão jogáveis no óculos no

evento neste semana, incluindo Final Fantasy 14 Online, Summer Lesson, Ki-

tchen, Dynasty Warriors 7 VR demo, Rigs, Joysound VR,

e Hatsune Miku VR Tech demo. O novo nome está em

sintonia com o mercado de disposi� vos de realidade

virtual que ganha destaque pelo Oculus Ri� ,

cuja empresa foi comprada pelo Facebook por

US$ 2 bilhões. O nome do óculos de realidade

virtual da Razer, por exemplo, é Open-Sour-

ce Virtual Reality (OSVR). Muitos aparelhos

seguem em testes e só devem chegar no ano

que vem. A Sony só deve lançar o PlaySta� on VR no

começo de 2016, seguindo a tendência do mercado.

tchen, Dynasty Warriors 7 VR demo, Rigs, Joysound VR,

e Hatsune Miku VR Tech demo. O novo nome está em

sintonia com o mercado de disposi� vos de realidade

seguem em testes e só devem chegar no ano

que vem. A Sony só deve lançar o PlaySta� on VR no

começo de 2016, seguindo a tendência do mercado.

REPÓRTER CURUMIM

Nunca vou esquecer quando fui à loja, pela primeira vez, atrás de um joguinho da Nin-

tendo que meu filho Marinho (Mario Adolfo Filho) pedia todo mês para comprar. Cheguei lá e perguntei:

— Tem o Mário Bros aí?— Tinha. Acabou...

Pensei que meu filhote queria com-prar o joguinho porque o persona-gem levava o nosso nome. Mas não, o Super Mário já começava a dizer a que veio. Voltei mais três vezes à loja sem ter sucesso. E comecei a observar que o Super Mário já era a grande estrela dos games, uma revolução que começou lá atrás, com o bom e velho Atari, que também comprei para o meu filho e nunca joguei – por ter um bloqueio a tudo que é eletrônico.

O tempo passou e hoje percebo que a revolução que iniciou naquela década de 1980 até hoje encanta os garotos. O Mário foi lançado no dia

13 de setembro de 1985, quando Shigeru Miyamoto deu vida à uma lenda viva. Hoje é muito fácil consi-derar Mario um ícone dos jogos.

Agora o Mário está completando 30 anos e meus filhos, Marcus e Mário continuam jogando com a mesma alegria que jogavam quando eram crianças. Estamos fazendo essa Curumim sobre o xará, não por se tratar apenas de nostalgia, mas tam-bém porque temos que reconhecer a competência e o carisma do velho Mário para se manter tanto tempo na crista da onda.

Bom domingo e bom jogo na com-panhia do Curumim e do simpático Super Mário.

6 3

NOVO JOGO CELEBRA 30 ANOS DE SUPER MARIO

A REVOLUÇÃO DO SUPER MÁRIO

Clássico musical da Disney, “Mary Pop-pins” (1964) deve ganhar uma nova versão dirigida por Rob Marshall e produzida por John DeLuca e Marc Pla� , trio que traba-lhou junto em “Caminhos da Floresta”. O fi lme vai se passar em Londres, duas dé-cadas após os acontecimentos mostrados no longa original, e terá como inspiração o livro da australiana Pamela Lyndon Tra-vers, que também serviu de base para a primeira adaptação, protagonizada por Julie Andrews e Dick Van Dyke. As infor-mações são do site da revista americana “Variety”. Mary Poppins” arrecadou mais de 100 milhões de dólares em bilheteria e marcou época, levando cinco estatuetas no Oscar de 1965. Informações sobre a data de lançamento e de início da produção do projeto ainda não foram reveladas.

MARY POPPINS

O NEVOEIRO

PROJECT MORPHEUS

Depois de ser adaptado para o cinema por Frank

Darabont em 2007, O Nevoeiro, livro de Stephen

King publicado em 1980, virará uma série. O anúncio

foi feito pela Dimension TV. Chris� an Torpe, criador

da série dinamarquesa Rita, é o responsável pelo

roteiro que usará tanto o livro como o fi lme de

referências. “O terror criado por King no livro é tão

vasto que achamos que a televisão é o melhor lugar

para explorar isso”, disse Bob Weinstein, co-funda-

dor da Weinstein Company e Dimensions Films, no

anúncio ofi cial. “Chris� an criou um elenco fascinante

de personagens para a série e uma história cheia de

sustos”, fi nalizou Weinstein. A série ainda não tem

uma emissora nos EUA nem previsão de lançamento.

A adaptação mais recente de um romance de King à televisão, Under the Dome, se

encerrou neste mês depois de três temporadas.

Bryan Singer, diretor de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e outros fi lmes da franquia,

anunciou no instagram que seu próximo fi lme será 20 Mil Léguas Submarinas. Rick Sordelet

e Dan Studney escreveram o roteiro, que é baseado no romance de Jules Verne. Singer

fez o anúncio no instagram dizendo que “Esta é uma história que eu sempre quis recontar

desde a minha infância. Eu prometo que será uma aventura épica e emocional para todas

as idades! Uma aventura pela qual eu tenho muito carinho.” O diretor fez questão de deixar

claro que não está abandonando o universo X-Men e está muito empolgado para X-Men:

Apocalipse e o que vier depois. 20 Mil Léguas Submarinas é uma história de Jules Verne

que conta sobre a jornada do Capitão Nemo e a equipe da Nau� lus.

20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS O clássico Super Mario Bros celebra 30 anos de existência. Aproveitando este marco, a Nintendo está lançando o Super Mario Maker para a Wii U. Este jogo permite, pela

primeira vez, que os jogadores criem os próprios níveis no universo da mascote da Nintendo. Inicialmente o jogador terá acesso a um reduzido número de ferramentas para desenhar os seus níveis, mas estas vão aumentando ao longo dos primeiros dias de jogo.

Os níveis completos podem depois ser jogados ou par� lhados, o que torna inúmeros os possíveis desafi os. As ferramentas dis-poníveis estão divididas em quatro modelos de jogo: Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros U. Em cada um dos casos, só será possível usar elementos do respe� vo jogo ao desenhar os níveis.

A Nintendo vai ainda aceitar submissões de níveis dos jogadores que, após serem aprovados por peritos, serão distribuídos online e colocados num ranking. Apenas níveis que o criador seja capaz de completar serão aceites, já que o jogo permite a criação de níveis tão complexos que se tornam impossíveis. Cada perfi l de

jogador será capaz de acumular 120 níveis e existem ainda outras funcionalidades como, por exemplo, a criação de efeitos sonoros e visuais para os diversos blocos ou a compa� bilidade com mais de 50 amiibos, ou seja, fi guras de personagens da Nintendo que interagem com múl� plos jogos da Wii U e 3DS.

01_08_CURUMIM.indd 5-6 18/09/2015 01:31:27

Page 4: Curumim - 20 de setembro de 2015

Alvin e os Esquilos são o tema do lindo desenho do pe-queno artista Marcelo. Infelizmente ele não nos informou a sua idade nem o sobrenome, mas fica aqui o nosso muito obrigado pela participação.

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

Que maravilha, Carlos. Então um sócio do Clube do Curumim, que conheceu a fl oresta e nossa turma quando era garoto, acabou se transformando num ilustrador? Caramba, essa é uma boa no� cia. Quando nossa empresa crescer e a gente virar a Disney da Amazônia (sonhar não custa nada!), vamos trazer você para ajudar a desenhar nossas revis� nhas e jornalzinho. Aí você volta para a sua tribo. Parabéns, amigão! Vamos esperar a grande surpresa.

Saudações, tribo do Curumim. Me chamo Carlos Eduardo. Sou um manauara que hoje vive em Recife. Cresci lendo o Curumim e me diver� muito com suas historias. Inclusive, meu projeto de faculdade foi sobre o personagem. Lembro que um dos pontos que abordei era sobre a sua atualização, incluindo a padronização do traço, inclusão na era digital e licenciamento dos produtos. Para a minha surpresa me deparei com a Fanpage do Curumim e fi quei encantado. Adorei a nova pegada do personagem, mais dinâmico e atual para a nova geração de crianças. Me sinto orgulhoso em mostrar o Curumim para meus amigos aqui do nordeste. Parabéns pelo trabalho fabuloso.

PS: trabalho com ilustrador aqui em Recife e em breve mandarei um presente para a turma.

MÁRIO ADOLFO

CARLOS EDUARDO

4 5

Quem deixa a nossa galeria mais bonita na edição de hoje é a linda cunhatã Gabriela Santos, de 07 anos, que na foto parece estar par� cipan-do de alguma homenagem ao dia do índio na sua escolar. Ga-briela, adoramos a foto. Obrigado pela par� cipa-ção. Peça para o papai ou para a mamãe para entrarem em contato por e-mail para saber como re� rar sua camisa.

Quem não conhece o per-sonagem Mario, o enca-nador mais famoso do

mundo? Pois é, o jogo Super Mario Bros, da gigante japone-sa do entretenimento Nintendo, está comemorando 30 anos de sucesso. O primeiro título de pla-taforma da empresa já vendeu mais de 310 milhões de exem-plares em todo o mundo, e abo-canhou diversos prêmios, além de ser uma franquia que virou referência para várias gerações de jogadores.

A história de sucesso remonta ao final da década de 1970, quan-do a Nintendo, que até então era uma empresa japonesa conhe-cida por seus jogos de cartas, contratou o desenhista industrial e apaixonado por mangás Shige-ru Miyamoto. Pouco tempo após ser admitido, ele encarou um importante projeto: criar uma máquina de fliperama voltada para o público americano e que trouxesse o personagem Popeye como protagonista.

Logo depois, em 1981, Miya-moto voltou a criar e, desta vez, produziu um jogo para Atari que trazia Donkey Kong como o gran-de vilão. No game, o gorila tinha raptado uma donzela, que preci-sava ser salva pelo herói Jump-man, um carpinteiro “gordinho” e bigodudo. Esse título vendeu 60 mil unidades logo na primeira semana de lançamento, batendo um recorde na época.

“Percebi que era um produ-to muito especial. Eu me sentia como um artista das animações,

que usa pincel e papel para criar mundos animados e levá-los até as pessoas. Tive muita sorte de que um personagem, que mais tarde seria chamado Mario, na-cesse nesse jogo, e que videoga-mes tivessem se tornado o ramo principal da empresa”, diz Miya-moto em comunicado à imprensa emitido pela Nintendo.

Em 1985, o personagem Jump-man foi reciclado e transformado em Mario, um nome mais univer-sal. Curiosamente, os emprega-dos da Nintendo of America que o batizaram assim, pois associa-ram a figura do Jumpman a um funcionário de uma distribuidora com que trabalhavam.

Desde essa época o encanador bigodudo ganhou o público e se tornou o personagem mais ca-rismático e conhecido no mundo todo. Ainda na década de 1980, Mario deixou de ser um herói solitário e passou a contar com a ajuda do irmão, Luigi.

Shigeru Miyamoto queria que-brar o paradigma que existia no Atari, e conseguiu construir um personagem que podia se mover por toda a tela no console Nin-tendo 8 bits. Super Mario Bros foi o primeiro jogo do estilo pla-taforma que fazia com que o personagem descobrisse novos cenários à medida que avançava, e que permitia, ainda, uma explo-ração mais elaborada. A ilusão da terceira dimensão propiciada pelo jogo também foi inovadora para a época.

A popularidade de Mario cres-ceu tanto que ele chegou a ser

comparado com Mickey Mouse, o personagem ícone da Disney. A fama rendeu ainda mais: o personagem da Nintendo foi convidado para participar num episódio de Os Simpsons; estre-lou seu próprio mangá; e ainda foi adaptado para o cinema, em filme de 1993, com Bob Hoskins (Mario), John Leguizamo (Luigi) e Dennis Hopper (Bowser).

Com toda essa genialiadde, não era de estranhar que Miyamoto fosse considerado uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo a revista americana Time. Além disso, ele recebeu importantes prêmios li-gados à arte, como o britânico Bafta, a Legião de Honra Fran-cesa e o Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades, da Espanha.

30 ANOS DE30 ANOS DE30 ANOS30 ANOS

01_08_CURUMIM.indd 7-8 18/09/2015 01:31:43

Page 5: Curumim - 20 de setembro de 2015

Alvin e os Esquilos são o tema do lindo desenho do pe-queno artista Marcelo. Infelizmente ele não nos informou a sua idade nem o sobrenome, mas fica aqui o nosso muito obrigado pela participação.

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

Que maravilha, Carlos. Então um sócio do Clube do Curumim, que conheceu a fl oresta e nossa turma quando era garoto, acabou se transformando num ilustrador? Caramba, essa é uma boa no� cia. Quando nossa empresa crescer e a gente virar a Disney da Amazônia (sonhar não custa nada!), vamos trazer você para ajudar a desenhar nossas revis� nhas e jornalzinho. Aí você volta para a sua tribo. Parabéns, amigão! Vamos esperar a grande surpresa.

Saudações, tribo do Curumim. Me chamo Carlos Eduardo. Sou um manauara que hoje vive em Recife. Cresci lendo o Curumim e me diver� muito com suas historias. Inclusive, meu projeto de faculdade foi sobre o personagem. Lembro que um dos pontos que abordei era sobre a sua atualização, incluindo a padronização do traço, inclusão na era digital e licenciamento dos produtos. Para a minha surpresa me deparei com a Fanpage do Curumim e fi quei encantado. Adorei a nova pegada do personagem, mais dinâmico e atual para a nova geração de crianças. Me sinto orgulhoso em mostrar o Curumim para meus amigos aqui do nordeste. Parabéns pelo trabalho fabuloso.

PS: trabalho com ilustrador aqui em Recife e em breve mandarei um presente para a turma.

MÁRIO ADOLFO

CARLOS EDUARDO

4 5

Quem deixa a nossa galeria mais bonita na edição de hoje é a linda cunhatã Gabriela Santos, de 07 anos, que na foto parece estar par� cipan-do de alguma homenagem ao dia do índio na sua escolar. Ga-briela, adoramos a foto. Obrigado pela par� cipa-ção. Peça para o papai ou para a mamãe para entrarem em contato por e-mail para saber como re� rar sua camisa.

Quem não conhece o per-sonagem Mario, o enca-nador mais famoso do

mundo? Pois é, o jogo Super Mario Bros, da gigante japone-sa do entretenimento Nintendo, está comemorando 30 anos de sucesso. O primeiro título de pla-taforma da empresa já vendeu mais de 310 milhões de exem-plares em todo o mundo, e abo-canhou diversos prêmios, além de ser uma franquia que virou referência para várias gerações de jogadores.

A história de sucesso remonta ao final da década de 1970, quan-do a Nintendo, que até então era uma empresa japonesa conhe-cida por seus jogos de cartas, contratou o desenhista industrial e apaixonado por mangás Shige-ru Miyamoto. Pouco tempo após ser admitido, ele encarou um importante projeto: criar uma máquina de fliperama voltada para o público americano e que trouxesse o personagem Popeye como protagonista.

Logo depois, em 1981, Miya-moto voltou a criar e, desta vez, produziu um jogo para Atari que trazia Donkey Kong como o gran-de vilão. No game, o gorila tinha raptado uma donzela, que preci-sava ser salva pelo herói Jump-man, um carpinteiro “gordinho” e bigodudo. Esse título vendeu 60 mil unidades logo na primeira semana de lançamento, batendo um recorde na época.

“Percebi que era um produ-to muito especial. Eu me sentia como um artista das animações,

que usa pincel e papel para criar mundos animados e levá-los até as pessoas. Tive muita sorte de que um personagem, que mais tarde seria chamado Mario, na-cesse nesse jogo, e que videoga-mes tivessem se tornado o ramo principal da empresa”, diz Miya-moto em comunicado à imprensa emitido pela Nintendo.

Em 1985, o personagem Jump-man foi reciclado e transformado em Mario, um nome mais univer-sal. Curiosamente, os emprega-dos da Nintendo of America que o batizaram assim, pois associa-ram a figura do Jumpman a um funcionário de uma distribuidora com que trabalhavam.

Desde essa época o encanador bigodudo ganhou o público e se tornou o personagem mais ca-rismático e conhecido no mundo todo. Ainda na década de 1980, Mario deixou de ser um herói solitário e passou a contar com a ajuda do irmão, Luigi.

Shigeru Miyamoto queria que-brar o paradigma que existia no Atari, e conseguiu construir um personagem que podia se mover por toda a tela no console Nin-tendo 8 bits. Super Mario Bros foi o primeiro jogo do estilo pla-taforma que fazia com que o personagem descobrisse novos cenários à medida que avançava, e que permitia, ainda, uma explo-ração mais elaborada. A ilusão da terceira dimensão propiciada pelo jogo também foi inovadora para a época.

A popularidade de Mario cres-ceu tanto que ele chegou a ser

comparado com Mickey Mouse, o personagem ícone da Disney. A fama rendeu ainda mais: o personagem da Nintendo foi convidado para participar num episódio de Os Simpsons; estre-lou seu próprio mangá; e ainda foi adaptado para o cinema, em filme de 1993, com Bob Hoskins (Mario), John Leguizamo (Luigi) e Dennis Hopper (Bowser).

Com toda essa genialiadde, não era de estranhar que Miyamoto fosse considerado uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo a revista americana Time. Além disso, ele recebeu importantes prêmios li-gados à arte, como o britânico Bafta, a Legião de Honra Fran-cesa e o Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades, da Espanha.

30 ANOS DE30 ANOS DE30 ANOS30 ANOS

01_08_CURUMIM.indd 7-8 18/09/2015 01:31:43

Page 6: Curumim - 20 de setembro de 2015

A Sony anunciou que seu disposi� vo de realidade virtual, o já conhecido

Project Morpheus, terá o nome ofi cial de PlaySta� on VR. A informação

foi divulgada durante a cole� va de imprensa no Tokyo Game Show (TGS)

por Atsushi Morita, presidente da Sony Computer Entertainment Japan e Asia.

O execu� vo também informou quais games estarão jogáveis no óculos no

evento neste semana, incluindo Final Fantasy 14 Online, Summer Lesson, Ki-

tchen, Dynasty Warriors 7 VR demo, Rigs, Joysound VR,

e Hatsune Miku VR Tech demo. O novo nome está em

sintonia com o mercado de disposi� vos de realidade

virtual que ganha destaque pelo Oculus Ri� ,

cuja empresa foi comprada pelo Facebook por

US$ 2 bilhões. O nome do óculos de realidade

virtual da Razer, por exemplo, é Open-Sour-

ce Virtual Reality (OSVR). Muitos aparelhos

seguem em testes e só devem chegar no ano

que vem. A Sony só deve lançar o PlaySta� on VR no

começo de 2016, seguindo a tendência do mercado.

tchen, Dynasty Warriors 7 VR demo, Rigs, Joysound VR,

e Hatsune Miku VR Tech demo. O novo nome está em

sintonia com o mercado de disposi� vos de realidade

seguem em testes e só devem chegar no ano

que vem. A Sony só deve lançar o PlaySta� on VR no

começo de 2016, seguindo a tendência do mercado.

REPÓRTER CURUMIM

Nunca vou esquecer quando fui à loja, pela primeira vez, atrás de um joguinho da Nin-

tendo que meu filho Marinho (Mario Adolfo Filho) pedia todo mês para comprar. Cheguei lá e perguntei:

— Tem o Mário Bros aí?— Tinha. Acabou...

Pensei que meu filhote queria com-prar o joguinho porque o persona-gem levava o nosso nome. Mas não, o Super Mário já começava a dizer a que veio. Voltei mais três vezes à loja sem ter sucesso. E comecei a observar que o Super Mário já era a grande estrela dos games, uma revolução que começou lá atrás, com o bom e velho Atari, que também comprei para o meu filho e nunca joguei – por ter um bloqueio a tudo que é eletrônico.

O tempo passou e hoje percebo que a revolução que iniciou naquela década de 1980 até hoje encanta os garotos. O Mário foi lançado no dia

13 de setembro de 1985, quando Shigeru Miyamoto deu vida à uma lenda viva. Hoje é muito fácil consi-derar Mario um ícone dos jogos.

Agora o Mário está completando 30 anos e meus filhos, Marcus e Mário continuam jogando com a mesma alegria que jogavam quando eram crianças. Estamos fazendo essa Curumim sobre o xará, não por se tratar apenas de nostalgia, mas tam-bém porque temos que reconhecer a competência e o carisma do velho Mário para se manter tanto tempo na crista da onda.

Bom domingo e bom jogo na com-panhia do Curumim e do simpático Super Mário.

6 3

NOVO JOGO CELEBRA 30 ANOS DE SUPER MARIO

A REVOLUÇÃO DO SUPER MÁRIO

Clássico musical da Disney, “Mary Pop-pins” (1964) deve ganhar uma nova versão dirigida por Rob Marshall e produzida por John DeLuca e Marc Pla� , trio que traba-lhou junto em “Caminhos da Floresta”. O fi lme vai se passar em Londres, duas dé-cadas após os acontecimentos mostrados no longa original, e terá como inspiração o livro da australiana Pamela Lyndon Tra-vers, que também serviu de base para a primeira adaptação, protagonizada por Julie Andrews e Dick Van Dyke. As infor-mações são do site da revista americana “Variety”. Mary Poppins” arrecadou mais de 100 milhões de dólares em bilheteria e marcou época, levando cinco estatuetas no Oscar de 1965. Informações sobre a data de lançamento e de início da produção do projeto ainda não foram reveladas.

MARY POPPINS

O NEVOEIRO

PROJECT MORPHEUS

Depois de ser adaptado para o cinema por Frank

Darabont em 2007, O Nevoeiro, livro de Stephen

King publicado em 1980, virará uma série. O anúncio

foi feito pela Dimension TV. Chris� an Torpe, criador

da série dinamarquesa Rita, é o responsável pelo

roteiro que usará tanto o livro como o fi lme de

referências. “O terror criado por King no livro é tão

vasto que achamos que a televisão é o melhor lugar

para explorar isso”, disse Bob Weinstein, co-funda-

dor da Weinstein Company e Dimensions Films, no

anúncio ofi cial. “Chris� an criou um elenco fascinante

de personagens para a série e uma história cheia de

sustos”, fi nalizou Weinstein. A série ainda não tem

uma emissora nos EUA nem previsão de lançamento.

A adaptação mais recente de um romance de King à televisão, Under the Dome, se

encerrou neste mês depois de três temporadas.

Bryan Singer, diretor de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e outros fi lmes da franquia,

anunciou no instagram que seu próximo fi lme será 20 Mil Léguas Submarinas. Rick Sordelet

e Dan Studney escreveram o roteiro, que é baseado no romance de Jules Verne. Singer

fez o anúncio no instagram dizendo que “Esta é uma história que eu sempre quis recontar

desde a minha infância. Eu prometo que será uma aventura épica e emocional para todas

as idades! Uma aventura pela qual eu tenho muito carinho.” O diretor fez questão de deixar

claro que não está abandonando o universo X-Men e está muito empolgado para X-Men:

Apocalipse e o que vier depois. 20 Mil Léguas Submarinas é uma história de Jules Verne

que conta sobre a jornada do Capitão Nemo e a equipe da Nau� lus.

20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS O clássico Super Mario Bros celebra 30 anos de existência. Aproveitando este marco, a Nintendo está lançando o Super Mario Maker para a Wii U. Este jogo permite, pela

primeira vez, que os jogadores criem os próprios níveis no universo da mascote da Nintendo. Inicialmente o jogador terá acesso a um reduzido número de ferramentas para desenhar os seus níveis, mas estas vão aumentando ao longo dos primeiros dias de jogo.

Os níveis completos podem depois ser jogados ou par� lhados, o que torna inúmeros os possíveis desafi os. As ferramentas dis-poníveis estão divididas em quatro modelos de jogo: Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros U. Em cada um dos casos, só será possível usar elementos do respe� vo jogo ao desenhar os níveis.

A Nintendo vai ainda aceitar submissões de níveis dos jogadores que, após serem aprovados por peritos, serão distribuídos online e colocados num ranking. Apenas níveis que o criador seja capaz de completar serão aceites, já que o jogo permite a criação de níveis tão complexos que se tornam impossíveis. Cada perfi l de

jogador será capaz de acumular 120 níveis e existem ainda outras funcionalidades como, por exemplo, a criação de efeitos sonoros e visuais para os diversos blocos ou a compa� bilidade com mais de 50 amiibos, ou seja, fi guras de personagens da Nintendo que interagem com múl� plos jogos da Wii U e 3DS.

01_08_CURUMIM.indd 5-6 18/09/2015 01:31:27

Page 7: Curumim - 20 de setembro de 2015

ELEMENTAR MEU CARO!

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

O game Super Mario Bros faz o maior sucesso nos consoles, mas não traz boas lembranças

quando o assunto é adaptações para o cinema. Lá no início da década de 90, alguém teve a brilhante ideia de levar a dupla de encanadores para a telona e o desastre foi grande. Do roteiro capenga, a interpretação dos atores, passando pela trilha do Roxe� e.

Agora, a ideia é reviver o perso-nagem mais querido do mundo dos games, mas nos quadrinhos. A HQ vai recontar a história que foi levada aos cinemas em 1993. O projeto foi discu� do entre os roteiristas do quadrinho e do fi lme. A história trará elementos que seriam usados na sequência do fi lme lançado na década de 90. É possível encontrar o material com uma simples busca na internet.

Uma das maiores recompensas de um pro-fi ssional é saber que o seu trabalho está infl uenciado a vida de outras pessoas po-

si� vamente, e foi exatamente isso que aconteceu quando Neidelene Cardoso e Liliane Ferreira visita-ram a redação do Curumim para compar� lhar com o editor Mario Adolfo a criação do seu jornalzinho escolar, o “Ibram em Tempo”. Na época com 14 anos, ambas expressaram seu desejo de tornarem-se jornalistas. Será que as duas seguiram carreira na área? Se viraram mesmo jornalistas, escrevam para nós, será um grande prazer ver um sonho de duas sócias do Clube do Curumim realizado.

CURIOSIDADES

Você não precisa ser fã de videogames para conhecer o Mario. Afi nal, o herói bigodudo conquistou milhões e milhões

de fãs ao longo das úl� mas três décadas. E, para homenagear o personagem mais popular dos games, o Curumim separou algumas curiosidades incríveis sobre o encanador.

• Era pra ser PopeyeA primeira aparição do personagem foi,

na verdade, em um game do Donkey Kong de 1981. No entanto, o que pouca gente se lembra é que, na verdade, esse � tulo que virou o primeiro grande sucesso da Nintendo era para ser um jogo do Popeye. O problema é que empresa perdeu os direitos sobre o personagem no meio do processo e, para não ter que descartar todo o trabalho feito até ali, eles fi zeram algumas transformações. Foi assim que Brutus deu lugar ao Donkey Kong e o Popeye acabou virando Jumpman.

• Em busca de um nomeAinda durante o desenvolvimento de Donkey

Kong, ele foi conhecido como Mr. Video e Ossan, que pode ser traduzido como “� ozinho” ou “ho-mem de meia idade”. O nome Mario foi surgir

inspirado no dono do imóvel em que fi cava o escritório da Nintendo nos Estados Unidos. Mario Segale foi cobrar o aluguel atrasado e a empresa decidiu homenageá-lo em seu game.

• A primeira namorada do Mario não é a Peach

Quando a Nintendo transformou Popeye em um jogo original, a Olivia Palito deu origem a Pauline, inicialmente chamada apenas de Lady. Ela é considerada a primeira namorada do herói e, embora tenha sido ofuscada pela princesa do Reino dos Cogumelos, ainda faz algumas par� cipações em jogos recentes. Ela é fi gura recorrente na série Mario vs. Donkey Kong e também apareceu no úl� mo Super Smash Bros.

• Apenas 32KQuando o Super Mario Bros original chegou ao

Nintendinho, ele foi uma enorme revolução em termos de jogabilidade e até de visual. Mesmo os seus gráfi cos 8 bits chamaram a atenção por conta do preciosismo da Nintendo na hora de criar aquele mundo e seus pequenos detalhes.

No entanto, todo esse tra-balho não ocupava mais do

que 32 KB.

• Mario armadoA proposta original era colocar o personagem

sobre uma espécie de nuvem voadora na qual ele deveria desviar de projéteis que eram arre-messados contra ele. Mais do que isso, Mario ainda usaria um rifl e para acertar seus inimigos à distância. No entanto, a Nintendo voltou atrás e reformulou todo o projeto.

• Cogumelo alucinógeno A principal inspiração da empresa para criar o

famoso item é o Amanita muscaria, um cogumelo bastante comum no hemisfério norte e cujo visual realmente é bem semelhante àquele visto nos games. O único detalhe é que ele realmente possui propriedades alucinógenas quando inge-rido. Segundo alguns relatos, ele deixa a pessoa tão maluca que dá a sensação de que ela está crescendo — uma referência que todo jogador certamente vai entender.

• Super família Luigi nasceu para preencher a lacuna de

irmão mais novo que ocupa o player 2. No Japão, seu nome é pronunciado como “Ruiji”, que também signifi ca “parecido”. Em outras palavras, as pessoas que sempre o chama-ram de “Mario verde”. Outros membros da família começaram a aparecer com o tempo, incluindo o primo malvado do herói. Wario deu as caras pela primeira vez em Super Mario Land 2: Six Golden Coins e também possui um signifi cado maior em seu nome além de ser o inverso do protagonista. Ele foi ba� zado a par� r de um trocadilho com a palavra japo-nesa “warui”, que pode ser traduzido como “malvado” ou mesmo “imoral”.

• Uma só vozMario só foi ganhar uma voz em 1995 em

Mario’s Game Gallery, uma coletânea para PCs que trazia uma série de jogos aleatórios com o personagem estampado na capa. E foi aí que Charles Mar� net fez sua estreia como dublador ofi cial do herói. No entanto, ele logo começou também a interpretar outros habitantes do Reino dos Cogumelos e, atualmente, ele é o responsável pelas vozes de Mario, Luigi, Wario, Waluigi, Baby Mario, Baby Luigi e Todsworth, além de outros personagens menores.

1986

G I B I TECA

APRENDIZ DE JORNALISTA

SUPER MARIO

As populações de ani-mais marinhos (ma-míferos, pássaros,

répteis e peixes) caíram pela metade desde os anos 1970 em função da pesca predató-ria, da poluição e do aqueci-mento global - alertou a ONG ambiental WWF. Na escala mundial, o consumo médio de peixes por habitante pas-sou de 9,9 kg nos anos 1960 para 19,2 kg em 2012.

No relatório, a WWF ex-plica que seu índice Planeta Vivo das populações mari-nhas, que mede a tendência acompanhada pelas popula-ções de animais marinhos, “registrou uma regressão de 49% entre 1970 e 2012”. Al-

gumas viram seu efe� vo cair quase 75%.

O período de 1970 a me-ados de 1980 experimentou a contração mais acentuada, seguida por uma rela� va es-tabilidade até que o número de populações � vesse recen-temente uma baixa.

No espaço de apenas uma geração, as a� vidades huma-nas degradaram gravemente os oceanos capturando os peixes num ritmo supe-rior ao de sua reprodução e destruindo os berçários”, explicou, ressaltando que o desaparecimento dos ecos-sistemas oceânicos corre o risco de iniciar “uma grave crise econômica

POPULAÇÕES DE ANIMAIS MARINHOS CAÍRAM PELA METADE EM 40 ANOS

Neidelene Cardoso e Liliane Ferreira: sonhos de jornalismo

gumas viram seu efe� vo cair

O período de 1970 a me-ados de 1980 experimentou

CAÍRAM PELA

01_08_CURUMIM.indd 3-4 18/09/2015 01:31:11

Page 8: Curumim - 20 de setembro de 2015

Nº40 Set/2015 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

30 ANOS DE SUPER MÁRIO 30 ANOS DE SUPER MÁRIO

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

Sai da frente!

hehehe

Hunf!

Ninguémme segura!

FIM

Quer dizer, só o homem branco com a sua poluição!

GAME OVER

CURUMIM000000

00X WORLD-01

CURUMIM000000

00X WORLD-01

CURUMIM000000

00X WORLD-01

Sou eu,Curumim!

PROJECT MORPHEUS P06

SUPER MARIO P05

MARY POPPINS P06

01_08_CURUMIM.indd 1-2 18/09/2015 01:30:53