curumim - 24 de abril de 2016

8
Nº71 Abr/2016 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia DESCOBRIMENTO DO BRASIL DESCOBRIMENTO DO BRASIL Lá vem bronca! TERRA À VISTA!

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 28-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 24 de abril de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

E aí,avistou algo?

Acabei de avistar

um monte!

MONTEPASCOAL?

Não,monte de confusão!

História publicado originalmente em abril de 2000, em comemoração aos 500 anos do Brasil.

gracinha sarah patelcontinua brincando de

descobrimento.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº71 Abr/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

DESCOBRIMENTO

DO BRASILDESCOBRIMENTO

DO BRASIL

Lá vem bronca!

TERRA ÀVISTA!

DESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTO

01_08_CURUMIM.indd 1-2 22/04/2016 23:48:24

Page 2: Curumim - 24 de abril de 2016

CURIOSIDADES: O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

O mês passado foi o março mais quente jamais

registrado e o 11o. consecu� vo em que se bata este recorde, uma série inédita em 137 anos de registros, indicaram os meteoro-logista americanos.

A temperatura mé-dia mundial na su-

perfície do planeta em março de 2016 foi “a mais alta para um mês de março nas estatísticas anu-ais sobre a tempe-ratura mundial da NOAA”, a agência americana oceânica e atmosférica, se-gundo um relatório desse organismo.

MARÇO PASSADO FOI O MÊS DE MARÇO MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO

1986

CURUMIMNA HISTÓRIA

Um dos mo� vos que explicam a longevidade e sucesso do Curumim há mais de 30 anos é a sua legião de fãs. Na foto, lá em 1986, podemos ver o jornalista Mário Adolfo cerca-do por alunos de diversas escolas de Manaus, que iam até a redação conhecer um pouco mais sobre o indiozinho que começava ganhar seu espaço. Na época, os garotos que hoje devem ser adultos, fazia uma verdadeira saba� na com o editor, querendo saber como o jor-nalzinho é feito. Era uma festa!

SALVE OPLANETA

?? ?

Ninguém entendia nadaEram faladas mais de 1.000

línguas no Brasil na época do descobrimento. Destas, 180 são faladas atualmente e apenas 11 tem mais de 5.000 falantes.

Nomes das caravelasSabe-se apenas o nome de três

das treze caravelas da esquadra que descobriu o Brasil. São elas: El-Rei, Anunciada e São Pedro.

Seu CabralCabral era o capitão-mor do

Rei Manual I e por isso recebeu o poder de comandar uma frota de 13 navios composta de apro-ximadamente 1500 tripulantes. Todo custo era compensado pelas especiarias ob� das na expedição feita no con� nente africano (Cabo do Bojador, Cabo da Boa Esperan-ça e Calecute).

Antes de CabralCerca de dois anos antes da

expedição de Cabral chegar ao Brasil, Duarte Pacheco Pereira foi

quem pisou pela primeira vez no solo brasileiro.

A primeira missaDepois da descoberta do Bra-

sil, no dia 1º de maio foi cele-brada a 1ª missa em terra firme já que havido sido feita outra missa em uma ilha no dia 28 de abril. Toda tripulação cantava e carregava uma cruz com emble-mas da realeza portuguesa ao lado do povo indígena.

Cris� anismoApós a celebração religiosa, o

padre Frei Henrique distribuiu várias cruzes para os índios que ali estavam presentes. E assim começava a desenvolver o cris-� anismo no Brasil.

Descoberto ou achadoMuito embora se afi rme que

Cabral descobriu o Brasil, isso não condiz com a verdade dos fatos. O Brasil foi “achado”, pois já havia vários povos na� vos que viviam por aqui desde a pré-histórica.

Par� da de LisboaPedro Álvares Cabral saiu da

praia do Restelo, em Lisboa, ao meio-dia do dia 9 de mar-ço de 1500, uma segunda-feira. Vieram em dez naus e três caravelas, trazendo um total de 1500 pessoas. A viagem levou 44 dias.

Caravela sumiuUma das naus desapareceu

no dia 23 de março de 1500. Os outros barcos fi zeram dois dias de buscas, mas nada encontra-ram. Então, seguiram viagem.

SobreviventesAlém da nau que desapa-

receu e da outra que voltou a Portugal com a no� cia do desco-brimento, outras seis afundaram. Das treze, portanto, apenas cinco conseguiram retornar para casa.

Cabral � nha 32 anosCabral, de 32 anos, era casado

com uma das mulheres mais nobres e ricas de Portugal.

Isabela de Castro era neta dos reis Dom Fernando de Portugal e Dom Henrique de Castela.

VIDA DE IRMÃ DULCE EM QUADRINHOSDepois de conquistar

as telas do cinema, em 2013, a história de Irmã Dulce ganha

agora as páginas dos quadrinhos, com o lançamento de Irmã Dulce – Uma trajetória de amor. O gibi recria momen-tos marcantes da trajetória da religiosa, desde seu nascimento e infância, até sua luta em favor dos pobres e doentes. Irmã Dulce – Uma trajetória de amor tem � ragem de 15 mil cópias, e pode ser adquirida na loja virtual no site

da OSID.www.irmadulce.org.br

CRIANÇAS NA REDAÇÃO, FESTA NO CURUMIM!

01_08_CURUMIM.indd 3-4 22/04/2016 23:51:36

Page 3: Curumim - 24 de abril de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Como o personagem central do nosso suple-mento infan� l é um indiozinho, Curumim, va-mos puxar a brasa para a nossa sardinha.

Quem descobriu o Brasil não foi O Pedro Álvares Cabral coisa nenhuma. O navegante português chegou ao nosso País, ancorou suas caravelas em Porto Seguro, mas quando ele chegou lá, já exis� am seres humanos habitando a terra, os índios. Logo, quem “descobriu” o Brasil foram os índios. É sérios amiguinhos. Quando falamos sobre o descobrimento do Brasil, notamos que muitos livros didá� cos e pessoas ainda atribuem esse feito à fi gura do navegador português Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. Contudo, sabemos que os primeiros descobridores do nosso território foram as an� gas comunidades que chegaram à América no período pré-histórico e, com o passar do tempo, formaram diversas civilizações. Essas comunidades só foram chamadas de “indígenas” e os seus integrantes de “índios” com a chegada dos europeus. Tal nome foi dado porque, quando chegaram aqui pela primeira vez, os europeus acreditavam que � nham alcançado a Índia. De tal forma, percebemos que o termo foi resultado do contato entre os brancos e os na� vos.

Quando falamos dos índios temos que ter o cui-dado de não pensar que os índios são todos iguais. Ao longo dos séculos, as comunidades indígenas aqui formadas desenvolveram diferentes � pos de

costumes, línguas, valores e tradições. Até mesmo em sua fi sionomia, podemos observar que os povos indígenas também possuem outras interessantes.

De acordo com estudos atualizados, até a época da chegada dos portugueses, o Brasil contava com 1400 povos indígenas. Essa população chegou a a� ngir de três a cinco milhões de habitantes. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai. Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua iden� dade cultural.

Pra nós, todo dia é dia de índio. Bom domingo, curuminzada

6 3

MENSAGEM DE GARRAFA DE MAIS DE 108 ANOS É A MAIS ANTIGA DO MUNDO

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO...

A mensagem de garrafa mais an� ga do mundo, ofi cialmente confi rmada pelo Guinness World Records, foi en-

viada em 1906 por um biólogo chamado Ge-orge Parker Bidder, que estava pesquisando sobre os padrões das correntes marí� mas. O objeto foi encontrado, ironicamente, por uma funcionária aposentada dos correios da Alemanha. A garrafa con� nha um cartão postal com um texto em inglês, alemão e holandês, pedindo que o material fosse entregue à Associação Biológica Marinha, em Devon, no Reino Unido.

Foi confi rmada a presença de Robert Downey Jr (Tony Star/Homem de Ferro) em Spi-der-Man: Homecoming, o novo fi lme do Homem-Aranha, que começará a ser rodado em junho. O ator já fechou contrato com a Marvel para aparecer no fi lme, mas detalhes sobre sua par� cipação ainda não foram divulgados. Também é esperada a aparição de Chris Evans (Capitão América.

O REI LEÃO PODE SER A PRÓXIMA ADAPTAÇÃO COM ATORES DA DISNEY

O sucesso de Mogli – O Menino Lobo teria despertado o interesse da Disney de fazer uma versão também live-ac� on (com atores) de outro grande hit do estúdio, O Rei Leão. Até o momento, não há mais informações sobre o projeto e nem a sua confi rmação ofi cial por parte da Disney. Entre as próximas adaptações de desenhos com atores, essas já ofi -cializadas, estão A Bela e a Fera, Meu Amigo, o Dragão, Mulan, Ursinho Pooh e Dumbo.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Krypton, série de TV que contará as origens do Superman, pode ser exibida pelo Syfy. O canal pago está em fase fi nal de negociações com a DC Comics para encomendar a produção do episódio piloto. Criado por David S. Goyer (roteirista de Batman vs Superman e O Homem de Aço),Krypton seguirá os moldes de Gotham, seriado sobre a juventude do Batman, dessa vez girando em torno do avô do Superman, que traz esperança e igualdade para Krypton, tornando um planeta em desordem em um digno de dar a luz ao maior super-herói já conhecido.

KRYPTON

O último herói da Amazônia

Game of Thrones foi renovada para a sua sé-� ma temporada, três dias antes da estreia de seu sexto ano, que acontece neste domingo, 24 de abril, às 22h na HBO. Especula-se que a atração tenha apenas mais duas temporadas curtas, após a sexta, e seja encerrada na oitava temporada. Game of Thrones retorna hoje, com o episódio in� tulado “The Red Woman” (“A Dama Vermelha”, em tradução livre).

BLADE RUNNER 2 TEM ESTREIA ADIANTADA PARA 2017

Blade Runner 2 vai sair antes do previsto nos cinemas americanos. A Alcon Entertainment adiantou a data de estreia de 12 de janeiro de 2018 para 6 de outubro de 2017. Harrison Ford reprisa o papel do replicante Rick Deckard. Ryan Gosling, Robin Wright(House of Cards) e Dave Bau� sta (Guardiões da Galáxia) completam o elenco. As fi lmagens da con� nuação do clássico de 1982 começam em julho deste ano, sob direção de Denis Villeneuve (Os Suspeitos), que subs� tuirá Ridley Sco� .

SPIDER-MAN: HOMECOMING

GAME OF THRONES

01_08_CURUMIM.indd 5-6 22/04/2016 23:56:30

Page 4: Curumim - 24 de abril de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Outro dia minha filha Mirela de 5 anos me perguntou quem eram os pais do Curu-mim e por que ele vive sozinho na floresta.

Aproveito para sugerir uma historinha que conta a origem do indiozinho. Teria o Curumim um irmãozinho? Ou será que foram os animais que o criaram, igual ao Tar-zan? Fica aqui a nossa sugestão e aproveitamos para desejar um feliz natal.

4 5

Sarah Patel é apaixonada pelo Brasil e fi ca imaginando como era nosso país, antes, da civilização.

— Rapaz, Curumim, deveria ter praias maravilhosas, mar azul, céu limpinho, sem fumaça, pássaros voando e vento bal-ançando as palmeiras...

— E um povo lindo na praia... – inter-rompeu Curumim.

— Como assim, indiozinho? – quis saber a tartaruga.

— Quando Cabral chegou ao Brasil, a terra era dos índios. E eles estavam es-perando o navegante português na praia. Era uma raça bonita, pura, milhares, pele bronzeada, corpo pintado e seminus...

— Pelados? Nossa senhora! – espantou-se Sarah Patel.

— Pelo visto, tartaruguinha, tu não sabes nada de Descobrimento do Brasil. Vou te contar como foi.

— Oba! Eu quero saber mais! – gritou Sarah, aconchegando-se para perto do indiozinho para ouvir a história.

— Tu já deves ter ouvido falar que o Brasil foi “descoberto” em 22 de abril de 1500. Então, você deve estar pensando: o país completou 516 anos nesta sexta-feira. Os portugueses chegaram aqui, em embarcações que se pareciam com navios, mas eram chamadas de naus.

— Se os índios já estavam aqui é sinal que o Brasil já exis� a. Então o Brasil não foi “descoberto” pelo portugueses, ora bolas! – cutucou a atrevida tartaruga.

— É verdade, S arinha. Quando as car-avelas aportaram a praia, em Porto Seguro, o país já exis� a há muito tempo e era habitado por muitos índios. O nome também ainda não era Brasil, mas sim “Pindorama”.

O que acontece é que por volta do ano de 1500, o mundo era bem diferente de

como é hoje. Os europeus, muito ricos, não sabiam que exis� am tantos territórios pelo planeta. Como ainda não exis� am as fotos de satélite, que mostram tudo lá do alto, eles � nham que sair navegando pelos mares e ver o que encontravam pela frente.

Foi assim que um navegador chamado Pedro Álvares Cabral chegou até aqui.O primeiro ponto do Brasil que os por-tugueses comandados por Cabral viram foi o Monte Pascoal, uma montanha que fi ca perto da cidade de Porto Seguro, na Bahia. Foi aí que alguém dentro da nau gritou bem alto:

— Terra à vista! Quando desembarcaram, os portu-

gueses � veram o primeiro contato com os índios que moravam aqui e que viviam de um jeito bem diferente do que esses navegadores estavam acostumados. Os índios não conheciam coisas que eram

comuns na Europa naquela época, como as roupas e o espelho, por exemplo. Imagina como foi o susto, quando um índio viu seu refl exo no espelho pela primeira vez?

Cabral achou que � nha encontrado uma ilha e deu a ela o nome de Vera Cruz. Com o tempo, viu que se tratava de um território bem maior do que uma ilha, e mudou o nome da descoberta para Terra de Santa Cruz. Só bem mais tarde é que o país gan-hou o nome de Brasil, em homenagem a árvore pau-brasil, que era muito comum aqui naquela época.

Após conhecer um pouco da “nova” terra, um português chamado Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta para o rei de Portugal, contando tudo que ele � nha visto por aqui. Depois disso, muitos portugueses começaram a se mudar para cá e o país foi, aos poucos, ganhando a cara que tem hoje.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

GIANCARLO FEITOSA

Caro Giancarlo, você já deve ter observado que a Turma do Curumim carrega em suas histórias um certo toque de protesto contra as agressões do chamado “homem branco” e, no fundo, um desejo de defender o meio ambiente, os bichos, enfi m, a vida e denunciar o que está errado. Por exemplo, Sarah Patel tem esse nome de “prato � pico” porque nós andávamos comendo muita tartaruga e a bichinha entrou em processo de ex� nção. O Jacaré Thinga, morre de medo de virar carteira ou cinto. Nos anos 1980, quando o Curumim surgiu, andavam dizimando aldeias indígenas e o indiozinho solitário, “sem pai nem mãe” foi uma forma de denunciar a barbárie. Um grande abraço e um sorvete de Taperebá!

VINÍCIUS E BERNARDO 2 ANOS

22 DE ABRIL, DESCOBRIMENTO DO BRASIL

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

TERRA À VISTA!

• EXPOSIÇÃO PELO DIA DO EXÉRCITO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO EXÉRCITO E DO ANIVERSÁRIO DE 368

ANOS DA CORPORAÇÃO BRASILEIRA, A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO CON�TARÁ COM A EXPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS MILITARES E DE FOTOGRA�FIA, ALÉM DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES, APRESENTAÇÕES MUSICAIS E REPRESENTAÇÕES DE TODAS AS UNIDADES DO EXÉRCITO DE MANAUS.

QUANDO: ATÉ O DIA 28 DE ABRILLOCAL: SHOPPING PONTA NEGRA

• USINA CHAMINÉO CENTRO CULTURAL DISPÕE EM SUA ÁREA INTERNA SALAS PARA EXPO�

SIÇÕES PERMANENTES E TEMPORÁRIAS, ALÉM DO “ESPAÇO CRIANÇA” QUE EM SEUS TRÊS AMBIENTES POSSUI EQUIPAMENTOS ADAPTADOS AO PÚBLI�CO INFANTIL. COM PROJEÇÃO DE FILMES, OFICINAS INFANTIS, TEATRO DE FANTOCHE E EM SUA AÉREA EXTERNA UMA ARENA PARA ESPETÁCULOS.

QUANDO: TERÇA A SEXTA�FEIRA, DAS 09H ÀS 16H E SÁBADOS, DAS 09H ÀS 13H.

LOCAL: CENTRO CULTURAL USINA CHAMINÉ. AV. MANAUS MODERNA S/N � CENTRO.

01_08_CURUMIM.indd 7-8 22/04/2016 23:57:24

Page 5: Curumim - 24 de abril de 2016

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Outro dia minha filha Mirela de 5 anos me perguntou quem eram os pais do Curu-mim e por que ele vive sozinho na floresta.

Aproveito para sugerir uma historinha que conta a origem do indiozinho. Teria o Curumim um irmãozinho? Ou será que foram os animais que o criaram, igual ao Tar-zan? Fica aqui a nossa sugestão e aproveitamos para desejar um feliz natal.

4 5

Sarah Patel é apaixonada pelo Brasil e fi ca imaginando como era nosso país, antes, da civilização.

— Rapaz, Curumim, deveria ter praias maravilhosas, mar azul, céu limpinho, sem fumaça, pássaros voando e vento bal-ançando as palmeiras...

— E um povo lindo na praia... – inter-rompeu Curumim.

— Como assim, indiozinho? – quis saber a tartaruga.

— Quando Cabral chegou ao Brasil, a terra era dos índios. E eles estavam es-perando o navegante português na praia. Era uma raça bonita, pura, milhares, pele bronzeada, corpo pintado e seminus...

— Pelados? Nossa senhora! – espantou-se Sarah Patel.

— Pelo visto, tartaruguinha, tu não sabes nada de Descobrimento do Brasil. Vou te contar como foi.

— Oba! Eu quero saber mais! – gritou Sarah, aconchegando-se para perto do indiozinho para ouvir a história.

— Tu já deves ter ouvido falar que o Brasil foi “descoberto” em 22 de abril de 1500. Então, você deve estar pensando: o país completou 516 anos nesta sexta-feira. Os portugueses chegaram aqui, em embarcações que se pareciam com navios, mas eram chamadas de naus.

— Se os índios já estavam aqui é sinal que o Brasil já exis� a. Então o Brasil não foi “descoberto” pelo portugueses, ora bolas! – cutucou a atrevida tartaruga.

— É verdade, S arinha. Quando as car-avelas aportaram a praia, em Porto Seguro, o país já exis� a há muito tempo e era habitado por muitos índios. O nome também ainda não era Brasil, mas sim “Pindorama”.

O que acontece é que por volta do ano de 1500, o mundo era bem diferente de

como é hoje. Os europeus, muito ricos, não sabiam que exis� am tantos territórios pelo planeta. Como ainda não exis� am as fotos de satélite, que mostram tudo lá do alto, eles � nham que sair navegando pelos mares e ver o que encontravam pela frente.

Foi assim que um navegador chamado Pedro Álvares Cabral chegou até aqui.O primeiro ponto do Brasil que os por-tugueses comandados por Cabral viram foi o Monte Pascoal, uma montanha que fi ca perto da cidade de Porto Seguro, na Bahia. Foi aí que alguém dentro da nau gritou bem alto:

— Terra à vista! Quando desembarcaram, os portu-

gueses � veram o primeiro contato com os índios que moravam aqui e que viviam de um jeito bem diferente do que esses navegadores estavam acostumados. Os índios não conheciam coisas que eram

comuns na Europa naquela época, como as roupas e o espelho, por exemplo. Imagina como foi o susto, quando um índio viu seu refl exo no espelho pela primeira vez?

Cabral achou que � nha encontrado uma ilha e deu a ela o nome de Vera Cruz. Com o tempo, viu que se tratava de um território bem maior do que uma ilha, e mudou o nome da descoberta para Terra de Santa Cruz. Só bem mais tarde é que o país gan-hou o nome de Brasil, em homenagem a árvore pau-brasil, que era muito comum aqui naquela época.

Após conhecer um pouco da “nova” terra, um português chamado Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta para o rei de Portugal, contando tudo que ele � nha visto por aqui. Depois disso, muitos portugueses começaram a se mudar para cá e o país foi, aos poucos, ganhando a cara que tem hoje.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

GIANCARLO FEITOSA

Caro Giancarlo, você já deve ter observado que a Turma do Curumim carrega em suas histórias um certo toque de protesto contra as agressões do chamado “homem branco” e, no fundo, um desejo de defender o meio ambiente, os bichos, enfi m, a vida e denunciar o que está errado. Por exemplo, Sarah Patel tem esse nome de “prato � pico” porque nós andávamos comendo muita tartaruga e a bichinha entrou em processo de ex� nção. O Jacaré Thinga, morre de medo de virar carteira ou cinto. Nos anos 1980, quando o Curumim surgiu, andavam dizimando aldeias indígenas e o indiozinho solitário, “sem pai nem mãe” foi uma forma de denunciar a barbárie. Um grande abraço e um sorvete de Taperebá!

VINÍCIUS E BERNARDO 2 ANOS

22 DE ABRIL, DESCOBRIMENTO DO BRASIL

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

TERRA À VISTA!

• EXPOSIÇÃO PELO DIA DO EXÉRCITO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO EXÉRCITO E DO ANIVERSÁRIO DE 368

ANOS DA CORPORAÇÃO BRASILEIRA, A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO CON�TARÁ COM A EXPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS MILITARES E DE FOTOGRA�FIA, ALÉM DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES, APRESENTAÇÕES MUSICAIS E REPRESENTAÇÕES DE TODAS AS UNIDADES DO EXÉRCITO DE MANAUS.

QUANDO: ATÉ O DIA 28 DE ABRILLOCAL: SHOPPING PONTA NEGRA

• USINA CHAMINÉO CENTRO CULTURAL DISPÕE EM SUA ÁREA INTERNA SALAS PARA EXPO�

SIÇÕES PERMANENTES E TEMPORÁRIAS, ALÉM DO “ESPAÇO CRIANÇA” QUE EM SEUS TRÊS AMBIENTES POSSUI EQUIPAMENTOS ADAPTADOS AO PÚBLI�CO INFANTIL. COM PROJEÇÃO DE FILMES, OFICINAS INFANTIS, TEATRO DE FANTOCHE E EM SUA AÉREA EXTERNA UMA ARENA PARA ESPETÁCULOS.

QUANDO: TERÇA A SEXTA�FEIRA, DAS 09H ÀS 16H E SÁBADOS, DAS 09H ÀS 13H.

LOCAL: CENTRO CULTURAL USINA CHAMINÉ. AV. MANAUS MODERNA S/N � CENTRO.

01_08_CURUMIM.indd 7-8 22/04/2016 23:57:24

Page 6: Curumim - 24 de abril de 2016

REPÓRTER CURUMIM

Como o personagem central do nosso suple-mento infan� l é um indiozinho, Curumim, va-mos puxar a brasa para a nossa sardinha.

Quem descobriu o Brasil não foi O Pedro Álvares Cabral coisa nenhuma. O navegante português chegou ao nosso País, ancorou suas caravelas em Porto Seguro, mas quando ele chegou lá, já exis� am seres humanos habitando a terra, os índios. Logo, quem “descobriu” o Brasil foram os índios. É sérios amiguinhos. Quando falamos sobre o descobrimento do Brasil, notamos que muitos livros didá� cos e pessoas ainda atribuem esse feito à fi gura do navegador português Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. Contudo, sabemos que os primeiros descobridores do nosso território foram as an� gas comunidades que chegaram à América no período pré-histórico e, com o passar do tempo, formaram diversas civilizações. Essas comunidades só foram chamadas de “indígenas” e os seus integrantes de “índios” com a chegada dos europeus. Tal nome foi dado porque, quando chegaram aqui pela primeira vez, os europeus acreditavam que � nham alcançado a Índia. De tal forma, percebemos que o termo foi resultado do contato entre os brancos e os na� vos.

Quando falamos dos índios temos que ter o cui-dado de não pensar que os índios são todos iguais. Ao longo dos séculos, as comunidades indígenas aqui formadas desenvolveram diferentes � pos de

costumes, línguas, valores e tradições. Até mesmo em sua fi sionomia, podemos observar que os povos indígenas também possuem outras interessantes.

De acordo com estudos atualizados, até a época da chegada dos portugueses, o Brasil contava com 1400 povos indígenas. Essa população chegou a a� ngir de três a cinco milhões de habitantes. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai. Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua iden� dade cultural.

Pra nós, todo dia é dia de índio. Bom domingo, curuminzada

6 3

MENSAGEM DE GARRAFA DE MAIS DE 108 ANOS É A MAIS ANTIGA DO MUNDO

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO...

A mensagem de garrafa mais an� ga do mundo, ofi cialmente confi rmada pelo Guinness World Records, foi en-

viada em 1906 por um biólogo chamado Ge-orge Parker Bidder, que estava pesquisando sobre os padrões das correntes marí� mas. O objeto foi encontrado, ironicamente, por uma funcionária aposentada dos correios da Alemanha. A garrafa con� nha um cartão postal com um texto em inglês, alemão e holandês, pedindo que o material fosse entregue à Associação Biológica Marinha, em Devon, no Reino Unido.

Foi confi rmada a presença de Robert Downey Jr (Tony Star/Homem de Ferro) em Spi-der-Man: Homecoming, o novo fi lme do Homem-Aranha, que começará a ser rodado em junho. O ator já fechou contrato com a Marvel para aparecer no fi lme, mas detalhes sobre sua par� cipação ainda não foram divulgados. Também é esperada a aparição de Chris Evans (Capitão América.

O REI LEÃO PODE SER A PRÓXIMA ADAPTAÇÃO COM ATORES DA DISNEY

O sucesso de Mogli – O Menino Lobo teria despertado o interesse da Disney de fazer uma versão também live-ac� on (com atores) de outro grande hit do estúdio, O Rei Leão. Até o momento, não há mais informações sobre o projeto e nem a sua confi rmação ofi cial por parte da Disney. Entre as próximas adaptações de desenhos com atores, essas já ofi -cializadas, estão A Bela e a Fera, Meu Amigo, o Dragão, Mulan, Ursinho Pooh e Dumbo.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Krypton, série de TV que contará as origens do Superman, pode ser exibida pelo Syfy. O canal pago está em fase fi nal de negociações com a DC Comics para encomendar a produção do episódio piloto. Criado por David S. Goyer (roteirista de Batman vs Superman e O Homem de Aço),Krypton seguirá os moldes de Gotham, seriado sobre a juventude do Batman, dessa vez girando em torno do avô do Superman, que traz esperança e igualdade para Krypton, tornando um planeta em desordem em um digno de dar a luz ao maior super-herói já conhecido.

KRYPTON

O último herói da Amazônia

Game of Thrones foi renovada para a sua sé-� ma temporada, três dias antes da estreia de seu sexto ano, que acontece neste domingo, 24 de abril, às 22h na HBO. Especula-se que a atração tenha apenas mais duas temporadas curtas, após a sexta, e seja encerrada na oitava temporada. Game of Thrones retorna hoje, com o episódio in� tulado “The Red Woman” (“A Dama Vermelha”, em tradução livre).

BLADE RUNNER 2 TEM ESTREIA ADIANTADA PARA 2017

Blade Runner 2 vai sair antes do previsto nos cinemas americanos. A Alcon Entertainment adiantou a data de estreia de 12 de janeiro de 2018 para 6 de outubro de 2017. Harrison Ford reprisa o papel do replicante Rick Deckard. Ryan Gosling, Robin Wright(House of Cards) e Dave Bau� sta (Guardiões da Galáxia) completam o elenco. As fi lmagens da con� nuação do clássico de 1982 começam em julho deste ano, sob direção de Denis Villeneuve (Os Suspeitos), que subs� tuirá Ridley Sco� .

SPIDER-MAN: HOMECOMING

GAME OF THRONES

01_08_CURUMIM.indd 5-6 22/04/2016 23:56:30

Page 7: Curumim - 24 de abril de 2016

CURIOSIDADES: O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

O mês passado foi o março mais quente jamais

registrado e o 11o. consecu� vo em que se bata este recorde, uma série inédita em 137 anos de registros, indicaram os meteoro-logista americanos.

A temperatura mé-dia mundial na su-

perfície do planeta em março de 2016 foi “a mais alta para um mês de março nas estatísticas anu-ais sobre a tempe-ratura mundial da NOAA”, a agência americana oceânica e atmosférica, se-gundo um relatório desse organismo.

MARÇO PASSADO FOI O MÊS DE MARÇO MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO

1986

CURUMIMNA HISTÓRIA

Um dos mo� vos que explicam a longevidade e sucesso do Curumim há mais de 30 anos é a sua legião de fãs. Na foto, lá em 1986, podemos ver o jornalista Mário Adolfo cerca-do por alunos de diversas escolas de Manaus, que iam até a redação conhecer um pouco mais sobre o indiozinho que começava ganhar seu espaço. Na época, os garotos que hoje devem ser adultos, fazia uma verdadeira saba� na com o editor, querendo saber como o jor-nalzinho é feito. Era uma festa!

SALVE OPLANETA

?? ?

Ninguém entendia nadaEram faladas mais de 1.000

línguas no Brasil na época do descobrimento. Destas, 180 são faladas atualmente e apenas 11 tem mais de 5.000 falantes.

Nomes das caravelasSabe-se apenas o nome de três

das treze caravelas da esquadra que descobriu o Brasil. São elas: El-Rei, Anunciada e São Pedro.

Seu CabralCabral era o capitão-mor do

Rei Manual I e por isso recebeu o poder de comandar uma frota de 13 navios composta de apro-ximadamente 1500 tripulantes. Todo custo era compensado pelas especiarias ob� das na expedição feita no con� nente africano (Cabo do Bojador, Cabo da Boa Esperan-ça e Calecute).

Antes de CabralCerca de dois anos antes da

expedição de Cabral chegar ao Brasil, Duarte Pacheco Pereira foi

quem pisou pela primeira vez no solo brasileiro.

A primeira missaDepois da descoberta do Bra-

sil, no dia 1º de maio foi cele-brada a 1ª missa em terra firme já que havido sido feita outra missa em uma ilha no dia 28 de abril. Toda tripulação cantava e carregava uma cruz com emble-mas da realeza portuguesa ao lado do povo indígena.

Cris� anismoApós a celebração religiosa, o

padre Frei Henrique distribuiu várias cruzes para os índios que ali estavam presentes. E assim começava a desenvolver o cris-� anismo no Brasil.

Descoberto ou achadoMuito embora se afi rme que

Cabral descobriu o Brasil, isso não condiz com a verdade dos fatos. O Brasil foi “achado”, pois já havia vários povos na� vos que viviam por aqui desde a pré-histórica.

Par� da de LisboaPedro Álvares Cabral saiu da

praia do Restelo, em Lisboa, ao meio-dia do dia 9 de mar-ço de 1500, uma segunda-feira. Vieram em dez naus e três caravelas, trazendo um total de 1500 pessoas. A viagem levou 44 dias.

Caravela sumiuUma das naus desapareceu

no dia 23 de março de 1500. Os outros barcos fi zeram dois dias de buscas, mas nada encontra-ram. Então, seguiram viagem.

SobreviventesAlém da nau que desapa-

receu e da outra que voltou a Portugal com a no� cia do desco-brimento, outras seis afundaram. Das treze, portanto, apenas cinco conseguiram retornar para casa.

Cabral � nha 32 anosCabral, de 32 anos, era casado

com uma das mulheres mais nobres e ricas de Portugal.

Isabela de Castro era neta dos reis Dom Fernando de Portugal e Dom Henrique de Castela.

VIDA DE IRMÃ DULCE EM QUADRINHOSDepois de conquistar

as telas do cinema, em 2013, a história de Irmã Dulce ganha

agora as páginas dos quadrinhos, com o lançamento de Irmã Dulce – Uma trajetória de amor. O gibi recria momen-tos marcantes da trajetória da religiosa, desde seu nascimento e infância, até sua luta em favor dos pobres e doentes. Irmã Dulce – Uma trajetória de amor tem � ragem de 15 mil cópias, e pode ser adquirida na loja virtual no site

da OSID.www.irmadulce.org.br

CRIANÇAS NA REDAÇÃO, FESTA NO CURUMIM!

01_08_CURUMIM.indd 3-4 22/04/2016 23:51:36

Page 8: Curumim - 24 de abril de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

E aí,avistou algo?

Acabei de avistar

um monte!

MONTEPASCOAL?

Não,monte de confusão!

História publicado originalmente em abril de 2000, em comemoração aos 500 anos do Brasil.

gracinha sarah patelcontinua brincando de

descobrimento.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº71 Abr/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

DESCOBRIMENTO

DO BRASILDESCOBRIMENTO

DO BRASIL

Lá vem bronca!

TERRA ÀVISTA!

DESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTODESCOBRIMENTO

01_08_CURUMIM.indd 1-2 22/04/2016 23:48:24