curumim - 10 de abril de 2016

8
Nº69 Abr/2016 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia LAVA JATO! CURUMIM NA POLÍTICA. POR QUE NÃO? O QUE FAZER PARA LIMPAR A POlÍTICA?

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 27-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 10 de abril de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

FIM.

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

ELEITOr amigo, cuidado com candidatos que oferecem presentes em troca do seu voto!

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

Não aceite rancho, camiseta, boné,

gasolina...

Vote consciente companheiro!

o seu voto pode mudar o destino

desse país!

e você, eleitor desinformado,não vai dizer

nada?

“SINTCHO”“MUTCHO” MASNUM “POCHO”

FALAR...

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

O “canidatcho” me deu uma “dentchadura”maior que a “buca”!

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº69 Abr/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

LAVA JATO!

CURUMIM NA POLÍTICA.POR QUE NÃO?

O QUE FAZER PARA LIMPAR A POlÍTICA?

01_08_CURUMIM.indd 1-2 09/04/2016 00:22:02

Page 2: Curumim - 10 de abril de 2016

CURIOSIDADES: O IMPEACHMENT

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

A calota polar do oceano Ártico atingiu sua me-

nor extensão para um inverno da história, segundo cientistas do Centro Nacional de Da-dos Sobre Neve e Gelo, apoiado pela Nasa. No dia 24 de março, a área do gelo atingiu 14,52 milhões de qui-lômetros quadrados, a menor extensão para o

inverno desde quando os satélites passaram a monitorar as geleiras do norte do globo, em 1979. O último recorde tinha acontecido no ano passado, quando a ex-tensão máxima do gelo ficou em 14,54 milhões de quilômetros qua-drados. O aquecimento global deve manter essa tendência de queda na área de gelo do Ártico.

ÁRTICO REGISTRA MENOR EXTENSÃO DE GELO DA HISTÓRIA

SALVE OPLANETA

?? ?

NIXONO caso Watergate foi o es-

cândalo político que levou o presidente Nixon. Watergate ao impeachment, em 1974.

CASO WATERGATEWatergate é o nome do com-

plexo que funciona como sede do partido democrata. O caso começou com a prisão de cin-co homens, que foram pegos instalando equipamentos de es-pionagem e fotografando docu-mentos na sede democrata.

ESCÂNDALOA prisão aconteceu durante a

campanha eleitoral que levou Richard Nixon, do partido repu-blicano, ao poder.

JORNALISMO INVESTIGATIVOOs jornalistas Bob Wodward

e Carl Bernstein, do jornal Wa-shington Post, ligaram, numa série de reportagens investiga-tivas o presidente dos Estados Unidos a caso de espionagem, o

que provocou seu afastamento do cargo.

COLLORFernando Collor foi o primeiro

presidente do Brasil a sofrer impeachment. O processo re-sultou na sua renúncia em 29 de dezembro de 1992. A perda do poder de governar foi resul-tado de meses de investigação parlamentar realizadas após denúncias de corrupção divul-gadas pela imprensa.

QUEDA NA POPULARIDADEDepois das denúncias, o presi-

dente, buscando apoio, fez um pronunciamento pedindo para que a população fosse às ruas, em 16 de agosto, vestida com as cores da bandeira nacional.

VESTINDO PRETONo entanto, o povo saiu ves� do

de preto, em protesto. Entre os manifestantes, se destacaram gru-pos de estudantes chamados pela imprensa de “caras-pintadas”.

CORRUPÇÃOEm 24 de agos-

to, um relatório da CPI atestou que 6,5 milhões de dólares fo-ram transferi-dos irregular-mente para financiar gastos do presidente.

IMPEACHMENTA insatisfação

popular aumentou ainda mais e, em 29 de setembro, o impea-chment foi aprovado por

441 dos 509 de-putados. Collor foi afastado e substituído por Itamar Franco, seu vice.

César decide escrever suas memórias. E nelas, as-sume que nunca conquis-

tou toda a Gália, pois há uma aldeia de gauleses irredutíveis que não se submetem a Roma. Um conselheiro, porém, diz que César poderia omitir esta parte e ninguém ficaria sabendo. uma história de Asterix contem-porânea, vibrante e com possi-bilidade de virar um clássico.

1988

CURUMIMNA HISTÓRIA

Em 1988, o então governador Amazonino Mendes encomendou ao jornalista e cartunista Mário Adolfo uma car� lha com a Turma do Curumim, falando sobre as po-tencialidades do Estado do Amazo-nas. O resultado foi uma história em quadrinhos, que teve consultoria técnica do engenheiro Sérgio Fi-gueiredo. A car� lha foi lançada em Estocolmo, Suécia, numa série de palestras feitas pelo governador na Europa. Esse indiozinho Curumim já fez história, hein?

ASTERIX O PAPIRO DE CÉSAR

UM GOVERNADOR QUE VALORIZOU O CURUMIM

VOTE CURUMIM!

01_08_CURUMIM.indd 3-4 09/04/2016 00:35:17

Page 3: Curumim - 10 de abril de 2016

REPÓRTER CURUMIM

O Curumim, desde a sua criação em 1983, sempre procurou falar de polí� ca para as crianças, de forma

simples e direta. Sem tomar par� do ou levantar bandeiras. Somente explicando o fato e do que se tratava o assunto em discussão na mídia. Com esse pensa-mento, abordamos temas como Diretas Já, quando o Brasil lutava para eleger seu presidente de forma direta; falamos sobre Anis� a, campanha para trazer de volta ao país os fi lhos do Brasil que es-tavam exilados; falamos também sobre Cons� tuinte, quando o Brasil debateu sua nova Cons� tuição; sobre a eleição do primeiro presidente e governadores através do processo de eleições livres e até sobre a demarcação das terras indígenas. O Curumim abordou tema polêmicos, como movimento dos Sem terra, a morte de Tancredo Neves; porque Chê Guevara virou um símbolo e foi parar nas camisetas da juventude. As crianças de hoje, devido ao volume de informação, estão atentas a tudo. Seja através das redes sociais, televisão, revistas, jornais e rádios, eles estão acompanhando os fatos. Às vezes não entendem direito seu signifi cado e é

nesta hora que entra em cena o Curumim, para explicar tudo. Por tudo isso, nesta edição, resolvemos falar sobre a Lava jato e o Impeachment, os dois temas mais deba� dos na atualidade brasileira.

De acordo com os psicólogos, é impor-tante a criança par� cipar da polí� ca, se envolver com os fatos, perceber que os adultos, mesmo com opiniões divergen-tes, buscam por mudanças e melhorias para o país. Afi nal, ninguém duvida que, independente do caminho que cada pes-soa creia ser o melhor, todos queremos deixar um mundo mais justo para os nossos fi lhos.

Um bom domingo curuminzada da Amazônia!

6 3

ADEUS A GALLIENO FERRI

CURUMIM NA POLÍTICA. POR QUE NÃO?

No úl� mo dia 2 de abril, faleceu o desenhis-ta italiano Gallieno

Ferri, criador gráfi co de Za-gor e Mister No, da Sergio Bonelli Editore.

Ferri desenhou centenas de aventuras de Zagor e foi o capis-ta de todas as edições regula-res do Espírito da Machadinha, desde 1961, quando o perso-nagem – concebido por Sergio Bonelli – estreou na Itália. Em 1975, o ar� sta desenhou a HQ de estreia de Mister No – ou-tra concepção de Bonelli – , também marcando seu traço em mais de 100 capas do gibi do personagem. Gallieno Ferri � nha 87 anos.

Charlize Theron estará mesmo em Velozes e Furiosos 8. A Variety con-fi rmou a informação, sem entregar detalhes do seu papel. O estúdio fez o convite a Theron logo nos estágios iniciais de produção, mas a atriz não quis se comprometer com o projeto até que o roteiro es� vesse pronto. Theron se juntará a Kristofer Hivju (Game of Thrones) no elenco de no-vatos. Vin Diesel, Dwayne Johnson, Tyrese Gibson e Michelle Rodriguez vão reprisar seus personagens.

DC COMICSA Warner Bros. mexeu no seu calendário de

adaptações da DC Comics. Segundo o Hollywood Reporter, o estúdio antecipou em duas semanas a estreia de Mulher-Maravilha e marcou mais duas datas de fi lmes da editora. Antes previsto para sair em 23 de junho de 2017, Mulher-Maravilha agora chegará aos cinemas em 2 de junho do ano em questão.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Depois de quase ter entrado em Star Wars: O Despertar da Força, o mestre Yoda pode aparecer no Episódio 8. Segundo o site Making Star Wars, o dublador e intérprete do personagem, Frank Oz, chegou a ser visto no Pinewood Studios, onde as fi lmagens de Star Wars 8 estão acontecendo. Além disso, um set do planeta Ahch-To já teria sido mon-tado para a par� cipação de uma marionete, dando assim mais força aos rumores.

STAR WARS: EPISÓDIO 8

O último herói da Amazônia

50 Cent pode enfrentar o Predador no novo fi lme da série. O próprio rapper e ator vem espalhando a no� cia durante suas par� cipações em programas de rádio. “Estou trabalhando em alguns projetos novos. Você ouviu falar do fi lme Predador? Eu talvez faça parte desse projeto.” A Fox ainda não ofi cializou a escalação de 50 Cent para o fi lme.

WARCRAFTWarcraft – O Primeiro Encontro de Dois

Mundos, adaptação ao cinema da popular franquia de games World of Warcraft, ganhou uma leva de cartazes de personagens.bDiri-gido por Duncan Jones (Lunar), Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos estreia no Brasil em 9 de junho.

VELOZES E FURIOSOS 8VELOZES E VELOZES E

PREDADOR

01_08_CURUMIM.indd 5-6 09/04/2016 00:23:49

Page 4: Curumim - 10 de abril de 2016

VOTE CURUMIM!

VOTE CURUMIM!

VOTE CURUMIM!

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Outro dia minha filha Mirela de 5 anos me perguntou quem eram os pais do Curu-mim e por que ele vive sozinho na floresta.

Aproveito para sugerir uma historinha que conta a origem do indiozinho. Teria o Curumim um irmãozinho? Ou será que foram os animais que o criaram, igual ao Tar-zan? Fica aqui a nossa sugestão e aproveitamos para desejar um feliz natal.

4 5

Devido ao bombardeio de no� cias na TV, nos jornais, nos rádios e nas redes sociais, nossos Curu-

mins devem estar se perguntando: op-eração Lava Jato, o que é isso? Impeach-ment? Que palavra mais complicada, o que deve ser isso? Diante das inda-gações dos pequeninos, o jornalzinho entrou em ação e realizou uma pesquisa para falar sobre esses assuntos.

Quando algum homem público – gov-ernantes, polí� cos, administradores – se apoderam do dinheiro que pertence ao estado – isto é, pertence ao povo –, as polícias Federal e Civil organizam uma operação para inves� gar, chegar aos culpados e puni-los.

Foi assim que nasceu a Lava Jato, con-

duzida pela Polícia Federal (PF), que teve início em março do ano passado, para apurar suposto esquema de corrupção na Petrobras, rela� vo a desvio e lavagem de dinheiro envolvendo diretores da es-tatal, grandes empreiteiras e polí� cos. Os Curumins devem perguntar o que é “ lavagem de dinheiro?” Vamos explicar.

O que é lavagem de dinheiro?Lavagem de dinheiro é o procedi-

mento usado para disfarçar a origem de recursos ilegais. Geralmente é u� lizada uma farsa para jus� fi car a origem da grana e, assim, evitar suspeitas da polí-cia ou da Receita Federal. A expressão “lavar dinheiro” surgiu nos Estados Uni-dos para designar um � po de falsifi cação

de dólares. Como as cédulas muito novinhas levantavam suspeitas, os ban-didos colocavam as notas na máquina de lavar para que adquirissem aparên-cia de gastas. Viu, Curumins, como os pilantras inventam mil ar� manhas para se dar bem?

A Operação Lava Jato recebeu este nome pois um dos grupos envolvidos no esquema fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combus� veis para movimentar o dinheiro ilícito.

Impeachment, o que é isso?Agora vamos explicar o que é im-

peachment. É o seguinte, Curuminzada. Impeachment é uma palavra de origem inglesa que signifi ca “impedimento” ou

“impugnação. Dizer que ocorreu im-peachment ao Presidente da República, signifi ca que este não poderá con� nuar exercendo funções.

Abuso de poder, crimes normais e crimes de responsabilidade, assim como qualquer outro atentado ou vio-lação à Cons� tuição são exemplos do que pode dar base a um impeach-ment. Mas não é só presidente não. O impeachment ocorre no Poder Execu-� vo, podendo acontecer no Brasil, por exemplo, ao Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Quando ac-ontece o impeachment, signifi ca que o mandato fi ca impugnado ou cassado. Nossa atual presidente, Dilma Rousseff , corre esse mesmo risco.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

GIANCARLO FEITOSA

Caro Giancarlo, você já deve ter observado que a Turma do Curumim carrega em suas histórias um certo toque de protesto contra as agressões do chamado “homem branco” e, no fundo, um desejo de defender o meio ambiente, os bichos, enfi m, a vida e denunciar o que está errado. Por exemplo, Sarah Patel tem esse nome de “prato � pico” porque nós andávamos comendo muita tartaruga e a bichinha entrou em processo de ex� nção. O Jacaré Thinga, morre de medo de virar carteira ou cinto. Nos anos 1980, quando o Curumim surgiu, andavam dizimando aldeias indígenas e o indiozinho solitário, “sem pai nem mãe” foi uma forma de denunciar a barbárie. Um grande abraço e um sorvete de Taperebá!

JOÃO VICTOR OLIVEIRA ENCARNAÇÃO � 8 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

LAVA JATO E IMPEACHMENT

• FEIRA DO LIVROA FEIRA DO LIVRO ACONTECE EM HOMENAGEM AO DIA DO LIVRO INFANTIL

�18/04�, COM O OBJETIVO DE PROMOVER O INCENTIVO À LEITURA E À PRÁTICA DO REAPROVEITAMENTO. O EVENTO CONTARÁ TAMBÉM COM ATIVIDADES ARTÍSTICAS E EXPOSIÇÕES ONDE OS PARTICIPANTES PODERÃO CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS PRODUTOS FEITOS A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS E LEVAR MUDAS FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS PARA CASA.

QUANDO: 16 DE ABRIL �SÁBADO�. DAS 17H ÀS 21H ONDE: PARQUE PONTE DOS BILHARES

• PISTA DE MINI GOLF”COM DIVERSOS GRAUS DE DIFICULDADES, O OBJETIVO PRINCIPAL DOS PARTICI�

PANTES É ACERTAR OS BURACOS COM O MENOR NÚMERO DE TACADAS POSSÍVEIS. O CIRCUITO COMPLETO DO MINI GOLF TEM 150M², COM O TOTAL DE 10 PISTAS E É UMA ÓTIMA OPÇÃO DE DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA.

QUANDO: SEGUNDA A SÁBADO, DAS 10H ÀS 22H, E DOMINGOS E FERIADOS, DAS 14H ÀS 20H.

ONDE: MANAUS PLAZA SHOPPING

QUE PALAVRAS SÃO ESSAS QUE TODA HORA VIRAM MANCHETES NA IMPRENSA?

01_08_CURUMIM.indd 7-8 09/04/2016 00:24:11

Page 5: Curumim - 10 de abril de 2016

VOTE CURUMIM!

VOTE CURUMIM!

VOTE CURUMIM!

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Outro dia minha filha Mirela de 5 anos me perguntou quem eram os pais do Curu-mim e por que ele vive sozinho na floresta.

Aproveito para sugerir uma historinha que conta a origem do indiozinho. Teria o Curumim um irmãozinho? Ou será que foram os animais que o criaram, igual ao Tar-zan? Fica aqui a nossa sugestão e aproveitamos para desejar um feliz natal.

4 5

Devido ao bombardeio de no� cias na TV, nos jornais, nos rádios e nas redes sociais, nossos Curu-

mins devem estar se perguntando: op-eração Lava Jato, o que é isso? Impeach-ment? Que palavra mais complicada, o que deve ser isso? Diante das inda-gações dos pequeninos, o jornalzinho entrou em ação e realizou uma pesquisa para falar sobre esses assuntos.

Quando algum homem público – gov-ernantes, polí� cos, administradores – se apoderam do dinheiro que pertence ao estado – isto é, pertence ao povo –, as polícias Federal e Civil organizam uma operação para inves� gar, chegar aos culpados e puni-los.

Foi assim que nasceu a Lava Jato, con-

duzida pela Polícia Federal (PF), que teve início em março do ano passado, para apurar suposto esquema de corrupção na Petrobras, rela� vo a desvio e lavagem de dinheiro envolvendo diretores da es-tatal, grandes empreiteiras e polí� cos. Os Curumins devem perguntar o que é “ lavagem de dinheiro?” Vamos explicar.

O que é lavagem de dinheiro?Lavagem de dinheiro é o procedi-

mento usado para disfarçar a origem de recursos ilegais. Geralmente é u� lizada uma farsa para jus� fi car a origem da grana e, assim, evitar suspeitas da polí-cia ou da Receita Federal. A expressão “lavar dinheiro” surgiu nos Estados Uni-dos para designar um � po de falsifi cação

de dólares. Como as cédulas muito novinhas levantavam suspeitas, os ban-didos colocavam as notas na máquina de lavar para que adquirissem aparên-cia de gastas. Viu, Curumins, como os pilantras inventam mil ar� manhas para se dar bem?

A Operação Lava Jato recebeu este nome pois um dos grupos envolvidos no esquema fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combus� veis para movimentar o dinheiro ilícito.

Impeachment, o que é isso?Agora vamos explicar o que é im-

peachment. É o seguinte, Curuminzada. Impeachment é uma palavra de origem inglesa que signifi ca “impedimento” ou

“impugnação. Dizer que ocorreu im-peachment ao Presidente da República, signifi ca que este não poderá con� nuar exercendo funções.

Abuso de poder, crimes normais e crimes de responsabilidade, assim como qualquer outro atentado ou vio-lação à Cons� tuição são exemplos do que pode dar base a um impeach-ment. Mas não é só presidente não. O impeachment ocorre no Poder Execu-� vo, podendo acontecer no Brasil, por exemplo, ao Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Quando ac-ontece o impeachment, signifi ca que o mandato fi ca impugnado ou cassado. Nossa atual presidente, Dilma Rousseff , corre esse mesmo risco.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

GIANCARLO FEITOSA

Caro Giancarlo, você já deve ter observado que a Turma do Curumim carrega em suas histórias um certo toque de protesto contra as agressões do chamado “homem branco” e, no fundo, um desejo de defender o meio ambiente, os bichos, enfi m, a vida e denunciar o que está errado. Por exemplo, Sarah Patel tem esse nome de “prato � pico” porque nós andávamos comendo muita tartaruga e a bichinha entrou em processo de ex� nção. O Jacaré Thinga, morre de medo de virar carteira ou cinto. Nos anos 1980, quando o Curumim surgiu, andavam dizimando aldeias indígenas e o indiozinho solitário, “sem pai nem mãe” foi uma forma de denunciar a barbárie. Um grande abraço e um sorvete de Taperebá!

JOÃO VICTOR OLIVEIRA ENCARNAÇÃO � 8 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

LAVA JATO E IMPEACHMENT

• FEIRA DO LIVROA FEIRA DO LIVRO ACONTECE EM HOMENAGEM AO DIA DO LIVRO INFANTIL

�18/04�, COM O OBJETIVO DE PROMOVER O INCENTIVO À LEITURA E À PRÁTICA DO REAPROVEITAMENTO. O EVENTO CONTARÁ TAMBÉM COM ATIVIDADES ARTÍSTICAS E EXPOSIÇÕES ONDE OS PARTICIPANTES PODERÃO CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS PRODUTOS FEITOS A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS E LEVAR MUDAS FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS PARA CASA.

QUANDO: 16 DE ABRIL �SÁBADO�. DAS 17H ÀS 21H ONDE: PARQUE PONTE DOS BILHARES

• PISTA DE MINI GOLF”COM DIVERSOS GRAUS DE DIFICULDADES, O OBJETIVO PRINCIPAL DOS PARTICI�

PANTES É ACERTAR OS BURACOS COM O MENOR NÚMERO DE TACADAS POSSÍVEIS. O CIRCUITO COMPLETO DO MINI GOLF TEM 150M², COM O TOTAL DE 10 PISTAS E É UMA ÓTIMA OPÇÃO DE DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA.

QUANDO: SEGUNDA A SÁBADO, DAS 10H ÀS 22H, E DOMINGOS E FERIADOS, DAS 14H ÀS 20H.

ONDE: MANAUS PLAZA SHOPPING

QUE PALAVRAS SÃO ESSAS QUE TODA HORA VIRAM MANCHETES NA IMPRENSA?

01_08_CURUMIM.indd 7-8 09/04/2016 00:24:11

Page 6: Curumim - 10 de abril de 2016

REPÓRTER CURUMIM

O Curumim, desde a sua criação em 1983, sempre procurou falar de polí� ca para as crianças, de forma

simples e direta. Sem tomar par� do ou levantar bandeiras. Somente explicando o fato e do que se tratava o assunto em discussão na mídia. Com esse pensa-mento, abordamos temas como Diretas Já, quando o Brasil lutava para eleger seu presidente de forma direta; falamos sobre Anis� a, campanha para trazer de volta ao país os fi lhos do Brasil que es-tavam exilados; falamos também sobre Cons� tuinte, quando o Brasil debateu sua nova Cons� tuição; sobre a eleição do primeiro presidente e governadores através do processo de eleições livres e até sobre a demarcação das terras indígenas. O Curumim abordou tema polêmicos, como movimento dos Sem terra, a morte de Tancredo Neves; porque Chê Guevara virou um símbolo e foi parar nas camisetas da juventude. As crianças de hoje, devido ao volume de informação, estão atentas a tudo. Seja através das redes sociais, televisão, revistas, jornais e rádios, eles estão acompanhando os fatos. Às vezes não entendem direito seu signifi cado e é

nesta hora que entra em cena o Curumim, para explicar tudo. Por tudo isso, nesta edição, resolvemos falar sobre a Lava jato e o Impeachment, os dois temas mais deba� dos na atualidade brasileira.

De acordo com os psicólogos, é impor-tante a criança par� cipar da polí� ca, se envolver com os fatos, perceber que os adultos, mesmo com opiniões divergen-tes, buscam por mudanças e melhorias para o país. Afi nal, ninguém duvida que, independente do caminho que cada pes-soa creia ser o melhor, todos queremos deixar um mundo mais justo para os nossos fi lhos.

Um bom domingo curuminzada da Amazônia!

6 3

ADEUS A GALLIENO FERRI

CURUMIM NA POLÍTICA. POR QUE NÃO?

No úl� mo dia 2 de abril, faleceu o desenhis-ta italiano Gallieno

Ferri, criador gráfi co de Za-gor e Mister No, da Sergio Bonelli Editore.

Ferri desenhou centenas de aventuras de Zagor e foi o capis-ta de todas as edições regula-res do Espírito da Machadinha, desde 1961, quando o perso-nagem – concebido por Sergio Bonelli – estreou na Itália. Em 1975, o ar� sta desenhou a HQ de estreia de Mister No – ou-tra concepção de Bonelli – , também marcando seu traço em mais de 100 capas do gibi do personagem. Gallieno Ferri � nha 87 anos.

Charlize Theron estará mesmo em Velozes e Furiosos 8. A Variety con-fi rmou a informação, sem entregar detalhes do seu papel. O estúdio fez o convite a Theron logo nos estágios iniciais de produção, mas a atriz não quis se comprometer com o projeto até que o roteiro es� vesse pronto. Theron se juntará a Kristofer Hivju (Game of Thrones) no elenco de no-vatos. Vin Diesel, Dwayne Johnson, Tyrese Gibson e Michelle Rodriguez vão reprisar seus personagens.

DC COMICSA Warner Bros. mexeu no seu calendário de

adaptações da DC Comics. Segundo o Hollywood Reporter, o estúdio antecipou em duas semanas a estreia de Mulher-Maravilha e marcou mais duas datas de fi lmes da editora. Antes previsto para sair em 23 de junho de 2017, Mulher-Maravilha agora chegará aos cinemas em 2 de junho do ano em questão.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

Depois de quase ter entrado em Star Wars: O Despertar da Força, o mestre Yoda pode aparecer no Episódio 8. Segundo o site Making Star Wars, o dublador e intérprete do personagem, Frank Oz, chegou a ser visto no Pinewood Studios, onde as fi lmagens de Star Wars 8 estão acontecendo. Além disso, um set do planeta Ahch-To já teria sido mon-tado para a par� cipação de uma marionete, dando assim mais força aos rumores.

STAR WARS: EPISÓDIO 8

O último herói da Amazônia

50 Cent pode enfrentar o Predador no novo fi lme da série. O próprio rapper e ator vem espalhando a no� cia durante suas par� cipações em programas de rádio. “Estou trabalhando em alguns projetos novos. Você ouviu falar do fi lme Predador? Eu talvez faça parte desse projeto.” A Fox ainda não ofi cializou a escalação de 50 Cent para o fi lme.

WARCRAFTWarcraft – O Primeiro Encontro de Dois

Mundos, adaptação ao cinema da popular franquia de games World of Warcraft, ganhou uma leva de cartazes de personagens.bDiri-gido por Duncan Jones (Lunar), Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos estreia no Brasil em 9 de junho.

VELOZES E FURIOSOS 8VELOZES E VELOZES E

PREDADOR

01_08_CURUMIM.indd 5-6 09/04/2016 00:23:49

Page 7: Curumim - 10 de abril de 2016

CURIOSIDADES: O IMPEACHMENT

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

A calota polar do oceano Ártico atingiu sua me-

nor extensão para um inverno da história, segundo cientistas do Centro Nacional de Da-dos Sobre Neve e Gelo, apoiado pela Nasa. No dia 24 de março, a área do gelo atingiu 14,52 milhões de qui-lômetros quadrados, a menor extensão para o

inverno desde quando os satélites passaram a monitorar as geleiras do norte do globo, em 1979. O último recorde tinha acontecido no ano passado, quando a ex-tensão máxima do gelo ficou em 14,54 milhões de quilômetros qua-drados. O aquecimento global deve manter essa tendência de queda na área de gelo do Ártico.

ÁRTICO REGISTRA MENOR EXTENSÃO DE GELO DA HISTÓRIA

SALVE OPLANETA

?? ?

NIXONO caso Watergate foi o es-

cândalo político que levou o presidente Nixon. Watergate ao impeachment, em 1974.

CASO WATERGATEWatergate é o nome do com-

plexo que funciona como sede do partido democrata. O caso começou com a prisão de cin-co homens, que foram pegos instalando equipamentos de es-pionagem e fotografando docu-mentos na sede democrata.

ESCÂNDALOA prisão aconteceu durante a

campanha eleitoral que levou Richard Nixon, do partido repu-blicano, ao poder.

JORNALISMO INVESTIGATIVOOs jornalistas Bob Wodward

e Carl Bernstein, do jornal Wa-shington Post, ligaram, numa série de reportagens investiga-tivas o presidente dos Estados Unidos a caso de espionagem, o

que provocou seu afastamento do cargo.

COLLORFernando Collor foi o primeiro

presidente do Brasil a sofrer impeachment. O processo re-sultou na sua renúncia em 29 de dezembro de 1992. A perda do poder de governar foi resul-tado de meses de investigação parlamentar realizadas após denúncias de corrupção divul-gadas pela imprensa.

QUEDA NA POPULARIDADEDepois das denúncias, o presi-

dente, buscando apoio, fez um pronunciamento pedindo para que a população fosse às ruas, em 16 de agosto, vestida com as cores da bandeira nacional.

VESTINDO PRETONo entanto, o povo saiu ves� do

de preto, em protesto. Entre os manifestantes, se destacaram gru-pos de estudantes chamados pela imprensa de “caras-pintadas”.

CORRUPÇÃOEm 24 de agos-

to, um relatório da CPI atestou que 6,5 milhões de dólares fo-ram transferi-dos irregular-mente para financiar gastos do presidente.

IMPEACHMENTA insatisfação

popular aumentou ainda mais e, em 29 de setembro, o impea-chment foi aprovado por

441 dos 509 de-putados. Collor foi afastado e substituído por Itamar Franco, seu vice.

César decide escrever suas memórias. E nelas, as-sume que nunca conquis-

tou toda a Gália, pois há uma aldeia de gauleses irredutíveis que não se submetem a Roma. Um conselheiro, porém, diz que César poderia omitir esta parte e ninguém ficaria sabendo. uma história de Asterix contem-porânea, vibrante e com possi-bilidade de virar um clássico.

1988

CURUMIMNA HISTÓRIA

Em 1988, o então governador Amazonino Mendes encomendou ao jornalista e cartunista Mário Adolfo uma car� lha com a Turma do Curumim, falando sobre as po-tencialidades do Estado do Amazo-nas. O resultado foi uma história em quadrinhos, que teve consultoria técnica do engenheiro Sérgio Fi-gueiredo. A car� lha foi lançada em Estocolmo, Suécia, numa série de palestras feitas pelo governador na Europa. Esse indiozinho Curumim já fez história, hein?

ASTERIX O PAPIRO DE CÉSAR

UM GOVERNADOR QUE VALORIZOU O CURUMIM

VOTE CURUMIM!

01_08_CURUMIM.indd 3-4 09/04/2016 00:35:17

Page 8: Curumim - 10 de abril de 2016

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

FIM.

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

ELEITOr amigo, cuidado com candidatos que oferecem presentes em troca do seu voto!

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

Não aceite rancho, camiseta, boné,

gasolina...

Vote consciente companheiro!

o seu voto pode mudar o destino

desse país!

e você, eleitor desinformado,não vai dizer

nada?

“SINTCHO”“MUTCHO” MASNUM “POCHO”

FALAR...

POLÍTICO L

ADRÃO,

JAVA JATO

É SOLUCÃO!

O “canidatcho” me deu uma “dentchadura”maior que a “buca”!

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº69 Abr/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

LAVA JATO!

CURUMIM NA POLÍTICA.POR QUE NÃO?

O QUE FAZER PARA LIMPAR A POlÍTICA?

01_08_CURUMIM.indd 1-2 09/04/2016 00:22:02