curumim - 17 de julho de 2016

8
O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia Nº83 Jul/2016 DIA MUNDIAL DO ROCK

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 05-Aug-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaNº83 Jul/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaJul/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

DIA MUNDIAL

DO ROCK

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

FIM.

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

QUEM SOM É ESSE? PARECE UMA MÚSICA!

ESTÁ VINDO DE LÁ DO MEIO DAQUELA

CLAREIRA!

E COMO É O NOME DA TUA BANDA?

HA HAHA HAHAHA

PUTZ! O QUE É ISSO, SARAH PATEL?

ORA BOLAS, É MINHA BANDA NÃO TÁ VENDO?

TRACAJAZZ!

01_08_CURUMIM-NOVO2.indd 1-2 16/07/2016 00:30:21

?? ?

CURIOSIDADESFique sempre por dentro das novidades mais legais! PASSATEMPO

E hora de brincar!SALVE OPLANETA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou

ontem um plano para reintroduzir a ararinha-azul no seu habitat original: a Caatinga do norte da Bahia. Consi-derada extinta na na-tureza há mais de 15 anos, a espécie (Cya-

nopsitta spixii) só exis-te hoje em cativeiro. O plano prevê a criação de uma área protegida e a construção de um Centro de Reintrodução e Reprodução da Arari-nha-Azul. A construção do centro de reintrodu-ção deverá custar US$ 1,5 milhão.

ARARINHA-AZUL DEVE VOLTAR À NATUREZA EM 2019

1999

CURUMIMNA HISTÓRIA

Em junho de 1999 o Curu-mim fez um especial so-bre o filme Titanic, um

grande sucesso de bilheteria . Para não fugir do clima, pu-blicamos um quadrinho onde a tartaruguinha Sarah Patel fez o maior escândalo ao deparar com uma simples pedrinha de gelo. Já pensava que era o ice-berg gigantes que mandou o Titanic para o fundo. Ah, essa tartaruga é muito engraçada

UM ICEBERG NA FLORESTA

CRAFTANDO:UMA HQ AMBIENTADA NO

MUNDO DE MINECRAFTCraftando é uma história

em quadrinhos do autor canadense Alex Diochon e um grande sucesso na internet. O livro narra, sem nenhum balão de fala, as aventuras de um garo-to no Mundo da Superfície, lugar onde se passam as aventuras do jogo Minecraft – um sucesso mundial com mais de 100 mil-hões de cópias vendidas, com

53 mil cópias vendidas diariamente.

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Executi voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cienti [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

• GEORGE HARRISONEm Janeiro de 2002, “My Sweet Lord” de George

Harrison substi tuiu “More Than a Woman” de Aaliyah no Top 1 dos singles no Reino Unido. Foi a única vez na história que um arti sta falecido tomou a primeira posição de outro arti sta falecido.

• SINATRA ERROUFrank Sinatra sempre contou às pessoas que

“Something” era sua música favorita de Len-non-McCartney. Porém, a música foi escrita por George Harrison.

• YELLOW SUBMARINE John Lennon uma vez cantou em um microfone

coberto por um preservati vo para se proteger de choques elétricos. Ele estava tentando conseguir um som embaixo d’água para o hit dos BEATLES “Yellow Submarine” de 1966, mas ele nunca uti lizou essa estranha gravação.

• SEX PISTOLSJohn Lydon do Sex Pistols e sua mulher Nora

ALGUNS FATOS INTERESSANTES E CURIOSIDADES

SOBRE O ROCK.

0202 07

ti nham passagens para o vôo de Lockerbie que foi explodido por uma bomba terrorista em 1988. Perderam o vôo pois Nora não conseguiu embarcar suas bagagens a tempo.

• AXL ROSECrescendo em Indiana, Axl Rose ia à igreja oito

vezes por semana, cantava no coral e ensinava na escola de catecismo aos domingos. Provavelmente sem as calças coladas que usaria depois.

• DAVID BOWIETambém conhecido como Robert David Jones,

Bowie teve aulas de arte com Owen, pai de seu velho amigo e também lenda do rock Peter Frampton, no Bromley Technical School.

• ORDEM DO IMPÉRIODavid Bowie rejeitou tanto uma Ordem do Império

Britânico (em 2000) quanto um tí tulo de cavaleiro (em 2003).

• PAUL RAMONE Os Ramones ti raram o nome da banda de um

pseudônimo usado por Paul McCartney quando dava entrada nos hotéis em seu período nos Beatles: Paul Ramone.

• ROLLING STONESBrian Jones, guitarrista do Rolling Stones que

morreu em sua piscina no dia 3 de Julho de 1969, tocou oboé na música “Baby You’re a Rich Man” dos BEATLES, na trilha sonora de “Magical Mystety Tour” em 1967.

01_08_CURUMIM-NOVO2.indd 3-4 16/07/2016 00:30:46

03

Lá em casa a gente não dispensa um bom Chico Buarque, o velho Tom Jobim e a poesia catada por

Vinícius de Moraes na Bossa Nova. Mas a gente também gosta muito de rock. Quando meus dois filhotes, Mário Adolfo Filho e Marcus Vinícius ainda eram pequeninos já estavam ouvindo, no som do meu carro, os hits dos Beatles. Eles cresceram e hoje talvez saibam muita mais do Beatles do que seu pai. O próximo que vai entrar no clube do Rock é Vinícius, 11 meses, que já pula no berço quando ouve os solos de gui-tarra de George Harrison, as vozes e John Lennon e Paul Mc Cartney e a batida seca da bateria de Ringo. Sem dúvida, Vini também será um “garoto que, como eu, ama os Beatles e os Rollings Stones!”. O rock, curuminza-da, é um estado de espírito. Faz bem para a alma e nos deixa mais leves, porque o corpo e o espírito ficam em festa. Quando rock toca, ninguém consegue ficar parado. É claro que temos que valorizar a MPB, mas por que não gostar também de rock, jazz,

blues, clássicos? Esta sonora edição do Curumim é para festeja o 13 de julho, data em que se comemoras o Dia do Rock. Por isso, vamos ler com bastante atenção e descobrir porque o tempo passa, o tempo voa e a gente continua ouvindo The Bea-tles, Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Bob Dylan. O dia 5 de julho de 1954 é considerado o “marco zero” na história do rock, pois foi quando Elvis, ensaiando com alguns músicos de forma improvisada, começou a cantar “That´s All Righ Mama” de Artur Crudup, deixando todos im-pressionados com seu talento. Faz tanto tempo, mas o bom e velho rock está mais vivo do que nunca!

Som na caixa, curumins!

13 DE JUNHO. SAIBA PORQUE A DATA FOI ESCOLHIDA PARA FESTEJAR O ROCK AND ROLL

É DIA DE ROCK!

O dia é celebrado em 13 de julho por conta do Live Aid, evento com gran-des shows que aconteceram 1985,

simultaneamente em Londres (ING) e na Filadélfia (EUA). Na época, Phil Collins, uma das atrações, sugeriu que o dia fosse lembrado como o ‘Dia do Rock’, e ele é celebrado desde então. O Live Aid foi um evento para chamar a atenção para o problema da fome na Etiópia. Entre os principais nomes, estavam: The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Ma-donna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

GUARDIÕES DA GALÁXIA 2

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

O último herói da Amazônia

A Entertainment Weekly divulgou novas imagens oficiais do filme da Mulher-Maravilha, estrelado por Gal Gadot! Dirigido por Patty Jenkins, o longa mostra que antes de ser a Mulher-Maravilha, ela era Diana, princesa das amazonas, treinada para ser uma guerreira invencível. Criada em uma ilha paradisíaca isolada, ela descobre que um enorme conflito assola o mundo exterior quando um piloto americano cai em suas terras. O filme chega aos cinemas dia 23 de junho de 2017.

A Lionsgate divulgou cartazes individuais dos heróis de Saban’s Power Rangers, rebootcinematográfi co que reapresenta os personagens para uma nova geração. O fi lme Power Rangers acompanha um grupo de cinco jovens comuns do ensino médio que precisa se tornar extraordinário quando a sua pequena cidade de Angel Grove – e todo o mundo – está à beira da destruição por uma ameaça alienígena. Power Rangers tem direção de Dean Israelite (Projeto Almanaque) e previsão de lançamento para março de 2017.

POWER RANGERS

MULHER-MARAVILHA

O canal americano AMC divulgou um novo cartaz promocional da séti ma temporada de The Walking Dead. A expectati va é grande para descobrir quem foi a víti ma de Negan nos instantes fi nais da sexta temporada do programa, algo que descobriremos logo na estreia do novo ano. A série The Walking Dead parti cipa na próxima semana da Comic-Con Internati onal 2016, e um trailer da séti ma temporada será lançado no dia 22 de julho.

THE WALKING DEAD

06

REPORTER CURUMIM

POWER POWER

A Entertainment Weekly publicou uma arte conceitual do fi lme Guardiões da Galáxia Vol. 2, revelando a formação da equipe de heróis da sequência da Marvel.Na imagem, podemos ver o Senhor das Estrelas, Drax o Destruidor, Gamora, Nebula, Yondu, além de Rocket, um Groot bebê e a nova personagem Manti s! Guardiões da Galáxia Vol. 2 chega aos cinemas brasileiros em 04 de maio de 2017.

01_08_CURUMIM-NOVO2.indd 5-6 16/07/2016 00:35:50

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Quando o Curumim vai começar a vender suas camisas para outros estados do país? Sou de São Paulo e não vejo a hora de desfi lar com minha camisa do indiozinho pelas ruas de Sampa!

MARILIA GOMES

Marília (que também é o nome da minha irmã), será uma honra saber que o nosso Curumim vai fi gurar pelas ruas da grande São Paulo. Você pode comprar sua camisa através do nosso site. Entra lá, faça a sua compra que nós enviaremos para você com todo o carinho.

www.soucurumi.com.br

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E-MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

Por Duda NoronhaEXPOSIÇÃO SENNA EMOTIONPELA PRIMEIRA VEZ NA REGIÃO NORTE, A MOSTRA ITINERANTE SENNA EMOTION, RETRATA A TRAJETÓRIA PESSOAL

E PROFISSIONAL DO TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 1, AYRTON SENNA. COM CERCA DE 240 METROS QUADRA-DOS, A EXPOSIÇÃO É GRATUITA E PROPORCIONA AO PÚBLICO A CHANCE DE CONFERIR DE PERTO ITENS ORIGINAIS DO ACERVO DA FAMÍLIA.

QUANDO:ATÉ 14 DE AGOSTOONDE:AMAZONAS SHOPPING.

ORQUESTRA AMAZONAS FILARMÔNICA: O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTERAPÓS APRESENTAR OS ESPETÁCULOS COM AS TRILHAS DOS FILMES STAR WARS (MÚSICAS NO ESPAÇO), SENHOR

DOS ANÉIS (MÚSICA NA TERRA MÉDIA), DRÁCULA E MÚSICAS DE VÍDEO-GAME (MUZIKSTATION 64), A ORQUESTRA AMAZONAS FILARMÔNICA APRESENTARÁ, NO TEATRO AMAZONAS, AS MÚSICAS QUE PERFIZERAM OS FILMES DO AMADO BRUXINHO, HARRY POTTER. O ESPETÁCULO FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DO ANIVERSÁRIO DE 120 ANOS DO TEATRO AMAZONAS.

QUANDO:28, 29, 30 E 31 DE JULHOONDE:TEATRO AMAZONAS

O MUSICAL DE OZDEPOIS DO GRANDE SUCESSO DOS MUSICAIS A BELA E A FERA E UM SONHO DE NATAL, A NOVA IGREJA BATISTA

TRAZ UMA NOVA MONTAGEM DO CLÁSSICO DA LITERATURA: O MUSICAL DE OZ. O MUSICAL FAZ UMA RELEITURA DO CONTO MISTURANDO FANTASIA E REALIDADE COM A TEMÁTICA CRISTÃ. UM SHOW IMPERDÍVEL PARA TODA A FAMÍLIA! COM MÚSICAS E DANÇAS INÉDITAS, PRODUZIDAS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESPETÁCULO, DE AUTORIA DOS PRÓPRIOS ARTISTAS DA IGREJA.

QUANDO:ATÉ 24 DE JULHO. HORÁRIOS: SEGUNDA A SEXTA 20H. SÁBADOS 17H30 E 20H. DOMINGOS 15H, 17H30, 20H.ONDE:NO AUDITÓRIO DA NOVA IGREJA BATISTA EM MANAUS.

YASMIN FEITOSA 7 ANOS

ISABELLE ENCARNAÇÃO

6 ANOS

04

Jacaré Thinga estava batucando com um pedaço de madeira em um tronco oco e ao mesmo

tempo griti va “yeah, yeah, yeah!”. Curumim e Sarah Patel iam passando pela clareira da fl oresta, acharam aq-uilo interessante e se aproximaram:

— Que som legal, Thinga. Parece até um tambor! – comentou Sarah Patel.

— O ritmo é contagiante. Está parecendo mesmo é um rock da pesada! – Deduziu Curumim.

— Rock? O que é isso. Será que o tal de Beatles que ouvi lá na aldeia dos brancos? –, questi onou a tartaruga.

— Isso, Sarinha. The Beatles é uma das bandas mais famosas do Mundo!

Jacaré Thinga parou de batucar e interrompeu:

— Peraí! Vocês estão analisando a minha música e não me explicam o que estão achando?

— O som que tu estavas ti ran-do parece um Rock, um ti po de música que transformou o mun-do – explicou Curumim.

— Olha só. indiozinho, já que

começou, agora pode acabar. Con-te a história desse tal de rock roll.

Curumim concordou e começou:— É o seguinte: Este gênero mu-

sical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (déca-da de 1950). Inovador e diferente de tudo que já ti nha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das característi cas mais importantes do rock era o acompanhamento de gui-tarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

— É mesmo. Esse tal de rock não deixa ninguém parado. Dá longo vontade de dançar! – gri-tou Sarah Patel.

— Sim, por isso ele logo ganhou a simpati a dos jovens que se iden-ti fi cavam com o esti lo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley

lança o grande sucesso Shake, Ratt le and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Ho-tel, ati ngindo vendas extraordinári-as. Nesta década, outros roqueiros fi zeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Litt le Richard.

Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo: The Bea-tles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso au-mentava a cada ano desta década. A década de 1960 fi cou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifi stas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter políti co de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The

PESQUISA

A HISTÓRIA DO ROCK AND ROLLRolling Stones. No fi nal da década, em 1969, o Festi val de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema “paz e amor”, meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença

de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Ban-das de rock que fi zeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jeff erson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

0501_08_CURUMIM-NOVO2.indd 7-8 16/07/2016 00:31:43

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Quando o Curumim vai começar a vender suas camisas para outros estados do país? Sou de São Paulo e não vejo a hora de desfi lar com minha camisa do indiozinho pelas ruas de Sampa!

MARILIA GOMES

Marília (que também é o nome da minha irmã), será uma honra saber que o nosso Curumim vai fi gurar pelas ruas da grande São Paulo. Você pode comprar sua camisa através do nosso site. Entra lá, faça a sua compra que nós enviaremos para você com todo o carinho.

www.soucurumi.com.br

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E-MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

Por Duda NoronhaEXPOSIÇÃO SENNA EMOTIONPELA PRIMEIRA VEZ NA REGIÃO NORTE, A MOSTRA ITINERANTE SENNA EMOTION, RETRATA A TRAJETÓRIA PESSOAL

E PROFISSIONAL DO TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 1, AYRTON SENNA. COM CERCA DE 240 METROS QUADRA-DOS, A EXPOSIÇÃO É GRATUITA E PROPORCIONA AO PÚBLICO A CHANCE DE CONFERIR DE PERTO ITENS ORIGINAIS DO ACERVO DA FAMÍLIA.

QUANDO:ATÉ 14 DE AGOSTOONDE:AMAZONAS SHOPPING.

ORQUESTRA AMAZONAS FILARMÔNICA: O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTERAPÓS APRESENTAR OS ESPETÁCULOS COM AS TRILHAS DOS FILMES STAR WARS (MÚSICAS NO ESPAÇO), SENHOR

DOS ANÉIS (MÚSICA NA TERRA MÉDIA), DRÁCULA E MÚSICAS DE VÍDEO-GAME (MUZIKSTATION 64), A ORQUESTRA AMAZONAS FILARMÔNICA APRESENTARÁ, NO TEATRO AMAZONAS, AS MÚSICAS QUE PERFIZERAM OS FILMES DO AMADO BRUXINHO, HARRY POTTER. O ESPETÁCULO FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DO ANIVERSÁRIO DE 120 ANOS DO TEATRO AMAZONAS.

QUANDO:28, 29, 30 E 31 DE JULHOONDE:TEATRO AMAZONAS

O MUSICAL DE OZDEPOIS DO GRANDE SUCESSO DOS MUSICAIS A BELA E A FERA E UM SONHO DE NATAL, A NOVA IGREJA BATISTA

TRAZ UMA NOVA MONTAGEM DO CLÁSSICO DA LITERATURA: O MUSICAL DE OZ. O MUSICAL FAZ UMA RELEITURA DO CONTO MISTURANDO FANTASIA E REALIDADE COM A TEMÁTICA CRISTÃ. UM SHOW IMPERDÍVEL PARA TODA A FAMÍLIA! COM MÚSICAS E DANÇAS INÉDITAS, PRODUZIDAS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESPETÁCULO, DE AUTORIA DOS PRÓPRIOS ARTISTAS DA IGREJA.

QUANDO:ATÉ 24 DE JULHO. HORÁRIOS: SEGUNDA A SEXTA 20H. SÁBADOS 17H30 E 20H. DOMINGOS 15H, 17H30, 20H.ONDE:NO AUDITÓRIO DA NOVA IGREJA BATISTA EM MANAUS.

YASMIN FEITOSA 7 ANOS

ISABELLE ENCARNAÇÃO

6 ANOS

04

Jacaré Thinga estava batucando com um pedaço de madeira em um tronco oco e ao mesmo

tempo griti va “yeah, yeah, yeah!”. Curumim e Sarah Patel iam passando pela clareira da fl oresta, acharam aq-uilo interessante e se aproximaram:

— Que som legal, Thinga. Parece até um tambor! – comentou Sarah Patel.

— O ritmo é contagiante. Está parecendo mesmo é um rock da pesada! – Deduziu Curumim.

— Rock? O que é isso. Será que o tal de Beatles que ouvi lá na aldeia dos brancos? –, questi onou a tartaruga.

— Isso, Sarinha. The Beatles é uma das bandas mais famosas do Mundo!

Jacaré Thinga parou de batucar e interrompeu:

— Peraí! Vocês estão analisando a minha música e não me explicam o que estão achando?

— O som que tu estavas ti ran-do parece um Rock, um ti po de música que transformou o mun-do – explicou Curumim.

— Olha só. indiozinho, já que

começou, agora pode acabar. Con-te a história desse tal de rock roll.

Curumim concordou e começou:— É o seguinte: Este gênero mu-

sical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (déca-da de 1950). Inovador e diferente de tudo que já ti nha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das característi cas mais importantes do rock era o acompanhamento de gui-tarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

— É mesmo. Esse tal de rock não deixa ninguém parado. Dá longo vontade de dançar! – gri-tou Sarah Patel.

— Sim, por isso ele logo ganhou a simpati a dos jovens que se iden-ti fi cavam com o esti lo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley

lança o grande sucesso Shake, Ratt le and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Ho-tel, ati ngindo vendas extraordinári-as. Nesta década, outros roqueiros fi zeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Litt le Richard.

Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo: The Bea-tles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso au-mentava a cada ano desta década. A década de 1960 fi cou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifi stas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter políti co de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The

PESQUISA

A HISTÓRIA DO ROCK AND ROLLRolling Stones. No fi nal da década, em 1969, o Festi val de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema “paz e amor”, meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença

de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Ban-das de rock que fi zeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jeff erson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

0501_08_CURUMIM-NOVO2.indd 7-8 16/07/2016 00:31:43

03

Lá em casa a gente não dispensa um bom Chico Buarque, o velho Tom Jobim e a poesia catada por

Vinícius de Moraes na Bossa Nova. Mas a gente também gosta muito de rock. Quando meus dois filhotes, Mário Adolfo Filho e Marcus Vinícius ainda eram pequeninos já estavam ouvindo, no som do meu carro, os hits dos Beatles. Eles cresceram e hoje talvez saibam muita mais do Beatles do que seu pai. O próximo que vai entrar no clube do Rock é Vinícius, 11 meses, que já pula no berço quando ouve os solos de gui-tarra de George Harrison, as vozes e John Lennon e Paul Mc Cartney e a batida seca da bateria de Ringo. Sem dúvida, Vini também será um “garoto que, como eu, ama os Beatles e os Rollings Stones!”. O rock, curuminza-da, é um estado de espírito. Faz bem para a alma e nos deixa mais leves, porque o corpo e o espírito ficam em festa. Quando rock toca, ninguém consegue ficar parado. É claro que temos que valorizar a MPB, mas por que não gostar também de rock, jazz,

blues, clássicos? Esta sonora edição do Curumim é para festeja o 13 de julho, data em que se comemoras o Dia do Rock. Por isso, vamos ler com bastante atenção e descobrir porque o tempo passa, o tempo voa e a gente continua ouvindo The Bea-tles, Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Bob Dylan. O dia 5 de julho de 1954 é considerado o “marco zero” na história do rock, pois foi quando Elvis, ensaiando com alguns músicos de forma improvisada, começou a cantar “That´s All Righ Mama” de Artur Crudup, deixando todos im-pressionados com seu talento. Faz tanto tempo, mas o bom e velho rock está mais vivo do que nunca!

Som na caixa, curumins!

13 DE JUNHO. SAIBA PORQUE A DATA FOI ESCOLHIDA PARA FESTEJAR O ROCK AND ROLL

É DIA DE ROCK!

O dia é celebrado em 13 de julho por conta do Live Aid, evento com gran-des shows que aconteceram 1985,

simultaneamente em Londres (ING) e na Filadélfia (EUA). Na época, Phil Collins, uma das atrações, sugeriu que o dia fosse lembrado como o ‘Dia do Rock’, e ele é celebrado desde então. O Live Aid foi um evento para chamar a atenção para o problema da fome na Etiópia. Entre os principais nomes, estavam: The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Ma-donna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

GUARDIÕES DA GALÁXIA 2

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

O último herói da Amazônia

A Entertainment Weekly divulgou novas imagens oficiais do filme da Mulher-Maravilha, estrelado por Gal Gadot! Dirigido por Patty Jenkins, o longa mostra que antes de ser a Mulher-Maravilha, ela era Diana, princesa das amazonas, treinada para ser uma guerreira invencível. Criada em uma ilha paradisíaca isolada, ela descobre que um enorme conflito assola o mundo exterior quando um piloto americano cai em suas terras. O filme chega aos cinemas dia 23 de junho de 2017.

A Lionsgate divulgou cartazes individuais dos heróis de Saban’s Power Rangers, rebootcinematográfi co que reapresenta os personagens para uma nova geração. O fi lme Power Rangers acompanha um grupo de cinco jovens comuns do ensino médio que precisa se tornar extraordinário quando a sua pequena cidade de Angel Grove – e todo o mundo – está à beira da destruição por uma ameaça alienígena. Power Rangers tem direção de Dean Israelite (Projeto Almanaque) e previsão de lançamento para março de 2017.

POWER RANGERS

MULHER-MARAVILHA

O canal americano AMC divulgou um novo cartaz promocional da séti ma temporada de The Walking Dead. A expectati va é grande para descobrir quem foi a víti ma de Negan nos instantes fi nais da sexta temporada do programa, algo que descobriremos logo na estreia do novo ano. A série The Walking Dead parti cipa na próxima semana da Comic-Con Internati onal 2016, e um trailer da séti ma temporada será lançado no dia 22 de julho.

THE WALKING DEAD

06

REPORTER CURUMIM

POWER POWER

A Entertainment Weekly publicou uma arte conceitual do fi lme Guardiões da Galáxia Vol. 2, revelando a formação da equipe de heróis da sequência da Marvel.Na imagem, podemos ver o Senhor das Estrelas, Drax o Destruidor, Gamora, Nebula, Yondu, além de Rocket, um Groot bebê e a nova personagem Manti s! Guardiões da Galáxia Vol. 2 chega aos cinemas brasileiros em 04 de maio de 2017.

01_08_CURUMIM-NOVO2.indd 5-6 16/07/2016 00:35:50

?? ?

CURIOSIDADESFique sempre por dentro das novidades mais legais! PASSATEMPO

E hora de brincar!SALVE OPLANETA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou

ontem um plano para reintroduzir a ararinha-azul no seu habitat original: a Caatinga do norte da Bahia. Consi-derada extinta na na-tureza há mais de 15 anos, a espécie (Cya-

nopsitta spixii) só exis-te hoje em cativeiro. O plano prevê a criação de uma área protegida e a construção de um Centro de Reintrodução e Reprodução da Arari-nha-Azul. A construção do centro de reintrodu-ção deverá custar US$ 1,5 milhão.

ARARINHA-AZUL DEVE VOLTAR À NATUREZA EM 2019

1999

CURUMIMNA HISTÓRIA

Em junho de 1999 o Curu-mim fez um especial so-bre o filme Titanic, um

grande sucesso de bilheteria . Para não fugir do clima, pu-blicamos um quadrinho onde a tartaruguinha Sarah Patel fez o maior escândalo ao deparar com uma simples pedrinha de gelo. Já pensava que era o ice-berg gigantes que mandou o Titanic para o fundo. Ah, essa tartaruga é muito engraçada

UM ICEBERG NA FLORESTA

CRAFTANDO:UMA HQ AMBIENTADA NO

MUNDO DE MINECRAFTCraftando é uma história

em quadrinhos do autor canadense Alex Diochon e um grande sucesso na internet. O livro narra, sem nenhum balão de fala, as aventuras de um garo-to no Mundo da Superfície, lugar onde se passam as aventuras do jogo Minecraft – um sucesso mundial com mais de 100 mil-hões de cópias vendidas, com

53 mil cópias vendidas diariamente.

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Executi voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cienti [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

• GEORGE HARRISONEm Janeiro de 2002, “My Sweet Lord” de George

Harrison substi tuiu “More Than a Woman” de Aaliyah no Top 1 dos singles no Reino Unido. Foi a única vez na história que um arti sta falecido tomou a primeira posição de outro arti sta falecido.

• SINATRA ERROUFrank Sinatra sempre contou às pessoas que

“Something” era sua música favorita de Len-non-McCartney. Porém, a música foi escrita por George Harrison.

• YELLOW SUBMARINE John Lennon uma vez cantou em um microfone

coberto por um preservati vo para se proteger de choques elétricos. Ele estava tentando conseguir um som embaixo d’água para o hit dos BEATLES “Yellow Submarine” de 1966, mas ele nunca uti lizou essa estranha gravação.

• SEX PISTOLSJohn Lydon do Sex Pistols e sua mulher Nora

ALGUNS FATOS INTERESSANTES E CURIOSIDADES

SOBRE O ROCK.

0202 07

ti nham passagens para o vôo de Lockerbie que foi explodido por uma bomba terrorista em 1988. Perderam o vôo pois Nora não conseguiu embarcar suas bagagens a tempo.

• AXL ROSECrescendo em Indiana, Axl Rose ia à igreja oito

vezes por semana, cantava no coral e ensinava na escola de catecismo aos domingos. Provavelmente sem as calças coladas que usaria depois.

• DAVID BOWIETambém conhecido como Robert David Jones,

Bowie teve aulas de arte com Owen, pai de seu velho amigo e também lenda do rock Peter Frampton, no Bromley Technical School.

• ORDEM DO IMPÉRIODavid Bowie rejeitou tanto uma Ordem do Império

Britânico (em 2000) quanto um tí tulo de cavaleiro (em 2003).

• PAUL RAMONE Os Ramones ti raram o nome da banda de um

pseudônimo usado por Paul McCartney quando dava entrada nos hotéis em seu período nos Beatles: Paul Ramone.

• ROLLING STONESBrian Jones, guitarrista do Rolling Stones que

morreu em sua piscina no dia 3 de Julho de 1969, tocou oboé na música “Baby You’re a Rich Man” dos BEATLES, na trilha sonora de “Magical Mystety Tour” em 1967.

01_08_CURUMIM-NOVO2.indd 3-4 16/07/2016 00:30:46

O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaNº83 Jul/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaJul/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

DIA MUNDIAL

DO ROCK

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

FIM.

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

FIM.

QUEM SOM É ESSE? PARECE UMA MÚSICA!

ESTÁ VINDO DE LÁ DO MEIO DAQUELA

CLAREIRA!

E COMO É O NOME DA TUA BANDA?

HA HAHA HAHAHA

PUTZ! O QUE É ISSO, SARAH PATEL?

ORA BOLAS, É MINHA BANDA NÃO TÁ VENDO?

TRACAJAZZ!

01_08_CURUMIM-NOVO2.indd 1-2 16/07/2016 00:30:21