curumim - 26 de julho de 2015

8
Nº32 Jul/2015 CUBA E EUA FAZEM HISTÓRIA. STAR WARS P0 6 SEGREDOS DE CUBA P02 SANTOS DUMONT P0 3

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 22-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 26 de julho de 2015

Nº32 Jul/2015

CUBA E EUA FAZEM HISTÓRIA.

APRESENTA

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIA

AH SE EU PUDESSE VOAR!

VOARIAATÉ PARIS...

E TU, PRA ONDE VAIS VOAR PASSARINHO?

LONDRES, BARCELONA?

MANACAPURU!

É... DEUS SÓ DÁ ASAS PRA QUEM NÃO SABE VOAR!

CONHECERIAAS ILHAS GREGAS...

CURTIRIA AS DELÍCIAS DO VERÃO CARIOCA...

PUF!!!!!

STAR WARS P06

SEGREDOS DE CUBA P02

SANTOS DUMONT P03

01_08_CURUMIM.indd 1-2 23/07/2015 18:04:21

Page 2: Curumim - 26 de julho de 2015

OS SEGREDOS DE CUBA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Um dos maiores supervilões das HQs de “Homem de Ferro”, “Vingadores” e outros heróis da editora Marvel, Thanos é

um Eterno, raça que surgiu quando os misteriosos Celes� ais chegaram à Terra e fi zeram experimentos com homens das cavernas, que resultariam em dois grupos dis� ntos do “homo sapiens”, os belos Eter-nos e os monstruosos Deviantes. Séculos atrás, um grupo de Eternos abandonou a Terra e se estabeleceu em Titã, uma das luas de Saturno, criando uma sociedade tecnológica e pacífi ca. Lá nasceu Thanos que, para surpresa de seus pais, � nha uma aparência não-humana, a principal caracterís� ca dos Deviantes.

Em Titã, Thanos � nha um irmão, Eros, que � nha o poder de es� mular os centros de prazer do cérebro dos seres vivos. Thanos, por sua vez, era bem mais po-deroso. E almejava ainda mais. Assim,

Thanos se voltou contra seu pai e contra o reino, forçando Mentor a procurar seu pai, Kronos.

Este, por sua vez criou Drax, o Destrui-dor, para que ele eliminasse Thanos. Mas o Detruidor falhou e o vilão conseguiu conquistar o trono de Titã. Em seguida, par� u para a Via Láctea, com o intuito de se apoderar do cubo cósmico, um objeto que sa� sfaz quaisquer desejos de seu possuidor. Amando a Senhora Morte mais do que todas as coisas, o vilão planejava destruir o Universo.

Em setembro de 1992, a redação do EM TEMPO recebeu uma visita que alegrou os jornalistas que estavam trabalhando em suas reportagens. O garoto Maurício Velosso de Lima, de São Paulo, na época com 10 anos, queria saber como era feito o Curumim o jornal que ele passou a ler todos os domingos quando seus pais - Antônio Carlos Lima e Lucilene Ferreira Silva – resolveram vir morar em Manaus. Como muita alegria explicamos � n� m por � n� m o processo de produção do

jornal e o Maurício fi cou empolgado com o mundo fascinante do jornalismo. Virou sócio do Clube do Curumim e posou para uma fotografi a lendo o nosso jornal. Hoje, nosso sócio deve estar com 30 anos, mas, com certeza não esquecia aquele dia de festa. Esse Curumim faz história, hein?

CURIOSIDADES

Para comemorar esse momento histórico, o Curumim conta para você algumas curiosidades que você nem imagina sobre a ilha

de Fidel castro.

• Cuba não se resume a uma ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1 500 ilhas. As maiores são Ilha de Cuba e Ilha da Juventude.

• A população atual de Cuba é de 11 mi-lhões de habitantes, sendo 65% brancos, 10% negros e 25% mulatos..

• As cinco maiores cidades cubanas são Havana, San� ago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de dois milhões de habitantes – 1/5 da população do país.

• Cuba foi descoberta pelo mesmo homem que descobriu a América: Cristóvão Colombo.

• Cuba foi dominada pelos espanhóis durante 400 anos. A colonização terminou

em 1898, quan-do a Espanha, após ser derro-tada pelos Estados Unidos na Guerra Hispano-Americana.

• Cuba é atualmente um país socialista de par� do único e sem eleições diretas. O país foi governado por Fidel Castro até 2008 quando, por mo� vos de saúde, ele renunciou e foi subs� tuído pelo seu irmão Raúl Castro.

• Não existe liberdade de imprensa no país e pra� camente todos os meios de comunicação são controlados pelo governo. No que se refere aos direitos humanos e à liberdade polí� ca, ainda existem presos polí� cos.

• O Estado cubano é ateu, mas aceita a liberdade religiosa. A religião com maior número de seguidores é o ca-tolicismo romano.

• A educação e a saúde são totalmen-

te gratuitos. O sistema de saúde

cubano é um dos melhores das Amé-

ricas. Doenças como téta-no, coqueluche, sarampo,

hepa� te B, poliomielite e di� eria são qua-se desconhecidas da população local.

• A expecta� va de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos.

• O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atle� smo também são extremamente populares. Cuba é uma potência espor� va mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.

• Assim como os brasileiros, os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, cha-mado por lá de guarapo.

• Criada no país, a vacina contra a hepa� te B é vendida para mais de 30 países. A biotecnologia já gerou mais

de 600 patentes para drogas, vacinas e sistemas de diagnós� cos.

• A cozinha cubana (conhecida como co-zinha criola) é uma combinação da tradição culinária indígena, espanhola e africana.

• Charutos são fabricados no mundo todo, mas o melhor é indiscu� velmente o cubano. Os principais fatores que con-tribuem para tal sucesso são o solo e as condições do clima.

• Os telefones celulares são quase ine-xistentes e o acesso à internet rigidamente controlado pelo governo. Para se ter uma ideia, apenas 1,7% da população consegue navegar na internet com regularidade.

SETEMBRO DE 1992

G I B I TECA

UM PAULISTA NA SELVA AMAZÔNICA

Nome original: ThanosLicenciador: Marvel Comics

País de origem: Estados Unidos da América

Criado por: Jim Starling, Mike Friedrich

Primeira aparição: revista “Iron Man” n° 55, de fevereiro de 1973.

THANOS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 23/07/2015 17:59:09

Page 3: Curumim - 26 de julho de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Es� ve pela primeira vez em Cuba em 1995. Foi para fazer uma reportagem de um dos primeiros voo saindo de Manaus, depois que o Brasil reatou

relações com o governo de Fidel Castro.Fiquei encantado. Principalmente com a

beleza daquela ilha – Cristóvão Colombo não exagerou quando disse que a primeira visão da ilha era de “ é de encher os olhos” . Depois, andando pela ruas de Havana pude perceber como o seu povo é alegre , musical e bem hu-morado, lembrando um pouco o brasileiro.

Por força do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, Cuba não se modernizou industrialmente e aí, ainda hoje, aqueles “Ca-dillacs” dos anos 1930, 1940 e 1950 circulam por suas ruas, tornando a paisagem român� ca e nostálgica.

A colonização espanhola deixou fortes raízes que até hoje estão bem vivas em Cuba, princi-palmente em sua capital, Havana, onde prédios que obedecem à arquitetura espanhola são lindos, apesar do cuidado com a conservação deixar a desejar.

Também da Espanha, a cultura de Cuba herdou a língua espanhola e a religião cató-lica, enquanto a santeria, religião baseada no culto aos orixás, foi uma herança dos

africanos. E foi através da mistura dessas duas principais culturas que surgiu a tradicional música cubana, onde as letras e melodias espanholas fi zeram a junção perfeita com os ritmos e es� lo musical peculiar dos afri-canos, gerando os famosos es� los musicais cubanos: rumba, mambo, salsa, son e punto. Ah!... a música cubana é maravilhosa!

Essa infl uência africana se deve à chegada em massa de escravos africanos após a quase ex� nção dos an� gos escravos, os ameríndios. Mesmo com extermínio dos ameríndios pelos espanhóis, alguns de seus elementos cultu-rais resis� ram e se fazem presentes até hoje. Técnicas avançadas de cul� vo de tabaco e fabricação de charutos – os mais famosos do mundo. Cuba é um passeio lindo amiguinhos. E agora que as relações com os Estados Unidos foram reatadas, vai fi car mais fácil visitar a ilha de Fidel.

Bom domingo e boa leitura!

6 3

Santos Dumont, “O pai da aviação”. Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Aires - hoje San-tos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.

Em 1891, acompanhado da família, visitou a França pela primeira vez. No fi m do século XIX, o motor a gasolina era a sen-sação das exposições em Paris. Santos Dumont fi cou fascinado, pois sempre se interessou por mecanismos. Voltou ao Brasil, mas no ano seguinte Dumont retorna à Paris na intenção de aplicar suas ideias.

Em 1900, o milionário francês Deutsch de la Meurth lançou um desafi o aos construtores de dirigíveis: “Aquele que conseguir par� r do Campo de Saint-Cloud, fazer à volta a Torre Eiff el, e voltar ao ponto de par� da em 30 minutos, ganhará 100.000 francos”. Pilotando o balão “Nº6”, com um motor de 16HP, Dumont ganha o premio Dustche.

Santos Dumont, no dia 13 de setembro de 1906, com o “14-BIS”, executou em Paris o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a uma altura de 50 metros. Doente,

resolve voltar ao Brasil. Em 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, Dumont se decepcionou.

No Brasil, sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado durante a revolução de 1932 em São Paulo. Alberto Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932. Deixou dois livros: “Dans-L’air” e “O que Vi e o que Nós Veremos”.

SANTOS DUMONT – O INVENTOR BRASILEIRO

UMA ILHA INESQUECÍVEL

Na úl� ma segunda-feira (20), o site especiali-zado em cinema e celebridades The Hollywood Reporter no� ciou que a série Xena: A Princesa Guerreira ganharia uma nova versão prevista para estrear até 2016. A atriz Lucy Lawless, que fez o papel da protagonista durante as seis temporadas na série original, no entanto, des-men� u os boatos em sua conta no Twi� er.No mesmo dia, mais tarde, Lucy postou a se-guinte mensagem em sua conta na rede social: “Desculpe, amigos! A no� cia sobre o reboot de #Xena é apenas um boato. Eu adoraria que isso acontecesse um dia, mas por enquanto a ideia é apenas um pensamento esperançoso”.

XENA

A Disney já mostrou que pretende relançar algumas de suas histórias mais

famosas, e nesta úl� ma segunda-feira revelou o nome de mais uma: A Espada

Era a Lei. A animação de 1963 voltará como um fi lme em live-ac� on, e terá

roteiro de Bryan Cogman, produtor nas duas úl� mas temporadas de Game

of Thrones. A informação vem do site The Hollywood Reporter, que ainda diz

que Brigham Taylor será o produtor do longa-metragem. O norte-americano

foi produtor execu� vo dos quatro capítulos da franquia Piratas do Caribe, e

ainda ocupará o mesmo cargo na nova adaptação de O Livro da Selva (aquele

do Mogli), outra que a Disney pretende lançar nos próximos anos.

X-MEN: APOCALIPSE

STAR WARSStar Wars: O Despertar da Força tem previsão de

estreia apenas para dezembro deste ano,

mas rumores sobre o Episódio VIII já

começaram a surgir na indústria do

cinema. Segundo o site especia-

lizado The Wrap, o ator Benicio

del Toro está cotado para viver

o vilão do oitavo fi lme da saga.

Além de del Toro, os atores Daisy

Ridley, John Boyega e Oscar Isaac

– que farão sua primeira aparição

na franquia no Episódio VII – tam-

bém estão cotados para aparecer no

oitavo fi lme. O diretor do longa será

Rian Johnson, mais conhecido por dirigir

os fi lmes A Ponta de um Crime e Looper, além

de dois episódios da série Breaking Bad.

A revista Entertainment Weekly reve-lou a primeira imagem ofi cial do vilão Apocalipse no novo fi lme. Na capa da próxima edição da revista, Apoca-lipse aparece no meio dos per-sonagens Psylocke e Magneto. Nos quadrinhos, Psylocke é uma espécie de ninja com poderes te-leciné� cos – ou seja, consegue mover objetos apenas com a força da mente. Em entrevista à EW, o diretor Bryan Singer disse que X-Men: Apocalipse

terá um papel importante na série e será focado nas versões mais jovens de personagens conhecidos, tais como Tempestade, Jean Grey e Ciclope.

A ESPADA ERA A LEI

01_08_CURUMIM.indd 5-6 23/07/2015 17:50:47

Page 4: Curumim - 26 de julho de 2015

Era uma vez uma ilha linda, que começou a exis� r para o mundo a par� r de 1492, ano em que o explorador espanhol, Cristóvão

Colombo, avistou aquele praia paradisí-aca e a descreveu como “o lugar mais belo que os olhos já viram”. A ilha foi ba� zada de Cuba, e por mais que se inves� gue a fundo a sua história, não é possível precisar a origem de seu nome, e diversas teorias e histórias surgem, com destaque para o fato que conta que Cuba deriva do termo taíno cubao (onde a terra fér� l abunda), ou da junção de duas palavras do mesmo povo: coa (lugar) e bana (amplo), for-mando coabana, que mais tarde viria a se tornar Cuba

Colombo não estava exagerando. Cuba era e ainda é um arquipélago maravilhoso e cercado por beleza. Antes de sua descoberta, a história de Cuba era contada por povos ameríndios.

A história de Cuba sempre foi mar-cada por guerras e rebeliões. Chegou a fi car sob comando da Marinha Real Inglesa, que saquearia ao máximo a ilha e se aproveitaria de suas maiores riquezas e bens produzidos: açúcar e tabaco, produtos que até hoje seguem como sendo as principais monoculturas do país. Cuba também resis� u ao do-mínio dos espanhóis. E por ter ajudado

Cuba a vencer os invasores, os estados Unidos passaram a querer mandar em Cuba. Essa infl uência fi cara mais forte nos anos de 1934 a 1959, período em que o ditador Fulgêncio Ba� sta foi o gestor de Cuba, ocupando a presidência pela primeira vez de 1940 a 1944, e posteriormente de 1952 a 1959.

Ba� sta impôs regulações à eco-nomia, trazendo grandes quedas na qualidade de vida da população, e problemas como o desemprego. A re-volta se tornou maior por intermédio da classe média, que cada vez mais insa� sfeita com a queda no nível de qualidade de vida, se opunha cada vez mais a Fulgêncio Ba� sta.

Um barbudo chamado Fidel Mas aí surgiu um barbudo danado

chamado Fidel Castro, que com a ajuda de outro barbudo, um médico co-nhecido como Ernesto Chê Guevara, iniciou uma luta armada para derrubar Ba� sta em 1953. Mas a revolução cubana saiu vitoriosa somente no dia 1º de janeiro de 1959, após uma in-tensa luta entre os rebeldes de Fidel Castro e os americanos, quando, pela primeira vez na história de Cuba, seu povo poderia dizer realmente que ha-via conquistado sua independência.

Fidel e seus companheiros barbudos

conseguiram muitos avanços sociais, tendo conseguido eliminar o analfa-be� smo, implementar um sistema de saúde pública universal, diminuir signifi -ca� vamente as taxas de mortalidade in-fan� l e reduzir o índice de desemprego, além de avançar nos esportes.

Mas Cuba ainda fi ca devendo (e muito) em outras áreas e temas, como no campo polí� co, com seu regime comunista de um só par� do, censura à imprensa e às artes, além de que o governo de Fidel passou a ser apontado por muitos como um regime ditatorial. Cuba também fracassou na economia, agricultura e indústrias, e também em sua polí� ca externa e liberdades indi-viduais de seu povo, fatos evidentes para todo o mundo. Os Estados Uni-dos tentaram, em 1962, no governo do presidente John Kennedy, invadir Cuba e derrubar Fidel Castro. Mas os guerrilheiros cubanos saíram vitoriosos. Por conta disso, os EUA impuseram um bloqueio econômico que durou mais de 50 anos.

Na úl� ma segunda-feira (20) , Esta-dos Unidos e Cuba restabeleceram as relações diplomá� cas com a reaber-tura de embaixadas em Washington e Havana. Foi um dia histórico, que encerrou mais de meio século de ódio e desconfi ança.

Um domingo de sol, curtindo o rio e a natureza com a família. Foi essa a descrição que recebemos junto com o lindo desenho de Luis Henrique e não poderia ser mais perfeita. Luis, o seu desenho é um dos mas bonitos que á recebemos, obrigado por participar.

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

Desculpe Carlos, mas foram tantas cartas nesses quase 30 anos que fi ca quase impossível lembrar da sua car� nha tão im-portante para nós. Mas, sem dúvida, nossa secretária da época, que se chamava Marluce Angiolli deve ter enviado o Curumim para a sua terrinha, Nhamundá, que é um paraíso abençoado por Deus e bonito por natureza (já es� vemos lá!). Ainda bem que agora pela internet você vai poder mostrar o nosso jornalzinho para seus curumins. Essa ferramenta do homem branco é maravilhosa, o Curumim já tem até notebook na aldeia. É o mundo globalizado! Obrigado pelas palavras carinhosas.

Olá, turminha do Curumim. Me chamo Carlos Cavalcante. Vocês não devem lembrar de mim, mas quando era criança eu mandei uma car� nha perguntando se era possível enviar o jornalzinho aqui para a minha cidade, Nhamundá. Os anos passaram e graças a tecnologia agora eu posso conferir as aventurar do Curumim na internet e mostrar para os meus sobrinhos e fi lhos. Quem diria que o Curumim iria fazer uso de uma invenção do homem branco?

MÁRIO ADOLFO

CARLOS CAVALCANTE

4 5

2014 FOI O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

Hoje a nossa galeria está ainda mais linda com as fotos das cunhantãs Larissa Lima da Rocha, Gabriella da Rocha Berger de 10 anos e o pequeno curumim Abner Rocha Lima de 2 aninhos. Obrigado pela par� cipação, Curuminzada e um beijo para a Andreza Lima que nos enviou a imagem.

Um relatório divul-gado pelo gover-no dos Estados Unidos deu um

prognóstico mais preciso sobre os efeitos do aque-cimento global no mundo, no ano de 2014. O ano foi o mais quente da história, desde que se começou a medir a temperatura glo-bal. Praticamente todos os continentes registraram re-cordes de temperatura.

A partir de dados produzi-

dos por 413 cientistas, em 58 países, o departamento nacional de administração oceânica e atmosférica jun-tamente com a sociedade americana de meteorolo-gia, produziram o docu-mento, que indica que o nível e as temperaturas dos oceanos estão subindo ra-pidamente e também che-gando a novos recordes.

As geleiras con� nuam en-colhendo, o gelo do Alasca segue derretendo em uma rápida velocidade e o gelo do Ár� co con� nua em declínio (o derre� mento começou quase

um mês antes do que seria considera-

do normal para o verão).

Além disso a concentra-ção de CO2 na atmosfe-

ra aumentou 1.9 ppm em

2014, alcan-çando uma média global de 397.2 ppm no ano. Para comparação, a mé-dia global em 1990 era de 354 ppm.

ESTADOS UNIDOS X CUBA

01_08_CURUMIM.indd 7-8 23/07/2015 17:51:14

Page 5: Curumim - 26 de julho de 2015

Era uma vez uma ilha linda, que começou a exis� r para o mundo a par� r de 1492, ano em que o explorador espanhol, Cristóvão

Colombo, avistou aquele praia paradisí-aca e a descreveu como “o lugar mais belo que os olhos já viram”. A ilha foi ba� zada de Cuba, e por mais que se inves� gue a fundo a sua história, não é possível precisar a origem de seu nome, e diversas teorias e histórias surgem, com destaque para o fato que conta que Cuba deriva do termo taíno cubao (onde a terra fér� l abunda), ou da junção de duas palavras do mesmo povo: coa (lugar) e bana (amplo), for-mando coabana, que mais tarde viria a se tornar Cuba

Colombo não estava exagerando. Cuba era e ainda é um arquipélago maravilhoso e cercado por beleza. Antes de sua descoberta, a história de Cuba era contada por povos ameríndios.

A história de Cuba sempre foi mar-cada por guerras e rebeliões. Chegou a fi car sob comando da Marinha Real Inglesa, que saquearia ao máximo a ilha e se aproveitaria de suas maiores riquezas e bens produzidos: açúcar e tabaco, produtos que até hoje seguem como sendo as principais monoculturas do país. Cuba também resis� u ao do-mínio dos espanhóis. E por ter ajudado

Cuba a vencer os invasores, os estados Unidos passaram a querer mandar em Cuba. Essa infl uência fi cara mais forte nos anos de 1934 a 1959, período em que o ditador Fulgêncio Ba� sta foi o gestor de Cuba, ocupando a presidência pela primeira vez de 1940 a 1944, e posteriormente de 1952 a 1959.

Ba� sta impôs regulações à eco-nomia, trazendo grandes quedas na qualidade de vida da população, e problemas como o desemprego. A re-volta se tornou maior por intermédio da classe média, que cada vez mais insa� sfeita com a queda no nível de qualidade de vida, se opunha cada vez mais a Fulgêncio Ba� sta.

Um barbudo chamado Fidel Mas aí surgiu um barbudo danado

chamado Fidel Castro, que com a ajuda de outro barbudo, um médico co-nhecido como Ernesto Chê Guevara, iniciou uma luta armada para derrubar Ba� sta em 1953. Mas a revolução cubana saiu vitoriosa somente no dia 1º de janeiro de 1959, após uma in-tensa luta entre os rebeldes de Fidel Castro e os americanos, quando, pela primeira vez na história de Cuba, seu povo poderia dizer realmente que ha-via conquistado sua independência.

Fidel e seus companheiros barbudos

conseguiram muitos avanços sociais, tendo conseguido eliminar o analfa-be� smo, implementar um sistema de saúde pública universal, diminuir signifi -ca� vamente as taxas de mortalidade in-fan� l e reduzir o índice de desemprego, além de avançar nos esportes.

Mas Cuba ainda fi ca devendo (e muito) em outras áreas e temas, como no campo polí� co, com seu regime comunista de um só par� do, censura à imprensa e às artes, além de que o governo de Fidel passou a ser apontado por muitos como um regime ditatorial. Cuba também fracassou na economia, agricultura e indústrias, e também em sua polí� ca externa e liberdades indi-viduais de seu povo, fatos evidentes para todo o mundo. Os Estados Uni-dos tentaram, em 1962, no governo do presidente John Kennedy, invadir Cuba e derrubar Fidel Castro. Mas os guerrilheiros cubanos saíram vitoriosos. Por conta disso, os EUA impuseram um bloqueio econômico que durou mais de 50 anos.

Na úl� ma segunda-feira (20) , Esta-dos Unidos e Cuba restabeleceram as relações diplomá� cas com a reaber-tura de embaixadas em Washington e Havana. Foi um dia histórico, que encerrou mais de meio século de ódio e desconfi ança.

Um domingo de sol, curtindo o rio e a natureza com a família. Foi essa a descrição que recebemos junto com o lindo desenho de Luis Henrique e não poderia ser mais perfeita. Luis, o seu desenho é um dos mas bonitos que á recebemos, obrigado por participar.

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

Desculpe Carlos, mas foram tantas cartas nesses quase 30 anos que fi ca quase impossível lembrar da sua car� nha tão im-portante para nós. Mas, sem dúvida, nossa secretária da época, que se chamava Marluce Angiolli deve ter enviado o Curumim para a sua terrinha, Nhamundá, que é um paraíso abençoado por Deus e bonito por natureza (já es� vemos lá!). Ainda bem que agora pela internet você vai poder mostrar o nosso jornalzinho para seus curumins. Essa ferramenta do homem branco é maravilhosa, o Curumim já tem até notebook na aldeia. É o mundo globalizado! Obrigado pelas palavras carinhosas.

Olá, turminha do Curumim. Me chamo Carlos Cavalcante. Vocês não devem lembrar de mim, mas quando era criança eu mandei uma car� nha perguntando se era possível enviar o jornalzinho aqui para a minha cidade, Nhamundá. Os anos passaram e graças a tecnologia agora eu posso conferir as aventurar do Curumim na internet e mostrar para os meus sobrinhos e fi lhos. Quem diria que o Curumim iria fazer uso de uma invenção do homem branco?

MÁRIO ADOLFO

CARLOS CAVALCANTE

4 5

2014 FOI O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

Hoje a nossa galeria está ainda mais linda com as fotos das cunhantãs Larissa Lima da Rocha, Gabriella da Rocha Berger de 10 anos e o pequeno curumim Abner Rocha Lima de 2 aninhos. Obrigado pela par� cipação, Curuminzada e um beijo para a Andreza Lima que nos enviou a imagem.

Um relatório divul-gado pelo gover-no dos Estados Unidos deu um

prognóstico mais preciso sobre os efeitos do aque-cimento global no mundo, no ano de 2014. O ano foi o mais quente da história, desde que se começou a medir a temperatura glo-bal. Praticamente todos os continentes registraram re-cordes de temperatura.

A partir de dados produzi-

dos por 413 cientistas, em 58 países, o departamento nacional de administração oceânica e atmosférica jun-tamente com a sociedade americana de meteorolo-gia, produziram o docu-mento, que indica que o nível e as temperaturas dos oceanos estão subindo ra-pidamente e também che-gando a novos recordes.

As geleiras con� nuam en-colhendo, o gelo do Alasca segue derretendo em uma rápida velocidade e o gelo do Ár� co con� nua em declínio (o derre� mento começou quase

um mês antes do que seria considera-

do normal para o verão).

Além disso a concentra-ção de CO2 na atmosfe-

ra aumentou 1.9 ppm em

2014, alcan-çando uma média global de 397.2 ppm no ano. Para comparação, a mé-dia global em 1990 era de 354 ppm.

ESTADOS UNIDOS X CUBA

01_08_CURUMIM.indd 7-8 23/07/2015 17:51:14

Page 6: Curumim - 26 de julho de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Es� ve pela primeira vez em Cuba em 1995. Foi para fazer uma reportagem de um dos primeiros voo saindo de Manaus, depois que o Brasil reatou

relações com o governo de Fidel Castro.Fiquei encantado. Principalmente com a

beleza daquela ilha – Cristóvão Colombo não exagerou quando disse que a primeira visão da ilha era de “ é de encher os olhos” . Depois, andando pela ruas de Havana pude perceber como o seu povo é alegre , musical e bem hu-morado, lembrando um pouco o brasileiro.

Por força do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, Cuba não se modernizou industrialmente e aí, ainda hoje, aqueles “Ca-dillacs” dos anos 1930, 1940 e 1950 circulam por suas ruas, tornando a paisagem român� ca e nostálgica.

A colonização espanhola deixou fortes raízes que até hoje estão bem vivas em Cuba, princi-palmente em sua capital, Havana, onde prédios que obedecem à arquitetura espanhola são lindos, apesar do cuidado com a conservação deixar a desejar.

Também da Espanha, a cultura de Cuba herdou a língua espanhola e a religião cató-lica, enquanto a santeria, religião baseada no culto aos orixás, foi uma herança dos

africanos. E foi através da mistura dessas duas principais culturas que surgiu a tradicional música cubana, onde as letras e melodias espanholas fi zeram a junção perfeita com os ritmos e es� lo musical peculiar dos afri-canos, gerando os famosos es� los musicais cubanos: rumba, mambo, salsa, son e punto. Ah!... a música cubana é maravilhosa!

Essa infl uência africana se deve à chegada em massa de escravos africanos após a quase ex� nção dos an� gos escravos, os ameríndios. Mesmo com extermínio dos ameríndios pelos espanhóis, alguns de seus elementos cultu-rais resis� ram e se fazem presentes até hoje. Técnicas avançadas de cul� vo de tabaco e fabricação de charutos – os mais famosos do mundo. Cuba é um passeio lindo amiguinhos. E agora que as relações com os Estados Unidos foram reatadas, vai fi car mais fácil visitar a ilha de Fidel.

Bom domingo e boa leitura!

6 3

Santos Dumont, “O pai da aviação”. Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Aires - hoje San-tos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.

Em 1891, acompanhado da família, visitou a França pela primeira vez. No fi m do século XIX, o motor a gasolina era a sen-sação das exposições em Paris. Santos Dumont fi cou fascinado, pois sempre se interessou por mecanismos. Voltou ao Brasil, mas no ano seguinte Dumont retorna à Paris na intenção de aplicar suas ideias.

Em 1900, o milionário francês Deutsch de la Meurth lançou um desafi o aos construtores de dirigíveis: “Aquele que conseguir par� r do Campo de Saint-Cloud, fazer à volta a Torre Eiff el, e voltar ao ponto de par� da em 30 minutos, ganhará 100.000 francos”. Pilotando o balão “Nº6”, com um motor de 16HP, Dumont ganha o premio Dustche.

Santos Dumont, no dia 13 de setembro de 1906, com o “14-BIS”, executou em Paris o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a uma altura de 50 metros. Doente,

resolve voltar ao Brasil. Em 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, Dumont se decepcionou.

No Brasil, sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado durante a revolução de 1932 em São Paulo. Alberto Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932. Deixou dois livros: “Dans-L’air” e “O que Vi e o que Nós Veremos”.

SANTOS DUMONT – O INVENTOR BRASILEIRO

UMA ILHA INESQUECÍVEL

Na úl� ma segunda-feira (20), o site especiali-zado em cinema e celebridades The Hollywood Reporter no� ciou que a série Xena: A Princesa Guerreira ganharia uma nova versão prevista para estrear até 2016. A atriz Lucy Lawless, que fez o papel da protagonista durante as seis temporadas na série original, no entanto, des-men� u os boatos em sua conta no Twi� er.No mesmo dia, mais tarde, Lucy postou a se-guinte mensagem em sua conta na rede social: “Desculpe, amigos! A no� cia sobre o reboot de #Xena é apenas um boato. Eu adoraria que isso acontecesse um dia, mas por enquanto a ideia é apenas um pensamento esperançoso”.

XENA

A Disney já mostrou que pretende relançar algumas de suas histórias mais

famosas, e nesta úl� ma segunda-feira revelou o nome de mais uma: A Espada

Era a Lei. A animação de 1963 voltará como um fi lme em live-ac� on, e terá

roteiro de Bryan Cogman, produtor nas duas úl� mas temporadas de Game

of Thrones. A informação vem do site The Hollywood Reporter, que ainda diz

que Brigham Taylor será o produtor do longa-metragem. O norte-americano

foi produtor execu� vo dos quatro capítulos da franquia Piratas do Caribe, e

ainda ocupará o mesmo cargo na nova adaptação de O Livro da Selva (aquele

do Mogli), outra que a Disney pretende lançar nos próximos anos.

X-MEN: APOCALIPSE

STAR WARSStar Wars: O Despertar da Força tem previsão de

estreia apenas para dezembro deste ano,

mas rumores sobre o Episódio VIII já

começaram a surgir na indústria do

cinema. Segundo o site especia-

lizado The Wrap, o ator Benicio

del Toro está cotado para viver

o vilão do oitavo fi lme da saga.

Além de del Toro, os atores Daisy

Ridley, John Boyega e Oscar Isaac

– que farão sua primeira aparição

na franquia no Episódio VII – tam-

bém estão cotados para aparecer no

oitavo fi lme. O diretor do longa será

Rian Johnson, mais conhecido por dirigir

os fi lmes A Ponta de um Crime e Looper, além

de dois episódios da série Breaking Bad.

A revista Entertainment Weekly reve-lou a primeira imagem ofi cial do vilão Apocalipse no novo fi lme. Na capa da próxima edição da revista, Apoca-lipse aparece no meio dos per-sonagens Psylocke e Magneto. Nos quadrinhos, Psylocke é uma espécie de ninja com poderes te-leciné� cos – ou seja, consegue mover objetos apenas com a força da mente. Em entrevista à EW, o diretor Bryan Singer disse que X-Men: Apocalipse

terá um papel importante na série e será focado nas versões mais jovens de personagens conhecidos, tais como Tempestade, Jean Grey e Ciclope.

A ESPADA ERA A LEI

01_08_CURUMIM.indd 5-6 23/07/2015 17:50:47

Page 7: Curumim - 26 de julho de 2015

OS SEGREDOS DE CUBA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Um dos maiores supervilões das HQs de “Homem de Ferro”, “Vingadores” e outros heróis da editora Marvel, Thanos é

um Eterno, raça que surgiu quando os misteriosos Celes� ais chegaram à Terra e fi zeram experimentos com homens das cavernas, que resultariam em dois grupos dis� ntos do “homo sapiens”, os belos Eter-nos e os monstruosos Deviantes. Séculos atrás, um grupo de Eternos abandonou a Terra e se estabeleceu em Titã, uma das luas de Saturno, criando uma sociedade tecnológica e pacífi ca. Lá nasceu Thanos que, para surpresa de seus pais, � nha uma aparência não-humana, a principal caracterís� ca dos Deviantes.

Em Titã, Thanos � nha um irmão, Eros, que � nha o poder de es� mular os centros de prazer do cérebro dos seres vivos. Thanos, por sua vez, era bem mais po-deroso. E almejava ainda mais. Assim,

Thanos se voltou contra seu pai e contra o reino, forçando Mentor a procurar seu pai, Kronos.

Este, por sua vez criou Drax, o Destrui-dor, para que ele eliminasse Thanos. Mas o Detruidor falhou e o vilão conseguiu conquistar o trono de Titã. Em seguida, par� u para a Via Láctea, com o intuito de se apoderar do cubo cósmico, um objeto que sa� sfaz quaisquer desejos de seu possuidor. Amando a Senhora Morte mais do que todas as coisas, o vilão planejava destruir o Universo.

Em setembro de 1992, a redação do EM TEMPO recebeu uma visita que alegrou os jornalistas que estavam trabalhando em suas reportagens. O garoto Maurício Velosso de Lima, de São Paulo, na época com 10 anos, queria saber como era feito o Curumim o jornal que ele passou a ler todos os domingos quando seus pais - Antônio Carlos Lima e Lucilene Ferreira Silva – resolveram vir morar em Manaus. Como muita alegria explicamos � n� m por � n� m o processo de produção do

jornal e o Maurício fi cou empolgado com o mundo fascinante do jornalismo. Virou sócio do Clube do Curumim e posou para uma fotografi a lendo o nosso jornal. Hoje, nosso sócio deve estar com 30 anos, mas, com certeza não esquecia aquele dia de festa. Esse Curumim faz história, hein?

CURIOSIDADES

Para comemorar esse momento histórico, o Curumim conta para você algumas curiosidades que você nem imagina sobre a ilha

de Fidel castro.

• Cuba não se resume a uma ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1 500 ilhas. As maiores são Ilha de Cuba e Ilha da Juventude.

• A população atual de Cuba é de 11 mi-lhões de habitantes, sendo 65% brancos, 10% negros e 25% mulatos..

• As cinco maiores cidades cubanas são Havana, San� ago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de dois milhões de habitantes – 1/5 da população do país.

• Cuba foi descoberta pelo mesmo homem que descobriu a América: Cristóvão Colombo.

• Cuba foi dominada pelos espanhóis durante 400 anos. A colonização terminou

em 1898, quan-do a Espanha, após ser derro-tada pelos Estados Unidos na Guerra Hispano-Americana.

• Cuba é atualmente um país socialista de par� do único e sem eleições diretas. O país foi governado por Fidel Castro até 2008 quando, por mo� vos de saúde, ele renunciou e foi subs� tuído pelo seu irmão Raúl Castro.

• Não existe liberdade de imprensa no país e pra� camente todos os meios de comunicação são controlados pelo governo. No que se refere aos direitos humanos e à liberdade polí� ca, ainda existem presos polí� cos.

• O Estado cubano é ateu, mas aceita a liberdade religiosa. A religião com maior número de seguidores é o ca-tolicismo romano.

• A educação e a saúde são totalmen-

te gratuitos. O sistema de saúde

cubano é um dos melhores das Amé-

ricas. Doenças como téta-no, coqueluche, sarampo,

hepa� te B, poliomielite e di� eria são qua-se desconhecidas da população local.

• A expecta� va de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos.

• O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atle� smo também são extremamente populares. Cuba é uma potência espor� va mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.

• Assim como os brasileiros, os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, cha-mado por lá de guarapo.

• Criada no país, a vacina contra a hepa� te B é vendida para mais de 30 países. A biotecnologia já gerou mais

de 600 patentes para drogas, vacinas e sistemas de diagnós� cos.

• A cozinha cubana (conhecida como co-zinha criola) é uma combinação da tradição culinária indígena, espanhola e africana.

• Charutos são fabricados no mundo todo, mas o melhor é indiscu� velmente o cubano. Os principais fatores que con-tribuem para tal sucesso são o solo e as condições do clima.

• Os telefones celulares são quase ine-xistentes e o acesso à internet rigidamente controlado pelo governo. Para se ter uma ideia, apenas 1,7% da população consegue navegar na internet com regularidade.

SETEMBRO DE 1992

G I B I TECA

UM PAULISTA NA SELVA AMAZÔNICA

Nome original: ThanosLicenciador: Marvel Comics

País de origem: Estados Unidos da América

Criado por: Jim Starling, Mike Friedrich

Primeira aparição: revista “Iron Man” n° 55, de fevereiro de 1973.

THANOS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 23/07/2015 17:59:09

Page 8: Curumim - 26 de julho de 2015

Nº32 Jul/2015

CUBA E EUA FAZEM HISTÓRIA.

APRESENTA

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIA

AH SE EU PUDESSE VOAR!

VOARIAATÉ PARIS...

E TU, PRA ONDE VAIS VOAR PASSARINHO?

LONDRES, BARCELONA?

MANACAPURU!

É... DEUS SÓ DÁ ASAS PRA QUEM NÃO SABE VOAR!

CONHECERIAAS ILHAS GREGAS...

CURTIRIA AS DELÍCIAS DO VERÃO CARIOCA...

PUF!!!!!

STAR WARS P06

SEGREDOS DE CUBA P02

SANTOS DUMONT P03

01_08_CURUMIM.indd 1-2 23/07/2015 18:04:21