curumim - 12 de julho de 2015

8
POLICE Nº30 Jul/2015 13 DE JULHO DIA MUNDIAL DO ROCK CURUMIM BRILHA EM SAMPA P0 7 HORA DE AVENTURA P06 BRISH MUSIC EXPERIENCE P0 3

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 22-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 12 de julho de 2015

POLICE

Nº30 Jul/2015

13 DE JULHODIA MUNDIAL DO ROCK

PUTZ!O QUE É ISSO, SARAH PATEL?

ORA BOLAS, É MINHA BANDA NÃO TÁ VENDO?

ESTÁ VINDO DE LÁ DO MEIO DAQUELA

CLAREIRA!

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

QUEM SOM É ESSE? PARECE UMA MÚSICA!

E COMO É O NOME DA TUA BANDA?

HA HAHA HAHAHA

TRACAJAZZ!

CURUMIM BRILHA EM SAMPA P07

HORA DE AVENTURA P06

BRISH MUSIC EXPERIENCE P03

01_08_CURUMIM.indd 1-2 09/07/2015 20:14:22

Page 2: Curumim - 12 de julho de 2015

O BOM E VELHO ROCK

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Numa manhã até então como outra qualquer, uma ami-zade inusitada se formou entre o menino Paulinho e

três monstros infantes numa praia de Olinda. Anos depois, Paulinho, agora um rapaz, conclui que a única saída possível para levar sua trupe à rua em plena luz do dia é a fundar um bloco de carnaval. Mal sabe ele, no entanto, qual o enredo que virá do encontro de monstros de verdade com empolgados foliões.

Em outubro de 1999 o Curumim recebeu uma carta da Escola Projeto Vida, de São Paulo, informando que a escola � nha desenvolvido um projeto sobre pintura indígena e o Curu-mim foi o tema central da pesquisa da Curuminzada paulista. E mais uma vez, lá se foi o indiozinho, cruzando uma nova fronteira para levar seus conhecimentos sobre a fl oresta,

rios e bichos para nossos amiguinhos de Sampa. É por isso, que existe um velho ditado da selva que diz o seguinte: “às vezes, o Curumim deixa a fl oresta e vai para a cidade grande, conhecer de perto a cultura do homem branco e ensinar um pouco da sua”.

CURIOSIDADES

Para celebrar mais um aniversário do bom e velho rock and roll, o Curumim separou al-

gumas curiosidades sobre esta história, que começou há mui-to tempo e fi ca cada vez melhor. Longa vida ao Rock!

• “Terry & Julie”, mencio-nados na letra “Waterloo Sunset” de 1967 da banda The Kinks, são possivelmen-te os atores Terence Stamp e Julie Christie.

• DAVID BOWIE, também conhecido como Robert David Jones, teve aulas de arte com Owen, pai de seu velho amigo e também lenda do rock Peter Frampton, no Bromley Techni-cal School.

• Os RAMONES � raram o nome da banda de um pseu-dônimo usado por Paul Mc-

Cartney quando dava entrada nos hotéis em seu período nos BEA-TLES: Paul Ramone.

• Brian Jones, guitarrista do ROLLING STONES que morreu em sua piscina no dia 3 de Julho de 1969, tocou oboé na música “Baby You’re a Rich Man” dos BEATLES, na trilha sonora de “Ma-gical Mystety Tour” em 1967.

• O agente Tom Parker, an-tes do sucesso com seu pupi-lo ELVIS PRESLEY, comandou uma apresentação de gali-nhas dançantes.

• Em Janeiro de 2002, “My Sweet Lord” de George Har-rison substituiu “More Than a Woman” de Aaliyah no Top 1 dos singles no Reino Unido. Foi a única vez na história que um artista falecido tomou a primeira posição de outro

artista falecido.

• Frank Sinatra sempre contou às pessoas que “So-mething” era sua música fa-vorita de Lennon-McCartney. Porém, a música foi escrita por George Harrison.

• O primeiro CD produzido nos Estados Unidos foi o lan-çamento comercial de Bruce Springsteen “Born in the USA” em 1984.

• Formado em 1980, o REM levou nove anos até chegar ao top 40 do Reino Unido, com “Orange Crush” de 1989.

• Quando “Dark Side of the

M o o n ” do PINK

FLOYD fi nal-mente deixou

o Hot 200 da Billbo-ard em Outubro de 1988, ele mar-cou o récorde de 741 semanas na lista.

• Columbia”, música do OA-SIS de 1994, contem um sample do polí-� co trabalhista Tony Benn.

• O hábito do baterista Keith Moon de explodir ba-nheiros com fogos de ar-� � cio fez com que ele fosse banido das redes de ho-téis Holyday Inn, Sheraton e Hil-ton até o fi m de sua vida.

OUTUBRO DE 1999

G I B I TECA

CURUMIM BRILHA EM SAMPA

O CLUBE DOS MONSTROS DOS BAIRROS DISTANTES

Título: Batman Pequena GothamRoteiro: Matheus Alves e Pablo

CasadoAr� sta: Talles RodriguesNúmero de páginas: 12

Ano: 20013Editora: Quadrinhos Independentes

Onde encontrar? www.fi c� cia.org

CURUMIM INDICA:

CURIOSIDADESM o o n ”

do PINK FLOYD fi nal-mente deixou

o Hot 200 da Billbo-ard em Outubro de 1988, ele mar-cou o récorde de 741 semanas

• Columbia”, música do OA-SIS de 1994, contem um sample do polí-� co trabalhista Tony Benn.

• O hábito do baterista Keith Moon de explodir ba-nheiros com fogos de ar-� � cio fez com que ele fosse banido das redes de ho-téis Holyday Inn, Sheraton e Hil-ton até o fi m

01_08_CURUMIM.indd 3-4 09/07/2015 20:21:33

Page 3: Curumim - 12 de julho de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Meus filhos, Mario Adolfo Filho (jornalista) e Mar-cus Vinícius (publicitário) cresceram ouvindo rock.

Muita MPB – Chico Buarque, Vinícius, Cartola, Marcus Valle, Tom Jobim –, mas sempre rock. Não aquele rock mais pesado e sim aquele mais balada, como The Beatles, Carpenters, Roy Orbison, Bob Dylan, The Who...e por aí vai.

No ano de 2013, realizamos um gran-de sonho: assistimos a um show de Paul McCarttney em Goiânia e também viajamos a Londres e, em seguida, a Liverpool onde passamos uma noite no The Cavern – o clube onde os Beatles iniciaram a carreira – e, de quebra, fomos à casa de John Lennon, visita-mos a de Paul e George. Mas não foi isso: também vivemos a emoção de atravessar a Abbey Road, a rua que os quatros rapazes de Liverpool tornaram famosa. Foi um lindo sonho!

Por todo esse amor pelo rock, eu e Marcus, hoje o Diretor de Criação do

Curumim, resolvemos editar um Curu-mim para homenagear o Dia do Rock, comemorado a 13 de julho.

Temos certeza que a Curuminzada da Amazônia vai adorar. Quem disse que criança não gosta de rock? Certa vez um portal publicou uma matéria sobre crianças levadas pelos pais para assistir a um festival de rock, em meio a uma multidão. Muita gente achou exage-rado, mas os baixinhos adoraram, No caso, o festival era simplesmente o “Rock in Rio”.

Bom domingo e sorvete com rock para todos!

6 3

Os amantes do rock ‘n’ roll agora têm um lugar para soltar seu guitarrista interior e ver de perto a história de bandas britânicas como Beatles, Led Zeppelin, The Clash, david Bowie, Pink Floyd, The Smiths, Eric Clapton, Sex Pistols, Oasis e muitas outras.

O museu Bri� sh Music Experience usa vídeos, memorabília e outros artefatos para contar a história da música britânica desde a 2ª Guerra Mundial, lançando olhares aprofundados sobre gêneros que vão do skiffl e ao reggae, passando pelo punk, blues e urbano.

Um estúdio intera� vo equipado com guitarras Gibson, baterias, teclados e um estúdio vocal incen� vam visitantes a pegar e tocar os instrumentos e viver o sonho do rock ‘n’ roll, mesmo que por apenas alguns minutos.

O museu fi ca na O2 Arena – moderno e gigantesco estádio para shows que abriga também bares, restaurantes e até um cinema. Pra chegar lá é só pegar o metrô (Underground ou Tube, como os londrinos chamam) até a estação North Greenwich, na Jubilee Line. As saídas que levam à O2 Arena são sinalizadas. Funciona todo dia das 11h às 19h30 (a úl� ma admissão é às 18h30). O ingresso custa £ 12.

MUSEU REÚNE A HISTÓRIA DO ROCK ‘N’ ROLL BRITÂNICO

Tem curumim no rock!

BATMAN VS SUPERMANA revista Entertainment Weekly divulogu novas fotos de Batman

e Superman: Alvorecer da Jus� ça, mostrando que o Lex Luthor

de Jesse Eisenberg (de A Rede Social) terá cabelo, pelo menos

em algum momento do fi lme. lém da nova imagem de Luthor,

outras fotos mostram o Bruce Wayne de Ben Affl eck, a Mulher

Maravilha de Gal Gadot, o Superman de Henry Cavill e o diretor

Zack Snyder. Batman vs Superman: A Origem da Jus� ça estreia

no Brasil em 26 de março de 2016.

HORA DE AVENTURA

007 CONTRA SPECTRE As fi lmagens de 007 Contra SPECTRE, pró-

ximo longa-metragem de James Bond,

mais uma vez vivido por Daniel Craig

sob direção de Sam Mendes, che-

garam ao fi m. Foram mais de

seis meses fi lmando o longa,

cuja produção começou em dezembro do ano passado e passou por Londres, Mé-xico e, mais recentemente, Marrocos, onde a equipe fi l-

mou por úl� mo. lém de Daniel

Craig, o elenco de 007 Contra

SPECTRE conta também com

Christoph Waltz, Monica Bellucci,

Léa Seydoux, Naomie Harries e Ralph

Fiennes. Sam Mendes volta para dirigir

Semanas depois de Jon Bernthal (de Walking Dead) ser escolhido como o Jus-� ceiro, provavelmente o vilão da segunda temporada de Demolidor, os produtores da série anunciaram a atriz que fará Elektra, grande amor do Homem Sem Medo. Elodie Yung, cujo papel mais co-nhecido foi em G.I. Joe: A Retaliação (fi lme no qual também fez o papel de uma ninja que se ves� a de vermelho), foi escalada para viver a assassina ninja Elektra Na-tchios na nova série de episódios a serem exibidos no Ne� lix.

DEMOLIDOR

Museu inclui estúdios intera� vos com instrumentos para os visitantes

O Cartoon Network acaba de renovar o contrato de Hora de Aventura, garan� ndo que a série criada por Pendleton Ward terá pelo menos oito temporadas. Além das aventuras de Finn e Jake, o canal também garan� u novas tempora-das de Apenas um Show, Ti� o Avô, Steven Universe e Clarence. Rob Sorcher, diretor de conteú-do do canal afi r-mou em um comu-nicado à imprensa

que “Este foi um ano excepcional para as produções originais do Car-toon Network. É especialmente gra� fi cante ver programas tão ino-vadores que também impactam tanto a audiência.”

BATMAN VS SUPERMAN

pelo menos oito temporadas. Além das aventuras de Finn e Jake, o canal também garan� u novas tempora-das de Apenas um Show, Ti� o Avô, Steven Universe e Clarence. Rob Sorcher,

mou em um comu-nicado à imprensa

vadores que também impactam tanto a audiência.”

01_08_CURUMIM.indd 5-6 09/07/2015 19:58:21

Page 4: Curumim - 12 de julho de 2015

Treze de julho é o dia mundial do rock, gênero musical com mais de 50 anos e que ainda guarda o vi-gor e a rebeldia de um adolescen-

te. O ritmo, que nasceu com os negros americanos, é fi lho direto do blues do Mississipi. Esse som eletrizante, proibido para as mocinhas brancas, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como coisa do diabo e que devia, a todo custo, ser evitado.

O Curumim vai contar � m � m por � m � m a origens do rock. Leia com atenção. Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50. Inovador e diferente de tudo que já � nha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das carac-terís� cas mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

Primeiros passosÉ a fase inicial deste es� lo, ganhando

a simpa� a dos jovens que se iden� fi ca-vam com o es� lo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Ra� le and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock El-vis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O

roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, a� ngindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fi zeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Li� le Richard.

The Beatles surgem nos anos 60Esta fase marca a entrada no mundo

do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo: The Beatles. Os qua-tro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.�A década de 1960 fi cou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifi stas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter polí� co de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.�No fi nal da década, em 1969, o Fes� val de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema “paz e amor”, meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Ja-nis Joplin.�Bandas de rock que fi zeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jeff erson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

O rock nos anos 70 Nesta época o rock ganha uma cara

mais popular com a massifi cação da

música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma ba� da mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppe-lin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma ba� da dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Cree-dence Clearwater, Capitain Bee� eart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e Da-vid Bowie.�Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

O Rock no BrasilO primeiro sucesso no cenário do

rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras român� cas ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.�Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Mo-lhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida co� diana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.�Na déca-da de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Maurício Reis nos enviou um e-mail cheio de orgulho nos pedindo para publicar o desenho do seu lindo e feroz leão “Lion”. Mauricio também disse que ele é o leão mais assustador da selva porque tem dentes de vidro e pode ficar invisível. Aproveitando a oportunidade, o Curumim mandou dizer: - Ainda bem que não tem leão na Amazônia!. Ufa!

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

Querido amigo Edilson,Você acertou, a Sarah Patel é chegada a uma fatia de bolo, Mas, ao saber que quem comeu foi a curu-

minzada ela compreendeu, afinal, aqui no Curumim fazemos tudo pelas crianças. Pode mandar quantas fotos e quantos desenhos você quiser, o Clube do Curumim é igual coração de mãe, cabe todo mundo. Um grande abraço para nosso sócio Lucas e outro para você. Ah, sim, e um sorvete de baunilha!

Olá Turma do Curumim,Mui� ssimo obrigado pela publicação da foto de meu fi lho. Ficamos orgulhosos pelo ocorrido e o jornaleiro fi cou sur-

preso quando comprei 05 exemplares. Pode deixar que em breve enviaremos um desenho do Lucas. Ah, em Setembro enviarei uma foto de meu outro fi lho para publicação de aniversario. E diga a Sarah Patel que infelizmente não restou nenhum pedaço de bolo pra ela, a curuminzada comeu tudo. Obrigado mais uma vez e um forte abraço.

MÁRIO ADOLFO

EDILSON LIMA

4 5

Parque Nacional da Tijuca completa 54 anos

Curuminzada, a edição de hoje é dedicada ao lindo Miguel David, de 9 meses, que faz a sua estreia na galeria do Curumim. O peque-no Miguel é fi lho de Edlucio Castro Alves e Najla Pinheiro, duas pessoas muito especiais para a Tur-ma do Curumim. Fica aqui o nosso e beijão pro Miguel!

No dia 06 de julho, o Parque Nacional da Tijuca comemorou aniversário de 54

anos com programação espe-cial e inauguração da exposição fotográfi ca “Inspirar, Conectar e Compar� lhar“, no Centro de Visitantes, setor Floresta.

Esta pequena mostra com 30 imagens apresenta aos visi-tantes a visão sen- sível e

inesperada da natureza, captu-rada pelas lentes de alguns dos funcionários do Parque que se dedicam à arte da fotografi a.

As imagens expostas retra-tam a fl ora, fauna, atra� vos naturais, riqueza histórica e algumas a� vidades daqueles que des� nam seu tempo para cuidar e proteger o PNT, como os voluntários.

Ainda para homenagear a data, que também marca os 154 anos de início do refl orestamento, o Parque organizou um concurso

de fotos no Instagram. A par� r de hoje, o pú-

blico pode com-par� lhar uma foto com a mar-cação #aniver-sarioPNT e no dia 03 de ju-

lho, quatro fo-tos selecionadas

par� cipam de uma votação online. A foto vencedora em número de likes ganha desta-que no Instagram, na página no facebook.

DIA DO ROCK

01_08_CURUMIM.indd 7-8 09/07/2015 20:37:00

Page 5: Curumim - 12 de julho de 2015

Treze de julho é o dia mundial do rock, gênero musical com mais de 50 anos e que ainda guarda o vi-gor e a rebeldia de um adolescen-

te. O ritmo, que nasceu com os negros americanos, é fi lho direto do blues do Mississipi. Esse som eletrizante, proibido para as mocinhas brancas, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como coisa do diabo e que devia, a todo custo, ser evitado.

O Curumim vai contar � m � m por � m � m a origens do rock. Leia com atenção. Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50. Inovador e diferente de tudo que já � nha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das carac-terís� cas mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

Primeiros passosÉ a fase inicial deste es� lo, ganhando

a simpa� a dos jovens que se iden� fi ca-vam com o es� lo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Ra� le and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock El-vis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O

roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, a� ngindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fi zeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Li� le Richard.

The Beatles surgem nos anos 60Esta fase marca a entrada no mundo

do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo: The Beatles. Os qua-tro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.�A década de 1960 fi cou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifi stas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter polí� co de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.�No fi nal da década, em 1969, o Fes� val de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema “paz e amor”, meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Ja-nis Joplin.�Bandas de rock que fi zeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jeff erson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

O rock nos anos 70 Nesta época o rock ganha uma cara

mais popular com a massifi cação da

música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma ba� da mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppe-lin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma ba� da dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Cree-dence Clearwater, Capitain Bee� eart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e Da-vid Bowie.�Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

O Rock no BrasilO primeiro sucesso no cenário do

rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras român� cas ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.�Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Mo-lhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida co� diana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.�Na déca-da de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Maurício Reis nos enviou um e-mail cheio de orgulho nos pedindo para publicar o desenho do seu lindo e feroz leão “Lion”. Mauricio também disse que ele é o leão mais assustador da selva porque tem dentes de vidro e pode ficar invisível. Aproveitando a oportunidade, o Curumim mandou dizer: - Ainda bem que não tem leão na Amazônia!. Ufa!

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

Querido amigo Edilson,Você acertou, a Sarah Patel é chegada a uma fatia de bolo, Mas, ao saber que quem comeu foi a curu-

minzada ela compreendeu, afinal, aqui no Curumim fazemos tudo pelas crianças. Pode mandar quantas fotos e quantos desenhos você quiser, o Clube do Curumim é igual coração de mãe, cabe todo mundo. Um grande abraço para nosso sócio Lucas e outro para você. Ah, sim, e um sorvete de baunilha!

Olá Turma do Curumim,Mui� ssimo obrigado pela publicação da foto de meu fi lho. Ficamos orgulhosos pelo ocorrido e o jornaleiro fi cou sur-

preso quando comprei 05 exemplares. Pode deixar que em breve enviaremos um desenho do Lucas. Ah, em Setembro enviarei uma foto de meu outro fi lho para publicação de aniversario. E diga a Sarah Patel que infelizmente não restou nenhum pedaço de bolo pra ela, a curuminzada comeu tudo. Obrigado mais uma vez e um forte abraço.

MÁRIO ADOLFO

EDILSON LIMA

4 5

Parque Nacional da Tijuca completa 54 anos

Curuminzada, a edição de hoje é dedicada ao lindo Miguel David, de 9 meses, que faz a sua estreia na galeria do Curumim. O peque-no Miguel é fi lho de Edlucio Castro Alves e Najla Pinheiro, duas pessoas muito especiais para a Tur-ma do Curumim. Fica aqui o nosso e beijão pro Miguel!

No dia 06 de julho, o Parque Nacional da Tijuca comemorou aniversário de 54

anos com programação espe-cial e inauguração da exposição fotográfi ca “Inspirar, Conectar e Compar� lhar“, no Centro de Visitantes, setor Floresta.

Esta pequena mostra com 30 imagens apresenta aos visi-tantes a visão sen- sível e

inesperada da natureza, captu-rada pelas lentes de alguns dos funcionários do Parque que se dedicam à arte da fotografi a.

As imagens expostas retra-tam a fl ora, fauna, atra� vos naturais, riqueza histórica e algumas a� vidades daqueles que des� nam seu tempo para cuidar e proteger o PNT, como os voluntários.

Ainda para homenagear a data, que também marca os 154 anos de início do refl orestamento, o Parque organizou um concurso

de fotos no Instagram. A par� r de hoje, o pú-

blico pode com-par� lhar uma foto com a mar-cação #aniver-sarioPNT e no dia 03 de ju-

lho, quatro fo-tos selecionadas

par� cipam de uma votação online. A foto vencedora em número de likes ganha desta-que no Instagram, na página no facebook.

DIA DO ROCK

01_08_CURUMIM.indd 7-8 09/07/2015 20:37:00

Page 6: Curumim - 12 de julho de 2015

REPÓRTER CURUMIM

Meus filhos, Mario Adolfo Filho (jornalista) e Mar-cus Vinícius (publicitário) cresceram ouvindo rock.

Muita MPB – Chico Buarque, Vinícius, Cartola, Marcus Valle, Tom Jobim –, mas sempre rock. Não aquele rock mais pesado e sim aquele mais balada, como The Beatles, Carpenters, Roy Orbison, Bob Dylan, The Who...e por aí vai.

No ano de 2013, realizamos um gran-de sonho: assistimos a um show de Paul McCarttney em Goiânia e também viajamos a Londres e, em seguida, a Liverpool onde passamos uma noite no The Cavern – o clube onde os Beatles iniciaram a carreira – e, de quebra, fomos à casa de John Lennon, visita-mos a de Paul e George. Mas não foi isso: também vivemos a emoção de atravessar a Abbey Road, a rua que os quatros rapazes de Liverpool tornaram famosa. Foi um lindo sonho!

Por todo esse amor pelo rock, eu e Marcus, hoje o Diretor de Criação do

Curumim, resolvemos editar um Curu-mim para homenagear o Dia do Rock, comemorado a 13 de julho.

Temos certeza que a Curuminzada da Amazônia vai adorar. Quem disse que criança não gosta de rock? Certa vez um portal publicou uma matéria sobre crianças levadas pelos pais para assistir a um festival de rock, em meio a uma multidão. Muita gente achou exage-rado, mas os baixinhos adoraram, No caso, o festival era simplesmente o “Rock in Rio”.

Bom domingo e sorvete com rock para todos!

6 3

Os amantes do rock ‘n’ roll agora têm um lugar para soltar seu guitarrista interior e ver de perto a história de bandas britânicas como Beatles, Led Zeppelin, The Clash, david Bowie, Pink Floyd, The Smiths, Eric Clapton, Sex Pistols, Oasis e muitas outras.

O museu Bri� sh Music Experience usa vídeos, memorabília e outros artefatos para contar a história da música britânica desde a 2ª Guerra Mundial, lançando olhares aprofundados sobre gêneros que vão do skiffl e ao reggae, passando pelo punk, blues e urbano.

Um estúdio intera� vo equipado com guitarras Gibson, baterias, teclados e um estúdio vocal incen� vam visitantes a pegar e tocar os instrumentos e viver o sonho do rock ‘n’ roll, mesmo que por apenas alguns minutos.

O museu fi ca na O2 Arena – moderno e gigantesco estádio para shows que abriga também bares, restaurantes e até um cinema. Pra chegar lá é só pegar o metrô (Underground ou Tube, como os londrinos chamam) até a estação North Greenwich, na Jubilee Line. As saídas que levam à O2 Arena são sinalizadas. Funciona todo dia das 11h às 19h30 (a úl� ma admissão é às 18h30). O ingresso custa £ 12.

MUSEU REÚNE A HISTÓRIA DO ROCK ‘N’ ROLL BRITÂNICO

Tem curumim no rock!

BATMAN VS SUPERMANA revista Entertainment Weekly divulogu novas fotos de Batman

e Superman: Alvorecer da Jus� ça, mostrando que o Lex Luthor

de Jesse Eisenberg (de A Rede Social) terá cabelo, pelo menos

em algum momento do fi lme. lém da nova imagem de Luthor,

outras fotos mostram o Bruce Wayne de Ben Affl eck, a Mulher

Maravilha de Gal Gadot, o Superman de Henry Cavill e o diretor

Zack Snyder. Batman vs Superman: A Origem da Jus� ça estreia

no Brasil em 26 de março de 2016.

HORA DE AVENTURA

007 CONTRA SPECTRE As fi lmagens de 007 Contra SPECTRE, pró-

ximo longa-metragem de James Bond,

mais uma vez vivido por Daniel Craig

sob direção de Sam Mendes, che-

garam ao fi m. Foram mais de

seis meses fi lmando o longa,

cuja produção começou em dezembro do ano passado e passou por Londres, Mé-xico e, mais recentemente, Marrocos, onde a equipe fi l-

mou por úl� mo. lém de Daniel

Craig, o elenco de 007 Contra

SPECTRE conta também com

Christoph Waltz, Monica Bellucci,

Léa Seydoux, Naomie Harries e Ralph

Fiennes. Sam Mendes volta para dirigir

Semanas depois de Jon Bernthal (de Walking Dead) ser escolhido como o Jus-� ceiro, provavelmente o vilão da segunda temporada de Demolidor, os produtores da série anunciaram a atriz que fará Elektra, grande amor do Homem Sem Medo. Elodie Yung, cujo papel mais co-nhecido foi em G.I. Joe: A Retaliação (fi lme no qual também fez o papel de uma ninja que se ves� a de vermelho), foi escalada para viver a assassina ninja Elektra Na-tchios na nova série de episódios a serem exibidos no Ne� lix.

DEMOLIDOR

Museu inclui estúdios intera� vos com instrumentos para os visitantes

O Cartoon Network acaba de renovar o contrato de Hora de Aventura, garan� ndo que a série criada por Pendleton Ward terá pelo menos oito temporadas. Além das aventuras de Finn e Jake, o canal também garan� u novas tempora-das de Apenas um Show, Ti� o Avô, Steven Universe e Clarence. Rob Sorcher, diretor de conteú-do do canal afi r-mou em um comu-nicado à imprensa

que “Este foi um ano excepcional para as produções originais do Car-toon Network. É especialmente gra� fi cante ver programas tão ino-vadores que também impactam tanto a audiência.”

BATMAN VS SUPERMAN

pelo menos oito temporadas. Além das aventuras de Finn e Jake, o canal também garan� u novas tempora-das de Apenas um Show, Ti� o Avô, Steven Universe e Clarence. Rob Sorcher,

mou em um comu-nicado à imprensa

vadores que também impactam tanto a audiência.”

01_08_CURUMIM.indd 5-6 09/07/2015 19:58:21

Page 7: Curumim - 12 de julho de 2015

O BOM E VELHO ROCK

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

Numa manhã até então como outra qualquer, uma ami-zade inusitada se formou entre o menino Paulinho e

três monstros infantes numa praia de Olinda. Anos depois, Paulinho, agora um rapaz, conclui que a única saída possível para levar sua trupe à rua em plena luz do dia é a fundar um bloco de carnaval. Mal sabe ele, no entanto, qual o enredo que virá do encontro de monstros de verdade com empolgados foliões.

Em outubro de 1999 o Curumim recebeu uma carta da Escola Projeto Vida, de São Paulo, informando que a escola � nha desenvolvido um projeto sobre pintura indígena e o Curu-mim foi o tema central da pesquisa da Curuminzada paulista. E mais uma vez, lá se foi o indiozinho, cruzando uma nova fronteira para levar seus conhecimentos sobre a fl oresta,

rios e bichos para nossos amiguinhos de Sampa. É por isso, que existe um velho ditado da selva que diz o seguinte: “às vezes, o Curumim deixa a fl oresta e vai para a cidade grande, conhecer de perto a cultura do homem branco e ensinar um pouco da sua”.

CURIOSIDADES

Para celebrar mais um aniversário do bom e velho rock and roll, o Curumim separou al-

gumas curiosidades sobre esta história, que começou há mui-to tempo e fi ca cada vez melhor. Longa vida ao Rock!

• “Terry & Julie”, mencio-nados na letra “Waterloo Sunset” de 1967 da banda The Kinks, são possivelmen-te os atores Terence Stamp e Julie Christie.

• DAVID BOWIE, também conhecido como Robert David Jones, teve aulas de arte com Owen, pai de seu velho amigo e também lenda do rock Peter Frampton, no Bromley Techni-cal School.

• Os RAMONES � raram o nome da banda de um pseu-dônimo usado por Paul Mc-

Cartney quando dava entrada nos hotéis em seu período nos BEA-TLES: Paul Ramone.

• Brian Jones, guitarrista do ROLLING STONES que morreu em sua piscina no dia 3 de Julho de 1969, tocou oboé na música “Baby You’re a Rich Man” dos BEATLES, na trilha sonora de “Ma-gical Mystety Tour” em 1967.

• O agente Tom Parker, an-tes do sucesso com seu pupi-lo ELVIS PRESLEY, comandou uma apresentação de gali-nhas dançantes.

• Em Janeiro de 2002, “My Sweet Lord” de George Har-rison substituiu “More Than a Woman” de Aaliyah no Top 1 dos singles no Reino Unido. Foi a única vez na história que um artista falecido tomou a primeira posição de outro

artista falecido.

• Frank Sinatra sempre contou às pessoas que “So-mething” era sua música fa-vorita de Lennon-McCartney. Porém, a música foi escrita por George Harrison.

• O primeiro CD produzido nos Estados Unidos foi o lan-çamento comercial de Bruce Springsteen “Born in the USA” em 1984.

• Formado em 1980, o REM levou nove anos até chegar ao top 40 do Reino Unido, com “Orange Crush” de 1989.

• Quando “Dark Side of the

M o o n ” do PINK

FLOYD fi nal-mente deixou

o Hot 200 da Billbo-ard em Outubro de 1988, ele mar-cou o récorde de 741 semanas na lista.

• Columbia”, música do OA-SIS de 1994, contem um sample do polí-� co trabalhista Tony Benn.

• O hábito do baterista Keith Moon de explodir ba-nheiros com fogos de ar-� � cio fez com que ele fosse banido das redes de ho-téis Holyday Inn, Sheraton e Hil-ton até o fi m de sua vida.

OUTUBRO DE 1999

G I B I TECA

CURUMIM BRILHA EM SAMPA

O CLUBE DOS MONSTROS DOS BAIRROS DISTANTES

Título: Batman Pequena GothamRoteiro: Matheus Alves e Pablo

CasadoAr� sta: Talles RodriguesNúmero de páginas: 12

Ano: 20013Editora: Quadrinhos Independentes

Onde encontrar? www.fi c� cia.org

CURUMIM INDICA:

CURIOSIDADESM o o n ”

do PINK FLOYD fi nal-mente deixou

o Hot 200 da Billbo-ard em Outubro de 1988, ele mar-cou o récorde de 741 semanas

• Columbia”, música do OA-SIS de 1994, contem um sample do polí-� co trabalhista Tony Benn.

• O hábito do baterista Keith Moon de explodir ba-nheiros com fogos de ar-� � cio fez com que ele fosse banido das redes de ho-téis Holyday Inn, Sheraton e Hil-ton até o fi m

01_08_CURUMIM.indd 3-4 09/07/2015 20:21:33

Page 8: Curumim - 12 de julho de 2015

POLICE

Nº30 Jul/2015

13 DE JULHODIA MUNDIAL DO ROCK

PUTZ!O QUE É ISSO, SARAH PATEL?

ORA BOLAS, É MINHA BANDA NÃO TÁ VENDO?

ESTÁ VINDO DE LÁ DO MEIO DAQUELA

CLAREIRA!

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

QUEM SOM É ESSE? PARECE UMA MÚSICA!

E COMO É O NOME DA TUA BANDA?

HA HAHA HAHAHA

TRACAJAZZ!

CURUMIM BRILHA EM SAMPA P07

HORA DE AVENTURA P06

BRISH MUSIC EXPERIENCE P03

01_08_CURUMIM.indd 1-2 09/07/2015 20:14:22