curumim - 6 de setembro de 2015

8
LIGA DA JUSTIÇA P0 6 PÁTRIA AMADA P03 GUERRA CIVIL P0 6

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 23-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Curumim - 6 de setembro de 2015

LIGA DA JUSTIÇA P06

PÁTRIA AMADA P03

GUERRA CIVIL P06

01_08_CURUMIM.indd 1-2 04/09/2015 15:06:02

Page 2: Curumim - 6 de setembro de 2015

POR TRÁS DA INDEPENDÊNCIA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

De todos os aventureiros de revistas policiais (“pulps”) e programas ra-diofônicos, o Sombra talvez tenha

sido o que teve a criação mais curiosa. Para começo de conversa, no início ele não era o solucionador de crimes misterioso que conhecemos hoje. “O Sombra” era a voz de abertura do programa radiofônico “Detec� ve Stories”.

Para a surpresa de todos, o misterioso narrador de “Detec� ve Stories” se revelou mais interessante do que as histórias em si (ele literalmente roubava o programa), e os ouvintes quando iam às bancas não pediam a “Detec� ve”, mas “a revista do Sombra”, uma revista... que não exis� a!

Sem perder tempo, a Street and Smith incumbiu o jovem escritor (e ex-mágico) Walter B. Gibson de escrever as aventuras próprias do Sombra. Foi Gibson que, em 1930, usando o pseudônimo de “Maxwell Grant” criou o Sombra que conhecemos

hoje: um vigilante misterioso, ves� do de preto, que atuava predominantemente à noite, valendo-se da sua aparência aterradora e psicologia para aterrorizar a bandidagem.

Nem é preciso dizer que o sucesso foi imediato e o “pulp” do Sombra, planejado inicialmente para ser quadrimestral, se tornou mensal. A garotada de repente começou a usar capa preta, chapéu de aba larga e imitar uma sinistra e sonora risada, escondida atrás de um muro ou porta. Era a risada do Sombra!

Nas primeiras histórias, o Sombra não era exatamente o personagem principal. Ele atuava mais nos bas� dores e ainda assim parecia mais um vilão daqueles clássicos seriados de ma� nê do que um herói combatente do crime. Ele costu-mava assumir duas iden� dades civis: o milionário Lamont Cranston e o piloto Kent Allard.

Em 1991 o Curumim reuniu um seleto grupo de escritores e jornalistas amazonenses para formar a banca de jurados para o con-

curso de contos promovido pelo jornalzinho. Na foto, o premiadíssimo escritor Milton Hatoum, Rita Chaves e Karla Vasconcelos. Também esta-vam presentes: Cacilda Barbosa, Aníbal Beça e Simone Abrahim. Só fera! O concurso reuniu mais de 300 trabalhos e foi promovido pela par-ceria Curumim e Livraria Pégasus, uma das mais completas livrarias de Manaus, de propriedade da empresária Simone Abrahim.

CURIOSIDADES

Ao contrário do que muitos che-gam a imaginar, a proclamação de Independência do Brasil não

foi comemorada por todas. E aqui no Curumim você vai aprender um pouco mais sobre uma das datas mais impor-tantes do nosso país.

• Depois da proclamação, o Impera-dor Dom Pedro I teve um grande tra-balho para conter as revoltas contra o processo de Independência.

• O Dia do Fico ocorreu por causa da tenta� va da nobreza portuguesa em mandar D. Pedro para Portugal, com obje� vo de recolonizar o Brasil. Pedro recebeu milhares de assinaturas pedin-do que fi casse. No dia 9 de janeiro de 1822, ele teria dito: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fi co”.

• Maria Leopoldina, esposa de D. Pedro, teria alertado sobre a intenção de Portugal recolonizar o Brasil. Ela teria enviado uma carta durante a

viagem de D. Pedro a São Paulo, com os dizeres: “(…) Com o vosso apoio ou sem o vosso apoio ele (Brasil) fará a sua separação. O pomo está maduro, colhei-o já, senão apo-drece (…)”.

• Segundo alguns pesquisadores, D. Pedro estaria na casa de sua amante, a Marquesa de Santos, quando recebeu a carta de sua esposa, a Imperatriz Leopoldina, alertando-o sobre o golpe pretendido por Portugal. Na madruga-da de 7 de setembro de 1822, ele inicia sua viagem de volta para São Paulo.

• Ao entrar em São Paulo a comi� va passou pelo Caminho Lavapés – um pequeno córrego que fazia a divisa entre a zona rural e a cidade. Ali os recém chegados a cidade podiam lavar seus pés, normalmente sujos e cansados das longas viagens. Hoje o local chama-se Rua dos Lavapés.

• O Brasil pagou 2 mi-

lhões de libras a Portugal pela In-

dependência. D. Pedro não pediu nenhuma pos-

sessão portuguesa – caso de Angola, na África, cuja elite quis fazer parte do Império do Brasil para facilitar o tráfico de escravos.

• O quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, entrou para a história como o retrato do momento da Proclamação da Independência. Mas foi pintado apenas em 1888, em Florença, na Itália, sob encomenda da Corte. O pintor, que nem era nascido em 1822, come-teu alguns exageros.

• O grito não acon-teceu às

margens do riacho do Ipiranga, como sugere o quadro e a letra do Hino Nacio-nal. O príncipe bradou o seu célebre grito no alto da colina próxima ao riacho, onde sua tropa esperava que ele se aliviasse de um súbito mal-estar intes� nal.

• A Casa do Grito, que também aparece no quadro,

é uma das atra-ções do

P a r -q u e d a

Indepen-dência, em São Paulo. Feita em taipa, ela foi habita-

da pela famí-lia Tavares de Oliveira,

a par� r de 1911. Em 1936, a família acabou desapropriada pela Se-cretaria Municipal de Educação e Cultura.

NOVEMBRO DE 1991

G I B I TECA

MILTON HATOUM JULGOU CONTOS NO CURUMIM

O SOMBRAO pico mais alto da

América do Norte não perdeu apenas o

nome que levava há mais de um século como também 3,5 metros de sua altura, graças aos novos métodos usados para medi-lo.

“O monte Denali mede a par� r de agora 6.190 metros de altura, três metros e meio a menos do que antes (6.193,5 m), já que esta medida foi estabelecida usando uma tec-nologia que datava dos anos 1950”, explicaram os geólo-gos do serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) em comunicado.

A montanha não diminuiu, mas os cien� stas realizaram uma “medida precisa por

GPS (Global Posi� oning Sys-tem) de um ponto específi co do pico da montanha”. Os pesquisadores levaram em consideração em seus cálcu-los a espessura da camada de neve e estabeleceram uma base da montanha que cor-responde ao nível do mar.

A Casa Branca anunciou no início da semana que o monte iria ser reba� zado de Denali, usado há séculos pela popu-lação local, no lugar de Mont McKinley, sobrenome do 25º presidente dos Estados Uni-dos, William McKinley.

O parque nacional do mon-te Denali tem 2,4 milhões de hectares e é visitado por uma média de 500 mil pessoas todos os anos.

PICO MAIS ALTO DA AMÉRICA DO NORTE DIMINUI 3,5 METROS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 04/09/2015 14:26:48

Page 3: Curumim - 6 de setembro de 2015

REPÓRTER CURUMIM

A história do Brasil registra que no dia 7 de setembro, às margens do Riacho Ipiranga, onde atualmente é situada a

cidade de São Paulo, o príncipe e regente, Dom Pedro de Alcântara Bragança (Dom Pedro I) sacou sua espada e, montado em um cavalo mais bonito do que o Silver, do Zorro, desembainhou a sua espada e bradou:

— Independência ou Morte!!!Naquele dia de 1822, o Brasil fi cou inde-

pendente de Portugal. Mas hoje, 192 anos depois, a pergunta que não quer calar, curuminzada da Amazônia é esta: o Brasil é mesmo um País livre?

É claro que ainda não, meus Curumins. Não estamos livres da corrupção, de polí-� cos desonestos, da violência urbana, da exploração do trabalho infan� l, da fome, da miséria, da infl ação, da falta de é� ca, das drogas, da violência contra a mulher, da degradação ambiental, etc, etc, etc.

Mas não vamos nos acomodar. Vocês estão crescendo com outra cabeça, outra consciência e, em breve, nosso povo vai votar em polí� cos honestos e eleger gover-nantes que, de fato, lutam para melhorar a vida do nosso povo.

A verdade é que 193 anos depois do grito

da independência não somos nada inde-pendentes. Não dá pra dizer que um país é independente quando seu povo depende de bolsa família. Não dá pra dizer que um país é independente quando o governo está mergulhado até o pescoço em escândalos. Não dá pra ser independente quando a escola, o núcleo maior de formação do in-divíduo, é tratada como um mero depósito de crianças enquanto os pais trabalham. E os professores, donos da tarefa mais primorosa do universo que é dar a independência de pensamento e crí� ca ao cidadão, ganham mal e não são respeitados.

Pense nisso e, quando crescer, lute para transformar o Brasil numa Pátria linda de se viver. Afi nal, apesar da zorra, o Brasil é um país lindo. E por isso nós amamos tanto o nosso país!

Um cheiro da fl oresta!

6 3

12 DE OUTUBRO DE 1808, CRIAÇÃO DO BANCO DO BRASIL

PÁTRIA AMADA, APESAR DE TUDO!

Se o Hulk irá, ou não, aparecer em Guerra Civil tem sido um tópico de muita especu-lação desde que Vingadores: Era de Ultron chegou aos cinemas. Com Bruce Banner fugindo ao fi nal do fi lme, nem mesmo os Vingadores sabem onde ele está. E parece que a Marvel Studios quer manter isso desse jeito. Mark Ruff alo revelou que o Hulk foi cortado de Guerra Civil:“Ele ainda está desaparecido. Eu achei que estaria no fi lme, porém, parece que a revela-ção de onde o Hulk está será algo maior, e a Marvel quer usar isso mais tarde. O mistério é muito bom para ser revelado nesse fi lme (Guerra Civil). Eu estava no roteiro, mas ai eles removeram meu personagem. Eles não queriam revelar onde ele está e o porquê. Eu nem mesmo sei se o Hulk irá voltar em

GUERRA CIVIL

JUSTICEIRO

ATTACK ON TITAN!A Koei Tecmo mostrou os primeiros screenshots

do jogo baseado no mangá e anime A� ack on

Titan para PlaySta� on. As imagens apare-

ceram na revista japonesa Famitsu, que

revela que 50 por cento do jogo já está

completo. De acordo com execu� vos da

Koei Tecmo, Hisashi Koinuma e Tomoyuki

Kitamura, o foco no momento é fazer

a jogabilidade do voo o mais diver� do

possível. Segundo os execu� vos, a história

vai ser fi el ao original de Hajime Isayama,

mas não vai apenas imitar a mangá; o obje� vo

é fazer com que o jogo se desenvolva por conta

própria. Desenvolvido pela Omega Force, a subsidiária Koei Tecmo por trás

da série Warriors, A� ack on Titan deve ser lançado em novembro no Japão

para PlaySta� on 4, PlaySta� on 3 e PS Vita.

Nós ainda não temos fotos ofi ciais do Jus� ceiro

na segunda temporada de Demolidor, mas isso não

impediu Jon Bernthal de mostrar as ferramentas de

jus� ça de Frank Castle. É bom que os criminosos da

Cozinha do Inferno se cuidem, pois parece que o

Jus� ceiro vai usar armamento pesado contra eles.

Logo após o fi m da primeira temporada de Demo-

lidor, Jon Bernthal foi escalado como o Jus� ceiro,

e desde então tem se mostrado muito imerso no

personagem, fazendo pesquisas e compar� lhando

com o público sua animação para o papel.Hoje, o ator tuitou uma imagem onde pode-

mos ver o armamento de punição no arsenal

de Frank Castle, onde Bernthal deixa claro que

sua intenção é “punir“.

O Banco do Brasil foi criado no dia 12 de outubro de 1808. O ato que deu origem ao banco foi resultado de um alvará do príncipe regente D. João.

Em 11 de dezembro de 1809, o Brasil ganhou a primeira agência do Banco, que começou a operar no Rio de Janeiro. Em 1819, foi construída a sede da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A obra teve total fi nanciamento do Banco do Brasil.

Em 1921, o Banco do Brasil passou por uma crise, resultado de um grande saque feito pela família Real. Depois da Independência do Brasil, a crise do Banco do Brasil se tornou ainda mais grave.

A segunda fase da história do Banco do Brasil começou em 1851. A par� r desse ano, a ins� tuição fi nanceira começou a fi car mais forte. Em 1853, o Banco do Brasil se fundiu com o Banco Comercial do Rio de Janeiro.

A história do Banco do Brasil passou a se confundir com a história do próprio país. A ins� tuição fi nanceira foi extremamente importante para o desenvolvimento do Brasil.

Em 1960, a sede do Banco foi transferida para Brasília. Em 1969 foi

inaugurada a fi lial do BB em Nova Iorque. E em 1973, as ações do Banco do Brasil começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores.

Hoje, o Banco do Brasil tem mais de 15 mil agências bancárias espalhadas pelo país e pelo mundo. O Banco do Brasil tem uma história de mais de 200 anos na vida dos brasileiros. Esse é o maior banco do país e tem cerca de 53 milhões de clientes.

Uma imagem que surgiu no Reddit mostra uma parede que – supos-

tamente – está no escritório da Warner Bros Anima� on e do Cartoon

Network. Na tal parede, encontram-se pendurados quadros com as fu-

turas animações da Warner, entre elas uma misteriosa Liga da Jus� ça da

América. O pôster da suposta animação da LJA está ao lado de duas novas

produções da Warner que serão lançadas ainda este ano. A Warner Bros

ainda não confi rmou a veracidade dos pôsteres, mas o design do cartaz

não se encaixa com qualquer um dos fi lmes animado da DC Comics que

estão em desenvolvimento, como ‘A Piada Mortal’ ou os outros inspirados

nos Novos 52. A úl� ma vez que a Liga da Jus� ça ganhou um série animada

foi em 2004, com a Liga da Jus� ça: Sem Limites!

LIGA DA JUSTIÇA

01_08_CURUMIM.indd 5-6 04/09/2015 14:27:17

Page 4: Curumim - 6 de setembro de 2015

O desenho que ilustra a nossa galeria de hoje é da autoria de Ismael Affonso de 6 anos. Parece que o garotão adora motos, carros e corridas. Parabéns, Ismael. Seu desenho foi publicado e você ainda ganhou uma camisa do Curumim!

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

— Bom, Marcos, estamos com um projeto de colocar as camisas a venda em algumas lojas do shopping. Gos-taríamos de doar uma para cada leitor nosso, porque nos solicitam a camiseta do indiozinho com tanto carinho que a vontade que temos é esse. No entanto, meu irmãozinho, a gente esbarra na muralha econômica. Tudo nesse vida tem um custo, por isso vamos ter que bancar a confecção da camisa para depois colocar nas lojas. A gente avisa, valeu? Um grande abraço e obrigado pelo carinho. Sorvete de graviola, pra você!

Amigos do Curumim, mando esse e-mail para dizer que sempre fui muito fã do jornalzinho do indiozinho e estou adorando essa fase “moderna” que está cada vez melhor. Vi que foi lançada o concurso da camisa, mas tem um problema: sou muito grande para mandar foto/desenho e também não tenho fi lhos. Como poderia conseguir a camisa fora da promoção?

MÁRIO ADOLFO

MARCO ANTÔNIO

4 5

Curuminzada, olha só quanto fofura na foto da Yassmin Mokdci Oliveira Barros, de 06 aninhos, toda feliz em sua festa de aniver-sário. É ou não é uma princesa?! Agradecimento especial para a mamãe Táliata Oliveira que nos enviou as fofos de seus curumins.

A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa co-memoração acontece desde a época

do Primeiro Império, que, a cada ano, reme-morava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encon-trava-se aquele que também se tornou um dos maiores ar� culadores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, aconteci-mento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser coni-vente com a polí� ca do Bloqueio Con� nental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido.

Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sen-do escoltado por navios ingleses até a costa brasileira. Nessa época, o Brasil foi alçado à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, deixando assim a condição de ser colônia. Muitas das ações empreendidas por D. João VI no Brasil durante o período em que aqui esteve (1808-1821) colaboraram para que o país ganhasse uma relevância que ainda não possuía. Essa relevância � nha dimensões econô-micas, polí� cas e culturais. Entretanto, nos anos que seguiram após o fi m da Era Napoleônica (1799-1815), Portugal passou por intensas tur-bulências polí� cas. Essa situação exigiu a volta do rei D. João VI com sua corte em 1821.

O rei português deixou no Brasil como seu representante D. Pedro, seu fi lho, que recebeu o � tulo de príncipe regente. Durante o ano de 1821 e até os primeiros dias do mês de setembro de 1822, as turbulências polí� cas de Portugal fi zeram-se refl e� r também no

Brasil. As assembleias que ocorriam em Lisboa (que contavam também com representantes brasileiros) ganhavam pautas que defendiam o retorno de Portugal como o centro polí� co do referido Reino Unido e, por consequência, a submissão do Brasil à sua posição.

Ao mesmo tempo, em terras brasileiras, o príncipe regente, orientado por representantes das elites polí� cas locais, promovia uma série de reformas que desagradavam as elites lusi-tanas. As ações de de D. Pedro mobilizaram a corte portuguesa a pedir a sua volta imediata para Portugal no início de 1822. D. Pedro recusou-se a abandonar o Brasil e, em 09 de janeiro, optou pela sua permanência no país. Esse dia fi cou conhecido como Dia do Fico.

No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ul� mato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a no� cia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às marges do rio Ipiranga, no dia 07.

A INDEPENDÊNCIA DO BRASILA INDEPENDÊNCIA DO BRASILA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

01_08_CURUMIM.indd 7-8 04/09/2015 14:27:38

Page 5: Curumim - 6 de setembro de 2015

O desenho que ilustra a nossa galeria de hoje é da autoria de Ismael Affonso de 6 anos. Parece que o garotão adora motos, carros e corridas. Parabéns, Ismael. Seu desenho foi publicado e você ainda ganhou uma camisa do Curumim!

Mande você também o seu desenho para o Curumim.

O Curumim continua recebendo mensagens emocionantes de novos e antigos leitores.

Mande você também a sua mensagem para o Curumim.

— Bom, Marcos, estamos com um projeto de colocar as camisas a venda em algumas lojas do shopping. Gos-taríamos de doar uma para cada leitor nosso, porque nos solicitam a camiseta do indiozinho com tanto carinho que a vontade que temos é esse. No entanto, meu irmãozinho, a gente esbarra na muralha econômica. Tudo nesse vida tem um custo, por isso vamos ter que bancar a confecção da camisa para depois colocar nas lojas. A gente avisa, valeu? Um grande abraço e obrigado pelo carinho. Sorvete de graviola, pra você!

Amigos do Curumim, mando esse e-mail para dizer que sempre fui muito fã do jornalzinho do indiozinho e estou adorando essa fase “moderna” que está cada vez melhor. Vi que foi lançada o concurso da camisa, mas tem um problema: sou muito grande para mandar foto/desenho e também não tenho fi lhos. Como poderia conseguir a camisa fora da promoção?

MÁRIO ADOLFO

MARCO ANTÔNIO

4 5

Curuminzada, olha só quanto fofura na foto da Yassmin Mokdci Oliveira Barros, de 06 aninhos, toda feliz em sua festa de aniver-sário. É ou não é uma princesa?! Agradecimento especial para a mamãe Táliata Oliveira que nos enviou as fofos de seus curumins.

A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa co-memoração acontece desde a época

do Primeiro Império, que, a cada ano, reme-morava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encon-trava-se aquele que também se tornou um dos maiores ar� culadores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, aconteci-mento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser coni-vente com a polí� ca do Bloqueio Con� nental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido.

Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sen-do escoltado por navios ingleses até a costa brasileira. Nessa época, o Brasil foi alçado à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, deixando assim a condição de ser colônia. Muitas das ações empreendidas por D. João VI no Brasil durante o período em que aqui esteve (1808-1821) colaboraram para que o país ganhasse uma relevância que ainda não possuía. Essa relevância � nha dimensões econô-micas, polí� cas e culturais. Entretanto, nos anos que seguiram após o fi m da Era Napoleônica (1799-1815), Portugal passou por intensas tur-bulências polí� cas. Essa situação exigiu a volta do rei D. João VI com sua corte em 1821.

O rei português deixou no Brasil como seu representante D. Pedro, seu fi lho, que recebeu o � tulo de príncipe regente. Durante o ano de 1821 e até os primeiros dias do mês de setembro de 1822, as turbulências polí� cas de Portugal fi zeram-se refl e� r também no

Brasil. As assembleias que ocorriam em Lisboa (que contavam também com representantes brasileiros) ganhavam pautas que defendiam o retorno de Portugal como o centro polí� co do referido Reino Unido e, por consequência, a submissão do Brasil à sua posição.

Ao mesmo tempo, em terras brasileiras, o príncipe regente, orientado por representantes das elites polí� cas locais, promovia uma série de reformas que desagradavam as elites lusi-tanas. As ações de de D. Pedro mobilizaram a corte portuguesa a pedir a sua volta imediata para Portugal no início de 1822. D. Pedro recusou-se a abandonar o Brasil e, em 09 de janeiro, optou pela sua permanência no país. Esse dia fi cou conhecido como Dia do Fico.

No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ul� mato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a no� cia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às marges do rio Ipiranga, no dia 07.

A INDEPENDÊNCIA DO BRASILA INDEPENDÊNCIA DO BRASILA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

01_08_CURUMIM.indd 7-8 04/09/2015 14:27:38

Page 6: Curumim - 6 de setembro de 2015

REPÓRTER CURUMIM

A história do Brasil registra que no dia 7 de setembro, às margens do Riacho Ipiranga, onde atualmente é situada a

cidade de São Paulo, o príncipe e regente, Dom Pedro de Alcântara Bragança (Dom Pedro I) sacou sua espada e, montado em um cavalo mais bonito do que o Silver, do Zorro, desembainhou a sua espada e bradou:

— Independência ou Morte!!!Naquele dia de 1822, o Brasil fi cou inde-

pendente de Portugal. Mas hoje, 192 anos depois, a pergunta que não quer calar, curuminzada da Amazônia é esta: o Brasil é mesmo um País livre?

É claro que ainda não, meus Curumins. Não estamos livres da corrupção, de polí-� cos desonestos, da violência urbana, da exploração do trabalho infan� l, da fome, da miséria, da infl ação, da falta de é� ca, das drogas, da violência contra a mulher, da degradação ambiental, etc, etc, etc.

Mas não vamos nos acomodar. Vocês estão crescendo com outra cabeça, outra consciência e, em breve, nosso povo vai votar em polí� cos honestos e eleger gover-nantes que, de fato, lutam para melhorar a vida do nosso povo.

A verdade é que 193 anos depois do grito

da independência não somos nada inde-pendentes. Não dá pra dizer que um país é independente quando seu povo depende de bolsa família. Não dá pra dizer que um país é independente quando o governo está mergulhado até o pescoço em escândalos. Não dá pra ser independente quando a escola, o núcleo maior de formação do in-divíduo, é tratada como um mero depósito de crianças enquanto os pais trabalham. E os professores, donos da tarefa mais primorosa do universo que é dar a independência de pensamento e crí� ca ao cidadão, ganham mal e não são respeitados.

Pense nisso e, quando crescer, lute para transformar o Brasil numa Pátria linda de se viver. Afi nal, apesar da zorra, o Brasil é um país lindo. E por isso nós amamos tanto o nosso país!

Um cheiro da fl oresta!

6 3

12 DE OUTUBRO DE 1808, CRIAÇÃO DO BANCO DO BRASIL

PÁTRIA AMADA, APESAR DE TUDO!

Se o Hulk irá, ou não, aparecer em Guerra Civil tem sido um tópico de muita especu-lação desde que Vingadores: Era de Ultron chegou aos cinemas. Com Bruce Banner fugindo ao fi nal do fi lme, nem mesmo os Vingadores sabem onde ele está. E parece que a Marvel Studios quer manter isso desse jeito. Mark Ruff alo revelou que o Hulk foi cortado de Guerra Civil:“Ele ainda está desaparecido. Eu achei que estaria no fi lme, porém, parece que a revela-ção de onde o Hulk está será algo maior, e a Marvel quer usar isso mais tarde. O mistério é muito bom para ser revelado nesse fi lme (Guerra Civil). Eu estava no roteiro, mas ai eles removeram meu personagem. Eles não queriam revelar onde ele está e o porquê. Eu nem mesmo sei se o Hulk irá voltar em

GUERRA CIVIL

JUSTICEIRO

ATTACK ON TITAN!A Koei Tecmo mostrou os primeiros screenshots

do jogo baseado no mangá e anime A� ack on

Titan para PlaySta� on. As imagens apare-

ceram na revista japonesa Famitsu, que

revela que 50 por cento do jogo já está

completo. De acordo com execu� vos da

Koei Tecmo, Hisashi Koinuma e Tomoyuki

Kitamura, o foco no momento é fazer

a jogabilidade do voo o mais diver� do

possível. Segundo os execu� vos, a história

vai ser fi el ao original de Hajime Isayama,

mas não vai apenas imitar a mangá; o obje� vo

é fazer com que o jogo se desenvolva por conta

própria. Desenvolvido pela Omega Force, a subsidiária Koei Tecmo por trás

da série Warriors, A� ack on Titan deve ser lançado em novembro no Japão

para PlaySta� on 4, PlaySta� on 3 e PS Vita.

Nós ainda não temos fotos ofi ciais do Jus� ceiro

na segunda temporada de Demolidor, mas isso não

impediu Jon Bernthal de mostrar as ferramentas de

jus� ça de Frank Castle. É bom que os criminosos da

Cozinha do Inferno se cuidem, pois parece que o

Jus� ceiro vai usar armamento pesado contra eles.

Logo após o fi m da primeira temporada de Demo-

lidor, Jon Bernthal foi escalado como o Jus� ceiro,

e desde então tem se mostrado muito imerso no

personagem, fazendo pesquisas e compar� lhando

com o público sua animação para o papel.Hoje, o ator tuitou uma imagem onde pode-

mos ver o armamento de punição no arsenal

de Frank Castle, onde Bernthal deixa claro que

sua intenção é “punir“.

O Banco do Brasil foi criado no dia 12 de outubro de 1808. O ato que deu origem ao banco foi resultado de um alvará do príncipe regente D. João.

Em 11 de dezembro de 1809, o Brasil ganhou a primeira agência do Banco, que começou a operar no Rio de Janeiro. Em 1819, foi construída a sede da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A obra teve total fi nanciamento do Banco do Brasil.

Em 1921, o Banco do Brasil passou por uma crise, resultado de um grande saque feito pela família Real. Depois da Independência do Brasil, a crise do Banco do Brasil se tornou ainda mais grave.

A segunda fase da história do Banco do Brasil começou em 1851. A par� r desse ano, a ins� tuição fi nanceira começou a fi car mais forte. Em 1853, o Banco do Brasil se fundiu com o Banco Comercial do Rio de Janeiro.

A história do Banco do Brasil passou a se confundir com a história do próprio país. A ins� tuição fi nanceira foi extremamente importante para o desenvolvimento do Brasil.

Em 1960, a sede do Banco foi transferida para Brasília. Em 1969 foi

inaugurada a fi lial do BB em Nova Iorque. E em 1973, as ações do Banco do Brasil começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores.

Hoje, o Banco do Brasil tem mais de 15 mil agências bancárias espalhadas pelo país e pelo mundo. O Banco do Brasil tem uma história de mais de 200 anos na vida dos brasileiros. Esse é o maior banco do país e tem cerca de 53 milhões de clientes.

Uma imagem que surgiu no Reddit mostra uma parede que – supos-

tamente – está no escritório da Warner Bros Anima� on e do Cartoon

Network. Na tal parede, encontram-se pendurados quadros com as fu-

turas animações da Warner, entre elas uma misteriosa Liga da Jus� ça da

América. O pôster da suposta animação da LJA está ao lado de duas novas

produções da Warner que serão lançadas ainda este ano. A Warner Bros

ainda não confi rmou a veracidade dos pôsteres, mas o design do cartaz

não se encaixa com qualquer um dos fi lmes animado da DC Comics que

estão em desenvolvimento, como ‘A Piada Mortal’ ou os outros inspirados

nos Novos 52. A úl� ma vez que a Liga da Jus� ça ganhou um série animada

foi em 2004, com a Liga da Jus� ça: Sem Limites!

LIGA DA JUSTIÇA

01_08_CURUMIM.indd 5-6 04/09/2015 14:27:17

Page 7: Curumim - 6 de setembro de 2015

POR TRÁS DA INDEPENDÊNCIA

2 7

EXPEDIENTE

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

De todos os aventureiros de revistas policiais (“pulps”) e programas ra-diofônicos, o Sombra talvez tenha

sido o que teve a criação mais curiosa. Para começo de conversa, no início ele não era o solucionador de crimes misterioso que conhecemos hoje. “O Sombra” era a voz de abertura do programa radiofônico “Detec� ve Stories”.

Para a surpresa de todos, o misterioso narrador de “Detec� ve Stories” se revelou mais interessante do que as histórias em si (ele literalmente roubava o programa), e os ouvintes quando iam às bancas não pediam a “Detec� ve”, mas “a revista do Sombra”, uma revista... que não exis� a!

Sem perder tempo, a Street and Smith incumbiu o jovem escritor (e ex-mágico) Walter B. Gibson de escrever as aventuras próprias do Sombra. Foi Gibson que, em 1930, usando o pseudônimo de “Maxwell Grant” criou o Sombra que conhecemos

hoje: um vigilante misterioso, ves� do de preto, que atuava predominantemente à noite, valendo-se da sua aparência aterradora e psicologia para aterrorizar a bandidagem.

Nem é preciso dizer que o sucesso foi imediato e o “pulp” do Sombra, planejado inicialmente para ser quadrimestral, se tornou mensal. A garotada de repente começou a usar capa preta, chapéu de aba larga e imitar uma sinistra e sonora risada, escondida atrás de um muro ou porta. Era a risada do Sombra!

Nas primeiras histórias, o Sombra não era exatamente o personagem principal. Ele atuava mais nos bas� dores e ainda assim parecia mais um vilão daqueles clássicos seriados de ma� nê do que um herói combatente do crime. Ele costu-mava assumir duas iden� dades civis: o milionário Lamont Cranston e o piloto Kent Allard.

Em 1991 o Curumim reuniu um seleto grupo de escritores e jornalistas amazonenses para formar a banca de jurados para o con-

curso de contos promovido pelo jornalzinho. Na foto, o premiadíssimo escritor Milton Hatoum, Rita Chaves e Karla Vasconcelos. Também esta-vam presentes: Cacilda Barbosa, Aníbal Beça e Simone Abrahim. Só fera! O concurso reuniu mais de 300 trabalhos e foi promovido pela par-ceria Curumim e Livraria Pégasus, uma das mais completas livrarias de Manaus, de propriedade da empresária Simone Abrahim.

CURIOSIDADES

Ao contrário do que muitos che-gam a imaginar, a proclamação de Independência do Brasil não

foi comemorada por todas. E aqui no Curumim você vai aprender um pouco mais sobre uma das datas mais impor-tantes do nosso país.

• Depois da proclamação, o Impera-dor Dom Pedro I teve um grande tra-balho para conter as revoltas contra o processo de Independência.

• O Dia do Fico ocorreu por causa da tenta� va da nobreza portuguesa em mandar D. Pedro para Portugal, com obje� vo de recolonizar o Brasil. Pedro recebeu milhares de assinaturas pedin-do que fi casse. No dia 9 de janeiro de 1822, ele teria dito: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fi co”.

• Maria Leopoldina, esposa de D. Pedro, teria alertado sobre a intenção de Portugal recolonizar o Brasil. Ela teria enviado uma carta durante a

viagem de D. Pedro a São Paulo, com os dizeres: “(…) Com o vosso apoio ou sem o vosso apoio ele (Brasil) fará a sua separação. O pomo está maduro, colhei-o já, senão apo-drece (…)”.

• Segundo alguns pesquisadores, D. Pedro estaria na casa de sua amante, a Marquesa de Santos, quando recebeu a carta de sua esposa, a Imperatriz Leopoldina, alertando-o sobre o golpe pretendido por Portugal. Na madruga-da de 7 de setembro de 1822, ele inicia sua viagem de volta para São Paulo.

• Ao entrar em São Paulo a comi� va passou pelo Caminho Lavapés – um pequeno córrego que fazia a divisa entre a zona rural e a cidade. Ali os recém chegados a cidade podiam lavar seus pés, normalmente sujos e cansados das longas viagens. Hoje o local chama-se Rua dos Lavapés.

• O Brasil pagou 2 mi-

lhões de libras a Portugal pela In-

dependência. D. Pedro não pediu nenhuma pos-

sessão portuguesa – caso de Angola, na África, cuja elite quis fazer parte do Império do Brasil para facilitar o tráfico de escravos.

• O quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, entrou para a história como o retrato do momento da Proclamação da Independência. Mas foi pintado apenas em 1888, em Florença, na Itália, sob encomenda da Corte. O pintor, que nem era nascido em 1822, come-teu alguns exageros.

• O grito não acon-teceu às

margens do riacho do Ipiranga, como sugere o quadro e a letra do Hino Nacio-nal. O príncipe bradou o seu célebre grito no alto da colina próxima ao riacho, onde sua tropa esperava que ele se aliviasse de um súbito mal-estar intes� nal.

• A Casa do Grito, que também aparece no quadro,

é uma das atra-ções do

P a r -q u e d a

Indepen-dência, em São Paulo. Feita em taipa, ela foi habita-

da pela famí-lia Tavares de Oliveira,

a par� r de 1911. Em 1936, a família acabou desapropriada pela Se-cretaria Municipal de Educação e Cultura.

NOVEMBRO DE 1991

G I B I TECA

MILTON HATOUM JULGOU CONTOS NO CURUMIM

O SOMBRAO pico mais alto da

América do Norte não perdeu apenas o

nome que levava há mais de um século como também 3,5 metros de sua altura, graças aos novos métodos usados para medi-lo.

“O monte Denali mede a par� r de agora 6.190 metros de altura, três metros e meio a menos do que antes (6.193,5 m), já que esta medida foi estabelecida usando uma tec-nologia que datava dos anos 1950”, explicaram os geólo-gos do serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) em comunicado.

A montanha não diminuiu, mas os cien� stas realizaram uma “medida precisa por

GPS (Global Posi� oning Sys-tem) de um ponto específi co do pico da montanha”. Os pesquisadores levaram em consideração em seus cálcu-los a espessura da camada de neve e estabeleceram uma base da montanha que cor-responde ao nível do mar.

A Casa Branca anunciou no início da semana que o monte iria ser reba� zado de Denali, usado há séculos pela popu-lação local, no lugar de Mont McKinley, sobrenome do 25º presidente dos Estados Uni-dos, William McKinley.

O parque nacional do mon-te Denali tem 2,4 milhões de hectares e é visitado por uma média de 500 mil pessoas todos os anos.

PICO MAIS ALTO DA AMÉRICA DO NORTE DIMINUI 3,5 METROS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 04/09/2015 14:26:48

Page 8: Curumim - 6 de setembro de 2015

LIGA DA JUSTIÇA P06

PÁTRIA AMADA P03

GUERRA CIVIL P06

01_08_CURUMIM.indd 1-2 04/09/2015 15:06:02