curumim - 13 de março de 2016

8
Nº65 Mar/2016 O último herói da Amazônia O último herói da Amazônia

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 26-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Curumim - Caderno de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

Fico muito feliz em saber que o Projeto TAMAR completou

35 anos.

E pensar que várias primas minhas foram salvas de virar picadinho.

O problema é que, infelizmente,

tudo isso ainda é pouco...

FIM.

Pois enquanto uns seguem o exemplo do TAMAR...

Outros só pensam emMATAR a natureza.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº65Mar/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

01_08_CURUMIM.indd 1-2 11/03/2016 22:09:21

CURIOSIDADES: AS TARTARUGAS MARINHAS

2 7

EXPE-

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

A cidade de Ham-burgo, segunda maior da Alema-

nha, proibiu a compra de cápsulas de café por repar� ções públicas. A medida introduzida em janeiro faz parte de um grande esforço da ges-tão pública para reduzir a quan� dade de resídu-

os sólidos lançados ao meio ambiente. O Guia para Contratos Ecologi-camente Responsáveis, um documento de 150 páginas, também baniu garrafas plás� cas de água, produtos de limpe-za à base de cloro, pratos e talheres de plás� co, entre outros produtos.

CIDADE ALEMÃ PROÍBE USO DE CÁPSULAS DE CAFÉ

1989

CURUMIMNA HISTÓRIA

INDIOZINHO PIONEIRO

Numa época em que o Vídeo Game ainda era um ar� go para poucos, o Clube do Curumim já surpreendia seus sócios. Em 1989, em conjunto com a já ex� nta Importadora Gitana, o jornalzinho sor-teou um Dacar, sensação nos anos 80, fazendo a alegria do leitor Leandro Lima. Lindas lembranças que o Curumim faz questão de relembrar para mostrar que o nosso jornalzinho tem muita história para contar. Hoje, quem também deve ter história para contar é o nosso amigo Leandro Lima. Se você ainda con� nua a ler nosso jornalzinho, Leandro, mande um e-mail, afi nal, um dia você foi sócio do Clube do Curumim!

SALVE OPLANETA

?? ?

Em comemoração aos 35 anos de sucesso do projeto TAMAR, o Curumim prepa-

rou uma edição especial sobre o tema. E pra começar, vamos aprender um pouco mais sobras as tartarugas marinhas.

• Velhinha simpáticaEm 2005, uma tartaruga mari-

nha gigante das ilhas de Galápa-gos foi apontada pelos cientistas como o animal vivo mais antigo do planeta, com o ano de nasci-mento estimado em 1830.

• Harriet, como era chamada, ganhou o apelido de “tartaruga de Darwin”, já que o cientista es-tudou, em 1835, animais dessa espécie. O réptil morreu

em 2006, aos 176 anos, num zoológico australiano.

• Rápidas e lentasAs tartarugas marinhas na-

dam a mais de 20 quilômetros por hora. Mas a temperatura do corpo influi no ritmo de-las. No inverno, o animal fica mais lento.

• LigadonaTêm a visão, o olfato e a au-

dição extremamente desenvol-vidos, além de uma fantástica capacidade de orientação.

• AcasalamentoO acasalamento ocorre no

mar. A fêmea escolhe um entre vários machos. A có-pula dura várias horas, a fe-cundação é interna e uma fêmea pode ser fecundada por vários machos.

• 130 ovosUma mesma fêmea pode

realizar de 3 a 5 desovas por tem-porada , com intervalos médios de 10 a 15 dias, cada uma com 130 ovos em média.

• PoderosaA maior tartaruga marinha, a

alaúde, consegue colocar 100 ovos em apenas 10 minutos.

• Risco de extinçãoExploradas durante décadas,

hoje elas lutam contra a extin-ção. A cada mil nascimentos, apenas 1 ou 2 sobrevivem.

SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS A Pixel Media lançou o segundo

volume de O Livro de Ouro do Hagar o Horrível (128 páginas,

R$ 24,90). O diver� do viking, sua família e amigos estão de volta numa � ra que chegou ao topo das mais lidas nos Estados Unidos e no mundo. O personagem criado por Dik Browne é uma bárbaro da Idade Média, mas os assuntos são sempre atuais: impostos, qualidade de vida, dietas, liberação feminina. A edição abrange o período de 1974 a 1976.

NOVA COLETÂNEA DE TIRAS DE HAGAR ESTÁ NAS BANCAS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 11/03/2016 21:59:57

REPÓRTER CURUMIM

Muito se pode aprender so-bre a condição do meio ambiente através das tar-

tarugas marinhas. Existem há mais de 100 milhões de anos, e viajam através dos oceanos do mundo. No entanto, lutam pela sobrevi-vência, em grande parte devido às ações causadas pelo Homem. Mas o que pode signifi car para a espécie humana a ex� nção das tartarugas marinhas? Tem uma velha história que diz assim: o que a gente não quer pra gente, não pode querer para os outros. É possível que, no futuro, um mundo onde tartarugas marinhas não tenham sobrevivido, poderá tornar-se um mundo no qual os humanos também não vão sobre-viver. No entanto, se aprendermos com os nossos erros e começarmos a mudar o nosso comportamento, ainda há tempo de salvar as tarta-rugas marinhas da ex� nção e, quem sabe, o nosso planeta.

Quando criei a Sarah Patel em 1983, as tartarugas estavam em ris-co de ex� nção. Aqui no Amazonas, qualquer banquete � nha tartaruga no cardápio. Por isso demos o nome de Sarah Patel – menção ao sara-patel, um prato regional feito com tartaruga – para protestar contra aquele “tartaruguicídio” . Acredito que fi zemos a nossa parte. Não salvamos as tartarugas dos rios da Amazônia, mas ajudamos aos ór-gãos de proteção ambiental a salvá-las. Como estamos fazendo agora, com esta edição, em comemoração aos 35 do Projeto Tamar. Bom do-mingo, Curuminzada e um grande viva para as tartarugas marinhas.

6 3

ADEUS A GEORGE MARTIN

SALVEM AS TARTARUGAS

O lendário produtor musical britâ-nico George Martin, considerado o “Quinto Beatle” por seu papel

chave na carreira musical dos Beatles, faleceu aos 90 anos. Os Beatles começa-ram a trabalhar com George Martin em junho de 1962, quando o empresário do grupo, Brian Espstein, seu descobridor, assinou um contrato com a gravadora Emi-Parlophone. George produziu quase todos os discos do quarteto de Liverpool e teve um papel decisivo no sucesso da banda. Fica aqui a nossa homenagem ao homem que ajudou a mudar a história da música mundial para sempre.

O trailer final de Capitão América – Guerra Civil foi liberado hoje, estra-tegicamente para acompanhar o início da pré-venda dos ingressos nos Estados Unidos. A grande surpresa ficou pelas primeiras cenas do Ho-

mem-Aranha integrado ao Universo Marvel Cinematográfico. Capitão América – Guerra Civil estreará nos cinemas brasileiros no próximo dia 28 de abril.

SUPERGIRL E FLASHO canal CBS divulgou o cartaz do crossover televisivo entre

Supergirl e Flash, a ser exibido nos Estados Unidos no próximo dia 28 de março.O episódio será o 18° da primeira temporada de Supergirl e mostrará Kara ganhando um aliado na fi gura do Flash. O pôster é uma referência à capa da clássica revista Superman # 199 (1967), ilustrada por Carmine Infan� no.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

O premiado ator J.K. Simmons, conhecido do grande público por ter vivido o editor do Clarim Diário J. Jonah Jameson na primeira trilogia do Homem-Aranha para os cinemas (2002 – 2007), acaba de se juntar ao elenco de Liga da Jus� ça. De acordo com o site The Hollywwod Reporter, ele viverá o Comissário James Gordon, famoso personagem das histórias do Batman. Liga da Jus� ça – Parte 1 está programado para chegar aos cinemas no dia 17 de novembro de 2017.

LIGA DA JUSTIÇA

O último herói da Amazônia

Conforme anunciado no ano passado, a série de desenhos animados DuckTales vol-tará com roupagem nova em 2017, quando completará 30 anos. Foi divulgada a primeira imagem da nova série, mostrando, além do Tio Patinhas e dos trigêmeos, o Pato Donald, que não era figura constante na antiga versão.

O programa será exibido pelo canal Disney XD.

DUCKTALES

AS MENNAS SUPER PODEROSAS

O Cartoon Network divulgou imagens da nova série de As Meninas Superpoderosas, que estreia em 4 de abril nos EUA. A série original teve 78 episódios no Cartoon Network entre 1998 e 2005. Rob Sorcher fez o anúncio do retorno durante a Licensing Expo em Las Vegas em 2014.

GUERRA CIVIL

01_08_CURUMIM.indd 5-6 11/03/2016 22:00:22

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Ouvi falar que em 2016 finalmente poderemos comprar as camisas do Curumim e sua turma. É verdade? Onde posso encontrar? Espero por isso desde a minha infân-cia e não vejo a hora de ver meus próprios curumins vestindo o meu personagem favorito. Do seu querido leitor e ansiosamente no aguardo.

4 5

Sarah Patel chegou toda serelepe com uma página do jornal infan� l Curu-

mim na mão.— Olha só, gente: “PROJETO

TAMAR CELEBRA A MARCA DE 25 MILHÕES DE FILHOTES DE TARTARUGA” .

— Sim, mas por que está tão alegre assim? – ques� onou o insensível do Jacaré Thiga.

A tartaruguinha se irritou e o Curumim veio em seu socorro:

— Ora, Thinga, isso signifi ca dizer que as tartarugas estão vencendo os predadores, graças ao projeto Tamar.

— Isso, seu jacaré cabeça

dura. Signifi ca dizer que man-has priminhas estão sendo liberados ao mar graças à proteção do Tamar, um tra-balho maravilhoso que fi ca lá na Bahia.

— Desculpe a ignorância do Jacaré aqui, mas o que é Tamar? -– perguntou Thinga com cara de bobão.

— Deixa que eu explico, Sa-rah Patel. Vi um documentário na TV dos brancos, lá em Man-aus. O Projeto Tamar foi criado há 35 anos para proteger as tartarugas marinhas, primas da Sarah Patel. Esse trabalho fantás� co foi surgiu em 1980,

de uma ideia do an� go In-s� tuto Brasileiro de Desen-volvimento Florestal (IBDF), que mais tarde se transfor-mou no Ins� tuto Brasileiro de Meio Ambiente(Ibama). Hoje, é reconhecido internacional-mente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque en-volve as comunidades costei-ras diretamente no seu tra-balho socioambiental.

Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas – todas

ameaçadas de ex� nção –, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, em 25 localidades em áreas de alimentação, des-ova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove es-tados brasileiros.

— Já entendi, mas por que esse nome Tamar? – voltou a perguntar o jacaré.

— O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha...

— Viu como meu nome é famoso! – interrompeu Sa-

rah Patel.— A questão não é de nome

famoso, tartaruguinha. Na ver-dade a abreviação se tornou necessária, na prá� ca, para ser colocadas em pequenas placas de metal u� lizadas na iden� fi -cação das tartarugas marcadas para diversos estudos. Desde então, a expressão Tamar pas-sou a designar o Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas.

— Caramba, o Tamar é muito bacana. Que tal agora criar um projeto Já-Ri, jacaré do rio?– sugeriu Thinga. E todos caíram na gargalhada.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

MATHEUS BARBOSA

É verdade, Matheus. Demorou, mas fi nalmente as camisas do Curumim saíram do papel e tornaram-se realidade. Esse é um an� go sonho nosso, que por inúmeros mo� vos foi adiado por diversas vezes. Em breve faremos um grande lançamento e iremos divulgar os locais de venda através dos nosso canais. Fique ligado nas redes sociais do Curumim para mais novidades em breve. Um abraço e um picolé de açaí.

ISABELLE ENCARNAÇÃO

6 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

PROJETO TAMAR

• O CIRCO É A ATRAÇÃO DO SHOPPING PONTA NEGRANo mês comemora� vo do Circo, o Shopping Ponta Negra traz uma série de

a� vidades para a Curuminzada aprender mais sobre a arte circense. O Magicircus vai até o dia 27, sempre nas quintas-feiras e aos domingos, das 17h às 21h. Para par� cipar basta apresentar uma nota fi scal de compra, feita no Shopping Ponta Negra, no valor igual ou acima de R$ 50.

• BOSQUE DA CIÊNCIA � INPALocalizado no perímetro urbano da cidade de Manaus, o Bosque da Ciência

oferece à população uma nova opção de lazer com caráter sócio-cien� fi co e cul-tural, propiciando aos visitantes interesse pelo meio ambiente, além de oferecer atra� vos turís� cos e entretenimento. Entre atrações destacam-se: as trilhas, o peixe-boi, a Casa da Ciência, a Ilha Tanimbuca, o Lago dos poraquês, além de outras a� vidades ao ar livre. A visitação custa apenas R$ 5 e crianças até dez anos e idosos a par� r de 60 não pagam.

01_08_CURUMIM.indd 7-8 11/03/2016 22:13:26

CURUMIMFALA

MÁRIO ADOLFO

Ouvi falar que em 2016 finalmente poderemos comprar as camisas do Curumim e sua turma. É verdade? Onde posso encontrar? Espero por isso desde a minha infân-cia e não vejo a hora de ver meus próprios curumins vestindo o meu personagem favorito. Do seu querido leitor e ansiosamente no aguardo.

4 5

Sarah Patel chegou toda serelepe com uma página do jornal infan� l Curu-

mim na mão.— Olha só, gente: “PROJETO

TAMAR CELEBRA A MARCA DE 25 MILHÕES DE FILHOTES DE TARTARUGA” .

— Sim, mas por que está tão alegre assim? – ques� onou o insensível do Jacaré Thiga.

A tartaruguinha se irritou e o Curumim veio em seu socorro:

— Ora, Thinga, isso signifi ca dizer que as tartarugas estão vencendo os predadores, graças ao projeto Tamar.

— Isso, seu jacaré cabeça

dura. Signifi ca dizer que man-has priminhas estão sendo liberados ao mar graças à proteção do Tamar, um tra-balho maravilhoso que fi ca lá na Bahia.

— Desculpe a ignorância do Jacaré aqui, mas o que é Tamar? -– perguntou Thinga com cara de bobão.

— Deixa que eu explico, Sa-rah Patel. Vi um documentário na TV dos brancos, lá em Man-aus. O Projeto Tamar foi criado há 35 anos para proteger as tartarugas marinhas, primas da Sarah Patel. Esse trabalho fantás� co foi surgiu em 1980,

de uma ideia do an� go In-s� tuto Brasileiro de Desen-volvimento Florestal (IBDF), que mais tarde se transfor-mou no Ins� tuto Brasileiro de Meio Ambiente(Ibama). Hoje, é reconhecido internacional-mente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque en-volve as comunidades costei-ras diretamente no seu tra-balho socioambiental.

Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas – todas

ameaçadas de ex� nção –, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, em 25 localidades em áreas de alimentação, des-ova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove es-tados brasileiros.

— Já entendi, mas por que esse nome Tamar? – voltou a perguntar o jacaré.

— O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha...

— Viu como meu nome é famoso! – interrompeu Sa-

rah Patel.— A questão não é de nome

famoso, tartaruguinha. Na ver-dade a abreviação se tornou necessária, na prá� ca, para ser colocadas em pequenas placas de metal u� lizadas na iden� fi -cação das tartarugas marcadas para diversos estudos. Desde então, a expressão Tamar pas-sou a designar o Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas.

— Caramba, o Tamar é muito bacana. Que tal agora criar um projeto Já-Ri, jacaré do rio?– sugeriu Thinga. E todos caíram na gargalhada.

PESQUISA

ANUNCIE NO CURUMIME DESCUBRA O QUE A NOSSA TURMA

PODE FAZER PELA SUA MARCA.

FALE COM A GENTE: [email protected]

MATHEUS BARBOSA

É verdade, Matheus. Demorou, mas fi nalmente as camisas do Curumim saíram do papel e tornaram-se realidade. Esse é um an� go sonho nosso, que por inúmeros mo� vos foi adiado por diversas vezes. Em breve faremos um grande lançamento e iremos divulgar os locais de venda através dos nosso canais. Fique ligado nas redes sociais do Curumim para mais novidades em breve. Um abraço e um picolé de açaí.

ISABELLE ENCARNAÇÃO

6 ANOS

NOTA: BATEMOS O NOSSO RECORDE DE E�MAILS EM FUNÇÃO DE UMA EDIÇÃO. AO TODO FORAM MAIS DE 30 FALANDO SOBRE A VOLTA DO MR. OKAY.

PROJETO TAMAR

• O CIRCO É A ATRAÇÃO DO SHOPPING PONTA NEGRANo mês comemora� vo do Circo, o Shopping Ponta Negra traz uma série de

a� vidades para a Curuminzada aprender mais sobre a arte circense. O Magicircus vai até o dia 27, sempre nas quintas-feiras e aos domingos, das 17h às 21h. Para par� cipar basta apresentar uma nota fi scal de compra, feita no Shopping Ponta Negra, no valor igual ou acima de R$ 50.

• BOSQUE DA CIÊNCIA � INPALocalizado no perímetro urbano da cidade de Manaus, o Bosque da Ciência

oferece à população uma nova opção de lazer com caráter sócio-cien� fi co e cul-tural, propiciando aos visitantes interesse pelo meio ambiente, além de oferecer atra� vos turís� cos e entretenimento. Entre atrações destacam-se: as trilhas, o peixe-boi, a Casa da Ciência, a Ilha Tanimbuca, o Lago dos poraquês, além de outras a� vidades ao ar livre. A visitação custa apenas R$ 5 e crianças até dez anos e idosos a par� r de 60 não pagam.

01_08_CURUMIM.indd 7-8 11/03/2016 22:13:26

REPÓRTER CURUMIM

Muito se pode aprender so-bre a condição do meio ambiente através das tar-

tarugas marinhas. Existem há mais de 100 milhões de anos, e viajam através dos oceanos do mundo. No entanto, lutam pela sobrevi-vência, em grande parte devido às ações causadas pelo Homem. Mas o que pode signifi car para a espécie humana a ex� nção das tartarugas marinhas? Tem uma velha história que diz assim: o que a gente não quer pra gente, não pode querer para os outros. É possível que, no futuro, um mundo onde tartarugas marinhas não tenham sobrevivido, poderá tornar-se um mundo no qual os humanos também não vão sobre-viver. No entanto, se aprendermos com os nossos erros e começarmos a mudar o nosso comportamento, ainda há tempo de salvar as tarta-rugas marinhas da ex� nção e, quem sabe, o nosso planeta.

Quando criei a Sarah Patel em 1983, as tartarugas estavam em ris-co de ex� nção. Aqui no Amazonas, qualquer banquete � nha tartaruga no cardápio. Por isso demos o nome de Sarah Patel – menção ao sara-patel, um prato regional feito com tartaruga – para protestar contra aquele “tartaruguicídio” . Acredito que fi zemos a nossa parte. Não salvamos as tartarugas dos rios da Amazônia, mas ajudamos aos ór-gãos de proteção ambiental a salvá-las. Como estamos fazendo agora, com esta edição, em comemoração aos 35 do Projeto Tamar. Bom do-mingo, Curuminzada e um grande viva para as tartarugas marinhas.

6 3

ADEUS A GEORGE MARTIN

SALVEM AS TARTARUGAS

O lendário produtor musical britâ-nico George Martin, considerado o “Quinto Beatle” por seu papel

chave na carreira musical dos Beatles, faleceu aos 90 anos. Os Beatles começa-ram a trabalhar com George Martin em junho de 1962, quando o empresário do grupo, Brian Espstein, seu descobridor, assinou um contrato com a gravadora Emi-Parlophone. George produziu quase todos os discos do quarteto de Liverpool e teve um papel decisivo no sucesso da banda. Fica aqui a nossa homenagem ao homem que ajudou a mudar a história da música mundial para sempre.

O trailer final de Capitão América – Guerra Civil foi liberado hoje, estra-tegicamente para acompanhar o início da pré-venda dos ingressos nos Estados Unidos. A grande surpresa ficou pelas primeiras cenas do Ho-

mem-Aranha integrado ao Universo Marvel Cinematográfico. Capitão América – Guerra Civil estreará nos cinemas brasileiros no próximo dia 28 de abril.

SUPERGIRL E FLASHO canal CBS divulgou o cartaz do crossover televisivo entre

Supergirl e Flash, a ser exibido nos Estados Unidos no próximo dia 28 de março.O episódio será o 18° da primeira temporada de Supergirl e mostrará Kara ganhando um aliado na fi gura do Flash. O pôster é uma referência à capa da clássica revista Superman # 199 (1967), ilustrada por Carmine Infan� no.

PARA MAIS NOTÍCIAS ACESSE: WWW.MOCHILADEPROTONS.COM.BR

O premiado ator J.K. Simmons, conhecido do grande público por ter vivido o editor do Clarim Diário J. Jonah Jameson na primeira trilogia do Homem-Aranha para os cinemas (2002 – 2007), acaba de se juntar ao elenco de Liga da Jus� ça. De acordo com o site The Hollywwod Reporter, ele viverá o Comissário James Gordon, famoso personagem das histórias do Batman. Liga da Jus� ça – Parte 1 está programado para chegar aos cinemas no dia 17 de novembro de 2017.

LIGA DA JUSTIÇA

O último herói da Amazônia

Conforme anunciado no ano passado, a série de desenhos animados DuckTales vol-tará com roupagem nova em 2017, quando completará 30 anos. Foi divulgada a primeira imagem da nova série, mostrando, além do Tio Patinhas e dos trigêmeos, o Pato Donald, que não era figura constante na antiga versão.

O programa será exibido pelo canal Disney XD.

DUCKTALES

AS MENNAS SUPER PODEROSAS

O Cartoon Network divulgou imagens da nova série de As Meninas Superpoderosas, que estreia em 4 de abril nos EUA. A série original teve 78 episódios no Cartoon Network entre 1998 e 2005. Rob Sorcher fez o anúncio do retorno durante a Licensing Expo em Las Vegas em 2014.

GUERRA CIVIL

01_08_CURUMIM.indd 5-6 11/03/2016 22:00:22

CURIOSIDADES: AS TARTARUGAS MARINHAS

2 7

EXPE-

PresidenteOtávio Ramam NevesDiretor Execu� voJoão Bosco AraújoDiretor de RedaçãoMário AdolfoDiretor de CriaçãoMarcus ViníciusDesign e IlustraçãoCarol CavalcanteDiagramaçãoMarcelo Robertmarcelo.cien� [email protected]

Uma criação Mário Adolfo Produções LTDA.Todos os direitos reservados

A cidade de Ham-burgo, segunda maior da Alema-

nha, proibiu a compra de cápsulas de café por repar� ções públicas. A medida introduzida em janeiro faz parte de um grande esforço da ges-tão pública para reduzir a quan� dade de resídu-

os sólidos lançados ao meio ambiente. O Guia para Contratos Ecologi-camente Responsáveis, um documento de 150 páginas, também baniu garrafas plás� cas de água, produtos de limpe-za à base de cloro, pratos e talheres de plás� co, entre outros produtos.

CIDADE ALEMÃ PROÍBE USO DE CÁPSULAS DE CAFÉ

1989

CURUMIMNA HISTÓRIA

INDIOZINHO PIONEIRO

Numa época em que o Vídeo Game ainda era um ar� go para poucos, o Clube do Curumim já surpreendia seus sócios. Em 1989, em conjunto com a já ex� nta Importadora Gitana, o jornalzinho sor-teou um Dacar, sensação nos anos 80, fazendo a alegria do leitor Leandro Lima. Lindas lembranças que o Curumim faz questão de relembrar para mostrar que o nosso jornalzinho tem muita história para contar. Hoje, quem também deve ter história para contar é o nosso amigo Leandro Lima. Se você ainda con� nua a ler nosso jornalzinho, Leandro, mande um e-mail, afi nal, um dia você foi sócio do Clube do Curumim!

SALVE OPLANETA

?? ?

Em comemoração aos 35 anos de sucesso do projeto TAMAR, o Curumim prepa-

rou uma edição especial sobre o tema. E pra começar, vamos aprender um pouco mais sobras as tartarugas marinhas.

• Velhinha simpáticaEm 2005, uma tartaruga mari-

nha gigante das ilhas de Galápa-gos foi apontada pelos cientistas como o animal vivo mais antigo do planeta, com o ano de nasci-mento estimado em 1830.

• Harriet, como era chamada, ganhou o apelido de “tartaruga de Darwin”, já que o cientista es-tudou, em 1835, animais dessa espécie. O réptil morreu

em 2006, aos 176 anos, num zoológico australiano.

• Rápidas e lentasAs tartarugas marinhas na-

dam a mais de 20 quilômetros por hora. Mas a temperatura do corpo influi no ritmo de-las. No inverno, o animal fica mais lento.

• LigadonaTêm a visão, o olfato e a au-

dição extremamente desenvol-vidos, além de uma fantástica capacidade de orientação.

• AcasalamentoO acasalamento ocorre no

mar. A fêmea escolhe um entre vários machos. A có-pula dura várias horas, a fe-cundação é interna e uma fêmea pode ser fecundada por vários machos.

• 130 ovosUma mesma fêmea pode

realizar de 3 a 5 desovas por tem-porada , com intervalos médios de 10 a 15 dias, cada uma com 130 ovos em média.

• PoderosaA maior tartaruga marinha, a

alaúde, consegue colocar 100 ovos em apenas 10 minutos.

• Risco de extinçãoExploradas durante décadas,

hoje elas lutam contra a extin-ção. A cada mil nascimentos, apenas 1 ou 2 sobrevivem.

SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS SXS A Pixel Media lançou o segundo

volume de O Livro de Ouro do Hagar o Horrível (128 páginas,

R$ 24,90). O diver� do viking, sua família e amigos estão de volta numa � ra que chegou ao topo das mais lidas nos Estados Unidos e no mundo. O personagem criado por Dik Browne é uma bárbaro da Idade Média, mas os assuntos são sempre atuais: impostos, qualidade de vida, dietas, liberação feminina. A edição abrange o período de 1974 a 1976.

NOVA COLETÂNEA DE TIRAS DE HAGAR ESTÁ NAS BANCAS

01_08_CURUMIM.indd 3-4 11/03/2016 21:59:57

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIAAPRESENTA

O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

Fico muito feliz em saber que o Projeto TAMAR completou

35 anos.

E pensar que várias primas minhas foram salvas de virar picadinho.

O problema é que, infelizmente,

tudo isso ainda é pouco...

FIM.

Pois enquanto uns seguem o exemplo do TAMAR...

Outros só pensam emMATAR a natureza.

ESQUADRÃO SUICIDA P06

BRUXAS DE SALEM

POWER RANGERS P06P03

Nº65Mar/2016 O último herói da AmazôniaO último herói da Amazônia

01_08_CURUMIM.indd 1-2 11/03/2016 22:09:21