21demaio oexpresso

12
OEXPRESSO [email protected] www.slideshare.net/jornaloexpresso Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 | Ano 15 | nº 715 R$ 1,50 Neste sábado tem Machine Fight Championship | PÁGINA 09 | ÚLTIMA Cruz-altense Luis “Lagarto” treinou forte para o desafio Hábito de brincar com armas de brinquedo incita a violência? Lançada Programação da 31ª Coxilha Nativista Prorrogada vacinação contra a gripe até dia 27 A Secretaria Mu- nicipal de Saúde prorrogou a vacinação con- tra a gripe para até o dia 27 de maio. Com a extensão do prazo, a SMS espera al- cançar em Cruz Alta a meta estipulada para os grupos alvo. A vacina é gratuita e pode ser encontrada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), CRS (Centros Re- gionais de Saúde). PÁGINA 03

Upload: jornal-o-expresso

Post on 03-Jul-2015

906 views

Category:

Travel


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 21demaio oexpresso

[email protected]/jornaloexpresso

Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 | Ano 15 | nº 715 R$ 1,50

Neste sábado tem Machine Fight Championship

| PÁGINA 09 | ÚLTIMA

Cruz-altense Luis “Lagarto” treinou forte para o desafio

Hábito de brincar com armas de brinquedo incita a violência?

Lançada Programação da 31ª Coxilha Nativista

Prorrogada vacinação contra a gripe até dia 27A Secretaria Mu-

nicipal de Saúde prorrogou a vacinação con-tra a gripe para até o dia 27 de maio. Com a extensão do prazo, a SMS espera al-cançar em Cruz Alta a meta estipulada para os grupos alvo. A vacina é gratuita e pode ser encontrada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), CRS (Centros Re-gionais de Saúde).

PÁGINA 03

Page 2: 21demaio oexpresso

Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 2 Jornal O EXPRESSO

(55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Administração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

A FORÇA DE UM PENSAMENTO

Data IdadeNome

Cartório de Registro CivilÓBITOS

ANTONIO REISOLI CABRAL VAZ

MARIA DE FÁTIMA LACERDA PEREIRA

NILDO ALMIRO BÖTCHER

JOANA BATISTA DA ROSA

SILVESTRE CRUZ PEREIRA

ANILDO VENDRUSCOLO

JULIO GALVAO PEREIRA

JANDIRA RODRIGUES FERREIRA

LUIZ ALBERTO DE BRUM FERREIRA

LUIZ AUGUSTO ZAN

VIVALDINO FONSECA DA SILVA

OSMAR JOSÉ NOGUEIRA

URBANA DE SOUZA CORREIA

14/05/11

14/05/11

15/05/11

15/05/11

16/05/11

17/05/11

17/05/11

18/05/11

18/05/11

18/05/11

18/05/11

19/05/11

19/05/11

75

48

77

90

75

61

47

86

68

84

67

76

96

Cruz Alta, 20 de maio de 2011.

EDITAL DE CASAMENTO nº 21/2011

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 20 de maio de 2011

Rui Fontana - Oficial

• RODRIGO RAFAEL OLIVEIRA DE AZEVEDO e CASSINARA TERESINHA DE OLIVEIRA FELTRIN

• PEDRO NELSON FERRÃO RODRIGUES e MARCIA CRISTINA MASSUQUINI PILAR

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

Comunique-se! Curso de Dicção e Oratória

Cursos Sindicato RuralGestão Rural Básico - MUDANÇA DATA /PARTI-

CULAR (PROBLEMAS SAÚDE INSTRUTOR)De 23 a 24 de maioInstrutor: Nelson ThesingSindicato Rural de Cruz AltaConteúdo: definição, utilidade, recursos, gestão de

empresas rurais e processo de tomada de decisão. Pla-nejamento: planejamento estratégico, planejamento gerencial, e planejamento operacional. Organização, di-reção e controle, estudo dos recursos e suas extratifica-ções. Produção: recursos de transformação e utilização, planejamento estratégico, controle, especialização x di-versificação e tipos de diversificação. Finanças: orçamen-to e controle, fluxo de caixa e imobilização de capital. Comercialização e marketing: comercialização agrícola e marketing como ferramenta de satisfação. Recursos humanos e família, recursos naturais, análise econômica da empresa rural, custos, definição de atividades rurais, centros de custos (variáveis, fixos, operacionais e alterna-tivos), ciclo de produção e cálculo do custo de produção, receitas e cálculo e análise dos resultados.

Ignora-se o poder do pensamento. Embora am-plamente divulgado pelos especialistas, ainda

assim é pouco conhecida a força do pensamento.Há inúmeras publicações sobre a força invisível

do pensamento. A determinação, a decisão, origina-se no pensamento.

A vontade que determina o caminho orienta-se pelo pensamento. O comportamento familiar e social fundamenta-se no pensamento.

Os costumes, a organização social e política diri-gem-se pela forma de pensar e praticar as ações.

O ato de governar segue a ideologia do gover-nante e pelos princípios que regem a dinâmica de governo instalado.

Constroem-se cenários diversos nas múltiplas atividades humanas com base no modo de pensar. As atividades provocam contradições, isto é, formas diferentes de pensar.

Tudo, enfim, é direcionado pelo pensamento, quer na vida particular ou social. Por isso, a impor-tância do pensamento no direcionamento da vida ao longo do caminho.

Todo o pensamento tem força e nos impulsiona para a vida Quando alguém está por realizar algo im-portante, pede aos amigos que façam um pensamen-to positivo. Precisamos da força do pensamento dos nossos pais, dos nossos irmãos e dos nossos amigos.

Há um pensamento com nome próprio: espe-rança. Não sabemos defini-la. É um pensamento ou um desejo? O colunista do Correio Riograndense, Luiz Turra, afirma que a esperança é uma virtude hu-mana que se apóia no desejo de um bem futuro e, atentamente, se volta para alcançá-lo.

Enfatiza o colunista que somente o ser humano pode viver e ter esperança pelo fato de que o viver como gente não acontece todo num instante, como quem diz: “Já estou pronto; alcancei tudo; conquistei todos os meus sonhos”! O nosso agora sempre é se-guido do ainda não.

A força, a motivação vem de um pensamento que se constitui numa virtude e que é essencial para o viver humano: a esperança. O que nos impulsiona não é a conclusão de um curso, a formatura. É a es-perança de realização futura.

Nada teria significado em nossa vida se não existisse a força da esperança. Desde criança somos alimentados pela esperança. Acentua-se na adoles-cência, na juventude e na vida adulta. As paixões, o amor, as escolhas incendeiam o nosso coração com a força da esperança.

A esperança é a força que nos move para viver o presente e ir entrando no futuro sem medo, sem estag-nação e sem a falsa impressão de que estamos prontos.

Por isso, com a força da esperança, construamos a cada instante a vida que sonhamos e esperamos realizar.

A Escola FACCENTRO Unidade Cruz Alta esta com as inscrições abertas para o curso de qua-

lificação em Dicção e Oratória, com a duração de 16h. O curso tem como objetivo desenvolver no participante a arte de falar em público, a partir de técnicas de boa comunicação. No curso, serão trabalhadas técnicas para perder o medo de falar em público e também nas apre-sentações de trabalhos.

O público-alvo são pessoas que desejam desenvol-ver melhor a comunicação pessoal. A instrutora respon-sável pelo curso é Clarisse Carvalho de Oliveira que vem da cidade de Santa Maria. Clarisse, é graduada em Co-municação Jornalismo, trabalha com consultoria na área da comunicação há 09 anos. Ministra palestras e cursos de dicção e oratória para docentes, executivos, advogados e estudantes de direito. O curso esta previsto para acon-tecer no mês de junho. Reserve já a sua vaga.

Informações na FACCENTRO. Rua: Barão do Rio Branco, 1255 ou pelo fone 3322 6746.

Associação EvangélicaA Associação Evangélica de Cruz Alta, através de

seu presidente Ramão Duarte de Sousa Pereira realiza a comemoração do aniversário da Associação, no dia 25 de maio, às 20 horas, na Primeira Igreja Batista (rua Filipe Portinho 517).

Page 3: 21demaio oexpresso

3Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma RousseffPaulo Jáder G. de Sousa, 38 anos,

auxiliar administrativo de Fortaleza (CE) – Qual a sua avaliação sobre a força da mulher em seu governo? Estou admirando muito a senhora.

Presidenta Dilma – Paulo, sentimos muito orgulho de ter no primeiro escalão do governo federal a maior representação fe-minina de toda a história do nosso país. De cada quatro ministérios, um é comandado por uma mulher. Ainda não é o ideal, mas já significa um grande avanço. A minha eleição traduziu o crescimento da força da mulher e o reconhecimento, por parte da sociedade, de que nós temos competência, capacidade de trabalho e discernimento para dirigir os des-tinos do nosso país. É consequência da luta das mulheres pela igualdade das condições de vida e de trabalho e da sua decisão de sair de casa para atuar em vários setores e ocu-par cada vez mais espaço nas empresas, nas atividades sociais e culturais, entre outras. O governo tem feito a sua parte com os pro-gramas sociais, com o crescimento da econo-mia, que vêm beneficiando toda a população, e também com as políticas voltadas para a mulher. Para falar apenas dos programas lançados mais recentemente, temos o Rede Cegonha, para dar atenção integral à mãe e ao bebê, a construção de 6 mil creches em 4 anos, investimentos para prevenir e enfrentar o câncer de mama e o de colo do útero, e o programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Nosso governo continuará a ajudar a mulher nessa trajetória. Fico feliz com sua admiração e, se você olhar, verá que em sua família encontram-se muitas dessas lutado-ras que ajudaram o Brasil a dar esse passo.

Lourenço Medeiros Neto, 25 anos, médico de Cuiabá (MT) – O que a senho-ra vai fazer para instalar 500 Unidades de Pronto Atendimento em todo o país?

Presidenta Dilma – Lourenço, a im-plantação de 500 UPAs faz parte da nossa es-tratégia de investir fortemente na melhoria do atendimento de saúde. E nós já estamos cumprindo esse compromisso, uma vez que as UPAs estão sendo instaladas. Entre 2009 e 2010, o governo federal liberou recursos para a implantação de 462 unidades, das quais 109 já estão em pleno funcionamento. As UPAs oferecem assistência de emergên-cia 24 horas por dia, em todos os dias da se-mana, ajudando a desafogar os prontos-so-corros dos hospitais e melhorando o acesso

das pessoas que necessitam de atendimento. Todos os estados poderão oferecer à popu-lação uma rede de atendimento de urgência e emergência qualificada e com fácil aces-so. Grande parte dos problemas de saúde, como crises de pressão alta, quadros febris, fraturas simples, entre outros, pode ser re-solvida nessas unidades. Os médicos anali-sam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. Muitas vezes, o paciente é encaminhado às UPAs pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), que presta o pri-meiro atendimento. As UPAs trabalham ar-ticuladas também com as unidades básicas de saúde e, quando necessário, encaminham os pacientes a essas unidades.

Deuzília Pereira da Cruz, 30 anos, estudante de Direito de Cavalcante (GO) – Qual será sua principal ação em relação aos quilombolas do município de Cavalcante, em Goiás? O que será feito em relação ao Luz para Todos?

Presidenta Dilma – Nós estamos resgatando uma dívida histórica com os descendentes daqueles que, correndo todos os riscos, ousaram escapar dos horrores da escravidão. Em Cavalcante, vivem os Kalungas, que ocupam terras também nos municípios de Monte Alegre e Teresina de Goiás. A região é montanhosa, de difícil acesso, assim como acontecia com a maio-ria dos quilombos. Mas essas montanhas, que ajudaram os Kalungas a preservar a liberdade conquistada na luta, hoje dificul-tam a chegada dos serviços públicos. Por isso, uma das principais medidas do gover-no na região é a construção ou melhoria das estradas. Mas, mesmo nas condições atuais, já estamos levando benefícios aos quilom-bolas da região. Já foram construídas mora-dias para 800 pessoas, além de obras sanitá-rias, e neste ano vamos iniciar a construção de cinco escolas em Cavalcante. Em breve, pretendemos conceder título coletivo de propriedade para a associação que represen-ta a comunidade. Esse processo foi iniciado em 2009, quando o presidente Lula decre-tou o território Kalunga de interesse social para fins de desapropriação. Quanto ao Luz para Todos, o programa já beneficiou quase 2 mil quilombolas Kalungas. Faltam outros 2,6 mil, que vamos atender. Em todo o País, já foram beneficiados 113 mil quilombo-las com a chegada da energia elétrica.

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: [email protected] / [email protected]: 3303-5995

Lançada Programação da 31ª Coxilha Nativista

Na tarde desta sexta-feira, 20 de maio, na Casa de Cultura Justino Martins, o Secretário de Cultura Mu-nicipal, Alex Sandro Della Méa, apresentou para a im-prensa a programação da 31ª Coxilha Nativista, conside-rado um dos maiores even-tos do nativismo gaúcho e o primeiro evento nativista que chega a marca da 31ª edição ininterruptamente. A 31ª Coxilha Nativista de Cruz Alta acontecerá nos dias 27 a 30 de julho.

Segundo Alex Della Méa, é com satisfação que

o evento chega a 4ª década de festival interruptamen-te. “O evento fez com que Cruz Alta se transformasse no grande palco do nati-vismo gaúcho, dando vez à voz dos artistas de todas as idades. Anualmente tem trazido ao palco expressiva participação de grandes promessas e revelações do nativismo gaúcho, muitos inclusive ja tendo se consa-grado nos palcos dos mais significativos festivais do estado, inclusive na pró-pria Coxilha Nativista”, diz o Secretário.

PROGRAMAÇÃO:• 04 de junho: Baile de lan-

çamento da 31ª Coxilha Na-tivista, às 20h30min, no CTG Querência da Serra, com ani-mação do Grupo Os Paisanos;

• 06 de junho: Lançamento da 31ª Coxilha Nativista em Porto Alegre, com solenida-de e jantar no Restaurante Vitrine Gaúcha;

• 27 de julho: abertura oficial, 10 apresentações da Fase Local e show com Adair de Freitas;

• 28 de julho: 8 apresenta-ções da Fase Geral, 27ª Coxi-lha Piá – Categoria Piá Taludo, com show Pedro Ortaça;

• 29 de julho: 8 apresenta-ções da Fase Geral, 27ª Coxi-lha Piá – Categoria Piá, com show de Joca Martins;

• 30 de julho: Grande final, com 12 classificadas da Fase Ge-ral e 03 da Fase Local, com show de Luiz Marenco e Jari Terres.

JURADOS:• Gujo Teixeira: De Lavras do

Sul, poeta, compositor, consi-derado um doa mais impor-tantes poetas campeiros do RS na atualidade.

• Nenito Sarturi: De Santia-go do Boqueiraõ, um dos mais importantes nomes do nati-vismo gaúcho.

• Robledo Martins: De Pelo-tas, um dos intérpretes mais destacados dos festivais de mú-sica do nosso estado e também além das nossas fronteiras.

• Juca Moraes: Natural de Bagé, radicado em Cruz Alta há mais de 3 décadas, poeta, compositor, com participa-ções destacada nos festivais de música do estado.

• Tiago Quadros: Missionei-ro de Santo Ângelo, gaiteiro destacado nos palcos gaú-chos, com participações em shows e espetáculos impor-tantes do nativismo gaúcho.

Page 4: 21demaio oexpresso

Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 4 Jornal O EXPRESSO

O artigo 5º, inciso LXXIV, da Cons-tituição Federal brasileira estabe-

lece o dever do Estado em prestar assistên-cia jurídica integral e gratuita a qualquer cidadão que comprovar insuficiência de recursos para estar em juízo.

Além de poder ser concedido às pessoas físicas, tal benefício também é extensível, por equiparação, aos empresários individu-ais, microempresas e empresas de pequeno porte, em situação financeira que não lhes permita demandar ou serem demandados sem prejuízo do sustento próprio, ou de suas famílias.

Na esfera cível a propositura de ações através dos Juizados Especiais, também é permitida aos pequenos empresários, ME e EPP. Além de não haver a incidências do pagamento de custas, taxas ou despesas, os Juizados Especiais orientam-se pelos cri-térios da oralidade, simplicidade, informa-lidade e celeridade processual, sempre em busca da conciliação entre os litigantes.

Em causas que tramitam sob o proce-dimento ordinário, também chamado de Justiça Comum, O Tribunal de Justiça gaú-cho tem aplicado em suas decisões o en-tendimento de que é plenamente possível a concessão da assistência judiciária gratuita à pessoa jurídica, contudo, por considerar medida excepcional, exige que esteja cla-ramente demonstrada a impossibilidade financeira da empresa, apta a justificar o deferimento do benefício.

Na seara trabalhista além dos empresá-rios individuais, microempresas e empre-sas de pequeno porte, vemos ainda a figura do empregador doméstico.

O empregador doméstico deve ter a preocupação de buscar a informação pre-

cisa sobre como cumprir à risca os direitos trabalhistas. Deve entender que a obser-vância da lei não beneficia apenas seu(sua) empregado(a), mas a ele próprio, a medida que pode evitar futuras “surpresas” decor-rentes do ajuizamento de um processo.

É importantíssimo que os trabalhado-res não abram mão de seus direitos, mes-mo que precisem fazê-los cumprir através do Poder Judiciário, contudo verificamos alguns casos com pedidos completamente descabidos e desproporcionais.

A conciliação certamente é uma ex-celente forma de se extinguir um litígio. Em grande parte das situações atende aos anseios e necessidades do trabalhador de forma mais rápida e desincumbe ambas as partes de uma batalha judicial que pode se prolongar por anos. Entretanto, em al-guns casos vemos empregadores aceitando acordos que lhes são desvantajosos apenas por receio de serem obrigados a efetuar o depósito recursal decorrente de uma con-denação na Vara do Trabalho.

Uma sentença de primeiro grau de for-ma alguma representa certeza de condena-ção, merecendo ser rediscutida pelos Tri-bunais competentes em grau de recurso.

O Tribunal Regional do Trabalho igual-mente tem entendido que o empregador pessoa física, o empresário individual e a micro ou pequena empresa também pos-sam ser beneficiários da assistência judi-ciária gratuita, desde que comprovada sua dificuldade financeira. Assim estariam dis-pensados de efetuar o pagamento das cus-tas processuais e depósito recursal.

O direito à ampla defesa é garantido a todos, justa legem.

JUSTA LEGEM*Conheça seus direitos

MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE TAMBÉM PODEM OBTER O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA

Marcelo Dias JaquesAdvogado - Especialista em Direito Público

*Justa Legem é uma expressão jurídica latina que significa “conforme a lei”. A coluna Justa Legem é uma iniciativa conjunta do Jornal O Expresso e Jaques e Ampolini - Advocacia e Assessoria Jurídica criada para trazer semanalmente à comunidade cruzaltense informações atualizadas sobre leis e direitos.

Curso para cuidadores de idosos

Nos últimos anos, em conse-quência de diversos fatores, como a melhoria das condi-

ções sanitárias e de acesso a bens e serviços, as pessoas têm vivido mais tempo. Os avan-ços na área da saúde têm possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver por um período mais prolongado, mesmo pos-suindo algum tipo de incapacidade.

Desta forma, a presença de cuidadores nos lares tem sido mais frequente, havendo a necessidade de orientá-los para essa função. Cabe ressaltar, que o cuidado, no domicílio, proporciona o convívio familiar, diminui o tempo de internação hospitalar e, dessa for-ma, reduz as complicações decorrentes de

longas internações hospitalares. Respondendo a essa demanda, a

FACCENTRO elaborou este curso teó-rico-prático, o qual se destina a orientar cuidadores na atenção à saúde das pessoas idosas, acamadas ou com limitações físicas, que necessitam de cuidados especiais. Seu foco é prestar assistência emocional e físi-ca para que seus clientes mantenham uma vida completa e digna e, assim, possam continuar usufruindo, com seus familia-res, os bons momentos da vida.

De acordo com as enfermeiras res-ponsáveis pelo curso de qualificação Môni-ca Jaskulski e Ângela Aléssio, “o mesmo tem o objetivo de esclarecer, de modo simples e ilustrativo, os pontos mais comuns do cui-dado no domicílio; ajudar o cuidador e a pessoa cuidada; estimular o envolvimento da família, da equipe de saúde e promover melhor qualidade de vida do cuidador e da pessoa cuidada”.

Público-alvo: Este curso é indicado para Cuidadores de Idosos e profissionais da área de saúde, que já trabalham com idosos ou desejam conhecer a maneira cor-reta de lidar com estas pessoas.

Conteúdo do curso: Os conteúdos abordados no curso serão: Direito e estatu-to da pessoa idosa; cuidados, medicamen-tos e atenção com idoso; doenças crônicas, cuidados com a alimentação, manejo com idoso; mobilidade do paciente e técnica as-sistiva; noções de cuidados nos anseios co-tidiano e estágio. Maiores informações na escola Santa Mônica/FACCENTRO.

Page 5: 21demaio oexpresso

5Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011

HoróscopoLUA: Cheia 17/05 a 24/05

• Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesZuleika EdlerFrase:O homem que deseja conduzir bem uma orquestra deve voltar suas costas à multidão. Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Momento de alinhar energias terrenas e espirituais. De se desapegar e de se dedicar ao essencial. A lua cheia tem reflexos sobre a vida material.

Esta não é uma lua cheia qualquer, canceria-no. Ela é chamada de Lua de Buda. Momento muito especial em que você é convidado a uma profunda transformação emocional.

Perceber o que tem realmente importância num mundo tão materialista é fundamental. Hoje é um dia especial, nesta lua cheia que pede desapego e transformação. De que vale a riqueza se não é ancorada em valores mais.

Momento de perceber que há uma ordem maior. A vida é muito mais do que tentamos racionalizar. Viagens e estudos podem ser in-vestimentos interessantes.

A verdadeira prosperidade está além das con-quistas materiais. O que é realmente valioso? Negócios podem estar evidenciados. Mas o propósito atual é a transformação de valores.

Valiosos relacionamentos com potencial de concretização mútua de objetivos, es-corpiano. Momento de tornar mais firmes os vinculos que estão afinados com os seus valores essenciais.

Ajustes na rotina cotidiana podem parecer insignificantes, mas fazem muita diferença. Momento de dar o devido valor à saúde, ao bem-estar e qualidade de vida, mudando há-bitos. Trabalhe com determinação.

Redescubra o prazer das simples e boas coi-sas da vida. Momento de estar mais consciente do corpo, dos sentimentos, das emoções e da sexualidade. A criança interior pede expressão. Foco em afeto, criatividade e fecundidade.

Momento oportuno para repensar suas bases e o que realmente dá sustentação a sua vida. Aquarianos podem estar pen-sando em questões relativas a imóveis, família e segurança.

Importantes acontecimentos podem envolver irmãos e pessoas próximas. Cuidado com a rigidez. O contato com a natureza, os interesses criativos e produ-tivos estão estimulados.

Gêmeos 21/05 a 20/06Excelente momento para deixar para trás um

velho ciclo, aprendendo as lições espirituais. Hora do desapego, da transformação e da com-preensão do que é precioso.

Este é um momento muito significa-tivo, de reconhecimento do que é re-almente precioso, taurino. Deixe que as energias de renovação e desapego transformem suas buscas.

Por que maio é o mês das noivas?

Cuidados com a voz 24 de maio - DIA NACIONAL DO CAFÉ

Tudo indica que seja por causa de uma tradição

importada dos países do hemis-fério norte, onde maio é um mês muito importante para os costu-mes populares. Naquela parte do mundo, a chegada de maio é ce-lebrada com muitas flores, em ho-menagem à natureza que reflores-ce e à primavera que por lá atinge a plenitude.

Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associa-dos à celebração do amor no ca-samento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria. De qualquer forma, o costume de realizar os casórios em maio anda perdendo força. No Brasil, um estudo da Fundação Sistema Estadual de

Análise de Dados (Seade), em São Paulo, mostrou que os brasilei-ros preferem casar em dezembro, mês que concentrou 14,5% dos matrimônios de 2010. Mesmo na Europa, o mês de maio não é um consenso na hora de unir maridos e mulheres. Em países como a Ingla-terra, junho é considerado o mês ideal - trata-se de uma tradição da Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.

Na América do Norte, os americanos preferem dizer “sim”

em fevereiro, considerado o mês nacional dos casa-mentos. Por lá, vale tudo para celebrar a união perto do Dia dos Namorados, o Valentine’s Day, que na-quele país é comemorado em 14 de fevereiro e não em 12 de junho, como no Brasil.

Fumo e ÁlcoolSão prejudiciais à voz. Tudo

o que respiramos passa diretamen-te pelas cordas vocais. Dessa for-ma, a fumaça quente do cigarro passa por essa região, irritando e ressecando a mucosa. O fumo tam-bém é responsável por danos nas células de todo o trato respiratório, sendo também considerado a causa mais frequente de câncer de larin-ge. Quanto ao álcool, o maior pro-

blema é sua ingestão em grandes quantidades, principalmente no caso das bebidas destiladas, pois ele resseca a mucosa do trato fonador, gerando maior esforço para fazer as cordas vocais vibrarem. Outro problema da ingestão excessiva do álcool é a alteração dos sentidos e a sensação de anestesia, pois as pes-soas acabam falando muito e mais alto, sem sentir que estão maltra-tando suas cordas vocais.

Eu li que...A organização mundial

de saúde sugere, no máximo 10% das calorias diárias de açúcar, ou seja, 200 calorias, o que equivale a 50 gramas ou 3 colheres de sopa.

É certo que precisamos considerar os alimentos que já trazem o ingrediente, como re-frigerantes, doces e biscoitos.

Um estudo publicado num jornal da Sociedade Americana para nutrição, diz que o açúcar está associado ao câncer no pâncreas.

Em se tratando de saúde, seria bom pensar bem sobre o assunto não é mesmo?

(Dados – Revista Saúde)

O café duran-te muito t e m p o

foi o principal produto agrí-cola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastan-te representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!

O café é de origem Afri-cana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII.

Foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como ‘terra roxa’) que o café mos-trou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os “Barões do café”, donos das grandes fazendas de café, além de deterem po-

FLORESVamos falar de flores!

Flores que enfeitam os nossos jardins! Já montou um buquê de flores para alegrar a sua casa? Não deixe de fazer um, escolher as flores, combinar as cores, aprender sobre as es-pécies, é uma grande diversão não deixe de fazer um!

• Rosa • Margarida • Orquídea • Vitória-Régia • Bromélia

deres econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pergunte a sua pro-fessora o que foi a política do “café com leite”?!

Durante muito tempo o nos-so cafezinho ficou esquecido. Mas de dez para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, tor-rado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizan-do o hábito de tomar um cafezi-nho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente!

Page 6: 21demaio oexpresso

Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 6 Jornal O EXPRESSO 6 Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011.

Dr. ALDOMAR e MARIA ELISA RUBIN CASTRO, casal que participa ativamente de acontecimentos sociais e filantrópicos, com alegria e despreendimento.

Presenças em restaurantes da cidade:

Prestigiaram o evento no CTG Rodeio da Saudade, comemorativo ao Dia das Mães e aniversário do programa ‘Tradição e Querência’, apresentado por Carlinhos Costa:

Família CARVALHO

GEANE CEROTTI, LUIS DA ROCHA, filha GRACIELE CEROTTi e a neta MARIA LUIzA

Dr. RALPH LANGANRE e LENiSSA SANTOS

ANTONiO e MAGSA ANDRIOLO SILVEIRA,JOÃO e REGINA BASSO

ANDREI ABREU e a esposa Méd. Veterinária JULIANE KUSIAK

CARLOS EDUARDO KORB eesposa.

GUSTAVO e esposa CARIM BARATIERI BERNARDI Dr. PAULO MOREIRA e esposa GLAUCIA

A pequena RAFAELA DE CASTRO BARCELLOS comemorou dia 18 de maio seu primeiro ani-nho. Juntamente com os pais RENATA e LU-CAS recebem em sua residência, no domingo (22), amiguinhos e familiares para comemo-rarem a data.

Page 7: 21demaio oexpresso

7Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011

inteligenteCheck-upSaiba quais exames de rotina ajudam a prevenir doenças no futuro

A procura espontânea das pes-soas pela bateria de exames é cada vez mais frequente,

esse check-up inteligente é definido pela individualidade.

De acordo com especialistas, o che-ck-up é uma medida essencial para pre-venir doenças e trata-las ainda no início. Pois a verdadeira medicina é a preventiva. Essa avaliação leva em conta vários fato-res, entre saúde mental e física do pacien-

te. O ideal é que haja uma lista básica de exames e outros sejam acrescentados de acordo com a idade, as condições e o his-tórico familiar.

As pessoas idosas, acima de 70 anos, devem realizar exames pelo menos três vezes ao ano. Nem todo mundo precisa fazer um exame de sangue todo mês ou uma ultrassonografia todos os anos. O ideal é que a lista de exames seja sempre encaminhada por um profissional.

EXAMES QUE NÃO PODEM FALTAR:

Pressão arterial; Hemograma; Colesterol e glicerina; Eletrocardiograma e teste ergométrico; Ecocardiograma; Papanicolau; Mamografia; PSA e to-que retal; Colonoscopia; Densitometria óssea; Exames de fundo e pressão do olho; Dosagem dos hormônios da tireoide.

O remédio é dançarDança de salão é

alternativa para quem não gosta de exercícios

de academia

Para aqueles que não gostam do

ritma e clima de academias, uma ótima opção para pra-ticar exercícios físicos é a dança, uma atividade praze-rosa que permite aumentar a flexibilidade, melhorar o condicionamento aeróbico, promove interação entre as pessoas e traz resultados que vão além do bem-estar físico. Por ser considerada terapêutica, a dança não tem restrições e nem idade indi-cada. Para crianças, idosos ou adultos, a atividade sem-pre será benéfica à saúde. A dança tonifica os músculos, ajuda a queimar as gorduri-nhas indesejadas, melhora a coordenação motora, pos-tura corporal, memória e é uma aliada às boas práticas da disciplina.

Page 8: 21demaio oexpresso

Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 8 Jornal O EXPRESSO

CRECI 37943

Abertura da competição acontece neste domingo

VENDE-SE

Voluntários da Pátria, 374 - Sala:01 - F.: 3303-5770 / 9681-9186

APTO - END. TRAVESSA JULIO TIM - 2 quartos, 1suite, sala e sala de jantar, coz, banh, area de serv, garag ---------- R$ 135.000,00APTO–ED.SANTIAGO DE COMPOSTELA(Voluntátios da Pa-tria 374)-2 quartos,1suite,coz,sala,area de serv,garag ----- R$ 160.000,00APTO – ED.SANTIAGO DE COMPOSTELA (Vo-luntátios da Patria 374) - 2 dorm, 2sacadas, hall, estar/jantar,coz,laved,banheiro socia, banheiro priv ---- R$ 215.000,00KIT NET -Res. Pamplona (Cel. Martins 1414) - Centro -1 dor., estar/coz,area de serv.,banh,(opcional garagem + R$ 15mil) -- R$ 65.200,00KIT NET - Res. Pamplona(Cel. Martins 1414)-Centro-1 dor., estar/coz,area de serv.,banh,depósito (op. garagem + R$ 15mil) ------ R$ 76.000,00APTO- ED.PLANALTO ( centro) - 3 quartos, 2 salas, cozinha, area de serviço, sem garagem ---------------------------------------- R$ 90.000,00PREDIO DOIS ANDARES (Bairro S. Miguel) - 3 qts, coz, sala, banh, area de serv. terreo c/ sala com., banh,garag -- R$ 110.000,00CASA - Rua Frei Avertano (Bairro de Fatima) - 3 qtos,coz, sala,area de serv, lareira,garagem,churr.salão de festa ------------- R$ 60.000,00SOBRADO (todo reformado) – Bairro São Miguel - Rua Cel.Melo - 12 comodos, 2 salão de festa,garagem p/ 2 carros---- R$ 320.000,00CASA - Voluntários da Patria ,2 quartos , suite, sala, coz, 2 banhei-ros, 2 garagens ---------------------------------------------------- R$ 250.000,00CASA –Rua Gabriel de Carvalho (Bairro Petrópolis II)2 quartos,sala/varanda,1 suit, 2 banh, churr, garag/ p2 carros ------- R$ 135.000,00 CASA ( B. BONINI l) - Rua N. S. Auxiliadora- 4 quart,sala, coz ,2 wc, area de serv, gar. p/ 2 carros c/churrasqueira -------- R$ 90.000,00CASA Rua Cariri ( Boa Parada – ) – 3 Qts, Sala/Varanda,Cozinha, Area /Seviço - Passa CEF ------------------------------------- R$ 70.000,00

ALUGA-SEAPTO- ( Ed.Continente – Centro) 2 quartos, 1 suite,cozinha, area de serviço, disp,garg,gas central, elevador ----------------------- R$ 1000,00APTO- ( Pinheiro Machado - Centro - Prox.BB) 4 quart, sala/var, area de serv, banheiro, coz, sem garagem ---------------------- R$ 600,00KIT-NET- (marechal floriano – ed, pamplona) estar/cozi-nha, area de serv,wc, dormitório ---------------------- R$ 430,00SALA COMERCIAL – 400 m² (Duque de Caxias Prox. a Auto Panambi ------------------ R$ 2.500,00APTO- Ed. Bisso( Borges Do Canto 166) 2 Quart, Sala, Coz, Banh, Area De Serv, Com Box + Cond -------------------------------- R$ 450,00SALA COMERCIAL (Procópio Gomes) 40 m² ----------- R$ 330,00

E agora com mais opções de financiamento: pelo PRONASCI, finan-cia 100% imóveis usados,novos e aquisição de terreno e construção, com mais vantagens:Desconto em folha e poderá ter restrição cadas-tral. Para Brigada Militar, Policia Civil, Bombeiros, Agentes Penitenciá-rios, Policiais Rodoviários Federais e Estaduais e Policiais aposentados.

Secretaria Municipal de Obras atende reivindicações da comunidade

A Administração Municipal, atra-

vés da Secretaria Municipal de Obras vem realizando diversas atividades espalha-das pela cidade. Quarta-feira (18), destacamos a co-locação de bueiros na rua Germano Zenkner com a rua Itaparica, no bairro Dirceu. A ação atende a uma antiga reivindicação dos moradores, os quais tinham que conviver com o esgoto a céu aberto. Fo-ram colocados mais de 20 metros de bueiros.

Outra realização da

Administração Pública está em fase conclusiva, trata-se de um abrigo para usuários do transporte coletivo, na localidade denominada Chácara das Pedras. Nos próximos dias será posto um assento e a cobertura do mesmo. Citamos ainda, novas construções e diver-sas reformas em bocas de lobo, como as do bairro Alvorada, nas ruas Giruá e Encantado e do bairro Li-zabel, na rua Assis Brasil.

Page 9: 21demaio oexpresso

9Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Prédios de interesse histórico - cultural da cidade de Cruz Alta

PARTE 09CASA VIECELI - CACHOEIRA

CASA WAGNER

CASA BAPTISTA

CASA VERISSIMO AZAMBUJA

RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 498 - CONSTRUÇÃO 1926

RUA BORGES DO CANTO, 675 - CONSTRUÇÃO 1930

RUA CORONEL MARTINS 827 - CONSTRUÇÃO 1924

RUA CORONEL MARTINS 827 - CONSTRUÇÃO 1924

Neste sábado tem Machine Fight Championship

Chegando a mais uma edição, o Machine Fight Championship, desembarca na cidade de Cruz Alta, neste sábado, dia 21 de maio, às 20 horas,

no Ginásio Municipal de Cruz Alta, apresentan-do dez lutas, envolvendo MMA e Muay Thai.

Já figurando entre os principais nomes do MMA nacional, o cruz-altense Luis “Lagarto” treinou forte em preparação para o importante desafio no evento contra Itamar Rosa, vencedor de competição na Africa do Sul. Conforme o Secretário de Esporte e Lazer, Fernando Daniel Cossettin “viemos apoiando a diversas modali-dades do esporte e a realização desta edição do Machine Fight Championship, com certeza será muito bom para o desenvolvimento do esporte, da cultura e do turismo no município”.

Confira outraspromoções!

Periferia em movimentoDevido ao mal tempo no último final de se-

mana, o 1º Periferia em Movimento foi adiado para este sábado, dia 21 de maio, a partir das 14 horas, no Campo da Dona Elvira, localizado na Avenida Dockorn, no Bairro São Jorge, próximo a Escola Municipal Toríbio Verissimo. O evento envolverá esporte e lazer, teatro, brincadeiras, solidariedade e shows musicais, com a apresentação principal do Grupo de Rap Exército Vermelho de Cruz Alta, que traz em suas letras a realidade da periferia. Segundo o Se-cretário de Esporte e Lazer, Fernando Daniel Cossettin “com este projeto em parceria com a UAMCA (União das Associações de Moradores de Cruz Alta), conseguire-mos envolver os bairros, levando esporte, lazer e cultura à sua comunidade. Desde já agradecemos a mobilização e dedicação da Associação de Moradores do Bairro São Jorge, que cedeu o espaço e que também esta preparan-do uma doação de pão com lingüiça para as crianças,

além da grande mobilização que já esta sendo feita no bairro para a realização desta primeira edição”. Conforme o servidor público da Se-cretaria de Esporte e Lazer, Diones Biagini “a ideia é que depois da primeira edição, ocorram outras, pois quere-mos chegar mais próximo do cotidiano da população cruzaltense, convivendo di-retamente com a realidade de cada bairro. Mais infor-mações podem ser obtidas pelo telefone 33211405 ou no blog esportecruzalta.blo-gspot.com ou ainda na Smel, nos fundos do Ginásio Mu-nicipal de Esportes”.

Page 10: 21demaio oexpresso

Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 10 Jornal O EXPRESSO

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)ANGELINO ROGERIO • [email protected]

O MATE

OAB/RS 73.010

“Se os senhores da guerra mateassem ao pé do fogo deixando o ódio pra trás, antes de lavar a erva o mundo estaria em paz.”

Esses versos do poeta Sylvio Genro traduzem a filosofia

do ritual do chimarrão. Hábito tradi-cional e fraterno onde a cuia passa de mão em mão, dando sequência nas tro-vas e conversas. Uma roda de chimar-rão é um momento de descontração mas de profunda interação. O mate pode ser tomado de três maneiras: solito (isola-damente), parceria (uma companhia) e em roda (em grupo). O mate solito faz parte da cultura do homem que não pre-cisa de estímulo maior para matear do que sua própria vontade. Pode-se dizer que é o verdadeiro mateador, ao contrário do mate de parce-ria, ou em roda, em que a pessoa espera por companhia.

A origem do chimarrão está ligada ao hábito dos índios guaranis, que serviam uma bebida feita com folhas fragmenta-das, tomadas em um porongo por meio de um canudo de taqua-ra, herança, segundo a tradição, do Deus Tupã.

Isso tudo é muito simples, faz parte do cotidiano de nós todos. Mas é sempre uma surpresa aos visitantes, que acham que sorver um mate é tomar uma bebida qualquer, sem cerimônia. Então, conhecer nossos usos e costumes nunca é demais. E repassar adiante, fundamental.“Temo aprendendo, temo ensinando”, como diz Mano Lima.

O USO DA ERVA MATEUma lenda indígena, descrita por Alcides Gatto, da

Universidade Federal de Santa Maria, indica como começou o uso da erva mate. A mais antiga aponta para a trajetória de uma tribo nômade de índios guarany. Um dia, um velho índio, cansado das andanças, recusou-se a seguir adiante, pre-ferindo ficar na tapera. A mais jovem de suas filhas, apesar do coração partido, preferiu ficar com o pai, amparando-o até que a morte o levasse à paz do Yvi-Marai, a seguir adiante,

com os moços de sua tribo. Essa atitude de amor rendeu-

lhe uma recompensa. Um dia um pajé desconhecido encontrou-os e perguntou à filha Jary o que é ela queria para ser feliz. A moça nada pediu, mas o velho pediu “renovadas forças para poder seguir adiante e levar Jary ao encontro da tribo”.

O pajé entregou-lhe uma planta muito verde, perfumada de bondade, e o ensinou que, plantan-do e colhendo as folhas, secando-

as ao fogo e as triturando, devia colocá-las num porongo e acrescentar água quente ou fria. “Sorvendo essa infusão, terás nessa nova bebida uma companhia saudável mesmo nas horas tristonhas da mais cruel solidão”, disse. O ancião se recupe-rou, ganhou forças e viajou até o reencontro de sua tribo.

Assim nasceu e cresceu a caá-mini, que dela resultou a bebida caá-y, que os brancos mais tarde chamaram de chi-marrão. A origem do nome mate vem do povo espanhol, que preferiu usar a palavra ‘mati’ (cuia), da língua quíchua, para se ajustar melhor à modalidade grave do idioma. No entanto, logo foi substituída por uma palavra guarany – caiguá – nome composto por caá (erva), i (água) e guá (recipiente).

9ª SEMANA DOS MUSEUSAbrimos a programação da “Semana Nacional de Museus”

dia 17/05/2011, com homenagem especial ao escritor Érico Ve-ríssimo, no museu que leva seu nome. Junto com os músicos Sandro Fogaça Martins, Edisom Macúglia, Fabiano Fogaça Martins e Cuca Coradini, apresentamos obras sobre a vida do escritor, além de canções do nosso repertório. Foi um momento

muito especial. A programação segue até sábado com exibição de filmes e palestras.

Pois bueno, amigos, agora estamos mais à vontade para prepa-rar um mate bem à capricho, com erva lá da Palmeira, e ficar pensan-do no lado bom da vida.

Encontro Macrorregional dos Trabalhadores do Sistema

Único de Assistência Social

A Administração Municipal, através da Secre-taria Municipal de Desenvolvimento Social

(SMDS), promoveu sexta-feira (20), no Clube Interna-cional, o 1º Encontro Macrorregional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O evento reuniu cerca de 150 participantes, vin-dos de outros 26 municípios gaúchos, como Porto Ale-gre, Santa Maria e Carazinho. Durante a manhã foram realizados dois painéis coordenados por representantes de Cruz Alta. O primeiro, desenvolvido pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gicelia Carva-lho, abordou o “Papel da gestão para a consolidação da Nova Operacional Básica de Recursos Humanos no Suas (NOB-RH-SUAS)”. O segundo, pela psicóloga Maria Luiza Diello, com o tema “Trabalho no Suas: Invenção Ético - Estético - Política”.

Page 11: 21demaio oexpresso

11Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011

VENDE: TERRENOS• 3 Terrenos na Rua Nicacio de morais sta Terezinha I medindo

15x 42,50 valor 30 mil cada,• Terreno na Rua Dr woltier medindo 948m² Barbada 90 mil.• Terrenos na rua Pinheiro Machado medindo 11x50 barbadão,

150 mil.• Terreno na Rua Rio Grande Do Norte um lote inteiro na santa

Terezinha II no alto e plano barbadão 50 mil.• Terreno medindo 24x58 Rua Pe Antonio costa com Pe Conigo

Mauá R$ 55 mil. • Terrenos Bairro santa Terezinha I medindo 13,20x95 25 á 30 mil.AREAS RURAIS:• Santa Maria :140 agora disponível +140 há ano que vem em

maio campo pra agricultura 4.500 o há com sede 3 pgtºs.• São Gabriel 263 há há sendo para lavoura c/ sede mangueira8

mil o há 1+2.• Garruchos: 100 há campo pecuária valor 5 mil o há.• Garruchos : 86 há campo pecuária valor 5 mil o há. • Garruchos: 414 há com sede 350 lavoura restante pra gado 5.500 há.• Garruchos: 1200 há toda pra lavoura de soja com sede 5.800 há.• Cruz alta: Saída p/ ijui 60 há toda para soja, 550 saco por há 3

pgtºs.APARTAMENTOS:• Edificio Santa Tecla 2 Quartos Demais Dependencias 160 Mil, • Edificio Bisso 3 Quartosdemais Dependencias 220 Mil,• Edificio Vang Gohg 3 Quartos Demais Dependencias 220 Mil,• Edificio Major Toribio 2 Quartos Demais Depe. S/ Gar 145 Mil,• Edificio Bibiana Cobertura Consulte• Edifico Ponche Verde Cobertura Consulte • Em Santa Maria Centro Ap 3 Quartos No Centro 220 Mil• Em Santa Maria Centro Ap 2 Quartos 165 MilCASAS:• Aluga-Se Rua Treze De Maio, 418 C/ 4 Quartos Demais Depen-

dencias R$ 600,00 .V.Rocha• Aluga-Se Sala Comercia Presidente Esquina Com Barão Rio Bran-

co R$ 1550,00Vende-Se• Rua São Jorge , 3 Quartos, Bonini 55 Mil• Rua Barão Do Rio Branco, 500 Mil 3 Pagamentos”Bela Moradia” Centro• Rua Presidente Vargas,3 Quartos 160 Mil Centro• Rua Andrade Neves, 350 Mil CentroCHÁCARA: Saída p/Boa Vista do Cadeado, 6ha, c/sede, galpão +

casa + luz + água segura R$ 130mil.

Prazo para pagamento pessoa física termina no dia 22CONTRIBUIçÃO SINDICAL

Governo quer legalizar aquicultores do país

O Sindicato Rural lembra a todos que o prazo para

pagamento da contribuição sindical rural está chegando ao fim. Até a data do vencimento, que termina em 22 de maio, o produtor rural, pessoa física, pode pagar a sua con-tribuição sindical rural em qualquer agência bancária. Depois dessa data, deverá procurar uma das agências do Banco do Brasil para fazer o pa-gamento, no prazo máximo de até 90 dias após o vencimento.

O Presidente do Sindicato Ru-ral, Airton Becker, alerta que, como o prazo cai num domingo, o pagamento pode ser efetuado normalmente até na segunda –feira, 23/05, em qualquer agencia bancária, sem a cobrança de multa e juros. Segun-do ele, os recursos arrecadados com a contribuição sindical rural ajudarão o Sistema a realizar ações em benefício dos

interesses dos produtores rurais de todo o País.

Airton, chama atenção para as três situações em que se deve fazer o paga-mento. A primeira contempla aqueles que têm funcionários e exerçam ativi-dade econômica rural na propriedade. A segunda envolve produtores que, pro-prietários ou não, mesmo sem empre-gados, tenham atividades em regime de economia familiar em áreas superiores a dois módulos rurais. O terceiro caso se refere aos proprietários de mais de um imóvel rural, desde que a soma das áreas seja superior a dois módulos rurais.

As guias de recolhimento da contribuição sindical já fo-ram encaminhadas aos produtores pela CNA. Mais informa-ções podem ser obtidas nos sindicatos rurais, no departamen-to Sindical da Farsul, ou nos sites www.farsul.org.br ou www.canaldoprodutor.com.br/contribuicaosindical.

O Ministério da Pes-ca e Agricultura vai come-çar a cadastrar, em 60 dias, os aquicultores do País. A instrução normativa que define as regras do novo Registro Geral de Aquicul-tor foi assinada na quinta-

feira, 19, pela ministra da pesca, Ideli Salvatti.

Segundo ela, o ob-jetivo do registro, uma espécie de licença do Es-tado para que a atividade possa ser exercida, é fa-cilitar a regularização da

aquicultura e “dar reco-nhecimento a todos que exerçam a atividade”.

O registro será feito pela internet, na página do Ministério da Pesca e Aquicultura, e será obri-gatório para obtenção da licença ambiental dos criadouros.

Para Ideli Salvatti, a regularização dos criado-res facilitará o acesso ao crédito e a politicas pú-blicas, contribuindo para o desenvolvimento da atividade e o aumento da produção de pescado.

“Com o registro, va-mos saber a quantidade de pessoas exercendo a aquicultura e monitorar a produção. Hoje, sabemos que a produção é signifi-

cativa, mas acredito que seja bem maior, pois exis-tem muitas pessoas pro-duzindo na ilegalidade”, explicou a ministra. Aumento da produção

De 2007 a 2009 , a produção da aquicultura brasileira cresceu 44%, atingindo a marca recorde de 415 mil toneladas, um terço da produção de pes-cado do país.

Page 12: 21demaio oexpresso

Sábado e domingo, 21 e 22 de maio de 2011 SábAdo E domingo, 21 e 22 de maio de 2011

PREVISÃO DO TEMPO: SÁBADO:Mín.: 12ºCMáx.: 21ºC

DOMINGO:Mín.: 16ºCMáx.: 24ºC

SEGUNDA:Mín.: 18ºCMáx.: 20ºC

Chuvoso durante o dia e a noiteSol com nuvens. Não chove. Sol com nuvens. Não chove.

As demais áreas do Sul ficam com sol e tempo aberto, sem chu-va. A temperatura sobe durante a tarde, mas na madrugada e ao ama-nhecer ainda faz frio.

ARMAS DE BRINQUEDOSPROIBIDASLei de Caxias do Sul poderia ser exemplo para Cruz Alta

A comercialização de brinque-dos que, de alguma maneira,

reproduzem armas de fogo poderá ser proibida na cidade de Caxias do Sul, através de um projeto de lei proposto pelo vereador Gustavo Toigo (PDT) e aprovado no dia 05 de maio.

“Armas, nem de brinquedo”. A frase já serviu como slogan para campanhas nacionais, e seguindo o exemplo de Caxias do Sul poderia ser colocado em prática em todas cidades do país. O artigo 26 do Estatuto do Desarmamento já determina que a fabricação, venda, comercialização e importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo é proibi-da. Porém, sem nenhuma penalidade prevista, a regulamentação mostrou-se pouco eficaz.

Se Cruz Alta seguisse o modelo de Caxias, com um dos vereadores criando o projeto e colocando em votação, autorida-des envolvidas em segurança e especialis-tas comportamentais se dizem a favor da proibição ou não da venda de brinquedos que imitam armas, já que esse tipo de brincadeira atrapalha o desenvolvimento saudável da criança, por incitar o compor-tamento agressivo. Necessitam de incenti-vos para brincadeiras lúdicas e não as que envolvam armas, já que estamos em processo de desarmamento nacional.

Na sua opinião, o hábito de brincar com armas de brinquedo incita a violência?

O Jornal O Expresso procurou saber a opinião deste especialistas de Cruz Alta, no que diz respeito à Lei de Caxias que depende somente da apro-vação da Administração Municipal.

Dra. Teresinha Vitória Sordi Ram-bo, Psiquiatra:

“Na minha opinião, o hábito de brincar com armas de ‘brinquedo’ até pode incitar a violência. As crian-ças quando não tem ‘arma’ para brin-car ou pegam um pedaço de pau, ou fazem de conta que os dedos são re-vólveres para brincarem.

A arma de brinquedo é só um ob-jeto, tanto como um jogo de Playsta-tion, como GTA e outros. O que pre-cisa é educar para a paz, gentileza e amor. Policiar os programas que são vistos na televisão pelas crianças.

Concordo que deveríamos ter leis mais rígidas com relação à violência, mas também a outros crimes, que após aprovadas houvesse fiscalização”.

Alfredo Oliveira, Delegado de Polícia:“As armas de brinquedo incitam sim a

violência, pois a arma em si é um material bélico feito exclusivamente para guerra, para as polícias ou defesa pessoal, e even-tualmente para a prática desportiva de tiro. Ocorre que na mídia, onde as crianças tem contato imediato, as armas são geralmente vinculadas à violência. Não são brinquedos sadios às nossas crianças, não devendo elas terem contato tão precoce com esses objetos. Já no Estatuto do Desarmamento temos um dispositivo que proíbe a fabrica-ção, a venda, a comercialização e a impor-tação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, mas sem uma punição específica, que pode vir, sim, através de uma lei municipal, com sansões adminis-trativas, já que as sanções penais são de competência exclusiva da União”.

Dr. Ricardo Luiz da Costa Tjäder, Juiz-Diretor do Fórum de Cruz Alta:

“As armas de brinque-do incitam sim a violên-cia, pois a arma em si é um material bélico feito exclusivamente para guerra, para as polícias ou defesa pessoal, e eventualmente para a prática desportiva de tiro. Ocorre que na mí-dia, onde as crianças tem contato imediato, as armas são geralmente vincu-ladas à violência. Não são brinquedos sadios às nossas crianças, não devendo elas terem contato tão precoce com esses objetos. Já no Estatuto do Desarmamento temos um dispositivo que proíbe a fabricação, a ven-

da, a comercialização e a importação de brin-quedos, réplicas e simu-lacros de armas de fogo, mas sem uma punição específica, que pode vir, sim, através de uma lei municipal, com sansões administrativas, já que as sanções penais são de competência exclusi-va da União”.