18defevereiro2012 oexpresso

12
REGIONAL www.slideshare.net/jornaloexpresso | [email protected] | [email protected] O EXPRESSO CRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 18 e 19 de fevereiro de 2012 | Ano 16 | Edição nº 751 | R$ 1,50 Fone: 3324.5566 Avenida pronta para a maior festa brasileira O Carnaval de Cruz Alta co- meça hoje(18), com o desfile das cinco es- colas de sam- ba da cidade, a partir das 20h30min. Na noite des- te domingo, 19, as três escolas campeãs que passam pelo Sambódromo Mestre Vidal. Solenidade alusiva a Tomada de Monte Castelo Pág. 07 Samba enredo das escolas de samba Págs. 10 e 11 Baile do Beco Está agendado para segunda-feira, 20 de fevereiro, o Baile de Carnaval da Escola de Samba Unidos do Beco, na quadra da escola, no antigo Cine Rio. O Beco convida todas as escolas coirmãs e demais carnavalescos para prestigiarem essa grande festa, com ótimo conjunto para animar a noite, os integrantes esperam que os carnava- lescos vão com bastante samba no pé.

Upload: jornal-o-expresso

Post on 10-Jul-2015

416 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 18defevereiro2012 oexpresso

R E G I O N A Lwww.slideshare.net/jornaloexpresso | [email protected] | [email protected]

o expressoCRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 18 e 19 de fevereiro de 2012 | Ano 16 | Edição nº 751 | R$ 1,50

Fone: 3324.5566

Avenida pronta para a maior festa brasileira

O Carnaval de Cruz Alta co-meça hoje(18), com o desfile das cinco es-colas de sam-ba da cidade, a partir das 20h30min.

Na noite des-te domingo, 19, as três escolas campeãs que passam pelo Sambódromo Mestre Vidal.

Solenidade alusiva a Tomada de Monte Castelo

Pág. 07

Samba enredo das escolas

de sambaPágs. 10 e 11

Baile do BecoEstá agendado para segunda-feira,

20 de fevereiro, o Baile de Carnaval da Escola de Samba Unidos do Beco, na quadra da escola, no antigo Cine Rio.

O Beco convida todas as escolas coirmãs e demais carnavalescos para prestigiarem essa grande festa, com ótimo conjunto para animar a noite, os integrantes esperam que os carnava-lescos vão com bastante samba no pé.

Page 2: 18defevereiro2012 oexpresso

2 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

(55) 3303-5995

Vinculado a:O EXPRESSOAdministração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RS Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

ABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

DataNome Idade

Cartório de Registro CivilÓBITOS

OSMAR JOCELINO PORTELLA OTTFLORINAL ALVES DA SILVAOSVALDO MOREIRA DOS SANTOSELEANDRO DOS SANTOS MELLOMAURO ALEXANDRE MATOS DA SILVAOTILIA KLOHMARIA CRUZALTINA DA SILVA DIASIZABEL BECL POMBOANA AURORA CARVALHOWILMA SELMA PAPE KUHLSNILVA ZOÉ DOS SANTOS FARIASTANIA ROSILANI LEMOS DE BRUM

10/02/1211/02/1213/02/1213/02/1213/02/1213/02/1213/02/1214/02/1215/02/1216/02/1217/02/1217/02/12

568261473267708170917659

Cruz Alta, 16 de fevereiro de 2012.

O PERIGO DA SUPERFICIALIDADE

Coisas interessantes acontecem ao nosso re-dor sem que percebamos o seu conteúdo ou o significado. Os fatos se repetem a todo ins-

tante. E daí? Isso muda a minha vida?No viver diário de cada um existem fatos que

têm profundas ligações com o entendimento huma-no. Esses fatos provocam reflexões. Exigem um pen-samento e um raciocínio mais aguçado. As festas de carnaval e os exageros dos foliões escancaram um questionamento: Essa aparência toda, o vale tudo do espetáculo constroem a felicidade das pessoas? Fica algo de mais profundo depois do desgaste e da profusão de superficialidades que aparecem e de-saparecem num rápido divertimento?

Vive-se sob o domínio da superficialidade. Tudo é colocado no mesmo nível, no rol da mesma importân-cia. Quer dizer que tudo é banal. Que importância tem se o prédio desmoronou? Muitas pessoas morreram. Só o que se ouve é que foi um lamentável acidente e ninguém é responsabilizado, ninguém tem nada a ver com isso.

Tudo é dinâmico na sociedade. A rapidez é cada vez maior. As mudanças são cada vez mais estontean-tes. As imagens, cada vez mais superficiais encantam por um momento e desvanecem em fração de segun-dos, gerando frustrações.

Tudo o que é superficial nos atrai. É o gozo do momento. Os acontecimentos são como um desfile de carros alegóricos. Não entendemos muito as alegorias, mas nos admiramos com a suntuosidade das imagens. Aquele momento passageiro passou e o carro vai para o desmanche porque na próxima festa serão outras ale-gorias, outras imagens, outras pessoas, outros brilhos.

A pluralidade do fenômeno das mudanças contí-nuas, da derrubada das fronteiras da comunicação, cria um enorme precipício separando os conceitos do que é certo ou errado, do verdadeiro e do falso. Não esta-mos conseguindo criar uma identidade profunda que dê sentido à existência.

Mergulhados na pluralidade e diversidade da co-municação que invade todos os lares e impedem que se forme uma consciência crítica, somos levados a valo-rizar o que é superficial. Percebe-se que a banalização dos valores mais profundos da vida é uma constante. O perigo é criar, negligentemente, o processo descartável e superficial da vida humana.

A atitude, o conceito de valores nos remete para uma compreensão superficial. No meio do turbilhão de diversidades constata-se que o amor passou a ser um ficar momentâneo em que se aproveita uma satisfação física e não sobra mais nada. Isso, cada vez mais pre-sente na mídia, em programas de elevada audiência, coloca em risco o conceito de família. A família é hoje uma instituição que existe teoricamente nos artigos da lei porque a superficialidade com que se divulga o fe-nômeno do juntar-se, separar-se, viver, enquanto pos-sível, com o máximo de prazeres nos sugere uma visão superficial da humanidade, da preservação e continui-dade no tempo e no espaço.

A partir disso, os valores como a dignidade, a ho-nestidade, o amor que aprofundam e completam dois seres que se apóiam e se ajudam para construir a feli-cidade, o respeito ao dom da vida não merecem mais uma reflexão que aprofunde o sentido da vida e nos leva ao desprezo do que seja uma identidade da pessoa humana. É por isso que uma grande corrente de estu-diosos procura explicar o mundo das imagens e dos apelos superficiais.

Por essas e muitas outras razões devemos considerar que a superficialidade é perigosa. É um tema que merece a atenção de todos em todas as idades. Pensemos nisso.

Dom Frederi-co Hamler,

Bispo Diocesano de Cruz Alta aniversa-riou dia 17 de feve-reiro, celebrando uma missa em Ação de Graças na catedral, às 18 horas e após foi homenageado com um jantar pela comu-nidade católica, no Salão da Catedral.

PARABÉNS!

Ônibus para o CarnavalO transporte Urbano Nossa Senhora de Fátima,

nos dias de desfiles das escolas de samba, a partir das 20 horas, terá os ônibus de todas as linhas passando no Posto da Cuia para recolher as pessoas que quiserem assistir ao desfile, facilitando a volta para casa.

Para os moradores do centro da cidade, terá uma linha especial para retorno do sambódromo para os bairros passando pelas praças General Firmino e da Matriz. A intenção é que as pessoas deixem de ir de carro para o Sambódromo e vão de ônibus, para não se preocupar com estacionamento, flanelinhas e tantas outras coisas.

Já na segunda-feira, 20 de fevereiro, não abrirá o comércio em geral, nem a rede bancário o trans-porte urbano fará neste dia as linhas de corujão com reforço nas linhas Abegay e Bairro de Fátima.

Page 3: 18defevereiro2012 oexpresso

3 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

BOLICHO FACCIN

FARMÁCIA PEIXOTO

HoJe

década de 1940

HoJe

PADARIA CIGANA

Funcionou até a déc. de 1970

Hoje

Sônia de Bortoli reivindica redutor de velocidade na Dr. Noronha

A líder da b a n c a d a do PSDB,

Vereadora Sonia de Bortoli se reuniu essa semana com o diretor do Departamento Mu-nicipal de Trânsito, Mario Sérgio Oliveski. Na pauta da reunião a reivindicação de um redutor de velocidade (quebra-molas) para a

avenida Dr. Noronha, principal via de trafego do Bairro Ferroviário. Segundo a vereadora, a situa-ção na avenida é perigosa devido ao grande fluxo de veículos e a alta velocidade. Sonia de Bortoli relata que o problema também ocorre durante as noites e madrugadas, ela destaca que o local é usado para disputas de corridas e rachas que am-pliam o perigo para pedestres e moradores que transitam pela via. “É perigoso para as crianças ficarem nas calçadas com carros e motocicletas trafegando em velocidades altíssimas. Precisa-mos urgentemente de um quebra-molas para evi-tar acidentes” finaliza.

A opinião dos moradoresO Jornal O Expres-

so esteve entrevistando moradores da rua Dr. Noronha, onde alguns se omitiram a falar e outros deixaram claro que naquele local está sendo realizado ‘rachas’ durante a noite.

Rodrigo Maciel de Miranda, 37 anos, cabe-leireiro: “A gente está com

grande problema aqui na rua, o pessoal não está se

conscientizando que a ve-locidade mata e fere. Aqui acontece muitos pegas de moto e carro, isso está sen-do um perigo constante para todos que utilizam e moram nessa via. Teria que haver um quebra-molas, ou então, uma fiscalização mais intensa”.

Patrícia Barbosa dos Santos, 31 anos, domésti-

ca: “Quase todos os sába-dos e domingos, durante a noite, começam os rachas, são três rapazes que além dos pegas eles colocam as motos por cima de quem está recolhendo o lixo, vão indo em cima das pessoas ameaçando elas. A maioria

destes que praticam essa imprudência não devem ter carteira. O quebra-molas seria a solução, e com a fis-calização constante evitaria estes fatos”.

Neiva de Oliveira, 53 anos, do lar: “A situação está horrível, toda a noite o barulho e a alta velocidade das motos e carros é insu-portável. Neste último final de semana aconteceu um acidente, onde um rapaz de moto até perdeu a perna, no qual a moto bateu em um carro. Gostaria muito que fosse instalados no mínimo três quebra molas, assim daria uma melhorada.

Page 4: 18defevereiro2012 oexpresso

4 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

Clube Arranca

CARNAVAL - 2012o Conselho Diretor e soberanas do Clube Arran-

ca, convidam os associados, a comunidade local e re-gional para os Bailes de Carnaval – edição 2012.

Dias: 17, 18, 19 e 20 de fevereiroInício: 24 horasMatinês: 19 e 21 de fevereiro 16h(criança não associada r$ 10,00)Ingressos:- Associados: Carteira Social, em dia com mensalidades- Não Associados: Ingressos na Secretaria do ClubeMediante ajuste com o Ministério público:Menores de 14 anos só acompanhado dos pais (apresen-

tar RG).Menores de 18 anos só acompanhados de um maior Res-

ponsável.Será proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores

de 18 anos (a pessoa que for flagrada nessa situação pode-rá ser responsabilizada criminalmente).O acompanhante de adolescente é responsável para que

este não consuma bebida alcoólica no interior do clube.Informações: (55) 3322-1722

Preços especiais para pacotes e blocos.Cruz Alta – RS, 17 de fevereiro de 2012

“COMPAREÇA e DIVIRTA-SE”

EXPODIRETO 2012Empresas começam a montar estandes

A montagem de estandes das empresas que vão participar da Expodireto Cotri-jal 2012 começa a se intensificar. Faltan-

do 16 dias para o início da feira, algumas empre-sas expositoras já concluíram a montagem de sua estrutura, mas a maioria ainda deve se instalar na próxima semana, especialmente as da área de má-quinas e equipamentos.

Em visita ao parque nesta manhã, o presiden-

te da Cotrijal, Nei César Mânica, disse que os preparativos começam a se acelerar daqui pra frente. Dando sequência ao Plano Diretor do par-que, lembrou que neste ano mais uma empresa terá espaço fixo. A casa do Sicredi já começou a ser construída na área central e é o segundo prédio de empresa ex-positora no parque. O primeiro, concluído em 2010, é o do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Page 5: 18defevereiro2012 oexpresso

5 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

Zuleika Edler • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesHoróscopo

LUA: Nova 21/02 a 29/02

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Momento delicado, em que pode haver conflitos de poder e autoridade. Transfor-mações. Evite agir de modo egoísta ou ma-nipulador. Mas é tempo de mudanças.

Muita atenção com a tendência a ceder a pressões, manipulações e coerção nos relacio-namentos. Hora de encarar seus medos e pa-drões e de transformar as atitudes emocionais.

Atenção com a tendência a não medir a conseqüência de seus atos. Saia de sua zona de conforto. Conflitos emocionais, profissionais ou relativos à saúde po-dem ocorrer.

Evite atitudes possessivas ou controla-doras. Não adianta resistir às transforma-ções. Questões afetivas e financeiras em voga. Percepção clara de que certas coisas não podem mais continuar como antes.

Cuidado com a tendência a tentar controlar as situações, pois não há como refrear as mudan-ças. Perceba os padrões repetitivos, os ape-gos e dependências que devem ser curados.

Momento de conscientização de tabus e emoções reprimidas, que pedem uma ex-pressão mais plena. Cuidado com tendência a comportamento possessivo ou apegado.

Momento delicado, sagitariano. Por apego ou medo de perder você tende a agir de for-ma controladora. Preste atenção. Necessi-dade de mudanças afetivas, como também de valores pessoais e do que é prioritário.

Dia tenso no céu astrológico, com o conta-to entre Vênus e Plutão. Questões familia-res e emocionais podem necessitar de uma profunda mudança. Cuidado com a ten-dência a repetir velhos padrões, evitando se conscientizar do que realmente sente.

Atenção com a tendência a conflitos nos relacionamentos. É necessário mudar ve-lhos padrões. Tentar manter tudo como está, se apegando a velhas situações, pode acirrar conflitos.

Questões financeiras e envolvendo ami-gos, grupos e empresas em clima tenso. Cuidado com conflitos de poder, de auto-ridade e atitudes defensivas ou controlado-ras. Encare seus medos.

Gêmeos 21/05 a 20/06Enfrentamento de tabus, que leva a perceber

o que estava inconsciente e reprimido. Aten-ção com a tendência a atitudes drásticas. Con-flitos levam a transformações necessárias.

Momento importante para não mais repetir velhos erros.Para viver de acordo com a sua verdade, não ceda a chantagens e manipulações. Cuidado com o apego e com o medo e resistência às mudanças.

Quem alimenta o ódio, atrai fogo ao próprio coração.

::::: É Bom Ler :::::

Hora do Lanche?

Dicas Cozinha

Detalhes que fazem a diferença

Mosaico de Gelatina

É comum desconside-rarmos o efeito positi-vo que está por trás de

pequenas atitudes. Para percebê-lo, é preciso incorporá-las aos nossos hábitos rotineiros e, quan-do colocá-las em prática, ficarmos atentos à reação das pessoas.

A diva vale tanto para nos-sos contatos pessoais, quanto peara a vida profissional. Da pró-xima vez que o cliente se aproxi-mar do guichê, procurem aplicar essas regrinhas e verão que os resultados irão surpreendê-los.

• Tratem as pessoas pelo nome;

• Ouçam o cliente e não o in-terrompam enquanto fala;

• Organizem suas ideias an-tes de falar;

• Falem o necessário e não partam para aspectos pessoais. Lembrem-se de que há outras pessoas na fila;

• Não deem respostas eva-sivas;

• Nunca digam “Não sei” ou “Isso não é da minha conta!” Se necessário, busquem ajuda para resolver as questões dos clientes;

• Atualizem-se sobre suas tarefas;

• Evitem conversas para-

lelas com colegas de trabalho, quando estiverem atendendo o cliente;

• Eliminem vícios de lingua-gem;

• Procurem falar correta-mente e evitem usar gíria.

Algumas dicas, vocês re-ceberam recentemente. Outras estão aí para serem relembradas e reforçadas. Talvez a boa edu-cação e gentileza no trato pes-soal sejam as mais importantes características para satisfazer a necessidade do cliente de ser bem tratado.

Pesquisa recente aponta que 83% dos clientes fazem pro-paganda positiva a respeito de uma empresa e a recomendam a amigos e parentes, se estiverem satisfeitos com a experiência e, 79% se dispõem, nessas mes-mas condições, a se tornarem clientes habituais.

Portanto, levem esta infor-mação em consideração, quan-do estiverem recebendo seu próximo cliente. Se vocês se mostrarem alegres com o que estão fazendo, ele vai se sen-tir bem recebido e isso já é um grande começo.

(Jornal dos Correios)

IngreDIentes: • 1 caixa de gelatina em pó sabor cereja • 6 xícaras (chá) de

água quente • 6 xícara (chá) de água gelada • 1 caixa de gelatina em pó sabor morango • 1 caixa de gelatina em pó sabor limão • 1 caixa de gelatina em pó sabor tangerina • 1 caixa de gelatina em pó sabor uva • 1 caixa de gelatina em pó sabor abacaxi • 1 caixa de gelatina em pó sem sabor • 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir) • 2 latas de leite condensado • 1 lata de creme de leite.

Dissolva a gelatina de cereja em 1 xícara (chá) da água quente e misture 1 xícara (chá) da água gelada. Despeje em um refratário médio e leve à geladeira por 1 hora ou ate firmar. Re-pita o procedimento com os outros sabores de gelatina e leve à geladeira. Assim que firmar, corte as gelatinas em cubos, me-nos a gelatina de cereja. Em uma panela, misture a gelatina sem sabor com ½ xícara (chá) do leite e deixe descansar por 5 mi-nutos. Leve ao fogo baixo, em banho-maria, até dissolver, mas sem deixar ferver. Bata no liquidificador com o restante do leite, o leite condensado e o creme de leite. Misture esse creme aos cubos de gelatina de cereja no refratário. Leve à geladeira por 1 hora ou até firmar. Retire da geladeira e sirva em seguida.

> LeIte ConDensADoSe não for utilizar todo o produto, transfira o restante para

uma vasilha seca, tampe e armazene na geladeira. Assim, per-manecerá bom pra consumo por mais sete dias.

> CreMe De LeIte• Em lata: depois de aberto, coloque-o num recipiente seco

e com tampa. Mantenha na geladeira. Dessa forma, estará bom por mais dois dias.

• Em caixinha: não precisa remover o conteúdo da emba-lagem para guardar. Basta dobrar a ponta aberta e levar à gela-deira. Consuma em dois dias.

• Truque para o creme de leite não ter soro na hora de ser usa-do: ponha a lata de cabeça para baixo no freezer por 20 minutos.

Função: combate os ra-dicais livres, contribui para a formação dos ossos, dentes, mucosas e pele; participa das funções da retina.

Fontes: cenoura, vegetais verdes escuros, laticionios e fí-gado de aves e de bovinos.

sintomas de Carência: problemas de visão e formação de cálculos renais.

Vitamina A

Page 6: 18defevereiro2012 oexpresso

6 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 20126

Foto

s: F

otog

rafa

ri/C

esar

Roc

ha

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

ODILAR SOARES ZILLMANN e SUÉLEN BAR-CELLOS DOS SANTOS uniram-se em ma-trimônio dia 11 de fevereiro, em emo-cionante cerimônia religiosa celebrada pelo Pr. José Darling de Negreiros da Igreja Batista Nacional, no Restau-rante Coqueirinho, lindamente ornamentado por Leila Rocha e equipe, em tons branco, ver-melho e preto.Os pais LUIZ CARLOS e

CELI TERESINHA ZILL-MANN, MARCELO e SOELI BARCELLOS DOS SANTOS, com os noivos re-ceberam os convidados com muita alegria.

Odi e Su

Enlace Matrimonialde

O empresário Dr. MARIO e Dra. LOLA RIZZI, advogados, reú-nem-se com os filhos nos finais de semana para viverem em fa-mília momentos agradáveis.

Secretário de Cultura, ALex DeLLA MeA, juntamente com a esposa ANA CLAUDIA e filhos estarão marcando presença neste Carnaval, no sambródomo, com amigos.

O Assessor de Comunicação da Prefeitura Muni-cipal, FERNANDO BAPTISTA, e esposa LILIANE certamen-te prestigiarão as noites do Carnaval cruz-altense, nos clubes e na avenida.

Page 7: 18defevereiro2012 oexpresso

7 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

Tomada de Monte Castelo

O Comando da Artilharia Divi-

sionária da 3ª Divisão de Exército, através de seu General de Brigada Álva-ro Gonçalves Wanderley, realizou solenidade alu-siva a Tomada de Monte Castelo, às 11horas, des-ta sexta-feira, 17 de feve-reiro, na Praça Gen. Fir-mino de Paula, em frente

à Câmara de Vereadores de Cruz Alta.

A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tro-pas aliadas e as forças do Exército alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itá-lia. Esta batalha marcou a presença da Força Ex-pedicionária Brasileira (FEB) no conflito.

Page 8: 18defevereiro2012 oexpresso

8 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)

Rua Andrade Neves, 900Fones: 3322-5390, 9629-9908 e 8145-3010

1-Vende-se área de 330 há planta 90% Passo dos Alemão Cruz Alta valor R$ 20 mil o há moradia fraca condições de pagamento a combinar.2- vende-se área de 300 há completa em Rosário do Sul valor R$ 3.500 o há 40km asfalto em 4 pagamentos.3-Vende-se em Santiago 350 há com sede , galpão completa valor 370 sacas de soja por há planta 90% condições 50% entrada saldo 2x.4-Vende-se em Garruchos 100 há pecuária VALOR R$ 6 MIL O HÁ condições a combinar.5-Vende-se em Garruchos 1200 há valor R$ 7.000,00 o há para pecuária e agricultura condições combinar.6-Santa Maria 630 há toda para lavoura 15 mil o há condições 3 pgtos.7-Vende-se em Cruz Alta 71 há a 2 km de Cruz Alta 500 sacas por há condições a combinar.8- Vende-se 2.2 há a 3 km de Cruz Alta área nobre valor R$ 100 mil da área toda.9. Vende-se470 há em São Nicolau á 10 km cidade com casa, galpão moradia boas valor 7.500 o há lavra 400 há condições á combinar.10- Vende-se 1519 há área de agricultura e pecuária valor de R$ 8 mil o há em São Borja condições á combinar.11-Vende-se em tupã 215 há 350 sacos por há planta 185 há valor 1+2 pgtos.12-Vende-se em em São Gabriel 436 há com sede lavra a metade boa pra pecuária também 20 km do asfalto 5.500 o há condiçoes 1+2.13-Vende-se Júlio de Castilhos 500 há planta 420 valor 380 sacas por há 40 mil sacos entrada saldo a combinar.14-Vende-se em Lavras do Sul 860 há sendo 300 lavoura valor R$ 4 mil o há á combinar.15-Vende-se em São Sepé 80 há valor 12 mil o há 9 km do asfalto com moradias boas galpão grande condições a combinar.16-Vende-se chacará 6 há com moradia e galpão, água, luz com-pleta estrutura barbada 130 mil.17-Vende-se em Capão do Cipó 360 há 12 km com moradia 230 sacos por há planta 90% 4 pagamentos.18-Vende-se Lavras do Sul com moradias 1000 há valor R$ 10 mil o há sendo 40% entrada saldo e pagamentos.19-Vende-se 410 em Santo Augusto há planta 95% completa com silos, moradias,comleta com tambo p|100 vacas de leite valor 280 mil sacas de soja entrada + 4 pgtos.20-Vende-se 2.829 há para agricultura e arrenda-se 1.830 há para pecuária entre São Borja e Itaqui condições á combinar.21-Vende-se 320 há em Santiago 1.500,000,00 ent. de 50% saldo 2 pgtos iguais.22-Vende-se em São Gabriel 262 há com sede completa 8 mil o há condições a combinar.23-ARRENDAMENTO SANTA MARIA 300 há lavoura dentro de uma área maior com posibilidade de aumentar área 10 sc por há 1 ano adiantado.Temos varias áreas confira nossa carteira de imóveis rurais.24.ALUGA-SE. Casa 3 quartos demais dependências Rua São Geral-do, 528 valor R$ 550,00.25.ALUGA-SE. Casa 4 quartos demais dependêncuas Rua General Osório,2044 valor R$ 550,00.

Visite nosso site: www.portalsulimoveis.com.br

ANGELINO ROGERIO • [email protected]

ANIVERSÁRIO

Hoje é um dia especial, pois esta coluna está de aniver-sário!

Aniversário é “a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acon-tecimento. Num sentido mais geral, refe-re-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante...”

Há exatos 365 dias, iniciávamos essa aventura literária, com o objetivo de levar aos amigos leitores, semanal-mente, uma forma descontraída e di-ferente de informar. Na verdade, um grande desafio e uma baita responsa-bilidade também.

Mas, aos poucos, o compromisso se transformou num jeito muito agra-dável de aprofundar as pesquisas, de aperfeiçoar o conhecimento, de dividir

com os amigos as expe-riências vividas e adqui-ridas.

A cada semana bus-camos enfocar um tema diferente, sempre que possível embasado por alguma pesquisa ou fon-te digna. Seja no Folclo-re, na música, no campo fértil do imaginário das lendas ou nos fatos do dia-a-dia, fomos tran-

çando os tentos de um grande laço de amizade e confiança.

Durante este ano recebemos de-zenas de e-mails e mensagens de elo-gio de pessoas simples a importantes autoridades. Muitas, sugerindo temas para pesquisa, outras dando aquela força, numa demonstração de carinho e incentivo.

Um amigo me escreveu que ao rece-ber “O expresso” sempre vai direto à co-luna “Buenas”, porque sempre tem uma surpresa. Não é da gente se envaidecer?

Na verdade, isso só aumenta nossa responsabilidade, nosso compromisso com as centenas de leitores fiéis que este jornal tem conquistado. De minha parte, isso muito me honra e espero continuar fazendo por merecer.

.: Carnaval :.Barbaridade, come-

çou o Carnaval. Vão ser quatro dias de muita fo-lia e, com esse calorão danado, imagino como serão os bailes de salão. De meia em meia hora vão ter que parar o baile e “passar o rodo”. Ima-gino a indiada de bom-bacha, pulando que nem saci-pererê, e as moças vestidas de prenda e flor no cabelo rodando que nem piorra pelo salão. Vai ser lindo de ver. Em vez de “Mamãe eu que-ro”, a música mais toca-da este ano vai ser “Ai, se eu te laço” cantada pelo Mano Lima e Michel Teló.

Os Salões de baile já estão com os ingres-sos todos vendidos e no Sambódromo a expecta-tiva é grande para ver a estreia da Escola de Sam-ba Campeiro “Gaudérios do Fundão”, que virá com 2500 integrantes, 50 cavalos, 08 Charretes e 04 Jardineiras.

Vai ser um carnaval e tanto!... Mas hay que se cuidar.

A Secretaria de Saúde adverte: Se for cavalgar, não beba. Prá outras lidas, use sempre o poncho.

Quadrinha da semana:

Feliz é o aposentado

Que fica sentado na praça

Ali, que nem corujão,

Olhando a moça que passa

Page 9: 18defevereiro2012 oexpresso

9 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

Por: Dr. Matteo Baiotto Soares e Dr. José Gerson Soares

Dr. José Gerson da Rosa SoaresCirurgião-Dentista

Já comentamos sobre o ato de SORRIR, hoje refleti-remos sobre o MASTIGAR... sinta, pois o prazer de

mastigar com ALEGRIA!!!A mastigação é sem duvida a primeira etapa da digestão, e

esta ocorre na boca. Mastigue, com alegria e satisfação, evitan-do emoções negativas, elas podem causar alterações nas estru-turas bucais e prejuízos importantes em sua saúde integral.

No ser humano, de todo seu complexo orgânico, certa-mente o Sistema Estomatognático ( mastigatório) é de especial importância, pois ele em sua unidade anato-funcional engloba partes da cabeça, face e pescoço, compreendidas por estruturas ósseas, musculares, dentárias, glandulares, articulares e nervo-sas, encarregadas em desempenhar corretamente suas funções.

A mastigação, sem duvida, é um ato importante e dinâmi-co da boca que serve para triturar, amassar e preparar os ali-mentos para serem digeri-dos. Ressalte-se que nesse processo o importante papel dos dentes, que será tanto melhor quanto maior forem suas condições de higidez, presença e harmonia oclusal na boca. O leitor deve ter em mente que a digestão é uma atividade que começa na boca, num processo que tem por objetivo separar as substâncias que nutrem o organismo, dos resíduos que deverão ser eliminados pelos intestinos através da evacuação e sistema urinário. Somos motivados involuntaria-mente pelos nossos sentidos, os ruídos da trituração ( audição), o aspecto visual (visão), o odor agradável (olfato), o sabor ( pala-dar) e o contacto com as estruturas bucais, as sensações de frio e calor (tato) dos alimentos são aspectos decisivos para o funcio-namento otimizado e prazeroso de nosso “aparelho mastigató-rio”. Além disso, somos alimentados também com emoções.

Os mais diversos sentimentos como, de medo, raiva e tristeza, podem gerar alterações na vontade de nos alimentar-mos, bem como no mecanismo da mastigação. As emoções ne-gativas que não formos capazes de superar poderão resultar em sérias alterações como: desgastes nos dentes, bruxismo (ranger de dentes à noite), expressões faciais tensas, mastigação rápida sem a necessária salivação e preparação inadequada do bolo ali-mentar, causam entre outras, serias complicações digestivas.

As emoções vividas no ato de mastigar são registradas pelo Sistema Nervoso o que certamente influenciará o bem estar físico das pessoas. Motivo pelo qual, sentimentos de rancor, mágoa e vingança não devem ser nutridos durante a mastigação. Nesses momentos devemos estar tranqüilos, agradecidos e em paz com nossos sentimentos e com nossas mentes voltadas para os valores que edificam.

Além da quantidade e da qualidade dos alimentos deve-se levar em conta a mastigação equilibrada, o tempo, e o balan-ceamento (ora do lado direito, ora do lado esquerdo), com pe-quenos movimentos de lateralidade do maxilar inferior. Uma boca que funciona somente com movimentos de abertura e fechamento durante a mastigação gera alterações que com o tempo, tornam quase impossível uma mastigação bilateral. No entanto, todo esforço que for realizado no sentido de buscar o equilíbrio, produzirá certamente resultados significativos.

Desta forma, precisamos ficar mais atentos aos movimen-tos da mastigação e nutrindo tanto quanto possível sentimentos nobres e agradáveis durante a mesma, procurando sempre manter o equilíbrio dos movimentos a fim de garantir uma articulação temporo mandibular (ATM) estável, musculatura facial, dentes e gengivas sadias. Para isso, necessitaremos de muita paciência e talvez, ajuda de um profissional: mas os resultados certamente, serão positivamente surpreendentes. Melhorando nossos hábi-tos, colheremos os benefícios de nosso esforço. Todo o cuidado que tivermos com as estruturas bucais será de grande importân-cia para uma digestão eficaz, para a saúde integral do individuo e para nossa felicidade. É pela boca que nos alimentamos dando sustentação ao nosso corpo, por ela damos vazão ao nosso es-pírito, nos comunicamos e expressamos nossos sentimentos de alegria e tristeza, portanto, nada mais correto e necessário, que tenhamos grandes e especiais cuidados para com ela.

Fica um convite ao caro leitor, para uma reflexão mais profunda sobre o assunto, pois assim estaremos prevenindo muitos problemas de SAÚDE GERAL e BUCAL, preservan-do e contribuindo para termos uma agradável e melhor ES-TÉTICA facial. Você pode, você merece...

Pensem nisso, e até breve...

Rodeio Internacional de VacariaO 29º Rodeio Crioulo Internacional de

Vacaria encerrou com vários recor-des. Quase 300mil pessoas vindas de

todo o país e exterior passaram pelo parque Ni-canor Kramer da Luz, de 28 de janeiro a 5 de fe-vereiro, onde puderam assistir as provas artís-ticas e campeiras, além da intensa programação de shows. Nas provas artísticas, 175 entidades tradicionalistas estiveram presentes. Partici-param de 37 modalidades, como as de danças, chula, declamação, gaita, violão, interprete vo-cal, pajada e trova. O CTG Rincão da Lealdade, de Caxias do Sul, foi o campeão geral da artística,

recebendo uma moto zero km como prêmio do “Con-curso à Cultura Gaúcha”.

Nas trovas os vencedores foram:1º lugar = José Ailton Macedo Carvalho – CTG

Querência Xucra (São Gabriel)2º lugar = Jadir Oliveira – CTG Mourão da Estân-

cia (Estância Velha)3º lugar = João Valmor Barros da Rocha – PTJ João

Manoel (Uruguaiana)Os meios de comunicação estiveram presentes no

evento, 33 emissoras de rádios, 9 de televisões, 2 re-vistas, 13 jornais, entre eles o Jornal O Expresso único jornal representante da região.

O cruz-altense Odilon Teixeira, apresentador ofi-cial do Rodeio da Vacaria, marcou presença no evento, na companhia da esposa Marilene e do filho Jardel.

Horário do comércio

Médico não pode atender por telefone

O comércio de Cruz Alta estará fechado nos dias 20 e 21 de fevereiro, voltando ao nor-mal na quarta-feira, 22 de feve-reiro. Conforme ficou definido entre Sindilojas e Sindicato dos Empregados no Comércio, as horas trabalhadas além do ho-rário normal na semana antes do Natal, quando as lojas fica-ram abertas, será compensada nesta segunda-feira.

Neste 20 de fevereiro a Pre-feitura Municipal de Cruz Alta também estará fechada, voltando ao seu funcionamento normal na quarta-feira (22).

Entrou em vigor ontem a reso-lução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que disciplina os médi-cos de todo o país. Entre outras de-terminações, as novas regras vetam consultas por telefone ou internet.

O uso das redes sociais pelos profissionais também terá restri-ções. Fica proibida a autopromo-ção, divulgação de telefone e ende-reço de consultórios. Além disso, o médico também não pode mais exibir imagens de pacientes para a divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização.

A fiscalização será feita pelo próprio conselho. As punições variam de advertência confiden-cial até a cassação do registro.

Page 10: 18defevereiro2012 oexpresso

10 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

Cante na avenida com sua EscolaTema “Uma delirante viajem ao Carrossel das

Ilusões”Composição e letra: Imperial e João Marcos

Me dê a mão, vem ser feliz

no carrossel da imperatriz

É mais que um sonho, é todo o povo a cantar

E alegria a te levar

A sedução está no are no olhar da Alice... eu vou

girando com a emoção, num só coração

A força da fascinaçãoabre-se o portal da imaginação

pro mundo da doce ilusão

uni du ni tê... o escolhido foi você!

Pra embarcar nessa viagem

onde a infância pede passagem

Se o tempo não ousa contar

podemos voar... e “nunca” mais pousar

Revela... mistério no ar

nas cartas... segredo ou será

O truque encanta e ilude você

abrakadabra para entender

Na tela é divina magiaSublime dom de transformar

Quimeras em paixõespara o artista pode criar

Pintando mil notas fazendo brilhar

à luz da ribalta, mil sonhos no ar

Ah meu Carnaval tão surreal, encanto, enfim

que a vida seja só sambar, um amor sem fim!

Tema “A divisão do mundo segundo a Mitologia Grega”

Autor: Erik Fael | Intérprete: André Baltazar

Vem do Beco, meu amor, o pulsar do coração

a comunidade é pura paixão

em versos cantando a mitologia

o olimpo hoje invade a folia

Réia, Mãe Réia... como proteger os filhos seus?

Depois da tristeza a grande ideia

Que fez surgir o grande Zeus

Libertação aos seus irmãos, ao cruel Cronos,

destrono

Olimpo, de Atena, o saber

Tema: “África – Faça um pedido aos orixás”Letras e músicas: Rodrigo Souza CostaCordas e arranjos: Rafaelzinho do CavacoFaço um pedido pro céumeus orixás meu ajudachegou a hora é só pediros orixás vão passar por aquiAlabê se preparouna batida do tambor e o orixá despertounesta noite especialVem pra festa é Carnaval,Bará da rua um grande orixá,faço um pedido e o bará vai lhe ajudarOgum ei meu grande cavaleiroÉ o guardião ogum guerreiroprá lansã peço e proteção,que cuide aliança e da uniãoKaô Xangô, na batida do tambor

Imperatriz da Zona NorteUnidos do Beco

Acadêmicos do Sol

e a luxúriadas ninfas e seus raios de doçura

Na grandeza do Universo, a divisão

céus e Terra aos Senhor, Deus do trovão

aos mares poseidon, o inferno de Hades

é o beco recriando a criação

Medusa, um olhar petrificador

Vi Afrodite, a deusa do amor

nos Mares, de tridente o seu senhor

No submundoHades e o elmo da escuridão

e cerberus, multi-cabeças, o seu cão

guardando os mortos, irracional

faz do mito realidade, meu Beco

E vem brilhar no Carnaval.

faça justiça mantenha o equilíbrio no seu aluja.África desta terra surgiu, tantas belezas na naturezanas matas, tem mistério e magia,ninguém vai saber se ode virou Otime Obá dona da roda, me dê uma longa vidapeço a Ossanha saúde e dinheiro,pro necessitando do Brasil inteiro.

A minha raça é minha vida,o sol é minha paixãovermelho e branco traz sua bateria,são as cores do meu coraçãoQue Xapanã faça a magia e traga a alegriapara esse Carnaval.Pra mãe oxum peço ouro inteirojogue água de cheiro, lá no terreiroquero me purificarnas suas águas minha mãe IemanjáOmiondo minha mãe, omiodo IemanjáPai oxalá peço proteçãoque cuide da família, e abençoe meus irmãos.

Page 11: 18defevereiro2012 oexpresso

11 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2012

Cante na avenida com sua EscolaTema: MelComposição: Marcelo Marques

Hoje eu vou me lambuzarDe flor em florA Gaviões vem brilhar na avenidaSempre fiel em lua de melNa academia da minha bateriaDoce e pura feito mel – da abelhaColméia de amor trabalho e uniãoSou verde e rosa paixão verdadeiraOrgulho de ser Gavião

Rara fonte de purezaNasce no beijo da abelhano néctar da florTransformado no mágico bailadoFormam nuances, aroma e sabor.O mel poderoso e envolventePopularmente um remédio naturalNutritivo doce e atrativo

Para o homem e outros animaisSurgiu no Egito antigo

Fonte de cura, poder,Beleza e devoção.Ta na Bíblia na Terra PrometidaOnde corre o leite e o mel-manjar que vem do céuPoderoso alimento divinalTraz energia pra brincar no carnavalSagrado mel – traz purificaçãoAlimenta a fé – religiosidadeInspira a pazO amor e a união noCoração da humanidade.Na simbologia poder e realezaA hierarquia na ordem socialPra acalmar nenémMel na chuletaOlha o mel louco queTe faz delirar.Nos Campos e FlorestasA renovação O nobre trabalho da abelhaNa sinfonia da preservação.

Gaviões da Ferrô

Tema: Amazônia encontro da beleza reve-

lação de um espetáculoLetra: IsidoroMúsica: Isidoro, Newmar e Marcelo Maito

O encontro da beleza vai revelar

Um espetáculo para encantar

Fantasias, mistérios, lenda emoções

Amazônia divina natureza

Mostrando suas fascinações

O beleza!Frandosa beleza de tantas riquezas

mineraisOxigênio da vida, dos iguarapés ma-

nanciaisDa pureza das águas e medicina plan-

ta guaranáAmazônia encanta...De azul e branco vai sambar

Sou São José, sou da alegria!

Minha energia vai contagiar!

Sacode balança, levanta o astral

As belezas da Amazônia vão brilhar no

carnaval

No luar!Sobre as benção do luar índias guer-

reiras fazem aProteção da mata eu vou cruzar o rio

mar pra ver aMagia do encontro das águas

E Chico Mendes lutou ergueu bandei-

ra, protegeu o seringal

Ai como é lindo meu verde e divinal

Amazônia terra santa paraíso tropical

Ai como é lindo meu verde é divinal

Amazônia virou samba São José no

carnaval

Sou São José, sou alegria!

Minha energiaVai contagiar! Sacode balança,

levanta o astralAs belezas da Amazônia vão brilhar

no carnaval.

Unidos de São José

Pedido de informaçõesA vereadora Sô-

nia de Borto-li, líder da bancada do PSDB, enviou pedido para que a Câmara en-vie ofício ao Prefeito Municipal, solicitando informações sobre:

• Existe vínculo en-tre a ONG Centro de As-sessoria Vida (Panam-bi-RS) e o Centro Maria Mulher (Cruz Alta-RS), mantido pela Prefeitura Municipal de nosso mu-nicípio? Se sim, solicita-mos contrato.

• A Prefeitura de Cruz Alta efetuou ou efetua pagamento à ONG Centro de Assesso-ria Vida de Panambi? Se sim, qual o valor e que tipo de serviços a Prefei-tura Municipal de Cruz Alta recebe que justifi-quem tais pagamentos?

• Que tipo de ativi-dade é desenvolvida no Centro Maria Mulher, de Cruz Alta?

• Quantos (as) funcionários(as) traba-lham neste Centro?

• Relação dos (as) funcionários (as) que desenvolvem suas ativi-dades neste Centro;

• Qual o vínculo empregatício destes (as) funcionários (as) e quantas pessoas são atendidas mensalmen-te no Centro?

• Estatuto do Centro Maria Mulher e Relatório de Atividades desde início.

• Consultando a pági-na do Tribunal de Contas do Estado, verificou-se que foi repassado para a ONG Centro de Assesso-ria Vida no ano de 2010 o valor total de R$ 131.255, 45 e no ano de 2011 R$ 320.900,54, solicitamos que seja informado através de demonstrativo discri-minado, onde foi investido

o dinheiro, com seu devi-do valor e comprovante de pagamento.

Além destes pedidos de informações a vereado-ra solicitou de conformida-de com a Lei Orçamentária Anual da Saúde no Exercício do ano de 2012, para verifi-car os recursos próprios do município do total da previ-são a ser arrecadado.

Page 12: 18defevereiro2012 oexpresso

12 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 201212 Jornal o expresso | Sexta e sábado, 30 e 31 de dezembro de 2011

PREVISÃO DO TEMPO:Rio Grande do Sul, o sol aparece entre

muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região Sul, o sol predomina e a temperatura fica alta, mas a nebulosidade aumenta por causa do ar mais abafado e há previsão de pan-cadas de chuva durante a tarde.

Casa dos Amortecedores: informa a Previsão do Tempo

CASA DOS AMORTECEDORES: Rua Domingos Veríssimo, 42 - Fone: 3322.8344 / 9926.9211

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro 2012

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol e aumento de nuvens.

Nublado, com chuva a qualquer hora.

sÁBADo:Mín.: 23ºCMáx.: 31ºC

DoMIngo:Mín.: 23ºCMáx.: 31ºC

segUnDA:Mín.: 22ºCMáx.: 30ºC

Ficha Limpa começa a valer nas eleições deste ano

A validação da Lei da Ficha Limpa pelo Supre-mo Tribunal Federal (STF), na noite de ontem, le-vantou um arame farpado que deve manter alguns dos principais nomes da política nacional afastados das urnas por um bom tempo.

A lista é ampla, geral e irrestrita. Pega desde parlamentares envolvidos no mensalão do PT, que veio à tona em 2005, ao mensalão do DEM, revelado pelo iG em 2009. Vai do ex-ministro José Dirceu (PT-SP) aos ex-governadores José Roberto Arruda (sem partido) e Joaquim Roriz (PSC-DF).Capela do Asilo Santo Antônio

A Associação Beneficiente Santo Antônio, que dirige e mantém o Asilo Santo Anto-

nio, realiza sábado, 25 de fevereiro, a inauguração da Reforma da Capela do Asilo.

Às 16 horas, vivenciar-se-á importante mo-mento celebrativo, quando D. Frederico Heimler, Bispo Diocesano de Cruz Alta, abençoará as obras de reforma. Após, D. Jacó Roberto Hilgert, Bispo Emérito e Diretor Espiritual daquela instituição, celebra missa solene, ocasiões em que todos estão convidados a participar.